Jornal Correio Popular 1ª edição

12
Quinta-feira - Imperatriz, 05 de maio de 2016 | Edição 1 | Ano IV | (99) 3525-4043 Bloqueio do WhatsApp fere princípio da proporcionalidade >> Pág. 03 Roseana Sarney, Ricardo Murad e mais 14 viram réus por denúncias na Saúde Justiça acatou denúncias contra empreiteiros, ex-secretários e membros da comissão de licitação. Fraude em licitação, superfaturamento de contratos e desvio de recursos para campanhas são algumas das acusações. >> Pág. 04 Idoso estupra as próprias filhas MOSTRO! Um homem identificado como Esmeraldino Pires da Silva, de 63 anos, foi preso na segunda-feira (25), por volta das 18h, no bairro do Sacavém. >> Pág. 09 Superintendente regional do Dnit no Maranhão é exonerado Semana do Livro debate a leitura como forma de inclusão social Av. Pedro Neiva de Santana >> Pág. 05 >> Pág. 06 >> Pág. 10 ESTADO CULTURA Imperatriz perde para o Sampaio e complica classificação Com gols de Pimentinha (2) e Pedrinho, o Sampaio derrotou o Imperatriz, por 3 x 0, na tarde de domingo, no estádio Caste- lão, em São Luís e reverteu a vantagem que era do Cavalo de Aço. >> Pág. 12 ESPORTE Estado e Prefeitura celebram convênio para execução dos serviços de revitalização da iluminação pública da avenida.

description

 

Transcript of Jornal Correio Popular 1ª edição

Page 1: Jornal Correio Popular 1ª edição

Quinta-feira - Imperatriz, 05 de maio de 2016 | Edição 1 | Ano IV | (99) 3525-4043

Bloqueio do WhatsApp fere princípio da

proporcionalidade>> Pág. 03

Roseana Sarney, Ricardo Murad e mais 14 viram réus por denúncias na SaúdeJustiça acatou denúncias contra empreiteiros, ex-secretários e membros da comissão de licitação. Fraude em licitação, superfaturamento de contratos e desvio de recursos para campanhas são algumas das acusações. >> Pág. 04

Idoso estupra as próprias filhasMOSTRO!

Um homem identificado como Esmeraldino Pires da Silva, de 63 anos, foi preso na segunda-feira (25), por volta das 18h, no bairro do Sacavém. >> Pág. 09

Superintendente regional do Dnit no Maranhão é exonerado

Semana do Livro debate a leitura como forma de inclusão social

Av. Pedro Neiva de Santana

>> Pág. 05

>> Pág. 06

>> Pág. 10

ESTADO

CULTURA

Imperatriz perde para o Sampaio e complica classificaçãoCom gols de Pimentinha (2) e Pedrinho, o Sampaio derrotou o Imperatriz, por 3 x 0, na tarde de domingo, no estádio Caste-lão, em São Luís e reverteu a vantagem que era do Cavalo de Aço. >> Pág. 12

ESPORTE

Estado e Prefeitura celebram convênio para execução dos serviços de revitalização da iluminação pública da avenida.

Page 2: Jornal Correio Popular 1ª edição

02 Opinião Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

POLÍTICA

Ildon no PSB: Miguel Arraes se revirou no túmulo

As pedras do xadrez político come-çam a se mover, iniciando realmen-te o jogo eleitoral deste ano. Nes-

sa perspectiva os que se colocam como candidatos trocam de partidos e buscam melhores condições partidárias para a a disputa.

Esta semana Imperatriz foi surpreen-dida com o anuncio da filiação do ex-pre-feito lldon Marques ao Partido Socialista Brasileiro - PSB. Um fato que se não fosse o descaramento tanto do ex-prefeito quan-to das lideranças do partido no Maranhão que o aceitaram, seria estranho, surreal, haja vista Ildon Marques, ser um político que não se enquadra nos princípios de um partido que se diz socialista ou de esquer-da, um político com várias condenações, sendo conhecido como o “Maluf do Maran-hão”, por conseguir escapar ileso até ago-ra das malhas da Justiça.

Com certeza, com uma aquisição

como essa para os quadros do socialismo, o fundador do PSB Miguel Arraes se re-mexeu no túmulo...

Mas, infelizmente, vindo para a re-alidade, na atual conjuntura política bra-sileira, com a desmoralização do PT e da maioria da classe politica, principalmente dos que se dizem de esquerda, nada é de se estranhar. Tudo é possível nesse ema-ranhado de siglas, nessa suruba ideológi-ca, onde vale tudo para se apoderar da máquina pública.

Nessa vala comum que se tornou a politica brasileira Ildon não é melhor nem pior que seus companheiros de partido e chega ao PSB pelas mãos do senador Roberto Rocha, um alienígena que sonha ainda sentar na cadeira de governador do Maranhão. E assim, desde já, tenta formar seu grupo político, juntar forças, elegendo os prefeitos de São Luís e Imperatriz.Ildon Marques, o “Maluf do Maranhão”.

Foto: Karlos Geromy/Secap

O princípio da proporcionalidade, implí-cito ao ordenamento jurídico pátrio, analisado conjuntamente com a ideia

de razoabilidade, existe como um instrumen-to de limitação do poder estatal, notadamente no exercício da função jurisdicional do Estado. Isto, pois, através desse princípio verifica-se a adequação/necessidade do ato praticado (de-cisão judicial), bem como a prevalência de de-terminados bens ou direitos protegidos e atin-gidos pela atuação do Estado, em detrimento de outros.

No caso da decisão proferida pelo Ju-ízo da Vara Criminal de Lagarto/SE, onde foi determinada a interrupção dos serviços de co-municação do WhatsApp, percebe-se – inde-pendentemente do teor da ordem judicial não atendida e das demais nuances processuais, naturalmente desconhecidas ante o segredo de justiça estabelecido ao processo – que a sanção aplicada é desproporcional e desar-razoada, pois, no conflito entre o interesse do Estado em perquirir o cometimento de ilícitos

e o direito da sociedade à comunicação, ceifou o direito da sociedade através de um ato de pouca adequação e necessidade.

Ambos os interesses em conflito são le-gítimos sob a ótica Constitucional, entretanto, o Estado possui outros mecanismos de inves-tigação criminal que podem contribuir para a investigação em curso, sem que haja violação aos direitos de terceiros, de tal forma que não se pode imputar ao WhatsApp toda a força probatória da investigação criminal em curso na cidade de Lagarto/SE.

O WhatsApp integra um conjunto de instrumentos sociais de comunicação já incor-porados pela sociedade, inclusive pelo próprio Poder Judiciário – a 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo/SP, através da Portaria nº 12/15, adotou a intimação de partes e advogados através do WhatsApp, reconhecendo-o como meio idôneo de comunicação, conforme prevê o artigo 370, §2º, do Código de Processo Pe-nal – sua abrangência em território nacional é

inquestionável, assim como sua utilização para serviços públicos e privados.

Dessa forma, ainda que a Lei nº 12.965/2014 permita a suspensão e até mesmo a proibição das atividades da em-presa, a análise do serviço prestado pelo

WhatsApp e dos elementos citados elide a proporcionalidade, a adequação e a razoabili-dade do ato, pois a sanção supostamente im-posta à uma empresa afetou diametralmente direitos de terceiros e do corpo social. Admitir eventual proporcionalidade na decisão, seria admitir a possibilidade de suspender os ser-viços postais dos Correios ou o corte de sinal telefônico em todo território nacional diante da suspeita da prática de ilícitos por esses meios, o que, evidentemente, é inadmissível.

A ausência de indispensabilidade dos dados do WhatsApp, a existência de outros meios de investigação e de coerção para cum-primento da decisão e a afetação aos direitos de terceiros retiram, integralmente, a propor-cionalidade da decisão que interrompeu os serviços do WhatsApp em território nacional. Não se pode conceber um Estado Democráti-co de Direito sem que haja correlação entre as decisões do seu Poder Judiciário e o princípio da proporcionalidade.

A imprensa do Piauí tem alardeado que o mais jovem juiz federal do Brasil chama Pedro Felipe de Oliveira Santos, apro-

vado em primeiro lugar no concurso do Tribu-nal Regional da Primeira Região, que oferecia 29 vagas para 8,3 mil inscritos, todos atraídos pelo salário de quase R$ 22 mil.

Nada mais generoso para um novato, principalmente em época de crise de emprego no Brasil.

Pode ser que agora seja o mais jo-vem. Mas o governador Flávio Dino também conquistou a sua vaga de juiz federal com 25 anos, há diferença fica no fato de sua nota ser imbatível na justiça federal.

O empate, entre os dois, têm a diferen-ça de 23 anos. Será que Pedro Felipe conse-guirá ser governador do Piauí? (Felipe Klant)

O governador Flávio Dino, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira e o secretário de inflaestrura Clayton

Noleto, assinaram ordem de serviço para realização de obras e revitalização da ilu-minação pública da Avenida Pedro Neiva de Santana, a MA-122, que liga Imperatriz a João Lisboa. Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (05), no Palácio dos Leões, o convênio firmado entre o Go-verno e a Prefeitura para realização do re-paro vai beneficiar toda a Região Tocantina.

O investimento de R$ 3,6 milhões tem o objetivo de corrigir uma série de fa-lhas ocorridas na construção da via, que vão desde a drenagem até o dimensionamento do pavimento. Inaugurada em dezembro de 2012, a Pedro Neiva de Santana tem pro-blema crônico devido a falhas no projeto de iluminação pública, o que acarreta em au-mento do risco de acidentes e inseguran-ça na região. Com a revitalização, o trecho receberá novas luminárias com tecnologia LED, em todos os 8 km de extensão.

Bloqueio do WhatsApp fere princípio da proporcionalidade

Empate com Dino Av. Pedro Neiva de Santana

Vampiros da saúde nas malhas da justiça

Como diz a música de Geraldo Vandré, “É a volta do cipó de Aroei-ra no lombo de quem mandou dar”, os poderosos Sarneys e seus agregados começam agora a serem responsabi-lizados por seus crimes e descasos na administração pública. O juiz Fernando Mendes Cruz (7ª Vara Criminal) acatou denúncia contra 16 pessoas acusadas de fraude na Saúde do Maranhão duran-te a gestão da ex-governadora Roseana Sarney.

Roseana também é citada nas investigações da Lava Jato da qual o senador Edsom Lobão é um dos inves-tigadosSe vão pra cadeia eu não sei, mas en-traram com certeza no limbo da história.

UPA do São José

Um aviso aos “cobradores” prin-cpalmente aqueles ficam o dia todo no WhatsApp procurando algo para malhar o fenomeno politico de Imperatriz, o deputa-do estadual Marco Aurélio (PCdoB).

A tão cobrada UPA do Parque São José em Imperatriz vai ter desenterrada a “cabeça de jumento” que dizem se encon-trar lá e que vem impedindo a sua instala-ção e funcionamento, para a alegria dos moradores daquela região periferica da cidade.

Marco Aurélio (PCdoB) esteve em audiência com o secretário de saúde, Dr Carlos Lula e segundo o parlamentar, os equipamentos para UPA estão em proces-so de aquisição e até o início de junho a Unidade de Saúde será inaugurada.

“Destinei emenda no valor de R$ 1.150.000,00 para equipamentos e cus-teio. O governo do estado complementará para garantir o custeio durante esse ano. Nos próximos dias o governador estará em Itz e fará, inclusive vistoria na Unidade.”, disse Marco Aurélio.

O “Magão” como vem sendo cha-mado pelo seus admiradores não descan-sa um só minuto sempre na busca por me-lhorias para Imperatriz, Região Tocantina e Sul do Maranhão.

Estado e Prefeitura celebram convênio para execução dos serviços de revitalização da iluminação pública da avenida

A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas

na política diversas vezes.

Pensamento do dia

Winston Churchill

[email protected]

Telefone: (99) 3525-4043Whatsapp: (99) 98546-3647Uma publicação da A.W. Comércio LTDA”Rua Godofredo Viana, 152 - Centro - Imperatriz - MADiretor Geral:

Page 3: Jornal Correio Popular 1ª edição

O prefeito Sebastião Madeira sempre que pode abre um horário na sua agenda de trabalho para prestigiar o

projeto Arte & Cidadania nas Escolas, leva-do semanalmente a uma escola pública do município, sob a liderança da Fundação Cul-tural de Imperatriz – FCI.

Sob a coordenação do poeta/can-tador Zeca Tocantins e do juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, o pro-jeto alcança várias escolas que são agenda-das para receber a visita de artistas, escrito-res e membros do Comissariado de Justiça.

Em contrapartida, a escola oferece aos visitantes apresentações culturais na área da música, da poesia, do teatro, enfim. O projeto leva aos alunos noções de cidada-nia, por intermédio dos comissários de justi-ça que ministram palestras de cidadania.

No pátio da escola, o juiz Delvan Ta-vares motiva os alunos a estudar, a respeitar seus professores, para que possam chegar a uma universidade e possam ter uma pro-fissão digna e um emprego digno e, conse-quentemente, uma vida digna.

Por sua vez, o prefeito Sebastião

Madeira seguindo o raciocínio de Delvan Tavares, lembrou aos estudantes que eles tinham o privilégio de estudar em uma esco-la confortável, para que todos pudessem se sentir em condições de receber um melhor aprendizado.

“Tanto eu quanto o juiz Delvan Ta-vares não tivemos esse privilégio que vocês estão tendo de ter uma escola confortável, bons professores, mas conseguimos nos formar e ser o que hoje somos, e amanhã vocês estarão nos substituindo em nossas funções”, concluiu Madeira.

O juiz Delvan Tavares motiva os alunos a prosse-guirem nos estudos. (Foto: Livaldo Fregona)

Domingos Cezar [ASCOM]

Pouca oferta, voos lotados, passagens com preço elevado e cancelamento de destinos. Essa tem sido a realidade

de quem utiliza os serviços prestados pelas companhias áreas em Imperatriz.

Recentemente a Gol retirou toda a sua frota de cidade, parou de operar desde o dia 29 de março. Por meio de nota informou que a decisão de suspender os voos “visa racionalizar a capacidade e otimizar a ma-lha área da companhia, ajustando a oferta de voos de acordo com a demanda e atual cenário do setor”. A empresa informou ainda que poderia voltar a operar caso o “cenário seja favorável”.

A linha Imperatriz-Belém também está com os dias contados. A Azul Linhas Aére-as anunciou que o último voo direto entre as duas cidades será no dia 13 de junho, a par-tir de então o destino só será ofertado com escalas, o que causa aumento no preço da passagem. “O motivo é um ajuste da malha que será efetuado pela companhia”, infor-mou a empresa por meio da assessoria de comunicação.

Com os cancelamentos de destinos restam poucas opções para os passageiros de Imperatriz. Gabriel Cardoso precisou de um voo para uma viagem repentina e teve dificuldade em encontrar passagem. “Muitos voos estão lotados para os próximos dias, com a baixa oferta fica difícil encontrar pas-sagem em cima da hora agora. E os preços

são muito altos”, reclama.Ana Paula Lira também se sente pre-

judicada com a situação. A estudante fará uma viagem à Belém, porém o destino direto já não está mais disponível para vendas. “Irei fazer um concurso em Belém em junho, mas não encontrei mais passagens sendo vendi-das pra esse destino, os voos restantes es-tão lotados. Ir de ônibus leva muitas horas, e para mim que trabalho dificulta muito”.

Preocupados que o cancelamento de voos prejudique a logística do turismo, negó-cios e economia da cidade, algumas entida-des como Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo e figuras políticas che-garam a se reunir na tentativa de encontrar uma solução para o problema.

Porém a decisão de operar ou não em Imperatriz cabe às empresas áreas, segun-do o superintendente municipal da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (In-fraero), Enos Domingues. “Não temos como intervir diretamente sobre os cancelamentos de voos. As companhias aéreas tomam esta decisão baseada em sua capacidade de atender a um destino e de acordo com a de-manda”, informa.

Movimentação- Apesar da demanda ser apontada pelas companhias áreas como motivo para os cancelamentos de voos, em 2015 o aeroporto de Imperatriz realizou mais de 320 mil operações de viagem, com uma média de mil embarques e desembarques por dia, segundo dados da Infraero.

Uma ordem de reintegração de posse e despejo foi entregue aos moradores da Vila Brasil por um oficial da II Vara

Civil, da Comarca de Imperatriz. O prazo dado pela justiça para a desocupação do lo-cal é até esta segunda-feira (02).

A área é habitada desde 1991, se-gundo os residentes, e desde 1996 o pro-prietário move uma ação para a retirada das famílias do local. O longo embate ganhou um novo capitulo quando em 2009 a justiça deu ganho de caso ao proprietário.

“Ate hoje ainda há resistência dos invasores em desocupar grande parte do imóvel. Por tal motivo pedem ao Comandan-te da Policia Militar para que disponibilize policiais suficientes para o cumprimento do mandato”, diz a ordem de reintegração assi-nada pela Juíza Ana Beatriz.

Aflitas, as 30 famílias que residem no local contestam a decisão da justiça, afir-mando que os terrenos foram comprados dos antigos invasores, e que atualmente os moradores pagam impostos como luz e IPTU. “Moro aqui há dez anos, meu mari-do comprou este terreno. Eu tenho talão de energia no meu nome desde 2009 e de re-pente me dizem que não posso mais morar aqui. Fiquei sem chão. Tenho cinco filhos que crio nesta casa”, lamenta à moradora Macielva Ferreira.

Edvaldo Costa Santos, também resi-dente do local, afirma que muitas famílias não têm para onde ir. “Eu comprei esse lo-teamento, e cheguei sem conhecimento da invasão. Construí minha casa com muito es-forço e sofrimento. É tudo que temos e ne-nhum de nós tem lugar para ir e sair assim de repente”, reclama.

Para desocupar o local os morado-res afirmam que é preciso haver no mínimo um acordo entre as partes. “Chegaram a nos falar que iriam nos dar uma casa no Itamar Guará para sair daqui. Só queremos que seja resolvido para que ninguém saia per-dendo”, ressalta Macielva Ferreira.

Os habitantes da Vila Brasil já to-maram providencias na tentativa de anular o processo. “Colocamos esta questão nas mãos dos advogados e o Poder Público Mu-nicipal, pois existem leis que nos amparam nesta questão”, garante o representante da Associação de Moradores da Vila Brasil, Jo-baba de Almeida.

O Departamento Jurídico da Secreta-ria de Regularização Fundiária deve ajuizar Ação de Embargos de Terceiros ao argu-mento, segundo o qual os posseiros não são aqueles listados na antiga ação possessória.

Cancelamento de voos e destinos causam transtornos em Imperatriz

“Arte & Cidadania” chega à Escola Castro Alves I

Hyana Reis

Hyana Reis

Em 2015 o aeroporto de Imperatriz realizou mais de 320 mil operações de viagem (Foto: Hyana Reis)

O prefeito Sebastião Madeira ministrando palestra aos alunos. (Foto: Livaldo Fregona)

Cerca de 30 famílias residem no local, que está ocupado desde 1991 (Foto: Hyana Reis)

03 Cidade Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Moradores da Vila Brasil recebem ordem de despejo e reintegração de posse

Após a Gol retirar seus voos da cidade, a companhia área Azul anuncia que a linha Imperatriz-Belém deixará de ser ofertada em junho.

O prazo dado pela justiça para desocupação do local é até segunda-feira, 02 de maio.

Page 4: Jornal Correio Popular 1ª edição

04 Política Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Roseana Sarney, Ricardo Murad e mais 14 viram réus por denúncias na SaúdeJustiça acatou denúncias contra empreiteiros, ex-secretários e membros da comissão de licitação. Fraude em licitação, superfaturamento de contratos e desvio de recursos para campanhas são algumas das acusações.

O juiz Fernando Mendes Cruz (7ª Vara Criminal) acatou denúncia contra 16 pessoas acusadas de fraude na Saú-

de do Maranhão durante a gestão da ex-go-vernadora Roseana Sarney.

Ela é uma das denunciadas. Seu cunhado, Ricardo Murad, ex-secretário de saúde e todo poderoso da então gestão, também. Além deles, a Justiça acatou de-núncias contra empreiteiros, ex-secretários e membros da comissão de licitação.

Fraude em licitação, superfaturamen-to de contratos e desvio de recursos para campanhas eleitorais são algumas das acu-sações.

“Restam presentes as condições le-gais, bem como indícios de autoria e ma-terialidade para o exercício da ação penal”, Fernando Cruz, juiz

Segundo o juiz, “restam presentes as condições legais, bem como indícios de autoria e materialidade para o exercício da ação penal. A denúncia preenche ainda o art. 41 do CPP (Código de Processo Penas), quais sejam: a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualifi-cação do acusado.”

Ex-servidores acusados

- Márcio Leite, ex-secretário adjunto de Saúde

- José Márcio Soares Leite (foto), ex-secretário adjunto da Saúde e homem de confiança de Ricardo Murad à época.

- Antonio Gualberto Barbosa Belo, Se-cretário Adjunto de Saneamento da Secreta-ria de Saúde;

- Fernando Neves Costa e Silva, Se-cretário Adjunto da Administração e Finan-ças;

- Gardênia Baluz Couto, Presidente da Comissão de Licitação da Secretaria de Saúde;

- Rosane Campos da Silva Melo, Pre-sidente da Comissão de Licitação da Secre-taria de Saúde;

- Sergio Sena de Carvalho, gestor do fundo estadual de saúde, coordenador de despesas da Secretaria da saúde

Empreiteiros acusados

Antônio Barbosa, sócio da Dimensão Engenharia

- Os proprietários da Dimensão En-genharia (Antônio Barbosa (foto) e Mirella Barbosa)

- Lastro Engenharia (Oswaldino Pi-nho)

- Geotec Construções (Antonio Olivei-ra Neto)

- JNS Canaã Construções (Delci e Je-fferson Nepomuceno)

- José Orlando Soares, sócio da em-presa Soares Leite

- Osório Guterres de Abreu, sócio representante legal da empresa Guterres Construções e Comercio Ltda.

A denúncia contra Roseana Roseana Sarney

“Roseana Sarney Murad, ex-governa-dora do Estado, aduz a denúncia, em síntese, que as transações de recursos para as em-presas contratadas sem licitação, se destina-ram para financiar sua campanha eleitoral e seu partido, no pleito de 2010, na quantia de R$1.950.000,00, sendo a mesma responsá-vel, nos termos do art. 21 da lei 9504/1997, pelos recursos recebidos na campanha elei-toral, constante no anexo 1, II, III, do volume 1, autos oriundos da Procuradoria Geral da República (NF 1.00.000.000771/2014-55), registrado no SIMP-MPMA 1228-500/2015, bem como, pelo fato de ter encabeçado, na condição do cargo que ocupava, os atos de divulgação das obras, inaugurações e ampla companhia publicitária pré-eleitoral, pondo os negócios dos hospitais em grande quantidade, como atos administrativos em seu nome, nos termos do art. 54 c/c 69, I e III, da Constituição Estadual e art. 49, da

LC 101/2000, cometendo em tese,condutas descritas no ar. 89, parágrafo único, 90, 96, I, 97, todos da Lei nº9666/1993 e arts. 288, 299 e 312, todos do CPB”.

Denúncia contra Ricardo Murad

“Ricardo Jorge Murad, ordenador de despesas, como Secretário de Estado de Saúde, era de sua competência, nos termos do art. 68, I, da Constituição Estadual; soli-dariamente responsável, nos termos do art. 1º,§1°, na gestão fiscal e executor da política estadual do governo da então chefe do poder executivo,por pactuar os contratos, decor-rentes das licitações dos 64 hospitais de 20 leitos, ordenando a maior parte das despe-sas(art. 58-LC 101/2000), havendo indícios, em tese, da prática dos delitos descritos no arts. 89, 90,96, I, 97, da Lei n°8666/1993, c/c arts. 288, 299 e 312 do CPB;”

Lista dos denunciados

1. Antonio Barbosa de Alencar 2. Antonio Gualberto Barbosa Belo 3. Antonio Jose de Oliveira Neto 4. Delci Aparecida Toledo M. Nepomuceno da Silva 5. Fernando Neves da Costa e Silva 6. Gardenia Baluz Couto 7. Jefferson Nepomuceno da Silva 8. Jose Marcio Soares Leite 9. Jose Orlando Soares Leite Filho 10. Mirella Palácio de Alencar 11. Osório Guterres de Abreu 12. Osvaldino Martins de Pinho 13. Ricardo Jorge Murad 14. Rosane Campos da Silva Melo 15. Roseana Sarney Murad 16. Sergio Sena de Carvalho(Correio Braziliense)

Roseana Sarney e Ricardo Murad (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS

O mandato popular do vereador Profes-sor Adonilson (PCdoB) vem lutando incansavelmente para garantir me-

lhorias aos bairros da cidade. No Parque Sa-nharol, o vereador articula a pavimentação asfáltica de todas as ruas e a implantação de uma base da Polícia Militar (PM). Por lá, já é realidade um posto de saúde e a prestação de serviços na área médica e advocatícia.

O vereador explica que todas as ações são reflexos de uma série de reuniões que vem promovendo com os moradores para saber os anseios da comunidade. Nes-te primeiro semestre, alguns projetos já são realidade e outros estão por vir.

“Estamos há 14 meses como verea-dor atuando no bairro. As ruas já estão aber-tas e em processo de piçarramento, como, por exemplo, a Rua Gonçalves Dias, Nilo Peçanha, Catulo da Paixão Cearense entre outras. Em Junho, através de uma ação do

Governo do Estado e do secretário Clayton Noleto a Rua Machado de Assis, que inicia no canto da AABB até no ‘miolo’ do parque Santa Lúcia, garanhará asfalto. São 900 me-tros de uma via fundamental para o proces-so de mobilidade da comunidade” comentar o professor.

O vereador Professor Adonilson ex-plica ainda que todas as segundas-feiras há atendimento gratuito com médico, pela manhã, e, à tarde, com um advogado para a população. O posto policial, por sua vez, será instalado na próxima semana, início de maio, reforçando a segurança no local.

“O posto policial ficará na Rua Rui Barbosa e terá a presença de dois policiais e uma viatura” ressalta o vereador. “São ações múltiplas que o nosso mandato popular vem lutando para a melhoria da comunidade”, completa o vereador Professor Adonilson. (ASCOM)

O ministro do Supremo Tribunal Fede-ral (STF) Teori Zavascki determinou, nesta quinta-feira, o afastamento do

presidente da Câmara Eduardo Cunha (PM-DB-RJ) do mandato de deputado federal. Relator da Lava-Jato, processo que investi-ga o esquema de corrupção na Petrobras, concedeu uma liminar em um pedido de afastamento feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Foram apontadas 11 situações que comprovariam o uso do cargo pelo deputado para “constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes

públicos com o objetivo de embaraçar e re-tardar investigações”.

Com a iminência do afastamento da presidente Dilma Rousseff por causa do processo de impeachment, Cunha estava prestes a se tornar o segundo na linha su-cessória da República. Segundo Teori, o fato de uma alta autoridade se tornar réu des-perta “legítimas hesitações” na sociedade. “O mesmo fundamento que autoriza a defla-gração de uma ação penal contra as mais altas autoridades do País é também justifi-cativa suficiente para despertar legítimas he-sitações cívicas na opinião pública”, afirmou

Parque Sanharol vai receber melhorias, garante Vereador Adonilson

Eduardo Cunha é afastado do mandato na Câmara

na decisão, tomada na quarta-feira, dia 04. Cunha é réu em ação penal acusado de receber US$ 5 milhões em propina desvia-da de contrato de navio-sonda do estaleiro Samsung fornecido para a Petrobras. Tam-bém é alvo de mais quatro inquéritos na La-va-Jato e outros quatro pedidos de novas in-vestigações. Ele nega todas as acusações.

Waldir assume o comando da Casa

Waldir Maranhão (PP-MA) Com o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado federal e, conse-quentemente, da presidência da Câmara dos Deputados, quem assume é o vice-pre-sidente Waldir Maranhão (PP).

Eduardo Cunha. (Foto: Divulgação)

Page 5: Jornal Correio Popular 1ª edição

05 Estado Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Superintendente regional do Dnit no Maranhão é exonerado

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, exonerou o supe-rintendente regional do Departamen-

to Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Maranhão (Dnit-MA), Maurício Abreu Itapary. A portaria de nº 132, de 25 de abril de 2016, que trata sobre o assunto, foi publicada na edição dessa terça-feira (26) do Diário Oficial da União.

Na página eletrônica da Superinten-dência Regional do Dnit-MA já não consta o nome de Maurício Itapary como superinten-dente. No lugar, aparece como superinten-dente substituto, Gerardo de Freitas Fernan-des.

BuraqueiraA exoneração vem após a repercus-

são nacional sobre atrasos nas obras de res-tauração, recuperação e duplicação na BR-135, única via de acesso terrestre da capital maranhense, São Luís (MA). A situação fez com que o diretor-geral do Dnit, Valter Ca-simiro Silveira, vistoriasse pessoalmente as obras, no início de abril de 2016.

Em março, uma bailarina de 51 anos foi morta após desviar dos buracos na BR-135, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ela não resistiu aos ferimen-tos e morreu no local. Dias antes, uma ado-lescente de 16 anos morreu em decorrência dos buracos na pista da BR-135. Diretor-geral do Dnit, Valter Silveira (à esq.), ao lado de Maurício Itapary (Foto: Biaman Prado)

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) deu início, nesta terça-feira (3), a uma inves-

tigação preliminar contra a clínica privada Alergo Center, em São Luís, por suspeita de aumento injustificado no preço de vacina. A empresa tem o prazo máximo de 10 dias para apresentar esclarecimentos.

A investigação foi motivada por de-núncias em que os consumidores relataram ser surpreendidos com um aumento de R$ 110 para R$ 150 no preço das vacinas con-tra a gripe H1N1.

De acordo com o presidente do Pro-con/MA, a lei é clara ao proibir o fornecedor de praticar aumento injustificado. “O Código de Defesa do Consumidor não permite que qualquer prática de mercado atropele os di-reitos do consumidor. A investigação sobre a comercialização de vacinas nos permitirá averiguar se há ou não abusividade, que, se forem comprovadas, sofrerão as sanções

cabíveis”, afirmou o presidente.A ação do Procon/MA é respaldada

pelo Artigo 39, incisos V e X do Código de Defesa do Consumidor, que descreve como práticas abusivas: a cobrança de vantagem manifestamente abusiva e a elevação do preço de produtos e serviços sem justa cau-sa.

A Alergo Center tem 10 dias para apresentar justificativa. O não cumprimento da decisão pode se configurar como crime de desobediência, nos termos do Artigo 330 do Código Civil, sujeitando as instituições às sanções administrativas e civis previstas em Lei.

Caso o consumidor perceba qualquer irregularidade ao procurar clínicas privadas, o Procon/MA ressalta a importância de for-malizar denúncia por meio do aplicativo disponível para download, pelo site www.procon.ma.gov.br ou em qualquer uma das unidades físicas de atendimento. (Procon)

Procon/MA investiga aumento injustificado no preço de vacinas

“Graças a ajuda do Governo vai me-lhorar muito nosso negócio”. Com essa afirmação, Renata Silva

Souza recebeu do governador Flávio Dino e do secretário de Estado de Desenvolvimen-to Social, Neto Evangelista, o certificado de conclusão da capacitação do ‘Mais Renda’ e o Kit Negócios. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (4), no Palácio Henrique de La Rocque, o Governo entregou o benefí-cio a 400 trabalhadores informais da Região Metropolitana de São Luís.

O Programa ‘Mais Renda’ assegurou

a inclusão sócio-produtiva de 400 famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da inserção, organização e estrutura-ção de pequenos empreendimentos. Neste primeiro momento, vendedores informais da Região Metropolitana de São Luís foram be-neficiados com um Kit Negócios, que con-tém fardamento, utensílios e equipamentos, como carrinhos adequados a venda de chur-rasco, cachorro-quente, salgados, fritadeiras e chapas a gás.

Flávio Dino destacou que o ‘Mais Renda’ é mais um programa do Governo

‘Mais Renda’: Governo beneficia 400 vendedores informais

que tem o intuito de corrigir as desigualda-des sociais existentes no Maranhão. Para ele, a partir do apoio financeiro, material e de treinamento, “é possível desenvolver a capacidade empreendedora e a vocação e o talento de cada homem, cada mulher, que já acredita no seu próprio negócio”.

De acordo com o governador, o em-preendedorismo é um dos caminhos para a superação da crise econômica, pois gera oportunidade de trabalho para milhares de pessoas. “Somente nesta primeira fase do ‘Mais Renda’ em São Luís são 400 famílias beneficiadas. Nós vamos continuar acom-panhando para que o modelo de negócios deles evolua, e estamos levando a outras cidades do Maranhão porque sem dúvida é um programa muito bem sucedido”, desta-cou Flávio Dino.

O secretário Neto Evangelista ex-plicou que o ‘Mais Renda’ nasceu de uma necessidade de capacitação dos maranhen-ses, além do apoio no que diz respeito a aquisição de equipamentos e utensílios que coloquem os empreendedores em melho-res condições de trabalho. “Os beneficiados passaram por uma longa fase de capacita-ção na área de segurança alimentar, no eixo de humanas e, sobretudo, no eixo gerencial do seu próprio negócio”, ressaltou.

Ele explicou que além da capacitação e dos equipamentos, os beneficiários do pro-

grama irão receber acompanhando de pro-fissionais na área do direito, contabilidade e nutrição durante um ano, inclusive traba-lhando a inscrição deles no MEI (Microem-preendedor Individual), e também ajudando a buscar microcréditos para fortalecer ainda mais o seu próprio negócio. “Mesmo em mo-mento de crise econômica, o Governo tra-balha na contramão do que o país vive hoje, fornecendo emprego e renda”, reiterou Neto Evangelista.

Beneficiários aprovam iniciativa

Renata Silva Souza era só alegria du-rante a solenidade de entrega do Kit Negó-cios. Ela explicou que com o carrinho adqui-rido pelo ‘Mais Renda’ vai começar a vender batata frita, hambúrguer cachorro quente e pastel. “Antes eu levava meus lanches para vender em uma bicicleta velha. A gente nun-ca pensou em ter um carrinho bonito desse jeito”, disse a vendedora informal.

Para Helenajaira Monteiro, mais uma beneficiária, além dos equipamentos entre-gues pelo Governo, os cursos de capaci-tação também foram importantes para po-tencializar as vendas. “Aprendemos muitas coisas como nutrição, higiene e como tratar o cliente. Esse programa incentiva muito os micros e pequenos empresários”, elogiou.

Governador Flávio Dino destacou que mais de 400 trabalhadores informais foram beneficiados apenas na 1ª fase do ‘Mais Renda’ (Foto: Biaman Prado)

Page 6: Jornal Correio Popular 1ª edição

06 Cultura Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Semana do Livro debate a leitura como forma de inclusão social

“A leitura como forma de inclusão so-cial” foi o tema da Semana do Li-vro, realizado de 28 de abril a 01

de maio pela Livraria Interativa com o apoio da Academia Imperatrizense de Letras. Uma forma de comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril.

Pensado especialmente para debater a educação de crianças autistas, a Semana do Livro contou com workshops e palestras voltadas para o assunto. Contação de his-tória; visitação de escolas, lançamentos de livros regionais e vendas de títulos literários também marcaram os cinco dias de progra-mação.

O objetivo foi incentivar a leitura e estimular professores a aprimorarem esse hábito com seus alunos, segundo o coorde-nador da Semana do Livro, James Pimentel.

“Conversei com alguns professores e perce-bi a necessidade de conhecer mais sobre o autismo, aprender a identificar e como tra-balhar com ela em sala de aula. Queremos contribuir com o incentivo ao hábito da leitu-ra e também com o fim do preconceito com quem tem autismo”, explica.

Estudantes, professores, escritores e amantes da literatura formaram o público do evento. “É uma excelente iniciativa. Per-mite que quem goste de ler adquira livros por um preço mais acessível e participe de debates e programações sobre o assunto”, elogia Nataniele Duarte, uma das visitantes do evento.

O evento contou com a participação de entidades como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Casa do Idoso e Clube do Livro de Imperatriz, além de profissionais e professores da área da educação e arte.

Imperatriz vai reunir músicos, composito-res e intérpretes de todo o Brasil, quan-do a realização do Festival – Palco das

Canções do Brasil. O evento é promovi-do pela Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, mas conta com o apoio do depu-tado estadual Marcos Aurélio Azevedo. De acordo com o coordenador Zeca Tocan-tins, paralelamente ao festival adulto aconte-ce o festival Curumim destinado a crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 18 anos.

O coordenador informa que o festival mirim começa às 19h00 a os intérpretes serão acompanhado por intermédio de playback. As inscrições encerram-se impreterivelmen-te no próximo dia 14 de maio na sede da Fundação Cultural de Imperatriz. Segundo

informa Zeca Tocantins, é muito grande a procura de compositores e intérpretes de vários estados do Brasil. “De Imperatriz só recebemos duas inscrições o que leva a crer que os artistas locais estão deixando para a última hora”.

Músicas inscritas – Álbum Geração Face-book / Marcelo Cantalino - Camaçari - Bahia Álbum Raul Misturada&Mazin Silva / Raul Misturada – São Paulo – SP Álbum Cantadô e Tocadô / Marcos Cortez – Goiânia – GO A Popular Música Brasileira / Sapiranga – São Paulo – SP Álbum Eu canto os cantos.../ Atemí di Bar-ros – Imperatriz – MA

A cidade de São Luís entra mais uma vez na rota dos grandes espetáculos teatrais. Dessa vez com a comédia “O

Último Capítulo”, terá sua estreia nacional nos dias 14 e 15 de maio, no Teatro Arthur Azevedo.

O espetáculoCom os atores Mariana Xavier e Pau-

lo Mathias Jr, o espetáculo é uma homena-gem aos 65 anos da telenovela no Brasil e conta a história de Berenice, uma romântica e sonhadora diarista, que chega em casa cedo do trabalho para acompanhar o último capítulo de sua novela preferida. Porém, um fato impede que a novela seja assistida.

O que fazer então Conversar.Berenice e Dagoberto, seu marido, um

flamenguista doente e desempregado crôni-co, acabam colocando em xeque seu conflitu-oso casamento, levantando várias questões. Através de lembranças, flashbacks, o casal vai reavaliando essa relação e chega à con-clusão de que o seu casamento sim é uma grande novela, e que também está no último capítulo.

O elencoA atriz Mariana Xavier é conhecida do grande público por seus trabalhos em “I

Love Paraisópolis”, “Além do Horizon-te”, “Vídeo Show”, e no filme, sucesso de bilheteria nacional, “Minha Mãe É Uma Peça”, com a sua divertida personagem Marcelina. Além de atriz, Mariana tam-bém é uma das produtoras do espetáculo. Para contar essa história no palco, Mariana convidou o ator e comediante Paulo Mathias Jr, conhecido por seus trabalhos no progra-ma “Zorra”. Também foi apresentador da “TV Globinho”. No teatro, já conquistou diversos prêmios e indicações. No cinema, fez alguns longas, com personagens de destaque em “Giovanni Improtta” e “Vestido para casar”.Estreia Nacional no Teatro Arthur Azevedo 14 de maio, às 20h 15 de maio, às 19h Ingressos Plateia, frisa e camarote - R$ 60 inteira | R$ 30 meia balcão e galeria - R$ 50 inteira | 25 meia Venda de ingressos Bilheteria do Teatro Horário de funcionamento: 14h às 18h Classificação: 12 anos Informações: (98) 98712.4304 | 98197.4214

Hyana Reis

Realizado de 28 de abril a 01 de maio, o evento contou com palestras, oficinas e lançamentos de livros.

O evento contou com workshops, palestras; contação de histórias, lançamentos de livros regionais e vendas de títulos literários. (Foto: Hyana Reis)

Festival (Foto : Antonio Fabricio)

Espetáculo O Último Capítulo terá estreia nacional em São Luís

Imperatriz Festival – Palco das Canções do Brasil

Espetáculo O Último Capítulo terá estreia nacional em São Luís

Álbum Estadia / Daniel Conti – São Paulo – SP Álbum Sotaque Brasileiro / Zebeto Corrêa – Belo Horizonte – BH Álbum Afinal, tudo é subjetivo? / Eliezer Gonçalves – Belo Horizonte - BH Álbum Pelo Brasil dos Festivais / Pepysho Neto – Campina Grande - PB Álbum Cantorias, Folguedos e Quintais / Jorge Dikamba – Belo Horizonte - BH Álbum Vai na Fé / João Sobral – São Paulo - SP Álbum Vivenciais / Tânio César – Belo Hori-zonte - BH Álbum A Nudez das Flores / Jessé Zanara – Grajaú - MA Álbum Incorporando e expressando o lado... / Nanny Vieira – Imperatriz - MA Álbum Nascentes Filhos e Rios / Marinho San – Belo Horizonte - BH

Álbum Digital / Agnaldo Araújo – Campinas - SP Álbum Entre Canções / Marcos Catarina – Belo Horizonte - BH Álbum Plantação de Estrelas / Pedro Antô-nio – Uberlândia - MG Álbum Tudo Faz Sentido / Ninfas Equato-riais – São Luís - MA Álbum Íntimo / Ricardo Bondin – São Luís - MA Álbum Maria Maré / Delmo Biuford – São Paulo - SP Álbum Wolf Borges / Wolf Borges – Poços de Caldas - MG Álbum Rogério Flávio / Rogério Flávio – Itambacuri – MG. (Domingos Cezar/ASCOM)

Page 7: Jornal Correio Popular 1ª edição
Page 8: Jornal Correio Popular 1ª edição

08 Entretenimento Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Reposta desta cruzadinha na próxima edição Reposta desta cruzadinha na próxima edição

rico

- bol

o - c

urau

- fib

ra -

milh

o - a

ssad

o - p

ipoc

a - f

osfo

roni

acin

a - t

iam

ina

- mag

nesi

o - p

rote

ina

- cal

oria

s - l

ipid

ios

Procure no quadro abaixo as palavras listados ao lado dele.O jogador deve colocar as respostas corretas de acordo com as descrições das casas.

Reposta deste caça-palavras na próxima edição

CRUZADINHA CAÇA-PALAVRASwww.coquetel.com.br/jogos www.coquetel.com.br/jogos

Res

post

a do

s Jo

gos

ediç

ão a

nter

ior

cruz

adin

ha

caça

-pal

avra

TIRINHAS

PIADAS

NOVELASMalhação

Luciana tem a ideia de fazer um evento com aulas abertas com professores dos colé-gios Leal Brazil e do Dom Fernão. Nanda provoca Jéssica ao ver uma foto de Luan com Thayná. Eneida, Rubem e Monique reclamam com Menelau sobre os salários atrasados. Tito confronta Samurai sobre o afastamento de Pedro. Vera pede para in-tegrar a banda de Beto e Lívia se incomo-da. Samurai ameaça Ciça. Miguel decide procurar Tito para falar sobre João. Rodrigo tenta beijar Luciana, e Flávia os interrompe. Samurai questiona Luciana sobre o encon-tro com Pedro.

Liberdade, LiberdadeRosa/Joaquina ampara Virgínia com a aju-da de Bertoleza. Branca e Xavier se amam

e o rapaz promete se casar com a moça. Rubião e Tolentino encontram o novo es-conderijo de Mão de Luva. André se ma-goa com Raposo. Mimi e Vidinha avisam a Xavier que Virgínia sumiu. Dionísia reza por perdão. Malena encontra uma mancha de sangue na cama de Branca. Ascensão socorre Virgínia. Simão atira contra Xavier e André se desespera. Mão de Luva e Ra-poso se enfrentam, e Rubião dispara contra o bandido. Xavier encontra o livro de Tira-dentes.

Velho ChicoEncarnação confessa a Miguel que espera por Martim para finalmente descansar. Do-ninha lamenta o sofrimento de Cícero por Tereza. Luzia teme a falta de notícias de Santo. Santo amarga seu amor por Tere-

za. Embriagado, Afrânio reafirma seu amor por Iolanda e agradece Carlos Eduardo por estar sempre ao seu lado. Tereza fala de Santo com Iolanda. Carlos Eduardo sente ciúmes de Cícero. Martim procura as terras de Leonor. Encarnação conta a Doninha que sonhou com Martim. Luzia confidencia a Piedade que acredita que Santo foi atrás de Tereza.

Totalmente DemaisLeila afirma a Carolina que provará que foi ela quem divulgou as fotos de Eliza. Rafael revela para Leila que Carolina dopou Eliza para tirar a foto da modelo, insinuando que os dois estavam juntos. Leila pede a Jamai-ca que convença Lu a pegar o celular de Carolina para provar o envio das fotos para Lorena. Arthur decide desmascarar Caroli-

na na festa da revista Totalmente Demais. Jacira propõe a Janaína que volte para casa e deixa a filha namorar Weslley. Pietro fla-gra Lu mexendo na bolsa de Carolina.

Êta Mundo BomMaria afirma que a pessoa responsável pelo rapto de Policarpo está na casa de Anastá-cia. Anastácia negocia o resgate de Policar-po. Filomena escreve uma carta para seus pais. Eponina conhece Alcides. Romeu pre-tende se vingar de Paulina por lhe vender uma joia falsa e Vermelho afirma que pode ajudar o rapaz. Ernesto confidencia a Cara de Cão que planeja tirar Candinho de seu caminho. Alcides ameaça atear fogo à fa-zenda de Cunegundes. Pancrácio engana o bando de Ernesto, que sequestra Jack no lugar de Candinho.

HORÓSCOPO

Gêmeos - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Virgem - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Sagitário - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Peixes - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Touro - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Leão - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Escorpião - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Aquário - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Áries - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Câncer - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Libra - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

Capricórnio - 21/03 a 20/04 Ideias divergentes podem ser negociadas. Para isto é necessário ser mais flexível com as ideias dos outros. É tempo de buscar alguém que sirva como intermediário entre você e aqueles que deseja negociar.

O condenado à morte esperava a hora da execução, quando chegou o pa-dre: - Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você.

-Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele, pessoal-mente.

-Algum recado?

Page 9: Jornal Correio Popular 1ª edição

09 Polícia Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Diminui número de arrombamentos e assaltos a bancos no MA, diz Seic

Um homem identificado como Es-meraldino Pires da Silva, de 63 anos, foi preso na segunda-fei-

ra (25), por volta das 18h, no bairro do Sacavém. O suspeito estava foragido desde o ano passado e é acusado de estuprar as suas três filhas. As crianças tinham três, cinco e oito anos quando fo-ram abusadas pelo pai.

Segundo informações da polícia, Esmeraldino cometeu o crime de estu-pro contra as próprias filhas em 2014 na cidade de Teresina (PI), e desde então estava foragido, até ser encontrado no Maranhão. O preso será encaminhado até a capital piauiense, onde ficará à dis-posição da Justiça.

Crianças abusadas sexualmente por ele, tinham entre 3 e 8 anos. (Foto: Divulgação/SSP)

Idoso é preso suspeito de estuprar as três filhas

Justiça libera 361 presos para visitar as famílias no “Dia das Mães”

Apesar dos constantes assaltos e ar-rombamentos às agências bancárias no Maranhão dados da Superinten-

dência Estadual de Investigações Criminais (Seic) apontam uma queda nas ocorrências em relação ao ano passado.

De acordo com a Seic, o número de assaltos a bancos diminuiu comparado aos quatro primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado. De janeiro a abril de 2015, foram 37 assaltos a bancos contra 25, até o momento, neste ano. Em todo o ano passado foram 101 assaltos.

Em relação ao número de prisões, em 2015 foram 83 assaltantes presos e cin-co mortos em confrontos com a polícia. Já este ano, foram presos 45 assaltantes e oito foram mortos. Mesmo com essa diminuição das ocorrências, Tiago Bardal que é dele-gado da Seic, aponta muitos alguns fatores precisam ser melhorados para diminuir ain-da mais esses índices.

“No crime de furto e no crime e no cri-me de roubo que seja colocado um agravan-te se desse crime de furto ou roubo o agente utilizou a dinamite, utilizou o explosivo. En-tão, primeiro é a mudança de legislação. O segundo fator é a facilidade que eles estão tendo hoje de adquirir esses explosivos. En-

tão hoje você observa qualquer bandidinho que antes fazia assalto em Correios, casas lotéricas tá adquirindo explosivo muito fácil e explodindo caixa eletrônico. Então, nós es-tamos tentando junto ao Exército Brasileiro, que é um órgão competente pra fazer essa fiscalização, que ele fiscalize essas pedrei-ras, essas empresas que usam o explosivo porque está havendo desvio. O terceiro pon-to que chegamos é um maior investimento em segurança pelas vítimas, pelos bancos porque a segurança pública, segundo o Ar-tigo 144 da Constituição, é um direito, mas também uma responsabilidade de todos”, explicou o delegado.

O presidente do Sindicato dos Bancá-rios, Eloy Natan, confirma a necessidade de maior investimento na segurança das agên-cias no interior do Maranhão. “Diante dos lucros que os bancos obtém, das tarifas e ta-xas que eles cobram é necessário que eles garantam segurança para os clientes e usu-ários. Infelizmente não existem leis até hoje que garantam ou que obriguem os bancos garantir itens mínimos de segurança como porta giratórias, como biombos, e também qualquer tipo de segurança para impedir que ações de quadrilhas como essas sejam tão frequentes”, finalizou. (Secap).

Dados foram divulgados pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) no MA

144 detentos não retornoram após saírem temporariamente de dezembro a maio de 2015

A 1ª Vara de Execuções Penais da co-marca da Ilha de São Luís (1ª VEP) liberou 361 presos de diversos estabelecimentos penais da região metropolitana para come-morar o “Dia das Mães”. Os 361 presos be-neficiados com a saída temporária deverão retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia

Nesta quinta-feira, às 8h, haverá reu-nião com gestores da área de segurança nos estabelecimentos penais para advertên-cia, esclarecimentos e assinatura do Termo de Compromisso pelos internos.

A lista com os nomes dos presos be-neficiados com uma semana de liberação – no período de 05 a 11 de maio -, foi publi-cada na Portaria nº 14/2016, assinada pela juíza Ana Maria Almeida Vieira, da 1ª VEP.

No documento, a juíza frisa que a libe-

ração temporária para visita aos familiares somente será concedida aos apenados “se por outros motivos não estiverem presos”. Durante a liberação, os condenados não poderão se ausentar do Estado; deverão se recolher às suas residências até as 20h; não ingerir bebida alcóolica; não portar armas e não freqüentar festas, bares ou similares.

LEP – Segundo a Lei de Execuções Penais (nº 7.210/1984), os condenados que cumprem pena em regime semiaberto têm direito à saída temporária do estabelecimen-to prisional sem vigilância para “visita à fa-mília”. A autorização da saída depende de “comportamento adequado”, “cumprimento mínimo de 1/6 da pena, se primário, e 1/6 se reincidente, e compatibilidade do benefí-cio com os objetivos da pena.

Page 10: Jornal Correio Popular 1ª edição

10 Geral Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Hospital condenado a pagar R$ 35 mil por gaze esquecida em paciente

A 2ª Câmara de Direito Privado do Tribu-nal de Justiça de São Paulo condenou o Hospital São Luiz – Unidade Itaim a

indenizar em R$ 35 mil um paciente que fi-cou com uma gaze esquecida por dois anos dentro do corpo após cirurgia de esofagite de refluxo. O erro médico ocorreu em 2004. A decisão do TJ foi tomada no dia 14 de abril de 2016.

Segundo o processo, dois anos de-pois da cirurgia, já em 2006, ao continuar sentindo dores, o paciente foi examinado. Descobriu-se, então, o tecido em seu abdô-men, que causou inflamação, como mostrou laudo médico. Ele teve que passar por nova cirurgia para remover a gaze.

O relator do recurso, desembarga-dor Neves Amorim, afirmou que o autor da ação sofreu danos morais e materiais, mas acolheu parcialmente a apelação do hospi-tal, reduzindo o montante a ser pago de R$ 39,4 mil para R$ 35 mil, ‘sopesados o fato ocorrido e analisando a jurisprudência deste Tribunal em casos semelhantes’.

No processo, a defesa do hospital alegou que não poderia ser responsabiliza-da pelo erro do médico e considerou ilegal a condenação por danos morais e materiais.

Neves Amorim entendeu que é ‘des-cabida a argumentação de ausência de vín-culo” da unidade médica. “Demonstrado o nexo entre a ofensa e o dano psíquico, que não se confunde com mero desgosto ou transtorno, cabe o dever de indenizar, para que o agente não reitere na atividade nociva e desde que resguardado o equilíbrio do res-sarcimento, evitando-se haja, por qualquer dos envolvidos, eventual enriquecimento sem causa’.

O julgamento, que teve votação unâ-nime, também contou com a participação dos desembargadores José Joaquim dos Santos e Álvaro Passos.

COM A PALAVRA, O HOSPITAL SÃO LUIZ:

“O hospital não comenta processos em andamento e, referente a este caso es-pecifico, encontra-se pendente julgamento de recurso, havendo possibilidade de refor-ma da decisão. Ressalta ainda que se trata de fato ocorrido em período em que o hos-pital não pertencia à Rede D’Or São Luiz, sendo de responsabilidade dos antigos con-troladores.” Hospital São Luiz, no Itaim. Foto: Divulgação

Tribunal de Justiça deferiu ação por danos morais e materiais a homem que, após cirurgia, ficou por dois anos com tecido no abdômen

Realizado em Palmas no período de 18 a 20 de abril, o Congresso que teve como tema central a transparência na

gestão do SUS e as Especificidades nas re-giões Norte e Nordeste, contou com a pre-sença de milhares de congressistas e com a apresentação de diversos trabalhos na área de gestão da saúde nestas regiões.

E na mostra - Atenção Básica: Espe-cificidades nas Regiões Norte e Nordeste, a experiência do grupo gestor da Saúde Men-tal de Imperatriz foi o único do Maranhão, e segundo da Região Nordeste premiado, ficando em 6º lugar no ranking geral. O pro-jeto surgiu em 2013 e visa à melhoria das condições de trabalho na Rede de Saúde Mental, por meio de ações que contemple a ação e a formação.

“Guiados pelos princípios doutrinários do SUS, a gestão em saúde mental deve buscar essas melhorias, e foi dentro dessa visão, que montamos há três anos este gru-po especializado em Saúde Mental que é estruturado por uma equipe multiprofissional composta por 06 profissionais de formações distintas”, explica o coordenador da Rede de Saúde Mental do Município, Alberto Clésio, ao falar da gratificação da equipe em ser premiada regionalmente em um evento de grande porte.

A secretária de Saúde, Conceição Ma-

deira que apoiou a criação do grupo, lembra que iniciativas como estas dentro da Rede Pública de Saúde sempre são bem vindas, “pois projetos científicos enriquecem as dis-cussões possibilita termos bons exemplos de gestão dentro da saúde SUS”, acrescen-ta a secretária ao falar da relevância da par-ticipação deste trabalho na discussão dos problemas e avanços do Sistema Único de Saúde nas regiões Norte e Nordeste.

Segundo a coordenação do Congres-so, vale ressaltar que as discussões realiza-das, as experiências apresentadas e princi-palmente as exitosas como a de Imperatriz podem levar cada estado participante a mu-dar paradigmas em processos e ações de promoção da saúde pública, e conseqüente-mente melhorar a saúde disponibilizada ao usuário do SUS.

Vale ressaltar ainda que os trabalhos apresentados serão compilados em uma publicação que será patrocinada pela Orga-nização Pan-americana de Saúde (OPAS). Segundo o representante da entidade, Fer-nando Leles, os premiados terão 30 dias para adequar seus trabalhos. Ele ressaltou ainda a responsabilidade que cada um tem agora de multiplicar as informações contidas nos trabalhos.

O Projeto – Em pouco mais de dois anos e meio de existência o grupo conse-guiu elaborar e aprovar junto ao Ministério da Saúde, quatro projetos voltados para o

Maria Almeida/ASCOM

Projeto na área de Saúde Mental de Imperatriz é premiado em Congresso

protagonismo de usuários e familiares, re-abilitação psicossocial, geração de renda, cultura e arte. Organizou diversos eventos como Seminário da Saúde Mental em come-moração ao Dia Mundial da Luta Antimani-comial, em 2015. Elaborou, organizou e re-alizou capacitação em Saúde Mental, para mais de 80 trabalhadores, em 03 módulos distintos com 65h totais. Ainda em 2015 o grupo inovou com o projeto de Intercâmbio Interno de Saúde Mental – que ficou em 5º lugar no prêmio INOVASUS 2015 na região Nodeste.

PREMIADOS

2ª Mostra da Atenção Básica: As Especi-ficidades nas Regiões Norte e Nordeste

1º lugar: Marcos Fabiano Monteiro da Costa – Palmas (TO) – Matriciamento em Saúde Mental com Abordagem em Álcool e outras Drogas na AB.2º Lugar: Daniela de Araújo Xavier – Gurupi (TO) – Operação Bairro Limpo: Controle e Combate à Dengue, Zika e Chikungunya em

Gurupi3º Lugar: Fátima Sonally Sousa Gondim – Marizópolis (PB) – Mais Médicos: Educação Permanente como ferramenta potencializa-dora na Atenção Básica.4º Lugar: Vânio Rodrigues de Souza – Due-ré (TO) – Sorriso Duerense5º Lugar: Mariele Borges do Nascimento – Breves (PA) – Revelando Sorrisos das Par-teiras Tradicionais do Município de Breves.6º Lugar: Alberto Clésio de Oliveira – Impe-ratriz (MA) – Experiência de um grupo mul-tiprofissional de apoio à gestão em Saúde Mental7º Lugar: Eliandra Castro de Oliveira – Ari-quemes (RO) – Desafio local de implantação do e-SUS AB na Estratégia Saúde da Famí-lia.

Participantes do Projeto: Marluce Al-ves Coutinho, Alberto Clésio Sousa Olivei-ra, Cássia Vilela Bezerra Gonçalves, Cris-tine Welke de Lima Sudário, Marlene Lima Costa, Larissa Carvalho de Sousa, Tatiana Alencar Sousa Melo e Gizele da Costa Cer-queira.

Procon/MA investiga aumento injustificado no preço de vacinas

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MA) deu início, nesta terça-feira (3), a uma inves-

tigação preliminar contra a clínica privada Alergo Center, em São Luís, por suspeita de aumento injustificado no preço de vacina. A empresa tem o prazo máximo de 10 dias para apresentar esclarecimentos.

A investigação foi motivada por de-núncias em que os consumidores relataram ser surpreendidos com um aumento de R$ 110 para R$ 150 no preço das vacinas con-tra a gripe H1N1.

De acordo com o presidente do Pro-con/MA, a lei é clara ao proibir o fornecedor de praticar aumento injustificado. “O Código de Defesa do Consumidor não permite que qualquer prática de mercado atropele os di-reitos do consumidor. A investigação sobre a comercialização de vacinas nos permitirá averiguar se há ou não abusividade, que, se forem comprovadas, sofrerão as sanções

cabíveis”, afirmou o presidente.A ação do Procon/MA é respaldada

pelo Artigo 39, incisos V e X do Código de Defesa do Consumidor, que descreve como práticas abusivas: a cobrança de vantagem manifestamente abusiva e a elevação do preço de produtos e serviços sem justa cau-sa.

A Alergo Center tem 10 dias para apresentar justificativa. O não cumprimento da decisão pode se configurar como crime de desobediência, nos termos do Artigo 330 do Código Civil, sujeitando as instituições às sanções administrativas e civis previstas em Lei.

Caso o consumidor perceba qualquer irregularidade ao procurar clínicas privadas, o Procon/MA ressalta a importância de for-malizar denúncia por meio do aplicativo disponível para download, pelo site www.procon.ma.gov.br ou em qualquer uma das unidades físicas de atendimento.

O grupo gestor levou o 6º lugar na 2ª Mostra da Atenção Básica em Palmas-TO.

Page 11: Jornal Correio Popular 1ª edição

11 Geral Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Maranhão inicia primeira etapa de vacinação contra febre aftosa

O período oficial da primeira etapa de vacinação de bovinos e buba-linos contra a febre aftosa iniciou

neste domingo (1°) e segue até o fim do mês. A partir desta segunda (2) até o próximo sábado (7), em todas as 18 Unidades Regionais da Agência Estadu-al de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) serão promovidos eventos e pan-fletagens para divulgar a campanha e conscientizar os produtores maranhen-ses sobre a importância de continuar va-cinando seus rebanhos.

A campanha de vacinação con-tra febre aftosa faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa (PNEFA), do Mi-nistério da Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento (Mapa) e é promovida e fis-calizada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio da Aged. Ela acontece, semestralmente, nos meses de maio e novembro no Ma-ranhão. “Nós esperamos ter uma cober-

tura de 100% e superar as coberturas vacinais que tivemos ano passado. Essa é a 29ª campanha de vacinação que se faz no Maranhão, e, sendo sucesso, ela vai nos habilitar para, em um futuro pró-ximo, conseguirmos o nosso sonho que é ser livre da febre aftosa sem vacina-ção”, declarou o presidente da Aged, Se-bastião Anchieta.

Em 2015, o estado bateu recordes de cobertura vacinal nas duas etapas da campanha, com 98,82% do rebanho va-cinado em maio, e, 98,04%, em novem-bro. Neste ano, para aumentar ainda mais os índices e manter o reconheci-mento internacional do Maranhão como zona livre de febre aftosa com vacina-ção, a equipe do PNEFA da Aged quer diversificar a divulgação e as estratégias de ação entre suas regionais. “A gente conta com vários fatores para conse-guir manter o índice: conscientização do produtor, conscientização das revendas, que são parceiros fundamentais, e a fis-

calização da Aged, para ver o que ainda está sendo feito errado e o que não está sendo feito”, explica o fiscal agropecuá-rio responsável pelo Programa, Adriano Moura.

A Agência defende que é preciso focar, cada vez mais, no pequeno produ-tor. Por isso, um das estratégias desen-volvidas foi a de organizar treinamentos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para vaci-nadores de bovinos e bubalinos contra Febre Aftosa nos trinta municípios que fazem parte do programa ‘Mais IDH’. “Nesses municípios, as pessoas têm menos acesso a palestras e treinamen-tos. Então, a Aged se faz chegar através desse treinamento do Senar junto à co-munidade”, defende Adriano.

Combate à aftosa, brucelose e raiva

Além das ações estratégicas para atingir as regiões de menores índices de

cobertura vacinal, em 2016, o Governo do Estado quer chamar a atenção dos produtores para a necessidade de vaci-nação dos rebanhos contra brucelose e raiva.

A iniciativa se dá após a realização das primeiras operações de exportação de gado maranhense pelo Porto do Ita-qui, em abril, que fez com que o controle zoossanitário fosse reforçado para obe-decer todas as exigências da Organiza-ção Mundial de Saúde Animal (OIE).

Assim como a vacinação contra fe-bre aftosa, a vacinação contra brucelose também é obrigatória em todo o territó-rio nacional, mas, no caso desta doença, ela é exigida apenas para bezerras de 3 a 8 meses de idade. Já a vacinação an-tirrábica anual de bovinos e bubalinos, a partir do primeiro dia de vida, é obri-gatória em 43 municípios maranhenses, onde a Aged registrou casos positivos de raiva em herbívoros.

Governo iniciou a campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão.

Page 12: Jornal Correio Popular 1ª edição

12 Esporte Imperatriz-MA, Quinta-feira, 05 maio de 2016

Imperatriz perde para o Sampaio e complica classificação

Com gols de Pimentinha (2) e Pedrinho, o Sampaio derrotou o Imperatriz, por 3 x 0, na tarde de domingo, no estádio

Castelão, em São Luís e reverteu a vanta-gem que era do Cavalo de Aço.

No jogo da volta, quinta-feira, às 20h15min, em Imperatriz, o Sampaio pode-rá perder até, por 2 gols de diferença que, ainda, assim estará classificado para a final do 2º turno do Campeonato Maranhense. Só resta ao Imperatriz, vencer por diferença de 3 gols para poder chegar à final.

O jogoO Imperatriz conseguiu barrar o Sam-

paio nos primeiros 45 minutos de jogo. O Tubarão teve algumas chances, mas, tanto o goleiro Raphael Barrios, quanto a zaga ca-valina, conseguiram evitar o gol tricolor.

No 2º tempo, prevaleceu a melhor condição física e técnica dos donos da casa, que conseguiram os 3 gols, revertendo a vantagem do Imperatriz.

GolsOs gols saíram em jogadas individu-

ais. Os dois primeiros gols foram, pratica-mente, iguais, com o atacante, Pimentinha (Foto), chutando de perna esquerda, no can-to esquerdo baixo do goleiro do Imperatriz. O 3º gol, já nos acréscimos (46 minutos), Pedrinho entrou na área, pela esquerda, e chutou cruzado, vencendo o goleiro Raphael Barrios, fechando o placar.

Ficha TécnicaSampaioO Sampaio venceu com Ruan, no gol;

Léo Rodrigues, Mimica, Luiz Otávio e Gui-lherme Santos; Diego Lorenzi, Daniel Barros (Levi) e Pedrinho; Pimentinha, Carlos Alber-to (Marcos Damasceno) e Edgar (Waldir). Técnico: Petkovic.

ImperatrizO Imperatriz perdeu com Raphael

Barrios; Clayton Carioca, Malcon, Asprilla e Ramon (Everton); Clayton He-Man (Jr. Tatú), Pio (Macleison), Otávio e Rúbens; Yerien e Binho. Técnico: Sandow Feques.

ArbitragemRaimundo José Chagas Araújo foi o

árbitro do jogo, auxiliado por Antonio José dos Santos Galvão e José Célio Amaral Ro-drigues.

Imperatriz e Sampaio voltarão a jogar na próxima quinta-feira (5), no estádio Frei Epifânio, aqui em Imperatriz, às 20h15min.

Três clubes brasileiros, São Paulo, Corin-thians e Atlético/MG, decidem, na noite desta quarta-feira, classificação para a terceira fase da Taça Libertadores. Dos três, apenas o São Paulo joga fora do Brasil. Mas, em compensação, o Tricolor do Morumbi foi quem conseguiu o melhor placar no jogo de ida. Goleou o Toluca por 4 x 0. Corinthians e Atlético, apenas, empataram, ambos em 0 x 0, nos seus jogos, em casa.

-------------------------------------------------

O Fortaleza recebe, na noite desta quar-ta-feira, o Flamengo, na Arena Castelão, em Fortaleza. O Leão do Pici, que elimi-nou o Imperatriz (1 x 1 e 2 x 0) espera casa cheia logo mais. Foram colocados à venda, 60 mil ingressos, e a torcida do Tricolor promete lotar o estádio. Caso aconteça a vitória do Flamengo, por di-ferença de 2 gols, não haverá o jogo da volta. Muitos sonharam com o Cavalo de Aço fazendo esse jogo com o Flamengo. Ficou mesmo só no sonho.

-------------------------------------------------

Moto e Cordino decidem, hoje à noite, em São Luís, quem será o primeiro finalista do 2º turno do Campeonato Maranhense. Na primeira partida, em Barra do Corda, o Rubro Negro venceu por 2 x 0, aumen-tando a sua vantagem. Sendo assim, o Moto Club pode perder, até, pode dife-rença de dois gols, que estará classifica-do para a final. Mesmo não tendo lógica no futebol, só um milagre para o Cordino se classificar. Eu cravo o Moto na final.

-------------------------------------------------

O Moto Club, que já venceu o primeiro turno, se vencer, também, o segundo, será campeão direto, sem a necessidade de uma final. Seria a redenção do Rubro Negro maranhense, que esteve no fundo do poço, disputando a 2ª divisão do esta-dual. Se tiver final, o Moto terá a vanta-gem na decisão.

--------------------------------------------------

Amanhã será a vez de Imperatriz x Sam-paio decidirem a outra vaga para a final do 2º turno do Campeonato Maranhense. No jogo de ida, em São Luís,o Sampaio venceu por 3 x 0 e, no jogo de amanhã, poderá perder, até, por 2 gols de diferen-ça, que, ainda, assim estará classificado. Para o Imperatriz, só a vitória com 3 gols de diferença, levará a equipe para a final. Só um milagre e muito grande, para o Cavalo de Aço conseguir este feito. Gos-taria de queimar a língua, mas os núme-ros depõem contra o Imperatriz.

-------------------------------------------------

A Rádio Terra FM (100,3 mhz) vai trans-mitir Imperatriz x Sampaio, amanhã, quin-ta-feira, a partir das 20 horas, no estádio municipal Frei Epifânio. A emissora de maior audiência na Região Sul do estado, fechou parceria com a Rádio Melhor do Brasil.com (Radiomelhordobrasil.com). Sendo assim, o ouvinte, apaixonado por futebol, terá, amanhã, várias opções para ouvir o jogo. Além da Rádio Terra FM/Rádio Melhor do Brasil.com, outras emissoras, como Mirante AM, 102,7 FM e Difusora Sul FM, também, transmitirão Imperatriz x Sampaio.

-------------------------------------------------

Fim de jogo....Bom trabalho e até amanhã.

Carloto Júnior

O grupo gestor levou o 6º lugar na 2ª Mostra da Atenção Básica em Palmas-TO. Foto: Divulgação

Tudo pronto para o início da primei-ra etapa da Copa do Brasil de Beach Soccer, competição que reunirá oito

das melhores de beach soccer do país em São Luís a partir desta quarta-feira (4). As partidas do evento nacional serão realizadas na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jan-sen. A tradicional equipe do Sampaio Corrêa será o único representante do Maranhão na competição.

Além do time tricolor, as equipes do Vasco da Gama (RJ), Flamengo (RJ), Espíri-to Santo (ES) Sport Recife (PE), Rio Branco (ES), Santos (SP) e Palmas (TO) também estão confirmadas nesta edição da Copa do Brasil de Beach Soccer.

Contando com o apoio da torcida, que deve lotar a Arena Domingos Leal, o Sampaio Corrêa terá pela frente as equipes do Palmas, do Santos e do Espírito Santo na fase de grupos. Apenas os dois melhores da chave avançam às semifinais.

No outro grupo, o destaque fica por conta do “Clássico dos Milhões” entre Vasco e Flamengo, na última rodada da primeira fase. Além das equipes cariocas, Rio Branco e Sport também fazem parte da chave.

Chicão Castelo Branco, técnico do Sampaio Corrêa, resume muito bem como será o nível da Copa do Brasil em São Luís. “Vai ser uma competição muito forte. Temos equipes que vêm jogar muito preparadas, que é o Vasco da Gama, o Espírito Santo, o

Rio branco, o Flamengo. Vai ser uma com-petição de muito bom nível. Mas nós vamos fazer uma boa competição e isso é fato”, analisou.

Sampaio CorrêaA equipe tricolor manteve a base das

últimas competições e apostará muito no talento dos craques Datinha e Eudim. No entanto, o Sampaio Corrêa reforçou sua equipe com jogadores experientes e com passagens pela Seleção Brasileira, como é o caso do goleiro Leandro Fanta, do pivô

André Álvaro e dos alas Juninho Pernambu-cano e Andrezinho.

Destaques da última edição do Cam-peonato Maranhense de Beach Soccer, os jovens Gustavo, de Raposa, e Igor, de Tu-toia, também ganharam oportunidade no Sampaio Corrêa.

Grupo A Vasco da Gama (RJ), Flamengo (RJ),

Rio Branco (ES) e Sport Recife (PE)Grupo B Sampaio Corrêa (MA), Espírito Santo

(ES), Santos (SP) e Palmas (TO)

Carloto Júnior

Etapa maranhense da Copa do Brasil de Beach Soccer começa nesta quarta-feira

Campeonato Maranhense – Semifinal – Jogo de Volta20h15 Moto Club x Cordino – Estádio Castelão

Taça Libertadores – 2ª Fase – Jogos de Volta19h15 River Plate x Independente Del Valle – Monumental de Nunez19h15 Toluca x São Paulo – Nemesio Diez21h15 Corinthians x Nacional/Uru – Arena Corinthians21h45 Atlético Mineiro x Racing – Independência.

Copa do Brasil – 2ª Fase – Jogos de Ida19h30 Ferroviária/SP x Fluminense – Fonte Luminosa

21h45 Fortaleza x Flamengo – Arena Castelão

Campeonato Pernambucano – Final – Jogo de Ida21h45 Santa Cruz x Sport – Estádio do Arruda

Campeonato Piauiense – Taça Cidade Teresina – Semifinal – Ida18h00 Piauí x Altos – Estádio Albertão20h00 River x Parnahyba – Estádio Albertão

Liga dos Campeões – Semifinal – Jogo de Volta15h45 Real Madrid x Manchester City – Santiago Bernabéu

Jogos desta Quarta-Feira

Sampaio x Vasco da Gama.