Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

8
BRASIL, Março 2013 ANO I Nº 5 www.jornal.comunicadoressemfronteiras.com.br pág 8 pág 7 Grupo de 13 elementos emitiu comunicado ao regressar a Genebra; autoridades eleitorais dizem que votação foi ganha pelo antigo vice- primeiro-ministro, Uhuru Kenyatta. pág 3 Igrejas evangélicas competem com a católica em Angola As igrejas evangélicas são cada vez mais influentes em Angola, onde oferecem consolo e prometem prosperidade aos desfavorecidos em um país em desenvolvimento, mas onde a riqueza do petróleo beneficia apenas uma minoria. Capacitação em administração de rádios comunitárias e web Observadores de direitos humanos sem registo de violações no pleito queniano Iniciaremos aqui uma série de comentários sobre administração de rádios comunitárias e rádios web com o objetivo de ampliar aquilo que fazemos e trabalhamos, a melhoria dos conteúdos de rádios Qual a diferença entre rádio web e rádio comunitária? Radio Web Visite nossa rádio web 24 hs no ar Com muito mais notícia, música, informação... www.radio.comunicadoressemfronteiras.com.br em Portugues www.espanol.comunicadoressemfronteiras.com.br em Espanhol Tudo que acontece no Brasil e Mundo que interfere direta e/ou indiretamente na igreja e corpo de Cristo Pag . 2 Jovens querem empregos e democracia na agenda da Unesco Agência divulgou resultados de pesquisa online que define os temas do Fórum da Juventude; homens e mulheres entre 15 e 35 anos podem agora participar da segunda fase do levantamento. Pela primeira vez em 14 anos, o Fórum da Juventude da Unesco está sendo criado pelos próprios jovens. Por meio de uma série de pesquisas via internet, homens e mulheres de todo o mundo estão decidindo a programação do encontro.

description

Jornal CSF em Portugues 25/03/2013 veja mais informações em www.jornal.comunicadoressemfronteiras.com.br

Transcript of Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

Page 1: Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

BRASIL, Março 2013 ANO I Nº 5 www.jornal.comunicadoressemfronteiras.com.br

pág 8

pág 7

Grupo de 13 elementos emitiu comunicado ao regressar a Genebra; autoridades eleitorais dizem que votação foi

ganha pelo antigo vice-primeiro-ministro, Uhuru Kenyatta.

pág 3

Igrejas evangélicas competem com a católica em AngolaAs igrejas evangélicas são cada vez

mais influentes em Angola, onde oferecem consolo e prometem

prosperidade aos desfavorecidos em um país em desenvolvimento, mas

onde a riqueza do petróleo beneficia apenas uma minoria.

Capacitação em administração de rádios comunitárias e web

Observadores de direitos humanos sem registo de violações no pleito queniano

Iniciaremos aqui uma série de comentários sobre administração de rádios comunitárias

e rádios web com o objetivo de ampliar aquilo que fazemos e trabalhamos, a

melhoria dos conteúdos de rádios

Qual a diferença entre rádio web e rádio comunitária?

Radio WebVisite nossa rádio web 24 hs no ar

Com muito mais notícia, música, informação...www.radio.comunicadoressemfronteiras.com.br

em Portugueswww.espanol.comunicadoressemfronteiras.com.br

em Espanhol

Tudo que acontece no Brasil e Mundo que interfere direta e/ou indiretamente na igreja e corpo de Cristo

Pag . 2

Jovens querem empregos e democracia na agenda da

UnescoAgência divulgou resultados de pesquisa online que define os temas do Fórum da Juventude; homens e mulheres entre 15 e 35 anos podem agora participar da segunda fase do levantamento.

Pela primeira vez em 14 anos, o Fórum da Juventude da Unesco está sendo criado pelos próprios jovens. Por meio de uma série de pesquisas via internet, homens e mulheres de todo o mundo estão decidindo a programação do encontro.

Page 2: Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

GERAL 2

Agência divulgou resultados de pesquisa online que define os temas do Fórum da Juventude; homens e mulheres entre 15 e 35 anos podem agora participar da

segunda fase do levantamento.Pela primeira vez em 14 anos, o Fórum da Juventude da Unesco está sendo criado pelos próprios jovens. Por meio de uma série de pesquisas via internet, homens e mulheres de todo o mundo estão decidindo a programação do encontro.

A Unesco divulgou os resultados da primeira parte da pesquisa online. Cerca de 1,9 mil jovens com idades entre 15 e 35 anos elegeram os temas principais do Fórum.

América Latina

Entre as sete opções, foram escolhidas empregabilidade, democracia e comunidades sustentáveis. A maioria dos participantes da

Europa, América do Norte e África elegeu a democracia como uma das áreas centrais do Fórum.

Com números de votos semelhantes, mais de 500, democracia e comunidades sustentáveis foi a escolha dos jovens dos países árabes, da Ásia e da América Latina e Caribe.

Tema Central

Agora, a Unesco lança a segunda fase da pesquisa. Até 9 de abril, será possível votar no tema do Fórum da Juventude, que deve incluir as duas áreas temáticas mais votadas.

Quem responder ao questionário online também pode identificar o formato do encontro,

incluindo as opções de plenária e grupos de trabalho. Os jovens decidem ainda que tipo de resultado deve ter o fórum, como por exemplo, recomendações e projetos de ação.

A pesquisa está disponível neste site especial.

O Fórum da Juventude reúne jovens de todo o mundo, que compartilham experiências, trocam ideias e submetem propostas aos países-membros da Unesco.

Neste ano, o encontro ocorrerá em outubro, em Paris.

Jovens querem empregos e democracia na agenda da Unesco

Ban pede ajuda dos jovens para resolver problemas mundiais

Secretário-Geral fez a declaração em evento para a juventude na véspera da abertura do 5º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas; ele afirmou que mundo passa por período de transição.

Liderança

O chefe a ONU afirmou que os jovens de hoje já demonstraram que estão dispostos e são capazes de assumir a responsabilidade para liderar.

Ele disse que o mundo inteiro vai depender da juventude para falar a linguagem da tolerância e do respeito e espera que essas vozes "afoguem" aqueles que pregam o ódio e a divisão.

Ban afirmou ainda que a atual geração de jovens é a maior que o mundo já viu até agora e que suas ações e coragem vão conduzir todos no caminho da harmonia e do desenvolvimento sustentável.

Alerta

O Secretário-Geral alertou que o mundo passa por um momento de transição econômica, demográfica, política e ambiental. Segundo ele, os conflitos representam um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento.

Ban declarou que os desafios são profundos mas o mesmo se pode dizer das oportunidades, levando em conta que todos virem as costas para o extremismo e as divisões.

Metas

O chefe da ONU disse que é necessário intensificar os esforços para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Segundo Ban, o mundo deve erradicar a extrema pobreza e a fome e melhorar o bem-estar da população. Para ele, é possível atingir esse objetivo se todos trabalharem juntos, em harmonia.

Encontro

A Aliança das Civilizações foi idealizada pelos governos da Turquia e da Espanha e logo depois entregue às Nações Unidas para gerenciamento. O grupo reúne especialistas e conselheiros de todo o mundo incluindo o professor brasileiro, Cândido Mendes.

No dia 31 de dezembro, o ex-presidente de Portugal e alto representante do Secretário-Geral da ONU para a Aliança das Civilizações deixou o cargo.

Jorge Sampaio que esteve à frente do grupo por cinco anos passou o posto ao embaixador do Catar, Nassir Abulaziz al-Nasser.

Editorial:Produção Jornalismo GospelFonte de matériaswww.jornalismogospel.com.br

jornalismo@ jornalismogospel.com.br

Jornalista ResponsávelJosé Eduardo VianaMTB37.737 BRjornalismo@comunicadores semfronteiras. com.br

Apoio desta edição: Rádio Onu ALCMissionário Aranibar

Escritorio São Paulo SP0055-11-3522-9908

skypecomunicadoressemfronteiras

Jornal Comunicadores Sem FronteirasEdição On line em pdf SemanalFechamento24-03-2013

Page 3: Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

Rádios Web’s 3

Qual a diferença entre rádio web e rádio comunitária?

Comunicação é o elo invisível que une as comunidades de fé

Capacitação em administração de rádios comunitárias e web

Iniciaremos aqui uma série de comentários sobre administração de rádios comunitárias e rádios web com o objetivo de ampliar aquilo que fazemos e trabalhamos, a melhoria dos conteúdos de rádios

diretores desejam e não o povo, ouvir aquilo que não gosta é horrivel, por isso as radios web tem prospecção de crescer tanto.

Hoje em dia muito se ouve que as rádios estão passando por necessidade, e com razão, sempre seguem a idéia que seus conteúdos devem ser o que seus diretores querem, não muito diferente quando a rádio vende seu horário e permite que o locutor sem capacidade alguma fale "abobrinhas", um besteirol sem limites (depois reclamam que sua audiência caiu)e por consequencia os anunciantes saem e não desejam colocar seus nomes em conteúdos que não respeitem o ouvinte.

Como fazer então?

Tenho muitas idéias e projetos que já realizei pelas minhas caminhadas, como a geração de conteúdos com um perfil especifico.

Estarei colocando aqui semana que vem o cuidado de um conteúdo tanto para rádios web como comunitárias

Seria muito legal ler um comentário seu nesta materia.

Até semana que vem

Nosso email

icadoressemfronteiras.com.br

nosso portal de trabalho

www.comunicadoressemfronteiras.com.br

Acompanhe no blog

http://administracaoderadio.blogspot.com.br/

área, e fico muito feliz que conheço muitas rádios webs que trabalham com a seriedade de uma rádio comunitária e mesmo comercial. Ela não tem limite de ação , além do mais, com as facilidades do Android, hoje você pode ouvir uma rádio web pelos portáteis como tablets e celulares.

Na minha opinião, oque falta para estourar de vez a rádio web é a produção de rádios portateis que sintonizem a internet e assim possam captar um sinal de audio por IP. Nãoa conheço no Brasil aparelhos que ofereçam isso. Mas quem lançar vai vender muito, pois em muitas cidades e agora São Paulo está realizando e projetando ter sinal WIFi nas ruas e praças, visto que em algumas cidades do interior já possuem.

Quando isso ocorrer, as rádios web´s terão a funcionalidade como de uma rádio comunitária .

Mas o grande problema de toda rádio é somente um, o conteúdo.

Já passamos anos e ainda vivemos isso nas rádios comerciais FM e AM que a produção do conteúdo e colocada conforme seus

Semana após semana, todas as sextas feiras você encontrará aqui novos comentários, você tambem pode participar com dicas, duvidas e discussão se é contra qualquer comentário.

Acreditamos que a discussão quando respeitável é para crescimento de todos.

Segue abaixo o primeiro tópico.

Qual a diferença entre rádio web e rádio comunitária?

A diferença é muito clara, apesar de se misturar hpje em dia, radio comunitária conforme legislação brasileira, tem um alcance local, referente à comunidade que atua, até o presente momento nada impede de que uma rádio comunitária tenha tambem seu sinal distribuido através da web.

A rádio web por sua vez, conforme o nome já diz, é somente pela internet. Tenho notado um crescimento grande nesta

Terça-feira, 11 de setembro de 2012 (ALC) - O direito à comunicação é inerente a todos os outros direitos humanos e sua prática precisa ter caráter libertador, constituindo o elo invisível que mantém as comunidades de fé unidas, disse o presidente da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC), professor Dennis Smith.

Ele apresentou, hoje, a palestra de abertura do segundo dia do I Congresso Internacional da Faculdades EST, reunido em São Leopoldo de 11 a 14 de setembro.

Documento base da WACC sobre a midiatização cristã, formulado em 1986 e recentemente atualizado, afirma a comunicação como um exercício espiritual capaz de celebrar a diversidade cultural, construir vínculos, criar comunidades, ampliar a participação e desafiar a injustiça.

“Quando inclusiva, a comunicação torna as experiências coletivas mais vívidas e enriquece a troca de informações no espaço público”, frisou Smith a professores, pesquisadores e estudantes reunidos no Auditório da Faculdades EST.

Além de promover a conectividade, estabelecendo relações de cuidado com os outros e com a Criação, Smith disse que a incorporação da tecnologia à sociedade multiplica as vozes e permite às pessoas historicamente invisibilizadas a manifestarem suas crenças e opiniões.

O presidente da WACC sublinhou que apesar da homogeneidade produzida pela globalização, muitas pessoas estão reivindicando sua identidade cultural. Nesse cenário, frisou, cabe aos comunicadores promoverem sociedades nas quais as culturas possam conviver em paz e em diálogo.

Sobre o desafio de reafirmar a justiça através da comunicação, Smith recordou que a concentração dos conglomerados midiáticos gera um cenário a partir do qual pequenos grupos de poder decidem quais vozes e imagens serão relegadas ao conhecimento público, moldando a opinião daqueles que consomem informações midiatizadas.

Ao citar o trabalho do antropólogo colombiano Jesús Martín-Barbero, o palestrante recordou que, para além de um instrumental de ordem técnica, a comunicação representa um processo de construção de sentidos em conjunto.

Page 4: Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

MUNDOMundo testemunha “tragédia humanitária”

na Síria, diz chefe do Acnur

ONU preocupada com possível retaliação a palestinianos na Síria

António Guterres afirma que o impacto da crise na região é sem precedentes; faltam US$ 700 milhões para cobrir as necessidades básicas dos refugiados.

O alto comissário da ONU para Refugiados pediu mais uma vez, nesta sexta-feira, que os governos criem fundos especiais

4

novo paciente em estado de emergência a cada 32 segundos. Já um dos principais hospitais de Damasco atende 20 vezes mais pacientes do que antes do conflito.

Faltam ainda medicamentos importantes, como anestesias, antibióticos, e fluidos intravenosos. A produção local de remédios caiu em 90%.

Até o momento, a OMS recebeu apenas 12% do montante solicitado, US$ 48,5 milhões, para poder ajudar os sírios entre janeiro e junho.

Segundo o alto comissário, faltam US$ 700 milhões, ou mais de R$ 1,3 bilhão, para fornecer ajuda aos refugiados sírios, como acomodação adequada.

Falta de Saneamento

O Acnur e parceiros estão cobrindo 85% dos custos de atendimento de saúde dos refugiados, mas sem verba adicional, podem aumentar os casos de diarreia, hepatite A e sarna.

A organização Mundial da Saúde, destaca que antes da crise, a Síria tinha um bom sistema de saúde, mas atualmente, faltam médicos e muitos hospitais foram destruídos. A afirmação, feita em Genebra, é do porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic.

Remédios

Tarik explicou que um grande hospital em Lattaki recebe um

para apoiar os sírios que estão vivendo em nações vizinhas.

Em Beirute, Líbano, António Guterres destacou que o impacto do conflito na região é "sem precedentes nas décadas recentes". A crise no país árabe entra no seu terceiro ano, e já fez cerca de 70 mil mortos segundo as Nações Unidas.

Ameaça

Guterres destacou que o mundo está "testemunhando não apenas uma tragédia humanitária, mas uma ameaça à paz internacional". Ele alertou para o risco de uma "explosão no Oriente Médio se a guerra não tiver um fim".

capital síria Damasco na semana passada. O representante disse prever que atos similares possam voltar a ocorrer.

De acordo com a Unrwa, o número e refugiados palestinianos que precisam de assistência humanitária na Síria ultrapassa os 400 mil. Já os palestinianos que deixaram o país para a Jordânia chegaram a 4,5 mil, adicionados aos cerca de 32 mil no Líbano.

Alvos

O representante reafirmou o pedido da participação dos Estados na ajuda aos refugiados palestinianos, tendo pedido que se explorem formas de apoio aos países que acolhem palestinianos.

Grandi disse ter recebido relatos do envolvimento de uma "pequena maioria de elementos palestinianos envolvida em alvos ou em grupos de combate na Síria."

O representante disse que as famílias estão envolvidas com a busca de alimentos, de segurança e de dinheiro, tendo destacado que se tornam raras as opções de voos para palestinianos saírem da Síria, onde estão continuamente isolados com o alastramento do conflito.

Agência da ONU para Refugiados Palestinianos diz prever ataques contra indivíduos após relatos apontando para alegado envolvimento com as partes do confronto; mais de 4,5 mil pessoas fugiram para a Jordânia.

O representante da Agência da ONU para Refugiados Palestinianos, Unrwa, manifestou preocupação com a possibilidade de retaliação aos refugiados palestinianos devido ao conflito sírio.

Falando, esta segunda-feira, em Nova Iorque, Filippo Grandi disse que a percepção de que estes possam estar envolvidos com as partes do confronto pode colocar toda a população refugiada de palestinianos no país em risco.

Ataques

Grandi condenou a morte de uma criança no exterior de uma escola num acampamento de refugiados palestinianos em Yarmouk, na

CURIOSIDADE

Page 5: Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

SEGURANÇA 5

Conselho de Segurança deplora detenção de capacetes azuis nos Montes Golã

Grupo de soldados foi interpelado por homens armados num posto de observação; órgão exige liberação imediata e incondicional dos elementos das forças de paz.

O Conselho de Segurança condenou vigorosamente a detenção de 21 elementos das tropas de manutenção da paz das Nações Unidas nos Montes Golã.

Em comunicado, o órgão refere que os capacetes azuis foram presos, esta quarta-feira, por indivíduos armados da oposição síria dentro da área limite. Uma equipe da Nações Unidas foi enviada para avaliar a situação e tentar buscar uma solução.

Abastecimento

Momentos antes, o porta-voz de Secretário-Geral disse a jornalistas que cerca de 30 homens armados tinham parado e detido as forças de paz quando se encontravam numa missão de abastecimento de rotina.

Segundo referiu, o grupo foi interpelado num posto de observação que sofreu danos e foi evacuado na sequência de combates pesados ocorridos nas proximidades, no último fim de semana.

Retirada

A Força da ONU nos Montes Golã, Undof, foi mandatada para monitorizar o acordo de retirada assinado entre a Síria e Israel em 1974, após a guerra do ano anterior.

Os paíes-membros do Conselho de Segurança exigiram a liberação imediata e incondicional de todos os militares das tropas de paz.

Força Militar

Um pedido foi avançado pelo órgão "a todas as partes envolvidas no conflito na Síria para que cooperem com a Undof em boa-fé para permitir que a força militar possa operar livremente para garantir a segurança de seu pessoal.

Todos os membros do Conselho de Segurança reafirmaram apoio incondicional à Undof. Em dezembro, o órgão estendeu o mandato da força até 30 de Junho.

*Apresentação: Eleutério Guevane

Conselho de Segurança impõe sanções financeiras à Coréia do Norte

Resolução foi adotada, por unanimidade, nesta quinta-feira; medida é resposta ao teste nuclear feito pelo país em 12 de fevereiro.O Conselho de Segurança da ONU adotou, por unanimidade, uma resolução contra a Coreia do Norte.A medida, aprovada nesta quinta-feira, reforça e amplia o regime de sanções já existentes. A decisão do Conselho é em resposta ao teste nuclear conduzido pelo país em 12 de fevereiro.BloqueiosPara a Missão dos Estados Unidos na ONU, a resolução mostra que a comunidade internacional está unida contra os programas nucleares norte-coreanos.Em Nova York, embaixadora americana nas Nações Unidas, Susan Rice, explicou que a resolução 2094 "impõe duras sanções econômicas", prevendo o congelamento de serviços financeiros que possam contribuir com as atividades nucleares do país.Segundo Rice, a partir de agora, "quando a Coreia do Norte tentar movimentar dinheiro para pagar seus programas nucleares e balísticos, os países devem bloquear essas transações", incluindo o que ela chamou de "malas cheias de dinheiro vivo."InspeçãoO objetivo do Conselho de Segurança é impedir que a Coreia do Norte tenha meios financeiros de desenvolver mais programas nucleares. Além de condenar o enriquecimento de urânio, o órgão pede que o país abandone todas as armas de destruição em massa.Os países-membros da ONU também têm maior autoridade para inspecionar cargas suspeitas e negar acesso a navios ou aeronaves que possam carregar itens proibidos.A resolução também especifica que artigos de luxo proibidos estão banidos de serem enviados à Coreia do Norte, incluindo alguns tipos de joias e pedras preciosas, iates, carros de luxo e de corrida.Ban Ki-moonA adoção do documento foi elogiada pelo Secretário-Geral da ONU. Em nota, Ban Ki-moon afirmou que o Conselho de Segurança enviou à Coreia do Norte a "mensagem clara de que a comunidade internacional não irá tolerar sua busca por armas nucleares e atos relacionados".

Page 6: Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

TECNOLOGIA 6

Moçambique com novo equipamento para diagnosticar HIV, tuberculose e malária

Unitaid diz que método é "rápido e exato"; iniciativa defende métodos modernos para identificar tuberculose multirresistente em zonas rurais.

Moçambique foi palco do lançamento de novas tecnologias para diagnosticar o HIV, a tuberculose e a malária. A Unitaid, uma iniciativa que promove o tratamento das três enfermidades, defende que o método é "rápido e exato".

Durante a visita ao país, o presidente da Unitaid, Philippe Douste-Blazy, disse que um aparelho desenvolvido como parte do projeto deve fazer o

diagnóstico precoce do vírus que causa a Sida.

Inovação

Falando aos jornalistas, em Maputo, o ministro moçambicano da Saúde, Alexandre Manguele, destacou a iniciativa de uso de novas tecnologias para a melhoria dos cuidados de saúde de pacientes em zonas rurais do país.

"A mais importante é a

inovação do que fazer na busca de meios financeiros para a busca de serviços de saúde. Ele trouxe-nos essa novidade. Nós não vimos ainda estes aparelhos. É uma manifestação de intenção que nós acolhemos".

Descentralização

A Unitar refere que a outra vertente do projeto será a introdução, de forma descentralizada, do diagnóstico de pessoas com tuberculose.

A implementação será levada a cabo pela Organização Mundial da Saúde, o Fundo da ONU para a Infância, a Ong Médicos Sem Fronteiras e a Fundação Clinton.

Métodos Modernos

Durante a visita do responsável da iniciativa ao país, foi igualmente anunciada a entrega do equipamento a mais de 100 áreas moçambicanas. O material deve permitir desenvolver métodos modernos de diagnóstico de tuberculose resistente a vários

medicamentos.

Desde 2010, a Iniciativa Global de Saúde da ONU já investiu US$40 milhões em Moçambique, permitindo que mais de 25 mil pessoas tivessem acesso ao tratamento de alta qualidade adaptado para o HIV.

Banda larga é 'o elo perdido' no acesso global à educação

Relatório fala sobre a importância do sistema de tecnologias de alta velocidade para beneficiar alunos e professores; documento foi apresentado na Conferência Mundial sobre Informação da Sociedade da Unesco.

O novo relatório da comissão de banda-larga para o desenvolvimento digital concluiu que o sistema é "o elo perdido" no acesso global à educação.

O documento foi apresentado, esta segunda-feira, na Conferência Mundial sobre Informação da Sociedade + 10, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, em Paris.

Progresso

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, afirmou que muitos progressos foram conquistados para alcançar as metas de educação até 2015. Mas, segundo ela, muitos países ainda não estão acompanhando.

Bokova disse que todos devem aproveitar o uso da banda larga para ampliar o acesso a uma educação de qualidade.

A chefe da Unesco disse ainda que o sistema vai servir também para "empoderar os cidadãos com conhecimentos, habilidades e valores que eles necessitam para ter sucesso na era digital."

Ponte

Segundo a comissão, a conexão da internet por banda larga tem o potencial de fazer a ponte entre a divisão educacional.

Os especialistas disseram que o sistema transforma o aprendizado e melhora as habilidades para a economia globalizada. Além disso, fortalece professores e alunos no uso da tecnologia, apoia a produção de conteúdo nos idiomas locais e promove fontes educacionais.

Objetivo

Coordenada pela Unesco, a Conferência tem como objetivo enfatizar a importância da banda larga como meio para acelerar o progresso em vista das Metas de Desenvolvimento do Milênio de uma educação primária universal e de uma educação para todos.

A três anos de atingir o prazo dessas Metas do Milênio, 132 milhões de crianças continuam sem frequentar escolas primárias e secundárias.

Outros dados do relatório mostram que são necessários quase 2 milhões de professores somente para o ensino primário. Aproximadamente 793 milhões de adultos, 64% mulheres, não têm estudo. Os piores índices estão na África Subsaariana e nas regiões sul e oeste da Ásia.

Internet

A União Internacional das Telecomunicações, UIT, calcula que 2,5 bilhões de pessoas usem a internet no mundo, 25% delas estão nos países em desenvolvimento.

Segundo a UIT, nas nações menos desenvolvidas, o índice de internautas é de apenas 6%.

Page 7: Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

EDUCAÇÃOONU: eleições no Quênia transcorreram

sem violações de direitos humanosAfirmação partiu da comissão enviada ao país para observar o pleito, realizado em 4 de março; segundo autoridades eleitorais, votação

foi ganha pelo ex-vice-premiê, Uhuru Kenyatta por 50,7%

7

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos informou que as eleições presidenciais no Quênia ocorreram sem registros de violações dos direitos humanos.

A informação foi dada durante uma entrevista a jornalistas, pelo porta-voz do escritório da alta comissária, Rupert Colville.

Votos Válidos

Segundo Colville, a missão enviada pela alta comissária Navi Pillay visitou vários centros de votação em diferentes partes do Quênia. As eleições foram realizadas em 4 de março. A equipe de observadores de direitos humanos retornou a Genebra, nesta quarta-feira.

A comissão também teve contato com outros observadores internacionais e locais. Os favoritos do pleito eram o atual primeiro-ministro, Raila Odinga, e o vice-premiê, Uhuru Kenyatta.

De acordo com autoridades eleitorais do Quênia, Kenyatta venceu as eleições com 50,7% dos votos válidos.

Violência Política

Ele é acusado pelo Tribunal Penal Internacional de crimes de guerra, mas nega as acusações, que são relacionadas à violência política ocorrida durante as últimas eleições presidenciais em 2007.

Segundo a comissão de observadores das Nações Unidas, as eleições quenianas, do início deste mês, foram pacíficas e

sem ocorrências de violações sistemáticas dos direitos humanos.

Desastres naturais geraram prejuízo de US$ 138 bilhões no ano passado Mais de 9,3 mil pessoas morreram e outras 106 milhões foram afetadas; maior parte da perda financeira

foi nas Américas, por conta do furacão Sandy e das secas.

Desastres naturais mataram, no ano passado, mais de 9,3 mil pessoas e geraram perdas econômicas de US$ 138 bilhões ou mais de R$ 271 bilhões em todo o mundo.

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Escritório da ONU para a Redução de Riscos de Desastres. Ao todo, foram 106 milhões afetados com enchentes, furacões e secas.

Terremotos e Tufão

Foram 310 desastres extremos registrados em 2012. Pela primeira vez na história, os prejuízos ultrapassaram os US$ 100 bilhões por três anos

consecutivos. A afirmação foi feita, em Genebra, pela diretora do escritório, Elizabeth Longworth.

Segundo a chefe do Escritório para a Redução de Riscos de Desastres, preocupa o impacto do total das perdas financeiras. China, Estados Unidos e Itália, que enfrentou dois terremotos, foram os países que mais tiveram prejuízos econômicos.

Longworth destacou que não houve mega-desastres em termos de impacto humano. O tufão Bopha, nas Filipinas, foi o que fez mais mortos: 1,9 mil perderam a vida.

Furacão Sandy

Já 63% das perdas em dinheiro ocorreram nas Américas, por conta das secas nos Estados Unidos e do furacão Sandy, que afetou o país e também o Caribe. A Europa enfrentou grandes ondas de frio, que mataram mil pessoas.

No continente africano, secas e cheias atingiram de forma severa vários países. Somente na Nigéria, foram 300 mortes. Segundo as Nações Unidas, mais de 42% dos desastres ocorreram na Ásia, que foi o continente mais afetado pelos desastres no ano passado.

Page 8: Jornal CSF em Portugues 25/03/2013

Missões

Igrejas evangélicas competem com a católica em Angola8

As igrejas evangélicas são cada vez mais influentes em Angola, onde oferecem consolo e prometem prosperidade aos desfavorecidos em um país em desenvolvimento, mas onde a riqueza do petróleo beneficia apenas uma minoria.Um culto de Ano Novo em um estádio de Luanda terminou em tragédia, quando uma correria deixou 16 mortos entre os fiéis. O governo angolano suspendeu as atividades da Igreja Universal do Reino de Deus .As igrejas evangélicas são cada vez mais influentes em Angola, onde oferecem consolo e prometem prosperidade aos desfavorecidos em um país em desenvolvimento, mas onde a riqueza do petróleo beneficia apenas uma minoria.Um culto de Ano Novo em um estádio de Luanda terminou em tragédia, quando uma correria deixou 16 mortos entre os fiéis. O governo angolano suspendeu as atividades da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

“Nossos detratores são pessoas contrárias à religião em geral, que têm preconceitos sobre a igreja. Nós pedimos que respeitem a liberdade de culto inscrita na Constituição angolana”, afirmou João Antônio Bartolomeu, um dos dirigentes da IURD.

O movimento, procedente do Brasil, reivindica 400.000 fiéis em Angola e reuniu quase 150 mil em um estádio de Luanda com capacidade para 80.000 durante um culto no dia 31 de dezembro. O grande número de pessoas provocou uma avalanche humana e deixou o país em estado de choque.O governo, que apontou graves negligências na organização do evento, suspendeu a Igreja Universal por 60 dias, ao lado de outras seis igrejas pentecostais.Apesar da maioria dos 20 milhões de angolanos se declararem católicos – uma herança da colonização -, as igrejas evangélicas atraem centenas de milhares de fiéis e constroem catedrais gigantescas. A mesma evolução já foi registrada na América Latina.

“As igrejas recentes, como as pentecostais, são as que têm mais êxito porque associam o desenvolvimento espiritual e a prosperidade pessoal”, explica José Evaristo Abias, pastor e professor do Instituto Teológico Superior de Lubango, região sul de Angola.Em sua pregação, os pastores afirmam aos fiéis que a riqueza é um dom de Deus, que acontece quando os crentes trabalham em seu desenvolvimento pessoal, espiritual e social.Este discurso entusiasma uma população angolana pouco educada – a maioria vive com menos de dois dólares por dia -, apesar da forte taxa de crescimento dos últimos 10 anos.Outro movimento evangélico, a Igreja Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, alega ter 800.000 fiéis em Angola, seu país de origem. Em agosto do ano passado inaugurou uma gigantesca catedral, símbolo de seu sucesso, que pode receber 20.000 pessoas em um bairro popular de Luanda.“Nós oferecemos vários cultos por semana, cursos, e realizamos ações sociais nos bairros destinados aos jovens, crianças e mulheres”, afirma o pastor Antonio Domigos Cabral, um dos líderes da igreja.Algumas igrejas têm entre seus membros personalidades políticas de destaque.Estes movimentos evangélicos surgidos do protestantismo ganham espaço ante uma Igreja católica envelhecida, que parece afastada das preocupações da população e que tem dificuldades para conservar a antiga influência sobre o poder político.“Estas igrejas atraem porque prometem muito. Mas também criam muitos decepcionados e, quando as promessas não se cumprem, as pessoas voltam a nossas igrejas”, comenta o padre católico Queiros Figueira, da diocese de Viana, um bairro ao sudeste de Luanda.

África – MoçambiqueOração urgente.

Queridos Irmãos louvamos e adoramos a Deus todo poderoso por aquilo que tem feito nas nossas vidas, e agradece-lo por vocês que tem orado por nós e que tem no lembrado em ofertas.

Acima de tudo irmãos queremos pedir que continuem orando por nós em especialmente pela minha esposa Júlia Naene que tem tido problemas graves de saúde, ela esteve doente e fomos ao médico, após vários exames os médicos disseram que ela estava gravida, passando alguns dias começou a sofrer sangramento coremos de novo ao médico fizeram de novo exames disseram que não sofreu abordo era simplesmente uma ameaça.Orem por nósAbraços a todos IrmãosPaulo Naene – Africa - Moçambique