Jornal da ASMENNF

8
1ª Olimpíada da Integração é sucesso Na comemoração dos 20 anos da Asmennf o sócio recebe o presente Conquistas de novas parcerias visa beneficiar associados Setor jurídico é destaques na ASMENF Deu início em março, as diversas modalidades espor- tivas farão partes durante quatro meses da programa- ção da Asmennf. Aberta asso- ciados e a comunidade. Ano IV Número 01 Abril de 2013 Distribuição Gratuita e Dirigida Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense Venha fazer parte de nossa família... Esporte em ação Pág. 05 O presidente Dr. Gilson de Souza Gomes pretende investir na integra- ção das forças de segurança da Região. Programa “ASMENF em Ação” entrega prêmios à ouvientes O Programa “ASMENF em Ação” é um dos destaques em audiência na Rádio Continen- tal AM, sempre de segunda a sexta das 12h30min às 14h. A programa conta com en- trevistas levando informação os ouvintes podem partici- par e concorrer a sorteios de muitos prêmios Equipe “Asmennf em Ação” entrega prêmio no dia Internacional da Mulher Ouvintes podem participar através do telefone Pág. 07 Pág. 04 Pág. 07 Pág. 02

description

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Exército.

Transcript of Jornal da ASMENNF

1ª Olimpíada da Integração é sucesso

Na comemoração dos 20 anos da Asmennf o sócio recebe o presente

Conquistas de novas parcerias visa beneficiarassociados

Setor jurídico é destaques na ASMENF

Deu início em março, as diversas modalidades espor-tivas farão partes durante quatro meses da programa-ção da Asmennf. Aberta asso-ciados e a comunidade.

Ano IV Número 01 Abril de 2013 Distribuição Gratuita e DirigidaAssociação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

Venha fazer parte de nossa família...

Esporte em ação

Pág. 05

O presidente Dr. Gilson de Souza

Gomes pretende investir na integra-

ção das forças de segurança

da Região.

Programa “ASMENF em Ação”entrega prêmios à ouvientes

O Programa “ASMENF em Ação” é um dos destaques em audiência na Rádio Continen-tal AM, sempre de segunda a sexta das 12h30min às 14h.

A programa conta com en-

trevistas levando informação os ouvintes podem partici-par e concorrer a sorteios de muitos prêmios

Equipe “Asmennf em Ação” entrega prêmio no dia Internacional da Mulher

Ouvintes podem participar através do telefone

Pág. 07

Pág. 04

Pág. 07

Pág. 02

02Abril de 2013

“Fazemos parte de instituições que devem agir sempre passando bons exemplos à sociedade” - Victor Souza - Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes

Gilson Gomes

Palavra do

PRESIDENTE

Direitos conquistados

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

Rua Benedito Queiroz, 239 - Alphaville Campos dos Goytacazes/RJ - Tel: 22 2738.0326

JORNALISTASandra [email protected]

FOTOSSandra Santos, Maurício Matias / Asmennf

DIAGRAMAÇÃOEnockes [email protected]

CIRCULAÇÃONorte e Noroeste Fluminense e Lagos

PRESIDENTEDr. Gilson de Souza Gomes

DIRETORCarlos Eduardo Azevedo

TIRAGEM5.000 mil

PERIODICIDADEMensal

Direitos garantidos pelo setor Jurídico aos policiais associados

Realizações com muito trabalho e determinação

DEFESA

Os associados da Asmennf contam com vários bene-fícios dentre eles descon-

tos especiais nos planos de saúde e com o departamento jurídico.

A equipe é formada por qua-tro profissionais, o doutor José Carlos Carvalho e Onofre Paulo da Silva Filho vem se destacando em processos vitoriosos na Jus-tiça, sempre em defesa aos poli-ciais militares.

O setor Jurídico está à dispo-sição dos associados para escla-recimentos às suas dúvidas que possam surgir sobre todos os seus direitos e deveres. A defesa aos associados independe a quem for o denunciado.

De acordo com o advogado José Carlos, diariamente os mi-litares estão sujeitos a situações extremas durante seu dever de prestar segurança à sociedade.

Aos policiais, se você agiu dentro da lei usando meios ne-cessários e foi injustamente de-nunciado procure o setor jurídico da Asmennf.

De imediato uma ação crimi-nal contra o caluniador e também uma Ação Civil por danos morais.

“Dessa forma o policial terá o seu direito preservado confor-me a Constituição Federal. Os policiais cumprem seus deveres e devem cobrar também seus direitos, não deixando ninguém fazer juízo de valores sobre eles”, declarou o presidente da As-mennf, Dr. Gilson Gomes.

O departamento jurídico tem o comprometimento em repre-sentar os legítimos interesses dos associados e vem desempe-

Quando assumi a pre-sidência da Asmennf sabia que estava dian-

te de mais um desafio na mi-nha vida. Sabia ainda que eram muitos, mas que tinha comigo a confiança e a credibilidade dos associados que me escolheram para estar à frente da associa-ção.

Com muita dedicação e de-terminação, hoje podemos afir-mar que os servidores militares do Norte e Noroeste Fluminen-se contam com uma associação que a cada dia eleva a sua es-trutura física e assistencial aos associados.

Logo no primeiro ano as mudanças foram iniciadas com obras de ampliação no prédio, no campo de futebol que ga-nhou novo gramado e tela de proteção, dentre outras. Nessa ocasião, novos associados co-meçaram a surgir.

Em seguida, a idéia era a construção do parque aquáti-co. Inicialmente pensei no lazer não somente dos associados, mas como também dos seus familiares. Enquanto os pais jogam bola, filhos e esposas poderiam aproveitar das pisci-nas pacredibilidadera adultos e outra subdivida para crianças. A construção da lanchonete foi simultânea.

As atividades sociais tam-bém passaram a fazer parte desse desenvolvimento. Pro-

nhando um excelente trabalho, cujo princípio básico é o acordo que objetiva manter a ordem so-cial através da preservação dos direitos em sua forma legal.

jetos direcionados às crianças e adolescentes levaram a asso-ciação moradores do bairro Al-fhaville como os adjacentes, que participam das aulas de futebol, de dança, de pintura em tela, de natação, dentre outros.

Percebi que aquele espaço poderia ser também aberto à população, sendo assim indica-do por algum associado o mo-rador também estava apto a ser inserido ao nosso quadro de as-sociados. E a cada dia vejo que todos que entram na sede ficam satisfeitos com o que encontram. Isso me faz cada vez mais uma pessoa empreendedora, voltada à Asmenf para os associados.

Pensando nisso, novas obras estão em andamento, como o es-paço para crianças com brinque-dos de última geração encon-trado geralmente em grandes shoppings e clubes. Na Asmennf os filhos dos associados podem desfrutar dessas maravilhas.

Muito mais vem por aí. Tudo porque a Asmennf é a nossa se-gunda casa.

Rescentemente o setor juridico teve mais uma vitó-ria, onde o autor da Ação era um policial Militar que se sentiu caluniado durante o exercício da função.

Tendo o judiciário julgado o mérito da Ação determi-nando que o autor da calúnia indenizasse o militar.

“Com esse resultado acredito que os policiais to-mem sempre essa atitude de procurar por Justiça. Dessa forma que seja respeitado o direito do policial que além de ser um profissional serio tem que ser respeitado”. alertou o presidente Gilson.

Defesa preservará o direito do policial conforme a Constituição Federal

“Dessa forma o policial terá o seu direito preservado conforme a Cons-tituição Federal. Os policiais cum-prem seus deveres e devem cobrar também seus di-reitos...”

“...novas obras es-tão em andamen-to, como o espaço para crianças com brinquedos de úl-tima geração.”

IMPRESSÃOTribuna de Petrópolis.RJ

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

“O esporte é uma melhores formas para a in-tegração entre profissionais de diferentes insti-tuições” - Espírito Santo subcomandante da

Guarda Civil de São Francisco do Itabapoana.

03Abril de 2013

Nova aquisição beneficiará sóciosMOBILIDADE

Hoje os associados e fa-mília podem afirmar que contam com um

clube social. O desenvolvimento da associação não para. Depois de ampliar o espaço de lazer, e construir a quadra de vôlei de praia a última aquisição foi do veículo Fiesta.

De acordo com o presidente

Gilson Gomes, o objetivo da compra do carro foi para atender ao setor administrativo e principalmente aos militares em depoimentos e consul-tas médicas fora do domicílio.

Por esses e muitos outros bene-fícios é que a cada dia a Asmennf vem atraindo mais associados, tan-to da esfera militar como da segu-rança municipal e a sociedade de

um modo geral.Diariamente à procura tem

sido expressiva. Os sócios na maio-ria das vezes buscam o beneficio do desconto no plano de saúde para quem é associado da Asmennf. Li-gado a isso, a família é quem sai favorecida. Pensando na saúde, no lazer e na integração é que a As-mennf se torna a segunda casa.

Assédio moral é crime e deve ser denunciado

DENUNCIE

Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-

se dizer que ele é tão antigo quan-to o trabalho. A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitu-de e banalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não ineren-te ao trabalho.

O assunto vem sendo discutido amplamente pela sociedade, em particular no movimento sindical e no âmbito do legislativo. Atual-mente existem mais de 80 proje-tos de lei em diferentes municípios do país. Vários projetos já foram aprovados. No âmbito estadual, o Rio de Janeiro, que, desde maio de 2002, condena esta prática. Na esfera federal, há propostas de al-teração do Código Penal e outros projetos de lei.

O assedio moral no trabalho é a humilhação, que na maioria das vezes praticada por pessoas com funções superiores. É a exposição

dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constran-gedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierár-quicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas ne-gativas, relações desumanas e aé-ticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho.

Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de traba-lho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, cons-tituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicu-larizada, inferiorizada.O agressor pode ser denunciado, pois esta,mos tratando de um crime.

Decisão: STJ isenta o IR a aposentado portador de câncer

BENEFÍCIO

O superior Tribunal de Ju-siça (STJ) decidiu isentar dopagamento de Imposto

de Renda (IR) o contribuinte apo-sentado que sofre de câncer, sem a necessidade de demonstrar a exis-tência de sintomas recentes. Tam-bém não é necessária a indicação de data de validade do laudo pericial ou comprovação de possível recaída da doença, uma vez que o entendimen-to do STJ é no sentido de diminuir o sacrifício do inativo, aliviando os encargos financeiros relativos ao acompanhamento médico e remé-dios. Com essa decisão, a Segunda Turma, com base em voto da mi-nistra Eliana Calmon, conheceu em parte, mas negou provimento ao recurso especial do Distrito Federal contra R.A.G., militar da reserva.

O Distrito Federal recorreu ao STJ contra decisão do Tribunal de Justiça (TJDFT), que determinara que o militar da reserva diagnosti-cado com câncer é isento de IR sobre

seus proventos, ainda que a doença tenha sido detectada após a transfe-rência do servidor para a inativida-de. Segundo a Procuradoria do DF, esse entendimento teria sido omisso porque o beneficiado teria demons-trado que a doença foi erradicada após cirurgia para extração do tu-mor. Além disso, “a possibilidade de recaída da doença não é motivo que autorize o enquadramento do autor/recorrido na norma isentiva”.

A Procuradoria também argu-mentou que a decisão do TJDFT te-ria se omitido sobre vícios no laudo apresentado pelo autor, porque o documento não atendia aos requisi-

tos legais exigidos pelo artigo 30 da Lei n. 9.250/95 para a obtenção do benefício fiscal da isenção, na me-dida em que deixou de apresentar o respectivo prazo de validade para o caso de doenças passíveis de con-trole, como o câncer. Defendeu ain-da que não seria possível o reconhe-cimento da isenção de IR sobre os valores recebidos a título de reserva remunerada, quando a legislação em vigor trata apenas dos proventos de aposentadoria e reforma.

Quanto à possibilidade de o mi-litar da reserva ser enquadrado na norma da isenção de IR, os proven-tos de aposentadoria, reforma ou pensão, percebidos por portador de moléstia grave, também são isentos do Imposto de Renda. Os proventos recebidos por militar transferido para a reserva remunerada são da mesma forma isentos porquanto presente a mesma natureza dos rendimentos, ou seja, decorrentes da inatividade”.

“...os proventos re-cebidos por militar transferido para a reserva remunera-da são da mesma forma isentos”.

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

04Abril de 2013

No aniversário da Asmennf o presente será para o associado

A Asmennf completa 20 anos de existência no próximo dia 21. Fun-

dada em 1993, a Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte Noroeste Fluminense tem total dedicação aos seus associados por parte de sua di-retoria.

A Asmennf tem respondido as necessidades de policiais que enfrentam uma grande varieda-de de desafios e os associados reconhecem os esforços, dedica-ção e seriedade do trabalho.

A comemoração vai ser em grande estilo lembrando as duas décadas de fundação. A festa que acontecerá no próximo dia 21 de abril com confraterniza-

ção entre os associados, tam-bém será voltada à toda família.

No aniversário da Asmennf quem ganha é você. Dentre muitas programações, os con-vidados terão vasta recreação todo o dia, a partir das 10h , com torneios de fetebol, futvolei, na-tação, brincadeiras, sorteios de brindes , música, total diversão pata todos os associados.

É uma data que jamais pode ser esquecida. Asmennf foi um sonho que hoje se tornou rea-lizada. Ainda tão jovem ela já mostra que veio para ficar e ga-rantir momentos agradáveis aos seus associados. por isso essa festa será para todos”, garntiu o presidente Dr. Gilson Gomes.

COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS

Aberto aos associados e convidados, a programação contará com gincanas, soreteios, brincadeiras

A Asmennf conta agora com a equipe de produção de eventos para facilitar o agendamento de sua festa.

Nos espaços de even-tos, dentre eles o da crian-ça que conta com brinque-dos variados para a alegria da criançada.

Entre em contato co-nosco e saiba o que po-demos oferecer para suan festa. informações: (22) 9606-0731 e 2738-0326.

Faça sua festa nos espaços da Asmennf

Espaço da criança que será inaugurado terá também brinquedos eletrônicos

Salões de festas integrados aos benefícios oferecidos pela associação

Sede da Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense em Campos dos Goytacazes

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

05Abril de 2013

Iª Olimpíada da Integração A Associação dos Servido-

res Militares Estaduais do Norte e Noroeste Flu-

minense (ASMENNF) está reali-zando em sua sede, em Campos dos Goytacazes a Iª Olimpiada da Integração que reúne militares e guardas civis de Toda região norte e noroeste Fluminense. A cerimô-nia de abertura aconteceu na noite da última segunda-feira, e início da disputa no futebol. Nos primei-ros dois jogos o placar foi favorável com a vitória de 3x0 para a equipe da Policlinica da PM sobre a da 56º BI (Exército) e empate de 2x2 para os times do 8º BPM-II e a equipe da Asmennf.

Nos próximos quatro meses, policiais militares, guardas civis municipais de São João da bar-ra, São Francisco de Itabapoana e Campos, além de equipes de amigos da associação estarão se confrontando amigavelmente em diversas modalidades no campo de futebol de grama e na quadra po-liesportiva da Asmennf.

Os jogos acontecem todas as segundas e terças-feiras das 19h às 21h30. Durante quatro me-ses o público poderá acompa-nhar jogos de futebol, futvôlei, basquete, vôlei de praia e de quadra, tênis de mesa e atle-tismo.

O evento tem como ob-jetivo, segundo o presidente da As-mennf Dr. Gilson de Souza Gomes promover a integração entre às instituições na área de segurança pública de forma em que a família possa estar presente.

“Quando assumi a presidência da Asmennf falei que seria a nos-sa segunda casa. Todas as obras já entregues na sede foram dire-cionadas aos associados e seus familiares. Enquanto o pai pratica seu futebol ou qualquer outra ati-vidade, esposa e filhos aproveitem de outros espaços de lazer, den-tre eles as piscinas, a academia, a sala de jogos e de brinquedos. Esta primeira olimpíada será uma das muitas que acontecerão daqui para frente”, destacou o presidente.

Dr. Gilson ressaltou ainda que toda população está convidada a

ESPORTE

acompanhar os jogos e levar suas torcidas à sede da Associação. “As portas da associação estão abertas e todos serão muito bem recebidos e poderão conhecer e desfrutar de uma área ampla de lazer”, definiu

“Quando assumi a presidência da Asmennf falei que seria a nossa se-gunda casa.

O objetivo da Asmennf é unir cada vez mais através do esporte, as intituições ligadas a área de segurança pública de toda a região

“Asmennf sob a presidência de Gilson Gomes atende de forma plena aos anseios da classe com lazer tão necessário para dura tarefa que exerce os militares” Josemarcus de Carvalho, advo-gado epresidente da comissão esporte da OAB-Campos/RJ. -

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

06 Abril de 2013

Aulas de futebol e natação para crianças e adolescentes

ASMENNF

O futebol é a paixão nacio-nal e praticado por mais de 30 milhões de brasi-

leiros, segundo o Atlas do Esporte no Brasil, estudo mais completo até hoje, feito em 2003. Os 30 413 206 praticantes nacionais incluem profissionais e atletas de fim de semana.

O esporte faz bonito também fora do Brasil, mas não há nenhu-ma pesquisa sobre o esporte mais popular do planeta - nem o Comitê Olímpico Internacional faz esse le-vantamento.

Prova disso é que não é difícil caminhar muitas quadras e encon-trar grupos de pessoas de diferen-tes classes sociais e idades baten-do uma bolinha. Muitos se tornam verdadeiros gênios da bola, outros, apenas praticantes do esportes.

Pernas de pau? não mais. Na Asmennf crianças e adolescen-tes podem ter a oportunidade de aprender técnicas de jogadas para

Projeto visa proporcionar técnicas de futebol e elevar a estima dos alunos

em uma simples “pelada” não fa-zer feio.

As aulas de futebol acontecem com acompanhamento do profes-sor, o pastor Magno, diariamente

COM ARTE

Arte em tela está entre

os cursos na Asmennf

Quer aprender a pintar em tela? agora você vai! A Asmennf está propor-

cionando aos seus associados e a comunidade a oportunidade de ex-pressar o que há de mais artistico na pintura em tela.

Seja com tintas a óleo ou acrí-licas o seu talento poderá ser visto pelos familiares, amigos e quem sabe com muita fordedicação futu-ros compardores. Pois é assim que a artista pastica Maria da Penha Silva quer que se sinta seus alunos.

“Para falar a verdade comecei a pintar em tela por conta pró-pria sem frequentar cursos ou ter acompanhamentos de professores. Quando percebi que aquilo era o que eu gostava de fazer percebi que precisa de aperfeiçoamente junto com profissinais e daí fiz vá-rios cursos”, contou a professora.

Maria da Penha resslatou que a sua principal meta é fazer com que as pessoas usem a arte como terapia ocupacional.

“Independente da idade todos são capazes de demonstrar sua arte. Quem nunca fez no início não acredita que ser capaz, mas ao perceber que das suas mãos e na ponta do pincel saiu gravuras maravilhosas você não para mais”, garantiu Penha.

Crianças a partir dos 10 anos e adultos, e principalmente idosos podem procurar pela professora Penha na sede da Asmennf, todas as terças-feiras das 9 às 12 e das 14 às 17h. O valor da inscrição é R$ 40, valor também cobrado na mensalidade.

Uma das alunas do curso gar-nate que, em principio jamais ima-ginava ter o dom para coisa.

“Me inscrevi para sair da ro-tina do lar. estou desempregada e fico o dia inteiro assitindo tele-visão. Como já conheço o traba-lho da Penha decidi participar do curso na Asmennf, por ser a sede bem próximo a minha residência. A cada dia me interesso mais pela pintura. Já fiz vários quadros e os exponho na minha casa e sempre presenteio aos meus amigos”, con-tou a dona de casa Aline oliveira.

Aline destaca que de tantos elogios que vem recebendo pensa em repassar o que vem aprenden-do aos amigos. “Tudo pela Arte”.

“Independente da idade todos são capazes de de-monstrar sua arte.

Natação para crianças e adultos está entre os cursos

pela manhã e a tarde. Interessa-do? Basta procurar a sede da asso-ciação munidos de documentação. Faça do seu filho um verdadeiro atleta.

Os associados da Asmennf também contam com aula de natação para crianças e adultos.

A prática do esporte vem atraindo muitos interessados que, por problemas respira-tórios ou simplesmente pelo prazer de aprender a nadar enchem as piscinas do Parque Aquático.

Para o progessor de na-tação André a cada dia mais pessoas participamm de suas aulas. “É muito gratificante poder contreibuir com a saúde dos meus alunos”, ressaltou André adinatando que as au-las são abertas a socios e não socios.

“Trabalhar com a equipe Asmennf é mostrar profissionalismo e respeito um ao outro...” Sandra Santos - Assessora

de Imprensa da Asmennf

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

Continental o Programa ASMENNF em Ação. De 12h30mim às 14h. Apresentação de Gilson Gomes, Gerson Caldas e Edu-ardo Azevedo e Sandra Santos. Confira!

07Abril de 2013

Equipe de apresentadores do Programa ASMENNF em Ação: Eduardo Azevedo, Gilson Gomes e Gerson Caldas

Programa ASMENNF em Ação é umdos lideres de audiência na Continental

Parceria com o Ases beneficia sócios

NOTÍCIASQUALIFICAÇÃO

A Asmennf se ramificou. Agora diariamente na Rá-dio Continental das 12h30

às 14h de segunda a sexta, os ouvin-tes podem acompanhar o Programa Asmennf em Ação. A apresentação fica por conta da equipe integrada por Gilson Gomes, Gerson Caldas, Sérgio Luiz, Eduardo Azevedo, Le-onardo Gomes e Sandra Santos. Notícias de primeira mão sobre segurança pública, saúde, educa-ção, dentre outros além de sorteios semanais são levadas aos ouvintes de maneira mais verdadeira. Deba-tes, entrevistas e informação com a participação da população.

Para o presidente da Asmennf e ícone do Asmennf em Ação, Gilson Gomes, a idéia do programa foi le-var à população todas as informações do dia mostrando o excelente tra-balho prestado pelos nossos guer-reiros políciais militares. “Agora temos voz”, definiu Gilson Gomes.

O plano de saúde ASES em parceria com a AS-MENNF, vem oferecer

aos Servidores da segurança pú-blica (policiais militares e civis, bombeiros militares e guardas municipais) a oportunidade de adquirir um plano completo e sem carência, onde os associados

e familiares irão desfrutar de mo-dernas instalações e alta tecnolo-gia para procedimentos e exames além de atendimento humaniza-do em todas suas unidades.

MAIORES INFORMAÇÕES: TEL.: (22) 9906.9826

FALAR COM ANA

Equipe do Programa ASMENF em Ação em momento da entrega do prêmio.

Sérgio Luiz integrante da equipeLeonardo Gomes

O CIETEC em parceria com a Asmennf

O CIETEC (Instituto Educa-cional Souza Machado), é mais um parceiro da as-

mennf garantindo descontos aos associados. Inicialmente nossa escola especializou-se em pre-paratório para concurso público, quando obtivemos um considerá-vel índice de aprovação, o que nos garantiu respaldo no mercado. Posteriormente, o EDUCAMPOS estabeleceu parceria para ingres-sar no ramo de cursos técnicos profissionalizantes, o que hoje se tornou o enfoque principal de nossa empresa.

Os convênios estabelecidos com escolas técnicas, devida-mente registradas pelo CEE-RJ (Conselho Estadual de Educa-ção) e credenciadas ao CREA-RJ

(Conselho Regional de Engenha-ria, Arquitetura e Agronomia), o EDUCAMPOS, oferece cursos técnicos nas áreas de: eletrotéc-nica, mecatrônica, eletrônica, automação industrial, teleco-municações e outros. Hoje, uma escola técnica independente, em cuja razão social é CIETEC – Centro Integrado Educacional e Técnico Campos.

O CIETEC está devidamen-te autorizado pelo CEE-RJ a mi-nistrar cursos técnicos nas áre-as industriais de eletrotécnica e automação industriais sendo os mesmos credenciados ao CREA-RJ, conforme documentação ane-xa. CIETEC ministra cursos de qualificação profissional em di-versas áreas

CONVÊNIO

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

08 Abril de 2013

Associação dos Servidores Militares Estaduais do Norte e Noroeste Fluminense

CERTIDÃO DE CASAMENTO / NASCIMENTO

Quem precisar tirar uma có-pia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar!Nele são resolvidos buro-cracias como,cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet. Para pagar é pre-ciso imprimir um boleto bancá-rio. Depois, o documento chega por Sedex.

AUXÍLIO A LISTA

Telefone 102... não!Agora é: 08002800102. No entanto a operadora não avisa que existe um serviço inteiramente gratui-to. Você sabia que na consulta ao número 102, pagamos R$ 1,20, pelo serviço.

DOCUMENTOS ROUBADOS O Registro de Ocorrência

(RO) feito na delegacia dá gratui-dade - Lei 3.051/98 – Você sa-bia? A Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gra-

tuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como: Habilita-ção (R$ 42,97); Identidade (R$ 32,65); Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11). Para conse-guir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser au-tenticada) do Boletim de Ocor-rência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP.

MULTA DE TRÂNSITO No caso de multa por infra-

ção, leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não pre-cisa pagar multa. É só ir ao DE-TRAN e pedir o formulário para converter a infração em adver-tência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da mul-ta. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. ART. 267 Poderá ser imposta a penali-

dade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou mé-dia, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o pron-tuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Fiquem atentos aos seus direitosCURIOSIDADES

A Asmennf hoje simboliza integração e não haveria melhor lugar para juntarmos as forças

de segurança com esporte e lazer.” Jackson Luis 2º Sargento da Polícia Militar