Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio...

7
Jornal da Ano VI - Número 46- Distribuição Gratuita - Maio/Junho de 2013 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL VARGEM GRANDE PAULISTA Vargem Grande Paulista tem manifestação pacífica e com várias reivindicações A última terça-feira (25) começou tensa em Var- gem Grande Paulista, fazendo o comércio fechar as portas mais cedo. Às 17 horas, centenas de jovens, professores e algumas famílias começa- ram a se reunir próximo ao Ginásio Municipal de Esportes, na altura do km 43 da Raposo Tavares, para dar início a uma manifestação popular que teve como principal bandeira a redução de tarifas do transporte público e o passe livre estudantil. O protesto seguiu de forma pacífica e organizada para a Prefeitura. Confira como foi a manifesta- ção e as principais reivindicações nas áreas de: transporte, saúde, educação, reforma política e administrtiva, habitação, segurança e comércio. Páginas 6 e 7 “ANO DA FAMÍLIA” deverá mobilizar a sociedade vargemgrandense A cidade de Vargem Gran- de Paulista está implemen- tando um projeto novo, desafiador e que promete mobilizar toda a socie- dade. Foi instituído pelo Governo Municipal, por meio da Lei nº710, o “Ano da Família” no período de maio/2013 a maio/2014. Saiba mais sobre o projeto na página 9. Programa Vizinhança Solidária pode reduzir a criminalidade Página 8 Página 5 Conferência das Cidades discute desenvolvimento urbano do município A passeata seguiu pela Av. Elias Alves da Costa e chegou a interditar a Rodovia Raposo Tavares

Transcript of Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio...

Page 1: Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio Munhoz 1º Tesoureiro: Marcos Paulo de Souza Dir. Relações Públicas,Culturais

Jornal daAno VI - Número 46- Distribuição Gratuita - Maio/Junho de 2013

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIALVARGEM GRANDE PAULISTA

Vargem Grande Paulista tem manifestação pacífica e com

várias reivindicações

A última terça-feira (25) começou tensa em Var-gem Grande Paulista, fazendo o comércio fechar as portas mais cedo. Às 17 horas, centenas de jovens, professores e algumas famílias começa-ram a se reunir próximo ao Ginásio Municipal de Esportes, na altura do km 43 da Raposo Tavares, para dar início a uma manifestação popular que teve como principal bandeira a redução de tarifas do transporte público e o passe livre estudantil. O protesto seguiu de forma pacífica e organizada para a Prefeitura. Confira como foi a manifesta-ção e as principais reivindicações nas áreas de: transporte, saúde, educação, reforma política e administrtiva, habitação, segurança e comércio. Páginas 6 e 7

“ANO DA FAMÍLIA” deverá mobilizar a sociedade vargemgrandense

A cidade de Vargem Gran-de Paulista está implemen-tando um projeto novo, desafiador e que promete mobilizar toda a socie-dade. Foi instituído pelo Governo Municipal, por meio da Lei nº710, o “Ano da Família” no período de maio/2013 a maio/2014.Saiba mais sobre o projeto na página 9.

Programa Vizinhança Solidária

pode reduzir a criminalidade

Página 8 Página 5

Conferência das Cidades

discute desenvolvimento

urbano do município

A passeata seguiu pela Av. Elias Alves da Costa e chegou a interditar a Rodovia Raposo Tavares

Page 2: Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio Munhoz 1º Tesoureiro: Marcos Paulo de Souza Dir. Relações Públicas,Culturais

2 www.acevgp.com 3www.acevgp.com

VENDAS - PEÇAS

ESPECIALIZADA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Adriano Alfeu

VENDAS - PEÇAS

ESPECIALIZADA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

EXPEDIENTE:Associação Comercial e Empresarial

de Vargem Grande PaulistaRua Francisco Manoel de Oliveira, 261 – Centro –

Vargem Grande Paulista/SP - Tel.: 4159-1053CEP 06730-000 – [email protected] ou

[email protected]: Wanderlei Domingues da SilvaVice-Presidente: Carlos Roberto Santos Correa1º Secretário: Mauro de Souza Lima2º Secretário: Fabio Munhoz1º Tesoureiro: Marcos Paulo de SouzaDir. Relações Públicas,Culturais e Sociais: Dr. Leonardo M;Ramires CarmonaConselheiro Deliberativo: Michele Velluto

Jornal da

Conselheiro Deliberativo: Francisco Maria MarquesConselheiro Deliberativo: Telmo DavinoSuplente: Maria Cleide de AssisSuplente: José Bigarelli NetoREDAÇÃO JORNAL DA ACE:Diretor Comercial: Lucia da SilveiraJornalista Responsável:Daniela Motta Rosetti (Mtb 28.813)Impressão: Gráfica AtlanticaTiragem desta edição: 5 mil exemplaresJornal da ACE não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Espaço ACEPalavra do Presidente

Oportunidades

BALCÃO DE EMPREGOS ACE

VAGAS OFERECIDAS:

Consulte nossas vagas

Rua Prof. Valdeci Campestre, 173 Centro-Vargem Grande Paulista Tel.: 4159-2422

Promoções válidas enquanto durarem os estoques

Extintor ´A B C` c/ garantia de 5 anos

R$ 49,00

ATÉ 3X SEM JUROS NO CARTÃO

PROMOÇÕES

JOGO DE TAPETES

R$ 35,00

Imagens meramente ilustrativas

Todos por uma Vargem Grande Melhor

Auxiliar de Mecanico a DieselRepositorTécnico de EnfermagemMotorista de CaminhãoGerente de SupermercadoBalconista de FriosAssistente Administrativo

PIZZARIA

Rua Giane, 275 - Jardim Jane - Vargem Grande Paulista

(11) 4159-1503 (11) 4159-2279

(11) 9 7209-3112(11) 9 7469-7959

Untitled-2 1 31/01/13 16:45

Cadastro e análise de curriculos:

toda 2ª feira - 13 às 16 horas Para se cadastrar, basta comparecer com o

currículo, foto 3×4, CPF e RG, na sede da ACE. Menores de idade devem comparecer com

responsável também munidos de CPF e RG. Faça uma visita: Rua Francisco Manoel

de Oliveira, 261 - Centro - Vargem Grande Paulista - Informações: 11 4159-1053

Adriano/Alceu

Nos últimos dias estamos acompanhando momentos históricos em nosso país. A socie-dade se mobilizando com um único propósito: mudar a política brasileira. São pessoas de todas as idades, cansadas das injustiças sociais, indo às ruas gritar por mudanças, por uma melhor qualidade de vida e direitos mais igualitários.

É sensacional ver como o movimento ganhou força e adeptos em todos os estados. Como a sociedade é forte, quando quer ser, para rei-vindicar melhorias. Contudo, é fundamental

saber o que desejamos e aonde queremos chegar. Ao mesmo tempo que vibramos ao ver milhares de jovens lutando por um país melhor, também lamentamos ao ver tantas pessoas oportunistas, usando da violência para quebrar o patrimônio público e saquear o comércio.

As manifestações tiveram início com um primeiro objetivo: reduzir a tarifa do transporte público. Depois ganhou várias frentes. E assim foi na maioria das cidades. Em Vargem Grande Paulista não foi diferente. Porém, tivemos em nossa cidade um exemplo de que a democracia pode e deve ser exercida de forma orga-nizada, que a sociedade tem sim que participar de atos como este.

Em nossa cidade o comércio local ficou receoso com a manifestação e fechou as portas mais cedo. Muitos boatos de pessoas querendo vandalizar assustou a cidade. Porém, o povo mostrou que sua intenção era apenas protestar por uma Vargem Grande melhor!

O comércio é a favor da manifestação, desde que seja feita com civilidade e sem depredações. Somos solidários ao movimento, as reivindicações são mais do que justas, pagamos impostos altos e também queremos melhorias.

O movimento “Por Uma Vargem Grande Melhor” mostrou que população não está satisfeita e quer mudanças. Vimos centenas de jovens, professores e famílias nas ruas gritando por melhorias na saúde, educação, segurança, habitação, etc. Que esses mesmos jovens continuem a protestar, de forma saudável e cívica, participando mais ativamente dos problemas e decisões dos rumos da cidade.

Geralmente não vemos a participação da sociedade nas audiências públicas, conselhos municipais, fóruns e conferências. Esses eventos são justamente para discutir e opinar sobre as necessidades dos bairros, as melhorias que devem ser feitas, como direcionar o orçamento municipal, entre muitos outros assuntos.

Todos nós desejamos uma Vargem Grande Paulista melhor, mas é preciso que cada um faça a sua parte. As manifestações já são um grande passo, agora, é pre-ciso que toda sociedade continue participando e cobrando os órgãos competentes!

Parabéns a todos do movimento “Por Uma Vargem Grande Melhor” pelo exemplo de cidadania! Em nome do comércio local, a ACE também aproveita a oportunidade para agradecer e parabenizar o trabalho de parceria, respeito e manutenção da ordem feito pelas Polícias Militar e Civil e pela Guarda Municipal durante a manifestação.

WANDERLEI DOMINGUES DA SILVAPresidente da ACE

CONVOCAÇÃO

A Diretoria da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Vargem Grande Paulista (AEAA-VGP), CONVOCA seus associados p a r a A S S E M B L É I A G E R A L EXTRAORDINÁRIA a ser realizada em 15 DE AGOSTO DE 2013, em sua sede na Av. Elias Alves da Costa, 411 – 2º Andar – Sala 19 – Centro – Vargem Grande Paulista/SP, com 1ª CHAMADA ÀS 18 HORAS, para deliberar sobre: 1- Revisão da Tabela de Honorários Mínimos Profissionais; 2- Revisão do valor da Caderneta de Obras.

(Obs.: as minutas das propostas estão disponíveis para consulta na sede da associação e podem ser solicitadas através do e-mail: [email protected]).

Informações na AEAA: 4158-2391

ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS, ARQUITETOS E AGRÔNOMOS DE VARGEM GRANDE PAULISTA

A Associação dos Engenheiros, Ar-quitetos e Agrônomos de Vargem Gran-de Paulista (AEAA-VGP) promoveu no mês de maio (28), palestra técnica com o tema: “Uma Visão Geral do Decreto Estadual 56.819/11 e suas Instruções Técnicas para aplicabilidade na condu-ção de Projetos de Proteção e Combate a Incêndio em espaços diversos”.

O evento foi realizado com o apoio do 18º Grupamento de Corpo de Bom-beiros do Estado de São Paulo e teve como principal objetivo aperfeiçoar os conhecimentos dos associados sobre o assunto, que muito se tem debatido ultimamente, especialmente após a tragédia ocorrida em Santa Maria/RS, na Boate Kiss.

A importância do tema foi discutida em reuniões da diretoria da AEAA-VGP e resultou num pedido formal de apoio técnico (Ofício AEAA-VGP 002/2013) ao comandante do 18º GB, Exmo. Ten. Cel. PM Evandro Teixeira

Alves. A solicitação foi prontamente atendida pela corporação por meio da disponibilização do Capitão PM Marcos de Mattos (Comandante do 1ºSGB do 18º Grupamento de Bombeiros do Es-tado de São Paulo e Engenheiro Civil) que proferiu a palestra.

Durante o evento, realizado na auditório da ACE, o Cap. PM Mattos abordou de maneira clara e concisa os principais tópicos relacionados à docu-

Corpo de Bombeiros fala sobre instruções técnicas para Projetos de Proteção e Combate a Incêndio

mentação técnica e os trâmites junto ao Corpo de Bombeiros necessários para obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Ele destacou, ainda, a importância da participação de profissionais tecnicamente capaci-tados e legalmente habilitados, com a devida anotação de responsabilidade técnica (ART) registrada junto ao CREA, na elaboração da documenta-ção técnica pertinente a cada caso.NÃO PERCA: Lojas

Diana faz sorteio dos prêmios nesta 6ª Feira (28/06)

a partir das 17 horas

Page 3: Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio Munhoz 1º Tesoureiro: Marcos Paulo de Souza Dir. Relações Públicas,Culturais

4 www.acevgp.com 5www.acevgp.com Cidade

5ª Conferência das Cidades discute desenvolvimento urbano do município

Oportunidades

Associados da ACE participam de palestra técnico motivacional

LANCHONETE L’EXPRESS 43Restaurante e Conveniência

A melhor feijoada de Vargem Grande PaulistaTradição em Feijoada e Bacalhoada

Ambiente agradável para seus clientes com atendimento rápido, estacionamento, conforto e segurança. Aqui você encontra produtos de diversas marcas e um cardápio variado de lanches, porções, sobremesas, bebidas e pratos rápidos.

A L' Express 43 está localizada no posto Shell em Vargem Grande Paulista Km 43 da Raposo Tavares - sentido SP sendo também uma loja de conveniência.Rua Pres. Tancredo Neves, 2680-Posto Shell-RT 43-Vargem Grande Paulista-SP

Telefone: 4158-3735 | E-mail: [email protected]

No mês de maio, a Associação Co-mercial e Empresarial (ACE) pro-

moveu para seus associados a palestra técnico motivacional com o empresário carioca Ricardo Caiaffa. Conhecido por ter mudado a trajetória logística do

PROJAC-TV Globo, o jovem falou da importância de se traçar metas a curto, médio e longo prazo.

“Sucesso: ou você é ou não é.... É ne-cessário libertar-se do passado para que possa traçar uma nova trajetória para o futuro”. Foi assim que o jovem iniciou sua palestra. Ele destacou que é preciso recomeçar todos os dias e cerca de 20% das pessoas se encontram no futuro, apenas 5% vivem o momento presente.

A palestra motivacional do empre-sário enfatizou, ainda, que as pessoas devem ter atitudes de acordo com seus objetivos e saber caminhar mesmo com as adversidades. “O que é mais impor-tante: ter razão ou resultados?”.

Caiaffa finalizou sua brilhante e cativante explanação destacando a importância de traçar metas e ter o compromisso de alcança-las. “Sucesso é não desistir”.

Com o tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”, a

Prefeitura de Vargem Grande Paulista realizou nos dias 28 e 29 de maio, a 5ª Conferência Municipal da Cidade. Qua-tro temas sobre o desenvolvimento ur-bano da cidade e uma melhor gestão das políticas públicas foram discutidos no Salão Comunitário, onde também foram eleitos os representantes do município que irão participar da etapa estadual.

Organizado pela Secretaria de Pla-nejamento Urbano e Obras Municipais, a etapa municipal da Conferência teve como objetivo promover o debate cole-tivo entre gestores públicos e sociedade civil sobre assuntos relacionados ao de-senvolvimento urbano considerando os avanços, as dificuldades e a necessidade de reformulações.

Participaram do evento o prefeito, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades não go-vernamentais, sociedade civil, além de

diretores e coordenadores municipais.“É muito importante que as pessoas

participem de eventos como este, em que discutirmos os rumos da cidade e onde temos que melhorar para ter mais qualidade de vida. Esperamos que Conferência resulte em ações efetivas e na criação de uma política nacional de desenvolvimento urbano bem estrutura-da”, comentou o prefeito Roberto Rocha.

Durante o primeiro dia da Conferên-cia os participantes discutiram os eixos temáticos da Conferência, que foram:1. Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU)2. Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU)3. Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial4. Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da fun-ção social da propriedade

Já no segundo dia, a discussão se-

guiu para o âmbito municipal. Coleta e tratamento de esgoto, problemas habi-tacionais em áreas irregulares, trânsito, acessibilidade, limpeza de córregos, plano diretor, transporte público inter-municipal e novos acessos aos bairros, foram alguns dos assuntos colocados

em pauta.Ao final da Conferência os parti-

cipantes elegeram um delegado re-presentando a sociedade civil, Zeliko Ungar, e um suplente, Manoel Gabriel de Paiva, que irão representar Vargem Grande Paulista na etapa estadual.

Page 4: Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio Munhoz 1º Tesoureiro: Marcos Paulo de Souza Dir. Relações Públicas,Culturais

6 7PROTESTOS

População de Vargem Grande Paulista vai às ruas reivindicar melhorias para o transporte, saúde, educação,

segurança, habitação, comércio e reforma política“O povo unido não precisa de parti-

do”. Esse foi o grito de guerra de centenas de estudantes de Vargem Grande Paulis-ta durante a manifestação realizada na noite de 25 de junho, no centro da cidade. O protesto foi pacífico e teve como prin-cipal objetivo a reivindicação redução da tarifa de ônibus e o passe livre estudantil.

A concentração dos manifestantes teve início nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes, por volta das 17 horas. A caminhada começou tímida, mas ganhou força ao longo do trajeto. Se-gundo a Polícia Militar (PM), o protesto teve a participação de aproximadamente 600 pessoas.

A manifestação seguiu pela Avenida Elias Alves da Costa até a Praça da Ma-triz, onde está localizada a Prefeitura. Porém, durante o percurso, alguns mani-festantes interditaram a Rodovia Raposo Tavares ateando fogo em caixas de pa-pelão. A Polícia Rodoviária e a Viaoeste apagaram as chamas e conseguiram liberar a Rodovia, porém parte da grade de proteção central da via foi danificada.

Apesar de o protesto ter ocorrido de forma tranquila e organizada, dando exemplo de cidadania, a maioria do comércio preferiu fechar as portas com medo de atos de vandalismo, como tem ocorrido em outras cidades.

A Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e os Agentes de Trânsito estavam presentes em todo o trajeto da passeata, sendo solicitados pelos próprios orga-nizadores do evento. Apenas no final, a fim soltou bombas para dispersar o movimento e algumas pessoas que ten-tavam vandalizar o comércio.

Prefeito recebe manifestantesAo chegar na frente da Prefeitura, os

participantes se concentraram no Coreto e afixaram várias faixas de protesto na grade do Paço Municipal. Numa de-monstração de respeito e democracia, o prefeito Roberto Rocha permaneceu na Prefeitura até o final do protesto e rece-beu os manifestantes em seu gabinete, onde uma comissão formada por nove jovens lhe entregou um manifesto com as reivindicações e propostas consignadas na passeata e pelo movimento “Por Uma

Vargem Grande Melhor”.“Quero agradecer ao prefeito pela

oportunidade de estar nos recebendo, as-sim como a Dilma fez, o prefeito da nossa cidade também esta tendo este ato... Só de estar nos recebendo já mostra sua boa fé e inteligência política... Estamos realizando um ato democrático entre-gando este manifesto ao prefeito... Foi um ato totalmente voltado para o povo, em nome do povo e feito pelo povo”, disse um dos líderes do movimento, Adriano Reis.

Acompanhado de quatro Secretários Municipais e dos Vereadores Welington Martins e Serginho, o prefeito Roberto Rocha ouviu atentamente por quase uma hora as reivindicações que pedem melhorias e mais investimentos, a curto e médio prazo, em áreas como: trans-porte, saúde, educação, reforma política e administrativa, segurança, habitação e comércio.

“Vocês protocolaram hoje as reivindi-cações, nós ouvimos todas elas e, agora, no prazo de 10 dias vamos nos reunir novamente para responder todas as questões, como pretendemos melhorar, prazos, de quem é a competência, o que podemos fazer para trabalharmos juntos e atender melhor a comunidade. Vamos prestar contas de todos os atos da administração pública e queremos a participação de vocês”, disse o prefeito, parabenizando a iniciativa e passividade da manifestação.

Ele afirmou, ainda, que a transparên-cia é um dos elementos mais importantes da administração pública e apoia a re-dução da tarifa de ônibus intermunici-pal, principal bandeira do movimento. “Há quatro anos venho lutando com o Governo do Estado pela melhoria do transporte público de passageiros, com a diminuição da tarifa e ampliação dos horários do ônibus”.

Ao final do encontro ficou definido que no dia 6 de julho, membros do movimento irão se reunir novamente com prefeito, secretários e vereadores, na Câmara Municipal, onde todas as reivindicações serão respondidas.

Conheça as principais reivindicações

feitas pelo movimento POR UMA VAR-GEM GRANDE MELHOR:Transporte- passe livre estudantil- redução das tarifas de ônibus municipal e intermunicipal- mais linhas de ônibus aos bairros- pavimentação dos bairros mais afastados- construção de 4 cruzamentos na Ro-dovia Raposo Tavares (km 43 ao km46)Saúde- criação de Hospital Público que atenda procedimentos cirúrgicos de emergência- remédios gratuitos- consultas e exames médicos em até 5 dias- incentivos fiscais e parcerias público privada para mais investimentos na saúde- mais médicos e enfermeirosEducação- plano de carreira para os professores

- material escolar gratuito- uniforme escolar- passe de ônibus livre aos estudantes- vigilância eletrônica nas escolas- aulas em período integral- abertura das escolas nos finais de se-mana

- rede de computadores com acesso a inter-net em todas as escolasReforma Política e Administrativa- extinção dos cargos de confiança, exceto para primeiro escalão- cargos de confiança com profissionais ficha limpa e tecnicamente habilitados

- demais cargos por concurso público- sessão da Câmara aos sábados para maior participação popular- criação da corregedoria municipal su-bordinada ao Ministério Público- Portal da Transparência- fim de shows artísticos em datas come-morativasSegurança- aumento do efetivo da Guarda Muni-cipal e posto de atendimento móvel em bairros afastados- Batalhão da PM- iluminação publica nos bairros

Habitação- isenção de tributos para população de baixa renda- agilidade na emissão de Habits/Alvarás ImobiliariosComércio- isenção de tributos aos profissionais autônomos e pequenos empresários- maior participação do comércio local nas licitações- agilidade na emissão de alvarás de funcionamento- educação fiscal

Acima, comissão do movimento apresentando as reivindicações ao prefeito Roberto Rocha. Abaixo, prefeito, Secretários, Vereadores, COmandante da GCM e jovens do movimento após protocolarem

a ATA da reunião

Page 5: Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio Munhoz 1º Tesoureiro: Marcos Paulo de Souza Dir. Relações Públicas,Culturais

8 www.acevgp.com 9www.acevgp.com

Vargem Grande Paulista institui o “ANO DA FAMÍLIA”O projeto, inédito na região, objetiva resgatar a responsabilidade da família e reduzir a criminalidade

A cidade de Vargem Grande Paulista está implementando um projeto

novo, desafiador e que promete mobili-zar toda a sociedade. Foi instituído pelo Governo Municipal, por meio da Lei nº 710, o “Ano da Família” no período de maio/2013 a maio/2014.

A proposta é desenvolver neste pe-ríodo diversas ações para conscientizar e alertar os pais e demais membros da família, sobre suas responsabilidades no desenvolvimento da criança e em todo seu processo de aprendizagem.

A família, seja ela como for, é de extre-ma importância na vida do ser humano, uma vez que é a partir dela que o cidadão adquire os seus primeiros conceitos que formarão ao longo do tempo o alicerce de seu caráter. Como a desestruturação de uma família pode trazer consequ-ências pessoais e sociais graves, vários setores da sociedade resolveram se unir na busca de soluções.

Diversas reuniões de trabalho para definir quais ações serão desenvolvi-das estão sendo realizadas entre os representantes do executivo, legislativo, judiciário, polícia civil, igrejas católica e evangélica, redes de ensino público e particular, e lideranças comunitárias.

Esses encontros já resultaram na elaboração de um folder, que servirá como material didático de trabalho para difundir e alertar toda comunidade de Vargem Grande Paulista a respeito da responsabilidade dos pais em relação aos filhos.

As escolas municipais, estaduais e particulares também já aderiram ao projeto e estão se articulando. Além do “Ano da Família”, o governo municipal criou ainda a Lei nº 711/2013, que insti-tui a semana de valorização da família na rede municipal de ensino.

O tema está sendo trabalhado em sala de aula e os alunos terão que elaborar redações e desenhos relacionados ao Ano da Família. Os melhores trabalhos serão merecidamente premiados.Ano da Família

Porém, para que o objetivo do projeto seja alcançado e tenha um resultado eficaz, é preciso o envolvimento de toda sociedade. “Todas as forças estão se mobilizando para cumprir o que deter-mina a constituição. Este é um momento

histórico e muito significativo, em que todos nós estamos unidos em busca de soluções. Vargem Grande Paulista po-derá ser exemplo para outras cidades”, comentou o coordenador do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDDCA) do município, Munir Cury.

Segundo ele, a ideia de criar o Ano da Família surgiu na 50ª reunião do FDDCA. Desde sua criação, o Fórum tem promovido discussões com os mais variados temas envolvendo o pú-blico infanto juvenil, como: consu-mismo infantil, drogas, violência, evasão escolar, educação, jovem aprediz, etc.

“Percebemos que a maioria dos problemas envolvendo crianças e adolescentes são originados pela desestruturação familiar. Foi en-tão que decidimos levantar essa discussão a respeito da responsabilidade da família e o que podemos fazer. O prefeito abraçou a ideia e criou o Ano da Família com o apoio de vários setores. Nossa expectativa é muito grande, todos coordenando um projeto que tem tudo para dar certo porque estamos dando as mãos por um único propósito”.

Ao longo deste ano, toda sociedade terá o desafio de se mobilizar por meio de reuniões e palestras. As famílias, conforme destacou Munir Cury, preci-sam ter consciência que se os direitos e deveres previstos em Lei forem trans-gredidos, penalidades civil e criminal serão aplicadas.A perda de valores

É no ambiente familiar que crianças e adolescente irão aprender a lidar com regras e limites, a ter uma referência de vida, a desenvolver senso de ética, moral, justiça, espiritualidade e tudo o que poderá servir de orientação para os inúmeros caminhos que a vida irá impor. Porém, a família atual se divorciou do sistema patriarcal.

Os pais possuem direitos e deveres iguais para com seus filhos. No entanto, não exercem mais o controle sóciocultu-ral e ético dos filhos. O mercado, a mídia, os 'games', a informática, assumiram grande parcela da educação das crian-ças e adolescentes, que não estão mais atentos aos pais, mas sim ao programa

de televisão, à moda, aos vícios tidos como demonstradores de ma-turidade.

Muitos pais transferiram a responsa-bilidade de educar para a escola, sendo que seu dever é ensinar. Para falar sobre a responsabilidade da família, o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDDCA) convidou a promotora de Justiça da Infância e da Juventude do Estado de São Paulo, Luciana Bérgamo, para ministrar uma palestra na Câmara Municipal, na noite do último dia 20.

Os principais artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Constituição foram citados com deta-lhes pela promotora, que destacou em sua brilhante explanação a importância da família na formação da criança e do adolescente, a diferença entre família natural e extensa, entre perda da guarda e destituição da tutela, etc.

“É no seio da família que a criança começa a viver socialmente. A educação e criação é obrigação dos pais ou respon-sável pela criança e adolescente. Quando os pais não correspondem a isso, há uma série de medidas que antecedem à perda do poder familiar”, explicou Luciana.

Os pais, conforme alertou a promoto-ra, podem ser punidos civil e criminal-mente se descumprirem a Constituição e o ECA. “Este evento é exemplo de uma ação exitosa, em que vocês devem sair daqui com novos conceitos e ideias

que ajudem a colocar em prática o ECA. Agrupar as pessoas e conscientizar as famílias que as regras e limites devem ser ensinados às crianças quando ainda estão dando os primeiros passos. É dever da família mostrar que as regras existem para o bem estar de todos”.

Durante o evento, autoridades muni-cipais como o prefeito Roberto Rocha, o presidente da Câmara vereador Marcelo Lenha, a promotora de justiça do muni-cípio Maria Julia Caial Cury, o secretário de Educação e vice-prefeito professor Carlos, e representantes das escolas par-ticulares e entidades religiosas firmaram o compromisso de apoiar todas as ações em prol da família.

“Estamos trabalhando muito pelas famílias vargengrandenses, nosso com-promisso foi firmado com a criação do Ano da Família e a Semana de Valoriza-ção da Família na rede de ensino. Temos procurado ao máximo desenvolver ações que integrem toda sociedade e assegure mais qualidade de vida à criança e ao adolescentes”, disse o prefeito.

A próxima reunião do FDCCA está marcada para o dia 26 de setembro, quando será feito um balanço das ações que estão sendo desenvolvidas sobre o Ano da Família. “Vargem Grande Paulista vive um momento privilegiado de se co-responsabilizar pelas famílias. Qualquer fragilidade no vinculo de uma família se solidarize com ela, multiplique esta ideia”, finalizou o coordenador do Fórum, Munir Cury.

Cidadania

Programa Vizinhança Solidária pode reduzir a criminalidade

Cidadania

A falta de sensação de segurança tem levado alguns munícipes de Vargem Grande Paulista a reivindicar mais in-vestimento na área. No início deste mês, moradores do bairro Jardim Europa se reuniram com o prefeito Roberto Rocha, o comandante da Guarda Municipal Deocleciano de Moraes e a capitão da Po-lícia Militar (PM) do município Alcione, para discutir ações que possam reforçar a segurança na região. Entre as medidas citadas, está o programa Vizinhança Solidária que visa coibir a ação de crimi-nosos e aproximar a comunidade.

A falta de iluminação pública, ter-renos baldios sem limpeza sendo foco para usuários de drogas e o aumento de roubos e furtos, foram os principais problemas citados pelos representan-tes dos moradores do Jardim Europa. “Entre abril e maio deste ano, cerca de 16 casas foram assaltadas aqui. Por isso estamos pedindo mais iluminação, a limpeza desses terrenos e um maior policiamento nas ruas”, afirmou a mo-radora Sabrina.

Os moradores dizem sentir que a criminalidade aumentou, porém a PM contesta. “É preciso que os moradores informem, registrem as ocorrências só assim poderemos ter índices mais fiéis à realidade. Trabalhamos em cima des-ses índices, direcionamos as viaturas para os locais aonde há mais registros, por isso é importante que a população comunique à PM”, alertou a capitão Alcione, destacando que os índices de criminalidade de Vargem Grande Paulista é um dos menores da região.

Para coibir a violência, a PM vem incentivando a comunidade a participar do programa Vizinhança Solidária como ação de prevenção. Segundo a capitão, a solidariedade entre vizinhos, em ter-mos de segurança, pode vir a ser uma ferramenta facilitadora do policiamento preventivo eficiente e eficaz, objetivando reduzir os indicadores criminais.

“Este programa promove uma maior integração entre os moradores e os cons-cientiza sobre como cada cidadão pode participar para que todos tenham um melhor convívio social. Conhecer mais o seu vizinho, por exemplo, é muito importante para auxiliá-lo em casos de doença, uma situação de emergência e até mesmo numa situação de violência”, explicou Alcione.

A participação da sociedade auxilia a PM a garantir a segurança e conhecer os canais de comunicação é fundamental. Os principais telefones de contato, que a grande maioria das pessoas ainda confunde, são: 190 e o 181. Mas qual a diferença entre eles?Como funciona o 190

O telefone 190 foi criado para atender à comunidade exclusivamente para emergências policiais e, historicamente, registra um alto número de chamadas indevidas, trotes e brincadeiras. O 190 só deve ser utilizado em situações de emergência policial, ou seja, crimes e contravenções em curso ou iminentes, devendo-se evitar quaisquer outros tipos de chamados. Disque-Denúncia 181

O Disque-Denúncia 181 surge, assim,

como um número gratuito de telefone que recebe ligações de telefones fixos ou móveis, 24 horas por dia, sete dias por semana, traduzindo-se num canal seguro disponibilizado à população para qualquer informação de interesse da segurança pública, como atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, desvios e omissão de servidores públicos, autoria de crimes, localização de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, maus-tratos e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial.

Em todas as ligações é garantido o sigilo e o anonimato do informante, que recebe uma senha secreta para acompa-nhar o andamento da denúncia.Iluminação e Videomonitoramento

Após ouvir as reivindicações dos moradores do Jardim Europa, o prefeito Roberto Rocha informou que algumas ações já foram realizadas no bairro,

como a instalação de iluminação públi-ca em vielas e maior apoio da CGM no patrulhamento.

“Vocês têm que sair daqui com res-postas de ações efetivas. Vamos fazer em caráter de urgência projeto para iluminar todo o bairro e também para estender o sistema de videomonitoramento de ruas. É preciso uma ação ostensiva e preventiva para que não ocorram furtos e o monitoramento por câmeras tem essa finalidade”, informou o prefeito.

O Grupo “Beleza, Arte e Bem-estar” realizou seu terceiro encontro no dia 9 de junho, no Clube Santa Paula, com a participação de 35 empreendedores de São Paulo, Osasco, Piedade, Ibiúna, São Roque, entre outros lugares. Os exposito-res trouxeram uma grande variedade de produtos inusitados como: artesanatos, tapetes de barbantes, roupas, produtos sustentáveis, produtos diet's, cosméticos, estética, massagem, terapias, entre outros.

Os organizadores do evento já anun-

3º Encontro Beleza, Arte e Bem-Estar

Profissionais comemoram o

Dia da Manicure

Para comemorar o Dia da Manicu-re, 14 de junho, as profissionais do

Salão Júlia Cabeleireiros almoçaram juntas no Restaurante Emília, foi

uma festa!! O Jornal da ACE para-beniza todas as manicures por este Dia!! Sucesso a vocês que embele-

zam nossas mãos!!

ciaram que irão promover um encontro por mês, pretendendo fazer parcerias e incentivando as pessoas a inovar o traba-lho alternativo. O próximo Encontro será no dia 10 de agosto, das 11 às 18 horas, na Cooperativa do km 46.

Quer fazer parte da equipe da Beleza, Arte e Bem-estar? Entre em contato pela página do facebook/beleza.art.bemestar ou pelo telefone (11)9.8500-6553 (tim) falar com Patricia. Estamos esperando por você, empreendedor!!!

Durante o evento, o prefeito Roberto Rocha, o presidente da Câmara vereador Marcelo Lenha, a promotora de justiça do município Maria Julia Caial Cury, entre outros, firmaram o compromisso de apoiar todas as ações em prol da família. No

destaque a promotora Luciana Bérgamo

Page 6: Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio Munhoz 1º Tesoureiro: Marcos Paulo de Souza Dir. Relações Públicas,Culturais

10 www.acevgp.com 11www.acevgp.comArtigo Saúde

O exercício da ética como hábito de vidaEstimado leitor da ACE, convidamos

você a refletir um pouquinho sobre ÉTICA. Sabemos que o exercício da ética como hábito de vida na família, como código moral, implica no exer-cício da justiça em todos os setores da comunidade social.

Há uma liberdade de escolha no nosso agir, na nossa conduta, ou seja, há um campo da Ética que é inata no homem, não depende de nossa vontade livre, cujos princí-pios nenhuma lei pode revogar: são os fundamentos do caráter e do ser do Homem.

No entanto, para a conservação e o pleno desenvolvimento desse exercício está implícito na escolha, na maturação de vida que fazemos, ou seja, a Ética foi nos dada como herança natural. Porém, depende da escolha que fazemos para que permaneça e se desenvolva em nós.

Por isso é Livre, não bonito isso estimado leitor da ACE ? O primei-ro exercício básico é a família, a

forma como procuramos viver em comunidade, a observância que fa-zemos daqueles exemplos de vida que temos ao nosso redor, nos dá a possibilidade de avaliação, de enten-dimento, porque por sermos também dotados de inteligência natural, esse paralelo, essa observância, traz-nos à essência o que de mais genuíno a ética pode significar, e aí começa a nossa escolha.

Na aplicação da nossa vida, do caminho que escolhemos livremente trilhar, que então o desenvolvimento desse exercício forma o nosso dever moral e traz em supremacia o res-peito ao outro.

É isso estimado leitor da ACE, chegamos ao ponto: a ética e a moral são muito semelhantes, ambas são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, ou melhor expressando, a nossa con-duta, determinando o nosso caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se com-

portar em sociedade. nada mais é que o resultado da nossa educação cotidiana para a vida em sociedade.

Não vamos entrar aqui nos famo-sos "Códigos de Ética", em que as empresas, os Municípios, o Estado, os determinam e os descrevem. O que desejo na realidade, é registrar aqui, de maneira muito profunda, um convite: Vamos todos, numa só voz, fazer o Bem, buscar o Bem e evitar o mal, ou ainda, " fazer aos outros tudo aquilo que gostaríamos

que fizessem a nós mesmos". Esses sim, estimado leitor da

ACE, são fundamentos perenes, imutáveis em todos os códigos e que está inscrito no coração de todos nós, porque tem Deus como Autor princi-pal e por isso não pode ser revogado nem pelos nossos legisladores nem por nós mesmos, se o violarmos es-taremos negando a nós mesmos.

Dora MarquesSANTA CLARA LABORATÓRIO MÉDICO

Page 7: Jornal da...Carlos Roberto Santos Correa 1º Secretário: Mauro de Souza Lima 2º Secretário: Fabio Munhoz 1º Tesoureiro: Marcos Paulo de Souza Dir. Relações Públicas,Culturais

12 www.acevgp.com