jornal da CASA GRANDE

5
jornal da CASA GRANDE o jornal dos jovens - 1.ª Edição INAUGURAÇÃO DA CASA GRANDE Um grande passo para todos nós. Veja na página 4 as nossas novidades. jornal da CASA GRANDE Edição 1 Quinzenal 15 de julho de 2014 Ficha Técnica Gestor: José Vasconcelos; Colunistas: José Vasconcelos, Clara Barata, Fábio Pereira; Fotografia: Nome do autor; Projeto Gráfico: José Vasconcelos, Miriam Cordeiro, Sílvia Ramalho; Redação: Arruamento à Travessa da Granja, nº1, 1500-335 Lisboa.

description

1.ª Edição

Transcript of jornal da CASA GRANDE

jornal da CASA GRANDE – o jornal dos jovens - 1.ª Edição

INAUGURAÇÃO DA CASA GRANDE Um grande passo para todos nós. Veja na página 4 as nossas novidades.

jornal da CASA GRANDE

Edição 1 – Quinzenal

15 de julho de 2014

Ficha Técnica

Gestor: José Vasconcelos; Colunistas: José Vasconcelos, Clara Barata, Fábio Pereira; Fotografia: Nome do autor; Projeto

Gráfico: José Vasconcelos, Miriam Cordeiro, Sílvia Ramalho; Redação: Arruamento à Travessa da Granja, nº1, 1500-335

Lisboa.

jornal da CASA GRANDE

Edição 1 – Quinzenal

15 de julho de 2014

Página 2

POLÍTICA DESPORTO

RATING DE PORTUGAL DE ACORDO COM A AGÊNCIA DE NOTAÇÃO FINANCEIRA FITCH

A VITÓRIA DO SENHOR AUGUSTO NAS OLÍMPIADAS

Fotografia © Reuters

Fotografia de Francisco Libânio Pullig

A agência de notação financeira FITCH considera que Portugal está bem posicionado para uma possível melhoria do seu rating a médio prazo. Portugal é um país periférico da zona euro com alto potencial para, no médio prazo, conseguir subir pelo menos um nível no seu rating, o qual caiu durante a crise. (Fonte: Internet) A notação financeira FITCH é atualmente BB+, o que é considerado lixo no nível da dívida soberana. A dívida de Portugal é, portanto, muito elevada perante os seus credores resultantes de sucessivas medidas de austeridade. Isto tem a ver com o incentivo do crescimento económico e criação de postos de trabalho, através da dinamização da economia. Trata-se de um modo de aumentar o poder de compra dos portugueses e investimento tanto público como privado.

Fonte: Diário Digital.

Foi a 26 de Setembro de 1998 que o senhor Augustino Dias da Silva conseguiu uma vitória nas Olimpíadas, quase impensável, contra 17 diferentes países que competiam. Augustino ou Sr. Augusto, como é chamado pelos seus amigos, é oriundo de S. Martinho de Anta, Portugal e inscreveu-se nas olimpíadas para conseguir um prémio de abono, devido a dificuldades financeiras que atualmente vivia. Ninguém esperava que arrecadasse a medalha de ouro numa corrida de 100 metros. Este praticava noite e dia, no quintal da sua casa, com um cronómetro na mão, sempre a tentar ultrapassar o tempo que tinha alcançado na sua última corrida. Foi com grande gosto que a sua família recebeu a notícia da sua vitória e trataram de fazer uma grande festa de receção na sua terra natal. Fonte Desconhecida

BIOLOGIA

BIÓLOGOS DE AVEIRO DESCOBREM NOVA ESPÉCIE ‘À PORTA DE CASA’

Fotografia disponibilizada em: http://article.wn.com/view/2014/04/05/Biologa_portuguesa_descobre_nova_especie_de_escaravelho/

Nova microalga foi identificada em lagoa artificial onde os investigadores da Universidade de Aveiro recolhem amostras para as suas aulas.

Esta microalga foi encontrada no campus universitário de Aveiro. A espécie Tovellia aveirensis faz parte do grupo de dinoflagelados, microalgas que causam a maioria das marés vermelhas que na ria de Aveiro dão origem a toxinas que proíbem a apanha de bivalves.

Fonte: Diário de Notícias.

jornal da CASA GRANDE

Edição 1 – Quinzenal

15 de julho de 2014

Página 3

SAÚDE ARTE E LAZER

ORDEM DOS MÉDICOS QUER SABER “RISCOS” PARA A SAÚDE NO HOSPITAL DE S.JOÃO, NO PORTO

UNAC PASSA PARA ENTIDADE DE GESTÃO COLETIVA

Foto: www.porto24.pt

Foto: Reginaldo Silva

A Ordem dos Médicos exigiu hoje conhecer todas as questões que podem pôr "em risco" os cuidados de saúde no Centro Hospitalar de S. João, no Porto, onde no dia 19 todos os dirigentes intermédios se demitiram. Em conferência de imprensa, o presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, elogiou a decisão dos profissionais do S. João como “um exemplo a seguir em defesa do Serviço Nacional de Saúde”, mas pretende que lhe sejam “comunicadas todas as situações que possam pôr em risco a qualidade da prestação de cuidados de saúde à população”. “Esta é uma obrigação ética, deontológica, moral e cívica de todos os médicos”, frisou o responsável, acrescentando já ter “recebido algumas denúncias sobre situações de deficiência, insuficiência ou irregularidade que podem colocar em risco a saúde dos doentes ou dos médicos”.

Fonte: http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/ordem-dos-medicos-quer-saber-riscos-para-a-saude-no-hospital-de-s-joao-no-porto.html

A assembleia geral da União Nacional dos Artistas e Compositores recentemente realizada em Luanda aprovou o plano estratégico para a adequação da instituição como entidade gestora de direitos de autor e conexos, à luz da nova Lei dos Direitos Autorais. A instituição avança que com esta medida visa assegurar aos autores, intérpretes, instrumentistas, produtores de fonogramas e de audiovisuais o direito de fiscalização do aproveitamento económico das obras criadas. O objetivo da UNAC é o de cobrar remunerações derivadas do uso autorizado ou não de prestações artísticas.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao/pt_pt/noticas/lazer-e-cultura/2014/28/06/UNAC-passa-para-entidade-de-gestao-coletiva/

MÚSICA

FÃS FAZEM HOMENAGEM A MICHAEL JACKSON

Foto: Getty Images

Um grupo de fãs de Michael Jackson dirigiu-se, numa 4ª feira, ao cemitério de Forest Lawn de Glendale, em Los Angeles, para prestar homenagem ao “rei da pop” pelo quinto aniversário da sua morte.

A zona de acesso ao mausoléu ficou, esta 4ª feira, decorada com milhares de rosas vermelhas compradas pelos fãs através de uma campanha na Internet, enquanto os visitantes, que chegavam de todas as partes do mundo – como Japão ou Itália – depositaram postais, cartas e outros objetos no local, invocando a figura do artista.

jornal da CASA GRANDE

Edição 1 – Quinzenal

15 de julho de 2014

Página 4

A estrela de Michael Jackson no passeio da fama de Hollywood foi outro dos pontos de encontro dos admiradores do cantor norte-americano, que acenderam velas, depositaram coroas de flores e imagens do criador de “Thriller” no local para onde está prevista uma vigília. Michael Jackson morreu a 25 de junho de 2009 de uma ‘overdose’ de um anestésico administrado pelo médico Conrad Murray na sua mansão alugada em Los Angeles, nos Estados Unidos. Fico satisfeita por tantas pessoas relembrarem um músico que encantou tanta gente, não só com o seu estilo de dança como também com os seus vídeos memoráveis. Fonte: http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?contentid=3992835&secção=M%FAsica

NOVIDADES DA CASA GRANDE

INAUGURAÇÃO DA CASA GRANDE

Fonte da notícia e da foto: http://www.cm-lisboa.pt/noticias/detalhe/article/casa-grande-acolhe-jovens-com-asperger

A 5 de junho de 2014, o sonho de inaugurar a Casa Grande foi concretizado. Aqui, há o apoio de jovens com Síndrome de Asperger que afeta cerca de 40 mil pessoas. Neste espaço, a diretora é a Piedade Líbano Monteiro que tem um filho de 21 anos com Síndrome de Asperger. Para a concretização do projeto, a Piedade lembra o papel da Câmara Municipal de Lisboa em ceder o espaço e da Junta de Freguesia de Benfica que desde o início apoiou o projeto. O seu objetivo é a integração social e comunitária de pessoas com défices comportamentais e de comunicação.

GYM’ APSA CICLO DE ENCONTROS

Esta notícia vai abordar como decorreu do que eu entendi ser o GYM’ APSA. Este ateliê pretende que os jovens com Síndrome de Asperger pratiquem atividade física com a participação de um dos mediadores e da Técnica Superior de Reabilitação e Psicomotricidade.

Praticam-se exercícios de aeróbica, tais como saltos, movimentos com braços e pernas, alongamento e postura. Há 3 grupos de utentes internos, que são à 2ª e 3ª feira de manhã. O ateliê à 2ª feira de manhã corresponde ao nível Básico, à 3ª feira, às 10 horas da manhã, de nível Intermédio, e, às 11 horas e 30 minutos, de nível Avançado. Segundo o Bruno, na semana passada, o ateliê assemelhava-se demasiado às aulas de Educação Física, que o aborreciam. Outros utentes gostaram e uma vasta maioria ainda não estava habituada e rotinada àquele tipo de atividade física, ficando um pouco doridos. Fonte: Milena, mediadora do GYM’APSA.

Como hábito da APSA, há regularmente ciclos de encontros. O projeto Casa Grande, apenas com 6 meses de existência, já realizou pequenos seminários com diversos temas mas todos eles de extrema importância, promovendo partilha de conhecimento e informação para pais, jovens, professores e outros técnicos.

Porque esta casa é dirigida a jovens adultos, o 1º tema abordado correspondeu à área jurídica com o tema “Tutela, Interdição e Inabilitação”. Seminário com preleção e coordenação da PLMJ, conceituada sociedade de advocacia. Outros temas se seguiram, como “A Importância das Competências Sociais para uma melhor intervenção” e “Sexualidade”. Fonte: Patrícia de Sousa, Diretora Técnica da APSA

jornal da CASA GRANDE

Edição 1 – Quinzenal

15 de julho de 2014

Página 5

EMPREGO

CALÇADA PORTUGUESA RECEBE PRÉMIO DE EMPREENDEDORISMO

Foto: Cátia Mateus

O projeto CALX produz e comercializa placas de calçada portuguesa e venceu a 15ª edição do Prémio Jovem Empreendedor. Este prémio é um galardão anualmente atribuído pela Associação Nacional de Jovens Empresários e distingue o melhor que há no empreendedorismo nacional. Trata-se de um prémio que foi entregue no Porto. Fonte: http://expressoemprego.pt/noticias/calcada-portuguesa-recebe-premio-de-empreendedorismo/3462

TECNOLOGIAS

PROJETO DO KICKSTARTER QUER CRIAR AURICULARES REALMENTE SEM FIOS

A notícia refere que os headphones sem fios costumavam ter pelo menos algum tipo de cabo que os ligasse a auriculares. A proposta do Earin, um projeto no Kickstarter, tentaria criar o primeiro modelo realmente livre de cabos, pesando menos de 5 gramas. O projeto foi criado por engenheiros com passado na Nokia e na Sony Ericsson e colocou fim ao microfone em nome da liberdade de poder usar um dispositivo totalmente livre de fios dedicado somente à música, com baterias independentes e recetores wireless. No entanto, o seu principal problema era a bateria, que só permite suportar 3 horas de reprodução de música com recarga completa. Mas o grupo que teve esta ideia encontrou a solução de se colocarem os auriculares num pequeno tubo e, ao mesmo tempo que se protege o dispositivo, também os recarrega automaticamente, com uma bateria própria. Fonte da notícia e fotografia: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42627/42627

Resultante do trabalho realizado pelo grupo de jovens que frequenta a Casa Grande, este jornal tem em vista a

sensibilização para a Síndrome de Asperger, mostrar o trabalho que desenvolvemos na Casa Grande e as

aprendizagens adquiridas.

A Casa Grande é um espaço de formação, de treino de competências sociais e de emprego temporário, promovido

pela APSA (Associação Portuguesa do Síndrome de Asperger), onde são favorecidas a integração social e profissional

dos jovens, tendo em vista a construção de um projeto de vida futuro para cada um deles e promoção da melhoria da

autonomia.

Poderá acompanhar os projetos dos jovens em www.projectocasagrande.blogspot.pt/ e no site da APSA em

www.apsa.org.pt.