Jornal da Chapa 4 - NS Curitiba Norte

6
N o dia 22 de setembro acontecem as eleições gerais da APP-Sindicato. Neste dia vamos votar para escolher a diretoria estadual, o conselho fiscal e, em especial, a diretoria do núcleo sindical Curi- tiba-Norte. A chapa 4, que concorre a esse núcleo sin- dical, é formada por professores(as), pedagogos(as), funcionários(as) e aposentados(as) das escolas dessa região. Uma chapa representativa da categoria, e com- prometida com os nossos anseios e com nossa entida- de. A defesa da escola pública, a luta pela valorização dos(as) trabalhadores(as) da educação e o compro- misso com a construção de um mundo melhor, justo e humano têm norteado nossa atuação nas lutas e orga- nização do sindicato. Reconhecemos e defendemos a atuação da catego- ria em torno da APP-Sindicato. Quanto mais organizados, maior a possibilidade de avançarmos em nossas conquis- tas, ampliando os recursos para a educação. Por isso, manifestamos nosso apoio à chapa 1 para direção esta- dual da APP-Sindicato por entendermos que representa a continuidade da luta que possibilitou avanços como o Plano de Carreira dos professores(as) e funcionários(as) e o acordo da equiparação salarial. Reconhecemos a im- portância da participação do nosso sindicato nas lutas das demais categorias de trabalhadores(as) organizados(as) na CUT – Central Única dos Trabalhadores – e na CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. E pedimos o seu apoio à chapa 4, para as próximas eleições do Núcleo Sindical Curitiba-Norte. Nosso lema é Independência, Democracia e Luta. Queremos um sindicato forte, mas independente de governos e parti- dos políticos, por entender que a ação sindical não pode ser tutelada ou instrumentalizada para fins eleitorais. Entendemos que o Núcleo Sindical Curitiba-Norte tem a importante tarefa de aproximar os(as) educadores(as) das discussões que envolvem os interesses da categoria como as políticas educacionais, as condições de trabalho e a saúde dos(as) trabalhadores(as). POR UMA APP-SINDICATO INDEPENDENTE DE PARTIDOS E GOVERNOS

description

Chapa 4 - Independência, Democracia e Luta: em defesa da escola pública.

Transcript of Jornal da Chapa 4 - NS Curitiba Norte

Page 1: Jornal da Chapa 4 - NS Curitiba Norte

No dia 22 de setembro acontecem as eleições gerais da APP-Sindicato. Neste dia vamos votar para escolher a diretoria estadual, o conselho

fiscal e, em especial, a diretoria do núcleo sindical Curi-tiba-Norte. A chapa 4, que concorre a esse núcleo sin-dical, é formada por professores(as), pedagogos(as), funcionários(as) e aposentados(as) das escolas dessa região. Uma chapa representativa da categoria, e com-prometida com os nossos anseios e com nossa entida-de. A defesa da escola pública, a luta pela valorização dos(as) trabalhadores(as) da educação e o compro-misso com a construção de um mundo melhor, justo e humano têm norteado nossa atuação nas lutas e orga-nização do sindicato.

Reconhecemos e defendemos a atuação da catego-ria em torno da APP-Sindicato. Quanto mais organizados, maior a possibilidade de avançarmos em nossas conquis-tas, ampliando os recursos para a educação. Por isso, manifestamos nosso apoio à chapa 1 para direção esta-

dual da APP-Sindicato por entendermos que representa a continuidade da luta que possibilitou avanços como o Plano de Carreira dos professores(as) e funcionários(as) e o acordo da equiparação salarial. Reconhecemos a im-portância da participação do nosso sindicato nas lutas das demais categorias de trabalhadores(as) organizados(as) na CUT – Central Única dos Trabalhadores – e na CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

E pedimos o seu apoio à chapa 4, para as próximas eleições do Núcleo Sindical Curitiba-Norte. Nosso lema é Independência, Democracia e Luta. Queremos um sindicato forte, mas independente de governos e parti-dos políticos, por entender que a ação sindical não pode ser tutelada ou instrumentalizada para fins eleitorais. Entendemos que o Núcleo Sindical Curitiba-Norte tem a importante tarefa de aproximar os(as) educadores(as) das discussões que envolvem os interesses da categoria como as políticas educacionais, as condições de trabalho e a saúde dos(as) trabalhadores(as).

Por uma aPP-sindicato indePendente de Partidos e governos

Page 2: Jornal da Chapa 4 - NS Curitiba Norte

Somos trabalhadoras e trabalhadores da educação. Militantes por uma escola pública, gratuita e de qualidade. Somos a maioria da atual gestão do

Núcleo Sindical Curitiba-Norte e tomamos parte das con-quistas da categoria no último período. Por isso, compre-endemos bem os perigos da atual conjuntura, marcada por uma grave crise mundial e mudanças no governos federal e estadual.

Assim, fizemos todos os esforços para garantir uma chapa de unidade nessa eleição. Propusemos uma

composição que respeitasse a pluralidade de opiniões presentes no núcleo sindical. Mesmo assim não houve do outro lado nenhuma disposição mais séria para que saíssemos unificados.

Entendemos que o sindicato é uma instituição que representa os interesses comuns de todos (as) os (as) tra-balhadores (as). Não pode ser o monopólio de um grupo político. O respeito à diversidade de opiniões deve ser a base de uma gestão verdadeiramente democrática e in-dependente.Esse é o nosso compromisso.

OsvaldO alves de araújOPresidenteProfessor de filosofia e história e diretor do C. E. Hildebrando de Araújo. Militante experiente, já foi dirigente do sindicato dos bancários. Atualmente, representa a APP-Sindicato no Conselho do Magistério e integrante do Conselho Estadual da Educação. Também fez parte da Comissão Nacional de Sindicalistas da CUT contra a Discriminação Racial. Tem pós-graduação em Filosofia Política Moderna pela UFPR.

FabianO stOievsecretaria de Políticas sindicaisProfessor de história no C. E. Bento Munhoz da Rocha Neto. Pes-quisador independente e professor-supervisor do programa PIBID da UFPR. Representante sindical da sua escola, já participou do Conselho Estadual da APP-Sindicato. Especialista em Metodologia do Ensino de História.

ademir aParecidO Pinhelli mendessecretaria GeralProfessor de filosofia no Instituto de Educação. Sua atuação na aprovação da lei que retomou a obrigatoriedade da disciplina de filosofia no ensino médio é reconhecida. Coordenou os trabalhos de elaboração das Diretrizes Curriculares Estaduais de Filosofia e do livro didático público dessa mesma disciplina. Mestre e doutorando em Educação pela UFPR.

clara henrique de medeirOssecretaria de administraçãoProfessora aposentada, trabalhou em escolas para pessoas com deficiência, onde exerceu também a função de diretora. Já foi membro do Conselho Fiscal da PP-Sindicato e hoje é atuante no Coletivo de Aposentados do Núcleo Sindical Curitiba-Norte. Formada em Pedagogia e Ciências, tem especialização em Educação Especial.

alayde de jesussecretaria de aposentadosProfessora e pedagoga aposentada, trabalhou em várias institui-ções de ensino, onde atuou também como secretária de escola. Militante sindical há mais de 40 anos, já foi membro do Conselho Fiscal da APP e representante no Conselho Estadual da APP-Sin-dical. Lutou pela implantação da Secretaria de Aposentados em nosso sindicato.

davi britO da silvasecretaria de FormaçãoFuncionário no C. E. Amâncio Mouro, como agente educacional II, e professor de língua portuguesa do C. E. Manuel Ribas. Faz parte da atual direção do Núcleo Sindical Curitiba-Norte, na Secretaria de Municipais. Também é membro do Coletivo da Diversidade ét-nico-racial. Especialista em metodologia do Ensino da Língua Portu-guesa, é educador popular pelo Centro de Formação 13 de Maio.

sônia de limasecretaria de FuncionáriosFuncionária no C. E. Paulo Leminski, como agente educacional I. Atualmente, faz parte da direção do Núcleo Sindical Curitiba-Norte, na Secretaria de Funcionários e é coordenadora do Coletivo de Funcionários da APP-Sindicato. Membro do CONSEG do Bairro Alto.

edilsOn dOmiGuessecretaria de imprensa e divulgaçãoProfessor de Geografia no C. E. Natalia Reginato. Professor-su-pervisor do programa PIBID da UFPR. Militante de base, participa ativamente das mobilizações da categoria. Tem pós-graduação em Interdisciplinariedade na Educação.

os integrantes da chapa 4 são educadores comprometidos profissionalmente e politicamente com as causas da valorização da escola

pública e dos educadores. conheça os integrantes da nossa chapa:

Osvaldo é um Professor competente, respeitado na Educação e no movimento sindical. No C.E.E., assumiu a vaga de titular com sabedoria, dedicação e equilíbrio. Agora, foi escolhido candidato à presidência do Núcleo Sindical Curitiba Norte, na Chapa Independência, Democracia e Luta. Quem, assim como eu, concorda que a APP tem que ser o espaço de todos os professores e funcionários, independente da opção política de cada um e que o sindicato não é correia de transmissão de nenhum partido, vota no Professor Osvaldo .

rOmeu GOmes de miranda Foi presidente da aPP-sindicato. atualmente é presidente do conselho estadual da educação.

Page 3: Jornal da Chapa 4 - NS Curitiba Norte

andrea cristiane marins cOelhOsecretaria de FinançasFuncionária do C.E. Santa Gemma Galgani, como agente educa-cional II. Fez parte do Conselho Estadual da APP-Sindicato e é representante sindical da sua escola. Participou do Coletivo de Funcionários. Cursa pedagogia na UFPR.

rOnaldO tOmaz andrade silvasecretaria de Gênero e igualdade racialProfessor de Matemática e Física no C. E. Ângelo Gusso. Também faz parte da atual direção do Núcleo Sindical Curitiba-Norte, na Secretaria de Políticas Sindicais. Membro do Coletivo de Raça e Gênero da APP-Sindicato e do Fórum da Diversidade. Especialista em Orientação, Gestão e Supervisão Escolar, é educador popular pelo Centro de Formação 13 de Maio.

henrique carlOs jesus mOraes netOsecretaria educacionalProfessor de história e filosofia, trabalha no Instituto de Educação e no C.E. Cecília Meireles. Já atuou como representante sindical no local de trabalho e fez parte do Conselho Estadual da APP-Sindicato. Tem especialização em Ética, pela PUC.

vera lúcia t. chueirisecretaria de municipaisProfessora de geografia no Colégio Estadual Poty Lazzarotto e na Escola Municipal João Sterandio, em Araucária. Lutadora incansável, já participou do Conselho Estadual da APP-Sindicato, além de atuar como representante sindical no local de trabalho. Especialista em Educação Ambiental e em Metodologia do Ensino Superior. Tem mestrado em Educação.

bOanerGes zulmires elias netOsecretaria de OrganizaçãoDiretor auxiliar no C. E. Padre Silvestre Kandora e professor de estatística na FAPAR. Participa da direção do Núcleo Sindical Curitiba-Norte, na secretaria de Organização. Formado em Administração de empresas, é licenciado pela UTFPR e especialista em Educação de Jovens e Adultos.

• Mercês de Luz de souza

• endy PauLo chaves

cOnselhO Fiscal

ivOne rOdriGues macena barOssisecretaria de Previdência e saúdeProfessora de biologia no C. E. Padre Silvestre Kandora e coordenadora de cursos técnicos de secretariado e administração. É representante sindical na escola em que trabalha. É especialista em Educação Ambiental.

rOGériO de Oliveirasecretaria de Políticas sociaisProfessor de historia e filosofia do C. E. República do Uruguai. Também é da atual direção do Núcleo-Sindical Curitiba Norte, na Secretaria de Sindicalizados. Participa do Coletivo da Diversidade e é o representante sindical no seu local de trabalho. Tem especia-lização em Meio Ambiente.

marcia reGina bitencOurtsecretaria de sindicalizadosProfessora de sociologia no C. E. Olivio Belich e do Instituto Federal do Paraná. Militou na Pastoral da Juventude e foi da direção da Associação dos Funcionários do HC. Especialista em Sociologia Política.

luis Gabriel maluF da silvasecretaria de assuntos jurídicosProfessor de história no C. E. Teotônio Villela. Participou do mo-vimento estudantil em Curitiba e hoje é representante sindical na escola em que trabalha. Militante cultural, é músico e compositor, fundador da Orquestra de Violões do Paraná. Pós-graduando em Gestão e Produção Cultural.

o que já conquistamos, onde devemos avançar

As conquistas do último período, como os planos de carreira e a equiparação salarial, não são o resul-tado da ação de um único indivíduo. Nem mesmo

de uma direção sindical. Elas são o fruto das mobilizações e da luta de todos(as) os(as) trabalhadores(as) da edu-cação: funcionários(as), professores(as), pedagogos(as), aposentados(as), diretores(as), sindicalizados e não-sindi-

calizados, concursados ou com contratos temporários de trabalho. Como dirigentes e militantes sindicais, tivemos uma participação ativa nessas conquistas. Mas não nos acomodamos a elas. A categoria pode e merece mais. Por isso é necessário participarmos e fortalecer ainda mais nos-so sindicato. É preciso formar, organizar e mobilizar os(as) trabalhadores(as) sempre.

Esta chapa é composta por pessoas que, nos últimos anos, demonstraram seriedade e compromisso com a educação. Por isso, voto na ChAPA 4 .

mary lane hutner

“”

Professora de educação física e mestre em educação pela uFPr. ex-diretora do colégio estadual Paulo leminski. Foi chefe de departamento da educão básica da seed.

Page 4: Jornal da Chapa 4 - NS Curitiba Norte

a educação quer mais!

Fortalecer a aPP-sindicato

sou funcionário(a), também educo!

A educação é o investimento mais seguro que um país pode fazer. O Plano Nacional da Educação prevê a destinação de 7% do PIB para a educação. O índice é insuficiente. Junto a CNTE, defendemos a destinação de 10% do PIB, e de 50% do Fundo Social proveniente da exploração da camada Pré-Sal, para a Educação.

Os investimentos em Educação não podem ser limitados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Se a educação é prioridade, é preciso criar uma Lei de Responsabilidade Educacional, para cobrar dos governantes os compromissos com o ensino públi-co. E construir o orçamento a partir de um cálculo de custo-aluno qualidade.

Precisamos garantir que a APP-Sindicato con-tinue a honrar sua história de luta, como um sindi-cato democrático, transparente, plural, indepen-dente de partidos políticos e governos.

O Núcleo Sindical Curitiba Norte precisa dina-mizar a comunicação com a base, fazendo do jor-nal um órgão de mobilização e formação dos (as)

Lutamos pela inclusão dos(as) funcionários(as) no Piso Salarial Profissional Nacional. Além disso, é preciso garantir o auxílio transporte para todos, melhores condições de trabalho e saúde, o reconhecimento da pós-graduação nas carreiras, o recesso para todos, remoção e liberação para os funcionários em cursos de formação continuada.

Vamos reforçar a participação e a organização dos(as) funcionários (as) junto ao sindicato. A valorização profissional desses (as) trabalhadores (as) deve ser um preocupação de toda a categoria. Abaixo à discriminação!

trabalhadores (as), potencializado com o recurso à outras mídias sociais.

O nosso número faz a nossa força. Por isso, devemos ter uma campanha permanente de sin-dicalização, com ações específicas voltadas para os(as) funcionários(as), professores(as) novos(as) e escolas com baixo índice de sindicalização.

movimentos sociais

Por sua importância, a APP-Sindicato deve se solida-rizar com outros sindicatos e movimentos sociais, em es-pecial a CUT e a CMS (Coordenação dos Movimentos So-ciais), contribuindo com a transformação social.

Nos somamos às lutas pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, por uma política de valo-rização do salário mínimo, contra as medidas de priva-tização da saúde, pela defesa dos recursos naturais e do meio ambiente e por políticas que superem as relações de opressão étnico-raciais, de gênero e de sexualidade.

É preciso garantir a implantação imediata do Piso Salarial Profissional Nacional e lutar pela revisão dos seus valores. A meta para o piso deve ser o salário mínimo calculado pelo DIEESE (de R$ 2.212,66 - julho). Além de efetivar os 33% de hora-atividade. É uma luta difícil, mas a perspectiva é al-cançar 50% de hora-atividade.

No Paraná, devemos estar atentos para que o Estado cumpra seu compromisso de equipa-ração salarial. Bem como os reajustes anuais da inflação. E mais: precisamos lutar pela realização de concursos, para que os (as) educadores (as), com contratos temporários, tenham a oportunidade de ingressar na carreira.

A maioria dos sindicalizados do Núcleo Curitiba Norte são aposentados e aposentadas que foram fundamentais para a construção da APP e da escola pública, e que em alguns momentos são esquecidos. Conhecendo os integrantes da ChAPA 4 tenho certeza que estes companheiros e companheiras irão respeitar e defendeder, com fervor, as reivindicações dos(as) aposentados(as) .

sabina turbay

”Professora aposentada. Foi secretária de aposentados do ns curitiba norte e, na gestão anterior, secretária estadual de aposentadas da aPP-sindicato.

Page 5: Jornal da Chapa 4 - NS Curitiba Norte

trabalho de base, com a base

agora, aposentados. educadores, sempre!

Defendemos a formação, junto a cada secretaria, de coletivos de educadores(as), ampliando a participa-ção da base no dia-a-dia do Núcleo Curitiba Norte.

Por uma APP-Itinerante com um novo formato. Além de informar as ações do sindicato, a APP-Itinerante deve ser um momento de organização da categoria a partir do seu local de trabalho.

O representante de escola cumpre um papel impor-tantíssimo no dia a dia da escola e nos Conselhos Regio-nais da categoria. Por isso, o sindicato deve dedicar es-pecial atenção aos representantes, incentivando suas ações e apoiando sua formação política e sindical.

Lutamos pelo fim do fator previdenciário, em de-fesa da previdência pública, universal e de qualida-de. Devemos defender a isonomia salarial entre os aposentados(as) e os trabalhadores(as) na ativa. Nos comprometemos com a eleição de um representante pelo coletivo de aposentados, para trabalhar junto à secretaria desse segmento.

O fortalecimento do coletivo de aposentados passa também por dar condições para que esse segmento di-namize suas atividades.

É fundamental organizar um Coletivo Educacional no sindicato, para acompanhar e promover ações em relação às políticas de formação continuada propostas pela SEED. A formação, para ser de qualidade, deve levar em consideração as reais necessidades dos(as) educadores(as).

Além disso, é preciso prestar atenção à criação de um Sistema Estadual de Avaliação do Rendimento Es-colar de caráter meritocrático, e que possa ser usado como pretexto para culpar os(as) educadores(as) pelo fracasso escolar.

Políticas educacionais

Incentivar práticas esportivas, recreativas e cultu-rais que promovam o convívio e a integração dos trabalha-dores e trabalhadoras da educação.

Disponibilizar os espaços do sindicato para reu-niões de grupos de discussão, atividades de formação, debates, palestras, exibição de filmes, apresentações mu-sicais, de iniciativa dos(as) educadores(as).

cultura, esporte, lazer

É preciso defender a proposta de Porte das Escolas apresentada pela APP-Sindicato, e oposição à da Se-cretaria da Educação - com mecanismos que reconhe-çam as especificidades de cada escola.

Lutamos pela redução do número de alunos por turma, com 25 alunos para os anos finais do Ensino Fun-damental e 30 alunos para o Ensino Médio.

É grave o quadro de adoecimento dos (as) trabalhado-res (as) da educação. Precisamos de uma política de saúde dos(as) trabalhadores(as), que garanta um atendimento uni-versal e de qualidade, que valorize as ações de prevenção e que obrigue o governo do estado a reconhecer as doenças ocupacionais adquiridas por seus(uas) trabalhadores(as), assumindo todas as despesas com seu tratamento.

saúde e condições de trabalho

Formação: luta melhor quem sabe mais!

O Núcleo Sindical Curitiba Norte precisa diversificar suas atividades de formação política-sindical e educa-cionais. Devemos reforçar o curso de Organização por Local de Trabalho e oferecer outros eventos e cursos de extensão universitária com a UFPR.

Além de valorizar outras abordagens metodológicas, como os cursos oferecidos pelo Centro de Educação Po-pular 13 de Maio.

Apoio a chapa 4 por conhecer os seus integrantes. Eles estão nas escolas e por isso conhecem de perto o dia-a-dia dos(as) trabalhadores(as). É gente de luta, compromissada com a educação pública e com a melhoria das condições de trabalho dos(as) educadores(as) .

luiz carlOs PaixãO da rOcha é diretor estadual de imprensa e divulgação da aPP-sindicato e mestre em educação pela uFPr.

“”

Page 6: Jornal da Chapa 4 - NS Curitiba Norte

Para direÇÃoestaduaL,

vote cHaPa 1

Por um sindicato independente de partidos e governos:

nós apoiamos!

jOsé valdivinO de mOraes Funcionário da educação. diretor estadual de Funcionários da aPP-sindicato e diretor na-cional da cnte – confederação nacional dos trabalhadores em educação do Paraná.

idemar vanderlei bekiProfessor de Geografia da rede estadual há 14 anos e atual diretor estadual de saúde e Previdência da aPP-sindicato. especia-lista em análise ambiental pela uePG. Foi o primeiro presidente do núcleo sindical de irati, no período de 2002 a 2006.

clOtilde vascOncelOsFuncionária da educação desde 1994, em curitiba. é agente educacional ii, atual direto-ra estadual de administração e Patrimônio da aPP-sindicato. Foi secretária de funcionários do n s curitiba norte por dois mandatos.

edilsOn aParecidO de PaulaProfessor de história do ns de mandaguari e atual diretor estadual de municpais da aPP-sindicato.

luis FeliPe de alvesProfessor do colégio leôncio corrêa, foi pre-sidente do núcleo sindical curitiba norte (gestão 2005 – 2008) e atual diretor na secre-taria de Formação.

ADERSON LOPES - C. E. Leoncio Correia, ADILSON - C.E. Angelo Gusso, ADRIANE TAVARES ROChA - C.E. Pilar Maturana, ADRIANE TAVARES - C.E. Pilar Maturana, ADRIANO ROSA MARTINS - C.E. Bento Munhoz da Rocha Neto, AGNALDO CORONIL - C.E. Nilo Brandão, AGUINALDO SOUzA - C. E. Pilar Maturana, ALCIONE TORRES DE MELO LOPES - C. E. Bento Munhoz da Rocha Neto, ALDAIR PEREIRA DA SILVA - C.E. hildebrando Araújo, ALESSANDRA APARECIDA TEIxEIRA - C.E. Maria Balbina, AMÉLIA - advogada e ex-assessora da APP, AMILTON COSTA - C.E. Loureiro Fernandes, ANA CRISTINA RIBEIRO - C.E. Kandora, ANA MARIA SCKIMANSKI - CEEBJA Paulo Freire, ANA PAULA BARChEChEN - C. E. Bento Munhoz da Rocha Neto, ANA RITA DE SOUzA - C.E. hildebrando Araújo, ANADIR MARIA CROzETA - C.E. Kandora, ANDERSON BARBICRI - C.E. Papa, ANDRÉ LUIz KARAN - C.E. Santa Cândida, ANNE MARIE V. R. zIMMERMAN - C. E. Bento Munhoz da Rocha Neto, ANTONIO RAVEN - C.E. Natália Reginato, ARLINDO CARVALhO DE AMORIM - C.E. Loureiro Fernandes, ÁUREA BRITTO SANTANA - Direção Estadual APP-Sindicato, AVANIR MASTEy - ex-integrante da direção estadual / C.E. Sagrada Família, CARINA BRITTO - C. E. Leôncio Correia, CARLOS MERLIN - C.E. Gelvira Pacheco, CASSIO BRITO - C. E. Leôncio Correia, CÉLIA LUzzI - C.E. Paulo Lemiski, CÉLIO ANTONIO RAMOS - C.E. hildebrando Araújo, CíCERO DONADELI - C.E. Kandora, CLICEU ANTUNES PEREIRA – Cebeja Paulo Freire, JULIANA JOUCOSKI - C.E. Kandora, CLAUDETE CRISTINA - C.E. Kandora, CLÁUDIA QUAQUARELLI GERONAzzO - C.E. hilde-brando Araújo, CLAUDIA T. FERNANDES - C.E. Olívio Belich, CLAUDINO DIAS - C. E. Loureiro Fernandes, CLEDISSON RIBEIRO - C. E. Loureiro Fernandes, CLEUSA P. DE ALMEIDA - C.E. hildebrando Araújo, CRISTINA GAVIOLI - C.E. Leôncio Correia, DILSON DALNEGRO - aposentado, EDISON MOTTA - C. E. Loureiro Fernandes, EDUARDO BORGES - C.E. hildebrando Araújo, ELIzABETh AURORA SOUzA - C.E. hildebrando Araújo, EROL SKROCh - C. E. Amancio Mouro, ESTEFANIA - Profa. de Espanhol no C.E. São Brás, EULA LyRA - C. E. Leôncio Correia, GEORGE LUIS ALVES BARBOSA - Professor e ex-dirigente estadual da APP, GRAzIELLA PIA DE MIRANDA - C.E. xavier da Silva, GUILhERME GOEIJ - C. E. Angelo Gusso, IARA GODOy - C.E. Nossa S. de Fátima, IDEMAR VANDERLEI BEKI - Direção Estadual APP-Sindicato, IDERLE MONTEIRO DE ARAúJO - professora aposentada, IRAMy PIMENTEL SORIANI - C.E. Pio Lanteri, IRIA - aposentada, IVONETE CORREA CARDOzO - C.E. Kandora, JACIR VIREL - C.E. Natália Reginato, JAIME TADEU - Professor, presidente da ACNAP, JONAThAN AMARO DE SOUzA - C.E. hildebrando Araújo, JORGE VALÉRIO OLIVEIRA, NATÁLIA REGINATO, JOSÉ AUGUSTINhO KUChLA - C.E. Kandora, JOSÉ PAULO BATISTELLA - C.E. Natália Reginato, JOSÉ RICARDO DONATTI CORREA - Direção Estadual APP-Sindicato, JOSEANE MAChINIEwCz - C.E. Kandora, JULIANA JOUCOLSKI - professora no C. E. Julia wanderlei, KARIME G. FARhAT - C.E. República do Uruguai, LARDy PEREIRA JUNIOR - C.E. Leôncio Correia, LENIR DE JESUS DA SILVA FERNANDES - C.E. Belich, LIDIA FERREIRA - CEP, LUIS ANTONIO PEREIRA MARTINS - C. E. Maria Pereira Martins, LUIS ANTONIO VITAL - C.E. Gelvira Pacheco, LUIS ARMARDO LAGOS - C. E. Amancio Mouro, LUIS hENRIQUE VIEIRA - C. E. Leoncio Cor-reia, MANOEL MESSIAS COSTA - C.E. Leôncio Correia, MARCOS AUGUSTO PEREIRA - C.E. Alfredo Parodi, MARCOS LEANDRO - C.E. Santa Candida, MARGARETh GREIN - C.E. Pilar Maturana, MARIA APARECIDA GARCIA DOS SANTOS - C.E. Pilar Maturana, MARIA DO CARMO - ex-dirigente APP-Sindicato, MARIA VANEI RIGONATO - C. E. Pinheiro do Paraná, MARIALBA RODRIGUEz - C.E. hildebrando Araújo, MARILDA SIMONI MARQUES - C.E. Kandora, MARLENE CORREIA VENTURA - C.E. hildebrando Araújo, MARLENE ROS CALDERON - C.E. Kandora, MARLI CORDEIRO - C.E. hildebrando Araújo, MIChELLE CRISTINA DE SOUzA - C.E. hildebrando Araújo, MIRIAN ELISE M. PASSOS - C.E. hildebrando Araújo, NILMA DE OLIVEIRA - C.E. hildebrando Araújo, NILTON LUIS NOVAKI - C.E. hildebrando Araújo, OSVALDO MAGALhãES - C. E. Isolda Schimit, PAULO SERGIO CATINI - C.E.José Fressato, PEDRO BILó - C.E. Barão do Rio Branco, PÉRICLES RIBEIRETE - C.E. Lysimaco, RAQUEL JULIO MASTEy - CEP, RENATA TABORDA - C.E. Kandora, RENE wAGNER - SEED, RODRIGO FALVO - C.E. Gelvira Pacheco, ROGÉRIO zANETTI - C.E. Santa Rosa, ROSE MERE C. FRANçA - C.E. Senhorina, ROSIANE RACIOP - C.E. hildebrando Araújo, ROSIMAR MENEGhEL - C.E. Pilar Maturana, SANDRA MARA B. P. DOS SANTOS - C.E. Anibal Kury, SANDRA MORGADO - C.E. Kandora, SÉRGIO GOMES - C.E. Loureiro Fernandes, SERGIO NASCIMENTO - C.E. Manoel Ribas, SERGIO SALDANhA - C.E. hildebrando Araújo, SILVANA PRESTES - Direção Estadual APP-Sindicato, VALDLEM CÉSAR ALVES - C. E. Maria Montessori, VALMIR COQUEIRO SANTANA - C.E. Dona Branca, VAz REzER - CEP, VERA LUCIA ChAGAS - C.E. Kandora, VERA LúCIA R. zANOTTO - C.E. Maria Aguiar Teixeira, VILMA TISSOT BASTOS - C.E. Paulina Borsari, wILLIAN BOLDORI - C.E. hildebrando Araújo, wLADENISE FLARESSO - C. E. Loureiro Fernandes, wOODS ANDERSON BORGES - C.E. hildebrando Araújo.

PRIMEIROS APOIADORES

Apoie você também essa ideia! Envie seu nome e/ou uma mensagem para o e-mail:

[email protected] - Juntos somos fortes!

silvana PrestesFuncionária da educação desde 1998. agente educacional ii, atual diretora esta-dual de Políticas sociais da aPP-sindicato e representante do Pr no departamento de Funcionárias da cnte.

a cHaPa 4 assume o comPromisso de Fazer uma camPanHa a aLtura dos nossos educadores. vamos reaLizar um bom debate, aPresentando ProPostas Para a Próxima gestÃo do núcLeo sindicaL curitiba norte. !