Jornal da Comunidade - Paróquia Nossa Senhora da Luz - Março de 2012

4
www.psnluz.com.br Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Luz | Pituba Ano 39 Março Nº 03/2012 Distribuição Gratuita Não recuses nada a Deus! Pastoral do Batismo O espaço infantil está de volta ! PALAVRA DO PADRE PÁGINA 03 ENCARTE VEJA MAIS EM: O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu rumo à Terra Prometida. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Mas, antes de ressuscitar, Cristo precisou morrer na cruz. Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. “Foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus...”, trecho da oração do Credo, rezada pelos fiéis na profissão de fé. A presença de Jesus ressuscitado é a manifestação salvífica definitiva de Deus na história humana. A vida do cristão passa pela esperança no Ressuscitado. Ela leva o ser humano a ser melhor para Deus e para os irmãos. Colocar a esperança em Jesus Cristo é experimentar todo dia a alegria. Entretanto, para saborear a alegria da ressurreição é preciso passar pelo tempo litúrgico denominado pela Igreja de Quaresma, que, apesar de a cor ser roxa, não é tempo de tristeza, mas de reflexão e fortalecimento da fé. Viver de forma plena a Quaresma é exercitar com intensidade e devoção as práticas dos princípios essenciais de sua fé para, assim, acolher o Ressuscitado na Páscoa. Durante este período, os fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola consciente e da oração. A oração leva o fiel ao encontro de Deus. O jejum não significa ficar o dia inteiro sem comer. Até porque o verdadeiro jejum é espiritual. Não é o que entra pela boca que transforma o homem em impuro, mas sim o que sai dela. Além dos alimentos, essa prática também pode ser vivida no sentido de desapego de algo que a pessoa gosta muito de fazer e, durante a Quaresma, oferece para a quebra do próprio coração, para a santificação pessoal e da família. A caridade, também denominada como esmola no tripé quaresmal, deve ser vivida a partir de quem está próximo. No encarte alguns paroquianos contam sua experiência sobre o período quaresmal. Leia e se inspire. O caminho para alcançar a Páscoa do Senhor “Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a paz” (Is 52,7) “Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor. Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor...” (Mons. Jonas Abib e Pe Zezinho)

description

Jornal da Comunidade - Março de 2012 -

Transcript of Jornal da Comunidade - Paróquia Nossa Senhora da Luz - Março de 2012

Page 1: Jornal da Comunidade - Paróquia Nossa Senhora da Luz - Março de 2012

www.psnluz.com.br

Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Luz | Pituba Ano 39 Março Nº 03/2012 Distribuição Gratuita

Não recuses nada a Deus! Pastoral do Batismo O espaço infantil está de volta !

PALAVRA DO PADRE PÁGINA 03 ENCARTE VEJA MAIS EM:

O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica “pessach” (passagem), que para os hebreus signifi cava o fi m da escravidão e o início da libertação do povo judeu rumo à Terra Prometida. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

Mas, antes de ressuscitar, Cristo precisou morrer na cruz. Seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunifi cados. “Foi crucifi cado, morto e sepultado, desceu à

mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus...”, trecho da oração do Credo, rezada pelos fi éis na profi ssão de fé.

A presença de Jesus ressuscitado é a manifestação salvífi ca defi nitiva de Deus na história humana. A vida do cristão passa pela esperança no Ressuscitado. Ela leva o ser humano a ser melhor para Deus e para os irmãos. Colocar a esperança em Jesus Cristo é experimentar todo dia a alegria.

Entretanto, para saborear a alegria da ressurreição é preciso passar pelo tempo litúrgico denominado pela Igreja de Quaresma, que, apesar de a

cor ser roxa, não é tempo de tristeza, mas de refl exão e fortalecimento da fé.

Viver de forma plena a Quaresma é exercitar com intensidade e devoção as práticas dos princípios essenciais de sua fé para, assim, acolher o Ressuscitado na Páscoa. Durante este período, os fi éis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola consciente e da oração.

A oração leva o fi el ao encontro de Deus. O jejum não signifi ca fi car o dia inteiro sem comer. Até porque o verdadeiro jejum é espiritual. Não é o que entra pela boca que transforma o homem em impuro, mas sim o que sai dela. Além dos alimentos, essa prática também pode ser vivida no sentido de desapego de algo que a pessoa gosta muito de fazer e, durante a Quaresma, oferece para a quebra do próprio coração, para a santifi cação pessoal e da família. A caridade, também denominada como esmola no tripé quaresmal, deve ser vivida a partir de quem está próximo.

No encarte alguns paroquianos contam sua experiência sobre o período quaresmal. Leia e se inspire.

O caminho para alcançar a Páscoa do Senhor

“Como são belos sobre as montanhas os

pés do mensageiro que anuncia a paz”

(Is 52,7)

“Como são belos os pés do mensageiro

que anuncia o Senhor. Ele vive, Ele reina,

Ele é Deus e Senhor...”

(Mons. Jonas Abib e Pe Zezinho)

Page 2: Jornal da Comunidade - Paróquia Nossa Senhora da Luz - Março de 2012

2

Neste mês de Março a comunidade católica está vivendo o tempo da Quaresma, período de preparação para a Páscoa do Senhor. Na matéria de capa, você está convidado a entender melhor este tempo e ver como pode se preparar para viver a Páscoa plenamente. Confi ra também algo mais sobre o tema no Encarte, que, neste mês, retoma o espaço destinado às crianças.

Na página 3, entenda como atua a Pastoral do Batismo na comunidade da Luz e programe-se para participar dos eventos nacionais e internacionais promovidos pela Pastoral Familiar.

Conheça, ainda, os jovens da comunidade que viveram uma experiência diferente no carnaval deste ano e aproveite para se planejar com a programação especial da Semana Santa.

Anúncios, dúvidas e sugestões entre em contato conosco: [email protected]

Palavra do Padre

Fr. Edalan

Não recuses nada a Deus !

Editorial

ExpedienteO informativo Comunidade é uma publicação da Paróquia Nossa Senhora da Luz - Salvador/ Ba.

Fone: (71) 3344-2414Email: [email protected]

Pároco: Frei Rogério Soares de A. Silveira

Coordenação:Pastoral de Comunicação PNSLuz.

Redação:Fabiane Pita (DRT/BA 2061) Graça Rosetto (DRT/ES 01593)Mariana Ivo (DRT/BA 3130)

Revisão de Texto: Danilo Santiago

Colaboração: Carlos Cintra, Sheila Vasconcelos e Tiago Rangel

Fotos:Ernani Cabañas, Mário Cordeiro e Daniel Silva

Diagramação: Juliana Oliveira

Tiragem: 4.000 exemplares Gráfi ca: Belo Visual Impressões Ltda

A Quaresma é uma oportunidade para revisar a própria vida à luz da misericórdia de Deus e do seu imenso desejo de que sejamos melhores. Ele nos oferece seu Filho como sacramento de união com o ser humano. Assim, a Quaresma é um tempo especial no qual o Espírito Santo quer renovar nossos corações através do caminho de conversão que o Senhor, pela sua Palavra acolhida e concretizada a partir da liturgia na vida dos fi éis, sugere como estratégia de salvação para os homens e mulheres do nosso tempo. Com Jesus, cada um é levado ao deserto e lá aprende a lidar com os limites da vida; diante deles, a pessoa vai aos poucos fazendo a experiência de Abraão, quando Deus, depois de impedir a morte de Isaac, lhe diz: “Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu fi lho único” (Gn 22,12). Não recusar nada a Deus se torna uma expressão do sacrifício único de Cristo feito graças ao Espírito na vida de quem se coloca em obediência a Ele. Vivemos em um mundo de facilidades no qual se confundem vertiginosamente os valores cristãos com coisas passageiras. Quanta coisa recusamos a Deus e, com isso, declaramos que somos homens e mulheres que, embora se achem livres, não passam de escravos dos próprios caprichos e vaidades? Escutando o Filho amado de Deus, descobrimos o que de melhor possuímos: a vida divina, dinamismo de salvação dentro de nós. A renovação de vida pascal não é senão a explicitação dessa verdade. Contudo, necessitamos continuar a caminhar em fi delidade à Palavra de Deus, lei de liberdade, que, ao longo desses quarenta dias, quer fazer com que cada um desenvolva não só estratégias de um bem estar fruto de uma vida saudável de irmãos e irmãs, como também de prevenção para preservar a saúde nas relações em família, na comunidade, enfi m, na sociedade. Para isso, então, não recuses nada a Deus!

Boa Leitura! Equipe Pascom PNSLuz

Page 3: Jornal da Comunidade - Paróquia Nossa Senhora da Luz - Março de 2012

3

PASTORAL DO BATISMO

A Pastoral Familiar nasceu da urgência de se defender e promover o respeito e a dignidade da família, seus direitos e deveres, destacando a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja.

As diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 enfatiza a necessidade de uma Pastoral Familiar forte e atuante em todas as paróquias do Brasil, objetivando-se, sobretudo, evangelizar as famílias, a partir da própria família, mostrando pistas para que os casais se reencontrem consigo, com os fi lhos, com a comunidade e com Cristo e encorajar as famílias a viver o diálogo, a igualdade entre homem e mulher, a paternidade responsável e a simplicidade no relacionamento entre pais e fi lhos.

A fi m de cumprir com os seus objetivos, a Pastoral Familiar planeja, para este ano de 2012, muitas ações em nível mundial, nacional e paroquial, dentre as quais destacam-se:

Nos dias 28 e 29 de abril de 2012, será realizada, em Aparecida (SP), a 4ª Peregrinação Nacional das Famílias e o 2º Simpósio da Família, ambos tendo como tema principal “A Família: O Trabalho e a Festa”.

Acontecerá em Milão, Itália, o 7º Encontro Mundial das Famílias, de 30 de maio a 3 de junho de 2012, com a presença do papa Bento XVI.

A Paróquia Nossa Senhora da Luz já recebeu o subsídio “Hora da Família” 2012. O tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. O subsídio apresenta refl exão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família, que, neste ano, será realizada entre os dias 12 e 18 de agosto. Este subsídio, além das Celebrações da Família, contem as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias. Está à venda na Lojinha de Maria.

A Escola de Família – ano 2 já está com as inscrições abertas. Os encontros acontecem sempre na 2ª e 4ª terças-feiras de cada mês, às 19:30h, no Centro Comunitário. Interessados devem procurar mais informações na secretaria da Paróquia.

A Pastoral do Batismo nasce junto com a própria Paróquia. Seu principal objetivo é preparar pais e padrinhos para celebração do Sacramento do Batismo, fundamento de toda vida cristã e porta de entrada para vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos.

Atualmente, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, 25 pessoas fazem parte deste grupo, reunindo-se todas as segundas-feiras para um momento de espiritualidade e crescimento. São estes encontros, juntamente com as instruções contidas no Código de Direito Canônico e no Catecismo da Igreja Católica, que guiam os agentes de pastoral na preparação dos pais e padrinhos.

Qualquer cristão católico pode ser um agente desta pastoral. Basta demonstrar interesse entrando em contato com um de seus membros, que podem ser encontrados nos cursos de preparação ou nas celebrações. Os cursos de preparação de pais e padrinhos acontecem todos os sábados, das 9h às 12h, no Centro Comunitário da Pituba (CCP). Já as cerimônias de Batismo são realizadas na Igreja, todos os sábados, a partir das 10h.

Pastoral Familiar lança projetos para 2012 No último dia 17 de fevereiro, nove jovens da

Paróquia Nossa Senhora da Luz viveram uma experiência bastante diferente: trocaram os trios elétricos de Salvador pela alegria plena de um carnaval especial na Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

“Compartilhando o meu interesse em ir à Canção Nova com alguns amigos da Paróquia que já haviam estado lá, fui acolhida pela mesma vontade deles e assim tudo foi feito em prol da ida ao acampamento de carnaval, cujo tema desse ano foi “Vem Louvar”. Tudo colocado em oração para que Deus providenciasse segundo a sua vontade, e assim foi feito”, comenta Liliane Lopes, jovem membro do grupo Siga, que vê a viagem como uma experiência de fé e vida que todos merecem vivenciar.

Durante os seis dias em que os jovens estiveram na comunidade de vida Canção Nova, puderam louvar, rezar, adorar e ter a certeza de que a verdadeira alegria só se encontra em Jesus Cristo. “Os momentos vividos são sinônimos de fonte, onde eu pude beber a palavra de Deus sem cessar”, encerra Liliane Lopes, que já faz planos para voltar em outra ocasião.

Uma experiência diferente

Page 4: Jornal da Comunidade - Paróquia Nossa Senhora da Luz - Março de 2012

4

A nossa Paróquia convida às crianças e adolescentes que já fi zeram a primeira eucaristia com faixa etária de 10 a 14 anos a participarem do grupo Perseverando com a Sagrada Família. Os encontros acontecem aos sábados das 08:30 às 10:00 no Centro Comunitário da Pituba - Sala 06.

Acontece no o dia 31 de março a reunião de pais das crianças da Catequese às 8:00 no Centro Comunitário da Pituba.

Nos dias 14 e 15 de abril acontece mais um curso de noivos da Paróquia Nossa Senhora da Luz. O curso será realizado no Centro Comunitário da Pituba e as inscrições devem ser feitas na secretaria da igreja de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30 e aos sábados das 8:00 às 12:00. É necessário levar identidade para efetuar a inscrição.

A missa festiva e solene da Festa da Misericórdia será às 17:30 no domingo dia 15 de abril. Após a celebração eucarística acontecerá no Centro Comunitário da Pituba um encontro de oração no grupo Fonte de Misericórdia para louvar a DEUS pela sua Misericórdia Infi nita.

Encontros e EventosHorários de Missa

Participe dos próximos encontros da Escola de Família. Será nos dias 27 de março e 10 de abril às 19:30 no Centro Comunitário da Pituba.Informações: famí[email protected]

No dia 25 de março acontece mais um retiro paroquial das 8:00 às 17:00 e toda comunidade é convidada a participar. Desta vez será no CTL em Itapuã. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Igreja ou pelo e-mail [email protected]. O valor da inscrição é de 50,00.

Confi ra os eventos do Escalada. No dias 24 e 25 de março acontece o Aprofundamento (para alpinistas que já realizaram o encontro) no Dom Amando. E nos dias 13, 14 e 15/04 é o Encontro da Pituba (para jovens de 14 a 17 anos que moram nos arredores da Pituba) também no também no Dom Amando. Informações e inscrições no site: www.movimentoescalada.org.br/wordpress/

As missas com oração de cura e libertação acontecem toda segunda quinta-feira do mês. Em abril será no dia 12 às 19:00 na Igreja.

A Pastoral Familiar e o Ministério das Famílias convidam para NOITE DE ORAÇAO PELOS FILHOS. 17 de abril , terça-feira às 19:30 no Centro Comunitário da Pituba.

No dia 18 de abril estaremos agradecendo a Deus o dom da vida de Frei Rogério. Que Nossa Senhora da Luz o abençoe!

De 2ª a 6ª feira 7:00 e 17:30 - Missa - Igreja5ª feira 12:00 horas - Missa - Igreja5ª feira 8:00 às 17:00 - Adoração ao Santíssimo - Igreja

SÁBADOS07:00 - Missa - Igreja17:00 - Missa para as Crianças - Igreja19:30 - Missa - Centro Comunitário da Pituba

DOMINGOS06:30 - Missa - Igreja08:00 - Missa - Comunidade do Areal08:30/11:30/15:30/17:30/19:30 - Missa - Igreja

GRUPOS DE ORAÇÃO2ª feira 4:00 - Grupo de Oração Nossa Senhora AparecidaCentro Comunitário da Pituba3ª feira 19:30 - Terço dos Homens - Igreja4ª feira 18:30 - Grupo de Oração Mãe da Divina Graça - IgrejaDomingo 19:30 - Grupo de Oração Fonte de Misericórdia Centro Comunitário da Pituba

CONFISSÃO (Igreja)3ª a 5ª feira 14:30 às 17:006ª feira 08:30 às 11:00 / 14:30 às 17:00

26/03 Segunda-feira 18:30 às 22:00 - Mutirão de Confi ssão01/04 Domingo Todas as missas - Domingo de Ramos02/04 Segunda-feira 19:00 - Senhor dos Passos03/04 Terça-feira 19:00 - Nossa Senhora das Dores04/04 Quarta-feira 19:00 - Renovação e Perdão05/04 Quinta-feira 17:00 - Lava-pés para as crianças 19:00 - Lava-pés05/04 Quinta-feira A partir das 22:00 - Vigília Pascal 06/04 Sexta-feira Até às 14:00 - Vigília Pascal 15:00 – Celebração da Paixão 18:00 – Via Sacra07/04 Sábado 19:00 - Celebração da Vigília08/04 Domingo Todas as missas - Celebração da Páscoa

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA