Jornal da Coopjud - Edição 3

8

Click here to load reader

description

Jornal da Coopjud - Edição 3

Transcript of Jornal da Coopjud - Edição 3

Page 1: Jornal da Coopjud - Edição 3

InformatIvo da CooperatIva de eConomIa e CrédIto mútuo dos servIdores públICos no estado do espírIto santo - CoopJud

3ª Edição • dEZEMBRo/09

Coopjud firma convênio e disponibiliza plano de saúdepara cooperados

www.coopjud.coop.br.

Jornal

A Coopjud acaba de firmar uma parceria com a São Bernardo Saúde e passa a disponibilizar para os cooperados e seus de-pendes o plano de assistência médica e hospitalar. Serão ofe-recidos três perfis diferencia-

destaque CoopJud

Cooperativa amplia convênio com Tribunal de Contas

Com a ampliação do convênio os servidores do Tribunal de Contas Estadual poderão receber seus vencimentos pela Coopjud e des-sa forma terão acesso a mais be-nefícios como a abertura da conta corrente Coopjud.

fIque lIgado!

Posto de Atendimento de Cariacica muda de endereço

fIque lIgado

Para saber de todas as novidades da sua cooperativa acesse nosso site: www.coopjud.coop.br.

dos de planos que variam de acordo com as necessidades dos cooperados. São eles o Ca-pixaba Total, o Capixaba Amigo Empresarial e o Capixaba Em-presarial Participativo. A São Bernardo Saúde é um dos pla-

nos que mais crescem no Esta-do e oferece a maior cobertura médica e hospitalar do Espirito Santo, com o maior número de médicos e hospitais creden-ciados, equipamentos de alta tecnologia e equipe médica

qualificada. Possui ainda um hospital próprio, o São Ber-nardo Apart Hospital, o mais moderno hospital do Estado, com estrutura e equipamen-tos comparáveis aos grandes centros médicos do mundo.

ConvênIos ofereCe várIas vantagens que aos Cooperados

Por meio de parceira com empresas conveniadas, a cooperativa oferece aos seus cooperados descontos em diversos produtos e serviços. Os descontos são válidos desde restaurantes a compra de veículos.

Diretoria assina convênio com São Bernardo Saúde

Cooperado em foCo

Hiranilda Matos e Débora Luchi, coope-rados em destaque desta edição apro-veitam o clima natalino para desejar boas festas aos servidores.

Pág. 3

entrevIsta

Aprenda a ter equilíbrio financeiro e evite confusões maiores no seu dia-a-dia. Pág. 4

boas festasDiretoria da Coopjud deixa mensa-gem especial para os cooperados.

Pág .8

Page 2: Jornal da Coopjud - Edição 3

Mais um ano está chegando ao fim. É hora de revermos o que foi realizado ao longo de 2009 e nos planejar-mos para 2010. Os resultados desse ano muito nos

animaram e as expectativas para o próximo ano são ainda melhores.Em 2009 tivemos vários motivos para nos orgulharmos da nossa cooperativa. Entre eles o aumento significativo do nos-so quadro de cooperados propiciado pela boa visibilidade da Coopjud perante aos servidores do judiciário e pela ampliação da área de atuação da cooperativa com os convênios com a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Ministério Públi-co Estadual.Com isso alcançamos nesse ano a marca de 1430 coope-rados. Sendo que desses mais de 940 associados vidores que realizam sua movimentação salarial pela conta-corrente Coopjud. Esses números comprovam a credibilidade que a Coopjud tem entre os servidores. Além disso, quitamos o pagamento da nova Unidade de Negó-cios da Coopjud, no Edifício Global Tower, em Vitória. A inau-guração está prevista para o primeiro trimestre de 2010. A expectativa é ampliarmos ainda mais o benefícios oferecidos aos cooperados e fazermos da nova unidade um grande ponto de atendimento especializado ao cooperado, assim como é a nossa Uneac. Tivemos ainda a nossa grande festa em comemoração aos 13 anos da Coopjud, uma confraternização regada a música, bebida e comida de qualidade e com a presença massiva e animada de nossos cooperados. Para ano que vem queremos realizar mais momentos com a participação dos cooperados como seminários, bate-papos, confraternizações, entre ou-tros. Nossa meta principal para 2010 é nos tornamos a cooperati-va de economia e crédito mútuo preferencial dos servidores públicos capixabas. Para isso, estamos investimento na ca-pacitação do nosso quadro de colaboradores e na ampliação dos nossos pontos de atendimento. Além de buscarmos as melhores condições de negociões para nosso associado. Queremos também aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos coopera-

dos, buscando mais parcerias nos serviços de convênios e na compra cooperada.

Tudo isso para atendermos bem o nosso cooperado no intuito

de realizar a nossa missão que é proporcionar felici-

dade.

Que em 2010 este-jamos ainda mais unidos, pois cada cooperado possui papel fundamen-tal para o desen-volvimento da nos-sa cooperativa.

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo.

Rua Dionísio Rosendo, 155 - 902 - Cidade Alta, Vitória - ES Cep: 29010-100 - Tel: (27) 3232-1888

Conselho de Administração:Welington Carvalho Branco Saldanha (Presidente)Josias Ricas de Oliveira (Diretor Financeiro)Márcio José Neves Gomes (Diretor Administrativo)José Jesus Lins Ribeiro da Costa (Conselheiro)Regina Itália Pralon Machado (Conselheira)Roque Cezar da Costa (Conselheiro)

Conselho FiscalEfetivos: Djalma Faustino da SilvaJoão Bosco Saiter de MattosLaerte Rogério Neves

Suplentes: Célia Maria Veiga AntunesFábio Coutinho BarrosTherezinha Entringer Modolo

Jornalista Responsável: Cezelina Chagas (MTB – 2531/ES)

Fotos: Divulgação e Arquivo Coopjud

diagramação: Maycon Costa

Projeto Gráfico: Dvulgar Gestão em Comunicação

impressão:

Tiragem: 2.000

fIque lIgadonovo Pac Cariacica

Com a inauguração do novo Fórum de Cariacica, o Posto de atendimento ao Cooperado da Coopjud no município passa a funcionar em novo endereço. a partir de dezembro, o Fórum de Cariacica ficará loca-lizado ao lado da prefeitura municipal, em alto lage. Portanto, os cooperados devem ficar atentos, pois não haverá mais o posto de atendimento em Jardim américa

Boas vindas a 2010

Informativo Coopjud•DEZ/092

eXpedIente

edItorIal

Page 3: Jornal da Coopjud - Edição 3

Ir shopping, assistir a um bom filme ou se refrescar na pis-cina em dias de calor. Se você também curte esses pas-satempos, você se dará muito com a Assistente de apoio legislativo, Débora Luchi. Essas são as atividades preferi-das da cooperada nos momentos de folga.

A cooperada já atua há 21 anos na Assembleia Legislati-va do Espirito Santo. Ela conta que o trabalho na Ales foi o seu primeiro emprego. Débora é casada e tem um filho de 11 anos.

Débora é formada em Direito e escolheu o curso de forma inusitada. “Eu fazia Matemática no Cefetes e um dia du-rante a aula um professor virou pra mim e disse que eu le-vava jeito para o Direito, então resolvi seguir o conselho do professor. Até então não me imaginava fazendo Direi-to”, relembra a cooperada.

Sobre os motivos que a levaram a se filiar a Coopjud, Dé-bora destaca a credibilidade e a confiança que a Coopjud transmite aos cooperados. “Além de ser uma cooperati-va segura, os funcionários sempre são muito atenciosos e simpáticos conosco, e esses fatores influenciaram bas-tante na minha decisão”, conta.

Aproveitando o clima natalino, Débora fez questão de dei-xar uma mensagem para todos os cooperados. “Que o Se-nhor abençoe todas a famílias e as dê muita paz, alegria e saúde”.

Formada em Administração e com pós-graduação em Admi-nistração Pública, Hiranilda Matos é escrevente juramenta-da da comarca de Cariacica. Nas horas livres a cooperada afirma que gosta de ler, caminhar na praia e curtir os três netos. Hiranilda é solteira e mãe de coração de dois filhos. Cooperada desde o início da Coopjud, Hiranilda afirma que todo órgão público deveria ter uma cooperativa que bene-ficiasse os servidores e que esse foi um dos motivos para ela ter se filiado a Coopjud. “Além disso, temos acesso di-reto aos donos da cooperativa, que somos nós mesmos, os cooperados”. A escrevente ainda destaca que diferente dos bancos tra-dicionais na Coopjud o cooperado tem acesso facilitado e sem burocracia a diretoria da cooperativa. “Temos a liber-dade de conversar com a diretoria, porque assim como nós os diretores também são cooperados”. Outro diferencial da Coopjud que Hiranilda fez questão exaltar foi a transparência e a honestidade na gestão da cooperativa e a qualidade no atendimento. “Na Coopjud temos a garantia de que nosso patrimônio é tratado com muita dignidade pelo presidente Welington e por todos os diretores. Essa dignidade é refletida até mesmo na escolha dos colaboradores da Coopjud, que sempre nos tratam com muita atenção, respeito e simpatia”, conclui.Para finalizar a cooperada deseja votos de felicidades a todos os cooperados e servidores. . “Que esse natal traga mais paz à humanidade e mais amor e respeito ao próximo. E que nós servidores possamos estar mais unidos para alcança-mos os nossos objetivos. Desejo um Feliz natal é um ótimo ano novo a todos os cooperados e servidores públicos do Poder Ju-diciário”.

Acesso facilitado a diversos produtos

Por meio de parceria com diversas empresas a Coopjud disponibiliza para os cooperados o serviço de Compra Co-operada. O serviço possibilita que os cooperados adqui-ram produtos com desconto especiais direto de fábrica. Marcas conhecidas como a Bosh, Brastemp, Semptoshi-ba, Fiat, Peugeot, Renault, Ford, Volkswagen, entre outras fazem parte das parcerias da Coopjud na Compra Coope-rada. Entre em contato com a nossa cooperativa e saiba como aproveitar todas as vantagens oferecidas.

Cooperado em foCo

vantagens da CoopJud

Informativo Coopjud•DEZ/09 3

Servidores contam um pouco de suas histórias

Débora Luchi

Hiranilda Matos

Page 4: Jornal da Coopjud - Edição 3

matérIa de Capa

Informativo Coopjud•DEZ/09

Amaior cobertura médica e hospita-lar do Estado. Esse

é o mais novo beneficio concedido aos coopera-dos da Coopjud por meio de convênio firmado en-tre a cooperativa e a São Bernado Saúde. A parce-ria irá beneficiar tanto os cooperados quanto seus dependentes.

Após várias reuniões en-tre a diretoria da cooperati-va e a equipe da São Bernado Saúde foi criada uma tabe-la com preços diferenciados e exclusivos para os coope-rados da Coopjud, composta por três tipos de plano que va-riam de acordo com as neces-sidades do cooperado.

O presidente da Coopjud, Welington Saldanha destaca que a oferta de plano de saú-de é uma demanda esperada há muito tempo pelos coope-rados e que por isso, a coo-perativa quis se certificar de que irá oferecer o melhor para o cooperado. “Conversamos bastante com a equipe São Bernardo a fim de garantir as melhores condições em pla-no de saúde para cooperado. Acreditamos que fechamos um excelente negócio e o co-operado só terá a ganhar com mais esse beneficio proporcio-nado pela Coopjud”, explica.

Coopjud fecha parceria com São Bernardo SaúdeCooperados poderão adquirir plano de assistência médica com descontos

especiais

Estão disponíveis para o cooperado os seguintes per-fis: Capixaba Total; Capixaba Amigo Empresarial e Capixaba Empresarial Participativo. No Capixaba Total o coope-rado não paga nenhum tipo de franquia para os procedi-mentos médicos ou hospitala-res como consultas, exames, cirurgias, internação, entre outros.

Já no Capixaba Amigo Empresarial e no Capixaba Empresarial Participativo há a cobrança de tarifas que va-riam de acordo com o pro-cedimento a ser realizado. Entretanto, em ambos os per-fis não há nenhum tipo de participação financeira do co-operado em caso de interna-ção ou da realização de proce-dimentos cirúrgicos.

Além dos procedimentos

convencionais cobertos pelo Plano, os cooperados tam-bém podem contar com a oferta de serviços opcionais como descontos em farmá-cias, assistência odontológica e serviço de remoção.

Para possuir o plano de saúde da São Bernardo Saúde basta que o coopera-do entre em contato com a Coopjud, através de nosso Postos de Atendimento ou da Unidade Especializada em Atendimento ao Cooperado. Nossos colaboradores es-tão aptos a esclarecer to-das as dúvidas referentes ao plano.

AtendimentoO gerente comercial

da São Bernardo Saúde, Deneilson Barcellos afirma que os cooperados recebe-rão um atendimento de alta qualidade. “Nós primamos pela qualidade e pelo res-peito no atendimento aos nossos clientes, e com os cooperados da Coopjud não será diferente. Esse respeito se reflete especialmente no agendamento das consultas, diferentes de outros planos, o cooperado não terá dificul-dades no agendamento”, ex-plicou. Nos casos de urgên-cia e emergência, além da

4

cobertura em todo estado, os cooperados também con-tarão com assistência hos-pitalar em todo território nacional através da associa-ção Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge).

Referência em SaúdeO São Bernado Saúde con-

ta com ampla rede de hospi-tais e clinicas credenciadas para atender o cooperado. Além disso, possui o me-lhor e mais completo hospi-tal capixaba, o São Bernardo Apart Hospital que fica em Colatina, norte do Estado.

Inaugurado em 2007, o São Bernardo Apart Hospital conta com equipe compos-ta por mais de 200 médicos em todas as especialida-des. O hospital possui uma estrutura de 17.000 m2, com 120 leitos, que chega-rão a 220 após a conclusão da segunda etapa do pro-jeto. E mais, o hospital ofe-rece o mais avançado equi-pamento de ressonância magnética de corpo inteiro e a mais alta tecnologia em hemodinâmica.

HistóriaA Casa de Saúde São

Bernado nasceu em Colatina, em 1981 e sempre teve como missão oferecer a mais alta tecnologia em me-dicina aliada à excelência no atendimento. A partir de 2000 seus produtos e ser-viços de saúde passaram a ser oferecidos também na Grande Vitória. Atualmente a São Bernado Saúde possui a maior cobertura do Espirito Santo e começa a ultrapas-sar os fronteiras do Estado atuando também no Sul da Bahia e em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Presidente assina convênio com São Bernado Saúde

Colaboradores tiram dúvidas sobre o convênio

Page 5: Jornal da Coopjud - Edição 3

O presidente da Coopjud, Welington Saldanha explicou

que a ampliação do con-vênio criou as condições necessárias para que os servidores do TCE-ES pas-sassem a receber os ven-cimentos pela coopera-tiva. “Para abrir a Conta Corrente Coopjud é ne-cessário que os coopera-dos recebem seus venci-mento pela cooperativa. Antes da ampliação do convênio os servidores do TCE-ES já podiam se filiar a Coopjud, entre-tanto não podiam rece-ber os vencimentos pela

Coopjud amplia parceria com Tribunal de Contas estadual

cooperativa”, destacou. O assessor de controle ex-

terno, Altamir Paulo da Silva, aprovou a ampliação do con-vênio e passou a ser o primei-ro correntista da Coopjud no Tribunal de Contas. “Há muito queria poder aproveitar mais dos benefícios oferecidos pela Coopjud, e esse convênio veio possibilitar isso. Tenho sem-pre em mente que me filiar a Coopjud foi um dos melhores investimentos que já fiz”, con-tou o assessor de controle.

Com a abertura da con-ta corrente Coopjud o co-operado passa a receber muito mais vantagens. Não é cobrado nenhum tipo de

tarifa ou taxa de manuten-ção. Além disso, o coopera-do tem acesso ao cheque especial Coopjud que apre-senta a menos taxa de juros do mercado, apenas 4,5% ao mês, enquanto que os ban-cos cobram em média entre 8% a 9%.

Por meio de parceria com

Servidores conhecem vantagens oferecidas por convênio

Altamir Paula da Silva primeiro correntista da Coopjud no TCE-ES

Com isso, servidores do TCE-ES passam a contar com mais vantagens

Informativo Coopjud•DEZ/09 5

destaque CoopJud

Cooperados recebem kit de final de ano

A partir da segunda quinzena de dezembro os coopera-dos da Coopjud passam a receber os kits de final de ano. A inciativa tem o objetivo de valorizar o quadro social da cooperativa.Neste ano, a Coopjud quis dar um significado especial ao brinde e primou pela comodidade e pela preservação ambiental na hora de escolher os produtos que serão en-tregues aos cooperados. Fará parte do kit uma bolsa tér-mica, uma garrafinha térmica, uma agenda e um jogo de caneta e lapiseira. O presidente da Coopjud, Welington Saldanha destaca que com a utilização das garrafinhas térmicas o coope-rado poderá reduzir o uso de copos descartáveis. “A gar-rafinha térmica além de manter a bebida na temperatu-ra ideal pode ser utilizada em várias espaços como no trabalho, na academia ou na escola e substitui o uso de copos descartáveis que concentram grande geração de resíduos e levam mais de cem anos para se decompor”, explicou. Merece destaque também a agenda Coopjud, onde o coo-perado além de organizar seus compromissos, ainda fica sabendo de todos os seus deveres e direitos por meio do Estatuto Social da cooperativa disponibilizado no mate-rial.

o Banco do Brasil a movi-mentação da conta-corrente Coopjud pode ser realizada através dos terminais de au-to-atendimento do BB. Além disso, o cooperado também pode ter acesso ao Cartão Ourocard Cooperativo Visa com as funções crédito, débi-to e saque.

E mais, com a Conta-corrente o Coopjud, o coope-rado participa da Campanha Tá na Folha que mensalmen-te sorteia um salário mínimo entre os correntistas da co-operativa. Sem falar das li-nhas especiais de emprés-timos como adiantamento salarial, linhas sociais, entre outros

Lançamento

Em novembro foi realizado no Tribunal de Contas estadual o lançamento do convênio entre a Coopjud e o TCE-ES. Na oca-sião os servidores do tribunal de contas puderam conhecer a cooperativa e as vantagens ofe-recidas pelo convênio.

Page 6: Jornal da Coopjud - Edição 3

ACoopjud possui um tipo de aplicação que garan-te a melhor rentabilida-

de, segurança e liquidez que o cooperado busca para seu ca-pital. O investimento Coopjud é uma carteira de aplicação em RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), pré-fixado que rende juros ao final de cada período. As taxas são fixa-das diariamente com base no CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

A fim de esclarecer a im-portância de aplicar uma cer-ta quantia de recursos e as vantagens oferecidas pelo Investimento Coopjud fo-mos conversar com mes-tre em gestão empresarial e Diretor do Instituto Nacional de Estudos em Finanças e Negócios (Ibefin), Wellinton Tesch Sabaine. Confira a entrevista.

Jornal Coopjud: Quais moti-vos podem levar as pessoas a optarem em aplicar determi-nada quantia de seu capital?

Wellinton Tesch: o primeiro motivo é a vonta-de de adquirir algo como um carro ou casa própria, por ex-emplo. depois pode vir a ne-cessidade de eliminar divid-idas, garantir recursos para educação e até mesmo cri-ar um fundo de emergên-cia. Nesse caso, a pessoa

vive até mais tranqüila ao sa-ber que tem um recurso que pode ser utilizado no momen-to de dificuldade.

Quais são os tipos de inves-timentos que existem?

existem dois tipos de in-vestimentos que o mercado em geral oferece: os produ-tos de renda fixa e os produ-tos de renda variável. os de renda fixa são aqueles em que você conhece o valor que você vai obter ao final da aplicação, como é o caso da Coopjud. Já os de renda variável você não conhece o valor que será obtido ao té-rmino do prazo do investi-mento, por exemplo, o mer-cado de ações, onde você pode lucrar ou ter prejuízos no seu investimento.

Hoje o mercado é favoráv-el para o tipo de investimento oferecido pela Coopjud?

investimento são nos produtos de renda fixa, como a Coopjud oferece, pois o ris-co é menor. Quem aplica em renda variável tem que ter em mente que não pre-cisará daquele dinheiro no prazo mínimo de dois anos. Esse tipo de investimento tem que ser bem planeja-mento e pensando a longo prazo, caso contrário pode-se perder dinheiro como aconteceu durante no ano

passado, com a crise finan-ceira, onde as ações despen-caram e muita gente perdeu dinheiro.

Quais são as vantagens em se ter um recurso aplicado?

por exemplo, você quer comprar um carro e não tem dinheiro. Então você vai na concessionária, faz um fi-nanciamento e acaba pa-gando em média 1,5% de juros ao mês. No final você sempre acaba pagando um carro e meio. Se você pega o valor que seria gasto no fi-nanciamento e aplica men-salmente, no final você terá todo valor aplicado mais os juros, no caso o redimento da aplicação. Você compra o carro a vista, e ainda ganha um desconto. Quem aplica ganha juros ao invés de pa-gar juros.

Qual é o grande diferencial do Investimento Coopjud?

No investimento Coopjud as taxas são fixadas diar-iamente com base no Cdi (Certificado de depósito interbancário). o Cdi é o custo do dinheiro no mer-cado interbancário. Quando você faz um investimento com base no Cdi você tem em mente que o mercado está te dando o máximo de ganho. Por isso, que os ban-cos nunca pagam 100% do

Especialista em finanças fala sobre vantagens do investimento Coopjud

Cdi, diferente da Coopjud que além do 100% do Cdi ainda oferece um adicion-al que pode chegar a 15%. E aí que o cooperado Coopjud recebe um beneficio ainda maior ao receber até mais de 100% do Cdi.

Esse tipo de aplicação que tem as taxas baseadas no CDI é um investimento seguro?

Sim, esse tipo de investi-mento hoje é maior tipo de aplicação no mercado de renda fixa.

Cesar Augusto Gomes: economista e consultor financeiro

entrevIsta

Informativo Coopjud•DEZ/096

Page 7: Jornal da Coopjud - Edição 3

ACoopjud possui con-vênios com diversos tipos de estabeleci-

mentos. Por meio de par-ceira com empresas con-veniadas, a cooperativa oferece aos seus coope-rados descontos em diver-sos produtos e serviços. Os descontos são válidos desde restaurantes a tra-tamentos odontológicos.

Esse sistema de convê-nio é mais uma das vanta-gem que o servidor conta ao se associar a Coopjud. Entre essas parcerias en-contram-se restaurantes,

Conheça as vantagens que a sua cooperativa

lhe oferece

Cooperados tem a disposição várias opções de convênios

lanchonetes, floriculturas, parques-aquáticos, hotéis, pousadas, auto-escola, cur-so de inglês, preparatórios para concursos,consultórios dentário, psicólogos e mui-tos outros.

Os nomes de todas as em-presas conveniadas, com seus respectivos telefones e endereços, podem ser en-contrados no link “convê-nios” no site da COOPJUD. Para usufruir desse bene-ficio o cooperado deve se dirigir a loja conveniada e na hora de pagar solici-tar o desconto oferecido ao

destaque CoopJud

tIpos de estabeleCImentos ConvenIados

[ Restaurantes e Lanchonetes

[ Aparelhos Auditivos

[ Arquitetura e Decoração

[ Auto Escolas

[ Beleza e Estética

[ Cursos

[ Faculdades

[ Floriculturas

[ Hotéis e Pousadas

[ Informática e Eletrônicos

[ Marcenaria

[ Odontologia e Psicologia

[ Organização de Eventos

[ Óticas

[ Veículos

[ Agencia de Viagens

[ Parques Aquáticos

[ Saúde

Informativo Coopjud•DEZ/09 7

cooperado Coopjud.

O presidente da cooperati-va, Welington Saldanha, des-taca que essas parcerias são uma das formas de possibi-litar ao cooperado a aquisi-ção de produtos ou serviços de qualidade a preços mais baixos do que os oferecidos no mercado. “Muitas vezes o cooperado compra em um

estabelecimento que pos-sui convênio com a Coopjud, mas não usufrui do descon-to especial oferecido ao co-operado. Por isso, é impor-tante que o nosso associado acompanhe a nossa lista de convênios em nosso site e aproveite melhor os benefí-cios que são proporcionados pela Coopjud”, salientou o presidente.

Page 8: Jornal da Coopjud - Edição 3

vIver bem

Informativo Coopjud•DEZ/098

Diretoria COOPJUD