Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ......

7
Jornal da Ano V - Número 34- Distribuição Gratuita - 31 de Março de 2012 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL VARGEM GRANDE PAULISTA Vargem Grande Paulista sedia 9ª Conferência Regional Oeste dos Direitos da Criança e Adolescente O município de Vargem Grande Paulista sediou no dia 22 de março, a 9ª Conferência Regional Oeste dos Di- reitos da Criança e do Adolescente. O evento reuniu no auditório do Centro Mariápolis Gineta cerca de 300 pessoas que discutiram propostas, definiram diretrizes e elegeram os representan- tes para a etapa estadual. Confira nas páginas 6 e 7. Consulte as vagas do Balcão de Empregos da ACE Página 02 Página 09 Páginas 3 e 4 Página 10 Página12 doe 3% do seu Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Ainda dá tempo Pacientes da rede pública e de convênios serão obrigados a apresentar Cartão SUS Novidades na área da construção civil Inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos do SENAI Núcleo de Beleza participa da feira Hair Brasil Professional

Transcript of Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ......

Page 1: Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ... Auxiliar De Serviços Gerais (c/ experiência em ... técnica e interativa com o tema

Jornal daAno V - Número 34- Distribuição Gratuita - 31 de Março de 2012

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIALVARGEM GRANDE PAULISTA

Vargem Grande Paulista sedia 9ª Conferência Regional Oeste dos Direitos da Criança e Adolescente

O município de Vargem Grande Paulista sediou no dia 22 de março, a 9ª Conferência Regional Oeste dos Di-reitos da Criança e do Adolescente. O evento reuniu no auditório do Centro Mariápolis Gineta cerca de 300 pessoas que discutiram propostas, definiram diretrizes e elegeram os representan-tes para a etapa estadual. Confira nas páginas 6 e 7.

Consulte as vagas do Balcão de

Empregos da ACEPágina 02

Página 09

Páginas 3 e 4

Página 10

Página12

doe 3% do seu Imposto de Renda ao Fundo Municipal

dos Direitos da Criança e do Adolescente

Ainda dá tempo

Pacientes da rede pública e de convênios

serão obrigados a apresentar Cartão SUS

Novidades na área da construção civil

Inscrições abertas para cursos técnicos

gratuitos do SENAI

Núcleo de Beleza participa da feira Hair

Brasil Professional

Page 2: Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ... Auxiliar De Serviços Gerais (c/ experiência em ... técnica e interativa com o tema

2 www.acevgp.com 3www.acevgp.com

A pouco mais que seis meses para as eleições munici-pais, um dos principais assuntos que ouvimos nas ruas é: quem serão os prováveis candidatos ao executivo e le-gislativo? Vários nomes despontam neste cenário, bem como muitas especulações sobre quem são os favoritos.

Apesar do período eleitoral ainda não ter começado oficialmente, a cidade já está em clima de campanha. Isso porque as eleições municipais são as mais competi-tivas e as que despertam no eleitor um maior interesse, pois está em jogo o destino da sua cidade.

Mas a única preocupação que os eleitores devem ter neste momento é a sua parti-cipação no processo político e social do município. O voto consciente é uma grande responsabilidade do cidadão e que não deve ser desperdiçado jamais.

Para que tenhamos um governo sério, participativo e comprometido com as cau-sas sociais, ambientais e o desenvolvimento socioeconômico sustentável da cidade é preciso avaliar e, se possível, comparar.

Avaliar a história de cada candidato é fundamental e, talvez, o primeiro passo neste processo. O currículo daquele que pretende ser um representante do povo, seja prefeito ou vereador, vai muito além do caráter. É necessário preparo e vonta-de. Hoje, é preciso governar para o bem comum, administrar sempre com o intuito de buscar o benefício para o município e não para si próprio. Por isso, devemos ter cuidado para não sermos enganados por promessas que não correspondem à realidade do cargo do candidato.

A melhor maneira de avaliar um candidato é conhecer a sua história política, sua postura ética e suas propostas de governo. Pesquisar e conhecer a atuação profissio-nal, seu histórico de vida, sua conduta diante da sociedade. Analise suas propostas de governo, o partido ao qual está filiado e sua ideologia partidária.

Conhecendo as propostas de cada candidato poderemos cobrar depois, afinal somos nós que escolhemos o futuro que desejamos. Não troque seu voto por um favor, um bem qualquer ou em função da imagem criada para o candida-to durante o período eleitoral. Avalie agora para votar consciente em outubro.

WANDERLEI DOMINGUES DA SILVAPRESIDENTE DA ACE

EXPEDIENTE:Associação Comercial e Empresarial

de Vargem Grande PaulistaRua Francisco Manoel de Oliveira, 261 – Centro –

Vargem Grande Paulista/SP - Tel.: 4159-1053CEP 06730-000 – [email protected] ou

[email protected]: Wanderlei Domingues da SilvaVice-Presidente: Carlos Roberto Santos Correa1º Secretário: Mauro de Souza Lima2º Secretário: Fabio Munhoz1º Tesoureiro: Marcos Paulo de SouzaDir. Relações Públicas,Culturais e Sociais: Dr. Leonardo M;Ramires CarmonaConselheiro Deliberativo: Michele Velluto

Jornal da

Conselheiro Deliberativo: Francisco Maria MarquesConselheiro Deliberativo: Telmo DavinoSuplente: Maria Cleide de AssisSuplente: José Bigarelli NetoREDAÇÃO JORNAL DA ACE:Diretor Comercial: Lucia da SilveiraJornalista Responsável:Daniela Motta Rosetti (Mtb 28.813)Impressão: Gráfica AtlanticaTiragem desta edição: 5 mil exemplaresJornal da ACE não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

Espaço ACE

Consulte o Balcão de Empregos da ACE

O cadastro e análise de currículos são feitos toda segunda-feira, das 13 às 16 horas. Para se cadastrar, basta comparecer com o currículo, foto 3×4, CPF e RG, na sede da ACE. Menores de idade devem comparecer com responsável

também munidos de CPF e RG. Faça uma visita: Rua Francisco Manoel de Oliveira, 261

Centro-Vargem Grande PaulistaInformações: 11 4159-1053

VAGAS OFERECIDAS:

Casa do Construtor, parceira da construção civil, chega a Vargem Grande Paulista

O mercado da construção civil segue a todo vapor pelo Brasil afora. Em

nossa cidade a situação não é diferente. A partir de agora, uma nova loja em Vargem Grande Paulista da rede Casa do Construtor irá colaborar com obras e reformas.

A iniciativa de abrir a franquia foi de Taciano Weyne, que já possui uma unidade da Casa do Construtor em Co-tia há 2 anos. “Os serviços da Casa do Construtor são altamente profissionais e os equipamentos oferecidos seguem uma padronização rígida de qualidade e segurança”, ressalta. “Acredito que fa-remos a diferença já que as construções na região necessitam de equipamentos modernos e eficientes por conta dos terrenos, que são muito acidentados”

Na rede Casa do Construtor segu-rança é palavra de ordem, o engenheiro Expedito Arena, sócio-franqueador da Casa do Construtor, cita as principais mudanças na Portaria nº201, que al-terou a NR 18 no que diz respeito aos andaimes, e que devem colaborar para

a diminuição dos casos de acidentes na construção civil: • Identificação do fabricante – É obri-

gatória a identificação no andaime do fabricante do equipamento, data de fabricação e número do lote, garantindo assim que o produto tenha sido fabricado com o acom-panhamento de um profissional habilitado.

• Para os produtos novos, foi dado um prazo de 12 meses para adequa-ção a essa norma. Para os produtos que já estão no mercado, o prazo é de 60 meses para que entrem em conformidade.

• Escadas de acesso – Está regula-mentado na Portaria, de maneira clara, como deve ser o acesso seguro aos andaimes. A portaria determina que a escada para acesso tenha uma largura de 40 cm, assim como degraus uniformes de 25cm a 30 cm – coincidindo com as travas dos andaimes.

• Guarda-corpo – Este deve estar

presente em toda a extensão do andaime: o travessão superior precisa ter uma altura de 1,20 m; o travessão médio, 0,70 m e o de rodapé ficar a uma altura de 20 cm do piso. O portão deve ter abertura para dentro e uma trava impedindo a abertura.

• Piso metálico – O piso deve estar em toda a extensão do andaime, ter travamento e ser antiderrapante. Precisa, ainda, ter a identificação da marca do fabricante, data e lote de fabricação.

Outros andaimesAndaimes de madeira (não

oferecidos pela Casa do Cons-trutor) só poderão ser usados em obras acima de três pavi-mentos ou altura equivalente se projetado por profissional legal-mente habilitado e possuir ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Andaimes Fachadeiros (sus-pensos e em balanço) requerem

projeto de instalação e ART, portanto, empresas que não possuam profissio-nais legalmente habilitados em seu quadro funcional ou contratados não poderão trabalhar com esse equipa-mento.

“Os usuários de qualquer tipo de an-daime, assim como o responsável pela verificação da montagem e desmonta-gem, devem receber treinamento e um manual de utilização do produto. Seguir as normas é de extrema importância

para garantir a segurança dos trabalhadores”, conclui Arena.

Venha nos visitar e com-provar nossa qualidade.

ATENDE A NR18

Informe Publicitário

ABANDONO DE EMPREGOConvocamos o funcionário Thiago Souza Rios, portador da CTPS

58655 SERIE 00342/SP, a comparecer na Empresa Familia Prudencio Restaurante Ltda, CNPJ 08.323.380/0001-07, a fim de retornar ao em-prego ou justificar as faltas no prazo de 30 dias, a partir desta data, sob a sob pena de ficar rescindido, automaticamente, o contrato de trabalho, nos termos do art. 482 da CLT.

Assistênte De CabeleireiraManicureCaseiros (Casal sem Filhos)Caseira (casal sem filhos, ela para trabalhar na chácara, ele pode ter emprego fora)Trabalhador Rural (familia com filhos jovens para morar - parceria/meieiro)Auxiliar De EscritórioAuxiliar AdministrativoAuxiliar De Serviços Gerais (c/experiência em mecânica industrial)Ajudante Geral (Com Experiência em Marmoraria)Ajudante Geral (Embelezamento Automotivo)Ajudante Geral (feminino acima de 30 anos)SerralheiroNutricionista (Pós Graduado em Nutrição Esportiva)Professor de Inglês (Conversação

Fluente)Vendedor (Com Experiência Em Graxas E Lubrificantes Industriais)Corretor de Imóveis (Sem Experiência)Assistente p/ Atendimento ao Cliente/RecepçãoRecepcionista (Noturno)Auxiliar De Cozinha (Noturno)Arrumadeira (Diurno)Professor De InformáticaVendedor (Atendimento Ao Cliente/Telemarketing)Divulgador Externo

Palavra do Presidente

Eleições municipais e o voto consciente

Construção

Desconto de 30% para os

associados da

[email protected]

Page 3: Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ... Auxiliar De Serviços Gerais (c/ experiência em ... técnica e interativa com o tema

4 www.acevgp.com 5www.acevgp.com Imposto de Renda

Palestra mostra opções de telhados e coberturas

A Associação dos Engenheiros, Arqui-tetos e Agrônomos de Vargem Gran-

de Paulista reuniu no dia 26 de março, profissionais da área para uma palestra técnica e interativa com o tema “telhados e coberturas”. O encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial (ACE) do município, onde os palestrantes falaram sobre: Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema CONFEA/CREA e Produtos e Soluções da Tégula para Telhados e Coberturas.

O evento foi promovido em parceria com as empresas Sua Casa Construções e Lazer e Tégula Soluções para Telha-dos, e coordenado pelo presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, Dalton Luiz de Oliveira.

ARTPara falar sobre a importância da ART

e a valorização do profissional, a Asso-ciação convidou o gerente regional do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de São Paulo, engenheiro Nilton Roberto Peres Domingues. Segun-do ele, a ART garante os direitos autorais, comprova a existência de um contrato, até mesmo nos casos em que tenha sido realizado de forma verbal e garante o direito à remuneração na medida em que se torna um comprovante da prestação de um serviço.

É na ART que se definem os limites da responsabilidade, ou seja, o profissional responde apenas pelas atividades técnicas que executou. A ART é um instrumento legal, necessário à fiscalização do exercí-cio das atividades técnico-profissionais, nos diversos tipos de empreendimentos.

Assistência aos profissionaisAs oportunidades de assistência aos

profissionais de engenharia e agronomia foram apresentadas pelo diretor financei-ro da Mútua, engenheiro Egydio Angera-me Filho. Ele mostrou diversos benefícios oferecidos pela caixa de assistência dos profissionais do sistema CONFEA/CREA (Mútua).

Sociedade civil sem fins lucrativos, a Mútua foi criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com o objetivo de oferecer a seus asso-ciados planos de benefícios sociais, previ-denciários e assistenciais, de acordo com

Informe Publicitário

doe 3% do seu Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente

Doações ao FMDCA podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2012

Ainda dá tempo

Os contribuintes terão até o dia 30 abril para enviar à Receita Federal

a declaração do Imposto de Renda (IR). Este é o momento para que tanto pessoa física quanto jurídica apóiem os projetos sociais voltados à criança e adolescentes de Vargem Grande Paulista.

As doações feitas ao Fundo Munici-pal dos Direitos da Criança e Adoles-cente (FMDCA) até esta data poderão ser deduzidas no Imposto de Renda 2012, ano-base 2011. Dessa forma, o con-tribuinte pode realizar as doações até o último dia da entrega da declaração e já fazer o abatimento no documento deste ano.

O Imposto de Renda é a principal fonte de captação de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (FMDCA) e sua utilização não traz ônus a quem contribui. Esta ini-ciativa, cujos benefícios para a socieda-de são extremamente significativos, está alinhada à crescente importância do papel que os indivíduos podem exercer como agentes ativos do desenvolvimen-

to das comunidades e na construção de uma cidadania responsável e produtiva.

O Fundo busca agregar esforços mediante a participação voluntária no desenvolvimento de programas apro-vados pelos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A participa-ção através de contribuições em valores poderá ser, a seu critério, na forma de: múltiplas contribuições durante o ano ou contribuição única anual.Vantagens

Frequentemente as pessoas reclamam que impostos são mal administrados ou são aplicados em finalidades diferentes das que interessam à população. Com a destinação ao Fundo Municipal, o dinheiro permanece no Município e a pessoa doadora pode verificar “in loco” a aplicação desses recursos.

Doar parte do imposto de renda ao FMDCA tem várias vantagens, como por exemplo:• você sabe exatamente onde são apli-cados os recursos.• o valor doado é revertido em obras

reais, como a criação da rede criança.• as doações são destinadas exclusi-vamente ao atendimento das crianças e adolescentes do município, melhorando o desenvolvimento da região.Como doar

A doação pode ser feita por meio

sua disponibilidade financeira, respeitan-do o seu equilíbrio econômico-financeiro.

Novas soluçõesAs novas soluções e produtos dispo-

níveis no mercado para telhados e cober-turas foram apresentados pelas empresas Sua Casa Construções e Lazer e Tégula Soluções para Telhados. Além de uma grande variedade de telhas que atendem os mais variados estilos arquitetônicos, os engenheiros, arquitetos e agrônomos puderam conhecer outras vantagens que a Tégula oferece aos profissionais da área de construção, entre eles, o clube de vantagens.

De acordo com a responsável pelo departamento de marketing da Tégula, Priscila Bruno, o Clube do Telhadista é um programa que aumenta os conheci-mentos dos profissionais. Os associados têm acesso às principais novidades sobre técnicas, produtos e materiais para telha-do, participam de treinamento e, ainda, concorrem a prêmios.

Ao final da palestra, o técnico William Oliveira fez uma demonstração prática sobre montagem de telhados e ins-talação de acessórios da Tégula com a participação dos profissionais que participaram.

de transferência ou depósito bancário na conta:Fundo Municipal Doações/FMDCACNPJ 15.027.398/0001-27Banco Caixa Econômica FederalAgencia 3150 – Conta Corrente 43-8Operação 006

Em breve: promoção do Dia das MãesQuem já participou aprova e quer mais!!

“Embarcamos no dia 12 de fevereiro deste ano, com o roteiro: Santos, Buzios,Ubatuba,Santos. Retornamos depois de três dias. Navegamos

com a MSC Armonia e a viagem correspondeu nossas expectativas, fomos bem tratados por toda tripulação sempre bem animada. Gostei muito e desejo sorte a todos que participarem

das promoções da ACE”.

Elisangela e Adalberto

Ganhadores da promoção de Dia das Mães realizada pela Associação Comercial e Empresarial (ACE), que sorteou um cruzeiro marítimo aos consumidores que prestigiaram o comércio de Vargem Grande Paulista

Construção

O encontro também contou com a presença do proprietário da Sua Casa Construção e Lazer, engenheiro Cesar Henrique de Almeida, e do gerente de produtos da Tégula, arquiteto Edmilson Figueiredo.

Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agronomos Dalton e representantes das empresas Sua Casa Construções e Lazer e Tégula Soluções para Telhados.

Demonstração prática sobre montagem de telhados e instalação de acessórios da Tégula

Ao final do evento os participantes se confraternizaram e trocaram cartões

Page 4: Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ... Auxiliar De Serviços Gerais (c/ experiência em ... técnica e interativa com o tema

6 www.acevgp.com 7www.acevgp.com

Vargem Grande Paulista sedia 9ª Conferência Regional Oeste dos Direitos da Criança e Adolescente

O município de Vargem Grande Paulista sediou no dia 22 de mar-

ço, a 9ª Conferência Regional Oeste dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento reuniu no auditório do Centro Mariápolis Gineta cerca de 300 pessoas que discutiram propostas, definiram diretrizes e elegeram os representantes para a etapa estadual.

Organizada pela Secretaria de As-sistência Social e pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Vargem Grande Paulista, a Conferência contou com a participa-ção das cidades de: Barueri, Santana de Parnaiba, Taboão da Serra, Osasco, Cotia, Embu Guaçu, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Jandira.

Os trabalhos foram abertos pelo pre-sidente do CMDCA da cidade anfitriã, Uilson Domingues Vieira, o represen-tando do CONDECA Ezequias Filho, o Delegado da Receita Federal regional de Osasco Dirceu Alves, a Promotora

EIXO PROPOSTA DIRETRIZ 1 DIRETRIZ 2I – Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes

I.I - Desenvolver a relação da família com a escola, modificar o formato das reuniões de pais e mestres, trazer desenvolvimento cultural e consciência social; auxilio técnico habilitado, mídia e outras ferramentas.I.II – Capacitação seqüenciada do grupo de tutores com profissionais experientes e ONG’s

Promoção da cultura do respeito e da garan-tia dos direitos humanos de crianças e ado-lescentes no âmbito da família, da sociedade e do Estado, considerada as condições de pessoas com deficiência e as diversidades de gênero, orientação sexual, cultural, étnico-racial, religiosa, geracional, territorial, de nacionalidade e de opção Política.

Universalização do acesso a políticas públicas de qualidade que garantam os direitos humanos de crianças, adolescen-tes e suas famílias e contemple a supe-ração das desigualdades, afirmação da diversidade com promoção da equidade e inclusão social.

II – Proteção e defesa dos direitos Divulga os direitos humanos da criança e do adolescente por meio de todos recursos de comunicação possíveis, levando temática da cultura do respeito dentro da educação até fóruns, conselhos e conferências de direitos.

Incluir temas com ética e cidadania nos componentes curriculares da educação bá-sica e utilizar a arte e o esporte como meios para difusão dos direitos e emancipação social dos jovens.Criar uma rede de cooperação entre pessoas (órgãos) da educação informal, formal e não formal para promover a conscientização de direitos e inclusão social.

III – Protagonismo e participação de crianças e adolescentes

Por meio da rede de conselhos de direito de assistência de pessoa com deficiência na escola e meios de comunicação de rede (rede sociais).Promover debates nas escolas, em lingua-gem que os adolescentes compreendam a fim de que as informações circulem e os alunos se tornem agentes transformadores e multiplicadores.

Espaço aberto dentro das políticas públicas em que a criança e o adolescente tenham: liberdade para falar dos assuntos sobre os quais eles se sintam mobilizados, liberdade de expressão.Espaço esse que eles não só se sintam aco-lhidos, mas onde obtenham conhecimento sobre as políticas públicas. Contestando projetos criados para eles sem a sua par-ticipação.

IV – Controle social da efetivação dos direitos

Que o ECA (Estatuto da Criança e do Ado-lescente) seja incluído na material escolar, pois assim todas as crianças e adolescentes terão o conhecimento sobre seus direitos e deveres.

Ter acompanhamento nas escolas com palestras, grupos de debates, folhetos in-formativos e dinâmicas, para que a criança e o adolescente estejam cientes do que eles podem fazer ou deixar de fazer. Isso seria uma forma de defesa e consciência de seus direitos e deveres.

V – Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e ado-lescentes

Formação continuada dos profissionais que atuam no sistema de garantias dos direitos humanos de crianças e adolescentes nas três esferas do governo para garantir um efetivo atendimento das políticas públicas.

Implementação de formação continuada de orientação no atendimento às pessoas com deficiências; formação continuada para gestão escolar e profissionais da saúde para melhoria do atendimento às crianças e adolescentes; capacitação

Monitoramento da formação continuada por meio dos órgãos municipais como CMDCA, entidades de atendimento, CRAS e CREAS, e principalmente com a participação ativa dos adolescentes.

de Justiça Maria Julia Cury e o prefeito de Vargem Grande Paulista Roberto Rocha.

“É uma honra rebermos em nossa cidade tantas pessoas comprometidas em lutar pelos direitos da criança e do adolescente. É somando forças que construiremos um mundo melhor e uma sociedade mais justa e igualitária. Este é o momento mais importante, pois tudo o que discutirem terá efeito na conferência nacional”, disse o prefeito Roberto Rocha que participou do even-to ao lado da secretária de Assistência Social Fátima Rocha e do vice-prefeito professor Carlos.Eixos temáticos

O tema eixo da Conferência, “Mo-bilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Municípios da Região Oeste da Grande SP”, foi apresentado pelo coordenador do Núcleo da Infância e Juventude da

Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Diego Vale de Medeiros, que também é Conselheiro Nacional do CONANDA.

Após a palestra, os participantes dos municípios foram divididos em grupos de trabalho para discutirem propostas e duas diretrizes para cada um dos cinco eixos temáticos (veja quadro abaixo), sendo todas aprovadas. Os representan-tes de cada eixo também apresentaram moções de repúdio a qualquer tipo de violência à criança e adolescente que também foram aprovadas.Participação da Criança e Adolescente

Os principais interessados em todas as discussões da Conferência não fi-caram de fora e também participaram dos trabalhos em grupo. Crianças e adolescentes dos municípios presentes surpreenderam com as propostas apre-sentadas e o interesse em participar da criação de políticas públicas.

Vargem Grande Paulista foi muito

bem representada na Conferência Re-gional Oeste. Um dos grupos, formado por crianças e adolescentes do municí-pio, reivindicou a criação do passe livre no transporte público. Segundo eles, a proposta visa mostrar que o adolescente precisa deste benefício sem restrições, porém de forma monitorada. Conferência Estadual

Durante a Conferência Regional foram eleitos os delegados e suplentes que representarão os municípios na Conferência Estadual, prevista para acontecer entre os dias 4 e 9 de maio, em local ainda não definido.

Vargem Grande Paulista será repre-sentada por:- Crianças DelegadasGuilherme Ribeiro Calmon, Gabriel Leite da Silva, Denis dos Santos Alves, Ana Millena Guimarães e Leticia M. da Silveira.

- AdolescentesFlavia B. da S. Fernandes, Sophia Loria Venancio e Barbara Beatriz Gomes Ferreira- Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente Ivanete de Lima e Souza e Uilson Do-mingues Vieira- Conselheiros TutelaresEdna de Oliveira Batista

O encerramento da Conferência foi prestigiada pelo coordenador do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente de Vargem Grande Paulista, Munir Cury, que elogiou a atuação dos participantes. “Esta conferência é mais um passo dos que já foram dados, cujo primeiro foi o ECA. Tomem consciência da garantia dos direitos, que as propostas discutidas aqui não sejam meras palavras, mas que haja um retorno, articulação e mo-bilização para que aconteçam”, comentou.A Conferência contou com a participação

de 11 cidades da região oeste

Acima, os presidentes do CMDCA de Vargem Grande Paulista Uilson e de Osasco Antonio Dantas, e o

prefeito Roberto Rocha

Palestrante Diego

Coordenador do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Munir Cury

Crianças Delegadas: Guilherme Ribeiro Calmon, Gabriel Leite da Silva, Denis dos Santos Alves, Ana Millena Guimarães e Leticia M. da Silveira.

Crianças e adolescentes também participaram das discussões dos eixos temáticos com propostas

À direita: o secretário de Gestão Administrativa Paulo Sergio, o prefeito Roberto Rocha, as secretárias de

Assistência Social Fátima Rocha e de Educação Fabíola, o vice-prefeito professor Carlos e

o vereador de Cotia Beto

Page 5: Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ... Auxiliar De Serviços Gerais (c/ experiência em ... técnica e interativa com o tema

8 www.acevgp.com 9www.acevgp.com Saúde

MUDANÇAS ! POR QUE MUDAR ?!Às vezes mudamos para alterar o visual. Outras vezes para melhorar o astral. Outras ainda, pelo prazer de mudar!... Enfim, mudamos. Aguardamos vocês, clientes e amigos, em nosso

novo endereço. Venham trocar um abraço afetuoso conosco, conhecer nossas instalações e, por fim, mesmo que seja só por curiosidade, VENHAM NOS FAZER UMA VISITA!

Abraços de todos nós que compomos o grupoPró Saúde Ágape.

Criança ou adolescentes como tratá-los

É comum nessa fase de transição da infância para adolescência certa difi-

culdade em entender e encontrar o melhor caminho que dê continuidade àquele rela-cionamento de confiança, em que os filhos seguravam em nossas mãos para não cair, ou até mesmo a fim de sentirem-se seguros.

De ídolos e heróis, nós pais passamos a “caretas”, exagerados e até ouvimos entre uma e outra conversa que: “não sabemos ou não entendemos nada”.

O “NÃO“ se torna uma resposta quase que comum aos ouvidos de nossos ado-lescentes. Não podem sair com os amigos porque é perigoso, não podem aceitar nada de alguém porque correm riscos, não podem demorar no retorno da escola, não podem vir sozinhos da escola e por aí afora. Desfilamos uma série de “NÃOS” para proteger e defender nossos filhos amados que ocupam sempre o primeiro lugar em nossa mente e coração, mas como fazê-los entender isso?

Como conquistar ou dar continuidade naquele relacionamento tão profundo com os filhos e que agora parece esvair-se de nossas mãos como plumas que se vão

com o vento?É simples, difícil, mas acima de tudo

simples, basta-nos olhar nossos filhos e vê-los como realmente são, como realmente estão, amá-los assim como se apresentam e fazê-los sentir esse amor.

Um amor que não cobra, não exige, dá gratuitamente e sorri ao vê-lo chegar em casa ainda que um pouco fora daquele horário costumeiro.

As regras existem e não podemos nos sobrepor a elas, até porque são educativas e corretivas, mas o verdadeiro amor saberá lembrar as regras sem deixar de lado o amor.

Muitas vezes é preciso ignorar tal si-tuação, fazer de conta que não vimos ou ouvimos, para depois em outro momento, mais descontraído sem demonstrações de cobrança, mostrar aos filhos a “ beleza “ dessa passagem da infância para a adoles-cência , as riquezas das novas descobertas e o alicerce então, sem que se aperceba, retoma sua construção agora com uma base nova, mais livre e reforçada.

Maria Auxiliadora SANTA CLARA LABORATÓRIO MÉDICO

Informe publicitário

A apresentação do Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como

Cartão SUS, passou a ser obrigatória para atendimento na rede pública de saúde. Até mesmo pacientes que pos-suem convênio médico deverão apre-sentar o documento. A medida consta da Portaria nº 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde.

Para atender os prazos determinados pelo Ministério, a Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 21 de abril, um mutirão de cadastramento para o Cartão Nacional de Saúde dos mo-radores de Vargem Grande Paulista. Toda população deverá comparecer neste dia, das 8 às 16 horas, na Rua José Manoel de Oliveira – nº 327, Jd. Bela Vista, e apresentar os documentos: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão aconte-cerá num feriado como estratégia para atender todos os munícipes, principal-

Pacientes da rede pública e de convênios serão obrigados a apresentar Cartão Nacional de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde fará mutirão para cadastramento do cartão no dia 21 de abril

mente aqueles que trabalham em empresas e não podem se ausentar durante a semana.

O cadastramento é feito pelas Prefeituras e remetido ao governo federal. O CNS tem o formato de um cartão de crédito e contém uma etiqueta com dados pessoais do usuário e o número nacional, forneci-do pelo Ministério da Saúde depois do pedido de cadastra-mento. Cada número é único e exclusivo para cada cidadão, e é válido em todo o Brasil. Foi criado para ser o cadastro único de todos os usuários do SUS e centralizar todas as informações sobre o paciente.

Por intermédio dele, o histórico de atendimento do usuário poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde em todo o país. Esse acompa-nhamento também pode ser feito pelo portador do cartão em área restrita do site do Portal de Saúde do Cidadão, onde

constarão informações individuais sobre os contatos com o SUS. As informações disponibilizadas permitem saber quem foi atendido, onde, por quem e com qual tipo de problema, os remédios, os exames e os pedidos de consulta feitos em todo o território nacional.Mudanças

O uso do CNS por todos os cidadãos brasileiros é uma estratégia para integrar

os cadastros do SUS e da Saúde Suplementar, proporcionando me-lhorias na gestão da saúde no País e criando o registro eletrônico único nas bases de dados dos hospitais públicos e privados, bem como nos planos de saúde.

O número do Cartão SUS será solicitado em procedimentos como: autorizações de interna-ções hospitalares, autorizações de procedimentos ambulatoriais e boletins de produção ambula-torial individualizada.

As operadoras de planos de saúde deverão informar à ANS (Agên-cia Nacional de Saúde Suplementar) os números do CNS de seus beneficiários, conforme previsto na Resolução Nor-mativa de número 250 de 2011, a partir de 5 de junho.

Em nota, a ANS esclarece que ne-nhum beneficiário de plano de saúde poderá ter seu atendimento negado caso não tenha ainda o CNS.

Saúde

Page 6: Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ... Auxiliar De Serviços Gerais (c/ experiência em ... técnica e interativa com o tema

10 www.acevgp.com 11www.acevgp.comOportunidades

Rua Prof. Valdeci Campestre, 173 Centro-Vargem Grande Paulista Tel.: 4159-2422

Promoções válidas enquanto durarem os estoques

a partir de

R$ 80,00

R$ 110,00

ATÉ 3X SEM JUROS NO CARTÃO

o par

PROMOÇÕES

GARANTIA DE 1 ANO

GARANTIA DE 1 ANO

SEM MANUTENÇÃO

45 AH a base de troca

Moradores em Vargem Grande Paulista sofrem com a falta de energia elétrica

As constantes quedas de energia elé-trica têm gerado muito incomodo e

transtornos aos moradores de Vargem Grande Paulista. Nos últimos meses o problema se tornou frequente e, pior, sem motivo aparente.

“Tá sol acaba luz, chove acaba luz, venta acaba luz, foram muitas vezes este ano e sempre o Jardim Bela Vista, ai você olha para outros bairros têm luz normalmente. Por que não pode ter uma instalação de qualidade nesses bairros que sempre acaba luz afinal é o mesmo serviço, pagamos as contas e não podemos usar?”, desabafa a mora-dora Ariane.

Porém, o problema tem afetado não apenas o bairro Bela Vista, mas muitos outros como: Jardim Europa, Nagoya, Matão, Haras Bela Vista, Paysages, Ti-juco Preto e Parque do Agreste.

“A falta é constante e acaba por qual-quer motivo e não somente por causa das chuvas. Pela própria Eletropaulo há informações que são sete bairros da

cidade que ficam às escuras, entre eles, o Jd. Europa, Estrada das Lages e Tijuco Preto”, reclama o morador do Paysage, Carlos. Diversos outros moradores da região estão fazendo um abaixo assinado contra a concessionária e rei-vindicando que a Prefeitura também intervenha com a AES Eletropaulo para que providências sejam tomadas para solucionar o problema.Prefeitura

A Prefeitura de Vargem Grande Paulista confirmou que o número de reclamações sobre o mau serviço prestado pela Eletropaulo aumentou consideravelmente e medidas já estão sendo tomadas.

O prefeito Roberto Rocha informou que se reuniu em seu gabinete no dia 9 de março, com diretores e técnicos da AES Eletropaulo para discutir o problema. “Não podemos mais admitir que este blecaute persista. A Eletro-paulo precisa melhorar a capacidade e intensificar o serviço de manutenção

da rede”, disse o prefeito ao diretor de relacionamentos da concessionária Arthur Tavares.

O prefeito exigiu da Eletropaulo de-finições urgentes para três questões que interferem diretamente no crescimento sustentável do município:- solução imediata e definitiva para os blecautes de energia;- podas de árvores que interferem na rede elétrica;- e o planejamento de investimentos previstos para ampliar a infraestrutura da rede.

O secretário de Planejamento Urbano e Obras Municipais, Mauricio Cinto, também cobrou dos técnicos da con-cessionária melhorias nos serviços de manutenção da rede. Para garantir a segurança da população, ele também solicitou à Eletropaulo a substituição dos postes de madeira. “Encaminhamos ao Ministério Público denúncia sobre as condições dos postes de madeira na cidade. É importante que os clientes façam a reclamação por meio do canal de comunicação com a AES Eletropaulo e nos repassem os protocolos para que possamos encaminhar aos responsáveis o maior número de reclamações não atendidas”, salientou Maurício.

O Departamento Jurídico da Prefei-tura também está estudando medidas cabíveis contra a concessionária.

Resposta da EletropauloO Jornal da ACE entrou em contato

com a AES Eletropaulo para que se manifestasse a respeito. Em nota, a concessionária informou que:

“A queda de galhos e árvores sobre a rede de distribuição é o principal motivo das interrupções de energia nos municípios de Cotia e Vargem Grande Paulista. Esse tipo de ocorrência repre-senta 60% das interrupções em toda área de concessão da distribuidora.

Para minimizar os prejuízos provo-cados por essas intervenções, a AES Eletropaulo mantém um programa de podas que contemplou 277 mil árvores em 2011, em toda sua área de concessão. Neste ano, a concessionária prevê a realização de 55 mil podas na região de Cotia e Vargem Grande Paulista.

Este ano ocorreram três ocorrências atípicas nessa região que não podem ser relacionadas às intempéries provocadas por ventos fortes e chuvas – uma delas, foi um problema técnico no sistema de

transmissão, que não é de responsabi-lidade da AES Eletropaulo, mas sim da empresa CTEEP (Companhia de Trans-missão de Energia Elétrica Paulista). Os três defeitos foram reparados.

Não há problemas de oferta de ener-gia nessa região e em toda a área de concessão da AES Eletropaulo. Os in-vestimentos em manutenção, expansão e modernização da rede, são realizados acima do crescimento de mercado. Nos últimos anos, os investimentos da dis-tribuidora crescem à razão de 14% ao ano, enquanto o mercado cresce entre 4% e 5%.

Nos próximos cinco anos, a AES Eletropaulo investirá mais de R$ 240 milhões na expansão do sistema elé-trico que atende a região Oeste da área de concessão, onde estão incluídos os municípios de Cotia e Vargem Grande Paulista. Os investimentos (aporte) en-globam as seguintes melhorias:

Inscrições abertas para 13 cursos gratuitos do SENAI em Vargem Grande Paulista

Preocupado com a qualificação profissional da população de Var-

gem Grande Paulista e a valorização do cidadão, o Governo Municipal conseguiu trazer para o município 13 novos cursos gratuitos do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

As inscrições estão abertas na Secre-taria Municipal de Indústria e Comér-cio, localizada na Rua Benedita Maciel de Almeida, 85 – Centro, das 8h30 às 16h30, onde deverão apresentar cópia simples dos documentos: RG (não pode ser CNH), CPF, comprovante de endereço com CEP e autodeclaração de baixa renda. Os requisitos para par-ticipar dos cursos são: a partir de 16 anos e ensino fundamental completo.

Os cursos ministrados pelo SENAI serão: - soldador MAG, - pintor automotivo, - funileiro automotivo, - programação e operação de torno CNC, - hidráuica e pneumática industrial,

- torneiro mecânico, - comandos elétricos, - controladores lógicos programáveis, - marceneiro, - tapeceiro, - modelista de roupas, - mecânico de manutenção em cen-trais de climatização - mecânicos de manutenção de refri-geração e climatização residencial.

De acordo com a programação apresentada pelo SENAI, o primeiro curso a ser realizado será de soldador MAG, com previsão de início no mês de maio.

As aulas serão realizadas ao longo deste ano em escolas do município ou em Unidades Móveis do Senai que

virão para Vargem Grande Paulista. “Nunca nossa cidade recebeu esses cursos, ainda mais de uma instituição como o SENAI. Criamos políticas públicas que valorizaram o cidadão vargengrandense, pois investir nas pessoas é sinônimo de desenvolvimen-to” destacou o prefeito Roberto Rocha.

Graças à parceria firmada entre a Prefeitura e a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o município já foi contemplado com diversos cursos do o SENAI que pos-sibilitaram a qualificação profissional mais de 1,5 mil pessoas.

Mais informações no site www.vargemgrandepta.sp.gov.br

Centro de Capacitação Profissional oferece cursos

profissionalizantes gratuitosA Prefeitura de Vargem Grande

Paulista, por meio da Secretaria de Assistência Social, também está ofe-recendo novos cursos gratuitos de qualificação profissional.

Os interessados poderão se ins-crever das 8h30 às 11h30, no Centro de Capacitação Profissional (Cecap), localizado na Rua Leonardo Soares Rodrigues, nº 115 – centro.Os cursos oferecidos são: • garçom/garçonete, • maquiagem, • penteado, • design sobrancelhas, • injeção eletrônica de autos, • cuidador de idoso, • elemarketing, • embelezamento afro, • manicure, • porteiro, • jardinagem• secretariado/recepção.

Confira a programação e dias de inscrição no site

www.vargemgrandepta.sp.gov.br

Infraestrutura

Page 7: Jornal da - acevgp.com · de 60 meses para que entrem em conformidade. • Escadas de acesso ... Auxiliar De Serviços Gerais (c/ experiência em ... técnica e interativa com o tema

12 www.acevgp.com

Núcleo de Beleza participa da feira Hair Brasil Professional 2012

Empreender

Os 15 salões de beleza de Vargem Grande Paulista que participam

do projeto Empreender participaram nos dias 25 e 27 de março, da HAIR BRASIL – Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética.

A feira é lançadora de tendências na área de cabelos (cortes, penteados, coloração), maquiagem, manicure e tra-tamentos estéticos e nesta edição reuniu mais de 882 marcas profissionais, que ocuparam 80.000 m2 dos pavilhões do Expo Center Norte, na capital paulista.

A 11ª edição da HAIR BRASIL foi 25% maior do que no ano anterior, confirmando sua posição como eficiente evento para lançamento de tendências, atualização profissional e fechamento de negócios entre a indústria fornece-dora, os salões e clínicas de beleza. A expansão da feira também é resultado do bom momento que o mercado de be-leza atravessa no país, com crescimento contínuo nos últimos 15 anos, sempre

acima de 10%. Núcleo da Beleza

O projeto Beleza Empreendera é de-senvolvido pela Associação Comercial e Empresarial de Vargem Grande Paulista em parceria com o Sebrae e com o apoio da Prefeitura. Por meio dos encontros semanais que acontecem toda segunda-feira, às 14 hora, na ACE, os técnicos do Sebrae atualizam os profissionais das tendências do mercado para que sejam mais competitivos e oferecem consul-toria gratuita em diversas áreas como: financeira, administrativa, jurídica, marketing, etc.

No próximo encontro, marcado para o dia 2 de abril, serão apresentadas a ações previstas no projeto e seus principais de-safios: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Neste dia, os profissionais envolvidos assinarão o termo que efetiva sua participação no projeto.

Na oportunidade também será feito um levantamento das expectativas e

objetivos do grupo, bem como as prin-cipais dificuldades. Durante a reunião será ministrada a palestra “Beleza & Gestão”, que abordará os aspectos para

uma gestão mais eficiente no setor da be-leza. Os salões que participam do projeto poderão, ainda, agendar as consultorias individuais.