Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer....

12
Ano VII - Nº 60 - Distribuição Gratuita - Janeiro/2015 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL VARGEM GRANDE PAULISTA Jornal da Associe-se à ACE e tenha mais qualidade de vida ESTAMOS VENDENDO Plano de Saúde com carência ZERO No início deste mês a Associação Comercial e Empresarial voltou a fazer o plano de saúde da Unimed São Roque, com descontos especiais para associados. Porém, a promoção com carência zero é válida até dia 31 de janeiro. Após essa data a carência volta a ser válida. Saiba mais na página 5. Procurando uma vida mais saudável e um corpo malhado? Ainda não comprou material escolar? Procon alerta para diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de exercícios. Confira na página 7 Confira as dicas que o Jornal da ACE preparou Página 9 CARNAVAL Confira a programação de onde pular em Vargem Grande Grande e São Roque - pag.12

Transcript of Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer....

Page 1: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

Ano VII - Nº 60 - Distribuição Gratuita - Janeiro/2015ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIALVARGEM GRANDE PAULISTA

Jornal da

Associe-se à ACE e tenha mais qualidade de vida

ESTAMOS VENDENDOPlano de Saúde com

carência ZERO

No início deste mês a Associação Comercial e Empresarial voltou a fazer o plano de saúde da Unimed São Roque, com descontos especiais para associados. Porém, a promoção com carência zero é válida até dia

31 de janeiro. Após essa data a carência volta a ser válida. Saiba mais na página 5.

Procurando uma vida mais saudável e um corpo malhado?

Ainda não comprou material escolar? Procon alerta para

diferença de preços

Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de exercícios. Confira na página 7

Confira as dicas que o Jornal da ACE preparou

Página 9

CARNAVALConfira a programação de onde pular em

Vargem Grande Grande e São Roque - pag.12

Page 2: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

2 www.acevgp.comESPAÇO ACE

EXPEDIENTE: Jornal da

CENTRO DE RECUPERAÇÃO ESPECIAL E INTEGRAÇÃO ORIENTADA DE VARGEM GRANDE PAULISTA – CREIO – CNPJ/ME 02.030.562/0001-03

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES PARA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL E CONSELHO CONSULTIVO – BIÊNIO 2015/2016

O Presidente da Diretoria Executiva do Centro de Recuperação Especial e Integra-ção Orientada de Vargem Grande Paulista Sr. Ivair Monteiro da Silva, no uso de suas atribuições estatuárias convoca os associados em dia com suas responsabilidades junto ao CREIO para participarem da eleição que definirá a Diretoria Executiva, Conselho Consultivo e o Conselho Fiscal no Biênio de março 2015 até dezembro 2016. O pro-cesso eleitoral ocorrerá no dia 20 de fevereiro de 2015, na sede do CREIO, na Travessa Valêncio Soares Rodrigues, 31 – Vila Dirce – Vargem Grande Paulista, SP, entre 17:00 e 18:00 horas. A Comissão Eleitoral que coordenará todas as etapas do pleito será com-posta por dois associados e um membro usuário, os quais farão o processo de votação e fiscalização do pleito, que serão escolhidos na mesma assembléia. Conforme dispõe o Artigo 29 do Estatuto Social, a forma de eleição consistirá na apresentação de chapas as quais deverão conter os cargos, os nomes completos dos candidatos correspondentes e suas respectivas autorizações individuais. As chapas serão compostas pelos seguin-tes cargos na Diretoria Executiva: (a) Presidência, (b) Vice-Presidência, (c) Primeiro Secretário, (d) Segundo Secretário, (e) Primeira Tesouraria e (f) Segunda Tesouraria.

O Conselho Consultivo será composto por: 03 (três) membros titulares e 02 (dois) suplentes. O Conselho Fiscal será composto por: 03 (três) membros titulares e 02 (dois) membros suplentes. As inscrições das chapas concorrentes tanto á Diretoria Executiva, quanto ao Conselho Fiscal e Conselho Consultivo deverão ser feitas mediante expediente dirigido á Comissão Eleitoral meia hora antes do inicio da assembleia. Neste momento haverá reunião conjunta entre as cabeças de chapa (presidente e vice-presidente) com a Comissão Eleitoral, para determinação conjunta do Regimento da Eleição. Podem compor as chapas de candidatos, tanto á Diretoria Executiva, quanto do Conselho Con-sultivo e Conselho Fiscal, todos os membros que se enquadrem nas condições previstas no Artigo 8° do Estatuto, desde que em pleno gozo de seus direitos estatuários e legais diante das legislações vigentes. Sendo que cada candidato somente poderá participar de uma única chapa. A eleição, tanto da Diretoria Executiva, quanto do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo, será feita por voto universal, direto e secreto, somente podendo exercer essa prerrogativa o Associado no gozo de seus direitos estatutários. No caso de chapa única, tanto para a Diretoria Executiva, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal, poderão ser definidos pela Comissão Eleitoral que a cédula apresentará apenas duas alternativas: “sim” ou “não”, representando que as eleições dar-se-ão por aclamação expressas ás únicas chapas apresentadas. Na hipótese da alternativa “não” alcançar metade mais um dos votos dos eleitores presentes ao pleito, para qualquer das chapas apresentadas, esta não poderá ser proclamada eleita, resultando em que a Comissão Eleitoral iniciará novamente todo o procedimento para novo pleito. Não será permitido, em qualquer hipótese, o voto por procuração.

Os integrantes da Comissão Eleitoral não poderão ser candidatos, dissolvendo-se esta logo em seguida á cerimônia de posse, após a regularização dos documentos das chapas proclamadas eleitas.

Ivair Monteiro da Silva - Presidente

Associação Comercial e Empresarial de Vargem Grande Paulista

Rua Francisco Manoel de Oliveira, 261 – Centro – Vargem Grande Paulista/SP - Tel.: 4159-1053

CEP 06730-000 – [email protected] ou [email protected]

Diretoria-Administrativa:Presidente: Marcos Paulo de SouzaVice-Presidente: Telmo Davino1º SecretárioDonizete Ap.Jesus Junior 2º SecretárioMauro de Souza Lima 1º TesoureiroWanderlei Domingues da Silva 2º TesoureiroLeonardo M.R.Carmona Diretor de Rel. Publica, Culturais e Sociais Sergio Veiga

Conselheiro DeliberativoCarlos Eduardo de BarrosConselheiro DeliberativoMichele VellutoConselheiro DeliberativoOscar de Freitas CavalcantiSuplenteClaudio Antonio da Silva REDAÇÃO JORNAL DA ACE:Diretora Comercial: Lucia da SilveiraJornalista Responsável:Daniela Motta Rosetti (Mtb 28.813)Tiragem desta edição: 5 mil exemplaresImpresssão: Gráfica Mar MarJornal da ACE não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

FIQUE POR DENTROACE inicia obras do CEFOR

A ACE iniciou neste mês as obras de construção do seu Centro de Forma-ção (CEFOR), no bairro da Lagoa. Os serviços de terraplenagem e fundação seguem em ritmo acelerado, numa área com mais de 3 mil m2, onde será edi-ficado com recurso próprio o Centro com 1.210 m2 de área construída.

O CEFOR contará com um pavi-mento inferior de aproximadamente 443m2, um pavimento térreo com cer-ca de 581m2 e um mezanino de 186m2.

No local a ACE realizará cursos pro-fissionalizantes, palestras e eventos. Este será mais um benefício aos asso-ciados e população.

Page 3: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

3www.acevgp.com SOLIDARIEDADE

Atos solidários que fazem crianças felizes O final de ano foi mais feliz para

centenas de crianças de Vargem Grande Paulista. Os irmãos Rodrigo e Reginaldo Prado de Camargo distri-buíram em vários bairros com o apoio da ACE, cerca de 700 sacolinhas de Natal com brinquedos.

O ato solidário e exemplo de cida-dania é realizado pelos irmãos desde 2000 e, agora, passou a contar com a participação da ACE, por meio de brinquedos arrecadados durante o jantar Melhores do Ano. “Consegui-mos a doação de aproximadamente 200 brinquedos com os comerciantes e empresários que participaram do evento. A iniciativa é muito nobre e foi maravilhoso participar desse pro-jeto, ver a felicidade estampada no rosto de cada criança que ganhou um presente. Por isso, em nome da ACE, agradeço a todos que colaboraram”, comentou o presidente da ACE, Mar-cos Paulo de Souza.

Os brinquedos foram entregues pelos irmãos e equipe da ACE, que

lotaram um caminhão. Os presentes foram distribuídos para crianças de famílias com menos condições, em bairros como: Capela, São Judas, Ma-tão e Pereiras.

Segundo Rodrigo, o projeto iniciou próximo ao bairro da Capela de São Pedro, divisa entre Itapevi e Vargem Grande Paulista, onde morava com o irmão quando criança. “Tivemos uma infância difícil e sempre no dia 24 de dezembro, um senhor passava no bair-ro onde morávamos e distribuía pre-sentes, era uma grande alegria. Todo ano ficávamos esperando, até que ele não passou mais. Foi então que eu e meu irmão prometemos que quando tivéssemos condições iríamos fazer o mesmo”, conta.

A primeira entrega de brinquedos foi em 1999, desde então o projeto vem ganhando novos apoiadores a pa-trocinadores. “Hoje já temos umas 30 pessoas que nos ajudam a fazer essas crianças mais felizes”, concluiu Ro-drigo.

Page 4: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

4 www.acevgp.comSAÚDEINFORME PUBLICITÁRIO

DOENÇAS DO VERÃO: como se prevenir

Saiba se está faltando água no seu bairro

No dia 21 de dezembro começou oficialmente o verão. Essa é a

época mais quente do ano e também a que exige mais cuidados com a saúde, pois o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de algumas doenças. As mais comuns são aquelas que levam à perda de líquidos e a de-sidratação, bem como a insolação. Desidratação

Na desidratação a pessoa ingere me-nos líquido do que o corpo perde. Co-meça com sintomas leves, como mal estar e dor de cabeça; posteriormente sede, muito tempo sem urinar, boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos. Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, seja pela urina, fezes, suor ou até mesmo pela respiração. Essa perda pode ser aumentada por vários fatores no ve-rão, como o aumento da transpiração, ou ainda alterações provocadas pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, que podem pro-vocar vômitos e diarreias.

A desidratação pode ser grave e por isso deve ser evitada. O soro caseiro pode ser utilizado sempre que se sus-peitar de uma desidratação, ele deve ser feito misturando uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de

sal em um litro de água. Deve-se ofe-recer à pessoa desidratada à vontade, a cada 20 minutos, e após cada evacua-ção no caso de diarréia. Há casos em que a desidratação se torna mais grave sendo necessário o atendimento hospi-talar.Insolação

A Insolação é a exposição exagera-da ao sol, especialmente nos horários mais quentes, entre 10 e 16 horas (11 e 17horas no horário de verão), pode causar queimaduras na pele e desidra-tação, pelo excesso de suor. Em casos mais graves, a temperatura muito alta prejudica o funcionamento do organis-mo, podendo levar até a inconsciência.

Mesmo sem estar diretamente expos-to ao sol, é possível ter insolação. Por exemplo, a areia reflete o sol e aumen-ta a temperatura da pessoa pelo calor, mesmo sem a exposição direta ao sol. Na insolação ocorre também desidra-tação e o indivíduo apresenta queima-duras que no início se manifestam por pele vermelha e ardida, e quando em estágios mais avançados e graves, leva a formação de bolhas na pele.

Ao primeiro sinal de insolação é aconselhado que a pessoa procure um local fresco com sombra, além de se hidratar de forma adequada. Em casos

graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal é necessário pro-curar o atendimento médico.

Algumas dicas importantes para pre-venir essas doenças de verão são:• Tomar entre dois e três litros de água por dia;• Tomar banho na temperatura ambien-te e usar roupas leves;• Alimentar-se com verduras, legumes e frutas;• Evitar alimentos gordurosos;• Aplicar hidratante no corpo de duas a três vezes ao dia;• Usar protetor solar com fator de pro-teção no mínimo de 30;• Usar óculos escuros com proteção UVA/UVB e chapéu ou boné;

• Evitar tomar sol entre 10 e 16 horas (11 e 17 horas no horário de verão) e não fazer exercícios físicos sob o sol nesse horário.

Os alimentos também devem rece-ber atenção especial durante o verão, já que o calor possibilita a prolifera-ção de bactérias, eles devem ser bem lavados, de preferência deixando por algum tempo em um recipiente com água com algumas gotas de água sani-tária adicionadas.

Com esses cuidados básicos você poderá aproveitar o verão com prazer e saúde!

SANTA CLARA LABORATÓRIO MÉDICOLília Mara Marques Corrêa- Biomédica

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)

publicou em seu site (www.sabesp.com.br) uma lista com todos os bairros da Grande São Paulo afetados pela redução de pressão nas tubulações de água, admitindo a prática, pela primeira vez desde o início da crise hídrica. A lista de bairros tem 17 páginas.

"A Sabesp está aplicando a redução

de pressão em todos os setores de abastecimento atendidos na Grande São Paulo. E devido à estiagem atual, esta ação está sendo intensificada", diz a empresa, acrescentando que a publicação atende uma deliberação da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) que data do fim de dezembro.

Segundo a Sabesp, a redução de pressão nas tubulações é praticada "rotineiramente" pelas companhias de saneamento. A estatal informou ainda que já utiliza a prática desde 1997 para redução de perdas, principalmente durante a noite e a madrugada, "período em que grande maioria da população dorme e as atividades econômicas praticamente inexistem".Imagem:portaldoprofessor.mec.gov.br

Page 5: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

5www.acevgp.com SAÚDE

Doença não tem hora certa para chegar, por isso é tão importante

cuidar da saúde. Infelizmente é difícil contar com o sistema público de saú-de que tem enormes filas em hospitais, prontos socorros, além da demora de meses no agendamento de consultas. Hoje ter um plano de saúde é a alterna-tiva mais eficaz, segura e tranquila em momentos de necessidades.

Buscando garantir mais qualidade de vida a seus associados, a Associa-ção Comercial e Empresarial (ACE) de Vargem Grande Paulista voltou a oferecer o Plano de Saúde Unimed São Roque com descontos especiais a asso-ciados. As inclusões feitas até o dia 31 de janeiro deste ano, ou seja, final des-te mês, estarão livres das carências de consultas e exames simples, que é de 60 dias. A partir do dia 1º de fevereiro, a carência já será considerada. Por isso

Associe-se à ACE e tenha plano de saúde com carência ZERO

corra que ainda dá tempo!Novas inclusões estavam suspen-

sas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), que liberou a venda a partir deste mês após ação movida por várias Associações Comerciais do Estado. “O desconto no plano de saúde é um dos principais benefícios que a Associação Comercial oferece aos seus associados, que poderão novamente usufruir deste serviço, porém algumas normas serão diferentes, por exemplo, para incluir um funcionário, a empresa terá que comprovar seu vinculo empregatício”, explicou o presidente da ACE Marcos Paulo de Souza.

Alguns motivos para você ter um plano de saúde: 1 – GravidezAo descobrir que está grávida a mulher deve realizar uma sequência de exames até o parto para saber se está tudo bem

com a sua saúde e do bebê, muitas vezes nos hospi-tais públicos elas ficam horas em filas para conseguir agendar o pré-natal e até ser atendida nos mo-mentos que necessita. Já com o plano de saú-de você pode marcar ho-rário de acordo com a sua agenda. Esses são fatores muito importantes para uma gestação tranquila.2 – Terceira idadeQuando chegamos na fase da terceira idade junto vem um série de doenças crônicas, por isso, é muito importan-te um plano de saúde para acompanhar essa fase e ajudá-lo sempre que possível.3 – AcidentesAcidentes fazem parte da vida desde

que nascemos, ou até mesmo antes, por isso, ao ter em mãos um plano de saúde, estamos precavidos para sermos atendidos em qualquer sinal de emer-gência como acidentes inesperados.hospital.

Informe-se agora mesmo, ainda tempo!

Ligue: 4159-1053

Page 6: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

6 SUA HISTÓRIA

Referência para muitas garotas amantes do futebol feminino, a jo-

gadora Roseana Aparecida, conhecida como Zizi, é exemplo de luta, perse-verança, garra e de que é possível al-cançar um sonho quando se corre atrás dele. E o sonho dessa jovem de 29 anos, iniciou-se nos campos de fute-bol de Vargem Grande Paulista, cidade onde mora com a família.

A jogadora treinou na Escolinha de Futebol de Vargem Grande Paulista dos 13 aos 18 anos, período em que guarda boas lembranças. “Minha pas-sagem na Escolinha foi muito produti-va, a minha treinadora era a professora Celia e ela ensinava mesmo”, lembra.

Hoje, Zizi é jogadora profissional do São Paulo Futebol Clube, mas já passou por vários times e pela Seleção Brasileira.

Zizi nasceu na cidade de Timóteo, no Estado de Minas Gerais, e com dois anos de idade se mudou para São Paulo com seus pais. Ainda criança veio para Vargem Grande Paulista, onde mora até hoje no bairro da Lagoa, porém passa a maior parte do tempo treinan-do fora.

A mudança de Estado foi de difícil adaptação para a família, que chegou até a passar fome. A maior preocupa-ção de Zizi era com seus pais. “Lem-bro-me que era apenas um marmitex onde almoçava e tinha de guardar para jantar também, foi um tempo muito difícil que passamos em nossa vida e claro temos outras dificuldades que enfrentamos até hoje, como por exem-plo, a incerteza se estaremos emprega-dos no próximo ano. Esta incerteza é

Craque ZIZI: dos campos de Vargem Grande Paulista para o São Paulo FutebolClube e Seleção Brasileira

a maior dificuldade que enfrentamos hoje”, disse em entrevista ao Portal TV Regional, de Vargem Grande Paulista.

Em 2005, a jogadora realizou um de seus sonhos: tornou-se atleta do São Paulo Futebol Clube, time em que re-cebeu seu primeiro salário e pôde aju-dar um pouco mais sua família.“Foi extraordinário trabalhar lá, foi só vitó-rias a partir daí graças a Deus”. Depois do SPFC, ela jogou em vários clubes como SAAD E.C, Francana, Vitória de Santo Antão no Pernambuco, Bangu Rio de Janeiro, Portuguesa Desportos, Centro Olímpico em São Paulo, Sele-ção Brasileira na qual foi jogar na Ale-manha e conheceu a China por meio da seleção Universitária.

Em 2014 passou uma temporada jo-gando na Rússia e, neste ano de 2015, já está de malas prontas para atuar na equipe Foz, no Paraná, onde irá dispu-tar a Copa do Brasil. Confira a entre-vista:TVR: Com quantos anos você come-çou a jogar futebol?Zizi: Comecei a treinar com 13 anos de idade na escolinha de futebol de Vargem Grande Paulista e com 19 anos comecei a treinar profissionalmente 2 vezes por semana.TVR: No futebol, qual é o seu maior ídolo?Zizi: Aline Pellegrino, admiro muito ela.TVR: O que você menos gosta no mundo do futebol?Zizi: O preconceito na minha modalidade.TVR: Você falou sobre preconceito na sua modalidade, o futebol femi-nino tem a mesma aceitação que o futebol masculino na sua opinião?Zizi: Não! A questão é que o precon-ceito atrapalha a possível aceitação do futebol feminino.TVR: Todos nós temos alguém em quem nos espelhamos e você? tem alguém em que se espelha e por quê?Zizi: Sim, tenho! Meu irmão é meu es-pelho por que ele sempre foi objetivo naquilo que ele queria e nunca teve que pisar ou maltratar ninguém, tem serie-dade e determinação para alcançar os

objetivos dele.TVR: Que profissão seguiria se não fosse jogadora?Zizi: Ah! Acho que seria dentista, gosto da profissão. TVR: E o cardápio de uma joga-dora de futebol como deve ser? Zizi: Ai Deus! Bom! Em compe-tições eu sou mais controlada, me alimento bem, mas nas férias (risos), eu passo dos li-mites.TVR: Você está feliz com que está fazendo?Zizi: Sim e muito! Não tem melhor recompensa, você conse-guir trabalhar no que sonhou com 9 anos de idade. Muitos achavam quem era bobagem, mas eu sempre fui deter-minada naquilo que eu queria e graças a Deus eu consegui realizar meus so-nhos por intermédio e consequência do

meu sonho principal.TVR: Qual seu ponto fraco e qual seu ponto forte?Zizi: Ponto forte é nunca desistir, nun-ca desisto de nada e o ponto fraco é que sou muito exigente comigo mesma.TVR: A profissão de jogador é uma profissão em que os outros é quem escolhe você! E muitos chegam numa determinada idade e param com o futebol. Já pensou no que fa-zer quando parar de jogar futebol?

Zizi: Pensar nesse momento é bem co-mum principalmente que não somos consideradas profissional aqui no Brasil, agora o que fazer é complicado. Preten-do esse ano fazer alguns cursos técnicos e aprender um idioma, mas gostaria de trabalhar na área do esporte, não como treinadora, mas algo que possa está pre-sente no futebol feminino.

Colaboração Portal TV Regional RepórterJairoRodrigues

Fotos: Facebook

Page 7: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

7SAÚDE | ESPORTE

Busca por mais qualidade de vida e corpo perfeito aumenta procura por Academias

Profissionais da área dão dicas de boa alimentação para ter resultados positivos

Na estação mais quente o do ano, o verão, os cuidados com o cor-

po também aumentam, principalmen-te após as festividades de final de ano quando se ganha uns quilos a mais. É nesta época, entre os meses de novem-bro e janeiro, que o movimento nas academias costuma crescer cerca de 30% e esses estabelecimentos têm que se adequar para atender com qualidade um número maior de alunos, que pro-curam uma vida mais saudável e, prin-cipalmente, melhorar a forma física.

É o caso da jornalista Fernanda Mar-ques Costa Santos, 23 anos, que apesar do esporte sempre ter feito parte da sua rotina, a volta à academia em janeiro deste ano teve como principal obje-tivo ter mais qualidade de vida. “No primeiro semestre de 2014 fui fazer intercâmbio e lá não praticava nenhum exercício. Com a alimentação desre-grada e a falta de exercício, ganhei al-guns quilos. Quando voltei, em julho, já procurei a academia com a intenção de perder os quilos que ganhei e até o final do ano só fiz aulas aeróbicas. Com o começo de um ano novo, resol-vi voltar a fazer musculação e começar o acompanhamento com um nutricio-nista, procurando ter uma alimentação mais saudável”, contou ao Jornal da ACE a moradora de Vargem Grande Paulista.

Segundo profissionais da área, pes-soas de todas as idades estão mais

preocupadas com o bem estar e estão investindo em atividades físicas. “Os médicos, a mídia, todos têm contribu-ído para essa conscientização. Já nota-mos um aumento grande do pessoal da melhor idade, de jovens, ou de pessoas comuns apenas buscando um estilo de vida mais saudável. Mas percebemos que a maior procura ainda é pelo corpo ideal, que nem sempre é a melhor moti-vação para se começar a praticar ativi-dade física, pois mudar o corpo requer tempo, esforço, dedicação, disciplina, e não são todas as pessoas que estão dispostas a abrir mão das facilidades do dia a dia para mudar seus hábitos, o que acaba levando a pessoa a iniciar uma atividade e em pouco tempo dei-xar de pratica-la”, comentou Marcos Paulo de Souza, um dos proprietários da Academia Ritmus.

Ele recomenda que as pessoas encon-trem atividades que lhe deem prazer, o que facilita a inclusão dessa prática na rotina diária, e transformem isso em um habito. O ideal é iniciar o ano com planejamento, determinação e foco, pois neste período as academias ofe-recem muitas vantagens. Para receber essa demanda, as academias costumam contratar mais profissionais, oferecer pacotes promocionais para fidelizar o cliente e investir em infraestrutura e equipamentos.

Especialistas também garantem que o ideal é se cuidar o ano inteiro, e a

regra vale para alimentação, exercícios e procedimentos estéticos. Quem tem disciplina durante todos os meses so-fre menos na hora de cuidar do corpo. Em entrevista ao Jornal da ACE, o nu-tricionista e graduando em Educação Física, João Henrique Fabiano Mota-relli, explica a importância de uma boa alimentação para se atingir o resultado esperado. Confira:Jornal da ACE: qual a importância do acompanhamento de um Nutri-cionista no treinamento?João: Para entrar em forma, ter uma vida mais saudável ou o corpo perfeito, a alimentação é de extrema importân-cia para que se consiga atingir os resul-tados. A alimentação influencia direta-mente na composição corporal e saber o que, quanto e quando comer faz toda a diferença para o praticante de ativi-dade física. Ainda além, a presença do nutricionista aliado a avaliação física realizada por fisioterapeuta do esporte e a orientação dos educadores físicos capacitados a academia garante ao alu-no o que há de melhor para alcançar o resultado desejado, garantindo sempre a sua segurança e saúde.Jornal da ACE: a maioria dos alunos busca entrar em forma, uma vida mais saudável ou o corpo perfeito?João: É fato que a população brasilei-ra está cada vez mais acima do peso. Diante disso, a busca pelo emagre-cimento e a melhora na composição corporal é crescente. O papel do Nu-tricionista se faz fundamental quando o assunto é composição corporal, seja emagrecimento ou ganho de mas-sa muscular. O Nutricionista busca e planeja o objetvo do aluno colocando sempre a sua saúde em primeiro lugar, através da reeducação alimentar e da instauração de novos hábitos alimenta-res. O educador físico e o treinamento físico são de extrema importância para a manutenção da saúde e também para alcançar os objetivos almejados.Jornal da ACE: qual o tempo ideal para se ter o resultado esperado?João: Tudo depende do resultado bus-cado. Quando se inicia a atividade fí-

sica, observa-se uma mudança rápida nos primeiros 3 a 6 meses de atividade física, variando de acordo com o com-prometimento do aluno, frequência de treino e alimentação. É importante não ter pressa e entender que se alimentar de forma adequada e treinar com frequ-ência deve ser parte do hábito de vida e para a vida toda, fazendo com que a mudança do corpo seja um reflexo dos hábitos saudáveis. Jornal da ACE: que dicas você dá?João: 1. Faça da alimentação saudável um hábito de vida;2. Faça atividade física diariamente, treine o ano todo, faça da atividade fí-sica parte da sua vida;3. Fuja dos modismos alimentares, das dietas malucas e dos produtos milagro-sos. Isso só irá fazer você se frustrar, gastar seu dinheiro e colocar sua saúde em risco;4. Procure um nutricionista para orien-tá-lo, motivá-lo e mude os seus hábitos alimentares; 5. Alimente-se de 3 em 3 horas, sor-ria mais, beba mais água, use menos remédio, coma mais fruta, não fume, dance, pedale, seja FELIZ.

João Henrique Fabiano Motarelli é Nutricionista da Academia Ritmus, possui cursos na área de Nutrição e suplementação no esporte, nutrição aplicada a estética, Nutrição voltada para hipertrofia e emagrecimento e fisiologia do exercício (instagran:

@jhenriquemotarelli).

Page 8: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

8 www.acevgp.comECONOMIA

Imposto de Renda 2015: contribuintes devem se antecipar com a declaração

Este ano mais contribuintes irão pa-gar impostos. Apesar da Câmara

dos Deputados ter aprovado o reajuste da tabela do Imposto de Renda de Pes-soa Física (IRPF) em 6,5%, a presiden-te Dilma Rousseff vetou e a tabela será corrigida em 4,5%, o que causa perdas ao contribuinte porque a inflação em 2014 ficou em 6,41%. A entrega da declaração começa apenas em março, mas é possível se antecipar para evitar problemas no momento de preencher o

documento.As regras para IR 2015 (ano base

2014) ainda não foram anunciadas, mas segundo já foi divulgado pela imprensa terá que fazer a declaração quem tiver recebido renda tributável acima de R$ 26.816,55.

A orientação é pesquisar, separar os documentos com antecedência e, em caso de dúvidas, procurar um especia-lista como um contador. No site da Re-ceita está disponível um aplicativo que permite preencher um “rascunho” da declaração do IR 2015. Veja como fica o IR com o reajuste de 4,5%, segundo dicas do porta IG:• Trabalhador que recebe até R$ 1.868,22 – isento• Salário de R$ 1.868,22 até R$ 2.799,86 – cobrança de alíquota de 7,5%, com parcela a deduzir de R$ 140,11• R$ 2.799,86 até R$ 3.733,19 – alíquota de 15%, com parcela a deduzir de R$ 350,11• Salário de R$ 3.733,19 até R$ 4.664,68 – alíquota 22,5%, com parce-la a deduzir de R$ 630,09• Salário acima de R$ 4.664,68 – alíquota 27,5%, com parcela a deduzir de R$ 863,33

Primeira parcela do IPTU-2015 terá vencimento no dia 20 de fevereiro

Os contribuintes de Vargem Grande Paulista deverão receber até a pri-

meira quinzena de fevereiro o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com a opção para pagamento à vista com 5% de desconto ou dividido em 11 vezes. O vencimento da parce-la única com desconto ou da primeira parcela será no dia 20 de fevereiro.

Para o exercício de 2015, o tributo teve correção de 6,41% calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consu-midor Amplo (IPCA). Assim como nos anos anteriores, para os contribuin-tes que estão com o imposto em dia, a Prefeitura também concedeu 5% de desconto no valor total lançado, que poderá ser conferido no carnê.

A previsão de arrecada-ção do IPTU no exercício de 2015 é de aproximada-mente R$ 16 milhões in-cluindo pre-dial e territorial, cerca de R$ 12,7 mi-lhões do Imposto Sobre Serviços (ISS) e R$ 5,2 milhões de Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A receita total orçamentária prevista para este ano é de R$ 137,8 milhões.

A maior parte dos 18 mil carnês será enviada pelo correio, mas aqueles que não o receberem poderão retirá-los no

Departamen-to de Receitas Municipais, localizado na Praça da Ma-triz, 75 – Cen-tro – sala 3, do Paço Munici-pal, de 2ª a 6ª

feira, no horário das 8h30 às 12 horas e das 13h às 16h30, ou emitir a segun-da via no site www.vargemgrandepta.sp.gov.br, a partir da primeira semana de fevereiro.Redução do IPTU

A Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira informou, ainda, que a ad-ministração poderá reduzir o pagamento

do IPTU em 50% ao contribuinte que comprove: renda familiar de até dois sa-lários mínimos, possua um único imóvel com até 80 metros de área construída e nele res ida, e que requeira tal isenção.IPVAOutro tributo também revertido em benfeitorias para a cidade é o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Auto-motores (IPVA). Segundo o secretário de Gestão Administrativa, Paulo Ser-gio da Silveira, 50% do valor pago do IPVA é transferido ao município para investimentos nas áreas da saúde, edu-cação, transporte, social, infraestrutura urbana, entre outros. Para o exercício de 2015, espera-se arrecadar com o IPVA cerca R$ 7,7 milhões.

REFORMA DA CASA: se for ven-der o imóvel, a reforma permite pagar menos imposto com o ganho de capi-tal (lucro) obtido;GASTO COM DOMÉSTICO: o INSS pago pelo patrão ao empregado doméstico pode ser abatido no limite de R$ 1.078;PENSÃO ALIMENTÍCIA: as des-pesas com o alimentando permitem desconto integral no IR;IMPLANTE DENTÁRIO: este tipo de prótese permite deduzir o IR;GASTO COM SAÚDE NO EXTE-RIOR: consultas ou internações mé-dicas em outro país também permitem pagar menos IR;ALUGUEL: os gastos que o locador tiver com corretagem e administração podem ser abatidos do IR;PRÓTESES: compra do item pode ser descontada do IR devido;PLANO DE SAÚDE: despesas com este tipo de seguro também são dedutíveisPLANO DE PREVIDÊNCIA: é possí-vel abater até 12% com o modelo PGBL

Como pagar menos(Plano Gerador de Benefício Livre)CADEIRA DE RODAS: junto das próteses, este é um dos itens dedutí-veis do imposto;CURSO UNIVERSITÁRIO: gastos com graduação ou pós-graduação per-mitem abatimento no limite de R$ R$ 3.230,46 em 2014;CIRURGIA PLÁSTICA COM FIM DE SAÚDE: se o objetivo da in-tervenção não for estético, é possível abater a despesa na declaração;DENTISTA: tratamentos dentários como canal ou extração do dente estão na lista;FISIOTERAPIA: gastos com trata-mento de reabilitação com terapeutas permitem abater o IR;PSICÓLOGO: tratamento psicológico ou psiquiátrico entram na lista das des-pesas médicas que abatem o imposto;CONSULTAS E EXAMES: visitar o médico e fazer um check up de rotina permitem abater as despesas do IRESCOLA: despesas com matrícula e mensalidade são dedutíveis até R$ 3.230,46.

Page 9: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

9www.acevgp.com

Início de ano é sempre de preocupa-ção, ele chega com muitas contas a

pagar: IPTU, IPVA, matrícula da esco-la para quem estuda na rede particular, uniforme e uma lista enorme de mate-rial escolar. Se deixou para última hora e ainda não comprou o material escolar, para economizar é preciso pesquisar preços e negociar a forma de pagamen-to, conforme alerta da Fundação Pro-con-SP, que realizou pesquisa de preços de materiais escolares e verificou que a diferença pode chegar até 192% de um estabelecimento para outro.

O levantamento feito pelo Procon com o objetivo de oferecer uma refe-rência ao consumidor, realizado entre os dias 5 e 7 de janeiro, envolveu 22 itens de diferentes marcar e modelos. Do total de produtos pesquisados, 36% apresentaram diferença de preço abaixo de 50%, 47% tiveram diferença de pre-ço entre 50% e 100% e 17% variaram acima de 100%. A maior diferença en-contrada foi de 192,31%, na régua plás-tica, 30 cm, Colors, da marca Acrimet.

O Procon alerta que, de acordo com a Lei nº 12.886 de 26/11/2013, não pode ser incluso na lista, materiais de uso coletivo ou taxas para suprir des-pesas com água, luz e telefone. A esco-

MATERIAL ESCOLAR: Procon alerta para diferença de preço e importância de pesquisar

Segundo pesquisa feita pela Fundação a diferença pode variar em até 192%

la também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio esta-belecimento nem determinar marcas e locais de compra. A orientação é que o consumidor sempre pesquise antes de comprar, considerando, além do preço, as vantagens entre as marca e modelos disponíveis no mercado.

Em Vargem Grande Paulista a maio-ria das escolas iniciam as aulas entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro. A corrida pela compra do material esco-lar tem movimentado as papelarias da cidade, que reforçaram seus estoques.

“Sempre solicitamos às escolas có-pia da lista de materiais para que pos-samos oferecer os produtos num só lugar. Nossos clientes não precisam buscar fora os itens da lista, temos variedade e bom preço, além do bom atendimento”, comentou Carlos Edu-ardo de Barros, proprietário da pape-laria Prymavera, uma das mais antigas do município.

Este ano, os pais sentiram no bolso a variação de preços e a forte carga tribu-tária sobre o material escolar. É o caso de Lucelia Bortalete, que ao comprar o material do filho que está no quinto ano se surpreendeu com os valores.

“Eu sempre compro o material nas

lojas da cidade por ser perto, ter tudo que preciso e pelo atendimento, mas os preços aumentaram muito. Ano pas-sado gastei em torno de 110 reais nos itens de papelaria e agora 170 reais. Isso sem contar os livros didáticos, ou seja, vou gastar mais de mil reais”.

De acordo com a pesquisa do Procon, os impostos sobre o material escolar chegam a representar 47,49% do pre-ço dos itens – caso da caneta. A maior diferença de preço encontrada foi de 192,31%, no item: régua plástica - 30 cm - unidade - Colors - marca Acrimet (maior preço: R$ 1,90 / menor preço: R$ 0,65 / diferença do valor absoluto: R$ 1,25). Veja outros itens:

Produto ImpostosCaneta 47,49%Régua 44,65%Agenda escolar 43,19%Apontador 43,19%Borracha escolar 43,19%Cola branca 42,71%Estojos para lápis 40,33%Pastas Plásticas 40,09%Pastas em Geral 39,97%Plástico 0,15 39,89%

A pesquisa completa pode ser encontrada no site

www.procon.sp.gov.br

DICAS PARA ECONOMIZAR1. PesquiseAntes de ir às compras, faça uma pes-quisa de preços. A variação é grande, dependendo da região. Se possível, reutilize o material que sobrou do no anterior.2. Material de uso coletivoDe acordo com a Lei 12.886/2013 não pode ser incluso na lista ma-teriais de uso coletivo, de higiene e de limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, por exemplo. A escola também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento e nem determinar marcas e locais de compra.3. EmbalagensMateriais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armaze-nagem, prazo de validade e se apre-sentam algum risco ao consumidor.4. UniformeSomente se a escola possuir uma marca devidamente registrada pode-rá estabelecer que a compra seja feita na própria escola e/ou em outros es-tabelecimentos pré-determinados.

A Lei 8.907/94 estabelece que a escola deve adotar critérios para a escolha do uniforme levando em conta a situação econômica do es-tudante e de sua família, bem como as condições de clima da cidade em que a escola funciona. O modelo do uniforme não pode ser alterado antes de transcorridos cinco anos de sua adoção.

Fonte: Fundação Procon São Paulo

VOLTA ÀS AULAS

Page 10: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

10 www.acevgp.comFIQUE POR DENTRO

Os estudantes de cursos superior presencial ou técnico que moram em Vargem Grande Paulista e se deslocam para outras cidades podem requerer o auxilio transporte até o dia 15 de feve-reiro, na Prefeitura (Praça da Matriz, 75 – Centro – Setor de Protocolo). O benefício é concedido pela Prefeitura com o objetivo de assegurar aos estu-dantes do município condições míni-mas para sua formação educacional.

A Lei nº415/09 de autoria de exe-cutivo municipal, concede o auxilio transporte ao estudante universitário residente há no mínimo um ano em Vargem Grande Paulista, que não possua curso superior, e com renda familiar mensal de até quatro salários mínimos. Em caso de curso técnico, este deverá constar no Catálogo Na-cional de Cursos Técnicos (INEP).

O benefício será anual e o valor a ser custeado pela Prefeitura mensal-mente terá três níveis, variando con-forme a distância do município até a entidade de ensino. Saiba mais no site www.vargemgrandepta.sp.gov.br

Auxilio Transporte para estudantes de cursos

superior e técnico

A Prefeitura disponibilizou mais uma opção de lazer e atividade física

aos vargengrandenses. A Praça Arqui-teta Maria Alzira Pedras, mais conheci-da como Praça do Skate, localizara na região central da cidade, ganhou uma Academia ao Ar Livre.

Dez equipamentos estão disponíveis para a prática de atividades físicas, en-

Praça ganha Academia ao Ar Livre

tre eles: rotação dupla diagonal e ver-tical, alongador, remada sentada, multi exercitador, simulador de caminhadas, pressão, etc.

O objetivo da Academia é oferecer à população uma nova opção para a melho-ria da qualidade de vida e saúde, benefi-ciando todas as idades. A Praça oferece, ainda, pista de skate e playground infantil.

O Shopping Granja Vianna prepa-rou uma programação especial com atrações imperdíveis para garantir a diversão da criançada nestas férias. Até o dia 15 de março (domingo) o empreendimento traz o Clubinho Di-vertido do Granja Vianna, um soft playground composto por brinquedos que se mexem para interagir direta-mente com as crianças.

Para brincar de segunda a sexta-feira por 30 minutos na atração custa R$ 25,00. Aos sábados, domingos e feriados o valor é R$30,00. Os pais podem acompanhar gratuitamen-te a brincadeira dos filhos para tirar fotos e dividir momentos alegres e especiais.A utilização de meias é in-dispensável para todos permanece-rem no parque.

A diversão acontece de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; e aos domingos e feriados, das 12h às 20h e o espaço pode receber crianças de 10 meses a 8 anos.

Granja Vianna tem atrações para as férias

Page 11: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

11www.acevgp.com OPORTUNIDADES

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos sedia encontro da UNARO

com a presença de 12 cidadesAssociação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEAA) de Vargem

Grande Paulista sediou no mês de dezembro (04/12/14) a 131ª Reunião da União das Associações de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técni-cos (UNARO ) da Região Oeste da Grande SP, entidade que reúne as "Asso-ciações de Classe" de 12 municípios: Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia,

Embu, Itapecerica Da Serra, Itapevi/Jandira, Osasco, Santana de Parnaí-ba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Na oportunida-de, em parceria com a Empresa cotiana VICON, fabricante do mini trator TRANTOR, a AEAA-VGP tam-bém promoveu a palestra técnica de formação e valori-zação profissional

APROVEITE: inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional

INFORME PUBLICITÁRIO

Iniciar o ano com planejamento é fundamental para se atingir os ob-

jetivos desejados. E se o seu objetivo é ingressar no mercado de trabalho ou ampliar sua renda, a hora é agora. O governo municipal está com inscrições abertas até o dia 6 de fevereiro, para diversos cursos de qualificação profis-sional gratuitos.

Neste primeiro semestre serão ofere-cidos os cursos: • informática• corte e costura/capitonê • corte e costura• reforma de roupa• patchwork• corte e costura• decoupage• pintura em tecido• fuxico• ponto russo• crochê basico• croche avançado

• trico• maquiagem• confeitaria• panificação• culinária

Os interessados deverão procurar os pólos onde serão ministrados os cur-sos: Centro de Capacitação Profissional (Rua Leonardo Soares Rodrigues, nº 115 – Centro), Centro de Referência da Assistência Social (Rua São Paulo das Missões, 91 – Tijuco Preto) e Unidade de Atendimento do Parque do Agreste (Rua Itapuã, nº41 – Parque do Agreste).Outros cursos

As capacitações são oferecidos por meio da Secretaria de Assistência So-cial, que também contratou empresa especializada para a realização de ou-tros cursos de curta duração, como: • Manicure e pedicure• Unhas em gel• Rotinas de DP

• Rotinas de Financeiro• Higiene e PET Animal• Jardinagem• Som de Autos.

O cronograma com a data de inscri-

ção desses cursos ainda não foi divulga-do, apenas para o curso de manicure e pedicure que será no dia 27 de janeiro.

Quem tiver interesse pode acompanhar no site www.vargemgrandepta.sp.gov.br.

sobre "Mecanização no Canteiro de Obras".

O encontro e a palestra reuniram diversos profissionais da área no Restaurante Soberano, encerrando as atividades do ano com um deli-cioso jantar de congratulação entre as Associações.

Page 12: Jornal da...diferença de preços Início de ano e verão fazem o movimento nas academias crescer. Profissionais da área alertam sobre cuidados com a alimentação e frequência de

12 www.acevgp.comCULTURA E LAZER

Vargem Grande Paulista e São Roque terão CARNAVAL de Rua e Desfile de Escolas de SambaNos dias 14, 15, 16 e 17 de fe-

vereiro, as cidades de Vargem Grande Paulista e São Roque são duas animadas opções para se divertir no Carnaval. O “VGP Folia Carnaval da Família” e “Carnaval da Alegria” respectivamente, têm na programa-ção apresentação de banda carnava-lesca, matinês e desfile com escolas de samba. E o melhor: tudo gratuito. Veja a programação:

Vargem Grande PaulistaO VGP Folia será realizado na Pra-

ça Maria Alzira Pedras, com quatro noites de folia animadas por uma banda carnavalesca, das 20 à 1 hora, e duas matinês no domingo e terça-feira, das 16 às 18 horas.

Com organização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, as quatro noi-tes do Carnaval de Rua terão apoio da Guarda Municipal, Polícias Ci-vil e Militar, Corpo de Bombeiros,

Coordenadoria Técnica de Trânsito, Conselho Tutelar, além da Secretaria Municipal de Saúde que fará orienta-ções preventivas sobre DST/Aids por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, com distribuição de preservativos.

Praça Maria Alzira Pedras: Avenida Manuelino do Prado c/ Rua Harold Loyd – Centro – com praça de alimen-tação.

São RoqueJá o Carnaval da Alegria vai con-

tar com o brilho de quatro escolas de samba: Corações Unidos de São João Novo, Leões Unidos da 119, Unidos da Estação Santa Quitéria e Mocidade Independente da Vila Aguiar, que vão disputar o título de campeã.

As agremiações desfilarão numa única noite, 17/02, na Avenida Ban-deirantes, que receberá arquibancadas cobertas, banheiros químicos, praça de alimentação, grades de proteção, palco e espaço reservado para atendi-mento médico. Shows gratuitos tam-bém estão programados para o dia 16/02.

A escolha da Rainha e do Rei Momo será no dia 7 de Fevereiro, no Ginásio do Grêmio União Sanroquense.

Quatro escolas de samba desfilarão em São Roque, no dia 17 de fevereiro: Corações

Unidos de São João Novo, Leões Unidos da 119, Unidos da Estação Santa Quitéria e Mocidade Independente da

Vila Aguiar.

Em Vargem Grande Paulista serão 4 noites de folia serão animadas com apresentação de Banda Carnavalesca, além de 2

matinês, na Praça do Skate