Jornal da MOSTRA - crpsp.org.br · MOSTRA Jornal da 20 de setembro de 2012 Anhembi - São Paulo...

8
MOSTRA Jornal da 20 de setembro de 2012 Anhembi - São Paulo Depois de muita espera, o dia 20 de setembro chegou e, com ele, o maior evento que a Psicologia já viu. A 2ª Mostra dá as boas-vindas a todas (os) na comemoração dos 50 anos da profissão. O sucesso deste encontro reflete a grandeza, a beleza e a diversidade da Psicologia! Na Mostra, você terá oportunidade de conhecer diferentes trabalhos de todo o Brasil, de países da América Latina e de países de língua Portuguesa, que estarão disponíveis nas Praças e nas Ocas. São mais de 4 mil trabalhos sobre diversas temáticas da Psicologia atual. Devido a um numero limite de vagas, a entrada no auditório para acompanhar a abertura será por ordem de chegada. Haverá um acesso específico para estudantes e outro para profissionais. A abertura será transmitida em todos os monitores e telões existentes nas salas, lounge e hall de circulação. Há dois espaços em que a Mostra estará presente no Anhembi: o Palácio de Convenções e o Pavilhão Norte. Por conta do número expressivo de inscritas (os), o evento contará com algumas portas específicas para cada grupo, como profissionais, estudantes e autoridades. O objetivo é que todos possam circular pelo Anhembi de forma tranquila, sem enfrentar filas e tumultos, seja na entrada principal, nas salas, auditório e em outros espaços. Dicas para aproveitar bem a Mostra Leia mais na página 2 Aproveitem tudo o que a 2ª Mostra tem a oferecer nos três dias do encontro BEM-VINDAS(OS)! MUITO A COMEMORAR, MUITO MAIS A FAZER! Pedimos também que fiquem atentos às orientações e indicativos transmitidos durante a Mostra – por meio de auto-falantes e vídeos – a fim de garantir a mobilidade e a segurança de todas (os) nos três dias do evento. Nosso intuito é fazer com que as (os) partici- pantes aproveitem ao máximo, com conforto e qualidade, este grande encontro e sua vasta programação ASCOM/CFP

Transcript of Jornal da MOSTRA - crpsp.org.br · MOSTRA Jornal da 20 de setembro de 2012 Anhembi - São Paulo...

MOSTRAJornal da

20 de setembro de 2012 Anhembi - São Paulo

Depois de muita espera, o dia 20 de setembro chegou e, com ele, o maior evento que a Psicologia já viu. A 2ª Mostra dá as boas-vindas a todas (os) na comemoração dos 50 anos da profissão. O sucesso deste encontro reflete a grandeza, a beleza e a diversidade da Psicologia!

Na Mostra, você terá oportunidade de conhecer diferentes trabalhos de todo o Brasil, de países da América Latina e de países de língua Portuguesa, que estarão disponíveis nas Praças e nas Ocas. São mais de 4 mil trabalhos sobre diversas temáticas da Psicologia atual.

Devido a um numero limite de vagas, a entrada no auditório para acompanhar a abertura será por ordem de chegada. Haverá um acesso específico para estudantes e outro para profissionais. A abertura será transmitida em todos os monitores e telões existentes nas salas, lounge e hall de circulação.

Há dois espaços em que a Mostra estará presente no Anhembi: o Palácio de Convenções e o Pavilhão Norte. Por conta do número expressivo de inscritas (os), o evento contará com algumas portas específicas para cada grupo, como profissionais, estudantes e autoridades. O objetivo é que todos possam circular pelo Anhembi de forma tranquila, sem enfrentar filas e tumultos, seja na entrada principal, nas salas, auditório e em outros espaços.

Dicas para aproveitar bem a Mostra

Leia mais na página 2

Aproveitem tudo o que a 2ª Mostra tem a oferecer nos três dias do encontroBEM-VINDAS(OS)!

MUITO A COMEMORAR, MUITO MAIS A FAZER!

Pedimos também que fiquem atentos às orientações e indicativos transmitidos durante a Mostra – por meio de auto-falantes e vídeos – a fim de garantir a mobilidade e a segurança de todas (os) nos três dias do evento.

Nosso intuito é fazer com que as (os) partici-pantes aproveitem ao máximo, com conforto e qualidade, este grande encontro e sua vasta programação

ASCO

M/CF

P

20 de setembro de 2012 Palácio das Convenções e auditório Celso Furtado, Anhembi - São Paulo 02

Credenciais de acessoÉ muito importante que você guarde sua

credencial de acesso e a leve impressa nos três dias do evento. O código de barras em seu crachá garante sua entrada na 2ª Mostra. Lembramos que o sistema de acesso foi desenvolvido visando evitar filas e permitir que você dedique seu tempo no aproveitamento das atividades da Mostra.

Caso não tenha imprimido sua credencial no primeiro dia, não deixe de fazê-lo no link: www.pol.org.br/inscricoesonline/mostra/sistema/credencia_autorizados, para não pegar filas nas entradas.

Localize-se no eventoNo Palácio das Convenções do Anhembi e no

Pavilhão Norte, você pode se localizar pelos mapas que estarão espalhados próximos às entradas e saídas da Mostra, com a indicação Você está Aqui.

A programação completa também ficará disponível para consulta nos espaços da Mostra (vá à entrada do Túnel Eu e @s outr@spsicólog@s para ver a programação dividida por dias). Já as programações detalhadas das mesas redondas e temáticas estarão nas entradas de cada sala, assim como nas três Ocas de trabalhos em formato de vídeos.

Também será distribuída a programação impressa, em formato reduzido, dos três dias do evento, nos vários locais da Mostra.

Caso você precise, haverá uma equipe de apoio local para auxiliá-la(o). Vai ser fácil reconhecer essa ajuda pelo colete de cor vermelha com os dizeres: “ Posso Ajudar?”.

Aproveite ao máximo esta oportunidade de comemorar os 50 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil de forma engajada nas lutas por uma sociedade melhor. Colabore para o sucesso do evento que é de todas(os) nós.

Cerimônia com a presença de autoridades abre oficialmente a 2ª Mostra, o maior evento da história da Psicologia no Brasil.

Personalidades da política e da sociedade se reúnem hoje (20) para a abertura da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. A cerimônia será às 15h, no auditório Celso Furtado, no Palácio de Convenções do Anhembi.

Para a mesa, foram confirmadas as presenças dos ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; da Educação, Aloízio Mercadante; e dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também vai integrar a mesa.

A cerimônia contará também com a presença de deputados, representantes de instituições de ensino, do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), dos Conselhos Regionais e de países da América Latina e de Língua Portuguesa.

O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Humberto Verona, conselheiros (as) e membros da curadoria da Mostra vão apresentar uma retrospec-tiva dos 50 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil, seus avanços e desafios.

Entre na Mostra com tranquilidade

Pedimos que você chegue ao Anhembi com antecedência nos três dias do evento. A prefeitura disponibilizou linhas de ônibus suficientes para o transporte do Metrô (Estação Tietê) ao Anhembi.

Há duas entradas para o Palácio das Convenções Anhembi Parque. A entrada que você utilizará depen derá do seu meio de locomoção.

Vale a pena evitar transporte individual. Se for de metrô, entre pelo Portão 30, entrada principal do Palácio. O acesso é pela Rua Professor Milton Rodrigues.

Para quem vai de carro ou táxi, a entrada é pelo Pavilhão Norte, Portão 38, com acesso pela Av. Olavo Fontoura. O estacionamento custa 30 reais por dia.

Pessoas com deficiência terão entrada diferen-ciada. O acesso de cadeirantes deve ser pela portaria principal do Palácio do Anhembi, pela entrada 34, que possui uma rampa de acesso específica para esse público. Também há uma rampa, com um corredor coberto ao lado da administração do Parque, que faz a ligação com o Pavilhão Norte.

Abertura reúne personalidades no Anhembi

Expediente

Realizadores:Conselho Federal de Psicologia (CFP)Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP)Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi)Curadoria da 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia

Repórteres:Carolina MenkesDaniella Jinkings Flávia MedeirosChristiane Gomes

Jornalista responsável:Cristina Bravo

ASCO

M/CF

P

Auditório Celso Furtado

20 de setembro de 2012 Palácio das Convenções e auditório Celso Furtado, Anhembi - São Paulo 03

Praças: Cerca de 1.500 práticas diferentes sobre os 14

processos de trabalho da Psicologia serão apresentados diariamente. Os (as) autores estarão à disposição para conversar com os participantes.

Ocas: 301 trabalhos em vídeo sobre um dos 14

processos de trabalho da Psicologia serão apresentados nestes espaços. A cada hora, cinco gravações serão exibidas e os autores terão uma hora para apresentação e debate.

Prêmio Paulo Freire: Premiação homenageará 14 personalidades

da literatura, música, arte, educação, movimento social, poder público e imprensa, que dedicam suas vidas na promoção dos direitos humanos.

Lançamento de livros: Haverá lançamento de publicações de

psicólogas (os), instituições de ensino e do Conselho Federal de Psicologia. A livraria Casa do Psicólogo também vai expor publicações.

O Feminino na Psicologia: Ambiente destinado às psicólogas, que

representam 89% da profissão. Vai apresentar as políticas do CFP voltadas para o público feminino e homenagear as profissionais e mulheres que contribuem nas diversas áreas da profissão.

Mesas redondas: São 56 para debates sobre os 14 processos da

Psicologia e ainda 40 mesas redondas temáticas.

Conferências: Personalidades ligadas aos movimentos

sociais, educação, política, judiciário e imprensa farão conferências temáticas.

Tenda Paulo Freire: Momento de troca de experiências entre o

meio acadêmico e a comunidade, com debates de temas como Psicologia, Educação, Políticas Públicas e Cultura.

Espaço Direitos Humanos: Irá trabalhar plasticamente o tema para

provocar reações sensoriais nos (nas) visitantes, por meio de recursos audiovisuais.

Espaço FENPB: Aqui, as entidades poderão conversar com os

(as) associados (as), distribuir material, promover debates, reuniões e entrega de prêmios.

Exposição 50 Anos da Psicologia no Brasil: Conta a história da profissão no país por meio

de um painel, fotos e documentos.

Túnel: O espaço Eu e @s outr@spsicólog@s apresen-

tará vídeos gravados por psicólogas e psicólogos brasileiros por meio de uma iniciativa única para a Psicologia: o Minuto PSI.

BVS-Psi: Nos três dias do evento, as bibliotecárias

estarão à disposição no estande da BVS-Psi para tirar dúvidas e ensinar os participantes a usar o acervo. Também haverá gincanas e premiação.

Economia Solidária: As diversas formas de economia solidária

praticadas no país estão presentes na Mostra com exposição de práticas e trabalhos.

Espaço CFP: Espaço do Conselho Federal de Psicologia

para a divulgação do trabalho e de sua atuação e distribuição de publicações.

Palco CRPs: Momento de manifestação da cultura

popular com apresentação de artistas levados pelos Conselhos Regionais de todo o país.

Trabalhos internacionais: As praças internacionais são um espaço especial

onde estão expostas práticas de psicólogos (as) lusófonos(as) e latino-americanos (as).

Sala de Vivências: Local para reflexão e integração dos (as)

participantes das oficinas com atividades que têm como objetivo mostrar a importância do equilíbrio entre corpo e mente.

Gastronomia: Localizada no Pavilhão Norte, a praça de

alimentação terá restaurante e lanchonete. A área tem capacidade para 408 pessoas.

Espaço de Direitos Humanos Vladimir Herzog

Confira os principais espaços do primeiro dia da 2ª Mostra

20 de setembro de 2012 Palácio das Convenções e auditório Celso Furtado, Anhembi - São Paulo 04

Durante os três dias do evento mais de 5 mil práticas de psicólogas (os) e estudantes de todo Brasil serão apresentadas em vídeos e pôsteres.

Imagine praças com diversas práticas psicológicas reunidas, ou ocas para assistir diversos trabalhos em vídeos de psicólogos (as) falando sobre suas experiências. Na 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia esses espaços tomarão forma e cor: serão 17 praças de exposições de painéis e três ocas. Cerca de 1.500 trabalhos diferentes vão ser apresentados diariamente e os (as) autores (as) estarão à disposição para conversar com os interessados sobre os temas.

Para que nada passe despercebido, os (as) visitantes poderão conferir as atividades em diferentes turnos, que começam às 9h e vão até às 18h30. O intuito da curadoria do evento com essa iniciativa foi levar os (as) psicólogos (as) a refletirem mais sobre suas formas de atuação profissional.

As práticas inscritas foram divididas em 14 processos de trabalho, escolhidos pelos (as) autores (as) durante a inscrição na Mostra. Os processos configuram uma proposta nova e interessante de tratar o exercício profissional, que sugere que o psicólogo (a), reflita mais sobre as suas atuações.

“Quando falamos em áreas os (as) psicólogos (as) estão mais acostumados, pois delimitam campos e são mais comuns, mas a ideia de área não necessariamente aponta a diversidade de

práticas que existe na Psicologia”, acredita a integrante da comissão curadora da 2ª Mostra, a psicóloga Graça Gonçalves.

A intenção, segundo Graça, é fazer com que essa discussão dos processos continue além da Mostra. O objetivo deles é criar uma interface com diferentes áreas, populações, lugares e situações dentro da Psicologia, podendo, assim, pensar outras maneiras de atuação a partir da avaliação das discussões geradas.

"As pessoas muitas vezes estabelecem novos processos a partir das dificuldades que surgem no seu dia a dia e não atentam sobre isso. A intenção é esta, de alertar os (as) psicólogos (as) para trazerem, a partir desta Mostra, uma atenção maior sobre isto”, comemora a consul-tora da 2ª Mostra e psicóloga Christina Veras.

Processos pulsantesMais de 4 mil pôsteres serão expostos todos

os dias do evento. Um deles é o dos danos psicológicos dos escalpelamentos, que pautará dois trabalhos na Mostra. “Estes incidentes acontecem por falta de fiscalização dos rios, de políticas públicas. São cerca de 100 mil barcos na Amazônia que funcionam sem segurança nenhuma”, explica Jureuda Guerra, psicóloga da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, referência no tratamento de escalpelados.

Jureuda Guerra, em conjunto com a psicóloga da polícia militar JeisianeCalderaro, apresen-tará um pôster com o tema Escalpelamento – Um cuidado diário, focado no atendimento às

mulheres vítimas do escalpelamento. Para ela, o trabalho é importante para enfatizar as ações para proteger as vítimas desse tipo de acidente. “É um problema que considero de gênero, além de um fenômeno amazônico”, define.

Práticas para ver e ouvirA 2ª Mostra também contará com apresentação

de 301 trabalhos em vídeo, nos espaços denomi-nados Ocas. A cada hora, cinco gravações serão exibidas e os autores terão meia hora para apresentação e mais meia hora para debate com os autores.

Uma dessas gravações traça um paralelo entre a transformação dos alimentos e das pessoas. Trata-se do vídeo Travessia - Produção Visual da Oficina de Geração de Renda dos Usuários em Saúde Mental, do psicólogo Ricardo Pelegrini. O documentário traz uma história de vida contada por meio de uma de suas integrantes.

“O vídeo mostra como transformar a matéria bruta em alimento e como tudo é transformação, travessia. É um entrecruzamento de vários sentidos que está representado pela comida e pela história dessas pessoas”, resume Ricardo. Para ele, o vídeo tem o propósito de dar visibilidade nacional à área da saúde mental, psicossocial e antimanicomial e não temos uma visibilidade nacional.

As praças e ocas estarão abertas ao público todos os dias da Mostra. Aproveite a maior encontro da Psicologia para ver essas práticas de perto!

20 de setembro de 2012 Palácio das Convenções e auditório Celso Furtado, Anhembi - São Paulo 05

Atrações culturais dão colorido especial à 2ª MostraApresentações de teatro, música e dança

levam alegria e descontração à Mostra.

A 2ª Mostra também será um momento de manifestação da cultura popular. Para encerrar cada dia do evento, haverá uma apresentação musical no Auditório Celso Furtado, sempre às 19h. O grupo Chorando as Pitangas, o Forró do Zé Pitoco e a Orquestra Jovem da Bahia são as principais atrações.

Durante os três dias, artistas levados pelos Conselhos Regionais de todo o país vão apresen-tar sua arte. Os shows levarão música, teatro, dança e canto para o palco montado no Pavilhão Norte do Palácio do Anhembi. As apresentações acontecem de meia em meia hora, das 9h às 16h.

Os (as) participantes que se inscreveram também vão mostrar talentos artísticos, como canto, apresentações com instrumentos, leituras de poesias, stand ups, performances e encenações nos espaços livres da Mostra.

Exposição dos 50 anosAlém das apresentações culturais, há ainda a

exposição sobre os 50 anos da Psicologia no Brasil. Após passar por todos os estados brasileiros, a coletânea chega à 2ª Mostra Nacional com novidades. Será um evento especial, onde o público terá a chance de conhecer mais sobre a história da profissão.

Para Biancha Angelucci, presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e integrante da Comissão Curadora da 2ª Mostra, a Exposição dos 50 anos marca o empenho de organização da história da Psicologia a partir de sua inserção em território nacional. “Ao assistirmos a exposição, somos convidados (as) a continuar pensando a

relação entre diferentes serviços, a influência de autores sobre modos de pensar nas diversas regiões, a produção de articulações e consensos”.

Segundo Biancha, outra contribuição essencial que a Exposição dos 50 anos oferece ao público mais jovem é o acesso a uma história viva, rica em contex-tos e sentidos, que como profissão. “As personagens, os serviços, as demandas sociais, tudo isso é apresentado de modo a facilitar a apreensão dos interesses que marcaram a instituição da Psicologia no Brasil”.

A coletânea terá informações exibidas em totens iluminados, montados na entrada do Palácio das Convenções, proporcionando ao (à) visitante uma nova experiência visual. Além disso, quem passar pelo local também poderá ler a biografia de persona-gens históricos da Psicologia em uma tela interativa.

20 de setembro de 2012

Seminário teve participação de psicólogas(os) do Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

ASCO

M/CF

P

Palácio das Convenções e auditório Celso Furtado, Anhembi - São Paulo 06

Países de língua portuguesa fazem intercâmbio de práticas profissionais

O intercâmbio entre as práticas dos (as) profissionais de Psicologia de países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi um dos principais temas discutidos durante o II Seminário da Psicologia nos Países de Língua Portuguesa. Estabelecer linha conjunta de atuação e colaboração para aprimorar os níveis científicos, de pesquisa, docência, culturais e sociais da profissão de psicólogo (a) dos países envolvidos foi o objetivo principal do encontro. Além de representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP) do Brasil, participaram do seminário integrantes da Ordem dos Psicólogos da Angola (OPsA), com a Associação dos Psicólo-gos de Cabo Verde (ACV), com a Associação de Psicologia de Moçambique (APM) e com a Ordem

dos Psicólogos Portugueses (OPP). Durante o evento, realizado ontem (19) no

hotel Holliday Inn do Anhembi, foram discutidos temas como formação, saúde mental, avaliação psicológica, direitos humanos e mundo digital. O encontro complementa o Seminário Integração Internacional da Psicologia Lusófona, que ocorreu em abril em Lisboa, Portugal.

Para a tesoureira do CFP, Monalisa Barros, o seminário tem três objetivos claros: aprofundar o conhecimento de pontos comuns, a discussão do intercâmbio profissional e a definição das estratégias de representação da Psicologia dentro da CPLP. “Devemos profundar o conheci-mento nessas áreas para poder formar pontos comuns, que podem culminar na construção de projetos”.

Debate foi pautado pelo compromisso de aprofundar o conhecimento entre pontos comuns da Psicologia nos países de língua portuguesa.

ASCO

M/CF

P

Praça A Processos: Comunicação / CulturaisPraça B Processos: TerapêuticosPraça C Processos: TerapêuticosPraça D Processos: GrupaisPraça E Processos: GrupaisPraça F Processos: GrupaisPraça G Processos: EducativosPraça H Processos: EducativosPraça I Processos: Formativos de PsicólogosPraça J Processos: FormativosPraça K Processos: AcompanhamentoPraça L Processos: AcompanhamentoPraça M Processos: AvaliaçãoPraça N Processos: Orientação e AconselhamentoPraça O Processos: Mobilização SocialPraça P Processos: AcolhimentoPraça Q Processos: Organizativos / Planejamento e Gestão Pública

Oca 110h às 11h Processos: Acolhimento11h às 12h Processos: Acompanhamento13h às 14h Processos: Comunicação14h às 15h Processos: Culturais Oca 210h às 11h Processos: Educativos11h às 12h Processos: Formativos13h às 14h Processos: Formativos de Psicólogos14h às 15h Processos: GrupaisOca 310h às 11h Processos: Mobilização Social 11h às 12h Processos: Orientação e Aconselhamento13h às 14h Processos: Planejamento e Gestão Pública14h às 15h Processos: TerapêuticosOca 4Institucional CRP

Sala A 8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Processos de Avaliação: Desafios da predição do comportamento13h às 15h Processos de Avaliação: Desafios da predição do comportamento.Sala B8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Processos de Comunicação: Caracterização da prática 13h às 15h Processos de Comunicação: Caracterização da prática Sala C8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Processos Educativos Pedagógicos: Caracterização da prática 13h às 15h Processos Educativos Pedagógicos: Caracterização da prática Sala D8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Processos Organizativos: Caracterização da prática 13h às 15h Processos Organizativos: Caracterização da prática Sala E8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Mesa Temática: Estratégias para o futuro da Psicologia13h às 15h Encontro - FENPB e PLP

Fique por dentro de tudo o que está acontecendo na 2ª MostraPraças dos ExpositoresDas 9h às 19h

Salas

OcasExibição de Vídeos

Sala F8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Processos de Planejamento e Gestão Pública: Desafios da promoção e afirmação dos direitos13h às 15h Processos de Planejamento e Gestão Pública: Desafios da promoção e afirmação dos direitosSala G8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Processos de Mobilização: Desafios na intersecção da política com atuação profissional 13h às 15h Processos de Mobilização: Desafios na intersecção da política com atuação profissionalSala H8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Processos Culturais: Desafios para garantir uma sociedade múltipla e diversa13h às 15h Processos Culturais: Desafios para garantir uma sociedade múltipla e diversa

Sala I8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Processos Terapêuticos: Desafios para garantir a eficácia e efetividade13h às 15h Processos Terapêuticos: Desafios para garantir a eficácia e efetividadeSala J8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Organização da Profissão Sistema Conselhos de PsicologiaSala K8h às 10h Credenciamento 10h às 12h Mesa Temática: Psicologia e Povos Tradicionais 13h às 15h Escuta de crianças e adolescentes na rede de proteção integralSala L8h às 10h Credenciamento 10h às 12h ABOP - Encontro do Fórum de Políticas Publicas em Orientação Profissional13h às 15h ABEP - Fórum de Coordenadores(as) de Cursos de Psicologia

20 de setembro de 2012 Palácio das Convenções e auditório Celso Furtado, Anhembi - São Paulo 07

Auditório Celso Furtado

9h às 12h Espaço reservado13h às 15h Bioenergética social: Análise Psico-orgânica e a Tríade sentimento-sensação e situação

Sala de Vivências

8h30 às 9h Acolhida 9h às 11h30 Vivência de Acolhida e montagem da Tenda14h30 às 15h Vivência de integração e acolhida17h30 Roda de Conversa A Política de Educação Popular em Saúde e a Psicologia. Que convergências?

Tenda Paulo Freire

10h às 12h Insenicos EDISCA, Companhia de Arte Andança Teatro do Oprimido Carlos Farias (Psicólogo, Indigenista, criador, compositor, folclorista, cantor) Show eletro folclore com Isaque Galvão e DJ Allyson Medeiros

13h às 15 horas Demis Santana (Cordel Da Psicologia Cinquentenária) Coral do CRP 13

Espaço CulturalConselhos Regionais de Psicologia

10h às 12h30 Mesa: Psicologia, Feminismos e Políticas Públicas para as Mulheres Atividade Cultural: Performances

14h às 15h30 Oficina: Violência contra a Mulher

O feminino na Psicologia: muitas e diferentes mulheres

15h30 às 18h Cerimônia de Abertura e Apresentação do Prêmio Paulo Freire pelo Compromisso Social19h Atividade cultural

20 de setembro de 2012 Palácio das Convenções e auditório Celso Furtado, Anhembi - São Paulo 08