Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

8
Jornal Paroquial Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Rua João Motta Espezim, 1023, Saco dos Limões - Florianópolis - SC - 88045-400 Edição 39 - Julho/2010 Grupo de Infância Missionária perseverante na Caminhada Iniciação Cristã de Adultos “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo”. (Ap 3,20) Creio firmemente que a equipe arquidiocesana de elaboração dos livretos do tempo comum de 2010, foi extremamente feliz de ter escolhido esse lema para os encontros dos GBF desse período. A figura de Jesus batendo a porta sempre impressiona muito ao ser contemplada. Simboliza realmente o quanto Jesus ama a cada um de nós. De sua parte continua batendo tanto tempo, quanto for preciso, mas espera, deseja, insiste e acredita que a pessoa escute a sua batida (voz) e abra o seu coração. Os encontros através dos GBF, são uma maneira de evangelização, entre tantas outras, por isso o grande incentivo e seu real valor obtendo muitos e valiosos frutos. Outra característica dessas reuniões é que faz com que se volte aos primeiros séculos do cristianismo que é a Igreja nas casas. Parabéns a todos quantos participam e apóiam esse modo de ser Igreja. “A iniciação cristã de adultos é uma prática antiga da Igreja, restaurada e revista pelo Concílio Vaticano II. Com isso a Igreja pretende e espera que esta prática seja introduzida e adaptada” pelas dioceses, pelas paróquias e pelas comunidades locais (Pe. José Antônio Busch) em Iniciação cristão de adultos hoje. Além do livro, o Pe. José Antônio já trabalha há anos nessa dimensão. Temos, também, o livro de estudos da CNBB, com o título: “Iniciação à vida Cristã, um processo de Inspiração Catecumenal”. O Regional Sul IV, isto é, as 10 (dez) dioceses de santa Catarina, apresentam um material com o título: “Adultos, crescendo na maturidade em Cristo”, com 41 encontros. Do acima exposto, podemos concluir que as trombetas do Apocalipse estão buzinando em nossos ouvidos para que despertemos para esse chamado. Se somos continuamente convidados para fazer tantos cursos de graduação, pós- graduação, profissionalizantes, porque os nossos cristãos deixariam de dizer “sim” e fazer essa iniciação cristã para um melhor e decisivo seguimento de Jesus Cristo? Vamos acordar, organizar, propagar e oferecer essa dádiva divina aos nossos católicos adultos. A catequese seja valorizada, cada vez mais, com novos métodos e práticas.Principalmente atribuindo a maior responsabilidade a quem de direito e dever, a família.Façamos um verdadeiro mutirão para oferecer a todos os que quiserem a iniciação cristã de adultos. Jesus continua a dizer até o fim dos tempos: “Eis que estou `a porta e bato” (Ap 3,20) Diácono Pedro Carbonera Gincana Jovem: cerca de 40 participantes fizeram a festa

description

Jornal Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Edição 38, Julho de 2010

Transcript of Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Page 1: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Jornal Paroquial Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Rua João Motta Espezim, 1023, Saco dos Limões - Florianópolis - SC - 88045-400

Edição 39 - Julho/2010

Grupo de Infância Missionária perseverante na Caminhada

Iniciação Cristã de Adultos“Eis que estou à porta e bato; se

alguém ouvir minha voz e abrir a porta, euentrarei na sua casa e tomaremos arefeição, eu com ele e ele comigo”. (Ap3,20)

Creio firmemente que a equipearquidiocesana de elaboração dos livretosdo tempo comum de 2010, foiextremamente feliz de ter escolhido esselema para os encontros dos GBF desseperíodo.

A figura de Jesus batendo a portasempre impressiona muito ao sercontemplada. Simboliza realmente oquanto Jesus ama a cada um de nós. Desua parte continua batendo tanto tempo,quanto for preciso, mas espera, deseja,insiste e acredita que a pessoa escute asua batida (voz) e abra o seu coração.

Os encontros através dos GBF,são uma maneira de evangelização, entretantas outras, por isso o grande incentivo eseu real valor obtendo muitos e valiososfrutos.

Outra característica dessasreuniões é que faz com que se volte aosprimeiros séculos do cristianismo que é aIgreja nas casas. Parabéns a todosquantos participam e apóiam esse modode ser Igreja.

“A iniciação cristã de adultos éuma prática antiga da Igreja, restaurada erevista pelo Concílio Vaticano II. Com issoa Igreja pretende e espera que esta práticaseja introduzida e adaptada” pelasdioceses, pelas paróquias e pelas

comunidades locais (Pe. José AntônioBusch) em Iniciação cristão de adultoshoje. Além do livro, o Pe. José Antônio játrabalha há anos nessa dimensão.

Temos, também, o livro deestudos da CNBB, com o título: “Iniciaçãoà vida Cristã, um processo de InspiraçãoCatecumenal”. O Regional Sul IV, isto é, as10 (dez) dioceses de santa Catarina,apresentam um material com o título:“Adultos, crescendo na maturidade emCristo”, com 41 encontros.

Do acima exposto, podemosconcluir que as trombetas do Apocalipseestão buzinando em nossos ouvidos paraque despertemos para esse chamado. Sesomos continuamente convidados parafazer tantos cursos de graduação, pós-graduação, profissionalizantes, porque osnossos cristãos deixariam de dizer“sim” e fazer essa iniciação cristã paraum melhor e decisivo seguimento deJesus Cristo?

Vamos acordar, organizar,propagar e oferecer essa dádiva divina aosnossos católicos adultos. A catequese sejavalorizada, cada vez mais, com novosmétodos e práticas.Principalmenteatribuindo a maior responsabilidade aquem de direito e dever, a família.Façamosum verdadeiro mutirão para oferecer atodos os que quiserem a iniciação cristãde adultos.

Jesus continua a dizer até o fimdos tempos: “Eis que estou `a porta ebato” (Ap 3,20)

Diácono Pedro Carbonera

Gincana Jovem: cerca de 40 participantes fizeram a festa

Page 2: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Jornal Paroquial2

Mercado IdealQualidade e Bons Preços

Fone 3733 6509Aberto de Segunda a sábado das 7h às 21h.Domingos e Feriados das 8:00 as 20:00 hs.

Aceitamos seu cartão de Credito/Debito e tambémcheque pré para ate 30 dias.

EXPEDIENTEDireção Geral:

Pe. Luís Antonio CaonDiagramação e Editoração:

Olga OliveiraRevisão: Diác. José Antônio

Schweitzer

Tiragem: 2000 exemplares

Dízimo, Catequese, Liturgia, Ação Social

Mensagem do Arcebispo Palavra do PadreDom Murilo S.R. Krieger, scjArcebispo de Florianópolis

Um dia, caminhando pelas aldeias deCesaréia de Felipe, Jesus se dirigiu aos apóstolose perguntou-lhes, inesperadamente: “Quemdizem os homens que eu sou?” (Mc 8,27). Elesforam muito delicados nas respostas. Falaramque havia os que o confundiam com JoãoBatista, com Elias, ou com um dos profetas. Eisso era verdade. Não era, contudo, a verdadecompleta. Eles bem sabiam que Jesus eratambém visto como louco, como endemoninhadoou como amigo dos pecadores. Havia ainda osque, com desprezo, recordavam sua origemhumilde: não passava de um pobre carpinteirode Nazaré.

Jesus não se contentou com a opiniãodo povo. Queria ouvir também o que elesmesmos pensavam. E perguntou-lhes: “Evocês, quem dizem que eu sou?” De início, foiaquele silêncio constrangedor. De repente,porém, Pedro respondeu, corajoso: “Tu és oMessias!” (Mc 8,30). Tal afirmação subentendiaque ele era o enviado de Deus, o esperado detodo o povo judeu, aquele que anunciaria erealizaria a salvação. O Senhor elogiou a respostae deixou claro que o Espírito Santo é que falarapor ele, Pedro.

Nunca se poderá esquecer que Jesusfoi um homem, nascido de uma mulher, da raçade Abraão. Ter fé em Jesus significa reconhecero valor de sua humanidade. Falando dele, oConcílio Vaticano II (1962-1965) afirmou: “Eletrabalhou com mãos humanas, pensou cominteligência humana, agiu com vontade humana,amou com coração humano” (GS 22). Dessaverdade, os apóstolos tiveram uma experiênciadiária. Quantas vezes, ao vê-lo fazer milagres,ao ouvir suas palavras, ao perceber que eledormia no fundo do barco, quantas vezes devemter-se perguntado: “Afinal, quem é ele?”

Essa pergunta, aliás, percorre todo oEvangelho e teve seu ponto alto quando Jesusfoi interrogado por Pilatos, pouco antes de morrer:“Que fizeste?... Tu és rei?... De onde és tu?” (Jo18,35.37 e 19,19). Curioso é que Jesus nuncase preocupou em dar definição ou nome para simesmo: sempre levou a conversa de tal modoque os outros é que acabaram por defini-lo.

O contato com a Samaritana à beirado poço de Jacó (cf. Jo 4) mostra sua maneirade tratar as pessoas. Interessa-se por suasvidas, preocupa-se com seus problemas(mesmo os mais simples!), escuta-as sempre.De tal forma entrega-se a essa tarefa que, muitasvezes, não lhe sobra tempo nem para comer.

Jesus é aquele que não perde ocasiãode apresentar sua mensagem: para isso sobeem montanhas, entra em barcas para ser melhorescutado e atende de noite aqueles que nãoquerem ser vistos, como Nicodemos (cf. Jo 3).É aquele que não só aceita convites para almoçarna casa dos outros, mas que até mesmo seconvida (“Zaqueu, desce depressa, pois hojedevo ficar em tua casa” – Lc 19,5) e vai aoencontro dos aflitos e desesperados.

Com os discípulos, passa longosmomentos, escuta-os e corrige-os, conversasobre os problemas da vida e ensina-os atrabalhar em equipe. Depois de diassuperagitados e cansativos, retira-se para rezar:é homem de oração.

Em todos os momentos, deixa claroque veio para cumprir uma missão. Não veiopara ser servido, mas para servir. Veio para dara vida e para ensinar os segredos da vida eterna.Ensinou o que significa amar e chamou a atençãode todos para os desvios do amor: egoísmo,interesses pessoais, mediocridade, rotina...

Ao longo dos séculos, grande númerode cristãos levou a sério o programa de vida deJesus Cristo. Ao penetrarem na intimidade deseu Coração, compreenderam o porquê de suapredileção pelos mais pobres, pelos doentes epelos aflitos. E entenderam um pouco melhorseu amor infinito, o que os levou ao dom total desi mesmos. Pouco a pouco, perceberam que acada passo, em cada escolha, em todos osmomentos e sob mil formas, estavam tambémdiante daquela pergunta que deixou os apóstolossurpresos: E vocês, quem dizem que eu sou?

Não demorou e descobriram que nãohavia necessidade de dar uma resposta feita depalavras: seus atos e suas decisões, seuspensamentos e suas escolhas eram respostaadequada e completa a essa inquietante pergunta.

E vocês, o que dizem de mim? Outra vez estamos aqui com asnossas notícias paroquiais, através donosso querido Jornal Paroquial.

Julho, mês dedicado a tantossantos e santas que serviram a Deus napessoa dos irmãos pobres, enfermos emarginalizados, portanto é um mês quemarca a comemoração destes homens emulheres que tanto amaram a Igrejadoando suas forças para a construção doReino de Deus entre nós.

Julho é também o mês do recessoescolar, gostaria de lembrar aos queridospais, adolescentes e crianças, que existerecesso da escola, mas nunca de JesusCristo. Por isto se não têm aulas, temos ummotivo maior para nos dedicarmos, cadavez mais às coisas de Deus; visto queescola, trabalho, provas, exigem de nósmuito empenho, mas com este recessopoderemos dar mais atenção às coisas docéu do que às da terra.

Lembro a importância do anúnciodo Evangelho aos irmãos, que ainda nãotiveram a oportunidade de conhecer a

Palavra de Deus mais de perto e comomissionários sejamos conscientes de quesomos convidados a irmos ao encontro dasmultidões cansadas e abatidas, fatigadaspor causa dos sofrimentos.

Portanto, somos convidados atermos a mesma visão de Jesus que olhapara o povo e sente compaixão: " ...porqueestavam cansadas e abatidas comoovelhas sem pastor..." ( Mt 9,36ss).

Na verdade, é assim que o Povode Deus se encontra, sem pastor, por isso énecessário que nós, missionários de Cristo,anunciando primeiro, possamos levá-lospara Cristo Jesus. Quem salva uma vidasalva o mundo, já que não podemos salvaro mundo inteiro, salvemos ao menos asvidas perdidas de nossa paróquia. Até a próxima edição. Deus osabênçõe!

Pe. Luís Antônio Caon Pároco

“E vocês, quem dizem que eu sou?”

Doação

Page 3: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Jornal Paroquial3

8.º Retiro Paroquial da Pastoral daJuventude

Nos dias 09, 10 e 11 de julho de2010, 60 jovens de nossa paróquia,participantes do grupos jovens, estarãoparticipando do 8.º Retiro Paroquial daPastoral da Juventude. Pela primeira vezesses jovens estarão se “retirando” dasatividades e fazeres do dia-dia, para umencontro pessoal com Deus.

Com o tema: “”Vem me seguir,SERVINDO em missão!”, o retiro abordarátemas que apontem a relação do jovemconsigo mesmo, com o outro (família eamigos), com Deus (Igreja -vivência dossacramentos, da espiritualidade, vida deoração) e a relação com a comunidade ea Pastoral da Juventude. Buscaremos por

meio do método: ver, julgar e agir despertarno jovem o autoconhecimento, a realidadeque o cerca, o amor a Deus e ocomprometimento com a Igreja de JesusCristo, através da atuação na pastoral dajuventude.

Peçamos que toda acomunidade paroquial faça uma prece emprol do retiro dos jovens, para quepossamos despertar novas lideranças emnossas comunidades, jovenscomprometidos com a vida e com acaminhada pastoral.

Fonte: Carla C. de Oliveira GuimarãesAssessora Paroquial da PJ

Ação social do MAVC no mês demaio/2010

O MAVC, no mês de maio ,realizou Ação Social auxiliando uma família carente,

que reside em Florianópolis. A família foi visitada no sábado (15/05) pelos casais

Sinézio e Valda,Evandro e Claudia.

Foram doados os alimentos recolhidos na reunião do MAVC 14/5/2010 e

também foi doado um gás de cozinha. Deus abençoe a todos que colaboraram com

suas doações.

Homenagem às mães

As mulheres do MAVC agradecem a calorosa homenagem do Dia das Mães preparada

no capricho. Os papais até cantaram no palco para suas esposas. Show de Bola!!!

Curso de noivos de maioEm 29 de maio, foi realizado mais um Curso de

Noivos, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, sob aCoordenação do MAVC. Participaram 15 casais de noivos.

Segundo os participantes foi um lindo momento,de crescimento espiritual ,para os integrantes do MAVC ,que se envolveram nessa missão. Uma tarde deevangelização e doação ao próximo.

Convite a coragem e acriatividade na evangelização

nossa missão evangelizadora" (n. 287).Para isso, "a Presidência da

CNBB, nos termos do Art. 282 doRegimento, nomeou e apresentou aoConselho Permanente uma comissãopara tratar do tema Iniciação à Vida Cristã,que foi apresentado e discutido na 47ªAssembleia Geral dos Bispos do Brasil em2009". Essa comissão foi composta pelaComissão Episcopal Bíblico-Catequéticae alguns convidados1, constituindo- se emequipe de redação.

O tema Iniciação, tão enfatizadono capítulo VI do Documento de Aparecida,e recomendado no n. 63 das DiretrizesGerais da Ação Evangelizadora no Brasil,2008-2010, não é novo na Igreja. Vemdesde as origens do cristianismo erecebeu, nos séculos III ao V, umaestruturação específi ca, o Catecumenato,considerado ao longo dos séculos comoum modelo privilegiado para o processode Iniciação à Vida Cristã. Por ser umainiciativa da Igreja e para toda a Igreja ocatecumenato não se restringe ao âmbitode algum grupo, movimento ou pastoral.

Vale a pena adquirir este livro eaprofundar a reflexão.

Esta reflexão sobre "Iniciação àVida Cristã" atende a um pedido da 46ªAssembleia Geral dos Bispos do Brasil,celebrada em 2008. Situa-se como umdesdobramento do documento DiretórioNacional de Catequese (cf. DNC, n. 35-38;45-50) aprovado pela 43ª Assembleia emagosto de 2005. Quer ser também umaresposta à interpelação de Aparecida: "Ainiciação cristã é um desafio que devemosencarar com decisão, com coragem ecriatividade, visto que em muitas partes ainiciação cristã tem sido pobre efragmentada.Ou educamos na fé,colocando as pessoas realmente emcontato com Jesus Cristo e convidando-aspara seu seguimento, ou não cumpriremos

"A iniciação cristã é um desafio que devemos

encarar com decisão, com coragem e criatividade, visto

que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre e

fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas

realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as

para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão

evangelizadora"

Page 4: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Jornal Paroquial4 Dízimo, Catequese, Liturgia, Ação Social

A caminhada em prol da evangelização continua...É compromisso de quem

trabalha com responsabilidade, avaliar oplanejado para ter clareza das realizações,das prioridades ainda não realizadas e acorreção de eventuais rumos. Já faz partede nosso trabalho fazer anualmenteavaliação do Plano de Pastoral Paroquial,uma no final no primeiro semestre e outrano segundo semestre.

Aproveitando a rodada dereuniões nos CPCs das oito comunidadese a participação na elaboração do PlanoPastoral Arquidiocesano, houveestimulação para avaliar as ações 2010,que aqui apresentamos como PontosFortes, Fracos, Oportunidades eAmeaças, já seguindo orientações doPlano Arquidiocesano:

Primeiro semestre 2010

Pontos Fortes (Considerados pontosfortes os sucessos das atividadesrealizadas na Paróquia):-Prioridades: Dízimo – Liturgia –Catequese – Ação Social;-Atuação das Pastorais: Dízimo,Litúrgica, Catequética, Juventude, Criança,Pessoa Idosa, Coroinhas, Política,Comunicação, Vocacional e Adolescência;-Atuação dos Movimentos: Água VivaCasais; Movimento de Irmãos, RenovaçãoCarismática Católica; -Atuação dos Serviços: Ação SocialParoquial de Saco dos Limões, MinistrosExtraordinários da Comunhão;-Atuação das Associações: Legião deMaria, Apostolado da Oração, AssociaçãoCoral; -Atuação dos Grupos Bíblicos emFamília;-Realização do Retiro Paroquial deEspiritualidade – anual; -Realização de 8 (oito) tardes deOração e Espiritualidade - mensal, umaem cada comunidade. Nestes encontros aPalavra de Deus na Bíblia, é refletida emquatro momentos: leitura, meditação,oração e contemplação, proporcionandoo tão desejado encontro pessoal comJesus Cristo;-Edição mensal do Jornal Paroquial;-Encaminhamento da legalização dosterrenos das capelas, elaboração deprojetos de construção e reformas;-Elaboração e Implantação do site daParóquia. www.boaviagem.org.br ;-Realização das Missas e Celebrações,bem como a celebração desacramentos e visita a doentes;-Realização de reuniões, estudos eformações, de acordo com agendaparoquial elaborada a partir do PlanoParoquial de Pastoral.

Pontos Fracos (Fatores que precisam sermelhorados na Paróquia):-Poucos dizimistas em relação aonúmero de habitantes na Paróquia:1.618dizimistas X 55.000 habitantes(aproximadamente);-Dificuldades em despertar novaslideranças;-Falta de recursos financeiros paraaquisição de novos terrenos e execuçãode novas construções e reformas;-Maior divulgação do Jornal Paroquiale do site da Paróquia;-Falta de aproveitamento por parte demuitas Lideranças e Paroquianos naparticipação das celebrações, missas,reuniões, estudos, formações...

Oportunidades (Fatores externos àParóquia que geram oportunidades paradesenvolver uma determinada ação ouprojeto):-Aumento da população com construçãode muitos condomínios residenciais;-Existência de áreas de terras livres navia expressa sul;-Reforma do Complexo Paroquial dePastoral;-Existência de muitas igrejas, seitas eoutros credos religiosos;-Movimento das Comunidades doMaciço Pirajubaé (Fórum que reúne aAção Social da Paróquia com asAssociações de Moradores, Pescadores,Catadores de Berbigão e ConselhosComunitários da região).

Esta avaliação demonstraque a caminhada em prol daevangelização continua em ritmoadequado e na direção certa, poissabemos que o encontro pessoal comCristo, acontece pela Palavra de Deus,e a Palavra nos conduz ao novomandamento: “amem-se uns aosoutros. Assim como eu amei vocês,vocês devem se amar uns aos outros.Se vocês tiverem amor uns para comos outros, todos reconhecerão quevocês são meus discípulos.» (João 13,33-35)

“Mas as condições de vida demuitos abandonados, excluídos eignorados em sua miséria e sua dor,contradizem este projeto do Pai e desafiamos cristãos a um maior compromisso afavor da cultura da vida. O Reino de vidaque Cristo veio trazer é incompatível comessas situações desumanas. Sepretendemos fechar os olhos diante destasrealidades, não somos defensores da vidado Reino e nos situamos no caminho damorte: “Nós sabemos que passamos damorte para a vida porque amamos osirmãos. Aquele que não ama, permanecena morte” (1 Jo 3,14).

É necessário sublinhar “ainseparável relação entre o amor aDeus e o amor ao próximo”, que“convida a todos a suprimir as gravesdificuldades sociais e as enormesdiferenças no acesso aos bens”. Tantoa preocupação por desenvolver estruturasmais justas como por transmitir os valoressociais do Evangelho situam-se nestecontexto de serviço fraterno à vida digna.(DAp. 204, 205 e 358).

- Participação ativa no processo políticoeleitoral.

Ameaças (Fatores externos à Paróquiaque geram ameaças para desenvolveruma determinada ação ou projeto):

-Existência de muitas igrejas, seitas e outroscredos religiosos; -Violência derivada do uso de drogas licitae ilícitas;-Violência no trânsito;-Desestruturação familiar;-Desemprego;-Dificuldade de acesso a residências deparoquianos a serem evangelizados,localizadas nas encostas e condomínios“fechados”;-Meios de comunicaçãodescomprometidos com a qualidade devida do povo da região;-Falta de políticas públicas voltadas pararegião sul da ilha.

“...o encontro pessoal com Cristo acontecepela Palavra de Deus e a Palavra nos conduz aonovo mandamento: “amem-se uns aos outros.

Assim como eu amei vocês,vocês devem se amar uns aos outros”.

Page 5: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Jornal Paroquial5

No dia 13 de maio  realizou-sena comunidade São Pedro Apóstolo, acelebração pelos 46 anos do PraesidiumNossa Senha de Fatima, com a presençadas legionárias.

A celebração foi conduzida pelooDiácono José Antônio.  Rogamos para queMaria, mãe de Jesus interceda por cadalegionaria. “Salva Maria”

Infância Missionária

Coroação da Imagem de NossaSenhora

No dia 29 de maio, na Capela SãoPedro Apóstolo, aconteceu a coroação daimagem de Nossa Senhora, com aparticipação das crianças da catequesede primeira eucaristia. A missa foicelebrada, pelo pároco Pe. Luís Caon.

Legião de Maria

Grupo da Terceira Idade São PedroApóstolo

O Grupo daTerceira Idade SãoPedro Apóstolo,reúne-se todasegunda-feira noSalão da APAM.

A Legião de Maria, reúne-se todaquarta-feira, as 16 horas, com a oração doquarto do Rosário e da Catena Legiones,onde as legionárias de Maria, fortalecema oração pelas famílias e doentes dacomunidade.

Apostolado da Oração

A Infancia saiu para o primeiropasseio fora da comunidade. Foiuma visita ao Santuário da Lagoada Conceição, e no patio dosantuario fizemos um belopiquenique . Uma pessoa dacomundade da Lagoa daConceição, ficou a nossadisposição, visitamos o local, eaprender muitas coisas.

O senhor Osmarino noslevou e contamos com a ajuda doCPC, agradecemos a força!Fazem parte da Infancia

Missionaria: S. Janga, Lina, Jennifer, Vitor,Camila, Juliana, Nadine, Pablo, Mateus,Douglas, Emily, Filipe, Tainá e tantos outrosque estiverem interessados a participar.

O grupo é aberto a todos quetenham o espirito missionario, e vontadede aprender sempre mais, porque: “Detodas as crianças do mundo... Sempreamigas!”.

Em 2010, a Infancia Missionariada Capela São Pedro Apóstolo, estácaminhando muito bem.

Continuamos com nossasatividades: Primeiro encontro -Catequese missionária; Segundo -Espiritualidade Missionária ; Terceiro –Visita (que é o compromisso missionário),e depois partilhamos tudo que foivivenciado durante o mês que é o dia dapartilha.

Já fizemos duas visitas este ano,que foram encontros maravilhosos, ondeaprendemos muitas coisas. Pois, aprenderé muito bom! Temos muitas riquesas nanossa comunidade, pessoas maravilhosasque estão sempre dispostas a nos recebere partilhar conosco suas experiencias devida.

Comunidade São Pedro Apóstolo em ação

No momento da coroaçãoentraram algumas crianças vestidas deanjo, ao som da música “tem anjos voando”e outras levaram flores e colocaram aospés da imagem.

No dia 14 de Junho,aconteceu a Grandiosa FestaJunina, com muitas guloseimas,casamento na roça, dança daquadrilha com a participação dosintegrantes do Grupo São Pedro.

O Apostolado da Oração reúne-setoda a primeira sexta-feira do mês, após,a Santa Missa e a Hora Santa.

Na última reunião aconteceua confraternização dos aniversariantesdo meses de abril, maio e junho.

Page 6: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Jornal Paroquial6

No mês de junho, o nosso pároco,Pe. Caon, fez várias visitas aos doentes dacomunidade. Após, cada visita vê-sereconfortado e animado, na missão deanunciar a Boa Nova, pela alegria deencontrar tanta esperança, em coraçõestão sofridos, o exemplo impulsiona à

Dízimo, Catequese, Liturgia, Ação Social

Portadores da alegria aos que sofremirmãos doentes brilham. Como é bonitoparticipar desses momentos que mesmodiante das fragilidades que se encontram,nos mostram a força, a coragem e ali sepercebe que é de fato um momento defelicidade.

No dia seis de junho, fomosprocurados na Igreja, após a celebraça daPalavra. Um senhor queria que o padrefosse levar a unção dos enfermos, ao seutio, que talvez não passasse daquela noite.Quem celebrava era o diácono, então fuijunto com ele, levar a Eucarístia a estesenhor. Quando cheguei com a Eucaristiavi aquele irmão, em estado de grandesofrimento, olhos fechados, de fato seusobrinho tinha razão, talvez ele nãoultrapassasse aquela noite. Fiz a oração,conversei em voz alta, dizendo que Jesusestava ali, que o amava com um filho amadodo Pai, e disse a ele que iria receber aEucaristia.O senhor João, esse era seunome, fez um pequeno sinal positivo erecebeu a Santa Comunhão.Vi todadificuldade dele para engolir a Comunhão.Eu e o seu sobrinho, ficamos ali observando,demos-lhe àgua para facilitar a absorção,rezando e pedindo a Virgem Maria que oprotegesse. Me despedi, prometendo a eleque na manhã seguinte voltaria.

Ao chegar em casa, liguei para oPadre Caon, e pela manhã com a ministraClélia, fomos vê-lo. O padre, ministrou osacramento, que tanto o senhor Joãodesejava e, para nossa surpresa o senhor

João, já mostrava sinais demelhora. É, o milagre daEucaristia se dá naqueles queesperam e creem em Jesus.

São inúmeros ostestemunhos que poderiamosdarcada vez que chegamos ascasas com o SantissímoSacramento e vemos atransformação dos nossosirmãos (ãs). Escutamos frasesque muito nos emociona como:"Chegou a luz!" " Chegou omeu Anjo da Guarda!","Desde o acidente ele nãomostrava nenhuma reação deemoção e hoje diante daEucaristia ele chorou,louvado seja Deus', "Estoupronto, se eu morrer agora morro feliz".

Enfim, não tem como enumerar,as tantas vezes que somos surpreendidos(as),com tanto amor, confiança eesperança n'Aquele que tudo pode e nãonos abandona jamais.

Madre Tereza de Calcutá, viveu oamor intensamente, enchergando no amorsofrido o próprio Cristo ressussitado. Pode-se considerar esse um exemplo para nossavida cristã. Viver o sacramento do amorpresente na Eucaristia, com gestoscaridosos e fraternais.Em Calcutá, na salado hospital, onde se cuidava dos doentesterminais ela escreveu na parede: "O corpode Cristo".

Devemos redobrar nossosesforços para propagar todo o bem e todaa graça que vem do céu, para que aqui naterra tenhamos mais justiça e fraternidade.

Ser ministro (a) da SantaComunhão é estar a serviço do Pai, comgenerosidade e responsabilidade aochamado. Os desafios são grandes, masricos, no crescimento interior, espiritual ehumano.

Louvado seja Deus com seusanjos e seus santos. Agradecemos pelasbençãos recebidas em nossas vidas.

Fonte: Ministros da Paróquia NossaSenhora da Boa Viagem.-Marinete E. Rosa.

missão.Algumas destas visitas são

realizadas junto com os Ministros (as) daSagrada Eucarísita, por isso, pedimos acoordenadora dos ministros (as) que nosenviasse um testemunho, destas visitas eda missão, por eles realizados e ela assimescreveu:

A Eucaristia é o sacramento doamor, é o dom por excelência que Cristodeixou a Igreja, e o amor é recebido paraser doado.

Na caminhada de ministros daSagrada Eucarístia vivemos momentosúnicos e aqui quero relatar as visistas queaconteceram na paróquia no mês de junho.

A alegria com que somosrecebidos, nas casas dos doentes, afelicidade que fica estampada no rosto denossos irmãos, nos anima na missão. Coma presença do padre os olhos de nossos A Unção dos Enfermos

O Sacramento da Unção dosEnfermos confere ao cristão uma graçaespecial para enfrentar as dificuldadespróprias de uma doença grave ou velhice.

É conhecido também como o"sagra viático", porque é o recurso, o "alívio"que leva o cristão para poder suportar comfortaleza e em estado de graça ummomento de trânsito, especialmente otrânsito à Casa do Pai através da morte.

O essencial do sacramentoconsiste em ungir a frente e as mãos doenfermo acompanhada de uma oraçãolitúrgica realizada pelo sacerdote ou o bispo,únicos ministros que podem administrareste sacramento.

A Unção dos enfermos antes eraconhecida como "Extrema Unção", pois sóera administrada "in articulo mortis" (aponto de morrer). Atualmente o sacramentopode ser administrado mais de uma vez,sempre que for em caso de doença grave.O que é a Unção dos Enfermos?

É o sacramento que a Igreja dá aocristão em estado de enfermidade grave ou

velhice para atrair a saúde da alma, espíritoe corpo.Quantas vezes um cristão pode recebero sacramento?

Quantas forem necessárias,sempre que estiver em estado grave. Poderecebê-lo inclusive quando o estado gravese produz com recaída de um estadoanterior pelo qual havia recebido osacramento.Que efeitos tem a Unção dos enfermos?

A unção une o enfermo à Paixãode Cristo para seu bem e o de toda a Igreja;obtém consolo, paz e ânimo; obtém operdão dos pecados (se o enfermo nãopôde obtê-lo pelo sacramento dareconciliação), restabelece a saúdecorporal (se convém à saúde espiritual) eprepara para a passagem para a vidaeterna.

A Equipe da Pastoral do Dízimo,da Capela São José Operário - Seta, enviauma mensagem para todos os dizimistas:

O dízimo vai resolver meusproblemas financeiros?O Dízimo não resolve os nossos

problemas financeiros: ele estabelece oprincípio da fidelidade.

Certo dia, um homem chegou amim e disse:- Toninho, faz cinco meses que assisti auma palestra sua sobre o Dízimo. Recebiseu livro "Dízimo e Oferta na Comunidade".Acreditei no que você disse e li. Olhe,nestes cinco meses, meu salário nãoaumentou. O que você me diz disto?- É! Comigo aconteceu o mesmo: desdeque fiz a opção de ser dizimista, meu salárionão aumentou. Mas tenho observado quenão gasto mais aquela fábula com doençase tenho feito cada negócio incrível. Sem

aumentar o salário, tenho multiplicadomeus bens. Vejo que é assim que Deus estáme abençoando.- Puxa vida, tudo isso está acontecendocomigo, e eu não tinha percebido.Deus nos ama muito e nos dá aquilo queprecisamos e não aquilo que muitas vezesqueremos.

Fonte: (Texto extraído do livro "Dízimo eOferta na Comunidade" de Antoninho Tatto.Pág. 64 - nº 3)

Dízimo Expressão de Fé

Page 7: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Jornal Paroquial7

Comunidade Santa Catarina de Alexandria em ação

Gincana dos jovens

No dia seis de junho,aconteceu a gincanados grupos (Jove e Ruah) A gincana,contou com a presença, deaproximadamente 40 jovens, que juntoscelebraram a amizade, a união, a alegria ea fé. "Ser Jovem de Deus é ser louco, e eu

vi que esses jovens são loucos...Loucos por Jesus!, Eu poderia vircomentar sobre as colocações,sobre as brincadeiras queocorreram... Enfim, tantas coisas;mas o que mais me chamou aatenção, foi a "boa energia" queesses jovens nos trazem. E essa"boa energia" é Jesus que habitano coração deles" diz o jovemLucas.Os jovens agradecem ao senhor

Anísio, por ter disponibilizado a sua casa.Agradeçem, também a Adriana e donaLuiza, que prepararam um almoçomaravilhoso, ao Claudio, Rosane, Doni eCarla, idealizadores dessa gincana, aoseminarista Marlon que esteve presente,durante todo o dia, e aos jurados das provasDyana, Aline e Rudnei.

Pavimentação da RuaDepois de tantos anos de luta pela pavimentação da rua Maria Geraldina

Ramos (da Capela Sta. Catarina de Alexandria), finalmente está se concretizando.

Na semana após a festa junina, foram iniciadas as obras.

Festa junina

Eita "Trêm bão" é Quentão,Pinhão, Festa junina e Boi-de-mamão!É essas, foram às coisas, que fizeram adiversão da comunidade de Santa Catarinade Alexandria, no último dia 12.

Em nome de toda a comunidade,agradecemos primeiramente a Deus, quenos dá força para todo ano realizarmos essafesta, ao senhor Anízio, Teco, Adriana,Rosania, Claudio Rodrigues, Rosane,Grupo JOVE, Almir, Robson, aos dançarinosda quadrilha, ao senhor Luiz Domiciano eSandro Penteado (coordenadores do GrupoFolclórico Alivanta meu Boi, dos ingleses,que a quatro anos alegram a nossa festa) ea todos aquelesque ajudaram.

Muito obrigado, pois sem o esforçode vocês, a nossa festa não seria tão boa,tão abençoada. Mas tem uma pessoa quenão poderiamos "passar em branco", o

"Oh Agostinho, MôSanto! Se continuresalumiando assim, vaix

acabá ca Celesc,oh extepô!"

Agostinho, Taxista lá da rodoviária, queiluminou a festa a com a Maricota a noitetodinha!

Precisa-se de lixo eletrônicoA oficina de eletroeletrônicos da

Pastoral Carcerária depende de materiaispara que tenha bom êxito

Para que a oficina deeletroeletrônicos funcione, a PastoralCarcerária conta com o apoio dacomunidade. Basta pegar qualquerequipamento elétrico que não esteja emfuncionamento ou que não use mais eentrar em contato com a pastoral.

As doações poderão ser enviadaspara a Associação Beneficente São Dimas,localizada na Rua Delminda da Silveira, s/n, na Trindade, em Florianópolis, ou entrarem contato pelos fones (48) 3879-2168 ou2107-2323, que será providenciada umaforma de colher as doações. Maisinformações - www.pastoralcarceraria.org.

Além da reeducação dos presos epossibilidade da reinserção social, otrabalho tem outros benefícios: eles são

remunerados para os trabalhos querealizam e para cada três dias trabalhados,eles reduzem um dia na pena.

A Pastoral Carcerária já desenvolveoutros projetos no Presídio Masculino. Entreeles estão a oficina de serigrafia (EstampaLivre), de confecção e de sabão. Emborahaja mais de 300 presos liberados paratrabalhar, esses projetos envolvem apenas12 presos, que recebem pelo trabalhorealizado e que são renovados de temposem tempos.

Mas os trabalhos da Pastoralalcançam os mais de 1.200 presos docomplexo penitenciário da Grande-Florianópolis. Ela realiza doações de kitsde higiene, colchões, colchões, roupas,além de prestar assessoria jurídica eassistência social. Tudo bancado pelaPastoral através de suas campanhas dearrecadação.

Page 8: Jornal da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem Julho/2010

Jornal Paroquial8Dízimo, Catequese, Liturgia, Ação Social

Deserto FecundoJá disse alguém com muita

sabedoria: "Até o deserto se transformanum jardim, quando é tocado porDeus".

Todos nós, de tempos em tempos,atravessamos um deserto na nossa vida.Só que o deserto não é destino, écaminho. Como o silêncio é fonte deeloqüência, o deserto é grávido de Deus.

O deserto mais conhecido detodos os seres humanos é a dor. Muitasvezes, o próprio viver é motivo só desofrimento. O escritor Mark Baker, em seulivro "Como Deus cura a dor", proclamacom todas as letras: "Sofrer não é umaopção, pois muitas vezes o sofrimentose impõe. Mas a forma de sofrer é umaescolha nossa". "Devemos aprender amelhor maneira de sofrer, se quisermosfazer da dor uma ferramenta para o nossocrescimento". Sim, irmãos, sofrer de formacorreta é crescer como pessoas. A dor éuma força poderosa, que pode nos guiarpara a saúde, maturidade e sabedoria, oupara o desespero e a alienação. Nãopodemos escolher o tipo de sofrimento quevamos encontrar na estrada da vida, muitomenos querer sofrer, mas, semprepodemos escolher a direção que vamosseguir. Não é a dor que nos torna piores oumelhores, mas aquilo que fazemos comela.

É preciso revelar um segredobásico: o pior sofrimento é sofrer sozinho. Apior dor é a dor sem amor. A outra face damesma moeda é: a melhor forma de

enfrentar e superar osofrimento é não sofrersozinho.

Alguém poderádizer: É quem não temninguém paracompartilhar sua dor, oque é que faz?

A resposta maishonesta e correta é: ninguémestá sozinho no mundo. Aindaque alguém não tenhaninguém para ombrear seusofrimento, todos nós temosa Deus, que nunca abandonanenhum de seus filhos, muitomenos na hora em que elesmais precisam. A certeza dapresença de Deus é a maior força da nossavida. É o bálsamo mais reconfortante paraas nossas feridas. Deus está mais perto denós do que nós mesmos.

Nenhuma presença humanapode se comparar à força e à intensidadeda presença de Deus em nossa vida. Esteé o maior consolo que podemos ter emqualquer angústia.

Mas, mesmo no plano humano, senão temos ninguém que possa receber umdesabafo nosso, podemos nos oferecerpara acolher a lágrima de um irmão quetambém chora.

Mesmo que não tenhamospalavras mágicas para consolar alguém,até porque, palavras bonitas, às vezes, maismachucam do que aliviam, podemossempre oferecer o melhor de nós, que é a

nossa presença. Quanto às palavras, se foro caso de falar, o melhor que podemosdizer, talvez seja o seguinte: "Não consigonem imaginar quão grande é o seusofrimento".

Essa valorização da capacidadedo outro de sofrer, é a maior energiahumana que ele pode receber. Só a dor écapaz de curar a dor. Só quem passou pelodeserto é capaz de ajudar alguém a sairdele. Assim, quando estamos sofrendo evamos ao encontro da dor do irmão, sãoduas feridas que saram: a do outro, com aminha presença e a minha no contato como outro. È assim que Deus torna o desertodas humana angústias em jardim de lindase perfumadas flores de vida, saúde e paz.

Fonte: Diácono José Antônio Schweitzer

Tardes deEspiritualidade

Lembramos que a Paróquia NossaSenhora da Boa Viagem ,reunida em Assembléia,além das prioridades pastorais para 2010:DÍZIMO, LITURGIA, CATEQUESE E AÇÃOSOCIAL, decidiu pela realização do retiroparoquial de espiritualidade e tardes de oração.

Conforme lemos acima, jáaconteceram as primeiras tardes de Oração e oconvite está aberto para que todos os paroquianosparticipem dos próximo s encontros. Optamospor realizá-las em cada uma das comunidadesda paróquia, de modo a favorecer a participaçãodo povo da comunidade.

São convidados a participar não só osque foram no retiro, mas todo o povo da paróquia.Jesus Cristo sempre dedicava tempo ao povode Deus a dedicava tempo ao Deus do povo.Jesus se colocava diante do povo e diante doPai. Se nós queremos seguir Jesus de verdade,além de nos dedicarmos ao próximo, precisamosdedicar tempo para estar na presença de Deus.

Participe no dia 24/07 na Costeira dapróxima tarde de espiritualidade. Fonte: Pe. Luís Antônio Caon, Pároco.

Pastoral da Criança em ação

Celebração de 6 anos da Pastoral daCriança Comunidade - São Pedro Apóstolo

- Interação do Pe. Luiz Caon com asFamílias

Celebração da Vida da Pastoral da Criança naCapela São Pedro Apostolo

01 - 20h -Reunião do CPP02 a 04 - FESTA DE SÃO PEDROAPÓSTOLO - CPC - Costeira

02 a 04 -Retiro de Novos- MAV-C04 - Coleta para Óbolo de São Pedro06 - 20h - Reunião do CPC - Cachoeira07 - 20h - Reunião do CPC -Saco dosLimões08 - 20h -Reunião do CPC - Seta09 - 20h -Reunião Pastoral Adolescência09 - 20h -Reunião Pastoral Vocacional09 - 20h - Reunião Geral MAV-C- Auditório09 a 11- Retiro Paroquial da Juventude10 - 14h - Encontro de Preparação de Paise Padrinhos -Equipe Batismo - Auditório10 - 16h - Batizado na MatrizI13 - 20h - Reunião Pastoral Familiar13 - 20h - Reunião Paroquial de Liturgia14 - 20h - Reunião Paroquial CoordenaçãoMinistros da Comunhão Ministros daComunhão14 -Reunião do CPC - Caeira16 - 20h - Reunião do CPC - Costeira17 - 14h - Encontro de Preparação paraVida Matrimonial para CasamentosComunitários -Pastoral Familiar / MAV-C18 - 08h às17h Retiro Espiritual AnualLegião de Maria Igreja Matriz -CPP -Auditório21 - CPC - Costeira22 -20h - Reunião do CPC- Ressacada23 - 20h - Reunião do CPC - Carianos23 - 20h - Reunião Coordenação Paroquialcom Dirigentes MI24 - 14h - Tarde Paroquial de Oração eEspiritualidade -Pastoral LitúrgicaCosteira24 -16h - Batizado na Matriz25 - 08h às17h - Retiro Paroquial doApostolado da Oração - Auditório27 - 20h - Reunião Geral do Movimento deIrmãos MI - Auditório28 - 14h - Reunião Ação Social Paroquial28 - 20h - Reunião Paroquial do Dízimo29 - 20h - Reunião Coordenação Paroquialde Catequese30 - 15h às 17h - Reunião da CúriaLegião de Maria CPP - Auditório30 - CPC do Limoeiro

Nosso site está de "Cara Nova".

Site Paroquial

A proposta do novo site é permitiruma maior integração dentro da paróquia euma informação mais abrangente, e servircomo um instrumento de evangelização eAção Social.

Acesse: www.boaviagem.org.br