Jornal da Semana de Ciências Sociais e Letras

4
1 • Semana dO CIÊnCIaS SOCIaIS e LetraS MAIO 2015 • unitau.br CamInhada hIStórICa aLerta PARA NECESSIDADE DE PRESERVAÇÃO • pág. 4 eStudanteS apreSentam teatrO, CançõeS e pOemaS em Sarau • pág. 3 ALUNOS E PROFESSORES partICIpam de InauguraçãO dO LIFe • pág. 2 foto: Leonardo Oliveira

description

Informativo sobre a Semana Pedagógica do Departamento de Ciências Socias e Letras da UNITAU realizada em maio de 2015.

Transcript of Jornal da Semana de Ciências Sociais e Letras

1 • Semana dO CIÊnCIaS SOCIaIS e LetraS

MAIO 2015 • unitau.br

CamInhada hIStórICa aLerta para necessidade de preservação • pág. 4

eStudanteS apreSentam teatrO, CançõeS e pOemaS em Sarau • pág. 3

alunos e professores partICIpam de InauguraçãO dO LIFe • pág. 2

foto: Leonardo Oliveira

2 • Semana dO CIÊnCIaS SOCIaIS e LetraS

O Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté inaugurou, na tarde do dia 6, a sala Paulo Freire, que será usada como um laboratório, o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). A atividade aconteceu no primeiro dia da Semana do Departamento.

Ao todo, foram instalados quatro laboratórios na Universidade. Além de no Ciências Sociais e Letras, foram instalados laboratórios nos Departamentos de Informática e Pedagogia e no campus do Bom Conselho. Todas as

oficinas de estudo estarão equipadas com computadores, lousa digital, tablets, notebooks e câmeras digitais.

O objetivo principal da sala é formar alunos do Programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid) e professores no uso de ferramentas digitais. “Esse é um projeto que eu não conheço igual na formação dos professores”, afirmou o diretor do Departamento, Prof. Me. Eduardo Carlos Pinto. “Estou muito contente com essa inauguração do laboratório. É o melhor que eu já vi”, completa.

pIbIdAo todo, mais de 400 alunos dos cursos de licenciatura

participam do Pibid na UNITAU. A Profa. Dra. Neusa Banhara Ambrosetti, que descerrou a placa de inauguração da sala, parabenizou os alunos, professores e coordenadores do projeto. “A concretização desses laboratórios traduz o papel fundamental da licenciatura”, destacou. “Isso representa o valor que os cursos de licenciatura têm na Universidade.”

“Espero que a sala Paulo Freire seja um espaço de realização para todos e uma referência para os participantes do Pibid no Departamento”, finalizou o Prof. Eduardo.

A inauguração aconteceu na segunda etapa de eventos do dia. Na parte da manhã, foram realizadas uma mesa redonda e uma oficina sobre a voz.

prOgramaçãO Após a inauguração do laboratório, os visitantes

participaram da palestra “Sociedade do Conhecimento e Redes Sociais”, ministrada pela Profa. Ma. Fabrina Moreira Silva. A professora, que fez parte da primeira turma de Filosofia da UNITAU, analisou as redes sociais em conexão com o mundo que nos cerca.

À noite, apresentações de maracatu, jongo e capoeira movimentaram o Departamento. Também foi realizada a mesa redonda “Mudanças climáticas: aspectos físicos e educacionais”, com o Prof. Dr. Gilvan Sampaio, com a Profa. Dra. Rachel Trajber e com o Prof. Me. René Antonio de Novaes Júnior, e o debate cultural “Raízes do Brasil”, com a Profa. Ma. Cristiane Cobra, com a Profa Ludmila Pena Fuzzi e com Flávio Faria.

alunos e professores partICIpam de InauguraçãO dO LIFe

Willian Amaral • ACOM/UNITAU

aCeSSe

foto: Leonardo Oliveira

3 • Semana dO CIÊnCIaS SOCIaIS e LetraS

Paralelamente às mesas-redondas, debates e palestras, a Semana do Departamento contou com atrações artísticas, educacionais e culturais, entre elas a Mostra de trabalhos do Pibid, o projeto Segunda guerra mundial: permanências e consequências após 70 anos, a mostra Fotografias de Sebastião Salgado: paisagens e leituras do limite humano e estandes de venda de livros.

O Departamento também recebeu a galeria “Preto e(m) Branco”, com retratos de professores do Departamento, feitos em bico de pena pela aluna do 3º semestre de Letras Marcela Galvão Andrade.

Entre os destaques da programação cultural estiveram ainda as apresentações de maracatu, jongo e capoeira realizadas na primeira noite de atividades da Semana. No terceiro dia de atrações, atraiu a atenção do público a peça teatral cômica A fortuna do nono.

eStudanteS apreSentam teatrO, CançõeS e pOemaS em Sarau

A última noite de atividades da Semana Pedagógica foi marcada por um sarau organizado pelos estudantes.

Professores e alunos de diferentes semestres, que se inscreveram previamente, participaram da atividade no Salão Nobre. Houve apresentação de teatro, de música (canto, piano e violão) e a maior parte dos inscritos declamou poemas. “Nossos autores prediletos mostram muito sobre quem nós somos”, disse a Profa. Dra. Rachel Abdala, coordenadora do curso de História, que participou do sarau.

Após o evento, o Salão recebeu uma palestra do Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa sobre métodos e critérios para correção de redações. Outras três salas receberam atividades: a mesa-redonda Os caminhos da Geografia: perspectivas de mercado, a oficina História e cinema: usos de filmes em sala de aula e a palestra Impactos da inundação sobre o patrimônio de São Luiz do Paraitinga.

EXPEDIENTE Reitor: Prof. Dr. José Rui Camargo l Coordenador da ACOM: Prof. Me. Marcelo Pimentel | Edição e Projeto Editorial: Simone Gonçalves | Projeto Gráfico e Diagramação: Rodrigo Abreu | Revisão de Língua Portuguesa: Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa | Colaboração: Mayra Salles, Alessandro Squarcini e NDG Prex | E-mail para contato: [email protected]

atIvIdadeS CuLturaIS FOram deStaque na Semana pedagógICa

maraCatu FOI deStaque na prOgramaçãO

foto: Leonardo Oliveira

foto

: Leo

nard

o O

livei

ra

4 • Semana dO CIÊnCIaS SOCIaIS e LetraS

No encerramento das atividades da Semana Pedagógica, no dia 9, foi realizada uma caminhada histórica por prédios históricos de Taubaté, com o objetivo de despertar a atenção dos alunos e da comunidade para a necessidade de preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, além de valorizar a cultura local.

A saída aconteceu no Convento Santa Clara, por volta de 9h, e foram visitados prédios como, por exemplo, a Catedral de São Francisco das Chagas, a Capela do Pilar e o Solar da Viscondessa do Tremembé.

Em cada local, os visitantes fizeram uma parada e receberam explicações sobre a história e a arquitetura do imóvel, analisando detalhes e estruturas de cada prédio. Entre os visitados, estiveram locais tombados como patrimônio da cidade, do Estado e até do País.

A iniciativa foi conduzida pelo Prof. Me. Armindo Boll, que desenvolve projetos na área de preservação.

prOFeSSOr CarLOS Sebe e dO-CenteS da CaSa lançam livros

A segunda noite de atividades da Semana Pedagógica foi marcada pelo lançamento do livro do Prof. Dr.

José Carlos Sebe Bom Meihy, “Prostituição à Brasileira: cinco histórias”.

O docente e pesquisador, que estudou e foi professor na UNITAU,

foi acompanhado pela Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro

(que é docente do Departamento) e pela Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky (da Universidade Federal do ABC), que foram alunas e orientandas do pesquisador.

Sebe falou de sua trajetória e de como se especializou na área de história oral, pela qual é conhecido.

Neste sentido, contou que seu principal trabalho

tem sido transformar histórias de pessoas reais e do nosso

tempo em documentos históricos, especialmente aquelas de classes

marginalizadas, entre elas as prostitutas, tema de seu livro.

Na obra, que levou seis anos para ser escrita, Sebe reúne depoimentos de brasileiros que

se prostituíram em países estrangeiros. Como mensagem para os alunos, ele destacou a

necessidade de atuar para o desenvolvimento local. “O estudante poderia pensar um pouco sobre que tipo de história, de sociologia, de aprendizado pedagógico, poderia ser desenvolvido para dar um retorno local para a sociedade.”

prOgramaçãOA programação do segundo dia contou, no período da

manhã, com os minicursos “Que obras literárias devo indicar para alunos de ensino fundamental”, ministrado pela Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha, e “A formação do

leitor para o século XXI”, ministrado pela Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma.

À tarde, houve um minicurso sobre técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos, ministrado pela Profa. Ma. Terezinha Cunha.

LançamentOSNa sexta-feira, também houve o lançamento de outros

quatros livros. São eles: Os sinais de pontuação e seus efeitos de

sentido, de Miriam Bauab Puzzo, Eliana Vianna Brito Kozma e Elzira Yoko Uyeno (in memorian); A gramática numa abordagem discursiva: análise de alguns tópicos gramaticais, de Marlene Silva Sardinha Gurpilhares, Lúcia Maria Rangel Azevedo e Eliana Vianna Brito Kozma (organizadoras); Experiências didáticas no ensino-aprendizagem de língua inglesa em contextos diversos, organizado por Rosinda de Castro Guerra Ramos, Silvia Matravolgyi Damião e Solange T. Ricardo de Castro (in memorian); e Mal-estar na inclusão, organizado pela Profa. Dra. Elzira Yoko Uyeno (in memorian), Juliana Santana Cavallari e Márcia Aparecida Amador Mascia.

CamInhada hIStórICa aLerta para neCeSSIdade de preServaçãO

aCeSSe

aCeSSe

foto: Leonardo Oliveira

foto

: Sim

one

Gon

çalv

es

foto

: Sim

one

Gon

çalv

es