Jornal da Unisc 126

16

description

Jornal da Unisc Nº. 126, novembro de 2012.

Transcript of Jornal da Unisc 126

Page 1: Jornal da Unisc 126
Page 2: Jornal da Unisc 126

Novembro 20122 Página 2

Conselho Editorial

Reitor: Prof. Vilmar Thomé

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

Pró-Reitora de Graduação:

Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação:

Prof. Rogério Leandro Lima da Silveira

Pró-Reitor de Administração:

Prof. Jaime Laufer

Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Institucional: Prof. João Pedro Schmidt

Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias:

Profª Ana Luisa Teixeira de Menezes

Jornalistas responsáveis

Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

Colaboração:Vanessa Behling - Estágio Curricular

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Revisão

Roque Neumann e Beatriz Menezes Sperb

Jornal da Unisc

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira das

Universidades Comunitárias (Abruc)

Tiragem: 6 mil exemplares

Versão On-line: www.unisc.br

Jônatas Stacke e Willian Ceolin

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309. Santa

Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-

7466.

E-mails: [email protected] e [email protected]

Onde encontrar: A Banca, Aquarius Hotel Flat Residence,

Biblioteca Municipal, Casa das Artes, Colégio Luiz

Dourado, Escola Ernesto Alves, Escola Willy Carlos

Fröhlich, Escola Goiás, Escola Nossa Sra. do Rosário,

Hospital Santa Cruz, Iluminura Livraria Café, Shopping

Santa Cruz, Agência FGTAS/Sine, Zaffari, Campus de

Venâncio Aires, Campus de Sobradinho, Campus de Capão

da Canoa, Campus de Montenegro e Campus de Santa Cruz

(Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Reitoria e

blocos 5, 8, 12, 18 e 53)

Acadêmicos de Direitovisitam Brasília

Expediente

*Este material é produzido em papel reciclável.

Curso de Farmácia promove ação de saúde

Acadêmicas do curso de Farmácia da Unisc realizaram no dia 10 de outubro uma ação de Educaçãoem Saúde com crianças do ensino fundamental de uma escola do bairro Pedreira de Santa Cruz do Sul.Como uma das atividades da disciplina de Estágio I - Saúde Coletiva, as acadêmicas desenvolverammateriais educativos para orientação de estudantes sobre uso e descarte correto de medicamentos.

As nove discentes foram divididas em grupos e produziram um folder, uma apresentação ilustrativa,cartazes e um caça-palavras. Participaram aproximadamente 80 crianças, de 4º e 5º ano, e quatro professo-res. Os alunos do ensino fundamental foram divididos em dois grupos para facilitar a exposição dasinformações. Primeiramente, as crianças foram estimuladas a responder sobre os locais de armazenamentoe as formas corretas de uso de medicamentos, posteriormente receberam as orientações através de umaapresentação.

Para avaliação e consolidação das informações transmitidas, os alunos em duplas resolveram umcaça-palavras e depois receberam o folder para levar as informações recebidas na escola para seusfamiliares. Além dessa atividade, as acadêmicas estão acompanhando quatro famílias da região adscritada ESF Pedreira, realizando orientações farmacêuticas, separação de medicamentos, revisão dos prazosde validade dos medicamentos na farmácia da unidade de saúde e uma pesquisa na microárea 6 sobreestoque domiciliar de medicamentos. O trabalho está sendo orientado pela professora Lia Possuelo.

Divulgação

Um grupo de acadêmicos e professores do curso de Direitoda Unisc viajou a Brasília entre os dias 16 e 20 de setembro. Naoportunidade, os 35 alunos foram acompanhados pelos professo-res Elia Denise Hammes, Edison Botelho Silva Junior, CarolineBitencourt e Veridiana Rehbein.

Durante os quatro dias, o grupo conheceu o Memorial JK, o Superior Tribunal de Justiça, o Conselho Federal da OAB, o Con-gresso Nacional, a Universidade de Brasília (UnB), na qual foramrecepcionados pelo coordenador de estágios do curso de Direito,Valcir Gassen. Além desses, no plenário do Senado Federal parti-ciparam junto aos parlamentares de uma sessão em homenagem àSemana Farroupilha.

Já no Congresso Nacional participaram de uma audiência pú-blica da comissão de agricultura, cujo pedido de sua realizaçãopartiu do deputado federal de Santa Cruz, Sergio Moraes (PTB). Oobjetivo do encontro foi discutir o traçado da ferrovia norte-sul no Rio Grande do Sul. Na ocasião, houve a manifestação oral dorepresentante da Unisc, o professor Edison Botelho.

Ainda em Brasília, o grupo da Unisc teve a oportunidade deacompanhar, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma sessão dojulgamento do caso Mensalão.

O Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc está com inscriçõesabertas, até o dia 14 de novembro de 2012, para a turma 2013.

Para se inscrever, o candidato deve preencher e entregar o formu-lário de inscrição, disponível no link http://online.unisc.br/acadnet/stricto/?curso=4437. Também é necessário entregar o curriculum vitaedocumentado, modelo Lattes, anexando os documentos comprobatóriosdas atividades e das produções informadas no currículo.

A prova escrita ocorre no dia 4 de dezembro, a partir das 8h30, nasala 4226. No dia 5 de dezembro, das 8h30 às 11h30, serão realizadas asentrevistas, no Bloco 42, conforme cronograma estabelecido. A divul-gação dos selecionados para a nova turma será no dia 7 de dezembro,até as 9 horas da manhã.

O período de matrículas será entre os dias 11 e 12 de dezembro de2012, na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão, Bloco 1, sala 110, doCampus-Sede. Já o início das aulas está marcado para o mês de marçode 2013, no bloco 42, sala 4228.

Mais informações sobre o Mestrado em Promoção da Saúde po-dem ser obtidas por meio do site www.unisc.br/ppgps. Nesse endereçoeletrônico do Programa também constam todos os detalhes sobre li-nhas de pesquisa, inscrições e seleção, vagas, bibliografia recomenda-da, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estruturacurricular, entre outros.

Mestrado em Promoção daSaúde recebe inscrições

Divulgação

Page 3: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012 Ensino 3

Curso de Farmácia em viagem a São Paulo

Divulgação

Nos dias 11 a 13 de outubro,as professoras do Departamentode Enfermagem e Odontologia eintegrantes do Grupo de Estudose Pesquisa em Saúde (Geps) daUnisc, Suzane Beatriz Frantz Kruge Leni Dias Weigelt, participaramdo 5º Congresso Ibero-America-no de Pesquisa Qualitativa emSaúde, no Instituto de CiênciasSociais e Políticas (ISCSP) da Uni-versidade Técnica de Lisboa, Por-tugal. A professora Suzane repre-sentou também o Mestrado emPromoção da Saúde.

As docentes apresentaramtrabalhos decorrentes de resulta-dos de estudos desenvolvidos nogrupo de pesquisa: Promoção emSaúde: ações em unidades bási-cas de saúde nos municípios dovale do Rio Pardo- RS, Brasil eInstrumentos de Avaliação dasações em saúde: realidade demunicípios do Vale do Rio Par-do-RS, Brasil, além do trabalho do

PROFESSORAS DA UNISC PARTICIPAMDE CONGRESSO EM PORTUGAL

PET/Vigilância em Saúde: Derma-tose Ocupacional: percepções deprofissionais sobre a prática denotificações em saúde.

O Congresso priorizou aabordagem metodológica qualita-tiva em torno da problemática dasaúde como expressão da exigên-cia das sociedades e como espa-

ço contributivo para essas refle-xões, expandindo a compreensãoe o pensamento crítico em aborda-gens multidisciplinares que envol-vem a complexidade da área dasaúde. Na sua quinta edição, reu-niu investigadores, profissionais eestudantes de línguas e culturasibérica e ibero-americana.

Divulgação

Professoras Leni Weigelt (esquerda) e Suzane Beatriz Krug

A Unisc foi representada no 19º Congresso Brasileiro de Contabi-lidade, realizado em Belém (PA), nos dias 26 a 29 de agosto. No eventoconsiderado o maior da classe contábil brasileira, a Unisc apresentoudois trabalhos científicos. O estudo da aluna de MBA em Controladoria,Mariângela Ravanello, orientado pela professora Juliana Luisa Marcuzzoe coorientada pela professora Marcia Rosane Frey, levou para discus-são a análise do processo de adequação dos 11 municípios da RegiãoCentro-Serra do Rio Grande do Sul às mudanças da contabilidade apli-cadas ao setor público, sob o ponto de vista da preparação dos profis-sionais contábeis, da aplicação das novas normas e da estruturaorganizacional dos respectivos municípios. O estudo foi muito elogia-do pelo coordenador da mesa e pelos participantes da sessão, servin-do de exemplo para ser replicado em outros estados, dado o momentoda nova contabilidade pública brasileira, que está passando por umarevolução com o alinhamento aos padrões internacionais das IPSAS.

O outro estudo aprovado pelo Comitê Científico, com a participa-ção da professora Márcia Rosane Frey da Unisc, em parceria com ocurso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina,abordou a distribuição do valor adicionado do setor financeiro, especi-ficamente no segmento de bancos da BM&F Bovespa.

Além da participação com trabalhos científicos, a proposta peda-gógica do curso de Ciências Contábeis da Unisc incentiva e auxiliafinanceiramente a participação dos seus estudantes em eventos, pro-porcionado na 19º edição do CBC com a presença das alunas CarlaBack Haubert e Jaqueline Inês Wiesel, que tiveram a oportunidade derepresentar os quase 500 alunos do curso no maior evento da classecontábil brasileira, realizado a cada 4 anos.

Cerca de 5 mil profissionais participaram do Congresso, que tevecomo lema Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável. Oevento contou com a presença de grandes nomes nacionais e interna-cionais, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton; o pre-sidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, Antô-nio Domingos de Azevedo; o primeiro astronauta brasileiro, MarcosPontes; a ex-senadora Marina Silva; o senador Cristovam Buarque; opresidente do Crub, Ricardo Motta Miranda, entre outros.

A sustentabilidade foi o eixo norteador de todas as discussões. Oprocesso de convergência das Normas Internacionais do Setor Públi-co, as IFRS da América Latina e os exames como instrumento de quali-ficação profissional também foram temas de discussão no evento.

Entre os dias 24 e 28 de setembro, o curso de Farmácia da Unisc realizou a sua 9ª Viagem de Estudosa Indústrias Farmacêuticas, em São Paulo. A atividade integra as disciplinas de Tecnologia Farmacêutica Ie Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica I, ministradas pela professora Cláudia Müller.

O objetivo é oportunizar ao aluno a visualização, na prática, dos conteúdos teóricos vistos em sala deaula, em grandes laboratórios farmacêuticos e de cosméticos, produtores dos principais medicamentos ecosméticos utilizados no Brasil. As visitas incluem todos os setores dentro da indústria farmacêutica nosquais o profissional farmacêutico pode atuar, como produção, pesquisa e desenvolvimento, controle dequalidade e garantia da qualidade, além da troca de experiência com os farmacêuticos que atuam nestasindústrias e que acompanham as visitas. Este ano foram visitados o Laboratório Farmacêutico Aché, aIndústria Cosmética Natura e duas unidades do Laboratório Farmacêutico Cristália, produtor de anestési-cos. O grupo ainda teve a possibilidade de participar da gravação do Programa do Jô e do Programa AltasHoras, na Rede Globo.

“A oportunidade de ver tudo isso de perto foi muito incentivadora, proporcionando uma visão mais amplade como é o dia a dia dentro de uma indústria desse porte. Foi uma viagem totalmente proveitosa para minhaformação, mostrando uma possível área de atuação depois de formada”, disse a acadêmica Ana Cristina WeberBavaresco. Já o estudante Renan Vitalis considerou excelente a viagem a São Paulo, devido à grandiosidade dasindústrias farmacêuticas e seus diferentes setores de atuação. Além do mais, ressaltou o exemplo de competên-cia e seriedade dos profissionais que lá trabalham. “Essa viagem serviu como incentivo para a busca constantede mais conhecimento e crescimento como profissional da área farmacêutica”, afirmou.

Unisc participa de congressobrasileiro de contabilidade

Divulgação

Marcia Rosane Frey (esquerda) e Mariângela Ravanello

Um banco de dados regional do Vale do Rio Pardo está disponívelno site do Observatório do Desenvolvimento Regional (Observa-DR),projeto do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regio-nal - Mestrado e Doutorado, da Unisc. O banco de dados ofereceinformações estatísticas e geoespaciais dos 23 municípios da regiãodo Vale do Rio Pardo, a partir de 1991, que podem ser acessadas paradownload gratuito pelo endereço www.observadr.org.br, no link Ban-co de Dados. O acervo está organizado em cinco eixos temáticos:configuração físico territorial, demografia, indicadores sociais (saúdee educação), economia e agropecuária (estrutura fundiária, lavouras,produção animal e pecuária).

Unisc disponibiliza banco dedados do Vale do Rio Pardo

Page 4: Jornal da Unisc 126

Novembro 20124 360º

Desir

ê All

ram

Palestra aborda tecnologia e inovação

WorkshopEntre os dias 29 de outubro e

9 de novembro, numa parceria en-tre os Programas de Pós-Gradua-ção em Desenvolvimento Regio-nal (PPGDR) e em Administração(PPGA) da Unisc, ocorreu oworkshop Economia de Sistemasde Pequenas e Médias Empresas.

A atividade contou com apresença do professor visitanteGiancarlo Corò, do Departamentode Economia da UniversitàCa'Foscari di Venezia, da Itália, quetrabalhou temas relacionados àeconomia de sistemas de peque-nas e médias empresas. Além deseminários com pesquisadores daárea, Corò ministrou a palestra Osdistritos industriais na economiaglobal e diversos minicursos so-bre empreendedorismo e peque-nas e médias empresas, todos emlíngua italiana. Por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Unisc recebeu, no dia 18 de outubro,

o engenheiro José Alberto Aranha, professor da PUC-RJ e renomado conhecedor da área da inova-ção tecnológica e do empreendedorismo inovador. Ele ministrou a palestra A tecnologia e a inova-ção para um futuro sustentável, realizada no Auditório Central da Universidade. O evento integroua programação do 2º Ciclo de Conferências da Unisc.

Diretor do Instituto Gênesis da PUC-RJ, coordenador da Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro(Reinc) e membro do Conselho Consultivo da Endeavor Brasil, Aranha destacou que a inovaçãodepende do capital humano e tem correlação com a qualidade de vida. “Sem criatividade não temosinovação. As empresas exigem que as pessoas sejam ativas e façam a diferença”, salientou.

Segundo ele, além de criatividade, a inovação também depende de conhecimento, trabalhocoletivo, estratégia e gestão de projeto. “Para inovar é necessário um bom ambiente e pessoascapacitadas”, apontou o palestrante. Aranha ressaltou, ainda, que o ser humano só produz algo novose estiver motivado. “As pessoas são automotivadas, e não motivadas pelos outros”, afirmou.

Narrativas midiáticasO Programa de Pós-Gradua-

ção em Letras - Mestrado e o cur-so de Comunicação Social daUnisc trouxeram para a Institui-ção, no dia 26 de outubro, o pro-fessor e pesquisador em comuni-cação Antonio Fausto Neto, parauma palestra sobre as narrativasmidiáticas. O evento ocorreu nasala 5347, bloco 53 da Unisc.

A pesquisa desenvolvidapelo docente investiga os movi-mentos de circulação dos conteú-dos midiáticos em um cenárioonde as mídias conquistaram acentralidade do processo social ea incidência disso na forma queassumem essas narrativas. Netoé professor titular no Programa dePós-graduação em Comunicaçãoda Unisinos e autor de vários li-vros, entre eles Lula presidente(2003), Os mundos das mídias(2004), Midiatização da ciência(2011) e Transformações damidiatização presidencial (2012).

Essa foi a terceira de uma sé-rie de palestras que serão promo-vidas até novembro e integram aprogramação dos semináriosavançados realizados pelo Mes-trado em Letras.

Conselho de AlunosO curso de Comunicação So-

cial da Unisc realizou, no dia 30 deoutubro, o Conselho de Alunos.Com o objetivo de atender às ne-cessidades dos estudantes, o en-contro promoveu uma discussãoaberta, em que foram expostosproblemas gerais entre as turmas,infraestrutura e laboratórios, paraque sejam analisados e, dentro dopossível, resolvidos.

Assuntos como a estruturadas salas de aula, o processo deaprendizagem e o relacionamentoentre os acadêmicos e os profes-sores foram algumas das questõesabordadas. Para que todas as tur-mas estejam cientes dos aconte-cimentos e possam contribuir comideias de melhorias, em cada dis-ciplina os alunos elegeram dois re-presentantes para participarem dareunião.

O Conselho de Alunos foi re-alizado na sala 5328, bloco 53 daUnisc, em dois turnos (manhã enoite). Estiveram presentes os co-ordenadores e os representantesde disciplinas e do Centro Acadê-mico da Comunicação (Caco).

Exposição de esculturasCom esculturas feitas de argila, a exposição O amor em terracota,

do artista Dorli Signor, esteve aberta ao público no saguão do bloco 1da Unisc, no campus de Santa Cruz do Sul. Oito peças ficaram expostasaté o dia 30 de outubro e puderam ser conferidas diariamente na Insti-tuição, nos três turnos.

Segundo Signor, que produz esculturas de argila há 30 anos, seucontato com o material foi um acaso feliz. “Mexi na areia e percebi queas coisas saíam. Então comprei um quilo de argila e nunca mais parei”,conta. O trabalho do artista já percorreu cidades como Porto Alegre,Santa Maria, Petrópolis, Rio de Janeiro e Brasília.

Em Santa Maria, Signor tem uma mostra permanente no Panteão-Galerias. “Tenho muitas esculturas e poderia fazer exposições com dife-rentes temas. Algumas delas já estão esparramadas por este mundoafora”, salienta. A exposição foi uma promoção do Núcleo de Arte eCultura e da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc.

Desirê Allram

Defesa de dissertaçãoEm andamento desde março

de 2011, o Mestrado em Adminis-tração da Unisc, modalidade pro-fissional, realizou a primeira defe-sa de dissertação no dia 26 de ou-tubro, na sala 208, bloco 2 docampus-sede. O aluno Tiago Fari-as Dias apresentou o trabalhoGestão financeira do capital degiro: um estudo exploratório emempresas supermercadistas doVale dos Sinos, orientado peloprofessor Jaime Laufer.

O programa do mestrado temsua concepção focada na área degestão de negócios e possui duaslinhas de pesquisa: Gestão deOperações e Relacionamentos In-terorganizacionais e Gestão emMarketing. Segundo a coordena-dora do programa, professoraRejane Alievi, o mestrado profis-sional enfatiza estudos e técnicasdiretamente voltadas ao desempe-nho de um alto nível de qualifica-ção profissional. Essa ênfase é aúnica diferença em relação aomestrado acadêmico. Além disso,habilita para a docência e possuios critérios de avaliação similaresaos demais cursos recomendadospela Capes.

Mais informações podem serobtidas no site www.unisc.br/ppgaou pelo telefone (51) 3717-7687.

Olimpíada de QuímicaNo dia 20 de outubro, a

Unisc sediou a 11ª Olimpíada deQuímica do Rio Grande do Sul, ar-ticulada pela Fundação EscolaTécnica Liberato Salzano Vieira daCunha, de Novo Hamburgo, queconta com 13 polos no estado. Asprovas foram aplicadas pelo Nú-cleo de Socialização de Ciência eTecnologia (NSCT) da Unisc, nosblocos 12 e 13 da Instituição.

O evento representou a se-gunda fase da Olimpíada Brasilei-ra de Química e ocorreu em umaúnica etapa composta de provacom questões teóricas, conside-rando o programa estabelecido emnível nacional. O objetivo foi esti-mular o estudo da ciência nas es-colas de ensino médio e tecnoló-gico, promovendo a integraçãoentre professores e alunos de di-ferentes localidades do Rio Gran-de do Sul.

ConcertoA Orquestra de Concertos de

Lajeado (Oclaje) se apresentou noAuditório Central da Unisc no dia27 de outubro. Foram tocadas 18canções de diversos composito-res nacionais e internacionais.Entre eles, nomes consagradoscomo Roberto Carlos, Tom Jobim,Vinicius de Moraes e Almir Sater.A orquestra, inicialmente chama-da Orquestra de Concertos Valedo Taquari, foi fundada em 5 deagosto de 1986. Em 1999, tornou-se a Oclaje, que atualmente contacom 47 instrumentistas com violi-nos, violas, clarinetes, flautas do-ces e percussão, entre outros, eum canto coral de 18 vozes.

Page 5: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012 5Geral

UNISC SEDIA ENCONTRO ESTADUAL DE CATADORES

Josemar Santos

Foi realizado no dia 18 de ou-tubro, no Auditório Central daUnisc, o Encontro Estadual de Ca-tadores. Na oportunidade, partici-param mais de 300 catadores de ma-teriais recicláveis, vindos de vári-as regiões do Estado. Durante oevento foram debatidos temas docenário nacional dos resíduos só-lidos, dentre eles as políticas pú-blicas conquistadas pela catego-ria e a inserção socioprodutiva nacadeia da reciclagem.

Na oportunidade também fo-ram entregues cinco caminhões,sendo três deles para a Cooperati-va dos Catadores e Recicladoresde Santa Cruz do Sul (Coomcat),um para Cachoeira do Sul e outropara Rio Pardo. O investimento paraa região foi de R$ 1,2 milhão, pormeio do projeto Cataforte II. Ou-tros 11 veículos foram repassadosde forma simbólica a cooperativasgaúchas. Desse total, cinco vãopara a Rede Amigos Solidários, deCanoas; cinco, à Rede Cootracar,de Gravataí, e um para a RedeUniciclar, de São Leopoldo.

De acordo com o coordena-dor do Movimento Nacional dosMateriais Recicláveis de SantaCruz do Sul (MNCR), Fagner Jan-drey, os caminhões serão utiliza-dos na coleta seletiva solidária.

Evento reuniu mais de 300 pessoas no Auditório Central da Instituição

Segundo ele, o contratopara a execução do projeto deveser assinado em breve, devendo

na primeira etapa a coleta ocorrernos bairros Centro, Goiás e Higie-nópolis, beneficiando inicialmen-te 20 catadores. Depois a área seráampliada.

Desenvolvido pela FundaçãoBanco do Brasil, pelo Ministério

do Trabalho e Emprego, peloBanco Nacional de Desenvolvi-mento Econômico e Social(BNDES) e pela Petrobras, o Ca-taforte II prioriza ações voltadasao fortalecimento da infraestru-tura de logística das cooperativas

e associações, preferencialmenteorganizadas em rede, por meio daaquisição de veículos e dacapacitação de catadores. O obje-tivo é buscar a melhoria da capa-cidade operacional de coleta,transporte e comercialização.

Depois de participar do encontro realizado na Unisc, os catadoresrealizaram uma caminhada pelo centro de Santa Cruz do Sul. No final dodia, o grupo se deslocou até a empresa Philip Morris Brasil, onde foirecebido por representantes da multinacional, para os quais entregouum protocolo de intenções.

Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de MateriaisRecicláveis (MNCR), a empresa é considerada uma das principais gera-doras de resíduos do município. A reivindicação é para que a PhilipMorris contrate a Cooperativa dos Catadores e Recicladores (Coomcat)para realizar a coleta de parte dos materiais, pois atualmente, segundo omovimento, apenas 8% do que chega na Usina em Santa Cruz conse-gue ser reciclado.

DiplomasEm torno de mil catadores do Estado vão receber os diplomas do

curso de formação do Programa Cataforte II. No ano de 2010, o ProjetoCataforte I atendeu 10,6 mil catadores em 17 regiões do País e no Distri-to Federal. O objetivo da proposta é mobilizar os trabalhadores e esti-mular a sua organização em cooperativas e associações, fortalecendosua autonomia para gerir e atuar nas diferentes etapas da cadeia produ-tiva da reciclagem.

A ação contemplou entidades formalmente constituídas,priorizando trabalhadores vinculados a empreendimentos econômicossolidários e que tivessem acessado previamente políticas públicas deapoio e fomento do governo federal.

Reivindicação é entregueà empresa Philip Morris

Foto

s: Jo

sema

r San

tos

Durante o evento foram entregues cinco caminhões, sendo três deles para a Coomcat

Debates giraram em torno do cenário nacional dos resíduos sólidos e das políticas públicas para o setor

Page 6: Jornal da Unisc 126

Novembro 20126 Geral

PROJETO EDUCAÇÃO EM REDE UNISC E CRM É LANÇADONO MUNICÍPIO DE CANDIOTA

Uma delegação do Programade Pós-Graduação em Direito -Mestrado e Doutorado (PPGD), daUnisc, participou, nos dias 8 e 9de outubro, em Curitiba (PR), do6º Congresso de Direito Autoral eInteresse Público (Codaip), orga-nizado pelo Grupo de Estudos deDireito de Autor e Interesse Pú-blico (Gedai), da Universidade Fe-deral de Santa Catarina (UFSC).

A Unisc foi representada nocongresso pelos professores Jor-ge Renato dos Reis e Luiz Gonza-ga Silva Adolfo, que palestrarame integraram o Comitê Científico,que analisou os artigos inscritosno evento.

Além deles, participaram osmestrandos Adam Lauxem, Caro-line Porto de Magalhães e GraceFreitas, além dos alunos da gra-duação em Direito, Eduarda Pasee Juliano Kuhn. As mestrandas

Após ser lançado em Minasdo Leão, no dia 26 de setembro,agora foi a vez de Candiota recebero Programa Educação em Rede, nodia 5 outubro, em um encontro rea-lizado no Centro de Eventos daAfuca, naquele município.

O projeto é desenvolvido pelaUnisc e selecionado pelo Progra-ma Companhia Riograndense deMineração (CRM) de Patrocínios2012/02, com o apoio da Secretariade Educação do Município. Desti-nado a professores de escolas deEducação Básica de Minas do Leãoe Candiota, cidades onde a CRMestá inserida, o objetivo é dis-ponibilizar cursos de formação con-tinuada através de Ensino a Dis-tância (EaD), visando à qualifica-ção docente. Ao todo, oferece 105vagas gratuitas para cada muni-cípio, distribuídas em sete cursosde três semanas.

No evento houve a apresen-tação do projeto através de vídeos,além de uma performance teatral edinâmica de grupo reforçando aideia de atuação em rede. O coor-denador da Assessoria de Edu-cação a Distância da Unisc, pro-fessor Rudimar Serpa de Abreu, fezuma explanação, apresentando adinâmica a ser adotada nas aulas.

Também explicou que o pro-

grama é uma iniciativa que temcomo objetivo colaborar com a me-lhoria da educação. A CRM foi re-presentada pelo diretor administra-tivo Marcio Cairuga, para quem oprojeto é muito importante, princi-palmente por ser voltado ao aper-feiçoamento de educadores. “ACRM está muito honrada com essa

parceria com a Unisc, proporcio-nando a melhoria da educação” afir-mou.

Além da participação de pro-fessores da rede pública do muni-cípio, o evento contou ainda coma presença do superintendente daMina de Candiota, José FernandoOliz; da secretária municipal de

educação, Nazionélia Ferreira; edo coordenador de Extensão e Re-lações Comunitárias da Unisc,

professor Ricardo André Ma-chado, representando o reitor Vil-mar Thomé.

Divulgação

Projeto é desenvolvido pela Unisc e selecionado pelo Programa CRM de Patrocínios 2012/02

Programa é dirigido a professores de escolas de Educação Básica para colaborar com a melhoria da educação

Direito participa de Congresso Internacional

Caroline e Grace tiveram ainda aoportunidade de apresentar tra-balhos inscritos que foram acei-tos na forma de artigos.

“A participação do Grupo deEstudos de Direito de Autor doPPGD projeta o trabalho coletivo

realizado na Instituição em termosnacionais e internacionais, e ser-ve para ampliar contatos com ou-tras instituições por novos even-tos e publicações”, comentou oprofessor Luiz Gonzaga SilvaAdolfo.

Divulgação

Professores Luiz Gonzaga (esquerda) e Jorge Reis

Um grupo de alunos do curso de Administração da Unisc, campusde Capão da Canoa, realizou, no dia 22 de outubro, uma visita técnica àempresa Master de Freios, uma associada (joint venture) da empresaRandon de Caxias do Sul.

Na oportunidade, os acadêmicos tiveram a oportunidade de co-nhecer um pouco da história das empresas que compõem a Randon, osprocessos de produção dos freios em todas as suas fases e etapas,além de receber informações sobre a comunicação interna e os proces-sos de endomarketing da empresa, seus programas e as diversas for-mas de valorização profissional e participação do empregado.

Os estudantes foram acompanhados pela coordenadora do cur-so, professora Ione Sardão. Na ocasião, a Unisc foi inserida no Progra-ma Portas Abertas da empresa Master de Freios.

Alunos conheceram a história do grupo Randon

Divulgação

Grupo de Capão da Canoarealiza visita técnica

Page 7: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012 Geral 7

PIBID/UNISC REALIZA SEMINÁRIO PARADISCUTIR AÇÕES NAS ESCOLAS

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo(Comitê Pardo) participou da 6ª Expoeducação de Candelária. O eventofoi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e ocorreu noClube Rio Branco.

O objetivo foi divulgar para a comunidade os projetos elaboradose executados no decorrer deste ano de 2012 nas 13 escolas participan-tes, além de promover apresentações artístico-culturais.

Nesse sentido, o Comitê Pardo, que tem o município de Candeláriacomo integrante, pois pertence à Bacia Hidrográfica do Pardo, propor-cionou aos visitantes da feira mais informações sobre as ações desen-volvidas no tocante à gestão de recursos hídricos, esclarecendo tam-bém suas atribuições à comunidade escolar através de um bate-papo eda distribuição de folders e de material didático.

Divulgação

O Programa Institucional deBolsas de Iniciação à Docência(PIBID), desenvolvido pela Uni-versidade de Santa Cruz do Sul(Unisc), realizou, no dia 27 deoutubro, o 1º Seminário Integra-dor do PIBID/Unisc.

O evento ocorreu no bloco18 da Unisc e teve como temáticaDo diagnóstico ao plano deação nas escolas. O objetivo doseminário, destinado aos bolsis-tas do Programa, foi analisar osdiagnósticos das escolas e ossubprojetos. Além disso, foramapontados indicativos norteado-res dos planos de ação para a or-ganização das atividades nos La-boratórios de Aprendizagem. Aprogramação teve por local o An-fiteatro do Bloco 18, além de sa-las de aula.

A intenção do programa, fi-nanciado pela Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (Capes), é valori-zar o magistério e apoiar estudan-tes de licenciatura plena. Entre osprincipais objetivos estão o depropor o aumento da qualidadedas ações acadêmicas voltadas àformação inicial de professoresdos cursos de licenciatura, pro-mover a inserção qualificada eplanejada dos licenciados no co-

tidiano das escolas, além de inte-grar a educação superior com aeducação básica.

O PIBID/Unisc, intituladoProfessor em formação: tecendopossibilidades pedagógicas, estácom uma nova estrutura. O Progra-ma, que iniciou em agosto de 2010,atualmente conta com 300 bolsis-tas de iniciação à docência, dividi-dos em 11 áreas: Pedagogia, Le-tras/Espanhol, Letras/Português,Letras/Inglês, Educação Física, In-formática, Matemática, Biologia,Química, História, Filosofia e Geo-grafia.

Também fazem parte do Pro-grama 60 supervisores, alocadosem 10 escolas: E.E.E.M. Willy Car-los Fröhlich, E.E.E.M. AlfredoJosé Kliemann, E.E.E.M. SantaCruz, E.E.E.M. Nossa Senhora doRosário, E.E.E.B. Estado de Goiás,Colégio Estadual Professor LuizDourado, E.M.E.F. São Canísio,E.M.E.F. Menino Deus, E.M.E.F.Santuário e E.M.E.F. Duque deCaxias. A realização do Programaestá a cargo de 11 coordenadoresde área, um coordenador de ges-tão e um coordenador institucio-nal.

Divulgação

Comitê Pardo apresentou suas ações desenvolvidas

O tema foi Do diagnóstico ao plano de ação nas escolas

Dois programas pertencentes ao projeto de extensão Aprendizes do Tempo, ação que integra o projetoAvós na Comunicação, estreiaram no sábado, 27 de outubro, na Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul. Bomdia Santa Cruz irá ao ar das 6h às 8h. Já o Terceira Idade Atual será transmitido das 8h às 9h. Numa parceriacom o Departamento de Comunicação Social da Unisc, o espaço era um desejo dos idosos que participam daatividade.

Arbino Class, 72 anos, participa do projeto desde 2009 e, para ele, a estreia no rádio é uma conquistaimportante. “Esta oportunidade me trouxe a sensação de objetivo alcançado. Quando procurei a RádioComunitária, eles logo concordaram em transmitir nosso programa. Nesses quatro anos de Aprendizes doTempo eu estava aprendendo, agora, estou realizando”, declara.

Mirela Hoeltz, coordenadora do projeto, explica a influência de Arbino Class nessa ação. “Ele foi até arádio para ver a possibilidade de horário, com uma carta de apresentação do projeto e com os programas quejá haviam gravado. Depois de uma semana receberam a notícia de que poderiam ocupar a grade de programa-ção. Então, definiram o sábado pela manhã como a melhor opção”, conta a professora.

Acadêmica do 4º semestre de Jornalismo na Unisc, Rafaela Schneider conta que os idosos tinham muitavontade em ter seu trabalho reconhecido. “Eles queriam que seus amigos pudessem escutá-los na rádio. Foiuma imensa alegria quando a rádio cedeu espaço para o nosso projeto. É muito gratificante poder participardesse processo”. Segundo a estudante, a motivação e o interesse dos participantes aumentaram com aconquista.

O Avós na Comunicação é uma iniciativa que visa ao bem-estar dos idosos e sua inserção em atividadesculturais e saudáveis. Além do Aprendizes do Tempo, o projeto conta com Oficina de Fotografia, JornalNovos Velhos e Tardes de Luz, onde os idosos têm contato com o cinema. O projeto conta com o apoio doDepartamento de Comunicação Social da Unisc, do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Unimed Vales doTaquari e Rio Pardo, do Programa Terceira Idade na Unisc e da locadora Center Vídeo.

Programas da Comunicação ganham espaçona Rádio Comunitária

De 9 a 13 de outubro, o professor Eduardo Lobo Alcayaga, doDepartamento de Biologia e Farmácia da Unisc, participou do 47ºCongresso Nacional de Ciências Biológicas, realizado na cidade deCali, na Colômbia. No evento, o docente ministrou a conferênciamagistral intitulada Estado da arte e perspectivas futuras dabioindicação em sistemas lóticos sul-brasileiros utilizandodiatomáceas, bem como o minicurso Ferramentas para o manejo dedados em estudos ambientais e bioindicação.

Durante o congresso, Alcayaga participou da cerimônia de lan-çamento do livro Evaluación de la contaminación en ecosistemasacuáticos: un estudio de caso en la Laguna de Sonso, cuenca altadel río Cauca, no qual foi convidado para escrever o prólogo.

Divulgação

Congresso Nacional deCiências Biológicas

Comitê Pardo participa daExpoeducação em Candelária

Encontro analisou os diagnósticos dos educandários e os subprojetos

Page 8: Jornal da Unisc 126

Novembro 20128 Reportagem

INICIAM AS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO DO TECNOUNISC

Foto

s: De

sirê

Allra

mA implantação do Parque Ci-entífico e Tecnológico Regional daUnisc (TecnoUnisc) começa a sairdo papel. Isso porque até o finaldeste ano começam as obras doprojeto idealizado em 2006, quan-do iniciou a participação ativa daUnisc na proposição, no planeja-mento e na busca por recursos ex-ternos para a concretização dessaproposta na região do Vale do RioPardo.

A implantação do Parqueserá dividida em várias etapas. Aprimeira unidade do TecnoUniscserá construída no campus-sededa Unisc, próxima ao bloco 50.Trata-se do Centro de Excelên-cia em Produtos e ProcessosOleoquímicos e Biotecnológicos.

O investimento gira em tor-no de R$ 1,5 milhão e os recursosjá estão disponíveis. Desses, cer-ca de 70% são provenientes doGoverno do Estado, por meio doPrograma Gaúcho de ParquesTecnológicos (PGTEC), e os 30%restantes são recursos própriosda Universidade. A previsão é queesse espaço esteja concluído nofinal de 2013.

Após a construção do pré-dio, serão adquiridos os equipa-mentos para o funcionamento doCentro de Biotecnologia eOleoquímica. Os recursos paraessa etapa são resultantes de umaemenda da bancada gaúcha fede-

Até o final do ano começam as obras para a implantação da primeira etapa do Parque Científico e Tecnológico Regional

ral e somam cerca de R$ 4 milhões,além de contrapartida da Univer-sidade. O custo total do investi-mento chega a R$ 5 milhões. “O

valor obtido pela Unisc por meioda emenda parlamentar foi destina-do à Prefeitura de Santa Cruz doSul, que fará a aquisição dos equi-

pamentos que serão alocados noCentro de Oleoquímica”, acres-

centa o reitor da Unisc, VilmarThomé.

A segunda fase de implanta-ção do TecnoUnisc consiste naconstrução de um prédio entre osblocos 15 e 17, do campus-sededa Unisc, destinado ao Centro dePesquisas de Empresas Tecnolo-gicamente Inovadoras. O recursopara a execução da primeira etapadessa obra também já está contra-tado, com a previsão de que a li-beração ocorra ainda em 2012. As-sim, as obras devem começar noinício do próximo ano, com a con-clusão prevista para o final de2013.

Nesse prédio, de 800 m², se-rão instaladas 17 salas que com-preendem os núcleos de Pesqui-sa e Desenvolvimento (P&D) dasempresas que se hospedarem noTecnoUnisc, além da estrutura daIncubadora Tecnológica da Unisc(Itunisc) que, atualmente, funcio-na no centro de Santa Cruz do Sul.O novo prédio também vai servirpara abrigar o Núcleo de Inova-

Núcleos de pesquisa e desenvolvimento

ção e Transferência de Tecnologia(NITT), além das estruturas deadministração do Parque Científi-co e Tecnológico Regional e doPolo de Modernização Tecnológi-ca do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP).

O coordenador da Itunisc,Fernando Stanck, enfatiza a impor-

tância de concentrar os centros depesquisas em um único local. “Coma nova estrutura física, os setoresficarão agrupados o que facilitará abusca das empresas no que diz res-peito à pesquisa, à transferência detecnologia e ao desenvolvimento detrabalhos em parceria com o ParqueCientífico e Tecnológico”, destaca.

O processo de implantação do TecnoUnisc ainda está na fasede elaboração dos instrumentos jurídicos, como modelos de con-trato e análise dos valores que serão praticados no aluguel dassalas. Já existe um conjunto de cerca de 20 empresas que estãoassinando protocolos de intenção com o objetivo de se instalaremno Parque.

A implantação do TecnoUnisc também vai resultar no apro-veitamento de estudantes como funcionários, colaboradores e es-tagiários dessas empresas.

Nesse aspecto, a coordenadora de Pesquisa da Unisc, profes-sora Andréia Valim, destaca a maior integração que haverá entre apesquisa e o setor produtivo. Nesse contexto, a interação entrealunos da graduação e pós-graduação, pesquisadores e empresasserá fortalecida. “Esse processo vai oferecer um dinamismo bemmaior, resultando em um maior número de projetos de pesquisasvoltadas para as necessidades da sociedade”, salienta.

O TecnoUnisc terá um Conselho Gestor constituído por vári-os membros, incluindo representantes da Prefeitura Municipal, doCorede/VRP, da Amvarp, da ACI, das empresas associadas e dosfuncionários vinculados às empresas.

Na última fase do projeto haverá a criação de estruturas paraa realização de cursos, seminários e eventos, concentrando as ati-vidades com foco na inovação, no empreendedorismo e na transfe-rência de tecnologia.

Novos empreendimentos

A primeira unidade do TecnoUnisc será construída no campus-sede da Universidade, próxima ao bloco 50

Local para os núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Page 9: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012 9Reportagem

Parque Científico e Tecnológico Regional vai contar com área externa

Além dos prédios construí-dos no campus-sede da Universi-dade, o TecnoUnisc contará comuma área externa. Está prevista aocupação de um espaço próximoà antiga escola Murilo Braga, narodovia RS-471, que foi doada pe-lo Governo do Estado à PrefeituraMunicipal de Santa Cruz do Sulque, por sua vez, fará o repasse àAssociação Pró-Ensino de SantaCruz do Sul (Apesc).

O local soma 33 hectares, dosquais seis hectares serão destina-dos a abrigar a nova estrutura,onde será construído um condo-mínio tecnológico para empresascom perfis inovadores.

No entanto, conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Gradua-ção da Unisc, professor RogérioLeandro Lima da Silveira, a insta-lação nessa área ainda está sendoavaliada, devido a alguns condi-cionantes ambientais. Segundo opró-reitor, existe a garantia da pre-feitura em repassar a área para aUnisc.

Esse local também poderá ser-vir para outras atividades, comouma reserva ambiental. O pro-fessor Rogério explica que a uti-lização da área para o Parque exi-girá da Prefeitura investimentosem urbanização. “Se esse investi-mento não for aprovado, existe aexpectativa de se negociar com aPrefeitura a destinação de outra

área que reúna condições adequa-das ao funcionamento do Parque,e que possua uma extensão míni-ma de cinco hectares, conforme

exigência legal da Secretaria Esta-dual de Ciência, Inovação e Desen-volvimento Tecnológico”, sublinhaSilveira.

O Parque Científico e Tecno-lógico Regional (TecnoUnisc) de-ve contar inicialmente com cincoáreas de atuação: Tecnologia daInformação e da Comunicação;Tecnologia Ambiental; Biotecno-logia; Oleoquímica; e Tecnologiaem Sistemas e Processos Indus-triais.

O Parque será constituído doCentro de Excelência e de espa-ços para a instalação de empre-sas que desenvolvam atividadestecnologicamente inovadoras quepromovam a pesquisa e o desen-volvimento tecnológico e quepossam gerar produtos, proces-sos e serviços de alto valor agre-gado, fomentando a economia re-gional e estadual.

A instalação no ambiente doTecnoUnisc permitirá às empresasa busca pela obtenção de incenti-vos fiscais municipais e estadu-ais previstos no Programa Pró-Inovação/RS.

TecnoUnisc: várias áreas de atuação

No cenário do Vale do Rio Par-do, a especialização da economiana atividade agroindustrial fuma-geira e a concentração de grandeparte dos tributos municipais nacomercialização da produção agrí-cola demonstram que se faz neces-sária a busca pela diversificaçãoeconômica com sustentabilidade.

Assim, torna-se indispensável acriação de novas oportunidades ea promoção de ações concretas quearticulem os segmentos sociais dacomunidade regional e diferentesníveis de governo, no sentido dese buscar a diversificação produti-va regional, ampliando as alternati-vas de emprego e renda.

O TecnoUnisc prevê uma integração entre a Universidade,o setor empresarial e o setor público. A Universidadedisponibilizará professores, pesquisadores e estudantes que irãoparticipar dos projetos desenvolvidos nos cursos, tanto de gra-duação como especialização lato sensu, mestrado, doutorado.Além disso, a Unisc deverá disponibilizar laboratórios qualifica-dos com equipamentos de tecnologia de ponta, biblioteca comacervo atualizado, bases de dados, além de produzir conheci-mento e tratar a informação.

O setor empresarial, por sua vez, irá contribuir com projetosou atividades de caráter inovador, tanto no sentido de produ-tos, serviços ou processos, visando a inovações. Já o setorpúblico deverá atuar dentro de uma linha de trabalho na área deinovação, ciência, tecnologia, transferência de tecnologia,empreendedorismo. Além disso, caberá ainda ao poder públicoelaborar políticas, apoiar estruturas que possam inovar e empre-ender.

A expansão de Parques Científicos no país vem crescendonos últimos anos. No interior do Rio Grande do Sul estão sendoimplantados oito novos Parques.

Além da estrutura que está sendo implantada no campus-sede da Unisc, outros campi da Universidade também poderãoreceber unidades do TecnoUnisc. É o caso de Venâncio Aires,onde já existem tratativas para a instalação de uma unidade doTecnoUnisc na área pertencente à Unisc, ficando a infraestruturaa cargo do município. Em Montenegro também há um projeto etratativas com a prefeitura daquele município para a implantaçãode uma unidade da incubadora tecnológica.

Integração entre os setores

Área externa do TecnoUnisc está localizada próxima à antiga escola Murilo Braga, na rodovia RS-471

Área externa fica próxima ao trevo do Gaúcho Diesel, na RST 287

Page 10: Jornal da Unisc 126

Novembro 201210 Geral

VIVA UNISC 2012 RECEBE MAIS DE 6,5 MIL VISITANTES

Uma grande movimentação de estudantes e professores tomouconta da Universidade em 8 de novembro, com a realização do VivaUnisc 2012. Durante todo o dia, mais de 6,5 mil visitantes passaram pelocampus-sede da Instituição, vindos de 135 escolas de ensino médio de54 municípios da região dos vales e do Centro-Serra. O evento é realiza-do anualmente e possibilita que os alunos do ensino médio conheçamos cursos, os serviços e a infraestrutura da Unisc.

O local que reuniu grande parte do público foi o Ginásio Pedagó-gico, onde esteve concentrada a Mostra de Cursos. Por meio de mate-riais informativos e do contato direto com acadêmicos e docentes dagraduação, os visitantes conheceram os cursos oferecidos pela Uni-versidade e avaliaram as diversas opções para a carreira profissional.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Carmen Lúcia de LimaHelfer, o Viva Unisc está consolidado na região e é um dos eventos maisimportantes da instituição. “Possibilita que os estudantes tomem umadecisão mais consciente com relação à profissão que vão seguir. Háuma integração entre todos e a cada ano os cursos ampliam as suasações, tornando o evento cada vez melhor”, destacou.

O público presente também participou de oficinas, minicursos evisitas orientadas aos laboratórios da Unisc, totalizando 73 opções deatividades. Outras atrações foram o Unisc Tour Motorizado e o BiblioTour. Houve ainda um pocket show no Centro de Convivência com abanda Reação em Cadeia, recebimento de inscrições para o Vestibularde Verão 2013 e a distribuição de brindes e sorvetes aos visitantes.

Estudantes e professores vieram de 135 escolas de ensino médio de 54 municípios da região dos vales e do Centro-Serra

Foto

s: Fe

lipe N

opes

Page 11: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012 Institucional 11

DOCENTE DO CURSO DE PSICOLOGIADIVULGA PESQUISAS INÉDITAS

A estudante de Jornalismo da Unisc, Daiana Stockey Carpes, 27anos, participou, pela primeira vez, do lançamento de um livro que con-ta com a sua colaboração. No dia 27 de outubro ela esteve no Memorialdo Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Em cerimônia realizada durantea 58ª Feira do Livro, ocorreu a sessão de autógrafos da obra Tecnologia,pra quê?, organizada pelos pesquisadores César Steffen e ÁlvaroBenevenuto Jr.

Daiana assina o artigo sobre a inclusão a partir da elaboração dojornal em áudio, produção orientada pela professora Ana Maria Strohs-choen. “A sensação foi maravilhosa”, comenta a estudante.

Para a orientadora, o trabalho valeu a pena. “Quando vi a Daianapegando a caneta e assinando, senti o quanto esse momento era espe-cial. Enquanto ela assinava, na minha frente estava Crista Berger, minhaprofessora de Teoria da Comunicação, na graduação. Enfim, um percur-so onde cada professor/colega vai ajudando a construir o que entende-mos por ser pesquisador”, avalia. Ela lembra que já participou de outrosdois lançamentos de livros com artigos dos alunos Lílian Fengler eElísio Freitas.

Daiana Carpes e Ana Maria Strohschoe na 58ª Feira do Livro

Deivi

di Ve

ntur

a

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a Unisc, por meioda Assessoria de Comunicação e Marketing, promoveu no dia 29 deoutubro, ações de incentivo à leitura. Para isso, foram disponibiliza-das dezenas de livros em oito estantes espalhadas pelo campus daUniversidade em Santa Cruz do Sul, para que estudantes, professo-res, funcionários e comunidade em geral fizessem uso.

Outra atividade nesse sentido foi a pintura dos muros docampus-sede da Instituição com frases retiradas de vários livros,onde também há a indicação da localização da referida obra na Bibli-oteca Central da Unisc, para quem desejar retirá-la. Essas atividadesintegraram a campanha institucional 2012 que tem como lema ler fazbem.

Unisc promove açõesde incentivo à leitura

Simon

e Helf

er

As práticas psicológicas naassistência social tornam-se umeixo de investigação e problemati-zação no campo da PsicologiaSocial à medida que o SistemaÚnico da Assistência Social(Suas) prevê nos Centros de Re-ferência em Assistência Social(Cras) e nos Centros de Referên-cia Especializados em Assistên-cia Social (Creas) a inclusão doprofissional da Psicologia nacomposição da equipe mínima.

No sentido de contribuir comesse debate, as professoras LílianRodrigues da Cruz, do curso dePsicologia da Unisc, e Neuza Gua-reschi, da Ufrgs, organizaram aobra O psicólogo e as políticaspúblicas de assistência social,editado pela Vozes, que reúne 14trabalhos inéditos de pesquisado-res e profissionais da Psicologia.

Segundo as docentes, a im-plementação dos centros tem

Livro foi organizado em parceria com professora da Ufrgs

ocorrido rapidamente e de formaconcomitante ao crescimento donúmero de psicólogos atuandono território das políticas públi-cas de assistência social. Nos úl-timos anos, o Suas tem sido o mai-

or empregador dos psicólogos emtodo o Brasil, onde mais de 20%dos profissionais do país estãotrabalhando com políticas públi-cas. A cada ano, 4 mil novos psi-cólogos são contratados para tra-balhar nas políticas públicas deassistência social e suas interfa-ces.

Lílian e Neuza ressaltam quea produção de conhecimento édeficitária, o que acarreta em gran-de demanda por material biblio-gráfico. “Os profissionais interro-gam-se constantemente sobre olugar da psicologia nesses cen-tros. Questionam-se como vêm seconstituindo as práticas da psi-cologia nos Cras e nos Creas,quais os efeitos dessas práticasnos usuários da assistência soci-al... Enfim, são os desafios para aPsicologia Social e para a forma-ção acadêmica”, comentam asprofessoras.

Divulgação

Programa Laboratório estreia na programaçãoda Unisc TV

Documentários, curtas deficção, vídeos experimentais, re-portagens, animações, videocli-pes, VTs publicitários. A produ-ção audiovisual do curso de Co-municação Social da Unisc ga-nhou destaque com o novo pro-grama da Unisc TV. A estreia deLaboratório ocorreu no dia 10 deoutubro, no canal 15 da NET San-ta Cruz do Sul.

A primeira edição apresentouApoteose, curta de ficção que con-ta a história de um rapaz que so-nha com o título de maior gaiteirodo mundo. A direção é deMatheus Unfer de Freitas eMarina Vlacic Morais. Além daexibição do audiovisual, o progra-ma também exibiu os bastidoresdas produções. A apresentaçãode cada edição fica a cargo dospróprios realizadores (diretores,produtores ou outros integrantesda equipe).

No episódio de estreia,Matheus e Marina contaramcomo foi o processo de produçãode Apoteose, com destaque parao curioso processo de ensaio comos atores que iriam interpretargaiteiros. “Nenhum deles sabia

tocar gaita”, revelaram os direto-res.

A produção audiovisual docurso de Comunicação Social temconquistado diversos prêmios emmostras e festivais, como o SETUniversitário, o Expocom e o Fes-tival de Cinema de Santa Cruz. Nomês passado, Apoteose foi o ven-cedor da primeira Mostra de Cur-tas-Metragens de Santa Cruz doSul, promovida pela PrefeituraMunicipal.

“Temos um acervo de traba-lhos de alta qualidade nas maisdiferentes manifestações doaudiovisual e a nossa intenção,com o novo programa, é dar maisvisibilidade a esse material”, ex-plica o coordenador da Unisc TV,professor Jair Giacomini.

O coordenador do curso de

Comunicação Social da Unisc,Demétrio Soster, acredita que oprograma dá mais amplitude paraas realizações dos alunos. “Alémde uma visibilidade maior, aprimo-rando seus currículos, os alunostêm, sobretudo, acesso a novospontos de vista sobre suas reali-zações, o que acaba por transfor-mar, usualmente para melhor, tan-to aquele que faz como aquele queacessa o que foi feito”, avaliaSoster.

Com meia hora de duração,Laboratório é exibido às quartas-feiras, às 20h, e tem uma nova edi-ção a cada mês. Além da exibiçãopelo Canal 15 da NET Santa Cruzdo Sul, o programa também estádisponível na internet, no ende-reço www.laboratoriounisctv.blogspot.com.

Divulgação

Acadêmica de Comunicaçãofaz sua estreia em livro

Page 12: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012Extensão/Geral12

PROJETO DA UNISC É PREMIADO NA MOSTRA VENÂNCIO-AIRENSEDE CULTURA E INOVAÇÃO

Estudantes na Ufrgs

Divulgação

A Unisc foi premiada com otroféu de Destaque Especial na 1ªMostra Venâncio-airense de Cul-tura e Inovação (Movaci). A feirade projetos de pesquisa e exten-são foi realizada de 25 a 27 de se-tembro, no Instituto Federal Sul-riograndense (IF-Sul) de VenâncioAires. A Universidade de SantaCruz do Sul esteve representadano evento pelo projeto de Exten-são Memória Institucional a par-tir da História Oral, coordenadopela professora Ana MariaStrohschoen.

No dia 10 de outubro, a pre-miação foi entregue pela bolsistado projeto, Diana Azeredo, à pró-reitora de Extensão e Relações Co-munitárias da Unisc, Ana LuisaTeixeira de Menezes, e ao coorde-nador de Extensão e Relações Co-munitárias, Ricardo André Macha-do.

O projeto de extensão Memó-ria Institucional a partir da His-tória Oral consiste na produçãode vídeos com a história de insti-tuições da região e que são publi-cados no blog Pesquisar é bom,disponível no link hipermidia.-unisc.br/pesquisarebom/novo/.

Foi lançado no dia 9 de outu-bro, na sede da Agência Brasileirade Promoção de Exportações e In-vestimentos (Apex-Brasil), emBrasília, o novo portfólio de ser-viços da Agência. A Unisc esteverepresentada no encontro pela as-sessora de prestação de serviçosda Pró-Reitoria de Extensão e Re-lações Comunitárias da Unisc ecoordenadora do Projeto Exten-são Industrial Exportadora (Peiex),Caroline Kothe, e pelo monitor-extensionista, Leandro Wagner.

Durante o encontro foramapresentados a lógica do ciclo deinternacionalização e os serviçospor categoria, além de uma capa-citação detalhando todos os ser-viços da Apex e a interface entreeles. Também participaram doevento as Unidades de Atendi-mento dos Estados.

A Apex-Brasil promove opor-tunidades de investimento paraatrair investidores estrangeiros di-retos ao Brasil. A Agência se con-

Apex-Brasil lança novo portfólio de serviços

“Inicialmente, era um projeto depesquisa e hoje se trata de um pro-jeto de extensão, que envolve tan-

to a pesquisa quanto o ensino”,explica a coordenadora do Proje-to, Ana Maria Strohschoen.

Feira de projetos de pesquisa e de extensão foi realizada de 25 a 27 de setembro, em Venâncio Aires

Bolsista Diana Azeredo e os professores Ana Luisa Teixeira de Menezes e Ricardo André Machado

centra em empresas e projetos queoferecem inovações tecnológicase novos modelos de negócios, quefortalecem as cadeias de forneci-mento industrial, que têm um im-pacto direto na criação de empre-gos e que melhoram o volume e adiversidade das exportações brasi-leiras.

A Unisc é integrante daApex-Brasil por meio do Peiex. O

Projeto tem como objetivo princi-pal a resolução de problemastécnico-gerenciais e tecnológicose visa incrementar a competitivi-dade e promover a cultura expor-tadora empresarial. O projeto ini-ciou na região em 2008 e beneficiaempresas do Vale do Rio Pardo, doCentro-Serra e da região Central doRio Grande do Sul. Mais informa-ções pelo telefone (51) 3717-7663.

Lançamento ocorreu no dia 9 de outubro, em BrasíliaDivulgação

No dia 16 de outubro, um grupo de 25 alunos dos cursos deCiência da Computação e de Engenharia de Computação da Unisc,acompanhados pela professora Andréa Konzen, do Departamen-to de Informática, participou do ciclo de palestras em comemora-ção ao centenário de Alan Turing, no Instituto de Informática daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em PortoAlegre. Os estudantes também realizaram uma visita técnica aoinstituto.

Alan Turing, considerado um dos pais da computação, foium dos primeiros a vislumbrar a possibilidade de que as máquinaspoderiam se tornar inteligentes e criou um modelo matemáticoteórico para o computador universal, antes que os primeiros equi-pamentos desse tipo de fato existissem. O invento é conhecidocomo Máquina de Turing e serviu de base para a moderna compu-tação. A obra de Turing foi de fundamental importância no esta-belecimento da computação e do computador como são conheci-dos hoje.

Divulgação

Page 13: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012 Pesquisa/Geral 13

ALUNOS APRESENTAM 362 TRABALHOS NA UNISC

O Mestrado em Letras, área de concentração em Leitura eCognição, da Unisc, está com inscrições abertas, até o dia 23 denovembro de 2012, para a turma 2013 O Programa tem como públi-co-alvo profissionais das áreas de Letras, Comunicação Social eáreas afins (Educação, Filosofia, Psicologia, Direito e História, entreoutras).

O profissional egresso do Programa poderá atuar na docênciauniversitária, na elaboração de políticas públicas de fomento àleitura em escolas e Secretarias de Educação e na redação e críticade resenhas jornalísticas.

As inscrições podem ser feitas no site www.unisc.br/ppgl ouna Secretaria do Programa, que atende de segunda a sexta-feira,das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, na sala 5348, bloco 53.

O candidato deverá entregar, ou encaminhar via correio, osseguintes documentos: cópia do formulário de inscrição;curriculum vitae ou Lattes; foto 3x4 recente; proposta de temapara dissertação (modelo disponível no site), comprovante de pa-gamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00; cópia do diplo-ma de graduação e histórico; cópia da carteira de identidade, CPF,Título Eleitoral e comprovante de quitação eleitoral.

O processo seletivo ocorre em 30 de novembro com a provaescrita e entrevista. Serão oferecidas 15 vagas. A divulgação dosselecionados está prevista para o dia 12 de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do progra-ma, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51)3717-7322.

Felipe Nopes

Na noite do dia 22 de outu-bro, o Auditório Central da Uniscfoi palco da abertura do 2º Semi-nário Integrador de Ensino, Pes-quisa e Extensão, 18º Semináriode Iniciação Científica e 3º Salãode Ensino e de Extensão da Insti-tuição. A programação dos even-tos se estendeu até 26 de outu-bro e contou com palestras e aapresentação de 362 trabalhosacadêmicos e científicos.

De acordo com a pró-reitorade Extensão e Relações Comuni-tárias, Ana Luisa Teixeira deMenezes, a grande importânciados eventos é oportunizar um es-paço de valorização das ideias dosestudantes e dos professores.“Estamos construindo um conhe-cimento conjunto e podemos mo-dificar nossas teorias”, afirmou.

O pró-reitor de Pesquisa ePós-Graduação, Rogério LeandroLima da Silveira, destacou que aUnisc terá uma semana intensa deatividades. “Os alunos poderãocompartilhar espaços de diferen-tes conhecimentos com outroscolegas de graduação”, salientou.

A integração dos eventos

Produções acadêmicas integraram a programação de eventos científicos e de extensão

Mestrado em Letras recebeinscrições

com outras instituições foi apon-tada como ponto positivo pelapró-reitora de Graduação, Car-men Lúcia de Lima Helfer. “Sejacomo participante ou como ou-vinte, todos têm a ganhar”, de-clarou.

Após a cerimônia de aber-tura, as professoras SolangeMaria Longhi, da Universidade

de Passo Fundo (UPF), e VerônicaMorais Ximenes, da UniversidadeFederal do Ceará (UFC), palestra-ram sobre o tema Produção e soci-alização do conhecimento atravésda indissociabilidade entre ensi-no, pesquisa e extensão.

O objetivo dos eventos foi di-vulgar as produções acadêmicas ecientíficas dos estudantes, promo-

vendo o intercâmbio entre eles,os docentes e a comunidade emgeral nas diferentes áreas do co-nhecimento e eixos temáticos. Arealização foi da Pró-Reitoria deGraduação (Prograd), da Pró-Rei-toria de Extensão e Relações Co-munitárias (Proext) e da Pró-Rei-toria de Pesquisa e Pós-Gradua-ção (Proppg) da Unisc.

Estão abertas, até o dia 21 denovembro, as inscrições para oprocesso seletivo do Programa dePós-Graduação em Desenvolvi-mento Regional - Mestrado eDoutorado, da Unisc. A lista dadocumentação necessária e o for-mulário de inscrição estão dispo-níveis no site www.unisc.br/ppgdr.Haverá pré-seleção com prova es-crita e análise do curriculum vitae,para o mestrado, e avaliação docurriculum vitae e do projeto detese, de caráter eliminatório, parao doutorado.

A seleção do mestrado con-sistirá na análise do anteprojetode pesquisa e entrevista com acomissão examinadora. Já a sele-ção do doutorado será feita pormeio de entrevista e defesa da pro-posta de tese. Ambos os proces-sos vão ocorrer na primeira quin-zena de dezembro. A matrícula doscandidatos selecionados será re-alizada em janeiro de 2013. Maisinformações pelo telefone (51)3717-7392 ou pelo [email protected].

Seleção paramestrado edoutorado

O escritor moçambicano An-tonio Emilio Leite Couto, mais co-nhecido como Mia Couto, estarápalestrando no Auditório Centralda Unisc no dia 13 de novembro,às 19h, integrando a programaçãodo 2º Ciclo de Conferências daUniversidade. Uma semana antes,no dia 6 de novembro, na sala 101,bloco 1 do campus-sede da Unisc,ocorreu o painel Visões de MiaCouto. No evento, aberto ao pú-blico em geral, estudantes e pro-fessores apresentaram aspectossobre o autor e suas obras.

Várias vezes premiado e comlivros traduzidos para diversas lín-guas, Mia Couto é também biólo-go e reconhecido como um gran-de pensador e ativista social con-temporâneo. A promoção foi doCurso de Letras, do Mestrado emLetras, da Pró-Reitoria de Exten-são e Relações Comunitárias(Proext) e da Pró-Reitoria de Pes-quisa e Pós-Graduação (Proppg)da Unisc.

Mais informações sobre apalestra de Mia Couto podem serobtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51)3717-7346.

Painel sobreMia Couto

Desir

ê All

ram

Abertura do evento foi realizada em 22 de outubro, no Auditório Central da Universidade

Mestrado em SPI lança livroem evento nacional

Publicado pela Editora Atlas e de autoria da egressa do Programade Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) da Unisc,Simone Pradella, e dos professores do Programa, João Carlos Furtado eLiane Mählmann Kipper, o livro Gestão de Processos: da teoria à práti-ca foi lançado no 32º Encontro Nacional de Engenharia de Produção(Enegep).

A obra foi divulgada na sessão de autógrafos promovida pela Atlasdurante o evento, realizado na Fundação Parque de Eventos e Desenvol-vimento de Bento Gonçalves, na segunda quinzena de outubro. Na opor-tunidade, a professora Liane foi convidada pela editora para divulgar apublicação da Unisc. O tema do livro, Gestão de Processos, é uma daslinhas de pesquisa do PPGSPI - Mestrado.

Divulgação

Professora Liane Kipper participou da sessão de autógrafos

Page 14: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012Variedades14

Dicas para ler

Livraria Biblioteca Edunisc

Diálogos Impossíveis,de Luis Fernando Veríssimo

Editora: Objetiva

Preço: R$ 32,90

Poesia Gedichte, de ErichFried.

Preço: R$ 35,00

O dia em que a poesia derro-tou um ditador, de AntonioSkármeta

Editora: Record

Localização: Ch863 S626d

Nico testemunha seu pai, o

Sinopse: nesta obra, o autor apresenta crônicas que perseguem oabsurdo que marca a existência humana - seja no diálogoimaginário de Don Juan tentando seduzir a própria Morteou na conversa cotidiana de um casal que se desentende nahora de dormir.

ATLETA DA UNISC ESTREIA EMCOMPETIÇÃO NACIONAL COM VITÓRIA

Páginas: 208

Sinopse:Erich Fried (1921 - 1988),poeta, tradutor e ensaístaaustríaco de origem judaica, é até hoje, injustificadamente,pouquíssimo conhecido no Brasil. Graças a Vitor Volker Gans,o leitor brasileiro agora finalmente também poderá ter aces-so ao autor através de uma contundente seleção de suaobra poética.Reinhard Sauer.

Projeto Eu Jogo Juntopromove torneio

A atleta da Unisc, Gabriela Lamb Bender, 14 anos, venceu aprova dos 1.500 metros rasos do Campeonato Brasileiro de Me-nores de Atletismo, em Maringá (PR). A competição ocorreu nosdias 13 e 14 de outubro, no Estádio Willie Davids.

A surpresa ficou por conta de ser a sua estreia em compe-tições nacionais. Com o tempo de 4 minutos e 56 segundos,Gabriela conseguiu lugar na Delegação Brasileira que disputou oCampeonato Sul-Americano na Argentina, nos dias 27 e 28 deoutubro, na cidade de Mendoza.

Incentivada pelo pai, ela iniciou no esporte com 12 anos,disputando rústicas. Com a participação constante em provas,as vitórias chegaram fazendo com que tomasse gosto pelo atle-tismo. Em uma dessas corridas, uma agente de esportes do Sesiindicou a atleta para Jorge Peçanha, seu atual treinador. Há umano reside em Santa Cruz, conciliando estudos e competições.

Entre as conquistas já obtidas, acumula um 2º lugar nos800 metros rasos no campeonato Sub-23, quando com 14 anosdisputou medalhas com atletas de mais idade, conseguindo as-sim um resultado expressivo. No Campeonato Estadual ficou em1º lugar nos 3.000 e 1.500 metros. Atualmente ocupa o 3º lugar noranking brasileiro.

O projeto Eu Jogo Junto realizou no Dia da Criança, 12 deoutubro, um torneio de futsal na localidade de Formosa, em Valedo Sol. O encontro reuniu 150 crianças dos núcleos de Faxinal deDentro, Riopardense, Centro e Formosa, nas categorias 94, 95, 96,97, 98, 99, 2000, 2001, 2002 e 2003.

As equipes campeãs foram as seguintes: 94/95 - NúcleoFaxinal; 96/97 - Núcleo Riopardense; 98/99 - Núcleo Centro; 2000/2001 - Núcleo Formosa; 2002/2003 - Núcleo Faxinal.

Criado em 2002, o projeto Eu Jogo Junto é coordenado porMarcos Rivelino da Rosa. O objetivo é promover a inclusão soci-al e combater o trabalho infantil e a evasão escolar. O trabalhoconsiste em oferecer oportunidade para que crianças e adoles-centes de sete a 17 anos das comunidades rurais da região prati-quem esportes (futebol masculino e feminino) no turno inversoao das aulas. Para isso, também são realizadas parcerias com asescolas. A iniciativa conta com o apoio da Unisc, da FundaçãoGazeta, da Intab e da Prefeitura de Vale do Sol.

Foto

s: Di

vulga

ção

Gabriela Bender tem 14 anos

Fotos: Divulgação

Atleta venceu a prova dos 1.500 metros rasos do Campeonato Brasileiro, em Maringá (PR)

professor Santos, ser detido pela polícia do regime militarchileno. Enquanto isso, o pai de sua namorada, o publicitárioAdrián Bettini, assume a direção da campanha televisivacontra a reeleição do general Augusto Pinochet. Com sualeveza característica, Skármeta narra o cotidiano dessas duasfamílias, cujas vidas estão íntima e irrevogavelmente ligadasà história do Chile e a seu despertar para a liberdade.

Page 15: Jornal da Unisc 126

Novembro 2012 15E agora? Reflexões sobre carreira e profissão

Adriano SilvaJornalista, palestrante, consultor. Atua com sua empresa, Doce Ofício,produzindo conteúdo para grandes marcas. Foi diretor do NúcleoJovem da Editora Abril, chefe de redação do Fantástico na TV Globo.Trouxe o Gizmodo ao Brasil. Tem dois livros de negócios e carreirapublicados - E agora, o que é que eu faço? - Tudo o que você precisasaber para construir a carreira dos seus sonhos e Tudo o que aprendisobre o mundo dos negócios - Ideias para você ser mais feliz na vidacorporativa. Tem um MBA pela Universidade de Kyoto, no Japão, eescreve todo dia no blog Manual do Executivo Ingênuo.

[email protected]

“Eu acordo todo o diacom vontade ZERO de irtraballhar”

“Todo dia penso em pedir demissão. Tenho 26 anos, ainda moro na casa dos meus pais. Sou noivo, caso em seguida, com uma pessoa que está sempre ao meu lado.“Minha vida vai bem mas onde ‘a ferida dói’ é na questão profissional. Sou formado em Publicidade e Propaganda, tenho um bom emprego numa empresa de porte. Já trabalhei em

outras empresas grandes e conhecidas.“Não tenho futuro nessa empresa por ser um ‘Designer Gráfico’ – não sou um ‘Analista de Marketing’, por exemplo, com plano de carreira estabelecido, e promoções de Júnior

para Pleno, para Sênior etc.“Acordo (ou tento acordar) todos os dias com vontade ZERO de vir para o trabalho. Ganho relativamente bem para a minha área, mas sou um eterno insatisfeito. Quero sempre

melhorar, surpreender as pessoas.“Já me esgotei aqui na empresa. Não tenho paciência para ninguém, acho que tudo está errado, quando entra um novo funcionário eu já o ‘contamino’ com as coisas ruins da

empresa.“Uma coisa engraçada é que sempre tenho milhares de ideias de abrir um negócio diferente, numa área que me apaixona: carros. Aos sábados, veja só, acordo às 7h com 100% de

disposição para ir a um curso de automobilística que estou fazendo.“O ‘engraçado’ disso tudo é que quando peço conselhos ao meu pai, que foi empresário grande parte da vida dele, ele me diz que não tem sentido eu abrir uma empresa incerta.

Mas quando vejo o que os outros fazem, tenho plena certeza de que posso fazer muito melhor.“Sinto que estou desperdiçando tempo e o problema maior é que acabo descontando todo este estresse e impaciência em minha família e na minha noiva.“Você tem alguma dica?”Meu caro companheiro,Obrigado por compartilhar suas questões conosco, aqui na coluna.Você aponta, no início de seu relato, duas questões importantes, que impactam a carreira de muita gente: (1) entendi que você é um designer trabalhando numa empresa cujo core,

cuja competência central, cuja atividade-fim não é o design e (2) você não tem um bom plano de carreira à sua frente, provavelmente porque na carreira em Y você está na perna doespecialista e não na do gestor. Ou seja: se trabalhasse em jornalismo, você seria um repórter que vai virar repórter especial, que não vai virar editor e portanto jamais chegará a redatorchefe ou diretor de redação.

O ponto 1 de fato é um problema. Ser um médico numa indústria de autopeças será sempre mais árido e menos entusiasmante do que ser um médico num hospital de ponta. O ponto2 pode ser bom ou ruim. A carreira de especialista, para alguém com alma de especialista, pode ser muito mais feliz do que uma carreira de gestão, em que o sujeito sobe mas tem que lidarmais com números, com venda, com disputas de poder e puxadas detapete, tem que liderar pessoas etc. São outras pressões. Então depen-de um bocado de você. Trata-se de uma escolha. E para tomar a melhordecisão você precisa, antes de mais nada, se conhecer bem. O quenunca é um exercício tão simples quanto parece.

Mais adiante em sua mensagem, no entanto, você coloca um pon-to enorme, fundamental, com estatura para mudar o rumo da conversa:talvez o seu problema não seja com a empresa para a qual você trabalha,nem com as demais onde trabalhou, nem com o plano de carreira ou coma carreira em Y – talvez o seu problema seja com a própria profissão queabraçou. Talvez seu coração não esteja batendo mais (se é que um diabateu) no design gráfico. Quando você diz que mal consegue sair dacama para pilotar o seu Apple mas que acorda lépido nos sábados às 7hpara fazer o curso de automobilística, por iniciativa própria, fica claropara mim que você está se relacionando oficialmente com uma mulhermas está de verdade apaixonado por outra.

Aos 26 anos, acho que você tem não apenas o direito, mas o dever,de seguir o seu desejo profissional, de satisfazer as suas vontades emrelação ao mundo do trabalho. (Não que fosse diferente se você tivesse36, 46 ou 66 anos. Mas aos 26 isso é mais óbvio e imperativo.) Se suapaixão é carro, corra atrás disso. E não dê ouvidos a ninguém – escuteapenas o seu coração. Estude o mercado, bata nas portas, conversecom as pessoas, insira-se nesse mundo, deixe seu olho brilhar. Comoexecutivo ou como empreendedor – isso não é tão importante nessemomento. Afinal, é esse assunto que lhe encanta, é esse o mundo quelhe dá prazer. É daí que virá o combustível para a jornada que você vaiprecisar trilhar – combustível que já parece esgotado na sua trajetóriade designer gráfico.

Desejo que você se aproxime do seu sonho. Passo a passo, um diaapós o outro, no ritmo que lhe for possível – mas sem jamais desistirdele, porque isso seria desistir de você mesmo. Lembre-se: se não estálegal, saia dessa e parta para outra. Seu coração sabe sempre o que émelhor para você. Ouça-o.

Recebi a seguinte carta de um leitor destacoluna:

www.osfiguras.com.br

Page 16: Jornal da Unisc 126