Jornal Data X - Edição 224

12
CHURRASCARIA 49 3353.2953 XAXIM, TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 224 R$ 2,00 9ª FESTA DO VIZINHO Centenas de famílias da cidade e interior participaram da 9ª Edição da Festa do Vizinho, promovida anualmente pela Rádio Cultura de Xaxim. Os participantes ganharam brindes e prêmios e receberam a visita dos comunicadores da emissora. Confira a foto dos grupos participantes nas páginas 6 e 7. Quer saber quais são as propostas das coligações “Avança Xaxim” e “A Mudan- ça é agora” para as áreas do Esporte e Lazer? Veja na página 3 o que pensam os candidatos a prefeito Gilson Vicenzi e Idacir Orso para estas duas áreas. Eleições 2012 DISK Entulho transportes ‘‘Pensar no futuro é agir agora’’ Rua Voluntários da Pátria, 216 49 33531011 Uma mulher foi atropelada na sexta-feira, dia 17, en- quanto fazia caminhada na SC 460 em direção a Vila Florindo Folle. Ela sofreu le- sões graves enquanto que o motociclista, um jovem de 18 anos, que não portava CNH, sofreu lesou leves. Ambos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Segurança Pública FOTO: IUNES FERRAZ (Página 09) (Página 03) Diplomata tem sessenta dias para regularizar situação perante funcionários e integrados A empresa Diplomata recebeu um prazo de sessenta dias para regularizar a situação perante os funcionários da empresa e também com os integrados que entregam os lotes na indústria. A decisão foi do Juiz de Direito, Dr. Carlos Eduardo Stella Alves, de Cascavel, PR. A Diplomata, através do pedido, objetiva a preservação das empresas do grupo econômico e ma- nutenção da atividade, inclusive com a manutenção de postos de trabalho. (Página 08) Placas indicativas dos no- mes das comunidades do interior foram depredadas na última sexta-feira, na Linha Pocinho. Ninguém sabe os motivos e não há sequer pis- tas de quem teria depredado o patrimônio público. Depredação (Página 02)

description

Jornal bissemanl produzido em Xaxim - SC

Transcript of Jornal Data X - Edição 224

Page 1: Jornal Data X - Edição 224

1XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21AGOSTO 2012

Rio SulCHURRASCARIA

493353.2953

XAXIM, TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 ANO V - EDIÇÃO 224 R$ 2,00

9ª FESTA DO VIZINHO

Centenas de famílias da cidade e interior participaram da 9ª Edição da Festa do Vizinho, promovida anualmente pela Rádio Cultura de Xaxim. Os participantes ganharam brindes e prêmios e receberam a visita dos comunicadores da emissora. Confira a foto dos grupos participantes nas páginas 6 e 7.

Quer saber quais são as propostas das coligações “Avança Xaxim” e “A Mudan-ça é agora” para as áreas do Esporte e Lazer? Veja na página 3 o que pensam os candidatos a prefeito Gilson Vicenzi e Idacir Orso para estas duas áreas.

Eleições 2012

DISK

Entulhotransportes‘‘Pensar no futuro é agir agora’’

Rua Voluntários da Pátria, 216 4933531011

Uma mulher foi atropelada na sexta-feira, dia 17, en-quanto fazia caminhada na SC 460 em direção a Vila Florindo Folle. Ela sofreu le-sões graves enquanto que o motociclista, um jovem de 18 anos, que não portava CNH, sofreu lesou leves. Ambos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

Segurança Pública

FOTO: IUNES FERRAZ

(Página 09)

(Página 03)

Diplomata tem sessenta dias para regularizar situação perante funcionários e integrados

A empresa Diplomata recebeu um prazo de sessenta dias para regularizar a situação perante os funcionários da empresa e também com os integrados que entregam os lotes na indústria. A decisão foi do Juiz de Direito, Dr. Carlos Eduardo Stella Alves, de Cascavel, PR. A Diplomata, através do pedido, objetiva a preservação das empresas do grupo econômico e ma-nutenção da atividade, inclusive com a manutenção de postos de trabalho. (Página 08)

Placas indicativas dos no-mes das comunidades do interior foram depredadas na última sexta-feira, na Linha Pocinho. Ninguém sabe os motivos e não há sequer pis-tas de quem teria depredado o patrimônio público.

Depredação

(Página 02)

Page 2: Jornal Data X - Edição 224

2 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21 AGOSTO 2012 EXPEDIENTE

Nossa Opinião

Destaque EmpresarialACIAX“Fornecer produtos e serviços de qualidade”, esse é o lema da Bial Informática e Pape-laria, empresa destaque da ACIAX (Associação Comer-cial Industrial e Agropecuária de Xaxim), desta edição.De propriedade de João Al-ves Domingos, a loja foi ins-talada no município em 19 de dezembro de 1995 na Rua Rui Barbosa, nº 02. Com o crescimento da empresa foi preciso mudar de endereço, e no dia 31 de outubro de 2000, passou para Rua Rui Barbo-sa, nº 73, sala 01, centro, onde permanece até hoje.Dentre os serviços presta-dos pela Bial Informática e Papelaria, estão: comércio varejista de equipamentos e material para escritório, co-municação, manutenção e

reparação de equipamentos de informática.De acordo com o proprietário, João Alves Domingos, o mu-nicípio carecia de serviços no ramo de informática, e por isso resolveu investir nesta área.

Atualmente o quadro de fun-cionários da empresa é for-mado por sete colaboradores.O telefone para contato com a Bial Informática e Papelaria é (49) 3353-3000.

BellatorGRUPO

Transparência com Credibilidade

Diretores: Francismar Martins e Lisiane Zanotto

EXPEDIENTE

Jornalista: Iunes Ferraz (Mtb/SC 01699 JP)49 3353 [email protected]ção: Rua 10 de Novembro, 1179 Sl 05 | 2º Piso | Ed. Valler . Centro . Xaxim SC

Importante: Colunas e artigos assinados, são de inteira responsabilidade de seus autores e não traduzem necessariamente a opinião do jonal.

Propostas dos candidatosO leitor atento que acompanha as propostas dos candidatos a prefeito de Xaxim vai perceber que elas se diferem bastante uma das outras. Alguns pontos essenciais e estruturais de algumas áreas nem sequer são mencionadas. Por outro lado, algumas propostas não muito significativas são até escolhidas até como prioritárias.

Propostas dos candidatosNo geral, a maioria das propostas é de qualidade, mas é preciso compará-las lado a lado, fazendo isso, o leitor vai perceber gran-des diferenças. Talvez o melhor plano de governo para o próximo prefeito seria uma junção das propostas das duas coligações.

Estacionamento em mercadosPor mais que o Departamento de Trânsito se esforce em propor-cionar segurança aos pedestres em frente aos mercados, com a pintura de faixas, motoristas continuam estacionando em cima das faixas de pedestres. Os excessos são vistos mais frequente-mente em um supermercado da cidade, mas parece que o pro-prietário não está preocupado com o caso, pois seus próprios funcionários (entregadores) acabam estacionando os carros do supermercado em cima das faixas de pedestres, fazendo com que pedestres tenham que transitar na via, dividindo espaço com os carros.

Estacionamento de merca-dos IIO departamento de trânsito su-geriu ao proprietário para que informasse no sistema de som interno do mercado para que clientes não estacionem nas faixas de pedestres, mas pare-ce que o proprietário não quer ser inconveniente, talvez por medo de perder clientes.

TestePense em cinco candidatos a vereador deste pleito eleitoral. Enumere os cinco primeiros que lhes vier na mente e de-pois veja de que partido eles são. Publicidade é tudo, candi-dato que tem maior visibilidade na rua é o que está na memó-ria do eleitor. Se duvidar faça o teste!

Depredação do patrimônioPlacas de sinalização, instaladas pelos Departamento de Tu-rismo e de Trânsito, indicando os nomes das comunidades do interior foram depredadas na linha Pocinho, na madrugada de sexta-feira, dia 17 para sábado dia 18. Isto aconteceu também na véspera da festa comunitária da comunidade. Ninguém sabe os motivos e não há sequer pistas de quem teria depredado as referidas placas. Ao todo foram depredadas seis placas. Devido ao estrago, algumas não poderão ser recuperadas.

Bial Informática e Papelaria A última semana foi de intensos compromissos para os candi-datos à majoritária e vereado-res da coligação “A mudança é agora” – PMDB, PT, PRB e DEM. Juntamente com coorde-nadores da campanha, os can-didatos seguiram um roteiro de reuniões pelas comunidades do interior. Em cada encontro foram levantadas necessida-des e sugestões dos morado-res para melhorar a qualidade

Coligação “A mudança é agora” segue com reuniões nas comunidades

de vida dos xaxinenses.Entre as comunidades visita-das estão: Linha Tigre, Nova Brasília e São Valentin; Pilão de Pedra; Linha Colorado; Linha Uvarana; Fazenda Santo Anto-nio; Frei Plácido, Vila Diadema; Santa Lúcia; Monte Belo; Antô-nio Prado; Ervalzinho; Pocinho de Cima; Rodeio Bonito; Linha Limeira; Anita Garibaldi; e os Bairros Santa Terezinha; Gua-rani; Dr. Ari Lunardi; Alvorada; Primavera; Frei Bruno; Bela Vista; Flor e Chagas.

XAXIM

Cronograma de visitas no interior da coligação “Avança Xaxim”

Nesta semana, a coligação Avança Xaxim continua visitando o interior do município. Na terça-feira (21), será a vez da Linha Uva-rana receber os candidatos Tinho e Berté, na quarta-feira (22) o encontro acontece na Linha Cachoeirinha e na quinta (23) na Li-nha Ervalzinho. Na sexta-feira (24), o grande comício acontecerá na Linha Limeira, a partir das 19h55. Todas as famílias estão no convite para ouvir as propostas de Tinho e Berté e dos candidatos a vereador da coligação.

XAXIM

Page 3: Jornal Data X - Edição 224

3XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21AGOSTO 2012ELEIÇÕES 2012

Candidatos apresentam propostas para as áreas do Esportes e Lazer

AVANÇA XAXIM - PP / PDT / PTB / PR / PSB / PSDB / PSD – Gilson Vicenzi e Melchior BertéA MUDANÇA É AGORA - PRB / PT / PMDB / DEM – Idacir Orso e Luiz Felipe Diniz

ESPORTE E LAZER

• Manter e ampliar as escolinhas de esporte local;• Criar as Olimpíadas inter-locais;• Incentivar a prática de capoeira e judô, oferecendo as condições necessá-

rias para sua realização;• Viabilizar programas de ruas de lazer, levando entretenimento, cultura e es-

porte à população;• Organizar centros específicos para lazer ao jovem, que atenda a todos os

gostos, como: pista de skate; campo de areia;• Rever e dar condições de funcionamento aos programas do Governo Fede-

ral, incentivando o futebol de campo;• Apoiar todos os eventos esportivos;• Estruturar as escolinhas de futebol (categoria de base);• Viabilizar, participar e promover eventos da FESPORTE, JASC, Joguinhos

Abertos, OLESC, JESC, Moleque Bom de Bola, PARAJASC;• Buscar convênio para reformas ao Estádio da Montanha;• Apoiar e viabilizar subvenções para o SERC GUARANY, Xaxiense, ACEX,

CBX, Basquetebol, Clube de Bolão e Bocha, Equipes com CNPJ em funcio-namento em nosso Município em especial as equipes dos bairros e comu-nidades do interior de Xaxim, bem como todas as modalidades esportivas;

• Criação da Fundação Municipal de Esportes;• Reestruturação do Módulo Esportivo Xaxim;• Apoiar os eventos promovidos pelo Moto Clube de Xaxim;• Promover os JAX – Jogos Abertos de Xaxim, JAIX – Jogos Abertos do Inte-

rior de Xaxim e campeonatos municipais em diversas modalidades;• Construção de praças esportivas nos bairros da cidade;• Construção de um Centro de Eventos Esportivo, com quadra de 40X20, pista

atletismo, academias e outras modalidades nos moldes dos Ginásios dos SESC.

• Promover capacitação aos profissionais destas áreas.

Proposta prioritária

• Organizar centros específicos para lazer ao jovem, que atenda a todos os gostos, como: pista de skate; campo de areia;

ESPORTE E LAZER

• Implantar e manter Projetos em parques ecológicos, praças, ginásios dentre outros espaços com vistas a promover oficinas e aulas das diferentes mani-festações culturais e esportivas.

• Ampliar os investimentos em pistas para caminhada, playground, áreas para atividades corporais ao ar livre e formação da comunidade, além de quadras e campos esportivos.

• Desenvolver e manter projeto de lazer nos bairros e comunidades rurais por meio de estrutura móvel (ônibus ou caminhão-baú), levando divertimento e conhecimento a todos munícipes em especial as mais carentes e distantes.

• Manter e ampliar as práticas esportivas na rede de escolas municipais e mu-nicipalizadas, com vistas a iniciação esportiva, a disseminação do esporte em larga escala e em diferentes modalidades e a busca até a descoberta de talentos para o esporte competitivo.

• Assegurar o investimento no esporte de alto rendimento, potencializando par-cerias com a iniciativa privada.

• Valorizar as demais dimensões do esporte amador, recreativo, paraolímpico e não-olímpico por meio da Secretaria e por intermédio de Clubes, Associações entidades dentre outros.

• Valorizar o futebol de campo através do SERC Guarany, com incentivo a con-vivência coletiva e democratizar o uso dos campos destinados à sua prática, inclusive com melhorias no Estádio da Montanha e outros que venham fazer parte do patrimônio público.

• Dar continuidade ao maior evento esportivo OLIX, Olimpíadas de Xaxim.• Implantar o Conselho Municipal de Esporte.• Assegurar a formação dos agentes sociais e dos servidores do Esporte e do

Lazer em parceria com os projetos sociais, educação e universidades.• Implantar o Projeto para promover orientação e práticas de atividades físicas

no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Mulher, Juventude e Terceira Idade, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, como caminhadas, recuperação de cardíacos, acompanhamento de hipertensos, entre outras atividades de incentivo á prática esportiva e educacional visando melhor qualidade de vida.

• Ampliar e adequar áreas e espaços destinados ao esporte e lazer.• Manter o incentivo ao Clube Recreativo e Esportivo Xaxiense para que o mes-

mo possa continuar representando Xaxim em nível estadual.• Dar incentivo ao Clube de Basquete de Xaxim (CBX) para que possa fortale-

cer a modalidade e representar o município em competições;• Manter o incentivo às escolinhas de base que hoje conta com cerca de 1200

crianças nas mais diversas modalidades esportivas. • Incentivar todas as modalidades esportivas.

Proposta Prioritária:

• Manter o incentivo e aprimorar as escolinhas de base que hoje contam com cerca de 1200 crianças nas mais diversas modalidades esportivas, a fim de descobrir novos atletas; incentivar a prática esportiva; proporcionar lazer as crianças do município, ocupando o tempo do seu dia a dia para uma atividade saudável.

TRESC realiza treinamento de urna com servidores dos cartórios

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina está realizando o treinamento técnico de ur-nas eletrônicas com servidores dos cartórios das 105 zonas eleitorais do estado. Esses servidores foram divididos em três turmas, que serão treinadas por dois dias para conhecerem os procedimentos de configuração de urna, geração de mídias e sistemas de apuração.Com término previsto para sexta-feira (24), o treinamento deixará os servidores aptos a iniciarem, ainda em agosto, a capacitação dos 566 técnicos de urnas ter-ceirizados que estão sendo selecionados para o pleito.

FLORIANÓPOLIS

Page 4: Jornal Data X - Edição 224

4 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21 AGOSTO 2012 EDUCAÇÃO/GERAL

Conserto de Fogão à Gás e Lenha

Rua Zeferino Dalligna, 12 B. Santa Terezinha - Xaxim / SC

Sidney VeigaDeus é Fiel

499997.0599498857.8727498437.4099499118.2874

AGENDE SEU HORÁRIO

Ferraz SomSonorização, Propaganda de Rua e Distribuição de tablóides

4933535438 | 4999773397

1º Setembro - Jantar dançante em

26 de agosto - Linha Canarinho e Frei Plácido

Festas comunitárias

Linha São Joaquim

EconomiaImpostos “invisíveis”

Estudo exclusivo para o “Estado” analisou 25 itens e durante a semana irei reproduzir os principais tributos indiretos que afetam a renda e o consumo de uma família da classe média.Um emaranhado de nomes difíceis e siglas incompreensíveis dificultam o entendimento do consumidor.

Sindicatos se preparamGrandes categorias profissionais se preparam para brigar por aumentos reais de até 10% nos salários, além da reposição da inflação, nos próximos meses. Na linha de frente estão sin-dicatos de categorias mais organizadas no Brasil, como me-talúrgicos, bancários, petroleiros e comerciários, que, juntos, representam mais de 3 milhões de trabalhadores com data--base para renovação de convenção coletiva em setembro.

Reajuste acima de 2011As negociações do primeiro semestre garantiram aos traba-lhadores aumentos reais de salários acima dos conquistados em igual período do ano passado, apesar da desaceleração da economia brasileira e das preocupações com o cenário ex-terno. Resultados preliminares de um levantamento que o De-partamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeco-nômicos (Dieese) divulga na próximas semanas indicam que o ganho real médio dos salários ficou próximo de 2%, ante 1,5% no primeiro semestre de 2011. A proporção dos acordos e convenções que conquistaram reajustes acima da inflação também superou a do ano passado, que foi de 85%.

Crise do Euro pode dividir a EuropaO primeiro-ministro da Itália, Mário Monti, admitiu neste do-mingo que há risco de a crise na zona do euro se transformar em um fator que divida os países da periferia da zona do euro, afetados por um alto endividamento fiscal, das maiores eco-nomias do continente. “A maior tragédia para a Itália e para a Europa seria ver o euro se tornar, por conta de nossos erros, um fator que desperte preconceitos do norte contra o sul do bloco, e vice-versa. Esse risco existe”, afirmou, durante pales-tra para uma plateia jovem na cidade de Rimini, na costa do país. A Itália, terceira maior economia da zona do euro, está mergulhada em uma profunda recessão e os italianos tem vis-to uma série de pacotes de austeridade, reformas e aumentos de impostos para tentar conter o débito fiscal do país.Mario Monti já havia alertado o restante da Europa que o país precisa de “espaço para respirar no mercado” para ter alguma chance de se afastar de uma crise da dívida, além de resistir ao contágio de nações mais fracas, como a Espanha. As infor-mações são da Dow Jones.

O Senac em parceira com a Prefeitura Municipal de Xa-xim, esta com inscrições aber-tas para o curso de Vendedor através do Programa Senac de Gratuidade – PSG. O PSG é uma ação que oferece desde 2009 vagas gratuitas em cur-sos de qualificação profissio-nal, direcionados a população que apresente renda de até dois salários mínimos por pes-soa da família.O curso de Vendedor está com inscrições abertas até o dia 04 de setembro, tendo início no dia 14 de setembro, com previ-são de encerramento no dia 01 de julho de 2013. As aulas se-rão realizadas nas segundas e sextas-feiras, das 19h às 22h, no Centro Profissionalizante Alisson Sordi no município de Xaxim. Para se inscrever os interessados devem apresen-tar idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.Durante o curso serão traba-lhadas as seguintes discipli-

Senac oferece curso de Vendedor com 35 vagas gratuitas em Xaxim

XAXIM nas: Carreira Pessoal e Profis-sional, Promoção do Trabalho em Equipe, Organização e Acompanhamento do ponto de Venda, Comunicação verbal e não-verbal no ambiente de tra-balho, Atendimento ao cliente interno e externo e Princípios do processo de venda.Segundo a Diretora do Senac em Xanxerê, Cledir Orlandi “ O curso é uma oportunidade gra-tuita de aperfeiçoamento para os profissionais que atuam na

área de vendas em Xaxim e região e também para pesso-as que precisam se qualificar para se inserir ou manter-se no tão competitivo mercado de trabalho”.As inscrições podem ser reali-zadas no site do senac www.sc.senac.br , para esclareci-mentos e orientações os in-teressados podem entrar em contato com o Centro Profis-sionalizante pelo 3353 6671 ou com o Senac pelo 3433 3300.

As coligações “Todos por Águas Frias”, do pleito majo-ritário, e “Trabalhando Jun-tos pelo Povo”, das eleições proporcionais em Água Frias, apresentaram requerimento ao juiz da 94ª Zona Eleitoral (Chapecó), Jefferson Zanini, para anunciar sua renúncia ao direito de utilizarem o horário gratuito de propaganda eleito-ral no rádio.

Candidatos a prefeito de Águas Frias renunciam à propaganda gratuita no rádio

As duas coligações têm candi-dato único a prefeito e 13 pos-tulantes para as nove vagas da Câmara Municipal. Os candi-datos teriam direito, a partir da terça-feira (21), de realizarem propaganda gratuita na única emissora de Águas Frias, uma rádio comunitária, mas fizeram um acordo e abriram mão do espaço.Ao homologar o pedido, o ma-gistrado disse que não vislum-brou impedimentos à renúncia

solicitada, pois a legislação não obriga partidos e coliga-ções a usarem o horário gratui-to de propaganda.Todavia, determinou que a emissora do município man-tenha reservado o espaço de veiculação da propaganda, transmitindo nos horários a ela reservados a seguinte mensa-gem: “Horário reservado à pro-paganda eleitoral gratuita – Lei 9.504/97”.

ÁGUAS FRIAS

A Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) já tem garantido R$ 46.246.280,26 de Valor Adi-cionado (VA), de retorno do Movimento Econômico para 2013. A etapa de ajustes dos valores entre a Associação e a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) está concluída. A AMAI atua junto a SEF na recuperação de recursos para os municípios desde sua fundação. O calendário para realização das atividades referentes à recuperação de VA é estabelecido pela SEF. Neste momento, estão em julgamento os Recursos Administrativos de impugnação do índice provisório em 1ª Instância, que foram divulgados pela SEF no dia 4 de julho. No total os recursos impetrados pela região do Alto Irani são de mais de 73 milhões de reais em VA.

AMAI já garantiu R$ 46 mihões de Valor Adicionado

Page 5: Jornal Data X - Edição 224

5XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21AGOSTO 2012

2ªFeira

3ªFeira

4ªFeira

Validade destas ofertas até dia 25/08/2012Va

lidad

e d

esta

s of

erta

s at

é d

ia 2

7/08

/201

2

Higiêne e

Limpeza

Frutas e

Verduras

Queijo

Coca ColaPizza e

Feijão

Arroz Ovos

FARMAZANELLA 493353-1330

4933

53-10

20

07:45 às 12h e 13h às 21h Sábado 07:45 às 21h e Domingo de manhã

Horário de Atendimento

com Desconto25%à70%pagamento à vista

1,69Unidade

R$

Refrigerante Coca Cola 2,5l

3,99Und.

R$

Coração de FrangoDiplomata 1kg

7,99Kg

Queijo ColonialTirol

12,89Kg

Leite Tirol UHT 1l

Cerveja Colônia350ml

1,19Und.

R$

Açúcar Minasçúcar 5kg

8,19Und.

R$

Sabão em pó Brilhante 1,1Kg

4,27Und.

R$

R$

Fralda Pampers Supersec

14,69Und.

R$

Tintura Nutrisse

10,95Und.

R$

5,98Unidade

R$

Shampoo Dove 200ml

Fralda Turma da Mônica Jumbo

13,75Und.

R$

Medicamentos

7,99Unidade

R$

Arroz Panelaço 5kg

Lenço UmedecidoHuggies

4,85Und.

R$

Perfumes Importados com ótimos preços, venha conferir.

R$

Campanha 13 anos - 13 prêmios

Ganhadores Vale Compras

Magali GaspariEdi Perusso

De Segunda à Sexta 08:00 ao 12:00 e 13:20 às 19:30

Sábado sem fechar ao meio dia Domingos de manhã 08:00 às 11:30

Horário de Atendimento

6ªe

Feira

Page 6: Jornal Data X - Edição 224

6 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21 AGOSTO 2012

A 9ª Edição da Festa do Vizinho, promovida pela Rádio Cultura de Xaxim, reuniu, no último domingo centenas de famílias, na cidade e interior. Neste ano, participaram 34 ruas da cidade e 14 comunidades do interior. Para a coordenadora da festa do vizinho, Elia-ne Costa Folle, a nona edição da festa superou as expectativas. “Conseguimos reunir grande número de famílias que se confraternizaram desde as primeiras horas da manhã e este foi nosso objetivo, fazer com vizinhos se reunisse e se confraternizasse neste dia. Também estamos estudando a possibilidade de reali-zar a festa do ano que vem nos meses de setembro e outubro, já que geralmente nesta época o clima não é tão frio e chuvoso como foi em anos anteriores”. OpiniãoUma das participantes, Maria Irene Zanluchi, coorde-nadora de um grupo de 15 famílias da Rua Antônio Lunardi, bairro Dr. Ari Lunardi, disse que a Festa do Vizinho é uma forma de reunir os moradores, que no dia a dia não tem tempo de se encontrar. “Nós temos que nos reunir em momentos alegres, confraternizar, passarmos o tempo juntos. Temos uma vizinhança maravilhosa aqui, são todos pessoas de bem e que se ajudam quando precisam um do outro”.O coordenador do grupo de 20 famílias que se reuni-ram na Rua Eri José Locatelli, no bairro São Carlos, Neudi Luiz Kahler, destacou que o grupo já pretende realizar mais encontros como estes ao longo do ano. “Já combinamos em nos reunirmos mais porque são momentos alegres que passamos, almoçando juntos, jogando baralho, conversando isso mostra a união da vizinhança.

Festa do Vizinho reúne 34 ruas da cidade e 14 comunidades do interior

XAXIM POR IUNES FERRAZ

Rua Antônio Lunardi - Bairro Ari Lunardi

Rua Eri José Locatelli - Bairro São Carlos

Comunidade da Linha Nova Brasília Comunidade da Linha Pocinho de Cima

Rua Domingo Faé - Bairro Guarani Rua Almir Sutili - Bairro Guarani

Rua André Lunardi - Bairro Ari Lunardi Rua Duque de Caxias - Bairro Frei Bruno

Rua das Andradas - Bairro Alvorada Rua José Pulga Rua Valdir Tedesco

Rua Antonio Cordenonsi Filho - Bairro Alvorada

Rua Antônio Morás Rua Clóvis Locatelli

Rua Angelo Piccini

Especial Festa do Vizinho

Page 7: Jornal Data X - Edição 224

7XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21AGOSTO 2012

Rua Machado Rodrigues - Bairro Ari Lunardi Rua Independência - Bairro Frei Bruno Rua João Lunardi - Centro

Rua Rosa Zambenedetti - Bairro Ari Lunardi Rua Venerio Bergamaschi - Centro Rua Silvio Lunardi - Bairro Ari Lunardi

Rua Sebastião Alves Cavalheiro - Bairro Santa Terezinha Rua Antônio Cordenonsi FIlho - Bairro Primavera Rua Domingos Piana - Bairro Santa Terezinha

Rua Eri José Locatelli - Bairro São Carlos Rua Pedro Giotto - Bairro Guarani Rua Ricardo Panizzi - Bairro Guarani

Rua Senador Nereu Ramos - Bairro Guarani Rua Senador Nereu Ramos - Bairro Guarani Rua Sílvio Lunardi - Bairro Guarani

Rua Sílvio Lunardi - Bairro Guarani - próximo ao Ginásio Rua Zeferino Dalligna - Bairro Santa Terezinha Rua 10 de Novembro

Rua Adolfo Lunardi Rua Antonio Morás Rua Julio Lunardi

Especial Festa do Vizinho

Page 8: Jornal Data X - Edição 224

8 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21 AGOSTO 2012 GERAL

FilasPois é, ninguém gosta de filas, mas é algo inevitável, infelizmente. Certo dia da semana passada, eu estava numa agência bancária a espera da minha vez para utilizar o caixa eletrônico e fiquei só observando as filas paradas. E qual o motivo? Na ponta das 3 filas, estavam pessoas que necessitavam da ajuda da atendente, que, estava fazendo o possível para ajudar a todos. Onde quero chegar? Como está na moda “fila preferencial” nos bancos, por que não fazer uma fila única para quem necessita de algum tipo de ajuda na utilização dos terminais? Com certeza diminuiriam as filas, o tempo de espera, e por conseqüência, a satisfação do cliente aumentaria. Fica a Dica.

Publicidade I As vezes eu me pergunto se os empresários que optam por pan-fletagem, fazem as contas a respeito do retorno que esse tipo de mídia trás. Um amigo comentou no facebook que quando chega no carro e vê um panfleto preso no limpador do carro ou na por-ta, simplesmente abre, verifica de que loja é para não ir mais na mesma, nem olha as ofertas e simplesmente joga fora. Pois bem, acho que não tem mais loja disponível para ele comprar (risos).

Publicidade IIEssa eu não li, ninguém me contou, aconteceu na minha casa, se-mana passada minha esposa foi pegar correspondências e tinha nada mais, nada menos do que 30 panfletos da mesma “empre-sa” na caixa de correio. Ela, então ligou para a empresa relatando a situação, e foi informada que saíram 1000 panfletos para serem distribuídos em Xaxim. Assim fica fácil distribuir né?

Publicidade IIIVocê está no trânsito ou caminhando pela rua, e lhe oferecem al-gum panfleto de produto ou serviço que não vai utilizar? Recuse! Numa primeira impressão pode até parecer indelicado, mas com essa atitude estará evitando que mais lixo seja produzido. Por isso, aceite apenas quando o que estiver sendo oferecido seja realmente interessante. Pense nisso!

Trânsito.Louvável o trabalho do meu amigo Jorge Lauchzer, diretor de trânsito de Xaxim, fazendo o possível para a melhora do mesmo, com instalação de placas, pintura de faixas, destinando espaços apropriados aos deficientes e idosos, mas fica aqui a sugestão:- Que tal fazer um trabalho de conscientização destinado espe-cialmente ao estacionamento das motos ?Todos sabemos das dificuldades para estacionar em certos pon-tos da cidade, mas por diversas vezes notamos que, existem mui-tas motos que deixam de estacionar nas vagas em local para elas apropriado e devidamente sinalizado. Numa oportunidade eu vi em frente a lotérica, duas motos ocupando o lugar de dois carros, sendo que havia vaga no estacionamento dedicado a elas. Ora bolas, se qualquer cidadão com seu carro, por muitas vezes tem que deixar estacionado 50 ou 60m estacionado longe do esta-belecimento que necessita freqüentar, porque o motociclista não pode fazer 10, 15m a pé ?

Faltou lugarOs “meninos da chuva” Beto e Julio mais uma vez balançaram o Kasa Café. Faltou espaço, muita gente compareceu para presti-giar o show da dupla sertaneja xaxinense. O fato curioso fica por conta de que, não choveu, algo está errado... (risos)

Claudio Luiz [email protected]

A empresa Diplomata recebeu um prazo de sessenta dias para regularizar a situação pe-rante os funcionários da em-presa e também com os inte-grados que entregam os lotes na indústria. A decisão foi do Juiz de Direito, Dr. Carlos Edu-ardo Stella Alves de Cascavel, PR. A requerente, através do pedido, objetiva a preservação das empresas do grupo econô-mico e manutenção da ativida-de, inclusive o com a manuten-ção de postos de trabalho. A empresa terá agora o prazo de 60 dias para apresentar o pla-no de recuperação judicial, de forma clara idônea, sob pena de convocação em falência. O Juiz de direito assinalou que se não forem pagos o forneci-mento de energia após o pe-ríodo de recuperação judicial, ficam as concessionárias de serviços públicos autorizadas a suspender o fornecimento, vis-

Diplomata tem sessenta dias para regularizar situação

CASCAVEL

to que, apesar da essencialida-de, tais serviços não são gra-tuitos e se uma empresa em recuperação judicial não con-segue sequer pagar mensal-mente as suas contas de gás, água, luz e telefone, despesas corriqueiras de manutenção, então está a demonstrar, des-de o início, que sua tentativa de superação de crise não é

séria.Alves também determinou tam-bém a suspensão pelo prazo de 180 dias de todos os efeitos dos protestos lavrados até a presente data, em desfavor do grupo requerente, relativos a créditos sujeitos ao regime da presente recuperação judicial, consoante planilha de credores que instruiu a presente ação.

Com recursos assegurados no Ministério da Integração Nacio-nal, via Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC), da ordem de R$ 110 milhões, está sendo agilizado pela CASAN o projeto de implantação da nova captação e adutora de água para a região de Chapecó a partir do Rio Chapecozinho. O projeto beneficia ainda os municípios de Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta e já foi ini-ciada a licitação para escolha da empresa que vai elaborar o projeto final de engenharia,

Avança projeto da Casan para ampliar captação de água para região de Chapecó

orçado em cerca de R$ 1 mi-lhão e 200 mil. De acordo com o Diretor de Expansão da CA-SAN, Adelor Vieira, a Empresa deve ser conhecida até o final deste mês de agosto. O projeto foi concebido a partir da estia-gem de 2009 e debatido com as lideranças empresariais e da comunidade, antes de ser colocado em prática, observa Vieira, ressaltando que o obje-tivo é garantir o abastecimento de água à população urbana nos períodos de estiagem.O projeto final da obra prevê a construção de uma adutora com extensão de 56 quilôme-tros e com previsão de con-

clusão para o final de 2014, segundo Vieira que esta sema-na esteve reunido, na sede da CASAN, com técnicos do Mi-nistério da Integração Nacional para o acompanhamento e vis-torias técnicas sobre o acom-panhamento deste e de outros projetos em parceria com o go-verno federal.Para o Presidente da CASAN, Dalirio Beber, que também participou da reunião, o novo projeto de captação de água é importante para garantir a qua-lidade de vida na região e fazer frente ao grande crescimento populacional e econômico de Chapecó.

CHAPECÓ

POR IUNES FERRAZ

Page 9: Jornal Data X - Edição 224

9XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21AGOSTO 2012

www.unoparvirtual.com.brUnopar Xaxim - (49) 3353 6097

SEGURANÇA PÚBLICA

Desde a última quinta-feira, o Departamento de Trânsito coi-biu o transito de veículos pe-sados (caminhões e máquinas pesadas) na Rua Domingos Henrique Faé, ambas as dire-ções. A Rua Domingos Faé é a saída para a Vila Tigre pela Plínio Arlindo de Nês. O local já recebeu a sinalização de proi-bição de tráfego pesado. De acordo com o diretor de Trânsi-to, a medida deve-se ao fato da rua ser bastante estreita e com aclive e declive acentuados. “É um pedido dos moradores que utilizam a via para se locomo-ver, já que não há calçadas. Caminhões e máquinas geram bastante poluição sonora de-vido ao aclive/declive acentu-ado, além de comprometer a segurança dos pedestres”.

Rua Domingos Faé tem restrição para trânsito de veículos pesados

XAXIM

Os motoristas de veículos pe-sados devem se utilizar do acesso pela Rua João Lunardi, próximo a antiga Brhama. Para quem vem da Vila Tigre deve desviar pelo Bairro Guarany,

sentido centro. “Estamos fa-zendo esta comunicação para evitar que os motoristas de veí-culos pesados sejam multados porque prevalece a sinalização de trânsito”. A mudança foi re-

alizada após um estudo entre o departamento de trânsito e Polícia Militar.

Departamento amplia esta-cionamento em frente a mer-cado

Atendendo solicitação dos proprietários do Supermerca-do Zanella, o Departamento de Trânsito está ampliando as cagas de estacionamento em frente ao supermercado, no Bairro Alvorada. A solução foi retirar parte do canteiro central e disponibilizar pelo menos 10 novas vagas. Também se es-tuda a possibilidade de delimi-tação de uma área para carga e descarga, mas o caso está sendo estudado pelo Departa-mento de Trânsito.

Medida visa melhorar segurança do local

POR IUNES FERRAZ

A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Xaxim atende-ram, no último dia 17, ocor-rência de atropelamento na SC 460 Linha Folle onde a motocicleta HONDA/CG 150 Titan com placa de Xaxim/SC, conduzida por um jovem de 18 anos veio atropelar uma mulher que fazia caminhada no local. O condutor foi socor-rido pelo Corpo de Bombeiros com lesões leves e a feminina com lesões graves ambos foi

Mulher atropelada enquanto fazia caminhada na Vila Folle

encaminhado ao Hospital Frei Bruno para atendimento mé-dico. Efetuado levantamento topográfico do local do aciden-te. O condutor da motocicleta foi notificado por dirigir veiculo sem possuir CNH e a motoci-cleta foi liberada a um condutor habilitado. Lavrado Termo Cir-cunstanciado em desfavor do condutor da motocicleta com base no Artigo 303 do Código Brasileiro de Transito “Lesão corporal culposa na direção de veiculo automotor.”

XAXIM

Acidente na Rui BarbosaA Polícia Militar atendeu na Rua Rui Barbosa, esquina com a Avenida Luiz Lunardi, abalroamento transversal que envolveu o veiculo GM/Monza com placas de Xaxim/SC conduzido por um homem de 38 anos ileso e o veiculo VW/Gol com placas de Pinhalzinho/SC conduzido por um homem de 30 anos ileso. A caroneira do GM/Monza foi socorrida e encaminhada ao Hospi-tal Frei Bruno pelo Corpo de Bombeiros com lesões leves. Após levantamento topográfico do local do acidente os veículos foram liberados a seus respectivos condutores.

O Grupo de Atuação no Com-bate ao Crime Organizado (GAECO) de Chapecó - força--tarefa composta pelo Ministé-rio Público de Santa Catarina (MPSC), Polícias Civil e Militar e Secretaria de Estado da Fa-zenda - prendeu em flagrante, na de terça-feira (14/8), uma mulher que exigia dinheiro de um empresário da cidade de Chapecó, em tese, a mando de um servidor público. O motivo da exigência seria a manuten-ção do contrato de R$ 2,6 mil mensais que a Prefeitura man-

GAECO investiga fraudes em contratos públicos de Chapecó

tém com o empresário para prestação de serviço de loca-ção de espaço. O agente públi-co, através da investigada que foi presa, estaria exigindo R$ 2 mil por mês.O GAECO ainda apura os fatos e por isso não divulga maiores detalhes da investigação. Com relação a um suposto boletim de ocorrência que teria refe-rência aos fatos mencionados e que está circulando em re-des sociais, a 10ª Promotoria de Justiça de Chapecó informa que requisitará a instauração de inquérito policial para apu-ração.

CHAPECÓ

Page 10: Jornal Data X - Edição 224

10 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21 AGOSTO 2012 Social com Sinara Zornitta

Hoje é um dia muito es-pecial para mim. Con-fesso que jamais tinha pensado em escrever, porém a vida é cheia de surpresas e desafios e algumas oportunidades surgem quando menos esperamos, é por isso que cada dia que pas-sa agradeço a Deus por tudo que tem me ofere-cido e essa será ape-nas mais uma escada que tenho a subir.

Sinara Zornitta

Para começar um breve histórico de minha vida, e para os que me conhecem vale a pena reforçar. Meu nome é Sinara Zornitta, tenho 22 anos e sou estudante do 10º período de Direito. Sou natural de Xaxim, nasci e cresci aqui, morei até os 11 anos na comunidade de Linha Limeira, interior do municí-pio, logo após vindo a morar no Bairro Frei Bruno, onde continuo até os dias de hoje. Sempre gostei de moda, de desfiles e para tanto me orgulho em dizer que já consegui vários títulos de beleza como cito alguns Rainha do Carnaval Xaxim 2006, Ga-rota Studio CDI 2007, Garota Verão 2007 Xaxim final, Garota Verão Chapecó 2010 final, Miss Xa-xim 2011 e top 10 no Miss Santa Catarina 2011 e Rainha do Carnaval Xaxim 2012. Nesta nova etapa início com alguns clicks da Festa de um ano do Kasa Café na última sexta-feira (17), com a dupla Xaxinense reconhecida nacionalmen-te Beto & Julio. O final de semana não parou por aí, Juliana Barbosa animou o público da Maltaria no sábado (18).Frase da Semana“A vida é tão maravilhosa porque também é feita de colos, de feridas que cicatrizam, de amigos que ce-lebram ou choram junto. A vida é tão maravilhosa porque ela nos compensa com ela mesma”. Marla de Queiroz

Page 11: Jornal Data X - Edição 224

11XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21AGOSTO 2012CLASSIFICADOS

- Vende-se um Escort Hobby ano 1993 1.6, cor vermelha, com 5 pneus novos, revisa-do, placa final 5, já emplaca-do, em ótimas condições de uso. Telefone para contatos 49 99792891 / 4988899488.

Moto furtadaProprietário de moto Honda – Tornado, cor vermelha, pla-cas MDC 2439, furtada no úl-timo dia 14 de agosto, próxi-mo a Rádio Cultura, oferece boa recompensa para quem tiver informações. Contato pelo telefone: 3353-4790 ou 8403-5731.

VEÍCULOS

Você que deseja comprar, vender, negociar ou locar seu imóvel, procure pela Bickasa imóveis; uma nova opção para realizar seus negócios em nossa cidade.

Bickasa imóveis intermedia:

1- Vende-se um terreno de 876 m² com casa de madeira com aproximadamente 220 m² situado no Bairro Frei Bruno por R$ 240.000,00; aceita-se como parte do pagamento casa de menor valor;

2- Vende-se uma casa de alvenaria com 48 m² e terreno com 265 m² localizado no Bairro Dr. Ari Lunardi, próximo ao salão comunitá-rio São Cristovão. Valor R$110.000,00.3- Vende-se um terreno com 650 m² localizado no Bairro Alvorada;

4- Aluga-se uma sala comercial situada na Avenida Plínio Arlindo de Nês, próximo do Hospital;

5- Vende-se um terreno de 1.441 m², com uma casa de madeira com 80 m² localizado próximo a Prainha no Município de Lageado Grande;

6- Vende-se uma chácara com 19.945 m², localizado próximo a Prainha no Município de Lageado Grande;

7- Vende-se apartamento do Edifício Vitória; um imóvel planejado para o seu estilo de vida, localizado no Bairro Frei Bruno;

8- Vende uma casa de madeira situada no Bairro Chagas no valor de R$ 65.000,00.

Pessoas interessadas em obter maiores informações referentes aos imóveis descritos ou outras opções, entre em contato com o pessoal da Bickasa imóveis situada na av. Luiz Lunardi, 647 em frente à praça ou ligar para 3353 2005.

Tel: 3353 2005

Vende-se terreno 17x35 m²-bairro Guarani, ótima loca-lização, próximo ao Gomes Carneiro - aberto a nego-ciações, (49) 9968-6008 R$ 160.000,00, falar com Ma-theus

IMÓVEIS

Vende-se uma casa de alvenaria com 180m²( foto ), terreno medindo 470 m², localizado na Rua Cândido Teston, esquina com Av. Júlio Lunardi;

DIVERSOSVende-seVende-se 02 mesas de fibra com 1 metro de diâmetro e 4 cadeiras com braço cor ver-de grama.Valor R$340.00 - ENTRAR EM CONTATO PELO FONE 3353 6555

IMÓVEISVende-se ou troca-se uma casa em alvenaria com110m² - terreno com 200m² no cen-tro de Cruz Alta RS.Cidade com empresas,firmas,via fér-rea, transportadora,comércio e agricultura forte. Acei-ta-se casa ou apar-tamento em Xaxim – SC.Contato:055.3324.2208.ou 055.81081935.[tim.]Tra-tar c.Lúcia.

Tecnologia e excelente performance na higiene embelezamento dos pets

Raiva - Você conhece essa doença?A raiva é uma doença contagiosa que afeta os animais e o ho-mem, é causada por um vírus que atinge de maneira letal o sis-tema nervoso do indivíduo contaminado.A raiva não tem cura. Trata-se de um sério problema de saúde pública no Brasil e no mundo todo, pois expõe grande número de pessoas e animais ao risco da contaminação, tendo elevado custo de controle ou erradicação. A forma mais comum de trans-missão é o contato direto da saliva contendo o vírus rábico com mucosas ou pele machucada através de lambidas ou mordidas. A transmissão também pode ocorrer por arranhões, pois a saliva-ção intensa dos animais doentes contamina as patas. Em áreas urbanas, a principal fonte de infecção é o cachorro (quase 85% dos casos), seguido do gato. Em áreas rurais, além de cachorros e gatos, morcegos, macacos, bovinos, eqüinos, suínos, caprinos e ovinos também podem ser acometidos de raiva. Existem duas formas de raiva canina: a furiosa e a paralítica, dependendo da predominância de uns ou de outros sintomas. A forma furiosa caracteriza-se por inquietação, tendência ao ataque, anorexia pela dificuldade de deglutição e latido excessivo, posteriormen-te paralisia, coma e morte. Na forma paralítica, ao contrário da furiosa, não há inquietação ou tendência ao ataque, o cão tende a se isolar e se esconder em locais escuros. Apresenta paralisia de patas traseiras, que progride e o leva à morte. Em humanos os sinais da doença são bem parecidos. Uma vez instalada a doença não há tratamento específico, e a letalidade é de 100%. O tratamento paliativo visa minimizar o sofrimento do paciente. O procedimento correto após ser atacado por um animal é imedia-tamente limpar bem o local da lesão com água e sabão, capturar o animal e procurar orientações medicas nos postos de saúde. O diagnóstico da raiva é feito por exame clínico e do histórico do animal ou homem com antecedente de mordida ou outros tipos de exposição. Cachorros e gatos suspeitos de contato com ani-mais acometidos de raiva devem ser isolados e submetidos a quarentena para avaliação dos sintomas. As autoridades sanitá-rias devem ser imediatamente notificadas. A vacinação anual de cachorros e gatos é fundamental para o controle da raiva no meio urbano e rural. Somente a vacinação pode proteger os animais e indiretamente o homem contra essa enfermidade mortal. Existem também as vacinas humanas, indicadas para pessoas com alto risco de exposição ao vírus da raiva.Lembrando que a agressividade em um animal não quer dizer que ele apresente a doença raiva, a maioria das vezes é só um problema de comportamento por medo ou dominância.Curiosidade: “No passado, convencionou-se chamar agosto como “o mês do cachorro louco”, porque nessa época, ou seja, época de mudança de estação, ocorriam os cios das cadelas, havendo assim maior aglomeração dos animais para o acasala-mento, e conseqüentes motivos para agressões entre os cães e transmissão da raiva.”

e-mail: [email protected]/Fax:(49) 3353-6049

Rua João Lunardi, 1436 | Centro - Xaxim Av. Luiz Lunardi, 695Centro | Xaxim | SC

49 3353 4018

Page 12: Jornal Data X - Edição 224

12 XAXIM > TERÇA-FEIRA | 21 AGOSTO 2012

493353.2953

QUARTA MALUCA RODÍZIO DE PIZZA A

11,99R$

Para comemorar os 12 anos de atividade, A Agropecuária Alessi realizou sua tradicional festa de aniversário na última sexta-feira (17). O evento con-tou com a presença de clientes e amigos. No mesmo dia a loja contou com uma promoção es-pecial. Produtos em 12x sem juros, e 12% de desconto em algumas linhas de produtos. Também foi oferecido para os clientes bolo, suco e chimarrão. De acordo com o proprietário,

Agropecuária Alessi comemora 12 anosAldicir Alessi, o evento contou com a presença de mais de mil pessoas durante o dia todo.Uma das pessoas que parti-cipara da festa foi o agricultor Jacir Cozzer. Ele é cliente da Agropecuária desde a sua fun-dação. “Conheço o Aldicir há mais de 25 anos e sou clien-te não apenas por causa dos preços, mas pelo atendimento diferenciado, qualidade dos produtos, e pela confiança es-tabelecida entre loja e cliente”, destacou.

A agropecuária Alessi foi funda-da no ano 2000. Em vista das boas vendas, gradativamente a empresa cresceu e teve de ser ampliada. De um local alu-gado, a Agropecuária Alessi foi para sua sede própria e hoje conta com um estoque de mais de 5.600 produtos e 16 funcio-nários. A Agropecuária Alessi faz parte hoje da Rede Unia-gro, única no setor da região que tem como filosofia: “não vendemos apenas produtos, mas oferecemos soluções”.

XAXIM

Na manhã do último sábado (18), cinco ganhadores dos prê-mios da Rifa da Paróquia São Luiz Gonzaga e comunidade São Cristóvão, receberam os prêmios das mãos do Frei Alex Ciarnoski e da Comissão Orga-nizadora das duas festas. Frei Alex e os membros da comis-são organizadora da tradicional rifa, que acontece todo ano na mesma época, fizeram uso da palavra agradecendo a todos que trabalharam, e de alguma forma colaboraram para fazer as festas de São Luiz Gonzaga e São Cristóvão 2012. “Neste ano realizamos a rifa conjunta das duas comunidades, Centro

Igreja Matriz e comunidade São Cristóvão entrega prêmios

e Dr. Ari Lunardi. As festas fo-ram bem sucedidas, e agrade-cemos o apoio e a colaboração de todos”, ressaltou Ciranoski.Os cinco prêmios foram entre-gues pela ordem de sorteio do quinto para o primeiro:

Lidacir Maria Atuatti (5º Prê-mio R$1000,00)Guinter Hellmann (4º Prêmio R$1,000,00)Marta Zornita (3º Prêmio R$2000,00)Angelin Zanetti (2º Prêmio Fiat Uno Mille 0km Preto)Idalia Marlene Lunardi (1º Prêmio – Fiat Uno Mille 0km Vermelho)

XAXIM

POR IUNES FERRAZ

POR RAPHAEL SPILLER

GERAL