Jornal de Abril

8
ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144 Dieta das cores Pág. 05 ABRIL - 2012 - ANO XII Nº 144 Borboletário encanta crianças e adultos Pág.08 NUTRIÇÃO Visita à Mata de Santa Genebra é opção de lazer Foto: Clovis Cordeiro Obras da artista valorizam as cores Pág. 04 As cores que nascem da alma é a exposição no Ciesp-Campinas Pedreira do Chapadão passa por limpeza e reforma de equipamentos Foto: Lázara Paes Leme Foto: Clovis Cordeiro Prédio da Cúria Metropolitana será reformado sem alterar as características originais Pág.04 Quiosque para piquenique será reformado e lagos não terão peixe Pág.06 Divulgação Divulgação Prédio da Arquidiocese receberá Casa Cor 2012 Obras para Campinas Decor renovam casarão em Joaquim Egídio Fazenda Santa Margarida terá os ambientes adaptados ao tema da mostra Pág.08 Pág. 08 DOCES LEMBRANÇAS Novas gerações

description

Versão on-line da edição de abril 2012 do JORNAL DO CASTELO

Transcript of Jornal de Abril

Page 1: Jornal de Abril

ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144

Dieta das coresPág. 05

ABRIL - 2012 - ANO XII Nº 144

Borboletário encanta crianças e adultos

Pág.08

NUTRIÇÃO

Visita à Mata de Santa

Genebra é opção de

lazer

Foto: Clovis Cordeiro

Obras da artista valorizam as cores Pág. 04

As cores que nascem da alma é a exposição no Ciesp-Campinas

Pedreira do Chapadão passa por limpeza e reforma de equipamentos

Foto: Lázara Paes Leme

Foto: Clovis Cordeiro

Prédio da Cúria Metropolitana será reformado sem alterar as características originais Pág.04

Quiosque para piquenique será reformado e lagos não terão peixe Pág.06

Div

ulga

ção

Divulgação

Prédio da Arquidiocese receberá Casa Cor 2012

Obras para Campinas Decor renovam casarão em Joaquim Egídio

Fazenda Santa Margarida terá os ambientes adaptados ao tema da mostra Pág.08

Pág. 08

DOCES LEMBRANÇASNovas gerações

Page 2: Jornal de Abril

ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144 PÁG. 2 Redação: [email protected] www.jornaldecampinas.com.br

Departamento Comercial: Fone: (19) [email protected]

Impressão: Lauda Editora, Consultorias e Comunicações Ltda.Rua Baronesa do Japi, 53-Centro-Jundiaí-SP-CEP: 13.207-684Tiragem: 7.000

Investimentos garantem verbas para bloco operatório do Caism Continuando com o tema,

destaco agora que sob o aspecto moral, a preocupação com a pes-soa amada se impõe sempre. Sermos honestos e sinceros não nos dá o direito de dizer tudo que pensamos. A franqueza pode ser prejudicial e por incrível que pareça, muitas verdades são desnecessárias (não estou falando para mentir e ou omitir) isso é outra história. A verdade não sub-trai o caráter agressivo da afirma-ção; pelo contrário o acentua.

Preconizo que uma boa forma de avaliar uma ação é pelo resultado. Se o efeito for destrutivo, a ação será nociva, independentemente das “boas intenções” daquele que a prati-cou. A tese de que devemos fa-lar tudo o que pensamos é ainda mais indefensável quando o ob-jetivo é facilitar o entendimento e a comunicação.

Indiscutivelmente o ser hu-mano é vaidoso e, se se sentir ofendido por alguma palavra ou atitude do outro, acabará desen-volvendo uma postura negativa em relação a essa pessoa ou para consigo mesmo. Não ouviremos o resto do argumento ou então o ouviremos com o intuito de encontrar bons raciocínios para derrubá-lo. Temos que nos lem-brar disso se quisermos agir de modo construtivo para nós e para os demais.

Vinicius D´Ottaviano Psicologia Clínica

e-mail: [email protected]

PORQUE ECONOMIZAR AFETO? (PARTE 02)

Para comemorar o an-iversário de 11 anos que serão completados em maio e o Dia das Mães, a Feira Castelo das Artes organizou uma promoção. Na compra de qualquer produto artesanal (exceto praça de ali-mentação), a cliente ganha um cupom para ser preenchido na hora e passa a concorrer a di-versos eletrodomésticos. A feira, que acontece todos os sábados, a partir das 9 horas, oferece opções em artesanato

Feira de Artesanato do Guanabara terá brindes

Ambiente agradável com muitos produtos artesanais

Foto: Lázara Paes Leme

A Associação de Moradores e Amigos do Jardim Chapadão (As-somoch) e o Conseg Campinas Chapadão vão realizar eleições no mês de maio, para escolha das novas diretorias. Poderão concor-rer à presidência das entidades pessoas que tenham participado de pelo menos 50% das reuniões realizadas no ano. Os interessados deverão formar as chapas e apre-sentá-las na sede da entidade até 30 de abril próximo.

O atual presidente do Conseg, Armando Guaiume, já adiantou que não concorrerá à reeleição nem para o Conseg nem para a Assomoch.

O secretário municipal para Assuntos de Cooperação de Se-gurança, Sinval Dorigon, que pela primeira vez participou da reunião, na noite de terça-feira, 20 de março, fez um breve relato so-bre como encontrou as condições das 10 bases municipais de segu-rança e revelou que são situações deprimentes.

Dorigon informou, ainda, que ao assumir a secretaria encon-trou 350 câmeras de segurança do sistema CIMCAMP instaladas e apenas 160 funcionando. O se-cretário colocou-se à disposição do Conseg e prometeu estudar a implantação de uma base ou um Ponto Fixo de Apoio (PFA) à Guarda Municipal e à Polícia Militar na Torre do Castelo. A torre dispõe de estrutura para isso, como banheiros, telefone e uma câmera de segurança instalada no topo. Embora seja tombado pelo Patrimônio Histórico, a implan-tação do PFA é possível uma vez que não mexeria absolutamente em nada do prédio, nem na esté-tica nem na estrutura.

A região do Castelo é uma importante praça bancária, co-mercial e de serviços, por onde circulam diariamente milhares de pessoas. Por isso, é impor-tante uma base ou pelo menos um Ponto Fixo de Apoio à Polí-cia Militar e à Guarda Munici-pal, mesmo que adotem reveza-mento, uma viatura tem que ficar lá o dia todo,conforme sugerem os moradores.

O médico Belmiro Gonçalves Pereira apresenta ao deputado Jonas Donizette as melhorias conseguidas na unidade

Salas de partoEntre os destaques do novo

bloco operatório estão as salas de parto, concebidas de acordo com o princípio da atenção humaniza-da ao nascimento –o conceito PPP (Parto, Pré Parto e Puerpério)–, sem abrir mão da segurança do atendimento hospitalar.

O PPP preconiza que a partu-riente seja atendida no conforto de um quarto de internação conjunto com familiares e que se converte em sala de parto totalmente equi-pada, onde mãe e filho são atendi-dos sem qualquer separação física.Segundo o diretor executivo do Ca-ism, Oswaldo Grassioto, os investi-mentos em equipamentos permitirão incorporar a mais moderna tecnolo-gia em uso nos melhores hospitais do País, permitindo por exemplo a real-ização de 60% das cirurgias através de técnicas minimamente invasivas. Além disso, diz, o local se destaca pela nova ambiência também focada na humanização. “A disponibiliza-ção de equipamentos modernos e seguros, a climatização do espaço, o conforto e a ergonomia do trab-alho permitem aos profissionais do Caism exercer com qualidade suas competências e oferecer aos nossos clientes os melhores cuidados.”

4 mil cirurgias por anoNo bloco operatório do hospital são realizadas em média 4 mil cirurgias e 3 mil partos a cada ano, a maioria destes procedimentos sendo considerados de alta com-plexidade, oferecendo cobertura para a uma região de cerca de 5 milhões de habitantes, em que o Hospital da Mulher desempenha o papel de centro de máxima com-plexidade de referência para o Sistema Único de Saúde.

Divulgação

Cônego Luiz Carlos F. Magalhães é jornalista e

pároco da Igreja Cristo [email protected]

A Cruz e o CrucifixoEspecialmente para os

idosos, a Semana Santa traz lembranças muito agradáveis, revivendo tradições que não voltam mais: a procissão do encontro, a Via Sacra, a Verônica, as imagens cobertas com pano roxo, o lava pés, o sermão das sete palavras, a procissão do Senhor Morto, e o silêncio res pei toso da sexta feira santa.

Não se trata de voltar ao passado, mas recordar que o centro de todas as cerimônias e ritos, leituras e cânticos, é a Pessoa de Jesus, o Filho de Deus: assumiu a natureza humana, engajou-se no movimento de tra ns formação da sociedade, sob todos os aspetos, e deu a vida pelo Projeto do Pai. Ele dividiu a história, antes e depois.

A figura de Jesus está presente na arte, na poesia, nos filmes, no teatro, nos livros e em muitas pesquisas sobre sua vida, sua obra, sua person-alidade e sua ação no mundo. Uma presença que mudou a vida de muitas pessoas de ontem e de hoje. Por ocasião da apresentação de Jesus no Templo, Simeão havia profetizado: “Ele será um sinal de contradição...” Quer dizer: diante dele é impossível ficar “em cima do muro”. As pessoas tomam uma posição, a favor ou contra.Em nossos dias, não é diferente. Jesus é sinal de contradição e continua incomodando muita gente. “O Tribunal do Rio Grande do Sul determinou a retirada dos cru-cifixos e símbolos religiosos nos espaços públicos dos pré-dios da justiça gaúcha. Para alguns a presença do crucifixo é uma “ameaça à liberdade re-ligiosa, um contrassenso, um valor atrasado, uma prepotên-cia religiosa”. Observe-se que o pedido foi feito ao Tribunal por um pequeno grupo.

Para o jurista gaúcho, Paulo Brossard, ex-Ministro

do STF, “os crucifixos exis-tentes nas salas de julgamento do Tribunal lá não se encon-tram em reverência a uma das pessoas da Santíssima Trin-dade, segundo a teologia cris-tã. Representa alguém que foi acusado, processado, julgado, condenado e executado, enfim justiçado até sua crucificação, com ofensa às regras legais históricas...

Rui Barbosa salienta que “por seis julgamentos passou Cristo, três às mãos dos ju-deus, três às dos romanos, e em nenhum teve um juiz”… O crucifixo está nos tribunais não porque Jesus fosse uma divindade, mas porque foi vítima da maior das falsidades de justiça pervertida. Brossard ainda pergunta: “será que ai-nda vão propor a retirada de “Deus” do preâmbulo da Con-stituição ou a demolição do Cristo que domina os céus do Rio de Janeiro durante os dias e todas as noites?”.

Para muitos, Jesus é o “Caminho, a Verdade e a Vida”, para outros con ti nu-ará incomodando por que denuncia injustiças, infide-lidades e mentiras.

O Hospital da Mulher Profes-sor Doutor José Aristodemo Pinot-ti - Caism da Unicamp inaugurou, no dia 29 de março, um novo bloco operatório. O investimento totaliza R$ 3 milhões, viabilizados por verbas do Executivo Federal, do Executivo Estadual e por meio de emendas parlamentares, entre as quais a do deputado federal Jonas Donizette (PSB/SP).

Na unidade, de 1.100 metros quadrados, serão realizados to-dos os procedimentos cirúrgicos e anestésicos nas áreas de obstet-rícia, ginecologia, oncologia gine-cológica, oncologia mamária e neonatologia. “Essas melhorias no Caism garantem a manutenção e a ampliação de um sistema de saúde pública com face humana”, afir-mou Jonas Donizette.

A principal característica do novo bloco operatório, além da integração de atividades, é a am-pliação em 40% no espaço que agora conta com seis salas de cirurgia, quatro salas de parto, 14 leitos de preparação anestésica e recuperação pós-procedimentos, quatro leitos de cuidados inten-sivos, duas salas com dois lei-tos cada de acompanhamento do trabalho de parto, uma sala com cinco berços de atenção neona-tal, uma sala de procedimentos anátomo-patológicos, um centro periférico de esterilização de ma-terial integrado à Central de Ma-terial Esterilizado e uma sala de insumos cirúrgicos e farmacêuti-cos. Até a inauguração, 55% dos partos eram naturais e 45% eram feitos por procedimentos oper-atórios. O novo bloco operatório vai triplicar os partos humaniza-dos e aumentar em 35% a capa-cidade de fazer cirurgias de alta complexidade.

O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envol-vendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos mu-nicípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois ga-rante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgo-

Dia Mundial da Saúde será comemorado em 07 de abril

tos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contamina-ção por bactérias.

Campanhas de vacinação tam-bém é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doen-ças e epidemias entre as pessoas.

Participar de pequenas associa-ções também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômi-co de um país.

Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de pro-porcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de quali-dade. Através de uma boa alimenta-ção as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.

Jussara de BarrosGraduada em Pedagogia -

Equipe Brasil Escola

Assomoch e Conseg

Chapadão elegerão

novas diretorias

de roupas, acessórios, bijoute-rias e decoração, além da praça de alimentação com comi-das típicas e doces caseiros.

O sorteio dos brindes da promoção será em 12 de maio, às 13 horas, no próprio local da feira, Praça Silva Rego, entre as Ruas Oliveira Cardoso e Miguel Penteado, no Guanabara.

Ainda está programada uma série de atrações nesse período como apresentações artísticas e musicais e recreação infantil.

Page 3: Jornal de Abril
Page 4: Jornal de Abril

ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144VARIEDADE PÁG. 4

Lanchão & Cia chega ao Castelo

O prédio que abrigava a Cúria Metropolitana de Campi-nas e o Centro Pastoral Pio XII será a sede da edição 2012 da Casa Cor Campinas. A edifica-ção pertencente à Arquidiocese de Campinas reúne todos os pré-requisitos necessários para a real-ização da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo.

A Casa Cor Campinas ocor-rerá entre 2 de outubro e 11 de no-vembro, à Rua Irmã Serafina, 88, bairro: Bosque, em Campinas.

Na avaliação dos organiza-dores a localização central e de fácil acesso, a fachada imponente, sua importância histórica para o município de Campinas e a área útil compacta fazem do prédio o local ideal para a realização de um evento intimista, de acordo com as tendências do segmento.

Nova gestãoCom o tema Moda. Estilo.

Tecnologia, a Casa Cor Campinas chega à quarta edição e passa a ser gerida, a partir deste ano, pela

Casa Cor Campinas 2012 será no prédio da Cúria Metropolitana

empresa Interior SP - Empreen-dimentos & Decoração Ltda., de propriedade de Adriane Salomão Sanna e Flávio de Sanna. Renata Podlsky permanece na função de diretora executiva.

Renata destaca a importância da escolha do local-sede para ga-rantir à mostra a característica de casa, lar, aconchego, acolhimento. “Foram necessários meses de pes-

quisas até chegarmos a esse pré-dio. Com suas linhas arquitetôni-cas Art Déco e três pavimentos ele tem as proporções ideais para o nosso projeto”, avalia.

De acordo com ela, a escolha segue a tendência de revaloriza-ção das regiões centrais por meio da revitalização de construções históricas, adotada por grandes cidades.

Prédio da Cúria, na Rua Irmã Serafina, no Bosque

Foto: Clovis Cordeiro

Os admiradores de lanche feito no capricho e com tempe-ros especiais podem conhecer o Lanchão & cia Castelo, inaugu-rado em de setembro de 2011.

A rede campineira, fundada em 1989, e a sexta maior ham-burgueria do país, apresenta um cardápio variado com hambúr-gueres, carnes, vegetarianos, cahorro-quente, lanches leves (light) e a famosíssima e inigua-lável maionese temperada.

A loja no Castelo comporta 80 pessoas, num salão com deck de 120 metros quadrados. Ofer-ece estacionamento próprio, que será expandido no próximo mês devido a demanda aos finais de semana.

Além da variedade em lanches, a unidade do Castelo fornece almoço das 11h às 15h, de segunda a sábado. O prato do dia custa R$ 8,90, mas o menu tem vários outros no estilo “monte seu prato”.

Para acompanhar as re-feições e lanches, além de cer-vejas e refrigerantes há opções com os sucos tradicionais e os especiais: laracreme, guamolé,

laraxi, abacaxi bahiano (que le-vam sorvete, guaraná e mix de frutas), sempre feitos na hora, com frutas naturais.

O Lanchão Castelo atende no fornecimento de lanches 18h à 01h de domingo a quinta-feira e das 18h às 05h, as sextas e sábados.

O consumidor pode escolher entre porções diversas e lanches como hambúrgueres convencio-nais, picanha fatiada, filé mi-gnon, filé de alcatra ou frango e os trios: sanduíche, refrigerante e batata. Os lanches mais pro-curados são o Big Lanchão, com dois hambúrgueres, alface, queijo e molho especial, o Fran-go Max, repleto de catupiry e a batata frita, preparada com ex-clusivo corte caseiro, sequinha por fora e crocante por dentro.

Dentre as sobremesas, sor-vetes, torta holandesa, mousses e o imperdível Petit Gateau.

O Lanchão fica na Avenida Francisco José de Camargo An-drade, 217, no Jardim Chapadão, (sentido Balão do Castelo) tele-fone/delivery: 4141.5184, www.lanchao.com.br

Divulgação

Ambiente prático para almoço e lanches

Div

ulga

ção

Fachada da nova unidade na Avenida Francisco José de Camargo Andrade, 217 (sentido Balão do Castelo)

A Paioça do Caboclo rece-be em 18 de abril, quarta-feira, a renomada dupla Bruno & Marro-ne, que desde o sucesso da can-ção Dormi na Praça, em 2000, está na lista dos sertanejos mais conhecidos do Brasil. O show co-meça às 21h. A dupla Betho e Me-non, também convidada, encerra a apresentação no palco da casa. A Paioça do Caboclo está localizada na Estrada das Cabras, Km 5,5, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas.

Os convites para o show já estão à venda nas três unidades do restaurante Fogão Mineiro, na Paioça do Caboclo e na A Acade-mia, com o preço de R$ 110 pa-ra homens e R$ 70 mulheres. Informações: (19) 3298-6442, (19) 3298-6201 ou www.paioca.com.br

Paioça do Caboclo terá

show de Bruno & Marrone

Geni Fuzato Dagnoni traz suas obras para o Espaço das Artes do Ciesp-Campinas, com a exposição “As Cores Que Nascem da Alma” que ficará aberta ao público de até 30 de abril de 2012.

A artista plástica, professora e poeta, Geni Fuzato Dagnoni, abre o mês de abril no Espaço das Artes do Ciesp-Campinas com óleos sobre tela e acrílicos sobre tela, com pássaros, nature-za morta e também abstrações.

As cores que nascem da alma é a exposição do Ciesp-Campinas

Divulgação

Uma comitiva de representantes da indústria regional partiu para São Paulo, capital, onde uniu-se aos trabalhadores e empresários do estado para o Grito de Alerta em Defesa da Produção e do Emprego. A manifestação em frente à Assembleia Legislativa paulista foi uma mobilização no sentido de chamar a atenção do Governo Federal para a desindustrialização, (processo de queda na produção da indústria de transformação), que vem acentuando-se ano após ano e, principalmente, para pedir atendimento às demandas do setor.

Nos primeiros dias de abril, o Governo Federal anunciou redução de IPI para alguns produtos indus-trializados, baixou impostos trabalhistas para poucos segmentos e a promessa de conter a valorização do dólar. Porém, essas ações são consideradas insatisfatórias pelos industriais e pelos sindicatos.

José Nunes Filho, diretor-titular do Ciesp Campinas, avaliou como pontuais as recentes medidas adot-adas em prol da produção . “O governo lançou uma cortina de fumaça, são ações que atendem um número pequeno, 16 setores apenas, e não atendem nossas expectativas”

O ônibus com participantes da mobilização saiu de frente à sede da entidade, na Rua Padre Camargo Lacerda, 37, no bairro Bonfim, em Campinas.

Empresários de Campinas participam da Grito de Alerta

Geni Dagnoni é uma artista versátil, indo das artes plásticas à poesia. Ela pertence a diversas Academias - de Letras Menotti Del Picchia, de Itapira, de Letras Mantiqueira, no Rio de Janeiro, de Letras, Ciências e Artes da AFFESP, de São Paulo e Campi-neira de Letras Ciências e Artes das Forças Armadas. É também autora do livro Vagando em Ver-sos. A artista tem participado de inúmeras exposições de artes plásticas e ainda ilustrou várias capas de livros.

A exposição “As Cores Que Nascem da Alma”, com obras de Geni Dagnoni, fica aberta ao público, no Espaço das Ar-tes do Ciesp-Campinas de 2 a 30 de abril de 2012, das 8h30 às 17h30, de segunda a sex-ta. O Espaço das Artes fica na sede da entidade à Rua Padre Camargo Lacerda, 37 - bairro Bonfim, em Campinas. Fone (19) 3743-2200.

Cores valorizadas em todas as obras da exposição

Page 5: Jornal de Abril

ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144RESTAURANTES/NUTRIÇÃO PÁG. 05

Nutricionista Dra. Regina Esteves Jordão - CRN3 13437

[email protected]

Dieta das coresDesde os tempos dos nos-

sos avós sabemos que comer alimentos de cores variadas faz bem a saúde. E, além disso, o velho ditado de que “comemos com os olhos” também é cor-reto. Alguns estudos mostram que uma refeição com monoto-nia nas cores pode aumentar o risco de doenças e ao contrário, a variedade auxilia na proteção ao câncer e na resistência imu-nológica, por exemplo.

Uma das vantagens também é o poder de saciedade, pois quando nos preocupamos em preparar os alimentos com cores diversas, prestamos mais aten-ção à refeição, saboreando mais a comida evitando compulsões ou impulsos alimentares, tendo maior controle com a quan-tidade energética e nutritiva do prato.

Outro benefício em se preo-cupar com um prato colorido é o de poder variar os diversos tipos de nutrientes presentes nos ali-mentos. Pois cada cor significa a presença de determinados pig-mentos que têm uma função es-pecífica, como:

- Alimentos arroxeados ou pretos (alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo) contém pigmentos chama-dos antocianinas, importantes para transformação dos nutrien-tes em energia, melhoram a cir-culação sanguínea e funcionam como anti-envelhecimento;

- Alimentos brancos (alho, couve-flor, cebola, batata, fei-jão-branco, cogumelos): com cálcio e potássio, para o meta-bolismo ósseo, sistema nervo-so e muscular, fluidificação do sangue, como coadjuvantes no tratamento da hipertensão e do-enças cardiovasculares;

- Alimentos verdes (abacate, alface, pepino): pigmento é a clorofila, que melhora a energia e potencializa os efeitos de al-guns nutrientes como a vitamina C;

- Alimentos vermelhos (be-terraba, caqui, cereja, melancia, tomate): a cor vem do licopeno e também das antocianinas, com efeito antioxidante, protetor contra tumores, como de prós-tata;

- Alimentos marrons (aveia, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, pão integral, so-ja, tamarindo, trigo): possuem

fibras, vitaminas E e do comple-xo B, melhoram o funcionamen-to intestinal, sistema nervoso e muscular, auxilia no tratamento da ansiedade e depressão;

- Alimentos amarelo-ala-ranjados (Abóbora, cenoura, mamão, manga): ricos em beta--caroteno ou vitamina A, funda-mental para a manutenção das funções visuais, melhoram a memória e o humor.

Para finalizar é muito impor-tante que esses alimentos sejam consumidos sempre em quanti-dades equilibradas, pois os be-nefícios citados não são para os alimentos isoladamente e muito menos, em grandes quantidades, podendo até ter efeitos opos-tos se consumidos em excesso isoladamente. A dieta ideal é combinar as cores em um prato tendo: fontes de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais equilibrados, o fa-moso prato do brasileiro com os alimentos diversificados.

WWW.JORNALDECAMPINAS.COM.BR

Page 6: Jornal de Abril

ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144GUIA DE SAÚDE COMPRAS E SERVIÇOS PÁG. 06

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista,

vou cada vez melhor”

LIBRA - 23/09 a 22/10: Êxito e ótimos lucros, no comércio e na indústria de líquidos, de modo geral, e de produtos quími-cos para a lavoura e a veterinária. Terá algumas dificuldades,

mas, se agir com otimismo e inteligência, você pode se sair bem.

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Momento em que exigirá o máx-imo de sua inteligência para que possa conseguir realizar seus anseio e desejos. O fluxo astral é dos melhores para sua saúde,

no trato com religiosos e para solicitar favores.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Viver em paz e sem perturbação será muito importante agora. Para que tudo isso aconteça, evite participar de fuxicas, intrigas e rivalidades com quem quer que

seja. Felicidade no amor e nas diversões.

CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: Sua indecisão, neste momento, muito poderá prejudicá-lo. Portanto seja decidido para que tudo possa sair bem. Cuide da saúde, não se precipite e não se deixe

influenciar por maus pensamentos.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Uma visita inesperada poderá modificar os seus planos no transcorrer deste período. Boa influência aos seus interesses econômicos e também no que se refere ao trabalho e a vida

sentimental e amorosa. Invista mais no otimismo e na sua força de vontade.

PEIXES - 20/02 a 20/03: Indícios de excelentes contatos com pessoas mais idosas que você e de bom nível financeiro e ma-terial. Aproveite tal oportunidade para tirar algum proveito. In-teligência clara e forte magnetismo pessoal.

ÁRIES -21/03 a 20/04: Propícia influência para cultivar os dons de seu intelecto, seu espírito filosófico e otimista. Fará ótimas relações sociais e propícias amizades.

TOURO - 21/04 a 20/05: Procure começar o período com delib-eração e propósito de conseguir tudo àquilo que deseja no plano amoroso e profissional. Fase astral excelente. Deve aproveitá-la. Se o sucesso deste período não for completo, terá um período de possibilidades para levar a bom termo seus objetivos.

GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Negativo fluxo astral para as mudanças de emprego, atividades ou residência. Tendência a depressão psíquica o que viria a lhe prejudicar mais ainda. Controle-se em todos os sentidos e cuide de sua saúde.

CÂNCER - 21/06 a 21/07: Este é um período realmente impor-tante para você. Vai progredir no campo profissional e finan-ceiro. O amor também está em excelente aspecto astral. Toda

e qualquer chance de melhorar em sua carreira, seja pública, adminis-trativa, cultural ou técnica deverá ser aproveitada.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Muita harmonia familiar, conjugal e na vida sentimental e amorosa está prevista para você neste momento. Muito favorável também, aos negócios, as especu-

lações e as novas empresas. Contatos pessoais bem sucedidos.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Excelente momento para tratar com agricultores, agropecuários, feirantes e agrônomos. Terá sucesso nos negócios imobiliários e muito poderá progredir, profission-

almente, nesta fase.

HORÓSCOPO

Quem passou pelo Castelo nas noites de do-mingo (dia 1º) e segunda-feira, (2) de abril, no-tou todo o entorno da Torre do Castelo Vi-tor Negrete iluminado por holofotes azuis.

A ação da Sanasa foi uma forma de apoio à cam-panha desenvolvida globalmente, marcando a celebra-ção do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A autarquia participou iluminando a fachada de sua sede na Avenida da Saudade e a Torre do Castelo com lâmpadas de tom azul, cor escolhida para representar a data. Também na entrada princi-pal da empresa ficou instalado um banner gigante.

O Dia Mundial de Conscien-tização sobre o Autismo foi insti-tuído, em 2007, pela ONU, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização para mostrar que há pessoas um pouco diferen-tes das outras, mas que, em essên-cia, são tão humanas quanto todos.

Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Dessa forma, o Dia Mundial de Con-scientização sobre o Autismo busca esclarecer o que ele vem a ser e disseminar informações sobre a importância do diag-nóstico e da intervenção precoce.

Holofotes azuis para marcar o Dia do Autista

Dia do Autista:Sanasa ilumina deazul sede e Torre

do Castelo

Os moradores que frequen-tam a Praça Ulysses Guimarães (antiga Pedreira do Chapadão) já perceberam mudanças com as ações de revitalização da Prefei-tura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Desde o início do serviço de limpeza, em março, o mato foi cortado e cerca de 30 caminhões de entulho e galharias foram co-letados do local. Mas, ainda há sobras acumuladas, espalhadas em todo entorno da praça e que devem ser retiradas até o final da quinzena.

Entre as melhorias, o que para notar é a recuperação da pista de cooper, que já não está

Prefeitura intensifica revitalização da Pedreira do Chapadão

mais coberta pelo mato e pode ser usada tranquilamente. Também o playground mudou de lugar, os brinquedos foram recuperados com reforma e pintura e estão sendo instalados numa área de sombra, próxima à portaria de en-trada principal, com a finalidade de facilitar o acesso e uso pelas crianças.

Segundo a diretoria do DPJ, os trabalhos continuam e, numa segunda etapa, muita coisa ainda vai ser feita. Entre as pendências estão a instalação de nova fiação e troca de lâmpadas, restabeleci-mento da queda d’água que abas-tece os 10 pequenos lagos espal-hados pela área e recuperação da escultura de Ulysses Guimarães,

que dá nome à praça, mas que está enferrujada, além do término da reforma das pontes de madeira, do quiosque, bancos de concreto, pintura dos banheiros, entre out-ras reformas.

Prestes a deixar o serviço pú-blico e aproveitar a aposentadoria, José Barbosa, atual administrador que há 20 anos trabalha na Pe-dreira do Chapadão, confirma que as coisas estão melhorando. Numa administração anterior, quando a praça passou à gestão da Secretaria Municipal de Cultura, o local sequer recebia manuten-ção. Em 2011, Barbosa chegou a pedir exoneração do cargo por causa da situação de abandono do local e ninguém tomava qualquer providência. Mas, “Desde que a Secretaria de Serviços Públicos assumiu, há pouco mais de dois meses, a manutenção está sendo feita e a praça aos poucos vai mel-horando”, afirma.

Até a conclusão dos trabalhos, a parte do fundo da praça conti-nua inviabilizada de uso, já que as pontes quebradas e os caminhos com barro e montes de mato rep-resentam risco aos caminhantes.

O projeto de revitalização não prevê despoluição do espelho d’água e recolocação de peixes (carpas) como havia no passado.

Monumento em homenagem a Ulysses Guimarães será restaurado

Playground já está sendo montado na entrada principal

Foto: Clovis Cordeiro

Foto: Clovis Cordeiro

Page 7: Jornal de Abril

ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144V A R I E D A D E SPÁG. 07SOCIAL

Neusa Leoncini

ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144 PÁG. 07

Nova diretoria organiza Casa Cor Campinas 2012

Catedral do Chopp

Festa italiana

No dia 05 de maio acontece a 1ª Festa Italiana Temática do Salão Colonial de Campinas, com comi-das típicas a cargo do Buffet Carlos Bassi e apresentação do tenor Vi-cente Montero.

A renda será revertida ao In-stituto dos Cegos Trabalhadores d e Campinas, onde será realizado o almoço: Rua Amilar Alves, 485, na Vila São Jorge.

Os convites a R$ 60 por pes-soa estão à venda pelos fones: (19) 3243-2227 e 3243-4864 e-mail: [email protected]

Visita ao Chile

O sommelier do Barbacoa Campinas, Raimundo Cosmo, es-teve no Chile no final de março. Lá fez visitas aos principais vinhedos da região e ao Valle de Casablan-ca, conhecida pro dução de vinhos brancos.

O momento mais marcante da viagem foi degustação do vinho Seña, elaborado por um dos princi-pais produtores da América do Sul, Eduardo Chadwik. Cosmo voltou repleto de novidades.

Prêmio Feac

“Ações e oportunidades de desenvolvimento na infância” é o tema da 15ª edição do Prêmio Feac de Jornalismo. Na edição comem-orativa de aniversário, além das tradicionais categorias, o prêmio contemplará duas novas modali-dades nacionais: Mídia Impressa e Jornalismo On Line.

No total, serão distribuídos R$ 38 mil em prêmios. Todos os trab-alhos vencedores nas modalidades propostas concorrem ao Grande Prêmio Fundação Feac de Jornal-ismo que é destinado ao melhor produto jornalístico do ano, inde-pendentemente da categoria.

Os candidatos interessados em participar do 15º Prêmio Funda-ção Feac de Jornalismo deverão preencher ficha de inscrição a ser disponibilizada em hotsite espe-cialmente preparado para destacar a iniciativa e traz o regulamento da premiação, todas as categorias e outras informações sobre o con-curso.

Os concorrentes deverão encaminhar seus trabalhos até 08 de outubro de 2012 para a Secretaria do Prêmio no Depar-tamento de Marketing e Novos Negócios da Feac (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34 - Jardim Brandina - Campinas/SP - CEP 13.092-540).

“Condoer-se com as mazelas do próxi-mo é fácil, quero ver regozijar-se com as

suas alegrias”

Oscar Wilde

Renata Podolsky, Pe. Alexandre Moura, Flávio Sanna, Monsenhor Roberto, Adriane Salomão Sanna: parceria para a realização da Casa Cor Campinas no prédio da Cúria Metropolitana

Professor Paulo Lot Junior, coordenador de Relações Insti-tucionais da Universidade São Francisco e Julio Pugliesi, consultor empresarial, durante evento do Instituto Lot, no Ciesp-Campinas, no Bonfim

Foto

: Clo

vis C

orde

iro

CONCENTRADASCatedral do Chop

A tradicional Feijoada benefi-cente promovida pela Catedral do Chopp já está marcada para dia 19 de maio. O evento que chega a sua sexta edição, terá parte da renda revertida ao Centro Educacional de Assistência Social Menino Jesus de Praga. A animação fica por conta da banda Sem Tempo, além de muitas novidades e surpresas que estão sendo preparadas pela equipe que administra a Casa. Volnei e Luzia Serafim, proprietários da Catedral do Chopp, estão a todo vapor com os preparativos! A Catedral do Chopp fica na Rua Cel. Francisco A. Coutin-ho, 299, Cambuí, Tel. (19) 3295.0110, www.catedral-dochopp.com.br

O Centro Educacional de Assistência Social Menino Je-sus de Praga fica na Rua Anuar Murad Bufarah, 578, Novo Cambuí.

Novidades do ConteAlém do cardápio normal, o Conte das terças as quintas-fei-ras, oferece uma entrada, o prato principal e a sobremesa por R$ 49,90 por pessoa. Imperdível! Conte, Rua Sampainho, 251 – Cambuí – Fones: (19) 3325-4155 e 3294-5543.Num ambiente elegante e acolhe-dor, os mais diferentes sabores e ingredientes em exclusivas apre-sentações também do cardápio especial. Tem mais: menus exclu-sivos para eventos corporativos e particulares que sempre fazem a festa dos pala dares refinados.

*** A culinária portuguesa será tema do 4º Festival Gas-tronômico de Campinas, que acontecerá entre 19 de julho e 12 de agosto, durante toda a semana ou de acordo com o funcionamento do restaurante

participante (quinta a domingo, etc). “ A opção por Portugal deve-se a 2012 ser comemorativo: é o ano de Portugal no Brasil e o ano do Brasil em Portugal”, explicam os organizadores.

*** Emília Fraga apresenta sua novíssima coleção outono/inverno. Destaque para as cores vinho, terra, tons de azuis. Brilho em alta, lurex. Uma coleção preciosa, peças inspiradas nos bichos, principalmente na cobra...Os vestidos em chamois estão belos, também casacos no estilo chanell e os boleros, ideais para serem usados em cima de vestidos sem mangas em nosso inverno, nem tão inverno assim.

*** Acompanhe diariamente na CBN o programa Estilo de Vida em duas edições, manhã e tarde, entre 9h30 e 12h e entre 14h e 16h .

Aos sábados às 11h45.Também no áudio www.cbncampinas.com.br em Colunas.

Encontro empresarial

Divulgação

Page 8: Jornal de Abril

ABRIL 2012 - ANO XII Nº 144 PÁG. 08VARIEDADES

DOCES LEMBRANÇASNovas gerações

Vera LonguiniJornalista e escritora

[email protected]

Quando você pensa que todas as coincidências, casu-alidades ou sincronicidades já aconteceram na sua vida, eis que o destino novamente traz boas surpresas. No sábado, 31 de março, fui madrinha do casamento do meu sobrinho Felipe, filho da Kelly, com a Karine, numa linda festa na chácara da noiva, em Pinhal-zinho. Quando fui convidada para abençoar o casamento, o Felipe me perguntou se eu aceitaria ser madrinha de seu casório junto com um amigo que ele gostava muito, o Ron-aldo, que eu sequer conhecia.

- Depende, ele é bonito?, brinquei.

- As meninas dizem que sim, respondeu.

- Então eu topo, aceitei.E não é que o garoto é bo-

nito, mesmo! Só que o lindão do Ronaldo tem aproximada-mente a metade da minha idade e é filho da minha xará Vera, irmã da Sônia, da Ivonete e do Washington, que moravam na Rua Alberto Jackson Byington, no Jardim Chapadão. Nós nos reuníamos sempre na mureta da casa do Gilberto Alves (Ur-tigão), na esquina com a Rua Cônego Manoel Garcia.

Pode um negócio desses? Adorei. Quando o Ronaldo me falou que talvez eu conhecesse a mãe e as tias dele, fui logo perguntando os nomes. Con-forme ele falava, as imagens das amigas voltavam à minha mente. Que delícia. E que bom saber que o destino colocou o Ronaldo e o Felipe na mesma rota para que se tornassem ami-gos. Amizade da segunda gera-ção, sem qualquer interferência da primeira. Mais uma obra do destino. Chamei as minhas ir-mãs e o meu irmão e apresentei o Ronaldo para todos:

- Vocês nem imaginam quem é esse moço lindo!, eu

dizia.Eu me amarro nessas

histórias. Até mesmo porque eu vejo sincronia em tudo o que acontece na minha vida. Mesmo quando o “acaso” tem fortes aliados para pro-moverem esses reencontros, como as redes sociais, por ex-emplo. Graças ao Facebook já reencontrei centenas de ami-gos. E, quando acredito que já reencontrei todo mundo, alguém cria um novo grupo e ali aparecem outras dezenas de pessoas que fizeram parte, de alguma forma, de minha história.

O grupo mais recente é o DOM JOÃO NERY Bonfim, a escola primária onde estu-dei e que, depois, tornou-se ginásio em substituição à es-cola Hildebrando Siqueira que funcionava no mesmo prédio da Rua Erasmo Braga. Nesse grupo estou lendo e curtindo as Doces Lembranças de an-tigos colegas, principalmente sobre os professores. Estou resgatando a história do pro-fessor Antonio Roiuk, que tan-tos comentários provocou no Face e será o tema da minha próxima coluna. Entrem no grupo e deixem lá suas lem-branças. As mais interessantes eu prometo transcrever aqui nesse jornal.

O estado de São Paulo ainda abriga remanescentes dos 7% res-tantes da vegetação original de mata atlântica no Brasil, boa parte dessas “florestas” está localizada no litoral e algumas cidades do interior.

Para conhecer essa flora e algu-mas espécies de animais. A Funda-ção José Pedro de Oliveira, em Campinas, oferece a oportunidade de uma visita monitorada à Mata Santa Genebra, que fica na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque, em Barão Geraldo. Um total de 251,77 hectares de uso restrito, de relevante interesse ecológico, que preserva o bioma mata atlântica.

A sombra da mata, num perí-metro de 9 quilômetros, foi doada ao município, em 14 de julho de 1981, na gestão do prefeito Magal-

População pode participar das visitas monitoradas à Mata de Santa Genebra

hães Teixeira, por Jandyira Pamplo-na de Oliveira e, posteriormente, tombada pelos Condephaat (1983) e Condepacc (1992). A ação de doar a sombra condiciona à sua preser-vação, ou seja, as árvores têm que ser mantidas em pé e, caso isso não ocorra, as terras voltam aos herd-eiros, descendentes da família Pam-plona.

Visita monitorada Na chegada, os participantes são

recepcionados pela equipe técnica da Fundação com uma palestra bordan-do o histórico da mata atlântica, um breve resgistro da doação e recebem informações sobre as espécies de an-imais e insetos que podem ser encon-trados lá. Também é exibido o filme Hope que sintetiza as consequências das ações do homem que elimina o

A bióloga Sabrina Martins mostra a planta imbaúba (banana de macaco), durante visita monitorada à mata

verde e não se preocupa com preser-vação da natureza.

Em seguida, num percurso se-guro, o visitante conhece espécies de árvores e plantas entre pau-bra-sil, jequetibá, pau-jacaré, palmeiras, trepadeiras, figueiras e pode ter a sorte de encontrar na trilha animais como sagui, porco-espinho, macaco prego e bugio, aranhas, cobras e outros que lá habitam.

O local abriga ainda o Borbo-letário com mais de 700 espécies, onde biólogos e estudantes de Bio-logia explicam sobre a o ciclo das borboletas. Desde o ambiente da polinização/fecundação, ovo, lagar-ta, pupa (confundida com cazulo) até o imago (adulto) e tempo de vida desses insetos.

O número de vagas para a visita monitorada é limitado a 50 pessoas.

Os interessados poderão agendar a participação gratuita pelos telefones (19) 3749-7200 ou 3749-7203 ou pelo e-mail [email protected] .

A próxima visita está programada para 27 de maio, do-mingo, às 9 horas. Os organizadores pedem para chegar com meia hora de antecedência.

Serviço:Mata Santa GenebraPróxima visita : 27 de maioLocal: Rua Mata Atlântica, 447, Bosque – Barão Geraldo, em CampinasHorário: 9 horas da manhã Telefones: (19) 3749-7200 ou 3749-7203

Placa indicativa na entrada da Fundação José Pedro de Oliveira

Giancarlo Porta, Maria Luiza de Souza e Geraldo Rossi, diretores da Ambicamp, Coleta e Destinação de Resíduos, de Campinas, estiveram em Brasília participando da cerimô-nia de premiação do MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pesquenas Empresas que traz a proposta de incentivar a melhoria da qualidade da gestão nos pequenos negócios. A Ambicamp foi finalista no segmento Serviços e represen tou o Estado de São Paulo nesta categoria, o que os diretores consideraram um marco para uma empresa com 12 anos de vida.

A Ambicamp, que conta com um centro de triagem para o armazena-mento temporário dos resíduos, tem em seu site (www.ambicampbrasil.com.br) informações sobre a legis-lação ambiental para a destinação de resíduos e sobre as áreas onde atua.

Começaram nesse início de abril as obras de preparação para a edição 2012 da Campinas Decor, evento an-ual de arquitetura, decoração e paisa-gismo. Em sua 17ª edição, a mostra será realizada de 27 de abril a 17 de junho e terá como cenário a Fazenda Santa Margarida, localizada no dis-trito de Joaquim Egídio.

Famosa por abrigar grandes festas da sociedade e juventude campineiras na década de 1990, a propriedade centenária será totalmente recuperada pela organização e expositores para a realização da mostra – que promete ser uma das mais belas e grandiosas da história da Campinas Decor.

As diversas construções e jardins da Fazenda Santa Margarida irão abrigar mais de 50 ambientes internos e externos, que serão preparados por arquitetos, paisagistas e designers de interiores de Campinas e região, so-mando uma área total de cerca de 15 mil metros quadrados.

Além do casarão sede, com seus amplos salões e dormitórios, pé di-reito duplo e uma grande varanda, o cenário da Campinas Decor 2012 contará ainda com a grande tulha, um

mirante e diversos espaços de paisa-gismo. A enorme piscina, com 800 metros quadrados de área (20 m x 40 m) promete ser uma atração à parte.

A expectativa da organização é atrair um público aproximado de 35 mil pessoas. A Campinas Decor 2012 deve gerar cerca de 1.500 em-pregos diretos e indiretos no período de obras e outros 150 durante a real-ização da mostra.

ServiçoCampinas Decor 2012Data: de 27 de abril a 17 de junhoLocal: Fazenda Santa Margarida Endereço: Rua Rubens Gomes Bal-

sas, 311, distrito de Joaquim Egídio, Campinas – (Rodovia Dom Pedro I – Km 122 - Saída 122)

Horários: terça e sexta-feira, das 14h às 21h (bilheteria fecha às 19h30); sábados, das 12h às 22h (bil-heteria fecha às 20h30); domingos e feriados, das 12h às 21h (bilheteria fecha às 19h30)Valor dos ingressos: R$ 30,00; estu-dantes e idosos pagam R$ 15,00 e cri-anças de até 12 anos não pagam. Passaporte Campinas Decor: R$ 50,00, com visitas ilimitadas. Telefone para informações: (19) 3255-7744

Campinas Decor inicia obras para a 17ª edição do evento

Piscina da fazenda vai compor um dos ambientes da mostra

Divulgação

Giancarlo Porta, Maria Luiza de Souza e Geraldo Rossi, diretores da Ambi-camp, Coleta e Destinação de Resíduos, de Campinas, estiveram em Brasília parti-cipando da cerimônia de pre-miação do MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitivida-de para Micro e Pesquenas Empresas que traz a propos-ta de incentivar a melhoria da qualidade da gestão nos pequenos negócios. A Am-bicamp foi finalista no seg-

Ambicamp é finalista do prêmio MPE Brasil

Giancarlo Porta, Maria L. de Souza e Geraldo Rossi

mento Serviços. A empresa representou o Estado de São Paulo nesta categoria o que os diretores consideraram um marco para uma empre-sa nacional com 12 anos de vida.A Ambicamp conta com um centro de triagem para o armazenamento temporário dos resíduos. O site (www.ambicampbrasil.com.br) dis-ponibiliza informações sobre a legislação ambiental para a destinação de resíduos e so-bre as áreas onde atua.