Jornal de EJA

5
ESCOLA MUNICIPAL DO SANCHO JORNAL DE EJA: PASSANDO A CIDADE A LIMPO Sancho / Recife-PE Edição 000/2010 Recife, mais uma vez, se veste de luzes e cores para a chegada do Natal. A beleza da Cidade foi ressaltada por uma decoração feita com material reciclado como: garrafas PET e CD'S e DVD'S apreendidos numa operação de combate à pirataria. Com o tema Recife Iluminado podemos contemplar uma árvore gigante flutuando no nosso tão maltratado Rio Capibaribe, em frente ao Cais da Alfândega. Além disso, o Rio Capibaribe ganhou uma iluminação especial. Próximo à tela com os filmes, foram colocadas 50 bolas iluminadas com lâmpadas de LED, que mudarão de cor de acordo com o que estiver sendo exibido. As pontes Buarque de Macedo, Giratória e Maurício de Nassau, com um baixo consumo de energia , estão muitíssimo iluminadas. Destacamos também o Teatro de Santa Isabel, a Praça do Entroncamento, o Sítio da Trindade e a Av. Agamenon magalhães, que foram agraciados com essa decoração especial que une arte, beleza e cuidados com o meio ambiente, além da geração de renda para tantas pessoas. Estudantes, professoras de EJA, da nossa Escola, e convidados, foram apreciar, no último dia 21/12, um pouco dessa beleza. Não deixe de ir, vale a pena!!! Que nossos corações também se preparem com muita beleza para receber o Menino Jesus. E que sua Luz ilumine nosso ser. Feliz Natal!!! E muita paz em 2011!!! Sumário Recife Iluminado P. 01 Poemas Para Receber 2011! P. 02 Entrevista: Eleuzine Correia P. 02 Carta do Leitor P. 02 Consciência Negra P. 03 Eleições Presidenciais no Brasil P. 03 Culinária: Bolo de Cenoura P. 03 VII Passeata Ecológica da Esc. Mun. do Sancho P. 04 Galeria de Fotos P. 04 Canção Fonemas da Alegria P. 05 Últimas Notícias P. 05 Expediente P. 05 CURIOSIDADE Próximo à maravilhosa árvore de Natal, foram montadas duas bombas d’água entre a Ponte Giratória e a Maurício de Nassau, que formam uma tela que projetará filmes com temática natalina. As exibições ocorrerão de quinta a domingo, sempre à noite. Além disso, o Rio Capibaribe ganhou uma iluminação especial. Próximo à tela com os filmes, foram colocadas 50 bolas iluminadas com lâmpadas de LED, que mudarão de cor de acordo com o que estiver sendo exibido. Recife Iluminado

description

Este jornal foi produzido pelos alunos de EJA II (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal do Sancho Recife-PE, cuja professora é Benadete Maria da Silva.

Transcript of Jornal de EJA

Page 1: Jornal de EJA

ESCOLA MUNICIPAL DO SANCHOJORNAL DE EJA: PASSANDO A CIDADE A LIMPO

Sancho / Recife-PE

Edição 000/2010

Recife, mais uma vez, se veste de luzes e cores para a chegada do Natal. A beleza da Cidade foi ressaltada por uma decoração feita com material reciclado como: garrafas PET e CD'S e DVD'S apreendidos numa operação de combate à pirataria.

Com o tema Recife Iluminado podemos contemplar uma árvore gigante flutuando no nosso tão maltratado Rio Capibaribe, em frente ao Cais da Alfândega.

Além disso, o Rio Capibaribe ganhou uma iluminação especial. Próximo à tela com os filmes, foram colocadas 50 bolas iluminadas com lâmpadas de LED, que mudarão de cor de acordo com o que estiver sendo exibido.

As pontes Buarque de Macedo, Giratória e Maurício de Nassau, com um baixo consumo de energia , estão

muitíssimo iluminadas.Destacamos também o

Teatro de Santa Isabel, a Praça do Entroncamento, o Sítio da Trindade e a Av. Agamenon magalhães, que foram agraciados com essa decoração especial que une arte, beleza e cuidados com o meio ambiente, além da geração de renda para tantas pessoas.

Estudantes, professoras de EJA, da nossa Escola, e convidados, foram apreciar, no último dia 21/12, um pouco dessa beleza. Não deixe de ir, vale a pena!!!

Que nossos corações também se preparem com muita beleza para receber o Menino Jesus. E que sua Luz ilumine nosso ser.

Feliz Natal!!! E muita paz em 2011!!!

Sumário

Recife Iluminado P. 01Poemas Para Receber 2011! P. 02Entrevista: Eleuzine Correia P. 02Carta do Leitor P. 02Consciência Negra P. 03Eleições Presidenciais no Brasil P. 03Culinária: Bolo de Cenoura P. 03VII Passeata Ecológica da Esc. Mun. do Sancho P. 04Galeria de Fotos P. 04Canção Fonemas da Alegria P. 05Últimas Notícias P. 05Expediente P. 05

CURIOSIDADEPróximo à maravilhosa árvore de Natal, foram montadas duas bombas d’água entre a Ponte Giratória e a Maurício de Nassau, que formam uma tela que projetará filmes com temática natalina. As exibições ocorrerão de quinta a domingo, sempre à noite.Além disso, o Rio Capibaribe ganhou uma iluminação especial. Próximo à tela com os filmes, foram colocadas 50 bolas iluminadas com lâmpadas de LED, que mudarão de cor de acordo com o que estiver sendo exibido.

Recife Iluminado

Page 2: Jornal de EJA

Page 2 Newsletter Header

CONFIANÇA

Sem este domNinguém poderá viverAntes tudo era sempre assimHoje tudo já tem fimQuando nascemosGritamos para o mundoO nosso alegre momentoDe estarmos presentes enfimEste grito nos transmite esperançaIsto é confiançaDe chegarmos aquiPra lutarmos e vencermosTudo isto faremos neste mundoNum lamento quase comumCom confiança e valorSem deixarmos de buscar nosso deus

E seu profundo amorO QUE É SONHAR?

Sonhar é uma pequenaE enorme montanhaCheia e vazia de floresQue nos busca a felicidadeSempre nos transmite segurançaQue vemos refletidaNum ser pequeno, simples criançaQuando a buscamosEncontramos pazQuando a rejeitamosNossas vidas, nossas floresNossos olhosChoram por tudo e por nadaPois nunca mais veremosNeles refletidosO sabor da vida, de um sonho

Não, nunca, jamais...

Alda MouraFeliz Natal! Feliz 2011!

Alda Moura é mãe do

estudante Luiz Henrique

do 3º Ano do 1º Ciclo –

Turno: manhã. Mãe

sempre presente aos

eventos da escola, é uma

grande colaboradora no

dia a dia. A você, Alda,

nossa gratidão.

Poemas Para Receber 2011!

Winicius - A senhora gosta do seu emprego? Por quê?Eleuzine - Sim. Gosto muito, porque eu sinto prazer no que faço. Eu sou professora por vocação. Não é por salário.

Winicius - Faz muito tempo que a senhora trabalha nesse emprego?Eleuzine - Muito tempo. Desde os 17 anos que eu trabalho .

Winicius - A senhora se sente bem no seu trabalho? Eleuzine – Sinceramente, melhor do que em casa. Estou

acostumada.

Winicius - A senhora já teve algum aborrecimento e veio trabalhar com mau humor? Eleuzine - Já. Às vezes a gente se aborrece em casa. Na hora de vir trabalhar a gente tem de se segurar. O aluno não tem nada a ver com os problemas da gente. Se a gente trouxer os problemas pra sala de aula, a gente não dá aula.

Winicius - A senhora tem algum estresse na escola?Eleuzine - Na escola a gente tem todo dia. Em relação ao meu trabalho, nessa Escola que eu estou em sala de aula é muito estresse, mas a gentetira de letra e a gente resolve aos

poucos.

Winicius - Quando a senhora está com raiva, se vinga nos alunos?Eleuzine – De jeito nenhum. Quando eu me aborreço, a primeira coisa que faço é tomar um chá de camomila. Eu não posso descarregar nos meus alunos.

Recife, 05/ 10/ 10.

Entrevista: Eleuzine Correia (Vice-dirigente da Escola Mun. Do Sancho)Repórter: Winicius LuizProdução: Sueli Júlio, Rosemary Cipriano, Ubiraci Ferreira, Cremilda do Carmo, Ivanice.

Entrevista: Eleuzine Correia

CARTA DO LEITOR

Recife, 28 de setembro de 2010.Queridas amigasOntem nós fomos ao laboratório de informática e observamos que a sala estava muito empoeirada e isso prejudica a nossa saúde.Gostaríamos que, por favor, as senhoras fizessem um limpeza geral um dia sim e outro não, porque umas das alunas passou mal e ficou cansada.Muito obrigada pela atenção. Truma de EJA II

Page 3: Jornal de EJA

Page 3Issue 1

Não importa se uma pessoa é branca, negra ou amarela. Sua raça não tem importância. Não importa se é homem ou mulher. Não importa também qual é sua religião ou o país em que ela nasceu. Todas as pessoas tem direitos e os direitos são iguais.

PalestraRecebemos a visita de dois pesquisadores para mostrar a religião dos negros que vieram da África. Eles eram proibidos de praticar a religião. Hoje as pessoas podem, mas são discriminadas.Assistimos a um filme sobre a cerimônia do candomblé e depois escutamos a palestra e fizemos

perguntas.

Pesquisamos na internet sobre comidas de origem africana:AcarajéCocada VatapáMunguzáSopa de cabeça de peixeFeijoadaDoce de batata doceCana

Recife, 26/11/2010.Produção coletiva: Bira, Cremilda, Wanderson, José Ferreira e Luzinete.

Culinária: Bolo de CenouraBolo de Cenoura é feito pela turma EJA II. Ontem 19/11 nossa turma se reuniu no refeitório da escola para fazer um delicioso bolo de cenoura que foi assado na casa de dona Geni, porque o forno da escola está quebrado.

Receita

Ingredientes:3 cenouras1xicara oleo ( bem cheia)2 xícaras de açúcar2 xícaras de farinha de trigo3 ovos 1 colher de fermento em pó1 pitada de salModo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e a farinha de trigo aos poucos e bata mais um pouco até formar bolhasUnte a forma e asse em forno quente.

Cobertura:½ xícara de leite condensado 6 colheres de açúcar2 colheres de chocolate em pó1 colher de chá de manteiga. Leve ao fogo e deixe ferver para engrossar e jogue sobre o bolo ainda quente.

Bira, Sliane, Neide, Sueli e Júlio.

Consciência Negra

Eleições Presidenciais no Brasil

O RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE - 2°TURNO

Dilma vence a eleição e será a primeira mulher a exercer o cargo de Presidente do Brasil.Com o apoio de Luiz inácio Lula da Silva, ela venceu em 2º turno a disputa com o candidato José Serra.

Page 4: Jornal de EJA

Page 4 Newsletter Header

VII Passeata Ecológica da Escola Mun. do SanchoA VII Passeata Ecológica da Escola Municipal do Sancho foi muito boa. Contou com muita gente: muito adulto e muita criança. A passeata foi pela Guanabara e várias ruas do Sancho e Totó.A passeata foi para não botar lixo na rua, nem no rio para não poluir o meio ambiente.O trabalho da nossa turma foi sobre a reciclagem do óleo de comida.Você sabia ?Óleo de cozinha pode ser

reciclado! O óleo de comida serve para fazersabão, combustível e detergente. Quando não podemos fazer o sabãodetergente ou ração animal, guardamos numa garrafa pet, transparente, de 2 litros e entregamos em um posto de coleta. Quando a gente toma essas atitudes está protegendo o meio ambiente.Recife, 27/10/10.Sueli, André, Cremilda, Emília,

Sueli, Júlio, Eliane, Ubiraci, Geni, Luzinete, Winicius, Leandro.

Galeria de Fotos

Page 5: Jornal de EJA

JORNAL DE EJAREDAÇÃO

Escola Municipal do SanchoDirigente: Roseane Maria da CostaVice-dirigente: Eleuzine Correi ada SilvaAssistente de Direção: Sueli Gomes da SilvaCoordeandora e Profª de EJA II: Bernadete Maria da Silva

UTEC Jardim BotânicoProfª Multiplicadora: Hélia Maria Barroso Braga

Canção Fonemas da AlegriaPeço licença para algumas coisas.Primeiramente, para desfraldareste canto de amor publicamente. Sucede que só sei dizer amorquando reparto o ramo azul de estrelasque em meu peito floresce de menino. Peço licença para soletrar,no alfabeto do sol pernambucanoa palavra ti-jo-lo, por exemplo,e poder ver que dentro dela vivemparedes, aconchegos e janelas,e descobrir que todos os fonemassão mágicos sinais que vão se abrindoconstelação de girassóis girandoem círculos de amor que de repenteestalam como flor no chão da casa.

Às vezes nem há casa: é só o chão.Mas sobre o chão quem reina agora é um homemdiferente, que acaba de nascer:porque unindo pedaços de palavrasaos poucos vai unindo argila e orvalho,tristeza e pão, cambão e beija-flor,e acaba por unir a própria vidano seu peito partida e repartidaquando afinal descobre num clarãoque o mundo é seu também, que o seu trabalhonão é a pena que paga por ser homem,mas um modo de amar - e de ajudaro mundo a ser melhor. Peço licença para avisar que, ao gosto de Jesus,este homem renascido é um

homem novo:ele atravessa os campos espalhando a boa-nova,e chama os companheirosa pelejar no limpo, fronte a fronte,contra o bicho de quatrocentos anos,mas cujo fel espesso não resistea quarenta horas de total ternura. Peço licença para terminarsoletrando a canção de rebeldiaque existe nos fonemas da alegria:canção de amor geral que eu vi crescernos olhos do homem que aprendeu a ler. MELO, Tiago de. In: Manuel S. Barata (org.). Canto Melhor. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1969, p. 216-7.

Últimas NotíciasA FESTA DE ANIVERSÁRIO DA PROFª BERNADETEA festa foi ótima foi animada. Teve bolo, salgadinho, coxinha, refrigerantee a bênção do Senhor. Tinha muita gente bonita, a gente fez a comemoração no refeitório para caber os alunos das outras classes, porque nós sabemos compartilhar com nossos amigos. A comida deu para todos e ainda sobrou.Recife, 30/09/10.Mira