Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

12
Mesmo com as prisões, as investigações prosseguem. A intenção é descobrir quem encomendava e para onde os carros eram levados Operação Balada Segura aborda 90 condutores na madrugada do Dia das Mães Deic prende cinco em desmanche no Barnabé Página 10 Página 5 Gravataí, 13 de maio de 2015 ANO IX | Edição # 2231 Quarta-feira qua qui sex 22º 24º 24º 11º 12º 13º Até que a crise nos separe Página 3 Funcionários de grandes indústrias gravataienses contam com acordos para evitar demissões. Comitê municipal é formado para revitalizar a economia do município

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Page 1: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 20151

Mesmo com as prisões, as investigações prosseguem. A intenção é descobrir quem

encomendava e para onde os carros eram levados

Operação Balada Segura

aborda 90 condutores na madrugada do Dia das Mães

Deic prende cinco em desmanche no Barnabé

Página 10 Página 5

Gravataí, 13 de maio de 2015

ANO IX | Edição # 2231

Quarta-feiraqua qui sex

22º 24º 24º11º 12º 13º

Até que a crise nos separe

Página 3

Funcionários de grandes indústrias gravataienses contam com acordos para evitar demissões. Comitê municipal é formado para revitalizar a economia do município

Page 2: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 20152

É fantástico o avanço da tecnologia na área médi-ca. Não só em relação aos equipamentos médicos, mas também na área de sistemas voltados à melhoria da qua-lidade e eficiência na saúde. Já é consenso de mercado que, hoje, uma empresa que quiser acompanhar o avanço tecnológico, tem que investir de 3 a 5% de seu faturamen-to para estar continuamente atualizado. Dentro das várias áreas, a que tem chamado atenção e que está evoluin-do de maneira exponencial são os chamados aplicativos móveis.

O aplicativo móvel tem mostrado uma gama muito ampla de benefícios e pos-sibilidades. É possível criar sistemas que possibilitam agendamento de consultas, saber onde o médico traba-lha, qual é a melhor maneira de chegar até o consultório, programar alerta para avi-sar do dia da consulta, listar preparações para exames, carregar o seu histórico mé-dico com todos os exames, entre outras ações. Dentro de um app seguro, é possível até mesmo solicitar receitas médicas sem precisar ir ao consultório.

Com a tecnologia atual é possível acoplar em um smartphone diferentes tipos de hardware que possibilitam realizar alguns exames, dos mais simples, como medição de glicemia ou de pressão arterial, aos mais complexos, como um eletrocardiogra-ma. Pacientes com doenças crônicas podem ser acom-panhados à distância em um centro de gerenciamento de

doenças, evitando consultas e procedimentos desneces-sários. Com isto, melhora--se o tratamento através de cuidados mais intensivos.

Mas o app pode também atuar na manutenção da saú-de, oferecendo informações e realizando outros tipos mais rotineiros de monitoramento. Por exemplo, já existem sis-temas que controlam a quan-tidade de alimentos consumi-dos e o correspondente gasto energético durante o dia e, com base nas calorias, indi-cam se o indivíduo está se mantendo na dieta proposta. Com este tipo de aplicativo, a pessoa torna-se protagonista da sua própria saúde, toman-do para si a responsabilidade do cuidado.

No Brasil, ainda estamos engatinhando nesta área, pois vivemos diversos desa-fios: os custos elevados da tecnologia, internet lenta e a própria cultura da população, que tende a delegar a outros a responsabilidade por sua saúde. Entretanto, mesmo neste cenário, as empresas já estão investindo e alguns projetos estão em andamen-to. Pois este é o futuro e não há como fugir desta tendên-cia que irá beneficiar todo o sistema de saúde.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

Saúde na era digital CHARGE

Cadri Massuda

Presidente da Abramge PR/SC – Associação Brasileira

de Medicina de Grupo Regional Paraná e Santa

Catarina

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunidade em busca de

soluções. Participe pelo e-mail [email protected] Whatsapp (51) 9415.3122

Postes de iluminação são instalados na quadra de esportes da EMEF Prefeito José Linck. A instituição de ensino fica localizada no Loteamento da Lagoa.

Page 3: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 201533Cidade

Funcionários de grandes indústrias gravataienses contam com acordos para evitar demissões. Comitê municipal é formado para revitalizar a economia do município

Filipe Foschiera

As principais indústrias do município estão enfrentando problemas econômicos devido ao baixo volume de vendas de seus produtos. Pirelli, Dana e General Mo-tors iniciaram o diálogo com seus funcionários para um acordo. A idéia comum entre empresários e empregados é que a situação se mantenha controlada até que esta crise consiga ser superada.

O sistema de lay off entrou em vigor na Pirelli, nesta se-gunda feira(11). Mais de 450 trabalhadores ficarão com o contrato suspenso por cinco meses. Após este período, o funcionário voltará a trabal-har, com estabilidade de três meses. A esperança é que a situação econômica melhore até que os trabalhadores pos-sam voltar a bater o cartão.

A Dana também encon-tra problemas, e propôs a redução de 10% da jornada de trabalho e 5% do salário. Na assembléia marcada para o dia 14, os funcionários votarão se concordam com a proposta da empresa. A redução valeria por três me-ses.

A General Motors emitiu nota lamentando a decisão de Tegma e Transzero de paral-isar a retirada de carros da fábrica de Gravataí. A mon-tadora havia fechado acordo

com todas transportadoras de veículos nas fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos.

“Neste momento de dificul-dades no mercado brasileiro, em que todos precisam unir esforços para superar os desafios e contribuir para a retomada da economia, nosso objetivo comum com todos os parceiros, fornecedores, transportadores e sindicato é manter a unidade operando em três turnos e esta ação unilateral vai forçar a parada da linha de produção.” Ao final do comunicado, a GM reafirmou o compromisso de continuar as negocia-ções sobre o custo do frete e esperança de alcançar um acordo que não comprometa a competitividade dos produ-tos Chevrolet no mercado brasileiro.

Medidas para combater a crise

Representantes do Sin-dicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SMG), da Prefeitura e da Câmara de Vereadores do município estiveram re-unidos na terça-feira (12), na sede do Executivo municipal. A iniciativa busca revitalizar a economia gravataiense, criando um comitê para evitar demissões na cidade.

De acordo com o dire-tor do SMG, Valcir Ascari, o

encontro foi muito produtivo, resultando na criação do Comitê de Acompanhamento Permanente da Crise. Con-forme Ascari, uma das pri-meiras ações do comitê será solicitar uma reunião com o governador, a fim de apresen-tar a situação difícil pela qual o município está passando. A idéia do encontro é fazer com que Sartori tenha con-hecimento mais profundo do que está ocorrendo, especial-mente em empresas do porte da General Motors (GM) e Dana, que acenam com des-emprego de metalúrgicos.

“Demitir trabalhadores nunca é a melhor solução, pois desaquece a economia e cria um grave problema social. É preciso manter o emprego estável para fazer a economia da cidade girar”, afirma o diretor do SMG.

Todos os participantes da reunião na prefeitura se comprometeram a conclamar o empresariado de Grav-ataí para debater ações que evitem demissões e afetem os indicadores de emprego e de geração de renda da cidade.

Uma Audiência Pública será realizada na próxima quinta-feira, 14 de maio, no Plenário da Câmara de Vereadores. O encontro irá tratar sobre o enfrentamento da crise econômica e luta contra o desemprego no município.

Até que a crise nos separe Inicia hoje a Semana Municipal de Combate ao Racismo e à

Intolerância Religiosa

Procon divulga novos números de telefone

Hoje (13) terá início a I Semana Municipal de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. seminários, palestras e outras atividades são realizadas, procurando diminuir a incidência de racismo e da intolerância religiosa com o apoio do município. O evento se estende até o dia 19 de maio.

Programação

13 de maio - Abertura e Exposição sobre cultura negra na Praça Leonel Brizola (Av. Dorival Cân-dido Luz de Oliveira - Centro), às 14h; 14 de maio - Exposição sobre cultura negra, co-lares e bijuterias, embelezamento, roupas típicas, hora da leitura na EMEF Osório Ramos Correa (Rua Camboim, 110 - São Jerônimo) e EEEM Anita Garibaldi (Rua Lopes Trovão, 250 - Morada do Vale II), das 8h às 17h;15 de maio - Exposição sobre cultura negra, co-lares e bijuterias, embelezamento, roupas típicas, hora da leitura na EMEF Jerônimo Timotéo Da Fonseca (Rua Orlando Carlos, 310 - Monte Belo) e EMEF Nova Conquista (Rua Harmonia, 36 - Rincão da Madalena), das 8h às 17h; 16 de maio - Chá com comidas típicas da cultura negra com Clubes de Mães e apresentações de grupos de danças na AMOVAL, às16h;17 de maio - Encontro cultural com apresenta-ções de capoeira, hip hop e funk, com grupo de dança Phisical Center e shows com as bandas 3R Ideologia RS, Mark B, É Geral, Big John, NH Rap e Mastodonte, US Tauras e Aurus MC'S no Parque Ambiental (Rua Álvares Cabral, com rua Aluísio de Azevedo - Morado do Vale I), às 14h;18 de maio - Exposição sobre cultura negra, colares e bijuterias, embelezamento, roupas típicas, hora da leitura na EEEM Tuiti (Av. Borges de Medeiros, 345 - Bonsucesso), das 8h às 17h. Também haverá um Encontro Inter-religioso na AMOVAL às 20h;19 de maio - Encerramento com palestra da Pro-fessora Carmen Lúcia Silva dos Santos e apresen-tação de capoeira, hip hop e funk, e Acadêmicos do Futuro na Camara de Vereadoras, às 15h.

Os números dos telefones do Programa Mu-nicipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) foram alterados. A partir de agora, o Procon de Gravataí atende pelos telefones (51) 3600-7660 e (51)3600-7661. O atendimento no órgão, que tem como objetivo fiscalizar e garantir os direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, ocorre das 12h às 17h, na Rua Irmão Geraldo, 141 - sala 402. O contato também pode ser feito pelo email [email protected].

Page 4: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 20154 Política

GABRIEL [email protected]

Rodoviária ruiu

Audiência pública na Assembleia

Ouvi há muito tempo o governador José Ivo Sartori contar que, quando pre-feito de Caxias do Sul, fazia visitas sem avisar e numa delas um secretário falou que o então prefeito deveria avisar para preparar um coquetel, arrumar melhor a mesa, com todo mundo atento ao trabal-ho, preparar relatórios, etc. Quando Sar-tori lhe falou: “É exatamente ao contrário de uma preparação, gosto de ver o que estão fazendo sem a minha presença”. Pois na última semana o fato se repe-tiu no atual governo estadual, quando Sartori visitou a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, comandada por Miki Breier e Juliano Paz. “Pelo menos todos estão bem vestidos”, teria dito o governador.

SURPRESINHA

Moção de parabenizaçãoFUTURO POLÍTICO

PROJETO DA TV CÂMARA

Mais segurança ao pedestre

Recentemente o vice-governador José Paulo Cairoli e o deputado federal Danrlei, ambos do PSD, vieram a Gravataí onde se encontraram com o ex-presidente da Câmara, Vail Corrêa, e com o vereador Dilamar Soares, o articulista do encontro. Podería-mos deduzir que Vail (PTB) e Dilamar (PMDB) estariam de saída de seus partidos e com um pé no PSD? Se assim for, poder-se-ia imaginar também que o ex-vereador Levi Melo poderia ir pelo mesmo caminho se de fato deseja candidatar-se à Prefeitura em 2016. Não é segredo para ninguém que o médico foi o principal articulador da campanha de Dilamar na eleição para vereador. Como uma mão lava a outra.

O presidente da Câmara, Juarez Souza, recep-cionou na semana passada o senhor Milton Siles Simas Júnior, presidente do Sindicato dos Jornalis-tas Profissionais do RS, e Dolcimar Luiz da Silva, Luciane Ferreira, Marcelo de Jesus, da Delegacia Regional do Vale do Gravataí, extensão do mesmo Sindicato.

A área é de propriedade da Prefeitura. O local funcionava como ponto de venda de passagens de uma única empresa, a Unesul, sendo que a maioria dos bilhetes é vendida dentro dos próprios ônibus. O Daer abriu licitação para empresas interessadas em construir uma nova rodoviária, mas não houve inter-essados, pela inviabilidade econômica. A Prefeitura tem projetos para a revitalização daquela área, como a criação de um calçadão. Inicialmente, serão instala-das novas paradas de ônibus, maiores e mais con-fortáveis, em um prazo de 30 dias, após a remoção do prédio. Há ainda a possibilidade de construção de uma “Rua Coberta” aos moldes da existente em cidades como Gramado, na serra gaúcha.

O vereador Alex Peixe (PT) fez a entrega de uma Moção de Para-benização, de sua auto-ria, ao Cruzeiro Futebol Clube pela conquista da 40º Torneio anual do América, segundo o parlamentar, uma vitória muito merecida. Peixe cumprimentou o senhor Gilberto e dona Maria Cristina pelo belíssimo trabalho.

Para garantir maior segurança à circulação de pedestres, o vereador Dilamar Soares apresentou um pro-jeto de lei que visa melhorar a sinal-ização e identificação nas entradas e saídas de postos de combustíveis, supermercados, estacionamentos e garagens de uso coletivo em Grav-ataí. Dilamar ressalta que o projeto, se aprovado, vai mesmo garantir a segurança dos pedestres através de uma sinalização horizontal e vertical, e que a implantação dessa sinalização também servirá para re-duzir a velocidade dos veículos que entram e saem desses estabeleci-mentos. O peemedebista diz que há uma série de casos de atropela-mento e acidentes causados pelos transtornos das entradas e saídas dos estabelecimentos, sem sinaliza-ção e indicação de travessia para os pedestres. O projeto deve entrar na pauta nesta semana, na Câmara de Vereadores.

O vereador Beto Pereira (PP) participou de audiência pública da Comissão de Segurança e Serviços Públi-cos, realizada na Assembleia Legis-lativa do RS, para viabilizar a reaber-tura de postos da Polícia Rodoviária Federal e a manutenção dos atuais. Beto disse que levava o anseio da comunidade gravataiense e do litoral norte, que clamam por maior segu-rança e por isso querem a reabertura do Posto da PRF na Free Way, em Gravataí.

Disse que como cidadão, tem con-statado esta realidade.

Page 5: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 20155

Ação fiscalizatória flagrou seis condutores por embriaguez no último feriado

Dando ênfase às ações de educação no trânsito do município, intensificando a fiscalização nos períodos de finais de semana e feriados prolongados, neste feriado de Dia das Mães, a nona edição da Operação Balada Segura aconteceu na madrugada do último sábado (9). O evento realizado nos dois sentidos da Avenida Dorival de Oliveira, na altura da parada 68, abordou 90 condutores. Destes, seis apresentaram alcoolemia, tendo apenas um caso de crime de trânsito, que fica caracterizado quando o motorista é flagrado com mais de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no bafômetro ou de 0,6 decigramas por litro de sangue no exame.

De acordo com o secretário de Mobilidade Adão de Castro, a Operação que contou com 60 agentes entre fiscais, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia

Civil, demonstrou avanços. “Temos realizado um trabalho contínuo onde não medimos esforços para diminuir cada vez mais o número de mortes por acidentes de trânsito. Temos desempenhado uma fiscalização

ostensiva com os nossos fiscais e as forças de segurança justamente para garantir a diminuição dos fatores geradores de acidentes, como o uso de álcool ao volante, o excesso de velocidade e a falta do

uso do cinto. Além disso, estamos com foco na questão educacional. Queremos conscientizar e incentivar às pessoas a preservarem as suas vidas. Neste Dia das Mães, não poderia ser diferente. Felizmente tivemos um baixo índice de infrações e esperamos que continue assim”, destaca. Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RS) e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), houve uma diminuição de acidentes fatais também na Avenida Dorival de Oliveira. Em 2013 foram 11 mortes, já em 2014 foram duas, o que representa uma diminuição de 82%. Para o secretário, as ações idealizadas pelo Promset 2020 no início de 2013 e que já estão ocorrendo na prática, são fundamentais nessa reestruturação do trânsito da cidade. “Todas estas estatísticas são acompanhadas constantemente para verificar os resultados das ações educativas, fiscalizatórias e de infraestrutura viária. Temos conseguido importantes melhorias e devemos isso muito ao Promset 2020, na qual temos de forma incessante buscado a ampliação deste importante projeto”, explica.

No último sábado (9), a Banda Municipal reuniu-se pela primeira vez em seu novo espaço de ensaios, a Escola Estadual Heitor Vila Lobos. A sede foi disponibilizada voluntariamente pela escola e os encontros acontecerão todos os sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h30. A Banda é um projeto mantido pela Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc).

Com o intuito de fomentar a cultura musical para a comunidade, a Heitor Vila Lobos concedeu, de forma voluntária, um espaço na escola para os ensaios semanais da Banda Municipal. Segundo a diretora da escola, Tânia Zineli, esse é um dos papéis da comunidade escolar. “Eu tenho a ideia de que a escola é um espaço da comunidade. Qualquer atividade que seja para ela e que vá distrair os jovens, é

tarefa da escola proporcionar. Isso integra a comunidade e a escola”, ressaltou. Tânia também comentou a importância da banda para a cultura e as pessoas. “A banda é um espaço de construção de conhecimento e do ser humano também. É um prazer para nós estarmos recebendo a banda. Afinal, quem não gosta de ouvir a banda?”, completou. Atualmente, a banda conta com 36 alunos, a partir dos 7 anos. Além disso, possui 60 instrumentos, além de 12 sopros e 10 percussões, doados pela Famurs. A partir do Projeto Bandas Comunitárias, em 2012, Gravataí foi escolhida e foram doados seis trompetes, quatro trombones, dois euphônios, quatro bumbos, quatro caixas tarol e dois pares de prato para a Prefeitura, que cedeu os instrumentos para a Banda Municipal.

“Uma das nossas metas é acolher pessoas e aprimorá-las musicalmente. Distrair e tirar crianças e jovens das ruas, incentivando a apreciar a cultura. A Banda é uma porta aberta para qualquer um que queira desenvolver a aprender a música”, destacou o coordenador do departamento de Música da

Fundarc e professor da Banda Municipal, Ivam Silveira.

Apesar de os ensaios já terem começado, a Banda ainda aceita inscrições, que podem ser feitas através do e-mail [email protected]; na Fundarc, com Ivam Silveira de Souza ou Alexandre Gil Cotta; e na Escola Estadual Heitor Vila Lobos.

Cidade

DE CASA NOVA

Operação Balada Segura aborda 90 condutores na madrugada do Dia das Mães

Banda Municipal ensaia pela primeira vez em novo espaço; ainda podem ser realizadas

inscrições para novos integrantes

SURPRESINHA

Page 6: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 20156 Esportes

Cenário esportivo

Page 7: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 20157Esportes

Cenário esportivo

Page 8: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 20158 Economia

ECONOMIA

Thamy Spencer | Especial JG/ADI

Trabalhadores na área da segurança pública do Estado, que têm reajuste previsto para a par-tir deste mês, ainda aguardam uma manifestação do governo sobre o pagamento. Pelo calendário de aumentos que vai até 2018 aprovado para as categorias como Brigada Militar, Polícia Civil e agentes penitenciários, no final deste mês tem que ser paga a primeira parcela. A segunda é prevista para novembro. Para maio, significará um acrésci-mo em torno de R$ 250 milhões no valor da folha de pagamento do Estado, que é de R$ 1,8 bilhão se considerados os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Públi-co. “Estamos aguardando para saber”, comentou ontem o presidente da Abamf, Leonel Lucas, a entidade que reúne cabos e soldados da Brigada Militar.

Sem o reajuste para a Segurança, em meses an-teriores o governo já teve dificuldades para fazer o pagamento, alegando déficit. No mês passado, por exemplo, atrasou parcela da dívida com a União, de R$ 280 milhões, paga no começo deste mês. Ainda agora no final de maio vencerá nova parcela do débito e há a folha de pagamento de salários. O receio do presidente da Abamf é que o gover-no possa querer mudar a data de pagamento dos salários para o quinto útil do mês subsequente, como faz o setor privado, ao invés do fim do mês – em maio a folha deverá sair nos dias 27, 28 e 29, sempre nos últimos dias úteis. A Secretaria da Fa-zenda, no entanto, não confirma que haja qualquer decisão neste sentido. Segundo Leonel Lucas, sig-nificariam 10 dias de atraso. “A data de pagamento está na Constituição”, lembra. Ele disse que seria preciso aprovar a modificação por meio de emen-da.

A modernização da estrutura tributária brasi-leira é tão importante quanto o ajuste fiscal para favorecer a recuperação da economia, disse ontem (12) o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Segun-do ele, a unificação das alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incentiva o ambiente de negócios.

“Sem dúvida, mudanças de impostos são ins-trumentos poderosos para a expansão da atividade econômica, criando incentivos que vão se acumu-lando ao longo do tempo”, declarou o ministro aos participantes do 27º Fórum Nacional de Desenvol-vimento, no Rio de Janeiro. Embora tenha viajado para Londres para um encontro com empresários e autoridades britânicas, o ministro gravou o vídeo para ser exibido no evento.

Levy defendeu ainda a diversificação do finan-ciamento na economia por meio do desenvolvi-mento de instrumentos financeiros privados, para aumentar o recurso disponível para investimentos no país em momentos de restrição nos subsídios do governo a financiamentos de longo prazo. “Isso só poderá ser alcançado com a ampliação do papel dos mercados de capital. Não é uma tarefa fácil, mas o seu sucesso é essencial para resolvermos problemas persistentes da nossa economia”, de-clarou.

Servidores da segurança no aguardo de reajuste

Levy defende modernização da estrutura tributária para

estimular negócios

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA CONVENÇÃO MUNICIPAL:

CONVENÇÃO PARA ESCOLHA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO PROGRESSISTA

DE GRAVATAÍ

O Presidente do Partido Progressista de Gravataí, na forma da Lei Partidária, Eleitoral

e Estatuto do PP, convoca os convencionais e filiados habilitados para a Convenção

Municipal que será realizada no dia 23 de maio do ano corrente, no plenário da Câmara de

Vereadores de Gravataí, na Avenida José Loureiro da Silva, nº. 2597, Centro, nesta

cidade, com início às 12 horas, e se prolongará até às 16 horas, para a deliberação da

seguinte ORDEM DO DIA:

1) Eleição dos Membros Efetivos e Membros Suplentes do Diretório Municipal;

2) Eleição da Comissão Executiva Municipal do Partido Progressista;

3) Eleição do Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e Conselho de Ética e Fidelidade

Partidária, e respectivos Suplentes;

4) Eleição da Comissão Executiva do PP Mulher e da Juventude Progressista, e respectivos

suplentes;

5) Eleição dos Delegados à Convenção Estadual e seus respectivos suplentes;

Contamos com a presença de todos os filiados.

Outrossim, informamos que o prazo para o registro de chapas se encerra 48

(quarenta e oito) horas antes do início da Convenção.

A Comissão Coordenadora da Convenção é formada por Roberto Carvalho de

Andrade, Carlos Gilberto Nunes Pereira e Deroni Andrade da Silveira.

Gravataí, 12 de Maio de 2015.

Roberto Andrade

Presidente Municipal do PP

ANUNCIE AQUI 3423 1792

Comprar em Gravataí pode valer dois carros zero quilômetro

Agricultores participam de curso de Produção de Hortaliças em Estufas

Que tal a oportunidade de terminar o ano rodando em um carro zero quilômetro? A possibil-idade existe para quem faz suas compras em Gra-vataí, nas lojas associadas ao Sindilojas, que está lançando a campanha “Compre Aqui e Concorra”. Em parceria com a Fiat San Marino e o Sicredi, a promoção da entidade vai sortear dois Fiat Uno Vivace em 16 de setembro – um para o compra-dor e outro para o vendedor que o atendeu. Para concorrer, o consumidor receberá cupons ao fazer suas compras na rede credenciada até 10 de setembro. Quem comprar com o cartão Sicredi, recebe o dobro de cupons.

– Gravataí é uma cidade que tem tudo o que o consumidor precisa sem a necessidade de grandes deslocamentos e de perder longas horas no trânsito. Reforçando estas virtudes locais, o Sindilojas está lançando a Campanha Compre Aqui e Concorra. A iniciativa chega em boa hora, como um atrativo a mais para que as pessoas façam suas compras na cidade. É o Sindilojas cumprindo sua missão de promover a integração, fortalecimento e crescimento do comércio – de-staca o presidente da entidade, José Rosa. Ele acrescenta que para aumentar suas chances de concorrer, o consumidor pode consultar a lista de empresas participantes no hotsite www.sindilojas-gravatai.com.br/campanha. As lojas participantes estão identificadas com os cartazes da campanha na vitrine.

Com o objetivo de qualificar a mão de obra dos produtores rurais do município, aumentan-do sua produção e geração de renda, foi realizado entre os dias 5 e 8 de maio, o Curso de Produção de Hortaliças em Estufas. Real-izado na sede do Movimento dos Trabalha-dores Desempregados (MTD), na parada 102 da ERS-020, foram abordados com os partici-pantes temas como o cultivo, plantio, manejo e tratos culturais adequados para produção dando ênfase nos vegetais de ciclagem rápida. A qualificação foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Gravataí.

O secretário de Agricultura, Dario Blehm, ressalta a importância da preparação técnica específica de cada plantio. “Nós procuramos através destas parcerias, ofertar novas técni-cas e novos conhecimentos ao nosso produ-tor. Hoje em dia existem diferentes modos de qualificar e quantificar a produção e é de extrema importância que os agricultores da nossa cidade se aprimorem destes ensinamen-tos. Isso irá lhe trazer aumentos significativos nas suas vendas com o menos custo possível. Estamos contentes que cada vez mais os produtores vêm aumentando a sua participa-ção. Esse é o nosso objetivo e nos esforçamos para isso”, explica.

De acordo com o professor do Senar, Sér-gio Muller, os vegetais de ciclagem rápida tem menos custo e são ideais para a produção em estufa. “Nós tivemos o curso de construção e manejo em estufa no mês de abril e agora, a produção de hortaliças. O ideal para se culti-var em estufa são alimentos como o pepino, o tomate e o alface. Além de não sofrer as ações do tempo na estufa, estes alimentos, como no caso do pepino, podem ser colhidos a partir de dois meses de cultivo e estão prontos para serem vendidos. É possível fazer muito com poucos recursos se usarmos as técnicas dis-poníveis”, destaca.

Page 9: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 20159Notícias

JORN

AL DE G

RAVATAÍ | Gravataí, 13 de m

aio de 2015

Page 10: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 201510

Patricia Mello

Uma denúncia anônima levou os policiais da delegacia de Furtos e Roubos de Veículos do De-partamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) a descobrir uma oficina mecânica no bairro Barnabé. No local, que servia para esquentar veículos roubados, foram presas cinco pessoas e recuperados seis carros roubados. Foram presos Alvim Junior Martins dos Santos, Cledison da Silva Gomes, André Kauer, Matheus Perez Gold-inho e Cristiano da Silva Vieira.

De acordo com o delegado Luciano Peringer, a equipe recebeu a denúncia de que na rua Justino Valesco, funcionava uma oficina mecânica que

servia para esquentar carros roubados. A equipe então passou a monitorar o local, até que na manhã de terça-feira, os policiais conseguiram encontrar cinco veículos. Eles invadiram o local e estavam prendendo duas pessoas, dentre elas, Cledison, o dono da oficina.

Só que, por sorte da sociedade e para o azar dos bandidos, os policiais estavam usando carros discretos. E foi por isso mesmo que conseguiram prender mais três criminosos. Os três chegaram tranquilamente, em dois carros. Um deles um Focus, no qual estavam dois homens e um Vectra preto, no qual estava outro. Quem via eles che-gando, pensava que estavam procurando o local para arrumar os carros, mas os tiras que não

tem nada de bobo, descobriram que a história não era bem essa.

Luciano conta que na verdade, o Focus estava fa-zendo a escolta do Vectra, que era um veículo roubado. Quando entraram no local, foram recebidos pelos tiras e já ganharam um par de alge-mas "Ele (carro) já estava com a placa adulterada, o que facilitou o trans-porte até o local. Mas, como fizemos uma averiguação

mais profunda, conseguimos ver pela numeração que ele estava em situação de roubo", disse o delegado.

A polícia acredita que o carro pode ter sido encomendado e, como no local havia um kit co-mumente usado em adulteração. O material que tem inclusive produto corrosivo que serve para adulterar a numeração dos chassis, também é usado em oficinas, mas é sempre encontrado em locais de desmanche. Pelo menos é o que contou o delegado. "A gente sabe que o kit é usado em desmanches. Não somos bobos", enfatizou.

Não sabe de nadaO dono da oficina não tinha passagem pela

polícia e chegou a dizer para a reportagem que não sabia de nada, que o local realmente é uma oficina mecânica. "Não sei o que aconteceu, mas não sou envolvido com isso. Aqui é minha oficina. Não tem nada disso", enfatizou,

Só que o discurso não comoveu o delegado que acostumado a prender suspeitos em locais de desmanche, tem um olhar mais profundo sobre os fatos. "É impossível que ele não saiba que em sua oficina tinham cinco carros roubados e que mais um estava sendo entregue. No mínimo tem que se responsabilizar a saber o que está recebendo em sua oficina", ressaltou.

Investigações prosseguemMesmo com a prisão, as investigações de

Luciano e de sua equipe, não param. A intenção é descobrir quem encomendava e para onde os car-ros eram levados. A oficina, que fica em uma rua de pouco movimento no bairro Barnabé, quase às margens da RS-118, não era especializada em receber apenas carros de luxo. O veículo mais caro eram uma Silveiro e o Vectra que estava chegando. Mesmo assim, o prejuízo do bando foi grande. Cerca de 200 mil. Todos foram presos e agora vão ter que se explicar para a justiça.

Polícia

Deic prende cinco em desmanche no Barnabé

2MNOTÍCIAS.COM.BR

Page 11: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 201511

Na manhã desta terça-feira (12), o mar da Barra da Tijuca recebeu uma presença ilustre: Gabriel Medina.Participando da etapa do Rio de Janeiro do campeonato mundial de surfe, o brasileiro deu uma aula de surfe, mostrando rasgadas e pegando tubos em busca de mais um título mundial neste ano.

Nesta manhã, o paulista bateu o catarinense Alejo Muniz, que ficou com a vaga de Michael Bourez na competição, e o havaiano Freddy Patacchia. Sendo assim, ele avançou para a terceira fase da competição.

Variedades

CAÇA-PALAVRAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

28

Procure e marque, no diagrama de letras, as palavras em destaque no texto.

C O R R E L A Ç Ã O C O R O A

A

C O

C

A P O I O A P E R T O

A TS

Ã

A

N

C AA

Ç

S

O A

P R O B L E M

A RC

U A

X P O

F E

L

I

Ã

FO O

A

S M

E S M O

AT

S

M

B O

S

F

SN

E

A F

E

L A C I P O R T

O

I

R R

U

R O

A

P

T

P

G X

P O L P A

A B A C A X I

S E N T I D O

Descascando o abacaxiConhece aquela EXPRESSÃO “descascar o ABACAXI”, que significa fazer TAREFAS difíceis de concluir? Pois é... A CORRELAÇÃO faz todo o SENTIDO. Isso porque, normal-mente, é MESMO um pouco complicado tirar a CASCA dessa FRUTA para comê-la. Embora, hoje em dia, haja aparelhos para descascar, nem sempre os temos disponíveis em CASA na hora do APERTO. Mas eis a SOLUÇÃO! É só seguir as dicas ABAIXO e rapidinho você resolve o PROBLEMA.

Segure a fruta pela COROA (folhas) com um PANO. Pegue uma FACA grande e parta o abacaxi ao MEIO, retirando a coroa. Finque um GARFO em cima da POLPA, para dar APOIO, e vá cortando a casca verticalmente. PRONTO! Agora é só saborear essa delícia TROPICAL.

E T I R T C O R R E L A Ç Ã O C C O R O A A B G G R D L C D T E N H L M S N N H R T C R O R C N A P O I O C A P E R T O R A T S C Ã R A R M H N G G D F B H H I N C C A A S Ç R S L S O A S E O P R O B L E M A R C G U E A F E X P M O D C M G C T O T F E G C L R E O F I N R Ã M E G O E R N T T F O M O M S D R A H E S I M E S M O E T A A T R S R T M I B O O S T E E M D E N F D S N S N T E L H A F E E B L A C I P O R T L O S N I G S D I R O R D E C C A F D U G M R D O T C N D B A I P C B E Y E R B T E A P C D N S O C E G S X S H F P O L P A E C I A B A C A X I C S E N T I D O Y L N I A

iLUs

TRaç

ãO: a

CERv

O Ed

iOUR

O

Um contato com uma pessoa ou empresa estrangeira pode marcar o início de uma nova fase. As mudanças positivas conti-nuam.

Você não estará disposto a atividades sociais e vai preferir estar perto dos seus ou de amigos mais íntimos. O dia é óti-mo para estudar, ler e escrever.

Você está decidido a deixar para trás sentimentos que já não fazem sentido à sua vida. Mudanças positivas à vista.Mantenha a calma.

O dia é ótimo para organizar papéis e pensar em maneiras de equilibrar ga-nhos e gastos.

Uma sociedade ou parceria pode ser firmada e assinada. É possível que você esteja emocionalmente distante dos que ama.

Você pode sentir tristeza, pelo menos na maior parte do dia, e uma intensa falta de energia. Procure fazer apenas o que deve ser feito.

Um projeto pode ser concluído ou mesmo apresentar algum problema que, certamente, será solucionado em algumas horas.

O momento envolve a consciência da necessidade em deixar para trás situ-ações e pessoas que devem ficar no passado. Procure meditar.

Se estiver com alguém, estará distante e pouco afetivo. Não se preocupe, pois essa energia é passageira.

Você pode ser obrigado a enfrentar alguns problemas e dificuldades com um projeto que vem sendo desenvol-vido em equipe.

O melhor que você tem a fazer é estar consigo mesmo, em sua casa e junto dos seus. Você pode estar mais ligado no passado familiar.

É possível que você precise enfrentar um pequeno problema com um proje-to. No entanto, tenha calma, pois essa energia é passageira.

Otávio Mesquita pode assumir os sábados do SBT, diz jornal

Gabriel Medina dá ‘aula’ de surfe em etapa do campeonato mundial na Barra da Tijuca

O apresentador Otávio Mesquita, que está no SBT desde fevereiro do ano passado, poderá assumir em breve as tardes de sábado da emissora. O nome de Mesquita é uma das alternativas caso Raul Gil mude de casa.

Ele já tem proposta da Bandeirantes, segundo publicação no jornal O Estado de S. Paulo, para fazer o mesmo esquema que faz no SBT, dividindo custos e lucros do programa.

Raul Gil esteve na Band de 2005 a 2010, quando a Record o dispensou por "não fazer parte da nova filosofia implantada pela programção da emisso-ra", ainda que houvesse boa audiência.

Na emissora da família Saad, Raul conseguiu boa audiência tanto no sábado como no domingo com o "Programa Raul Gil" e o "Homenagem ao Artista".

Page 12: Jornal de Gravataí. 13 de maio de 2015. Edição 2231.

Gravataí, 13 de maio de 2015

Crianças do Peteca participam do 'Dia de Quem Cuida'Na última sexta-feira (8), o Serviço de

Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV Peteca comemorou o ‘Dia de Quem Cuida’. Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no último domingo (10) e conside-rando que muitas crianças e adolescentes possuem diferentes referências de mãe, como tias e avós, neste ano, a comemoração levou este nome.

O evento, que contou com a participação de mais de 60 pessoas, foi organizado pelas crianças e adolescentes, que confeccionaram decoração e presentes, entregues aos seus cuidadores. Além disso, junto com a equipe de educadores e oficineiros, foram realizadas apresentações musicais e um desfile, rep-resentando os diferentes estilos dos cuida-dores.

Para a coordenadora do SCFV Peteca, Fa-biana Silva, o evento alcançou seu objetivo. “O Dia de Quem Cuida foi um sucesso graças ao empenho da nossa equipe e das crianças e adolescentes atendidos no serviço. Todos estão de parabéns pela dedicação na elabo-ração deste evento, que literalmente envolveu o cuidado como prioridade. Ficamos muito felizes com presença significativa das famílias e responsáveis”, declarou.

A equipe de nutrição do SCFV também participou do evento, coordenando uma oficina, que teve como objetivo fortalecer os vínculos da família. Cada criança, juntamente com seu cuidador preparou uma cuca, que foi levada para casa. A comemoração também contou com um almoço de confraternização.

SCFV PETECA

Endereço: Rua Salvador Canellas Sobrinho, 250, CentroTelefone: 34966490