Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

16
Gravataí, 8 de abril de 2015 ANO IX | Edição # 2208 Quarta-feira qua qui sex 27º 28º 29º 13º 13º 16º Este ano foram investidos cerca de R$ 3 milhões, que resultarão na distribuição de 27 mil kits aos estudantes Golpe da casa pré- fabricada já pode ter lesado mais de 80 na região Metropolitana Estudantes da rede municipal de ensino recebem uniformes Página 5 Página 9 O outro lado da cidade Especial: Caderno 252 anos de Gravataí Página 3

description

 

Transcript of Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Page 1: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 20151

Gravataí, 8 de abril de 2015

ANO IX | Edição # 2208

Quarta-feira qua qui sex

27º 28º 29º13º 13º 16º

Este ano foram investidos cerca de R$ 3 milhões, que resultarão na distribuição de 27 mil kits aos estudantes

Golpe da casa pré-fabricada já pode ter lesado mais de 80 na região Metropolitana

Estudantes da rede municipal de ensino recebem uniformes

Página 5 Página 9

O outro lado da cidade

Especial: Caderno 252 anos de GravataíPágina 3

Page 2: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 20152

Como esperado, as reações ao discurso no Congresso americano do primeiro-ministro israelense Benja-min Netanyahu foi recebido com as conhecidas divisões partidárias tanto nos Estados Unidos quanto em Is-rael. Aqueles que já são suscetíveis à retórica pró-guerra de Netanyahu ouviram um argumento irrefutável contra qualquer acordo nuclear com o Irã. Aqueles já familiares com a rotina alarmista de Netanyahu não foram persuadidos. Em Israel, os números eleitorais de Netanyahu permaneceram estáticos após o discurso, enquanto nos EUA os gru-pos neoconservadores bipartidários em Washington e a mídia alegaram “inveja da liderança” do israelense (Elisabeth Hasselbeck, republicana, na Fox News), usando o discurso como ferramenta para atacar o su-postamente fraco Barack Obama.

A maior parte dos americanos mentalmente sãos sabia do que se tratava a turnê americana de Ne-tanyahu antes mesmo que ele che-gasse: mais guerra. É por isso que, em sua maioria, eles se opunham a ela. Os americanos não precisam de Netanyahu em Washington para explicar sua posição — eles já a co-nhecem, porque ele já tem trombete-ado o mesmo refrão há décadas. Os americanos também têm seus pró-prios Netanyahus espalhados pelo Congresso, um grupo significativo de sionistas que adota a ideologia as-sassina de Netanyahu integralmente. É uma ideologia que vê a diplomacia como último recurso e é bem finan-ciada pelo Comitê Americano-Israe-lense de Assuntos Públicos (AIPAC) — a máquina de propaganda de guerra israelense que opera em Wa-shington. Só é necessário olhar seu trabalho para saber o que querem os belicistas israelenses.

Embora mais discussão e novas informações sejam necessárias em geral antes de qualquer guerra, o discurso de Netanyahu não nos disse nada. Seus anfitriões no con-gresso usarão seu discurso para dar suporte à continuação do estado de guerra americano, que é mantido em funcionamento tanto pelos israelen-ses quanto pelos americanos. Sim,

a política externa dos israelenses é vista em todo o mundo como uma extensão da política dos Estados Unidos e com bons motivos. Os impostos roubadosdos americanos financiam Israel em vários bilhões de dólares anualmente. Mesmo sendo um país pequeno, Israel está armado até os dentes e é simultaneamente capaz de controlar toda a população árabe-palestina. É isso que o auxílio externo, pago pelos americanos e gasto por Washington, faz.

A crescente desconexão entre o apoio irrestrito a Israel e a dis-cordância do público americano a esse apoio é bem explicada em No Treason No. 6, de Lysander Spoo-ner, onde ele diz que o Congresso é formado por “pretensos agentes do povo que não são agentes de ninguém”. Porque, se os membros do Congresso realmente agissem como nossos agentes, nós seríamos “responsáveis por todas as ações tomadas dentro dos limites do poder delegado ao [Congresso]”. O fato de que os eleitores não são responsa-bilizados legalmente pelas ações de seus “representantes” no Congresso diz muito sobre o que significa essa “agência”.

Quando aplicamos a análise de Spooner ao “relacionamento espe-cial” dos EUA com Israel, vemos as máquinas de guerra desses gover-nos como uma classe só, entidades separadas de suas populações, que buscam ganhar poder e dinheiro para seus próprios objetivos. Todas as grandes instituições burocráticas, governos ou corporações, existem puramente em benefício daqueles que estão dentro dessas institui-ções. Quanto mais cedo passarmos a vê-las dessa forma, maior será a probabilidade de diminuirmos seu número de vítimas.lizmente, o ‘Brasil perfeito’ é uma grande, uma enorme mentira.

Opinião

Diretor geral: Moacir Menezes

Diretor administrativo: Gabriel Diedrich

Editor-chefe: Jacson Dantas

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

51 3421.3381 / 3423.1792

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64 - Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

www.2mnoticias.com.br [email protected]

Diagramador: Jacson Dantas

Redação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

Depto. Comercial: Adilson Mendes

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda

CNPJ nº 03.851.285/0001-62

Registro nº 39987 do livro A-4

Tiragem: 8.000 exemplares

Fundação: 22 de março de 2005

Filiado:

EUA e Israel: hora de acabar com o “relacionamento especial”

CHARGE

Chad Nelson

ativista do site Antiwar.com e do Centro por uma Sociedade Sem

Estado (c4ss.org)

RADAR

Espaço para o leitor ENVIAR imagens da cidade ou do seu cotidiano (algo que queira compartilhar conosco) além de poder denunciar problemas da comunida-

de em busca de soluções. Participe pelo e-mail [email protected]

ou Whatsapp (51) 9415.3122

Gravatá. Planta que deu origem ao nome do muncípio de Gravataí que hoje completa 252 anos

de fundação.

Page 3: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 201533Cidade

Marco Alba reúne-se com Eduardo Cunha

Cerca de 20 toneladas de peixes foram comercializadas durante os três dias da 19ª edição da Feira do Peixe de Gravataí. O número superou o de 2014, quando foram vendidas 14 toneladas. Além disso, a feira atingiu o objetivo principal de promover a valorização da piscicultura local. A realização do evento foi da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimen-to (SMAA), e ocorreu simultaneamente no Parcão da 79, no Parque dos Anjos e na Morada do Vale I entre os dias 1º e 3 de abril.

Durante o evento, aproximadamente 20 mil quilos de frutos do mar, peixes vivos, processados (filés) e pescados do mar, foram vendidos na Feira do Peixe, fazendo do evento, já tradicio-nal no município, um sucesso total. Além de peixes de diversas espécies, a população contou ainda com opções em artesanato da Feira da Economia Popu-lar Solidária e produtos rurais da Feira de Hortigranjeiro. Ainda teve venda de cucas e pães caseiros, mel e conservas, na Feira do Parcão.

Segundo o Titular da SMAA, Dario Blehm, os produtores locais ficaram sat-isfeitos, pois conseguiram comercializar todas as suas produções anuais. “Atingi-mos nosso objetivo de divulgar e valori-zar os produtores de Gravataí, pois até aqueles piscicultores que não puderam participar por falta de estrutura também foram beneficiados com a divulgação do evento e venderam em suas proprie-dades seus peixes”, explicou Blehm.

Sucesso de vendasPara quem gosta de vinho e suco de

uva, a Cooperativa Coopeg, de Garib-aldi, esteve presente pelo quinto ano na Feira do Peixe. Claudio Costis e Marlova Costis, que representavam os 39 produ-tores da Coopeg, voltaram felizes para casa pois em dois dias, venderam 30 caixas de suco de uva concentrado e 45

garrafões de cinco litros de vinho além de dezenas de garrafas de vinho. “Achá-vamos que não conseguiríamos vender tudo mas na sexta-feira já estávamos com quase todo o estoque comercial-izado”, contou Marlova.

O produtor rural Ibanez Hoefef, 63 anos, também chegou na sexta-feira com as duas toneladas de peixes ven-didas. “Feira do Peixe é um momento único. Nos preparamos o ano todo para a Semana Santa”, explica Hoefef que está no ramo a 20 anos.

O titular da SMAA agradece a popu-lação que prestigiou a Feira e adquiriu produtos produzidos em Gravataí e o apoio de todos os envolvidos nesse evento. "A população gravataiense não precisou deslocar-se para outras ci-dades para comprar alimentos para Se-mana Santa, pois aqui tínhamos muitos e com qualidade", explica Blehm.

Apoio para a realização da FeiraAs seguintes Secretarias Munici-

pais apoiam e atuaram na realização da Feira do Peixe: Serviços Urbanos (SMSU), Obras Públicas (Smop), Mobi-lidade Urbana (Semurb), Assuntos para a Segurança Pública (Smasp), Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Desenvolvimento Urbano (SMDUR) e Departamento de Comunicação Social (DCS).

Feira do Peixe de Gravataí supera expectativas

Ainda em cumprimento de agendas na Capital Federal, o prefeito Marco Alba esteve reunido com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Junta-mente com o deputado federal Mauro Pereira (PMDB-RS), o prefeito pediu a Eduardo Cunha que inclua na pauta o requerimento do Projeto de Lei 8316/2014, que prevê a ampliação das varas federais em Gravataí.

Segundo o prefeito, o projeto, proposto pelo Conselho de Justiça Federal, propõe a instalação de duas varas no município de Gravataí. “Queremos garantir o acesso da população à justiça. O crescimento da cidade aponta esta necessidade de um olhar especial por parte da Justiça Federal”, destacou o prefeito.

A agenda foi intermediada pelo deputado federal Mauro Pereira e teve o acompanhamento do procurador-geral Jean Torman.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e a Liga Gravataiense de Futebol apoiaram a Sociedade Esporti-va Recreativa América Futebol Clube (S.E.R. América F.C) na realização do 40º Torneio Anu-al do América. Neste domingo (5), no campo do América foi decidida a final entre o E.C. Cruzeiro e o Atlético Portoaleg-rense. A equipe do EC Cruzeiro sagrou-se campeão ao vencer nas penalidades a equipe rival, depois de empatar no tempo regulamentar.

O titular da Smel, Luciano Oliveira, ressaltou que é sem-pre muito bom para a cidade a realização deste evento. “Foram quatro rodadas que atraíram um grande número de pessoas de diversas cidades

do Estado”, relatou o secre-tário. Ele acrescentou que mesmo com o tempo chuvoso o público compareceu e a final foi emocionante.

O secretário-adjunto e dire-tor de Futebol de Campo da Smel, Adroaldo Gardê, referiu que foi emocionante a partida. “O Cruzeiro chegou a esta final mostrando um bom futebol e uma integração muito grande entre jogadores e diretoria do clube”, destacou Gardê.

A presidente do Ser Amer-ica, Jaqueline Valério, estava feliz com a finalização do torneio. “Esforçamos-nos muito e tivemos com apoio da Prefei-tura e da Liga uma organiza-ção muito boa. Tudo deu certo e venceu o melhor”, citou a presidente.

Cruzeiro é o campeão do Torneio do América

Cerca de 20 toneladas de peixes foram comercializadas durante os três dias da Feira

Page 4: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 20154 Política

MARCO ALBA ENCONTRA-SE COM EDUARDO CUNHAGABRIEL [email protected]

Alba no ministério da previdência social

PV na berlinda

Saindo da boca do hipopótamo

Ainda em Brasília, o prefeito Marco Alba e o procurador-geral Jean Pierre Torman reuniram-se na segunda-feira (6) com o representante do Ministério da Previdência Social, Narlon Nogueira. Na pauta a necessidade da união de esforços para manutenção da saúde financeira do Instituto de Previdência e Assistência Social (Ipag) de Gravataí.

A eleição de José Ivo Sartori, apoiada pelo Partido Verde e por outros tantos não está aco-modando os aliados como devia. Quem se deu mal mesmo foi o PV, que até agora não levou nem um cargo na atual gestão. Não faltou gente até mesmo de Gravataí para falar mal do partido ao governador. A direção estadual é quase toda daqui, inclusive o presidente Marcio Souza. É a velha história: pra criticar, aparecem muitos, mas pra ajudar, ninguém se habilita – cruz credo!

Anabel Lorenzi, ex-vereadora e ex-profes-sora, deixou o quadro negro de lado e já está acomodada na Assembleia Legislativa graças à bancada do PSB que mexeu os pauzinhos e a levou para lá, de onde, claro, poderá mover-se com maior desenvoltura, politicamente falando. Ficou deveras faceira que agradeceu ao capo socialista, Beto Albuquerque, pela rede social Facebook.

O prefeito Marco Alba viajou a Capital Federal nesta segunda-feira. Acompan-hado do deputado federal Mauro Pereira (PMDB), Alba esteve na Câmara dos Deputados onde se encontrou com o presidente Eduardo Cunha (PMDB). Alba pediu a Cunha que inclua na pauta dos trabalhos da Câmara o requeri-mento do Projeto de Lei 8316/2014, que prevê a ampliação das varas federais em Gravataí.

O projeto, proposto pelo Conselho de Justiça Federal, propõe a instalação de duas varas fed-erais em Gravataí. “Queremos garantir o acesso mais rápido da população à justiça. O crescimento da cidade aponta a necessidade de um olhar especial por parte da Justiça Federal”, destacou o prefeito.

A Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) dará posse ao seu novo presi-dente, o prefeito de Gravataí, Marco Alba (PMDB), em cerimônia no Salão de Eventos (Sala Itacolomi) do Inter-city Premium, na quinta-feira 09 de abril, às 11 horas, seguida de almoço com a presença de dezenas de autori-dades estaduais e brasileiras. Marco Alba será o ter-ceiro presidente da entidade oriundo dos municípios da Região do Vale. Os anteriores foram: Gilso Nunes (Ca-choeirinha) e José Mota de Gravataí.

No início desta semana, o presidente da Câmara de Gravataí, vereador Juarez Souza, foi até a sede da Secretaria de Saúde, onde participou de reunião com o secretário Jones Martins e com o secretário de Desenvolvim-ento Econômico e Turismo, Rafael Schwanck Evaldt. O contador Gelso Valdir e a chefe de Vigilância em Saúde, Patrícia Silva, também participaram. O Alvará de Saúde é imprescindível para abrir um estabelecimento que oferte produtos e serviços de interesse à saúde como farmácias, consultórios médi-cos, entre outros. A reunião foi agendada por solicitação de Gelso Valdir. O contador reclama da morosidade no atendimento dos pedidos de Alvarás.

Discussão sobre alvará de saúde

DUAS VARAS

Posse na GRANPAL

Page 5: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 20155

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), entregou pela manhã e tarde desta segunda-feira (6), em nove escolas da rede municipal de ensino, os kits uniformes escolares. Foram contempladas as Escolas Municipais de Educação Fundamental Bonsucesso, Monteiro Lobato, Instituto Baha’i, Barbara Maix, São Francisco de Assis, Cincinato Jardim do Vale, Rui Ramos, Áurea Celi Barbosa e a Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol.

A secretária adjunta da Smed, Mariléia Bastiani, revelou que este ano foram investidos cerca de R$ 3 milhões, que resultarão na distribuição de 27 mil kits aos estudantes. “Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura, o prefeito não deixou de cumprir seu compromisso, que é a de fazer cumprir a Lei Orgânica do município, garantindo o uniforme escolar para os alunos da rede municipal de ensino”, observou Mariléia.

O diretor da EMEF Instituto Bahai, Lourival da Silva, frisou a importância da ação. “Essa iniciativa da prefeitura é muito importante,

pois pensa na segurança e na igualdade dos alunos da rede municipal”, declarou. Segundo eles, os estudantes também aprovam. “Podemos ver que os alunos gostam de vir uniformizados. Os que não vêm ainda são os alunos novos ou da pré-escola, mas eles querem muito ganhar os kits”, contou o diretor.

A diretora da EMEF Bárbara Maix, Sandra Madureira, explicou que a entrega já foi combinada com os pais. “Nós organizamos a entrega dos uniformes em uma reunião com a comunidade. Cada turma e ano serão chamados pela direção em diferentes dias, e começaremos a cobrar a vinda de uniforme apenas depois de todos estarem entregues”, esclareceu Sandra.

A diretora da EMEF São Francisco de Assis, Maria Estela Kerchenr, refletiu que sua escola tem 100 alunos do pré a 5ª série e que o uniforme escolar é muito importante. “Nossas crianças usam o uniforme e os pais já estavam ansiosos perguntando se eles iriam chegar novamente este ano”, disse a diretora.

Na EMEF Cincinato Jardim

do Vale, localizada no Bairro São José, o presidente do Conselho de Pais da escola Márcio Silva revelou que é muito bom as crianças terem uniforme. “Isto garante a sua segurança, pois identifica a criança com a escola”, referiu o presidente.

Na EMEF Rui Ramos, os vereadores Alan Vieira e Clebes Mendes acompanharam a entrega dos uniformes e reforçaram o esforço do poder público em cumprir esta meta. “Pedimos que todos usem o uniforme, pois ele representa segurança para todos os alunos, que com certeza serão reconhecidos como alunos das escolas municipais”, disse o vereador Clebes Mendes.

A EMEF Áurea Celi Barbosa reuniu seus alunos no pátio da

escola para receberem os kits de uniformes escolares. A escola que fica localizada no Bairro São Vicente e tem 1.200 alunos da pré-escola até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

As crianças de quatro a seis anos da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol, localizada na São Vicente, também receberam os uniformes escolares. Na ocasião foi constatado que 100% dos alunos matriculados naquela instituição de ensino fazem uso do uniforme escolar.

Aproveitando as condições climáticas favoráveis para a realização de serviços e manutenções das áreas públicas,

dando continuidade ao projeto de revitalização das 56 praças do município, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), realizou na tarde desta segunda-feira (6), uma série de melhorias na Praça do bairro Mato Alto. O trabalho realizado consistiu no corte de grama, aplainamento do terreno, colocação de areia na área de lazer infantil e a recolocação dos brinquedos como

balanços e gangorras com pinturas e estruturas totalmente novas, dando prioridade à segurança dos usuários.

De acordo com o secretário interino da SMSU, Eduardo Muller, a orientação do prefeito Marco Alba é de que até o final do ano, pelo menos 40 das 56 praças da cidade estejam totalmente revitalizadas e prontas para uso para a população de Gravataí. “Em apenas três meses de trabalho nós já entregamos oito praças públicas totalmente revitalizadas com o seus espaços remodelados e prontas para serem utilizadas como área de lazer para crianças e adultos. Estamos intensificando nosso trabalho cada vez mais para atender a população de Gravataí”, explica.

Conforme o aposentado Armindo dos Santos, morador da Rua Solar do Parque, o espaço de lazer representa muito para a comunidade. “A nossa praça estava abandonada e felizmente agora temos o nosso espaço de volta. Com a melhoria, o pessoal tem um lugar pra tomar chimarrão, brincar com as crianças, praticar esportes, tá muito bonito de se ver, está novinha. Há tempos essa

era uma reivindicação do povo aqui do bairro e finalmente fomos atendidos. Estamos muito felizes com a novidade e as crianças mais ainda”, declara.

Ainda segundo o secretário interino, é preciso que as pessoas colaborem para manter o espaço limpo e organizado e pede que façam denúncias se for necessário, ao presenciarem depredações ou descarte irregular de lixo no local. “Não estamos medindo esforços para atender as solicitações da nossa população, por isso pedimos a colaboração e a conscientização de todos. As praças públicas são locais especiais de lazer e desenvolvimento das comunidades, por isso pedimos que nos ajudem a manter assim”, destaca.

Ajude a fiscalizarA SMSU é o setor responsável

na Prefeitura por manter a cidade limpa e iluminada. As solicitações, sugestões, reclamações ou denúncias podem ser feitas pelos telefones (51) 3600-7501 (horário comercial) e (51) 9811-5959 (plantão) ou ainda pelo e-mail: [email protected].

Cidade

Prefeitura revitaliza praça do bairro Mato Alto

Estudantes da rede municipal de ensino recebem uniformesEntregas foram realizadas pela manhã e tarde desta segunda-feira (6)

Em apenas três meses de trabalho, administração municipal já entregou oito praças públicas totalmente revitalizadas para a população

Este ano foram investidos cerca de R$ 3 milhões, que resultarão na distribuição de 27 mil kits aos estudantes

Page 6: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 20156 Esportes

Cenário esportivo

A bola vai voltar a rolar nos gramados de Cachoeirinha no próximo fim de semana. A direção da Liga Municipal de Desportos (Limudes) divulgou recen-temente as tabelas com datas e horários dos campeonatos de Masters, Sub-48 e Série Prata, a segunda divisão do futebol amador. No sábado, dia 11, será aberto o campeonato de Masters, o sub-48. Participam 11 equipes, que foram divididas em duas chaves, uma com seis e outra com cinco.

Na chave A estão Amopam, Santos, Juventude, Veranópolis, Nova Cachoei-rinha e Tiarajú. Na chave B aparecem Ponte Preta, São Luiz, Juventos, Esperan-ça e Ponte Nova.

Na primeira fase as duas chaves se enfrentam e os três melhores de cada pas-sam para a segunda fase. Na fase seguinte, os times se enfrentam no sistema de todos contra todos, em turno único, com os quatro primeiros passando para a se-mifinal, que também será em jogo único. O clube com melhor campanha poderá levar o jogo para seu campo, caso não tenha campo, a Limudes dará algumas op-ções. No total serão 48 partidas no campeonato. As partidas iniciarão às 15h30.

Já no domingo, dia 12, é a vez da estreia do municipal Série Prata. 12 times disputam quatro vagas na Série Ouro de 2016. Eles foram divididos em duas chaves. Na chave A estão Havaí, Esperança, Nova Cachoeirinha, AJV, Unidos da Betânia e Xavantes. Na chave B aparecem Parque Brasília, Vista Alegre, São Luiz, Figueirense, Cohab e Juventude. Na primeira fase será chave contra chave e os quatro primeiros de cada passam para a segunda fase. Depois serão duas chaves de quatro e os dois primeiros de cada passam para a semifinal. As partidas estão marcadas para às 15h30. Ao todo serão 54 jogos. Já o municipal Sub-15, a Limudes ainda não definiu o número de participantes. O certame deve começar na semana seguinte a abertura do Master e Série Prata.

O Grêmio tem mais história, torcida e status, e ainda encerrou a primeira fase do Gauchão em segundo lugar após liderar a tabela por algumas rodadas. Pegará o Novo Hamburgo nas quartas de final, que terminou em sétimo. Duelo que, pela ló-gica, teria como favorito um dos maiores clubes de Porto Alegre, um dos grandes brasileiros e com títulos internacionais no currículo. Mas o grupo tricolor não pensa dessa maneira. Prefere manter a atenção no adversário experiente e evitar o favo-ritismo.

Quem transmitiu esse sentimento foi o polivalente Marcelo Oliveira, em entre-vista coletiva após o treino desta última segunda-feira, que deu início à prepara-ção para o jogo contra o Noia, na Arena.

Um rival repleto de nomes conhecidos e experientes, a ponto de ser apelidado de "Galácticos do Vale".

- Não há favorito. Sabemos que será muito difícil. É jogo de mata-mata. Pre-cisamos ter muita atenção. Lá há jogado-res experientes, um técnico que conhece muito o Grêmio. Vamos bem preparados - destacou.

Na fase classificatória, Grêmio e Novo Hamburgo se enfrentaram no Estádio do Vale, na 13ª rodada. O jogo foi complica-do. Ainda no primeiro tempo, Ramiro fi-nalizou e contou com falha do goleiro para abrir o placar. Até o apito final o resultado se manteria assim, com vitória tricolor. Os principais fatores destacados por Marce-lo Oliveira são a experiência do adversá-rio, que conta com jogadores rodados no elenco - Magrão, Bolívar e Leandrão, por exemplo -, além do conhecimento que o técnico Roger Machado acumula sobre o Grêmio. Passou pelo clube como jogador e como auxiliar técnico - chegou a treinar a equipe principal em algumas oportuni-dades.

- Não podemos escolher adversário. Quem quer alcançar um objetivo tem que enfrentar grandes desafios. Esse é mais um. Precisamos estar bem atentos porque lá tem muita qualidade - completou.

Sabendo das dificuldades que poderá

Limudes divulga tabelas de dois campeonatos que iniciam no fim de semana

CACHOEIRINHA

Grêmio evita favoritismo e alerta para experiência dos "galácticos" do Noia

Magrão é um dos jogadores experientes do Novo Hamburgo (Foto: Lucas Uebel)

Marcelo Oliveira alerta para qualidade do adversário da quinta-feira pelo Gauchão e lembra que o técnico Roger Machado conhece bem o Tricolor, por onde já passou

Page 7: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 20157Esportes

Cenário esportivo

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), informa que foram arrecadados mais de 800 kg de alimentos não perecíveis provenientes de diversas doações realizadas em prol da XIX Copa Aldeião de Futsal – Municipal Série B 2015, torneio organizado e promovido pela equipe da Smel. As contribuições, refe-rentes ao processo de inscrição de mais 30 equipes no torneio, já foram repassadas para a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS).

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Luciano Oliveira, o auxílio da secretaria em campanhas promovidas pela Prefeitura neste sentido já se tornou uma tradição. “Em todas as competições promovidas pela Smel, procuramos sempre arre-cadar alimentos e roupas e as equipes têm mostrado receptividade e solidariedade com a causa”, analisou o secretário.

Já para o secretário da Família, Cidadania e Assistência Social, Marcelo Soares, tem sido de suma importância a parceria de outras secretarias na arrecadação de ali-mentos e o apoio da Smel, por exemplo, está sendo muito forte neste sentido: “A Smel tem sido uma parceira constante nesta nossa empreitada e seguidamente nos repassa uma grande quantidade de alimentos. Estes alimentos irão beneficiar todas as famílias cadastradas no banco de alimento do município”, concluiu o titular da SMFCAS.

O começo da XIX Copa Aldeião de Futsal – Municipal Série B 2015 está marcado para o dia 5 de maio. Antes, no entanto, no dia 23 de abril, as equipes inscritas na com-petição irão participar de um Congresso Técnico que será realizado a partir das 20h, no ginásio Aldeião. As duas melhores equipes classificadas no torneio garantem acesso para a disputa da elite de futsal gravataiense em 2016. Para conferir os 30 times que participarão do evento, confira o link: http://goo.gl/YicQJt

Os advogados do Inter aguardam a con-firmação da denúncia, que deve ser encami-nhada hoje ao Tribunal de Justiça Despor-tiva (TJD), para comentar a hipótese de o clube ser punido devido a um episódio de injúria racial que teria ocorrido no Beira--Rio, logo depois da expulsão de Fabrício, quarta-feira passada. No entanto, as ima-gens da partida contra o Ypiranga já foram analisadas e embasarão a possível defesa do clube. “Não houve racismo ou injúria racial em momento algum da partida. Como base nas imagens, não há como comprovar nada disso”, enfatiza o vice-presidente de assun-tos jurídicos do Inter, Marcelo de Freitas e Castro.

A denúncia, de qualquer forma, deve ser leve. Tudo indica que o Inter deve ser acu-sado somente com base nas imagens da par-tida. Ou seja, depoimentos de outras pesso-as, jornalistas ou torcedores que estavam no estádio, não devem ser levados em consi-deração pelos procuradores do TJD. Assim, fica complicado de comprovar a participa-ção de mais de uma pessoa no episódio. Os procuradores do TJD também devem solici-

tar uma investigação à Polícia Civil.Pela manhã, o presidente do TJD, Ro-

berto Leite Pimentel, chegou a afirmar que o Gauchão poderia ser suspenso por conta do caso. “No momento, não recebemos a denúncia da procuradoria. A partir deste re-cebimento, nós teríamos que analisar o pe-dido de tutela antecipada ou de suspensão do campeonato. Um eventual julgamento projeta uma perda de pontos e a não realiza-ção da competição”, afirmou Pimentel em entrevista à Rádio Guaíba.

encontrar a partir das 19h30 de quinta--feira, na Arena, o Grêmio aumenta a atenção. Precisa bater o adversário - nas quartas de final o jogo é único - e seguir na competição. O título do Gauchão, que não conquista desde 2010, é o primeiro objetivo do clube na temporada.

- O Grêmio não ganha há algum tem-po. É um desafio enorme, mas estamos crescendo. Mais próximos do objetivo. Temos que aproveitar este momento e fi-carmos mais fortes para conseguirmos o primeiro título no ano - resumiu Marcelo Oliveira.

XIX Copa Aldeião de Futsal arrecada mais de 800kg de alimentos não perecíveis

Jurídico do Inter nega injúria racial

Grêmio evita favoritismo e alerta para experiência dos "galácticos" do Noia

Marcelo Oliveira não espera jogo fácil com o Novo Hamburgo (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

Foto: Ricardo Giusti

Page 8: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 20158 Economia

ECONOMIA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Ane-el) corrigiu ontem (7) o percentual que será aplica-do nas tarifas de energia de seis distribuidoras. A mudança ocorreu por causa da aprovação do valor definitivo do encargo Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), usado para amortizar o emprés-timo feito pelas distribuidoras para cobrir os cus-tos com a compra de energia no mercado livre e o uso maior de termelétricas.

Com isso, o índice de Revisão Tarifária Extra-ordinária, aprovado pela Aneel, em fevereiro, vai ficar menor para algumas distribuidoras. Na Com-panhia Paulista de Energia Elétrica (CPFL Leste Paulista), a previsão de 19,54% cai para 14,52%; na CPFL Sul Paulista, a previsão de 21,95% baixa para 17,02%; na CPFL Jaguari, o aumento previs-to, de 23%, cai para 16,8%; na CPFL Mococa, o aumento foi retificado de 16,59% para 11,81%; na CPFL Santa Cruz, a previsão de aumento baixou de 10% para 5,16%; e na Energisa Borborema, a correção de preços, antes prevista em 5,79%, será de 0,62%.

A Aneel também reduziu o percentual de rea-juste tarifário anual que será aplicado à Distribui-dora Ampla, que fornece energia a 2,5 milhões de consumidores de 66 municípios do Rio de Janeiro. Para o consumidor residencial, o índice aprova-do no dia 10 de março, que seria de 34,95%, foi alterado para 30,25%. O motivo da mudança foi o mesmo: a homologação dos novaos valores da cota da CDE.

O Greenpeace realizou ontem uma manifesta-ção em frente ao Ministério da Fazenda, em Bra-sília, para pedir ao ministro Joaquim Levy que proponha aos estados a redução do Imposto Sobre o ICMS cobrado na comercialização das placas coletoras de energia solar. Na manifestação, o sol estava representado por um boneco preso em uma jaula e os integrantes da ONG portavam uma faixa pedindo para que o ministro “deixasse o Sol ilumi-nar o futuro do Brasil”. Para eles, o ministro que deverá se reunir em Goiânia, na próxima sexta-fei-ra com secretários de Fazenda dos estados, é uma peça importante para influenciar na redução do tributo. O ministro, que voltava de encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, não viu a manifestação, pois, não entrou pela portaria que dá acesso ao seu gabinete e utilizou a garagem sub-terrânea do edifício do Ministério da Fazenda. O grupo pediu para ser recebido por ele ou por algum representante do ministro, mas não foi atendido. Diante da recusa, um documento destinado a Joa-quim Levy, com as reivindicações, foi protocolado no Ministério. “Esse imposto é um dos maiores entraves para o desenvolvimento da energia solar no Brasil. Queremos que o Joaquim Levy se posi-cione sobre a redução do ICMS. Esperamos que ele assuma o papel de líder da política fazendária e dê uma sinalização que o governo federal é fa-vorável aos incentivos para a energia solar”, disse Barbara Rubim, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

Bárbara Rubin exemplifica que uma residência com quatro pessoas pagaria de R$ 15 mil a R$ 18 mil para ter um sistema que suprirá 100% da ne-cessidade de energia elétrica. O sistema seria pago em oito anos, justamente por causa da incidência do ICMS, que torna o sistema 20% mais caro do que deveria ser.

Aneel reduz índices de aumentos nas contas de luz de seis distribuidoras

Geenpeace pede ação a Levy para reduzir ICMS na venda de placas de energia solar

Estas pessoas encontram-se em alguma das situações definidas pelo art. 15 da Lei nº 9.492, de 10.09.97, razão pela qual é publicado o presente edital, na forma do parágrafo 1º do mesmo artigo, ficando intimada a virem pagar no Tabelionato os respectivos títulos, evitando o protesto, ou oferecer resposta, que não evitará o protesto, tudo no prazo de três (03) dias úteis, contados a partir da data de publicação deste edital.

Gravataí, 8 de abril de 2015. VALECY CABELEIRA BITELO - OFICIAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULTABELIONATO DE PROTESTOS DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍAV. JOSÉ LOUREIRO DA SILVA, 1826 - Fone: 3488.1800

FAZ SABER que, se encontram neste Ofício para serem protestados os títulos abaixo discriminados.

EDITAL

Nome do Devedor Protocolo Valor Original Documento Cod. Espécie Credor Original

ADRIANO MENEZES DE AZEVEDO 1474904-6 R$ 489,72 11314-5 IDM LAS COLONIAS LTDA

ADRIANO OLVEIRA DA SILVA 1475168-5 R$ 650,00 016H IDM IRMAOS RESENDE C VEICULOS LTDA

ANDERSON LUIS DE OLIVEIRA STUMPF E 1473777-8 R$ 1.510,00 675596703 IDM SAVAR VEICULOS LTDA

ANDREIA FERREIRA DA SILVA 1473098-0 R$ 320,00 1 IDM EVALDO FRANCISCO DA ROSA

ANTONIO MARCOS PEREIRA TRANSPORTES 1475099-9 R$ 4.800,00 B 683515 IDM KUNZLER MAQUINAS LTDA

BORGES E AVILA LTDA 1474476-7 R$ 924,00 02/2015-1 IDM PALLADINO REFEICOES LTDA ME

BRUNA DA SILVA DUTRA 1475389-3 R$ 188,33 5974/1-1 IDM CRISTIANO MARCELO NUNES SCHILLING ME

COMERCIO DE GEN ALIMENTICIOS D BEM LTDA1475258-4 R$ 597,70 2059 IDM TRANSRODANDO TRANSPORTES LTDA

COMERCIO DE GEN ALIMENTICIOS D BEM LTDA1475257-0 R$ 1.020,00 2164 IDM TRANSRODANDO TRANSPORTES LTDA

DAVI DISTRIBUIDORA DE MATERIAI 1475169-0 R$ 657,46 0000002094 IDM ABT COMERCIAL ELETRICA LTDA

DAVI DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS ELETRICO1475274-4 R$ 758,00 16847/B IDM MEGACAMPOS FIOS E CABOS ELETRICOS LTDA

DISLEI CAMINHOES LTDA 1475580-8 R$ 1.832,00 12011501 C IDM L P DO BRASIL COMERCIO DE ACOS E INOX LT

DORVAL FERNANDES NETO - ME 1475162-9 R$ 547,50 0000080770 IDM TRON SOLUCOES TECNOL LTDA

ENIO DOS SANTOS DIAS JUNIOR 1474745-9 R$ 255,00 00500478-3 IDM LEFISC EDITORA DE PUBLICACOES PERIODICAS LTDA

FRANCO ROMANO VENTURA 1474818-5 R$ 2.143,60 0038467-01 IDM LAURO WEBER CIA LTDA

GERMINO DA SILVA 1474720-0 R$ 876,27 11581041 IDM CEMEAR COMERCIO E REPRESENTACAO LTDA

IVANETE TEREZINHA MADALOZZO - ME 1475270-6 R$ 750,92 29339 IDM MALHARIA CARYMA LTDA

JOSE MAURICIO TROITINO JUNIOR 1473009-2 R$ 3.153,84 018626 IDM DISTRIBUIDORA DE CARNES BASSEGIO LTDA

LC AUTOMACAO INDL LTDA 1475086-1 R$ 1.280,35 000000079 IDM OXICORTE E SERVICOS ACOS VITORIA LTDA ME

MAICON FERNANDES DA SILVA AUTO 1475360-5 R$ 926,08 043078955 IDM UNIVERSAL AUTOMOTIVE SYSTEMS S

MAICON FERNANDES DA SILVA AUTO PEÇAS 1475232-0 R$ 400,68 FT04613902 IDM JORGE MARIO GARCIA MONTENEGRO - EPP

MAICON FERNANDES DA SILVA AUTO PEÇAS 1475233-5 R$ 400,68 FT04613903 IDM JORGE MARIO GARCIA MONTENEGRO - EPP

MAICON FERNANDES DA SILVA AUTO PEÇAS 1475236-9 R$ 400,68 FT04613904 IDM JORGE MARIO GARCIA MONTENEGRO - EPP

MAICON FERNANDES DA SILVA AUTO PEÇAS 1475231-6 R$ 400,69 FT04613905 IDM JORGE MARIO GARCIA MONTENEGRO - EPP

MAICON FERNANDES DA SILVA AUTO PEÇAS 1475235-4 R$ 395,00 FT04625701 IDM JORGE MARIO GARCIA MONTENEGRO - EPP

MAICON FERNANDES DA SILVA AUTO PEÇAS 1475234-0 R$ 395,00 FT04625703 IDM JORGE MARIO GARCIA MONTENEGRO - EPP

METALCYCLO TRANSPORTE E LOGISTICA LTD 1474744-5 R$ 207,00 0098872/ IDM CIELO TELECOM LTDA

METALURGICA RJR LTDA 1475217-6 R$ 74,05 92403478300 IDM AIR PRODUCTS BRASIL LTDA

PALAVER COMERCIO DE CALCADOS LTDA ME 1474920-5 R$ 158,63 0000000601 IDM GGB COMERCIO DE CALCADOS E ACESSORIOS

PONTOTECH SOLUCOES EM INF E TELECOM 1473832-3 R$ 565,12 68751 3 IDM DISTRICOMP DISTRIB INFORMATICA LTDA

R TREVISAN FILHO 1474760-4 R$ 318,91 5362001001 IDM FRIGELAR COMERCIO E DISTRIBUICAO S.A.

ROSOHESTER MENDES NUNES 1475798-3 R$ 330,00 1551423451 IDM ADEMIR COMERCIO DE VEICULOS LTDA

SABRINA PEREIRA MARTINS ME 1474690-2 R$ 380,00 6495101 IDM MONTREAL COML DE AUT LTDA

SAYONARA DE SOUZA MARTINS 1475221-2 R$ 235,91 000495-01 IDM FLEXSUL DISTRIBUIDORA LTDA

TC IND STRIA GR FICA E EDITORA LTDA 1474730-3 R$ 123,48 287571 IDM DISMARINA TRANSPORTES RODOVIARIOS LTDA

VETORIZA GRAF E ARTE DIGITAL LTDA ME 1474771-2 R$ 407,20 21985 IDM GEMIR COMERCIO DE IMPRESSOS LTDA

PUBLICAÇÃO LEGAL

Page 9: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 20159Notícias

Delegacia do Con-sumidor e Procon RS reforçaram, hoje, o alerta para o golpe das construtoras de ca-sas pré-fabricadas na região Metropolitana. A Polícia Civil abriu hoje um inquérito para apurar os crimes, con-centrando as diferentes investigações em um único documento. O total de vítimas pode passar de 80. O Pro-con RS já enviou 79 denuncias a serem averiguadas, mas a DP identificou 24 clientes lesados. Alguns, porém podem ser o mesmos

apontados pelo órgão de defesa do consumi-dor. Segundo o Procon RS, os golpistas abrem os estabelecimentos, prometem a entrega das casas, e somem, em seguida, sem entregar as unidades. Geralmente, as em-presas pedem uma entrada de valor alto para que o restante seja pago em cartão de crédito. Os valores das residências podem variar de R$ 6 a R$ 40 mil.Crimes do tipo já foram aplicados em Porto Alegre, Viamão, Guaíba, Eldorado do

Sul e Gravataí. So-mente em Viamão, um suspeito pode ter lesado cerca de 15 clientes. Em maioria, o golpe é aplicado em áreas periféricas e tendo como vítimas pessoas de baixa ren-da, explica o delegado Volnei Fagundes. “Ger-almente, os clientes são pessoas humildes que moram em ca-sas alugadas e que, através de emprésti-mos, tentam adquirir essas casas”, lamenta. O titular da Delegacia do Consumidor revela que os anúncios ocor-

rem por meio de jornais e outdoors e que, em alguns casos, peque-nos estabelecimentos, como ferragens ou empresas de materiais de construção, põem à mostra casas pré-fabricadas para servir de chamariz. Pessoas que foram lesadas po-dem entrar em contato com o Procon RS pelo telefone 3287.6200 ou procurar a Delegacia do Consumidor, que fica na avenida Presi-dente Roosvelt, 981, no bairro São Geraldo, na zona Norte de Porto Alegre.

Golpe da casa pré-fabricada já pode ter lesado mais de 80 na região Metropolitana

PIB do Rio Grande do Sul não apresenta crescimento em 2014

Daer pretende retomar duplicação da ERS 118 até a metade do ano

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) quer retomar as obras da ERS 118, paralisadas desde outubro do ano passado, ainda no primeiro semestre de 2015. A intenção foi manifestada nesta terça-feira pelo diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa que discutiu a paralisação dos trabalhos de recuperação da rodovia.

Segundo Nuñez, o departamento realiza um levantamento que inclui questões como a con-strução de viadutos, passarelas e desapropria-ções na região. “Até o final de abril, os dados estarão disponíveis e nossa intenção e reiniciar as obras de duplicação da rodovia”, explicou. Conforme o diretor-geral do Daer, o levanta-mento será mostrado ao governador José Ivo Sartori e aos técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda para garantir a liberação de re-cursos para a conclusão dos trabalhos. “Não queremos dar sequência na obra sem termos a garantia de que não precisaremos paralisar mais”, ressaltou.

Segundo o deputado estadual Tarcísio Zimmermann (PT), o Legislativo reconhece os problemas financeiros do Estado, mas o parla-mentar disse que existe uma fonte de recursos em 2015 que pode ser utilizada pelo governo nos trabalhos de conclusão da rodovia. Se-gundo Zimmermann, que propôs realização da audiência pública, a Contribuição de Interven-ção no Domínio Econômico (Cide), resultará em uma arrecadação de R$ 150 a R$ 200 milhões para o Estado.

A ERS 118 possui 22,4 quilômetros de extensão e atravessa os municípios de Sapu-caia do Sul, Esteio, Cachoeirinha e Gravataí. A estimativa da Comissão de Assuntos Munici-pais é de que sejam necessários cerca de R$ 340 milhões para conclusão dos trabalhos de duplicação da rodovia.

O Produto Interno Bruto(PIB) do Rio Grande do Sul apre-sentou variação nula em 2014, na compa-ração com o ano de 2013. O dado é da Fundação de Eco-nomia e Estatística (FEE), que apresen-tou nesta terça-feira, os números sobre o quarto trimestre do ano passado e o com-pilado do ano.

Conforme o es-tudo, a agropecuária (0,6%) e os ser-viços(1,2%) tiveram ligeira elevação. No entanto, o que provo-cou o PIB nulo foi o fraco desempenho da indústria (-3,2%), es-pecialmente a Indús-tria de Transformação (-4,2%).

De acordo com o economista da FEE, Martinho Roberto

Lazzari, a agricultura teve um bom desem-penho, principalmente porque o ano de 2013 já havia registrado números positivos. Porém, destacou que alguns fatores colabo-raram para a queda da indústria gaúcha.

“Temos que levar em consideração a desaceleração da indústria no Brasil. Outro fator que cola-borou para a queda

da indústria aqui no Estado foi a diminu-ição das exportações para a Argentina”, disse.

O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, afirmou que o desempenho nulo se deve à industria.

“A agropecuária vai muito bem, mas é visível que a indús-tria vem puxando a

economia pra baixo. Isso está ocorrendo no Brasil, e no Rio Grande do Sul não é diferente. A nossa indústria é vinculada à economia brasileira”, afirmou. O secretário disse ainda que a situação da indústria preocupa os gestores estaduais, e salientou que o Estado não tem condições de fazer maiores investimentos públicos no setor.

ERS 118 possui 22,4 quilômetros de extensão e atravessa os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha e Gravataí (Foto: Tarsila Pereira)

Departamento realiza um levantamento detalhado da obra para garantir a libera-ção de recursos

ANUNCIE NO JG 3423.1792

PIB gaúcho caiu 0,1% no quatro trimestre, em relação ao terceiro (Foto: Eduardo Paganella)

Page 10: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 201510

Patricia Mello

O homem apontado pela polícia como sus-peito de executar o sargento Milton de Pádua Martins e o filho dele, Ismael Martins, em Alvo-rada, na última sexta-feira, dia 3, também andou aprontando por Gravataí. Na cidade, junto com um irmão, ele tentou matar Lucas Pacheco Geremias, 22 anos, em crime acontecido no domingo, dia 5. Instantes após terem dado pelo menos cinco tiros na vítima, Isac Rodrigues de Souza e Lucas Rodrigues de Souza, ou Mamute, como é mais conhecido o homem apontado como envolvido na morte do PMs, fugiram para Alvorada, onde trocaram tiros com a BM.

A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 22h10, na estrada da Cavalhada. Conforme o comissário Jair Gonçalves, chefe de investiga-ções da delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima contou para a polícia que a tempos atrás Isac e Lucas (vítima) foram presos com um carro clonado. Na ocasião, Isac teria pedido para Lucas segurar a bronca. Lucas segurou com o acordo de que Isac lhe daria um carro igualmente clonado. e quando foi solto, passou a cobrar o carro prometido.

No dia em que aconteceu a tentativa de matar Lucas, conforme a polícia, Isac teria ligado para a vítima e dito que tinha conseguido um carro. Pegaram Lucas e o levaram até o local, em um Honda Civic. Lá, pediram para que ele

descesse do carro e que andasse pela rua, que estava totalmente escura. Quando ele obedeceu, levou cinco tiros pelas costas. Na sequência, eles fugiram em direção a Alvorada.

Mais confusãoLogo que saíram de Gravataí, em abordagem

de rotina, os policiais militares de Alvorada iden-tificaram o condutor do carro, já em Alvorada, como o principal suspeito das mortes do PM e do filho dele. Houve perseguição, e o criminoso colidiu o veículo. Houve uma primeira troca de tiros, mas ele conseguiu fugir a pé por dentro de pátios de residências. Logo após, ele se deparou com outros policiais e aconteceu uma segunda troca de tiros, mas novamente o suspeito con-seguiu fugir. Na ocorrência, a polícia apreendeu um revólver e o veículo onde estava o suspeito.

Já o delegado Cassiano Cabral, da delegacia de Homicídios de Alvorada, a arma apreendida não é a do mesmo calibre utilizado na execução. O suspeito já teve a identidade descoberta, mas ainda não foi divulgada. No veículo apreendido, foram encontradas diversas roupas, o que pode apontar que ele estava fugindo da cidade.

A principal hipótese para execução é de um acerto de contas com o filho do sargento, que tinha passagens pela polícia e esteve internado na Fundação de Assistência Sócio-Educativa (fase).

Polícia

Homem é preso transportando maconha

Quatro pessoas são presas durante ação policial

Suspeito de matar PM e filho tenta executar homem em Gravataí

Patricia Mello. Um homem foi preso na segunda-feira, carregando cerca de 400 gramas de maconha. L.E.M.R., 28 anos foi preso em flagrante. O entorpecente estava dentro do carro, um veículo Fox que foi apreendido junto com a droga.

Eram cerca de 13h quando policiais do pelotão de Operações Especiais (POE) do 17º BPM, seguiam em patrulhamento de rotina pela Vila Aliança. Quando pas-savam pela rua Ibirapuitã, suspeitaram do carro que seguia pela referida rua. Os PMs deram ordem de parada e durante a re-vista, encontraram meio tijolo de maconha, pesando aproximadamente 400gr da droga. Em consulta ao sistema operacional descobriram que ele tinha antecedentes por lesão corporal.

O suspeito foi detido e encaminhado à delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, onde foi atuado em flagrante por tráfico de entorpecente e recolhido ao Presídio Central. O carro e a droga foram apreendidos.

Ontem (7), policiais da Del-egacia de Polícia de Charqueadas deflagraram a Op-eração Madrugada Tranquila que visou a recuperação de objetos furtados du-rante os primeiros quatro meses do ano, a prisão de um foragido da Justiça e ainda coibir a venda de drogas operada por um casal que fornecia crack em troca de produtos oriundos de furtos e roubos.

Em cumprimento a mandados de busca e apreensão em quatro residên-cias do município, diversos objetos sem procedência foram apreendidos, além de crack, dinheiro e munições de calibre .22. Dois

homens e uma mul-her foram presos em flagrante, e um foragido foi captu-rado. Segundo o delegado Rodrigo Reis, em razão de diferentes inquéritos policiais que tra-mitam na Delegacia de Polícia de Char-queadas, outros três suspeitos de furtos e roubos foram presos duran-te as investigações que duraram cerca de três meses.

A ação contou com apoio de poli-ciais civis de São Jerônimo e também da BM. Após os pro-cedimentos legais, os suspeitos foram encaminhados ao Presídio Central de Porto Alegre, Presídio de Guaíba e Penitenciária Es-tadual do Jacuí.

Carro usado para tentar executar foi apreendido

Page 11: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 201511

Fernanda Macha-do aproveitou sua gra-videz para participar de todas as campa-nhas importantes para a saúde das futuras mamães e seus bebês. Ontem (7), foi a vez da conscientiza-ção contra bebidas al-coólicas na gravidez. “Gravidez sem álcool! Eu visto essa cami-sa, eu levanto essa bandeira, eu apoio essa campanha!!!!! Vamos ajudar a divul-gar essa campanha tão importante contra a Síndrome Alcoólica Fetal! Pela saúde dos nossos bebês!”, es-creveu ela na legenda de uma foto postada no Instagram.

Variedades

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 4

OMVMFRANCISCO

CONSORCIARTASUECIAOSVROLPICOLESD

PARISEROMANIVEISAH

LOSNAURIRBHRES

CARIOCASTMGRUDADOIMORAIORCADETORI

VASECTOMIA

Parte doolho queregula apupila

De (?),madeiracomo o

pau-brasil

Cair no(?) dos es-quecidos:

sumir(?) baixa:é ideal aopasseio

de caiaque

Os de gli-cose sãoaltos nosdiabéticos

(?) maior,conste-laçãoboreal

Caracte-rística

facial deStalin

“Ouro”,em “au-rífero”

(?) Her-manos,banda de rock

BeloHorizonte(abrev.)

Fase daproduçãode queijos

(?) Caym-mi, cantorde “Deli-cadeza”

Conterrâ-neos deChico

BuarqueEmissoraestatalitaliana(sigla)

Principalmantra do Hin-duísmo

Cirurgiade contra-

cepçãomasculina

Capital do Egito

Advérbiolatino

Parte final das fábulas

104, emromanos

País escan-dinavo co-nhecido porsua neu-tralidade

em guerras

Bem do pecuaristaEntrada(Arquit.)

Cidades doMuseu deOrsay e

do Mercadode Trajano,respecti-vamente

Fazer par-ceria com

De modorecíprocoO peixe,

no “sushi”

A temperatura ideal damamadeira do bebêReferência comum

a Jesus (Rel.)

O íntimo(Psic.)Ondeestá?

Apegado(fig.)

Porém;todavia

PórticoxintoístaFeitio doancinho

Recurso decâmerasdigitais

modernas

São (?),cidade daPonte Gol-den Gate

(EUA)

Taís Araú-jo, atrizIguariasgeladasda praia

3/sic. 4/cura — maré — tori — ursa. 5/ádito. 6/suécia.

Um problema em um contrato ou acordo que foi feito há alguns dias pode tirar seu bom humor. Procure ler e fazer algumas reflexões. O dia está ótimo para isso.

você pode encontrar alguma dificuldade ou problema relacionado a um projeto. O momento pode envolver o planejamento de uma viagem ou curso superior.

Você estará mais fechado e preocupado com questões que envolvem sua vida material e investimentos. O dia pode ser tenso no que diz respeito a dinheiro.

Você estará preocupado com as mudan-ças que deve fazer em seu mundo emo-cional. Um pequeno problema pode sur-gir com um sócio ou parceiro comercial.

Você estará mais fechado e introspecti-vo, e mais preocupado também. Não se deixe levar pelas possíveis dificuldades do dia ou pelo baixo astral.

Uma sociedade ou parceria comercial, ou mesmo um namoro que vem sendo dese-nhado pelo Universo, pode dar um novo passo.

Não se deixe levar pelo pessimismo, pois hoje, Saturno faz um tenso aspec-to coms eu regente e tenta levar você para o baixo astral.

Pode surgir algum problema em um proje-to de tabalho ou mesmo alguma dificulda-de com um colega. Procure manter a se-renidade, pois essa energia é passageira.

Uma pessoa mais séria pode se aproximar de você e acabar se tornando um bom ami-go. Um projeto em equipe pode apresentar problemas, mas só por hoje.

A ansiedade começa a diminuir consi-deravelmente. Sua vida doméstica e os relacionamentos em família passam por um período de muito equilíbrio e prazer.

O dia segue um pouco mais tenso, mas, a partir de algum esforço, pode ter um ótimo resultado. Mantenha a calma.

Dia em que você estará mais fechado e in-trospectivo, mais conectado ao seu mundo emocional. Um de seus pais pode trazer algum tipo de preocupação.

"Os Dez Mandamentos": Após entrar no palácio disfarçada, Joquebede é condenada

Pela conscientização! Fernanda Machado veste a camisa da gravidez sem álcool

No capítulo desta quarta-feira (8) de "Os Dez Mandamentos", com ajuda de Judite (Nanda Ziegler), Joquebede (Denise Del Vecchio) consegue entrar disfar-çada no palácio usando roupas de egípcia e reencontra o filho Moisés (Guilher-me Winter).

Porém, é reconhecida pela princesa Henutmire (Vera Zimmermann), que a expulsa, deixando o príncipe intrigado ao ver toda situação.

Como castigo, Bakenmut (Kiko Pissolato) leva a hebreia para ser executada por ordem do general Disebek (Eduardo Lago).

"Os Dez Mandamentos" vai ao ar às 20h30, na Record.

Page 12: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 2015

Pressão alta pode aumentar o risco de problemas nos rins

A hipertensão atinge 30 milhões de pessoas em todo o Brasil. A pressão alta é uma doença silencio-sa e dificilmente dá algum sintoma. É comum o paciente achar que está bem, mesmo quando a pressão está lá em cima. E é ai que mora o perigo.Muitas vezes o paciente deixa de seguir o tratamento como deve-ria e acha que não precisa mais de remédios.

A pressão alta aumenta o risco de problemas nos rins – 50% dos paci-entes que fazem diálise desenvolv-eram problemas renais por causa da diabetes ou da pressão alta fora de controle. Mas qual a relação da pressão arterial com o rim?

O rim filtra o sangue, ajuda a con-trolar a pressão arterial e também estimula a produção de glóbulos ver-melhos. Quem não controla as taxas de açúcar, por exemplo, corre o risco de que a glicemia alta prejudique

os glomérulos, um emaranhado de pequenos vasos que faz parte da área filtrante do rim.

Já a hipertensão afeta o rim de outra forma. Quando a pressão arte-rial está alta demais, o sangue entra com mais força nos rins e provoca o enrijecimento dos vasos. Com essa agressão constante, os vasos vão perdendo a capacidade de filtrar o sangue.

"Precisamos cuidar da saúde como um todo. Quando tomamos remédios, precisamos monitorar e ver se as doenças estão controladas. Diabetes e hipertensão podem afetar também as artérias, o cérebro, o coração", explica o nefrologista Elias Davi Neto.

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram uma nova classe de inseticidas que pode ajudar no controle de mosquitos transmis-sores de doenças infecciosas, como a dengue.

Os pesquisadores identificaram uma maneira de interferir na recepção de dopamina do inseto, um neurotransmissor importante no desenvolvimento celular.

O futuro inseticida agiria bloqueando proteínas que atraves-sam a membrana celular do mosquito, uma perturbação que pode causar a morte.

Para obter o “produto sofisticado”, foram analisados o genoma do Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela e do chikungunya, e do Culex quinquefasciatus, vetor da febre do Nilo Ocidental e da elefantíase

Os genes desses insetos foram utilizados para identificar quais produtos químicos seriam mais eficazes no combate a essas pra-gas.

A equipe de cientistas afirma ter extraído cerca de 200 pos-síveis antagonistas da dopamina, que podem ser promissores no desenvolvimento dos inseticidas.

“É como se fosse uma medicina personalizada para os mosqui-tos. Mas nesse caso, o medicamento é letal”, disse Catherine Hill, professora de entomologia da Universidade Purdue, dos Estados Unidos.

O grupo de pesquisadores afirma ainda que tem tomado cui-dado para minimizar quaisquer riscos de os inseticidas também bloquearem os receptores de dopamina humanos.

O estudo foi publicado na revista científica "PLoS Neglected Tropical Diseases".

Dado mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que, até 7 de março, foram registrados 224,1 mil casos da doença no país, aumento de 162% em relação ao

mesmo período do ano passado, quando houve 85.401 ocor-rências.

O ministério informou ainda a queda de 31,5% no número de mortes entre 2014 e 2015. Entre 1 de janeiro e 7 de março do ano passado morreram 76 pessoas. No mesmo período de 2015, foram 52 óbitos.

Cientistas criam classe de inseticidas que pode controlar o Aedes aegypti

Saúde

Hipertensão atinge 30 milhões de pessoas em todo o Brasil

Page 13: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

252 anos de Gravataí Gravataí, 8 de abril de 2015

O outro lado da cidadeLocais importantes da história de Gravatai passam despercebidos no cotidiano agitado do centro da cidade. PÁGINA 3

Page 14: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

O Município de Gravataí comemora nesta quinta-feira (8 de abril) seus 252 anos de existên-cia. Iniciada, oficialmente, em abril de 1763, com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, a inserção de Gravataí no contexto histórico do Rio Grande do Sul foi um pouco anterior.

À época, a Coroa Portuguesa expandia seus domínios ao sul do continente americano, povo-ando e concedendo cartas de sesmarias a quem já habitava por estas terras. Foi o caso de Pedro Gonçalves Sandoval, natural de Lima, no Peru, que recebeu a primeira sesmaria, pois já habitava o chamado rincão de Gravataí, nos campos de Viamão. Na mesma época, o capitão João Lou-renço Veloso também recebia autorização de posse das terras que habitava no mesmo rincão, mais a nordeste, próximas do monte Itacolomi. Parte de-stas terras seria comprada pela coroa portuguesa para assentamento da então Aldeia dos Anjos. A fundação da Aldeia dos Anjos estava inserida no ambiente de disputa ibérica pela posse do território ao sul da América.

Novo marco na História municipal viria nas décadas de 1960 e 70 com a instalação das pri-meiras indústrias e a criação do Distrito Industrial e construção da free-way, com acesso à Gravataí. Outra grande conquista para o município, foi a instalação do Complexo Industrial da General Mo-tors, uma das indústrias mais bem estruturadas do mundo.

ATUALIDADE

Poucos aniversários se deram em meio a tantas dificuldades. Não pode haver dúvidas acerca da necessidade de intervenções que atendam eixos fundamentais para a qualidade de vida de uma cidade igual a nossa: como a mobilidade urbana e o aproveitamento dos espaços que a cada dia ficam menores. Repensar o transporte de massa numa cidade cada vez mais engarrafada, é me-dida urgente para desafogar o trânsito que a cada dia fica mais dificultado, a começar pela saturada Avenida Dorival da Luz de Oliveira, que corta a cidade de leste a oeste, sendo nossa principal via de escoamento. Sem falar das ruas centrais que normalmente estão apinhadas de veículos de toda a natureza.

As transformações são necessárias, sejam nas mudanças ou na atitude das autoridades e dos próprios cidadãos. Este setor, aliado a outros como “Saúde e Educação” têm sido constantemente priorizados pelos nossos administradores que não medem esforços para dotar a município do mínimo necessário para seguir o seu curso normal.

Neste aniversário, apesar das dificuldades, as perspectivas podem ser consideradas boas. Pelo menos é isso que se espera de nossos gover-nantes. Parabéns querida cidade pelos seus 252 anos!

Parabéns querida cidade!

A determinação, a coragem, a amizade e o trabalho da gente de outrora, que com apuradís-sima visão de futuro, ajudaram a desenvolver e dar perspectivas a esta linda e aconchegante cidade.

Com grande satisfação, nós do Jornal de Gra-vataí também estamos ajudando a escrever esta história que deixaremos para as futuras gerações. Por isso não poderíamos deixar passar em branco esta data tão significante. Um fraternal abraço a todos!

Gravataí, 8 de abril de 2015

Especial 252 anos de Gravataí

EDITORIAL

ARTIGO

Mais um ano de vida

Gravataí, minha terra adorada. Neste chão fiz minha história. Nasci e me criei no Passo da Caveira. Assim como a minha família, que também é natural daqui. Com passar dos anos, fortaleci minhas raízes. Me casei e tive filhos nesta cidade. Gravataí é diversa, seja por sua tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, ou pela música e o esporte. Gosto de Morungava! Lugar de natureza exuberante. Propício pra quem opta por fugir do agito do centro da cidade. É pra lá que eu vou quando busco sossego. No entanto, luto bravamente por nossa gente. Ser presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, quando a cidade completa 252 anos de história, é extremamente gratificante. Estou à frente de uma gestão madura, que busca inovar na comunicação com o propósito de aproximar a população do Legislativo Municipal. Meu presente para Gravataí ainda está por vir. Vamos inaugu-rar, brevemente, a TV Câmara. A primeira TV pública de Gravataí. Com tecnologia inovadora, os gravataienses poderão assistir programação local pela TV a cabo, celular, tablet ou computador. É o parlamento de Gravataí investindo em transparência e conteúdo. Tenho a concepção de que fortalecer os investimentos em cultura, faz um povo mais sábio e soberano. Parabéns Gravataí!

Gravataí é a nossa cidade. Aqui é a terra onde eu nasci, cresci e moro com minha esposa e filhos. O meu amor por esta cidade vem de berço e tudo o que a cidade me deu, agora, como prefeito, eu quero retribuir, em dedicação e trabalho pela qualidade de vida dos gravataienses.

O presente que dou ao Município, ness-es 252 anos, é o trabalho diário por uma cidade melhor para a nossa comunidade. É o esforço para implantar na Prefeitura uma gestão qualificada, recuperando a capa-cidade de investimento e a credibilidade financeira do Município, contando sempre com profissionais responsáveis com o seu compromisso e dever com a população.

O grande presente que a cidade pode ganhar é uma Prefeitura que trabalhe arduamente por ela, que tenha o bem estar do cidadão como principal objetivo. Que a política seja, de fato, utilizada como um meio para transformar a vida das pessoas. E este objetivo somente pode ser alcan-çado com a melhoria dos serviços públicos, com obras estruturais e políticas públicas

que beneficiem diretamente a vida de cada cidadão e de seus familiares.

Que Gravataí, em seus valores, sua beleza natural e sua cultura, continue nos inspirando, todos os dias, para que trabal-hemos por uma cidade mais harmoniosa, com espírito de coletividade, lutando sem-pre por um modelo de desenvolvimento, onde as novas gerações poderão ter muito mais oportunidades.

Por Marco Alba (prefeito de Gravataí)

Por Juarez Souza (Presidente da Câmara de Vereadores)

Por uma cidade melhor para as pessoas

Um presente para Gravataí

2

Page 15: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Gravataí, 8 de abril de 2015

Especial 252 anos de Gravataí

Filipe Foschiera *Colaboração: Anderson D´Onófrio França, Professor de História

No aniversário da cidade, o JG buscou locais e curiosidades que constituíram a história de nossa Al-deia nestes 252 anos. Mas não nos detemos aos típicos pontos atrativos do município, como cume do Morro Itacolomi e a arquitetura barroca da Igreja Matriz, ou as edificações em estilo colonial açoriano e a passarela do Colégio Dom Feliciano. Fomos além. Trazendo ao conhecimento dos leitores os pequenos detalhes da menina de 252 anos, conhecida como Gravataí.

Um destes locais que passam despercebidos no cotidiano agitado do centro da cidade é a Capela Santa Cruz. Construída para abrigar uma cruz, feita pelos índios, a capela era local de adoração e preces dos habitantes do povoado de Gravataí. Em 1909 a capela estava em ruínas, e com donativos da comunidade foi iniciada a sua reconstrução, concluída em 1944. De proporções pequenas, comparadas aos grandes edifícios ao seu redor, fica na área central da cidade, na Rua Tiraden-tes, próximo ao Colégio Barbosa Rodrigues.

Atualmente a capela é proprie-dade da Paróquia Nossa Senhora dos Anjos, mas não recebe nenhum culto católico, porém há uma inicia-tiva para que reuniões do Terço e outras atividades menores sejam realizadas no local. O prédio já serviu de espaço para reuniões dos Alcoólicos Anônimos e Associações Culturais do município.

Outro local que também fica no centro da cidade, camuflado aos olhos pouco curiosos da maioria da população, é a Fonte do Forno. Ela está na Praça do Forno, entre a Rua Nossa Senhora dos Anjos e a José M. Vianna, no centro de Gravataí, podendo ser visitada em qualquer dia e horário. O lugar tem área de 1.287,00m² com vegetação de ar-bustos e uma amoreira. A Fonte do Forno foi tombada como patrimônio

histórico do município através do decreto nº 4.367/00.

O fornecimento de água já era um problema na metade do século XIX, na Aldeia dos Anjos (Gravataí), surgiu a idéia de construir uma fonte pública. No ano de 1862 foi construí-da então a Fonte do Forno, que se tornou o principal ponto de captação de água da Aldeia dos Anjos naquela época. Tais fontes deveriam ser cobertas com uma abóbada formada de cal, areia e tijolos e fechadas na frente com uma cancela de ferro. Apesar da comissão formada para a execução da obra, segundo a tradição popular, a fonte foi feita por mestre Augusto, seguindo ordens do coronel Fonseca, então intendente de Gravataí. Devido a seu formato, a construção foi batizada de Fonte do Forno.

Além da importância de abastecer a população gravataiense, o local tão importante causou mistério. Ex-iste uma lenda que diz que todos os dias, ao entardecer, um anjo saciava sua sede na fonte, atribuindo-lhe um poder mágico. Segundo a crença, quem bebesse daquela nascente jamais se afastaria da vila, ou se isso ocorresse logo voltaria. Devido a esta fábula, as jovens levavam os namorados ao local para tomar água, na esperança de garantirem seus amados.

Com o crescimento da popula-ção, e o desenvolvimento urbano da cidade, um veículo de comunicação seria cada vez mais necessário. As-sim nasceu o jornal "O Gravataiense, fundado em 10 de fevereiro de 1952, mas teve seu primeiro exemplar publicado somente no mês seguinte a seu estabelecimento. Seus funda-dores foram: Otavio M. Schemes, Salvador Canellas Sobrinho, José Linck, Ernesto Fonseca, João A. Bar-bosa Filho, João M. Espíndola Filho, Antônio Luz, Kanitar Camboim Mar-tins, Mario Rosa, Helio Barcelos, An-tônio Costa Dutra, Artemio Camargo, Carlos Wilkens, Oswaldo Dehnhardt e Licinio Marques Gomes. Na foto podemos visualizar a capa da primeira edição do jornal, publicada

no dia 8 de março e vendida a CR$ 1,00 (um Cruzeiro). O exemplar da foto está sob a guarda do Museu Municipal Agostinho Martha.

Na área do entretenimento, algumas pessoas mais jovens talvez não saibam, mas Gravataí já pos-suiu salas de cinema. A sétima arte

estava presente no município sim, e as principais exibições foram fei-tas no Cine Metrópole. Ele estava localizado na Avenida José Loureiro da Silva, onde hoje se localiza a loja Paquetá. Na imagem ao lado, um cartaz da época.

3

O outro lado da cidade

Page 16: Jornal de Gravataí. 8 de abril de 2015. Edição 2208.

Contratação de mais médicos Criação do Programa Bebê Saúde

Inauguração da Escola Idelcy Silveira Pereira.Entrega de 27 mil uniformes escolares.

No mês de abril, Gravataí está de aniversário. E nada melhor do que celebrar esse momento valorizando cada conquista.• Construção de 6 novas Escolas de Educação Infantil • Construção da 1ª UPA da cidade• Informatização da saúde, agilizando a marcação de consultas

• Introdução de modelo pedagógico padrão nas escolas• Instalação de 5.000 placas de esquina• Construção da USF Parque dos Eucaliptos

ANNOOOSSS

JORN

AL DE G

RAVATAÍ |Gravataí, 8 de abril de 2015