Jornal de julho

8
Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Julho de 2010 l nº 79 Amor e partilha 7 Missão na Aldeia 8 Salve Doce Mãe de Deus “Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor" (2Pedro 1,2). Forró 2010 3 Quem nunca pediu um colo materno querendo ajuda, proteção e consolo? Com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não é diferente. Toda quarta nossa igreja se enche de esperança e fé, traduzidas nas expressões de centenas de pessoas que vão agradecer a intercessão da grande mãe, fazendo para ela o maior de todos os pedidos: “Mostra-nos teu Filho Jesus!” São os servos e devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que, em 27 de junho, viveram a alegria de celebrar, na paróquia, o dia mariano mais forte do ano. Tríduo, pregações, testemunhos e festa marcaram a data. Confira, na página 5, os detalhes de tudo que foi preparado pelos Servos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e venha celebrar com a gente este grande momento de louvor, sempre às quartas-feiras, às 18h, na igreja matriz, em frente ao Othon Hotel.

description

Jornal O Ressuscitado - Ed. de nº 79 - Julho de 2010

Transcript of Jornal de julho

Page 1: Jornal de julho

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Julho de 2010 l nº 79

Amor e partilha 7

Missão na Aldeia 8

SalveDoce Mãe de Deus

“Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus,e de Jesus nosso Senhor" (2Pedro 1,2).

Forró 2010 3

Quem nunca pediu um colo materno querendo ajuda, proteção e consolo? Com NossaSenhora do Perpétuo Socorro não é diferente. Toda quarta nossa igreja se enche de esperança efé, traduzidas nas expressões de centenas de pessoas que vão agradecer a intercessão da grandemãe, fazendo para ela o maior de todos os pedidos: “Mostra-nos teu Filho Jesus!”

São os servos e devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que, em 27 de junho,viveram a alegria de celebrar, na paróquia, o dia mariano mais forte do ano. Tríduo, pregações,testemunhos e festa marcaram a data.

Confira, na página 5, os detalhes de tudo que foi preparado pelos Servos de Nossa Senhorado Perpétuo Socorro, e venha celebrar com a gente este grande momento de louvor, sempre àsquartas-feiras, às 18h, na igreja matriz, em frente ao Othon Hotel.

Page 2: Jornal de julho

JORNAL O RESSUSCITADO - JULHO / 2010 2

CONGREGAÇÃO DO SS. REDENTOR - CSSRPARÓQUIA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

PÁROCO: Pe. Rosivaldo Motta - CSsRPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima

TEXTOS: Pe. Rosivaldo Motta, Pe. Aloísio Mota, Silvana Lima,Darcy Sampaio, Taísa Badaró, Carlos Trigo, Comunidades e Outros FOTOS: Carmelita de Jesus (Cacau), Claudomiro Santana, JorgeBadaró, Silvana Lima, Taísa Badaró, Internet (Google Imagens)e Outros J O R N A L I S TA RESPONSÁVEL: Ana Bastos- Mt. BA 1428 REVISÃO: Pe. Rosivaldo Motta COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: Mário Filho, Irtes Bouzon,e Rosa Maria.

EXPEDIENTE

Atendimento para ConfissõesUma hora antes da missa

HORÁRIOS DE MISSAS

Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro)Endereço - Igreja Matriz: Av. Oceânica, 2217 - Ondina -

Salvador - Bahia - CEP: 40140-131Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

JORNAL O RESSUSCITADOProduzido pela Pastoral da Comunicação - PASCOM

TIRAGEM: 5.000 exemplaresE-MAIL: [email protected]

Secretaria da Igreja MatrizExpediente: De 2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 13h às 18h

44 Anos de Bênçãos44 Anos de Bênçãos44 Anos de Bênçãos44 Anos de Bênçãos44 Anos de Bênçãos

A nossa querida paróquia da Ressurreição do Senhorcompleta 44 anos de evangelização, no dia 24 de julho.

Quantas bênçãos, quantas graças!Tudo começou numa garagem do Isba, com os Missionários Redentoristas e o apoio fraterno

das Irmãs Filhas do Coração de Maria.O primeiro pároco foi o Pe. Canízio, redentorista holandês. Depois dos holandeses vieram os

poloneses e, com eles, os brasileiros. Por ser iniciada pelos redentoristas a paróquia tem caracterís-ticas próprias de sua espiritualidade: a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, abstraídapelo povo e manifestada fortemente a cada quarta-feira; as pastorais com acento missionário, sain-do e evangelizando nos condomínios e famílias; a disciplina no atendimento das confissões; a comu-nicação e proximidade com o povo; enfim, são características que qualquer visitante perceberá,graças a Deus e a intercessão de Santo Afonso, homem sábio e de muita visão, fundador dosredentoristas.

Hoje a paróquia possui 42 grupos (pastorais, movimentos, serviços, ministérios e conselhos);6 comunidades com celebrações e acompanhamento pastoral permanente. Acolhimento aos turistase demais visitantes. A matriz possui uma infra-estrutura com auditório, salão de festas, salas deatendimento, estacionamento. Uma campanha está sendo lançada para a colocação de um elevador.As capelas das comunidades muito bem cuidadas e, na sua simplicidade, o zelo pela "casa de Deus".Temos ainda a riqueza de ver em nossa paróquia, um patrimônio da história dos afro-descendestes,a Igreja de São Lázaro, mantida e preservada com respeito à cultura baiana.

Assumindo a função atual de pároco, deixo aqui o meu agradecimento e reconhecimento atodos que, nestes 44 anos, contribuíram para que a nossa Paróquia seja o que desfrutamos hoje.

O que é de Deus permanece e cresce. Que o doador da vida e Senhor da história continueabençoando a nossa querida paróquia de Ondina.

Pe. Rosivaldo Motta, CSsR - pároco

MAIS DE 1000MAIS DE 1000MAIS DE 1000MAIS DE 1000MAIS DE 1000O Pároco com a palavra

Com pouco mais de um mês, o blog daparóquia já ultrapassou a marca de mil visi-tantes e figura como ferramenta de consultadiária para muitos paroquianos.

Após organização dos elementos básicos,que permitiram colocar o blog no ar, a Pastoralde Comunicação investe, agora, no seu apri-moramento, tornando o blog ainda mais rico.

A proposta é inserir filmes produzidos nascomunidades da paróquia, além de homiliasfeitas pelos nossos padres.

Como gesto concreto, já foi publicado ojornal “O Ressuscitado”, na íntegra, atravésde um programa que permite a leitura e ma-nuseio virtuais, semelhantes ao que ocorrecom o jornal impresso.

Continue acessando e conferindo asnovidades da paróquia e da Igreja, no Brasile no mundo, no endereço eletrônico:www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

A Pastoral da Comunicaçãocontinua investindo em ações de

integração e interatividade na paróquia

IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Terça, Celebração da Palavra, exceto a última do mês,quando é celebrada a Missa da Renovação Carismática /

Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h e 19h.SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30.

N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda à Sexta, às 7h e 18h. Sábado, às 17h. Domingo, às 8h e 18h30.N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h.CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 19h.

Para entrar em contato com a Pastoral daComunicação - PASCOM, utilize o

e-mail: [email protected] preferir, deixe sua mensagem na

secretaria da Igreja Matriz.

VOCÊ PODE AJUDAR!

O padre Rosivaldo Motta estará concluindo sua Pós-graduação em Cultura e Comunica-ção Jornalística, na Pontifícia Universidade Católica - PUC, em São Paulo, e ficará ausente daparóquia de 03 a 20 de julho.

PPPPPARÓCO ARÓCO ARÓCO ARÓCO ARÓCO VIAJVIAJVIAJVIAJVIAJARÁ EM JULHOARÁ EM JULHOARÁ EM JULHOARÁ EM JULHOARÁ EM JULHO

Campanha SOS Pernambuco e Alagoas

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste IIlançou em 23 de junho uma campanha em fa-vor dos atingidos pelas chuvas em Alagoas ePernambuco. Apoiando essa ação, o Secreta-riado Nacional convida a Rede Cáritas e a so-ciedade a juntarem-se a esse mutirão de soli-dariedade. Você também pode ajudar!

As doações podem ser feitas através de de-pósito em conta bancária:

· Banco do Brasil· Agência: 3505-X· Conta Corrente: 5821-1

Page 3: Jornal de julho

JORNAL O RESSUSCITADO - JULHO / 2010 3

Forró na ParóquiaNa quinta-feira, 17 de junho, encontrei Toinho

da Integração no estacionamento da Igreja, munidode arames, martelo, e outros apetrechos, montandouma barraca para o forró da paróquia. Leda, do Aco-lhimento, queixava-se do caminhão que deveria tertrazido as barracas e os toldos, e que ainda não haviachegado. Ela contava suas andanças para comprar osprincipais ingredientes da festa, quando chegou opadre Geraldo que, a seu pedido, lhe fizera a imposi-ção das mãos, acalmando-a da angústia.

No dia 18, graças a Deus, ficou tudo pronto, como apoio da Pastoral Familiar e inúmeros colaborado-res anônimos. São Pedro também ajudou, suspenden-do a chuva naquela noite.

Por Carlos Trigo

O forró pé de serra, sem duplo sentido, correusolto, atendendo a recomendação do Padre RosivaldoMotta. Alegria presente, ambiente familliar, quadrilhaimprovisada, com direito a trenzinho, túnel novo,anarriê e outras coreografias, barracas com todos ospratos típicos, incluindo o caldo verde (que logo aca-bou) trazidos por Francisca e Sonia da ComunidadeSagrado Coração de Jesus, e muitas outras iguariasdeliciosas.

Teve até casamento na roça, celebrado pelo pa-dre Cerenildo de Serrinha, unindo "Chico da Mandio-ca" com "Trubufina Vuco-Vuco" e atrapalhado peloaparecimento de uma grávida, com dois filhos. A con-fusão foi resolvida com a intervenção do delegado.

Ao final, houve um Bingo Cultural, comanda-do por Humberto, do Ministério de Música, queentremeava assuntos do Curso Bíblico do Antigo eNovo Testamento, de acordo com os números can-tados. Muitos presentes foram sorteados com brin-des ofertados por várias empresas. Uma festa dasformiguinhas da Pastoral Familiar, Integração, Ju-ventude, Catequese, Comunidade do Coração deJesus e inúmeros colaboradores anônimos.

Agredecimentos dos padres Rosivaldo Motta,Geraldo Camargo, Aloísio Mota, que também estive-ram presentes na festa, em nome de toda a paróquia, atoda a paróquia, a Paulo Guedes Toldos e a RuparáMadereira, com palco animado por Freitas do Acordeão.

Honra ao Mérito○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Daniel e Terezinha

Daniel e Terezinha, casal homegaeadodo mês, é um exemplo vivo de amor e doaçãoà messe.

Eles se conheceram em 1962, no dia doaniversário dele, 28 de dezembro. InclusiveDaniel afirma, carinhosamente, que ela foi umpresente de Deus.

Casaram-se em 30 de maio de 1964 na Igre-ja dos Mares. O casal tem três filhos, uma filhae quatro netos homens. Apesar de morar emBrotas, vieram para Ressurreiçaõ pelo 14º ECC,em 1992, e daí em diante, transformados emservidores da paróquia, como costumam di-zer, integraram-se ao trabalho nas pastorais.

Coordenaram as Santas Missões de 1996,participaram da Pastoral Litúrgica, Encontrode Casais, Escola de Formação Paroquial, Con-selho Econômico Paroquial e Servos de Nos-sa Senhora do Perpétuo Socorro (que ajuda-ram a criar em 1996 e dirigiram até 2008).

Foi convidado pelo padre Carlos para aOrdem do diaconado, sendo ordenado em 26de dezembro de 2000, após a realização de cur-so específico.

Atualmente, o diácono Daniel Marinhocoordena os Ministros Extraordiários daComunhão na Arquidiocese de Salvador.

Daniel e Terezinha, recebam de sua paró-quia o reconhecimento e a gratidão pelo teste-munho e doação ao longo dessa caminhada.

Essas e outras fotos do forró na galeria do blog: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Page 4: Jornal de julho

JORNAL O RESSUSCITADO - JULHO / 2010 4

Projeto Elevador

CENTRO DEFORMAÇÃO TEOLÓGICA

Foi concluída a primeira etapa do Cursode Bíblia do primeiro semestre, a cargo do pro-fessor George Borghi (Antigo Testamento) edo Padre Rosivaldo Motta (Novo Testamen-to). Este último, com aplicação de um peque-no teste de avaliação, a fim de melhor avaliara absorção da metodologia pelos alunos, quepoderá ser modificada. Tendo em vista asfestas juninas, Copa do Mundo e a viagem doprofessor George em visita aos parentes naItalia, haverá um pequeno recesso.

VENHA FAZER PARTE DO TERÇO DOS HOMENS

Sheila JordanLima - Fisiotera-peutaPós graduada pelaUNEB em gestãoem Saúde e bacha-relado em Fisiote-rapia pela FTC.Tel.: 3462-0119 / 8860-6788

Taísa BadaróBacharel em Turismo e Hotelaria com MBAem Gestão de RH. Inglês fluente e Espanhol.Experiência na área hoteleira. Tel: 3233-1781/ 8137-4910.

EMPREGO

"PARA QUE A MISSÃO?”

“Nossa missão é partilhar a Vida quenos transmite Cristo", para que os homense os povos "tenham a vida e a tenham emabundância"(Jo 10,10).

Este dinamismo missionário se dá emum momento muito propício: "Quando mui-tos de nós encontramo-nos diante do desa-fio de revitalizar nosso modo de ser católi-co, para que a fé cristã se enraíze mais pro-fundamente no coração das pessoas, comoacontecimento fundante e encontrovivificante com Cristo... Isso requer umaevangelização mais missionária, em diálo-go com todos os cristãos e a serviço detodos os homens".

Um objetivo essencial da Missão Con-tinental é vitalizar o encontro com Cristovivo para que os batizados passem deevangelizados a evangelizadores e, atravésde seu testemunho e ação, nossos povostenham vida plena n'Ele.

Se o objetivo central da Missão é levaras pessoas a um verdadeiro encontro comJesus, o primeiro espaço de encontro comele será o conhecimento profundo e vi-vencial da Palavra de Deus, na Igreja, queé nossa casa.

Padre Valson Sandes

A sua paróquia con-ta atualmente com 42 gru-pos, assistindo nas maisdiferentes áreas aos ir-mãos que ali freqüentam.São pastorais, movimen-tos, serviços, ministérios,sacerdotes, religiosas,diáconos e voluntáriosque procuram alimentar aespiritualidade; atenderpessoas que precisam deaconselhamento e acom-panhamento religioso; as-sistência social semanal-mente aos carentes dasáreas próximas, com atendimento de médi-cos e psicólogas; encontros para crianças,jovens, famílias e idosos, além dos sacramen-tos e celebrações diárias.

Temos um complexode três andares e mais umsubsolo com salas, salão defesta, auditório e a nave daigreja. Essa bela estruturanão está sendo bem utiliza-da, por falta de um eleva-dor que conduza, principal-mente os idosos e doentesaos locais das atividades.

Chegou a hora de re-alizar este sonho! Dia 01 dejulho, às 20 horas, no salãode festas da Matriz serálançado o projeto e apre-sentadas as possibilidades

dessa conquista. Para participar é necessário dei-xar o nome na secretaria ou sacristia, pois preci-samos, com antecedência, saber quantas pesso-as farão parte do evento.

Todo domingo, a partir das 18h, os integrantes do “Movimento Terço dos Homens”, da nossaparóquia, reúnem-se na Igreja Matriz para rezar o terço. Venha fazer parte deste grupo!

Preencha a ficha de inscrição abaixo, recorte-a e entregue-a na secretaria.

O reinício das aulas de Antigo Testamen-to ocorrerá no dia 14 de Julho, e de Novo Tes-tamento, dia 21 de julho. Para otimizar o tem-po, um trabalho foi passado para a turma dopadre Rosivaldo, e cada participante deveráfazer uma apresentação de 30 minutos de umacarta do Novo Testtamento, a partir do reiníciodas atividades. Os temas já foram escolhidospor todos.

Boas férias e bom trabalho!(Carlos Trigo - Diretor)

COLUNA MISSIONÁRIA

Page 5: Jornal de julho

JORNAL O RESSUSCITADO - JULHO / 2010 5

Como andam suas roupas?Como andam suas roupas?Como andam suas roupas?Como andam suas roupas?Como andam suas roupas?• AJUSTES• CONCERTOS• BAINHAS• ZÍPERES E MUITO MAIS

Ligue 71. 9929-4470 Ligue 71. 9929-4470 Ligue 71. 9929-4470 Ligue 71. 9929-4470 Ligue 71. 9929-4470 / / / / / Edina LimaEdina LimaEdina LimaEdina LimaEdina LimaATENDIMENTO TAMBÉM A DOMICÍLIO

O MELHOR DA COMIDA CAIPIRA

PISO L3 - EXPANSÃO

“...Cuida do meu coração, da minha vida, domeu destino, do meu caminho, cuida de mim...”

Quem não sabe do que Roberto Carlos falaao cantar esses versos? Com essa certeza e oscorações transbordando de confiança na Mãe doPerpétuo Socorro foi celebrada mais uma festadedicada à santa, no último dia 27 de junho.

Muitos turistas também se fizeram presen-tes, unindo-se aos paroquianos que participaramdo tríduo festivo, realizado nas três quartas-fei-ras que antecederam a festa.

Neste período especial o destaque foi paraos palestrantes Dr. Carlos Cunha, que falou so-bre o "Salve Rainha Mãe de misericórdia”, pa-dre Aloisio Mota, refletindo sobre o tema: "A vóssuspiramos, gemendo e chorando" e professoraConsuelo Medauar, cujo enfoque foi o papel deMaria como modelo de mãe, mulher, auxílio eintercessora junto ao Seu Filho Jesus, o Reden-tor de todos nós. Tudo isso através do tema:"Rogai por nós, Santa Mãe de Deus".

Já no dia da festa, a jovem Taísa Badaró,da Pastoral de Comunicação - PASCOM, fa-lou sobre a riqueza do quadro de Nossa Senho-ra, onde fazemos uma leitura que nos permiteaprofundar a contemplação do mistério da Pai-xão de Cristo e a presença constante de Maria.Além disso, trouxe a parte histórica dosurgimento do quadro e a responsabilidade dosRedentoristas em expandir para o mundo essadevoção.

A preparação da Liturgia do tríduo ficousob a responsabilidade dos Servos de Nossa Se-nhora do Perpétuo Socorro, sendo que a Liturgiada festa foi feita em união entre os Servos e osMissionários Redentoristas Leigos da Paróquia.

A utilização de flores amarelas naornamentação da igreja ressaltou a alegriado ambiente.

E alegria também não faltou para o presi-dente da Missa Festiva, padre Rosivaldo Mottae o diácono Daniel Marinho.

Nossa Senhora, me dê a mão...

Maria e as Valentinas

O quadrode Nossa Se-nhora do Per-pétuo Socorrofoi pintado noestilo bizantinoda Igreja Ori-ental. O objeti-vo desse estilode arte não émostrar umacena ou pesso-as bonitas, mastransmitir uma bela mensagem espiritual. Por-que o artista está tentando comunicar algo maisglorioso do que qualquer coisa deste mundo...Confira mais no blog da nossa paróquia:www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

O famoso quadro de Nossa Senhora

Só quem é mãe e pai conhecem a felici-dade de receber, nos braços, os frutos do seuamor conjugal.

Foi assim com dois casais do ECC, Aldoe Vânia e Luciano e Elane, que tiveram umafilha, e, por coincidência, colocaram nelas omesmo nome: Valentina.

A paróquia parabeniza os casais, rogan-do à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro queas cubram de graças, intercedendo por elasao longo de toda a vida!

As Valentinas

Page 6: Jornal de julho

JORNAL O RESSUSCITADO - JULHO / 2010 6

A Baixa da Alegria esteve em festa noperíodo de 3 a 6 de junho, celebrando o TríduoPreparatório e a festa do seu padroeiro.

Passaram pela comunidade os padresGeraldo Carmargo, no primeiro e último diasdo tríduo, e Aloisio Mota, presidente da missafestiva realizada no dia 5, o missionário e se-minarista redentorista, Marcos dos Santos, eo Diácono Delino, que pela primeira vez este-ve na comunidade.

Antes da Missa Solene aconteceu umaprocissão que percorreu as ruas da comuni-dade.

Festas do Sagrado Coração

O vermelho predominava em toda a igreja.Era dia 11 de junho, quando se celebra a

devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

ENCERRAMENTO DASOFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

O encerramento do semestre das Ofi-cinas aconteceu com uma CelebraçãoEucarística reunindo os oficinistas, familiarese amigos para louvar pela experiência vividacom Deus, em 15 semanas.

A missa foi celebrada no dia 27 de junho,às 8h, na Igreja Matriz da Paróquia da Res-surreição do Senhor.

Além da celebração, os oficinistas con-cluíram seus trabalhos com um dia de Deser-to - quando, em silêncio e solidão, passaram,no mínino, quatro horas experienciando um di-álogo pessoal com o Senhor. Foi um dia me-morável para os participantes.

Neste primeiro semestre foram aplicadas21 Oficinas para adultos, com um total de 186participantes, e 2 Oficinas para jovens, com aparticipação de 36 pessoas.

Já foi iniciado o trabalho de nucleação deOficinistas, para o recomeço das atividades,na 2ª semana de agosto próximo. Os candi-datos devem entrar em contato com Arnóbio,pelos telefones: 71. 3336-2608 / 8856-2608;Mabel: 3247-3582 / 8893-3583 ou Conceição:3356-2985 / 8819-0007.

Junho de tantos eventosNo início de junho a paróquia celebrou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e o padroeiro da comunidade que leva o seu nome.

A Comunidade do Coração de Maria inovou na festa da sua padroeira, e as Oficinas encerraram seu semestre.

10/07/2010 - Retorno da Catequese14/07/2010 - Retorno das aulas de AntigoTestamento, com o Professor Georgio Borghi15/07/2010 - Retorno das aulas paraMinistros da Palavra21/07/2010 - Retorno das aulas de NovoTestamento com o Pe. Rosivaldo Motta24/07/2010 - Retorno das aulas de formaçãopara coroinhas com o Pe. Geraldo Camargo25/07/2010 - Curso de Noivos

A Comunidade Coração de Maria também ce-lebrou sua padroeira, entre os dias 10 e 13 dejunho, quando aconteceu a grande festa, mobili-zando todas as comunidades da paróquia.

Este ano o destaque foi para o inegável auxílioque receberam da Mãe de Deus, revelado no tema:Maria, Intercessora de Todas as Graças.

Presentes ao evento os diáconos Ailton eDaniel, os padres Geraldo e Rosivaldo e ospalestrantes Geovana, coordenadora daCatequese, e as Irmãs Hidervania, Rita e Noemi.

Como novidade, a procissão com a imagem doCoração de Maria.realizada antes da missa.

A matriz recebeu o padre João Batista, mis-sionário redentorista, e os novos integrantes doapostolado, que foram contemplados com a fitada Ordem, em clima de emoção e alegria.

Compreender o coração sacerdotal de Je-sus - tema de sua fala - é saber que o exercíciodesta função está na mediação entre o humanoe o sagrado e ninguém tem mais competênciapara fazer isso, que o próprio Cristo.

Antes da celebração, porém, o diáconoGabriel conduziu um momento de oração juntoaos membros do Apostolado,

A festa também foi antecedida por um tríduo,realizado nos dias 7, 8 e 10 de junho.

A Pastoral da Comunicação produziu umvídeo para o evento, que pode ser conferido noblog www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Comunidade Coração de Jesus

Apostolado da Oração

Coração de Maria

TTTTTOME NOOME NOOME NOOME NOOME NOTTTTTAAAAA

Na celebração, padre Aloisio Mota falousobre o tema: A familia, berço deEvangelização e missão.

Page 7: Jornal de julho

JORNAL O RESSUSCITADO - JULHO / 2010 7

“Não quero ser notícia, mas levo boa notí-cia”. Este título, retirado do artigo escrito porDom Anuar Battisti, ilustra de forma relevante amissão do sacerdote, que teve seu ano encerra-do no dia 11 de Junho de 2010.

Lembrando do lamentável fato da pedofiliano seio da Igreja Católica, ele cita o sacerdoteMartín Lasarte, que está há mais de 20 anos emAngola, relatando enternecedoras histórias desacerdotes que entregam as suas vidas até limi-tes inimagináveis, mas…não são notícia.

Fala, ainda, da falta de resposta da cartaenviada por Lasarte ao diário norte-americanoque liderou a campanha contra a Igreja e o Papa,por causa dos casos de pedofilia. Nela, ele expli-ca o trabalho silencioso a favor dos maisdesfavorecidos, que a maioria dos sacerdotes daIgreja católica faz nestas paragens.

Confira o artigo, na íntegra, no blog da paró-quia: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

A paróquia da Ressurrei-ção do Senhor e a Vice-Pro-víncia Redentorista da Bahia,tem a honra de convidar a to-dos para o lançamento do li-vro “O Cotidiano da Igreja”,de autoria do Bispo de Itabunae presidente da CNBB NE3,

D. Ceslau Stanula.O evento ocorrerá no dia 7 de julho de 2010, às 17h, no

Café PRIMAZ, no Garcia (ao lado do prédio da CúriaArquidiocesana).

D. Ceslau foi pároco de Ondina e responsável pelo inícioda construção da igreja matriz. Foi dele também a implanta-ção do Encontro de Casais com Cristo - ECC, na Paróquia daRessurreição do Senhor.

Lançamento do Livrode D. Ceslau Stanula - CSsR

Em quanta coisa Deus tem te honrado?Vida, saúde, trabalho... Colocá-lo em primeirolugar significa reconhecer o inquestionável valorque Ele possui na sua vida.

A própria Bíblia diz: "Antes te lembrarás doSenhor teu Deus, porque ele é o que te dá forçapara adquirires riquezas; a fim de confirmar oseu pacto, que jurou a teus pais, como hoje sevê" (Deuteronômio 8,18).

Empregado na manutenção dos templos epromoção de ações pastorais em todas as paró-quias da Arquidiocese, o dízimo ganha destaqueno mês de julho, com reflexões que convidam osfiéis a pensarem sobre sua importância na mis-são da Igreja criada por Cristo.

Demonstração de amor e fé, o Dízimo é,acima de tudo, o reconhecimento de um coraçãofeliz por ser cuidado por um Pai misericordioso,que vela e guia seus filhos amados.

Na Paróquia da Ressurreição do Senhor aPastoral do Dízimo é atualmente coordenada pelocasal Alcides Lourenço e Márcia.

O casal, inclusive, ressalta a ação de graçasque provém do dízimo na vida deles, primeiro porserem dizimistas e segundo por trabalharem pelodízimo. “As graças recebidas foram muitas e so-mos muito gratos a Deus”, afirmam.

Para ser dizimista,você pode imprimir a fi-cha que está no blog,assiná-la e entregá-la nasecretaria. No final decada mês é celebradauma missa em suaintenção, além das cele-brações especiais depáscoa e de final de ano.

Participe! A suacolaboração pode aju-dar a melhorar os ser-viços prestados pelaparóquia e restaurar avida de muitas pessoas.

Partilha e multiplicação

No mês de julho, o Dízimo ganha destaque nas celebraçõesda paróquia e em toda a Arquidiocese de Salvador, com reflexões

que ajudam a entender sua importância e valor

A Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Salvador está completando 10 (dez) anos deexistência neste ano e celebra a implantação da pastoral em todas as paróquias. Na Ressurreiçãodo Senhor a primeira equipe do Dízimo foi constituída em 1994, tornando-se Pastoral do Dízimoalguns anos depois. Já, em nível de Brasil, os primeiros estudos de âmbito nacional surgiram em1967 e em junho de 1975, a CNBB lançou o livro tipo verde de “Estudos da CNBB - 8 - Pastoraldo Dízimo”, sendo a principal diretriz que temos até hoje, embora tenhamos muitas publicaçõesde padres e estudiosos sobre o assunto.

Confira mais informações no nosso blog: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

O DÍZIMO NA NOSSA ARQUIDIOCESE

Texto publicadono site da CNBB

marca encerramentodo Ano Sacerdotal

Page 8: Jornal de julho

JORNAL O RESSUSCITADO - JULHO / 2010 8

E M F O C O

JUVENTUDE EM DESTJUVENTUDE EM DESTJUVENTUDE EM DESTJUVENTUDE EM DESTJUVENTUDE EM DESTAAAAAQQQQQUEUEUEUEUEMISSÃO JOVEM NO ARRAIAL D'AJUDA

A Pastoral Juvenil Vocacional Redentoristaestá expandindo seus horizontes pelos recantosda nossa Vice-Província. Após o trabalho na Pa-róquia Nossa Senho-ra da Piedade, emItabuna, foi realizadauma missão no Arrai-al D'Ajuda, com acolaboração dosconfrades de lá, emespecial padre Ale-xandre.

P r e p a r a d apelos jovens, a mis-são aconteceu naAldeia Velha, redutoda etnia indígenaPataxó, entre os dias26 e 30 de maio. Aprogramação contoucom encontros nasescolas, visitas às famílias, procissões, caminha-das penitenciais, missas, além de muita música,animação, teatro, etc.

O tema da Missão foi: "Juventude, rosto ale-gre da Igreja". A aceitação foi unânime, inclusivecom apoio de alguns protestantes.

Com um carro de som improvisado, o horá-rio das celebrações era anunciado e, logo apósas missas, eram realizadas palestras para os jo-

vens. Nas celebrações, as pessoas da aldeia eramestimuladas a fazer leituras, comentários, preces,apresentações culturais, músicas na língua indí-

gena, etc.Assim, asnoites daMissão setornarambelíssimase bem par-ticipativas.

No fi-nal, foi per-

cebido uma revitali-zação da catequese e aintenção de se criar, nolocal, um grupo de jo-vens, associados à Igre-ja de Nossa Senhora deGuadalupe, para a qualjá foi conseguido oalvará junto à FUNAI.

Esse sonho foi lembrado no encerramento, no diadenominado “Domingo da Juventude”

Na confraternização, os jovens missioná-rios receberam parabéns pela coragem e inici-ativa, além das fichas contendo o levantamen-to sócio-religioso referente às famílias da Al-deia. Para "não deixar a chama se apagar",como disse Pe. Stanislaw, foram programadasnovas atividades, como uma ‘FormaçãoMissionária’, para que possam realizar outrasmissões e o JOMIR (Jovens MissionáriosRedentoristas), no Arrarail D'Ajuda, com dataainda não definida.

Walney André do Patrocinio tinha 30 anos epor 41 dias ele trabalhou como funcionário daparóquia, na função de vigilante.

Admitido no dia 1º de abril deste ano, ficoufelicíssimo com a contratação, que permitiu, en-tre outras coisas, ficar mais próximo dos amigostaxistas de Ondina e dos antigos colegas do HotelPorto Belo, onde já havia sido empregado.

Ao tomar conhecimento do casamento co-munitário realizado na igreja matriz, foi um dos pri-meiros a se candidatar, situação com a qual elebrincava: " Agora eu caso, minha branca não es-capa..." Walney falava de Vania, fiel companheirade todos os momentos, inclusive dos 38 dias emque esteve internado, após ser vítima de um aci-dente automobilístico, ocorrido no dia 11 de maio.

Para complementar a renda familiar, ele alu-gou um taxi, no qual trabalharia nas suas folgas.

No primeiro dia da nova atividade, porém, oveículo colidiu com um ônibus, deixando-o gra-vemente ferido. Apesar dos cuidados médicos,ele faleceu no dia 17 de junho, véspera do seuaniversário, deixando saudosa toda a família, queesteve presente na missa de 7º dia, celebradapor padre Geraldo Carmargo.

Fazendo um paralelo com João Batista, quesó viveu trinta anos e seis meses, padre Geraldolembrou da alegria de Zacarias e Isabel, ao cele-brar cada aniversário de João, sem porém es-quecer da alegria de Deus ao receber de voltaseus filhos amados.

Ele disse também que, se para nós o impor-tante é viver 100 anos, para o Pai o que importaé viver para Ele aqui na terra e com Ele no céu.

Para a família, o padre deixou um sábio con-selho: “Quando lembrar de Walney não fique só

olhando op a s s a d o ,com sauda-de, mas of u t u r o ,com espe-rança, poisna casa doPai os fi-lhos se en-c o n t r a -rão”.

No mês em que se comemora São Cristó-vão, padroeiro do motorista, seu exemplo possaser seguido por todos no trânsito, para que a vidaseja respeitada e, sobretudo, protegida. Confiraa história do santo no blog da paróquia:www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Morre segurança da Matriz

FOTODE WALNEY

Padre Aloísio em missão na Aldeiasituada em Porto Seguro