Jornal de Novembro

10
Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Novembro de 2012 l nº 104 SAUDADES, SIM! TRISTEZA, NÃO! O dia de Finados, 02 de novembro, não é dia de tristeza, mas é um dia de saudosa recordação confortada pela fé que nos garante: o relacionamento com nossos falecidos não é interrompido pela morte, mas é sempre vivo! Está em João 11,25: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” Confira a reportagem sobre esta data tão especial e misteriosa, na página 5. Jovens em Missão... Concílio Vaticano Parte III Complemento p. 4 Etiqueta na Igreja p. 7 “Senhor, para os que creem em Vós, a vida não é tirada, mas transformada”. Prefácio da Santa Missa pelos fiéis falecidos.

description

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor Ondina - Salvador - Bahia Setembro de 2012 nº 104

Transcript of Jornal de Novembro

Page 1: Jornal de Novembro

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Novembro de 2012 l nº 104

SAUDADES, SIM! TRISTEZA, NÃO!

O dia de Finados, 02 de novembro, não é dia de tristeza, mas é um dia de saudosa recordação confortada pela fé que nos garante: o relacionamento com nossos falecidos não é interrompido pela morte, mas é sempre vivo! Está em João 11,25: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” Confira a reportagem sobre esta data tão especial e misteriosa, na página 5.

Jovens em Missão...

Concílio Vaticano Parte III

Complementop. 4

Etiqueta na Igreja

p. 7

“Senhor, para os que

creem em Vós, a vida não é tirada, mas

transformada”.

Prefácio da Santa Missa pelos fiéis falecidos.

Page 2: Jornal de Novembro

O RESSUSCITADO N. 104

2 2 2

2

3 3 3

JORNAL O RESSUSCITADO Produzido pela Pastoral da Comunicação

de Ondina - PASCOMTIRAGEM: 4.000 exemplares

E-MAIL: [email protected]

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima l TEXTOS: Pe. Cristóvão Przychocki, Pe. Aloísio Motta, Pe. Cristóvão Dworak e equipe de reportagem da PASCOM: Seminarista Sérgio Reis, Silvana Lima, Rosa Maria, Magda Melo, Irtes Bouzon, Márcia e Alcides Lourenço, Darcy Sampaio, Mônica Muniz, Carlos Trigo, Gilberto Vitória e Eliene Nascimento l FOTOS: Sergio Aragão, Maria das Neves, Internet (Google imagens) e outros l JORNALISTA RESPONSÁVEL: Ana Bastos - Mt. BA 1428 l REVISÃO: Equipe de PASCOM l COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: Equipe da PASCOM: Janaina Almeida, Mirli Caetano e paroquianos.

Congregação do Ss. Redentor - CSsR Paróquia Ressurreição do SenhorPÁROCO: Cristovão Przychocki

Vigários: Adão Mazur - CSsR, Aloísio Mota - CSsR e Cristóvão Dworak - CSsR

Secretaria da Igreja MatrizExpediente: De 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro)Endereço (Matriz): Av. Oceânica, 2217 - Ondina - Salvador - BA - CEP: 40140-131

Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.comFacebook: Paróquia de Ondina / Orkut: Ressurreição do Senhor

HORÁRIOS DE MISSAS

Atendimento para ConfissõesUma hora antes da missa

IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h, 17h e 19h.

SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30.N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda a Sexta, às 18h, somente no período letivo,

Quarta a Sexta, às 7h. Sábado às 17h e Domingo às 8h e 18h30N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h.CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 18h.

Informe-se

Amados paroquianos, visitantes, e todos aqueles que acompanham a nossa vida paroquial através do jornal

“O Ressuscitado”!

Terminou o mês de outubro, que na Igreja é tido como o mês dedicado às missões. Deste modo o nosso olhar e as nossas orações

foram voltados para todos os missionários e missionárias, que levam a palavra de Deus às pessoas! Vivemos momentos fortes como, por exemplo, a abertura do Ano de Fé, realizada pelo Papa Bento XVI!

Chegamos ao mês de novembro celebrando o dia de Finados. Nesse dia os nossos pensamentos se voltam às pessoas que partiram para outra vida, que não se encontram mais no meio de nós, mas que acreditamos, estão diante do Senhor! O momento da morte não é fácil. É um momento doloroso e triste, pois parte alguém amado e importante em nossa vida! Por isso, nesse momento, nós vivos, precisamos ter fé em Jesus Cristo e renovar a nossa crença na ressurreição do nosso Mestre, e na nossa ressurreição, pois Ele afirmou: Eu sou a ressurreição e a vida: Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá! (João 11, 25). Neste dia, devemos rever o nosso jeito de amar nossos familiares, amigos e pessoas que estão ao nosso lado, pois a vida é curta. Por isso, devemos aproveitar o tempo que Deus está dando a cada um de nós. E se amamos de verdade, no momento da morte de alguém amado, poderemos ter a certeza que “Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”.

Com abraço fraterno, Pe. Cristóvão Przychocki Missionário Redentorista

Você Sabia que. ... em todo o mundo, a Igreja Católica

celebra o Dia de Finados em 2 de novembro. Nessa data, missas são celebradas em cemitérios e nas paróquias, especialmente na intenção dos falecidos.

. ... participar desta celebração é um ato de gratidão, caridade e uma consequência da fé. Este é um dia em que nós nos lembramos daqueles que estão na presença de Deus. Para nós, que temos fé, a morte não tem a palavra final. A palavra final pertence à vida, porque o Senhor ressuscitou.

. ... aos que visitam o cemitério e rezam pelos mortos, a Igreja concede indulgência plenária. Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas por seus pecados.

. ... no Dia de Finados, a liturgia indica o uso de paramentos de cor preta ou roxa e pede sobriedade na ornamentação e nos cantos.

. ... o costume de orar pelos mortos é uma realidade desde os primeiros tempos do Cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs. A criação da data deve-se a Santo Odilon. Ele sugeriu que, do mesmo modo que havia um dia para a celebração de Todos os Santos, devia também haver um dia dedicado à celebração de todos os fiéis falecidos.

EXPEDIENTE

Anuncie no nosso jornal! Seu anúncio será visto em escolas, condomínios, clínicas e hotéis de Ondina. Informações pelo e-mail [email protected]. Que Deus lhe abençoe!

SEJA NOSSO PARCEIRO!

A paróquia de Ondina está nas redes sociais: Blog: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Ressurreição do SenhorParóquia de Ondina Paroquia_ondina [email protected]

Page 3: Jornal de Novembro

2 2 2

3 O RESSUSCITADO N. 104

3 3 3

Acontece na paróquiaTome Nota

NOSSA AGENDA

01/11 – Dia de Todos os Santos 02/11 – Dia de Finados 03/11 – Retiro para as crianças da Primeira Eucaristia 05/11 – Reunião do CPP 06, 13, 20, 27/11 – Curso: Evangelho Segundo São João 09/11 – Dedicação da Basílica de Latrão 10/11 – Último Brechó de 2012 / 10º Encontro Arquidiocesano de Comunicação 11/11 – Encontro de Noivos / Missa das Crianças na Matriz 15/11 – Proclamação da República 17/11 – Aniversário do Padre Adão / Casamento Comunitário 18/11 – Encontro dos Crismandos 19/11 – Dia da Bandeira 20 /11– Dia Nacional da Consciência Negra 21/11 – Nossa Senhora da Apresentação 24 e 25/11 – Assembleia Paroquial 25/11 – Festa de Cristo Rei 26/11 – Festa de São Benedito 27/11 – Nossa Senhora das Graças 28/11 – Abertura da Novena do Natal em Família

Assembleia Paroquial de Ondina

A Assembleia Paroquial deste ano será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Encontros das Irmãs Mercedárias do Brasil, no Rio Vermelho. Participação dos padres, diácono, de todos os líderes e integrantes dos Grupos da Paróquia para um momento de espiritualidade, avaliação das atividades deste ano e planejamento do próximo ano. Na última reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) foi distribuído o questionário com orientações para elaboração do relatório. Deve ser respondido em reunião com os integrantes de cada Grupo considerando o “Ver e Avaliar 2012” e “Planejar 2013”. As principais datas para 2013 serão consolidadas na Assembleia e farão parte do Calendário Paroquial 2013.

É necessário que todos os Grupos apresentem os seus relatórios até o dia 05.11, próxima reunião do CPP. Vamos construir, unidos com Cristo, uma Igreja forte e atuante!

Encontro para Noivos

O último Encontro para Noivos deste ano será no dia 11 de novembro, na Matriz, das 08h às 17h. Inscrições na Secretaria (71.3235-5614).

No mês de outubro, foi realizado um aprofundamento para os casais que participam da Equipe Enamorados. O objetivo foi refletir sobre os temas dos Encontros para Noivos à luz da Palavra de Deus, houve troca de experiências e testemunhos. A Equipe se confraternizou na parte da tarde.

Festa de Cristo Rei

A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela

celebramos Cristo que é o Rei do universo. Reino da verdade e da vida, da justiça, do amor e da paz.

Esta festa foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 11 de março 1925. E será celebrada este ano no dia 25 de novembro.

O ano litúrgico termina com esta festa que salienta a importância de Cristo como centro da história universal. É o alfa e o ômega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, para sempre e para todos os homens.

Na festa de Rei de Cristo celebramos que Cristo pode começar a reinar em nossos corações no momento em que nós permitimos isto a Ele. Desta forma estabelecemos o Reino de Deus de agora em diante em nós mesmos e em nossas casas, emprego e vida.

Para que Jesus reine em nossa vida, devemos em primeiro lugar conhecê-Lo. A leitura e reflexão do Evangelho, a oração pessoal e os sacramentos são estes meios, e as graças recebidas vão abrindo os nossos corações ao Seu amor.

Convite de Casamento

Mais uma vez a Paróquia da Ressurreição realizará o Casamento Comunitário,

Acontecerá no dia 17 de novembro, às 20h, na Igreja Matriz.

Este ano temos inscritos 06 casais que receberão as bênçãos sagradas.

Você é nosso convidado!

NESTE NATAL, FAÇA UMA FAMÍLIA FELIZ DOANDO ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS OU BRINQUEDOS PARA O NATAL

SOLIDÁRIO DA PARÓQUIA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR.A FESTA ACONTECERÁ NO DIA 15 DE DEZEMBRO

Será dia 10 de novembro

PREZADOS PAROQUIANOS, SUAS DOAÇÕES DE ROUPAS E

ACESSÓRIOS EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO SERÃO BENVINDAS.

ENTREGAR NA SECRETARIA DA IGREJA.

ÚLTIMO BRECHÓ DE 2012

Page 4: Jornal de Novembro

O RESSUSCITADO N. 104

4 4 4

4

5 5 5

Viva sua fé

Você lembra ainda dos princípios básicos de leitura da Bíblia, apresentados no mês passado? Hoje, queremos aprofundar o primeiro deles: a Bíblia como história.

Quando as pessoas relatam eventos passados ou pretendem noticiar fatos verídicos com toda exatidão, empregam alguns princípios já estabelecidos e comprovados. Quando esse trabalho é praticado sistematicamente, fala-se de história ou de ciência histórica.

De muitos acontecimentos narrados na Bíblia não se tem outros dados externos a ela, para comprová-los devidamente. Recorrer aos testemunhos de outras culturas contemporâneas ou aos estudos arqueológicos possibilitaria descobrir documentos de apoio para entendê-los melhor.

Por outro lado, deve-se notar que a Bíblia não noticia os acontecimentos como a ciência histórica moderna.

A Escritura não tem uma, mas várias formas de apresentar os fatos, cada uma delas com seu próprio enfoque e seus próprios aspectos culturais e interesses religiosos.

Eis algumas destas maneiras de fazer a história na Bíblia: história régia, história profética, história deuteronomista, história sacerdotal. E em relação ao Novo Testamento, as histórias dos Evangelhos, dos Atos dos Apóstolos e do Apocalipse.

Ao contrário da história científica que se fundamenta em fatos, a história bíblica prefere realidades significativas, personagens-tipo e eventos especiais - sinais - que não têm necessariamente peso histórico em sentido moderno.

A Bíblia é história e História da Salvação porque se relaciona com a vida humana. E esta é: graça divina e presença de Deus no acontecimento humano; relação contínua entre terreno e celeste, corporal e espiritual, temporal e eterno.

Mês que vem falaremos da Bíblia como literatura.

Pe. Antônio Niemiec CSsR

Curso Bíblico

Há poucos dias realizamos na nossa Paróquia o curso de Formação Litúrgico-Musical, refletindo sobre a teologia, ritualidade, espiritualidade e canto no Advento e no Natal. O que este curso tem a ver com o Concílio Vaticano II do qual tratamos neste espaço?

O Concílio Vaticano II refletiu muito sobre a Sagrada Liturgia. Era desejo do Papa João XXIII, que o convocou, proporcionar à Igreja também a renovação da Liturgia. Este desejo apareceu nas primeiras afirmações da constituição Sacrosanctum concilium (SC), sobre a Sagrada Liturgia, promulgada no dia 04 de dezembro de 1963, pelo seu sucessor, o Papa Paulo VI.

Segundo a Sacrosanctum concilium, o Concílio propõe “fomentar cada vez mais a vida cristã”, adaptando-a às necessidades do tempo presente (SC, 1). Assim, a Igreja é chamada, em Cristo, a ser um sinal de esperança para os povos e nações. Para isso, o Concílio sentiu a necessidade de cuidar, de modo especial da reforma e do incremento da Liturgia. Isto, porque “a Liturgia é o cume para o qual tende

Conhecendo mais o Concílio Vaticano II

a ação da Igreja e, a fonte donde emana toda a sua força” (SC, 10).

E para que a Liturgia torne-se de fato, a primeira e necessária fonte da qual os fiéis haurem o espírito verdadeiramente cristão, e para que os fiéis participem dela de maneira plena, consciente e ativa, torna-se necessária a formação litúrgica permanente de padres, de seminaristas de religiosos e religiosas, e de todo o povo de Deus. Sem esta formação, afirmava o Concílio, tal reforma dificilmente aconteceria (SC, 14).

Hoje, decorridos 50 anos daquelas afirmações, sentimos a urgência da formação litúrgica em todos os níveis. O Papa Bento XVI, na Exortação Apostólica Sacramentum caritatis sobre a Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja afirma que, neste processo de formação uma condição necessária não é só dispor de formadores adequadamente preparados, mas que todo o povo de Deus sinta-se comprometido nessa formação (cf. n. 64).

Deixo como sugestão ser este um dos objetivos para o novo plano pastoral paroquial.

A Sagrada Liturgia e a Formação - PARTE FINALPe. Cristóvão Dworak, CSsR

O dia 11 de outubro deste ano ficará marcado na História da Igreja Católica, com a Abertura do Ano da Fé. As palavras do Papa Bento XVI proferidas nos indicam a importância deste momento: “O Ano da Fé que estamos inaugurando hoje está ligado coerentemente com todo o caminho da Igreja ao longo dos últimos 50 anos”. Trata-se da celebração do cinquentenário do Concílio Vaticano II. O Ano da Fé durará até o dia 24 de novembro de 2013, ou seja, um ano que o Santo Padre nos

chama ao aprofundamento no conhecimento da Fé Católica: “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre

maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (Porta Fidei). Essa mensagem deixa claro que, nós católicos, devemos aprofundar a nossa Fé pelo conhecimento da Bíblia, do Catecismo da Igreja Católica e de diversas outras fontes que firmam

nossa caminhada ao encontro de Jesus Cristo em sua Igreja.

ANO DA FÉ Seminarista Sérgio Reis

O batismo Cristão Recebemos o Espírito Santo ao sermos

batizados. Pelo batismo nos tornamos cristãos, seguidores do Cristo e filhos de Deus.

“Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados de filhos de Deus. E de fato o somos!” (1Jo 3,1).

Pelo batismo nos tornamos membros da comunidade (Igreja) e também comprometidos com a missão de Jesus Cristo. O batizado recebe a missão de testemunhar e anunciar o Reino, presente nele e sinalizado pela Igreja.

Page 5: Jornal de Novembro

4 4 4

5 O RESSUSCITADO N. 104

5 5 5

Minha Trajetória na Paróquia...

Almira Alice dos Santos iniciou sua trajetória na igreja de São Lázaro e São Roque, quando através de sua sogra, tomou conhecimento deste Santuário. Seu olhar se voltou para estes padroeiros e a partir de então, se tornou uma devota participativa na comunidade... Faz tempo.

Toda segunda–feira agradece e pede a intercessão dos santos para a sua família, e agradece por graças alcançadas.

Suas experiências de devoção permitem relatar algo concretamente relacionado ao Santuário, por exemplo: no dia 26 de outubro, completou 38 anos de casada com Índio Lázaro Pereira. Casou no Santuário e constituiu família, um dos seus filhos chama-se Lázaro, e hoje é eternamente agradecida pelo dom da vida de sua neta. Assim, o Santuário é um espaço de devoção de suas memórias, que passam pela fé, onde se sente acolhida e agradecida a Deus por ser uma cristã que percebe a ação transformadora do Pai, sempre em busca de aprender a amar ao próximo e trabalhar em defesa dos mais necessitados.

Finados: esperança da feliz ressurreição!

Pe. Aloisio Motta CSsR

Veja o destaque

A cada ano, iniciando o mês de Novembro, a Igreja nos convida a celebrar o Dia Finados. Esta celebração envolve os mistérios da vida humana: solidão, morte, saudade, esperança... Vida eterna. Elementos esses que, tornam-se mistérios de fé em nossa existência.

Vale recordar que o mistério não é uma espécie de segredo a ser desvendado, decifrado e muito menos d e m o n s t r a d o . Não! O mistério da morte é pra ser aceito, no vazio e na solidão mais profunda do ser humano, por mais difícil que seja. É mistério!

A morte exige respeito, reverência, mas não devemos nos curvar diante dela. Estamos perante um inimigo vencido pelo Sangue do Cordeiro (ICor. 15,26). É mistério a ser contemplado e celebrado...

A fé cristã nos ensina que este antigo inimigo (a morte) não é o fim de tudo (Jo. 11,25). Jesus é a nossa Vida (Jo. 14,6) e temos n’Ele a força que precisamos para chorar nossas perdas sem querê-las de volta, aceitando o sofrimento com fé e esperança,

uma vez que este é parte constitutiva de nossa vida humana, onde nem mesmo o Filho de Deus foi privado. Afinal, Jesus sabe o que é perder um amigo, Ele sofreu e chorou a morte de Lázaro (Jo. 11,35).

Deste modo, celebrar a Eucaristia pelos mortos é celebrar a Esperança, já que Deus é Senhor dos vivos e dos mortos (Rm. 14,9)

e com a morte, a vida não nos é tirada, mas t rans formada . C o n t i n u a m o s vivos, pra Deus!

D e s e j a m o s profundamente, que a celebração de Finados nos ajude a valorizar cada vez mais a vida, e não encarar a morte como o fim, negando assim a nossa

fé na Ressurreição. Que nos ajude aceitar a morte como ela é: sem explicações, sem demonstrações, sem porquês! Apenas com os olhos da fé porque “coisas que os olhos humanos jamais viram, os ouvidos jamais ouviram e o coração humano jamais sentiu..., é isso o que Deus tem preparado para aqueles que O amam”. ( ICor. 2,9)

Em novembro a Igreja celebra o Dia de todos os Santos (01/11) e a santidade é proposta para todos: “Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor” (Hb 12,14).

E como alcançar a santidade? Através da Palavra. Deixando o Espírito Santo agir em nossas vidas, conduzindo-nos ao encontro de Cristo, o Santo dos Santos. Imitando-O, nos santificaremos através de um processo fecundo de conversão. Como também está escrito em 1ª Tessalonicenses 3,13: “Que Ele confirme os vossos corações, e os torne irrepreensíveis e santos na presença de Deus, nosso Pai...”

Não. Quando alguém morre, a Igreja considera a possibilidade de que ainda tenha resquícios de pecado, dos quais se deve purificar.

Por conseguinte, ela institui orações e sufrágios, que a Igreja formula em favor dos falecidos. A Igreja pede a Deus que os fiéis defuntos sejam prontamente isentos de qualquer mancha de pecado leve que lhes impeça a visão de Deus face e face.

O uso litúrgico da vela é muito frequente. Ela lembra que Cristo é a luz do mundo, e a cera, que se consome, lembra a vida de Cristo consumida por nosso amor. E para o cristão, lembra também que a chama da vela é o símbolo da Fé que deve iluminar a sua vida, que por sua vez, deve iluminar o mundo. A cera lembra também que a vida do cristão só tem sentido se consumida no serviço ao outro, no amor ao irmão.

Rezar pelos mortos e acender velas por eles

é perda de tempo?

Todos somos chamados a ser santos

Page 6: Jornal de Novembro

O RESSUSCITADO N. 104

6 6 6

6

7 7 7

1 Raimundo Cesar Ribeiro Habibe 2 Honorina Rua Basalo2 Rita de Cássia B. Borges de Carvalho3 Edvane Carneiro Martins3 Manoel Pinheiro Garrido 3 Sílvia Freitas Costa 4 Armando Santos Cardoso4 Vera Lúcia da C. Santos4 Lêda Maria Cintra Cortizo5 Adriana Cerqueira5 Maria Rosicleia Monteiro dos Santos5 Sérgio Tomich Silva5 Therêza Santos Bastos 6 Álvaro Guntín Liébanas6 Cleonice Ferraz de Souza6 Maria do Carmo Pitta Corrêa 7 Antonio Carlos de Souza10 Gercy Moreira de Freitas Brandão10 Gerusa Maria Ribeiro de Andrade 10 Maria José Lopes11 Rosemairi A. D. Cardoso11 Maria Lúcia Martins Santos 12 Nélia Maria Trindade Neder 14 Vitória Dundas Macedo15 Paulo Carneiro de Meneses15 Railda Ferreira Santos

16 Maria de Lourdes Reis Cerqueira 17 Ana Angélica Porfírio Santos Almeida 17 Edivaldo Nascimento dos Santos 17 Maria de Fátima Souza Alagia18 Eduardo Cintra Santos 18 Nádia Waxman Caetano19 Agnaldo Manoel de Santana 19 Rosenilda Oliveira Carneiro19 Tiago Bouzon de Brito21 Maria Hylda Siuffo Bassan22 Agnaldo Barreto Santos22 Andréa Maciel Santos22 Cláudio Monteiro Lima22 Grace Gradin22 Zenilda de Souza Carvalho24 Delcik Santos Dutra24 Júlio César Farias Alagia24 Pedro Arnaldo Oliveira Serra Pinto 24 Ronaldo Favoretto25 Antonia Santana Araújo26 Jorge Luiz Novais Melo28 Cristina Bratz28 Érica Ferreira de Campos28 Pedro Gabira29 Lílian Silva Oliveira Melo30 Francisco Cardoso das Neves

Parabéns aos aniversariantes dizimistas da Paróquia da Ressurreição do Senhor do mês de novembro

Fique por dentro

Matriz, Comunidades: Nossa Senhora Educadora (ISBA), Nossa Senhora dos Navegantes, Coração de Jesus e Coração de Maria.

Falta pouco para termos nosso

elevador Veja como estão as obras do nosso elevador!

O aparelho (elevador) já está comprado, e em fase de eleboração dos projetos para sua instalação – arquitetônico e elétrico.

Para a instalação, está sendo levado em consideração o acesso nos vários pavimentos, O Projeto Elétrico deverá ser elaborado em dezembro a partir de um prévio cadastramento, minucioso e detalhado, de toda a instalação existente.

A conta exclusiva para a ajuda dos paroquianos é: Banco do Brasil Agência 34622 conta corrente 11.322-0, ou você pode doar diretamente na Igreja através dos envelopes que estão sendo entregues na secretaria da Paróquia.

Que o Cristo ressuscitado lhe cubra de graças!

Você quer ser membro da PASCOM?

Chegou a oportunidade de você fazer parte da Pastoral de Comunicação da Paróquia de Ondina. No dia 10 de novembro teremos o 10º Encontro Arquidiocesano de Comunicação. O evento será realizado no auditório do Centro de Pastoral, na Cúria (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia), das 8h30 às 17h, estará aberto para pasconzeiros e interessados. As inscrições custam R$ 5 e podem ser realizadas com os representantes da Pascom nas foranias ou na Pascom Arquidiocesana pelos telefones (71) 4009-6604 ou 4009-6693. Os participantes poderão, ainda, escolher várias oficinas: Cartazes, murais e folderes, produção de eventos ou redes sociais. Depois deste curso você estará pronto para entrar no nosso time. Venha! Participe! Não tem limite de idade.

A Pastoral Familiar da Paróquia de Ondina realizou em outubro o III ESSV – Encontro de Solteiros, Separados e Viúvos. Foi um sucesso! Participaram do Encontro, pessoas de faixas etárias variadas, entre homens e mulheres. Foram dois dias de fé, encontro com Deus, encontro consigo mesmo, e com o outro. Novas amizades foram construídas neste encontro que cresce a cada ano. Foram abordados temas de grande relevância, tais como: “Sentido da vida” – Pe. Cristvão Dworak; “Reconstruir a vida” – Pe Jorge, da Paróquia N.S. Auxiliadora; “O tempo passou e eu aqui sozinha”- Silvana Lima, e ”Convivendo com a solidão” – Consuelo Medauar.

Em 2013 venha participar do ESSV – Venha viver momentos de alegria com Cristo!

O curso de Formação Litúrgico Musical em parceria com o Centro Missionário Redentorista (CMR) foi realizado no mês passado na nossa Paróquia, com a coordenação de Pe Cristóvão Dworak e da Prof. Giuliana Frozoni, responsável pelas técnicas vocais, que a todos encantou e “afinou” num belo canto-coral! Para Carlos Magno, 15 anos, este momento foi bastante enriquecedor: “Aprendi muito sobre a liturgia do Natal e qual o significado das músicas desta época.” Já a avó de Carlo, Mauriza Santos, da comunidade Coração de Maria, relatou que o melhor momento foi a aula sobre o Advento.

Em breve curso de especialização em canto

“Meu filho, as pessoas estão esquecendo o real significado do Natal, e hoje aqui, aprendi que

os Santos Inocentes, foram as crianças que Herodes mandou matar após nascimento

de Jesus.” Para Pe Cristóvão Dworak, o principal objetivo foi alcançado: aprofundamento da teologia, ritualidade, espiritualidade, canto e música do Ciclo do Natal. O compositor e músico, José Raimundo Galvão, um dos palestrantes, espera

criar o curso de especialização. “Para mim será um prazer poder, juntamento

com Pe Cristóvão, criar este tipo de formação dentro da Igreja. Próximo ano

estarei novamente presente.” Afirmou.

Mais um encontro na Paróquia: III ESSV

Page 7: Jornal de Novembro

6 6 6

7 O RESSUSCITADO N. 104

7 7 7

Confira

Tivemos excelentes palestras, caminhada prazerosa, alongamento dirigido por Pe. Cristovão e um delicioso café tropical, no sábado.

Domingo, a alegria tomou conta de todos no Baile da Primavera, onde Bel (São Lázaro) e Ferreira (Coração de Jesus) foram eleitos os reis do Baile! Sorteios de brindes e muito amor no ar. Segunda-feira, o Terço dos Homens prestou homenagem aos Idosos.

A todos que colaboraram, o nosso MUITO OBRIGADO. Deus os abençoe! ANO QUE VEM TEM MAIS!!

Mais de mil pessoas de várias idades participaram no início de outubro, da festa dos Anos 60 da nossa Paróquia. O salão ficou pequeno para tanta gente que dançou músicas dos anos dourados. A renda será revertida para as obras da instalação do elevador da Igreja Matriz. Quase todos estavam com vestidos de bolinhas e participaram da escolha da melhor representação dos anos 60. Parabéns a todos que voltaram ao tempo e se divertiram pra valer nesta grande festa.

A Pastoral Familiar da Paróquia da Ressurreição do Senhor agradece a todos que colaboraram de várias formas para a realização desta festa, em especial ao Vereador Orlando Palhinha, que por dois anos consecutivos proporciona os ônibus para levar os paroquianos até a AABB.

Uma editora italiana lançou um livro com normas de comportamento para os fiéis: “Um pouco de etiqueta não faz mal”. São orientações para os que forem participar de atos religiosos. Dessas orientações, escolho algumas. Os comentários são meus.

1ª) “Cuide da casa de Deus como se ela fosse a sua casa.” Nossas igrejas são construídas com a colaboração de toda a comunidade. Quem já participou de uma comissão de construção sabe quanto sacrifício é necessário até se chegar à sua inauguração. Por isso, cuidar do que foi conseguido com muito trabalho é um respeito para com os que colaboraram, além, é claro, de ser uma demonstração de atenção para com uma obra que passou a ser consagrada ao Senhor.

2ª) “Quando entrar numa igreja, cumprimente o dono da casa.” A casa do Senhor é uma casa de oração. Não entramos nela para nos desligar das preocupações do mundo; entramos ali para levar ao Senhor nossas preocupações e colocá-las em suas mãos; entramos para louvá-lo e agradecer-lhe os dons recebidos; ou, humildemente, para pedirmos seu perdão por nossas infidelidades. Na igreja, o Senhor deve ser o centro de nossas atenções.

3ª) “Vista-se com decência, quando participar de uma cerimônia religiosa.” Deveria ser óbvio, mas para algumas pessoas não o é: nem toda roupa é adequada para

Aniversário do padre Adão

O padre Adão Mazur estará fazendo aniversário no dia 17 de novembro. Como chegou recentemente da Polônia, sua terra natal, onde estava de férias por alguns meses, aproveitamos para parabenizá-lo também pelos 25 anos de sacerdócio completados no dia 31 de maio passado.

Padre Adão, que é membro da Congregação do Santíssimo Redentor da vice-província da Bahia, é bem conhecido em nossa comunidade, pois tem sido vigário várias vezes e atuado muito nas missões, paróquias e santuários da vice-província.

Parabéns e felicidades padre Adão, por essas duas datas especiais em sua vida,

e pelo caminho percorrido ao longo de 25 anos dedicados ao sacerdócio missionário, servindo com simplicidade, amor e fidelidade a Jesus, à

Igreja e ao povo de Deus.

Vinde a mim, mas bem

comportados! (parte I)

qualquer lugar. Ninguém vai à praia de “smoking” nem ao cinema em trajes de banho. Há roupas que podem ser adequadas para uma festa de aniversário, mas não servem para se ir a um velório. Um pouco de bom senso (e de respeito!) não faria nada mal, quando se trata de pensar na roupa a ser usada em uma celebração religiosa – em casamentos, inclusive!

4ª) “Procure chegar na hora certa!” Normalmente, as celebrações começam na hora marcada. Esse “normalmente” vai por conta dos casamentos, cujos horários acabam dependendo das noivas (leia-se: cabeleireiras, arrumadeiras etc.). Para uma boa participação, é importante a concentração. Chegar antes é garantir a possibilidade de um tempo para a oração pessoal. Nesse ponto, um pouco de organização da própria vida só trará benefícios para a fé.

5ª) “Participe ativamente de todo o ato religioso.” As celebrações são expressões da oração comunitária. Jesus nos garantiu sua presença quando duas ou três pessoas se reunirem em seu nome (cf. Mt 18,20). Imagine-se a força de sua presença quando formos quinhentos, mil ou dois mil. Por isso, é importante nossa expressão de unidade com todos os que estão ali conosco, naquele momento de prece.

Próxima edição publicaremos o restante da matéria de Dom Murilo

Dom Murilo S.R. Krieger, scjA Semana do Idosoatingiu o objetivo!

Foi de Arromba o Baile Anos 60

Page 8: Jornal de Novembro

O RESSUSCITADO N. 104

8 8 8

8

9 9 9

Conheça mais

ROMARIA DA JUVENTUDE

RUMO A BOM JESUS DA LAPA

SAÍDA DIA 9 DE NOVEMBRO ÀS 19 HS DA MATRIZ

RETORNO DIA 11 (DOMINGO) CHEGADA À NOITE

MAIORES INFORMAÇÕES: 3235- 5614/ 3247-4972

VAGAS LIMITADAS

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDERIO 2013

DE 22 A 29 DE JULHO

(NOSSO PACOTE INCLUI A IDA AO RJ PASSANDO POR APARECIDA-SP)

JUNTE-SE A NÓS NO MAIOR EVENTO CATÓLICO DO ANOMAIORES INFORMAÇÕES: 3235- 5614/ 3247-4972

A república é uma forma de governo que tem como objetivo principal atender aos interesses dos cidadãos. Neste regime é o povo que elege seu governante, portanto é um regime mais democrático e é este regime que vigora no Brasil atualmente.

Mas... Nem sempre foi assim, pois entre 1822 e 1889 era o regime monárquico que vigorava em nosso país e ao longo desse período tivemos dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.

No último dia 06 de outubro, como vem acontecendo em outros anos, a Consagração da Cidade de Salvador foi renovada ao Imaculado Coração de Maria, com a intenção de consagrar nossa cidade à proteção de Maria Santíssima. Após a procissão foi realizada a Missa campal, na Praca N. Senhora de Fátima, em Ondina, presidida por D. Gilson Andrade e concelebrada por Padre Cristóvão. Este ano a Renovação da Consagração foi feita

num ato belíssimo de doação, reparação, amor e humildade pelo nosso bispo, ao qual, de joelhos, desagravou o Coração de Nossa Senhora das ofensas e ingratidões que contra ele são feitos.

A Proclamação da RepúblicaProclamada em 15 de novembro de 1889, no

Rio de Janeiro, numa iniciativa político-militar liderada por Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e outros civis de destaque como Ruy Barbosa. A monarquia feneceu para dar lugar ao novo regime.

A atual República está baseada nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, cujo sucesso depende da harmonia e independência dos mesmos. Quando isso não ocorre, a crise se instala.

Alegria reinou no Bingo da Amizade!

A animação da “Banda Swing do Louvor” (Pituaçu) e Reinaldo (Coração de Maria), o “Palhaço de Deus”... Os doadores dos prêmios e colaboradores... Os participantes que demonstravam satisfação em lá estar... Tudo colaborou para um alegre clima de amizade! A Pastoral da Crisma agradece a participação de todos!E no próximo dia 18 de novembro haverá mais um encontro com os crismandos na Matriz, Ondina. O tema do encontro será: Tire dúvidas com o padre!

Consagração da cidade a Nossa Senhora

Page 9: Jornal de Novembro

8 8 8

9 O RESSUSCITADO N. 104

9 9 9

Complemento Especial

Turma JovemO RESSUSCITADO N. 104

Projeto Dia das Crianças 2012

O Rotaract Club Bahia Norte visitou, no mês de outubro, a Fundação Pequeno Príncipe. Para animar a garotada, além dos integrantes do clube e de amigos, estiveram presentes palhaças, que fizeram brincadeiras e show de mágica. Além da atividade, o clube realizou a doação de brinquedos, leite em pó, material de higiene pessoal e roupas.

Alguns jovens da nossa Paróquia fizeram História entre os dias 17 e 23 de Setembro! Itabaiana, no Estado de Sergipe, a 44 Km da capital Aracajú foi o local onde se realizou a Primeira Santa Missão, sob a coordenação do Pe. Aloísio Mota, na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro de Riacho Doce. Um local marcado pela violência, tráfico de drogas e o a b a n d o n o de mais de 400 famílias vivendo sem s a n e a m e n t o básico, com t r a b a l h o infantil e sem assistência religiosa. Local propício para uma Missão! E os jovens foram para uma experiência marcante em suas vidas. Tiveram a coragem de passar uma semana convivendo com as pessoas, hospedados nas humildes casas do povo, sem água tratada, tornando-se amigos de todos. Deixando sementes de esperança naquele lugar: lideranças montadas, novos

Missa das Crianças na Matriz e Comunidade

Animada pelo grupo Semear, presidida por Padre Cristóvão Dworak, com liturgia assumida pelas crianças que também homenagearam Nossa Senhora Aparecida e o mês Missionário, foi celebrada na Matriz, no dia 14 de outubro, a Missa das Crianças. Cada criança presente foi presenteada com uma Bíblia infantil. As crianças da Comunidade Coração de Maria, no dia 27 de outubro também vivenciaram a importância desta Santa Missa.

Convite para a Missa com as Crianças

Pais incentivem seus filhos e venham celebrar conosco o Deus da Vida! A próxima Missa das Crianças na Matriz será no dia 11 de novembro. Se alguma criança sentir o desejo de participar da Equipe de liturgia, procure a Pastoral Catequética ou Grupo Semear. Estamos de braços abertos!

Jornada da Espiritualidade

As crianças que estão se preparando para a Primeira Eucaristia participaram no dia 20 de outubro, da Jornada da Espiritualidade da Catequese da nossa Forania, no Auditório do Colégio Bom Jesus dos Milagres (Largo dos Paranhos – Brotas). Houve várias apresentações e as crianças da Comunidade Coração de Jesus, representando nossa Paróquia dramatizaram o convite de Jesus: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a todas as nações”. Momento marcante foi a Adoração.

Primeira Eucaristia: PARABÉNS crianças pela perseverança!

A Primeira Eucaristia acontecerá em nossas Comunidades, nos dias:2 de dezembro, às 8h - Coração de Jesus8 de dezembro, às 18h30 - N Sra dos Navegantes9 de dezembro, às 17h – MatrizEm preparação, nossas crianças farão Retiro, no dia 3 de novembro. Pedimos oração!Retiro das Catequistas

Padre Aloísio Mota dirigiu o retiro das catequistas da nossa Paróquia no mês passado, no Centro Missionário dos Redentoristas (Barris). Foi um tempo proveitoso de reflexão sobre a missão dos catequistas, ele destacou a necessidade de se fazer a Pastoral da Catequese, com convicção. Citou Fl 3,12: “Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo.” As catequistas participaram também de Encontro de Formação, com Padre Cristóvão Dworak.

1ª Missão Jovem da Paróquia da Ressurreição do Senhor

Em breve finalizará o curso para capacitação de agentes da Pastoral da Criança que começou em 06/08, com duração de 50h, na Cúria Bom Pastor. A data/hora da missa de Envio para os líderes da nossa Paróquia que estão sendo capacitados será anunciada nas Redes Sociais. Desde a sua fundação, a Pastoral da Criança trabalha com a fé e com a vida no contexto da família e da comunidade, visitando as gestantes e acompanhando o recém- nascido até os seis anos de idade. Informações com Antônio e Dade (8602-3196).

Pastoral da Criança

grupos e, principalmente, uma fé renovada. Fica para nós a certeza de que esse foi um passo histórico no qual vislumbramos um futuro Jovem, para nossa Igreja e para nossa Paróquia. Outras Missões virão!

Page 10: Jornal de Novembro

O RESSUSCITADO N. 104

10 10 10

10

PINTE, BRINQUE, DIVIRTA-SE!

Complemento Especial O RESSUSCITADO N. 104