Jornal de Serra - Edição 71

24
Ética, Política e Educação Momento RH Perfeita Combinação Briefing de Marketing O Jornal do Desenvolvimento Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 Ano VII – Edição 71 E-mail: [email protected] A CA PITAL DO XAXADO ST Recebe Fórum Sobre Tendências para o Comércio Pág. 21 A feira de negócios gera vários empregos temporários, incrementa vendas de expositores e promove desenvolvimento em todo o interior. Pág. 2 Por que Participar de Feiras e Eventos é tão Importante? Pág. 13 Sexta Economia do Mundo Pág. 15 A Arte de Vender Já! Pág. 21 Mix de Estampas: Como usar Pág. 24 13ª ExpoSerra Impulsiona Economia Regional Edição Especial

description

O Jornal do Desenvolvimento - Edição Especial

Transcript of Jornal de Serra - Edição 71

Page 1: Jornal de Serra - Edição 71

Ética, Política e Educação Momento RH Perfeita CombinaçãoBriefing de Marketing

O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Ano VII – Edição 71 ● E-mail: [email protected]

A CAPITAL DO XAXADO

ST Recebe Fórum Sobre Tendências para o Comércio

Pág. 21

A feira de negócios gera vários empregos temporários, incrementa vendas de expositores e promove desenvolvimento em todo o interior. Pág. 2

Por que Participar de Feiras e Eventos é tão Importante?

Pág. 13

Sexta Economia do Mundo

Pág. 15

A Arte de Vender Já!

Pág. 21

Mix de Estampas: Como usar

Pág. 24

13ª ExpoSerra Impulsiona Economia Regional

Edição Especial

Page 2: Jornal de Serra - Edição 71

2 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

13ª ExpoSerra Impulsiona Economia Regional

Câmara de Dirigentes Logistas de Serra Talhada Diretoria:Everaldo de Melo Lima, Gilberto de Melo Lima, Augusto Cesar Q. de Carvalho, Antonio Barros da Silva, José Jared de Carvalho Júnior, Pau-lo Bezerra de Melo, Mauricio Laércio Biserra de Melo, Ana Lúcia Ferraz Nogueira, Simpli-

cio José P. de Lira, Reginaldo José de Souza, Elias Felix Monteiro Filho, Marcos Antonio Gusmão Peixoto, Francisco José Mourato da Cruz, Júlio César Xavier Feitosa, Diógenes Nunes de Carvalho, Eduardo Vasconcelos Viana, João Duque de Souza Filho, Francisco Aldeir Melo Lima, Idelberto Clemison do Nascimento, Murilo Duque de Godoy Souza, Emanuel Lucena Fernandes, José Pereira de Oliveira, Maria Lúcia de Melo Aquino, Barto-lomeu Carvalho Nunes, Célio Marcio Antunes Lima, João Duque de Souza.

EXPEDIENTE

A CAPITAL DO

XAXADO

JORNAL DE SERRA Ano VII – Edição 71 – Junho/Julho de 2012

Tiragem

6.000 exemplares

Impressão

Gráfica Jornal do Commercio

Circulação

Sertão de Pernambuco / Recife –

Governo do Estado

Diagramação

Saminina Comunicação

Colunistas

Ana Luísa Barros, Carla Carvalho, Dário

Pereira, Helena Conserva, José Apolinário,

Ladijane Araújo Holanda, Richarlyson

D’Emery.

Saminina Comunicação Ltda.Rua Cel. Cornélio Soares, 756,Empresarial Dr. José Alves, Sala 205,Nossa Senhora da Penha,Serra Talhada – PECEP: 56.903-440(87) 3831.1691www.saminina.com

ColaboradoresBianka Araújo, Camila Lopes, Candice Teixeira, Ivanilson José, João Ellias, João Guilherme, Tamires Ferreira, Verner Brenan e Victor Maia.

Atendimento/Comercial/ReportagensCDL Serra Talhada

RevisãoDierson Ribeiro

Produção Editorial CDL Serra Talhada

Errata: Na última edição no texto intitulado “ExpoSerra: Rodada de Negócios do Sebrae será ampliada”, página 5, veiculamos erroneamente, no 4º parágrafo do texto, um fragmento da seguinte maneira: “[...] De acordo com Pedro Lira, também se pensa em fazer a pós-rodada de negócios, onde, através do Programa Sebraetec, os custos com o transporte de mercadorias do vendedor até o comprador seriam financiados por esse programa, com a captação de recursos junto a bancos parceiros.”, onde o correto seria: “[...] De acordo com Lira, também se pensa em fazer a pós-rodada de negócios, onde, através do Programa Sebraetec, elevando a qualidade e/ou volume dos produtos, o Sebrae apoiará o empresário na estruturação de sua empresa para atendimento e cumprimento dos compromissos assumidos pelo empresário vendedor dos produtos ou serviços vendidos durante a Rodada. Além da preparação do empresário para acesso aos produtos financeiros.”

da mais a sua capaci-dade comercial que já se consol idou ao lon-go dos anos. O evento é , sem dúvidas , o que mais impulsiona a eco-nomia do inter ior do Estado, pr incipalmente agora que passa a fazer par te também do calen-dário de eventos do Es-tado de Pernambuco.

Além da feira de ne-gócios e dos shows mu-sicais , durante o evento também haverá desf i le de moda e apresenta-ções cul turais .

O Jornal de Serra , nesta edição especial para a 13ª ExpoSerra , t raz depoimentos de alguns dos exposi tores que farão par te desse megaevento e que se dispuseram a colaborar conosco. E você, le i tor, pode confer i - los a se-guir.

e que faci l i ta o encon-tro e a negociação entre empresas exposi toras e outras , que mesmo não estando com um dos estandes, podem fazer par te da rodada.

No per íodo da Ex-poSerra , Serra Talhada torna-se o centro das a tenções e mostra a in-

Pela 13ª vez conse-cut iva, a Capi ta l do Xa-xado vive a maior fe i ra de negócios do inte-r ior de Pernambuco. O evento, considerado um dos maiores a lavanca-dores de oportunidades para a geração de novos negócios entre peque-nas, médias e grandes empresas , a t ra i a cada edição mais exposi to-res , que vêm de quase todos os Estados da Re-gião Nordeste e , inclu-s ive, de outras regiões do país . A ExpoSerra também é responsável por um considerável número de vagas para empregos temporár ios e permanentes .

Real izada entre os dias 12 e 14 deste mês, para a edição deste ano, a inst i tuição organiza-dora, CDL (Câmara de Dirigentes Loj is tas) de

Serra Talhada, espe-ra receber diar iamente mais de 15 mil pesso-as , entre o espaço da feira e os shows musi-cais , superando assim a quant idade de vis i tan-tes na edição anter ior.

Com cerca de 250 estandes vendidos, a ExpoSerra recebe nesta

edição mais de 80 ex-posi tores , entre empre-sas e ent idades sem f ins lucrat ivos, que estarão apresentando seus pro-dutos e serviços.

Durante fe i ra , um dos momentos mais es-perados é a Rodada de Negócios que é promo-vida pelo Sebrae – PE,

Foto: Divulgação

Page 3: Jornal de Serra - Edição 71

2 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 3

13ª ExpoSerra

“A ExpoSerra nos proporciona uma maior aproximação dos nossos clientes e uma ótima oportunidade de apresentar as novidades da ABS Farma. Este ano os visitantes poderão con-ferir em nosso estande o lançamento de diversas inovações no mercado farmacêutico, entre elas produtos dietéticos, polivita-mínicos e suplementos alimentares. Também ofereceremos um espaço para atendimentos básicos de saúde como aferição de pressão e teste de glicemia”.

Anderson Barros - Diretor Técnico-Farmacêutico

ABS FarmaMatriz: Serra TalhadaTempo de fundação: 14 anosParticipação na ExpoSerra: 3º ano

“É com muita satisfação que a APAE - Associação de Pais e Ami-gos de Excepcionais participa da 13ª ExpoSerra. Queremos estreitar o relacionamento entre a instituição e a população. Como a APAE apoia e auxilia os excepcionais e seus familiares, também buscare-mos novas doações e parcerias para otimizar os projetos de infra-estrutura e psicopedagogia da entidade. No palco, os visitantes po-derão conhecer um pouco do nosso trabalho com as apresentações do nosso grupo de dança”.

Altaniz Afonso - Secretário

APAESede: Rio de Janeiro (presente também em Serra Talhada)Tempo de fundação: 58 anos

“Nesta edição da ExpoSerra, a Compare Distribuidora inves-tiu bastante na estrutura do estande e na quantidade de parcei-ros, totalizando 31 empresas. Salas de reuniões serão montadas para melhor atender os clientes e além disso também estaremos presentes na Rodada de Negócios do SEBRAE. Esperamos assim obter o crescimento de 25% em negócios fechados em relação ao ano passado”.

Serafim Oliveira - Gerente de Marketing

Compare DistribuidoraMatriz: Floresta-PETempo de fundação: 18 anosParticipação na ExpoSerra: 12º ano

A AGESEP é uma instituição financeira do Estado que tem como principal serviço disponibilizar linhas de crédito para os empreendedores pernambucanos. “Nós sempre costumamos in-vestir em feiras de negócios, pois é um ótimo meio de divulgar a nova agência de fomento de Pernambuco. Esperamos que os em-presários venham conhecer de perto nossos recursos financeiros para que assim lembrem sempre da AGESEP quando perceberem uma necessidade”.

Agnaldo Nunes - Presidente

AGESEPMatriz: Recife-PE

Tempo de fundação: 1 anoParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“A Cadan já participa pela terceira vez da ExpoSerra, objeti-vando sempre a prospecção de novos clientes e o fortalecimento de nossas parcerias. Com uma marca cada vez mais consolidada na região, a Cadan agora apresenta seu mais novo investimento no Sertão do Estado: o novo centro de distribuição em Petrolina. Referência na distribuição de alimentos, bebidas, perfumaria e limpeza, a empresa deseja estreitar o relacionamento com os seus clientes e divulgar as últimas novidades durante a feira”.

Hélio Silvestre - Diretor Comercial

CadanMatriz: Recife-PE

Tempo de fundação: mais de 10 anosParticipação na ExpoSerra: 3º ano

“A ExpoSerra é uma grande oportunidade de prospecção de novos clientes. O Conselho Regional de Contabilidade - CRC par-ticipará pela primeira vez do evento, com o objetivo de mostrar a credibilidade e responsabilidade do trabalho da instituição e também passar para os empresários a importância do papel do contador em suas empresas. A instituição também é uma autar-quia pública federal e trabalha com o registro e fiscalização da profissão contábil”.

Eliane Rufino - Delegada do CRC em Serra Talhada

CRCSede: Recife-PE

Tempo de fundação: 66 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“Desde a primeira edição da ExpoSerra a Dinâmica faz-se presente. Nós contamos com a feira para alavancar os negócios e fechar novas parce-rias. Em 2012 os nossos atuais e futuros clientes poderão conferir no evento as nossas novidades em automação comercial e móveis para escritório, tudo com as melhores marcas e qualidade para garantir a modernização de suas empresas”.

Francisco Mourato - Diretor

Dinâmica | Matriz: Serra Talhada-PE | Tempo de fundação: 18 anos | Participação na ExpoSerra: 13º ano

Page 4: Jornal de Serra - Edição 71

4 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

13ª ExpoSerra

“Além da proximidade com os revendedores e da exposição da nossa marca para o público consumidor, desde que partici-pamos da ExpoSerra, há 3 anos consecutivos, temos sempre conseguido novos negócios e novas parcerias. Neste estande simularemos uma réplica de um posto de gasolina, com área cli-matizada, lounge e sala para reuniões. Também apresentaremos o novo posicionamento do Dislub Fidelize, um cartão com pro-grama de vantagens e benefícios para o consumidor”.

Sergio Lins - Diretor Comercial

DislubMatriz: Recife-PETempo de fundação: 15 anos Participação na ExpoSerra: 3º ano

“A Givel nunca perde a chance de expor na ExpoSerra. O sucesso de vendas após o evento é sempre garantido. Este ano, as novida-des serão a nova S10, que está linda, com câmbio automático de 6 velocidades, controle de estabilidade, dentre outros diferenciais; além do novo Gol G6 e do Voyage, cujo lançamento oficial acontece no final do mês. Também mostraremos as vantagens de fazer a re-visão do veículo na Givel e outros atendimentos especiais”.

Ana Clébia de Araujo - Gerente Financeira

GivelMatriz: Serra Tahada-PETempo de fundação: 5 anosParticipação na ExpoSerra: 5º ano

“Sob o comando do ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco desde 2010, o Centro Tecnológico do Pajeú participa pela segunda vez da ExpoSerra, trazendo mais uma vez novidades na divulgação de no-vos cursos profissionais (Administração e Desenho em Construção Civil) e do sistema de incubação de empresas, que é de total interesse para os empreendedores da região. O projeto Recicla Serra Talhada também será destaque, com uma equipe de catadores realizando coleta seletiva de resíduos durante todo o evento”.

Mabel Nogueira - Diretora do Centro Tecnológico do Pajeú

ITEPMatriz: Recife-PETempo de fundação: 70 anosParticipação na ExpoSerra: 3º ano

“A ExpoSerra é um ótimo momento para divulgação de produtos e fechamento de novos negócios. A cada ano, a feira cresce mais e atrai novos visitantes, proporcionando lucro e evi-denciando a marca de seus expositores. No estande da Embaré, o consumidor encontrará degustação de nossos produtos, brin-cadeiras e sorteio de brindes. Vamos mostrar a força que a em-presa tem na região”.

Armando Lima - Gerente de Vendas

EmbaréMatriz: Lagoa da Prata-MG

Tempo de fundação: 77 anosParticipação na ExpoSerra: 12º ano

“Na ExpoSerra podemos nos aproximar mais da nossa carteira de clientes, divulgar nossa marca e ainda aumentar o volume de vendas. A HGV está levando novas tecnologias em motores, conjun-tos de embreagem e veículos menos poluentes, atendendo às novas exigências de legislação ambiental. E como principal novidade, os visitantes poderão conferir o lançamento da nova linha de Cami-nhões Volkswagen Advantech, cujas vantagens vão do melhor de-sempenho e durabilidade do veículo ao menor custo operacional”.

Fábio Santana - Gerente de Vendas

HGV CaminhõesMatriz: Petrolina-PE

Tempo de fundação: 22 anos Participação na ExpoSerra: 3º ano

“Desde que chegamos na cidade há oito anos, fomos e ain-da somos muito bem recebidos pelo povo serra-talhadense. Por isso, gostamos de retribuir oferecendo muita qualidade em nos-sos produtos e no atendimento. Nesta edição da ExpoSerra o es-tande da LW virá bem diferente e arrojado. Além das novidades em móveis e eletros com preços diferenciados, o espaço também contará com ações de relacionamento para atrair o público”.

Gilson Maciel - Gerente

LW EletroMatriz: Arcoverde-PE

Tempo de fundação: 8 anos (Filial em Serra Talhada)Participação na ExpoSerra: 7º ano

“A Macropac está com muitas expectativas em relação à ExpoSerra, pois sabemos que a maior parte do público visitante é composta por em-presários e consumidores interessados com o crescimento da região. Pensando nisso, a empresa irá expor um de seus principais carros-chefes, os produtos voltados para a segurança e higiene alimentar. Também buscaremos conscientizar os supermercadistas a coletar suas sacolas plásticas com os clientes e encaminhá-las para reciclagem. A educação ambiental para a sustentabilidade é algo que toda empresa deve se preocupar atu-almente”.

Sérgio Guimarães - Diretor Presidente

Macropac | Matriz: Recife-PE | Tempo de fundação: 25 anos | Participação na ExpoSerra: 1º ano

Page 5: Jornal de Serra - Edição 71

4 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 5

13ª ExpoSerra

“Na ExpoSerra podemos nos aproximar mais da nossa carteira de clientes, divulgar nossa marca e ainda aumentar o volume de vendas. A HGV está levando novas tecnologias em motores, conjuntos de embreagem e veículos menos poluentes, atendendo às novas exigências de legislação ambiental. E como principal novidade, os visitantes poderão conferir o lançamento da nova linha de Caminhões Volkswagen Advantech, cujas vantagens vão do melhor desempenho e durabilidade do veículo ao menor custo operacional”.

HGV CaminhõesMatriz: Petrolina-PETempo de fundação: 22 anos Participações na ExpoSerra: 3º anoFábio Santana - Gerente de Vendas

“Desde que chegamos na cidade há oito anos, fomos e ainda somos muito bem recebidos pelo povo serratalhadense. Por isso, gostamos de retribuir oferecendo muita qualidade em nossos produtos e no atendimento. Nesta edição da ExpoSerra o es-tande da LW virá bem diferente e arrojado. Além das novidades em móveis e eletros com preços diferenciados, o espaço também contará com ações de relacionamento para atrair o público”.

LW EletroMatriz: Arco Verde-PETempo de fundação: 8 anos (Filial Serra Talhada)Participações na ExpoSerra: 7º anoGilson Maciel - Gerente

“Sob o comando do ITEP - Instituto de Tecnologia de Pernambuco desde 2010, o Centro Tecnológico do Pajeú participa pela segunda vez da ExpoSerra, trazendo mais uma vez novidades na divulgação de novos cursos (Administração e Desenho em Construção Civil) e do sistema de incubação de empresas, que é de total interesse para os empreendedores da região. O projeto Recicla Serra Talhada também será destaque, com uma equipe de catadores realizando coleta seletiva de resíduos durante todo o evento”.

ITEPMatriz: Recife-PE

Tempo de fundação: 70 anosParticipações na ExpoSerra: 3º ano

“A Macropac está com muitas expectativas em relação à ExpoSerra, pois sabemos que a maior parte do público visitante são empresários e consumidores interessados com o crescimento da região. Pensando nisso, a empresa irá expor um de seus principais carros chefes, os produtos voltados para a segurança e higiene alimentar. Também buscaremos conscientizar os su-permercadistas a coletar suas sacolas plásticas com os clientes e encaminhá-las para reciclagem. A educação ambiental para a sustentabilidade é algo que toda empresa deve se preocupar atualmente”.

MacropacMatriz: Recife-PE

Tempo de fundação: 25 anosParticipações na ExpoSerra: 1º ano

Sérgio Guimarães - Diretor Presidente

13ª ExpoSerra

“Desde a 1ª ExpoSerra marcamos presença no evento. O grupo Mauricéa Alimentos acredita na feira como um meio de realizar no-vas negociações e medir a satisfação dos clientes da região do Sertão do Pajeú. Este ano, traremos como novidade a linguiça petisco para churrasco, com sabor especial, bem macia e suculenta. Também apre-sentaremos as novidades em embalagens, com uma maior resistência e praticidade. Temos certeza de que mais uma vez a ExpoSerra trará ainda mais desenvolvimento para a região”.

Marcondes Farias Filho - Diretor Comercial

MauricéaMatriz: Carpina-PETempo de fundação: 24 anosParticipação na ExpoSerra: 13º ano

“Para quem acaba de chegar no mercado como nós, a ExpoSerra é uma excelente oportunidade de dar notoriedade à marca e também de realização de negócios. O lançamento oficial da Monah se dará no evento. Somos uma distribuidora de cosméticos que atuará nos ca-nais alimentar, farma e profissional, estando este último englobando as clínicas de estética e os salões de beleza. No estande, os visitantes contarão com profissionais especializados realizando demonstrações de produtos e de tratamentos estéticos”.

Augusto Cesar - Diretor Executivo

Monah DistribuidoraMatriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 3 mesesParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“Este evento traz muitos benefícios a Serra Talhada e cidades vi-zinhas. Em um só dia e espaço, empresários de diversos setores da economia e do comércio se encontram para troca de ideias e fecha-mento de negócios. A Pajeú Transportes estará lá recepcionando os clientes que utilizam os nossos serviços e apresentando o novo site da empresa, que está totalmente funcional, disponibilizando campos para solicitação de orçamentos, fale conosco e detalhes sobre nossa logística do Nordeste ao Sudeste”.

Henrique Chagas - Gerente Administrativo

Pajeú TransportesMatriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 12 anosParticipação na ExpoSerra: 3º ano

“Desde que se instalou na cidade, a Mavel Veículos não perde uma edição da ExpoSerra, já que considera o evento totalmente estratégico para a empresa, fonte de geração de novos clientes e ótimos negócios. Este ano, a novidade será o lançamento da li-nha 2012 dos Caminhões Mercedes Benz. Outros produtos como veículos, pneus e lubrificantes também estarão expostos para apresentação e negociação com os consumidores”.

Welenildo Cadete - Gerente Financeiro

Mavel VeículosMatriz: Petrolina-PE

Tempo de fundação: 6 anos (Filial Serra Talhada)Participação na ExpoSerra: 7º ano

“A ExpoSerra hoje é imprescindível para a cidade de Serra Talha-da e região. Desde que começamos a participar do evento percebemos que o crescimento nas vendas após a feira é indiscutível. A Oliveira Baterias agora também oferece baterias para motos, além das au-tomotivas. Afora estes produtos, os visitantes do nosso estande po-derão conhecer nossos serviços diferenciados como a assistência 24 horas gratuita para as baterias dentro da garantia. Na nossa empresa o cliente vem em primeiro lugar”.

Damião Oliveira - Diretor

Oliveira BateriasMatriz: Serra Talhada-PE

Tempo de fundação: 4 anosParticipação na ExpoSerra: 4º ano

Sob a direção de Vilma Alves, a loja Passo a Passo sabe bem que in-vestir em feiras de negócios dá visibilidade à marca e ainda incremen-ta as vendas. É por isso que a empresa já participa da ExpoSerra pela terceira vez. “Nesta edição, a Passo a Passo levará um pouco das ino-vações que foram agregadas após a ampliação da loja no final de 2011. Novos modelos de calçados, bolsas, acessórios e utilidades para o lar, mostrando as tendências regionais e nacionais de moda e decoração”.

Tarciana Silva - Atendente de caixa

Passo a PassoMatriz: Serra Talhada-PE

Tempo de fundação: 15 anosParticipação na ExpoSerra: 3º ano

“A Perfil da Moda participa pela primeira vez da ExpoSerra e já vem trazendo novidades para o público consumidor. Em nosso estande as consu-midoras poderão conferir nossas melhores roupas e acessórios, assim como as novas tendências em moda. Também estaremos presente no desfile que acontecerá durante o evento. Nossas expectativas são de que a loja se torne ainda mais conhecida e que consigamos atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos”.

Kenia Lima - Gerente

Perfil da Moda | Matriz: Serra Talhada-PE | Tempo de fundação: 4 anos | Participação na ExpoSerra: 1º ano

Page 6: Jornal de Serra - Edição 71

6 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

13ª ExpoSerra

“Estar presente na ExpoSerra é fundamental para o fortalecimento de nossa marca na região e o fechamento de novos negócios. A Pneu 1.000 estará com um estande para exposição do seu principal produto, o pneu reformado. Filmes e maquetes mostrando o processo de reforma de pneu farão parte da apresentação do espaço. Esperamos assim atin-gir nosso público-alvo como as transportadoras e os caminhoneiros”.

Joberval Cassimiro - Diretor

Pneu 1.000Matriz: Recife-PETempo de fundação: 2 anos (Filial em Serra Talhada)Participação na ExpoSerra: 3º ano

“Todos os anos o SEBRAE se faz presente na ExpoSerra. É neste evento que Serra Talhada e toda região do Pajeú mostra para si e para o mundo, os seus produtos e o seu potencial de desenvolvimento. A VII Rodada de Negócios consolidará o município como um bom lugar para se fazer ne-gócios. Este ano, além de promover Rodada, o SEBRAE, em parceria com a CDL, oportunizará aos microempresários individuais e empresas do co-mércio Brasil a exporem os seus produtos”.

Pedro Lira - Analista Gestor dos Projetos Comércio, Serviços, Turismo e Artesanato

SEBRAETempo de fundação: 19 anos (em Serra Talhada)Participação na ExpoSerra: 13º ano

“O SESCAP - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Es-tado de Pernambuco participa pela primeira vez da ExpoSerra com o objetivo de apresentar as atividades do órgão aos profissionais de con-tabilidade da região a fim de que os mesmos tenham interesse em se associar e usufruir dos vários benefícios. O SESCAP Pernambuco defen-de os interesses jurídicos e legislativos de seus representados e, atra-vés da união e cooperação de todos os integrantes, concede voz ativa a toda categoria”.

Alba Rosa Nunes Ananias - Presidente

SESCAPMatriz: Recife-PETempo de fundação: 19 anos (em Serra Talhada)Participação na ExpoSerra: 1º ano

“Pela primeira vez participaremos da ExpoSerra. Estamos investindo no evento para dar mais visibilidade à empresa e nos aproximarmos dos nossos clientes. Aproveitaremos a ocasião para lançar a nova linha de pneus de caminhões radiais modelo SP-391 e também a nova linha de pneus Dunlop, a qual temos exclusividade de vendas para todo o Nordeste. Esperamos incre-mentar as vendas após o evento e atingir a meta de 100 pneus vendidos por mês no Sertão do Pajeú”.

Nelson Marques - Diretor Comercial

Pneu BrásMatriz: Recife-PE

Tempo de fundação: 5 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“A Sertamol já é presença garantida na ExpoSerra. Presente em todas as edições do evento, além de ser revendedora oficial da re-conhecida Honda, a loja possui uma oficina equipada com o que há de mais moderno em equipamentos, com mecânicos formados pela própria fábrica para realizar serviços com garantia e manutenção da forma como recomenda a Honda. Durante a feira, lançaremos com exclusividade uma nova moto Honda que com certeza será sucesso na região”.

Geane Feitoza - Sub-Gerente

Sertamol Matriz: Serra Talhada-PE

Tempo de fundação: 20 anosParticipação na ExpoSerra: 13º ano

“Nada melhor do que proporcionar o primeiro contato do Shopping de Serra Talhada e a população da cidade numa grande feira de negócios como é a ExpoSerra. O local perfeito para networking e geração de novos negócios. Em nosso estande, apresentaremos o Shopping aos visitantes, com imagens da fachada e folder institucional com as principais informações do projeto. Também viabilizaremos os primeiros contatos comerciais, um ponto de partida para o sucesso que será o empreendimento”.

Nayane Monteiro - Marketing

Shopping de Serra TalhadaTempo de fundação: a inaugurar

Participação na ExpoSerra: 1º ano

“A Tee Bags acaba de chegar ao mercado pernambucano. O lançamento oficial da marca será na ExpoSerra, onde mostraremos nossos produtos exclusivos e também o nosso site, no qual os clientes poderão efetuar a compra online e receber o produto em casa. Especialistas em bolsas espor-tivas e sociais, a Tee Bags considera a feira como uma oportunidade ideal para a apresentação da marca aos consumidores e divulgação de seus produtos”.

Daniel Carvalho - Diretor Comercial

Tee Bags | Matriz: Caruaru-PE | Tempo de fundação: 1 ano | Participação na ExpoSerra: 1º ano

Page 7: Jornal de Serra - Edição 71

6 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 7

13ª ExpoSerra

“Este evento é a oportunidade perfeita para atrair clientes poten-ciais e apresentar à população serra-talhadense e de seu entorno as novidades do ramo automotivo, mercado muito procurado na região. Como não temos filiais em Serra Talhada, nosso estande na ExpoSerra oportunizará aos clientes, conhecer os novos modelos da Toyota e nego-ciar a compra ali mesmo. As novas versões dos automóveis Hilux, Etios e SW4 estarão expostas na Feira com condições especiais de negociação”.

Márcio Viana - Gerente

ToyolexMatriz: Caruaru-PETempo de fundação: 12 anosParticipação na ExpoSerra: 2º ano

“Grande parte dos anunciantes da TV Asa Branca participarão da ExpoSerra. Estar por perto para recebê-los é um de nossos objetivos, além é claro da prospecção de novos clientes. Estaremos com dois estandes institucionais da TV, tirando dúvidas sobre programação, IBOPE e nas vantagens de anunciar em nosso veículo”.

Afonso Holanda - Executivo de Contas

TV Asa BrancaMatriz: Caruaru-PETempo de fundação: 20 anosParticipação na ExpoSerra: 3º ano

“A Exposerra é um evento com grande representatividade econômica para o Estado, assim como a região em que é realizada. A feira traz para a TV Jornal informações de interesse geral da população que valoriza cada vez mais o Sertão do Pajeú. Este ano, o sinal na TV na cidade de Serra Ta-lhada recebeu melhorias e ainda ganhará novos investimentos, sobretudo após nossa sucursal recém-instalada no município, que facilita o contato comercial entre a emissora e os empresários locais”.

Clyvia Patriota - Assistente de Marketing do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

TV JornalMatriz: Recife-PETempo de fundação: 52 anosParticipação na ExpoSerra: 13º ano

“A Tupan, além de grande patrocinadora da ExpoSerra é uma fiel expositora no evento. Presente em todas as edições, a empresa conhece bem o potencial do comércio de Serra Talhada e sabe que a feira é um evento que atrai grandes investimentos para o mercado local. Este ano, o diferencial do estande da Tupan estará nas duas salas de reuniões voltadas para fechamento de negócios. Os catorze parceiros da empre-sa também estarão presentes oferecendo seus principais produtos com descontos especiais”.

Diógenes Carvalho - Diretor Financeiro

TupanMatriz: Serra Talhada-PE

Tempo de fundação: 29 anosParticipação na ExpoSerra: 13º ano

“Não existe propaganda melhor para a empresa serra-talhadense do que a ExpoSerra. Por isso participaremos este ano com a venda de nossos principais produtos - comida chinesa (como rolinhos e yakis-sôba) e japonesa (como sushi e sunomono). Somos o único restauran-te que oferece este segmento na região. Aproveitaremos a ocasião da feira para divulgar nosso novo prédio que inaugurará em agosto, trazendo novos pratos e também iguarias italianas”.

Elizabete Pereira - Gerente

Serra ChinaMatriz: Serra Talhada

Tempo de fundação: 6 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“Pela primeira vez a Urbano participa da ExpoSerra. Sabemos que a feira é um sucesso e não poderíamos perder esta oportunidade de nos aproximarmos mais do nosso público-alvo e estreitar o relacionamento com os nossos clientes. O nosso estande exporá os nossos principais pro-dutos como o arroz, feijão e macarrão Urbano, além de apresentar a nova farinha de arroz, um alimento saudável, sem glúten e ideal para ser usado em frituras, já que absorve bem menos gordura do que a farinha de rosca e o amido de milho”.

Dimas Moser - Diretor Geral em Pernambuco

UrbanoMatriz: Jaraguá do Sul-SC

Tempo de fundação: 52 anos Participação na ExpoSerra: 1º ano

“A Vitamassa está sempre aumentando seu mix de produtos. Hoje, possuímos mais de 90 produtos, como biscoitos, bolachas, salgadinhos, mis-turas para bolo, cafés, massas, doce de leite e leite condensado. Na ExpoSerra, faremos um lançamento especial de um novo produto. Os visitantes poderão conhecer de primeira mão, degustar nossos demais produtos e ainda participar das ações promocionais no estande durante a feira. Não existe melhor forma de fortalecer o contato direto com os clientes do que esta”.

Vivianne Medeiros - Diretora de Marketing

Vitamassa | Matriz: Caruaru-PE | Tempo de fundação: mais de 60 anos | Participação na ExpoSerra: 7º ano

Page 8: Jornal de Serra - Edição 71

8 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

13ª ExpoSerra13ª ExpoSerra

“Sob o comando de Maria Augusta, a Alcides Climatizadores expõe pela primeira vez na ExpoSerra seus modelos de parede, portáteis e so-bretudo o carro chefe da empresa, os climatizadores evaporativos. O evento será uma ótima oportunidade para apresentar a loja e mostrar aos clientes a nossa variedade de produtos”.

Lêda Rodrigues - Auxiliar Administrativa

Alcides ClimatizadoresMatriz: Petrolina-PE (Filial em Serra Talhada)Tempo de fundação: 5 mesesParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“A ExpoSerra é uma maneira fácil e rentável de se mostrar para o mercado empresarial. No estande, nós apresentaremos o nosso principal serviço: a gestão de recursos humanos. Hoje em dia o segmento é muito procurado e queremos mostrar aos empresários que nós também pode-mos fazer o trabalho da gestão de pessoas fora da empresa. Profissio-nais que querem ingressar no mercado de trabalho também serão nosso público-alvo para formação de banco de talentos”.

Ladijane Araújo Holanda - Diretora Executiva

Araújo Holanda Recursos HumanosMatriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 2 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“Nós enxergamos a ExpoSerra como uma oportunidade de negócios. Pelo sexto ano participamos do evento, que sempre atinge as nossas expectativas. Nessa edição, a Casa da Sulanca estará presente no desfile de moda que acontece no sábado, trazendo três marcas de jeanswear, uma malharia e uma marca de moda íntima, mostrando bem o mix de produtos que a empresa oferece. Temos certeza de que vai ser um sucesso”.

Lúcia Aquino - Diretora

Casa da SulancaMatriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 14 anosParticipação na ExpoSerra: 6º ano

“Em dezembro de 2011 foi inaugurado o Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, Dom Francisco de Mesquita, que já participará dessa edição da ExpoSerra. Tal projeto teve a iniciativa da Diocese e da Paróquia da Penha em Serra Talhada, onde os internados são acompanhados por médicos e psicólogos, e também possuem acesso à qualificação profissional. O princi-pal objetivo na exposição é a divulgação do trabalho desenvolvido, para que as pessoas tomem conhecimento do que está sendo feito, além de promover a conscientização da população.”

Pe. Gilvan Bezerra – Coordenador do Centro Dom Francisco de Mesquita

Centro de RecuperaçãoSede: Serra Talhada-PE

Tempo de fundação: 7 mesesParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“A ExpoSerra traz muito lucro para nós, barraqueiros. Já partici-pamos pela décima vez do evento, sempre levando bebidas e petiscos gostosos para o público. Este ano estaremos com quatro estandes no espaço dos shows. A novidade será o carneiro assado na brasa, além dos petiscos tradicionais”.

Hildo Cruz (Burra Branca) - Proprietário

Burra Branca Barraca de BebidasParticipação na ExpoSerra: 10º ano

“Sabemos que, assim como nos anos anteriores, a ExpoSerra atin-girá nossas expectativas. A cada edição, tentamos inovar. O estande das Casas Bandeirantes divulgará nossos principais produtos como vidros, esquadrias, box, molduras, linha doméstica, linha automotiva e material de construção em gerall”.

Eduardo Vasconcelos - Diretor

Casas BandeirantesMatriz: Serra Talhada-PE

Tempo de fundação: 29 anosParticipação na ExpoSerra: 12º ano

“Desconheço evento no interior do Estado com a dimensão da ExpoSerra. Desde o ano passado, mesmo sem estar com a loja instalada, já parti-cipamos da feira. Este ano, oito meses após a inauguração da loja, estamos com um estande cheio de novidades. Nossa especialidade são os móveis planejados, com alta qualidade de matéria-prima e entrega rápida. Estaremos com exposições de móveis na feira, promoções, além de profissionais para fazer o projeto ali mesmo para o cliente”.

Simplício Lira - Diretor

Dimare Móveis Planejados | Matriz: Serra Talhada | Tempo de fundação: 8 meses | Participação na ExpoSerra: 2º ano

Page 9: Jornal de Serra - Edição 71

8 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 9

13ª ExpoSerra

“A ExpoSerra é um evento grandioso que atinge todos os setores da economia da região, do comércio informal à rede hoteleira. Ano pas-sado participamos do desfile na feira e foi um sucesso. Repetiremos a dose este ano, desfilando 3 marcas e expondo no estande nossa linha de biquínis, jaquetas e artigos da linha esportiva”.

Albânea Maranhão Melo - Gerente

Estação do AtletaMatriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 2 anosParticipação na ExpoSerra: 3º ano

“A feira ExpoSerra não deixa nada a desejar aos eventos do Sudeste. É um sucesso! Estivemos presentes em quase todas as edições e este ano as expectativas estão ainda maiores. O Grupo San Francisco é distribuidor dos mais variados produtos, entre eles alimentos, bebidas, material de limpeza, produtos de beleza, vestuário e cama/mesa/banho. No estande, apresentaremos as nossas novidades em logística e transporte”.

Armando Rodrigues - Diretor Presidente

Grupo San FranciscoMatriz: Petrolândia-PETempo de fundação: 30 anosParticipação na ExpoSerra: 12º ano

“A JB Distribuidora está ampliando o seu leque de produtos. Na Ex-poSerra, o visitante do nosso estande poderá conhecer os nossos novos segmentos, como os produtos de gênero alimentício, higiene, beleza, além de bebidas. Estrutura para festas como freezers, mesas, cadeiras e tendas também são especialidades da nossa empresa. A JB terá o maior prazer em receber nossos atuais e futuros clientes na feira”.

Denison Leite - Gerente Comercial

JB DistribuidoraMatriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 9 anosParticipação na ExpoSerra: 2º ano

“A ExpoSerra já faz parte do calendário serra-talhadense. Sempre participamos da feira, mostrando o nosso trabalho e atraindo mais vi-sitantes para a Fundação e para o Museu do Cangaço. Este ano, além das apresentações do legítimo xaxado de Serra, também divulgaremos o espetáculo ‘O massacre de Angico - A morte de Lampião’, que será apre-sentado na cidade entre os dias 25 e 29 de julho, relatando a noite que antecede a morte do Rei do Cangaço e de sua mulher”.

Cleonice Maria - Presidente

Fundação Cabras de LampiãoSede: Serra Talhada-PE

Tempo de fundação: 17 anosParticipação na ExpoSerra: 12º ano

“A Itálika, apesar de jovem, já é uma marca bem consolidada no mercado. Estamos atuando fortemente no Sertão de Pernambuco e participar da ExpoSerra viabiliza uma maior divulgação da marca. Estaremos expondo algumas motocicletas de 125 e 150 cilindradas, além de motos específicas para trabalho. Estamos com 62 modelos disponíveis, todos vendidos por nossa revendedora, a Elektra”.

Jorge França - Coordenador Operacional

ItálikaMatriz: México

Tempo de fundação: 4 anosParticipação na ExpoSerra: 2º ano

“Pela segunda vez o Jornal Desafio mostra o seu trabalho na ExpoSer-ra, evento já consolidado no cenário Estadual e de extrema importância para a região. O Blog do Iranildo também estará presente. As notícias da 13ª ExpoSerra poderão ser conferidas nos dois veículos, após a realização do evento”.

Iranildo Marques - Diretor

Jornal DesafioMatriz: Serra Talhada-PE

Tempo de fundação: 24 anosParticipação na ExpoSerra: 2º ano

“Pela primeira vez participaremos da ExpoSerra com o objetivo de divulgar a ampliação da nossa loja e nossos produtos exclusivos. A Jufox trabalha com moda feminina para todas as estações do ano, maquiagem, calçados, acessórios, utilidades para o lar e até conserto de bolsas. No estande, o visitante contará com tudo isso, e quem chegar com o vale brinde que distribuímos na loja nas últimas semanas, ganhará automaticamente um brinde especial da Jufox”.

Iane Mourato - Gerente

Jufox Magazine | Matriz: Serra Talhada-PE | Tempo de fundação: 8 anos | Participação na ExpoSerra: 1º ano

Page 10: Jornal de Serra - Edição 71

10 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

13ª ExpoSerra

“As empresas expositoras da ExpoSerra contribuem bastante para o desenvolvimento da região com sua participação no evento. Não só pela divulgação de suas marcas como também na prospecção de novos negócios. A Leão Equipamentos levará como maior novidade o detector de materiais para construção civil, aparelho que detecta quando, por trás do piso ou parede, há energia, instalações hidráulicas e até me-tais. Também divulgaremos nossos demais produtos como ferramentas e máquinas em geral ”.

Luiz Leão - Sócio Administrador

Leão EquipamentosMatriz: Petrolina-PETempo de fundação: 17 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“A ExpoSerra é uma grande vitrine para nossa empresa e outras em-presas de Serra Talhada e demais regiões do país. É vitrine também para o município, divulgando assim a cidade como polo comercial e cultural. Com a sexta participação da Lima Calçados no evento, esperamos incre-mentar as vendas em 15% em relação ao ano passado e aumentar a nossa rede de relacionamento com clientes e parceiros”.

Everaldo de Melo Lima - Gestor

Lima Calçados Matriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 20 anosParticipação na ExpoSerra: 6º ano

O Petisco do Dé sairá lá do Bom Jesus e participará mais uma vez da ExpoSerra, trazendo seus petiscos e bebidas para vender durante os shows. Uma grande variedade de espetinhos aguarda o público, além de bode assado e outros pratos. “Acredito que este seja um dos melho-res anos do evento. Para mim, quanto mais gente, mais eu vendo. A ExpoSerra me dá um ótimo retorno financeiro”.

José Martins Neto (Dé) - Proprietário

Petisco do Dé Matriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 8 mesesParticipação na ExpoSerra: 3º ano

A barraca de bebidas e petiscos LG Espetos sairá da AABB para servir especialmente o público da ExpoSerra. “Durante a realização dos shows, venderemos bebidas e petiscos como churrasco de picanha, carne de sol e de bode. O retorno da feira é sempre muito bom, o lucro já é garantido com o fim da ExpoSerra”.

Luiz Gomes (Lula) - Proprietário

LG EspetosMatriz: Serra Talhada-PE

Participação na ExpoSerra: 5º ano

“Com o desenvolvimento no mercado de construção civil na re-gião, esperamos que a ExpoSerra nos oportunize realizar mais negó-cios com os nossos clientes e gerar novas negociações com clientes potenciais. Estaremos com um estande mostrando nossos produtos - máquinas e equipamentos em geral - e mostrando a nova escavadeira hidráulica, novidade da loja. A instalação da nova filial em Natal-RN também será destaque de divulgação”.

Romeu Faria - Diretor

NormaqMatriz: Recife-PE

Tempo de fundação: 3 anosParticipação na ExpoSerra: 2º ano

“A Pitú é uma empresa genuinamente pernambucana, mas que se espalhou pelo Brasil e por diversos outros países. Desde o início participa da ExpoSerra com o intuito de fechar negócios e de se con-fraternizar com seus parceiros. Este ano também divulgará a novida-de que a bebida acaba de ter sido reconhecida pelo mercado exterior como cachaça genuinamente brasileira. Antes a cachaça era conside-rada vinho lá fora. No estande também estaremos com caipirinhas e caipiroskas Pitú para demonstração e degustação”.

José Rogério - Promotor de Eventos

PitúMatriz: Vitória de Santo Antão-PE

Tempo de fundação: 74 anosParticipação na ExpoSerra: 13º ano

“Nós que estamos chegando agora na região, temos que usar de todas as estratégias que o mercado oferece para divulgar nossa marca. Nada melhor do que a ExpoSerra para apresentar a Serleite para o mercado serra-talhadense e divulgar os nossos principais produtos, que são o leite pasteurizado, os queijos coalho, ricota e mussarela e a bebida láctea. Também esperamos despertar a região para a cultura de leite, já que aqui temos toda a matéria-prima necessária para a construção de uma grande bacia leiteira”.

Auxêncio Carvalho - Diretor

Serleite | Matriz: Serra Talhada-PE | Tempo de fundação: 6 meses | Participação na ExpoSerra: 1º ano

Page 11: Jornal de Serra - Edição 71

10 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 11

13ª ExpoSerra

“Presente desde a primeira edição da ExpoSerra, a Servel parabe-niza os idealizadores e organizadores do evento pelo desenvolvimento e inovações que a feira traz para o Estado. Este ano, com a redução do IPI, esperamos fechar muitos negócios com a venda de nossos veículos. Estaremos com o lançamento do Grand Siena, que veio com maiores dimensões, espaço interior mais espaçoso e confortável, porta-malas de 520 litros, câmbio dualogic, dentre outras inovações”.

Domingos Sávio - Gerente

ServelMatriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 17 anos Participação na ExpoSerra: 13º ano

“A nossa indústria de alimentos distribui seus produtos para todo Norte-Nordeste e participará pela primeira vez da exposição, pensando na grande importância que a feira tem na região. O evento é a oportuni-dade que temos para levar a nossa marca para conhecimento de comer-ciantes e consumidores locais e tenho certeza que será um sucesso.”

Marcelo Brandão – Coordenador de Publicidade e Marketing

Grupo CoringaMatriz: Arapiraca - ALTempo de Fundação: 43 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“Nós trabalhamos com a distribuição de gêneros alimentícios e produ-tos de higiene, além da indústria de sucos Eita. Nossos produtos já são co-mercializados na região, mas as nossas expectativas são de que possamos realizar novos negócios durante a feira e assim possibilitar uma maior visi-bilidade e expansão de nossas parcerias. A ExpoSerra já é um evento muito renomado, cada vez mais vejo pessoas do Brasil inteiro falarem do evento, é um excelente momento de divulgação de produtos e marcas.”

Tatiana Ramos – Relações Públicas

Grupo RiponMatriz: Recife – PETempo de fundação: mais de 15 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“Já participamos algumas vezes como parceiro de outras empresas e agora vamos ter o nosso espaço próprio na ExpoSerra. O grupo trabalha com grandes marcas e variados produtos, e vê na exposição uma grande oportunidade de negócios, pois o evento é a principal feira da região e cumpre perfeitamente o que propõe.”

Túlio Dantas – Gerente Geral

Gonsil Distribuidora e Gonsil MultimarcasMatriz: Caruaru-PE

Tempo de Fundação: 21 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“Desde o início da ExpoSerra o Grupo Pajeú se fez presente, em todas as edições. A expectativa para esse ano é aumentar os nossos negócios, com a maior e melhor exposição de produtos que agrega-mos ao portfólio da empresa. Outro fator gratificante é a aproxima-ção de nossos clientes e de fornecedores, relações que a cada ano se fortalece com a participação na feira. A cidade está aquecida para esse evento, de forma direta e indireta. De novidades, nós temos no-vos parceiros, que foram atraídos pelo sucesso de edições anteriores, além de ações para atrair nosso público.”

Idelberto Clemison - Gestor

Grupo PajeúMatriz: Serra Talhada-PE

Tempo de Fundação: 39 anosParticipação na ExpoSerra: 13º ano

“Esta é quarta vez consecutiva que participamos da ExpoSerra como veículo de informação, e este ano esperamos que nossas expectativas se-jam superadas. Para isso, estaremos durante os três dias da feira fazendo a cobertura completa dos estandes e dos shows musicais e transmitindo através da internet todas essas informações”.

Waguinho Nascimento - Diretor Presidente

Pajeú Web TVMatriz: Serra Talhada - PE

Tempo de fundação: 4 anosParticipação na ExpoSerra: 4º ano

“A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Agronegócio da UFRPE visa apoiar projetos de empresas nascentes na área acadêmica, e o nosso objetivo é divulgá-la durante a feira. A ExpoSerra é um evento que proporciona a oportunidade do desenvolvimento de novos negócios e a realização de novos projetos para a região, contribuindo enormemente para o desenvolvimento econômico e social da região” .

Paulo Santos – Coordenador da Incubatec Rural

UFRPE - Incubatec Rural | Sede: Recife-PE | Participação na ExpoSerra: 1º ano

Page 12: Jornal de Serra - Edição 71

12 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

13ª ExpoSerra Brief de Marketing!

“A ExpoSerra traz muitos visitantes para a cidade, geran-do assim mais lucros para todos os tipos de estabelecimentos da região, e nós que trabalhamos com o comércio de refeições também saímos ganhando com isso. O evento é uma festa muito esperada durante todo o ano e sem dúvidas esta edição não será diferente, trará muitos benefícios para todos os participantes do evento.”

Ursulina de Souza - Atendente

Restaurante GabrielaMatriz: Serra Talhada-PETempo de fundação: 20 anosParticipação na ExpoSerra: 13º ano

“Esta é a primeira vez que participamos da ExpoSerra, mas, sem dúvidas, ela representa hoje um grande desenvolvimento da região e tem tudo para crescer ainda mais, pela sua amplitu-de e quantidade de negócios gerados durante a sua realização. Nós traremos para o nosso estande uma nova linha de condi-mentos com quase sessenta itens. Além disso, também traba-lhamos com uma linha de molhos para alimentos, condimentos, chás de ervas e utensílios descartáveis.”

Kilsia Lima – Diretora Comercial

Sabor na Panela Matriz: Recife - PE

Tempo de fundação: 15 anosParticipação na ExpoSerra: 1º ano

“Além de apresentar os nossos produtos que já viraram tradição no mercado, o nosso estande este ano tem seu foco no lançamento da nova campanha do biscoito recheado Treloso, juntamente com o lançamento de dois novos sabores de Lámen - bacon e picanha. Participar da Expo-Serra é mais uma forma de divulgação de nossos produtos e de fortalecer o relacionamento com os nossos clientes, além de prospectar clientes potenciais”.

Marina Lemos - Gerente de Marketing

Vitarella Alimentos | Matriz: Recife-PE | Tempo de fundação: 19 anos | Participação na ExpoSerra: 13º ano

Campanha Amanco Premocil Sorteia Moto 0 km

Page 13: Jornal de Serra - Edição 71

12 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 13

Por que Participar de Feiras e Eventos é tão Importante?Brief de Marketing! CARLA CARVALHO

[email protected]

Nunca os eventos e feiras foram tão essenciais à nossa cultura conforme os dias de hoje. Atualmente as pessoas dispõem de um tempo maior de lazer, de uma maneira cui-dadosa de gastar dinheiro e principalmente de uma busca eminente de conhecimentos e novas sensações e experiência.

Os eventos não acontecem por acaso, sejam eles culturais, sociais, econômicos, políticos, esportivos, ambientais, sempre estarão relacionados a uma de-terminada área da vida do ser humano, sendo este o aspecto

principal que os levam a po-pularidade, crescimento, apoio e resultados. São, justamente nestes pontos, que as empresas precisam ficar atentas quando o assunto é a participação de feiras e eventos.

Se aperfeiçoar seus pro-dutos e serviços, aumentar vendas com qualidade e não perder o foco em sua especiali-zação são metas da empresa, as feiras e eventos de exposições são sem dúvidas mais uma grande ferramenta estratégica de marketing e promoção de imagem.

Se bem escolhidas, as fei-ras representam o caminho mais rápido e eficiente para conquistar importantes espa-ços no mercado externo, tra-duzindo os investimentos em crescimento. A concentração de um público com interesses semelhantes é um dos pontos mais vantajosos das feiras de negócios. O contato direto com futuros clientes e parcei-ros que o ambiente proporcio-na, gera economia de tempo e também financeira.

Soma-se a isso, o espa-ço para mostrar produtos e

serviços e ter uma resposta rápida de sua aceitação, além da oportunidade de atualiza-ção: o que está sendo feito em determinada área de atuação e o que está por vir.

A decisão de participar ou não de uma feira ou exposição deve ser norteada por vários tópicos, alinhados com os ob-jetivos a serem atingidos. Esta é uma função do marketing da empresa, já que existe a predo-minância de produtos na for-ma de serviços, na qual se faz necessária a compreensão de que o evento é o componente central da troca que se trata o marketing da empresa que or-ganiza, divulga, patrocina e participa.

Nesse sentido, as feiras funcionam também como uma ferramenta de marketing de imagem e melhoria de quali-dade do que é ofertado. Esses macro eventos permitem dimi-nuir as possibilidades de que a empresa participante fique atrás das inovações do seg-mento e aumenta as chances de se estabelecerem diferen-ciais em um mercado extrema-mente competitivo.

Infelizmente, uma parte significativa do empresariado acredita que participar de uma

feira seja montar um estande e esperar que o público entre, retire um prospecto ou um brinde. O investimento nesses eventos muitas vezes é altíssi-mo e deve ser bem calculado de forma a reverter o máximo de retorno possível, o que ge-ralmente não é rápido. Talvez o que falte às corporações seja entender que o resultado finan-ceiro imediato não é o primei-ro objetivo a ser aspirado, mas sim, o fortalecimento da sua marca, o que já é um impor-tante passo para a fixação da imagem de sua empresa entre revendedores, consumidores e até concorrentes.

“Os eventos não aconte-cem espontaneamente ou iso-ladamente. São a conclusão de um exaustivo processo de interpretação do seu produ-to, seu patrimônio ou serviço, sua avaliação mercadológica, a definição de seus canais de distribuição e, finalmente, seu planejamento de marketing e promoções, onde o evento está inserido como estratégia final.”

BRITTO, Janaina; FON-TES, Nena Dantas. (Op. it. p. 69)

Fontes: Jornal do Mídia, CIMM e Portal da Propagan-da.

Carla Cavalcanti de Carvalho é uma jovem empresária que explora o real potencial do sertão Pernambucano. Em 2010 fundou a Saminina Comunicação e começou a criar uma forma divertida e inovadora de fazer marketing focada nos aspectos peculiares regionais. Liderança da Empresa como sócia e CEO, busca produzir grandes resultados. Atualmente está cursando MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Projetos na Universidade Anhanguera. Possui MBA em Marketing pela FCAP-UPE e uma licenciatura em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela AESO. Trabalhou como Executiva de Planejamento para Morya Comunicação. Reside em Serra Talhada e atua como Professora dos cursos Tecnólogos de Marketing, Recursos Humanos e Gestão Pública da Faculdade Anhanguera – Polo Serra Talhada.

Foto: Divulgação

Foto: Ivanilson José

Campanha Amanco Premocil Sorteia Moto 0 kmA Campanha Amanco

Premocil promovida pela Premocil foi um suces-so de participação. En-tre os meses de março e maio, todos os clientes que compravam acima de R$30,00 em tubos e conexões da Amanco, preenchiam um cupom e concorriam a uma moto

Fan Honda 0 km. O sorteio aconteceu

no dia 31 de maio na pre-sença de funcionários da loja e de diversos clien-tes, ansiosos em saber o resultado. O sortudo ga-nhador do prêmio foi o morador de Conceição de Cima, Antonio Selmo de Lima. A responsável

pelo Marketing da em-presa, Cilene Gomes, ficou muito satisfeita com resultado. “A parti-cipação dos clientes foi excelente, as vendas da loja aumentaram no pe-ríodo e ainda pudemos proporcionar uma grande alegria ao ganhador”, co-memora.

Page 14: Jornal de Serra - Edição 71

14 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

José Antônio Feitosa Apolinário possui graduação em Filosofia pela UFPE (2002) e mestrado em Filosofia pela mesma universidade (2005). Doutor em Filosofia pelo convênio entre UFRN/UFPB/UFPE (2011), atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Unidade de Serra Talhada-UAST.

Dmes poderão ter o resul-tado em até 15 minutos, fazendo com que haja uma agilidade no diagnóstico da doença e tratamento in-dicado ao paciente.

O laboratório recebeu o nome “José Paulo Ter-to”, uma homenagem a um serra-talhadense, e o pré-dio fica localizado à Rua Joaquim Godoy, sem nú-mero, próximo à Uniclin. O laboratório está funcio-nando das 7:30 da manhã às 5:30 da tarde.

sus, uma delas é a constru-ção do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF próximo ao centro odonto-lógico, prevista para agos-to e inicialmente espelhado na unidade já existente no Alto da Conceição, com uma equipe de fisiotera-peutas, nutricionistas, psi-cólogos, entre outros pro-fissionais necessários para tais ações de atenção bási-ca. A outra obra refere-se à construção da Unidade Bá-sica de Saúde da Família no local.

Foto: Divulgação

Foto:Ivanilson José

Novo Laboratório Municipal Poderá Realizar Exames a Domicílio

Inaugurado o Centro de Especialidades Odontológicas

O novo laboratório municipal, inaugurado no último dia do mês de maio, poderá realizar exa-mes a domicílio. Esta é a

Desde o último dia 25 de maio, a prefeitura de Serra Talhada através de sua Secretaria Municipal de Saúde, deu inicio ao

informação repassada pela secretaria de saúde do mu-nicípio.

Segundo a secreta-ria de saúde, os pacientes

funcionamento do CEO Adriano Duque de Godoy Sousa na Rua José Carlos de Oliveira, antiga Rua Nove, no bairro do Bom Je-

que por motivos graves de saúde não puderem se di-rigir até o laboratório para realizarem seus exames, uma equipe especializada poderá colher o material para análise nas próprias residências. Neste caso, a modalidade de atendimen-to adapta-se melhor a pes-soas idosas que estiverem debilitadas a ponto de não possuírem condições de locomoção até à unidade de saúde para realização de possíveis exames labo-

sus. Construído com recur-sos do município, o centro faz parte de um planeja-mento anterior desenvolvi-do pela secretaria que visa entregar à população da ci-dade opções qualitativas de saúde pública. Os Centros de especialidades Odonto-lógicas estão preparados para oferecer à população serviços como diagnóstico bucal, periodontia especia-lizada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros e endodontia.

Segundo o vice-prefeito

ratoriais. Além de equipamentos

modernos, o novo labo-ratório dispõe de um am-biente confortável e uma equipe qualificada para atender a todos os cida-dãos serra-talhadenses que necessitarem desse tipo de atendimento. Além dos serviços laboratoriais básicos, serão oferecidos testes de HIV, hepatite, doenças de chagas, entre outros. A informação é de que alguns tipos de exa-

Luciano Duque, na ocasião representado o atual pre-feito, “o atendimento deve se estender além do Bom Jesus e impactar também bairros como a Borborema e Baixa-renda, que junta-mente com outras entida-des criadas, a exemplo do CAPS, CAUD e ampliação do número de PSFs, garan-tam que a atenção básica à população seja cumprida”.

Além do CEO, estão sendo iniciadas outras duas obras importantes para a comunidade do Bom Je-

Page 15: Jornal de Serra - Edição 71

14 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 15

não conseguimos fazer valer o argumento exposto acima? Uma das respostas está na falta de vontade política da-queles que são eleitos para os cargos eletivos, e de partici-pação política das pessoas em geral: a escassez da ação efe-tiva por parte dos governantes e da atitude da população em reivindicar a concretização de seus direitos. Segundo pensa-mos, não há outra forma de adquirir esses hábitos senão através da educação.

A palavra economia vem do grego, oikosnomia, e sig-nifica a ‘administração do lar, da casa’. Ora, que economia é essa que ao cuidar dos mer-cados, dos grandes fluxos de capital, dos bancos e das co-tações do dólar, parece não cuidar da própria ‘casa’, da ‘grande casa’, das pessoas que nelas vivem? Que 6ª eco-nomia é essa que ainda per-mite que cerca de 43 milhões de seus cidadãos se encon-trem na linha da pobreza ou abaixo dela? Não é um tanto estranho?! Realmente, não há tantos motivos assim para co-memorarmos esse título: ain-da há muito a se fazer. Quem sabe um dia possamos chegar a uma posição semelhante nos indicadores do domínio social, e então comemorar-mos com vinho, fogos e até mesmo velas...

José Antônio Feitosa Apolinário possui graduação em Filosofia pela UFPE (2002) e mestrado em Filosofia pela mesma universidade (2005). Doutor em Filosofia pelo convênio entre UFRN/UFPB/UFPE (2011), atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Unidade de Serra Talhada-UAST.

Sexta Economia do Mundo

esde o final do ano passado, a empresa de consultoria esta-

dunidense Economist Intelli-gence Unit (EIU), associada ao renomado jornal The Eco-nomist, declarou que o Brasil havia se tornado a sexta maior economia do mundo, ultra-passando a Inglaterra, que até então ocupava este posto. A grosso modo, isso significa que nosso país possui o sexto maior PIB, o famoso Produto Interno Bruto que, em bom ‘economês’, corresponde à soma de bens e serviços fi-nais produzidos por um país em um determinado período (mês, ano etc.). Segundo da-dos do IBGE, em 2011, nos-so PIB atingiu o valor de R$ 4,143 trilhões, e a estimativa para 2012, apesar da crise in-ternacional, é de crescimento. Ou seja, tal valor deve ser su-

ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO

perado.Quando escutamos uma

notícia dessas, o que fazemos? Abrimos um vinho? Soltamos fogos? Acendemos uma vela para o ministro da fazenda? Quem conhece minimamente nossa realidade compreende o quanto essa nova condição do Brasil – segundo os econo-mistas da agência norte-ame-ricana – não parece, na práti-ca, significar muita coisa pra muita gente. Talvez os mais ricos e os grandes e poucos milionários brasileiros pos-sam ‘sentir o impacto’ dessa colocação no ranking econô-mico mundial. Mas, a imensa maioria da população sequer parece ser beneficiada com essa novidade que apresenta poucos benefícios evidentes. Queremos dizer que efetiva-

mente é necessário perguntar que mudanças e melhorias significativas essa colocação pode trazer para as pessoas mais pobres e historicamente desassistidas deste país.

Há um argumento, quase um dogma, de acordo com o qual o crescimento econômi-co de uma sociedade levaria necessariamente ao desenvol-vimento social da mesma. Ou seja, a melhoria dos indicado-res sociais de um povo (saú-de, educação, habitação, lazer etc.) estaria na razão direta do aumento do PIB de sua eco-nomia. Se assim for, então o Brasil ou é uma exceção, ou a refutação do argumento. Há algumas décadas estávamos entre as oito maiores econo-mias do planeta; hoje, somos a sexta e, no entanto, várias mazelas sociais teimam em permanecer: desigualdade so-cial, exclusão social, miséria, problemas de infraestrutura (falta de saneamento básico, por exemplo), escolas e hos-pitais precários, violência, e outras.

Embora as políticas assis-tencialistas do governo fede-ral tenham, por volta de uma década, promovido certo ga-nho em termos de renda para a população pobre (ganho econômico), pode-se dizer que houve até então reais ga-nhos sociais? O fato de poder

ter acesso a itens de consumo, de poder comprar, é suficien-te para garantir o desenvol-vimento social de um povo? Certamente o é para poder alimentar-se, diminuir a mi-séria da fome! Mas, como já disse o compositor, “a gente não quer só comer...”. Digni-dade, inclusão social, acesso a bens culturais, entre outras coisas, são direitos que vão além dos assistencialismos: de que adianta receber uma ‘bolsa’ e continuar morando no esgoto a céu aberto, difi-cilmente conseguindo atendi-mento em hospitais públicos, estudando em escolas cujas condições são precárias, tra-balhando na informalidade,...

Um retrato disso está em nosso Índice de Desenvolvi-mento Humano (IDH): ocu-pamos atualmente o 84º lugar entre 187 países (Relatório Pnud-ONU). Observemos a contradição: estamos em 6º lugar na economia, mas em 84º no social (os critérios do IDH são: expectativa de vida, anos médios de escolaridade, anos esperados de escolarida-de e renda nacional bruta per capita. Inclusive, critérios no mínimo discutíveis). Isso su-gere uma questão no caso do Brasil: os domínios econômi-co e social parecem bastante separados e, muitas vezes, in-comunicáveis. Mas, por que

JOSÉ APOLINÁRIO

[email protected]

DFoto: Divulgação

Page 16: Jornal de Serra - Edição 71

16 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

TECNOLOGIA & INOVAÇÃOCrowdturfing: Uma Nova Forma de Disseminar Spam

Richarlyson D`Emery é graduado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da UFRPE.

r o w d s o u r c i n g são ferramentas d i s p o n i b i l i z a d a s por sites como

ShortTask e Amazon Turk voltadas à geração de inovação, onde pessoas podem cooperar coletivamente para resolver problemas, gerar novas ideias, desenvolver projetos e diminuir custos. Boas práticas do crowdsourcing estão presentes no Linux, no navegador Firefox e na enciclopédia Wikipédia, os quais foram desenvolvidos com a colaboração de pessoas de todas as partes do mundo. Mas também

pode ser aproveitada como uma “arma de colaboração em massa” para proveito de alguns aproveitadores, que se combinada com o crowdfunding poderá causar mais problemas ao invés de resolvê-los.

F i n a n c i a m e n t o colaborativo, tradução para crowdfunding, diz respeito à contratação de pessoas interessadas em participar de uma determinada iniciativa, a exemplo de pequenos negócios e start-ups, campanhas políticas, filantropia (como Criança Esperança e Teleton), entre outras; cuja ideia

teve inspiração em ações como o concerto de rock Live Aid, que em 1985 arrecadou fundos em prol da população faminta da Etiópia; mas com a popularização da Internet e a facilitação de transações financeiras e de sistemas de micropagamentos viáveis e de baixo custo, está cada vez mais possibilitando a contratação de pessoas para promover sites, produtos, serviços e redes sociais, ou seja, a contratação para disseminação de spam.

Antigamente os spams eram trafegados na rede com auxílio de programas computacionais (robôs ou simplesmente bots), porém facilmente detectáveis por outras soluções computacionais anti-spam, a exemplo de captchas (identificação de letras em imagens distorcidas), o que muitas vezes barram e até mesmo eliminam eventuais spams; entretanto com a combinação do crowdsourcing e crowdfunding os spams começam a ganhar volume na Internet e deixando empresas desse setor

milionárias. Ao contrário dos spams tradicionais, o crowdturfing possui o fator humano envolvido, pois são pessoas reais que postam manualmente os comentários e tais ações são dificilmente detectadas. Com isso o crowdturfing funciona contratando profissionais por meio de sites de crowdsourcing no intuito de recrutar pessoas dispostas a falar bem de empresas, e como as pessoas ganham alguns centavos pelo envio de uma mensagem, é preciso gerar inúmeras mensagens, no Twitter, por exemplo, para ganhar mais, tendo em vista que o pagamento é por produção.

Em pesquisas relacionadas à detecção de crowdturfing foram encontradas contas no Twitter responsáveis por cerca de 20 mil tweets apoiando o líder republicano John Boehner no Congresso Americano; e em alguns sites de crowdsourcing, o crowdturfing representa aproximadamente 95% das atividades. O fenômeno

é responsável por uma série de trapaças digitais e hoje devemos passar a duvidar de alguns sites de recomendações de empresas de compras virtuais e até mesmo de mensagens postadas nas próprias empresas, pois não existe a garantia e a devida legislação que respalde tais informações. Por isso, ao fazer pesquisas sobre qualquer empresa de comércio de produtos ou serviços, principalmente, é recomendável ter bastante cautela antes de sair gastando dinheiro na Internet, já que nunca se sabe até que ponto o que está postado é realmente uma opinião sincera e real. E fico a imaginar se uma empresa resolve utilizar o crowdturfing para diminuir a credibilidade de uma concorrente, difundindo mensagens negativas sobre suas vendas e/ou produtos. Afinal de contas, quando buscamos informações sobre o item de interesse, avaliamos justamente as postagens com os comentários negativos.

C

Crowdturfing é uma expressão para definir o novo “jeitinho” de circular spam na Internet, ou seja, o envio de mensagens com fins publicitários. Na prática, o crowdturfing é uma evolução do spam tradicional, o

spam na versão 2.0; e para entendê-lo, precisamos conhecer o crowdsourcing e o crowdfunding.

Page 17: Jornal de Serra - Edição 71

16 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 17

Crowdturfing é uma expressão para definir o novo “jeitinho” de circular spam na Internet, ou seja, o envio de mensagens com fins publicitários. Na prática, o crowdturfing é uma evolução do spam tradicional, o

spam na versão 2.0; e para entendê-lo, precisamos conhecer o crowdsourcing e o crowdfunding.

Foto: Ivanilson José

Serra Talhada rece-beu em meados do mês de maio a visita de re-presentantes da Fundação Abrinq – Save the Chil-dren, para lançamento da segunda fase do Progra-

ma Criança com Todos os Seus Direitos, que agora passa a atingir mais 16 municípios da região do semiárido pernambucano.

O objetivo do projeto é melhorar o desenvol-

vimento e a sobrevivên-cia de crianças de zero a cinco anos que vivem em regiões do semiárido bra-sileiro. Denise Cesario, gerente executiva de pro-gramas e projetos da Fun-

dação Abrinq – Save the Children, esclareceu que o programa visa trabalhar principalmente com os aspectos dos direitos hu-manos, proteção, saúde, nutrição e educação de crianças de zero a cinco anos de idade.

Na primeira fase da implantação do progra-ma foram beneficiados 19 municípios pernambuca-nos. Na segunda fase que teve início este ano e vai até 2015, os 16 municí-pios beneficiados pelas ações serão: Belém do São Francisco, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Cedro, Flores, Floresta, Itacuruba, Mi-randiba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talha-da, Serrita, Terra Nova, Triunfo e Verdejante. Em 2013 a meta é que o pro-grama chegue às cidades de Juazeiro e Senhor do Bom Fim, no Estado da Bahia, atingindo desta forma cerca de 50.400 crianças de zero a cinco anos, em 37 municípios. Denise também afirmou que o programa atende a comunidades indígenas no Brasil e Peru, bem como algumas comunida-des quilombolas, no Bra-sil.

Durante o encontro foi apresentada uma análise da situação dos direitos da criança do semiárido, re-velando os desafios para a garantia da sobrevivência e desenvolvimento das

Fundação Abrinq – Save the Children Lança 2ª Fase de Programa Social no Semiárido Pernambucano

crianças na região. Na plateia da câmara,

centenas de pessoas as-sistiram a apresentação da proposta do programa, entre elas, representantes de entidades de defesa dos direitos da criança, tais como conselhos mu-nicipais e tutelares, re-presentantes das áreas da saúde, educação, assis-tência social, ministério público, varas da infân-cia e adolescência, além de instituições de ensino superior, representantes das prefeituras dos mu-nicípios beneficiados, do governo estadual e do programa estadual Mãe Coruja.

O Programa Criança com Todos os Seus Di-reitos conta com apoio financeiro da Comissão Europeia e é realizado em parceria com a Associa-ção Civil de Articulação para Cidadania (ACARÍ), Cento de Cultura Luiz Freire (CCLF), Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP), Cen-tro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC), Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Brasil, Cam-panha Latinoamericana pelo Direito à Educa-ção (CLADE), Progra-ma Internacional de De-senvolvimento Infantil (ICDP), Programa Mãe Coruja Pernambucana e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Page 18: Jornal de Serra - Edição 71

18 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

conteceu na última quarta-feira, 20 de junho, em Serra Ta-

lhada, no Centro Esportivo Egídio Torres, o Salão Re-gional da Agricultura Fami-liar, Assalariados(as) Rurais e Reforma Agrária Euclides Nascimento e comemoração aos 50 anos de fundação da FETAPE (Federação dos Trabalhadores em Agricul-tura Familiar do Estado de Pernambuco), que atraiu centenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais em uma grande celebração das conquistas do movimento sindical nessa caminhada. O Governo do Estado apro-veitou a ocasião para res-ponder à pauta apresentada pela federação desde o mês de abril, com a reivindica-ção de ações emergenciais e estruturais que possibilitem que as famílias do Agreste e Sertão possam conviver de forma digna com a estiagem.

A atividade contou com uma feira de produtos da agricultura familiar, envol-vendo expositores de vários municípios, apresentações culturais, além de muitas homenagens a dirigentes

sindicais e assessores(as) que contribuíram para o for-talecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (MST-TR), ao longo dessas cinco décadas. Uma delas foi Ma-ria José Ferreira de Lima, (Dona Lia), primeira mulher a assumir a presidência de um sindicato de trabalhado-res e trabalhadoras rurais, no município de Itapetim, re-gião do Sertão do Pajeú, em 1984. “A realização de três Salões Regionais: na Zona da Mata, Agreste e, agora, no Sertão, foi uma demons-tração de força que o MST-TR tem no Estado.”, comen-tou o presidente da FETAPE Doriel Barros.

Durante o evento, a Câ-mara Municipal de Serra Talhada divulgou a aprova-ção da monção de aplausos à FETAPE pelos seus 50 anos de trabalho e dedicação em prol da agricultura fa-miliar em Pernambuco. No encerramento da mesa de abertura do salão regional, o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, comunicou oficial-mente que a FETAPE agora

faz parte do Comitê Inte-grado de Combate a Seca. Em seguida, o presidente da Federação, Doriel Barros, recebeu documentos com as respostas do Governo do Es-tado à pauta de reivindi-cações do movimento sindical para combater os efeitos da es-tiagem. “Foi uma conquis-ta importante para o movi-mento sindi-cal e para os movimentos sociais, pois ao mesmo tempo em que estamos levando nos-sas propos-tas, iremos divulgar in-f o r m a ç õ e s sobre os encaminha-mentos que o comitê este-ja fazendo”, comemora o presidente.

FETAPE: 50 anos de conquistas

Vale informar que o Sa-lão Estadual da Agricultura Familiar, assalariados(as) Rurais e Reforma Agrária Euclides Nascimento, em comemoração aos 50 anos

da FETAPE, que será reali-zado entre os dias 30 de no-vembro a 2 de dezembro, no Recife e nós estaremos por lá.

Por: Dário Pereira

Foto: Dário Pereira

A

Page 19: Jornal de Serra - Edição 71

18 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 19

“... um pedaço de mim”

Helena Conserva é Professora de Redação e jornalista - aluna especial do Mestrado em Desenho, Interatividade e Cultura da Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia.

EM CENA : ARTE & CULTURA

Depoimento:“Eu sinto uma satisfa-

ção muito grande em ter feito parte da Escola Cor-nélio Soares. Como é bom ouvir dizer que a Esco-la Cornélio Soares é uma Escola de referência! Que prazer não tem aqueles que já tiveram passagem por ali como estudantes, funcioná-rios, professores e pais de

alunos? Tantos anos se fez necessário para se chegar a esse estágio de satisfação. Começando do nada, com genuíno artesanato, depois foi elevada à categoria de Ginásio Industrial, depois escola de 1º e 2º grau e con-seguintemente escola de re-ferência. Tudo submetido a um trabalho de equipe, har-moniosa e criteriosa, onde se buscou sempre o melhor, a perfeição, a habilidade quando se produzia artesa-nato, artefato de ferro, ma-deira e práticas para o lar.

Ainda hoje se observa em algumas residências, basculantes, portas, janelas, grades etc., tudo feito pe-los habilidosos alunos que depois se tornaram profis-sionais em Serra Talhada e adjacências, enobrecendo o parque produtivo daquele liceu. A nossa maior amos-tra é o Estádio de Futebol

o “Pereirão”. Para tanto fi-zemos com esmero e dedi-cação: alambrados, grades, 600 cadeiras e torres para a fixação da iluminação e ele foi inaugurado em 1972. O governo municipal era o prefeito Nildo Pereira. O Estádio de futebol, o “Pe-reirão” era um dos melhores do Sertão de Pernambucano (hoje deve ter sido supera-do). O jubileu de ouro, cin-quenta anos de atividades profícuas foi comemorado em 2008, a festa ocorreu no Batukão e contou com a pre-sença de ex-alunos, alunos, ex-professores, professores, funcionários e a sociedade.

Se eu pudesse descreve-ria muitas páginas saudosas, cheias das recordações da-queles tempos, tempos feli-zes daquele liceu, que foi a minha vida. Basta acreditar que tudo pode ser possível o importante é saber ser. A

Escola Cornélio Soares foi e é: a escola da vida, pela vida... um pedaço de mim”.

Laércio Alves PulçaPós-graduado em metodologia de

Ensino Superior

A ESCOLA – A Escola Cornélio Soares foi cons-truída em 1958. Seu primei-ro endereço foi a Praça Sér-gio Magalhães, anos depois foi transferida para o atual endereço na Rua Coronel Cornélio Soares. Na época da mudança a escola passou a ser chamada de Ginásio Industrial, pois, o educan-dário passou a oferecer cursos profissionalizantes na área industrial. Profes-sor Laércio Pulça foi um dos grandes educadores que essa terra já teve. A educa-ção fundamentada na ética, respeito e na dignidade foi uma constante preocupação

durante a sua vida como educador. Um homem ad-mirável de uma sabedoria imensa. Grande conhece-dor da história da cidade e também um analista dos problemas que envolvem a educação dos dias atu-ais. Ele deixou essa marca durante os anos que atuou como professor, diretor, se-cretário, coordenador, aju-dante e consertador dentro da Escola Artesanal Corné-lio Soares.

NOTA: Tanto o texto pu-blicado na 70ª edição do jornal, intitulado “... de um lírio que brilhou”, quanto o presente texto tiveram a colaboração do professor, especialista em História Geral, Paulo César Gomes, que atualmente leciona no curso de Direito na FIS (Faculdade de Integração do Sertão).

HELENA CONSERVA

[email protected]

blog: escrevehelena.blogspot.com

Foto: Divulgação

Page 20: Jornal de Serra - Edição 71

20 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

Bezerra Coelho Visita ST e Fala de Ramal da Adutora para Varzinha

O representante do go-verno federal, ministro da in-tegração nacional, Fernando Bezerra Coelho, esteve reuni-do dia 18 de junho, no auditó-rio da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, juntamente com outros políticos, inclu-sive os deputados Augusto Cesar, Inocêncio e Sebastião Oliveira, além do vice-prefei-to de Serra Talhada, Luciano Duque e alguns outros pre-

feitos de cidades situadas na Região do Pajeú, vereadores, empresários e parte da popu-lação em geral para debater a solicitação feita, segundo ele, pelo deputado federal Inocên-cio Oliveira e pelo governa-dor de Pernambuco, Eduardo Campos, para a criação de um ramal da Adutora do Pajeú até o distrito Varzinha.

Durante seu discurso, o ministro falou da necessidade

da urgência na conclusão das obras da adutora, sabendo da seca que está instalada na re-gião. De acordo com Bezerra Coelho, até o mês de outubro desse ano a água da adutora estará chegando a Serra Ta-lhada. Após isto, a segunda etapa da obra seguirá até Afo-gados da Ingazeira e em se-guida para São José do Egito, concluindo seu percurso no município de Taperoá, Estado

da Paraíba. Sobre a proposta de ex-

tensão da obra até o distrito de Varzinha o ministro afirmou: “Viemos a Serra Talhada para confirmar que vamos atender a solicitação da extensão da Adutora do Pajeú até a comu-nidade de Varzinha. Uma obra de R$ 7 milhões onde os re-cursos serão repassados para a Compesa que executará o tra-balho, beneficiando a mais de 520 casas naquela comunida-de.”, enfatizou. A conclusão desta obra, segundo Bezerra Coelho, deve acontecer em aproximadamente nove me-ses.

Também foi colocado em pauta, durante a reunião, o assunto a respeito do proje-to de irrigação da barragem de Serrinha. Bezerra Coelho disse da intenção em levar novamente este assunto ao governo federal, incluindo o projeto de Serrinha no Progra-

ma Mais Irrigação, que prevê a recuperação de perímetros irrigados e a implantação de novos perímetros. “O projeto de irrigação de Serrinha é um sonho antigo, ele infelizmente não se viabilizou por diversas razões, nós recomendamos ao DNOCS através da Coordena-doria Regional de Pernambu-co para iniciar o levantamento dos estudos no sentido de in-cluir este projeto de irrigação dentro do Programa Mais Irri-gação, sobretudo no eixo que é mais voltado para os peque-nos produtores rurais”.

Ao final da reunião o presidente da CDL, Everaldo Lima, juntamente com o re-presentante da Fecomercio/Sindicom em Serra Talhada, Francisco Mourato, entrega-ram um documento ao minis-tro Fernando Bezerra Coelho propondo algumas ações a serem inseridas no projeto de Serrinha.

Foto: Ivanilson José

Foto: Mellynna Mohana

Além do ramal da adutora, o ministro falou das novidades a respeito do projeto de irrigação da barragem de Serrinha.

MOMENTO RH

A Arte de Vender Já!

Arquivo pessoal: Mabel Nogueira

Serra Talhada Implanta Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Motos

ST recebe fórum sobre tendências para o comércio

O município de Serra Talhada estabeleceu, a par-tir do dia 25 de maio, seu Comitê Regional de Pre-

venção aos Acidentes de Motos com a presença do secretário estadual de Saú-de, Antônio Carlos Figuei-

ra. O executivo formalizou a criação do comitê com a assinatura de portaria e em-possou seus representantes

na sede da XI Gerência Re-gional de Saúde (Geres), na Rua Antônio Alves de Oliveira, no bairro do Ip-sep.

“Nossa meta é descen-tralizar as ações do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos (Ce-pam) através das 12 Ge-rências Regionais de Saúde que possuímos em Pernam-buco”, comenta Antônio Figueira. Desde o começo do ano a secretaria de saú-de já instalou o comitê em

todas as Geres do Estado. O principal objetivo do

comitê é combater os altos índices de acidentes com esse tipo de transporte, que ocasionam vítimas fa-tais, incapacidades, seque-las psicológicas e impacto econômico, principalmente no sistema de saúde pú-blica. Dentre as principais diretrizes que os comitês regionais deverão seguir estão: municipalização do trânsito, ações de fiscaliza-ção e educação.

Page 21: Jornal de Serra - Edição 71

20 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 21

Além do ramal da adutora, o ministro falou das novidades a respeito do projeto de irrigação da barragem de Serrinha.

MOMENTO RH

Ladijane Araújo Holanda é gestora de pessoas, consultora e facilitadora de assuntos voltados à área, formada pela Faculdade Boa Viagem, é tutora presencial da Anhanguera-Uniderp no Curso a Distância no Tecnólogo em Recursos Humanos. Pós-graduanda em Metodologias e Gestão em Educação a Distância pela Anhanguera Uniderp, tem cursos na área de atendimento, relacionamento e Recursos Humanos pelo SENAC, TGI Consultoria e SEBRAE.

A Arte de Vender Já!

Foto: divulgação

Foto: Ivanilson José

Aguentar a pressão diária, manter metas, exige muito desse profissional que pre-cisa está sempre motivado e resiliente, para isso trabalhar muito a preparação técnica, ou seja, amplo conhecimento do produto ou serviço assim como o aspecto emocional se-rão aliados fortes para as com-petências que são exigidas nessa área. O sucesso virá na forma de resultado e é claro, vendas!

Abraços a todos!Nota: na edição passada vei-culamos ao final da coluna um link para visualização online, sendo que o mesmo tratava--se apenas do pensamento em destaque ao final do texto. Toda a produção de redação da matéria foi feita pela colu-nista.

E

tender o que realmente está se buscando e o que se adequa-rá melhor a sua necessidade, “empurrar o produto” não é condição honesta e fatalmen-te poderá se perder o cliente, o que ele procura é respeito, atenção e soluções.

Fazer desses momentos a oportunidade certa requer pre-paro, técnicas e observação de qual direção a economia local e do próprio país está seguin-do e até mesmo a necessidade de ter sentimento sobre a es-pecificidade do nosso clima que tanto afeta o comércio. O uso dessas ferramentas junto a informação facilitará a vida do vendedor em qualquer situa-ção ou período do mês para re-alizar de fato o seu ofício com maestria e responsabilidade.

m tempos de seca que assola o nosso sertão, alguns profissionais

conseguem se destacar nessa adversidade mostrando o seu verdadeiro talento e habilida-de na arte de vender.

O que torna alguns pro-fissionais diferentes de outros

está exatamente em mostrar seu potencial e visão estraté-gica de como se sobressair e manter sua capacidade em alta para fechar bons negócios e conquistar clientes. Conquis-tar e manter são uma premissa que toda organização busca no mercado que além de sua

competitividade, hoje vive a questão da estiagem.

Não é fácil buscar novas possibilidades para realizar vendas, mas alguns vendedo-res têm conseguido de forma inteligente e criativa trabalhar o cliente mostrando a ele a sua real necessidade de comprar e investir, mesmo que de forma mais cuidadosa por conta do momento. A esse elo chama-mos de confiança.

Crise não quer dizer fal-ta de oportunidade, mas sim, busca de novas formas de re-sultado, apresentar ideias que respeitem a capacidade de ne-gócio do cliente significa en-tregar o produto na proporção correta para alcance de seus objetivos. O resultado é sim-ples quando o exercício é en-

Arquivo pessoal: Mabel Nogueira

ST recebe fórum sobre tendências para o comércioFoi realizado na noite

do dia 4 de julho, no audi-tório do Colégio da Imacu-lada Conceição, um fórum de debate sobre Tendên-cias para o Comércio de Pernambuco. A palestra foi ministrada pelo mes-

tre em ad-ministração de empre-sas Eugênio Foganholo, e teve como o b j e t i v o demonstrar fundamen-tos e con-

ceitos varejistas, por meio de diversas ações simples, de baixo ou nenhum custo, que auxiliam na melhoria da operação varejista das lojas, principalmente das pequenas empresas.

Esta foi uma grande oportunidade para em-presários e pessoas que trabalham na área do co-mércio ampliar o nível de conhecimento sobre as estratégias de comer-cialização de produtos e de como proporcionar um bom atendimento aos seus clientes.

O fórum faz parte de um projeto da Fecomércio de Pernambuco para ex-pandir a potência comer-cial do Estado. Durante a palestra, que contou in-clusive com a participa-ção de alguns integrantes da plateia, o auditório do colégio ficou lotado e, se-gundo a organização, cer-ca de 500 pessoas compa-receram ao evento.

O evento foi pro-movido pela Fecomércio-PE, com o apoio do Se-brae, Senac, Sindicom e CDL de Serra Talhada.

Page 22: Jornal de Serra - Edição 71

22 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

esde o seu projeto, a barragem de Ser-rinha tinha como

objetivo criar um períme-tro irrigado às margens do Rio Pajeú, propriamente no município de Serra Talha-da. A obra que se arrastou por longos vinte e dois anos e, por fim, foi concluída e inaugurada no governo de Fernando Henrique Car-doso, em 26 de outubro de 1997, o qual veio pessoal-mente para a inauguração com sua comitiva na re-presa da barragem em ple-na estação seca, como esta que vem ocorrendo agora

no Nordeste. Como diz o outro, “noves fora nada”. O local onde foi realiza-da a cerimônia do ato de inauguração às margens da referida barragem, que no momento encontrava-se “esturricado de seco”, hoje continua, apesar de ser área agricultável. Não só este local como também 70% das margens da barragem continuam até hoje sem de-senvolver nenhum projeto de irrigação, e não adianta desculpar-se com a teoria de perenização do rio, uma vez que, Serrinha pereniza apenas o trecho que com-

preende da represa até o rio São Francisco.

“Noves fora nada”. A não ser por um punhado de agricultores familiares da reforma agrária que persis-tem em produzir em uma pequena parte das margens que não chega a 2% do ter-ritório do perímetro irriga-do. Está aí, a olhos vistos a problemática da seca. Os preços exorbitantes de pro-dutos que poderiam ter sua produção desenvolvida às margens de Serrinha. Po-rém, os projetos e ideias a respeito do perímetro ir-rigado de Serrinha nem

AGROPECUÁRIA EM FOCO

Serrinha: Um Sonho Incompleto

Dário Pereira Viturino, é Técnico em Agropecuária pela Escola Agrícola do Pajeú (2000). Atualmente está à frente da consultoria da Associação dos Técnicos em Agropecuária do Pajeú e paralelamente desenvolve o papel de produtor rural.

DÁRIO PEREIRA87.9922-6726

sequer saíram do papel. É inadmissível um agricultor morar à beira de um açu-de, com tanta água, cerca de 311 milhões de m3, vir à cidade comprar feijão a cinco reais o quilo e tomate para alimentar sua família. Colocar-se na balança o Dnocs, o Incra, o Governo do Estado e do Município; o resultado é “noves fora nada”. Serrinha não tem produção nem para si mes-ma, uma vez que tem ca-pacidade até mesmo para exportar produtos agrope-cuários e tecnologia em ir-rigação. Na edição n° 69, falamos sobre a produção agropecuária em desertos como no deserto de Nevev em Tel Aviv, Israel, onde, como sabemos, a água é rara, a ponto de um litro de água lá equivaler a meio li-tro de cerveja, aqui no Bra-sil, no entanto exporta até para países com mercados exigentes como Europa e Estados Unidos, e olhe que lá ocorrem tempestades de areia.

Mesmo depois de tan-tas esperanças por parte das mais de 250 pessoas que ou-viram, durante a audiência pública realizada em setem-bro de 2009, a proposta de

restauração do Denocs que, em todas as falas, falou-se da ativação do Denocs ao longo dos 100 anos de sua existência e a importância de se restaurar esse órgão, visando, sobretudo, sua adequação aos novos tem-pos e as demandas atuais do povo nordestino. Quase três anos se passaram e o que todo mundo falou com tan-ta euforia naquele encontro com tantas convicções, hoje o resultado é: “noves fora nada”. Será que o períme-tro irrigado de Serrinha foi levado na mesma enxurra-da que levou o Denocs, ou está esturricado nas terras secas às margens do açude de Serrinha? Com a palavra os conselhos gestores de Serrinha... A proposta se-ria criar as fazendas comu-nitárias, método utilizado pelos pioneiros dos 1940, o qual era conhecido como os kibutz, e que ganhou o mundo a partir dos anos 60 e 70 do século passado. Ao contrário daqui, nos kibutz havia uma estreita colabo-ração entre agricultores, cientistas e governo, geran-do uma moderna indústria, que desenvolveu sistemas e equipamentos inovadores, revolucionando o conceito

Foto: Divulgação

D

Quase quarenta anos após o início do plano, a comunidade ainda espera pelo tão sonhado projeto de irrigação

Centenas de pessoas par-ticiparam na noite da terça--feira, dia 19 de junho, do evento de prestação de con-

Page 23: Jornal de Serra - Edição 71

22 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 23

Quase quarenta anos após o início do plano, a comunidade ainda espera pelo tão sonhado projeto de irrigação

Prefeitura Promove Evento de Prestação de Contas à População

Centenas de pessoas par-ticiparam na noite da terça--feira, dia 19 de junho, do evento de prestação de con-

tas da Prefeitura Municipal de Serra Talhada. O ato co-meçou por volta das 19 ho-ras e aconteceu na quadra do

Clube da AABB. O início da prestação de

contas foi marcado por um documentário apresentado

em vídeo com algumas das principais ações do governo Calos Evandro durante os quase oito anos de mandato.

Em destaque foram mos-tradas algumas das obras de infraestrutura e saneamento básico, realizadas durante o decorrer do governo, além das parcerias entre as três esferas governamentais - governo federal, estadual e municipal - que garantiram outros benefícios à popula-ção. Outro destaque no ví-deo foram as ações na área da saúde e educação.

Ao final da apresentação do vídeo, o prefeito Carlos Evandro subiu ao palco da quadra juntamente com a

primeira dama, a secretária de saúde, Socorro Brito, e convidou o vice-prefeito Luciano Duque juntamente com sua esposa, e os demais secretários para também es-tarem com ele no palco. Em seguida, o gestor fez um pronunciamento sobre o seu governo e agradeceu a con-tribuição de cada secretário e cada cidadão serra-talha-dense, reafirmando o com-promisso de seu governo em fazer de Serra Talhada uma cidade cada vez melhor de se viver.

A apresentação termi-nou por volta das 21 horas e foi bastante aplaudida pelos presentes.

Foto: Ivanilson José

Já está disponível a programação do Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço, que este ano envolve o IX Encontro Nordestino de Xaxado e o es-petáculo teatral ao ar livre O Massacre de Angico – A Morte de Lampião, com texto de Anildomá Willans de Souza e direção de José Pimentel.

Veja todos os detalhes no www.pontodecultura-cabrasdelampiao.blogspot.com

De 25 a 29 de julho de 2012, na Estação do Forró em Serra Talhada.

Cultura

Page 24: Jornal de Serra - Edição 71

24 Jornal de Serra ● O Jornal do Desenvolvimento ● Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71 Jornal de Serra  ●  O Jornal do Desenvolvimento  ●  Serra Talhada, Junho/Julho de 2012 ● Edição Especial 71

A Arcoverdense é Publicitária, sente falta da família ao seu lado e é viciada em maquiagem e moda. Curte uma música eletrônica e ama Ovomaltine.

Os sapatos bicolores, os fa-mosos cap toes, voltaram com tudo da década de 50 e estão fa-zendo um super sucesso por aí. De umas temporadas para cá, podemos notar que eles foram voltando de mansinho e agora não saem mais dos pés da mulhe-rada. E além de não sair mais dos pés, por onde passamos tem um modelinho desses estampando as vitrines.

O batom vermelho é um clássico que nunca sai de moda, e se tornou queridinho de 9 entre 10 mulheres. Mas mesmo assim, tem muita gente por ai que ainda briga na frente do espelho na hora de usar o produto. Então aqui vai uma diquinha básica e pode seguir sem medo. Para as brancas ou loiras de plantão, são indicados os tons de vermelhos vibrantes como o cereja. Já as morenas, devem optar por um tom mais intenso e alaranjado. As negras fi-cam muito lindas em tons mais fechados, como o bordo e o vinho. E para as ruivas o ideal é buscar tons que puxem para a cor do cabelo, o que deixa o look mais harmônico.

O modelo de óculos redondos, tão usado pelos ídolos John Lennon e Ozzy Osbourne, chegaram para substituir a tendência dos óculos de modelo gatinho. O acessório também tem uma pegada extremamente retrô e já está no rosto de muitas celebridades e pessoas clicadas pelos blogs de moda de rua. Eu mesma já uso o meu e amo!

O mix de estampas é a mistura de duas padronagens dife-rentes no mesmo look, algo moderno e ousado. Traduzindo para a vida real, esse “mix” deve ser muito bem feito, sob o risco de ficar um grande fiasco! Uma dica essencial é esta-belecer um elo entre uma estampa e outra, para não ficar um contraste confuso no visual.

Mix de Estampas: Como Usar

PERFEITA COMBINAÇÃO ANA LUÍSA

Sapatos Bicolores

Trend: Óculos Redondos

Batom Vermelho Ideal para cada Pele

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Fotos: DivulgaçãoFotos: Divulgação

[email protected]