Jornal digital 4711 qua-15072015

20
www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXV EDIÇÃO Nº 4.711 QUARTA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2015 R$ 2,00 Grupo 19º 15º Chuvoso durante o dia e a noite Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Geral Segurança Geral Apae pede e recebe nova faixa de pedestre Moradores pedem lombada na marginal da BR Adolescentes se preparam para baile de debutantes Presteza Perigo Arroio do Silva 3 Página 7 Página 13 Página Programa cadastra mais de 600 animais Araranguá 4 e 5 Páginas

Transcript of Jornal digital 4711 qua-15072015

Page 1: Jornal digital 4711 qua-15072015

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXV EDIÇÃO Nº 4.711QUARTA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2015R$ 2,00

Grupo19º 15º

Chuvoso durante o dia e a noite

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Geral

Segurança

Geral

Apae pede e recebe nova faixa

de pedestre

Moradores pedem lombada

na marginal da BR

Adolescentes se preparam para

baile de debutantes

Presteza

Perigo

Arroio do Silva

3Página

7Página

13Página

Programa cadastra mais de 600 animais

Araranguá

4 e 5Páginas

Page 2: Jornal digital 4711 qua-15072015

PolíticaJarbas Vieira

Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

[email protected]

(48) 9966.5326

CH

ARG

EPo

r: C

AZO

“Luto pela telefonia há muito tempo, pois sei das dificuldades que as pessoas enfrentam com

sinal de celular”.

Ele disse: ‘

‘Deputado federal Edinho Bez (PMDB) comemorando a conquista de 80 antenas para

ampliar o sinal da telefonia celular em SC

Muda o PR: sai Aloísio entra Cacai Amorim!Quando leu nesta colu-

na que o deputado fe-deral Jorginho Mello

(PR) havia ofertado o comando do partido em Sombrio ao em-presário do ramo de comunicação Cacai Amorim, o então presidente da sigla, Aloísio Caetano (foto), esbravejou, fez contato com o colunista e afirmou que quem mandava no partido era ele. Poucos dias depois, Aloísio jogou a toalha e em novo contato com a coluna confirmou que está dei-xando a presidência da sigla, que

Em uma bonita solenidade, oito funcionários públicos que completaram 25 anos de serviços prestados ao Município de Santa Rosa do Sul receberam uma moção de aplausos da Câmara

(48) 3522-3777

Mais próximoNovo presidente da Cersul,

Everton Schmidt, dá mostras de que seu mandato será de intensa interação com os associados e os colaboradores da cooperativa. Ontem ele esteve acompanhan-do a obra para construção de melhorias das redes, junto com o gerente geral, Luis Carlos Marcon e o assessor Ide Manenti. “Gosto de acompanhar a execução dos serviços, e aproveito para conver-sar com os colaboradores e saber sobre as necessidades e desempe-nho da obra’, comenta Schmidt, que está usando a experiência de vice-prefeito acumulada nos últimos anos.

deve passar ao comando do Cacai. A alegação é de incompatibilidade com o novo pupilo do deputado e a forma com que a negociação

Funcionários públicos recebem homenagem

Com a DilmaSe o tempo deixar e Dil-

ma vier inaugurar a ponte de Laguna e o túnel de Tubarão, somente prefeitos, vices e presi-dentes de Câmara poderão ficar mais próximos da presidenta. Some-se a isso a comitiva do governo do Estado, deputados catarinenses e a imprensa, rigo-rosamente credenciada.

de Vereadores, através de iniciativa do presidente Agenor Francisco de Carvalho (PP). “Tive a oportunidade de promover essa homenagem no ano passado e espero estar vivo no ano que vem para homenagear os

súbito interesse de Cacai pelo PR, e vice-versa, especula-se que tenha ocorrido da seguinte forma. Durante passagem por Brasília, o empresário teria apresentado o projeto de pavimentação da es-trada que dá acesso ao Morro da Santa, de sua propriedade, ao de-putado, na tentativa de angariar uma emenda parlamentar para a obra. Astuto, Jorginho Mello teria dito: “filie-se ao PR, vença a eleição para prefeito que eu garanto os recursos”. Seria junção da fome com a vontade de comer,

já que ser prefeito de Sombrio é um sonho antigo do empresário. Se isso vai dar certo, só o tempo ou quem sabe a “Santa” dirá!

próximos servidores, assim como espero que algum vereador copie esta homenagem na próxima le-gislatura”, comentou o presidente, fazendo uma menção a atividade de cada servidor homenageado.

ocorreu. Além de deixar o partido, Aloísio garante que fará o pedido para que os cerca de 150 filiados tomem o mesmo caminho. “Tí-nhamos inclusive mais cerca de 30 filiações para homologar e um projeto viável para elegermos um vereador. De minha parte quero deixar o partido zerado para que o Cacai possa mostrar o seu tra-balho”, comenta. Sobre o futuro, ele espera incorporar-se uma nova sigla a fim de participar da próxima eleição. A decisão será tomada até outubro. Quanto ao

Page 3: Jornal digital 4711 qua-15072015

Gomes, que prontamente solicitou ao responsável pela sinalização, conhe-cido como Niltinho, para fazer o serviço, que ficou pronto em duas horas.

“Só recebemos o pedi-do, via jornal e pelo setor de comunicação e ouvido-ria da prefeitura e rea-lizamos a pintura.Ações simples assim sempre que nos chegam e podem ser resolvidas com rapidez, o que não tem burocracia, a gente faz rapidamen-te”, afirmou o secretário, que completou: “O setor de comunicação funciona como uma ouvidoria tam-bém, então o que chega lá é repassado para as secretarias. A orientação do prefeito Zênio Cardoso é de que todos trabalhem de forma unida em bene-fício do cidadão e esse caso ganhou atenção ainda mais especial”.

da para ouvir as reivin-dicações dos alunos da escola especial na semana passada foi acompanha-da pela reportagem do Correio do Sul. Entre os temas abordados por eles estava a necessidade de pintar a faixa de pedes-tre localizada em frente a sede da instituição, por estar muito apagada. Quase invisível, a sina-lização não era respei-tada por motoristas, que trafegavam pelo local em alta velocidade, colocan-do em risco a segurança dos alunos, muitos deles com dificuldade de loco-moção e cadeirantes.

A reportagem pu-blicada na edição de quinta-feira no Correio do Sul foi lida pelo setor de comunicação da pre-feitura, que a levou ao conhecimento do secre-tário de Obras Carlinhos

Geral 3Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

Da redação

Apae pede e ganha pintura em faixaAção e Reação

> SOMBRIO

Nem todas as necess idades

da população estão no planejamento da admi-nistração municipal, prontas para serem exe-cutadas. Nem tudo é ob-servado pelos servidores públicos municipais, até porque é humanamente impossível estar em to-dos os lugares, bairros e comunidades ao mesmo tempo.

Mesmo assim, com sincronia e união en-tre diferentes setores, a Secretaria de Obras de Sombrio resolveu uma questão reclamada por alunos e pais da Associa-ção de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na última semana.

Uma reunião realiza-

Prefeitura reage rápido a pedido de alunos feitos através do Correio do Sul e reforça pintura da faixa de pedestre

³Gentil coordena trabalho na oficina municipal

³Funcionário da prefeitura pinta faixa de pedestre na frente da Apae de Sombrio

por exemplo aqueles uti-lizados pelas Secretarias de Saúde e Educação. Estes são monitorados diretamente pela central instalada na prefeitura”, explicou o chefe de oficina.

De acordo com Gentil, todas as máquinas, cami-nhões e caçambas estão em boas condições e trafegan-do. A exceção, conforme ele, é uma retroescavadeira, cujo conserto envolve a re-cuperação de dois cilindros do giro. “Quando retornei ao parque de máquinas da prefeitura, em janeiro de 2014, deparei-me com 13 equipamentos pesados danificados e sem uso. Graças à Deus, com apoio de toda à equipe e suporte do Governo Municipal, hoje à realidade é outra”, esclareceu.

> ARARANGUÁ

Estão esgotadas as 166 vagas para participar do Seminário Descentrali-zado de Estudo e Conscien-tização Sobre o Autismo no Estado de Santa Catarina, que terá a etapa municipal realizada na sexta-feira,

> ARARANGUÁ

Há aproximadamen-te três meses, o parque de máquinas municipal deixou de funcionar no terreno situado nos fundos da prefeitura, para ocupar uma área mais ampla (o terreno mede 380mx70m) e segura, na esquina das ruas Amaro José Pereira e rua das Camélias, no bairro Coloninha.

A mudança melho-rou a logística e retirou o tráfego dos equipamentos pesados do centro da cida-de. A constante entrada e saída dos veículos interfe-ria diretamente no trânsito daquele trecho da cidade, prejudicando a mobilidade urbana.

O chefe da oficina, Gentil Reduzino Cândido, que desempenha a fun-ção há quase seis anos, trabalha com uma equipe formada por seis profissio-nais, mais dois vigias e um total de 111 equipamentos, incluindo máquinas agrí-colas, retroescavadeiras, patrolas, caminhões e ca-çambas.

no Centro Comunitário da Vila São José, em Araran-guá. O evento é realizado em parceria entre a Escola do Legislativo Catarinense Lício Mauro da Silveira e a Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae).

A programação inicia a partir das 7h30min, tem in-tervalo para o almoço e será

Segundo Gentil, que na semana passada recebeu a visita do vereador Kila Ghe-lere, o parque de máquinas funciona 24h, de domingo a domingo. “Todo o maquinário e equipamentos pesados, in-clusive o rebocador suplente para à balsa, ficam aqui, onde também ocorre o abasteci-mento com óleo diesel, bem como a limpeza e manuten-ção”, informou.

O controle no uso do maquinário e veículos é rigoroso. Em horário de plantão, os veículos somen-te são liberados mediante transcrição e prévia auto-rização estabelecida em planilha. “Aqui no parque de máquinas, só não ficam estacionados os automó-veis, que permanecem nos pátios dos respectivos locais onde estão lotados, como

Seminário discute o autismo

Trânsito fica mais leve sem máquinas

retomada das 13h30min até às 17h. Entre os pales-trantes, destaque para o professor, psicopedagogo, jornalista e conferencista Antônio Eugênio Cunha, à diretora de Ensino e Pesquisa Janice Apareci-da Steidel Krasniak e o neurologista infantil Clay Brites.

Page 4: Jornal digital 4711 qua-15072015

4 Correio do Sul Quarta-feira, 15 de julho de 2015

Intenção da prefeitura é começar em agosto as 40 castrações mensais e a identificação com chip, beneficiando cães e gatos de pessoas que abrigam mais de dez animais em casa

les recolhidos das ruas. Se alguém imagina que são poucos aqueles que possuem tantos bichos, está enganado. Até agora foram cadastradas 26 residências que abrigam 633 cães e gatos. A dis-paridade entre os dois números é tão grande porque alguns donos cui-dam de muitos animais.

Marivânia Farias

> ARARANGUÁ

Depois de alguns desencontros em

torno de uma reportagem que vinha sendo agen-dada desde junho, na tarde de ontem o Correio do Sul conversou com a responsável pelo pro-grama Bem-Estar Ani-mal, realizado através de uma parceria entre a prefeitura de Araranguá e a Fundação Municipal Ambiental (Fama). Luíza Macedo, militante da Or-ganização Não Governa-mental Bom Pra Bicho, acompanhou o surgimen-to do projeto desde as primeiras discussões, em 2014, envolvendo além da administração municipal, a câmara de vereadores, o Ministério Público, voluntários de entidades de proteção aos animais e o Judiciário. Em fevereiro deste ano ela passou a trabalhar na implantação do projeto, que é ligado a Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta primeira etapa do programa estão sendo cadastradas pessoas que têm mais de dez animais em casa, a maioria de-

Programa Bem-Estar Animal prepara nova etapa Pioneiro

³Cachorro encontrado amarrado extremamente magro hoje está recuperado e saudável, assim como outro que foi queimado e se recupera

³Cadela ferida estava abandonada e hoje tem um lar

Especial

Luíza cita um homem no Morro dos Conventos que adotou 43 cachorros e ela própria possui 63. Estes locais, espalhados por todo o município, foram visitados para cadastra-mento e também verifi-cação de aspectos como a alimentação e a higiene dos animais.A intenção é começar em agosto a re-alização de 40 castrações mensais desses animais, que também vão receber um chip de identifica-ção. Ração ou outro tipo de ajuda não é forneci-da. Somente depois de terminada esta etapa é que as castrações devem ser estendidas a outros animais. Associações de voluntários também cos-tumam investir em cas-tração, com ou sem ajuda do poder público. Segun-do Luíza, os chamados cães comunitários, que não têm dono,mas são adotados por moradores de uma rua ou funcioná-rios de uma empresa, são castrados com frequência. “Os dois que vivem aqui em frente a prefeitura já foram castrados”, exem-plifica.

quebrada próximo a Uni-sul. Com a perna engessa-da, ele se recupera em um abrigo provisório.

As associações de pro-teção fazem frequentes fei-ras de adoção, onde tentam encontrar donos para caés e gatos abandonados ou retirados de situações de maus tratos. Nem sempre conseguem, principalmen-te quando o animal é de grande porte ou é idoso.

Solução definitiva para os animais de rua não exis-te, pelo menos nenhuma cidade até agora parece

A maior parte do tempo de Luíza, porém, é gasto com o atendimento de de-núncias de abandono e de maus tratos. “Todo dia che-gam denúncias. No sábado ainda atendi duas”, conta. Para essa árdua função ela tem a parceria da fun-cionária da Fama Flávia Cândido. As situações que elas enfrentam vão desde as mais simples, como um animal perdido na rua, até as mais terríveis, como outro amarrado e esque-lético, sem comida e sem proteção. Luíza apresenta uma relação com 14 casos mais graves e ilustrados com fotos, e diz que eles não representam nem 10% das ocorrências atendidas de janeiro até o início de julho. Vários desses ani-mais foram adotados e as fotos mostram o momento em que foram encontrados e depois, quando estão saudáveis e felizes no novo lar. As imagens são impres-sionantes e emocionantes. Outros permanecem em casa de voluntários até encontrar um lar definitivo. É o caso de um cachorro encontrado com a perna

Maus tratos são terríveister encontrado. No entan-to, é possível diminuir o abandono com programas públicos, como este de Ara-ranguá, punição aos pro-prietários irresponsáveis e muita conscientização. Luíza, que trabalha com o programa Bem-Estar Animal, é otimista. “O mais importante desta iniciativa tomada pelo prefeito San-dro Maciel é que ela não tem prazo pra acabar. É um programa permanente, que terá continuidade e será estruturado como um órgão da administração”, analisa.

Antes Antes

Depois Depois

Page 5: Jornal digital 4711 qua-15072015

Especial 5Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

Intenção da prefeitura é começar em agosto as 40 castrações mensais e a identificação com chip, beneficiando cães e gatos de pessoas que abrigam mais de dez animais em casa

Programa Bem-Estar Animal prepara nova etapa Pioneiro

PolíticaRolando Christian Coelho

³Muitas famílias castraram os seus bichinhos

A ponte e o Brasil que daria certo

Está prevista para hoje a inaugura-ção da ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Sabe-se lá se o tempo permitirá que a presidenta Dilma

Rousseff (PT) venha para oficializar o ato, mas o fato é que a ponte está pronta. Foram inves-tidos cerca de R$ 600 milhões numa obra que é digna de qualquer cartão postal do mundo, prova de que temos recursos e competência para estarmos em meio aos grandes do planeta. A fonte destes recursos é a mesma que já pode-ria ter patrocinado várias outras empreitadas no Sul do Estado, em Santa Catarina, no Sul do Brasil e no país como um todo. Todavia, há algo que não nos permite seguir adiante. Algo que carcome nosso presente, nos impossibilitando um acesso digno ao futuro. E este algo atende pelo nome de corrupção.

O povo brasileiro é refém da corrupção, que é um veneno feroz contra qualquer tentati-va de idealismo. De nada adianta idealizarmos um país de verdade, se no meio do caminho o ácido da corrupção estiver à postos para nos corroer. E é meramente isto o que tem acabado com o Brasil. O que tem feito com que não

consigamos evoluir enquanto sociedade.Os R$ 88 bilhões desviados da Petrobras,

que é o que se tem notícia até o momento, seriam suficientes para edificamos quase 150 pontes como a Anita Garibaldi. Mas, como se sabe, a operação Lava Jato está investigando apenas um grão de areia na praia, o que sugere todos os problemas crônicos de nosso país já poderiam ter sido resolvidos não fossem os corruptos e seus corruptores. Imagine um país com acesso pleno à educação, à saúde, ao bem estar social, à segurança, e a tudo o mais o que hoje ainda suportamos enquanto mazelas de nossa sociedade. E a matemática para atingirmos este objetivo é fácil. Fecha--se a torneira e corrupção e abre-se a dos investimentos.

Para isto, no entanto, é preciso estancar-mos o mal pela raiz. E este mal atende pelo nome de eleitor comum. É ele, que com a gota de seu voto, inunda a esfera pública de corruptos. Se comemos o pão que o diabo amassou com governos medíocres, pode ter a certeza de que os pés que amolgaram a massa não estão muito longe de nossos corpos.

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

Na berlindaAtingido pelos reflexos da crise econômica

que assola o país, ministro do Trabalho, Manoel Dias, é um dos cotados para deixar o comando da sua pasta num futuro não muito distante. Por conta disto o PDT Nacional se reuniu on-tem para manifestar apoio a sua permanência. O problema é que o PDT está igual biruta de aeroporto no que diz respeito a sua posição no Congresso Nacional. Ora está com a presidenta Dilma, ora está contra. Na verdade, Maneca tem que se valer muito mais de sua relação com Dilma, que vem da época do brizolismo no Rio Grande do Sul, do que de seu próprio partido. Aqui no Sul do Estado sua saída traria bastante prejuízo político ao deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), a quem Manoel Dias devota total confiança e estima.

OrganizandoPSC, o Partido Social Cristão, começou a se

organizar em Sombrio. A sigla está fortemente ligada ao segmento evangélico, o que pode ser facilmente constatado por suas postagens na internet. Em 2012 o partido não existia no município, mas acabou se popularizando especialmente depois da campanha eleitoral do ano passado, quando Sara Maciel (PSC), com filiação em Balneário Gaivota, disputou a Assembleia Legislativa. Interessante notar que nas divulgações que vêm sendo promovidas até o momento, há uma forte vinculação da sigla ao deputado federal Marcos Feliciano (PSC/SP), que ficou famoso no país por sua franca oposição a união homoafetiva, e pelo polêmico projeto da ‘cura gay’. A redução da maioridade penal também é uma das bandeiras da sigla.

Até que enfimDepois de 150 anos de colonização,

finalmente Sombrio não teve o centro da cidade alagado depois de uma chuva mais intensa. As galerias pluviais construídas pela administração municipal no entron-camento das avenidas Getúlio Vargas com Antônio Sant’ Helena, em princípio, deram conta de escoar toda a água da chuva dos últimos dois dias, como se tudo não tivesse passado de um aguaceiro. Mesmo resulta-do foi conquistado ao longo da rua João Reitz, tanto no entroncamento com a Nereu Ramos, como com a Caetano Lummertz. Prefeito Zênio Cardoso (PMDB) precisará se esforçar para que população reconheça seu empenho em resolver problemas crônicos do município, como é o caso do escoamento das águas. Geralmente população não dá valor ao que “fica enterrado”.

Milton MendesEx-deputado federal criciumense, Mil-

ton Mendes de Oliveira, velho conhecido de nossa região, deve assumir a presidência estadual do PT na próxima semana de forma interina. É que o titular da função, Cláudio Vignatti, irá ocupar a diretoria de financeira da Eletrosul. Como cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça, o PT Nacio-nal recomendou que Vignatti não ficasse na presidência da sigla enquanto estiver respon-sável por questões de ordem financeira na estatal, passando seu cargo ao vice. No que diz respeito aos aspectos políticos, de acordo com o estatuto do PT catarinense, caso a vaga de presidente seja ocupada de forma interina por mais de 120 dias, é necessário que seja convocada nova eleição para seu preenchimento. Milton é um forte nome para ficar em definitivo no comando do partido.

Para Marcia Lirio, do Bicho Urbano, o resultado do mutirão foi satisfatório. A idéia é que campanhas de castração com valor bem abaixo do praticado pelas clínicas, não seja uma ação isolada e sim que se espalhe por toda a região. “Gostaríamos que outros profissionais veterinários realizassem

> BALNEÁRIO GAIVOTA

No final de semana, o município de Balneário Gaivota foi contempla-do com mais uma ação solidária: o mutirão de castração de animais. A ação organizada pela ONG SOS Peludos, con-tou com o apoio da pre-feitura e do Instituto SOS Bicho Urbano e castrou mis de 100 ani-mais. “Essa ação é ex-tremamente importan-te, e nada melhor do que um projeto de castração para ajudar no controle reprodutivo dos cães e gatos da nossa região", explicou a presidente da SOS Peludos, Vera Regina de Oliveira.

SOS Peludos promove mutirão ações similares. Foram aproximadamente dois meses de trabalhos, a equipe de voluntários da SOS Peludos desem-penhou com sucesso as funções que lhe foram atribuídas. Respeito, seriedade, comprometi-mento e o amor nortea-ram a equipe”, finaliza a voluntária.

* Cães que ficavam amarrados, ao relento e recebendo alimentação de 15 em 15 dias.* Cão amarrado em uma pequena corda que ficava dentro de um taque de roupas, porque embaixo passava um esgoto.* Cachorro encontrado na rua com uma ferida enorme que já tinha ‘engolido’ um olho. * O dono viajou e deixou duas cadelas para um parente tratar. A que estava soltou foi para o pátio de uma vizinha, a que estava presa, ganhou filhotes e era alimentada uma vez por semana. Os filhotes morreram. * Cadela preta porte grande e prenha. Foi chutada por adolescentes nas imediações do Restaurante Paquetá. Veterinário atestou que devido aos maus tratos era inevitável o aborto e também curou sua perna, que estava com luxação interna forte e machucados externos. Teve alta após 16 dias. * Um cão foi salvo por uma senhora que descobriu que ele seria sacrificado porque não servia mais para rinha de brigas. As patas traseiras estavam com ‘bicheira’ e o corpo cheio de marcas de mordida. Nesta ocorrência, a anotação das protetoras tem a seguinte observação: “não conseguimos localizar o infeliz resposnável por esta barbárie”.

Alguns casos de maus tratos atendidos pelo programa

Page 6: Jornal digital 4711 qua-15072015

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:Tomaz Fonseca Selau

l48l [email protected]

FinanceiroJoice Ramos

l48l [email protected]

Comercial:Igor Borges

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:Cristian Mello

l48l [email protected]

Sul GráficaJunior Muller

l48l [email protected]

Redação:Marivânia Fariasl48l 9995.9290

[email protected]

Política:Jarbas Vieira

l48l [email protected]

Radio 93FMCássia Pachecol48l 9912.9588

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: J. R. Pereira - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

C.S. Empresa Jornalística LTDA.

Geral6 Correio do Sul Quarta-feira, 15 de julho de 2015

Alerta máximo em todas as regiõesPeloEstado

A maior preocupação da De-fesa Civil de Santa Catarina é com a subida dos rios, es-

pecialmente o Rio Uruguai, mesmo com menor intensidade de chuva prevista para hoje. No final da tarde de ontem, o Uruguai já estava 5,40 metros acima do nível e com 7,50 me-tros já há necessidade de evacuação das áreas mais baixas de São Carlos,

Palmitos, Mondaí e Itapiranga. As informações foram passadas pelo gove-nador Raimundo Colombo e pelo secretário de Defesa Civil, Milton Hobus. Ainda na noite de ontem, o secretário adjunto, Rodrigo Moratelli, viajou de Florianópolis para a região Oeste, a mais atingida por alagamentos, desli-zamentos, granizo e vendaval. Moratelli vai acompanhar a situação in loco e coordenar as ações de ajuda à população afetada. Pelo relatório da Defesa Civil, 44 municípios foram atingidos pelas intempéries climáticas e quatro já declararam situação de emergência. Foram afetadas mais de 2 mil pessoas e quase 600 residências, além de duas empresas, estão danificadas. Foram confirmados dois óbitos: uma mulher, levada pela enxurrada em Coronel Freitas, e um adolescente, atingido por raio em São Joaquim. “Desde quarta-feira tínhamos os sinais que volume de chuva seria significativo no estado. A média histórica para todo o mês de julho é de 150 milímetros no Oeste. Em apenas seis horas choveu esse volume. Não há sistema de drenagem que absorva o volume de água como o que ocorreu”, observou o governador, que já comunicou a situação ao governo federal. Ele agradeceu a atuação da imprensa, que tem ajudado a divulgar os boletins de alerta da Defesa Civil, e contou que as redes sociais da secretaria já ultrapassaram 1 milhão de acessos. O governador ainda informou que estão sendo contratadas má-quinas que vão trabalhar na desobstrução das rodovias em que ocorreram deslizamentos.

Visita da presidente Exatamente para o horário da inauguração da Ponte Anita Garibaldi, hoje, em Laguna, estão previs-tos de 30 a 50 milímetros de chuva. Entre-tanto, o governador Colombo confirmou com a assessoria da presidente Dilma Rousseff que a agenda está mantida. A mudança possível é ela descer em Floria-nópolis e não em Jaguaruna.

Eletrosul Está marcada para hoje a reu-nião do Conselho de Administração da Eletrosul que tem em pauta a nomeação de novos conselheiros. Nessa reunião de-vem ser aprovados os nomes de Djalma Berger, para a presidência, e de Claudio Vignatti, para a Diretoria Financeira da es-tatal. Para tanto, Vignatti terá que deixar a presidência do PT-SC, devendo assumir o primeiro vice-presidente, Milton Mendes, por sua vez ex-presidente da Eletrosul.

Ferrovia Obra fundamental para impul-

sionar a economia da região Sul, a Fer-rovia Norte-Sul continua no páreo para ser incluída no programa de concessões do governo federal. Ontem, o coordena-dor do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), saiu otimista da reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Ro-drigues. Está marcada para o dia 17 de agosto uma reunião de apresentação do relatório final nos estados, quando gru-pos empresarias podem se interessar pela obra.

Exemplo Diferentemente da maioria dos municípios, que enfrentam dificuldades de caixa, a prefeitura de Pomerode pagou ontem a primeira parcela do 13º salário dos mais de mil servidores municipais. O desembolso total foi de R$ 1,4 milhão. O prefeito Rolf Nicolodelli adiantou que a segunda parcela será paga no dia 11 de dezembro.

Andréa Leonora �lorian��olis ���lorian��olis �� 15Jul15

ConsensonaOAB-SCOs três grupos que se uniram em 2012 para eleger Tullo Cavallazzi Fi-lho (C) à presidência da OAB-SC fe-charam em torno da candidatura do advogado Paulo Marcondes Brincas (E) às eleições de novembro na Sec-cional. A união foi selada durante o Colégio de Presidentes de Seccio-nais, em Jaraguá do Sul. Cavallazzi

disputará uma vaga ao Conselho Federal da Ordem. Ainda na foto, Mar-cus Antônio Luiz da Silva (D), atual vice-presidente da entidade.

Div

ulga

ção

Júlio

Cav

alhe

iro/S

ecom

Page 7: Jornal digital 4711 qua-15072015

Segurança 7Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

Preso condenado por tráfico

Ladrões dão susto em vizinhos

Caminhoneiro morre no RioLadrão é preso em lavanderia

> ARARANGUÁ

No início da tarde de ontem, agentes da Divisão de Investiga-ção Criminal (DIC) de Araranguá, prenderam Daniel Noé Gonçalves, de 24 anos, por força de mandado de prisão, sentença condenató-ria definitiva, expedido pelo Juizo da 1ª Vara Criminal de Araranguá, datado do último dia 3.

> SOMBRIO

Ladrões deram um susto em vizinhos do antigo Hotel Ranieri, localizado às margens da BR 101, em Som-brio. Eles entraram no prédio que está abando-

> BALNEÁRIO GAIVOTA

A morte do cami-nhoneiro Fábio de Melo Kramer, de 37 anos, emocionou moradores de Sombrio e Balneário Gaivota nesta terça--feira.

Fabinho, como era conhecido, dirigia um caminhão carregado com tomates, bateu em um barranco e morreu.

O acidente aconte-

> SANTA ROSA DO SUL

Na segunda-feira, por volta das 16h, a Po-lícia Militar de Santa Rosa do Sul prendeu um homem acusado de rou-bo. A Central da PM foi acionada para atender uma ocorrência de roubo ocorrido na área central da cidade. Os policiais

Daniel foi condenado a pena de 9 anos e 20 dias de reclusão em regime fechado pela prática dos

nado para furtar e resol-veram queimar fios para retirar o cobre, a parte mais valiosa do produto. Uma pequena fogueira foi feita dentro do imóvel velho, mas gerou bastante fumaça, que saia pelas portas e janelas, preocu-

ceu no início da manhã de ontem, na BR 393, em Sa-pucaia, no estado do Rio de Janeiro. O motorista era se deslocaram até o local

onde encontraram a víti-ma, a qual relatou ter sido roubada por um rapaz que levou sua bolsa de mão, contendo seu aparelho de telefone celular e R$ 102,85 em dinheiro e documentos.

Uma testemunha per-seguiu o ladrão e repassou as características dele aos policiais, bem como infor-

crimes de tráfico e asso-ciação para o tráfico de drogas, em procedimen-to instaurado pela DIC.

pando quem passava pelo local e a vizinhan-ça. Os bombeiros foram chamados, mas tiveram pouco o que fazer, pois as chamas já estavam praticamente apagadas. Vários metros de fio per-maneciam no local.

de Balneário Gaivota, filho único da mais an-tiga vendedora da Loja Mattric de Sombrio. mou em qual residência

ele havia se escondido. Os objetos roubados fo-ram encontrados na rua. Os policiais foram até a casa apontada e en-contraram o rapaz de 27 anos escondido dentro de uma lavanderia, também encontraram a bicicleta e a blusa utilizada por ele no crime.

Via lindeira a101, no ponto entre o trevo do Japonês e a Guarita, tem sido palco de diversos acidentes, alguns deles com gravidade

Na Marginal

-feira a reportagem do Cor-reio do Sul esteve no local e constatou a alta veloci-dade que alguns veículos trafegam pela marginal. Rosinha sabe que a respon-sabilidade pela rodovia é do Dnit, mas espera contar com o apoio da administra-ção municipal na cobrança. “Ou vamos fazer um protes-to e fechar a estrada, pra que façam alguma coisa”, dizem os moradores.

A assessoria de comu-nicação do Dnit pediu a reportagem do Correio do Sul, pelo menos três dias para se pronunciar sobre a situação. A alegação, dada na tarde de ontem, é que era grande o envolvimento nos preparativos para a inauguração da ponte de Laguna, que acontece hoje.

Moradores querem lombada na BR

> SOMBRIO

As 10 horas de hoje, uma moradora do

km 435, às margens da BR 101, em Sombrio, vai a pre-feitura em busca de ajuda para resolver um perigoso problema que ela e muitos outros moradores e motoris-tas estão enfrentando. Ro-sinha Réus está assustada com a grande quantidade de acidentes registrados na marginal direita (sentido norte-sul), a cerca de 750 metros do trevo do Japonês.

A gota d’água foi a co-lisão entre duas motos por volta das 19 horas de segun-da-feira. Rosinha e o filho foram os primeiros a chegar

e ficaram apavorados com o estado de um dos envolvidos, que teve a perna bastante ferida. Poucos dias antes uma moto e uma ciclista ba-teram no mesmo local e em abril um homem morreu em um acidente um pouco mais adiante.

Segundo os moradores, a ‘carnificina’ começou de-pois que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retirou a lombada física daquele tre-cho e instalou uma lombada eletrônica um pouco mais distante. “Precisamos que façam de novo o quebra--mola ou botem uma lomba-da eletrônica aqui também. Não suporto mais juntar perna de gente nessa es-trada”, desabafa Rosinha.

Na manhã de terça-

Marivânia Farias

³Moto ficou bastante danificada depois de acidente em trecho perigoso da BR

³Daniel foi preso pela DIC e condenado por tráfico

³Fábio morreu na hora em acidente de caminhão

Page 8: Jornal digital 4711 qua-15072015

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

Cruzadinha

NovelasAlém do Tempo - 18h

I love Paraisópolis - 19h

Babilônia - 21h

Eva tenta convencer Mari a não se afastar de Benjamin. Soraya manda Mari revistar os funcionários para descobrir quem rou-bou sua pulseira, e ela encontra a joia na bolsa de Olga. Olga é

demitida e Júnior comemora a notícia. Gabo faz um acordo com Jávai para que o bandido ocupe o lugar de Grego. Izabelita avisa a Soraya que ela será avó. Jávai informa a Ximena que mandará em Paraisópolis.

Vitória exige que Emília deixe Campobello e a comerciante culpa a condessa pela morte de Bernardo. Emília insiste para que Lívia ingresse na vida religiosa o quanto antes. Zilda,

Severa e Pedro tentam dar conta dos serviços sem os empregados, que deixaram o casarão em solidariedade a Raul. Bento chega ao casarão e tem uma conversa em segredo com Vitória. Vitória se impressiona com o trabalho de Raul e exige conhecê-lo, mas Emília oferece emprego e moradia ao jardineiro e seu filho.

Inês e Beatriz se agridem, e Evandro fica furioso. Chega o dia da inauguração da boate de Beatriz e Aderbal, e Guto comanda a festa. Inês vai à casa de Otávio, que se desespera quando Beatriz

chega. Clóvis leva Valeska à inauguração da boate e Norberto tenta impedir os dois. Pedro se interessa por Paula. Guto tenta expulsar Ivan da boate. Helô conta para Alice que Inês esteve na boate com Aderbal. Evandro e Murilo se enfrentam.

Rapidinhas

Correio do Sul Quarta-feira, 15 de julho de 2015

Áries 21/03 a 20/04Perceba o que é realmente essencial em sua vida, ariano. O dia convida a reflexão, a interiorização e o centramento interno. É um momento importante para situações ligadas ao lar e à família.

Leão 21/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/12Está é uma fase de profundas transformações emocionais e familiares. É necessário perceber que você não tem o controle sobre tudo. É uma fase de eliminação, mas também de renascimento.

Gêmeos 21/05 a 20/06Esta é a hora de você se conscientizar sobre o que é priori-tário em sua vida. Os valores familiares e emocionais estão enfatizados neste momento. É um dia importante para perceber as energias vinculadas à prosperidade.

Libra 21/09 a 20/10Forte momento de reflexões sobre o trabalho e a família. É um momento em que você precisa estar mais conectado com as suas verdadeiras emoções. Reflita sobre o que ainda faz sentido na carreira, libriano.

Aquário 21/01 a 18/02Momento de se trabalhar interiormente e emocionalmen-te. O auxílio da terapia e Psicologia pode ser importante para você. É um momento de aprimoramento emocional e muito significativo à saúde.

Touro 21/04 a 20/05É hora de se conectar mais com as pessoas por meio do coração. Um momento que pode ser estimulante na criati-vidade e expressão de sentimentos e pensamentos. Ideias interessantes que você pode compartilhar com as pessoas.

Virgem 21/08 a 20/09Reflexões sobre as amizades e sobre os seus projetos. É o momento de se sentir mais em comunhão com as pessoas. É necessário perceber as energias emocionais deste momento.

Capricórnio 21/12 a 20/01Reflita sobre como você tem agido em seus relaciona-mentos. É um momento de reflexões e de cura em suas relações. Desenvolva em si aquilo que você admira nas pessoas.

Câncer 21/06 a 20/07Hoje temos a Lua Balsâmica em movimento pelo seu signo. É um momento importante para você se interiorizar e se conectar com a sensibilidade. É hora de deixar ir o que já não faz mais sentido em sua vida.

Escorpião 21/10 a 20/11É necessário que esteja mais em harmonia em termos emocionais. É importante o desenvolvimento de conhe-cimentos e da espiritualidade. O autoconhecimento é fundamental para superar os atuais desafios.

Peixes 19/02 a 20/03Reflexões sobre o verdadeiro significado do amor, pisciano. É um dia importante para desenvolver mais o amor-próprio. Observe a importância da sua expressão afetiva e criativa.

O dia pede contemplação e observação de suas atitudes. É preciso saber fluir com aquilo que você não tem controle. É um momento importante para desenvolver a espiritu-alidade, leonino.

Após 1 ano e 4 meses de casa-mento, chegou ao fim o casamento de Rayanne Morais e Latino. De acordo com um comunicado oficial, enviado pelo cantor e publicado na coluna de Bruno Astuto, Latino não vai revelar o motivo pelo qual o relacionamento chegou ao fim.

“Os nós de verdade sabemos, vão especular várias traições por aí, vão in-ventar fotos e áudios antigos pra vender jornais, vão debater as inverdades, etc. Mas a verdadeira verdade foi enterrada hoje no culto das 6h da manhã”, disse ele.

Há algum tempo muitas notícias sobre possíveis traições e um clima ruim entre o ex-casal foram noticiadas pela mídia, mas ninguém havia confirmado a separação até então.

“Fiz a escolha certa até 1 ano e quatro meses atrás. Tentei digerir em si-lêncio o que me levou a essa separação, mas infelizmente não consegui, talvez eu esteja sendo fraco demais, não sei, talvez eu até me arrependa, mas a vida é uma só, e quando o cristal humano é trincado (seja de que parte venha) nem ‘super-bonder’ consegue mantê-lo 100% fixo”.

Page 9: Jornal digital 4711 qua-15072015

Correio EspecialIgor Borges

[email protected]

www.facebook.com/igor.borges

@igormborges

Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

Especial - Crise IIDepois da Era Lula, que

surpreendeu a todos e enfrentou a crise de

2008, começa a Era do governo de Dilma.

Estou aqui analisando a crise que estamos enfrentando. Para isso tive que voltar a 2002 e hoje trato de 2011 em diante. Caso queira rever ou conhecer a última coluna, acesse nosso website e leia.

Em 2011, assume a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, que apresenta a “Nova Matriz Econômica”: política fiscal expansionista, juros baixos, crédito bara-to fornecido por bancos estatais, câmbio desvalorizado e aumento das tarifas de importação para “estimular” a indústria nacional. A crença do governo passa a ser a de que “um pouco mais de infla-ção gera mais crescimento econômico”.

Em 2012, os bancos privados joga-ram a toalha, pois viram que a situação estava ficando perigosa: inadimplência em alta, pessoas extremamente endivi-dadas e com histórico de crédito ruim.

O que nos ajudou a transformar um tsunami em marola, trouxe efeitos pos-teriores nefastos. Aumento dos preços, do endividamento, acúmulo de investi-mentos insensatos, setores se expandi-do sem que houvesse uma verdadeira

demanda de mercado. O setor automotivo, por exemplo, foi um dos mais atingidos.

O consumismo e o endividamento passam a ser explici-tamente estimulados pelo governo, com a crença de que ambos é que são os motores do crescimento eco-nômico. A expansão do crédito em conjunto com o aumento das tarifas de importação faz com que a inflação de preços comece a incomodar.

Com isso os bancos privados não concedem mais crédito e os bancos públicos sim. Especialistas estimam que de 2008 até 2014 foram jogados na economia brasileira R$ 1 trilhão pelos bancos públicos. Mais dinheiro na economia, mais pressão nos preços e por consequência na inflação. O que podemos traduzir como uma “expansão artificial”.

Com dinheiro nas ruas, consumo alto e com o governo com sua postura protecionista, segurando as importa-ções, a pressão para a inflação subir é alta.

Para segurar a inflação a Petrobras, controlada pelo governo, vende às suas distribuidoras gasolina abaixo do preço pela qual ela foi importada. Além disso, a Petrobras e outras petroleiras que ex-

ploram petróleo no Brasil são obrigadas a utilizar uma determinada porcentagem de insumos fabricados no país.

Não bastante, o governo com intuito de conseguir tarifas menores de ener-gia, unilateralmente decide revogar os contratos de concessão das empresas de geração e transmissão de energia. As distribuidoras acabam ficando de-sabastecidas e endividadas. O tesouro (leia-se nós) começa a repassar dinhei-ro para as distribuidoras, garantindo artificialmente a tarifa barata. O governo acaba aumentando mais seu endivida-mento.

O tesouro faz empréstimos pagando o valor da taxa Selic (através de emissão de títulos da dívida pública) e repassa esse dinheiro para o BNDES que irá emprestá-lo as grandes empresas a juros abaixo da Selic, com prazos que chegam a 30 anos. Além de ajudar na pressão da inflação, a dívida bruta do governo come-ça a subir acentuadamente.

Com o repasse para as distribuido-ras de energia e ao BNDES, as contas públicas entram em desordem. E os mais entendidos no assunto afirmam que o governo começa aplicar as “pedaladas fiscais” para manter as contas artificialmente equilibradas.

O descontrole das contas públi-cas, inflação de preços persistente-mente alta, tabelamento dos lucros nos serviços de concessão e as seguidas demonstrações de desres-peitos a contratos do governo, fazem com que os empresários reduzam o investimento .

Investidores estrangeiros enten-

dem o “jeitinho brasileiro” na mano-bra contábil do Governo e percebem que a dívida bruta do governo está alcançando padrões perigosos e o governo não está conseguindo con-trolar. Por isso não recomendam mais as compras dos títulos do governo brasileiro.

O dólar que era R$ 1,65 no início do governo Dilma, chega a R$ 3,25 em março de 2015. O governo para de repassar dinheiro para as distribui-doras, com isso as tarifas ficam mais caras, em média 58%. A Petrobras decide que é hora de recompor seu caixa, que foi dizimado não só pelo controle do preço da gasolina como nos casos de corrupção que estão sendo investigados, e a gasolina sobe igual a um foguete nas bombas.

Em maio de 2015, o Índice Nacio-nal de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado em 12 meses chega a 8,47%.

Gasolina mais cara, energia mais cara, fazem com que empresários repassem para o consumidor esse aumento de custo. Consequência: Vendem menos e a receita cai.

Mas o fato é : a renda real em queda e o endividamento recorde da população, as vendas no varejo despencam, as vendas de automó-veis desabam, a indústria encolhe (e já vem encolhendo há 4 anos, não obstante todo o protecionismo) e o desemprego aumenta. As famílias endividadas — consequência ine-vitável de uma política de estímulo ao consumo — têm dificuldade para quitar as parcelas de suas dívidas. A inadimplência bate recorde.

Para os que ainda estão em dúvida se estamos ou não na crise, faço algumas pergunta: Você compra o que comprava a 2 meses atrás no supermercado com ape-nas R$ 100,00? Aposto que a resposta é não. Outra pergunta: Você consegue fazer a mesma coisa que você fazia a 6 meses atrás com seu orçamento (falo comprar roupa, ir a restaurante, cinema)? Se você diz que sim, peço que analise com mais detalhe e seja mais sincero, e me diga se realmente você consegue gastar o mesmo dinheiro com as mesmas coisas? A res-posta vai ser não.

Então meus amigos, estamos em crise.

Na próxima coluna trago o que o governo estáfazendo para sairmos desta crise econômica e que as empresas têm que fazer para sair mais fortes.

Page 10: Jornal digital 4711 qua-15072015

10 Correio do Sul Quarta-feira, 15 de julho de 2015 Publicidade

Page 11: Jornal digital 4711 qua-15072015

Geral 11Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

Da redação

Cadastro do patrimônio público foi aperfeiçoado e hoje permite ao município ter controle de todos os bens que entram e saem

³Sérgio controla patrimônio público com sistema

> ARARANGUÁ

Cada vez mais o controle do Pa-

trimônio Público deixou ser apenas um registro numa simples plaqueta numerada afixada sobre o bem. Hoje, além de ca-dastrar os bens materiais, desde equipamentos, mó-veis, veículos, máquinas e prédios, é obrigatória a implantação de controle do patrimônio público na União, Estados e prefei-turas.

O diretor de Patrimô-nio do Governo Municipal de Araranguá, Sérgio de Luca, desde que assumiu a pasta em 2013, recebeu a incumbência do pre-feito Sandro Maciel de cadastrar todos os bens da prefeitura.

“Iniciamos o levanta-mento em 2013, à época era feito com plaquetas e

Patrimônio chega a R$ 129 milhões

uma numeração do bem, porém, na prática, muita coisa desapareceu do con-trole. Não se dava baixa de bens junto a contabi-lidade e no próprio setor. Deveríamos ter feito uma auditoria”, revela.

Com a implantação de um programa pela Betha Sistemas, conseguiu-se registrar 17 mil itens, entre duráveis, como móveis, equipamentos dos mais diversos setores de atividades,imóveis, máquinas, veículos, que perfazem um total de R$ 129 milhões, 998 mil e 801 reais. “Até mesmo as escrituras dos prédios e áreas adquiridas pelo município desde 2013 nós temos a documentação”, frisa o diretor.

O programa de con-trole patrimonial é moni-torado pelo computador

Prefeitura

> ARROIO DO SILVA

A Secretaria Muni-cipal de Saúde de Bal-neário Arroio do Silva, através da Vigilância Sanitária e em parceria com o Departamento de Fiscalização de Tributos, realizou uma reunião com os proprietários de estabelecimentos comer-ciais na semana passada. O objetivo foi orientar os mercados e açougues sobre a comercialização correta dos produtos, em especial a carne.

“A ideia é esclarecer sobre a forma correta de comercialização. É importante que os co-merciantes estejam ade-quados à regulamenta-ção para que não haja problemas futuros. Nos preocupamos com a saú-

Vigilância orienta sobre fiscalizaçãode da população”, explicou o secretário de Saúde José Luiz Oliveira.

A reunião contou com a presença do secretário, dos técnicos da vigilância sanitária, dos profissionais do setor de fiscalização de tributos e do médico ve-terinário Márcio Antonio Brunelli.

Todas as orientações

foram repassadas aos proprietários de merca-dos e açougues. Dúvi-das e questionamentos também foram feitos e discutidos. A Vigilância Sanitária irá intensificar a fiscalização e deverá realizar também um trabalho informativo e educativo nos estabele-cimentos comerciais.

³Comerciantes receberam orientação da vigilância

Contrata:A empresa Gato Mia Confecções LTDA,

localizada na Rua Padre João Reitz, nº 1184, Bairro São Luiz, Sombrio/SC. Está contra-

tando PCD/ Pessoa com deficiência.Interessados, podem comparecer na empre-sa com currículo das 8hrs00 ás 18hrs00. Ou se preferir, encaminhar o currículo por e-mail

[email protected] AC: Currículo PCD.

> ARARANGUÁ

A denominação do nome de algumas ruas do município sem a aprova-ção do projeto de lei pela Câmara de Vereadores e posterior sanção do prefeito municipal San-dro Roberto Maciel tem ocasionado contratempos para inúmeras famílias. Consciente disso, e aten-dendo apelo feito por vários moradores, o Le-gislativo aprovou na ses-são de segunda-feira, o Projeto de Lei nº 23/2015, que visa a denominação de ruas do Loteamento

Loteamento deve ter serviço de carteiro Açores.

O presidente da Câmara Rony da Silva salientou que a falta de observância do trâmite legal para denominação dos nomes das ruas im-possibilita, por exemplo, a entrega de correspon-dências e encomendas pelo Correio. “No referido loteamento existem 19 ruas, cuja a denominação já existe, porém faltava a aprovação do projeto e posterior sansão do Poder Executivo. Em consequ-ência disso, os carteiros não estavam fazendo en-tregas nesse local.Com a aprovação da proposta o objetivo é normalizar essa

situação, inclusive com a manutenção das respec-tivas nomenclaturas”, explicou.

Compete à prefeitu-ra fornecer informações atualizadas aos Cor-reios, com nomes dos distritos municipais dos bairros e loteamentos que compõem o municí-pio, com seus respectivos logradouros, para que o trabalho dos carteiros possa ser executado.

No caso do Lotea-mento Açores, como os nomes das ruas ainda não foi registrado junto ao Executivo, isso de-sobriga os Correios de entregar na residência.

e Sérgio tem todas as informações, desde as mais distantes unidades de saúde ou escolas até as secretarias que funcionam na própria prefeitura.

“O sistema possui uma integração com os setores de Contabilidade e de Compras e todo bem adquirido entra direto nele. Também encami-nhamos para cada depar-tamento um bloco Termo de Movimento de Bens Patrimoniais (TMBP) que funciona como controle do bem durável quando ele é emprestado para outro setor. No sistema também consta o nome da pessoa responsável pelo setor onde se encontra o bem, o valor de aquisição de cada item, valor residual e vida útil, bem como a estimati-va de depreciação que gira em média de 20 anos”, diz.

Todo o material ca-dastrado rendeu 1.200 páginas e foi entregue em pen drive ao prefeito San-dro Maciel. Qualquer bem cadastrado junto ao Setor de Patrimônio possui um código de barras, podendo ser feita a sua leitura com leitor ótico, caso necessário.

O diretor de Patrimô-nio da prefeitura acredita que num futuro próximo até mesmo as ruas, pra-ças e locais públicos serão cadastrados no sistema de patrimônio.

“O setor público tem de estar preparado para prestar contas quando for preciso, seja para o contribuinte ou órgãos fiscalizadores, sejam es-taduais ou federais. Pos-so afirmar que hoje, nós temos o controle dos bens patrimoniais de nosso município”, finaliza.

Informatização

Page 12: Jornal digital 4711 qua-15072015

Publicidade12 Correio do Sul Quarta-feira, 15 de julho de 2015

Seguros

Page 13: Jornal digital 4711 qua-15072015

Geral 13Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

CorreioPor Dayane [email protected]

O Correio Amigo foi feito especialmente para você que é Assinante do Jornal Correio do Sul. Vamos comemorar juntos o seu aniversário, aquela data importante, a viagem dos sonhos,

sua empresa em destaque... Mande sua foto e apareça aqui.

[email protected]

Amigo

Contrata:A empresa Carlota Costa Confecções LTDA,

localizada na Avenida Central, nº60 Nova Guarita, Sombrio/SC. Está contratando PCD/

Pessoa com deficicência.Interessados, podem comparecer na em-

presa com currículo das 7hrs00 ás 17hrs00. Ou se preferir, encaminhar o currículo por [email protected] AC:

Currículo PCD.

encontros semanais com aula de dança e capoeira.

Mas a agenda não para por aí. As debutantes terão nesta quarta-feira, uma noite descontraída em um encontro marcado no Zimbauê. Além disso, no dia 1º de agosto haverá um passeio especial no Morro dos Conventos.

Toda programação foi preparada pela organi-zação para que as meni-nas possam ter, antes da grande noite, momentos especiais e de integração.

O Baile de Debu-tantes Municipal Sonho de Menina é uma noite de gala é proporciona-da à jovens que não têm condição de celebrar a passagem dos 15 anos em grande estilo, por isso, toda a festa é realizada sem custo algum para as participantes.

Cada menina tem um

casal de padrinhos, o que torna a realização do so-nho possível. O evento tem ainda cobertura foto-gráfica e filmagem. Tudo como manda o figurino. Após a grande noite, as garotas recebem o álbum e um DVD com os regis-tros como lembrança do sonho realizado.

O baile acontece no dia 14 de agosto no Ma-rítimo Centro de Even-tos. Antes da chegada da grande noite de gala, as debutantes recebem o acompanhamento da Secretaria de Desenvol-vimento Social, além de participarem de diversos encontros que promovem a integração.

O Baile de Debutan-tes Sonho de Menina é uma realização da pre-feitura, acontece a cada dois anos e está em sua 3ª edição.

Sonhos de meninas

> ARROIO DO SILVA

As 19 adoelscentes que irão debutar

neste ano em Balneário Arroio do Silva já estão tendo dias de princesas. A administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e com o apoio de vários parceiros, está com tudo organizado para a 3ª edi-ção do Baile de Debutan-tes Municipal Sonho de Menina.

Fazendo parte da pro-gramação, as debutantes estão tendo dias repletos de integração e diverti-mento. Entre os compro-missos agendados, elas já estiveram no estúdio da fotógrafa Fabiana Alano fazendo vários registros, além de participarem de um coquetel e também dos

Tudo Para Elas

³Debutantes fazendo caras e bocas, felizes com a realização de um grande sonho

Especial IV Sarau da Prenda Jovem, que aconteceu no último dia 10 no Sombrio Tênis Clube. Parabéns as meninas que

estavam lindas e aos organizadores por mais um evento de sucesso.

Page 14: Jornal digital 4711 qua-15072015

Publicidade14 Correio do Sul Quarta-feira, 15 de julho de 2015

Page 15: Jornal digital 4711 qua-15072015

Publicidade 15Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

relatório é uma ferramenta de prestação de contas para os stakeholders da empresa. Em todos os nossos proces-sos envolvemos milhares de pessoas de diferentes áreas, desde as comunidades pro-dutoras no campo, passando pela indústria até chegar ao cliente. Com esta publicação, todos têm a oportunidade de conhecer e acompanhar as nossas ações”, aponta Deise.

Além de ressaltar os in-vestimentos no capital hu-mano, através de incentivos em educação, programas de reconhecimento e plano de participação nos resultados para os 3.500 funcionários, o relatório foi até o campo para apresentar práticas inovadoras de produção rural. A implantação do sistema de gerenciamento de produ-tores (GMS) e o projeto de produção de tabaco orgânico são algumas das iniciativas abordadas nesta edição.

EFICIÊNCIA CORPO-

Pelo oitavo ano conse-cutivo, a Alliance One Brasil apresenta uma retrospec-tiva dos investimentos e iniciativas da empresa, através do Relatório de Sustentabilidade. A publi-cação, escrita pelo consultor em responsabilidade social, Evânio Rosado, apresenta em textos, fotos e gráficos a estrutura organizacional de uma das maiores benefi-ciadoras de tabaco do país, que tem a gestão baseada em três importantes pila-res: produtores, pessoas e planeta.

Ao longo de 54 páginas, o relatório com números e informações referentes ao ano de 2014, apresenta uma nova abordagem com foco na inovação e tecnologia. A supervisora de comunicação e responsabilidade social da Alliance One, Deise Ka-nitz, é responsável pela organização dos trabalhos desde a primeira edição. “O

Sustentabilidade

RATIVA - Os projetos para erradicação do trabalho infantil e incentivo à ge-ração de trabalho e renda mantidos pela empresa, em municípios produtores de tabaco, também estão em destaque na publicação. No texto de apresentação, o diretor regional para a América do Sul, Alexandre Strohschoen, destaca a pre-disposição da Alliance One em enfrentar e incorporar novas ideias. “A eficiência corporativa passa pela ha-bilidade das empresas de se reinventarem, de estarem abertas ao novo e de explo-rarem as suas competên-cias”, relata o diretor.

A publicação é direcio-nada aos parceiros, clientes e imprensa e já está sendo distribuída nos três esta-dos do sul do país. A versão digital do relatório pode ser solicitada através do ende-reço eletrônico [email protected].

Alliance One apresenta relatório

Page 16: Jornal digital 4711 qua-15072015

16 Correio do Sul Quarta-feira, 15 de julho de 2015 Publicações Legais

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁSECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL Nº. 38/2015 - TOMADA DE PREÇOS PARA OBRAS E

SERVIÇOS DE ENGENHARIA

MODALIDADE: Tomada de PreçosTIPO: Menor Preço GlobalOBJETO: Contratação de empresa do ramo pertinente para execução de serviços e fornecimento de materiais necessários a construção de 01 (uma) academia de saúde (intermediária) no bairro Morro dos Conventos, município de Araranguá, tudo em conformidade com memorial descritivo, planilha orçamentária e cronograma físico financeiro.ENTREGA DE ENVELOPES: Até às 08h45min; do dia 31 de julho de 2015, no Serviço de Protocolo Geral da Prefeitura, sito à Rua Dr. Virgulino de Queiroz, 200, centro. ABERTURA DE ENVELOPES: às 09h00min do dia 31 de julho de 2015, na sala de reuniões do Departamento de Licitações. EDITAL COMPLETO: deverá ser retirado no Departamento de Licitações da Prefeitura Municipal de Araranguá – Rua Dr. Virgulino de Queiroz, 200 – Centro - Araranguá, de segunda a sexta-feira, no horário de expediente na Prefeitura, munido de pendrive ou CD ou no site: www.ararangua.sc.gov.br.Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 48 3521.0929.Base Legal: Lei Federal nº. 8.666, de 21 de Junho de 1993 suas alterações e demais legislações aplicáveis.

Araranguá, SC, 14 de julho de 2015.Sandro Roberto MacielPrefeito Municipal

AVISO DE ANULAÇÃO DO PROCESSO DE LICITAÇÃO Nº 29/2015

TOMADA DE PREÇOS PARA OBRAS

Sandro Roberto Maciel, Prefeito Municipal de Araranguá, Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o disposto no artigo 49 da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações ANULA, totalmente, a licitação nº 29/2015 – Tomada de Preços que tem como objeto a Contratação de empresa do ramo pertinente para prestação de serviços, com fornecimento

AVISO DE ANULAÇÃO DO PROCESSO DE LICITAÇÃO Nº 30/2015

TOMADA DE PREÇOS PARA OBRAS

Sandro Roberto Maciel, Prefeito Municipal de Araranguá, Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o disposto no artigo 49 da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações ANULA, totalmente, a licitação nº 30/2015 – Tomada de Preços que tem como objeto a contratação de empresa do ramo pertinente para prestação de serviços, com fornecimento de materiais, objetivando a construção do Posto de Saúde Familiar (PSF) Vila São José, área aproximada de 332,31m2, em acato ao oficio TCE/SEG n°12.392/15 para análise do mérito e relançamento do processo.

Araranguá, SC, 14 de julho de 2015.Sandro Roberto MacielPrefeito Municipal

AVISO DE ANULAÇÃO DO PROCESSO DE LICITAÇÃO Nº 31/2015

TOMADA DE PREÇOS PARA OBRAS

Sandro Roberto Maciel, Prefeito Municipal de Araranguá, Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o disposto no artigo 49 da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações ANULA, totalmente, a licitação nº 31/2015 – Tomada de Preços que tem como objeto a contratação de empresa do ramo pertinente para prestação de serviços, com fornecimento de materiais, objetivando a construção do Posto de Saúde Familiar (PSF) Jardim das Avenidas, área aproximada de 301,23m2, em acato ao oficio TCE/SEG n°12.406/15 para análise do mérito e relançamento do processo.

Araranguá, SC, 14 de julho de 2015.Sandro Roberto MacielPrefeito Municipal

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos, também, de que nesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJProt: 136828; Devedor(es): BERENICE DA SILVA CLEMES - 549.888.530-04, End: Av. Paraná, 383, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: RELOJOARIA E OTICA TRESPACH LTDA EPP; Sac: RELOJOARIA E OTICA TRESPACH LTDA EPP; Tit: 9000194 ; Apr: FCDL; VEN: 17/06/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 559,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 70,13. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 42,20 - Condução R$ 14,18 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 70,13.Prot: 136837; Devedor(es): CONFECÇÕES MACEDO LTDA - 10.289.364/0001-97, End: Rodovia José Tiskoski, 4039, BALNEÁRIO GAIVOTA; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: INWIKO IND E COM DE MALHAS LTDA; Sac: INWIKO IND E COM DE MALHAS LTDA; Tit: 005064 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 07/07/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 304,10 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 65,05. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 42,20 - Condução R$ 9,10 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 65,05.Prot: 136692; Devedor(es): DANIEL DASSOLER BURIN - 040.394.719-70, End: Av. Alvim Manoel Lardo, 185, Balneário Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: COOPERATIVA DE ECON. CRED. MUTUO DOS EMP TRANSP; Sac: MARSUL COMER. E TRANSP. LTDA ME; Tit: 01/0003 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 24/06/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 300,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 75,28. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 42,20 - Condução R$ 19,33 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 75,28.Prot: 136836; Devedor(es): ESCRITORIO RURAL J RIBEIRO - 20.242.778/0001-14, End: Rua Antonio Inacio da Rosa, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: COMERCIAL MRS GLASS LTDA ME; Sac: COMERCIAL MRS GLASS LTDA ME; Tit: 2043 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 07/07/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 297,50 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 46,96. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 27,50 - Condução R$ 5,71 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 46,96.Prot: 136827; Devedor(es): IEDA BARBOZA VICENTE - 327.045.420-15, End: Rua José Quartieiro, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CONTRA TEMPO MODAS LTDA ME; Sac: CONTRA TEMPO MODAS LTDA ME; Tit: 19138 ; Apr: FCDL; VEN: 22/12/2014; Esp: Nota Promissória; Val: R$ 52,80 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 46,96. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 27,50 - Condução R$ 5,71 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 46,96.Prot: 136680; Devedor(es): IRENE MARLI FERREIRA GONCALVES - 14.784.381/0001-51, End: Av. das Hortencias, 433, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: UNIAO ASSESSORIA E FOMENTO MERCANTIL LTD; Sac: HELP INDUSTRIA E COMERCIO DE QUIOSQUES E; Tit: 000659-A ; Apr: BANCO BRADESCO S A ; VEN: 27/06/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 9.250,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 77,85. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 42,20 - Condução R$ 21,90 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 77,85.Prot: 136742; Devedor(es): JAIRO OLIVEIRA GENEROSO - 707.558.339-53, End: Estrada Geral, S/N, Sombrio; Tip: Normal;

COOPERATIVA MISTA DA AGRICULTURA

FAMILIAR DE SANTA ROSA DO SULCNPJ: 17.012.191/0001-04 / IE

25.686.201-0EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL

EXTRAORDINARIA: 1ª 2ª e 3ª CONVOCAÇÃO

A Diretora Presidente da COOPERATIVA MISTA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SANTA ROSA DO SUL - COOPERSOL, inscrita no CNPJ sob o número 17.012.191/0001-04, no uso das atribuições que lhe são confere o Artigo 37b, capitulo VI do Estatuto Social, convoca os senhores associados, que nesta data, para efeito de quorum somam 60 associados, para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 24 de julho de 2015 no Auditório da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul. Sita, à rua Ferminio Pedro Raupp, 157 – Centro, Santa Rosa do Sul-SC, as 8:30horas em primeira convocação com a presença de 100% dos associados, as 9:00 horas em segunda convocação com a presença de 2/3 mais um dos associados e as 9:30 horas em terceira e ultima convocação com a presença de 10 associados, no qual havendo numero legal será discutida a seguinte “ORDEM DO DIA”:1. Leitura ata da Assembleia anterior;2. Relato das atividades desenvolvidas pela COOPERSOL;3. Plano de ações para 2015/2016;4. Eleição e posse dos componentes dos órgãos de administração;5. Assuntos Gerais

Santa Rosa do Sul, 13 de julho de 2015.Cristine Lopes de AbreuPresidente

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE MELEIRO

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MELEIRO

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL N.º 016/2015

O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MELEIRO torna público para conhecimento dos interessados que no dia 29/07/2015, às 09:00 horas estará realizando a reunião de recebimento das propostas de PREGÃO PRESENCIAL N.º 016/2015, objetivando a Prestação de serviços especializado na área de informática para locação de software de gestão de saúde, com acesso simultâneo de usuários integrados e em ambiente Windows e Linux, incluindo manutenção legal e corretiva, conversão, customização, implantação, treinamento, suporte técnico, visando atender as necessidades do município. A integra do Edital e maiores informações poderá ser obtido na Prefeitura Municipal de Meleiro, sito a Rua Sete de Setembro, nº 371 – Meleiro/SC, no horário das 7:30 às 11:30 e das 13:00 as 17:00 horas de Segunda a Sexta-Feira ou pelo fone 048-3537-8400. Meleiro/SC, 14de julho de 2015.JONNEI ZANETTEPrefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL Nº 20/2015 - MODALIDADE PREGÃO ELETRONICO

EXCLUSIVA PARA ME, EPP E MEI

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS objetivando a aquisição de materiais de consumo diversos (estruturação da rede de serviços de proteção social especial) a serem usados pela sociedade Irmã Carmem - Casa Lar. Conforme Convênio n°776312/2015 - Proposta n° 027346/2015 - Processo n°71001.031854/2012-18 - Prefeitura Municipal de Araranguá e União, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, cujas especificações encontram-se detalhadas no Termo de Referência anexo ao edital.TIPO DA LICITAÇÃO: Menor Preço por ItemRECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: Até às 13h45min; do dia 28 de julho de 2015, no endereço eletrônico www.cidadecompras.com.br.INICIO DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO: As 14h00 do dia 28 de julho de 2015, no endereço eletrônico www.cidadecompras.com.br.REGIMENTO: Leis Federais 8.666/93 e 10.520/02, Lei Complementar 123/2006 e Decreto Municipal nº 2.676/05.EDITAL COMPLETO E INFORMAÇÕES: Está à disposição dos interessados no horário de expediente da Prefeitura, no endereço eletrônico; www.ararangua.sc.gov.br ou www.cidadecompras.com.br e afixado no mural, localizado no hall de entrada da sala do Departamento de Licitações da Prefeitura. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (fax) 0XX48 3521.0929 ou pelo e-mail: [email protected] Base Legal: Leis Federais n°s 10.520/02 e Lei n° 8666/93 alterações e demais legislações aplicáveis.

Araranguá, SC, 14 de julho de 2015.Sandro Roberto MacielPrefeito Municipal Liliane S. de SouzaPregoeira

de materiais, objetivando a construção do Posto de Saúde Familiar (PSF) Urussanguinha, área aproximada de 374,90m2, em acato ao oficio TCE/SEG n°12.399/15 para análise do mérito e relançamento do processo.

Araranguá, SC, 14 de julho de 2015.Sandro Roberto MacielPrefeito Municipal

Page 17: Jornal digital 4711 qua-15072015

Publicações Legais 17Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

Mot: Falta de pagamento; Ced: LAJOSUL MATERIAL PARA CONSTRUCAO LTDA; Sac: LAJOSUL MATERIAL PARA CONSTRUCAO LTDA; Tit: 59732 ; Apr: FCDL; VEN: 13/09/2014; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 815,07 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 76,09. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 42,20 - Condução R$ 20,14 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 76,09.Prot: 136751; Devedor(es): JOSELI PONCIO RITER ANTUNES - 063.719.119-61, End: Rua Gov. Jorge Lacerda, 226, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CALCADOS RF LTDA - EPP; Sac: CALCADOS RF LTDA - EPP; Tit: 1908 ; Apr: FCDL; VEN: 21/07/2014; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 137,51 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 46,96. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 27,50 - Condução R$ 5,71 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 46,96.Prot: 136790; Devedor(es): JULIO CESAR MOSENA - 073.363.129-00, End: Av. Santo Antonio, sn, SOMBRIO; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: BV FINANCEIRA S/A C.F.I.; Sac: ; Tit: 900283694 ; Apr: NATALLE ARAÚJO LUCAS; VEN: 05/12/2014; Esp: Cédula de Crédito Bancário por Indicação; Val: R$ 3.121,96 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 46,96. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 27,50 - Condução R$ 5,71 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 46,96.Prot: 136743; Devedor(es): JULVANI DA SILVA BRISTOT - 939.111.659-00, End: Estrada Geral, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CECILIA ROSA ISOPPO COELHO & CIA LTDA - ME; Sac: CECILIA ROSA ISOPPO COELHO & CIA LTDA - ME; Tit: 4151 ; Apr: FCDL; VEN: 23/10/2014; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 364,71 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 71,89. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 42,20 - Condução R$ 15,94 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 71,89.Prot: 136824; Devedor(es): NATHIELE FERRAO DE MENEZES - 032.012.680-38, End: Rua Lages, 540, Balneario Gaivota; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: E SEBOLD DA SILVA ME; Sac: E SEBOLD DA SILVA ME; Tit: 1715 ; Apr: FCDL; VEN: 13/07/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 110,12 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 72,70. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 42,20 - Condução R$ 16,75 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 72,70.Prot: 136838; Devedor(es): PEDRO VALENTIM SIMON - 179.641.309-78, End: Rua Teodoro Rodrigues de Oliveira, 35, SOMBRIO; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: G.P.A. FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA.; Sac: ROBERGE AUTOMOTIVA LTDA; Tit: 11434/02/3 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 07/07/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 997,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 46,96. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 27,50 - Condução R$ 5,71 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 46,96.Prot: 136789; Devedor(es): ROGERIO NUNES RODRIGUES - 762.374.199-34, End: Rodovia BR-101, Km 432, 5480, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: AYMORÉ CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A.; Sac: ; Tit: 249539160 ; Apr: AYMORÉ CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A.; VEN: 09/02/2015; Esp: Cédula de Crédito Bancário por Indicação; Val: R$ 14.855,41 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 54,62. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 27,50 - Condução R$ 13,37 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 54,62.Prot: 136808; Devedor(es): SANDRA BEATRIZ MACHADO - 021.415.769-54, End: Rua Pedro João Godinho, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: UNICRED SUL CATARINENSE; Sac: VITA ANALISE LABORATORIO LTDA; Tit: 1007613102 ; Apr: BANCO BRADESCO S A ; VEN: 08/07/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 350,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 46,96. Apontamento R$ 13,75 - Selo R$ 1,55 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 27,50 - Condução R$ 5,71 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 46,96.Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 15/07/2015.Sombrio - SC, 15/07/2015 - ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

Page 18: Jornal digital 4711 qua-15072015

> PORTO ALEGRE

Um Diego Aguirre sorridente e con-

fiante surgiu na sala de imprensa do CT do Parque Gigante, no início da tarde desta terça-feira, logo após o treinamento com portões fechados no Beira-Rio. No discurso, mostrou en-tusiasmo justificado pela presença do grupo prati-camente completo para a partida contra o Tigres, desta quarta-feira, pela Libertadores.

Mesmo que o Inter tenha apresentado queda de rendimento durante o período da pausa para a Copa América e não tenha conseguido montar o time considerado ideal, Aguirre minimiza o entrosamento perdido. Aposta na “memó-ria” do grupo para reeditar grandes atuações.

- Estou feliz com os

Quarta-feira, 15 de julho de 2015

³ 48-56-57-58-64CONCURSO 3.831

QUINA 14/07

³ 01-02-19-23-36-41

³ 01-16-31-34-47-48 CONCURSO 1.402

DUPLA SENA14/07

LibertadoresAguirre vibra com retornos e vê Inter

com "potencial máximo" para decisão

jogadores que estão vol-tando. Vamos estar com potencial máximo para o jogo. Tivemos algumas dificuldades, foi impossí-vel contar com todos os jogadores. Acredito muito na memória do time, são os mesmos que jogaram a Libertadores. Estamos em um nível bom para

ter confiança e pensar que é possível se classificar para a final – discursa. - Foi muito difícil tirar da mente a Libertadores. São competições diferen-tes e tenho certeza que verei mais o Inter que foi na Libertadores e não no Brasileiro.

E o treinador não se

mostrou tão preocupado com gols sofridos em casa. Para Aguirre, o importan-te é sair do Beira-Rio com um resultado positivo.

- Vamos tentar enca-minhar a classificação em casa, sempre respeitando o Tigres. Por vezes se fala muito em não sofrer gol. O que importa é o resultado

final – destaca.Por outro lado, Aguirre

não quis falar sobre esca-lação e manteve dúvidas na equipe. Somente con-firmou a ausência de Jorge Henrique.

- Não quero falar uma coisa errada ou mentir. Espero que o Inter seja o Inter. É uma coisa muito boa ser o único time do Brasil nessa instância. Estamos aqui por mereci-mento e precisamos ten-tar repetir – completou.

A tendência é de que

o time seja encaminhado com: Alisson; William, Ernando, Juan e Gefer-son; Rodrigo Dourado, Aránguiz, D’Alessandro e Valdívia; Nilmar e Li-sandro López. Por conta da falta de ritmo de jogo, Eduardo Sasha deve ser opção para o decorrer da partida.

A partida ocorre às 22h de quarta-feira e é válida pela ida das semi-finais da Libertadores. A volta ocorre no dia 23, em Monterrey, no México.

Page 19: Jornal digital 4711 qua-15072015

Política 19Correio do Sul Quarta-feira,

15 de julho de 2015

Atendimento de Quarta a Segunda-Feira. Av Getulio Vargas - Jardim das Avenidas. Lanches- Tabuas-

Cachorros quentes.

Copa do Brasil

> PORTO ALEGRE

O gol marcado fora de casa na Copa

do Brasil tem um peso enorme, e o Criciúma deu um passo importan-te nesta terça-feira. Na Arena, diante do Grêmio, o Tigre venceu por 1 a 0, com Lucca, e conseguiu suportar a pressão gaú-cha para abrir vantagem na partida de ida. Agora, os catarinenses precisam de um empate na volta para avançar às oitavas de final da competição eliminatória.

Os gremistas tiveram o domínio da partida, mas não conseguiram fu-rar o bloqueio defensivo da equipe carvoeira, que esperava por uma falha. Quando ela apareceu, Lucca, na etapa inicial, garantiu o triunfo. O Tri-color Gaúcho ainda teve um gol mal anulado pelo auxiliar Dilbert Pedrosa Moisés, marcado por Pe-dro Rocha.

Grêmio e Criciúma voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, agora em solo catari-nense, às 21h. Antes, o Tricolor Gaúcho duela no Rio de Janeiro com o Flamengo, sábado, pelo Brasileirão. Na Série B

Criciúma marca, suporta pressão do Grêmio na Arena e abre vantagem

EsporteCleder Maciel (48) 9900 3535

[email protected] https://www.facebook.com/cleder.maciel

CASAS PRÉ FABRICADAS

Quadrangular Diretores de equipes de Araranguá estão se reunindo

para fazer um campeonato a parte, um quadrangular, depois que terminar o campeonato municipal de campo.

A intenção dos diretores é que participem no mínimo quatro e no máximo seis equipes. Os jogos seriam aos domingo, duas partidas por vez, no mesmo estádio, que poderia ser o campo da Associação da Coloninha. Maiores informações em breve.

Juventude empatou com AretiA equipe máster do Juventude foi até o bairro Santa

Catarina enfrentar o máster da Areti, e a partida acabou empatada em 4 x 4.

No próximo sábado o time joga em casa, diante do Interlagos, na Volta Curta.

Olesc em Araranguá Olimpíadas Escolares de Santa Catarina estão acon-

tecendo na Cidade das Avenidas. O integrador Rogério Gonçalves tem mostrado um grande trabalho a frente da organização e juntamente com o subsecretario municipal de esportes está dando banho em cada competição.

Hoje acontecem os jogos no Ginásio Padre Ézio Jully pelo futsal masculino e feminino. As 9h15min pelo femi-nino jogam Urussanga x Nova Veneza e em seguida se enfrentam Araranguá x Sombrio, no clássico de muita rivalidade.

Já na parte da tarde, no mesmo ginásio, pelo masculi-no, a partir das 14h15min, acontecem os jogos em partidas eliminatórias do masculino.

No New SpaceGinásio de esportes New Space, na Coloninha, recebe

pela manhã disputas das semifinais do handebol masculi-no. Já a tarde, às 13h15min, a disputa do terceiro e quarto lugar e em seguida a grande final do handebol masculino.

No BolhaNo ginásio de esportes Mario Canela, o Bolha, jogam

a tarde, às 14h15min pelo voleibol feminino, Orleans x Cocal do Sul, e em seguida se enfrentam Lauro Muller x Sideropolis.

e no mesmo dia, o Tigre recebe o Bahia no estádio Heriberto Hülse.

A intensidade, marca registrada do Grêmio com Roger, não foi repetida no início da partida. Nos pri-meiros minutos, o Criciú-ma chegou a ter a posse de bola e assustou. Quando os donos da casa retoma-ram o controle, encontra-ram um Tigre fechado e a maioria das chances eram apenas em tiros de longe - Pedro Rocha chegou a

balançar as redes, mas o auxiliar errou e indicou impedimento. A equipe de Petkovic esperava por um erro, e Geromel con-tribuiu ao falhar na saída de bola. Após cruzamento da direita, Lucca abriu o placar, aos 33 minutos. O Tricolor Gaúcho acordou com o tento sofrido, mas parou na marcação e no goleiro Luiz.

A etapa final come-çou aberta, com chances claras das duas equipes,

mas que não se transfor-maram em gols. A partir daí, os técnicos evidencia-ram as estratégias. Roger promoveu a reestreia de Fernandinho e deixou o Grêmio mais veloz, en-quanto Petkovic apostou nos contragolpes frente à pressão gaúcha. No-vamente oportunidades apareceram para os dois lados, que falharam. Me-lhor para o Criciúma, que leva importante vanta-gem para Santa Catarina.

Page 20: Jornal digital 4711 qua-15072015

QUARTA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2015