Jornal digital 4988 ter_23082016

20
www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXVI EDIÇÃO Nº 4.988 TERÇA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2016 R$ 2,00 Grupo 18º Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Especial Geral (48) 9955.5313 Apaes começam Semana da Pessoa com Deficiência Correio do Sul mostra os bastidores das campanhas políticas Programação Eleições 3 11 Página Página Polícia Ladrão furta TV e alaga posto de saúde central Sombrio 16 Página Noite de Fúria Quatro seguranças são esfaqueados em bailão 16 Página

Transcript of Jornal digital 4988 ter_23082016

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXVI EDIÇÃO Nº 4.988TERÇA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2016R$ 2,00

Grupo18º 5º

Parcialmente Nublado - Sol entre poucas nuvens.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Especial Geral

(48) 9955.5313

Apaes começamSemana da Pessoa

com Deficiência

Correio do Sul mostraos bastidores das

campanhas políticas

Programação Eleições

3 11Página Página

Polícia

Ladrão furta TVe alaga posto de

saúde central

Sombrio

16Página

Noite de Fúria

Quatro seguranças são esfaqueados em bailão

16Página

Análise do cenário em Praia Grande

Fechado o registro de candida-turas a vereadores na região, tota-lizamos nada menos que 619 pos-tulantes aos nossos 15 legislativos. O município com mais candidatos a vereador é Araranguá, com um total de 120 nomes registrados. Depois vem Sombrio com 73 candidatos ao legislativo. A terceira colocação fica com Balneário Arroio do Silva, com 52 candidaturas e a quarta com Ma-racajá, com 44. Interessante notar que dos quatro municípios com mais candidatos a vereador, três são da Comarca de Araranguá. Já Balneário Gaivota terá 36 candidatos ao legis-lativo, Meleiro 34, Jacinto Machado 33, Ermo 31, Morro Grande 29, Praia Grande 28, Passo de Torres e Timbé do Sul 27 cada, Turvo 22 e São João do Sul 20. A Câmara de Araranguá tem 15 cadeiras, a de Sombrio tem 11 e as demais nove cada uma.

619 candidatos Falta prefeitura

Sem dinheiroMenos vermelho

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“Se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tivesse abatido no chiqueiro ao lado”.

Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Orson Scott Card (1951)Escritor americano

Para variar, líderes políticos re-gionais estão novamente elevando à quinta potência as possibilidades de eleição de suas siglas. Em todo o pleito municipal é a mesma coisa, mas as urnas não são tão gratas quanto a vontade dos políticos. O PMDB re-gional, por exemplo, tem jurado que elegerá oito candidatos a prefeito. O PP aposta na eleição de pelo menos cinco. O PSD diz que não tem como eleger menos que quatro e o PSDB diz que emplaca dois. Só aí já teríamos 19 prefeitos eleitos para 15 prefeituras. Isto sem contar no rosário de outros partidos que também têm candidatos a prefeito na região, e os consideram todos eleitos, a exemplo do PT, PSB, PTB e PPS. O cenário mais real, no entanto, sugere que o PMDB eleja seis prefeitos, o PP três, o PSD três, o PSDB um e os demais partidos divi-dam as outras duas prefeituras.

Dando sequência a avalia-ção do quadro eleitoral em nossa região, hoje analisaremos os aspectos

políticos do município de Praia Gran-de, cujo executivo está nas mãos do PMDB desde 1993, um recorde no Sul do Estado.

Em Praia Grande, pela situação, estão postas as candidaturas de Lu-ciano Lima (PMDB) como candidato a prefeito, e de Jadna Bongiolo (PMDB) como candidata a vice. A oposição é representada pelas candidaturas de Henrique Maciel (PSDB) a prefeito e de Mack Citadin (PSD) a vice.

Desde o início deste ano o PMDB estava dividido entre os nomes de Luciano e de Idalino Bongiolo para disputar o executivo. Faltando poucos dias para a convenção, o partido acabou optando pelo nome de Luciano, em um acordo que contemplou Jadna, esposa de Idalino, como candidata a vice.

Já a oposição centrou esforços, até o último momento, para lançar a candi-datura de Elisandro Pereira Machado, o Fanica (PP) como postulante a pre-feito, em uma composição que pudesse contemplar o PSD como candidato a vice. O projeto acabou não dando certo por dois motivos básicos: o primeiro disse respeito a própria indisposição de Fanica de levar seu objetivo inicial adiante. Ato seguinte se abriu a possi-bilidade do PSDB indicar o candidato a prefeito pela oposição, algo que há muito também era esperado. É que os tucanos ocupam atualmente a vice prefeitura, tendo sido aliados do PMDB em 2012. Na prática o que a oposição quis ao apoiar o PSDB na cabeça de chapa foi promover uma ruptura na base política da situação, comandada pelos peemedebistas. Com isto, PP e PSD, que são os dois principais par-

tidos de oposição ao PMDB em Praia Grande, acabaram construindo uma coligação que conta, além do PSDB, com PT, PSB, PSL, PCdoB e PDT. Do outro lado restou o PMDB sem aliados.

A falta de alianças, no entanto, não parece intimidar os peemedebistas, que estão fechando seu sexto mandato consecutivo. Na maioria das vezes o partido concorreu sem alianças e ven-ceu as disputas.

Uma das justificativas para a série de vitórias do PMDB de Praia Grande, ao comando do executivo, está justa-mente no fato do partido estar há muito tempo no poder. Há mais de 25 anos uma série de líderes políticos ligados a sigla vêm participando ativamente dos destinos do município, promovendo gerências diretas em várias ações de diversos segmentos da sociedade. Este é o mesmo tempo em que a oposição está às margens das mesmas decisões, o que acaba enfraquecendo os partidos que a compõe.

Em pleitos passados a oposição aca-bou apostando no desgaste do PMDB, em decorrência do excesso de manda-tos, para tentar vencer. Frustradas todas as tentativas, buscou agora se fortalecer ruindo com a base de sus-tentação política do partido. Aparente-mente, de fato, o PMDB nunca esteve tão isolado. Além do PSDB, a oposição conta ainda com o PDT do ex-prefeito peemedebista Lúcio Casagrande. Há de se ressaltar que o PT, que também está na oposição, a exemplo de 2012, já foi vice do PMDB no mandato de 2005 a 2008. Por conta disto tudo a auto-confiança da oposição na vitória é algo mais do que presente. Neste sentido, chega a se igualar a autoconfiança do PMDB, que diz não ter dúvidas de que conquistará sua sétima vitória conse-cutiva em Outubro.

Candidatos que declaram patrimô-nio muito baixo na Justiça Eleitoral vão ter uma dor de cabeça e tanto na prestação de contas de suas campa-nhas. É que se o candidato não tem recursos para bancar suas despesas de campanha, ele terá que recorrer a alguém para isto. O problema é que pela lei vigente ninguém pode receber doação de empresa privada. Já as pes-soas físicas só poderão fazer doações para campanhas eleitorais até o valor de 10% do que foi declarado no Imposto de Renda de 2015. Em nossa região, a maioria dos candidatos a prefeito não fez qualquer menção a dinheiro em es-pécie em sua declaração. Sendo assim, 100% do dinheiro que for colocado na campanha tem que vir de doação de pessoa física, ou da venda de algum patrimônio. Os que não declararam dinheiro em espécie, e ainda declaram um patrimônio irrisório, terão que ter muitíssimos amigos dispostos a colabo-rar para que as contas fechem.

Candidatos que disputam chapas majoritárias e proporcionais pelo PT de nossa região estão descartando categoricamente a cor vermelha de seus materiais de campanha. O vermelho, aliás, parece estar ficando como última opção dos petistas, que têm dado preferência as cores dos partidos aos quais estão aliados. A exceção é observada em Araranguá, onde o PT tem utilizado o mesmo amarelo, com algumas alegorias em vermelho, que já usou em 2012. O motivo para isto é mais que óbvio. Os políticos do partido na região querem se desvincular dos escândalos que acometeram a sigla especialmente nos últimos dois anos em todo o país. Esta tendência, aliás, é nacional. Em São Paulo, por exemplo, o prefeito Fernando Haddad (PT), que é can-didato a reeleição, não teve nenhum constrangimento em colocar no seu material de campanha o slogan: “PT: Aqui é Diferente!”

Especial 3Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

Aline Bauer

Apaes participam de atividades especiais até sexta-feira, marcando data que discute autonomia e convivência dos alunos

na escola especial de Sombrio. No cronogra-ma haveria a realiza-ção dos Parajogos com a presença de outras duas Apaes, porém, a chuva forte do final de semana provocou danos à pista de atle-tismo e um baile subs-tituiu a competição, que ficará para outra data . Celebrando a integração com alunos de Santa Rosa do Sul e Jacinto Machado, to-dos aproveitaram para dançar e dar um show de alegria.

A data da Semana é estipulada nacional-mente e movimenta

> REGIÃO

A Semana Nacio-nal da Pessoa

com Defic iência In-telectual e Múltipla começou. Desde domin-go, várias ações estão programadas para as Apaes da região, que querem aproveitar o tema deste ano, ‘O Fu-turo se faz com a cons-cientização das dife-renças’ para promover o combate ao precon-ceito e a prevenção a deficiências.

Nesta segunda-fei-ra, a tarde foi de festa

Semana para celebrar as diferençasInclusão

³Alunos de Santa Rosa e Jacinto chegam a Apae de Sombrio para a festança

³Alunos se encontram e fazem novas amizades

todas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do país. “É uma Semana que tem a diferença como tema. Abrimos as Apa-es para que a comuni-dade veja que eles são capazes, que podem ter autonomia. Queremos proporcionar vivências a eles”, relata Susana Trevisol Amorim, coor-denadora pedagógica da Apae de Jacinto. Para ela, conquistar o próprio espaço e conse-guir liberdade dentro das suas limitações, faz dos alunos pessoas mais felizes. É a opi-nião também de Dou-glas Paim, professor de educação física na Apae de Santa Rosa. Segundo ele, essa su-peração começa com os próprios portadores de deficiências. “Acho que o primeiro desafio deles é se aceitar e aceitar suas limita-ções. A sociedade vem depois. Todos temos limitações, e nós deve-mos respeitar. Assim como um idoso na fila, por exemplo”, explica. Douglas ainda ressalta o quanto é importante a comunidade voltar seu olhar para as en-tidades. “Sempre faze-mos uma comemoração nesta semana. Nosso intuito é integração,

Diferente é bom

Exemplo de alegria Para muita gente, o fato de alguém ter deficiência significa viver de benefícios, ir no máximo à escola e nem pensar em trabalhar e viver sozinho. Ariovaldo Ronconi prova que esta visão está errada. Ele frequenta a Apae de Jacinto Machado e trabalha para ter o próprio dinheiro. Apesar da deficiência cerebral e na fala, Ariovaldo garante que é feliz e que tem orgulho de si mesmo. “Trabalho na cooperati-va, varrendo. Já faz uns oito anos que trabalho lá. Antes eu carrega-va sacos, mas comecei a ficar do-ente e pedi para me mudarem. Eles me colocaram, então, para varrer. É bom porque recebo a mesma coisa e trabalho melhor”, conta. Durante a festa promovida pelas Apaes nesta segunda-feira em Sombrio, Ari se divertiu fazendo o que mais gosta. “Sou muito feliz. Gosto de dançar e conhecer pes-soas”, revela. Ele é muito popular entre os colegas, e conhecido por não desistir de nada apesar de qualquer dificuldade. “Não tem ponta ruim para mim. Estando bom das pernas eu faço, trabalho”, diz. Ariovaldo ainda conta com a parceria de quem está por perto durante seu dia-a-dia. “Eu conheço todo mundo, o pessoal do trabalho é muito legal comigo”, comemora. Para muita gente, o simpático alu-no da Apae é tido como o exemplo de que a maior deficiência é o comodismo.

diversão e lazer, além de ter um apelo maior de mídia, de olhares di-ferenciados sobre leis criadas nesta época”, comentou.

E como as diferen-

ças fazem do mundo esse lugar surpreen-dente, nada melhor do que discuti-las. Assim pensa Marli Cardo-so Lummertz, a coor-denadora pedagógica da Apae Sombrio. Ela defende que é preciso falar das distinções para, assim, comba-ter o preconceito, um dos maiores obstáculos enfrentados pelas pes-soas com deficiência. “Abordar a questão das diferenças pode ser positivo ou nega-tivo, depende de como você olha. Se olharmos para os valores, vemos como algo positivo. Já

fitando os problemas sociais, o lado precon-ceituoso, veremos a diferença como algo ruim”, completa.

Nesta semana,nas três Apaes que formam

um polo, haverá dia do cinema, palestras, ações sociais, cami-nhada e várias outras atividades que valem à pena serem vistas e compartilhadas.

4 Correio do Sul Terça-feira, 23 de Agosto de 2016 Publicidade

JABSON MULLER

Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

[email protected]

(48) 9955.5313

A Coligação Juntos Podemos Mais (PP,

PR, PSD, PV, Solida-riedade, PRB, PSB, PSDB, PSC, PCdoB, PEN) divulgou uma nota para repudiar a Ação de Impugnação de Registro de Can-didatura apresen-tada pela Coligação Renova Araranguá (PMDB, DEM, PPS e PTC). A nota assina-da pelo procurador jurídico da coligação Dik Robert Daniel classifica a ação como “improcedente, inconsistente e de frágeis fundamentos jurídicos”.

A denúncia deve--se ao fato de não ter sido publicada a ata de convenção parti-dária no prazo de 24 horas em qualquer meio de comunica-ção.

Pouca gente sabe que para duplicar a BR 101 o governo federal pagou várias desapropriações. Por ser a duplicação da BR-101 Sul obra de utilidade pública, a Constituição Federal ampara os proprie-tários e ocupantes de imóveis existentes nas áreas em que a rodovia passa, com indenização condizente aos valores prati-cados no mercado. O programa foi executado pelo Departamento Na-cional de Infraes-trutura de Trans-portes (Dnit).

Segundo os dados forneci-dos pelo Dnit/SC foram gastos R$ 28 milhões, num total de 699 pro-cessos administra-tivos

O candidato a prefeito de Sombrio Gilberto de Oliveira (PP), acompanha-do do deputado estadual Zé Milton e do candidato a vice-prefeito Dimi, esteve nos portões das fábricas no município. Gil-berto conversou com funcionários e posou para fotos. Dentre os assuntos, foi abor-dada a necessidade de projetos de criação de empregos para o município. “Sempre estivemos a disposição das empresas e de seus colaboradores para ajudar no que for preciso, afim de garantir a continuidade e ampliação de postos de trabalho”, disse o candidato, destacando a necessidade de in-vestimentos do setor público em parceria com o sistema Sebrae/Senai/Senac, Fiesc, CDL e Acis para a qualificação da mão de obra e do empresariado, reestruturação do Parque Industrial e cursos profissio-nalizantes para os jovens ingressarem em seus primeiros empregos.

A p r e f e i t u r a d e A r a r a n g u á t a m b é m d i v u l g o u u m a n o t a d e e s c l a r e c i m e n t o n e s t a s e g u n d a - f e i r a . A o t o m a r c o n h e -c i m e n t o d e f o t o s d e c a r r o o f i c i a l p u -b l i c a d a s n a s r e d e s s o c i a i s , n o ú l t i m o d o m i n g o , a n o t a d i z o s e g u i n t e :

A c o n v i t e d a a d m i n i s t r a ç ã o d o N a ç õ e s S h o p p i n g , d e C r i c i ú m a , a P r e f e i t u r a r e a l i z o u d e n t r o d o e s t a -b e l e c i m e n t o u m a e x p o s i ç ã o s o b r e o m u n i c í p i o , p o r m e i o d a s S u b s e c r e t a -r i a s d e C u l t u r a e Tu r i s m o d e A r a r a n -g u á . D e s t e m o d o , o r e f e r i d o v e í c u l o q u e i n t e g r a a f r o t a d e c a r r o s o f i c i a i s d o m u n i c í p i o , e n c o n t r a v a - s e e s t a c i o -n a d o n a s d e p e n d ê n c i a s d o s h o p p i n g , d u r a n t e o s t r ê s d i a s d e e x p o s i ç ã o : 1 9 , 2 0 e 2 1 ( s e x t a , s á b a d o e d o m i n g o ) , e n t r e 1 0 e 2 2 h o r a s .

Va l e r e s s a l t a r q u e o o b j e t i v o d a m o s t r a f o i a p r o v e i t a r e s p a ç o s o f e -r e c i d o s f o r a d o m u n i c í p i o a f i m d e d i v u l g a r o n o m e d e A r a r a n g u á c o m o f o r m a d e f o m e n t a r a C u l t u r a e o Tu r i s m o d a c i d a d e , i n c l u s i v e , s e n -d o d i v u l g a d o s c o m a n t e c e d ê n c i a n o s m e i o s d e c o m u n i c a ç ã o . L a m e n t a m o s p r o f u n d a m e n t e q u e a ç õ e s c o m o e s -t a s s e j a m d e p r e c i a d a s p o r p e s s o a s q u e p o r f a l t a d e c o n h e c i m e n t o o u m á i n t e n ç ã o p r e f e r e m g e r a r p o l ê m i c a , a o i n v é s d e p r e s t i g i a r o u b u s c a r i n f o r -m a ç õ e s c o r r e t a s n o q u e s e r e f e r e m a o p r ó p r i o m u n i c í p i o .

M u i t o e l e i t o r q u e r s a b e r o q u e p o d e e o q u e n ã o p o d e n e s t a c a m p a -n h a e l e i t o r a l , e p a r a i s s o f o r a m d i s -p o n i b i l i z a d o s n a p á g i n a d o Tr i b u n a l R e g i o n a l E l e i t o r a l d e S a n t a C a t a r i n a o M a n u a l e a C a r t i l h a d e P r o p a g a n d a E l e i t o r a l . E l a b o r a d o p e l a C o r r e g e d o -r i a R e g i o n a l E l e i t o r a l , o d o c u m e n t o s e r v i r á c o m o u m a f o n t e d e c o n s u l t a p a r a a d v o g a d o s , c a n d i d a t o s , p a r t i -d o s , i m p r e n s a e p ú b l i c o e m g e r a l . O s p a r t i d o s t ê m s e u s a d v o g a d o s e c o m i -t ê s p a r a c u i d a r d e s t e s a s s u n t o s , o e l e i t o r c o m u m , p o r é m , p o d e s e v a l e r d a s c a r t i l h a s , q u e s ã o b a s t a n t e d i d á -t i c a s .

O m a t e r i a l a b o r d a a s n o r m a s q u e d i s c i p l i n a m a v e i c u l a ç ã o d a p r o p a -g a n d a e l e i t o r a l n a s e l e i ç õ e s 2 0 1 6 . E n t r e a s m u d a n ç a s i m p o s t a s p e l a l e g i s l a ç ã o , d e s t a c a m - s e a r e d u ç ã o d o p e r í o d o d e c a m p a n h a e l e i t o r a l p a r a 4 5 d i a s ; r e d u ç ã o d o h o r á r i o e l e i t o r a l g r a t u i t o p a r a 3 5 d i a s ; a l t e r a ç õ e s n a s r e g r a s d a p r o p a g a n d a d e r u a ; e m u -d a n ç a n a s r e g r a s d a p r o p a g a n d a e m b e n s p a r t i c u l a r e s .

Coligação lança nota de esclarecimento

Curiosidade

Gilberto nasportas de fábrica

Outra nota deesclarecimento

TRE disponibiliza cartilhas

Geral6 Correio do Sul Terça-feira, 23 de Agosto de 2016

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Av. Santa Catarina, n° 504, Loja 2 - Baln. Gaivota - SC

- Sombrio - SC

NFP-e: mil usuários em um ano

Hoje completa um ano do lançamento do primeiro piloto da Nota Fiscal Eletrônica para o Produtor Rural (NFP-e). Desde então, 43 mil notas fiscais foram emitidas, totalizando R$ 170

milhões. “Temos mil usuários no momento, mas potencial para multi-plicar esse número e facilitar a vida de mais produtores rurais. Com o aplicativo, eles não precisam sair de casa para emitir uma nota, pou-pando tempo”, incentiva o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni. Oficialmente, a NFP-e foi lançada em janeiro, em Chape-có. Antes disso, porém, a Secretaria já testava o aplicativo com pro-dutores. O auditor fiscal Ari Pritsch fez 16 treinamentos, capacitando cerca de 300 servidores municipais e 250 gestores de sindicatos rurais para orientar os produtores. “O sistema vem sendo lentamente absor-vido pelo produtor rural catarinense. Depende muito das empresas com as quais eles têm negócios e das prefeituras fazerem campanhas de incentivo”, destaca Pritsch. A administração municipal também é beneficiada com o aplicativo. Além de desafogar os serviços na prefei-tura, a NFP-e traz economia de papel, com a dispensa dos formulários de NF. Atualmente, produtores de 115 municípios utilizam o sistema da nota eletrônica. O campeão é Corupá, na região Norte, que econo-mizou mais de 1.500 notas só em 2016. O maior usuário é um produtor de Santa Cecília, que emitiu mais de 400 notas em julho passado.

Pela igualdade A Comissão de Cons-tituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara realiza hoje à tarde uma audiên-cia pública para debater propostas que tratam do foro especial ou privilegiado. Uma delas é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 247/2016, de autoria do deputado Celso Maldaner (PMDB-SC), que pretende acabar com esta injustiça. Para ele, a prática configura uma afron-ta ao princípio ético de igualdade entre os cidadãos perante a Lei e é hoje sinônimo de impunidade. Recentemente, a PEC foi defendida pelo juiz Sérgio Moro.

Cidadania O projeto Leitura nas Pri-sões será abordado na formação oferecida pela Secretaria da Educação, a partir de hoje, para mais de 200 profissionais da Educação Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina. A proposta é transformar a prática em processo de cidadania e cons-trução de conhecimento, autoestima e au-toconhecimento do apenado.

Jovens e Adultos Outro foco do en-contro é discutir novas práticas em sala de aula que auxiliem os profissionais dos Centros de Educação de Jovens e Adul-tos (CEJAs). Atualmente, o Programa de Educação em Espaços de Privação de Liberdade, parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania, atende cerca de 3 mil

alunos em 70 unidades, subdividindo-se em 43 campos prisionais, 15 socioeducati-vos e 12 terapêuticos.

Feira do Empreendedor Encerra hoje o prazo para inscrições gratuitas para a Feira do Empreendedor, evento realiza-do pelo Sebrae-SC e que é considerado um dos maiores em empreendedorismo no país. As inscrições podem ser feitas pelo www.feiradoempreendedor.com.br. No lo-cal do evento, a inscrição custará R$ 5,00. A Feira será realizada entre sexta-feira e domingo (26 a 28), em Florianópolis. A programação tem foco em geração de ne-gócios para as micro e pequenas empresas.

Intercâmbio nos EUA Com o dólar mais baixo, jovens catarinenses têm in-vestido no sonho de aprimorar o inglês e turbinar o currículo trabalhando no exterior. Para incentivar esses jovens, a Job Fair reunirá universitários de todos os cantos do estado com potenciais em-pregadores estadunidenses, em setem-bro, na Capital. De acordo com Felipe Jendiroba, presidente da Intercultural e especialista no tema, já para o próxi-mo inverno do hemisfério Norte, existem vagas para diversos níveis de fluência na língua inglesa em resorts e estações de es-qui. Informações pelo (48) 3229-7900 ou pelo www.intercultural.com.br

Com o Sebraetodo mundo pode.

+CréditoApresentado durante o 52º Seminário Estadual do SPC-SC, que acabou ontem, em Gaspar, o car-tão CDL + Crédito é ligado a um cadastro baseado no histórico de compras e patrimônio do cliente, aceito em todos os estabelecimentos associados ao Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina. O sistema proporciona uma avaliação da capacida-de de compra e beneficia os bons pagadores. Para o presidente da Federação das CDLs (FCDL-SC) Ivan Tauffer, a ferramenta dá ao lojista um apri-moramento de sua carteira de fregueses, enquanto o consumidor tem a van-tagem de não precisar fazer um cadastro em cada estabelecimento. “Este produto também tem o objetivo de educar os inadimplentes, além de poder ampliar o crédito àqueles com histórico positivo”, afirma.

Marcela V

alença

Por Andréa [email protected]

23/Ago/2016

hidratante corporal, fral-das geriátricas, entre outros itens. Segundo a coordenadora social da cooperativa, Elisabete Biz dos Santos, para dei-xar a tarde ainda mais agradável, as mulheres levaram bolos, sucos e bolachas. “Tudo foi feito com muito carinho. Foi um momento especial, muitas delas nunca ti-nham ido a um asilo. Fi-caram muito emociona-das. Realizar uma ação

7Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016Geral

Sindicato lança informativo > ARARANGUÁ

O Sindicato dos Co-merciários do Vale do Araranguá (Sitracom) lançou neste mês, a 81ª edição do informativo O Grito. Desenvolvido pelo jornalista Felipe Balthazar, o informati-vo possui seis páginas,

em que são abordados temas como o acordo co-letivo, que beneficiou os trabalhadores no varejo, farmacêuticos e óticos, sobre o dissídio na ca-tegoria dos concessioná-rios, o cenário político brasileiro, na visão do advogado trabalhista Herval Casagrande, a

> SOMBRIO

Mais uma ação foi desenvolvi-

da pelas mulheres que participam dos Núcleos Femininos da Cooperja, desta vez de Tenente e Pinheirinhos. A atividade de cunho social foi desen-volvida no município de Sombrio, onde as mulhe-res visitaram o Lar do Idoso São José.

Elas doaram produ-tos de higiene pessoal,

Visita emociona grupoAsilo

como esta é proporcionar a nós mesmas uma bela reflexão sobre a vida. Pa-rar de reclamar com o que temos”, destaca Elisabete.

A agricultora e asso-ciada Rosane Belletini Paganini, conta como se sentiu participando da visita. “Hoje tive uma ex-periência nova em minha vida. Minha expectativa era grande. Chegando lá, o primeiro pensamento que tive, foi o que leva as pessoas a virem ‘repou-sar’ aqui, já que muitos falam ‘casa de repouso’? De início fiquei sem ação, vendo seres humanos ali, sem o aconchego dos fi-lhos, noras, netos, bisnetos lhes dando carinho. Me emocionei pensando sobre isso e vendo o esforço dos funcionários em atender às suas necessidades em um ambiente totalmente limpo. Alguns falantes, como o seu Nestor, outros calados, desconfiados, só observando. Mas senti que estavam felizes com nossa presença”.

³Mulheres visitam e fazem doação ao Lar do idoso

regulamentação dos fe-riados em Sombrio e a importância da luta sindical

‘O Grito’ já está dis-ponível na sede do Sitra-com, localizada na Rua Jornalista Durval Ma-tos, nº 400, bairro Cida-de Alta, em Araranguá e na filial, em Sombrio, localizada na Rua Cae-tano Lummertz, nº 557, no Centro da cidade. Os exemplares também estão sendo distribuídos junto a categoria, pelos diretores Joelcio Cesar dos Santos, o Saba, Ana Maria Chechetto e Valé-ria Leandro, por todo o Vale do Araranguá.

Nenhum homemé uma ilha

ProcóPio Lamarca

Nenhum homem é uma ilha. A frase é do inglês John Donne, escrita em 1624, e quatrocentos anos depois continua sendo uma das mais citadas nos livros de autoajuda. E uma das mais co-nhecidas pela população comum. Todo mundo compreende que nenhum homem é uma ilha, mas todo mundo, pelo menos uma vez, já se sentiu uma ilha, sozinho em meio a um vasto oceano.

A poesia de Donne continuava com outra frase célebre: a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero hu-mano. Também esta sentença aparece com frequência nos textos de autoajuda, principalmente do estilo de autoajuda espiritual. É menos conhecida das pessoas de maneira geral, porém. Não estou falando daquela autoajuda neces-sariamente religiosa, mas voltada àquelas questões da alma que sempre preocuparam a humani-dade. Entra neste campo a perda de alguém querido, a dificuldade de viver com os próprios defeitos e os alheios, e o medo da morte. Além da frustração diante de uma vida que se esperava diferente e se mostrou sempre tão igual.

São questões que nem sempre têm respostas e mesmo assim as pessoas continuam perguntando e buscando maneiras de seguir adiante com as dúvidas.

Uma olhada em qualquer lista de livros mais vendidos no país comprova a supremacia da auto-ajuda como preferida. Justiça seja

feita, em outros países é assim também. Nenhum homem ou mulher, de qualquer era, esteve livre de sentir solidão e angústia. Parece que agora estes sentimen-tos estão mais presentes, ou as pessoas dão mais atenção a eles, e para combatê-los, dá-lhe autoa-juda, fora os que apelam para os tarjas pretas.

E tem autoajuda de todo tipo e gosto, como o famosíssimo O Mon-ge e o Executivo, que é de 2004, mas até hoje se mantém na diantei-ra; e Jesus,o Maior Psicólogo que já Existiu, que também mantém liderança até hoje, além das obras dos padres Marcelo Rossi e Fábio de Melo. Isso sem falar no eterno best seller O Pequeno Príncipe. Quem mumca disse: tu te tornas eternamente responsável por aqui-lo que cativas.

Os livros de autoajuda cos-tumam ser recheados de frases feitas e superficiais, como “Só o amor faz ser livre, porque quebra os cativeiros que nos aprisionam”. Na prática isso não quer dizer nada, mesmo assim funciona para muita gente. Se elas se sentem melhor, ótimo. Quando alguém se sente feliz, toda a humanidade melhora. Olha eu dando dica de autoajuda. Pois é, não é à toa que um dos primeiros livros do gênero sobrevive até hoje. Ele se chama Minutos de Sabedoria e oferece pequenas doses diárias de autoa-juda. Na verdade, nada melhor do que ter pelo menos um minuto de sabedoria por dia.

Limpeza de peleMaquiagens em geralDesigner de sobrancelhase henna Tel.: (48) 9810.2913

Facebook.com/julianasantosE-mail: [email protected]

Atendimentoa domicílio

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

NovelasÊta mundo bom - 18h

Haja Coração - 19h

Velho Chico - 21h

Sandra informa a Anastácia o valor do resgate. Filomena pensa em Candinho. Pirulito ensina Cláudio a jogar fute-bol. Candinho pede a Pancrácio para se disfarçar e tentar

encontrar pistas do sequestro de Filomena. Severo avisa a Maria que irá se casar com Diana. Pirulito vê Cara de Cão em um bar. Josias e Paulina se casam.

Francesca aceita o convite de Beto para viajar com ele e Tancinha ao Rio de Janeiro. Beto pede a Tonho que contrate um helicóptero para procurar Apolo. Aparício diz a Giovanni que quer conversar

com ele. Aparício dá a senha do computador para Giovanni seguir com sua investigação.

Rapidinhas

Correio do Sul Terça-feira, 23 de Agosto de 2016

Áries 21/03 a 20/04Saturno neste momento provavelmente agirá neste signo dentro da sua característica negativa mais agressiva. Deve evitar confrontos diretos para não haver um conflito desne-cessário. Desperte um lado mais equilibrado.

Leão 21/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/12Ficará muito atirado, mais do que o normal e irá gerar um desconforto e incômodo nas pessoas ao seu lado, principalmente com Câncer. Plutão neste caso pode ser o grande vilão deste momento exagerado.

Gêmeos 21/05 a 20/06

Mercúrio irá convergir a seu favor para comunicação, conseguirá ter diálogos muito interessantes. Evite falar demasiadamente para não entrar contradição, pois Júpiter estará presente mesmo que de forma tênue.

Libra 21/09 a 20/10Sentirá uma forte agitação de várias formas no seu dia, irá dar importância desnecessária a frivolidades. Marte atrapalhará o seu desenvolvimento social e para chegar a um estado de equilíbrio emocional.

Aquário 21/01 a 18/02

Touro 21/04 a 20/05A Lua na passagem por esta constelação não terá um presença muito forte. Tende a ter uma influência maior de Plutão incen-tivando um pouco mais sua teimosia. Para tanto depende da sua determinação para mudar esse quadro.

Virgem 21/08 a 20/09Irá notar um pouco que sua capacidade de tornar tudo mais prático, não estará sendo bem explorada. Júpiter será o principal motivo para esta atividade estar enfra-quecida. De forma mais fraca o elemento terra te ajudará.

Capricórnio 21/12 a 20/01Tende agir de forma muito conservadora e irá lhe atra-palhar aceitar coisas novas. Marte irá bloquear a sua qualidade realista e lhe deixará um pouco pessimista. È bom tentar ser mais prático, agindo com tranquilidade.

Câncer 21/06 a 20/07O elemento água é que lhe fortalecerá para que você não seja tão dependente dos outros. É bom que você siga em frente e também procure pensar mais no seu próprio bem estar. Pratique um amor sadio.

Escorpião 21/10 a 20/11Urano irá fazer com que se apegue intensamente uma ideia no qual lhe agrada tanto e que será positiva. Essa será uma oportunidade para não perder o foco e realizar um processo de transformação na sua vida.

Peixes 19/02 a 20/03Terá um dia um pouco melancólico, você pode em alguns momentos alimentar sentimentos depreciativos. Mercúrio irá fazer com que você se puxe para este baixo astral. É necessário que tente ser mais amável.

Agirá de forma impávida e titubeara pouco nesta boa transição do Sol em relação ao signo de Leão. Seu coração parte anatômica de destaque desta constelação pode não estar preparado para emoções mais fortes.

Verá sua energia para tratar de assuntos mais turbulentos se esvaírem. Mercúrio não deixará com que você desenvolva mais a sua qualidade de ser despreocupado. Deve tentar buscar a paciência que está dentro de você.

A ex-BBB Munik fotografou, recentemente, para sua linha de roupas, chamada Uso Res-trito. O ensaio foi realizado em um estúdio no Rio de Janeiro.

As peças serão comercializadas em breve pelo site e também no portal que será lançado em outubro com direito a desfile para convidados

“Acompanhei cada detalhe das peças, quis deixar com a minha cara , para público da minha idade “, disse a morena.

Para Luciana Gimenez, não é problema mostrar nas redes sociais o corpão conquistado com muito esforço.

A apresentadora esbanjou as curvas ao postar uma foto enquanto tomava um banho de sol, só de biquíni. No entanto, para um dos cliques, ela resolveu focar especificamente no bumbum, “esquentando” o clima entre os seus seguidores, que elogiaram a foto.

“Segunda parte da foto”, escreveu ela.No clima do fim da Olímpiada, Luciana

festejou a vitória do futebol brasileiro nos jo-gos com uma foto do filho, Lucas Jagger, e do irmão, Marco Antônio Gimenez. Na publicação, ela ainda ironizou o fato do pai de seu filho, Mick Jagger, levar azar para o Brasil nos jogos.

Sophie reconhece que Miguel não a ama de verdade. Piedade pressiona Luzia a revelar segredo. Miguel conforta Olívia. Pie-dade enquadra Luzia e a questiona sobre as cartas de Tereza.

Miguel chega ao seu limite. Afrânio avisa a Carlos Eduardo que vai se aposentar. Tereza é surpreendida por confissão de Miguel. Miguel pede ajuda a Tereza para esquecer Olívia.

TÂNIA DUARTE

Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

[email protected]

facebook.com/tania.duartecoelho

O GrandeGala

O glamour, presente em cada detalhe dos vesti-dos e em cada sorriso das 20 jovens que debutam no dia 3 de setembro, pôde ser contemplado na última sexta (19), no salão nobre do Grêmio Fronteira. O evento, que funciona como uma espécie de prévia do que será apresentado no Grande Gala, reservou momentos únicos e muita emoção.

MulheresCooperativistas

Na noite de 12 de agos-

to, a Cooperja realizou a formatura da segunda turma do Programa Mu-lheres Cooperativistas. Mais de 35 associadas/esposas de sócios, suas famílias, representantes do Núcleo Feminino de Tenente e Pinheirinhos e funcionários da Cooperja estiveram reunidas em Jacinto Machado para comemorar este grande feito. Na ocasião a re-presentante do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, falou sobre o Programa e a alegria de formar mais uma turma.

³ De Balneário Gaivota: Luana , Neliton e Elvio da Boutique Morango Rosa. A loja está cheia de novidades e promoções... uma tentação!

³ A bela proprietária da Cacau Show de Sombrio esteve de ani-versário no último domingo (21). Parabéns!!!

³ Debutantes, familiares e diretores sociais do Grêmio Fron-teira provaram o gostinho da Grande Noite, com o pré-baile, realizado na noite da última sexta (19).

³ Forte emoção tomou conta da Cooperja, na noite de 12 de agosto, quando a cooperativa realizou a formatura da segunda turma do Programa Mulheres Cooperativistas.

³ O gatinho Túlio, filho da Izabel Da Boit e do Jedson dos Santos, esteve de aniversário ontem. Parabéns!!!

48 3533.0762

Publicidade10 Correio do Sul Terça-feira, 23 de Agosto de 2016

Geral 11Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

nha da chapa majoritária, que tem como candidatos Mariano Mazzuco para prefeito e Primo Menegalli Júnior para vice, foi a pri-meira a ser organizada, se-guida de outra direcionada aos candidatos a vereador.

Todos os candidatos estão realizando reuni-ões nas comunidades, na média de duas a três por noite, e os comícios devem

Gislaine Fontoura

³Candidato a vereador grava no estúdio para o horário eleitoral da televisão

³Reunião da organização da campanha de Mariano

³Encontro discutiu formas de tornar a gestão escolar mais democrática

CS mostra os bastidores de campanhaEleições

> ARARANGUÁ

Na próxima sex-ta-feira, dia 26,

inicia o horário eleitoral gratuito no rádio e na te-levisão. Faltando quatro dias para os candidatos colocar seus programas no ar, como andam os bas-tidores das campanhas dos partidos políticos em Araranguá?

A coligação Juntos Po-demos Muitos Mais, com-posta pelo PP, PR, PSDB, PV, Solidariedade, PRB, PEM, PCdoB, PSB e PSC, está com os trabalhos a todo o vapor. O coordena-dor geral da campanha, José Hilson Sasso, infor-ma que 40 pessoas, entre contratados e voluntários, trabalham na campanha, incluindo divulgação, even-tos, agenda, coordenação, jurídico, contabilidade, publicidade, secretários de comitês, entre outras funções.

Segundo Sasso, no de-correr dos dias o trabalho vai aumentando. A campa-

começar pelo dia 10 de setembro, conforme Sasso serão realizados em torno de 18 comícios. “Há muito trabalho pela frente, esta-mos fazendo agendas com centros comunitários, a programação é bem exten-sa e a medida que o tempo passa vai aumentando”, diz.

As gravações para te-levisão e rádio dos can-

Esta semana, o Correio do Sul apresenta a movimentação dos candidatos na única cidade que tem programa eleitoral na TV

Educação debate gestão escolar > REGIÃO

A tutoria do Plano de Gestão Escolar e a Supervisão de Educa-ção Básica da Gerência Regional de Educação (Gered) de Araranguá, promoveram na tarde desta segunda-feira, o segundo encontro de trabalho na gestão es-colar democrática. A reunião contou com a participação dos técni-cos pedagógicos e espe-cialistas das 43 escolas estaduais do extremo--sul. Entre os temas dis-

cutidos estavam o módu-lo 3 do Sistema e-Proinfo, que evidenciou o Projeto Político-Pedagógico da Escola, as metas, obje-tivos e ações, além das Políticas de Educação – inclusão, prevenção, atenção e atendimento às violências nas unidades escolares.

Segundo a tutora de Gestão Escolar da Ge-red, Ana Dirce De Vila, esta formação continu-ada está sendo propor-cionada para diretores, assessores e técnicos pe-dagógicos, em momentos

diferenciados, com obje-tivo de discutir a gestão escolar democrática no cotidiano escolar.

Nesta terça-feira,a formação reunirá os as-sessores de direção das escolas. Os encontros com foco na gestão es-colar democrática ocor-rerão até o final deste ano letivo. “É um mo-mento importante para que os participantes possam refletir sobre a intencionalidade das ações desenvolvidas no cotidiano da escola”, concluiu a tutora.

didatos a prefeito e vice normalmente são feitas pela manhã, tanto inter-nas quanto externas, já os vereadores gravam a qualquer horário do dia e até à noite, inclusive nos fins de semana. João Lauri Pereira, responsável pela parte de televisão da cam-panha, conta que o traba-lho iniciou há 15 dias e que a equipe levou quase uma semana só para ajustar a iluminação do estúdio, para que o resultado fi-

casse como o desejado. Ele avalia que cerca de 60% dos vereadores já grava-

ram seus programas e que as imagens externas já es-tão quase todas coletadas.

Geral12 Correio do Sul Terça-feira, 23 de Agosto de 2016

Segurança 13Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

de Maracajá, pelo telefone 3529-0187, ou os números de emergência do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que entram em contato com a Polícia Am-biental. “Nas nossas praias geralmente as pessoas mexem neles, já tivemos casos em que trouxeram o animal para cá”, revela.

Outra questão preocu-pante, segundo Schneider, é que o lobo marinho é um transmissor e recep-tor das doenças dos cães. “Por questões sanitárias as pessoas não deveriam pegá-los. Nós atuamos quando o bicho está com algum ferimento ou muito magro, então recolhemos e levamos para Florianó-polis”, explica.

Na capital do estado existe um centro de re-

Gislaine Fontoura

³Lobos marinhos aparecem nesta época quase sempre para descansar na areia

³Mercadoria apreendida valia cerca de mil reais

³Homem estava com várias notas de cem falsas

³xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

PA orienta sobre animais marinhosAlerta

> MARACAJÁ

Estamos na época da rota migrató-

ria do lobo marinho e do pinguim, que segue até setembro. Eles, bem como a tartaruga marinha, cos-tumam aparecer na região, e o comandante do Pelotão de Polícia Militar Ambien-tal, com sede em Maracajá, tenente João Hélio Sch-neider, alerta a população para os cuidados com estes animais silvestres.

Conforme o tenente, é importante que as pessoas não retirem os animais de seu ambiente natural e em caso de dúvida sobre a saúde deles, acione o pelotão da PM Ambiental

colhimento de animais silvestres, que se encontra bastante lotado. Os ani-mais que chegam ao centro não podem mais sair de lá por questões sanitárias e passam o resto de suas vidas em cativeiro. De acordo com o comandante, este ano apareceram dois lobos marinhos na região. “A gente orienta a popu-lação a não recolher e não alimentar, os pinguins e lobos marinhos que che-gam à praia para descan-sar. O lobo marinho pode dormir até quatro dias direto. Algumas pessoas, por curiosidade, acabam estressando o animal e em alguns casos, por mais que se faça a recuperação dele, o estresse foi tão grande que ele não sobrevive”, alerta.

Produtos piratas são apreendidos

Homem é detido com nota falsa

DIC prende condenado por furto

> SOMBRIO

Durante a tarde des-ta segunda- feira, ven-dedores animados em-purrando um carrinho de duas rodas corriam pelo Centro de Sombrio vendendo produtos de limpeza. Eles ofereciam galões de cinco litros por preços que variavam de R$5,00 a R$10,00, chamando a atenção das donas de casa e também proprietários de empre-sas. As vendas pareciam ir bem, até a chegada da Vigilância Sanitária Municipal.

O fiscal Diego Gius-ti, que prestou apoio a Vigilância Sanitária, ex-plicou que tratava-se do crime de comercializa-ção de produto clandes-tino, uma prática que além de ilegal é perigo-sa, colocando em risco a segurança dos usuários, já que a mercadoria não

> SOMBRIO

Na madrugada des-ta segunda-feira, en-quanto policiais milita-res estavam atendendo a ocorrência em que quatro seguranças fo-ram esfaqueados em um baile, houve mais uma confusão.

Valdilei da Rocha Emerim, irmão do autor das facadas, estava per-turbando a guarnição, até que foi abordado. A PM recebeu a informa-ção de que o rapaz es-tava com uma arma em seu carro. Durante a re-vista feita no automóvel,

> ARARANGUÁ

Agentes da Polícia Civil da Divisão de In-vestigação Criminal de Araranguá prenderam o condenado Cristiano Dourado Florêncio, de 30anos. Natural de Porto Alegre, ele foi preso por força de mandado de pri-são-sentença condenató-ria definitiva, expedido pelo Juizo da 1ª Vara Criminal de Araranguá.

obedece nenhuma norma de segurança. Segundo Diego, foram apreendidos 70 galões de cinco litros de produtos diversos de limpeza. Tudo será descartado, pois a venda, comercialização e utiliza-ção são proibidas.

O proprietário da car-ga lamentou a apreensão e o fato dos produtos se-rem jogados fora, acre-ditando que poderiam ser doados para pessoas carentes escolas ou ór-

os policiais encontraram três pedras de crack e com Valdilei foram encon-trados R$900,00 em notas falsas. Ele recebeu voz

gãos públicos. Os fiscais explicam que produtos sem procedência e que não têm inspeção não podem ser utilizados. O ônibus usado pelos ven-dedores para o transpor-te dos produtos estava em dia e foi liberado.

Segundo os fiscais, a informação é que a mer-cadoria é do Rio Grande do Sul, mas se investiga a possibilidade de estar sendo fabricada em cida-des da região.

de prisão e foi conduzido para a Polícia Federal em Criciúma, responsá-vel por apurar este tipo de crime.

Cristiano foi condena-do a pena de três anos de reclusão pela prática de furto qualificado e aguar-da na cela da DIC sua transferência para um presídio.

Os mesmos policiais em diligências no bairro Mato Alto localizaram e apreenderam a motocicle-ta Honda CBX Twister, de placa MCV6467, roubada na cidade de Criciúma no dia 4 de julho. Segundo

o proprietário Elivelton Moreira Espanhol, quan-do se aproximava do por-tão de sua residência no bairro Poço Oito, foi ren-dido por dois assaltantes armados que roubaram a moto. Quando da apreen-são, a motocicleta estava com a letra C adulterada e sobre esta colocada com fita adesiva a letra I. Os receptadores foram identificados e ouvidos na qualidade de indiciados.

Geral14 Correio do Sul Terça-feira, 23 de Agosto de 2016

Segurança 15Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

Nota do Deap

jurídico estabelece que o preso deve permanecer na delegacia tão somente pelo período em que é feita a la-vratura do procedimento.

Na semana passada, houve mais um exemplo deste descompasso.Foi cumprido um mandado de prisão e um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Os dois permaneceram na delega-cia de Sombrio por aproxi-madamente 72 horas.

“A delegacia não tem estrutura física e nem de pessoal para manutenção de presos. Falta alimenta-ção e nós não temos efetivo para fazer essa segurança”, alerta o delegado. E podia ter sido pior. Na madruga-da de sexta-feira,um dos dois detentos que estavam na cela da delegacia passou mal. No prédio se encon-trava apenas um policial de plantão, que precisou prestar socorro e acionar o Samu. “Nós estamos sofrendo com essa ques-tão. Isso não é atribuição da Polícia Civil e a super lotação dos presídios é um problema do estado,

³Delegado Luís Otávio mostra cela onde ficam presos até serem recolhidos

³Banheiro para os presos na cela da delegacia

³Aluna recebe dos policiais uma réplica do mascote do programa da PM

Cela da delegacia é provisóriaSem Estrutura

> SOMBRIO

O delegado de Som-brio Luís Otávio

Pohlmann voltou a criticar, na tarde de sexta-feira, um problema que já vem se ar-rastando a um bom tempo. O Departamento de Admi-nistração Prisional (Deap) não está respeitando o prazo para transferência dos presos da delegacia para o presídio, que é de 24horas. O atraso provoca transtorno ao serviço da Polícia Civil, que dispõe de pouco efetivo e acaba fican-do ainda mais sobrecarre-gada, tendo que atender os presos que ficam na cela da delegacia.

A situação que nunca foi boa ficou pior depois que o Presídio Regional de Araranguá foi interditado, há três anos. A partir daí a retirada dos presos das delegacias ficou ainda mais demorada. Luís Otávio lembra que o prazo de recolhimento em até 24 horas depois da comunica-ção da prisão já é um tanto flexível, pois ordenamento

ele é que deve resolver”, desabafa.

No caso dos dois pre-sos, as famílias estavam trazendo comida para eles de casa, mas já aconteceu do detento não ter familia-res na região e os policiais comprarem do próprio bol-so. “Não vamos deixar pas-sar fome aqui, só que não cabe nem a família nem ao policial desembolsar por isso.

A reportagem do Jor-nal Correio do Sul esteve na cela da delegacia de Sombrio, um ambiente pe-queno e frio, com uma pe-quena divisória que escon-de uma espécie de banhei-ro apropriado para aquele tipo de local. Visivelmente o espaço se destina a per-manência temporária, já que não existe estrutura de alojamento.

Os dois presos foram removidos na sexta-feira.

“O Departamento Es-tadual de Administração Prisional (Deap) busca

Delegado explica porque presos não podem permanecer por mais de 24 horas a espera de transferência para presídiosempre cumprir todas as determinações da Lei no que se refere a remoção de presos em delegacias.

No entanto, diante das interdições judiciais im-postas em unidades pri-sionais do estado, o Deap tem dificuldade de atender todas as demandas com a devida agilidade.

Neste momento, a Ge-rência de Execuções Pe-nais do Departamento já trabalha para solucionar o problema com a maior brevidade possível.”

Mais de mil criançasdizem não às drogas

> ARARANGUÁ

> Na semana passada, 1.032 crianças de 51 turmas do 5º ano de escolas municipais, es-taduais e particulares de Araranguá se for-maram no Programa Educacional de Resis-tência às Drogas e a Violência (Proerd) da Polícia Militar. O cur-so foi ministrado pelos

sargentos Moisés de Bem Alano e João Ba-tista dos Passos de Oli-veira, cabos Alessandro de Souza e Stefani Mar-celino Souza e soldado Elienar Farias.Em uma das etapas do Proerd, os alunos apresentam uma redação, onde descrevem todas as informações ad-quiridas e o aprendizado que tiveram durante as aulas. Ao todo, 50 reda-

ções se destacaram e seus autores foram ho-menageados com prê-mios patrocinados pela prefeitura de Araran-guá. A solenidade ter-minou com a presença do mascote do Proerd, sorteio e entrega de brindes. Nos 15 mu-nicípios da região, são formadas aproximada-mente 1.300 crianças todo ano.

Polícia16 Correio do Sul Terça-feira, 23 de Agosto de 2016

Tiros e facadas

atacar os seguranças. O porteiro do salão, Enor Munari Lopes viu o que estava acontecendo e foi ajudar os colegas.

“No momento que fui imobilizar o homem que começou a desferir golpes de facas sentia dor, mas entendia que se não conseguíssemos detê-lo, ele poderia vi-timar pessoas inocen-tes, podendo haver até uma tragédia. Por isso, mesmo com o sangue jorrando, conseguimos tirar ele para fora do baile. Mas ele pare-cia estar sobre efeito de alguma droga, já que várias de nos-sas técnicas pareciam ineficazes contra ele, dando trabalho para que conseguíssemos imobiliza-lo”, contou

³Seguranças e porteiro ficaram feridos ao tentar tirar a faca do homem no salão

³Posto de saúde atendeu de forma improvisada devido a limpeza ontem ³Valdioceli também ficou ferido na confusão do baile

Seguranças são esfaqueados em baileNoite Agitada

> SOMBRIO

Trabalhar como segurança em

bailes sempre foi uma profissão difícil, que exige paciência, co-nhecimento de defe-sa pessoal e primeiros socorros. Nos últimos anos,devido ao consu-mo de drogas, a pre-sença dos seguranças se tornou indispensável para evitar confusões e até tragédias.

Mas nem tudo pode ser evitado, conforme se viu na noite de do-mingo, quando Valdio-celi da Rocha Emerim, de 37 anos, conhecido como Pequeno, provo-cou grande confusão em um salão de Sombrio. Morador de Jacinto Machado, ele era con-siderado um frequen-tador calmo do tradicio-nal Baile do Juca.

No domingo, no en-tanto, após um proble-ma com a namorada, segundo os seguranças Pequeno estava estra-nho e parecia agressi-vo. O rapaz teria tu-multuado o ambiente e os seguranças Eloir Santos Fontes, Wag-ner Almeida de Souza e Julian Rodrigues da Rosa tentaram contê--lo, até que ele retirou uma faca que tinha escondida e começou a

Wagner, que teve feri-mentos na mão, no bra-ço e nas costas devido as facadas.

O segurança Eloir explicou que após le-var Pequeno para fora do salão, foi acionada a Polícia Militar. Os pol ic iais chegaram, segundo informações, agindo de modo enér-gico e dando três tiros para o chão. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram ao local e condu-ziram os seguranças para o Hospital Dom Joaquim.

“Foi somente quan-do me deitei na maca da ambulância é que notei gravidade dos

Três homens responsáveis pela paz no salão e até o porteiro são atacados por cliente que deu trabalho até ser contido

Ladrão alaga posto de saúde

Rapaz tenta morder pai e PM

> SOMBRIO

Um ladrão atrapa-lhado acabou causando um grande prejuízo no posto de saúde central de Sombrio. Na madru-gada desta segunda--feira, o bandido ‘ho-mem aranha’ tentou entrar por uma janela do posto e não obteve sucesso. Ele insistiu e conseguiu entrar pelo telhado, mas quebrou um encanamento de água que fica na parte superior do prédio.

> SOMBRIO

Na madrugada de domingo, a Polícia Mi-litar foi acionada para atender uma ocorrência no bairro São Luiz, em Sombrio. Um pai e um filho tiveram um desen-tendimento e o rapaz teria saído de carro. A PM o encontrou em uma

Depois de todo este trabalho, tudo que ele levou foi um aparelho de TV de 32 polegadas que vale aproximadamente R$1.500,00, só que dei-xando para trás um pre-juízo de cerca de R$7mil.

O encanamento que-brado provocou uma en-xurrada que afetou o forro do posto e molhou equipamentos médicos caros, além de compu-tadores, impressoras, prontuários, históricos completos de pacientes e muito mais. Além do

rua do bairro, parado, com ferimentos no rosto e o para-brisa do carro quebrado.

Os policiais inicial-mente tentaram acalmar o rapaz que estava incon-solável e muito agressivo, investindo contra os poli-ciais. Ele foi conduzido a delegacia por desacato e direção perigosa, já que

prejuízo financeiro, o infeliz acabou com anos de trabalho dos funcio-nários.

A Polícia Militar foi ao local e registro um boletim de ocorrência e a Polícia Civil fez um apa-nhado de fotos e iniciou a investigação para buscar encontrar o criminoso. Os funcionários passa-ram o dia limpando tudo e lamentando a falta de consideração do bandido, que não perdoou nem mesmo um posto de saú-de, tão útil a população.

segundo os policiais ele não tinha condições psi-comotoras de conduzir o automóvel.

Ao chegar na de-legacia e ver o pai, o filho o atacou e tentou morder os policiais que o seguraram.

Segundo informação extraoficial, o estava so-bre efeito de droga.

cortes e pensei na mi-nha vida e de meus co-legas. Por muito pouco poderíamos não estar mais vivos para contar essa história”, analisa Eloir, ressaltando que o trabalho conjunto dos seguranças e a Polícia Militar sempre deu bom resultado na manutenção da ordem nos eventos.

Valdioceli da Rocha Emerim, o agressor, foi preso e conduzido para a delegacia de Sombrio. Na tarde des-ta segunda-feira ele foi levado a Instituto Geral de Perícia para fazer o exame de corpo delito e depois voltou para a cela da dele-gacia, já mais calmo. A faca que usou para

esfaquear os seguran-ças não foi encontrada. Todos passam bem, porém, como depen-dem de boa saúde para desempenhar seu tra-balho, terão que pas-sar algumas semanas sem trabalhar. Alguns deles recebem diária de cada t rabalho e depende disso para sobreviver.

Publicidade 17Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016Polícia16 Correio do Sul Terça-feira, 23 de Agosto de 2016

Tiros e facadas

atacar os seguranças. O porteiro do salão, Enor Munari Lopes viu o que estava acontecendo e foi ajudar os colegas.

“No momento que fui imobilizar o homem que começou a desferir golpes de facas sentia dor, mas entendia que se não conseguíssemos detê-lo, ele poderia vi-timar pessoas inocen-tes, podendo haver até uma tragédia. Por isso, mesmo com o sangue jorrando, conseguimos tirar ele para fora do baile. Mas ele pare-cia estar sobre efeito de alguma droga, já que várias de nos-sas técnicas pareciam ineficazes contra ele, dando trabalho para que conseguíssemos imobiliza-lo”, contou

³Seguranças e porteiro ficaram feridos ao tentar tirar a faca do homem no salão

³Posto de saúde atendeu de forma improvisada devido a limpeza ontem ³Valdioceli também ficou ferido na confusão do baile

Seguranças são esfaqueados em baileNoite Agitada

> SOMBRIO

Trabalhar como segurança em

bailes sempre foi uma profissão difícil, que exige paciência, co-nhecimento de defe-sa pessoal e primeiros socorros. Nos últimos anos,devido ao consu-mo de drogas, a pre-sença dos seguranças se tornou indispensável para evitar confusões e até tragédias.

Mas nem tudo pode ser evitado, conforme se viu na noite de do-mingo, quando Valdio-celi da Rocha Emerim, de 37 anos, conhecido como Pequeno, provo-cou grande confusão em um salão de Sombrio. Morador de Jacinto Machado, ele era con-siderado um frequen-tador calmo do tradicio-nal Baile do Juca.

No domingo, no en-tanto, após um proble-ma com a namorada, segundo os seguranças Pequeno estava estra-nho e parecia agressi-vo. O rapaz teria tu-multuado o ambiente e os seguranças Eloir Santos Fontes, Wag-ner Almeida de Souza e Julian Rodrigues da Rosa tentaram contê--lo, até que ele retirou uma faca que tinha escondida e começou a

Wagner, que teve feri-mentos na mão, no bra-ço e nas costas devido as facadas.

O segurança Eloir explicou que após le-var Pequeno para fora do salão, foi acionada a Polícia Militar. Os pol ic iais chegaram, segundo informações, agindo de modo enér-gico e dando três tiros para o chão. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram ao local e condu-ziram os seguranças para o Hospital Dom Joaquim.

“Foi somente quan-do me deitei na maca da ambulância é que notei gravidade dos

Três homens responsáveis pela paz no salão e até o porteiro são atacados por cliente que deu trabalho até ser contido

Ladrão alaga posto de saúde

Rapaz tenta morder pai e PM

> SOMBRIO

Um ladrão atrapa-lhado acabou causando um grande prejuízo no posto de saúde central de Sombrio. Na madru-gada desta segunda--feira, o bandido ‘ho-mem aranha’ tentou entrar por uma janela do posto e não obteve sucesso. Ele insistiu e conseguiu entrar pelo telhado, mas quebrou um encanamento de água que fica na parte superior do prédio.

> SOMBRIO

Na madrugada de domingo, a Polícia Mi-litar foi acionada para atender uma ocorrência no bairro São Luiz, em Sombrio. Um pai e um filho tiveram um desen-tendimento e o rapaz teria saído de carro. A PM o encontrou em uma

Depois de todo este trabalho, tudo que ele levou foi um aparelho de TV de 32 polegadas que vale aproximadamente R$1.500,00, só que dei-xando para trás um pre-juízo de cerca de R$7mil.

O encanamento que-brado provocou uma en-xurrada que afetou o forro do posto e molhou equipamentos médicos caros, além de compu-tadores, impressoras, prontuários, históricos completos de pacientes e muito mais. Além do

rua do bairro, parado, com ferimentos no rosto e o para-brisa do carro quebrado.

Os policiais inicial-mente tentaram acalmar o rapaz que estava incon-solável e muito agressivo, investindo contra os poli-ciais. Ele foi conduzido a delegacia por desacato e direção perigosa, já que

prejuízo financeiro, o infeliz acabou com anos de trabalho dos funcio-nários.

A Polícia Militar foi ao local e registro um boletim de ocorrência e a Polícia Civil fez um apa-nhado de fotos e iniciou a investigação para buscar encontrar o criminoso. Os funcionários passa-ram o dia limpando tudo e lamentando a falta de consideração do bandido, que não perdoou nem mesmo um posto de saú-de, tão útil a população.

segundo os policiais ele não tinha condições psi-comotoras de conduzir o automóvel.

Ao chegar na de-legacia e ver o pai, o filho o atacou e tentou morder os policiais que o seguraram.

Segundo informação extraoficial, o estava so-bre efeito de droga.

cortes e pensei na mi-nha vida e de meus co-legas. Por muito pouco poderíamos não estar mais vivos para contar essa história”, analisa Eloir, ressaltando que o trabalho conjunto dos seguranças e a Polícia Militar sempre deu bom resultado na manutenção da ordem nos eventos.

Valdioceli da Rocha Emerim, o agressor, foi preso e conduzido para a delegacia de Sombrio. Na tarde des-ta segunda-feira ele foi levado a Instituto Geral de Perícia para fazer o exame de corpo delito e depois voltou para a cela da dele-gacia, já mais calmo. A faca que usou para

esfaquear os seguran-ças não foi encontrada. Todos passam bem, porém, como depen-dem de boa saúde para desempenhar seu tra-balho, terão que pas-sar algumas semanas sem trabalhar. Alguns deles recebem diária de cada t rabalho e depende disso para sobreviver.

Política 19Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

Grato ao Grêmio, Giuliano vibra com volta à Seleção

Tornozelo operado volta a in-comodar e Sasha viaja a São

Paulo para revisão

> PORTO ALEGRE

Nas explicações para os nomes relacionados em sua primeira lista no comando da Seleção, Tite citou as "duas boas temporadas" de Giuliano com a camisa do Grêmio como justificativa para convocá-lo para os duelos contra Equador e Colôm-bia, nas Eliminatórias da Copa de 2018. E o próprio meia faz questão de reconhecer o papel do ex-clube no retorno à seleção brasileira após quatro anos.

Hoje no Zenit, da Rússia, o jogador vibrou com a convocação, que "enche o coração de gra-tidão, alegria e orgulho". De quebra, agradeceu aos seus ex-colegas de Tricolor pelas atuações que o levaram a vestir a amarelinha.

> PORTO ALEGRE

A explicação para a fase ruim de Eduardo Sasha pode estar em seu principal adversário. O tornozelo direito vol-tou a incomodá-lo. Sem treino nesta segunda--feira, aproveitou a folga e viajou até São Paulo para fazer uma revisão

Ontem foi um dia de muita alegria para mim. Receber a notícia da con-vocação realmente encheu meu coração de gratidão, alegria e orgulho por po-der representar meu país, de poder voltar à Seleção depois de quatro anos de trabalho duro, de sempre sonhar com a volta, de sempre querer represen-tar o nosso futebol. Fica minha gratidão ao Grê-mio por esses dois anos em que estive lá. Certa-mente foi pelo trabalho que fiz junto com meus ex-companheiros que fui convocado. Se não fosse por eles, não seria possível ter boas atuações – afirma o jogador, por meio de sua assessoria de imprensa.

Em seu retorno à Se-leção, Giuliano promete se doar ao máximo para que possa prolongar suas participações com a ama-relinha.

no local.O intuito é descobrir

se as dores que reaparece-ram são algo mais grave ou apenas uma situação normal. A pessoas próxi-mas, entretanto, o camisa 9 mantém o otimismo e aposta estar em campo no domingo diante do Sport para ajudar a equipe a reencontrar a sonhada vitória.

> SOMBRIO

Foi uma noite de b o m f u t e b o l ,

entre duas equipes já conhecidas em deci -sões e que encerraram com chave de ouro o primeiro campeonato de futebo l su íço na sede Futebo l Clube no bairro Lagoão. O público lotou as de -pendênc ias da sede para a final que tinha de um lado o Planeta dos Bonés , que a té então estava invicto e queria vencer para ser campeão invicto. Do outro lado o Santa Cruz, que é acostuma-do com finais, mesmo tendo feito uma pés-s i m a c a m p a n h a n a primeira fase, se clas-s i f i cou nas ú l t imas e se reforçou na fase mata-mata.

Os dois times bus-caram os gols e o tí-tulo, e um dos desta-ques da partida foi o experiente Gutierres, do Santa Cruz, que

Santa Cruz é campeão do suíço

anotou duas vezes. Ri-cardo Zeferino marcou o outro gol do Santa, enquanto Vi t inho e Macaco anotaram os gols do Planeta dos Bonés.

Com a vitoria de 3 x 2, o Santa Cruz do p r e s i d e n t e M a r c e l o Mandelli pode come-morar mais um titulo.

Premiações

No final teve o ce-rimonial de encerra-mento e a entrega das premiações, troféu e medalhas de campeão para o Santa Cruz , t r o f é u e m e d a l h a s para o vice campeão P l a n e t a d o s B o n é s , ainda goleiro menos vazado para o Lucas goleiro do Planeta dos Bonés e artilheiro da competição Ramon da Costa Neto do Plane-ta dos Bonés, ainda troféu para a equipe mais disciplinada do campeonato foi para o Vimoendo.

Terça-feira, 23 de Agosto de 2016

BrasileirãoSérie A > ARARANGUÁ

Com 191 pontos, o município de Araran-guá foi o campeão geral da 46ª edição dos Jogos Escolares da Região Vale do Araranguá (Jerva), realizados entre os dias 12 e 20 de agosto no município de Turvo. A competição foi uma re-alização do Governo de Santa Catarina, Agên-cia de Desenvolvimen-to Regional (ADR) de Araranguá, Fesporte e prefeitura de Turvo.

Em segundo lugar na competição, com 117

pontos, ficou Sombrio e em terceiro lugar, com 78 pontos, o município anfitrião, Turvo. Segundo o integrador esportivo da ADR Araranguá, Rogério Henrique Gonçalves, os primeiros colocados repe-tiram suas classificações da competição de 2015, que aconteceu em Balne-ário Arroio do Silva.

Part ic iparam das competições mais de 1.000 alunos-atletas de 12 Municípios da área de abrangência da ADR Araranguá, que disputa-ram provas em diversas modalidades, além dos alunos das Apaes, que

Araranguá é campeãogeral do Jerva

competiram no 8º Para-jerva (Jogos Escolares Paradesportivos).

Últimas

modalidadesdisputadas

Foram conhecidos no sábado, os campeões das modalidades de futebol de salão, futebol de cam-po e handebol. No futsal feminino, o campeão foi Sombrio, Araranguá foi vice-campeão e Timbé do Sul conquistou a terceira colocação e no masculi-

no, Praia Grande foi o campeão, Turvo ficou em segundo lugar e Santa Rosa do Sul em terceiro lugar. No futebol mas-culino, Araranguá ficou em primeiro lugar, Turvo em segundo e Balneá-rio Arroio do Silva em terceiro. No handebol masculino, Sombrio foi campeão, Araranguá vice-campeão e Meleiro em terceiro lugar, e no feminino, Araranguá foi campeão, Turvo vice--campeão e Meleiro na terceira colocação.

³ 01-02-03-04-08

³ 10-11-13-15-16

³ 18-19-21-22-25 CONCURSO 1.404

LOTO FÁCIL22/08

³ 08-11-15-53-55CONCURSO 4.164

QUINA 22/08

Pos. Equipes P J V E D GP GC SG %

21h30

Sexta 19/08/16

X

21° Rodada

21h00

11h00

11h00

16h00

16h00

16h00

18h00

18h30

20h00

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Sábado 20/08/16

Domingo 21/08/16

Segunda 22/08/16

1 2

3 0

2 1

1 0

2 2

1 1

0 1

2 1

1 2

2 1

Política 19Correio do Sul Terça-feira,

23 de Agosto de 2016

Grato ao Grêmio, Giuliano vibra com volta à Seleção

Tornozelo operado volta a in-comodar e Sasha viaja a São

Paulo para revisão

> PORTO ALEGRE

Nas explicações para os nomes relacionados em sua primeira lista no comando da Seleção, Tite citou as "duas boas temporadas" de Giuliano com a camisa do Grêmio como justificativa para convocá-lo para os duelos contra Equador e Colôm-bia, nas Eliminatórias da Copa de 2018. E o próprio meia faz questão de reconhecer o papel do ex-clube no retorno à seleção brasileira após quatro anos.

Hoje no Zenit, da Rússia, o jogador vibrou com a convocação, que "enche o coração de gra-tidão, alegria e orgulho". De quebra, agradeceu aos seus ex-colegas de Tricolor pelas atuações que o levaram a vestir a amarelinha.

> PORTO ALEGRE

A explicação para a fase ruim de Eduardo Sasha pode estar em seu principal adversário. O tornozelo direito vol-tou a incomodá-lo. Sem treino nesta segunda--feira, aproveitou a folga e viajou até São Paulo para fazer uma revisão

Ontem foi um dia de muita alegria para mim. Receber a notícia da con-vocação realmente encheu meu coração de gratidão, alegria e orgulho por po-der representar meu país, de poder voltar à Seleção depois de quatro anos de trabalho duro, de sempre sonhar com a volta, de sempre querer represen-tar o nosso futebol. Fica minha gratidão ao Grê-mio por esses dois anos em que estive lá. Certa-mente foi pelo trabalho que fiz junto com meus ex-companheiros que fui convocado. Se não fosse por eles, não seria possível ter boas atuações – afirma o jogador, por meio de sua assessoria de imprensa.

Em seu retorno à Se-leção, Giuliano promete se doar ao máximo para que possa prolongar suas participações com a ama-relinha.

no local.O intuito é descobrir

se as dores que reaparece-ram são algo mais grave ou apenas uma situação normal. A pessoas próxi-mas, entretanto, o camisa 9 mantém o otimismo e aposta estar em campo no domingo diante do Sport para ajudar a equipe a reencontrar a sonhada vitória.

> SOMBRIO

Foi uma noite de b o m f u t e b o l ,

entre duas equipes já conhecidas em deci -sões e que encerraram com chave de ouro o primeiro campeonato de futebo l su íço na sede Futebo l Clube no bairro Lagoão. O público lotou as de -pendênc ias da sede para a final que tinha de um lado o Planeta dos Bonés , que a té então estava invicto e queria vencer para ser campeão invicto. Do outro lado o Santa Cruz, que é acostuma-do com finais, mesmo tendo feito uma pés-s i m a c a m p a n h a n a primeira fase, se clas-s i f i cou nas ú l t imas e se reforçou na fase mata-mata.

Os dois times bus-caram os gols e o tí-tulo, e um dos desta-ques da partida foi o experiente Gutierres, do Santa Cruz, que

Santa Cruz é campeão do suíço

anotou duas vezes. Ri-cardo Zeferino marcou o outro gol do Santa, enquanto Vi t inho e Macaco anotaram os gols do Planeta dos Bonés.

Com a vitoria de 3 x 2, o Santa Cruz do p r e s i d e n t e M a r c e l o Mandelli pode come-morar mais um titulo.

Premiações

No final teve o ce-rimonial de encerra-mento e a entrega das premiações, troféu e medalhas de campeão para o Santa Cruz , t r o f é u e m e d a l h a s para o vice campeão P l a n e t a d o s B o n é s , ainda goleiro menos vazado para o Lucas goleiro do Planeta dos Bonés e artilheiro da competição Ramon da Costa Neto do Plane-ta dos Bonés, ainda troféu para a equipe mais disciplinada do campeonato foi para o Vimoendo.

TERÇA-FEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2016