Jornal Diretriz - Edição 224

8

Click here to load reader

description

 

Transcript of Jornal Diretriz - Edição 224

Page 1: Jornal Diretriz - Edição 224

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 2014

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 2014 - Ano V - Edição nº 224 - Baixada e Centro Sul Fluminense - Site: www.jornaldiretriz.com.br - Telefone: (21) 3693-2716 / 98688-5513 - R$ 1,00

EditorialBosco

Diretor e editor

E-mail: [email protected]

Tel.: (21) 3693-2716 / 98688-5513 / 99380-7694

FAZENDO A DIFERENÇA(A coluna que apresenta anônimos que

fazem a economia crescer)

Coluna

Página 5

Página 2

Flamengo muda táticae vence quatro rodadas

Mesmovencendo

Fluminensenão melhora

posiçãoPágina 7

Nova Iguaçu ganha novodestacamento da PM

Página 7

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, inspecionounesta terça-feira (26), no bairro da Cerâmica, a área de 1.200metros quadrados adquirida pelo Governo Municipal para aconstrução da 3ª Companhia Destacada de Polícia Militar, su-bordinada ao 20º Batalhão (Mesquita). Página 5

Moradora do bairro Norma Sueli, e o tenente Wesley que

acompanhou a inspeção feita pelo prefeito Nelson Bornier

SEMEL/Queimados consegue bomresultado na Copa Brasil de Handebol

Governador Pezãoprometeu e estácumprindo em

Paracambi

Na primeira grandecompetição da equipemasculina de Handebolda SEMEL (SecretariaMunicipal de Esporte elazer de Queimados), aequipe conseguiu a quintacolocação geral na CopaBrasil, disputada entre osdias 19 e 23 de agosto,em Serra (ES). Mas porpouco, o representante daBaixada Fluminense nãoconseguiu chegar àssemifinais. Com apenasuma derrota em cincopartidas, o time fez asegunda melhor campanhado torneio, superado apenas

pela FAB-RJ (Força AéreaBrasileira), campeão invicto,

vencendo todos os cincojogos. Na final, superaram os

mineiros da MRS logísticapor 33 a 28. Página 5

Profissionais de Educação em Mesquitase reunem Jornada Pedagógica

Padre Valdir: novopároco assumeem Paracambi

Página 2

Mendes realizou o 3º Fórum daPessoa com Deficiência Física

 Seropédica e AgeRiointensificam ações

conjuntas

Página 2

Pagode da Moral noBar do Gordinho

em Lages

Página 2

Página 4

Caminhantes de Paracambina Orla do Rio de Janeiro

Tour do Rio passa por Valençanesta quinta-feira

Página 4

Mais de 300 profissionaisde educação estiveram reu-nidos nesta terça-feira, dia26 de agosto, nasede da Comu-nidade Evangé-lica de Mesqui-ta, no Centro,para o início dasegunda etapada Jornada Pe-dagógica, que

tem como tema “Construindouma proposta curricular sig-nificativa”. Página 5

Fo

to:

Mai

con

Fer

raz

Foto: Luiz Ambrósio

Foto: Clube de Regatas Flamengo

Foto: Charles Souza

Página 4

Página 2

Page 2: Jornal Diretriz - Edição 224

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 20142 PARACAMBI,SEROPÉDICA,

ITAGUAÍ e MENDES

“Lembramos que as opiniões expressas por terceiros por meio de entrevistas e declaraçõesnão representam, necessariamente, a opinião deste jornal.”

EXPEDIENTE

PUBLICAÇÃO SEMANAL / Tiragem: 20 mil exemplares

É vedado a União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos. (Conforme artigo150, Inciso VI, Letra D, da Constituição Federal).

EDITOR E DIRETORJoão Bôsco de LimaRegistro Profissional: 35.340/RJ

FUNDADORGeraldo Pançardes

IMPRESSÃO: Gráfica Jornal do CommércioRua do Livramento, 189 - Cep 20.221-194

Rio de Janeiro RJ

Telefone geral: (21) 2223-8500

ADMINISTRAÇÃO e REDAÇÃOE-mail: [email protected] - Endereço:Estrada Alziro Zarur, 163, Centro - Paracambi/RJ -Cep 26600-000 - Telefone: (21) 3693-2716

Administrado por Gecapa EmpresaJornalística Ltda - CNPJ: 09.128.617/0001-61 COLABORADORES

Deo Teixeira - Registro Profissional: 27.567/RJ

Margareth Oliveira - Registro Profissional: 35.329/RJ

Irapuan Coutinho - Registro Profissional: 27.653/RJ

Joel Macedo - Registro Profissional: 18.932/RJ

DIAGRAMAÇÃOEliziane M.de Oliveira [email protected] - Registro Profissional: 27.638/RJ

Telefones: (21) 8688-5513 / 9380-7694

E-mail: [email protected]

Editorial BoscoDiretor e editor

E-mail: [email protected]

Tel.: (21) 3693-2716 / 98688-5513 / 99380-7694

DITADURA NA DEMOCRACIAO Brasil é um  país democrático, porém, mesmo vivendo uma democracia ple-

na, ainda existem situações obscuras que merecem ser prevenidas. O interesseeleitoral de algumas pessoas que alcançam além da normalidade ética e legal,acaba por conduzir pela ditadura dos interesses escusos e desrespeito a liberda-de de voto. Em sua dimensão maior pode isto alcançar entidades públicas noâmbito de prefeituras e câmaras municipais, segundo os interesses de seus líde-res investidos nas figuras de prefeitos e vereadores.

Nesse sentido, alguns prefeitos podem instituir um regime ditatorial em seus qua-dros, e condicionarem secretários e procuradores a reterem e dificultarem a libera-ção de processos administrativos, processos estes muitas vezes já publicados e re-gulamentados pela lei, a serem liberados após favores sob a forma de acordos emtroca de votos e exposição de placas de propaganda e adesivação em carros.

A nível do funcionalismo municipal, pode ocorrer também a obrigatoriedade deque os funcionários possam ser obrigados a divulgar em suas casas placas e colo-cação de adesivos em seus e veículos, com ameaça de demissão após os resulta-dos das eleições de 2014.

Cabe aos ameaçados devidamente munidos de provas, denunciar ao MinistérioPúblico, e na hora de seu voto que os faça com suas próprias convicções. 

O padre Valdir de Olivei-

ra, de 68 anos, foi nomeadopela Diocese de Nova Iguaçupara estar à frente da ParóquiaSão Pedro & São Paulo e de-mais igrejas de Paracambi. Elesubstitui o padre Antônio quefoi transferido para Nova Auro-ra, em Heliópolis, e que deixousaudade nos fieis.

Bastante experiente e afina-do com as ideias do ConcílioVaticano II e do Papa Francis-co, o padre Valdir veio da paró-quia de Valença e tem comouma de suas metas para a ci-dade estimular o trabalho mis-sionário nas diversas comuni-dades católicas do município.Ele não está satisfeito com amédia nacional de participaçãodos católicos nas missas – ape-nas 5% dos católicos são assí-duos na igreja – e pretendeatrair os católicos de Paracam-bi para as atividades paroqui-ais e para as missas.

Comunidade visitacomunidade

Com o objetivo de integrar oscatólicos praticantes com os ca-tólicos distantes, e até com osnão-católicos, o padre Valdir es-tará liderando a atividade missi-onária “Comunidade visita co-munidade” que acontecerá to-dos os domingos entre 14 de se-tembro e 20 de novembro. Nela,membros da comunidade cató-lica de um bairro irão visitar a co-munidade de outro bairro duran-te o domingo inteiro. Nesse in-tercâmbio estarão incluídos umamissa, um almoço comunitárioe visitas a casas de pessoasafastadas da igreja.

- Precisamos lançar a redeem águas profundas – ele diz.É hora de alcançarmos quemestá distante da igreja e aque-les que não conhecem a Cristo.

Segundo o padre Valdir, o

Padre Valdir: novo párocoassume em Paracambi

evangelho genuíno de JesusCristo precisa ser levado decasa em casa e ser pregadonas missas. Ele afirma, na li-nha do bispo diocesano e doPapa, que a sociedade dehoje tornou-se excessiva-mente materialista, focadanas riquezas, deixando delado a parte espiritual que dáqualidade à vida humana.

- O dinheiro quando nãoé colocado a serviço davida deixa de ser uma coi-sa boa e torna-se um ído-lo. Jesus disse que não sepode servir a Deus e ao di-nheiro – ele ensina.

Missa e catequese Padre Valdir aproveita o

ensejo para convocar a popu-lação de Paracambi para asmissas dominicais na paróquiada cidade, localizada na RuaDominique Level, 35, Centro.

- Não vejo necessidadede haver uma missa espe-cífica para o exercício dosdons carismáticos – ele afir-ma se referindo ao concor-

rido movimento de Renova-ção Carismática da IgrejaCatólica. – Na missa, todaa experiência cristã está in-cluída. É ali que todas asexpressões espirituais sãocontempladas.

As missas na Matriz deParacambi acontecem às 7e meia da manhã e às 19h.E também às quartas-feirasàs 19 horas. Nesta quarta,dia 27, além de uma missana Matriz de São Pedro eSão Paulo haverá uma Con-fissão Comunitária.

A paróquia realiza sua ca-tequese de crianças, adoles-centes e jovens aos sábadosàs 9h da manhã. No próximosábado, 30 de agosto, às 19h,haverá a celebração do Diado Catequista, também naMatriz de Paracambi.

O Jornal Diretriz se une àcomunidade católica para-cambiense para desejar boas-vindas ao padre Valdir e queele tenha muito sucesso emsua nova missão pastoral.

Foto: Joel Macedo

Obras do Complexo Somel emItaguaí começam a receber móveis

O Complexo Somel, empre-endimento construído no bairrode mesmo nome, já começou areceber os móveis de cozinha ebanheiros. A obra ocupa umaárea de aproximadamente 10mil m² e é composto por umacreche, uma escola, uma qua-dra poliesportiva coberta, umcampo de futebol com gramasintética e uma praça e em bre-ve será inaugurada.

Com execução da Secretariade Obras e Urbanismo, em parce-ria com a Secretaria de Educaçãoe Cultura, o projeto Somel contacom recursos próprios da Prefeitu-ra de Itaguaí. O investimento visabeneficiar não apenas os morado-res do bairro, mas todos que mo-ram no entorno.

A expectativa dos moradoreslocais é realmente muito grande emrelação ao Complexo Somel. Ma-ria Andrea Santana, mãe do peque-

no Luan, falou sobre a importân-cia da construção no bairro. “Es-tou muito feliz com essa obraaqui no bairro, meu filho vai terum espaço amplo e confortávelpara estudar e mais uma opçãode lazer,” ressaltou a moradora.

Com dois pavimentos, a es-cola do Complexo Somel con-ta com 14 salas de aula, uma

sala de leitura, além de outrasdependências como cozinha,dispensa e depósito. A unida-de escolar receberá os 322alunos, do pré ao 5º ano doensino fundamental, da E. M.Amauri Ferreira e ampliará onúmero de matrículas tão logoseja inaugurada.

Já a creche tem quatro sa-las de atividades, quatro ber-çários, um banheiro própriopara bebês, dois banheiros in-fantis para automação de cri-anças, além de um grande re-feitório, instalações para funci-onários, entre outros. A crechepoderá atender a cerca de 170crianças em horário integral. “Aeducação é uma das priorida-des deste Governo, e a cons-trução deste Complexo é maisum passo importante nessesentido”, explicou o prefeitoLuciano Mota.

O 3º Fórum da Pessoa com Deficiência Física de Mendes, foirealizado na quarta-feira (20). Com o objetivo de divulgar e cons-cientizar a população de como lidar com os deficientes, ele contoucom palestras e debates com profissionais de saúde e represen-tante da Comissão da Pessoa com Deficiência. As informaçõesforam divulgadas em nota da assessoria da prefeitura. Ainda deacordo com o comunicado, o evento foi aberto ao público e teveinício às 8h30. Ele aconteceu na sede da Associação de Pais eAmigos dos Excepcionais (Apae), localizada na Rua Fiscal Mar-celino Francisco de Paula, nº145, no bairro Independência.

A Sala do Empreendedorde Seropédica é uma inicia-tiva da Secretaria Municipalde Planejamento e Desen-

 Seropédica e AgeRiointensificam ações conjuntas

volvimento Sustentável emparceria com a AgeRio (Agên-cia Estadual de Fomento), oSebrae (Serviço Brasileiro de

Apoio às Micro e PequenasEmpresas) e a Jucerja(Junta Comercial do Esta-do do Rio de Janeiro).

Na manhã desta quinta-fei-ra, 21 de agosto, o GerenteExecutivo de Microcrédito daAgeRio, Bruno Bravo, estevena Sala do Empreendedorpara, segundo ele, alinhar asações realizadas entre asduas instituições. “O objetivoda minha visita é ouvir os pro-fissionais que estão trabalhan-do de forma direta com o Mi-crocrédito, buscando formularestratégias para otimizar nos-sas ações, principalmente noque diz respeito ao atendimen-to dos clientes”, disse.

O representante a AgeRioainda elogiou a infraestruturada cidade quanto ao atendi-mento para a aquisição de Mi-crocrédito, e declarou que a

instituição estuda a possibili-dade de promover treinamen-tos direcionados aos atenden-tes da Sala do Empreendedor.

Segundo o SubsecretárioMunicipal de Indústria e Co-mércio, Fábio Cavalcante, aSala do Empreendedor de Se-ropédica tem sido procuradapor representantes de outrosmunicípios, que querem ado-tar o padrão de funcionamen-to do setor como modelo parasuas devidas localidades,comprovando que o trabalhorealizado na cidade já é umareferência entre os 92 muni-cípios do Estado do Rio de Ja-neiro, fazendo com que a Age-Rio tenha disponibilizado àinstituição uma segunda linha

de crédito, que poderá au-xiliar ainda mais os empre-endedores locais.

O Coordenador da Sala doEmpreendedor, Fábio Moffati,ressaltou que a Sala está aber-ta a visitas, das 09 às 17h, eque existe um cadastro de e-mails, com 1700 endereços ele-trônicos para envio de mala di-reta. As malas-diretas são fre-quentemente enviadas aos em-preendedores, informando os ti-pos de serviços disponíveis, osobjetivos da Sala do Empreen-dedor, e o andamento do pro-cesso em cada solicitação.

A Sala do Empreendedorfica localizada na Av. Minis-tro Fernando Costa, 1000(em cima da Caixa Econô-mica Federal - Centro).

Mendes realizou 3º Fórum daPessoa com Deficiência Física

Page 3: Jornal Diretriz - Edição 224

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 2014 3CDL- PARACAMBI

De Corpoe Alma

JULIANA

Garritano

Por

A parceria do Serviço de Proteção aoCrédito Plus e Boa Vista serviços S.A.A Boa Vista Serviços S.

A., com quem o Serviçode Proteção ao CréditoPlus forma parceria, é amaior e mais conceituadaempresa brasi leira doramo de serviços de infor-mações de crédito de pes-soas físicas e jurídicas.Nesse sentido, seu acer-vo de informações repor-ta-se a 1955, reunindohoje em um banco de da-dos mais de 350 milhõesde informações comerci-ais sobre consumidoresde todo o Brasil.

Atualmente fornecen-do mais de 200 milhõesde consultas por mês a

Presidente do

Serviço de

Proteção ao

Crédito Plus.

Serviço de Proteção aoCrédito Plus conta a suadisposição com o maiorBanco de Dados da Amé-rica Latina, fornecendoserviços e soluções para omercado de consumo quereúne informações do co-mércio desde pequenoslojistas até os grandes ma-gazines, indústrias, servi-ços, factoring e mercadofinanceiro, atendendo atu-almente a milhares de em-

Fo

to:

Déo

Tei

xeir

aseus clientes e consumi-dores, a Boa Vista Servi-ços atua em rede nacio-nal, com mais de duas milentidades, dentre elas oServiço de Proteção aoCrédito Plus. Este, porsua vez, oferece aosseus clientes e parceiroso mais avançado sistemade informações cadas-trais do mercado, conten-do o banco de dadosmais completo do servi-ço de proteção ao crédi-to com abrangência naci-onal desde 1955, com in-formações legít imas,confiáveis e atualizadas.

Com esse aporte, o

AGORA É LEI

A Assembleia Legislativado Rio (Alerj) aprovou nestaquinta-feira (21/08), em pri-meira discussão, o projetode lei 2.603/13, que obrigarestaurantes e lanchonetesa afixarem junto às caixasregistradoras, ou em local

Estabelecimentos terão que informarsobre manobra de Heimlich

Aprovado projeto que proíbevenda de lanches com brindes

Estudos De consumidoresrealizados pela Nielsen, indi-ca que São Paulo é o estadoque mais se destaca na com-pra de produtos para os tra-

MERCADO

A Assembleia Legislativa doRio (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (21/08), em primeira discus-são, o projeto de lei 2.291/13. Eleproíbe a comercialização de lan-ches acompanhados de brindesou brinquedos em cantinas, lan-chonetes e similares em esco-las públicas e privadas do Ensi-

A Assembleia Legislativa doRio (Alerj) aprovou nesta quin-ta-feira (21/08), em segunda dis-cussão, o projeto de lei 3.112/10 que regulamenta a oferta deprodutos e serviços apresenta-dos aos consumidores. Pelotexto votado, o fornecedor, aodisponibilizar um catálogo, por

Comércio terá que informar preçosmesmo fora do espaço físico

RJ é o quemais compramaquiagem

no Brasil

Muitas pessoas acordampela manhã desfilando umalista de motivos para não pre-cisar levantar naquele horá-rio. E tecem argumentaçõescomplexas em sua mentepara convencerem a si mes-mos de que acordar tão cedonão é realmente necessário.E elaboram argumentos tãobons que se convencem econtinuam a dormir. Se tives-sem esta capacidade de ar-gumentação durante o seudia, acordados, poderia atin-gir o objetivo que quisessempois convenceriam qualquerum sobre qualquer coisa.

Longe dos exageros, oque as pessoas que acabamacordando tarde conseguem:chegar atrasadas! Este é oresultado obtido por elas nãoterem cumprido com uma coi-sa com a qual se comprome-teram quando foram dormir:acordar em determinado ho-rário. Isso pode não parecernenhum grande problema,mas na verdade é um hábitoinconsciente da nossa menteque será poderá ser reprodu-zido em todas as suas ativi-dades e decisões: o hábito dearranjar desculpas.

A nossa mente é uma fer-ramenta poderosa que pode-

hábitos no seu dia. Por exem-plo, se você colocou o relógioou celular para despertar às6h, acorde às 6h, por maisque isto seja desagradávelpara você. O ser humano tema tendência em querer semanter na zona de conforto,pois sair dela é desagradável.Mas quem fica na zona deconforto simplesmente nãotem resultados em sua vida!

A maioria das pessoas nãoconsegue resultados na suavida, não alcança os seus ob-jetivos simplesmente por quêestá acostumada a não cum-prir com o que estabelecepara si. Se você quer ser pro-movido e estabelece um com-promisso com você mesmode que se esforçará com to-das as habilidades para che-gar lá, só vai conseguir seestiver habituado a cumprircom suas promessas. Sevocê nem acordar no horárioque marcou, como vai fazer oque é necessário para ser pro-movido? Faz sentido?

O ser humano é um ser dehábitos. Então vamos optarpor bons hábitos, pelo hábitode ter resultados positivos ecada vez melhores para anossa vida e todos os queestão ao nosso redor.

mos usar a nosso favor. Bastaaprender alguns mecanismossimples sobre os quais ela fun-ciona. Um deles é a criação depadrões. Nossa mente podeaprender, por exemplo, que setivermos um compromisso mar-cado, é aceitável adiá-lo base-ado em bons argumentos ondeo prêmio será manter uma situ-ação de conforto. Soa familiar?Pois é o que fazemos ao ficarmais um pouquinho na cama.

Os dois padrões de compor-tamento são iguais, é uma per-missão dada ao cérebro, nossaferramenta de trabalho diária,para adiar compromissos emfavor de uma tarefa mais agra-dável. Isso pode atingir escalasmuito grandes até tornar a vidaum eterno adiamento. Não é poracaso que pessoas assim nãoapresentam resultados em ne-nhuma área, pois o padrão serepete na vida pessoal e profis-sional, em qualquer momento doseu dia. E este padrão é esta-belecido mais facilmente pelaspequenas ações que se tornamhábitos e acabam passandodespercebidas durante o dia.

O melhor desta descobertaé que o princípio funciona nasduas direções, ou seja, vocêpode começar a alterar estepadrão através de pequenos

O que você prefere para a sua vida?Resultados ou desculpas?

Resolva fácil pela internet com certificado digital

A CDL NACIONAL em par-ceria com o Serviço de Prote-ção ao Crédito Plus, e partici-pação da Boavista ServiçosS.A, lançou na região o certifi-cado digital, que é um documen-

visível e de fácil acesso e lei-tura, placa ou cartaz infor-mando sobre a Manobra deHeimlich, bom como o núme-ro de Serviço Móvel de So-corro – 192. A manobra é ummétodo usado para desobs-trução de vias aéreas por en-

gasgamento. O engasga-mento por comida é algo quepode acontecer com qual-quer um, e que pode até le-var ao falecimento. A Mano-bra de Heimlich, que é ummétodo simples, pode cola-borar nesse sentido.

no Fundamental ao Superior, eem estabelecimentos comerciaissituados no estado.

As denúncias pelo descum-primento da norma poderão serfeitas junto à Secretaria de Es-tado de Defesa do Consumidorou à Comissão de Defesa doConsumidor da Casa. Está pre-

vista ainda multa de R$ 5 milna primeira autuação e o do-bro dela, em casos de reinci-dência. A ideia é impedir a ven-da casada. Além disso, essesbrindes influenciam os jovensa comprar lanches excessiva-mente calóricos, causando pre-juízos à saúde.

exemplo, deverá indicar os pre-ços dos itens identificados. Omesmo valerá para restaurantes,lanchonetes, bares, padarias econfeitarias que apresentam car-dápio fora do espaço físico do es-tabelecimento, seja por meio desite ou outro meio de divulgação.O entendimento é que produtos

e serviços devem conter informa-ções claras sobre preços, masisso não vem sendo respeitado.E sem informação precisa o con-sumidor não sabe como com-prar. O projeto segue para o go-vernador Luiz Fernando Pezão,que terá 15 dias úteis para san-cionar ou vetar o texto.

presas localizadas emtodo o país.

Segundo Gil Garritano,presidente do Serviço deProteção ao Crédito Plus,“Nosso Banco de Dados di-ferencia-se no mercado poroferecer soluções integra-das que abrangem todasas etapas do ciclo de ne-gócios: Prospecção deMercado, Gestão de Clien-tes, Aquisição e Conces-são de Crédito”, frisa.

fe compram mais coloração.Ainda de acordo com a

Nielsen, durante os 20 anosde Plano Real, a cesta de hi-giene e beleza cresceu trêsvezes mais no varejo do queas cestas de produtos emgeral (alimentos, bebidas,limpeza etc) que cresceramum pouco mais de duas ve-zes. Produtos pós-xampu eesmaltes foram as duas ca-tegorias que mais se desta-caram neste período.

tamentos capilares,produtos f ixação,cutelaria e elétricos.O Rio de Janeiro sedestaca na venda demaquiagens e asgaúchas em dermo-cosméticos. Já oshabitantes de Reci-

to eletrônico utilizado nas tran-sações comerciais, troca de in-formações e documentos, atra-vés da internet. Identificandocom segurança pessoas, em-presas, sistemas e informações

no mundo digital, este processoconta com validade jurídica, ga-rantindo às mais variadas tran-sações online.

A implantação deste serviçopor iniciativa da CDL NACIONALvisa alcançar aqueles que na re-gião se utilizam deste tipo de do-cumento, evitando o desloca-mento destas pessoas para ci-dades distantes. A certificação di-gital alcança pessoas jurídicas efísicas, podendo ser utilizadapara os seguintes fins: acesso aoCentro de Atendimento ao Con-tribuinte da Receita Federal, pro-curação eletrônica para outorgade poderes, transmissão de da-dos de FGTS para a Caixa Eco-nômica Federal, assinatura deNota Fiscal Eletrônica, peticiona-mento eletrônico, conhecimentode transporte eletrônico e etc.

Vários são os benefícios

acarretados pelo uso do certi-ficado digital. Além da reduçãode custos operacionais, dis-pensa o reconhecimento de fir-ma em cartório e diminuiu a bu-rocracia nas transações, alémde atribuir validade jurídica adocumentos eletrônicos e ga-rantia de privacidade nas ope-rações.

Para se obter um certifica-do digital, basta acessarwww.spcplus.net.br, ou ligarpara os seguintes telefones:(021)2683-4767 ou 2683-4343.

Mais orientações contate Andréa Freitas pelo número (21)98783-4450

Foto: Déo Teixeira

Foto: Divulgação

Page 4: Jornal Diretriz - Edição 224

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 20144 ESTADO, VALENÇAe PARACAMBI

Sueli Lima

( 23/08) - Paracambi

Flávio (22/08) –

Paracambi

Sueli Lima, tricolorde herança, come-morou neste dia 22de agosto mais umadata de seu aniversá-rio. Filha, irma e mãemuito importante para

Neste úl t imosábado 23 deagosto, foi Umadata marcante eespecial na vidado Flavio, mais co-nhecido como(Flavio Derrame),dia em que come-morou mais umaniversário. Com-partilhou com ami-gos e parentescom um harmonio-so churrasquinho.Nascido e criadoem Lages e residena rua FranciscoGuida, F lamen-guista de coração,tem como profis-

O Jornal Diretriz parabeniza extemporaneamen-te a querida presidenta da Paracambi Artesanal,acompanhada de seu grande Amigo Gil Garreata-no presidente da CDL no município, festejou maisuma data de aniversário no dia 08 de agosto. Mui-tas felicidades e longa vida para dona Daise Appa-recida de Jesus Freitas.

Deise Aparecida

( 08/08) - Paracambi

toda família, muitaadorada também portodos seus sobrinhos,sempre presente nashoras difíceis deixan-do sua vida pessoalpara dedicar aos seus.

Filha do saudoso equerido patriarca JoãoLima e Dona Lourdes,mãe das queridas ehonradas Ana Paulae Bruna.

Com certeza, to-dos estão felizes porvocê pertencer a nos-sa família, te amamosmuito, são os votosprincipalmente de seuirmão que a ama de-mais. Bosco

são serralheiro. Filhodo Sr.Helio Gonçal-ves e dona Gega(ambos Imemorian).Feliz aniversário sãoos votos de toda reda-ção Diretriz.

Governador Pezão prometeu eestá cumprindo em Paracambi

Governo do Estado mudando a

cara do Bairro Bom Jardim

em Paracambi Governador Luiz Fernan-

do Pezão, conforme prome-teu a população de Para-cambi, está dando um banhode asfalto no bairro Bom Jar-dim do programa “BairroNovo”, em andamento a re-capeamento e pavimentaçãoda Rua Maurício da Silva. Aabra vai de vento em popaem breve será entregue apopulação toda revitalizada.

Na ocasião em que o Go-vernador prometeu as obras,disse que a concluindo desteprojeto estaria dando maisdignidade e cidadania a cen-tenas de moradores do bair-ro e que moradores mereci-am uma obra de qualidade

nhão compactador - R$612.000,00; reurbanizaçãoda Praça Cara Nova - Cen-tro - R$ 1.064.380,33; Cons-trução e modernização da51º delegacia legal de Para-cambi - R$ 1.212.263,20;construção de praças: PraçaManoel de Sá Pereira e Sil-va - Cascata, Praça XIII deNovembro - Centro e PraçaCastelo Branco – Centro - R$1.498.981,82; aquisição deárea denominada Parque In-dustrial da Cascata situadana Estrada Governador Ro-berto Silveira, no bairro Cas-cata, no total de 97.562,00m², onde se estabelecia a fá-brica de tecidos Maria Cân-dida - R$ 2.184.000,00; aqui-sição de equipamentos: umamoto niveladora com cabinefechada, uma escavadeira,uma pá carregadeira com ca-bine fechada, três caminhõescaçamba e um caminhãocompactador - R$2.300.000,00; esgotamentosanitário, drenagem e pavi-mentação no bairro Guaraju-ba - R$ 4.990.282,81; cons-trução de um ginásio polies-portivo com vestiários na RuaRomero Neto-bairro Lages -R$ 1.004.770,94; execução eaplicação de asfalto em viasurbanas não pavimentadas,recuperação asfáltica, tapaburacos e serviços correlatos– 35 ruas, 6,79 quilômetrose R$ 1.211.925,32; Asfalto naPorta - fase II – 51 ruas e15,77 quilômetros nos bair-ros Centro, Jardim Nova Era,Guarajuba, Lages - R$

3.649.993,79; bairro Guarajuba(12 ruas e 3 quilômetros) - R$4.165.113,78.

Em andamentoObras de implantação de

calçadas acessíveis no Bair-ro Centro, Construção da Pra-

como todas as que estão eforam executadas em todoestado do Rio de Janeiro. 

O Governo do Estado doRio de Janeiro em um perío-do de sete anos foi um gran-de aliado do município comaproximadamente 100 mi-lhões em infra- estrutura eequipamento. 

Dentre os recursos, estãorelacionadas as seguintesobras: Revitalização da PraçaExpedicionária Gama Flores(Praça do Miro) - R$555.848,73; aquisição de pa-trulha mecanizada: uma retro-escavadeira, dois triciclosagrícolas, dois veículos decinco passageiros e um cami-

ça Fazenda do Sabugo ePraça Av. do Paraíso, reca-peamento de diversas ruas,pavimentação da Rua Mau-rício da Silva e construçãodas pontes na Rua PlínioAlves de Moura e Rua Tre-

ze de Maio - 7.664.959,89;Obras de recomposição deestradas vicinais – Avadan- R$ 1.675.217,13 e AterroSanitário Consórcio Munici-pal Paracambi - R$12.312.034,54.

Pagodeda Moralno Bar doGordinhoem Lages

Fotos: Banco de Imagens/Diretriz

Os amantes de um

bom pagode curtiram anoite de 22 de agosto,no Bar do Gordinho, emLages-Paracambi, parti-cipando do "Pagode daBOA" promovido pelaAmbev.

Com o apoio da doJornal DIRETRIZ o pú-blico pode curtir o pago-de com total segurançae tranquilidade.

Agora, para quem gosta deuma boa caminhada, já existeuma associação voltada paraeste tipo de lazer, em Para-cambi. Trata-se da ONG"Anda Paracambi".

Durante o "Walking Rio2014" promovido pela ONG"Anda Brasil", na orla do Rio,em 24 de agosto, do Leblonao Leme, totalizando 10 qui-lômetros, foi anunciada a cri-ação da "Anda Paracambi",pela superintendente de Tu-rismo, Valéria Mota.

A "Anda Paracambi" é umaentidade privada, sem vínculocom órgãos públicos e que con-tará apenas com a contribuiçãodo seu quadro de sócios.

Caminhantes de Paracambi na Orla do Rio de Janeiro

"A "Anda Paracambi" pre-tende criar um calendário decaminhadas para outros mu-nicípios do Rio de Janeiro,promovendo o intercâmbio denossos sócios com os cami-nhantes de outras cidades.Breve, pretendemos ir para

outros Estados e, quem sabe,até para outros países.", con-cluiu Valéria Mota.

Maiores informações no E-mail: [email protected] com a Valéria, na Superin-tendência de Turismo, na Fábri-ca do Conhecimento.

Foto: Irapuan Coutinho

Fotos: Irapuan Coutinho

Nesta quinta-feira (28), pas-sará por Valença, na RJ 145 (deBarra do Piraí sentido Rio dasFlores), o Tour do Rio, entre13h20min e 13h40min. O even-to contará com 6 equipes es-trangeiras (Itália, Alemanha,África do sul, Colômbia, EUA ePortugal ) e 5 equipes nacionais.

O maior evento de ciclismoda América Latina chega àquinta edição com fortes equi-

Tour do Rio passa por Valença nesta quinta-feirapes brasileiras tendo comoconcorrentes importantes ti-

mes estrangeiros, num totalde mais de 60 atletas.

Page 5: Jornal Diretriz - Edição 224

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 2014 5NOVA IGUAÇU,QUEIMADOSe MESQUITA

FAZENDO A DIFERENÇA

(A coluna que apresenta anônimosque fazem a economia crescer)

Coluna

Beto do Picolé – ParacambiOrgulho! Esse é o sentimen-

to que melhor resume o senti-mento do vendedor José Ro-berto da Silva, o Beto do Pico-lé, por ter conseguido suprir asnecessidades da família com acomercialização de picolé.

Tudo começou nos anosde 1990 quando Beto foi con-vidado para trabalhar em umasorveteria na Praça CaraNova, centro de Paracambi.No tempo que ficou na sorve-teria aprendeu toda dinâmicada venda de picolés, porémquando o comércio fechouBeto decidiu sair do municípioe trabalhar com carteira assi-nada. Mas não demorou mui-to tempo para voltar à investirna venda do picolé. A diferen-ça é que ao invés de ter umponto fixo Beto decidiu quevenderia de porta em porta.

A primeira providência foicomprar um carrinho de sor-vete e adaptá-lo em uma bi-cicleta para ter maior mobili-dade, depois, Beto precisavater um fornecedor de picolé.A parceria foi fechada com a

Dona Maria, moradora do Sa-bugo, que já trabalhava comgeladinho. Beto contou que oacordo feito com ela era de terexclusividade na produção. Aparceria foi tão positiva quehoje eles são sócios.

A rotina do vendedor come-ça logo após o almoço e só ter-mina por volta de meia-noite eseus clientes vão mudandocom o passar da tarde e inícioda noite. Primeiro, são os alu-nos das escolas de pelo menossete bairros de Paracambi e jáà noite os consumidores pas-sam a ser os motoristas de ôni-bus, os que chegam do traba-lho via trem e até os policiaisque ficam na cabine da Praça.

Beto se sente satisfeito coma decisão tomada à quase 15anos, pois graças a venda depicolé ele conseguiu comprarsua casa, prover todas as ne-cessidades da família e aindater tempo para se dedicar a suapaixão: ser interprete de sam-ba enredo em escolas de sam-ba. Quem desejar provar o pi-colé caseiro do Beto pode ligarpara o número 992765585 parasaber o roteiro do vendedor.

Jornada Pedagógica reúne profissionaisde educação em Mesquita

Mais de 300 profissionaisde educação estiveram reuni-dos nesta terça-feira, dia 26de agosto, na sede da Comu-nidade Evangélica de Mesqui-ta, no Centro, para o início dasegunda etapa da JornadaPedagógica, que tem comotema “Construindo uma pro-posta curricular significativa”.Durante a abertura do even-to, o secretário de Educação,Rodrigo Rodrigues, falou so-bre a importância de construiruma nova identidade para acidade através da educação.

“Queremos uma educa-ção diferenciada para Mesqui-ta e é por isso que estamosreunidos para discutir a cria-ção de um currículo escolarpara a rede”, destacou o se-cretário. A segunda etapa dajornada se estende até o finaldo ano com o desenvolvimen-to de uma proposta pedagó-gica centralizada para a redeeducacional para que cadaescola possa construir seu

projeto político pedagógicopara o ano que vem.

Entre os palestrantes des-ta etapa estava o professorCésar Nunes, da Unicamp,que falou sobre o tema “A ava-liação na educação e na es-cola: fundamentos teorias epráticas de superação” e a pro-fessora Ana Canen, da UFRJ,que debateu o tema: “Constru-indo um currículo significativo”.César Nunes abordou a huma-nização da escola e aconse-lhou professores a conversar

mais com os alunos, acaban-do com antigos estigmas paraque a criança encontre o ca-minho. “A criança é o início eo fim de tudo”, concluiu, de-pois de citar vários trechos demúsicas consagradas e atéda Bíblia.

Já a professora Ana Ca-nen abordou a necessidade deum currículo multiculturalista,que dialogue com as criançase que busque a tradução dosconceitos educacionais para odia a dia dos alunos.

Implante Mais - Centro - ParacambiTel.: 2683-1945 - Quintas e Sextas das 9h as 18h

Consultório Dr Roberto - Lages -ParacambiTel.: 3693-3894 - Quartas a partir das 16h

Dr. João VitorCRO 35.659

GM Odonto - Presidente Juscelino - MesquitaTel: (21) 2696-8115 - Atendimento aos sábados quinzenalmente

Obras do novo Destacamento daPM em Nova Iguaçu começamem quinze dias na Cerâmica

O prefeito de Nova Igua-çu, Nelson Bornier, inspecio-nou nesta terça-feira (26), nobairro da Cerâmica, a área de1.200 metros quadrados ad-quirida pelo Governo Munici-pal para a construção da 3ªCompanhia Destacada dePolícia Militar, subordinada ao20º Batalhão (Mesquita).

As obras da nova unida-de, que vai funcionar na RuaGeni Saraiva com um efeti-vo inicial de cerca de 60 ho-mens, começam nos próxi-mos 15 dias. A prefeituraestá investindo, sozinha, cer-ca de R$ 1,8 milhão no pro-jeto, previsto para ser conclu-ído até o fim do ano, quandopassará para a administra-ção da Secretaria de Estadode Segurança Pública.

Preocupado com a ques-tão da violência na região, oprefeito Bornier está tam-bém pedindo autorização aogovernador Luiz FernandoPezão para já iniciar as ati-vidades do Destacamento,provisoriamente, por esses

dias, com a utilização de con-tainer, enquanto as obras nãosão concluídas.

Ainda de acordo com Bor-nier, a nova unidade da PM vaibeneficiar também a popula-ção de praticamente todo oantigo 3º Distrito da cidade, aexemplo da Posse, MiguelCouto, Três Corações, SantaRita, Corumbá e Vila de Cava,entre outras regiões.

“A gente está dando a nos-sa contribuição, enquanto pre-feito, com o objetivo de aju-dar ao Governo do Estado emfavor da segurança públicados munícipes de Nova Igua-çu, que já não aguentammais viver subjugados ao ter-ror imposto pelos bandidos”,disse o prefeito.

Nascida e criada no bairroda Cerâmica, a dona de casaNorma Sueli Leite, 58 anos,comemorou a chegada da uni-dade da PM à sua região.

“O meu sonho é poder ca-minhar nas ruas sossega-das, com celular nas mãos,sem ser assaltada. Vai ser

tudo de bom, para nós, mo-radores da Cerâmica, seisto de fato acontecer. Oprefeito Bornier está fazen-do, e bem, o dever de casa.Por isso, a minha nota praele é dez”, aprovou.

Para o presidente da Câ-mara Municipal, vereadorMaurício Morais, a chegadado Destacamento da PM é vi-tal para a questão da segu-rança pública no bairro daCerâmica e adjacência.

MAIS AGILIDADE NAAÇÃO DA POLÍCIA

O destacamento da Ce-râmica é a segunda unida-de da PM conquistada porBornier para a cidade. Noinício do ano, ele inaugu-rou a 4ª Companhia numaárea de 20 mil metros qua-drados, também cedida aoGoverno do Estado pelaprefeitura, em Marapicu,na região da antiga Estra-da de Madureira.

A unidade da Cerâmicaterá um total de 360 metrosquadrados de área construí-da, onde funcionou durantedécadas o salão de festa doAugusto do Mercado. Vai dis-por de sala de comando, alo-jamentos, rancho e estaciona-mento de viaturas.

“O nosso objetivo é trazer opoliciamento mais próximo dacomunidade, com mais osten-sividade e maior segurançapara todo mundo. Até porque,já está comprovada que essetipo de policiamento é bastanteeficaz, por dar mais visibilidadea ação da polícia, diminuindo,em muito, os índices de crimi-nalidade”, explicou o tenente

Wesley, que acompanhou Bor-nier durante a inspeção.

Ainda de acordo com o ofi-

SEMEL/Queimados consegue bomresultado na Copa Brasil de Handebol

Na primeira grandecompetição da equipe masculinade Handebol da SEMEL(Secretaria Municipal de Esportee lazer de Queimados), a equipeconseguiu a quinta colocaçãogeral na Copa Brasil, disputadaentre os dias 19 e 23 de agosto,em Serra (ES). Mas por pouco,o representante da BaixadaFluminense não conseguiuchegar às semifinais. Comapenas uma derrota em cincopartidas, o time fez a segundamelhor campanha do torneio,superado apenas pela FAB-RJ(Força Aérea Brasileira),campeão invicto, vencendotodos os cinco jogos. Na final,superaram os mineiros da MRSlogística por 33 a 28. Osqueimadenses só não chegaramà disputa por medalhas porcausa do saldo de gols,perdendo a vaga para SãoCarlos (SP) e Niterói (RJ) naprimeira fase. Agora as atençõesda equipe voltam ao Rio deJaneiro. Na Liga Rio, o timeocupa a primeira colocação e noCampeonato Carioca, faltandotrês jogos para o fim da faseinicial, atualmente figura naterceira posição na tabela.

Para a competiçãonacional, a SEMEL/Queimadosrecebeu dois reforços de peso.Os campeões mundiais pelaSeleção Brasileira de Handebolde areia, Emanuel Gusmão e oThiago Jordan, viajaram com o

time para a cidade capixaba eforam importantes na campanhada equipe. Os jogos foramdisputados no GinásioPoliesportivo Edvaldo CarvalhoDias da Mata, em JardimLimoeiro e, logo na primeirapartida, o time venceu a forteequipe de São Carlos por 24 a23. Na partida seguinte, osmeninos não conseguiramrepetir a boa atuação e foramderrotados por Niterói pelo placarde 25 a 21. Com o revés, osqueimadenses foram para aúltima partida da primeira fase

precisando da vitória. Ela atéveio, mas o resultado de 32 a27 sobre Cristo Rei (ES) não foisuficiente para classificá-los àssemininais. Nas disputas porposições, vieram mais doistriunfos. 31 a 24 sobre Betim(MG) e 30 a 28 sobre os donosda casa, credenciando ao timeda Baixada Fluminense o quintolugar na classificação geral. Osprincipais goleadores da equipeno torneio foram MarcosVinicius (25 gol), Douglas (15gols), Thiago Jordan (10 gols) eRafael 10 gols.

cial, as ações da PM serãomais ágeis, porque as equipesnão precisarão se deslocar do

Batalhão, em Mesquita. “Es-taremos, agora, mais perto dofato”, disse.

Foto: Maicon Ferraz

Secretário Luiz Carlos

Monteiro agradece o

goleiro Emanuel

Gusmão

Foto: Luiz Ambrósio

Page 6: Jornal Diretriz - Edição 224

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 20146 ENCARTE DOSUPERMERCADO

BERG’S

Page 7: Jornal Diretriz - Edição 224

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 2014 7ESPORTES

Tática de ‘pé no chão’ de Luxemburgodá certo e Fla vence quatro seguidas

Brasileirão

Nem parece aquele timeacostumado a perder que jáparecia rebaixado por anteci-pação! O Flamengo de Van-derlei Luxemburgo largou alanterna para trás, mudou seujeito de jogar, e venceu qua-tro partidas seguidas no Cam-peonato Brasileiro, ocupandoagora a 11ª posição com 22pontos ganhos. A vitória de

Quem diria? Paulo Hen-

rique Ganso, visto por qua-se todos como uma promes-sa que não se cumpriu, estáde volta, dando os passesbrilhantes de sempre, masdesta vez ajudando na mar-cação e fazendo gols. Foi deseus pés que surgiram osgols que deram a vitória aoSão Paulo nos jogos contrao Internacional e Santos eque colocaram o time do téc-n ico Mur icy Ramalho navice-liderança do Brasileirão,

Ganso ressurge do lodo e botaSão Paulo na vice-liderança

à frente de Internacional,Corinthians e Fluminense.

O camisa 10 está felizcom o bom momento quevive no São Paulo. Das 40partidas da equipe no ano,Ganso esteve em 39. Équem mais jogou na tempo-rada. Nas últimas seis, deuquatro assistências e mar-cou dois gols. É o principalgarçom do time na tempora-da, com 11 passes para gol,e balançou as redes cincovezes em 2014. Ele diz:

– Não é só o meu me-lhor momento, mas o detoda equipe. O time está seencaixando. Eu, Kaká,Pato e Kardec estamos nosdedicando muito na marca-ção. Falar para os quatrojogarem é até bobeira, en-tão temos de nos concen-trar na marcação. 

O quarteto mágico dotime do Morumbi demorou,mas se encaixou e ainda temLuís Fabiano para disputarposição nesse ataque. Nãofosse a enorme frente colo-cada pelo Cruzeiro no cam-peonato (sete pontos sobreo segundo colocado), se po-deria dizer que o São Pauloestá com pinta de campeão.Mas ainda tem mais duas ro-dadas e um segundo turnointeiro pela frente para o timede Ganso, Kaká e Pato, as-sim como Fluminense, In-ter e Corinthians, darem omelhor de si nessa tempo-rada de caça à Raposa –que até aqui não vem to-mando conhecimento deseus perseguidores!

Ganso fez um golaço contra o Santos e deu a vitória ao São Paulo

2x0 sobre o Criciúma, a se-gunda fora de casa em ape-nas uma semana, mostrouum Flamengo que achou oseu jogo na competição: re-conhecer que tem um elencofraco, sem estrelas, e que pre-cisa jogar fechadinho paratentar decidir no final.

A tática do pé no chão vemdando certo. Sport Recife,

Coritiba, Atlético Mineiro eCriciúma foram as quatro ví-timas desta nova fase emque a força da imensa torci-da tem sido outro ingredien-te de sucesso importante.

Contra o Criciúma, emSanta Catarina, a equipe ca-rioca já poderia ter decididoo jogo no primeiro tempomas teve a infelicidade duasbolas na trave. Mesmo comum Arthur totalmente inútilno ataque, Luxemburgoteve sangue frio para espe-rar a hora certa de lançar onovo arti lheiro do time,Eduardo da Silva, que tementrado no segundo tempopara decidir os jogos no fi-nal com seus gols. Contra oCriciúma, ele foi mais umavez decisivo, dando o pas-se para Mugni fazer a joga-da em que o argentino so-freu o pênalti (convertido emgol por ele próprio) e fazen-do o segundo gol que sacra-mentou a vitória.

A sintonia entre o expe-riente torcedor e o time temsido tanta que até a defe-sa que vinha sendo umproblemão na equipe con-seguiu ser consertada coma efetivação do zagueiroda base Marcelo (que temjogado muito) e na ocupa-ção da lateral esquerda porJoão Paulo após a saídade André Santos.

São os novos ventos so-prando na Gávea que po-dem levar o Flamengo a ocu-par a parte de cima da tabe-la do Brasileirão ainda noprimeiro turno. Proeza queninguém, até bem poucotempo, poderia imaginar.

Eduardo da Silva mais uma vez entrou no final

e decidiu o jogo contra o Criciúma

Vanderlei Luxemburgo acertou o time e conseguiu o

que parecia impossível: brigar na parte alta da tabela

Fluminense volta a vencermas não melhora posição

Se a turbulência acabounas Laranjeiras só o tempodirá, mas o Fluminense reen-controu o caminho da vitóriaapós 10 dias de maus resul-tados que provocaram a ira datorcida tricolor. Com uma go-leada de 4x0 sobre o Sport Re-cife, no Maracanã, a equipe di-rigida por Cristóvão Borgeschegou aos 29 pontos masisso não ajudou a melhorarsua posição na tabela poispermanece na quinta posição,fora da zona de classificaçãopara a Libertadores.

Após uma semana cheiade problemas quando os joga-dores foram acusados de es-tar fazendo “corpo mole” porcausa de dinheiro e foramhostilizados pela torcidaYoung Flu na saída do aero-porto Santos Dumont após aderrota para a Chapecoense,o time voltou a se empenharem campo e com dois gols deFred, um de Cícero e outro deConca, mostrou que se os jo-

gadores quiserem o Flu temchance de brigar pelas primei-ras posições. Sonhar com otítulo ficou bem mais difícilpois em apenas duas sema-nas, a diferença que poderiater sido de apenas 2 pontospara o líder Cruzeiro (caso aequipe derrotasse o Coritibaem casa, o que não aconte-ceu) aumentou para 10 pon-tos, tornando quase impossí-vel a tarefa de conquistar maisum campeonato brasileiro.

Como saldo da “fasenegra” em que além de sergoleado no Maracanã por5x2 pelo América de Natal,o Flu somou apenas 4 pon-tos em 12 disputados nos

últimos quatro jogos peloBrasileirão, ficou a voltapor cima do atacante Fredque parece ter caído em sidas besteiras que fez e fa-lou, e o afastamento (tem-porário) de Diego Cavalie-ri e Carlinhos, insatisfeitosporque não t iveram assuas exigências de renova-ção de contrato aceitaspelo patrocinador do clube.

Agora é esperar paraver se as acusações de“mercenário” para algumasestrelas do elenco têm fun-damento ou se o time comos melhores salários do fu-tebol carioca (e pagos emdia!) tem brio suficientepara respeitar sua torcidae fazer um segundo turnocom jogando com profissi-onalismo e vontade de ven-cer, independente de “bi-chos” pela vitória. Porquea torcida está cansada deser enganada e já mostrousua insatisfação.

Futebol de Paracambi

Lageense e Nova Esperança decidem o Sub-21As equipes da Lageense

e do Nova Esperança deci-dem neste domingo (31 deagosto) o título do campeona-to Sub-21 de futebol de Para-cambi. As duas equipes chega-ram à final eliminando o Guara-

juba e o Tupi, respectivamente.A finalíssima acontecerá no

campo do Nova Esperança, nobairro Jardim Nova Era, e teráinício às 11 horas.

Por ter obtido mais pontos cor-ridos no campeonato, o Nova Es-

perança conquistou o direito dedecidir em casa, em partida úni-ca, contrariando o presidente daLageense, Ademirzinho. que ten-tou levar a partida para um cam-po neutro, o do Tupi, mas o re-gulamento não permitiu.

Mundial masculino debasquete começa dia 30com transmissão ao vivo

O campeonatomundial masculinode basquete serádisputado na Espa-nha entre 30 deagosto e 14 de se-tembro com trans-missão ao vivo doscanais ESPN.

A seleção brasi-leira jogará com asua força máxima,incluindo os jogado-res que atuam naNBA como TiagoSplitter, Nenê, An-derson Varejão eLeandrinho. A sele-ção estreia no gru-po A da Copa doMundo contra acampeã europeia, aFrança, neste sába-do, às 13 horas (deBrasília). Os brasi-leiros ainda enfren-tarão Irã, Espanha,Sérvia e Egito naprimeira fase.

Confiança totalO pivô Tiago

Splitter, campeão daúltima NBA pelo SanAntonio Spurs, eque irá para o seuterceiro mundial,elogiou toda a pre-paração do Brasilpara esta Copa doMundo e está confi-ante em um bom re-sultado na Espanha.

- Fizemos umaboa preparação,com ótimos treinose existe uma boaquímica entre os jo-gadores antigoscom os que entra-ram agora. Ainda te-

mos um jogo amisto-so para realizar emais treino para cor-rigir o que for preci-so. Com certeza, fa-remos um bom cam-peonato – ele afirma,confiante, para o tor-cedor brasileiro.

Outro que encon-tra-se em ótima faseé o veterano NenêHilário, que aos 32anos, irá disputar oseu primeiro mundi-al e já espera a me-dalha de ouro. Opivô, que atua pelo

Washington Wizar-ds, na NBA, garan-te que está bemnão só fisicamente,mas também com acabeça tranquilapara a competiçãona Espanha.

- Já tive algu-mas chances dejogar um Mundial,mas fui cortado porlesão como ocor-reu há quatro anosantes do campeo-nato da Turquia.Hoje estou aquibem de cabeça ede saúde para aju-dar meus compa-nheiros a buscarum grande resulta-do na Espanha.Queremos o título,mas sabemos quepara isso aconte-cer tudo tem queocorrer direitinhoem cada segmen-to da equipe.

Depois do fra-casso no futebol éhora de acreditarnos rapazes denosso basquete!

Tiago Splitter foi campeão da NBA e é o destaque

da Seleção Brasileira

Em ótima fase, Nenê vê o Brasil como candidato ao ouro

Page 8: Jornal Diretriz - Edição 224

Paracambi, 27 de agosto a 2 de setembro de 20148 ANÚNCIOINSTITUCIONAL

DE NOVA IGUAÇU