Jornal Diretriz - edição 240

8
Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 2015 Paracambi, de 07 à 13 janeiro de 2015 - Ano VI - Edição nº 240 - Baixada e Centro Sul Fluminense - Site: www.jornaldiretriz.com.br - Telefone: (21) 3693-2716 / 98688-5513 - R$ 1,00 Governos Estadual e Federal assinam prorrogação da permanência da Força de Pacificação na Maré O governador Luiz Fer- nando Pezão e os minis- tros da Justiça, José Foto: Carlos Magno Página 2 Pág. 2 Martinazzo apresenta balanço de 2014 e projetos para 2015 em Seropédica Pág. 5 Conselheiros de Saúde de Queimados tomam posse nesta quarta Estado atrai 340 mil novas empresas e cria mais de 1 milhão de empregos Mutirão de limpeza atinge cinco bairros de Mesquita Pág. 4 Pág. 4 Aniversariantes Pág. 4 ESPAÇO EMPRESARIAL Nova Iguaçu comemora 182 anos com inauguração de escola e centro olímpico Página 8 Eduardo Cardozo, e da Defesa, Jaques Wagner, assinaram, na tarde desta quarta-feira (7/1), em Bra- sília, o protocolo de coope- ração para a prorrogação do emprego da Força de Pacificação no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, até 30 de junho deste ano. No dia 1º de abril será inici- ado o processo de transi- ção das operações da For- ça de Pacificação para a Polícia Militar. Pág. 4 ESPORTE Página 7 F AZENDO A DIFERENÇA (A coluna que apresenta anônimos que fazem a economia crescer) Coluna Página 3 Estado terá Central Única de Regulação do sistema público de Saúde Pág.2 Tupi homenageia craques do passado

description

 

Transcript of Jornal Diretriz - edição 240

Page 1: Jornal Diretriz - edição 240

Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 2015

Paracambi, de 07 à 13 janeiro de 2015 - Ano VI - Edição nº 240 - Baixada e Centro Sul Fluminense - Site: www.jornaldiretriz.com.br - Telefone: (21) 3693-2716 / 98688-5513 - R$ 1,00

Governos Estadual e Federal assinamprorrogação da permanência da

Força de Pacificação na Maré

O governador Luiz Fer-nando Pezão e os minis-tros da Justiça, José

Foto: Carlos Magno

Página 2

Pág. 2

Martinazzo apresentabalanço de 2014 e projetospara 2015 em Seropédica

Pág. 5

Conselheiros de Saúde

de Queimados tomam

posse nesta quarta

Estado atrai340 mil novasempresas ecria mais de1 milhão deempregos

Mutirão de

limpeza atinge

cinco bairros

de MesquitaPág. 4

Pág.

4

AniversariantesPág. 4

ESPAÇOEMPRESARIAL Nova Iguaçu

comemora

182 anos com

inauguração

de escola e

centro olímpico

Página 8

Eduardo Cardozo, e daDefesa, Jaques Wagner,assinaram, na tarde desta

quarta-feira (7/1), em Bra-sília, o protocolo de coope-ração para a prorrogação

do emprego da Força dePacificação no Complexoda Maré, Zona Norte do Rio,

até 30 de junho deste ano.No dia 1º de abril será inici-ado o processo de transi-

ção das operações da For-ça de Pacificação para aPolícia Militar.

Pág. 4

ESPORTE

Página 7

FAZENDO A DIFERENÇA

(A coluna que apresenta anônimos

que fazem a economia crescer)Coluna

Página 3

Estado teráCentral Única de

Regulação dosistema público

de SaúdePág.2

Tupi homenageiacraques do

passado

Page 2: Jornal Diretriz - edição 240

Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 2015

“Lembramos que as opiniões expressas por terceiros por meio de entrevistas e declaraçõesnão representam, necessariamente, a opinião deste jornal.”

EXPEDIENTE

PUBLICAÇÃO SEMANAL / Tiragem: 20 mil exemplares

É vedado a União, Estados, Distrito Federal e Municípios instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos. (Conforme artigo150, Inciso VI, Letra D, da Constituição Federal).

EDITOR E DIRETORJoão Bôsco de LimaRegistro Profissional: 35.340/RJ

FUNDADORGeraldo Pançardes

IMPRESSÃO: Gráfica Jornal do CommércioRua do Livramento, 189 - Cep 20.221-194

Rio de Janeiro RJ

Telefone geral: (21) 2223-8500

ADMINISTRAÇÃO e REDAÇÃOE-mail: [email protected] - Endere-ço: Estrada Alziro Zarur, 163, Centro - Paracam-bi/RJ - Cep 26600-000 - Telefone: (21) 3693-2716

Administrado por Gecapa EmpresaJornalística Ltda - CNPJ: 09.128.617/0001-61 COLABORADORES

Deo Teixeira - Registro Profissional: 27.567/RJ

Margareth Oliveira - Registro Profissional: 35.329/RJ

Irapuan Coutinho - Registro Profissional: 27.653/RJ

Joel Macedo - Registro Profissional: 18.932/RJ

DIAGRAMAÇÃOEliziane M.de Oliveira [email protected] - Registro Profissional: 27.638/RJ

Telefones: (21) 98688-5513 / 99380-7694

E-mail: [email protected]

2 ESTADO e ESPAÇOEMPRESARIAL

ESPAÇO EMPRESARIALEmpresário este espaço poderá ser seu! Ligue: (21) 3693-2716 / 98688-5513

O governador Luiz Fer-nando Pezão e os ministrosda Justiça, José Eduardo

Em abril, será

iniciado o

processo de

transição para a

Polícia Militar

Governos estadual e federal assinam prorrogaçãoda permanência da Força de Pacificação na Maré

Cardozo, e da Defesa, Ja-ques Wagner, assinaram,na tarde desta quarta-feira

(7/1), em Brasília, o proto-colo de cooperação para aprorrogação do emprego

da Força de Pacificação noComplexo da Maré, ZonaNorte do Rio, até 30 de ju-

nho deste ano. No dia 1º deabril será iniciado o proces-so de transição das opera-ções da Força de Pacifica-ção para a Polícia Militar.

– Com a cooperaçãodas Forças Armadas, avan-çamos no combate à crimi-nalidade no Rio de Janeiro– afirmou o governador, queestava acompanhado dosecretário de Segurança,José Mariano Beltrame.

Durante a permanên-cia das Forças Armadas,100 policiais militares re-alizarão o patrulhamentoostensivo no conjunto decomunidades.Para refor-çar a segurança, uma de-legacia será implantada nasinstalações da Força de Pa-

cificação, subordinada aoComando Militar do Leste. Aunidade policial temporáriaapoiará a execução de man-dados judiciais.

O Comando da Força dePacificação planejará asações das Forças Armadas,das tropas da Polícia Militar,da Guarda Municipal e daDelegacia de Polícia.

Foto: Google

Surge em Paracambi as

DROGARIAS ULTRAPOPULARSurge em Paracam-

bi à rede DROGARIASULTRAPOPULAR, e ofato ocorreu através dedois jovens paracambi-enses nas figuras deMarcel Rodrigues Mar-tins e Paulo Victor Tava-res. Fazendo parte deuma rede nacional dedrogarias, a empresa sedestaca pela sua atua-ção diferenciada, ofere-cendo preços justos demedicamentos, combi-nado a qualidade e bomatendimento. A inaugura-ção ocorreu na manhã

Uma das marcas da nova drogaria de Paracambi são as suas promoções em medicamentos.

A DROGARIA ULTRAPOPULAR em Paracambi fica situada

na Praça Cara Nova, a poucos metros da estação ferroviária.

Marcel e Paulo Victorsão dois experientes pro-fissionais que atuam naárea farmacêutica há dezanos - oito anos desenvol-vendo conhecimentos nosmais diversos níveis e doiscomo empresários do se-tor. A partir dessa últimaexperiência, diante daideia de dar um passo tec-nicamente mais amplo, osdois resolveram aliar-se aum sistema de alta estru-tura de mercado onde po-deriam contar com maio-res possibi l idades deavanços comerciais, sobas regras da boa oferta ebom atendimento. Assimsurgiram as negociaçõese o estabelecimento daRede Drogarias Ultrapo-pular em Paracambi.

As Drogarias Ultrapopu-lar chama atenção peloseu modelo de trabalho ecombinando-se a isso oespírito empreendedor deseus titulares, as perspec-tivas de sucesso do empre-endimento são uma ques-tão de tempo. Os sóciosMarcel e Paulo Victor só es-peram o passar desta faseinicial de estabilização daempresa na região, para

do dia 27 de dezembro de2014 na Praça Cara Nova,

Centro (bem próximo àestação ferroviária).

dar inicio a outras grandesprojetos envolvendo parce-rias com grandes laborató-rios que a rede proporcio-na. Segundo os dois em-presários, no extremo des-ta escalada, o grande be-neficiário será o públicoconsumidor que poderácontar com uma variedademaior de produtos pelo pre-ço mais em conta.

Já em sua inauguração adrogaria surpreendeu. Alémda festa organizada com re-frigerantes, salgadinhos e pi-

pocas aos participantes, anova loja foi aberta comofertas de preços comdescontos em todos osprodutos, principalmenteos genéricos que varia-vam de 55% a 90%.

Hoje, as Drogarias Ul-trapopular em Paracam-bi já marca espaço deconquista dos consumi-dores com suas ofertasde medicamentos e ou-tros produtos aliados aopreço justo, qualidade eatenção com os clientes.

Os sócios da empresa em Paracambi: Marcel e Paulo Victor.

O governador Luiz FernandoPezão, o ministro da Saúde, ArthurChioro, e o prefeito do Rio, Eduar-do Paes, estiveram reunidos, nes-

Rio teráCentral Únicade Regulação

do sistema público de

Saúde

ta quarta-feira (7/1), em Brasília,para discutir a criação de umaCentral Única de Regulação dosistema público de Saúde do Riode Janeiro. O objetivo é promovera integração e a comunicação en-tre as unidades federais, estadu-ais e municipais, para aprimorara qualidade do atendimento à po-pulação. A medida criará uma cen-tral unificada para, por exemplo,agilizar informações sobre o aten-dimento e vagas disponíveis. A pre-visão é de que a regulação inte-grada entre em funcionamentodentro de seis meses.

Durante o encontro, ficou defi-nida ainda a criação de uma Cen-tral Única de Compras para o sis-tema de Saúde do Rio de Janeiro.Dessa forma, a aquisição de ma-

teriais, equipamentos e medica-mentos, além da contratação deserviços, será realizada de formaintegrada pelas unidades fede-rais, estaduais e municipais.

Foto: Carlos Magno

Texto e fotos: Déo Teixeira

Page 3: Jornal Diretriz - edição 240

Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 2015

Ano vai, ano vem, e mui-tas vezes o tempo vai sim-plesmente passando, comoareia que escorre por entre osdedos de nossas mãos. Aépoca da virada é sempremarcada, em maior ou menorgrau, por certa reflexão. Équando paramos para dar umaúltima olhadinha para trás, equando nos abrimos esperan-çosos para os dias que virão,como se o simples fato de tro-carmos nosso velho calendá-rio por um novo, pudesse nostornar pessoas diferentes,melhores, mais felizes talvez.

Que tal desta vez fazerdiferente?

Metas para o novo ano -Não que não possamos sermais felizes, mas NÃO ÉO PASSAR DO TEMPOQUE VAI FAZER ISSOACONTECER, e sim algodentro de nós que decidaque é tempo de mudança.

Quem você escolheráser em 2015?

Preste atenção, algo den-tro de você deve, de verdade,decidir que você vai mudar. Oque acontecerá no seu próxi-mo ano, acredite, não vai de-pender da cor da sua roupa

3CDL NACIONAL,Coluna Fazendo a

Diferença e Queimados

De Corpo e Alma

Juliana GarritanoPor

Grupo oferece oportunidade de trabalho para atua-ção em vendas externas de informações cadastrais jun-to ao setor empresarial.

Cargo: Executivo ComercialRemuneração: Salário fixo + ajuda de custo + parti-

cipação sobre o faturamento.OS INTERESSADOS DEVEM ENVIAR CURRÍCULO

PARA: [email protected] Os selecionados serão convocados para entrevista.

OPORTUNIDADE

Ano novo, vida nova?não vai depender do que vocêvai comer, de uvas, lentilhas,lacinhos, flores, velas... nemde nada assim. Vai depender,isso sim, de quem você es-colherá ser por dentro.

Escolher ser melhordepende de:

1º) Vai depender da suacoragem de abandonar pen-samentos e atitudes negati-vos, que vêm lhe fazendo mal;

2º) Vai depender da suacriatividade em se permi-tir ser maior;

3º) Vai depender da suaousadia de arriscar ser alguémdiferente do conhecido e irpara além da mera repetição.

4º) Vai depender dassuas atitudes!

Sim, porque não basta teruma boa intenção. A vida estápassando, e podemos seguirfelizes até o seu fim, apenascultivando boas intenções.

INTENÇÃO SEM AÇÃO= MERA REPETIÇÃOÉ preciso que as boas

intenções se tornem ações,se tornem as sementescom que semeamos emnosso novo caminho!

Pense nisso e um ex-celente 2015!

A vontade de vol-tar ao mercado detrabalho depois demuito tempo no papelde mãe fez MicheleBelegoti, em 2011,apostar na aberturade uma ótica.

Michele decidiuabrir a ótica com oapoio do marido San-dro Belegoti, mais co-nhecido como Snoo-py, que já estava noramo há 15 anos e ti-nha o desejo de abrirseu próprio negócio.Aliando o conheci-mento do marido ao

FAZENDO A DIFERENÇA

(A coluna que apresenta anônimos

que fazem a economia crescer)Coluna

Michele Belegoti (Paracambi)

a família. Observando o mo-vimento e o público circulan-te na Praça do Miro, come-çaram a alimentar a vonta-de de trazer também paraParacambi um braço da óti-ca aberta no município vizi-

nho. Quando surgiu o pontoconsiderado ideal, Michelejunto com Snoopy, acertou oaluguel com o proprietário einiciou a obra de reforma daloja, que terminou em no-vembro do ano passado.

Logo em seguida, a óti-ca foi inaugurada oferecen-do exame de vista e orça-mento gratuitos a todos queprocuram a ótica. Além dearmações nacionais, os cli-entes podem optar por len-tes e armações importadas,pois segundo Michele omais importante é oferecerum produto de qualidadepara que outros clientespossam procurar a ótica.

Quem desejar conhecermelhor o negócio de Michelepode se dirigir à loja, locali-zada na Av. Jonas Leal, 82,Lages. Maiores informaçõespelo telefone 3693-4012.

seu tino para negócios aprimeira ótica Belegoti foiaberta em Japeri, na Baixa-da Fluminense.

Em 2014, o casal mora-dor do BNH, decidiu mudarpara o bairro de Lages com

Através do SPCPlus serviços a regiãoconquistou autonomia em Certificação Digital

A implementação da cer-tificação digital na região porparte do SPCPlus Serviçosconta com uma grande par-ceria através dos melhoresescritórios de contabilidadesituados na Baixada Flumi-nense. Se por um lado a en-tidade inovou nesse senti-do disponibilizando essa prá-tica modalidade de atuaçãona internet a disposição dopúblico interessado, por ou-tro, encontrou na classe doscontabilistas o melhor ele-mento de ligação. Hoje, con-tadores e SPCPlus Serviçosrepresentam soluções comrapidez e facilidade a deze-nas de ações praticadas por

pessoas físicas e jurídicasem vasta área da RegiãoMetropolitana do Rio.

Nesse trabalho conjun-to entre o SPCPlus Servi-ços e os escritórios de con-tabilidade, muitos contado-res tem se destacadoquanto a sua contribuição.Desta forma, e reconhe-cendo essa participação, adireção do Serviço de Pro-teção ao Crédito Plus, pre-sidida por Gil Garritano,tem destacado os méritosdesses profissionais atra-vés de promoções divulga-tivas na imprensa escrita.

Nesse sentido, a cadamês um escritório de conta-

bilidade é home-nageado por re-gistrar o maiornúmero de cer-tficados digitaisjunto ao SPC-Plus Serviços.

Exemplo dissoé o Contador Mar-celo Teixeira deCarvalho, com es-critório na Avenidados Operários,Centro, Para-cambi, que foi ovencedor em nú-meros de certifi-cados emitidosno mês de no-vembro de 2014.

O Contador Marcelo de Carvalho recebendo os

cumprimentos e a premiação das mãos de Andrea

Freitas (Agente de certificação do SPCPlus Serviços)

por ter alcançado o maior número de certificados

emitidos durante o mes de novembro de 2014.

Os pedidos de falência en-cerraram 2014 com queda de1,3%, em todo o país, em com-paração ao ano anterior, deacordo com os dados da BoaVista SCPC (Serviço Central deProteção ao Crédito). Na análi-se mensal (dez/14 contra nov/

CONJUNTURA

Pedidosde falênciaencerram2014 comqueda de

1,3%, revelaBoa Vista

SCPC

ano (jan/14 a dez/14 contra jan/13 a dez/13), e as recupera-ções judiciais deferidas regis-traram alta de 1,2%, na mes-ma base de comparação.

Apesar do cenário adversoobservado ao longo de 2014,os pedidos e os decretos defalências encerraram o ano empatamares menores aos ob-servados em 2013, e os núme-ros de recuperação judicialdesaceleraram neste mesmoperíodo. Entretanto, a persis-tência de um cenário de baixocrescimento econômico, o au-mento das taxas de juros e amanutenção de restrições aocrédito devem piorar a solvên-cia das empresas em 2015.

14), os pedidos de falência re-cuaram 2,0% e na comparaçãointeranual (dez/14 contra dez/13) houve aumento de 0,7%.

Em 2014, as falências de-cretadas registraram leve que-da de 0,2%, na comparaçãocom 2013. Houve queda de

38,6% na compa-ração mensal(dez/14 contranov/14) e na aná-lise interanual(dez/14 contradez/13) o indica-dor caiu 23,9%.

O indicador derecuperação judi-cial cresceu 7,8%no acumulado do

Recadastramento para o

Bolsa Família começou na

segunda em QueimadosBeneficiários que

não atualizaram

os dados em 2014

têm até o dia 16

de janeiro

Quem ainda não atuali-zou os dados do Bolsa Fa-mília em Queimados em2014 tem até o dia 16 des-te mês para fazer o reca-dastro no sistema Cadas-tro Único (CadÚnico), naSecretaria Municipal de As-sistência Social (Rua Eu-gênio Castanheiras, n° 176– Centro/ Rua do ColégioManuel Pereira). Para sa-ber se é necessário fazero recadastro, o beneficiá-rio deve ficar atento ao ex-

trato de pagamento queavisa sobre a atualização.Quem não realizar a atua-lização cadastral pode tero benef íc io cance lado ,além da perda da tarifa so-cial de energia elétrica.

Para aqueles que já atu-alizaram seus dados em2014, começa a valer a par-tir desta segunda-feira, dia05 de janeiro, o cadastra-mento anual de acordo como final do número do cartãoBolsa Família. Os finaiscom o número “1 ” , porexemplo, têm até o final domês de janeiro para fazer orecadastro. Já os f inaiscom número “2” terão até ofinal de fevereiro. Atualmen-te, mais de 14 mil famíliassão beneficiadas pelo pro-grama social no município.

Para secretária munici-

pal de Assistência Social,Ana Paula Rosalino, o re-cadastramento é importan-te para que as famílias nãopercam o benefício. “A atu-alização das informações éimportante para acompa-nharmos essas famílias aolongo do ano. Caso, os be-neficiários não façam o re-cadastro, eles correm o ris-co de perder os benefícios”,explicou a secretária.

Os beneficiários devem ira Secretaria Municipal deAssistência Social, de se-gunda a quinta, das 8h às17h, com os documentospessoais dos integrantes dafamília, declaração escolardos filhos referente ao anoletivo e o cartão do BolsaFamília em mãos. Mais in-formações pelo telefone:(21) 2665-8322.

Foto: Luiz Ambrósio-PMQ

Page 4: Jornal Diretriz - edição 240

Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 20154 QUEIMADOS,ESTADO, MESQUITA

e ANIVERSARIANTES

O mutirão de limpeza inici-ado na última segunda-feirapela Prefeitura de Mesquita,por intermédio da secretaria deObras e Serviços Públicos (Se-mosp) prosseguiu nesta quar-ta, dia 7, com retirada de en-tulho e lixo nos bairros SantoElias, Centro, Cruzeiro do Sul,Chatuba e Edson Passos. Três

Mutirão de limpeza atinge

cinco bairros de Mesquita

na porta de casas. No final do anoas pessoas costumam investirmais na troca de móveis e emreformas, por isso estamos inten-sificando os trabalhos e atenden-do aos apelos de moradores”,explicou o subsecretário de Ser-viços Públicos, Alessandro Ma-deira, o Pop. Outra preocupaçãoda equipe é retirar o lixo e evitarque as lixeiras improvisadas viremfocos de dengue ou favoreça a pro-liferação de roedores.

Cada área limpa recebetambém pintura, cercas como lápis característico da atu-al administração e um cartazavisando que é proibido jogarlixo no local. Quem for pegocometendo a infração seráadvertido a armazenar seulixo na porta de casa para queseja recolhido nos dias esta-belecidos. “As pessoas sa-bem que basta ligar para aprefeitura e solicitar a remo-

Fotos: Francisco Filho

 O Jornal Diretriz, não poderia deixar deregistrar a passagem do aniversariante,amigo de todos Paracambienses João JoséGonçalves, mais conhecido como JoãoDentista. No domingo, dia 21 de dezem-

João Dentista - 21/12/14

(Paracambi)

O Jornal Diretriz pa-rabeniza a servidoraEliana Reist pela pas-sagem do seu aniver-sário. Estudante docurso de Pedagogiado Cefet, Eliana é

Parabenizamos oartista Vitor Menezespor mais um aniversá-rio que será comemo-rado no próximo dia 14.Habilidoso na transfor-mação da madeira em

Vitor Menezes

(Nova Iguaçu)

Eliana Reist

(Paracambi)

adepta das Caminhadas na Natureza pro-movidas em Paracambi e Japeri.

móveis, Vítor é conhecido pela sua ale-gria de viver e amor pela filha Alice.

moração dos seus 80 anos”.Morador de Lages.

b r o / 1 4 ,r e u n i uem suaresidên-cia, fami-l iares ea m i g o spara uma l m o ç ode come-

João Dentista nasceu emMiradouro MG no dia 17/

12/1934, filho do imigran-te português ManoelFrancisco Gonçalves e daBrasileira Theodomira deJesus Gonçalves, chegouem Paracambi em 1962onde trabalhou 46 anoscomo dentista. Casadocom Célia Gomes Gonçal-ves e desta união tiveramtrês filhos, Paulo RobertoGonçalves, João Ailton Go-mes Gonçalves e Fernan-do Jose Gomes Gonçalves.

Implante Mais - Centro - ParacambiTel.: 2683-1945 - terça e quintas das 9h às 19h 30min

Consultório Dr Roberto - Lages -ParacambiTel.: 3693-3894 - Quartas a partir das 9h às 17h 30min

Dr. João VitorCRO 35.659

GM Odonto - Presidente Juscelino - MesquitaTel: (21) 2696-8115 - Atendimento segundas e sábados quinzenalmente

Conselheiros

de Saúde de

Queimados vão

tomar posse

nesta quartaA cerimônia de posse dos

novos integrantes do ConselhoMunicipal de Saúde de Quei-mados será realizada nestaquarta-feira, dia 07, às 18h, nasede do conselho (Rua Nilópo-lis, s/n° - Centro). Ao todo, 20vagas serão preenchidas. Oconselho será composto por 10representantes da sociedadecivil, cinco por profissionais desaúde e mais cinco gestoresligados à área da saúde. Na

Foto:Luiz Ambrósio-PMQ

última Conferência Municipalde Saúde, realizada em de-zembro de 2014, foram defini-dos através de uma plenária osórgãos que irão indicar seusrepresentantes para compor amesa do conselho até 2017.

Para a secretária municipalde Saúde, Drª Fátima Cristina,os novos conselheiros terãoum papel importante no auxí-lio do desenvolvimento de polí-ticas públicas de saúde. “A

participação do conselho éimportante para dar notorieda-de ao nosso trabalho. Eles têm

o papel de fiscalizar e auxiliartambém no desenvolvimentodas políticas públicas. Com a

posse deles, que conta com aparticipação da sociedade ci-vil, mostra a parceria que há

entre o poder público sob agestão do prefeito Max Lemose a população”, comentou.

Entre os anos de 2007 e2014, foram abertas 340 mil no-vas empresas no estado. Nes-se período, houve a geração de1.286.224 empregos. Segundo

Estado atrai 340 mil novas empresase cria mais de 1 milhão de empregos

Rio de Janeiro

tem R$ 118 bilhões

de investimentos

em andamento

maior mercado consumidor dopaís, o Estado do Rio tem,hoje, R$ 118 bilhões em inves-timentos em andamento e ou-tros R$ 31 bilhões em negocia-ção. De acordo com a Secre-taria de Desenvolvimento Eco-nômico, os setores de Alimen-tos, Bebidas, Automotivo, Cos-méticos e Tecnologia estãoentre os que mais cresceram.

Segundo o estudo Deci-

são Rio, realizado pela Firjan(Federação das Indústrias doEstado do Rio de Janeiro), aprevisão de investimentos até2016 é de R$ 235 bilhões, sen-do R$ 143 bilhões apenas nosegmento de Petróleo e Gás.

A Codin e a AgeRio (AgênciaEstadual de Fomento) promove-ram uma série de ações paraatrair empresas privadas e diver-sificar a economia do estado. A

Codin oferece orientação tributá-ria, além de informações sobreáreas de atuação e logística.

Já a AgeRio oferece linhasde financiamento para implan-tação, modernização ou ex-pansão das empresas.

De acordo com a Secreta-ria de Trabalho e Renda, inici-ativas como a Casa do Traba-lhador – que oferece 40 cursosde capacitação profissionalnas comunidades pacificadasde Manguinhos, Rocinha,Complexo do Alemão, Cidadede Deus e Vila Cruzeiro –, aampliação de postos do Sine(Sistema Nacional de Empre-gos) e projetos voltados paraa inclusão no mercado de tra-balho de pessoas com defici-ência e dependentes químicosforam decisivos para ampliar aoferta de mão de obra.

Com as novas empresas evagas de emprego, o estadopassou a ter a menor taxa dedesemprego entre as regiõesmetropolitanas analisadas peloIBGE: 3,6%, em novembro de2014. O salário médio tambémsaltou de R$ 1.115,48, em 2007,para R$ 2.375,20, em 2014, amaior renda média real do país.

Foto: Divulgação

Mulher é presa em Valença comdrogas escondidas nos seiosUm casal foi preso por asso-

ciação e tráfico de drogas na tar-de de terça-feira (6), em Valen-ça, RJ. Segundo a Polícia Mili-tar (PM), com a mulher, de 35anos, foram encontrados cincopedaços de maconha, que esta-vam escondidos nos seios dela.Ao irem até a casa do homem,de 33, foram apreendidos R$ 478

e uma balança de precisão. Deacordo com a PM, eles foramabordados em uma moto poragentes em patrulhamento naRua Domingos Mariano, no Cen-tro. A PM ainda informou que ha-via denúncia de venda de entor-pecentes contra os suspeitos. Ocasal foi encaminhado à 91ª De-legacia de Polícia (Valença).

Secretaria de

Obras e Serviços

Públicos de

Mesquita

intensifica

trabalhos de

recolhimento de

lixo e entulho

equipes se re-vezam nos tra-balhos feitoscom auxílio detrês retroesca-vadeiras, seiscaminhões enovo operários.

“Estamosrecolhendo res-tos de obras,entulhos e mó-veis colocados

ção, mas que-rem se livrar doproblema eacabam lar-gando móveise entulhos emesquinas e ter-renos baldios”,ressaltou adona de casaMaria Margari-da da Concei-ção, 56 anos.

Page 5: Jornal Diretriz - edição 240

Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 2015 5SEROPÉDICA

Martinazzo apresenta balanço de 2014e projetos para 2015 em Seropédica

O município de Seropédicase encontra em um momentoimportante de seu processo dedesenvolvimento através da ins-talação de grandes empresasna cidade, tais como P&G, Vo-torantin Cimentos, Saint Gobaindo Brasil – Brasilit, AutonomyInvestimentos, Prologis CCP,VBI Real State (RED), IquineTintas, centro de distribuiçãodas Casas Bahia, FoxWaterServiços e Equipamentos Am-bientais, entre outras.

A Prefeitura da cidade temrealizado diversas ações, den-tre obras e projetos, como porexemplo, obras de infraestru-tura e pavimentação de diver-sas ruas, obras de drenageme limpeza dos córregos queatravessam a cidade, sinaliza-ção e organização do trânsito.

Tudo feito dentro dos padrõesde traçados urbanos e de pro-moção da cidadania.

Além das obras estrutu-rais, do ponto de vista da se-gurança estão sendo realiza-das ações preventivas e con-juntas do Governo Municipalpara integrar e qualificar a Se-gurança Pública da Cidade.Cabe destacar também queSeropédica já possui instru-mentos legais para exercersua política de Ordem Públi-ca. A Lei Nº 523/2014 garan-te a atuação da Guarda Mu-nicipal de Seropédica, e a LeiNº 516/2014 regulariza o Fun-do Municipal de SegurançaPública do Município.

A Cidade, amparada pelosinstrumentos legais, terá direi-to de exercer sua política de

Saúde, inauguração da Farmá-cia Municipal e a instalação dafilial do Cartório de 2º Ofício deJustiça que funciona no interi-or da Maternidade, outra ino-vação promovida pela Prefeitu-ra de Seropédica para facilitare efetivar a certidão denascimento. Até o fim de 2014a Maternidade realizou maisde 1.200 partos e cercade 2.625 exames preventi-vos, além de inúmeras cirurgi-as ginecológicas, atendendotanto gestantes de Seropédi-ca quanto de outros municípi-os da Baixada Fluminense.Contando-se o biênio (2013/2014) a Unidade de Saúde jáefetuou, dentro do ProgramaMaterno Infantil, atendimentosginecológicos, pré-natais, exa-mes citopatológicos e distribui-ção de contraceptivos que to-talizam 37.000 atendimentos.

Ordem e Segurança Pública,e também acesso a recursospara que as Guardas Civis Mu-nicipais venham a ser equipa-das, custeadas e capacitadas.Na prática estas leis dão aSeropédica legitimidade emsuas práticas, e também apoioe recursos para realizá-las.Pois inscrito no Ministério daJustiça, o Município passaa ter acesso aos progra-mas, projetos e ações pre-vistas da Política Nacionalde Segurança Pública.

Voltando-se às questõesambientais a Prefeitura criou oIPTU VERDE, um programa deincentivos econômicos benefi-ciará o morador que construirou reformar seu imóvel resi-dencial seguindo os padrõesda engenharia ambiental.

Na saúde destaca-se a re-forma de diversos Postos de

Outros destaques são aconstrução da unidade doCorpo de Bombeiros em umaárea de 2.000 metros quadra-dos às margens da RodoviaBR-465, km 10, Bairro do In-cra e a implantação de umnova agência bancária nomunicípio, a nova unidade doBanco Itaú ficará localizadano início da Rua Rita Batis-ta, principal centro comerci-al do bairro Campo Lindo.Vale ressaltar que próximoao Corpo de Bombeiros tam-bém será instalada a sede daDefesa Civil de Seropédica.

O anúncio da realizaçãode concurso público para aSecretaria de Saúde e paraa Secretaria de Ordem Pú-blica evidencia o interessedo Governo em priorizar o fun-cionalismo público, dandooportunidade a muitas pes-soas de entrarem no merca-do de trabalho com estabili-dade profissional.

Nos últimos quatro anos ascontas Municipais vêm sendoconsideradas regulares pelo Tri-bunal de Contas do Estado eaprovadas pela CâmaraMunicipal, demonstrando o zeloda administração para com a le-gislação em vigor e com a boaaplicação dos recursos públicos.

Enchente nunca maisAs obras que estão sendo

realizadas no KM 42 da BR 465(Antiga Estrada Rio – São Pau-lo) têm o objetivo de evitar queos Bairros da região voltem asofrer com as enchentes. Soba BR 465 está sendo utilizadoum sistema não destrutivo, cha-mado de Tunnel Liner, compos-to por chapas de aço corrugadoo qual permite a construção detúneis de pequenas e médias di-mensões sem interferir na super-fície ou no tráfego, nas ruas pró-ximas estão sendo introduzidasno solo 900 manilhas de 3,5m X2,0m de ambos os lados da BR465, sendo construídos 820 me-tros de galeria pluvial benefici-ando cerca de 15.000. Com oapoio do Inea, está sendo fina-lizado o desassoreamento doValão do China e do Valão dosBois com o objetivo de evitarproblemas com enchentes.

Outra obra importante paraa cidade é a reforma da BR465, a qual o DepartamentoNacional de Infraestrutura deTransportes (Dnit) irá investirR$ 36 milhões em serviços.

Martinazzo constantemen-te tem se reunido com o supe-rintendente Regional do Dnit noEstado do Rio de Janeiro, Mar-celo Cotrim, e com o supervi-sor da residência de Seropé-dica, Marcus Werneck, paradiscutirem detalhes das obrasde reforma da BR 465.

O Governo do Estado autorizouo reajuste das tarifas sociais de trense barcas, conforme decreto publica-do no último dia 30, no Diário Ofici-al. A tarifa social dos trens passaráde R$ 2,90 para R$ 3,20. Já o valordas barcas passará de R$ 3,10 paraR$ 3,50. As novas tarifas dos trense barcas entram em vigor nos dias 2e 12 de fevereiro, respectivamente.A atualização das tarifas foi autori-zada em decorrência do reajustecontratual concedido pela AgênciaReguladora de Serviços PúblicosConcedidos de Transportes Aquavi-ários, Ferroviários, Metroviários e deRodovias do Estado do Rio de Ja-neiro (Agetransp), também publica-do no Diário Oficial do último dia 30.O novo valor das tarifas sociais dasbarcas considerou os reajustes con-cedidos pela Agetransp para osanos de 2013 e 2014. Já a nova ta-rifa social dos trens foi definida combase na tarifa contratual em vigordesde o início deste ano.

Trens e barcas têmnovas tarifas sociais

Seropédica

realiza reforma

e ampliação

de unidades

escolaresO período de matrículas

para as escolas administradaspela Prefeitura de Seropédicaserá finalizado no dia 30 dejaneiro. Segundo a Subsecre-tária de Ensino do Município,Eliana Cristina, os professoresda rede municipal retornam aotrabalho no dia 2 de fevereiropara participarem da Semanade Planejamento, organizarem

Fotos: Luiz Calderini

as salas de aula e ficarem ci-entes do processo de forma-ção do ano letivo, além de co-nhecerem os projetos pedagó-gicos das escolas. Já o retor-no dos alunos está previstopara 9 de fevereiro.

Os documentos necessári-os para a realização da matrí-cula são os seguintes: Identi-dade do responsável, certidão

de nascimento da criança ouadolescente a ser matriculado,duas fotos 3x4, um comprovan-te de residência e o cartão devacinação Durante o período derecesso escolar as 44 unidades

te reformadas e ampliadaspara melhor atender a popu-lação, podendo absorver umnúmero maior de alunos. Se-gundo a Secretária de Edu-cação, Cultura e Esporte do

município, Lúcia Baroni, aexpectativa é que este anosejam beneficiados pela redemunicipal de ensino cercade 18.000 alunos.

Também está sendo fi-

nalizada a construção deum novo CMEI (Centro Mu-nicipal de Educação Infan-til) no bairro Campo Lindo(km 39), que deverá serinaugurado no mês de abril.

de ensino e o CREI(Centro de Referênciaem Educação Inclusi-va) estarão abertas desegunda à sexta das08h às 13h, com exce-ção das escolas queoferecem a Educaçãode Jovens e Adultos(EJA), que funcionarãoterças e quintas-feiras,das 8h às 19h.

Outros pontos posi-tivos para o início dasaulas serão a reinaugu-ração da Escola Muni-cipal Vera Lúcia, nobairro São Miguel, e aampliação da EscolaMunicipal Luiz Leitede Bri to no bairroFonte Limpa, que ga-nhou mais três salasde aula. As unidadesforam completamen- Foto: Levi Oliveira

Page 6: Jornal Diretriz - edição 240

Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 20156 ENCARTE DOSUPERMERCADO

BERG’S

Page 7: Jornal Diretriz - edição 240

Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 2015

O tradicional Tupy SportClub, de Paracambi, homena-geou com placas em sua sedeos jogadores que fizeram par-te das duas campanhas maisexpressivas do futebol do clu-be. Foram homenageados osveteranos que participaram daequipe campeã do Campeo-nato Intermunicipal Serra doMar, em 1993, e da equipe queconquistou o vice-campeona-to da 3ª divisão de profissio-nais do Estado do Rio de Ja-neiro, em 1990.

Tupi homenageia craques do passado

Futebol de Paracambi

Em ambas as façanhas, otécnico foi o tupiense históricoMarcio Armond, o Marcinho, quehoje é Vice-Presidente de Espor-tes da agremiação e treina as di-visões de base do Tupy. A ho-menagem foi uma iniciativa doatual presidente Bebeto e con-tou com a presença de muitosex-craques que encheram o cam-po de jogo de cabecinhas bran-cas numa pelada sob um sol de40 graus, enquanto os convida-dos curtiam a sombra em voltado bar tomando sua cervejinha.

Os craques homenageados pelo Tupy em atividade

Marcinho e as taças do clube

Campeão pelo Tupy, Marcinho

dirige hoje as divisões de base

Veteranos mataram saudades

As placas comemorativas estão no acesso às arquibancadas

Bomba no futebol carioca

Unimed quer tirar

Conca do Fluminense

A paixão entre Conca e a torcida do Fluminense pode estar chegando ao fim

·Aos 39 anos, o volan-te argentino Guiñazu reno-vou com o Vasco por maisduas temporadas. “Ele vaise aposentar no clube”,disse o presidente EuricoMiranda, fã do jogador.

·O Fluminense contra-tou vários desconhecidos:o zagueiro João Felipe (ex-Avaí), o lateral esquerdoGuilherme Santos (ex-Bahia) e o atacante LucasGomes (Icasa). WellingtonSilva retornou ao clubepara ocupar a lateral-direi-ta no lugar de Bruno ven-dido ao São Paulo.

. O time do BarraMansa, “o Leão do Sul” éa grande novidade na pri-meira divisão do Campe-onato Estadual desteano. A estréia é contra oVolta Redonda no dia 1ºde fevereiro no Estádioda Cidadania.

. O Palmeiras estácontratando o atacante Ra-fael Marques que teve boapassagem pelo Botafogo.

. Dispensados pelomesmo Botafogo, EmersonSheik e o lateral Edilson,vão reforçar o Corinthians.

O que foi uma parceriafrutífera durante 15 anos aca-ba de se transformar numa dis-puta comercial acirrada ondeos ex-aliados viraram adversá-rios ferozes. Insatisfeito por terde pagar mais dois anos de sa-lários para o meia Conca,sem ter a marca da Unimedno uniforme do Fluminense,o chefão da empresa de saú-de, Celso Barros, declarouesta semana que está estu-dando propostas para atransferência do jogador paraqualquer time que apareçacom um bom dinheiro.

O Flamengo se aventurou,mas sem cacife financeiro, saiurápido da disputa. O São Pau-lo, agora, é o principal interes-sado na contratação do cra-que argentino, para ocupar avaga de Kaká.

O Fluminense, que detémos direitos federativos do joga-dor, mostra-se irredutível e quermanter Conca no elenco, coma Unimed pagando os 500 milmensais que deve por contratoao jogador. Na situação atual,o Tricolor continuaria pagando250 mil a Conca referentes àparte do salário. Celso Barros tem pressa

Pressionado por diretoresda Unimed, que enfrenta pro-blemas financeiros, Barros ten-ta recuperar o investimentoque fez nos atletas do Trico-lor. Ele revelou mágoa pelo Flu-minense estar dificultando onegócio, mas não admitiu oerro de fazer um contrato delonga duração com Conca (até2017) sem ter a certeza de que

a Unimed manteria o patrocí-nio até lá. Com o patrocíniorompido no fim do ano pas-sado, a empresa de saúde fi-cou com uma bomba finan-ceira em suas mãos. Barrosacusa o presidente do Flu-minense de estar sendo iná-bil nas negociações envolven-do o destino de Conca.

- Precisávamos ter conver-sado melhor sobre este caso.O Fluminense poderia ter pro-posto colocar a nossa marcanas mangas da camisa, semcustos. Quer dizer, sem cus-tos em tese, pois ainda temosdespesas com o clube. Pen-dências financeiras maioresdo que o novo patrocinador irádisponibilizar – declarou o pre-sidente da Unimed sem es-conder o ressentimento.

O presidente do clube Pe-ter Siemsen emitiu nota oficialdeclarando que as mangas dacamisa do time foram , sim,oferecidas à Unimed, mas estanão deu resposta. O fato é quea diretoria de marketing do Flujá negocia com outra empresapara estampar sua marca nasmangas da camisa.

Sem o nome “Unimed” nosuniformes do Flu em 2015,Barros considera “jogar dinhei-ro fora” pagar 500 mil por mêspara Conca continuar jogandodo Fluminense. Ele já se reu-niu com Rodrigo Caetano eAlexandre Wrobel, dirigentesdo Flamengo, como balão deensaio, para sentir a reação doFluminense que foi negativa.Com o São Paulo e o Corinthi-ans aparecendo com um bomdinheiro, a Unimed espera queo Fluminense seja beneficiado

financeiramente e então facili-te a transferência. Com isto,a Unimed não só se livraria daalta despesa com o jogador em2015 (em torno de 6,5 milhõesde reais), como faria caixacom a negociação.

Fluminense e Unimedsempre tiveram ruídos no rela-cionamento, mas agora virouuma queda de braço em tornode interesses antagônicos.

Caso FredCelso Barros admitiu o

atraso no pagamento dos di-reitos de imagem de algunsjogadores do Fluminense, masgarantiu que a Unimed honra-rá com todos os compromis-sos. Fred, Jean, Diego Cavali-eri, Henrique e Wagner, alémde Rafael Sóbis já negociado,recebem a maior parte de seusvencimentos pela Unimed.

- Temos um contrato emvigor que precisa ser respeita-do. Atrasos não devem existirem nenhuma empresa, masalgumas situações nos forçama passar por isso.

Referindo-se às declaraçõesde Fred, que tem contrato até ofim deste ano e deve permane-cer no Fluminense, o chefão daUnimed contra-atacou:

- Tem jogador que vem namídia dizer que não recebeos valores há 15 meses, masé errado. A pendência é deum mês e meio no máximo– defendeu-se.

A situação de Fred no Flu-minense aparenta estar tran-quila, porém, o desfecho do“caso Conca” poderá sinalizarcom mais clareza qual o futu-ro do artilheiro e maior ídolo datorcida do Fluzão.

Mesmo com salário de R$ 950 mil, Fred

deve permanecer até o fim do ano

O talentoso atacante Marcelo Cirino, revelado pelo Atlético Paranaense, é o maisnovo reforço do Flamengo. O jogador que atua com muita velocidade pelos lados docampo veio para formar um sistema ofensivo “matador” no planejamento de VanderleiLuxemburgo, formado por Marcelo, Gabriel, Eduardo da Silva (ou Nixon) e Everton.

O Flamengo contratou também o meia Artur Maia, do América de Natal, os defenso-res Bressan e Pará, do Grêmio, e o lateral-esquerdo Thalyson do Asa de Arapiraca queatua como meia e ala pela esquerda. O volante Amaral foi emprestado ao Vitória eChicão não teve seu contrato renovado.

Até o início da próxima semana o Flamengo deverá ter resolvido a situação de joga-dores que não constam mais nos planos do clube, mas que têm contrato em vigor,como o goleiro Felipe (o caso mais complicado) e a promessa nunca concretizadaMatteus, filho do craque Bebeto.

Dia 18, o Flamengo fará um amistoso contra o Shaktar Donetz, da Ucrânia, no está-dio Mané Garrincha em Brasília com transmissão pelos canais Sport TV e ESPN Brasil

Flamengo traz Marcelo Cirino e vem

com ataque competitivo no Estadual

Encantado com as belezas do Rio, Marcelo quer conquistar a torcida do Mengão.

7ESPORTES

Page 8: Jornal Diretriz - edição 240

Paracambi, de 07 à 13 de janeiro de 20158 NOVA IGUAÇU

A primeira segunda-feira de2015 já começou a todo va-por para os contribuintes quedesejam organizar as contase pagar o Imposto Predial eTerritório Urbano (IPTU) . Maisde 100 pessoas já aguarda-vam na fila da Prefeitura deNova Iguaçu para garantir odesconto de 15% em cotaúnica concedido aos contribu-intes que pagarem o tributoaté o dia 30 de janeiro.

Para garantir o bom aten-dimento no pagamento doIPTU, 10 funcionários traba-lham de 8h às 17h para tirardúvidas e orientar o contribu-inte na fila. Além de uma Cen-tral de IPTU responsável porrealizar o parcelamento. Até o

Contribuintes de Nova Iguaçuaproveitam o início do ano para

colocar o IPTU em diavencimento, o imposto podeser pago em qualquer agênciabancária ou lotérica.

Para José Geraldo, mora-dor no bairro Monte Castelo,pagar o IPTU no início do anoé uma das coisas que ele nãoabre mão. “Há 40 anos eu pagoo IPTU dentro do prazo paragarantir o desconto. Facilitamuito a minha vida”, afirma.

Os 250 mil carnês do IPTUe a taxa de ISS já foram colo-cados nos Correios. Quemnão quiser perder o prazo dodesconto pode acessar o site:www.novaiguacu.rj.gov.br, irem impostos e taxas e aces-sar a opção emissão da se-gunda via do IPTU.

As taxas poderão ser pa-

gas em cota única, com15% de desconto até o 30de janeiro, ou 10% até o dia27 de fevereiro. A terceiraopção é pagar em quatrocotas trimestrais com ven-cimento em 31 de março, 30de junho, 30 de setembro e29 de dezembro.

Segundo o secretário deEconomia e Finanças, LuizCarlos Mayhé, a prefeituraestá trabalhando para que ocontribuinte que não conse-guiu pagar seu IPTU no anopassado acesse a guia depagamento pelo site. “Que-remos que seja com segu-rança. Se isso der certo, fa-cilitará muito a vida dessaspessoas”, afirma.

O último domingo (4/1) foimarcado por um grande volumede chuva em Nova Iguaçu, quecausou transtornos em regiõescomo Posse, Caioaba, Comen-dador Soares, Austin, Cabuçue Morro Agudo, que ficaram ala-gados. O dano não foi maior gra-ças ao esquema de prontidãomontado pela prefeitura, com-posto por equipes das secreta-rias de Obras e de Defesa Civil,além da Empresa Municipal deLimpeza Urbana (Emlurb) eCompanhia de Desenvolvimen-to de Nova Iguaçu (Codeni).

Como forma de prevenção,em novembro do ano passadoa Secretaria de Defesa Civilmontou o “Plano Verão”. Simu-lados e orientações foram pas-sadas aos agentes, além de umforte esquema de plantão, foramumas das medidas adotadaspara que a cidade não seja maissurpreendida com desastresnaturais nos períodos chuvosos.

Segundo o secretário LuizAntunes, o lixo ainda é um dosmaiores problemas causado-res das enchentes. Por isso,desde o início de 2014, cercade 20 lixões foram extermina-

Nova Iguaçu monta esquema de alerta para chuvas

dos em parceria com a Emlurb.“A coleta é regular e ininterrup-ta. Mesmo assim, as pessoasnão procuram saber os dias derecolhimento no seu bairro ejogam lixo em qualquer lugar.O descarte irregular causa en-tupimento na rede de esgoto eassoreamento dos rios. Acaba-mos com muitos lixões na pe-riferia e em bairros centrais. In-felizmente, alguns pontos ain-da persistem e estamos traba-lhando também com a consci-entização da população”, aler-

como Austin, Centro e o cor-redor da Estrada de Madureirativeram o trabalho intensifica-do. A população pode solicitaro serviço através dos telefones3793-2244 e 2764-9267.

Colaboração popularComo medida preventiva é

fundamental que a populaçãoseja parceira da prefeitura.Para isso, é preciso que to-dos colaborem com a vigilân-cia. A Defesa Civil já apreen-deu diversos carroceiros, ca-minhões e bicicletas que des-

pejavam lixo em locais desa-propriados e muitos, até deoutros municípios. Caso pre-senciem a prática, a denún-cia pode ser feira através dotelefone 2668-3537, ou pelonúmero de emergência, o 199.

Além disso, construçõesna beira dos rios e próximo deencostas devem ser evitadas,uma vez que grande parte dasocorrências são caracteriza-das por casas irregulares, queacabam desabando e toma-das pelas águas.

ta o secretário deDefesa Civil.

Outra deman-da que cresceujunto com o volu-me da chuva é alimpeza de buei-ros. A Codeniestá com todaequipe trabalhan-do, inclusive nosfinais de sema-na. Cerca de 30homens atuamna área, sempredas 8h às 18h.Pontos conside-rados críticos

Foto: Charles Souza

Limpeza intensificada e telefones

disponibilizados à população

A Prefeitura de NovaIguaçu intensificou nestasemana a operação de lim-peza e manutenção em di-versos pontos da cidadeque ficaram alagados no úl-timo domingo (4/1), devidoas fortes chuvas. Hoje (7/1) a equipe de Companhiae Desenvolvimento deNova Iguaçu (Codeni) este-ve em Carlos Sampaio, nobairro de Austin, para darcontinuidade ao trabalhonas áreas mais afetadas. Apopulação também podesolicitar os serviços daCompanhia através dos te-lefones 3793-2244 e 2764-9267.

Como consequência dogrande volume de águauma vala ficou a céu aber-to na Rua das Laranjeiras,causando preocupação

A Prefeitura de Nova Iguaçu li-berou no hoje (7), o tráfego de ve-ículos o trecho da Estrada da La-goinha que há uma semana es-tava interditado ao trânsito, devidoa uma cratera que se formou nolocal com as últimas chuvas. Pelaestrada, que liga Nova Iguaçu aomunicípio do Rio e Seropédica, cir-culam ônibus da Viação PonteCoberta. Os moradores já podemcontar com o serviço de transpor-te, que foi normalizado. SegundoAbílio Quintal, superintendente deVias Urbanas da Companhia deDesenvolvimento de Nova Iguaçu(Codeni), o trecho foi preparadopara receber asfalto, que será re-capeado nos próximos dias.

Prefeitura de

Nova Iguaçu libera

Estrada da Lagoinha

ao tráfego de veículos

Fotos: Charles Souza

aos moradores. Para solu-cionar o problema, cincofuncionários da Codeni fo-ram até o local e utilizaramuma retroescavadeira parafechar a cratera. Além doaterramento, será feito oconserto de um cano que-brado. Todo o trabalho será

concluído amanhã, deacordo com Aílton da Con-ceição, encarregado daCodeni. “Estamos traba-lhando bastante para quenão só esse, mas todos osoutros pontos sejam res-taurados”, avalia ele.

Segundo o morador Pe-dro Francisco, 59 anos, oserviço prestado vai tran-quilizar a população. “Aquitem muita criança. Isso nãopoderia continuar aberto.Causa desconforto e anossa saúde corre risco”,comenta.

Equipes da Codeni e daEmpresa Municipal de Lim-peza Urbano (Emlurb) es-tão trabalhando a todo va-por, inclusive nos finais desemana nas áreas consi-deradas mais críticas.

Nova Iguaçu completa nodia 15 de janeiro 182 anose uma das comemoraçõesficará por conta da corridae caminhada de cinco qui-lômetros, que reunirá doismil atletas na Via Light.

O evento será no dia 18(domingo), com largada pre-vista para às 8h30. Atletasprofissionais e amadoressão esperados para a pro-va. As inscrições serão rea-lizadas a partir do dia 5 dejaneiro na loja Danopé Es-portes, que fica na Rua Ma-rechal Floriano Peixoto, nº1818, no Centro de NovaIguaçu. A prova tambémcontará com a participaçãodos alunos do programa“Esportes Adaptados” daprefeitura. Orientados por

Município de Nova Iguaçuse prepara para corrida ecaminhada de aniversário

professores da Vila Olímpi-ca de Nova Iguaçu, elesabrem o evento percorren-do uma distância simbólica.

A corrida é uma realiza-ção da Prefeitura de NovaIguaçu, através da Secreta-ria de Esporte e Lazer e aorganização do evento é daACP Promoções. Para par-ticipar é preciso pagar ataxa de R$ 25, que dará aoatleta um kit contendo cami-sa e sacola do evento. Ostrês primeiros colocadosnas categorias masculino efeminino ganharão troféus etodos os inscritos que com-pletarem a prova recebemmedalha. Mais informaçõespodem ser adquiridas atra-vés do telefone 2667-5611.

Comemoração

de 182 anos

da cidade terá

tradicional

evento esportivo

Fotos de Charles Souza / Arquivo 2014