JORNAL DO SINTRACOMsintracom.org.br/2016/wp-content/uploads/2017/09/jornal-do-sintra... · A...

4
JORNAL DO JORNAL DO SINTRACOM SINTRACOM Bahia 1 RÁDIO PEÃO: Veja mais lutas do SINTRACOM-BA Pág. 4 JORNAL DO JORNAL DO Fundado em 1919 FILIADO A: FETRACOM-BA/DIEESE CONTRICOM/FLEMACON UITBB SINTRACOM SINTRACOM Bahia INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 679-SETEMBRO/2017 www.sintracom.org.br – www.fetracombase.org.br – www.flemacon.org 4º CONGRESSO NACIONAL DA CTB Nova direção da central sindical tem dois companheiros do SINTRACOM-BA O 4º Congresso Nacional da CTB reuniu, nos dias 24, 25 e 26/08, no Hotel Stella Maris, em Salvador, 1,2 mil delega- dos e delegadas e elegeu a nova direção nacional da central sindical. Na presidência, continua Adilson Araújo, reeleito para sua segunda gestão à frente da entidade (2017 / 2020). Dois companheiros da direção do SINTRACOM-BA integram a nova di- retoria da CTB nacional. O diretor Rai- mundo Brito (na diretoria Executiva) e 71 3496-6238 Lúcia Maia (na diretoria Plena). Isso é o reconhecimento da liderança e da atu- ação do nosso sindicato, em defesa dos trabalhadores (as) da construção e da classe trabalhadora em geral. A CTB criou novas secretarias, como a secretaria de Política Educacional, de Assuntos Socioeconômicos e secretaria do Assalariado Rural e tem na nova di- reção 122 integrantes (39 dirigentes são mulheres). Leia mais nas páginas 2 e 3. Nova diretoria da CTB CTB convoca "Primavera de Lutas" Fora Temer - Pág. 2 Reforma trabalhista Entrevista: Augusto Vasconcelos - Pág. 3

Transcript of JORNAL DO SINTRACOMsintracom.org.br/2016/wp-content/uploads/2017/09/jornal-do-sintra... · A...

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia 1

RÁDIO PEÃO: Veja mais lutas do

SINTRACOM-BAPág. 4

JORNAL DOJORNAL DO

Fundado

em

1919

FILIADO A:

FETRACOM-BA/DIEESE

CONTRICOM/FLEMACON

UITBB SINTRACOMSINTRACOMBahia

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 679-SETEMBRO/2017

www.sintracom.org.br – www.fetracombase.org.br – www.flemacon.org

4º CONGRESSO NACIONAL DA CTBNova direção da central sindical tem

dois companheiros do SINTRACOM-BA

O 4º Congresso Nacional da CTB reuniu, nos dias 24, 25 e 26/08, no Hotel Stella Maris, em Salvador, 1,2 mil delega-dos e delegadas e elegeu a nova direção nacional da central sindical.

Na presidência, continua Adilson Araújo, reeleito para sua segunda gestão à frente da entidade (2017 / 2020).

Dois companheiros da direção do SINTRACOM-BA integram a nova di-retoria da CTB nacional. O diretor Rai-mundo Brito (na diretoria Executiva) e

71 3496-6238

Lúcia Maia (na diretoria Plena). Isso é o reconhecimento da liderança e da atu-ação do nosso sindicato, em defesa dos trabalhadores (as) da construção e da classe trabalhadora em geral.

A CTB criou novas secretarias, como a secretaria de Política Educacional, de Assuntos Socioeconômicos e secretaria do Assalariado Rural e tem na nova di-reção 122 integrantes (39 dirigentes são mulheres).

Leia mais nas páginas 2 e 3.

Nova diretoria da CTB

CTB convoca "Primavera de Lutas"

Fora Temer - Pág. 2

Reforma trabalhistaEntrevista: Augusto

Vasconcelos - Pág. 3

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia2

FORA TEMER – CONTRA A RETIRADA DE DIREITOSCTB convoca "Primavera de Lutas", com manifestações em todo o país

O presidente da CTB, Adilson Araújo, convoca Sindicatos e traba-lhadores (as) de todo o país para a Primavera de Lutas, contra o ilegíti-mo e corrupto governo de Michel Temer, alvo de continuadas denún-cias de corrupção - um mar de lama, onde estão mergulhadas diversas pessoas próximas do presidente e do alto escalão do governo.

Fique atento ao chamado do SINTRACOM-BA, vamos divulgar as datas e locais das mobilizações nos canteiros e nas ruas. Participe! Con-tra a retirada de direitos trabalhistas e sociais: Fora Temer e eleições di-retas.

"O Brasil atravessa a maior crise econômica de sua história e ela tem afetado diretamente as famílias mais pobres", ressalta o presidente da CTB. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Con-tínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam que, em 15,2

milhões de lares brasileiros, ninguém possui emprego.

Na viagem à China, Temer ocul-tou que mais de 26 milhões de bra-sileiros padecem hoje com o flagelo do desemprego. Adilson lembra que essa realidade se instalou no país a partir do impechment da presidenta Dilma Rousseff: "Um golpe contra o nosso povo, um golpe contra a nação".

"A primavera está chegando e com ela precisamos encher as ruas com as pétalas da resistência, a cor da luta e a força da mobilização", convoca o dirigente da CTB: Vamos realizar atos por todo o país, em de-fesa da Democracia, em defesa das empresas públicas, contra as privati-zações, em defesa da indústria, dos direitos da classe trabalhadora e da Previdência Social pública, contra o desmonte do patrimônio público, em defesa da Amazônia.

Vamos resistir a todo custo! Ousar lutar, ousar vencer!

A Eletrobrás é um patrimônio do povo brasileiro! Vale cerca de 370 bilhões e reúne 47 usinas hi-droelétricas, 114 térmicas e 69 eólicas. O presidente não-eleito Michel Temer quer vender por 20 bilhões, menos de 10% do seu preço. Trata-se de um crime contra o Brasil e os brasileiros.

Não à venda da Eletrobrás!

VI Encontro Nacional do Ramo da Construção da CTB

A direção e os delegados do SINTRACOM-BA participaram, no dia 23/08, do VI Encontro Nacional do Ramo da Construção da CTB, no Hotel Vila Velha, com dirigentes sindicais de outros estados, que es-tavam em Salvador, para o 4º Con-gresso Nacional da CTB.

O ramo da construção, que his-toricamente é um impulsionador de emprego, enfrenta uma crise sem precedentes. No primeiro trimestre de 2017, o patamar de desemprego foi de redução de 749 mil vagas em todo o país, que representa uma queda de 9,7% em relação ao mes-mo período de 2016.

Adilson Araújo

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia 3

ENTREVISTA / AUGUSTO VASCONCELOS"Reforma trabalhista prejudica os trabalhadores (as) e os mais pobres"

Nesta edição, entrevistamos o sindi-calista Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, so-bre a Reforma Trabalhista.

Jornal do SINTRACOM-BA - A quem beneficia a reforma trabalhista?

Augusto Vasconcelos - Beneficia as grandes elites econômicas que querem reduzir o custo da mão de obra, re-baixando salários e precarizando direi-tos, visando aumentar seus lucros. Essa reforma não irá ampliar empregos.

J - A reforma trabalhista vai afetar a vida dos trabalhadores (as)?

AV - Com a Reforma Trabalhista está aberto o caminho para a terceirização irrestrita. Todos sabem que os terceiri-zados ganham salários menores e estão entre as maiores vítimas de acidentes de trabalho. Além disso, foi aprovado o trabalho intermitente: o trabalhador ficará à disposição do patrão, mas so-mente receberá nos dias em que for convocado, podendo ficar vários dias sem salário, sem saber sequer quanto ganhará por mês. Este governo trama

contra os mais pobres. Após 13 anos, o salário mínimo foi reajustado abaixo da inflação. Eles romperam com a lógica criada no governo Lula, que estabelecia aumentos consecutivos.

J - Como os trabalhadores podem resistir e lutar?

AV - A mobilização é arma funda-mental. Todos devem fortalecer seu Sindicato, participar das assembleias, greves e passeatas. É importante dispu-tar as redes sociais espalhando opiniões verdadeiras, para combater as mentiras da mídia. Devemos também usar nosso voto contra os parlamentares que ata-cam nossos direitos. A política precisa de renovação e todo trabalhador cons-ciente deve buscar votar em candidatos que defendam a categoria.

J - As mulheres trabalhadoras foram as mais atingidas pela reforma traba-lhista?

AV - A Reforma foi tão perversa com as mulheres, que prevê até o trabalho da gestante em ambientes insalubres. O ataque às trabalhadoras pode piorar,

se for aprovada a Reforma da Previdên-cia, que prevê aumento da idade para a mulher se aposentar. Isso irá inviabilizar a aposentadoria de boa parte das traba-lhadoras. O governo desconsidera que as mulheres exercem dupla, tripla e até a quádrupla jornada de trabalho. É de uma perversidade enorme o que Temer está fazendo.

Augusto Vasconcelos

Congresso CTB: Trabalhadores da construção defendem indústria nacional

A defesa da indústria nacional foi a principal bandeira levantada pelos tra-balhadores da construção civil no 4º Congresso Nacional da CTB. Com 30 delegados na plenária, a categoria re-clamou do alto índice de desemprego no setor.

Segundo Raimundo Brito, dirigente do SINTRACOM-BA e coordena-dor nacional do ramo da construção na CTB, a reforma trabalhista pode piorar ainda mais a situação. "Estamos orientando os Sindicatos para resistir e não permitir a aplicação da reforma. Também lutamos para combater a in-formalidade que ainda é muito alta na categoria", afirma.

O presidente do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo e da UITBB (União Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção, da Ma-deira e de Material de Construção), Antônio Lopes, fala sobre a migração de pessoas em todo o mundo e o de-semprego: "Se emprega muito quando a economia vai bem, desemprega na mesma proporção quando há crises", aponta.

Sobre o uso do ami-anto, Lopes declara: "É um mineral usado em vários produtos na cons-trução civil, por ser muito barato, mas é altamente cancerígeno. Muitos tra-balhadores morrem sem conseguir diagnosticar a doença. Conseguimos que seja proibido em vári-os estados, mas lutamos por sua proibição total".

Dirigentes do ramo da construção

Raimundo Brito: "Resistir e lutar"

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia4

Jornal do SINTRACOM-BA – N° 679 – SETEMBRO / 2017 - Informativo do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA – Rua Visconde do Ouro Preto, 18 – Barroquinha – CEP 40.024-110 – Salvador – Bahia – Brasil – Tel: (71) 3496-6238 – Fax: (71) 3242-8496 – email: sintracom@sintracom. org.br – Página na internet: www.sintracom.org.br – Delegacia de Alagoinhas: Rua João Dantas, 770, Santa Terezinha - Cep: 48.010-530 – Alagoinhas – BA - Telefone: (75) 3422-5049 – Email: [email protected]; Delegacia de Itaberaba – Rua Rio Branco, 33 – Centro Tel: (75) 3251-2843; Delegacia de Irecê – Rua Teotônio Dourado Filho, Nº 101, Bancários – CEP 44.900-000 – Irecê – BA - Telefone/Fax 74-3641-1843 - email: [email protected] – Delegacia de Paulo Afonso: Rua Landulfo Alves, 13 – Centro – Tel.: (74) 3281-9146 – e-mail: [email protected] - Paulo Afonso – BA; Delegacia de Poções: Rua OlimpioLacerda Rolim, nº 62, sala 03, CEP 45260-000 - Poções – BA - Telefone/Fax 77-3431-3631 - email: [email protected] – Delegacia de Senhor do Bonfim: Rua Operário da Leste, 337 – Centro – Senhor do Bonfim – BA – Tel.: (74) 3541-3909 - Email: [email protected]; Delegacia de Valença – Rua Conselheiro Cunha, nº 23 - Centro – Valença - BA - Cep:45.400- 000 – e-mail: sintracom. [email protected] - Tel: (75) 3641-6903; Presidente: José Ribeiro; Diretor de Imprensa: Carlos Silva – Tel: (71) 3797-1707 / 1703; Jornalista responsável: Mery Bahia – Registro DRT/SRTE-BA 1274 – [email protected]; Fotografias: Diretoria de Imprensa; Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica: TPA Comunicação: Tel: (71) 3011-6025. Impresso na Gráfica do Sindicato. Edição fechada em 05/09/2017.

E X

P E

D I

E N

T E

Rádio Peão Veja as lutas do seu Sindicato

Em 23/08, o SINTRACOM-BA participou do Diálogo Diário de Se-gurança (DDS), na empresa Barcino Esteves, com 180 trabalhadores (as). Com informações sobre saúde e se-gurança no trabalho e direitos traba-lhistas.

DDS na Barcino Esteves

R2 demitiu e não pagouNo dia 03/08, cerca de 28 traba-

lhadores (as) da empresa Espaço R2, obra no Rio Vermelho, protestaram contra o atraso no pagamento de fé-rias e diferenças salariais, inclusive de nove operários demitidos. O SIN-TRACOM-BA cobrou e a empresa pagou aos empregados da ativa, mas não cumpriu o pagamento dos demitidos. Vamos ter que acionar.

Dia da Construção SocialO SINTRACOM-BA participou

das comemorações do Dia Na-cional da Construção Social, 19/08, no SESI de Itapagipe. Foi um dia de lazer, saúde e cidadania para os tra-balhadores (as) da construção.

Eleições de CIPAA diretoria do SINTRACOM-BA

acompanhou as seguintes eleições das CIPAs nas seguintes empresas: canteiro da Metro, prestadora de serviços à Embasa, no Stiep; canteiro da empresa Barra, obra com 140 tra-balhadores (as), Cidade de Plástico, na Avenida Suburbana; na AGOS, com cerca de 100 trabalhadores (as), obra das encostas na Baixa do Fiscal; obra Serra Imperial, da Franisa; e na empresa Celmeg Construções, obra de ampliação do Hospital Cardio-Pulmonar, na Avenida Garibaldi, em Salvador.

Olha só o flagrante que a di-reção do SINTRACOM-BA fez no canteiro de obras da Construtora SZ, município de Lajedinho, em 18/07. Parece mais um aterro. As-sim não dá, trabalhador não é bi-cho!

Lajedinho: Canteiro da SZ

Em 31/08 a caravana da cam-panha de sindicalização do SIN-TRACOM-BA visitou a obra da Vila Santo Antônio, na Barra, empresa Santa Helena. Juntos somos mais fortes. Boas-vindas aos novos com-panheiros (as) associados.

Campanha de Sindicalização

Technologias: protestoNo dia 18/08, trabalhadores

(as) da empresa Technologias de Serviços, no canteiro de obras do edifício 02 dos Juizados Especiais Federais, da Seção Judiciária da Bahia, protestaram contra o não pagamen-to da rescisão de 26 trabalhadores (as) demitidos. O SINTRACOM-BA cobrou e está tomando as providên-cias cabíveis.

OTF / Paulo Afonso: atrasosTrabalhadores (as) da obra de

construção do Green Parque de Paulo Afonso, denunciaram que estão sem receber salários há dois meses. Os alojados, que vieram de Guanambi, estão sobrevivendo só com a alimentação e a dormida. Assim não dá, configura trabalho es-cravo. O SINTRACOM-BA vai pra cima!

Curta nossa página: facebook.com/sintracom.da.bahia