Jornal do Campus | 200ª edição

8
Jornal do Campus EDIÇÃO ESPECIAL COMEMORATIVA | # 200 Informativo quinzenal | 15 de fevereiro de 2011 | www.unifor.br A história da Unifor no Jornal do Campus O Jornal do Campus comemora sua edição de número 200 em clima de boas-vindas ao novo semestre. Grandes notícias não faltaram na Universidade, desde 15 de abril do ano 2000, quando circulou a pri- meira edição deste veículo que sempre esteve presente para levar a você a efervescência da vida no campus: prêmios, eventos, exposi- ções, espetáculos de teatro, competições internacionais. Nesta edição comemorativa, que além de registrar o começo de um novo semes- tre letivo também marca o início de uma nova década e o pontapé para mais uma centena de edições, o JC estreia um novo projeto gráfico. O novo desenho é uma releitura do bem-sucedido projeto gráfico que, por 5 anos, emoldurou a publicação e traz mais leveza e facilidade de leitura. Neste número, você confere a retrospectiva das capas que fizeram história e fica por dentro das novidades da publicação, como a sessão Update, em conexão com o perfil @UniforComunica, no Twitter. Celebre conosco este momento e seja bem-vindo a esta nova fase do Jornal do Campus. Update A coluna Update traz notícias da web. Na estreia, destaque para a campanha online de Boas-Vindas 2 Campus Como o semestre está só começando, aproveite para conhecer melhor tudo que a Unifor pode lhe proporcionar 3 Arte e cultura Teatro, novas exposições e atividades diversas no primeiro semestre de 2011. Confira agenda cultural 8 Luiza Almeida de Paula, aluna do curso de Odontologia

description

Edição Especial Comemorativa | #200 Informativo quinzenal da Universidade de Fortaleza | 15 de fevereiro de 2011

Transcript of Jornal do Campus | 200ª edição

Page 1: Jornal do Campus | 200ª edição

15 | fevereiro | 2011 1

Jornal do

CampusEDIÇÃO ESPECIAL COMEMORATIVA | # 200Informativo quinzenal | 15 de fevereiro de 2011 | www.unifor.br

A história daUnifor no Jornaldo CampusO Jornal do Campus comemora sua edição de número 200 em climade boas-vindas ao novo semestre. Grandes notícias não faltaram naUniversidade, desde 15 de abril do ano 2000, quando circulou a pri-meira edição deste veículo que sempre esteve presente para levar avocê a efervescência da vida no campus: prêmios, eventos, exposi-ções, espetáculos de teatro, competições internacionais. Nesta ediçãocomemorativa, que além de registrar o começo de um novo semes-tre letivo também marca o início de uma nova década e o pontapépara mais uma centena de edições, o JC estreia um novo projetográfico. O novo desenho é uma releitura do bem-sucedido projetográfico que, por 5 anos, emoldurou a publicação e traz mais levezae facilidade de leitura. Neste número, você confere a retrospectivadas capas que fizeram história e fica por dentro das novidadesda publicação, como a sessão Update, em conexão com o perfil@UniforComunica, no Twitter. Celebre conosco este momentoe seja bem-vindo a esta nova fase do Jornal do Campus.

UpdateA coluna Update traz notíciasda web. Na estreia, destaquepara a campanha onlinede Boas-Vindas

2 CampusComo o semestre está sócomeçando, aproveite paraconhecer melhor tudo que aUnifor pode lhe proporcionar

3 Arte e culturaTeatro, novas exposiçõese atividades diversas noprimeiro semestre de 2011.Confira agenda cultural

8Luiza Almeida

de Paula, aluna docurso de Odontologia

Page 2: Jornal do Campus | 200ª edição

2 Jornal do Campus

Update

de cara nova Quem acessou o PortalUnifor (www.unifor.br) nas primeiras semanasde aula deve ter percebido uma mudança decores e a presença dos nossos garotos-propa-ganda na página. O template entrou no arpara darmos as boas-vindas aos alunos emgrande estilo também virtualmente, afinalsão eles que dão vida ao campus e ao portal.

hotsite A campanha de Boas-Vindas 2011.1também teve o lançamento de um ambientecom informações especiais para novatos e vete-ranos. O hotsite dá dicas para o aluno viver ex-periências que vão muito além da sala de aula,como estágio, monitoria, pesquisa, intercâm-bio, projetos de responsabilidade social, espor-te e arte e cultura. Ficou curioso? Acessewww.unifor.br/boasvindas20111.

promoçãoAlana Cortez, aluna doDireito, levou kit compendrive, bolsa, cami-seta, bloco de anota-ções e caneta. Ela par-ticipou da nossa pro-moção no Twittercompletando a frase"A @UniforComunicaé surpreendente por-que... sempre conse-gue ser incomparávelna arte de ensinar e aprender". Recebemos umtotal de 165 frases. Obrigado pela participaçãode todos e parabéns a @aalanacortez!

#ficaadica Quer concorrer a prêmiostambém? O caminho é www.twitter.com/UniforComunica. Siga-nos e acompanhenotícias sobre o dia a dia no campus, alémde novas promoções.

#participação O grande tráfegoao Unifor Online gerou dificuldades de acessonos primeiros dias de aula e recebemos muitoscomentários dos alunos pelo Twitter. Obrigadopelo apoio! A situação já está normalizada.

#dêsuasugestão Você acabou deler a primeira edição da Update. A partir deagora, estamos nas edições do JC com notíciasda web. Participe! Envie sugestões para o@UniforComunica usando a hashtag #update.

Encontro de coordenadores No retorno às aulas, a Universidadede Fortaleza realizou na terça-feira, 1º de fevereiro, novo encontro de coordenadores,que contou com a presença de diversos gestores e, em destaque, a reitora FátimaVeras e o chanceler Airton Queiroz.

Alunos em Destaque

Lançamento de livro A dica é conferiro livro “Da Rua da Frente à Beira-Mar – histórias depescador”, de Rachel Garcia, profissional de Turismoformada pela Unifor em 2003. Por meio de fotos his-tóricas e relatos dos moradores, a autora conta comouma colônia de pescadores se transformou em umcorredor turístico e comercial, a Av. Beira-Mar, pon-to de encontro entre cearenses e turistas. “Atravésdas histórias de pescador, renascem suas paisagens,repletas de casinhas baixas de ‘chamei’ e ‘varoado’,de taipa, barro, madeira e cobertas de palha”,escreve a autora. Vale a pena conferir. Boa leitura!

Editorial

O Jornal do Campus chega agora à edi-ção de número 200. Tive o prazer e o privi-légio de acompanhá-lo desde a edição #1,que circulou em 15 de abril de 2000. Eainda hoje cada nova edição é motivo demuita alegria.

De lá para cá, a publicação passou pordiversas mudanças em seu projeto gráfi-co e editorial, objetivando uma maiorproximidade com o leitor e também aampliação do alcance de suas informa-ções, contemplando assim da melhor for-ma possível as mais variadas situações.

Mais do que um informativo, o JC re-flete, de modo leve e objetivo, o dia a diado campus e busca com isso favorecer acomunicação entre alunos, docentes e to-dos os profissionais da Instituição. A par-tir desta edição, que traz novas mudançasem seu projeto gráfico e de conteúdo, que-

remos estreitar ainda mais os laços com vocêpara estarmos sempre próximos, seja atra-vés deste impresso ou online, já que o con-teúdo também é disponibilizado no sitewww.unifor.br.

É certo que não podemos prever comoserá o futuro, mas podemos imaginá-lo etrabalhar para que ele seja tão estimulante eempolgante como foram todos os momen-tos de produção do JC até hoje, na certeza deque ele seja útil e necessário para todos aque-les que o acompanham.

Aproveito aqui para agradecer aos profis-sionais que atuam e que já atuaram na pro-dução do Jornal do Campus e quero tam-bém, em nome de toda a equipe de Comuni-cação e Marketing Unifor, agradecer a você,leitor, pela confiança.

Valerya AbreuDiretora de Comunicação e Marketing

Uma trajetória de confiança

Fotonoticia

Page 3: Jornal do Campus | 200ª edição

15 | fevereiro | 2011 3

Campus

DAENeste semestre, a Divisão de Assun-

tos Estudantis (DAE) está com nova es-trutura e reforço profissional, incluindotreinamentos e capacitações para melhoratendê-lo e os serviços online. A DAE éum dos espaços imprescindíveis para avida no campus. É lá que o aluno obtémdiversos serviços, tais como declaraçãode estudante, histórico escolar e diplo-ma, além de pedir a inclusão de seu nomecomo possível concludente. É lá tambémonde fica a Divisão de Estágios, Oportu-nidades e Talentos e a Divisão de Assun-tos Financeiros.

BibliotecaVocê encontra no campus da Unifor

uma das maiores bibliotecas do estado,reconhecida pela riqueza do seu acervo einfraestrutura. São cerca de 250 mil volu-mes nas áreas de ciências administrati-vas, humanas, jurídicas, da saúde e tec-nológicas. O espaço oferece tambémuma completa sala de multimídia e espa-ços para estudo individual e em grupo.

Centro deConvivência

Encontrar os amigos para um lanche,fazer impressão de trabalhos ou compraraquele presente de última hora? Uma boa

Mais que o aprendi-zado teórico e prático,na Universidade deFortaleza você podedesenvolver conheci-mentos, habilidades eaptidões em diversasáreas. Fique por dentrode toda a estrutura queo campus lhe oferece

Viva aUnifor esurpreenda-se

dica é o Centro de Convivência. Além dapraça de alimentação, lojas e gráfica rápi-da, no CC tem agência de viagem, banco,farmácia, livraria e salas de projeção. Látambém são realizados eventos culturaise acadêmicos.

Teatro Celina QueirozAs dicas de entretenimento incluem a

programação sempre variada do TeatroCelina Queiroz, que fica no Bloco T. Éisso mesmo, você estuda em uma Uni-versidade que leva a sério a produção ar-tística, inclusive promovendo espetácu-los com atores nacionais e até de outrospaíses. Aproveite para conferir as gran-des produções.

Espaço CulturalMiró, Rembrandt, Rubens, Vik Muniz

e outros nomes da arte mundial, e gratui-tamente, no campus da Unifor? É só fa-zer uma visita ao Espaço Cultural Unifor,que fica no segundo andar da Reitoria.Uma equipe de alunos especialmentetreinados está pronta para lhe apresen-tar as obras e falar um pouco sobre a vidadesses artistas.

Parque DesportivoComo o equilíbrio é sempre a me-

lhor pedida, a Unifor conta com uma es-trutura completa para a prática esporti-va, uma das mais modernas do país. NoParque Desportivo, você encontra o Gi-násio Poliesportivo (um complexo de 5mil m²), piscina, quadras de tênis e devôlei de areia, campo de futebol oficial,campo de futebol society e o Estádio deAtletismo Unifor, um dos poucos do paíscom certificação da Federação Internacio-nal de Atletismo. Além da AcademiaUnifor, que fica no Nami, um prédio ane-xo à Universidade.

Page 4: Jornal do Campus | 200ª edição

4 Jornal do Campus

Nesta edição especial, você revisitaacontecimentos que marcaram a

vida da Unifor e conhece a história doJornal do Campus através de suas capas

200 ediçõesao seu lado

15/04/2000, nº 1O Jornal do Campus tem suaprimeira edição distribuída aalunos, funcionários e professores.

22/12/2000, nº 15Emoção nos especiais de colação de grau.Todos os semestres mais de 1.500 alunos seformam levando lembranças e aprendizados.

28/02/2003, nº 55O Unifor Online já fazia parte da vida dosestudantes da Unifor. A manchete convocaos alunos a se cadastrarem no sistema.

15/06/2003, nº 62Em 6 de junho de 2003, o Grupo Mirantede Teatro da Unifor inaugura o Teatro CelinaQueiroz, com a peça “Viúva, porém honesta”.

31/03/2004, nº 77A prática da atividade física ganhao reforço da academia que passaa funcionar no novo Nami Unifor.

30/09/2004, nº 87Em 22 de setembro de 2004,o Espaço Cultural Unifor é reinaugurado,passando a abrigar grandes exposições.

30/04/2006, nº 116A edição apresenta a TV Unifor,espaço para prática dos alunos deComunicação, recém-criada à época.

15/05/2006, nº 117A Unifor implanta o curso de Medicina.Grande vitória para estudantes que sonhavamcom a ampliação das vagas no estado.

30/09/2006, nº 123Edição distribuída na noite de abertura damostra !Mirabolante Miró, no Espaço CulturalUnifor, apresenta as obras do artista catalão.

15/03/2008, nº 147Uma edição especial celebra os 35 anos daUnifor. A edição, como em outros momentosrelevantes, é encartada no Diário do Nordeste.

01/10/2008, nº 158O ministro dos Esportes Orlando Silva conhe-ce o Parque Desportivo e destaca o cursode Educação Física como o melhor do CE.

01/11/2008, nº 160O Espaço Cultural Unifor recebe asexposições Rubens, Antonio Bandeirae Barão de Mauá - o Empreendedor.

15/04/2009, nº 167Ano das artes, com as exposições Castas,Cores e Crenças – a Índia em imagens; IberêCamargo: uma experiência da pintura; 100 xFrança; Teatro de Sombras e Unifor Plástica.

15/04/2007, nº 133Estudantes do ensino fundamental e médiode Fortaleza conhecem a arte de Rembrandt,o grande artista plástico holandês.

Jornal do Campus

Page 5: Jornal do Campus | 200ª edição

15 | fevereiro | 2011 5

15/02/2001, nº 16A busca de melhoria na qualidade de ensino.Nesta edição, dados da primeira AvaliaçãoInstitucional registrados pela publicação.

15/11/2001, nº 31Inúmeros projetos de responsabilidadesocial em parceria com a comunidadepromovem a cidadania.

30/08/2002, nº 46A volta às aulas é marcada pelacriação do Centro de Ciências Jurídicas.Os alunos do Direito comemoram.

15/04/2005, nº 99Uma festa no esporte. O Grande PrêmioInternacional de Atletismo traz ao campusda Unifor superação, velocidade e emoção.

30/09/2005, nº 106Nesta edição especial, você vê o campusse multiplicar em 11 grandes eventos, coma realização do primeiro Mundo Unifor.

28/02/2006, nº 112Nesta primeira edição de 2006, o Jornaldo Campus inova e circula com um novoprojeto gráfico, que se mantém por 5 anos.

15/05/2009, nº 170A Unifor amplia o contato com univer-sidades de todo o mundo, e o JC ganhauma edição anual em língua inglesa.

18/06/2009, nº 172Projetos da Universidade ligados ao esporteque levam à melhoria das condições sociaisda população são mostrados no JC.

20/04/2010, nº 185O artista plástico e fotógrafo Vik Muniz vemao campus para a abertura da exposiçãode suas obras, no Espaço Cultural Unifor.

15/09/2010, nº 193Em destaque, o movimento Doe deCoração, uma das grandes ações peladoação de órgãos e tecidos no Ceará.

31/08/2007, nº 139Em agosto, a Unifor inaugura o Ginásio Poli-esportivo, construído em apenas cinco me-ses, trazendo valorização ao esporte cearense.

15/10/2007, nº 142Estilos, cores e expressões do sentimentohumano. O Espaço Cultural Unifor presen-teia o público com a 14ª Unifor Plástica.

31/10/2007, nº 143Pelo segundo ano consecutivo, a Uniforé vencedora do prêmio Melhores Univer-sidades Guia do Estudante e Banco Real.

Com mais de uma décadade circulação, o Jornaldo Campus traduz suahistória em números:

11 anosapós sua primeira edição,

o JC chega ao número

200com visual renovado.

No total, foram criadospara a publicação

4projetos gráficos.

Hoje, com cada ediçãonormal circulando com

6páginas, o jornal a

princípio tinha apenas 2,passando depois a 4. Emocasiões especiais, circulacom 8 ou até 16 páginas.

8.000exemplares é a tiragem

atual de cada edição,distribuídos gratuitamen-te no campus da Unifor,

em escolas e outrosestabelecimentos deensino de Fortaleza.

JC em numeros

30/04/2002, nº 38Aqui, no incentivo à vocação pela pesquisa,alunos premiados com computadores nosEncontros de Pós-Graduação e Pesquisa.

Page 6: Jornal do Campus | 200ª edição

6 Jornal do Campus

“Sempre estouem busca de coi-sas novas e apro-veitei tudo que aUnifor podia meoferecer, comooportunidades deestágio e inter-câmbio acadêmi-co. Quando eu eraaluna da graduação, o Jornal do Campus meajudava a ficar conectada a tudo que aconteciana Unifor. Nele encontrava desde nossas ex-periências vividas no campus até eventos eorientações de carreira. É como se o Jornal ti-vesse um pouco de cada um de nós, do querealizamos e do que podemos alcançar.”

Helena Teófilo,graduada em Comércio Exterior

“O primeiro 'papel'que recebi daUnifor foi um Jor-nal do Campus,acho que o tenhoguardado até hoje.Estava na sala deespera do reitorCarlos Batista,aguardando parauma entrevista que me traria para a coordena-ção do projeto de implantação do curso de Me-dicina. De lá para cá, muitos JCs já se passaram,e continuam a marcar, com suas informações,a força da Unifor.”

Henrique Sá, vice-reitorde Ensino de Graduação

“Desde minhaépoca de aluno,acompanho o Jor-nal do Campus.Uma importantefonte de informa-ção e de divulga-ção de trabalhosda Universidade.Sempre uma lei-tura interessante.”

Carlos Eduardo Novais, professor do CCH

“O Jornal doCampus é muitoimportante não sópara os alunos,mas também paraos funcionários.Não é nada agradá-vel ser questiona-do sobre um certoevento, por exem-plo, e não saber do que se trata. Por isso, é fun-damental ter um suporte com o qual a gentepossa se informar mesmo durante o trabalho eter condições de orientar e poder ajudar efeti-vamente as pessoas.”

Robson Ribeiro, vigilante da Reitoria

“O Jornal doCampus estreitaas relações entreos alunos e a Insti-tuição. É um fatorde integração e aomesmo tempoapresenta o cam-pus aos alunos, ouseja, ele é umanecessidade.”

Batista de Lima, professor do CCH

“Para mim e paratodos que traba-lham na Unifor, oJornal do Campusé um veículo mui-to importante por-que é meio deinteração entrenós funcionários etodo o resto da co-munidade acadêmica. A gente toma conheci-mento de tudo pelo Jornal. Receber o Jornal doCampus toda quinzena é uma maravilha.”

Nair Silva de Castro, chefe daDivisão de Assuntos Financeiros

“O Jornal doCampus, dentrode sua proposta, émuito eficientequanto à agilidadena divulgação etriagem do grandenúmero de even-tos que a Univer-sidade promove.Como ferramenta de comunicação, sua impor-tância e utilidade no campus são indiscutíveis.”

Wagner Borges, coordenadordo curso de Jornalismo

"Tive meu primei-ro contato com oJornal do Campusno dia da matrícu-la. Por ser estu-dante de Jornalis-mo, a publicaçãoera uma referên-cia para mim. Ima-ginava meu nomeum dia escrito no expediente, e isso me esti-mulou a buscar estágio na Diretoria de Comu-nicação e Marketing, onde hoje atuo profissio-nalmente. O que parecia estar tão longetornou-se uma realidade."

Raquel Holanda, jornalista eapresentadora do Canal Unifor

“Minha relaçãocom o JC é super-boa. É um jornal defácil acesso, que agente encontra emdiversos lugares nocampus e que di-vulga bem a agendacultural, como asexposições, quesão o que mais me interessa.”

Pedro Matos, aluno dePublicidade e Propaganda

Professores, alunos e funcionários da Unifor,leitores do Jornal do Campus, falam sobre a publicação

Depoimentos

Você e oJornal do Campus

Page 7: Jornal do Campus | 200ª edição

15 | fevereiro | 2011 7

Todos os sentidos

PesquisaDesde o primeiro semestre, você pode par-

ticipar de grupos de pesquisa ligados ao seucurso. Para apoiar os alunos nessa tarefa, aUnifor possui cinco Núcleos de Pesquisa, umpara cada Centro de Ciências: Administrativas,Humanas, Jurídicas, da Saúde e Tecnológicas.Além disso, você encontra professores pesqui-sadores dispostos a orientá-lo no que for preci-so e pode também concorrer a uma bolsa deiniciação científica. Vale lembrar que a Uniforfoi vencedora, em 2007, do Prêmio MelhoresUniversidades Guia do Estudante e Banco Realcomo a melhor universidade particular doNordeste na categoria Pesquisa Científica, o quedemonstra o compromisso da Instituição coma pesquisa de qualidade.

Quem pensa que o mo-mento de fazer escolhasacabou no vestibular seengana. Ao ingressar naUnifor, você se depara comdiversos projetos, que vãode programas de pesquisae monitoria até atividadesartísticas, esportivas e sociais

Uma universidadeconectada aofuturo

Educação a DistânciaA Universidade possui um Núcleo de Edu-

cação a Distância – Nead, credenciado pelo MECpara ofertar cursos online. Assim, é possívelcursar disciplinas a distância, como Metodo-logia do Trabalho Científico, Introdução à Eco-nomia, Tópicos de Ciências Econômicas, Direi-to do Consumidor, Deontologia Jurídica. Tam-bém estão disponíveis na modalidade diver-sos cursos. O sistema oferece chats, fóruns ealgumas aulas presenciais, para que os alunostirem dúvidas entre si e com os professores.

MonitoriaA monitoria é o primeiro passo para a do-

cência, por isso quem sonha em entrar um diana sala de aula como professor pode escolherser um monitor, ampliando conhecimentos efacilitando a aprendizagem dos colegas. Na Uni-for, você encontra os programas de monitoriainstitucional e voluntário. As seleções aconte-cem todos os anos e você acompanha os editaisde seleção de novos alunos no site www.uni-for.br. Para mais informações, procure tambémo representante de monitoria de seu centro.

IntercâmbioInternacional

A Unifor inicia 2011 com uma boa notíciapara os interessados em estudar fora do Brasil.

A Unifor firmou convênio com 23 novas uni-versidades em diversos países da América, Eu-ropa e Ásia. Agora, já são mais de 120 institui-ções conveniadas ao Programa de IntercâmbioAcadêmico. As inscrições começaram no dia 7de fevereiro e seguem até 25 de março. Saibamais sobre a documentação exigida e as con-dições para participar do intercâmbio acadê-mico no site da Unifor.

Projetos Sociais Para quem tem espírito colaborador e gos-

ta de lidar com pessoas, uma boa opção são osprojetos sociais. Para participar, o requisitobásico é não ter reprovações. Atualmente, es-tão em andamento os projetos Jovem Voluntá-rio, Agentes Varejistas, Centro de Formação Pro-fissional, Educação e Saúde na Descoberta doAprender e Capacitação para Portadores de Ne-cessidades Especiais. Além de contribuir parao bem-estar da comunidade, os projetos soci-ais são uma oportunidade para ampliar conhe-cimentos. Mais detalhes na Divisão de Respon-sabilidade Social, na Vice-Reitoria de Exten-são, no prédio da Reitoria.

Grupos de ArteOs amantes da arte também encontram no

campus da Unifor a oportunidade de exercitarseus talentos, participando da Camerata, Co-ral, Companhia de Dança e Grupo Mirante deTeatro. Através de demonstrações da culturapopular e erudita, os grupos enchem os olhosda comunidade universitária e do público ex-terno. Os interessados devem ter alguma expe-riência na área e ficar atentos às audições técni-cas que acontecem ao longo do ano. Os Gruposde Arte e os eventos culturais realizados naUniversidade são coordenados pela Divisão deArte e Cultura, também localizada na Reitoria.

Esportes Com um Parque Desportivo de fazer inveja

a muitas universidades do país, a Unifor ofere-ce aos alunos a oportunidade de se inserir nomundo dos esportes, através de eventos nacio-nais e internacionais, em vários projetos ou fa-zendo parte das seleções universitárias. Nestesemestre, a novidade fica por conta das novasatividades da Divisão de Atividades Desportivas,com classes de balé, aulas de futsal, natação,tênis, vôlei e grupo de corrida. Para os alunosinteressados em participar das seleções querepresentam a Unifor em campeonatos estadu-ais e nacionais, as inscrições estão abertas até28 de fevereiro nas seguintes modalidades:vôlei, basquete, futsal, natação, atletismo e fu-tebol de campo. Mais informações podem serobtidas na DAD, no Ginásio Poliesportivo.

Page 8: Jornal do Campus | 200ª edição

8 Jornal do Campus

Jornal do Campus - Informativo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz Chanceler Airton Queiroz Reitora Fátima VerasVice-Reitor de Ensino de Graduação Henrique Sá Vice-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Roberto Ciarlini Vice-Reitor de Extensão Randal Pompeu

Diretora de Comunicação e Marketing Valerya Abreu Edição Brígia Amaro (01623JPCE) Repórteres Paula Acácio, Raquel Holanda / Emanuela França e Virna Macedo (colunaUpdate) Revisão Thiago Braga Edição de Arte e Concepção Gráfica GMS Studio/Glaymerson Moises Fotos André Lima e Camila Campos Impressão Gráfica Unifor

Correspondência Diretoria de Comunicação e Marketing - Av. Washington Soares, 1321 - Fone: (85) 3477 3111 - Edson Queiroz - Fortaleza-CE - CEP: 60.811-905 - [email protected]

Teatro

Em cartaz este mês, no Teatro Ce-lina Queiroz, o espetáculo Pamonha &Panaca traz os renomados atoresCristina Pereira e Ricardo Blat ao cam-pus da Unifor. A peça causa riso e sim-patia já pelo nome, além de muita cu-riosidade. O que podemos esperar depersonagens com esses nomes?

Com texto de Rogério Blat e direçãode Ernesto Piccolo, que também divi-de o palco com Ricardo Blat, o espetáculo éuma comédia inspirada nos personagens pre-sentes nos circos, no cinema, na TV e nas histó-rias em quadrinhos. Sobe ao palco uma crôni-ca sobre o comportamento de pessoas movi-das pelo desejo de alcançar o sucesso contan-do apenas com a sorte. Mentiras e trapaçassão soluções mais simples e de fácil aplicação

Cristina Pereira eRicardo Blat em maisuma edição do projeto.Vale a pena conferir

Grandes espetáculos noTeatro Celina Queiroz

SERVIÇO:25, 26 e 27/2, no Teatro Celina Queiroz - Sessões:sexta-feira e sábado, às 21h; e domingo, às 19h -Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)Informações: 3477 3033 / 3175

Toda quinta-feira, às 13h30, nasala A da Videoteca Unifor, segundoandar do Centro de Convivência.

• 17/2 - SESSÃO TERROROU REVOLUÇÃO?“O grupo Baader Meinhof”(Der Baader Meinhof Komplex,República Tcheca, França, Alemanha,2008). Direção: Uli Edel.

Alemanha, anos 70. A ainda frágildemocracia alemã é abalada por umasérie de atentados a bomba. Um gru-po liderado por Andreas Baader, Ulri-ke Meinhof e Gudrun Ensslin comba-te o que acredita ser a nova face dofascismo: o imperialismo norte-ame-ricano. Eles têm o objetivo de criaruma sociedade mais humana, maspara atingir isso, paradoxalmente,usam métodos que espalhamsangue e terror.

Debatedores: Walter Filho, autor dolivro “Cinema – a lâmina que corta”, eL. G. Miranda Leão, crítico de cinema.

• 24/2 - SESSÃO DOGMA 95“Festa de família”(Dogme 1 – Festen, Dinamarca,1998). Direção: Thomas Vinterberg.

Patriarca de família dinamarquesacomemora 60 anos em grande estilo,reunindo a família em hotel de luxo.Mas reunir uma família não é tarefafácil, e os conflitos não tardam a sur-gir. O movimento Dogma nasceu em1995 com uma premissa simples edireta. Idealizado por 4 diretoresdinamarqueses, o manifesto propu-nha uma série de normas que deve-riam ser seguidas à risca pelos realiza-dores, tais como uso exclusivo de mú-sica ambiente e luz somente natural.

Debatedores: Christina Sutter, psicó-loga, e Rafael Lobato, mestrando emPsicologia pela Unifor.

Personagens do mês:Andreas Baader e Ulrike Meinhof.

Agende-se

Chapeuzinho Vermelho

GrupoAbre Alasreproduzo clássicoinfantil

Todo mundo conhece a história damenininha do chapeuzinho vermelho quese perde na floresta quando vai para a casada vovó... Mas o que realmente acontecequando a menina encontra o malvadoLobo Mau? Como o caçador entrou nessahistória? E a vovó? Será que ela era assimtão indefesa? Confira a resposta para es-

sas e outras questões que envolvem essaclássica história, que ganha uma nova rou-pagem na montagem do Grupo Abre Alas.

SERVIÇO:Dias 19 e 20/2 - Sessões: sábado e domingo,às 17h - Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)Informações: 3477 3033 / 3175Visite a página do Teatro Celina Queiroz:www.unifor.br/teatro

quando qualquer esforço significa infelicida-de. Dessa maneira, Pamonha & Panaca, doisandarilhos sem rumo, tentam sobreviver.