JORNAL DO SINTRACOM 1sintracom.org.br/2016/wp-content/uploads/2018/09/jornal691-versao6.pdf · BA...

2
JORNAL DO JORNAL DO SINTRACOM SINTRACOM Bahia 1 INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 691- SETEMBRO/2018 www.sintracom.org.br – www.fetracombase.org.br – www.flemacon.org Desde que Temer e seus aliados tomaram o poder, com a farsa do impeachment, em 2016, os trabalhadores (as) e o povo pobre têm seus direitos atacados. Agora é hora de lutar, para barrar os retrocessos e retomar o que nos foi usurpado. O SINTRACOM-BA convoca os companheiros (as): conversem com os colegas nos canteiros, com os familiares e na comunidade. Vamos unidos lutar nas ruas e no voto, para eleger candidatos (as) que defendam a classe trabalhadora. Aprovaram a pseudo-reforma trabalhista e destruíram a CLT para retirar direitos trabalhistas históricos, conquistados na luta. Ago- ra já são mais de 13 milhões de desempregados. É o Brasil de volta ao Mapa da Fome. Dia 30/08, Temer aumentou em 16,38% os salários dos minis- tros do Supremo Tribunal Federal. E eles aprovaram a terceirização sem limites, inclusive para atividades-fim. Exemplo: uma construtora poderá funcionar numa sala e contratar terceirizadas, que poderão contratar quarteirizadas e por aí vai. Isso é precarização, trabalho escravo. Dia 31/08, Temer apresentou o orçamento de 2019 e cortou 50% no Programa Bolsa Família: 22 milhões de pessoas perderão o benefício, a maioria no Nordeste. Isso significa mais fome e a morte de nossas crianças por desnutrição. Companheiros (as): a luta é como o tempo, não para! Vamos eleger candidatos (as) progressistas. Não vamos votar nos que apro- varam a reforma trabalhista. Xô traíras! Xô golpistas! A DIREÇÃO É HORA DE LUTAR Precisamos eleger candidatos (as) que defendam a classe trabalhadora 71 3496-6238 Campanha vai cobrar segurança em obras de reformas No Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 09/08, o SINTRACOM-BA lançou a Cam- panha de Saúde e Segurança para as obras de reformas prediais, no canteiro da Santa Emília, obra Monreale Residencial, Pituba. Participaram trabalhadores (as), diretores (as) do SINTRACOM-BA, o auditor fiscal Mário Diniz (SRTE) e a ex- secretária da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Olívia Santana. A campanha será levada aos canteiros de obras de reformas de prédios públicos e privados em toda a Bahia. A luta nas prestadoras de serviços Embasa. Mais lutas na Pág. 2 ATENÇÃO: SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO Campanha Salarial dos Trabalhadores (as) da Construção 22/9 (sábado) 8h - SINTRACOM-BA (Barroquinha). Participe! Leia na Pág. 2 Trabalhadores (as) paralisam na CONDER Na manhã de 03/09, a ASCON e o SIN- TRACOM-BA acompanharam a paralisação dos trabalhadores (as) da CONDER, em Narandiba. O protesto foi contra o descaso da empresa, que não apresenta soluções para processos administrativos e judiciais, como assédio moral, reposição salarial de dissídios já julgados: 2016 (TST), e 2017 (TRT).

Transcript of JORNAL DO SINTRACOM 1sintracom.org.br/2016/wp-content/uploads/2018/09/jornal691-versao6.pdf · BA...

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia 1

INFORMATIVO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DA MADEIRA NO ESTADO DA BAHIA - Nº 691- SETEMBRO/2018

www.sintracom.org.br – www.fetracombase.org.br – www.flemacon.org

Desde que Temer e seus aliados tomaram o poder, com a farsa do impeachment, em 2016, os trabalhadores (as) e o povo pobre têm seus direitos atacados. Agora é hora de lutar, para barrar os retrocessos e retomar o que nos foi usurpado.

O SINTRACOM-BA convoca os companheiros (as): conversem com os colegas nos canteiros, com os familiares e na comunidade. Vamos unidos lutar nas ruas e no voto, para eleger candidatos (as) que defendam a classe trabalhadora.

Aprovaram a pseudo-reforma trabalhista e destruíram a CLT para retirar direitos trabalhistas históricos, conquistados na luta. Ago-ra já são mais de 13 milhões de desempregados. É o Brasil de volta ao Mapa da Fome.

Dia 30/08, Temer aumentou em 16,38% os salários dos minis-tros do Supremo Tribunal Federal. E eles aprovaram a terceirização sem limites, inclusive para atividades-fim. Exemplo: uma construtora poderá funcionar numa sala e contratar terceirizadas, que poderão contratar quarteirizadas e por aí vai. Isso é precarização, trabalho escravo.

Dia 31/08, Temer apresentou o orçamento de 2019 e cortou 50% no Programa Bolsa Família: 22 milhões de pessoas perderão o benefício, a maioria no Nordeste. Isso significa mais fome e a morte de nossas crianças por desnutrição.

Companheiros (as): a luta é como o tempo, não para! Vamos eleger candidatos (as) progressistas. Não vamos votar nos que apro-varam a reforma trabalhista. Xô traíras! Xô golpistas!

A DIREÇÃO

É HORA DE LUTARPrecisamos eleger candidatos (as)

que defendam a classe trabalhadora

71 3496-6238

Campanha vai cobrar segurança em obras de reformas

No Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 09/08, o SINTRACOM-BA lançou a Cam-panha de Saúde e Segurança para as obras de reformas prediais, no canteiro da Santa Emília, obra Monreale Residencial, Pituba.

Participaram trabalhadores (as), diretores (as) do SINTRACOM-BA, o auditor fiscal Mário Diniz (SRTE) e a ex-secretária da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Olívia Santana.

A campanha será levada aos canteiros de obras de reformas de prédios públicos e privados em toda a Bahia.

A luta nas prestadoras de serviços Embasa.Mais lutas na Pág. 2

ATENÇÃO: SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTOCampanha Salarial dos Trabalhadores (as) da Construção

22/9 (sábado) 8h - SINTRACOM-BA (Barroquinha). Participe!Leia na Pág. 2

Trabalhadores (as) paralisam na CONDERNa manhã de 03/09, a ASCON e o SIN-

TRACOM-BA acompanharam a paralisação dos trabalhadores (as) da CONDER, em Narandiba. O protesto foi contra o descaso da empresa, que não apresenta soluções para processos administrativos e judiciais, como assédio moral, reposição salarial de dissídios já julgados: 2016 (TST), e 2017 (TRT).

JORNAL DOJORNAL DO

SINTRACOMSINTRACOMBahia2

Jornal do SINTRACOM-BA – N° 691 – SETEMBRO/2018 - Informativo do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRA-COM-BA – Rua Visconde do Ouro Preto, 18 – Barroquinha – CEP 40.024-110 – Salvador – Bahia – Brasil – Tel: (71) 3496-6238 – Fax: (71) 3242-8496 – email: sintracom@sintracom. org.br – Página na internet: www.sintracom.org.br – Delegacia de Alagoinhas: Rua João Dantas, 770, Santa Terezinha - Cep: 48.010-530 – Alagoinhas – BA - Telefone: (75) 3422-5049 – Email: [email protected]; Delegacia de Itaberaba – Rua Rio Branco, 33 – Centro Tel: (75) 3251-2843; Delegacia de Irecê – Rua Teotônio Dourado Filho, Nº 101, Bancários – CEP 44.900-000 – Irecê – BA - Telefone/Fax 74-3641-1843 - email: [email protected] – Delegacia de Paulo Afonso: Rua Landulfo Alves, 13 – Centro – Tel.: (74) 3281-9146 – e-mail: [email protected] - Paulo Afonso – BA; Delegacia de Poções: Rua Olimpio Lacerda Rolim, nº 62, sala 03, CEP 45260-000 - Poções – BA - Telefone/Fax 77-3431-3631 - email: [email protected] – Delegacia de Senhor do Bonfi m: Rua Operário da Leste, 337 – Centro – Senhor do Bonfi m – BA – Tel.: (74) 3541-3909 - Email: sintracom.sr.bonfi [email protected]; Delegacia de Valença – Rua Conselheiro Cunha, nº 23 - Centro – Valença - BA - Cep:45.400- 000 – e-mail: sintracom. [email protected] - Tel: (75) 3641-6903; Presidente: José Ribeiro; Diretor de Imprensa: Carlos Silva – Tel: (71) 3797-1707 / 1703; Jornalista responsável: Mery Bahia – Registro SRTE-BA 1274 – e-mail: [email protected]; Fotografi as: Diretoria de Imprensa; Projeto Gráfi co e Editoração Eletrônica: TPA Comunicação: Tel: (71) 3011-6025. Impresso na Gráfi ca do Sindicato. Edição fechada em 12/09/2018.E

X P

E D

I E

N T

ERádio Peão Veja as lutas do seu Sindicato

DDS: Master Top e Terral (Embasa)Dia 07/08, o SINTRACOM-

BA participou de DDS com traba-lhadores (as) das empresas Master Top e Terral, que prestam serviços à Embasa. Os temas foram saúde e segurança do trabalho, e a pseudo-reforma trabalhista de Temer, que retirou direitos trabalhistas. Presente também o sindicalista e advogado, Augusto Vasconcelos.

Participe: 22/09, 8h, Seminárioda Campanha Salarial 2019A direção do SINTRACOM-

BA convoca os companheiros (as) para o Seminário de Planejamen-to da Campanha Salarial 2019 dos Trabalhadores (as) da Construção, dia 22/09, às 8h, na sede (Barro-quinha). Participe!

Nossa Convenção Coletiva tem validade até 31/12. A partir de 1º de janeiro/2019 teremos uma nova CCT. É importante a participação de todos (as), para construirmos uma boa pauta de reivindicações e fortalecer a luta.

Precisamos nos unir com nosso Sindicato SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE, para garantir a manutenção dos direi-tos conquistados, avançar na luta e retomar o que Temer retirou, com a aprovação da pseudo-reforma trabalhista. Quem luta, conquista!

Paulo Afonso: Coinpe está irregularDia 07/08 o SINTRACOM-

BA visitou o canteiro da Coinpe, obra de construção de 100 ca-sas populares, no município de Paulo Afonso. Constatamos di-versas irregularidades: vestuário e refeitório de baixa qualidade, só fornece um uniforme, alimen-tação ruim e outras. Cobramos da empresa a devida adequação.

Sindicalize-se: Juntos somos fortes!Quando a caravana do SIN-

TRACOM-BA chegar no canteiro, chame os colegas e venha se asso-ciar. A Sindicalização é um direito e agrega valor ao profi ssional.

O SINTRACOM-BA é o legítimo representante da categoria, nas lutas em defesa dos direitos, por salários e melhorias, e junto ao patronal, ju-diciário e órgãos públicos.

Dia 09/08, em visita às empresas na região de Irecê, trabalhadores (as) se sindicalizaram e atualizaram suas fi chas.

Na MS, em Uibaí, constatamos irregularidades e cobramos do ge-rente da Embasa, na região, maior fi scalização. Em Salvador, dia 13/08, visitamos a obra Barra Way (Barra); e dia 20/08 o canteiro da MRM, na

Vasco da Gama, dentre outros.Sindicalize-se! Lembre-se que "a

união faz a força". Juntos somos mais fortes!

Jacobina: Acidentede trabalho fatal

Dia 22/08, ocorreu um acidente de trabalho fatal, em obra da Faculdade de Medici-na, em Jacobina.

Uma laje desabou e atin-giu os operários Edmilson, 21 anos, e Izaque. Foram socor-ridos na UPA do bairro Jaco-bina II, mas Edmilson não re-sistiu e foi a óbito. Ceimeg: Eleição de CIPA

O SINTRACOM-BA acompa-nhou eleição de CIPA em várias em-presas. Dentre essas, em 04/09, na Ceimeg Construções, obra do Hos-pital Cárdio Pulmonar, Av. Garibaldi.

/sintracom.da.bahia