Jornal dos Comerciários - Nº 183

6
www.sindconir.org.br [email protected] /sindconir Ano 21 Número 183 Outubro-Novembro de 2016 Publicação do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais no Comércio e Serviços de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica. Filiado à GREVE NO ATACADÃO: VITÓRIA DOS TRABALHADORES! FORA TODOS ELES! ELEIÇÕES GERAIS JÁ, COM NOVAS REGRAS! Os trabalhadores do Atacadão realizaram uma grande greve junto com o Sindicato, que parou a fi- lial Nova Iguaçu nos dias 2 e 3 de setembro. O descontentamento geral foi por inúmeras irregularidades: Operado- ras de caixa com assentos quebrados e sem apoio de pés; comida com insetos; vestiários sem nenhuma condição de higiene; tra- balho aos domingos sem adicional de 100%; exi- gência de trabalho nos feriados (o que é ilegal), e a chamada ‘compensa- ção de horas’, que tira o direito dos trabalhadores de receberem sua hora extra a 80%, entre outras diversas irregularidades e exemplos de descaso com a vida e condições de tra- balho. O Sindicato chamou duas reuniões com a em- presa e por duas vezes ela apenas negou - na maior cara de pau - todos os problemas. Assim não restou opção a não ser ir à greve. No ORGANIZAR A GREVE GERAL primeiro dia a empresa chegou a trazer ônibus e taxis com trabalhadores de outras lojas para ga- rantir o funcionamento. Também a mando da em- presa, um caminhão qua- se atropelou os grevistas e dirigentes do Sindicato que estavam no piquete. Mas não adiantou, a gre- ve continuou ainda mais forte. O Atacadão teve que ceder e por fim foi firma- do um acordo. O resulta- do é que a PLR já é uma realidade; a qualidade da alimentação melhorou; os dias parados foram pa- gos; o aumento salarial foi conquistado, e os vestiá- rios e assentos dos caixas começaram a ser melho- rados. Mas a empresa insiste ainda em realizar o banco de horas (compensado), exigir trabalhos aos feria- dos e não pagar 100% aos domingos, tudo ilegal- mente. Isso faz com que a luta dos trabalhadores do Atacadão continue, e não está descartada a possibi- lidade de uma nova greve! CATEGORIA 7º Congresso dos Comerciários reúne mais de 100 trabalhadores Página 5 Fotos da greve que aconteceu durante dois dias na loja Atacadão de Nova Iguaçu; Confira no verso como foi a greve na Casa & Video.

Transcript of Jornal dos Comerciários - Nº 183

Page 1: Jornal dos Comerciários - Nº 183

[email protected]

/sindconir

•Ano 21•Número 183•Outubro-Novembro de 2016Publicação do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais no Comércio e Serviços de

Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri e Seropédica.

Filiado à

GREVE NO ATACADÃO:VITÓRIA DOS TRABALHADORES!

FORA TODOS ELES!ELEIÇÕES GERAIS JÁ, COM NOVAS REGRAS!

Os trabalhadores do Atacadão realizaram uma grande greve junto com o Sindicato, que parou a fi-lial Nova Iguaçu nos dias 2 e 3 de setembro.

O descontentamento geral foi por inúmeras irregularidades: Operado-ras de caixa com assentos quebrados e sem apoio de pés; comida com insetos; vestiários sem nenhuma condição de higiene; tra-balho aos domingos sem adicional de 100%; exi-gência de trabalho nos feriados (o que é ilegal), e a chamada ‘compensa-ção de horas’, que tira o direito dos trabalhadores de receberem sua hora extra a 80%, entre outras diversas irregularidades e exemplos de descaso com a vida e condições de tra-balho.

O Sindicato chamou duas reuniões com a em-presa e por duas vezes ela apenas negou - na maior cara de pau - todos os problemas.

Assim não restou opção a não ser ir à greve. No

ORGANIZAR A GREVE GERAL

primeiro dia a empresa chegou a trazer ônibus e taxis com trabalhadores de outras lojas para ga-rantir o funcionamento. Também a mando da em-presa, um caminhão qua-se atropelou os grevistas e dirigentes do Sindicato que estavam no piquete. Mas não adiantou, a gre-ve continuou ainda mais forte.

O Atacadão teve que ceder e por fim foi firma-do um acordo. O resulta-do é que a PLR já é uma realidade; a qualidade da alimentação melhorou; os dias parados foram pa-gos; o aumento salarial foi conquistado, e os vestiá-rios e assentos dos caixas começaram a ser melho-rados.

Mas a empresa insiste ainda em realizar o banco de horas (compensado), exigir trabalhos aos feria-dos e não pagar 100% aos domingos, tudo ilegal-mente. Isso faz com que a luta dos trabalhadores do Atacadão continue, e não está descartada a possibi-lidade de uma nova greve!

CATEGORIA

7º Congresso dos Comerciários reúne mais de 100 trabalhadores

Página 5

Fotos da greve que aconteceu durante dois dias na loja Atacadão de Nova Iguaçu; Confira no verso como foi a greve na Casa & Video.

Page 2: Jornal dos Comerciários - Nº 183

FILIADO À CSP-CONLUTASSede: Rua Dr. Barros Júnior, 408/412, Centro, Nova Iguaçu - RJ

TELS./FAX: (21) 2768-9297 / 2767-5130 / 2767-8232www.sindconir.org.br

[email protected]

Belford RoxoPraça Getulio Vargas, 112, Sala 201, Centro - Belford Roxo – RJTelefone: (21) 2663-1904

ItaguaíAv. Paulo de Frontin, 72, Sala 202, Centro - Itaguaí – RJ Telefone: (21) 2687-7729

NilópolisRua Prof. Alfredo G. Filgueiras, 18, Sala 407A, Centro - Nilópolis – RJ Telefone: (21) 2791-9271

QueimadosAv. Irmãos Guinle, 901, Sala 212,Centro - Queimados – RJ Telefone: (21) 2665-3093

SUBSEDES:

Jornal de responsabilidade da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Profissionais no Comércio e Serviços de Nova Iguaçu, Nilópolis, Paracambi, Itaguaí, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica e Mesquita; Diagramação e projeto gráfico: Raphael Botelho (MTB: 35898).

CATEGORIADENÚNCIASCitycolToda a rede

A empresa havia se comprometido com o Sin-dicato em regularizar vários problemas em todas as lojas da rede. Algumas lojas, como Nova Iguaçu e Queimados foram regularizadas, mas em todas as outras não. A empresa não paga a hora extra, lançando mão do banco de horas, o que é ilegal em nossa base. Além disso não fornece o unifor-me, conforme determina a convenção coletiva. Pra completar o ar condicionado fica desligado na maior parte do tempo nas lojas, e pratica desvio de função.

02 Jornal dos ComerciáriosSindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoOUTUBRO-NOVEMBRO 2016

Di SantinniNilópolis

O trabalhador entrega o atestado médico para a gerência, mas não sabemos exatamente por que já que a empresa desconta o dia no pagamento. Informamos que a empresa é obrigada a aceitar qualquer atestado médico. O Sindicato vai entrar em contato com a empresa para tentar resolver esta situação.

Loja DujucaParacambi

Além do banco de horas e desvio de função, os trabalhadores batem o ponto às 18h e conti-nuam trabalhando enquanto tem movimento. Já realizamos reunião com a empresa e ela disse que resolveria os problemas. Só que não! A situação piorou... Se nada melhorar, a mobilização será o único jeito de resolver, seguindo o exemplo do Atacadão e da Casa & Video, rumo à greve.

Supermercados Berg’s(Toda a rede)

Há mais de 5 meses o Sindicato realizou uma reunião com essa empresa para resolver uma enxur-rada de irregularidades, e nada foi resolvido: Traba-lho nos feriados, banco de horas, desvio de função, assedio moral, e os que trabalham no balanço não recebem. Estamos de olho, e agora iremos aumen-tar a mobilização, com a possibilidade de greve!

Tidd Paracambi - Toda a rede

A empresa comete desvio de função (trabalha-dores são obrigados a fazer a limpeza das lojas) e alguns não recebem vale transporte. Para piorar as lojas têm um calor excessivo e não oferecem café da manhã nem da tarde. Em reunião com o Sin-dicato a empresa pediu 2 meses para regulazirar a situação e até agora nada! Estamos de olho.

GREVE NA CASA & VIDEO OBRIGA EMPRESA A PAGAR REAJUSTE

A Casa & Video pretendia pagar o re-troativo salarial à seus trabalhadores em vale alimentação parcela-do. O Sindicato fez uma consulta e cons-tatou que a empresa estava coagindo os trabalhadores à acei-tarem o pagamento em vale, já que o cer-to seria o pagamento em dinheiro, e todo de uma vez.

Ao comunicar que os trabalhadores que-riam ser pagos em dinheiro, a empresa alegou dificuldades financeiras. Isso in-dignou os trabalha-dores que decidiram paralisar o centro de distribuição no dia 10 de outubro.

A greve também exigiu uma série de outras reivindicações como o fim do assé-

dio moral praticado pela chefia e uma solução para o calor excessivo no centro de distribuição no parque industrial de Queimados.

No dia 19 de ou-tubro a empresa em reunião com o Sindi-cato não tiveram ou-tra alternativa a não ser pagar em dinhei-ro o retroativo, de uma única vez, para

toda a rede de nossa base. Isso demonstra a força dos trabalha-dores quando se or-ganizam e vão à luta em defesa dos seus direitos.

A mobilização ain-da não acabou, pois as outras reivindica-ções ainda não fo-ram atendidas, e ou-tra greve ainda pode acontecer na Casa & Video.

Page 3: Jornal dos Comerciários - Nº 183

• No Domingo, dia 11 de setembro, ocorreram as finais do 10º Campeonato de Futebol do Sindicato dos Comerciários. Na disputa pelo terceiro lugar, O Galáticos (Guanabara) venceu o Rosalem por 5 a 1. E na grande final, a equipe do Vianense Filial 9 consagrou-se campeã com uma vitória de 4 a 3, num jogo disputado contra a Ótica Suriel, a vice--campeã. Parabéns a todos os competidores, em especial à equipe do Vianens Filial 9, tetracam-peã, e também às torcidas, que foram um diferen-cial neste campeonato!

03Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região

SINDICATO

CAMPEONATODE FUTEBOL

DO SINDICATO DOSCOMERCIÁRIOSDE NOVA IGUAÇU E REGIÃO

2016

Vianense Filial 9 é tetracampeão

OUTUBRO-NOVEMBRO 2016

VIANENSE FILIAL 9CAMPEÃO

CAMPEONATODE FUTEBOL

DO SINDICATO DOSCOMERCIÁRIOSDE NOVA IGUAÇU E REGIÃO

2016

Fotos: Paulo Santos.

Page 4: Jornal dos Comerciários - Nº 183

04 Jornal dos ComerciáriosSindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e RegiãoOUTUBRO-NOVEMBRO 2016

ÓTICA SURIELVICE CAMPEÃO

CAMPEONATODE FUTEBOL

DO SINDICATO DOSCOMERCIÁRIOSDE NOVA IGUAÇU E REGIÃO

2016

GALÁTICOS GUANABARA3º LUGAR

CAMPEONATODE FUTEBOL

DO SINDICATO DOSCOMERCIÁRIOSDE NOVA IGUAÇU E REGIÃO

2016

JOSÉ PEREIRA (VIANENSE 9)

ARTILHEIRO

CAMPEONATODE FUTEBOL

DO SINDICATO DOSCOMERCIÁRIOSDE NOVA IGUAÇU E REGIÃO

2016

BRUNO (GALÁTICOS GUANABARA)

GOLHEIRO MENOS VAZADO

CAMPEONATODE FUTEBOL

DO SINDICATO DOSCOMERCIÁRIOSDE NOVA IGUAÇU E REGIÃO

2016

EWERTON ‘GATO MOLE’ (GALÁTICOS)

MELHOR JOGADOR

CAMPEONATODE FUTEBOL

DO SINDICATO DOSCOMERCIÁRIOSDE NOVA IGUAÇU E REGIÃO

2016

VIANENSE 9

MELHOR TORCIDA

CAMPEONATODE FUTEBOL

DO SINDICATO DOSCOMERCIÁRIOSDE NOVA IGUAÇU E REGIÃO

2016

Page 5: Jornal dos Comerciários - Nº 183

DENÚNCIAS

05Jornal dos Comerciários Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região

NACIONAL

SINDICATO

7º Congresso dos Comerciários reúne mais de 100 pessoas em Belford Roxo

• O 7º Congresso do nos-so Sindicato ocorreu entre os dias 15 e 17 de outubro. Durante estes dias o Clu-be Vale do Ipê em Belford Roxo recebeu 77 delegados e 16 observadores, sendo 49 negras e negros e 51 mulheres. Além do pessoal de apoio, convidados e 28 filhas e filhos de comerciá-rias (os). Os delegados fo-ram eleitos em assembleias que aconteceram por toda a base do Sindicato.

No Domingo pela ma-nhã, após a abertura, apro-vação do regimento e de-fesa da tese formulada pela diretoria, diversas organiza-ções saudaram a realização do encontro como o Movi-mento Mulheres em Luta (MML), o Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe, a CSP-Conlutas estadual e nacional, o Sin-trasefe Baixada, o Sintur--RJ e o PSTU. As falas res-saltaram a organização dos trabalhadores para a luta

contra a retirada de direi-tos, em oposição ao gover-no Temer (PMDB).

Joaninha de Oliveira da Executiva Nacional da CSP-Conlutas, falou sobre

conjuntura nacional. Ela reforçou que vários destes ataques já estavam sendo preparados no governo Dilma (PT), e estão sendo executados pelo governo

Temer (PMDB). Os traba-lhadores estão indo à luta, e o papel do Sindicato é or-ganizá-los, sem ilusões no PT ou nos partidos da di-reita, que já demonstraram

OUTUBRO-NOVEMBRO 2016

Eleições 2016: Abstenções batem recorde Novo Mundo(Toda a rede)

A empresa só aceita o atestado médico se for emitido por médico do convênio da própria empresa. Comunicamos que o supermercado é obrigado sim a aceitar quaisquer atestados médicos. Estaremos entrando em contato para resolver esta situação junto à empresa.

• Nas urnas o povo escolheu um lado. O lado do voto em ne-nhum deles. Esse foi o verdadeiro vitorio-so. “De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a soma de votos nulos, brancos e abstenções superou o primeiro e

segundo colocado na disputa para prefeito em 22 capitais.”

A insatisfação com os políticos profissio-nais só aumenta. E o PT é prova disso. Que perdeu 10 milhões de votos com perda de mais de 370 prefeituras no país. Muito disso

por ter traído a classe trabalhadora com sua política mentirosa, de governar para patrões e banqueiros. E o final dessa história é ajus-te fiscal, reforma da previdência e reforma trabalhista. Em Nova Iguaçu haverá segundo turno. Comerciária e

comerciário fiquem de olhos bem aber-tos. Pois os ataques só aumentam. Lutar por nenhum direi-to a menos. Rumo a construção de uma greve geral, Dilma e Cunha já caíram agora é fora Temer, e fora todos eles!

Vianense Toda a rede

A empresa está descumprindo a Lei que determina como os trabalhos aos domingos devem funcionar. A Lei 10.101 diz no seu Artigo 6º, parágrafo único que: ‘O repouso se-manal remunerado deverá coincidir, pelo menos uma vez no período máximo de três semanas, com o Domingo’. O Sindicato entrou em contato com a empresa e ela respondeu que irá cum-prir a lei daqui pra frente. Se sua folga não coincidir com o Domingo em pelo menos três semanas fale com o Sindicato!

que governam para os ricos.No debate de combate

às opressões com Maristela Farias do Quilombo Raça e Classe e Samantha Gue-des do MML, Samantha

lembrou que a Baixada é a região onde mais ocorrem estrupros no estado do Rio, e que o Sindicato vem ten-do um papel de destaque no combate ao machismo na região; Maristela lem-brou a situação da mulher negra que é a que recebe os menores salários, e em ge-ral ocupa os piores postos de trabalho.

Outra marca do con-gresso foi a discussão sobre a organização por local de trabalho e a importância das CIPA’s, que estão cum-prindo um papel impor-tante nas lutas recentes que a categoria vem travando.

Por fim, no Domingo, as propostas foram vo-tadas pelos delegados e aprovou-se um plano de lutas. Agora o Sindicato e os comerciários saem mais fortalecidos para enfrentar os governos e patrões em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Fotos: Paulo Santos.

Page 6: Jornal dos Comerciários - Nº 183

COMBATE ÀS OPRESSÕES

06 OUTUBRO-NOVEMBRO 2016 Jornal dos ComerciáriosSindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região

MULHERES

Ato contra cultura do estupro acontece em Nova Iguaçu

A opressão e a exploração andam de mãos dadas!

• Os trabalhadores ne-gros além de conviver com toda a opressão e exploração da socie-dade racista, machista e lgbtfóbica do capital, choram todos os dias pelos jovens negros e as mulheres negras, mortos pela bala do

Boletim Nacional do Movimento Quilombo Raça e Classe, Setembro de 2016.

NACIONAL

Dia 29 foi dia de Paralisação Nacional contra os ataques do governo

NEGRAS E NEGROS

• A Baixada Fluminense tem os municípios que mais sofrem com estu-pros em todo o estado. Para dar combate à essa realidade, o Sindicato chamou junto com vá-rias outras entidades e ativistas um protesto que ocorreu no dia 16 de se-tembro.

O ato percorreu ruas no centro de Nova Igua-çu condenando a cultura do estupro. Reuniu mu-lheres e homens, mas quem esteve à frente

Marileide Marques e Marinês Batista, diretoras do Sindicato

• Os metalúrgicos de todo o país chamaram uma grande mobilização para o dia 29 de Setembro com o objetivo de resistir aos ataques que o governo Temer (PMDB) está implementando como o aumento do tempo para aposentadoria, retirada de direito, entre outros. Outras categorias aderiram ao cha-mado e o dia teve a impor-

Transexual é espancanda covardemente em plena luz do dia

• Não existem palavras para descrever a covardia que foi cometida contra uma travesti que foi espancada por três homens até per-der a consciência. Eles de-ram chutes e usaram um pedaço de madeira para agredir a vítima. O ataque aconteceu em plena luz do dia, na frente de uma multidão que não moveu uma palha para dar um basta ao espancamento. Os insultos transfóbicos dentro de uma Van foram o estopim para iniciar a con-fusão que quase levou a tra-vestir à morte. Se não fosse um cidadão que tivesse gravado toda barbárie, seria mais um caso de agressão

LGBT’s

foram exclusivamente mulheres. Ele foi orga-nizado por um fórum de mulheres da baixada, que pretende continuar se reunindo e convocando inciativas contra o ma-

estado e pela violência da sociedade - a PM mata mais que países em guerra civil nos es-tados do Brasil.

Contra fatos não há argumentos, os índices tem demonstrado esta dura realidade (IPEA 2015 - a possibilidade do jovem negro mor-rer aumentou mais de 98% e o feminicídio

aumentou 48% para as mulheres negras en-quanto para as mulhe-res brancas diminuiu 9% - Mapa da violên-cia 2015) - A violên-cia contra as LGBT’s também não pode ser encarada passivamen-te pela sociedade - po-demos perceber pelos altos índices - segun-do o relatório anual do

Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2014, fo-ram registradas 326 mortes dessa popula-ção no Brasil, em sua maioria negros. Deste total, 41% faziam par-te do segmento trans, e olha que nem sem-pre as autoridades são eficientes em compu-tar as informações!

que ficaria impune.Todos os dias, milhares de

pessoas são vitimas de LGB-Tfobia, principalmente as pessoas transgêneras. É inacei-tável que em pleno século 21 a barbárie ainda exista contra a população LGBT. Infeliz-mente ainda existem pessoas que têm dificuldade de con-viver com a diversidade, e ata-cam as LGBTs, propagando ódio e preconceito. Os direitos

chismo nas cidades da Baixada Fluminense.

O Sindicato esteve presente no ato, e apóia todas as iniciativas de luta contra o machismo em nossa sociedade.

humanos são universais, e a orientação sexual e identidade de gênero são essenciais para a dignidade da vida humana, e não devem ser motivo de dis-criminação ou abuso.

O Sindicato vem a público repudiar e denunciar essa bar-bárie cometida contra essa tran-sexual e exige das autoridades públicas imediata aprovação da criminalização da LGBTfobia e punição dos agressores.

Marcelo Baena, diretor do Sindicato

tância de ser mais um passo na cons-trução da Greve Geral no país para barrar de vez estes ataques.

Aqui no Rio de Janeiro os petro-leiros entraram em greve neste dia, e outras atividades como panfleta-

Passeata em SP (2014) contra o extermínio da população negra.

Foto: Joseh Silva/RBA; Reprodução Carta Capital.

gens e protestos aconteceram en-vonlvendo me-talúrgicos, ban-cários em greve, trabalhadores da construção civil, de transportes, servidores pú-blicos federais de demais áreas, entre outras.

Às 18h, as categorias se encontraram na Cinelân-dia, centro do Rio, para uma aula pública sobre a reforma do Ensino Mé-dio imposta pela Medi-da Provisória 746/16. O Sindicato realizou um ato pela manhã no calçadão de Nova Iguaçu e a noite se integrou ao ato no Rio.

Foto: Reprodução G1.

Foto: CSP-Conlutas Nacional.