Jornal eDUCA#66

12

description

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

Transcript of Jornal eDUCA#66

Page 1: Jornal eDUCA#66

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#66Junho 2015Semana 4eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> PÁGS. 6 e 7VOCÊ SABE COMOFUNCIONA UM INTERCÂMBIO?

DICAS PARA NÃO SE DAR MAL

>> PÁG. 4

4 PROVAS DE QUE TIRARFÉRIAS PODE TE AJUDAR

A SER PROMOVIDO>> PÁG. 4

GALILEU

>> PÁG. 8

ORIENTAÇÃOPARA A CARREIRA

CIEE

>> PÁG. 9

OAB OFERECE 70 LIVROSPARA BAIXAR DE GRAÇA

CATRACALIVRE

>> PÁG. 10

É HORA DE ESCOLHERA CARREIRA

GUIA DOESTUDANTE

Page 2: Jornal eDUCA#66

XMEN: APOCALIPSEWOLVERINE CONFIRMADO NO FILME?

Hugh Jackman estará em X-Men: Apocalipse . Pelo menos é o que afirma uma empresa de artigos de couro de luxo de Nova York, que recebeu uma encomenda do ator enquanto o astro participava das filmagens do novo filme dos mutantes em Montreal. O ator disse em diversas ocasiões que estava se aposentando de Wolverine (com Wolverine 3 , previsto para 2017, sendo seu último filme no papel), mas em uma entrevista rerecente se mostrou aberto a participações em X-Men e Deadpool.

X-Men: Apocalipse se passará em 1983 e terá os retornos de Mística (Jennifer Lawrence), Magneto (Michael Fassbender), Fera (Nicholas Hoult), Xavier (James McAvoy) e Mercúrio (Evan Peters). Oscar Isaac será o vilão Apocalipse e Rose Byrne voltará como Moira MacTaggert. Ciclope (Tye Sheridan), Tempestade (Alexandra Shipp) e Jean Grey (Sophie Turner) aparecerão nas suas versões jovens. Olivia Munn viverá Psylocke e Lana Condor seserá Jubileu. O filme também pode contar com a participação de Halle Berry (Tempestade).

X-Men - Apocalipse chegará aos cinemas em 27 de maio de 2016.

KOJAK | ADAPTAÇÃO DA SÉRIE SETENTISTA

CONTRATA NOVO ROTEIRISTAESTRELADA POR VIN DIESEL

A adaptação cinematográfica de Kojak , série de TV policial estrelada por Telly Savalas na década de 70 que terá Vin Diesel como protagonista, encontrou um novo roteirista. Segundo a Variety, Philip Gawthorne (EastEnders) vai escrever a nova versão do roteiro.

NealNeal Purvis e Robert Wade (007 - Operação Skyfall) escreveram o primeiro rascunho do filme. O programa, exibido entre 1973 e 1978, tinha como protagonista o detetive Theo Kojak, um policial durão que, contrariando seu visual austero, adorava chupar pirulitos pelas ruas de Nova York. O personagem ganhou uma versão atualizada em 2005, com Ving Rhames como Kojak, mas a série teve vida curta.vida curta.

Diesel também será o produtor do filme ao lado de Samantha Vincent. Não há um cronograma definido para a produção.

2 PostseDUCA /jornaleDUCA

Page 3: Jornal eDUCA#66
Page 4: Jornal eDUCA#66

Pare de tentar impressionar trabalhando mais do que deviaVocê quer um aumento ou uma promoção. Então fica ralando no trabalho até altas horas, tentando mostrar serviço, e acaba negligenciando o seu próprio bem estar. Esse cenário é extremamente comum, mas a ciência nos mostra algo surpreendente: tirar férias e relaxar pode te ajudar a conseguir seus objetivos.

Explicamos: uma análise de Harvard em parceria com a U.S. Travel Association examinou, durante dois anos, os padrões de folgas e aumentos de funcionários. Os dados mostraram que os americanos tiram cada vez menos férias, mas que o tempo 'de liberdade' não interfere negativamente em suas carreiras. Muito pelo contrário.

CConfira aqui quatro motivos levantados pela pesquisa que mostram como as férias vão fazer bem para você, para seu cérebro e para sua vida promocional:

1. PromoçõesDeDe acordo com a pesquisa, as pessoas que tiram todas as férias em períodos certos têm uma chance 6,5% maior de conseguir uma promoção ou aumento. A porcentagem pode até parecer pequena, mas ela já mostra que a ideia de que ficar tentando mostrar serviço às custas de suas férias não funciona.

2. Seu cérebro funcionará melhorEmEm "The Happiness Advantage", o autor Shawn Achor mostra que um cérebro bem descansado, que consegue pensar positivamente, pode aumentar a performance da pessoa em até 31% (em um trabalho com vendas) e em 37% se o trabalho inclui tarefas que demandam criatividade. E, obviamente, para ter um cérebro descansado, você precisa tirar folgas.

3. ProdutividadeDeDe acordo com a pesquisa da U.S. Travel Association, os gestores tendem a associar a felicidade dos funcionários com sua produtividade. Em 31% das pesquisas, a 'felicidade pessoal' foi apontada pelos gestores como o maior benefício das férias, seguido da produtividade (21%) - o que mostra que os chefes sabem que pessoas descansadas são pessoas felizes e pessoas felizes são pessoas produtivas.

4. Se 4. Se você tem férias pagas, você está 'perdendo dinheiro'Afinal, você estaria sendo pago para descansar. Quatro a cada 10 funcionários afirma que não pode tirar férias porque tem muito trabalho a fazer - mas tirando férias ou não, você ainda vai ter muito trabalho. Afinal, se você está na empresa a tendência não é que o serviço 'pare' eventualmente, mas que novas tarefas apareçam.

eDUCA /jornaleDUCA

4 Galileu

Page 5: Jornal eDUCA#66

eDUCA /jornaleDUCA

5YouPix

Em maio de 2014, o site americano de entretenimento BuzzFeed dava um de seus primeiros furos jornalísticos, um relatório de inovação interno do “The New York Times” assinado pelo filho do atual publisher da publicação. O documento de 96 páginas trazia a visão de estratégia digital do influente jornal americano e, a partir de relatos de seus funcionários, soava como um grande divã para qualquer empempresa analógica de grande porte que está fazendo sua migração de conteúdo para a web.

Curiosamente, em um dos trechos do relatório a equipe do NY Times listava quem eram seus concorrentes no ambiente digital. Em vez de citar outros periódicos ou portais oriundos de conglomerados midiáticos, o documento citava o próprio BuzzFeed como grande exemplo de inovação na área de jornalismo.

CriadoCriado em 2006 por Jonah Peretti, ex-Huffington Post, o BuzzFeed em seus primeiros anos se notabilizou por popularizar notícias em formato de listas, testes, GIFs e memes — de gatos, principalmente. Modelos esses que foram depois adaptados pelos concorrentes, mas de uma maneira não tão natural. O motivo? A cultura de trabalho por trás do BuzzFeed, que pode ser resumida com o viral The Dress, ou “o “o vestido” em português.

Qual a cor do vestido?Em 26 de fevereiro de 2015, um dos editores de mídias sociais da empresa notou que seus leitores estavam compartilhando no Tumblr a imagem amadora de uma peça de roupa feminina, cuja iluminação da fotografia levava o público a se dividir da seguinte forma: os que achavam que o vestido era azul e aqueles que o enxergavam dourado.

OO BuzzFeed, que tem 75% de sua audiência chegando por mídias sociais, subiu a foto acompanhada de uma enquete rapidamente no seu site, promovendo-a primeiro no Twitter. Em seguida, foi a vez de divulgar o conteúdo no Facebook, que ajudou a trazer um enorme tráfego para os servidores da empresa: 670 mil pessoas acessaram a história

simultaneamente, sendo que 500 mil dessas por dispositivos móveis. Mais de 28 milhões acessos foram registrados no post (22 milhões só por mobile), que rendeu 2,7 milhões de votos computados na enquete. Um recorde de audiência, que pode ser explicado pela forma como o digital está impregnado no DNA da empresa.

NoNo livro “A Cultura da Conexão”, Henky Jenkins diz que “quando uma pessoa ouve, lê ou vê conteúdos compartilhados, ela pensa não apenas — e muitas vezes nem principalmente — no que os produtores podem ter desejado dizer com aquele material, mas no que estava tentando lhe comunicar quem o compartilhou com ela”.

OO post do BuzzFeed era instigante, perguntava “de que cor você vê esse vestido?” e convidava o leitor a interagir com a publicação, pois ela foi promovida primeiro no Twitter e depois no Facebook, sabendo-se aproveitar da instantaneidade e do alcance de cada ferramenta, ambientes onde os compartilhamentos de conteúdo e experiências são naturais. A publicação também foi pensada para se tornar algoalgo global, sendo traduzida em outros quatro idiomas além do inglês, o que a fez atingir pelo menos uma pessoa de cada país do mundo.

O BuzzFeed explorou a história em tempo real de diversas maneiras, muitas vezes compilando as melhores reações dos seus leitores, que ampliavam a repercussão em torno do vestido. “Participar é agir como se sua presença importasse, como se, quando você vê ou ouve algo, sua resposta fizesse parte do evento”, resume Clay Shirky no livro “A Cultura da Participação”. Resumindo: o site pensou na propagação dedeste conteúdo desde o seu início, sabendo dar voz ao consumidor, que depois fez o papel de propagador da foto, remixando-a de diversas maneiras e sendo valorizado por isso no final.“O público tem um papel ativo na ‘propagação’ de conteúdos, em vez de somente servir como portador passivo da mídia viral: suas escolhas, seus investimentos, seus interesses e propósitos, assim como suas ações, determinam o que ganha valor” (JENKINS).

Page 6: Jornal eDUCA#66

Estudar fora do país é o sonho da maioria dos estudantes brasileiros. Mas fazer um intercâmbio não é tão simples quanto parece e não escolher o melhor programa pode fazer com que a experiência não seja satisfatória. Utilizado principalmente desde a década de 20 do século passado, o intercâmbio ganhou maior adesão após o término da 2ª Guerra Mundial (1945), quando os países da Europa que se enenvolveram no conflito passaram por uma completa reestruturação física e econômica. O Reino Unido, por exemplo, trabalha com intercâmbio há mais de 80 anos.

Escolher a hora certa de fazer uma viagem de intercâmbio pode influenciar e muito no resultado que esperamos e por isso alguns fatores devem ser levados em consideração. Segundo especialistas, para cada tipo de curso (idioma, high school, graduação ou pós-graduação), existe um momento apropriado para viajar.

IdiomasGeGeralmente destinados a estudantes a partir dos 16 anos e ocorrem durante todo o ano. Para quem quer economizar o ideal é embarcar fora dos períodos de férias, onde as passagens aéreas ficam mais caras, já a hospedagem e o preço do curso costumam ser tabelados. NosNos meses de agosto e setembro, as escolas de idiomas costumam fazer a atualização de preços, assim, um pacote comprado em meses anteriores mesmo que para viagens após a mudança de preços representa uma economia.

AdolescentesOO intercâmbio em high school (equivalente ao ensino médio brasileiro) é destinado a alunos do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos. Para estudantes que optarem pelo hemisfério norte o embarque ocorre no meio do ano, quando começa o ano letivo por lá. O programa pode durar de 6 meses a um ano e os preços dos cursos não variam de acordo com o semestre. MasMas fique atento, pois a burocracia é extensa e você deve começar a se preparar com pelo menos seis meses de antecedência. Nesta fase, o interessado terá que definir o destino, a cidade,

realizar um exame de proficiência na língua do país, tirar visto de estudante, tomar as vacinas requeridas, definir um plano se saúde internacional, comprar as passagens, definir a casa de família em que vai se hospedar, pesquisar sobre a cultura do país e iniciar o pagamento do programa.

GraduaçãoRRealizar um curso de graduação ou de pós-graduação no exterior não é simples nem barato. Dependendo do país, mesmo com recursos financeiros, o aluno tem que passar por provas que avaliam suas qualificações acadêmicas.AA aceitação ocorre mediante prova de proficiência na língua do país, provas específicas na área de estudo, cartas de recomendação de professores e documentações de todo o histórico acadêmico (que geralmente têm que passar por tradução juramentada).PPara o hemisfério norte, o período de inscrições e provas tanto para graduação como pós é entre novembro e dezembro. O candidato geralmente fica sabendo da aprovação ou não entre fevereiro e abril. O ano letivo começa entre agosto e setembro.PPara o hemisfério sul, algumas universidades iniciam as inscrições em julho e realizam provas entre agosto e setembro, mas há casos de inscrições mais tarde, em outubro, por exemplo. Nesses casos, a prova geralmente ocorre em novembro. IndependenIndependente do país é importante que o aluno inicie o processo de inscrição ao menos seis meses antes. A documentação é normalmente extensa e exige bastante do candidato. Em geral, o visto requerido é o de estudante.

Trabalho mais estudosAliarAliar estudos e trabalho pode ser uma forma de viabilizar o intercâmbio. Além de entrar em contato direto com a cultura local, exercita a fluência no idioma em situações reais. ExiExistem programas de trainee, trabalho comum e voluntariado e podem ser realizados em qualquer época do ano e os programas costumam durar de um mês a dois anos. Apenas nos EUA os trabalhos regulares são restritos ao período de férias das universidades, e você vai precisar de um visto de trabalho.

eDUCA /jornaleDUCA

6 Jornal eDUCA

Page 7: Jornal eDUCA#66

• Procure sempre uma agência com grande experiência e que tenha recomendação de conhecidos;

• Saia do país com a papelada exigida pela imigração, inclusive atestados de vacina dentro do prazo de validade;

• Procure cumprir as leis em vigor no país de destino;

• Garanta passagem aérea antes de fazer o investimento no curso, principalmente na alta estação, para evitar dificuldades;

•• Contrate um bom e confiável seguro de vida;

• Certifique-se de que a escola é de bom nível e, por consequência, garantirá também uma família acolhedora;

• A melhor maneira de levar dinheiro para o exterior é com traveller cheque, um cheque de viagem que oferece maior segurança contra roubo, perda ou extravio, além da facilidade e rapidez no reembolso.

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA

Page 8: Jornal eDUCA#66

Uma das principais angústias do adolescente é o momento em que deve decidir qual carreira seguir. Na maioria das vezes, a escolha se dá por volta dos 17 e 18 anos, idade em que o jovem ainda não tem maturação, formação ou experiências suficientes para tomar uma decisão tão importante, que provavelmente vai acompanhá-lo nos durante muitos anos ou, quem sabe, a a vida inteira. A dúvida que permeia entre os estudantes é mais comum dos que eles mesmos podem imaginar. Um dos entraves para que o processo seja mais natural e menos doloroso é o número gigantesco de carreiras que existem hoje no mercado de trabalho. Em meados do século passado, os jovens deveriam optar entre engenharia, direito, medicina ou adminiadministração. As opções não saíam muito das carreiras clássicas. Hoje são milhares de variações catalogadas, o que, com certeza, gera grande confusão nos jovens e muita preocupação para o familiares.

Foi para abrandar o problema e atuar em um campo social relevante para a formação profissional da juventude, que Luiz Gonzaga Bertelli, presidente do Conselho de Administração do CIEE, lançou neste ano o livro Escolha certa: as profissões do século 21. A obra é um manual objetivo que informa sobre as profissões em alta no mercado de trabalho e as áreas promissoras, alémalém de orientar candidatos às vagas de estágio – uma

possibilidade ímpar de conhecer na prática a carreira escolhida. Hoje, dezenas de profissões surgem a cada ano, mas os jovens continuam carentes de informações sobre as atividades que ganham destaque no mercado de trabalho. PPor isso, é importante ficar antenado com o mercado de trabalho e não ceder à influência de desejos de familiares ou amigos. Muitos pais constroem projetos para o futuro de seus filhos, desejando que correspondam à imagem projetada sobre eles. Alguns investem no anseio de que seus filhos realizem os sonhos que eles mesmos não puderam concretizar. Na maioriamaioria das vezes, essa ideia é guiada pelo retorno financeiro que a carreira pode proporcionar. No entanto, o indivíduo que faz o que gosta enfrenta melhor os obstáculos, dedica-se mais ao trabalho e, a partir disso, tem mais chances de ser reconhecido e bem remunerado. E também é feliz, o que não acontece quando a única grande meta da carreira é o dinheiro.Em São Paulo, o CIEE oferece cursos presenciais gratuitos de orientação e informação profissional, apoiando os estudantes na identificação de habilidades e talentos pessoais e conectando-os às principais tendências na carreira. Para participar das atividades, as inscrições podem ser feitas pelo portal CIEE (www.ciee.org.br).

eDUCA /jornaleDUCA

8 CIEE

Page 9: Jornal eDUCA#66

9CatracaLivrePrograma Students to Business online capacita estudantes de todo o Brasil com cursos sobre tecnologia

O programa Students to Business é uma iniciativa da Microsoft para capacitar estudantes de todo o Brasil. A fase online do programa oferece treinamentos gratuitos produzidos exclusivamente pelos especialistas técnicos da Microsoft.OsOs alunos poderão optar por duas trilhas de estudos: desenvolvimento e infraestrutura. Ao concluir uma das trilhas, os participantes receberão no e-mail um certificado de participação do programa.Dentre os treinamentos, estão cursos sobre criação de games, desenvolvimento de aplicativos, redes/servidores, computação em nuvem e mobilidade empresarial.PPara participar do programa é necessário acessar a página para desenvolvedores, ou para profissionais de infraestrutura, realizar todos os cursos da trilha escolhida e aguardar o envio do certificado.

Interessados em ampliar seus conhecimentos sobre direito, além de advogados, juízes e procuradores, podem acessar a biblioteca digital da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A plataforma oferece mais 70 livros para download gratuito.

AsAs obras foram assinadas por nomes importantes da instituição. “Cidadania da Mulher: Uma Questão de Justiça”, “Defesa da Democracia e da Ordem Constitucional”, “Processo Judicial Eletrônico”, “Novo Código de Processo Civil: Comparativo das Redações do Senado Federal e da Câmara dos Deputados”, são alguns dos títulos. Confira em oab.org.br.

eDUCA /jornaleDUCA

Page 10: Jornal eDUCA#66

10

Page 11: Jornal eDUCA#66

eDUCA /jornaleDUCA

11Let’sRock

Page 12: Jornal eDUCA#66