(Jornal escolar palavras d'encanta 1.º ed.

20
Jornal Escolar— EBI de Ginetes No dia 13 de Dezembro de 2007, pelas 19h00, na cantina da Escola Básica Integrada de Ginetes, realizou-se o tradicional Jantar de Natal, no qual participaram docen- tes, funcionários e familiares da EBI de Ginetes. A ementa cheirava a caseiro, pois as bebidas e as sobremesas foram os convivas que as facultaram com muito amor e carinho. (cont. pág. 3 ) Volume 1, Edição 1 J ANTAR C ONVÍVIO DE N ATAL 30 de Janeiro de 2008 Torneio Quadrangular No dia 14 de Dezembro de 2007, pelas 9h00, realizou-se um grandioso Torneio quadrangular de Fute- bol de 5, no pavilhão desportivo da Escola Básica Integrada de Ginetes. Participaram duas equipas de profes- sores e duas equipas de alunos. Defrontaram- se, primeiramente, as duas equipas de profes- sores, e posteriormente, as dos alunos. (cont. pág. 14) NESTA EDIÇÃO: Editorial 2 Jantar de Natal 3 Halloween 7 Corta-Mato 8 Torneio quadrangular 14 Christmas Carols “Amarte”- teatro 16 Torneio Futsal Lenda da Ermida … Anedotas Poemas Jogos 17 18 19 20 Corta-Mato Escolar 2008 No dia 13 de Dezembro de 2007, pelas 9h00, nos arredores da escola Básica Integrada de Ginetes, realizou-se o Corta-Mato Local, em que participaram mais de duas centenas de atletas (alunos) de vários escalões. O fim da competição estava pre- visto para as 12h30, com a respectiva entrega de prémios logo a seguir. (cont. pág. 8) No dia anterior ao famoso “Dia das Bruxas”, ou dia de “Halloween”, todos estávamos muito excitados e, na biblioteca da nossa escola, a senhora Carla teve a brilhante ideia de fazer os pastéis de abóbora que são muito co- muns no dia de Halloween. (cont. 7) Coordenador: Max Teles Coordenador: Max Teles Coordenador: Max Teles Coordenador: Max Teles Colaboradoras: Colaboradoras: Colaboradoras: Colaboradoras: Grace Oliveira Grace Oliveira Grace Oliveira Grace Oliveira Helena Medeiros Helena Medeiros Helena Medeiros Helena Medeiros PALAVRAS D’ENCANTAR

description

 

Transcript of (Jornal escolar palavras d'encanta 1.º ed.

Page 1: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Jor nal Escolar— EBI de Ginetes

No dia 13 de Dezembro de 2007, pelas 19h00, na cantina da Escola Básica Integrada de Ginetes, realizou-se o tradicional Jantar de Natal, no qual participaram docen-tes, funcionários e familiares da EBI de Ginetes. A ementa cheirava a caseiro, pois as bebidas e as sobremesas foram os convivas que as facultaram com muito amor e carinho. (cont. pág. 3 )

Volume 1 , Edição 1

JANTAR CONVÍVIO DE NATAL

30 de Janeiro de 2008

Torneio Quadrangular

No dia 14 de Dezembro de 2007, pelas 9h00, realizou-se um grandioso Torneio quadrangular de Fute-bol de 5, no pavilhão desportivo da Escola Básica Integrada de Ginetes. Participaram duas equipas de profes-sores e duas equipas de alunos. Defrontaram-se, primeiramente, as duas equipas de profes-sores, e posteriormente, as dos alunos. (cont. pág. 14)

N E S T A E D I Ç Ã O :

Editorial 2

Jantar de Natal 3

Halloween 7

Corta-Mato 8

Torneio quadrangular 14

Christmas Carols “Amarte”- teatro

16

Torneio Futsal Lenda da Ermida … Anedotas Poemas Jogos

17

18

19

20

Corta-Mato Escolar 2008

No dia 13 de Dezembro de 2007, pelas 9h00, nos arredores da escola Básica Integrada de Ginetes, realizou-se o Corta-Mato Local, em que participaram mais de duas centenas de atletas (alunos) de vários escalões. O fim da competição estava pre-visto para as 12h30, com a respectiva entrega de prémios logo a seguir. (cont. pág. 8)

No dia anterior ao famoso “Dia das Bruxas”, ou dia de “Halloween”, todos estávamos muito excitados e, na biblioteca da nossa escola, a senhora Carla teve a brilhante ideia de fazer os pastéis de abóbora que são muito co-muns no dia de Halloween. (cont. 7)

Coordenador: Max TelesCoordenador: Max TelesCoordenador: Max TelesCoordenador: Max Teles

Colaboradoras:Colaboradoras:Colaboradoras:Colaboradoras:

Grace OliveiraGrace OliveiraGrace OliveiraGrace Oliveira

Helena MedeirosHelena MedeirosHelena MedeirosHelena Medeiros

PALAVRAS D’ENCANTAR

Page 2: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Página 2 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Primeira Edição do Jornal Palavras d’Encantar Primeira Edição do Jornal Palavras d’Encantar Primeira Edição do Jornal Palavras d’Encantar Primeira Edição do Jornal Palavras d’Encantar 2008200820082008

A partir de hoje, a escola passa a ter,

novamente, um Jornal Escolar aberto a toda a Co-munidade Educativa.

Como coordenador deste jornal posso di-zer que me deu imenso prazer construí-lo pouco a pouco, com os vossos momentos, ora de trabalho, ora de lazer. Assim, gostaria de deixar também uma palavra de apreço às minhas duas colabora-doras, Prof.ª Grace Oliveira e Prof.ª Helena Me-deiros (vai ser mamã), que muito fizeram para en-

grandecer este jornal. E ainda, um bem-haja, a todos quantos contribuíram com artigos e foto-grafias.

Nesta edição do Jornal Escolar, procurou-se retratar os eventos mais significativos que tive-ram lugar na EBI de Ginetes: - O jantar Convívio de Natal; o Halloween na Biblioteca; o Corta-Mato Escolar; o Torneio Quadrangular; as Christmas Carols e a peça de teatro “AMARTE”.

Na Era do Digital, não poderíamos deixar de informar os interessados que este jornal tam-bém se encontrará na página da escola, em forma-to PDF e a cores.

Em jeito de conclusão, pede-se desde já à Comunidade Escolar que contribua, na medida do possível, com o que achar pertinente que se divul-gue, pois só assim teremos oportunidade de ficar a saber o que de bom se faz nesta escola.

O Coordenador do Jornal

Editorial

Após dois anos de “descanso”, está no prelo mais uma edição

de Palavras d'Encantar. Renascido das cinzas, o nosso jornal está outra vez para as “curvas”, assim o queiram os nossos pe-quenos jornalistas, pois notícias há em abundância nas escolas desta EBI e os professores que aceita-ram o desafio de o coordenar estão prontos para os apoiar.

Aos mais velhos, relembramos que Palavras d´ Encantar apareceu pela primeira vez em Dezem-bro de 2000 e manteve-se até Julho de 2004. Foi um jornal trimestral e nele circularam as notícias produzidas pelos jornalistas de palmo e meio das nossas escolas. Foi sempre intenção do Palavras d´ Encan-tar ser um jornal de alunos para alunos onde a notí-cia fosse sobretudo o acontecimento das salas de aula. Ele serviria de ponte entre os alunos das nos-sas escolas.

O próprio nome “ Palavras de Encantar”

foi seleccionado por um concurso de ideias levado e efeito entre os alunos.

Ao logo do tempo, foram coordenadores de Palavras d'Encantar as professoras Teresa Ro-cha e Guida Medeiros. Agora a proposta de dar continuidade ao trabalho partiu do docente Max Teles a quem se juntou um grupo de alunos que tem o gosto da comunicação escrita…e dentro das quatro paredes dos nossos edifícios escolares tanta coisa se passa que merece ser publicitada lá para “fora”!

Com a INTERNET nas escolas do 1º ciclo, os acontecimentos, … e as histórias facilmente chegam aos editores. Força meninos do Pré-escolar e do 1º Ciclo contamos com o vosso contributo, pois não é só na EB 2,3 que acontece a notícia

Ao Conselho Executivo cabe garantir a lo-gística o que fará com todo o prazer.

Longa vida ao Palavra d’Encantar!

Page 3: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Página 3 Palavras d’Encantar Volume1 , Edição 1

O Tradicional Jantar de Natal da EBI de O Tradicional Jantar de Natal da EBI de O Tradicional Jantar de Natal da EBI de O Tradicional Jantar de Natal da EBI de GinetesGinetesGinetesGinetes

No dia 13 de Dezembro de 2007, pelas 19h00, na cantina da Escola Básica Integrada de Ginetes, realizou-se o tradicional Jantar de Natal, no qual participaram docentes, funcionários e familiares, da EBI de Ginetes.

A ementa cheirava a caseiro, pois as bebidas e as sobremesas foram os convivas que as facultaram com muito amor e carinho. Esta quadra é propícia a estas iniciativas de doação e desprendimento. Assim, conforme o tempo ia decorrendo, a chama do convívio ia-se ateando, ora oxigenada pela boa conversa, ora regada pelas bebidas espirituosas. Esta confraternização iniciou-se com a habitual timidez do momento, passando muito rapidamente ao chilrear

constante de uma plateia envolta em contos e ditos, culminando num Karaoke de primeira instância, muito apreciado pelos presentes. Em suma, venham mais destes momentos! E que o Senhor 2008 concretize os desejos de todos quantos participaram neste feliz jantar.. O coordenador do jornal

Pudim de Natal Ingredientes:

1 Tigela de Feijão Franco

100 g de Miolo de amêndoa

100 g de Nozes

200 g de Açúcar

7 Gemas

Preparação:

De véspera demolha-se o feijão em água fria. Coze-se noutra água até ficar macio. Escorra e reduza a puré e passe por uma peneira fina. Entretanto escalde as amêndoas, pele-as ainda quentes e passe pela máquina de picar. Passe também as nozes e reserve.

Numa panela coloque o açúcar com um pouco de água até obter ponto de pasta. Retire do lume e adicione a amêndoa, as nozes e o puré de feijão.

Misture tudo muito bem e leve de novo ao lume, sem parar de mexer, até obter um ponto de estrada.

Deixe arrefecer e junte as gemas batidas. Leve de novo ao lume para as gemas cozerem. Coloque o doce num bonito prato Vista Alegre e quando arrefecer modele com a forma de um sino ou de uma estrela. Decore com fios de ovos.

Bom Apetite!

Beatriz Ponte Nº8 7ºA

Page 4: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Página 4 pa lavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da EBI de GinetesEBI de GinetesEBI de GinetesEBI de Ginetes

A fila indiana – símbolo da organização dos convivas

Perspectivas das mesas dos convivas

Perspectivas das mesas dos convivas

Page 5: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da EBI de GinetesEBI de GinetesEBI de GinetesEBI de Ginetes

Perspectivas das mesas dos convivas

Perspectivas das mesas dos convivas

Jogo empolgante de matraquilhos

Página 5Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 6: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Página 6 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Um original Pai Natal entregou as prendas

Os Homens e as mulheres do Karaoke

Os Homens e as mulheres do Karaoke

O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da O Tradicional Jantar de Natal da EBI de GinetesEBI de GinetesEBI de GinetesEBI de Ginetes

Page 7: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

No dia anterior ao famoso “Dia das Bruxas”, ou dia de “Halloween”, todos estáva-mos muito excitados e, na biblioteca da nossa escola, a senhora Carla teve a brilhante ideia de fazer os pastéis de abóbora que são muito comuns no dia de Halloween.

Nesse dia, todos queriam por a mão na massa, mas nem todos o puderam fazer. A senhora Carla trouxe as abóboras cozidas de casa e preparámos os pastéis de abóbora na es-cola. Depois de os pastéis estarem prontos a ir para o forno, a senhora Carla levou-os para casa e cozeu-os.

No dia seguinte, dia de Hallowe-en, estavam todos ansiosos por experimen-tar os deliciosos pastéis de abóbora que estavam mesmo uma delícia!

No dia de Halloween, algumas professoras de Inglês também organizaram um concurso de Vassouras e as concorrentes levaram vassouras muito engraçadas.

Entretanto, às dez horas, na biblioteca da nossa escola, houve um concurso de Abóboras e Vassouras. Todas as abóboras estavam mag-níficas, mas nem todas podiam ganhar o concurso.

No final, os vencedores do Concurso de Abóboras foram:

1.º Lugar – Mateus Medeiros 8º B

Franclim Martins 8.ºB

Tiago Feliciano 8º B

2.º Lugar – Vanessa Couto 5º A

Inês Pavão 5º A

Vencedores do concurso de Vassouras:

1.º Lugar – Ângela Gomes 5º A

Beatriz Ponte 7º A

Concurso de abóboras Pasteis de abóbora Escolha do júri Concurso da melhor vassoura

Página 7 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 8: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Corta-Mato Local – EBI de Ginetes

No dia 13 de Dezembro de

2007, pelas 9h00, nos arredores da escola Básica Integrada de Gi-netes, realizou-se o Corta-Mato Local, em que participaram mais de duas centenas de atletas (alunos) de vários escalões. O fim da competição estava previsto para as 12h30, com a respectiva entrega de prémios logo a seguir.

Os alunos das escolas do 1.º Ciclo chegaram em autocar-ros e juntaram-se aos seus cole-gas dos 2.º e 3.º Ciclos. Podemos dizer que essa chusma de gente alegrou entusiasticamente o am-biente desportivo criado na altu-ra.

Por outro lado, os docentes

e funcionários também ajudaram à festa, ou seja, também eles em grande número, apoiaram e in-centivaram os atletas na sua odisseia. É ainda de realçar o aventureirismo de dois docentes que, desportivamente, participa-ram no corta-mato.

Finalmente, nunca será de-mais realçar as boas práticas saudáveis, aquelas que nos le-vam a uma vida sã em corpo são.

O Coordenador do jornal

Página 8 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 9: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Os resultados foram os seguintes:Os resultados foram os seguintes:Os resultados foram os seguintes:Os resultados foram os seguintes:

Benjamins Masculinos:Benjamins Masculinos:Benjamins Masculinos:Benjamins Masculinos:

Benjamins Femininos:Benjamins Femininos:Benjamins Femininos:Benjamins Femininos:

Infantis Masculinos:Infantis Masculinos:Infantis Masculinos:Infantis Masculinos:

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

João Ferreira 5ºB 1997 166 1

Amílcar Arruda 4º C 97 173 2

Tiago Silva 5ºA 1997 163 3

Alexandre Miguel 3º C 99 183 4

Ronaldo Matos 5ºB 1997 167 5 Rui Cabral 4º D 98 186 6

Rafael Pavão 3º B 98 171 7

Renato Lúcio 5ºB 1997 169 8 Pedro Medeiros 4º F 97 202 9 Luís Vasconcelos 4º F 98 201 10

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

Catarina Cordeiro 4º F 97 147 1

Carolina Martins 5ºC 1997 101 2

Joana Rebelo 5ºA 1997 105 3

Sofia Correia 5ºB 1997 114 4 Carla Vasconcelos 4º F 97 146 5 Catarina Arruda 3º C 99 157 6 Maria Isabel Tabau 3º B 99 123 7 Marta Almeida 3º C 99 132 8

Magda Melo 3º B 99 122 9

Ana Sanches 5ºB 1997 113 10

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

SERGIO PONTE 7º A 95 351 1

Marcelino Vasconcelos 6º D 1995 393 2

ROBERTO PONTE 7º A 95 352 3

Gilbert Deman 6ºA 96 372 4

Flávio Benevides 6º C 95 357 5

João Fragata 6ºA 95 375 6

Fábio Melo 5ºC 1996 386 7

Laudalino Vasconcelos 5ºC 1996 384 8

TIAGO ARRUDA 7ºB 95 359 9

Gonçalo Pavão 6ºA 96 373 10

Página 9 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 10: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Infantis Femininos:Infantis Femininos:Infantis Femininos:Infantis Femininos:

Iniciados Masculinos:Iniciados Masculinos:Iniciados Masculinos:Iniciados Masculinos:

Iniciados Femininos:Iniciados Femininos:Iniciados Femininos:Iniciados Femininos:

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

OLIVIA MELO 7º A 95 304 1

DANIELA TAVARES 7ºC 95 319 2

SARA REBELO 7º A 95 303 3

BEATRIZ PONTE 7º A 95 302 4

Vanessa Melo 5ºB 1996 339 5

VALERIA ALMEIDA 7º A 95 300 6

CLÁUDIA PAVÃO 7ºC 95 322 7

Marlene Medeiros 5ºB 1996 338 8

Catarina Sabino 6ºB 96 326 9

Vânia Araújo 6º C 95 318 10

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

IÚRI MEDEIROS 8º C 93 461 1

ARTUR VASCONCELOS 7ºB 94 480 2

DIOGO ALVES 7ºB 94 482 3

JOÃO MEDEIROS 7º D 94 441 4

MARIO BETTENCOURT 8º C 94 459 5

PAULO FERREIRA 8º C 94 460 6

PEDRO COSTA 7ºC 93 470 7

André Costa 6º C 94 463 8

ANDRE ESTRELA 8º B 93 456 9

Rafael Pavão 5ºC 1994 485 10

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

BRENDA CABRAL 8º A 94 408 1

ANA FETEIRA 8º A 93 407 2

Stephanie 6ºC 94 422 3

LIANE DIAS 8º B 94 415 4

RAQUEL GONÇALVES 8º B 94 413 5

SILVIA TRAVASSOS 8º B 94 417 6

MICAELA CARVALHO 8º B 94 418 7

NINA VENTURA 9ºB 93 427 8

Bruna Raposo 5ºD 1994 438 9

LILIANA PAVÃO 8º B 94 414 10

Página 10 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 11: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Juvenis Masculinos:Juvenis Masculinos:Juvenis Masculinos:Juvenis Masculinos:

Juvenis Femininos:Juvenis Femininos:Juvenis Femininos:Juvenis Femininos:

Juniores Masculinos:Juniores Masculinos:Juniores Masculinos:Juniores Masculinos:

Juniores Femininos:Juniores Femininos:Juniores Femininos:Juniores Femininos:

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

RAFAEL PEREIRA EE 91 521 1

BRUNO REGO Profij 92 532 2

Hugo Tavares Profij 92 523 3

JOSÉ CARVALHO 9ºC 91 525 4

RODRIGO PEREIRA 9ºA 92 527 5

DIOGO MONTE 9ºC 92 524 6

MÁRIO SÁ 9ºB 91 536 7

RODRIGO MATEUS PROFIJ 92 529 8

ELSON PEREIRA EE 91 520 9

HEITOR ROCHA Profij 92 531 10

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

MARILIA FERREIRA 8º A 91 501 1

SONIA CABRAL 7º D 92 500 2

VÂNIA PEREIRA 9ºC 91 511 3

MARILIA VIVEIROS 8º B 92 505 4

SARA CARVALHO 8º A 92 502 5

TÂNIA PEREIRA 7ºC 92 509 6

Mª TERESA GOMES 8º A 91 503 7

JÉSSICA FERREIRA 9ºB 92 508 8

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

OCTAVIO AGUIAR EE 90 605 1

TIAGO FARIAS EE 90 603 2

LUÍS PACHECO 9ºC 90 607 3

Nome Ano / Turma Ano Dorsal Classificação

SIMONE SOUSA 9ºC 90 602 1

ANDREIA GOMES 9ºB 89 601 2

Página 11 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 12: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Benjamins Femininos Benjamins Masculinos

Infantis Femininos Infantis Masculinos Infantis Femininos Infantis Masculinos Infantis Femininos Infantis Masculinos Infantis Femininos Infantis Masculinos

Iniciados FemininosIniciados FemininosIniciados FemininosIniciados Femininos Iniciados Masculinos Iniciados Masculinos Iniciados Masculinos Iniciados Masculinos

Página 12 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 13: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Juvenis FemininosJuvenis FemininosJuvenis FemininosJuvenis Femininos Juvenis Masculinos Juvenis Masculinos Juvenis Masculinos Juvenis Masculinos

Juniores FemininosJuniores FemininosJuniores FemininosJuniores Femininos Juniores Masculinos Juniores Masculinos Juniores Masculinos Juniores Masculinos

Senior Prof. MaxSenior Prof. MaxSenior Prof. MaxSenior Prof. Max Senior Prof. Pedro Senior Prof. Pedro Senior Prof. Pedro Senior Prof. Pedro

Prof. de Educação Física (Magda; Gabriel; Pedro e Hélio)

Página 13 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 14: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Torneio quadrangular de Futebol de 5Torneio quadrangular de Futebol de 5Torneio quadrangular de Futebol de 5Torneio quadrangular de Futebol de 5

O coordenador do JornalO coordenador do JornalO coordenador do JornalO coordenador do Jornal

No dia 14 de Dezembro de 2007, pelas 9h00, realizou-se um grandioso Tor-neio quadrangular de Futebol de 5, no pavilhão desportivo da Escola Básica Inte-grada de Ginetes. Participaram duas equipas de professores e duas equipas de alu-nos. Defrontaram-se, primeiramente, as duas equipas de professores, e posterior-mente, as dos alunos. As equipas vencedoras foram à final.

Após, uma vitória sem contestação, a equipa dos professores da qual fazia parte o excelentíssimo Presidente do Conselho Executivo, professor José Domin-gos, defrontou a equipa vencedora dos alunos. O jogo foi de elevado nível! Sem dúvida que a táctica encetada e ensaiada pelas duas equipas deu os seus frutos, pois no final do jogo chegou-se a um honroso empate.

Página 14 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 15: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Os resultados foram os seguintes:Os resultados foram os seguintes:Os resultados foram os seguintes:Os resultados foram os seguintes:

Meias Finais:Meias Finais:Meias Finais:Meias Finais:

Equipa A – Equipa B Professores : 5 - 0

Equipa A – Equipa B Alunos : 3 - 2

Final : Final : Final : Final :

Equipa A Professores – Equipa A alunos : 2 - 2

Grandes Penalidades : Grandes Penalidades : Grandes Penalidades : Grandes Penalidades :

Equipa A Professores – Equipa A alunos : 6 - 7

Equipa A Professores

Sérgio Faustino

Pedro Bermonte

Luís Afonso

José Domingos

Jorge Patrício

Bruno Pascoal

Equipa B Professores

João Carvalho

Gabriel Guerreiro

Pedro Castelo Branco

Ricardo Batista

Rodrigo de Sá

Max Teles

Página 15 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Page 16: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

No passado dia 14 de Dezembro, o grupo de inglês (220) promoveu uma actividade, que visava o exercício tanto da língua inglesa como da música. Para o efeito, foi criado um coro constituí-do por alunos do 5º e 6º anos.

No referido dia, foram interpretadas Christmas Carols: Santa Claus is coming to town e We wish you a merry christmas. Alunos e professores colaboraram de forma empenhada, contribuindo para o sucesso do evento. Prof. Pedro Castelo Branco

Christmas Carols

Página 16 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

““““AMARTE” – Peça original do Clube de Teatro da Escola Básica Integrada de Ginetes

No dia 14 de Dezembro de 2007, pelas 11h00, no Anfiteatro da Escola Bási-ca Integrada de Ginetes, foi apresentada à comunidade escolar, uma bela peça de teatro intitulada “AMARTE” – Peça original do Clube de Teatro da escola; encena-da pelo Prof. João Ferreira. Os protagonistas desta peça levaram a arte dramática a um patamar elevado, já que todos eles se empenharam profundamente nos seus papéis. A dramatização contou com a participação de alunos de várias turmas, desenvolvendo deste modo o envolvimento e a integração dos discentes em actividades enriquecedoras do pon-to de vista pessoal. A comunidade escolar assistiu e gostou do que viu. Embora, a peça fosse um pouco relacionada com o teatro do absurdo, deu para perceber o seu conteúdo, co-adjuvado por uma música original, interpretada pelo Prof. João Ferreira. Coordenador do Jornal

Page 17: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Torneio Escolar de Futsal Realizou-se um torneio de futsal na EBI de Ginetes durante o 1.º período, des-de o dia 15 de Outubro até ao dia 10 de Dezembro. Este torneio foi organizado pe-los alunos do profij (EE II) e foi destinado aos alunos desta escola. Como vencedores deste torneio tive-mos, respectivamente no 2.º e 3.º Ciclos, as equipas dos “Incríveis” e “Manchester”. O melhor marcador do 2.º Ciclo foi Marcelino da equipa dos “Gladiadores”. No 3.º Ciclo, o melhor marcador foi o Rodrigo Mateus da equipa “Arsenal”. Refira-se que a equipa do “Manchester” defrontou, no final do período, a selecção da escola num torneio em que também participaram duas equipas de professores. Na mesma altura, nas activi-dades realizadas no anfiteatro foram entre-gues os prémios aos respectivos vencedo-res. Prof. Pedro Castelo Branco

Página 17 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Lenda da ermida do Socorro Conta-se que há mais de três séculos,

um navio francês navegava em frente a uma freguesia de nome Candelária. Ora aconte-ceu que o mar estava tão furioso, os tripu-lantes temeram afundar-se e na sua aflição

dirigiram preces e súplicas a Nossa Senhora implorando socorro, e com o voto de que se as suas orações fossem atendidas, lançariam uma peça em direcção à terra e onde ela ca-ísse construiriam uma ermida em louvor e agradecimento a Nossa Senhora do Perpé-tuo Socorro.

E eis que o mar acalmou, o perigo de naufrágio passou e, quando os tripulantes chegaram a terra, procuraram o lugar onde caíra a peça e aí então ergueram a ermida, que ainda hoje lá está, cumprindo o voto que na sua aflição fizeram.

Filipe Carreiro 7.ºC F

ili

Page 18: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Página 18 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Poemas a um amigo

Beatriz 7.ºB

É tão bom partilhar A tua companhia A Amizade é um dom Mais belo que a magia.

Tiago 7.ºB

O Luciano é meu amigo Está sempre comigo O Tibério também Defende-me de alguém.

Poema Os corações não se vendem São jóias de alto valor Não se vendem por dinheiro Só se trocam por amor. Ó meu amor, se me desses Eu também havia de te dar Beijinhos até morrer Abraços até fartar. Quero ter-te sobre o peito Onde bate o coração, Mas não digas a ninguém Os suspiros por quem são. Quem me dera agora ver Quem agora me lembrou O meu amor que é tão lindo Que tão longe me ficou. Quero-te tanto meu bem Dizer-te quanto não sei Deliciada foi a hora Em que para ti olhei. Sei que gostas de mim Embora digas que não Mas a boca nem sempre diz O que sente o coração. Olhei nos teus olhos Só assim te conheci Sorriste para mim Nunca mais te esqueci. Se pensas que não te amo É puro engano teu Não há mulher no mundo Que te ame como eu.

Uma rocha pode quebrar Uma flor pode murchar Mas o meu amor por ti Jamais vai acabar. Tenho saudades de ti Quero sentir o teu beijo Desde o dia em que te perdi Que é esse o meu desejo.

Tu em mim pensaste Eu contigo sonhei Mas tu nunca sonhaste Que por ti me apaixonei. De noite sonho contigo De dia penso em ti Esquecer-te não consigo Desde o dia em que te conheci. O meu amor é somado Jamais subtraído Por vezes multiplicado E contigo dividido. Na praia te adorei Na praia te conquistei Na praia te beijei Na praia te amei E no coração te guardarei. Beatriz Pavão 7.ºB

Anedota

- Porque estás a chorar, meu filho? - Os meninos na escola chamam-me interesseiro. - Ora essa, porquê meu querido? - Dás-me 25€ e eu digo-te! Paulo Pereira 7.ºC

Na escola, a professora explica: - Se eu digo “fui bonita” é passado. Se digo “sou bo-nita”, o que é Joãozinho? - É mentira…

Paulo Pereira 7.ºC

Na escola, a professora pergunta aos alunos o que é mais velho que o tempo. - Antoninho: Não sei, setôra. - Pedrinho: Eu também não sei. Chega a vez do Joãozinho e a professora repete a pergunta: - Joãozinho, o que é mais velho que o tempo? - Joãozinho: Sou eu, senhora. - Professora: Mas como é que tu és mais velho que o tempo? - Joãozinho: Porque minha mãe está sempre a dizer ao meu pai que nasci antes do tempo.

Filipa Lima 7.ºC

Page 19: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Página 19 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

A Escola

A escola azul é a

nossa segunda casa,

tão engraçada e por

nós descuidada!

Muitas vezes

assaltada por

essa rapaziada

muito malvada.

É o centro

do aprender a ler

e a escrever.

Lá brincamos e

saltamos,

mas não nos

podemos esquecer

que também a sujamos.

Contra a sujidade

vamos lutar!

De vigia vamos ficar!

Elaborado pela turma do 6.º B em F. Cívica

Os Dez Mandamentos do Bom Aluno

1-O bom aluno é pontual e assíduo.

2-O bom aluno é aplicado e faz sempre os deveres/trabalhos de casa

3-O bom aluno está sempre com máxima atenção nas aulas.

4-O bom aluno é aquele que estima os seus colegas e professores.

5-O bom aluno é respeitador e obediente.

6-O bom aluno diz sempre a verdade.

7-O bom aluno defende os seus colegas.

8-O bom aluno é aquele que cuida da escola.

9-O bom aluno respeita a Natureza, os animais e o ambiente.

10-O bom aluno não faz aos outros o que não gosta que lhe façam a ele.

Alfredo Cabral, Tabuada Escolar, Editora, Papelaria Fernandes, 71ª Edi-

O Bom Aluno

1-O bom aluno não come na sala.

2-O bom aluno não bate nem briga com os colegas.

3-O bom aluno traz sempre o material necessário para todas as aulas.

4-O bom aluno só falta às aulas quando está doente.

5-O bom aluno é estudioso.

6-O bom aluno deve ter sempre uma participação adequada.

7-O bom aluno é autónomo.

8-O bom aluno é interessado e empenhado.

9-O bom aluno executa todas as tarefas propostas nas aulas.

10-O bom aluno esclarece as suas dúvidas.

11-O bom aluno é exemplar.

Elaborado pela turma do 6.ºB F. Cívica

Receita Malassadas

Ingredientes:

8 Kg. de farinha;

3 dúzias de ovos;

3 kg de açúcar;

1/2 de manteiga;

Fermento;

Leite;

Sal.

Modo de Preparação:

“Toma-se a presa” à massa, batendo-se os ovos e mistu-rando a farinha, o açúcar, o fermento, a manteiga e o sal dissolvido em água. Amassa-se muito bem e deixa-se levedar, fazendo sempre uma dobras.

Depois de lêvedas, as malas-sadas são cozidas ou fritas em banha ou óleo.

Daniela Pavão, n.º 8 7.º C

Receita Pastéis de Abóbora

Ingredientes: 1 kg. de abóbora;

Açúcar a gosto;

Farinha q.b. (até a colher fazer os pastéis e estes terem consis-tência suficiente);

3/4 ovos;

1 colher de sopa bem cheia de fermento.

Modo de Preparação: Coze-se a abóbora e desfaz-se em papas. Junte o açúcar, os ovos, a farinha, o fermento e misture tudo muito bem.

Depois, com duas colheres, faça os pastéis e frite-os. De segui-da, polvilhe com açúcar e canela.

Daniela Pavão, n.º8 7.ºC

Page 20: (Jornal escolar   palavras d'encanta 1.º ed.

Página 20 Palavras d’Encantar Volume 1 , Edição 1

Colheita de palavras Descobre quantas palavras novas podes formar mudando apenas uma ou ambas as vogais.

Definições livres A partir da definição completa a palavra

Falsos Gémeos Houve ou ouve?

Na semana passada __________ um acidente grave à minha Porta.

O meu avô não deu por nada. Já é ve-lho e não _________ nada.

Feminino & plural Qual é o plural de imagem? __________

Letras à mistura Descobre a palavra escondida, ordena os elementos em desordem e combina-os adequadamente. Mas atenção, há sempre um elemento a mais.

TA; NA; JOR; LIS; ME ______________________________

Naturalmente Nasceu em Moçambique, portanto é _____________________

Palavras difíceis Sabes o que quer dizer: - Rubicundo?

Assinala a opção correcta: avermelha-do / redondo / feio

Sabias que… … existem 26 000 000 000 (biliões) de células num recém-nascido humano e 50 000 000 000 000 (triliões) num adul-to. A maior de todas elas é o óvulo (célula reprodutora feminina).

… a espessura da pele humana varia entre 0,5 e 2 milímetros, podendo atin-gir os 4 milímetros na palma da mão e na sola dos pés. Em média, o corpo de um adulto é recoberto por cerca de 1 metro quadrado de pele.

… o animal mais rápido do mundo é o gavião, que pode atingir a velocidade de 320 quilómetros por hora. No mar, o recorde é do peixe-voador, com 108 quilómetros horários. No solo, os ani-mais mais rápidos são a chita, com 100 km/h e a gazela com 96 km/h.

… um tubarão branco apresenta várias fiadas de dentes. São renovados conti-nuamente a cada duas semanas. Em 25 anos, um tubarão pode produzir mais de 20 000 dentes.

… a duração média aproximada de vida de alguns animais é: arara – 60 anos; crocodilo – 80 anos; cabra – 17 anos; elefante – 100 anos; chimpanzé – 20 anos; leão – 20 anos; coelho – 7 anos; porco – 10 anos e coruja – 27 anos.

Prof.ª Sílvia Aguiar

Como surgiu o símbolo do igual? O matemático Robert Recorde nasceu no País de Gales e morreu em Londres. Estudou em Oxford e Cambridge, ten-do-se tornado médico do rei Eduardo VI e da rainha Mary. Cansado de escre-ver a expressão «é igual a», este mate-mático inventou o símbolo =. Este símbolo apareceu publicado pela pri-meira vez em 1557, no seu livro The Whetstone Witte.

O símbolo de igualdade era, na altura, representado de uma forma mais alon-gada do que aquela que usamos hoje. Foi necessário um século para que o símbolo = «triunfasse» sobre outros símbolos rivais da época.

Prof.ª Sílvia Aguiar

Adivinha lá Tem quartos e não tem salas. Tem meias e não tem pés. O que nasce grande e morre pequeno? Qual é a coisa, qual é ela, que tem den-tes mas não come e alimenta quem tem fome? Temos dez dedos, Sem osso nem carne. Quem somos? Qual é o animal que anda com as patas na cabeça? Prof.ª Sílvia Aguiar

Sala: R:

Passa em casa de toda a gente para entregar notí-cias R: C

Cidade Romântica para visitarCidade Romântica para visitarCidade Romântica para visitarCidade Romântica para visitar

VenezaVenezaVenezaVeneza

Ponte de RialtoPonte de RialtoPonte de RialtoPonte de Rialto

Gôndola em VenezaGôndola em VenezaGôndola em VenezaGôndola em Veneza

Leão de S. Marcos na Torre

O Grande Canal de veneza

Praça de S. Marcos