Jornal Folha de Curvelo edição 311

16
Fundado em 1988 - Ano XXIV - Quinzenal - 20/01/2012 - N.º 311 - R$ 2,00 Prefeito Fausto, de Gouveia, tem 70% de aprovação popular Pisciana de nas- cimento, Fer nan- da Matoso de O- liveira e Souza (foto) é a Garota da Capa desta e- dição, filha de Jú lio de Souza Lo pes e Janete A. Matoso de Oli- veira. Inician do agora na vida pro- fissional, a jo vem tem como diver- são preferida sair com os amigos, mas afirma que, quase sempre, se vê “viajando nos próprios pensamen- tos, avaliando si- tua ções passadas e fazendo projeções para o futuro”. Pa- ra ela, a beleza feminina é algo que completa a mulher, quando fo - cada de forma in- trínseca e extrínse- ca. FOTO: OSCAR SANTOS PRODUÇÃO: CLÁUDIA GUIMARÃES NOI- VAS E FESTAS Fernanda Matoso é a Garota da Capa As boas notícias também voam. Apanhado feito pela FOLHA DE CURVELO, em Gouveia, mostra que a admi- nistração do prefeito Fausto tem 70% de aprovação popu- lar, percentual recorde entre todos os prefeitos das regiões Centro-Norte e Vale do Jequitinhonha. A constatação mos- tra que menções de reconhecimento são feitas espontanea- mente pelos gouveianos em praticamente todas as áreas, muito especialmente na educação, saúde, obras, esportes, lazer e turismo, tendo a tradicional Kobufest, principal evento público do município, sido alvo de rasgados elogios pelas dimensões que ganhou na atual administração. De parabéns, portanto, o prefeito Fausto, que será alvo de ampla entrevista na próxima edição, quando esses e outros assuntos serão abordados pelo jornal. O prefeito Fausto tem a administração aprovada por 70% dos gouveianos Sofisticação e requinte no reveillon Petit Sabor A fina-flor da sociedade curvelana curtiu o grandioso baile de réveillon promovido pelo jovem empresário Eduardo Pinto, carinhosamente chamado de “Eduardo Bombom”, no Tattersal do Parque de Exposição. Na ava- liação de todos que compareceram, foi uma festa impe- cável, sofisticada, bem à altura das expectativas, com mesas de degustação, bebidas finas, salgados volantes, jantar e sobremesas. A música esteve a cargo de Thiago Gomes, leia se Banda Fina Estampa. PÁGINAS 10 A 13 PÁGINA 4 Cavalgada para Biribiri terá 3 desafiantes Três amigos da FOLHA DE CURVELO aceitaram convite do jornalista Ideu- mar Gonçalves e vão trocar o conforto das cadeiras gira- tórias pelo lombo do cavalo, como DESAFIANTES DA 8ª CAVALGADA PARA BIRIBIRI, dia 3 de março. Eles terão que cavalgar por longos 28 Kms, sem quais- quer artifícios extras, e ainda curtir a noite na tradi- cional Vila, ao embalo de três bandas sertanejas que serão montadas no local. São eles: Deputado Federal Gabriel Guimarães, Chefe de Gabinete Licínio Dayrel Filho e o jovem Advogado Marcelo Alves Alessandrini. Se Deus quiser, tudo vai dar certo. PÁGINAS 6, 7, 8 E 9 "TREINAR CURSOS TÉCNICOS". PÁGINA 16

description

Edição online 311

Transcript of Jornal Folha de Curvelo edição 311

Page 1: Jornal Folha de Curvelo edição 311

Fundado em 1988 - Ano XXIV - Quinzenal - 20/01/2012 - N.º 311 - R$ 2,00

Prefeito Fausto, de Gouveia, tem 70% de aprovação popular

Pisciana de nas-cimento, Fer nan -da Matoso de O -liveira e Souza(foto) é a Garotada Capa desta e -dição, filha deJú lio de SouzaLo pes e Janete A.Matoso de Oli -veira. Inician doagora na vida pro-fissional, a jo vemtem como diver-são preferida saircom os amigos,mas afirma que,quase sempre, sevê “viajando nospróprios pensamen -tos, avaliando si -tua ções passadas efazendo projeçõespara o futuro”. Pa -ra ela, a belezafeminina é algoque completa amulher, quando fo -cada de forma in -trínseca e extrínse-ca.

FOTO: OSCAR SANTOS

PRODUÇÃO:CLÁUDIA

GUIMARÃES NOI-VAS E FESTAS

FernandaMatoso éa Garotada CapaAs boas notícias também voam. Apanhado feito pela

FOLHA DE CURVELO, em Gouveia, mostra que a admi-nistração do prefeito Fausto tem 70% de aprovação popu-lar, percentual recorde entre todos os prefeitos das regiõesCentro-Norte e Vale do Jequitinhonha. A constatação mos-tra que menções de reconhecimento são feitas espontanea-mente pelos gouveianos em praticamente todas as áreas,muito especialmente na educação, saúde, obras, esportes,lazer e turismo, tendo a tradicional Kobufest, principalevento público do município, sido alvo de rasgados elogiospelas dimensões que ganhou na atual administração. Deparabéns, portanto, o prefeito Fausto, que será alvo deampla entrevista na próxima edição, quando esses e outrosassuntos serão abordados pelo jornal.

O prefeito Fausto tem a administração aprovadapor 70% dos gouveianos

Sofisticação e requinteno reveillon Petit Sabor

A fina-flor da sociedade curvelana curtiu o grandiosobaile de réveillon promovido pelo jovem empresárioEduardo Pinto, carinhosamente chamado de “EduardoBombom”, no Tattersal do Parque de Exposição. Na ava-liação de todos que compareceram, foi uma festa impe-cável, sofisticada, bem à altura das expectativas, commesas de degustação, bebidas finas, salgados volantes,jantar e sobremesas. A música esteve a cargo de ThiagoGomes, leia se Banda Fina Estampa.

PÁGINAS 10 A 13

PÁGINA 4

Cavalgada para Biribiri terá 3 desafiantes Três amigos da FOLHADE CURVELO aceitaramconvite do jornalista Ideu -mar Gonçalves e vão trocaro conforto das cadeiras gira-tórias pelo lombo do cavalo,como DESAFIANTES DA8ª CAVALGADA PARABIRIBIRI, dia 3 de março.Eles terão que cavalgar porlongos 28 Kms, sem quais-quer artifícios extras, eainda curtir a noite na tradi-cional Vila, ao embalo detrês bandas sertanejas queserão montadas no local.São eles: Deputado FederalGabriel Guimarães, Chefede Gabinete Licínio DayrelFilho e o jovem AdvogadoMarcelo Alves Alessandrini.Se Deus quiser, tudo vai darcerto.

PÁGINAS 6, 7, 8 E 9

"TREINAR CURSOSTÉCNICOS".

PÁGINA 16

Page 2: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 02 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 02 - 20/01/2012

Não faça do seu carrouma arma

Fugindo de supostos perseguidores, o motoristaabandonou seu veículo e roubou outros quatro carros, àmão armada, disparando cerca de 30 tiros e ferindoalgumas de suas vítimas. Depois, passou 12 horas den-tro de uma tubulação de esgoto e entregou-se à políciade São Paulo. Em Brasília, um policial matou o passa-geiro do veículo que bateu na traseira do seu carro.Diariamente, nas ruas e estradas de todo o país, trava-sea estúpida guerra do trânsito. Os veículos, projetados econstruídos para promover a vida e o bem-estar do serhumano é por ele transformado em arma e acaba comoagente indutor da morte.

A posse irresponsável ou criminosa de veículo auto-motor é um dos mais graves problemas vividos pelasociedade brasileira. Tão ou mais letal que o problemadas drogas, pois não depende de traficantes nem deusuários, envolvendo a totalidade da população.Condutores imperitos, psicopatas, bêbados, mal-educa-dos e criminosos fazem a alarmante estatística do trân-sito brasileiro. Suas máquinas, concebidas para o trans-porte pessoal ou de mercadorias são lançadas contra oser humano e sacam-lhe a vida, seu bem mais precioso.Anualmente 40 mil brasileiros morrem todos os anosem acidentes de trânsito.

O problema não é novo, mas seu agravamento ocor-re nos últimos 40 anos, como decorrência da industria-lização e da urbanização das populações. O numero deveículos, especialmente os de motocicletas, aumentavertiginosamente e as vias públicas crescem em propor-ção bem menor. A simples questão espacial é um foconatural de tensão; mais veículos para as mesmas vias,causa congestionamentos e problemas. Mas há que seconsiderar também questões sociais e educacionais.Motoristas despreparados, estressados e impunes cons-tituem o grande ingrediente para o caos instalado.

Desde o começo, a impunidade levou à crença deque o veículo, em vez de meio de transporte, é instru-mento de poder. Tradicionalmente, os motoristas brasi-leiros que causam acidentes não recebem punição e, porisso, continuam na vida errante. Muitos deles, quandoao volante, transformam-se em bestas-feras, esquecen-do-se no outro veículo pode haver um psicopata e que,quando descem, também são pedestres.

A necessidade do veículo como meio de transporte eo direito da população a esse bem são inegáveis. Mas asociedade brasileira precisa, urgentemente, encontrar afórmula da posse responsável. Tem de, a qualquer custo,recuperar o respeito, a urbanidade e a cortesia entre aspessoas, principalmente quando elas conduzem veículosque, mal utilizados, podem causar a morte própria ou deterceiros. Viver é o mais importante e a máquina tem deajudar a preserva a vida, jamais promover a morte...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente daASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais

Militares de São Paulo) [email protected]

“Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mt 14, 31)

O Santo Padre Bento XVI no dia 11 de outubro de 2011,sétimo ano do seu Pontificado, promulgou a Carta Apostólicasob forma de Motu Próprio “Porta Fidei” (Porta da fé), coma qual anunciou a ANO DA FÉ. Este será, solenemente, aber-to no dia 11 de outubro de 2012, data em que se comemoraos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, pelo venerá-vel Beato Papa João XXIII e os 20 anos da publicação doCatecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo BeatoPapa João Paulo II (Porta Fidei, 4). Seu término será no dia24 de novembro de 2013, dia da solenidade de Nosso SenhorJesus Cristo, Rei do Universo. Com esta carta o Papa nos fazum convite, vale dizer: que cada cristão sinta a necessidadede “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evi-dência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo doencontro com Cristo” (Porta Fidei, 2). Não podemos esque-cer que a “obra de Deus é esta: Crer n’Aquele que Eleenviou” (Jo 6, 29; Porta Fidei, 3).

Diante desta perspectiva o Santo Padre quer uma vivên-cia e um estudo da fé, sobretudo, nos cristãos de toda a Igreja,uma vez que a sociedade atual vive “uma crise de fé que atin-ge muitas pessoas” (Porta Fidei, 2). O horizonte de toda aCarta do Papa quer levar o povo a uma Profissão de Fé enrai-zada nos valores cristãos, coerente com o que professa. Suametodologia quer fazer conhecer as normas do Magistério,no âmbito da tradição da Igreja (Porta Fidei, 5). Por isso,numa primeira observação é muito simples, mas ao mesmotempo forte. A fé é a primeira virtude teologal e a adesão pes-soal a Deus nos seus desígnios e manifestações. Ela nostransporta a uma firme execução de uma promessa e de umcompromisso (Mt 7, 7 ss). Fé é crença e confiança (Lc 7, 1-10; Jo 4, 46-54). Já nos diz Madre Teresa de Calcutá: “A fé éa força mais potente do universo”. Blaise Pascal assegura-nos: “O temor saudável provem da fé - o temor errôneo provêa dúvida”. Pela fé Jesus operou grandes maravilhas. Ele mos-trou o reino dos céus com parábolas simples e humildes, mascom grandes valores de fé (Mt 13, 31 32; Mc 4, 30-32).

Grandes santos, doutores da Igreja, teólogos e outros,falaram da fé com grande convicção. Apresentaram em seusescritos, manuais, livros esta palavra como um caminho aseguir (Jo 14, 6). Josémaría Escrivã foi um deles quandodisse: “Aviva tua fé - Cristo não é uma figura que passou.Não é uma recordação que se perde na história. São Paulonos afirma: Jesus Cristo ontem e hoje e sempre!”. Pela féJesus foi do perdoar os pecados até à cura ( Jo 8, 1-11, Mc 1,29-31; Mt 8, 14.16 ss). Sua arte de dirigir seus ensinamentossempre teve a fé como primícia do desejar ardentemente (Lc22, 15). Ter fé é colocar-se nos braços de Deus e sentir amesma segurança que uma criança sente no colo da mãe. Aspalavras de George Sand são oportunas: “Cada um tem aidade do seu coração, da experiência e da fé”.

A fé promove a oração. Alicerça o que cremos. Solidificao que pedimos. Encoraja-nos a elevar o que queremos aDeus. Semeia a esperança. Faz crescer o testemunho autênti-co de nossos atos e tem a força de um juízo. Nunca tenhafome de fé. Jesus com apenas cinco pães e dois peixes ali-mentou uma multidão (Mt, 14, 13 – 21). O pouco que pen-samos ter, para Jesus é muito. Charles de Foucauld testemu-nha: “Logo que descobri que Deus existe entendi que nãopodia mais fazer outra coisa a não ser viver por ele: minhavocação religiosa começa no exato momento em que desper-tou a minha fé”. Francis Bacon completa: “Dá à fé o que a fépertence”. Mais uma vez o Mestre nos ensina, a fé é comoum tesouro e uma pérola. Quem a acha está seguro e nadaperde (Mt 13, 44 – 46). Fé é rede que devemos lançar no mardo nosso interior (Lc 5, 4; Mt 13, 47 ss). Pensemos nisso.

Côn. Dr. Manuel Quitério de AzevedoProf.º do Seminário de Diamantina e da PUC-MG

Membro da Academia de Letras e Artes deDiamantina – (ALAD).

Acredito que todos os brasi-leiros de bem ficaram decepcio-nados com o desfecho de fatosocorridos no último ano emnossa política e que mostraramcomo a impunidade persiste nojulgamento de políticos corrup-tos em nosso País. Lembremo-nos de casos que comprovamessa triste verdade. O primeirodeles é o em que esteve envolvi-da a Deputada Jaqueline Roris,que, apesar de ser filmada rece-bendo um pacote de dinheiro,possivelmente fruto de propina, eacusada de falta de decoro parla-mentar, alegou que não poderiaser julgada por essa razão, já queo motivo da acusação que estavasendo-lhe imposta ocorreu antesde ela ser diplomada DeputadaFederal. Com esse argumento,ela livrou-se da cassação de seumandato.

Outro caso mais recente e demaior gravidade ainda foi o emque esteve metido o SenadorJader Barbalho, suspeito de terdesviado 1.700 bilhões daSuperintendência deDesenvolvimento da Amazônia(Sudam), em 2001, o que o obri-gou a renunciar ao seu mandato,para não ser cassado. Em 2010,ele volta a candidatar-se aoSenado, sendo eleito comexpressiva votação. Sua diplo-mação dependia de decisão dajustiça pelo fato de sua situaçãoser, a princípio, enquadrada naLei da Ficha Limpa.Surpreendentemente, no entanto,o Supremo Tribunal Federal(STF), devolveu-lhe o mandato,alegando que a nova Lei nãoestava vigorando para as eleiçõesde 2010.

Diante desses dois exemplosde impunidade, concluímos queo cidadão ou cidadã que forinvestido em mandato eletivo,seus pecados, ou melhor, seuscrimes anteriores, são automati-camente perdoados. Ao contrárioe independentemente do que dis-põe a Lei da Ficha Limpa, a pes-soa que não tenha um passadoque o recomende não poderiaexercer cargos eletivos nemnenhuma função pública. Que aLei da Ficha Limpa proposta aoCongresso Nacional por 2milhões de brasileiros venhamesmo a valer a partir das elei-ções municipais deste ano, crian-do, assim, uma barreira para oingresso nos cargos eletivos e noserviço público de pessoas de máíndole.

Essa Lei profilática deveriaestar valendo há mais tempo, oque teria evitado muitos corrup-tos empoleirarem-se nos cargospúblicos, ministérios e casaslegislativas. Os crimes pratica-dos pela Deputada JaquelineRoris e pelo Senador JaderBarbalho são apenas mais doisexemplos de impunidade entretantos que são noticiados quaseque diariamente em nossaimprensa. É a certeza da impu-nidade que leva as pessoas a secorromperem e serem corrom-pidas, sem a preocupação denenhuma punição. A verdade éque, depois do escândalo do“Mensalão”, o Brasil nãomudou muito. Agora, porém,abre-se-nos a esperança daimplantação da moralidade noserviço público com as medidascorajosas e enérgicas que vêmsendo adotados pela PresidenteDilma Rousseff já no primeiroano de seu governo, demitindoseis de seus ministros acusadosde irregularidades em suas res-pectivas pastas.

Aqueles que ocupam car-gos públicos devem se lembrarque eles estão sujeitos à vigilân-cia da sociedade, devendo por-tanto, dar satisfação de seusatos, quando do exercício desuas funções. É através do tra-balho de homens e mulheressérios, competentes e dedicadosque surgirá para todos nós, bra-sileiros, a Pátria de nossossonhos: próspera, acolhedora ecom justiça social. Para queesse sonho se torne realidade, énecessário que os nossos eleito-res atentem para esta verdade,não continuando a colaborarcom os incompetentes e corrup-tos, votando neles.

O ANO dA FÉ - 2012 E 2013- 1.ª PARTE -

IMPUNIdAdE

FOLHA DE CURVELOExpediente

Folha de Curvelo - I. G. Soares MEFiliado ao Sindijori - Reg. 382CNPJ - 26.303.784/0001-10

Endereço: Rua Vicente de Paula Leite, 15 - Morro da Garça-MGFone: (38) 9979-4018

Diretor: Ideumar Gonçalves SoaresImpressão: Diário do Comércio

Editoração Eletrônica: Folha de CurveloOs artigos assinados não expressam necessariamente

a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores

Paulo DayrellMembro da AcademiaCurvelana de Letras

Page 3: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 03 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 03 - 20/01/2012

Maurílio faz justiça ehomenageia Paulo Salvo

Curvelano foi o primeiro presidente da EMATERTodo o mundo sabe que o curvela-

no Paulo Salvo, engenheiro-agrônomoformado pela Universidade de Viçosa eduas vezes prefeito da terra natal, foi ofundador e primeiro presidente daEmater–MG, então denominada deACAR – Associação de Crédito eAssistência Rural.

No entanto, por incrível que pareça,o retrato dele não figurava na Galeriados Presidentes da Entidade.

Hoje presidida por MaurílioGuimarães, outro curvelano, a EMA-TER/MG mostra que passou a zelarpela sua história e – por que não dizê-lo? – pela história do Brasil. Ele deter-minou, após detido trabalho de com-provação histórico-científica, que oretrato de Paulo Salvo fosse colocadona referida Galeria, que fica no Centrode Documentação da AssistênciaTécnica e Extensão Rural, tambémchamado de Projeto Memória.

A solenidade de descerramento doretrato de Paulo Salvo ocorreu namanhã de 6 de dezembro de 2011, com

a presença de autoridades, familiares eamigos do saudoso homenageado

Segundo Maurílio, “Paulo Salvo éfigura ímpar pela coragem e pelo dina-mismo com que se fez presente demaneira decisiva na implantação daEmater–MG. Ele atuou com determina-ção para solidificar o pioneirismo daextensão rural e assistência técnica noEstado. Conhecedor profundo do agro-negócio e bem relacionado com ogoverno de Minas Gerais e com aAssociação InternacionalAmericana–AIA, promoveu grandesconquistas para as famílias ruraismineiras e mudou a trajetória da agri-cultura no Estado e no Brasil”, assina-lou Maurílio.

Realizaram o descerramento doretrato o secretário de Estado deAgricultura, Elmiro Nascimento, noato representando o governador,Antônio Anastasia; o presidente daEmater–MG, Maurílio Guimarães; e osfilhos de Paulo Salvo, Antônio,Péricles e Vanda Salvo.

Os filhos de Paulo Salvo (Antônio, Vanda e Péricles) com o presidente daEMATER/MG, Maurílio Guimarães, e o secretário de Estado de Agricultura,

Elmiro Nascimento

Agenda positiva para a juventude em 2011

Para deputado federal Gabriel Guimarães, a juventude brasileiraencerra 2011 com um balanço positivo das atividades

“A juventude brasileiracumpriu uma extensa e pro-dutiva agenda de atividadese conquistou avançosimportantes para os jovensde todo o país em 2011”,destaca o deputado federalGabriel Guimarães, o maisjovem deputado federaleleito em Minas Gerais.Além de aprovar naCâmara dos Deputados oEstatuto e a PEC daJuventude, a 2ª ConferênciaNacional da Juventude foium sucesso e contou com aparticipação de mais de1200 municípios de todo oBrasil. Dentre as atividadesrealizadas durante este ano,o Congressos da UNE,UBES, I Festival daJuventude – AméricaLatina e as lutas juvenis, asConferências Municipais eEstaduais de Juventude,que serviram como etapaspreparatórias para a realiza-ção da 2ª ConferênciaNacional de PolíticasPúblicas Juventude (PPJ’s).

A 2ª ConferênciaNacional de Juventude, rea-lizada em Brasília, no iníciode dezembro, reafirmouainda mais o papel dojovem no debate na agendanacional e no desenvolvi-mento integral do país.Foram aprovadas resolu-ções importantes como adestinação de 10% do PIBpara Educação; 50% doFundo do Pré-Sal para edu-cação pública; a aprovaçãodo PNE (Plano Nacional daEducação); valorização dopiso do magistério; demo-cratização e criação donovo marco regulatório dosmeios de comunicação; efe-tivação e ampliação do

Plano Nacional de BandaLarga; fortalecimento doSUS; garantia do fim da vio-lência baseada em gênero;garantia de 20% dos jovensnas coligações proporcionaisnas eleições; 5% do FundoPartidário para as atividadesde Juventude; e a Efetivaçãoda Assistência Estudantil nasuniversidades.

Além das atividades dajuventude em todo o país, naCâmara dos Deputados,foram aprovados doisimportantes projetos: a PEC042/2008, conhecida como aPEC da Juventude, que foitransformada na EmendaConstitucional 65, inserindoo termo "jovem" no textoconstitucional; e o Estatutoda Juventude, que estabele-ce a responsabilidade dastrês esferas governamentaisna execução das políticasjuvenis. Um passo funda-mental para consolidação

das PPJ´s.Para o deputado Gabriel

Guimarães a juventude bra-sileira ainda tem muitosdesafios a enfrentar, mas éfundamental que os jovenssejam protagonistas para aconsolidação e ampliação deuma política tranversal,intersetorial e efetiva quecumpra o seu papel, valori-zando o jovem como umsujeito de direito. “Meempenharei ao máximo evou continuar trabalhandopara aprovação de projetosque beneficiam a juventudebrasileira em 2012. Umnovo ciclo se inicia, deve-mos buscar firmar de fatonosso espaço e nossos direi-tos na construção de um paíscada vez mais justo e frater-no, onde o jovem seja o pro-tagonista dessa construção”,afirmou o deputado GabrielGuimarães.

Gabriel Guimarães trabalhando tambémem prol da juventude brasileira

Newton Vieira é premiado em NatalApesar de estar com pouco

mais de 40 anos, Newton Vieira jáse tornou o intelectual mais pre-miado entre os nascidos emCurvelo. E o que é mais interes-sante: transita com facilidade nosdiversos gêneros da literatura; seutrabalho vai do conto à poesia, doensaio ao teatro, da pesquisa histó-rica ao jornalismo, da letra demúsica ao texto publicitário. Fazparte de algumas das mais expres-sivas instituições culturais do Paíse começa a ter forte presença noexterior. Nos Estados Unidos,integra a International Writers andArtists Association - IWA. NaEuropa, em breve, será condeco-

rado pela Académie du Mérite etDévoument Français e represen-tará o Centro-Norte de Minas naantologia “ÉcrivainsContemporains du Minas Gerais”,a ser lançada no SalãoInternacional do Livro de Paris.

Além de se destacar comoartista e criador de belezas, o cur-velano também é destaque comolíder da classe poética. Acaba deassumir a presidência da UniãoBrasileira de Trovadores (UBT)no Estado de Minas Gerais, emsubstituição ao jurista Luiz CarlosAbritta, que passou a responderpela presidência nacional daEntidade.

Ao longo de 2011, NewtonVieira conquistou vários prêmios.Ele fechou o ano como vencedordo Concurso Nacional de Trovasde Natal, no Rio Grande do Norte,escrevendo sobre o tema “Sorte”,na categoria Trovador Lírico-Filosófico. Como se sabe, a Trovaé uma das mais difíceis formas depoesia fixa, pois exige preparo téc-nico apurado, vasta cultura geral econhecimento profundo do idio-ma, a par de grande sensibilidadee inspiração. Só assim o cultor dogênero consegue o poder de sínte-se necessário para encerrar, emapenas quatro versos de sete síla-bas rimados entre si, a plenitude

Newton Vieira ladeado pelos trovadores FranciscoNeves Macedo e José Lucas de Barros, este presidente

da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte

de seu lirismo e de suas reflexões.Por isso, Jorge Amado dizia que“a boa trova e o bom trovador sãoimortais”.

Agora, mal 2012 se inicia eNewton já tem premiação parareceber, em data a ser ainda agen-dada. Será o Troféu Cidade deBandeirantes (PR). Ele tambémcomemora a notícia de que estáeleito membro honorário doInstituto Histórico e Geográficode São João Del Rei (MG). “Sófalta marcar a solenidade deposse. Mas ainda não acreditonesse reconhecimento, tamanha asurpresa aliada à emoção”,comenta, com simplicidade,como se fosse estreante nos tape-tes vermelhos.

Page 4: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 04 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 04 - 20/01/2012

Ideumar Gonçalves

[email protected]

Fernanda é a Garota da Capa

Menina cari-nhosa, educada emeiga. Assim é aGarota da Capadesta edição,Fernanda Matosode Oliveira eSouza, na joviali-dade dos seus 19anos e iniciandoagora na vida pro-fissional. Piscianade nascimento,afirma que “o tra-balho, por maishumilde que seja,inspira uma sensa-ção de vitória”.Filha Júlio deSouza Lopes eJanete A. Matosode Oliveira, temcomo diversão pre-ferida sair com osamigos. Conheçamais o seu perfil.

Nome: Fernanda Matoso de Oliveira e SouzaPeso: 52Olhos: castanhosAltura: 1,52mManequim: 36Seus pais: Júlio de Souza Lopes e Janete A. Matoso deOliveiraData de nascimento: 07/03/93Seu signo: PeixesLocal de nascimento: CurveloO trabalho: Por mais humilde que seja, inspira uma sen-sação de vitória.A família: A base de tudoDiversão preferida: Sair com os amigosPrato predileto: StrogonofeBebida: SucoHobby: ViajarMúsica: Give me everything tonightLivro: BíbliaUma mania: Me perder nos pensamentos e me acharassim, imaginando o futuro ou o que seria dele se eu tives-se tomado outras decisões no passadoMelhor viagem: Caldas Novas-GOA cidade de Curvelo: Apesar de ainda conviver com algu-mas carências, continua sendo a melhor cidade do mundoA mulher curvelana: Bonita e eleganteA noite curvelana: Está melhorando, ficando mais diver-sificada, agradando a todos os gostos e atraindo pessoas deoutras cidadesA cultura de Curvelo: Precisa de investimentos constan-tes para ser mais atrativaDrogas: O grande mal da atualidadeA beleza feminina: Algo que completa a mulher quandofocada de forma intrínseca e extrínseca Mensagem: Quem tem esperança sabe que nenhuma tris-teza é eterna. Sabe que após a chuva virá o sol, que amanhãserá um outro dia cheio de surpresas e de boas novidades!

Produção: C

láudia Guim

arães Noivas e F

estas - Foto: O

scar Santos

O aniversário do empresário Roberto Pinheiro

Com muito bom gosto e sofisticação, aconteceu afesta que marcou os 50 anos do empresário RobertoMárcio Pinheiro Maia, tendo como cenário os salões daAABB, que foram literalmente transformados por umadecoração principesca dos artistas José Roberto e PauloHenrique. Tudo supervisionado pela esposa Ana MariaCosta, a música esteve a cargo da espetacular Banda CM5, da cidade de Pitangui, que levou seleto grupo de con-

vidados para a pista até a madrugada. Os serviços deBuffet, servindo bebidas finas, pratos variados e salga-dos volantes, levaram a assinatura de Cida Cabral e seestenderam para o quiosque principal, a partir das 4horas, onde as comemorações continuaram acontecendoaté 8 horas da manhã, sob os embalos de Will e Banda,da cidade de Três Marias.

O aniversariante e seu bolo de velas no tradicional “parabéns pra você”

Uma tomada da espetacular Banda CM 5, da cidade de Pitangui

Casal alinhadíssimo no nosso Notáveis 2011, oEngenheiro de Sistema Nuclear de Angra 1 – (Angrados Reis), o curvelano Wilson da Silva Ribeiro Júnior

e sua bela esposa Amanda Viana Ribeiro

A jovem e competente Gerente Administrativo doGrupo Treinar, Kelly Rubin no Notáveis 2011

Roberto e Ana Maria com os filhos Roberto Filho e Rachel

O casal prefeito, Dr. José Maria e Beth, com Roberto e Ana Maria

FOTOS: CIA DO PALCO

Page 5: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 05 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 05 - 20/01/2012

Page 6: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 06 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 06 - 20/01/2012

Eu vou a Biribiri

Biribiri deverá receber o maior público de todos os tempos duran-te a famosa cavalgada para aquela tradicional vila, promoção daFOLHA DE CURVELO. Muitos amigos e parceiros, autoridades econvidados de toda a região estão confirmando presenças eengrossando o coro do “Eu vou a Biribiri”. Ali, uma gigantesca

estrutura física e humana será disponibilizada para receber os mais de 1000

convidados previstos pela organização: completo serviço de bar e restauran-te, barracas na área externa, churrasqueiras, bandas sertanejas e apresenta-ção das Musas da Cavalgada. É claro que a tranquilidade do lugar será garan-tida pela gloriosa Polícia Militar e por uma empresa de segurança particular.Confira parte das presenças já confirmadas, algumas ainda saindo do gla-mour dos salões dourados para mais autêntico estilo cowntry.

A colunistasocialdimantinen-se, AcidáliaLisboa, jáestá a cará-ter para agrandefesta cown-try, bem aostyle MusaHors-Concours O Secretário de Agricultura, Viriato Mascarenhas

e Anny também vão estar presentes

A empre-sária damoda,CláudiaGuima -rães, e seuesposoAnderson,já estão demalasprontas

O bancá-rio e advo-gadoGeraldoLima esua esposaDizanetejá reserva-ram vagana comiti-va cown-try

O amigoÁlvaro Diniz,

Diretor-Gerente do

GrupoEstamparia,

e a esposaSimone, tam-

bém já con-firmaram

presenças,

O colunista social curvelano,Eustáquio Pizane, vai marcar

presença novamente

O jovem empresário Thiago Chefãovai estar comandando animadogrupo de cowboys e amazonas

O prefeitão de Diamantina, Pe. Gê,cowboy de primeira linhagem, será ogrande anfitrião da concorrida festa

O renomado advogado curvelano,Carlos Magno, será outra presen-ça de realce na famosa cavalgada

O advogado Antônio Fernandes e sua esposaRosângela são outras presenças já confirmadas

Page 7: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 07 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 07 - 20/01/2012

Cavalgada terá três desafiantes

Eles são profissionais res-peitados em suas res-pectivas áreas de atua-ção. Não se discute essequesito. Trabalham con-

fortavelmente assentados emcadeiras giratórias, lidam compapeis, com o computador, compessoas, despacham e promovemreuniões. Têm no ar condiciona-do um grande aliado para os diasquentes. Repetindo: são profis-sionais respeitados em suas res-pectivas áreas de atuação. Agora,como cavaleiros...

Bem... esta parte aí, somente opercurso de 28 kms., - marchaúnica - poderá comprovar. Ocerto é que eles vão subir e des-cer serras, passar por penhascose desfiladeiros, pontes estreitas ecom mais de 20 metros de altura,brejos, lajeados, córregos,

cachoeiras... Paisagem tipicamen-te diamantinense. No meio docaminho, lógico, ninguém é deferro, carro de apoio ao inteirodispor: cerveja geladinha, refrige-rante, água, feijão tropeiro, chur-rasco, farofa e cachaça da boa.Cachaça Durrubão. Será realmen-te uma prova de fogo para essestrês amigos da FOLHA DE CURVE-LO, notáveis aventureiros, queaceitaram, por livre e espontâneavontade (ou sutil pressão), seremos DESAFIANTES DA 8ª CAVALGA-DA PARA BIRIBIRI.

Se estão em forma física parasuportar o saculejar dos animais?Bem, melhor não entrar em por-menores. Pode complicar. Vamosconhecê-los, bem como o ritualque tiveram que cumprir paraserem grandes desafiantes:

Do conforto das cadeiras giratórias ao lombo do cavalo, um desafio e tanto. E que desafio!!!

deputado Federal dr. Gabriel Guimarães

Quando ele não está em seugabinete de trabalho, em BeloHorizonte, está na CâmaraFederal, em Brasília, ou a bordode um avião, fazendo esta ponteaérea ou rumo às suas bases elei-torais no interior do Estado. Diga-se de passagem, tem sido gratarevelação da política mineira. Édestemido, gosta de desafios, nãocorre do rastro da onça. Se dizbom cavaleiro. Vamos ver na prá-tica. Garante que vai cumprirtodo o trajeto de 28 kms, monta-do, feliz, curtindo a natureza, edegustando as delícias do carrode apoio. Convite feito pelo jorna-lista Ideumar Gonçalves, eis a res-posta do jovem parlamentar:“Sim, eu aceito ser desafiante da8ª Cavalgada para Biribiri”.Fechado.

Chefe de Gabinete dr. Licínio dayrell Filho

“Desafio é comigo mesmo”,disse o chefe de gabinete doDeputado Dr. Viana ao ser “desa-fiado” pelo jornalista IdeumarGonçalves. O seu dia a dia é emBelo Horizonte, no gabinete 222da Assembléia Legislativa.Trabalha engravatado, recebendocorreligionários, fazendo despa-chos internos e externos, coorde-nando a vida política do parla-mentar curvelano. Como anda aforma física do desafiante? Bem,só ele poderá dizer. O desafio foifeito e aceito. Não tem mais comosair fora. Fez apenas uma exigên-cia: “Preciso de um cavalo bemforte!!!”. Vamos às palavras dopróprio: “Sim, eu aceito ser desa-fiante da 8ª Cavalgada paraBiribiri” A gente se vê pelo cami-nho.

Advogado dr. Marcelo Alves Alessandrini

De segunda à sexta-feira, eleatua em seu confortável escritóriolocalizado no prédio daAssociação Comercial. Trabalhade terno e gravata, faz despachose percorre as lides forenses comrara desenvoltura. Vem se desta-cando como um dos mais promis-sores juristas curvelanos. Quandonão está de olho nos processos,está pesquisando, enriquecendoo seu saber. “Isso aí, eu tiro deletra”, disse ele inicialmente.Informado do percurso de quase30 kms, tentou consertar:“Acredito que dá para chegarinteiro e ainda curtir a noite”.Topa ou não topa? - desafiou ojornalista Ideumar Gonçalves, aoque ele respondeu textualmente:“Sim, eu aceito ser desafiante da8ª Cavalgada para Biribiri”. Nosveremos nas serras.

Nota da redação: a Prefeitura de diamaNtiNa colocará umaambulâNcia à disPosição Para eveNtuais Necessidades.

Page 8: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 08 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 08 - 20/01/2012

Musas da Cavalgada desfilarão montadas Conforme acontece todos os anos, a cavalgada

para Biribiri, dia 3 de março, contará com a par-

ticipação de dez meninas-amazonas – as Musas da

Cavalgada - representando a beleza feminina de suas

cidades. Além de desfilarem montadas pelas ruas de

Diamantina e fazerem todo o percurso montadas (28

Km) em belos exemplares da raça Mangalarga

Marchador, as beldades farão ainda apresentação

especial no mercado de Diamantina, durante a movi-

Lorrany Jessaney OliveiraMusa da Cavalgada de Gouveia

Mariana SoaresMusa da Cavalgada de Curvelo

Daniela Maurício RibeiroMusa da Cavalgada de Diamantina

Renata CastroMusa da Cavalgada de Presidente Juscelino

Maria Isaura Barbosa NetaMusa da Cavalgada de Couto Magalhães

Beatriz Fernandes GonçalvesMusa da Cavalgada de Presidente Kubitschek

Page 9: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 09 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 09 - 20/01/2012

s pelas ruas de diamantinamentada feira de sábado, quando a cidade está reple-

ta de turistas. A indicação das Musas partiu dos coor-

denadores regionais da cavalgada, nas cidades de

Gouveia, Presidente Kubitshek, Curvelo, Couto

Magalhães, Diamantina, Presidente Juscelino, Serro,

Corinto, Pompéu e Belo Horizonte. Veja:

Daniela Macedo de MirandaMusa da Cavalgada do Serro

Luiza ValadaresMusa da Cavalgada de Pompéu

Adriana AlbernazMusa da Cavalgada de Belo Horizonte

Jéssica SouzaMusa da Cavalgada de Corinto

Kika será a grandehomenageada

José Gualberto na locução

Como vai funcionar

A forte industriáriaFrancisca Mascarenhas(Kika), uma das proprie-

tárias do Grupo TêxtilEstamparia S/A, leia-se

fábricas RômuloFranchini (Diamantina)São Roberto (Gouveia) e

AlexandreMascarenhas (Belo

Horizonte) e ainda daVila de Biribiri, será agrande homenageadada Cavalgada, prome-

tendo surpresas e inova-ções na grande festa

cowntry.

O empresário JoséGualberto fará a narra-ção da cavalgada pelas

ruas de Diamantina, comsonorização móvel, par-

tindo do PostoJequitinhonha até a

Praça do Mercado. Ali,no antigo ponto de para-

da dos tropeiros, fará aapresentação das Musas,coordenará as homena-

gens à industriariaFrancisca Mascarenhas

e os pronunciamentosdas autoridades.

O restaurante deBiribiri, sob o coman-do do popular“Raimundo sem Braço”, vai estar funcionando a todo vapor, servin-do da mais saborosa cerveja gelada ao mais tradicional frango caipi-ra com angu e quiabo, isso sem falar nas deliciosas porções e emoutras surpresas oferecidas pela casa.

Na parte externa, as churrasqueiras serão pilotadas por GeraldoMagela (Dinho) e equipe, que servirão também a gostosa cachaçaDURRUBÃO, de propriedade do médico Dr. Rubens Teodoro deMeira. Ainda na parte externa, várias rodas da mais autêntica músi-ca sertaneja, com destaque para a duplas Zezinho da Sanfona eAgenor do Violão e ainda de Marcos e Manoel e Banda. A festa pro-mete entrar madrugada a dentro.

Page 10: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 10 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 10 - 20/01/2012

Reveillon

Petit Sabor:

um show de

virada de anoUma noite impecável, gente bonita e ele-

gante, ambiente altamente sofisticado. Foiassim que seleto grupo da sociedade curve-lana curtiu a virada de ano no inesquecívelréveillon promovido pelo jovem empresárioEduardo Pinto (Eduardo Bombom), noTattersal do Parque de Exposições. Tudoperfeito, buffet de categoria internacionalservindo os mais deliciosos pratos – mesade degustação, salgados volantes, jantar esobremesas – regados ao mais puro scotch,vodka absolut e fino espumante. A música,que deixou a pista fervilhante até a manhãseguinte, esteve a cargo de Thiago Gomes esua excelente banda Fina Estampa, tendo adecoração levado a assinatura do expertJosé Roberto.

Confira algumas presenças:

Humberto, Eduardo, Thiago, Márcia, Rosália, Luiz Paulo e Ana Maria

Augusto, Rodrigo, Onésimo, Sione, Sarita e Natália

Pitucha e Rachel com uma amiga

Karolina e Licínio Neto ladeando amigos

Katarina e Dalvo Raposão e Márcia

Anselmo e Suzana Bininho e Heloisa

Sandra Lopes e Luiz Márcio Viana

Kleiton, Eliane, Karla e Rafael

Latone e Sinésia

Dilcéa, Rude, Fernando, Licínio e André

Glória, César Frutuoso e Daniela

Ailton A. Assis e Liliane Lívia e Célia

Page 11: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 11 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 11 - 20/01/2012

Reveillon

Petit Sabor:

um show de

virada de ano

Andréia e Bruno

Roberto e Ana Maria Aline e Karolina Izaura e Paulo Licínio e Helen

Anderson, Cláudia e Paula

Ideumarzinho e Rosana, Tiago e Simone, Maria Anita,Ideumar e Soraya A juventude presente

Uma visão da mesa de drinks

Patrícia Gandra e Licério João Oliveira e Cássia Leila e Adriana

Anderson, Cláudia, Dizanete e Dinho

Eustáquio curtindo a festa com a família

Karolina, Aline, Mariana e Bruno

A beleza da juventude presente

Júnior e Adriana Rubinho e Duda

Théo, João Gualberto, André e um amigo

Page 12: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 12 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 12 - 20/01/2012

Reveillon

Petit Sabor:

um show de

virada de anoJúnior, Natália,Sabrina e André

Fernando Brazil eValquíria

César Dornas eRosângela

Márcia Ribas e RosáliaAntero

Rosália Antero e Giovane

Cláudia e Larissa

Fábio e Érica Dayrell

Luiz Paulo e Eduardo

Maria Alice e filhos

Cláudio Dornas eLucimar

Alberto Júnior e Mariana

Kácia e Raposão

Cíntia e André Panisset

Beto e Adriana

Marcelo Dayrell e Irani Tolentino

o Petit sabor buffet agradece ao seletopúblico que esteve prestigiando o seu

réveillon, no tattersal do Parque deexposição, e renova o compromisso de continuar sendo referência em qualidade,requinte e bom gosto, fazendo das suas

festas um momento único. obrigado a todose que 2012 seja um ano de grandes conquistas

e de festas marcantes e inesquecíveis.

eduardo e equipe

www.petitsabor.comr. Paulo frontin 124,

centro - curvelo(38) 3722-8953

Page 13: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 13 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 13 - 20/01/2012

Page 14: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 14 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 14 - 20/01/2012

caríssimo leitor de “folha de curvelo”:

De comum acordo com os prestimosos dirigentes deste festejado jor-nal, foi-me reservado um espaço para lançar uma coluna denominada“Gente Que Deixou Saudade” em caráter provisório. Nossa intençãoneste trabalho é a de lembrar nomes de pessoas que não estão maisentre nós e que prestaram relevantes serviços à nossa sociedade emseus diversos segmentos. Desejamos que esta nossa iniciativa agradeao seleto público leitor desse conceituado jornal. Abrimos esta colunaemergindo o nome de nosso saudoso vereador, Hugo Pereira da Silva.

Com estima,Paulo Dayrell.

GENTE QUE dEIXOU SAUdAdEHugo Pereira da Sil -

va, filho de ManoelPereira da Silva e dedona Maria Pereira daSilva, foi casado comMaria do Carmo AlvesPereira da Silva comquem não teve filhos.Nasceu em 1º de abril de1927 e faleceu em 12 dedezembro de 2003. Foitecelão da Fábrica deTecidos “Maria Amália”de propriedade da Com -panhia Têxtil OthonBezerra de Mello. Eraformado em contabilida-de. Ocupou por 5 man-datos consecutivos umacadeira na Câmara Mu -nicipal de Curvelo desdeo ano de 1951 a 1982,tendo sido seu presiden-te, vicepresidente, secre-tário da Mesa Diretora emembro de suas váriascomissões, quando doexercício da vereança.Foi vice-presidente daUnião Municipal dasAssociações Comuni tá -rias do Município de

Tecelagem, que repre-sentou grande vitóriapara a classe. Em 1984,recebeu o título de“Operário Padrão” deCurvelo. No exercíciodos cargos exercidos emsua vida na sociedadecurvelana, fê-lo comcompetência, probidadee dedicação. Hugo Pe -reira da Silva saiu davida para entrar na eter-nidade nos corações detantos quantos tiveram oprivilégio de sua convi-vência. Seu nome mere-ce, com muita justiça,nominar uma das ruas denossa cidade. Fica asugestão para a nossaegrégia Câmara Munici -pal.

Paulo Dayrell

Membro da AcademiaCurvelana de Letras

Curvelo (UMAC). Presi -diu a Associação Comu -ni tária do Bairro deFátima. Empenhou, comarrojo, junto a outroscompanheiros, para a fun-dação do Sindicato dosTrabalhadores nasIndústrias de Fiação e

O saudoso HugoPereira é “gente que

deixou saudade”

Patrocinadores da 8ª Cavalgada

para Biribiri

TreinarCaixa Econômica Federaldiamantel (Revenda TIM)Casa de JuscelinoPrefeitura Municipal de diamantinaPrefeitura Municipal do SerroPrefeitura Municipal de CurveloPrefeitura Municipal de GouveiaPrefeitura Municipal de Presidente JuscelinoPrefeitura Municipal de datasPrefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio PretoPrefeitura Municipal de Presidente KubitschekViriato Mascarenhasdeputado Estadual dr. Vianadeputado Federal Gabriel GuimarãesViação Sertaneja LTdA.Grupo NandaLanchonete e Churrascaria ChefãoMotel Pousada ParaísoSelaria CurvelanaAmaral BebidasRoque Cardalma PneusChurrascaria e Pizzaria Espaço LivreUnopar CurveloSPRCMinas ExecutivaHospital Santo AntônioGrupo Mada PaxPonto do EletricistaLoja do CurtumePosto JequitinhonhaPirâmide Retifica de MotoresCasa da Vaca

Page 15: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 15 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 15 - 20/01/2012

CONQUISTA SUA SEGUNDA RECERTIFICAÇÃONOS PADRÕES DE ATENDIMENTO FIAT

Nos dias 19 e 20 de dezembro, aCURVEL passou por mais uma rigorosaavaliação e obteve a recertificação nos“Padrões de Atendimento FIAT”, semnenhuma “não conformidade”.

A concessionária recebeu o Sr. SilvioDeutner, auditor do IQA - INSTITUTO DEQUALIDADE AUTOMOTIVA, entidadecertificadora autônoma contratada pelaFIAT AUTOMÓVEIS, para avaliar a con-cessionária visando a sua recertificaçãopelo segundo ano consecutivo. O audi-tor, nos dias de sua permanência emCurvelo, avaliou o desempenho da CUR-VEL nas áreas de vendas e pós-vendas,conferindo todos os processos exigidos

pela FIAT AUTOMÓVEIS. No mercado automotivo, o cliente,

cada vez mais, tem a possibilidade deescolher a marca e a concessionáriacom as quais ele irá estabelecer umarelação de lealdade e fidelidade denegócios.

Buscando conquistar e principal-mente fidelizar seus clientes, a CURVELbusca focar nas necessidades destesclientes e na qualidade dos serviçosprestados, valorizando o potencialhumano da sua equipe e a relação deconfiança com seus clientes, visandoalcançar o melhor padrão de atendi-mento e a continuidade do seu negócio.

Esta conquista se deu pelo compro-metimento de toda a equipe CURVEL,que foi elogiada e obteve o maior graude avaliação possível, sendo recertifica-da sem nenhuma ressalva. Mais umavez a CURVEL tem atestada a qualidade

de seu atendimento dentro dos maisrigorosos padrões estabelecidos pelaFIAT, e a confirmação deste certificado émotivo de muita alegria.

Parabéns a família CURVEL!

Page 16: Jornal Folha de Curvelo edição 311

FOLHA DE CURVELO - 16 - 20/01/2012FOLHA DE CURVELO - 16 - 20/01/2012

TREINAR ESCOLA TÉCNICAMais um grande projeto para cidade de CurveloA TREINAR – Cursos

de Formação Profissio nal,pólo de qualificação pro-fissional na região CentroNorte de Minas, traz paraCurvelo uma novidade noano de 2012: TREINAREscola Téc nica.

Focando a necessidadede mercado, a Treinaroptou pelos cursos deTécnico em Comunica çãoVisual, Técnico em Agro -ne gócio e Técnico emFlo restas. Todos os cursospossuem diploma reco-nhecido pelo MEC e aqualidade que só a Treinaroferece.

A empresa conta comapoio das maiores empre-

sas dos ramos específicosde cada curso e selecionouseus professores dentre osmelhores e mais experien-

tes profissionais da região.Desde 2005 a Treinar

aposta com responsabili-dade em idéias inovadoras

que possibilitam aos alu-nos oportunidades de cres-cimento pessoal e profis-sional.

Treinar - Rua Juvenal Borges, 13 - Centro - (38) 3721-1582

Alison Lima, Diretor-Presidente do Grupo Treinar, comum dos apoiadores do projeto Escola Técnica, ViriatoMascarenhas, Secretário Municipal de Agricultura,Pecuária e Meio Ambiente