Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

8
folha povo do TURISMO HÁ 50 ANOS IMPRIMINDO CONCEITOS GUARATINGUETÁ, Agosto 2012 - ANO 50 - Nº 1190 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - VENDA PROIBIDA TENDÊNCIA & ESTILO PÁG. 04 Bolsas e Roupas - a beleza e a praticidade desta verdadeira paixão feminina. COLCHA DE RETALHOS PÁG. 05 Maria Athaíde traz personagens e acontecimentos que marcaram as celebrações do Dia dos Pais. PÁG. 07 Gomeral, um passeio repleto de natureza e aventura onde Guaratinguetá é mais verde. Os candidatos apresentam seus planos de governo Eleições 2012 CULTURA E ARTE Os filmes de super-heróis invadem as telas e levam multidões aos cinemas. PÁG. 08 Foto: Julio Maziero

description

 

Transcript of Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

Page 1: Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

folha povodo

TURISMO

Há 50 ANOS IMPRIMINDO CONCEITOS

GUARATINGUETá, Agosto 2012 - ANO 50 - Nº 1190 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - VENDA PROIBIDA

TendêncIa & eSTIlO

PÁG. 04

Bolsas e Roupas - a beleza e a praticidade desta verdadeira paixão feminina.

cOlcHa de ReTalHOS

PÁG. 05

Maria Athaíde traz personagens e acontecimentos que marcaram as celebrações do Dia dos Pais.

PÁG. 07

Gomeral, um passeio repleto de natureza e aventura onde Guaratinguetá é mais verde.

Os candidatos apresentam seus planos de governo

Eleições 2012

cUlTURa e aRTe

Os filmes de super-heróis invadem as telas e levam multidões aos cinemas.

PÁG. 08

Foto

: Jul

io M

azie

ro

Page 2: Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

Danilo Rosas

02 | folha do povo

| edITORIal |

“QUANDO CADA UM DE NÓS APRIMORAR O SEU NÍVEL DE CONSCIÊNCIA, O NÍVEL

DE CONSCIÊNCIA DE TODO O PLANETA SERÁ ELEVADO, PROPICIANDO AMOR NO

LUGAR DE ÓDIO, TOLERÂNCIA NO LUGAR DE CONTRARIEDADE, E MUITA MAS

MUITA PROSPERIDADE NO LUGAR DE TANTAS E TANTAS MISÉRIAS QUE CRIAMOS

COMO NINGUÉM.” FMV

http://fmarcondesvelloso.blogspot.com

Editor: Danilo Rosas MTB/SP 37.619Administração: Renata RosasProjeto Gráfico: Studio DRCoordenadora Editorial: Lívia FernandesCoordenadora de Arte: Beatriz MathídiosRedação: Julio MazieroOperações Comerciais: Daniele CastroRedes Sociais: Kallel Capucho

Registrado em 12/04/1962 Reg. Livro B-1 nº 15 Fls 15 Mat. Jornais e RevistasFUNDADOR G. Dimas Carvalho Rosas - Reg. DRT/SP 7343 - SJPESP 2210Design Gráfico: Kallel Capucho e Renan Mendonça.Colaboradores: Maria Athaíde, Francisco Carlos, Miguel Sam-paio e Dr. João Carlos. Fotografias: Zé Takahashi, Julio Maziero, Wellinson Fernan-des/ Agência Fato Brasil, Vera de Souza, Ricardo Nishimura, Melissa Miranda, Celso Faria e João AthaídeComercial: Maria Athaíde.Publicação Mensal Agosto/2012Para anunciar ligue (12) 3133-2449 ou pelo email: [email protected]ão: Resolução GráficaTiragem: 10.000 exemplares

Editora Expedições: Rua Monsenhor Filippo, 367Guaratinguetá/SP – CEP 12.501-410 email: [email protected]. site: www.editoraexpedicoes.com.brA Editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.

EXPEDIENTE

02 | folha do povo

folha povodo

Ideias inovadoras para solucionar os desafios globais são o foco do Marketplace of Innovations na turnê global We create chemisty (Nós transformamos a química), nova estratégia da BASF. A edição da América do Sul ocorreu em São Paulo, em agosto.

A exposição interativa destacou 21 inovações signifi-cativas da empresa como células solares orgânicas, solu-ções modernas para materiais de isolamento, tintas anti-bactérias e tecnologias sustentáveis para concreto. Com o Marketplace of Innovations, a BASF apresenta soluções químicas que ajudarão seus clientes a atender às necessi-dades futuras da sociedade no que diz respeito a recursos naturais, meio ambiente e clima; alimentos e nutrição; e qualidade de vida.

A turnê teve o pontapé inicial em Mannheim (Alema-nha) e já passou por Detroit, New Jersey, Florham Park, Charlotte e Houston (Estados Unidos); Cidade do México (México); e Toronto (Canadá). As próximas escalas em 2012 serão Xangai (China), em setembro, e em outubro em Bruxelas (Bélgica). Estas serão seguidas por Mumbai (Índia), Tóquio (Japão) e Seul (Coréia do Sul) em 2013.

Tendências - Em 2050, mais de nove bilhões de pessoas estarão vivendo em nosso planeta. A população mundial e suas necessidades continuarão crescendo, porém os re-cursos naturais do planeta são limitados. Se não houver uma mudança, serão necessários quase três planetas como o nosso para atender as demandas da população. Isso re-presentará enormes desafios globais. Diante desse cenário, as inovações baseadas na química da BASF irão desempe-nhar um papel fundamental:

• Recursos naturais, meio ambiente e clima: a cres-cente demanda por energia é um dos desafios mundiais mais urgentes.

• Alimentos e nutrição: uma crescente população mun-dial precisa obviamente de mais alimentos e com mais qualidade nutricional.

• Qualidade de vida: as aspirações são consideravel-mente diferentes de uma região para outra e entre os diversos grupos sociais, entretanto existe uma ambição comum: elevar a qualidade de vida individual. Em alguns lugares, o foco é acessibilidade a habitações ou carros; em outros, o foco é em uma saúde de qualidade e medi-camentos eficientes.

Em todas essas áreas, a química atua como alavancadora da inovação e sustentabilidade, por isso, a BASF investe muito em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Em 2011, o investimento global da BASF em P&D foi de 1,6 bilhão de Euros, com cerca de 10 mil colaboradores dedicados à área. No Brasil, foram investidos cerca de R$ 100 milhões com cerca de 400 colaboradores. Como resultado, em 2010, globalmente a BASF detinha mais de 150 mil paten-tes e aplicações. Na América do Sul, esse número chega a cerca de 6.400 patentes e aplicações, sendo 3341 no Brasil.

TURNÊ GLOBAL “WE CREATE CHEMISTRY” CHEGA A AMÉRICA DO SUL PARA APRESENTAR

AS INOVAÇÕES FUTURAS DA BASF

Parece título de filme de terror, mas não é, embora o resultado seja parecido.

Mais do que triste, é assustador observarmos a atu-al situação da política no Brasil.

O julgamento do mensalão está sendo um termô-metro da apatia do povo brasileiro, que tem a certeza de que os réus escaparão ilesos, mas não se movi-menta para fazer algo.

O engraçado é que lotam as ruas para comemorar a vitória de seu time, enchem as avenidas em paradas gay, movimentam multidões em encontros religiosos, badernam as cidades em greves ilegais, mas quando é para lutar por algo que atinge a todos, um estado de letargia e conformação parece tomar conta.

Diante deste quadro, o que esperar então das elei-ções que se avizinham? Os rostos que vemos nos santinhos e nas placas são os mesmos. Verdadeiros fantasmas do natal passado.

As opções são poucas ou quase nulas. Os eleitores terão que se transformar em garimpeiros, que revi-ram um monte de entulho até encontrar uma minús-cula pepita de valor. O consolo é que, apesar de raras, elas ainda existem.

A Folha do Povo inicia sua cobertura do pleito 2012 trazendo um resumo do plano de governo dos candidatos a Prefeitura de Guaratinguetá, na esperan-ça de que estes subsídios possam auxiliar o eleitor na sua escolha.

Por isto, é de suma importância que cada um pes-quise, avalie, conheça em quem vai depositar, mais do que seu voto, sua confiança nos próximos anos.

O eleitor passa um cheque em branco, válido por quatro anos, para os prefeitos e vereadores eleitos. E para quem fazemos isso hoje em dia?

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

O Apoio ao Tratamento Oncológico (ATO) realiza, no dia 23 de setembro, a 9ª edição da Caminhada contra o câncer. O evento tem o objetivo de cons-cientizar a população para a prevenção desta doen-ça, apoiar os enfermos e seus familiares e angariar fundos para dar continuidade ao seu trabalho. A ca-minhada terá início às 9h, no Bosque da Amizade, na Vila Paraíba, e terá duração aproximada de 50 minutos. No final do passeio serão sorteados vários prêmios, entre eles uma TV e bicicletas. Mais infor-mações pelo telefone (12) 3133-6330 ou pelo site www.casaato.org.br.

CAMINHADA CONTRA O CÂNCER

A Secretaria da Saúde de Guaratinguetá informa que encerrou o período epidêmico da dengue, no último mês de julho, com 2.828 casos confirmados, de um total de 3.981 notificações. Segundo a secre-taria, a epidemia de Guará atingiu mais mulheres do que homens, e a faixa etária mais atingida foi de 20 a 49 anos de idade, sendo que 7 eram gestantes. Foram registrados 83 casos em janeiro; 1.353 em março; 545 em abril; 302 em maio; 40 em junho; e 6 em julho. Neste mês de agosto, até o momento, fo-ram notificados 3 casos, que estão em investigação. Os bairros mais atingidos na epidemia foram os da região do Pedregulho, Jardim Tamandaré, Pedreira, Vila Paraíba, região central, região do Parque São Francisco e região da Cohab e Nova Guará. A pes-quisa mostrou que os principais criadouros estão nas residências principalmente em ralos e em ma-teriais inservíveis. A equipe tem como meta visitar 100% dos domicílios até outubro deste ano. Esta epidemia de Guaratinguetá no primeiro semestre de 2012 foi da dengue tipo 1, mas já há a casos do tipo 4 na região. Isso faz com que aumente o risco de casos de dengue hemorrágica. (Prefeitura de Gua-ratinguetá)

LUTA CONTRA A DENGUE

A Vigilância em Saúde de Guaratinguetá realiza um trabalho conscientização da população contra a in-cidência de escorpiões em algumas áreas da cidade. Entulho, lixo e outras sujeiras, somados à umidade, criam um ambiente perfeito para a fixação de escor-piões, já que eles se alimentam das baratas presen-tes nestes locais. O ideal é manter o ambiente lim-po, vedar soleiras de portas, evitar plantas próximas às paredes, rebocar paredes e pisos internos e exter-nos também são medidas importantes de controle. Até o momento, não existe nenhum veneno eficaz contra este animal. O CCZ explica que o uso de venenos acaba apenas provocando o aparecimento de escorpiões, pois, irritados eles se desalojam. Em casos de acidentes, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para o Pronto Socorro. (Prefeitura de Guaratinguetá)

CUIDADOS COM OS ESCORPIÕES

Page 3: Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

Candidatos à prefeitura de Guaratinguetá apresentam planos de governo para os próximos quatro anos

folha do povo | 03

| MaTÉRIa de caPa |

Quando se trata de política, todo cuidado é pouco, ainda mais em ano de eleição. No próximo dia 07 de outubro nós teremos de escolher o responsável pelo desenvolvimento de nossa cidade durante quatro anos. Diante desta preocupação, o Jornal Folha do Povo entrou em contato com os candidatos à prefeitura de Guaratinguetá fazendo a seguinte

Por Lívia Fernandes

pergunta: “Quais os principais pontos do seu plano de governo para Guaratinguetá?”. Co-nheça melhor e veja o que cada candidato respondeu sobre o assunto, lembrando que além de prefeito, nesta eleição serão escolhidos os futuros vereadores do município. Eleição é ato sério, vote com consciência!

O desafio do Plano de Governo 45 é fazer com que a cidade retome o caminho do crescimento e da quali-dade de vida. Veja algumas das propostas:

SAÚDE: Criar Centro de Apoio ao Idoso; implantar o Pronto Atendimento nas UBS’s e AME; reinforma-tizar a marcação de consultas e exames e viabilizar a criação de um Hospital Regional.

EDUCAÇÃO: reestruturar a Merenda Escolar; va-lorizar o professor; implantar Centros de Qualificação Profissional; buscar novos cursos para a UNESP/Fatec e atrair novos polos universitários.

INCLUSÃO SOCIAL: Integrar os programas de transferência de renda; aumentar a rede de Centros de Referência da Assistência Social (Cras); atrair o SESC

e o SESI; estabelecer programas para pessoas com deficiência; capacitar jovens para o merca-do de trabalho (parcerias com SENAC/SENAI); implantar atendimento adequado aos jovens dependentes químicos.

HABITAÇÃO: Reduzir o déficit habitacional; regularizar os loteamentos irregulares ou clandestinos; elaborar o Plano Municipal de Eliminação das Áreas de Risco.

SEGURANÇA: Elaborar o Plano Municipal de Segurança e criar a Guarda Municipal; ins-talar câmeras de vídeo com monitoramento 24 horas no centro, vias principais e no entorno das escolas.

GESTÃO AMBIENTAL: Dar continuidade à Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental; promover a Educação Ambiental nas Escolas Municipais; implantar 100% da re-ciclagem do lixo domiciliar; reaproveitar os rejeitos da construção civil; aumentar o tratamento e coleta do esgoto; concluir a Estação de Tratamento de Esgoto do Pedregulho e implantar o sistema de esgoto do Jardim do Vale, Jardim Primavera e Rocinha.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Criar novos polos industriais e incentivar a instala-ção de novas empresas; reativar a Incubadora de Empresas; buscar junto ao programa INVES-TE SÃO PAULO atrair indústrias; revitalizar o centro comercial, transformar o Mercado Mu-nicipal em moderno centro de comércio; apoiar o produtor rural e ampliar o PSF na zona rural.

Francisco Carlos

Foto

: Ric

ardo

Nis

him

ura

Minha prioridade são as pessoas. O foco do meu governo será saúde, segurança e geração de novos empregos.

Nosso Programa de Governo está dividido em 3 ei-xos: Ambiental, Social e Desenvolvimento da Cidade. Cada um contempla soluções para questões que são importantes para a população, de maneira detalhada, viável e eficaz.

A Saúde é sempre uma grande preocupação. É im-portante levar o atendimento para mais perto das pesso-as. Por isso, vou construir policlínicas e implantar PSF em toda a cidade, além de novas UPAs. Vou estruturar as unidades de saúde dos bairros e ampliar o horário de

atendimento dos Postos de Saúde para até às 20h. Vou criar o Centro do Climatério, Centro de Atenção à Gestante e Centro de Atendimento Integral para Dependentes Químicos. Outras obras importantes para a Saúde serão a ampliação do prédio da AME e a construção do CEO no Jardim do Vale.

O aumento da criminalidade infelizmente é uma realidade regional. O Vale do Paraíba é hoje a região mais violenta do Estado de São Paulo. Vou cuidar de nossa cidade, criando a Guarda Municipal. Serão implantadas câmeras de segurança na cidade. As ruas que não possuem, terão iluminação pública. A violência dentro dos lares é uma preocupação. Será criado a Casa Abrigo da Mulher Vítima da Violência e o Centro de Educação e Reabilitação para Agressores. Também irei instituir Campanhas de Prevenção à Violência e incentivar a prática de esportes. Para estimular a geração de novos empregos, vou modernizar a legislação para atrair empresas, comércio e investimentos para Guaratinguetá. Vou estimular iniciativas de associativismo e cooperativismo e implantar Programa de Incentivo aos artesãos da cidade.

Para capacitar os cidadãos para os novos cargos criados, teremos a EMETEP e ensino profis-sionalizante. É prioridade implantar plano de carreira, cargos e salários para todos os servidores municipais, além de viabilizar o plano de saúde. Os servidores também terão um programa de formação continuada. Guaratinguetá não pode parar!

Miguel Sampaio

Foto

: Cel

so F

aria

“Nós queremos governar Guaratinguetá. Nós vamos cuidar bem da nossa cidade.” Para isso nosso programa de governo prioriza 13 eixos que estabelecem nossas diretrizes.O Partido dos Trabalhadores fundamenta-se na par-ticipação popular e na prática da cidadania, portanto, pretendemos democratizar a gestão municipal: des-centralizando a administração; incentivando as Asso-ciações; criando e ampliando Conselhos; realizando o Orçamento Participativo; respeitando o funcionalismo público. Fazem parte do programa para aplicação do desenvol-vimento sustentável de Guaratinguetá: Fortalecimento e incentivo ao comércio, setores de prestação de servi-

ços e parque industrial; Valorização e promoção de atividades comunitárias e cooperativistas, do turismo religioso e ecológico. Proteção do meio ambientePara a Saúde e Educação estão previstas: a Humanização do atendimento, com programas e serviços fortalecidos e reestruturados, estabelecendo parcerias com instituições privadas; Ga-rantia de educação pública de qualidade, com escolas de tempo integral, atividades esportivas e culturais e merenda adequada.Para a área da Cultura: Criação de uma Secretaria específica; Inserção de Guaratinguetá no Sistema Nacional de Cultura; Apoio e incentivo às iniciativas populares; Estímulo à prática de atividades esportivas; Promoção de Jogos Estudantis e Comunitários e ampliação das áreas destinadas para tal.Planejamento urbano: Revisão e cumprimento do Plano Diretor; Ampliação da oferta de casas populares com infraestrutura adequada; Transporte público com trajetos e horários eficientes.Segurança Pública: Implantação da Guarda Municipal, entre outras medidas.Políticas Sociais: Fortalecimento dos programas já existentes; Implantação de novos progra-mas do Governo Federal para melhorar a distribuição e geração de renda.Acreditamos que é hora de renovação, de fazer uma cidade mais organizada, mais justa e mais humana. Uma Cidade para Todos.

Dr. João Carlos

Foto

: Mel

issa

Mira

nda

Argus RanieriArgus Ranieri é engenheiro formado pela nossa Fa-

culdade de Engenharia FEG/UNESP e pós-graduado em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propa-ganda e Marketing.

Argus é executivo da Embraer há 15 anos, trabalha na Diretoria de Aviação Comercial para América Lati-na e Caribe. Viajou países, aprendeu costumes e criou referências. Tem experiência em gestão administrativa e competência comprovada. Oferece sua visão empre-sarial e seu ótimo relacionamento com os governos estadual e federal para ajudar a cidade de Guaratiguetá.

Argus iniciou sua vida pública como vereador, vice--presidente da câmara municipal por duas legislaturas e atuou como Presidente da Comissão de Desenvolvi-

mento Econômico, Industria e Comércio e também como membro da Comissão de Finanças.Argus Ranieri é neto do saudoso ex-prefeito e deputado Deputado Estadual Rafael Américo

Ranieri, fundador do PMDB em Guaratinguetá. Argus, 39 anos é casado com Lélia, 34 anos, atriz, formada pela USP, com um filho, Taciano.

Sua família é bem estruturada e feliz. Seus pais são casados há mais de 40 anos. Tem 2 irmãos: Publius Ranieri, advogado e Tullius Ranieri, engenheiro civil.

Vamos seguir os princípios da verdade, honestidade e integridade, valorizando o ser humano e a vida.

Vamos governar atraindo investimentos para que as coisas aconteçam efetivamente em Gua-ratinguetá. Educação, Saúde, Promoção Social, Serviços Urbanos e Obras, Meio Ambiente, Segurança Pública.

A nossa administração será desenvolvimentista. A cidade precisa focar na industrialização por meio da construção de pólos industriais e tecnológicos. munícipes.

Guaratinguetá precisa de um gestor competente. A nossa visão é que Guaratinguetá precisa crescer. Argus Ranieri olha nos olhos, sabe ouvir.

Argus Ranieri quer mudar junto com você Guaratinguetá. Revolução administrativa, gestão de impacto é o que Argus Ranieri propõe e vai implementar

na sua gestão. Argus Ranieri é político diferente.Compromisso com você. Argus Ranieri é um homem de palavra.

Eleições 2012Fo

to: W

ellin

son

Fern

ande

s/ A

gênc

ia F

ato

Bras

il

Page 4: Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

04 | folha do povo

| MOda |

Ainda estamos no inverno, mas muitas mulheres já estão atentas às novas tendên-cias da moda verão 2013. Abusando das cores, formatos e texturas, a moda já pode ser vista nas vitrines, destacando o que há de mais alegre e colorido do ano. Assim como as roupas e os sapatos, as bolsas, que no início tinham apenas a função de carregar os pertences das mulheres, com o tempo passou de funcional para acessório indispensável, e nesta tendência primavera/verão também estarão bem coloridas. A tonalidade laranja virá mais fraca, puxando para o salmão; o amarelo dará espaço para o mostarda; o azul cobalto permanecerá; cores como roxo, vermelho e verde estarão mais fechadas. As cores clássicas, branco, preto, marrom e bege terão mais espaço e estarão com tudo nesta estação. Separamos aqui seis dicas de roupas e bolsas para você estar sempre quente na escolha de seu look.

Bolsas Clutches – As famosas carteiras de mão, que na maioria das vezes são apresentadas como acessório noturno, de festa, nesta estação virão maiores, mais estruturadas, pesadas e com aplicações de tachinhas, cristais, entre outros detalhes.

Bolsa Kelly Bag – Sucesso nas décadas de 1930 e 1940, a bolsa em forma de tra-pézio e alça pequena volta com cores mais discretas, mas variadas e com estampas. As alças podem ser de corrente ou do mesmo material da bolsa. É também comum ter acessórios pendurados ao zíper como se fossem próprios do modelo.

Bolsa Bowling – Inspiradas nas bolsas para carregar bola de boliche, as bolsas Bowling Bag virão com tudo. Com metais, detalhes ou estampas, fáceis de organi-zar, elas combinam com os looks sociais, os sofisticados e os despojados.

Roupa Metalizada – As peças são ideais para looks noturnos, com tons fortes, mas sem exagero. Para usar no dia-a-dia aposte em peças brilhantes, mas nada que chame muito a atenção. Ficar da cor da Lua será o must da temporada, bem como o lamê, a lantejoula, o brilho e os efeitos radiantes e furta-cor, mas estes com maior opacidade. As cores da moda serão o preto, prata, cinza, azul, salmão e gelo.

Roupa Neon – A cara do verão 2013. Nesta volta no tempo, mergulhando nos amados e odiados anos 80, o neon comporá um look completo e estará presente nas roupas, acessórios, unhas e até mesmo na maquiagem, dando um ar alegre, despoja-do e esportivo. São peças que tornam presença por si só.

Roupa Transparente – Trazendo a mudança da menininha para o mulherão, sem ficar vulgar, as transparências vêm para deixar a mulher mais sensual e moderna. Elas residem na tênue linha do mostrar sem mostrar e, neste quesito, as transparên-cias são campeãs em proteger e revelar os mistérios femininos.

TendênciasPrimavera / Verão 2013

Por Lívia Fernandes

Fotos: Ag. Fotosite / Zé Takahashi

Herchcovitch

Fotos: Ag. Fotosite / Zé Takahashi

Adriana Degreas Fotos: Ag. Fotosite / Zé Takahashi

Triya

Foto: Divulgação ArezzoKelly Bag

Foto: Divulgação ArezzoBowling

Foto: Divulgação Arezzo

Clutch

Page 5: Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

| cOlcHa de ReTalHOS |

por Maria Athaíde

folha do povo | 05

nossos eternos heróis! Pais,

Está chegando ao final o mês de agosto, o mais polêmico do ano. Popularmente conhe-cido como mês do “desgosto”, mês do cachorro louco, este mês foi escolhido para come-moração de uma das datas mais queridas para as famílias, o Dia dos Pais. Nossa coluna pega carona nesta festa e presta homenagem, por meio de alguns destes heróis, referências de nossas vidas, a todos os pais da região. Nosso carinho a todos papais vivos, muita luz para aqueles que já se foram, especialmente para você Mário, o meu pai eternamente amado. Fotos João Athaíde.

Carinhosamente, o advogado Dr Mário Jr. acalenta sua princesinha Maria Luíza, que adora os chamegos do papai.

O empresário Alfredo, proprietário da Perfumaria Sumirê, posa para foto orgulhoso entre suas bonequinhas.

Em festa de inauguração do novo endereço da Clínica Cardiocenter, o médico Eurico Freitas comemora ao lado da sua filha Dani.

O carismático e inteligente Matheus faz a alegria da família e enche de orgulho seu papai, o advogado Marco Antônio.

Entre seus grandes amores, João Henrique e Maria Clara, o empresário Luiz Marcelo Almeida, franqueado da Dell’Anno, sente-se o homem mais feliz do mundo!

Page 6: Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

06 | folha do povo

ecologia tem paixão pela economiaPeças de plástico fabricadas pela BASF podem substituir as peças metálicas dos veículos, tornando-os mais leves e eficientes. O resultado disso é uma menor emissão de gases, um menor consumo de combustível e menos dinheiro saindo do bolso das pessoas. Preservar o meio ambiente sem desequilibrar suas finanças só acontece porque na BASF nós transformamos a química. www.basf.com.br/nos-transformamos-a-quimica

Page 7: Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

folha do povo | 07

Guaratinguetá é uma cidade de grande apelo turístico, seja por suas raízes históricas, remanescentes do tempo das bandeiras que partiram sertão adentro para descobrir ouro em Minas Gerais, ou, principalmente, por ser a terra natal do primeiro Santo nascido no Brasil, Frei Galvão.

Mas, além da história e da religião, o município possui outras riquezas. Situada entre duas grandes serras, a da Mantiqueira, com sua densa vegetação e a Quebra-Cangalha com a mata mais adaptada aos climas frios, Guaratinguetá guarda em sua zona rural re-cantos ecológicos de grande beleza.

Apresentando um clima típico de região serrana, com montanhas e morros cortados por rios e cachoeiras, a área rural de Guará atrai, cada vez mais, a atenção dos amantes da natureza e também dos praticantes de esportes de aventura.

Na região da Serra da Mantiqueira, o bairro do Gomeral com suas trilhas, cursos d’água e cachoeiras é um dos destaques. Segundo relatos, o bairro foi batizado com este nome devido às Gomeiras, grandes árvores que são abundantes nesta região da Serra da Mantiqueira.

Localizado a 36 quilômetros do centro da cidade, o Gomeral tem a paisagem marcada pela presença de picos elevados cujas altitudes chegam a 1.600 metros, de onde se pode avistar Guaratinguetá e cidades vizinhas.

A região é pólo de turismo ecológico e de aventura, com trilhas, cachoeiras e locais para a prática de alpinismo, rapel, vôo livre, passeios de jipe e bicicleta, caminhadas pelos tre-chos rasos dos ribeirões e observação da fauna e da flora. O Gomeral é habitat de diversas espécies animais, como o mono-carvoeiro, o maior primata das Américas, a suçuarana, a lontra, a cotia, o caxinguelê e o veado, mais comum nos campos de altitude. Entre as aves, se destacam o tucano de bico verde e o jacu.

As vias de acesso aos bairros são a estrada vicinal Tancredo Neves e a estrada parque José Jorge Boueri, até Campos do Jordão, distante apenas 12 quilômetros num trajeto de difícil acesso.

Turismo religioso – O bairro do Gomeral possui também reminiscências do altar de uma das primeiras edificações religiosas de Guaratinguetá, que se encontram na Capela de São Lázaro.

A atual construção foi erguida em 1956, substituindo a antiga feita em pau-a--pique e dedicada a São Roque, em virtude de uma promessa feita por Argemiro Rabelo, que curado da hanseníase, doou o terreno à comunidade e construiu a capela com recursos próprios.

| TURISMO |

GOMERAL O RECANTO VERDE

DE GUARATINGUETÁPor Julio Maziero

Localizada ao lado da igrejinha fica uma gruta bastante visitada pelos turistas, dedicada a Nossa Senhora de Lourdes. O bairro também é movimentado por festas, que atraem muitos visitantes. A maior delas, dedicada a São Lázaro, acontece sempre no terceiro domingo de agosto.

O Gomeral é ainda palco do Festival da Truta, realizado anualmente no mês de julho, que reúne restaurantes da região com pratos que têm o peixe com ingrediente principal e é movimentado por diversas apresentações musicais.

Outra excelente opção para os interessados em boa gastronomia da montanha é o Res-taurante Tao do Gomeral. Instalado no alto da serra, ao lado de uma floresta e de dois rios de águas cristalinas, o local foi construído artesanalmente, todo em pedra e madeira. O restaurante promove eventos especiais e também o seu Festival de Inverno, que todos os anos traz atrações e pratos diversificados. A infraestrutura de hospedagem do bairro conta com diversas e bem equipadas pousadas.

Cachoeiras- das Bromélias;- do Gomeral;- da Onça;- do Amor;- da Florzinha;- da Felicidade;- e Grande do Espigão.Trilhas- da Pedra Grande;- do Vale Encantado.

ALGUNS ATRATIVOS

ECOLÓGICOS DO GOMERAL

Restaurante Tao do Gomeral

Foto

s: V

era

de S

ouza

Cachoeira das Bromélias

Page 8: Jornal Folha do Povo - Agosto 2012

RESOLUÇÃO GRÁFICA

08 | folha do povo

| aGenda | | cUlTURa e aRTe |

O distrito de São Francisco Xavier realiza, durante o mês de setembro, a 9ª edição do Festival de Música Encontro Cordas na Mantiqueira, projeto que reúne em sua programação vencedores de prêmios impor-tantes da música brasileira, como o VISA, o APCA, Sharp, Tatuí, e também indicados ao Grammy. Na programação dos 10 shows, além das “Jam Sessions”, no final de cada noite, estão violas, contrabaixos, vio-linos, violões, guitarras e outros. Informações pelo site www.cordasnamantiqueira.com.br ou pelo telefo-ne (12) 3926-1406.

CORDAS NA MANTIQUEIRA

FOLCLORE E ARTE EM GUARÁ

Celebrando o mês do Folclore, o Museu Frei Gal-vão promove a Mostra de Folclore e Arte. Com o tema “Brinquedos e Brincadeiras”, o evento aconte-ce de 10 de agosto a 10 de setembro. Além de muitos brinquedos, o destaque fica com as telas a óleo de Badico, artista de Guaratinguetá, nas quais crianças brincam com jogos de xadrez, bolinhas de gude, andando de breque ou saudando a primavera. A mos-tra funciona de se-gunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h. O Museu Frei Galvão fica na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48. Informações pelo telefone (12) 3122-3674.

FILME DE HERÓIPor Julio Maziero

Nos últimos anos temos visto uma verdadeira invasão de filmes baseados em heróis das histórias em quadrinhos. Para muitos, este era um sonho antigo, ver seus personagens fa-voritos ganharem sua versão em carne e osso nas telas.

Esta relação super-heróis e cinema não é nova, mas nun-ca esteve tão na moda como agora, quando os avanços da computação gráfica permitem criar o impossível. Graças a isso, criaturas, cenários e feitos heróicos impressionantes puderam ser reproduzidos de forma realista nos fotogramas.

Nos primórdios da sétima arte ganharam destaque os se-riados batizados de “cliffhanger”, porque sempre termina-vam num momento em que o herói corria extremo perigo, para continuar na semana seguinte. Nesta leva surgiram muitos personagens criados para as telas, mas também hou-ve espaço para adaptações dos quadrinhos, como Batman, Tarzan, Superman, Flash Gordon, Fantasma, entre outros.

Após a Segunda Guerra Mundial, quando a ameaça na-zista foi debelada e surgia o perigo vermelho, simbolizado pelo comunismo da antiga União Soviética, o cinema des-viou o foco dos heróis.

Renascimento – Com o boom das vendas de quadri-nhos, a ideia de levar estes personagens para o cinema nun-ca morreu, embora também não deslanchasse. Na década de 1970, experiências surgiram na TV. Séries como “O Incrível Hulk”, “Mulher Maravilha”, “Homem-Aranha” marcaram época, mas nada muito além disso.

Em 1978 voava nas telas do mundo aquela que é consi-derada uma das melhores adaptações de heróis em quadri-nhos de todos os tempos, “Superman, o Filme”, com Chris-topher Reeve no papel do kryptoniano que é mandado para a Terra e fica como salvador do planeta. E em 2013 chega às telas o aguardado “O Homem de Aço”, nova incursão do herói no cinema.

Após esta superprodução, filmes menores surgiram, mas nada acrescentaram. Chega a década de 1980 e com ela a bem sucedida versão de “Conan, o Bárbaro”, filme que lan-çou Arnold Schwarzenegger ao estrelato. O filme ganhou uma nova e inferior versão em 2011. Nesta época outras ten-tativas de levar os heróis às telas resultaram em frustração.

Nos anos 90 começa o renascimento dos filmes de super--heróis com a série “Batman”, capitaneada por Tim Burton e Joel Schumacher, que fizeram sucesso mas foram ma-lhados pela crítica e pelos fãs. No final da década aparece “Blade, o Caçador de Vampiros”, interpretado por Wesley Snipes que, literalmente, traz sangue novo aos quadrinhos.

Entra o novo século e com ele a Marvel coloca nas telas os super-heróis que todos sempre sonharam ver em ação, como os “X-Men”, “O Quarteto Fantástico”, “Homem--Aranha”, “Hulk”, “Motoqueiro Fantasma”, “O Justicei-ro”, “Demolidor, o Homem sem Medo” entre outros. Eles pavimentaram o caminho para companheiros ainda mais famosos como o “Homem de Ferro”, “Thor” e “Capitão América, o Primeiro Vingador” e para a união de muitos

deles naquele que está sendo considerado o maior filme do gênero em todos os tempos, “Os Vingadores”, que já é a terceira maior bilheteria da história. E mais filmes Marvel vêm por aí.

Neste meio tempo, Zach Snyder dirigiu com sucesso “Watchmen”, baseado nos quadrinhos de Alan Moore, considerados infilmáveis.

Enquanto isso, a DC Comics, por meio da Warner, fez uma frustrada revisão de seu maior herói em “Superman, o Retorno”, que nada mais era que uma refilmagem sem emoção do filme de 1978; teve êxito com a telessérie “Smallville”; fracassou com “Lanterna Verde”; e alcançou o topo com a trilogia “Batman”, concebida por Christo-pher Nolan. “Batman Begins”, “Batman, o Cavaleiro das Trevas” e “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” foram suces-so de público e crítica e elevaram o nível das produções do gênero a novos e altos patamares.

Que os filmes de super-heróis continuem sempre assim, para o alto e avante!