Jornal Gazeta do Oeste

16
Gazeta DO OESTE DIVINÓPOLIS•MG | QUARTA-FEIRA, 23 DE JANEIRO DE 2013 | ANO XIX | N.º 1.994 | R$ 2,50 Pão de queijo compõe mesa de festival gastronômico na Espanha PÁGINA 12 Obras da ponte na MG-050 deverão ser finalizadas em abril De acordo com empreiteira responsável, o contrato firmado com a Nascentes das Gerais é de 90 dias. Duplicação da ponte faz parte de um projeto paralelo à construção do túnel subterrâneo construído no local. PÁGINA 05 Francisco Martins recebe convite do PSL para concorrer a Deputado Estadual PÁGINA 03 Segurança Pública Deputado Estadual se reúne com Secretário de Defesa Social e confirma apoio para implantação do Projeto Olho Vivo Além da instalação de 25 a 30 câmeras, também foram debatidas questões sobre a sede da Risp e a contratação de mais sete delegados. PÁGINA 03 Autoescolas se preparam para reajuste de taxas Toda virada de ano é marcada pelo aumento das taxas governamentais quanto aos serviços prestados para a aquisição da Carteira de Habilitação. PÁGINA 05 Liziane Ricardo Paulo Reis Divulgação

description

Edição 1994

Transcript of Jornal Gazeta do Oeste

Page 1: Jornal Gazeta do Oeste

GazetaDO OESTE

DIVINÓPOLIS•MG | QuArTA-FEirA, 23 DE JAnEirO DE 2013 | ANO XIX | N.º 1.994 | r$ 2,50

Pão de queijo compõe mesa de festival gastronômico

na EspanhaPÁGinA 12

Obras da ponte na MG-050 deverão ser fi nalizadas em abril

De acordo com empreiteira responsável, o contrato firmado com a Nascentes das Gerais é de 90 dias. Duplicação da ponte faz parte de um projeto paralelo à construção do túnel subterrâneo construído no local. PÁGinA 05

Francisco Martins recebe convite do PSL para concorrer

a Deputado EstadualPÁGinA 03

Segurança Pública

Deputado Estadual se reúne com Secretário de Defesa Social e confi rma apoio para

implantação do Projeto Olho VivoAlém da instalação de 25 a 30 câmeras, também foram debatidas questões sobre a sede da Risp e a contratação de mais sete delegados. PÁGinA 03

Autoescolas se preparam para reajuste de taxas

Toda virada de ano é marcada pelo aumento das taxas governamentais quanto aos serviços prestados para a aquisição da Carteira de Habilitação. PÁGinA 05

Liziane Ricardo

Paulo Reis

Divulgação

Page 2: Jornal Gazeta do Oeste

MarcosFábio

[email protected]

ÓrGÃO DO GrupO GAZETA DO OESTE DE cOMunicAÇÃO lTDA

FUNDADOR: Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro

(1947 2004)

ADMiniSTrAÇÃO, rEDAÇÃO E GrÁFicA: Rua Rio Branco, 948 - Porto Velho • Divinópolis (MG) • CEP 35.500-430

TELEFONE: (37) 3222-6322 • www.g37.com.br • [email protected]

ASSESSOrES JuríDicOSDr. Márcio F. Vaz • Dr. Mauro M. Nogueira • Dr. Breno M. de Faria

O JORNAL NÃO É SOLIDÁRIO COM CONCEITOS EMITIDOS EM COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS.

DirETOr prESiDEnTEFernando Marcos Rodrigues

DirETOr DE MArkETinGLeonardo Marcos Rodrigues

EDiTOrA chEFELiziane Ricardo

EDiTOriAl

“A proposta inicial apresentada, pretendia, além de estabelecer a coincidência

geral de eleições, fi xar os mandatos em cinco anos, sem

a possibilidade de reeleição. Naturalmente para que haja coincidência das eleições, em algum momento, o mandato

do prefeito terá, uma vez e em caráter excepcional, a duração de seis anos. É preciso atentar

que o Congresso não prorrogará mandato algum.”

O cenário político brasileiro está num estado de ebulição constante, o atual formato nacional possibilita e incentiva essa cascata de assuntos, alguns nem sempre edifi cantes. A realização de eleições a cada dois anos é um dos ingredientes responsáveis por esse estado nervoso e elétrico.

Notícias, especulações, certezas e incertezas, alimentam manchetes jornalísticas e o imaginário popular.

Nem bem se assentaram os prefeitos e vereadores, já começam as arti-culações para o próximo pleito que coroará presidente, senadores, deputados federais e estaduais.

O resultado das eleições municipais é o primeiro degrau que desembocará nas escolhas dos estados e da cadeira máxima do país.

Um dos itens da reforma política, que vem sendo gestada a anos e adiada constantemente, em Brasília, seria a unifi cação das eleições.

A Câmara dos Deputados está discutindo uma emenda constitucional que alteraria signifi cativamente a vida política brasileira: a coincidência de manda-tos, com eleições gerais a cada quatro anos, e não mais eleições alternadas a cada dois anos, como ocorre atualmente.

O grande complicador é que ainda não foi decidido o que fazer com os mandatos já em curso, pois diminuir o tempo de gestão ocasionaria problemas de ordem constitucional e a prorrogação dos quatro anos precisa ser decidida antes das próximas eleições, em outubro de 2014.

A proposta inicial apresentada, pretendia, além de estabelecer a coinci-dência geral de eleições, fi xar os mandatos em cinco anos, sem a possibilidade de reeleição. Naturalmente para que haja coincidência das eleições, em algum momento, o mandato do prefeito terá, uma vez e em caráter excepcional, a duração de seis anos. É preciso atentar que o Congresso não prorrogará mandato algum.

Para clareza e transparência, o eleitor deverá saber antecipadamen-te que estará votando num período de seis anos, em caráter excepcional e apenas por essa vez. A duração de todos os cargos eletivos será, a partir da coincidência, de quatro anos. Além da economia de recursos com eleições (uma eleição a menos a cada quatro anos), o mais importante é que o país ganhará em agilidade administrativa.

Tanto o Poder Legislativo quanto o Executivo funcionarão sem as interrup-ções e restrições impostas pelo próprio sistema político e pela legislação elei-toral. Atualmente, o Congresso deixa de funcionar em plenitude por pelo menos 3 meses a cada dois anos, deixando de tomar decisões importantes para o Brasil, o que, por sinal, sempre gera justas críticas da sociedade e da imprensa.

Em Divinópolis, já foi dada a largada e as apostas começaram. Além dos que buscaram as reeleições, à nível federal e estadual, teremos

novos nomes entrando na disputa.E aí se iniciam as especulações, as dúvidas e o perigo. Teremos nomes locais

fortes, outros nem tanto (que entram na disputa por obrigações partidárias), também alguns que não são de Divinópolis e região e mesmo não sendo de seu reduto eleitoral, buscam votos aqui e tiram de candidatos locais.

Portanto, cabe ter tato e inteligência, tanto na escolha das alianças quanto dos nomes. Buscar que a cidade tenha mais representantes, reelegendo os atu-ais e colocando novos nomes e ideias no Congresso e na Assembleia Estadual.

Aventureiros e ocupantes inócuos de legendas devem ser identifi cados e excluídos do jogo, pois só podem trazer prejuízo. Se com o atual time, vive-mos as difi culdades inerentes ao processo em conseguir e trazer recursos se perdemos representantes a coisa piora e muito.

E como diria Tancredo Neves, antes de qualquer interesse, políticos e partidos têm um dever inalienável com o povo.

Dêem aos eleitores opções viáveis e honestas de candidatos e a resposta certamente será favorável.

QuESTÕES SOBrE VEnDAS – pArTE iii

Nesta semana continuaremos a comentar cada uma das 13 perguntas relacionadas ao tema vendas colocadas na coluna que foi publicada em 5/12/12.

3- QuAl DESSES inDicADOrES cOMErciAiS VOcÊ cOnhEcE E uSA nO SEu DiA-A-DiA:

( ) Taxa de conversão( ) Os principais clientes da empresa (curva ABC de clientes)( ) Giro médio do estoque( ) Média de seu descontos dados no mês ( ) Ticket médio ou valor médio de suas vendas( ) Clientes inativos da sua empresa( ) Lucro líquido de suas vendas( ) Giro de produtos (curva ABC de vendas)( ) Quantidade média de itens em cada venda

Certa vez estava em uma empresa realizando uma compra e escutei um vendedor perguntar: “- Chefe, por favor olha aí pra mim o quanto eu vendi até agora”. Vendo aquela cena me perguntei se ele não sabia ou se havia esquecido do quanto ele havia vendido até aquele momento. Caí na besteira de perguntá-lo e ouvi um sonoro “- Ih!!! Se depender de mim para controlar isso, essa bitaca fecha!”

Fico me perguntando como seria minha vida se eu não soubesse os números e os indicadores que tenho de alcançar. O desconhecimento de alguns dados importantes em nossa vida pode nos levar a decisões erradas e ao comodismo.

Se você não sabe o quanto vendeu já estando no fechamento da pri-meira semana do mês ou, se não sabe qual o mínimo que precisa vender por dia ou por hora para que sua meta seja batida, como poderá agir em favor de si próprio?

Um bom vendedor deve, antes de mais nada, ser um bom gerente de sí mesmo. Conhecer seus resultados, seus indicadores de desempenho e suas metas diárias.

Certa vez estávamos discutindo metas de vendas com um cliente e colocamos a necessidade de vender 15% a mais no mês subsequente. A empresa era uma fabricante de roupas e que possuía lojas próprias com um sistema de vendas no atacado e varejo. Para ser considerado atacado, era necessário que o cliente comprasse no mínimo 12 peças. Ao fi car sabendo que a meta era vender 15% a mais, sentimos resistência das pessoas e ouvimos vários resmungados pelos corredores. Resolvi então mudar a estratégia e perguntei a eles: “- pessoal, e se, ao invés de vendermos 15% a mais, nós subíssemos a quantidade mínima para 14 peças no atacado?”

Querem saber a resposta? “Beleza! Aí já da”; “Agora sim , fi cou melhor”; “Do ouro jeito fi cava difícil”. Mal sabiam eles que subir de 12 para 14 peças representavam um aumento de 17%, ao invés dos 15% exigidos anteriormente.

Conhecer os seus indicadores de vendas é conhecer a sua realidade, o seu terreno. É estar sempre pronto para a ação como um tigre faminto à procura da caça. Ter informações sobre o seu negócio é ampliar o seu leque de opções e de estratégias. É melhorar seu potencial criativo.

Quanto mais você conhece sobre um negócio, mais criativo, respei-tado e efi caz você se torna. Agora, se você é daqueles que tudo tem que perguntar ou verifi car, você já entra na corrida patinando na largada!

Boa semana a todos!

Marcos Fábio Administrador de empresas e mestre em administração profi ssional com

MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; É professor em-preendedor pela Babson College em Boston/USA. Sócio-Diretor e fundador

da FORMATAR Consultoria empresarial e consultor organizacional com vasta experiência em negócios. Atua também com palestrante e Instrutor de cursos,

além de professor de cursos de graduação, pós-graduação e MBA´s;

Idéias & Negócios

[email protected]

prOGrAMA iDEiAS E nEGÓciOS DiA 17/01/13

Ebulição constante

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/1302 OpiniÃO

Tivemos a honra de receber na quinta feira dia 17/01, uma dupla

fantástica representando o GEEC (Grupo Educação, Ética e Cidadania),

Jomar e Paulo Ramos, nossos convidados.

O GEEC é uma organização não governamental brasileira dedicada a

promover a educação, a ética, a cidadania, a paz, os direitos humanos, a

democracia, a Austeridade e outros valores universais, através da racio-

nalidade, promovendo a vida dos cidadãos, hoje e suas futuras gerações.

Atuando nos mais diversos segmentos da sociedade, o GEEC já bene-

fi ciou mais de 2.500 famílias de forma direta, através dos vários projetos

implantados por seus institutos e dos esforços conjuntos de funcionários,

voluntários e parceiros, públicos e privados.

O programa começou com uma dinâmica muito interessante, num

clima motivacional, trazido pelos nossos convidados. O vídeo Gladiador

(Gladiator, EUA, 2000) direção: Ridley Scott com Russel Crowe, Joaquin

Phoenix e grande elenco. Muito bem editado contendo uma mensagem

de ânimo, garra e perseverança à todos aqueles que necessitam de um

estímulo para alcançarem vitórias.

“o importante é que você tenha entusiasmo em tudo o que for fazer,

não importa se cair, mas levante e faça melhor para assim aprender a ser

vencedor...” palavras de Paulo Ramos.

O GEEC tem o foco principal em ajudar ao cidadão a ter melhor qua-

lidade de vida nos principais valores universais., diz Jomar.

O GEEC tem mais de 60 empresários na região que são parceiros.

O jovem aprendiz que estiver interessado em aprender com os cursos

oferecidos pelo GEEC deverá entrar em contato através do telefone (37)

3222-7644 e ir pessoalmente ao endereço, Rua Coronel João Notini 800 –

Centro de Divinópolis – MG. Também através do http://www.geec.org.br

Queremos agradecer a todos pela participação, aos nossos convida-

dos, a nossa equipe e aos nossos telespectadores, lembrando que tivemos

neste programa 257 ligações registradas.

Até o próximo encontro.

Page 3: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13 03pOlíTicA

Carla Mariela

cArlA [email protected]

cArlA [email protected]

cArlA [email protected]

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Ângelo Roncalli, declarou que a próxima eleição para o cargo de presidente da AMM, será em março, sem uma data específica ainda, mas que a posse da nova diretoria será no dia 09 de maio deste ano. O estatuto da entida-de determina que a posse seja realizada no Congresso Mineiro de Municípios, o maior evento municipalista da América Latina. Dessa forma, como o mandato é de dois anos, a atual diretoria assumiu em maio de 2011 e tem a responsabilidade de conduzir o processo e a entidade até o dia 09 de maio.

De acordo com o atual presi-

dente, para fazer parte deste cargo é necessário ser prefeito. Roncalli foi prefeito de São Gonçalo do Pará nos dois últimos mandatos (2005/2008 e 2009/2012), sendo assim impossível disputar nova eleição municipal e, por conse-quência, disputar a presidência da AMM.

O pleito para assumir a presi-dência da AMM, é realizado por voto direto de cada município afiliado à entidade, representando por seu chefe do Poder Executivo. Ou seja, os próprios prefeitos vo-tam e são votados. “Naturalmente alguns prefeitos já se mostraram interessados em participar do próximo pleito, mas tendo em vista a grande renovação de pre-feitos na atual gestão (cerca de 80% dos municípios), a principal preocupação dos atuais gestores é

colocar a casa em ordem, enten-der como funciona a dinâmica da Administração Pública e da própria cidade, montar as equipes de governo. Tenho certeza que no momento oportuno os interessa-dos realmente se manifestarão”, afirmou.

Qualquer prefeito cujo mu-nicípio seja afiliado à AMM tem legitimidade para se candidatar às eleições da entidade. Importante, para isso, conhecer o estatuto, que inclusive, fica permanentemente disponibilizado no portal. Ques-tionado de quanto em quanto tempo acontece à eleição da AMM, Roncalli, respondeu que ocorre de dois em dois anos.

Ele encerrou dizendo que teve a oportunidade de ser vice-prefei-to e prefeito em duas gestões, que participa ativamente da AMM há

12 anos, sendo que nos últimos dois teve a honra de ser escolhido pelos prefeitos de Minas Gerais para representá-los junto ao mo-vimento municipalista, dirigindo a maior entidade estadual no país.

Como vice-presidente da Confederação Nacional dos Mu-nicípios – CNM até o ano de 2015 e um defensor do movimento municipalista, ao qual dedicou anos da sua vida, vai continuar lutando pelos direitos dos ges-tores e das cidades mineiras, buscando sempre o melhor para os cidadãos. “Acredito que o desenvolvimento de nosso país passa por municípios mais fortes e competitivos, mas para isso é fundamental um novo pacto federativo que dê as cidades do Brasil mais capacidade de cres-cerem”, finalizou.

Nova eleição para presidência da AMM será em marçoConforme, Ângelo Roncalli, a posse do presidente vencedor será no dia 09 de maio

Ângelo Roncalli destacou que a eleição do novo presidente da AMM será em março e a posse será em maio.

Assessoria do presidente da AMM

No dia 19 de novembro, o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo (PSDB) havia confirma-do na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, a instalação do Projeto Olho Vivo em Divinópo-

lis. O equipamento apresentará entre 25 a 30 câmeras que serão instaladas neste ano no Municí-pio. Ontem, o Deputado Estadual, Fabiano Tolentino (PSD) se reu-niu com o Secretário Estadual de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e com demais lideranças políticas, para tratar de assuntos relacio-

nados com a concretização da implantação das câmeras, sobre a Sede da Região Integrada de Se-gurança Pública (Risp) e também sobre o aumento de delegados no Município.

Fabiano Tolentino afirmou que neste encontro foi firmado com o secretário o apoio para

que as câmeras sejam instaladas. Ele afirmou que ao todo são oito delegados, mas que o pedido nesta reunião é que esse número aumente com a vinda de mais sete para o Município. Houve também o pedido de peritos, legistas e mais frotas de veículos para a Polícia Militar.

Fabiano Tolentino participa de reunião com Secretário Estadual de Defesa SocialO objetivo do encontro foi debater sobre assuntos como: Projeto Olho Vivo, Risp e contratação de mais delegados

Deputado Estadual Fabiano Tolentino com demais autoridades tratando de questões direcionadas para a Segurança Pública.

Assessoria Deputado Estadual Fabiano Tolentino

O objetivo principal da insta-lação destas câmeras é acompa-nhar as movimentações suspeitas e evitar que crimes aconteçam, uma vez que Divinópolis foi cenário de quarenta homicídios no ano passado, sendo que neste ano já foram três assassinatos. As câmeras têm alcance de 800 metros, com nitidez nas imagens para facilitar a percepção. As ima-gens serão visualizadas, gravadas, reproduzidas e arquivadas.

O Deputado Estadual relatou que o secretário Rômulo Ferraz reforçou a sua vinda até Divinó-polis no dia 15 de Fevereiro para a assinatura de um documento de intenção para dar prossegui-mento na implantação do projeto de vídeo monitoramento, que será realizado em conjunto com outros Municípios.

Para tratar destas questões

votadas para a segurança públi-ca, além de Fabiano Tolentino, estavam presentes na reunião, o prefeito Vladimir Azevedo (PSDB), o vereador Adilson Quadros (PSDB) e o presidente da Associação Comunitária para assuntos de Segurança Pública (Acasp), José Vitor.

Em edições anteriores da Ga-zeta do Oeste, José Vitor Batista de Freitas, considerou a notícia da instalação importante para a segurança da população divino-politana. “Hoje tivemos a alegria de ver a confirmação de uma ba-talha de mais de quatro anos. O prefeito Vladimir e os deputados sempre estiveram disponíveis para tratar do assunto, apoiando e mostrando que nossa cidade era merecedora deste importan-te projeto”, avaliou o presidente da Acasp no dia 19 de novembro.

O vereador eleito em 2012 e presidente do Partido Social Li-beral (PSL), Rodrigo Vasconcelos Kaboja, afirmou que seu partido convidou o ex-vice-prefeito do Município, Francisco Martins, para se filiar ao PSL e conse-quentemente ser o candidato a Deputado Estadual pelo partido. Francisco Martins faz parte atu-almente do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ontem, ele declarou que tem um carinho enorme pelo PSL, mas que ainda teria que estudar a proposta.

O Deputado Estadual desen-volve suas funções na Assembleia Legislativa, sendo que o seu man-dato também é de quatro anos. Entretanto, o seu principal papel é legislar, propor, fazer emendas,

alterar e revogar leis, além de fiscalizar as contas do governo estadual, ele cria Comissões Parlamentares de Inquérito e tem outras atribuições referentes ao cargo.

O presidente do PSL, Ka-boja, declarou que já foi feito o convite para o ex-vice-prefeito, Francisco Martins, e ressaltou que se Francisco Martins acei-tar, ele será recebido de braços abertos. Kaboja deixou claro que o convite também foi para que ele possa representar o partido nas próximas eleições estaduais . Ainda durante a entrevista, ele destacou que há 95% de chances que Francisco Martins será o candidato pelo PSL.

De acordo com o ex-vice--prefeito, Francisco Martins, ele primeiro está curtindo as suas fé-rias e que vai voltar às atividades

políticas só depois do carnaval. Quando retornar é que vai fazer as suas avaliações, os planeja-mentos, e que vão haver as dis-cussões, para depois decidir com mais clareza se vai candidatar a Deputado ou não e se vai ser pelo PSL ou não. “Estou muito bem no meu partido PDT, mas tenho um carinho muito grande pelo PSL, inclusive, o Presidente Estadual do PSL é muito meu amigo. Mas, só vou decidir tudo depois que eu retornar das minhas férias, depois do carnaval”, disse.

Essa ligação entre os dois partidos, foi bastante nítida, durante a convenção e coligação no ano passado para apresentar os seus candidatos que partici-pariam da eleição. No discurso realizado pelo presidente do PSL, na convenção naquele dia, ele destacou a importância que

Presidente do PSL convida ex-vice-prefeito a ser candidato a Deputado pelo partidoMas, Francisco Martins, que é do PDT, disse que vai apresentar uma decisão definitiva ao PSL só depois do carnaval

Francisco Martins possui, não só para a política de Divinópolis, como naquele para a coligação

entre o PSL e o PDT. Na ocasião Kaboja disse a Francisco Martins, que ele é uma pessoa digna, um

chefe político e que se não fosse o seu talento a coligação não teria dado certo.

Francisco Martins afirmou que só após o carnaval que retornará as atividades políticas.

Rodrigo Kaboja disse que o convite para que Francisco Martins faça parte do PSL já foi feito, e aguarda resposta.

Page 4: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/1304 OpiniÃO

ViOlÊnciA

Evandro Araújo

[email protected]

Fico imaginando se os problemas com estupro e crianças molestadas sempre existiram. Muitas vezes, acho que sim e que era muito pior. A dife-rença agora é que essas situações estão sendo denunciadas, estão virando notícia. Antes, fi cava tudo escondido. Trato desse tema aqui hoje depois de ler um artigo indicando que em quatro anos, registros de estupro cres-ceram 157%. Os registros mais recentes do Brasil mostram que somente entre janeiro e junho de 2012 ao menos 5.312 pessoas sofreram algum tipo de violência sexual. O número representa uma queda de 28% em relação a 2011, mas um crescimento de 54% em relação ao mesmo período de 2009. Essa estatística inclui os casos de estupro, assédio sexual, atentado violento ao pudor, pornografi a infantil, exploração sexual e outros crimes sexuais. Em média, a cada dez casos, 8,5 são contra mulheres. No caso específi co de estupros, de 2009 a 2012, houve crescimento de 157%. Até 2009, o Código Penal só tratava como estupro a agressão com penetração vaginal comprovada. O toque e até a penetração anal eram tratados como atentado ao pudor. A mudança encorajou as mulheres a denunciar as agressões, infl uindo sobre as estatísticas. Os casos de violência passaram a ter notifi cação obrigatória em todos os serviços de saúde apenas em 2011, o que contribui para o aumento da quantidade de casos. Há um au-mento dos estupros coletivos no país, especialmente em festas. Entidades de defesa da mulher advertem que a punição ainda é muito baixa, apesar do aumento progressivo das denúncias que chegam à polícia. Segundo o Ministério da Justiça, há no Brasil 12.704 presos por estupro — 99,2% são homens. Há ainda 8.005 presos por atentado violento ao pudor e 665, por corrupção de menores. Para enfrentar as agressões sexuais no país, a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres tem investido em duas frentes: campanhas educativas para atingir principalmente crianças e adolescentes, uma vez que o agressor normalmente é um parente ou conhecido da família; e fortalecer os serviços de atendimento públicos disponíveis para a vítima, como as delegacias e os profi ssionais nos hospitais e postos de saúde. Divinópolis é, estatisticamente, um retrato do País. Nas devidas proporções, repetem-se aqui, proporcionalmente, estimativas nacionais. Assim, lamentavelmente, podemos imaginar que essa situação se repeita por aqui. Duvida? Repare só na quantidade de adolescentes e jovens viciadas em crack que estão grávidas. Você acha que isso muitas vezes não se dá numa relação violenta e até mesmo coletiva? Isso é sim um tipo de violência contra mulher.

GArrinchA nO BuGrEVi essa semana uma foto que considero história, Garrincha, o maior

jogador de todos os tempos, vestindo a camisa do Guarani no histórico jogo do Bugre contra o Botafogo. Fui direto para a internet rever algumas jogadas do craque. E tenho que concordar com Rui Guerra: 30 anos após sua morte, certos mitos sobre Garrincha continuam mais difíceis de matar. Que Garrincha era um gênio intuitivo do futebol, não há dúvida. Mas não tinha nada do ingênuo, quase débil, com que algumas histórias o pinta-vam. Ao contrário, era até muito esperto a respeito do que o interessava --mulheres e birita, a princípio nesta ordem. Nos seus primeiros dez anos de carreira, 1953-1962, Garrincha conseguiu conciliar tudo isso com o futebol. Dali em diante, a vida lhe apresentou a conta. Um mito refere-se à participação de Elza Soares na vida de Garrincha. Para os desinformados, ela ajudou a destruí-lo. A verdade é o contrário: sem Elza, Garrincha teria ido muito mais cedo para o buraco. O alcoolismo matou Garrincha há 30 anos...e continua a matá-lo até hoje, a cada uma de suas vítimas que o Brasil deixa de assistir.

AcErVOO Estrela do Oeste Clube está prestes a apresentar um importan-

tíssimo patrimônio histórico, o acervo fotográfi co do clube devidamente catalogado. São milhares de fotografi as, milhares mesmo.

ArTiSTAS DE ruAO chato que fi cava na pedindo dinheiro na ponte do Niterói desapa-

receu. Ainda bem. Em compensação, tá brotando malabaristas nos sinais de trânsito da cidade.

cOMO cOMEÇAr uM DiScurSO cOM inTEliGÊnciAFalava o representante de Israel na ONU: “Antes de começar o meu

discurso, quero contar-lhes algo inédito sobre Moisés... Quando Moisés golpeou a rocha com seu cajado e dela saiu água, pensou imediatamente: “Que boa oportunidade para tomar um banho”. Tirou a roupa, deixou--a junto da pedra e entrou n´água. Quando acabou de banhar-se e quis vestir-se, sua roupa tinha sumido! Os palestinos haviam-na roubado!!!” Um representante da Palestina de pronto levantou-se furioso e bradou: - “Que mentira boba e descabida! ...Nem havia palestinos naquela época”. O representante de Israel então sorriu e afi rmou: - “Muito bem... Então, agora que fi cou bem claro quem chegou primeiro a este território e quem foram os invasores, posso enfi m começar o meu discurso...”

Você também pode fazer uma pergunta para a presidentaDilma Rousseff. Basta enviá-la para o e-mail: [email protected], com

nome completo, idade, ocupação e cidade de moradia.

conversacom a PresidentaColuna semanal da Presidenta Dilma Rousseff

AMAnDA liAnE SAnTOS liMA, 39 AnOS, SErVEnTE DE linS (Sp) – EM ABril DO AnO pASSADO DEScOBri uM ciSTO nO OVÁRIO E FIZ A CIRURGIA EM JUNHO, PELO SUS. RECEBI UMA CARTA PERGUNTANDO DA MINHA CIRURGIA. QUERIA SABER DA prESiDEnTA DilMA QuE cArTA É ESSA, SE SOu OBriGADA A RESPONDER. prESiDEnTA DilMA – Amanda, essa correspondência é a Carta SUS, enviada pelo Ministério da Saúde a todos que foram internados no Sistema Único de Saúde, o SUS. As respostas ajudam a conferir o período de sua internação e se o procedimento foi efi ciente e correto. Você pode, ainda, avaliar as instalações do hospital, a equipe médica e de enfermagem, e informar se foi tratada de maneira efi ciente e humanizada. Os hospitais bem avaliados são premiados pelo Ministério da Saúde, como um estímulo à qualidade do atendimento; já os erros, são corrigidos, e as irregularidades são punidas. Por isso, Amanda, você não é obrigada a responder, mas seria muito importante que você o fi zesse. A Carta SUS foi lançada em novembro de 2011. Já foram postadas 10 milhões de correspondências e recebidas 316 mil respostas, e queremos ouvir cada vez mais pessoas. A resposta pode ser preenchida por você ou por um parente seu, e depois é só colocar nos Correios, sem pagar nada. Se o paciente identifi car qualquer irregularidade, como, por exemplo, um tratamento que não foi feito, pode responder imediatamente à Ouvidoria do Ministério da Saúde, pelo telefone 136 ou pela internet no Portal Saúde (www.saude.gov.br). Todas as denúncias são apuradas pelos órgãos de controle do Ministério.

rAMSÉS FriAS FilhO, 32 AnOS, EnGEnhEirO AGrÔnOMO DE cuiABÁ (MT) – prESiDEnTA, cOMO ESTÁ AQuElE prOGrAMA QuE rEGulAriZA TíTulOS DE TErrAS DE AGriculTOrES, O chAMADO TErrA lEGAl? JÁ pODEMOS TEr uMA iDÉiA DE QuAnTOS hEcTArES FOrAM rEGulAriZADOS?prESiDEnTA DilMA – Ramsés, o programa Terra Legal está em seu terceiro ano, e mais da metade da entrega de títulos ocorreu em 2012, o que mostra que o programa está mais rápido, graças às simplifi cações feitas nos processos das propriedades menores, com até quatro módulos fi scais. Já foram medidos e mapeados, com georreferenciamento, 57.230 imóveis, numa área de 5,37 milhões de hectares, em 215 municípios da Amazônia Legal. Deste total, já foram regularizados 269,04 mil hectares, com a entrega de 3,6 mil títulos de propriedade . Ao garantir o título da terra ao agricultor, o Terra Legal dá mais segurança para plantar e colher, além de facilitar o acesso ao crédito e à assistência técnica. Existe também a versão urbana do Terra Legal nas cidades da Amazônia Legal, que já benefi ciou 510 mil habitantes de 64 municípios, com a titulação de propriedades em 156 núcleos urbanos. Já foram doados 15,5 mil hectares de terras federais para as prefeituras, que podem repassar a titulação para cidadãos ou para estabelecimentos comerciais. O Terra Legal, Ramsés, está dando mais segurança para que milhares de famílias possam trabalhar e viver com mais tranquilidade.

MEnSAGEM DA prESiDEnTA DilMA SOBrE A AMpliAÇÃO DO BOlSA ESTiAGEM E DO GArAnTiA-SAFrA

Prezados leitores, uma das secas mais graves da história vem afe-tando o semi árido do Nordeste e de Minas Gerais. Por isso, na última sexta-feira, decidimos pagar mais duas parcelas do Garantia-Safra e da Bolsa Estiagem aos agricultores pobres da região, para que façam frente às despesas até retomarem a produção. Vamos continuar também a vender milho subsidiado aos pequenos produtores de aves, suínos, bo-vinos, caprinos e ovinos da região. O Garantia-Safra é um seguro de R$ 680, que vinha sendo pago em cinco parcelas. Em novembro de 2012, havíamos decidido pagar mais duas parcelas de R$ 140 e agora serão mais duas do mesmo valor, totalizando R$ 1.240, entre 2012 e 2013. Já a Bolsa Estiagem é um benefício para quem não tem o Garantia-Safra, cujo valor inicial era de R$ 400, divididos também em cinco parcelas. Com esta segunda prorrogação, serão nove parcelas de R$ 80, somando R$ 720 pagos entre 2012 e 2013. Continuaremos também as ações emergenciais para assegurar o abastecimento de água-cisternas, carros-pipa e poços, entre outras- além da liberação de R$ 1,9 bilhão em crédito emergencial para empresas da região. E, principalmente, vamos continuar acelerando as grandes obras hídricas, que serão a garantia futura do abastecimento sustentável da população do semi árido. Com certeza, as obras estrutu-rantes que estamos realizando tornarão o Brasil ainda mais preparado para enfrentar as emergências climáticas que poderão ocorrer.

Observatóriode imprensa

www.observatoriodaimprensa.com.br

pOr QuE ASSESSOrES DE MArkETinG nÃO SÃO

JOrnAliSTASTradução: Jô Amado (edição de Larriza Thurler)

Há tanto discurso entusiástico sobre native advertising, que é uma estratégia de marketing que permite a promoção dos conteúdos das marcas de uma forma integrada e não intrusiva,e marketing de conteúdo, que Sam Slaughter escreveu um post no qual pregava que assessores de marketing são os jornalistas de hoje. “Devagar com o andor, que o santo é de barro”, aconselha Kunur Patel, do site Digiday [17/1/13]. Não há dúvida de que as duas disciplinas vêm se aproximando mais – e por bons motivos. As mídias digitais forçaram as marcas e os publishers a se repensarem.

São louváveis experiências como aquela que fez a The Atlantic, com o post que provocou reações furiosas por ter colocado uma matéria paga sobre cientologia no mesmo pacote das matérias opinativas. Se esse tipo de publicidade, o chamado native ad, ajuda a revista a sobreviver e dá emprego a jornalistas, que seja bem-vinda. No entanto, há motivos para que a questão da native ad provoque reações tão repugnantes.

Quando mensagens de marketing são apresentadas de forma se-melhante às da velha reportagem – os posts sobre cientologia não são tão diferentes assim de uma matéria comum da Atlantic – e esse tipo de publicidade virou moda hoje em dia, é mais importante do que nunca deixar clara a linha que separa o marketing do jornalismo. As disciplinas aspiram a fi ns tão distintos que são simplesmente opostas.

rEcOnhEcEr A DiSTinÇÃO FOrTAlEcE O cOnTEÚDOComecemos pelo marketing. Segundo Rishad Tobaccowala, da Vivaki,

“marketing é compreender e atender as exigências do cliente.” Palavra--chave: cliente. Seja para comunicar o benefício do produto, para construir uma marca ou para alguma outra das inúmeras funções, os passos do marketing levam àquele cliente e a uma transação potencial. As novas regras exigem, sim, transparência, mas, no fi nal das contas, o conteúdo tem o objetivo de vender um produto ou serviço.

Agora vejamos a tarefa diária de um jornalista. Existem, é claro, aque-las almas nobres arriscando suas vidas para revelar as desigualdades no mundo e trazer para os holofotes o desfavorecido. É difícil esperar que uma marca bem empacotada traga a atenção do mundo para a desigualdade de gêneros ou os namoricos de um político. Embora isso seja só um lado do jornalismo, mesmo os repórteres que não exponham os males sociais ou deem voz aos desfavorecidos aspiram a uma fi nalidade comum: obje-tividade. As matérias de um jornalista nada têm a vender exceto o veículo que as publica. Num dia, a matéria pode elogiar a Pepsi; no dia seguinte, pode ser “viva a Coca-Cola”. No terceiro dia, é uma matéria sobre como os refrigerantes contribuem para a obesidade em nosso país.

Reconhecer essa distinção entre jornalismo e marketing fortalece o conteúdo. O leitor merece-o. O jornalismo que sacrifi ca a objetividade em troca de uns dólares irá perder sua audiência. Assim sendo, não se pode culpar The Atlantic por experimentar um novo formato ou, por que não, os cientologistas por usarem um espaço para se venderem a si próprios. O marketing que pretenda fazer algo que não seja vender um produto ou construir uma marca não é marketing.

cOnTAr hiSTÓriASIsso não quer dizer que os assessores de marketing não devam

procurar o jornalismo para ter dicas sobre como criar um conteúdo irresistível online. Os mecanismos de busca e as redes sociais tornaram isso uma necessidade. Os jornalistas são especialistas em criar conteúdo rapidamente e com orçamentos cada vez mais apertados. Criar e aprovar conteúdo são tarefas diárias enraizadas nas tendências da moda e nas conversas. Os jornalistas estão entre os mais compreensivos divulgadores das mídias sociais. São ágeis, oportunos e suas vozes são ouvidas. Con-somem constantemente conteúdo para aprender e testar a redação e os temas. São mestres contadores de histórias e constroem uma narrativa com a partir dos fatos mais triviais.

Entretanto, muitas marcas ainda estão pensando sobre o conteúdo social com meses de antecedência e aplicando velhas maneiras de criação de conteúdo a um mundo digital que não tem tempo para ciclos de longa produção. Para acompanhar o ritmo da internet, mais marcas precisam participar de suas matérias sociais nos prazos corretos.

Vale lembrar o truísmo de David Standish, professor de jornalismo: “O jornalismo é a arte do possível.” Contar histórias não é uma preciosidade; muitas vezes tem que ser rápido e sujo. Assim como o marketing social.

Page 5: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13 05ciDADES

Quem passa pelo quilômetro 122 da MG-050, na altura do Clube da Prefeitura Municipal, sabe que o perigo ronda o local, especialmente durante a noite. Em diversos casos, a impru-dência contribui para a grande preocupação que há com o trafego no local, uma vez que os acostamentos são pequenos e o fluxo é grande.

Iniciada no dia 10 de abril, as obras de duplicação da ponte sobre o Rio Itapecerica e da parte da rodovia tem previsão para terminar no fim do primeiro semestre de 2013, de acordo com Moisés, engenheiro da empresa J2 Engenharia, contratada pela concessionária Nascentes das Gerais para que a obra seja concluída. O valor investido pela Nascentes ultrapassa os R$ 4 milhões. Durante as obras no quilômetro 122 da MG-050, a pista não precisou ser inter-ditada, mas ainda assim é pre-ciso que os motoristas tenham atenção redobrada ao passarem pelo local.

Cerca de 40 homens traba-lham na obra, que está na fase de execução da mesoestrutura, que é o lançamento das vigas e, em seguida, a execução da superes-trutura, que é a implantação da laje, serviços complementares e pavimento.

Além da obra da duplicação da ponte, a Nascentes anunciou no início de julho a realização de outra obra: a construção da passagem de pedestres, que dará acesso aos bairros Candelária e Jardim das Oliveiras. A obra também está localizada no qui-lômetro 122 da MG 050 e já está em funcionamento.

A MG-050 é hoje adminis-trada pela concessionária Nas-centes das Gerais em Parceria Público-Privada do setor de infraestrutura rodoviária na-cional. A Rodovia, principal via de ligação entre o Centro-Oeste e o Sudoeste de Minas Gerais, possui 371,4 quilômetros de extensão.

Moisés fala sobre a expecta-tiva para a segunda semana de obras, uma vez que a J2 Enge-nharia iniciou os trabalhos no início da última semana: “Co-

meçamos os primeiros serviços, com a montagem do canteiro de obras”, disse Moisés, ressaltando que o contrato assinado com a Nascentes das Gerais é de três meses: “Inicialmente, nosso pra-zo contratual é de 90 dias. O que pode atrasar a entrega da ponte são as chuvas”, revelou.

No local, estão sendo im-plantadas as vigas de apoio, o que o engenheiro considera uma etapa longa de construção.

PASSAGEM DE PEDESTRES SERÁ REFORMULADA

A construção da passagem subterrânea para pedestres já está em fase final. O local onde atualmente é feita a travessia de pedestres possui apenas um caminho de terra, que fica na saída da rua Mar e Terra, possi-bilitando o acesso dos pedestres à MG 050 e a Rua Pitangui. Esse caminho também serve para li-gar os bairros Jardim das Olivei-ras e Candelária ao Bom Pastor.

A travessia foi construída com o intuito de facilitar o trá-fego de pedestres na rodovia, tendo em vista que não há uma passarela localizada nos arredo-

res e o ato de atravessar a estrada vem se tornando cada dia mais perigoso, pois veículos pesados, como caminhões e ônibus, tra-fegam á todo instante. Porém, a construção de passarelas está em projeção.

Nesta obra, foram investidos cerca de R$550 mil, possibilitan-do que vinte empregos fossem gerados para que a travessia saísse do papel.

O engenheiro civil da obra, Rogério Lourenço Barros, res-saltou que as obras são inter-ligadas: “O túnel subterrâneo é por questão de segurança e facilidade no acesso de um lado para o outro da rodovia. A am-pliação da ponte é um processo paralelo, faz parte do processo de duplicação da rodovia”, disse o engenheiro, revelando que essa construção poderá ser provisória: “Após a conclusão da ponte e duplicação da rodovia, este acesso que é provisório será reformulado, saindo de perto da porta do Clube da Prefeitura”.

Para finalizar, Rogério disse que as obras no túnel estarão finalizadas até quarta-feira que vem.

Obra de duplicação na ponte da MG-050 entra em fase finalIniciada em abril de 2012, obra avaliada em R$4,1 milhões deverá ser concretizada no fim do primeiro semestre de 2013, de acordo com empreiteira responsável

A cada começo de ano as taxas governamentais para aqui-sição das carteiras de motorista sofrem reajustes em todo o país, motivado por diversos fatores como o aumento do combustível e impostos. Em conseqüência as auto-escolas também aumentam os preços dos serviços prestados.

Geralmente esses reajustes são baseados em uma planilha apresentada pelo Sindicato das Auto Escolas e acontece entre janeiro e fevereiro de cada ano. O reajuste é necessário porque com ele os Centros de Formação de Condutores podem equilibrar as estrutura financeira do local.

Em Divinópolis até o momen-to somente as taxas do governo quanto ao processo de aquisição da carteira é que foram reajus-tadas. Atualmente na cidade o candidato a habilitação gasta em média R$ 1.200,00.

Segundo Silvana Campos, Sócia Proprietária de uma das auto escolas de Divinópolis, não acompanhar a planilha de custo é muito difícil já que esta é baseada

em valores mínimos para atuação destes estabelecimentos.

Esta tabela direciona as auto-escolas quanto aos gastos neces-sários para um bom funciona-mento do órgão comercial.

As pessoas que pretendem adquirir a carteira de habilitação devem se direcionar a uma auto escola com a seguinte documen-tação: carteira de identidade, duas fotos 3X4, CPF e um comprovante de endereço. Na própria auto escola o candidato faz a inscrição junto ao Detran, a partir disto é gerado um encaminhamento com o qual a pessoa poderá fazer o exame medico e psicotécnico. Depois desta fase o candidato es-tará apto a começar o curso teóri-co – a legislação de trânsito. Nesta etapa o aspirante a CNH estudará cerca de 45 horas/aula de legisla-ção, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Noção de Mecânica e Meio Ambiente. Depois de passar por estas horas obrigatórias o alu-no fará a prova na unidade do UAI em Divinópolis, prova esta que agora é eletrônica. Na seqüência, se aprovado o aluno devera tirar outra autorização que comprove que ele está apto a passar para as

aulas do exame pratico, esta com duração de 20 horas/aulas.

Na fase do exame prático as pessoas passarão por dois está-gios, são eles: a regra de circulação e a baliza, que hoje é feita entre dois cones e na sequência pres-tará o exame. Em Divinópolis as aulas práticas acontecem em dois bairros, o Liberdade e o Nossa Senhora das Graças.

Nos dias atuais a meta para o número de aprovados no exame de legislação que é de 70 % tem sido alcançada, porém o exame prático está bem abaixo do es-perado que é de 60%. Para tentar resolver esta deficiência, diversos Detrans do país já direcionaram para o Denatran, um pedido que fala sobre o aumento destas horas/aulas de 20 para 40. Até o momento nada ficou decidido quanto a esta alteração. Possi-velmente esta seja feita a partir do segundo semestre deste ano como aponta Silvana Campos.

O candidato que pretende adquirir a CNH deve pagar ao governo cerca de quatro taxas, Destas, três tem o valor de R$ 50,03 e se referem a inscrição, le-gislação, prova pratica de direção

e a de Licença de Aprendizagem que é de R$ 37, 87. Muitas destas taxas sofrem acréscimos vindos da auto escola, acréscimos estes, permitidos por lei já que a auto escola oferece serviços a parte como os de pagamento de taxas e inscrições, uma situação que oferece comodidade ao aluno, que por algumas vezes não pode se deslocar a bancos ou acessar a internet para fazê-lo.

As pessoas que querem ti-rar carteira devem ficar atentas quanto aos preços e aproveitar as promoções, principalmente neste período de transição de reajuste. Atualmente o aluguel de um carro para o exame prático esta em torno de R$ 80,00; as aulas de legislação cerca de R$ 200,00; já o exame prático oscila entre R$ 600,00 e R$ 700,00. Silvana escla-rece que estes valores podem ser negociados pelos alunos.

REAjUSTE nA cAPiTAL MinEiRALogo após a virada do ano,

o preço médio total para obter o documento, com todas as taxas e serviços necessários, passou de R$ 1.173,82 para R$ 1.340,36, um aumento de 14,19%. Os da-

dos são de uma pesquisa do site Mercado Mineiro, que comparou os preços de 27 auto-escolas de Belo Horizonte nos dias 16 e 17. Um dos principais motivos para a alta foi o reajuste das taxas cobradas pelo Detran-MG, mas os estabelecimentos também abusaram do valor de cursos e aluguéis de veículos, com valores bem relevantes.

A variação entre o preço co-brado pelas escolas chega a 40,1%.

Avaliando-se os serviços e taxas individualmente, a maior diferen-ça, de 162,63%, foi registrada no curso de legislação de 45 horas/aulas, com preços que variam de R$ 100 a R$ 260. Já a taxa inicial do Detran, paga nas auto-escolas, vai de R$ 50 a R$ 100, mesma variação (100%) encontrada na taxa de exame de direção, entre R$ 60 e R$ 120. Caso sejam pagas diretamente no departamento, as duas taxas custam R$ 50,03 cada.

Taxas para tirar carteira de motorista poderão ser reajustadas a partir de fevereiroO aumento é necessário para manter em dia os gastos com a manutenção das autoescolas

Segundo Silvana Campos os reajustes dos serviços de auto escolas são baseados em uma planilha apresentada pelo Sindicato e acontece entre janeiro e fevereiro de cada ano.

Paulo Reis

pAulO [email protected]

DAniEl [email protected]

Obras na ponte deverão ser finalizadas em três meses

Liziane Ricardo

Page 6: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/1306 ciDADES

Nova Lima, na Região Metro-politana de Belo Horizonte, está prestes a acolher a primeira em-presa brasileira capaz de produzir um mamógrafo com tecnologia 100% nacional. Com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Sawae, especializada na fabricação de aparelhos de raio-x e endoscópios de última geração, já providencia a certifi cação do protótipo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, todos os ma-mógrafos do país são adquiridos somente por meio de importação. “Fabricar os mamógrafos no Brasil gera um custo muito mais competitivo e a possibilidade de ter uma assistência técnica local”, enaltece o diretor-fi nanceiro da

Sawae, Luiz Henrique de Sousa e Silva. “O mamógrafo é uma máquina de funcionamento complexo que exige uma mão--de-obra especializada para fazê--la funcionar”, comenta também o diretor-geral da Sawae, José Alexandre Leão.

A meta da Sawae é oferecer um equipamento mais acessível e, com isso, alcançar 50% do mercado nacional e triplicar o faturamento nos próximos anos. “O BDMG tem sido um parceiro excelente da nossa empresa, por acreditar em nossos potenciais e, com isso, elevá-la a um pata-mar diferenciado”, destaca José Alexandre.

A estratégia tem como ali-cerce o programa Pró-Inovação, linha de fi nanciamento do BDMG

dedicada a projetos inovadores. Segundo Luiz Henrique, sem o apoio do Pró-Inovação, a Sawae teria de utilizar recursos próprios na pesquisa e desenvolvimento da engenharia do produto.

A linha de financiamento Pró-Inovação foi criada em 2011 em parceria com a Fundação de Amapro à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para fi nanciar projetos de desenvol-vimento ou implantação de ino-vação de produtos e serviços. Até o momento, já foram liberados R$ 14 milhões para 23 empresas.

Somando todas as linhas de fi nanciamento, somente em 2012 o BDMG desembolsou cerca de R$ 1,5 bilhão, sendo aproxima-damente R$ 350 milhões para micro e pequenas empresas. Até

2014, a instituição prevê alcançar R$ 2 bilhões em fi nanciamentos.

cOMBATE AO cÂncER DE MAMASegundo o Instituto Nacional

do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo da doença que mais mata no Brasil, e a única forma de aumentar as chances de cura é o diagnóstico preco-ce. A cada hora, seis brasileiras recebem a notícia de que têm a doença. Em Minas Gerais, a estimativa é de que mais de 4,5 mil novos casos tenham sido diagnosticados somente no ano passado.

Para combater a doença, o Governo de Minas, sob a coorde-nação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mantém o Programa Estadual de Controle do Câncer

de Mama, que tem como público--alvo as mulheres de 45 a 69 anos, incentivando-as a fazer o exame de dois em dois anos. De acordo com a SES-MG, existem em Mi-

nas 511 mamógrafos públicos e particulares em 187 municípios mineiros, número considerado suficiente para atender à de-manda.

Empresa apoiada pelo BDMG é a primeira a produzir mamógrafos no paísDivulgação

A rua Rosa Fonseca Silva, no bairro Santa Rosa em Divi-nópolis, continua sendo alvo

de reclamação dos moradores da região. Isso porque desde o ano de 2007 foi prometida a pavimentação total da via, o que não foi concluído até então. Apenas as partes em que os

ônibus coletivos trafegam foram pavimentadas no local, deixando parte dos moradores revoltados com a poeira.

Porém, a principal recla-mação dos moradores da rua é

em relação à pequena ponte de madeira improvisada no local, usada para atravessar um cór-rego que corta a via. De acordo com Aurélio Fernandes, o mau cheiro, ás vezes, se torna insu-portável: “É nojento. No meio do mato, você poderia ver o esgoto caindo”, reclamou o morador, dizendo que é impossível ver o esgoto no momento devido ao mato alto encontrado perto da rua: “Desde o início do ano, nós estamos entrando em contato com os órgãos públicos para que isso seja solucionado. Tudo que dizem é que as obras estão próximas de serem fi nalizadas. Me disseram no fim de 2012, mas até hoje está nessa situação”, revelou Aurélio.

Ainda de acordo com o mo-rador, a obra aparenta estar para-da: “Desde semana passada não vem ninguém aqui para arrumar. Está muito ruim. Usamos aquela ponte insegura para passarmos

para o outro lado. Imagina se aquilo cai com alguma criança?”, indaga Aurélio, reforçando que a maioria dos residentes da região são obrigados a passar pela pon-te para que não sejam obrigados a desviarem por outra rua, que atrasaria o caminho.

No entanto, o chefe de obras da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Cléver Paduani, as obras continuam em andamento: “Vamos resolver as questões na região sudeste da cidade, que inclui também os bairros Padre Eustáquio, Dava-nuze, Santa Lúcia, dentre ou-tros”, garantiu o engenheiro. Os bairros citados por Cléver vêm sofrendo, há muito tempo, com problemas com abastecimento de água, como a reportagem da Gazeta do Oeste, mostrou em diversas oportunidades.

Em relação à questão do sa-neamento, Cléver enfatizou que as obras para melhorias no local

também estão em curso, mas que não tem relação com a de abas-tecimento de água: “São obras de empreiteiras contratadas pela Copasa, mas empresas distintas”, confi rmou o engenheiro.

Normalização apenas em abril

Cléver diz ainda que as me-lhorias em relação ao abasteci-mento de água na região sudeste poderão ser vistas a partir do mês de abril. O objetivo é conseguir levar a água até a estação de abastecimento que está em fase fi nal de construção no alto do bairro Padre Eustáquio, próximo à entrada ao conjunto habitacio-nal Santa Lúcia, que abriga mo-radores benefi ciados pelo pro-grama Minha Casa Minha Vida: “Tudo faz parte de um conjunto de obras. Tanto a pavimentação quanto às melhorias no serviço de saneamento irão ajudar nas obras para o abastecimento de água”, fi nalizou Cléver Paduani.

Falta de estrutura e rede de esgoto são reclamaões de moradores do Santa Rosa

Rua Rosa Fonseca Silva vem sendo alvo de constantes reclamações. Ponte provisória feita no local corre risco de cair e mau cheiro é insuportável. Copasa revela que obras feitas são parte do processo de normalização do abastecimento de água na região sudeste

Moradores se arriscam na ponte de madeira Esgoto está sendo depositado no córrego

Materiais para as obras estão no local. Copasa confi rma que elas estão em andamento

DAniEl [email protected]

Daniel Michelini

Page 7: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13 07ciDADES

Os dados que norteiam as ações da SBP são da Academia Americana de Pediatria que apontam dez atendimentos nos serviços de emergência para cada mil crianças com menos de um ano de idade, provocados por acidentes com andador, todos os anos. Em um terço dos casos, as lesões são graves, geralmente fraturas ou traumas. Em grandes redes de varejo do país e em lojas de brinquedos é possível encontrar o equipa-mento à venda.

Já a Abrapur - Associação Brasileira de Produtos Infantis afirma que tentar proibir anda-dores é um retrocesso e defende a criação de uma regulamenta-ção para a venda.

Segundo a assessoria da SBP, a diretoria do órgão se reunirá com o Inmetro para discutir a questão.

Segundo Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP, os an-dadores podem ser usados na melhor das intenções quando as crianças ainda não estão com o desenvolvimento neuropsico-motor habilitado para andar, porém quando a criança estiver pronta, vai fazê-lo naturalmen-te, sem precisar do aparelho.

A entidade afirma que o equipamento é inútil para o desenvolvimento da marcha de bebês e que seu uso pode causar acidentes sérios como traumas no crânio chegando até a levar a morte.

Os médicos ainda apon-tam que o andador dá uma mobilidade inadequada para a

etapa de vida dos bebês e que, com seu uso, eles podem se aproximar de fogões, piscinas e produtos tóxicos.

O andador pode atrasar o desenvolvimento psicomotor da criança. Bebês que utilizam andadores levam mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Além disso, engatinham menos e têm escores inferiores nos testes de desenvolvimento.

O exercício físico também é muito prejudicado pelo uso do andador, pois, embora ele confira mais mobilidade e ve-locidade, a criança precisa des-pender menos energia com ele do que tentando alcançar o que lhe interessa com seus próprios braços e pernas. O aparelho tem a tendência de deixar sem estímulos certos músculos, o que diretamente vai atrasar os primeiros passos, aponta os médicos.

A partir de 2007, foi proi-bido vender, importar, e ainda fazer qualquer propaganda de andador para bebês no Canadá. Apesar de ainda muito popular no Brasil, para bebês de 6 a 15 meses, o andador já não é recomendado pelos pediatras. Os pais alegam alguns motivos para colocar o bebê no anda-dor. Alegam que ele dá mais segurança às crianças, evita quedas, dá mais independência por causa da maior mobilidade, promove o desenvolvimento da marcha, os bebês ficam extremamente motivados e até se apresentam mais fáceis de cuidar, mas isso nem sempre termina bem.

A literatura científica tem colocado por terra todas estas

teses quanto a eficácia do Anda-dor. A ideia de que ele é seguro é a mais errada delas. A pesquisa-dora sueca, Ingrid Emanuelson publicou uma análise dos casos de traumatismo craniano mo-derado em crianças menores de quatro anos, que considerou o andador o produto infantil mais perigoso, seguido por equipamentos de playground. A cada ano são realizados cer-ca de dez atendimentos nos serviços de emergência para cada mil crianças com menos de um ano de idade, provocados por acidentes com o andador. Isto corresponde a pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador. Em um terço dos casos, as lesões são graves, geralmente fraturas ou traumas cranianos, necessi-tando hospitalização. Algumas crianças sofrem queimaduras, intoxicações e afogamentos relacionados diretamente com o uso do andador, mas a grande maioria sofre quedas; dos casos mais graves, cerca de 80% são quedas de escadas.

Daiane Rodrigues, mãe de Renan Guilherme de 1 ano e um mês afirma que colocou a crian-ça no andador a partir de oito meses, por algumas vezes teve que sair correndo para acudir o filho que estava caído no chão ou prestes a cair. “As crianças adquirem muita velocidade estando sobre o aparelho e isso gera graves riscos para elas e problemas ainda maiores para os pais, declara a esteticista que ainda confessa estar decidida a não usar o aparelho com os fu-turos filhos. A experiência com

Renan me abriu os olhos para a fragilidade do objeto”, finaliza.

Caso o adulto realmente não tenha condições de ficar o tempo todo ao lado do bebê,

é mais seguro colocá-lo num cercado com brinquedos do que num andador. Rodeá-lo de um ambiente protetor, com dispo-sitivos de segurança, como gra-

des ou redes nas janelas; estas podem ser medidas de proteção passiva, muito mais efetiva. O andador definitivamente não se enquadra neste esquema.

Estudos médicos apontam falta de segurança dos andadores para as criançasSociedade Brasileira de Pediatria iniciou neste mês campanha nacional para abolir os andadores de bebês

Apesar do sorriso na foto, Renan hoje com um ano e um mês, já caiu algumas vezes do andador. Segundo a mãe a experiência negativa com o aparelho a fez decidir não usá-lo com os futuros filhos.

Daiane Rodrigues

pAulO [email protected]

Nova Serrana-MG está em situação de alto risco por causa da concentração de larvas do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypt. Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRAa), 35 dos 49 bairros inspecionados estão com pontos

contaminados. A classificação da pesquisa para o município é de 6,7%, quando o tolerável é de 1%.

Os pontos mais preocupantes estão nos bairros Romeu Duarte, Centro, São Geraldo e Planalto. Os locais com maior índice de infestação são recipientes des-cartáveis, como copos, garrafas,

vasilhas plásticas, além de sacolas e demais tipos de lixos. Do total de pontos, 94% encontram-se em residências. “É de fundamental importância a participação da população no controle da den-gue, já que as pesquisas mais recentes apontam a presença do mosquito dentro das casas, onde o agente por si só, não con-segue eliminar o foco”, explica a supervisora de endemia, Solange Aparecida Silva Dellavali.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2013. Na cidade já foram notifica-dos 27 casos laboratorialmente, na região do bairro Frei Paulo. Destes, 26 aguardam resultado e um tem confirmação positiva.

Prefeitura atua no combate a dengue

Hoje, 23, cerca de 30 funcio-nários do setor de epidemiologia

da prefeitura de Nova Serrana receberão capacitação para atuar em casos emergenciais. Outra medida para evitar a proliferação das larvas do mosquito trans-missor da dengue é a realização de mutirões nas regiões mais críticas.

Durante os próximos dias ha-verá nos bairros da cidade capina, retirada de entulho, varrição de ruas e limpeza de lotes. Os locais com maior índice de infestação serão atendidos primeiro. Nos dias 24 e 25, o bairro Romeu Duarte receberá a equipe da prefeitura. “As pessoas que qui-serem retirar entulhos ou objetos indesejados de suas residências podem deixar na frente das casas, para que nossa equipe transporte para locais adequados”, afirma o chefe de obras, Ednaldo Pinto de Souza.

Nova Serrana tem 71,4% dos bairros infestados pelas larvas do mosquito da dengue

Um estudo feito pelo Sin-dicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sin-difisco Nacional) aponta que a defasagem na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física já chega a 66,4%, de 1996 a 2012, se for levado em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumi-dor Amplo (IPCA).

Os cálculos do Sindifisco Nacional consideram que o IPCA acumulado de 1996 a 2012 foi de 189,54% e a correção da tabela, no mesmo período, foi de 73,95%. O sindicato utilizou dados da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

De acordo com o Sindifisco, a faixa de isenção para reco-lhimento de IR passou de R$ 1.637,11 no ano passado para R$ 1.710,78 em 2013. Ainda se-gundo o sindicato, caso a tabela não tivesse sido corrigida, desde

1996, abaixo da inflação oficial, a faixa de isenção estaria em R$ 2.784,81.

Desde 2011, o reajuste da tabela de Imposto de Renda de Pessoa Física é de 4,5%, o centro da meta de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A regra, estabele-cida por medida provisória, fixa os 4,5% até 2014.

O analista da Tendências Consultoria Integrada Felipe Salto aponta que é uma decisão do governo escolher o modelo de atualização. “Há várias regras que o governo pode seguir. Pode corrigir pelo IPCA, pode corrigir pela meta. O importante é que a tabela guarde relação com as mudanças que acontecem na atividade macroeconômica”, co-mentou. De acordo com ele, oti-mizar as faixas de renda também é uma forma de acompanhar as mudanças.

Tabela do Imposto de Renda acumula defasagem de 66%

Page 8: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/1308 VAriEDADES

DRA. KARLA [email protected]

AlErTA

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected] ou para a Rua Cotoxó, 303, conjunto 81-82, São Paulo, SP, CEP 05021-000 *Distribuição Acontece Comunicação e Notícias

GESTAÇÃO TArDiAUma complexa decisão com uma série de variáveis. Você está preparada?

DESpErTAr pArA O SucESSO!

De 11 a 14 de abril de 2013, acontece no Transa-mérica Expo Center a 10ª edição do Congresso Paulista de Anestesiologia – COPA.

Promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP), o evento já começa com uma série de cursos pré-congresso sob os mais variados temas, tais como via aérea difícil, anestesia venosa, ventilação mecânica, urgências em pediatria, e muitos outros.

As inscrições já estão abertas em www.saesp.org.br. Mais informações em (11) 3673-1388.

prOGrAMA, prOMOViDO pElA AMB, cOnTA cOM O ApOiO DE MAiS DE 100 EnTiDADES MÉDicAS

Divulgação

Com as enormes mudanças no mundo contemporâneo, e a cada vez maior participação da mulher no mercado de trabalho, mulheres acabam optando por retardar a maternidade em prol de estabilidade profissional. Elas estudam mais, cursam nível superior e estão menos preocupadas com a maternida-de. Em parte, esta decisão está relacionada com os avanços da medicina na área de fertilidade, que hoje garantem um prazo maior para a realização do desejo de ser mãe.

De acordo com o dr. Mauro Sancovski membro da Associa-ção de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SO-GESP), a mulher com o avançar da idade, após os 35 anos de ida-de, começa a ter sua fertilidade diminuída.

“Qualquer que seja a idade em que a mulher deseja engra-vidar, é impossível garantir o sucesso de sua decisão. Somente podemos dizer que, do ponto de vista médico, antes do 35 anos as chances são sempre maiores”, explica.

Após os 35 anos, as chances da mulher apresentar hiperten-são arterial, diabetes e quaisquer outras doenças que se relacio-nem com a idade aumentam. Nesses casos, portanto, um bom pré-natal é ainda mais im-portante, para compensar estas intercorrências.

Durante estas consultas, também, será possível avaliar os riscos aumentados para alte-rações cromossômicas como a Síndrome de Down.

“O risco aos 35 anos é de cerca de 1%; aos 40, sobe para 3%; e aos 45, para 6%. Isto é, com o passar dos anos, os riscos são muito superiores aos da população jovem, embora a pro-babilidade de que a criança seja normal ainda seja muito grande. Mais tarde, por volta dos 55 anos, há também a interferência de problemas de natureza emocio-nal, além do choque de gerações e outros problemas que podem surgir no caso de sucesso.”

TRATAMEnTOS E cUSTOSCom o passar dos anos, tor-

na-se cada vez mais necessária a utilização de tratamentos específicos para tornar mais viável a gestação tardia. Segundo dr. Sancovski, postergar muito a gestação leva a mulher a exaurir seus folículos ovarianos – que estão em seus ovários desde o tempo em que estava no útero de sua mãe. Assim, a tentativa de uma gestação espontânea pode-rá fazê-la perder muito tempo, a ponto de não ser mais possível a gestação com óvulos próprios.

“Os caos dependem de cada situação, mas os mais indicados costumam ser simples insemi-nações, fertilizações com cap-tação do óvulo da futura mãe e

a fertilização in vitro com trans-ferência do embrião. Na falta de óvulos da gestante, é possível, ainda, utilizar a ovo-doação.”

Há também os casos em que o pai não oferece esperma-tozoides viáveis, levando o casal a buscar sêmen de um doador, com fecundação espontânea ou através de ICSI (injeção in-tracitoplasmática do esperma-tozoide).

“Além da idade da mulher e da qualidade dos espermatozoi-des do homem, outros fatores podem interferir nas dificul-dades de engravidar, como por exemplo problemas imunológi-cos ou outras patologias, tanto do homem quanto da mulher. Somente uma ampla avalia-ção médica de ambos poderá determiná-las.”

Nem sempre a gravidez acontece quando o casal decide que chegou a hora

Divulgação

Artigo escrito pelo médico convidado DR. EDUARDO PINHO TAVARES, que é médico geriatra, especialista em Geriatria e Gerontologia pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Pós-graduado em Sexualidade Humana, Medicina Ortomolecular (SP) e Medicina Estética (Sociedade Brasileira de Medicina Estética), e proprietário da CLINLIFE.

Quantas vezes as pessoas se acomodam e fi cam ali a vida in-teira “circulando ao redor”e não crescem e não progridem.. É muito mais fácil não voar, fi car no chão recebendo o alimento e o poleiro , do que voar e sair a procura de trabalho, de aven-tura, de realização e de amor.

Do ponto de vista profi s-sional vemos pessoas que se limitam a uma rotina cansativa e desgastante, sempre recla-mando das crises, da falta de dinheiro, do governo e nunca fazem nada para crescer.

Na área afetiva a mesmice de sempre. Os casais são in-capazes de inovar, de criar, de sair da rotina. Todos os dias já sabem exatamente o que vai acontecer no dia seguinte, na semana seguinte. Nada novo. Repetem automaticamente todos os comportamentos. E a rotina intoxica e inunda o dia--a-dia tirando a motivação e o encanto pela vida. E, aos 40 - 50 anos, as pessoas já se sentem

cansadas, desanimadas, sem energia para nada. Cansadas, sim, dessa vida que estão viven-do. Sem emoção, sem entusias-mo, sem um desafi o.

É o que Belkis Morgado chamou sabiamente de: “A so-lidão de Mulher bem Casada”. O casamento tradicional, o marido ótimo, os fi lhos exce-lentes, sem problemas. Não há desemprego. Não falta dinheiro . Mas ela está infeliz, desmoti-vada para viver.

Precisamos sempre criar um desafi o novo, uma grande motivação para viver.

Para uma pessoa ser alegre, feliz, animada e bem humorada ela deve estar bem profi ssio-nalmente e bem afetivamente. Quantas pessoas se lembram de cuidar do lado afetivo? Muitos vão ao cardiologista, ao ginecologista e ao geriatra.

Mas, quantos, já foram a um sexólogo para saber como melhorar a vida sexual. Saber o que existe de novidade.

Desintoxicar das crendices, mitos e tabus que aprenderam de forma inadequada?

Precisamos despertar a águia que existe dentro de nós. Ninguém nasce pronto. As pessoas estão em estágios e desenvolvimentos diferentes. Muitas vezes é preciso muito carinho e ajuda para despertar a águia que existe nas pessoas. A parceria , a ajuda, o caminhar juntos é que fazem o cresci-mento e a realização.

Existem pessoas que cis-cam a vida toda, rodeiam, falam, esbravejam mas não saem do lugar. Não crescem. São galinhas a vida toda.

Aquela história dos anjos que, por castigo, perderam uma asa e não puderam mais voar nos mostra que muitas ve-zes precisamos abraçar mesmo a outras pessoas que também só tem uma asa para juntos voarmos como águias e sentir-mos realizados. Poucas pessoas e quase todas as situações nos ensinam a ser galinhas.

Poucas pessoas nos ensi-nam a ser águias, nos colocam nas alturas e nos falam:

- Vá, voe mais alto, conte comigo. Você é forte, é capaz e nasceu para o sol.

- Ganhe as alturas e seja feliz.

EDUARDO PINHO TAVARES

Page 9: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13 09VAriEDADES

FABiAnO TOlEnTinO & pAulO [email protected]

www.campoenegocio.com [email protected]: @campoenegocio facebook: programacampoenegocio

cOTAÇÕES – FOnTE cEpEA ESAlQ

A EScOlhA DO rEprODuTOr cOrrETO ( 2ª parte )

MOSTrA DE AniMAiS nO hArAS DOnA FlOr

cAMA DE BAiA

criADOrES DE EQuinOS

SiMpÓSiO SOBrE SilAGEM

FONTE CEPEA ESALQ

Os produtores de leite possuem à mão centenas de touros com fi lhos provados para inseminarem suas vacas. É um trabalho sério e bem feito pelas centrais de sêmen espalhadas pelo mundo. Já os criadores de equinos pos-suem dezenas de garanhões de renome nacional para acasalarem com suas éguas. Se o garanhão está muito distante o jeito é pedir o envio do sêmen, que é acondicionado em caixa de isopor com gelo. Na foto : Os tratadores Alessandro e Renato com o garanhão Fag Color !

No último sábado estivemos no Haras Dona Flor, em Pará de Minas, onde conferimos dezenas de animais da raça Campolina, do criador Nelson Grassi de Melo Franco. São filhos e filhas de vários

garanhões entre eles Samurai da Dona Flor que está produzindo futuros campões ! Vários criadores participaram da recepção ! Vejam mais no site.

Alguns criadores de animais de elite ( equideos, bovinos, ovinos ) tratam de alguns exemplares em baias. Para isso é preciso que esta seja arejada, ampla, e seca. Um dos materiais que servem a este fi m é a serragem. Uma boa cama para bovinos e equinos deve ser de pelo menos 20 cm de altura.

Um dos criadores que estão começando um trabalho de base na região é o jovem Luis Gustavo La Guardia que possue algumas éguas e um garanhão que está sendo preparado para pistas. Na foto o criador com a égua Clô do LGC !

Arroba do Boi - R$97,31 – variação de + 0,59% no mês

Litro de Leite - R$0,8992 em Minas. Média no Brasil R$0,8934 – tendência a queda.

Milho (saca de 60 kg) - R$32,60- variação de menos 4,96 %

no mês

Soja (saca de 60 kg) - R$75,73 - estável

Suíno-R$3,80 kg –ligeira alta

Frango – R$ 3,93 kg – variação de + 1,03% no mês.

Começou ontem às 8 horas no Teatro Usina Gravatá o 3º Silage School, simpósio sobre produção de silagem, abordando assuntos variados e com visitou, no período da tarde, à uma fazenda onde foi feita a parte prática do evento.

Page 10: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/1310 VAriEDADES

Novelas

Os resumos dos capítulos de todas as novelas são de responsabilidade de cada emissora,

estando sujeitos a eventuais alterações.

lADO A lADOGlobo - 18h

Constância tenta convencer Esther a rea-tar o noivado com o � lho. Albertinho pro-cura Gilda e confessaseu interesse por ela. Zé Maria avisa a Jurema que os capoeiras cercaram sua casa para protegê-la. Sandra recebe uma joia da mãe de Teodoro. Cata-rina recomenda que Fernando não entre em atrito com Edgar, por causa das ações que o irmão ainda possui. Isabel conta a Matilde que Elias gosta de Constância. Gilda confessa a Almeidinha que gosta de Chico e deAlbertinho. Afonso e Laura contam a Isabel e Zé Maria que Jurema foi presa. Praxedes pergunta a Zé Maria se ele era um dos capoeiras que bateram em seus guardas.

GuErrA DOS SEXOSGlobo - 19h

Charlô, Nando e Olívia conseguemimpe-dir Roberta de assinar o contrato. Isadora manda Ronaldo embora de sua casa. Nieta consegue despistar Dino sobre a origem do dinheiro que ganhou. Felipe tem uma ideia para acabarcom as brigas entre Charlô e Otávio. Ulisses enfrenta Carolina. Juliana vê as fotos de Nando e reconhece que está interessada nele. Nenê ameaça Veruska. Charlô avisa a Roberta que Dino pode ter falsi� cado o balanço da Positano. Nando desiste de trabalhar com Otávio. Felipe marca de se encontrar com um tabelião na mansão. Zenon pede para Carolina ajudá-lo a conquistar Charlô. Juliana fala para Vânia que não vai atrapalhar o romance de Nando e Roberta. Nando a� rma a Ulisses que não terminará com Roberta para � car com Juliana. Dino se preocupa ao saber da auditoria que Charlô pediu sobre o balanço da Positano. Lucilene briga com Carolina. Analú encontra a ilha em que � cou com Nando e Kiko, e alerta que o sequestro já pode ser executado. Felipe dá um ultimato em Charlô e Otávio.

SAlVE JOrGEGlobo - 21h

Stenio pede para Helô impedir Mustafa de voltar para Istambul. Morena brigacom Lucimar por causa de Jéssica. Pescoço pede para Vanúbia não ir para a Turquia. Lívia vai até a delegacia, deixandoHelô ainda mais descon� ada. Berna implora que Mustafa não volte para Istambul. Helô pede para intimar Wanda e Russo. Mustafa se hospeda no mesmo hotelde Lívia. Irina não deixa Waleska saber da morte de Jéssica. Bianca conta para Maitê que deixou um bilhete para Zyah comseu endereço no Brasil. Morena chega ao quarto de Lívia.

MAlhAÇÃOGlobo - 17h30

Dinho convoca seus amigos para uma

festa de despedida. Ju se despede de

Dinho. A caminho do navio, Dinho

passa pelo Misturama e vê Lia tocando

a música que compôs sobre o relaciona-

mento deles. Dinho acena e Lia termina

a canção emocionada. Raquel pressiona

Lorenzo para vender seu apartamento.

Lia a� rma a Ju que sofreu muito e que

não se apaixonará novamente. Um

grupo de holandeses patrocina o pro-

jeto social de Raquel na comunidade.

Raquel � ca tentada a usar o cheque dos

holandeses para comprar sua parte do

apartamento que tem com Lorenzo. Lia

se emociona ao ler um poema de amor

durante a aula de literatura. Vitor perce-

be, se levanta e acompanha a roqueira,

lendo o texto até o � m.

BAlAcOBAcORecord - 23h

O médico reposiciona Magno na cama

e não autoriza que Eduardo tire uma

foto da tatuagem. Norberto consegue

convencer Isabel a voltar para o Rio de

Janeiro, mas ela promete voltar no dia

seguinte. Diva se arruma para encontrar

Eduardo e Dóris comenta com a irmã,

que não quer ir ao encontro. Luiza per-

gunta o motivo de Jose� na estar triste.

A empregada não revela, mas agradece

o apoio. Lígia diz a Arthur que Norberto

deve estar sendo chantageado. Ele

considera, mas fala que não acredita nas

acusações de Eduardo sobre seu � lho

ser um assassino. Diva tenta convencer

a irmã a se arrumar para encontrar Edu-

ardo, mas Dóris � ca receosa e diz que

teme ser presa. As gêmeas Paranhos são

interrompidas por Norberto, que mostra

para a ex-namorada como � cou machu-

cado por culpa dela. Osório confessa

para Violeta que não sabe se conseguirá

transformar Cremilda em uma pessoa

melhor. Celina conversa com Adamastor

e diz que ele deveria abrir os olhos de

Arthur para a índole do � lho. Eduardo

liga para Isabel, que o acusa de mandar

espancarem Norberto. Ela defende o

marido, mas � ca aturdida ao saber que

Magno também tem uma tatuagem de

águia nas costas. Vicente conversa com

Gabriela e descobre da surra que seu

irmão postiço levou. Norberto ameaça

Diva, que assume sua culpa e pede para

ele poupar Dóris, pois ela não sabia de

nada. O vilão questiona a ex-namorada

para saber porque ela está do lado de

Paulo e descobre que ele comprou o

apartamento para ajudá-la.

Você se perceberá mais sensível às necessi-dades alheias e se ocupará em satisfazer às expectativas. O convívio com amigos e fami-liares contam com boas vibrações e sua vida sentimental ganha um novo embalo neste dia: aproveite a maré!

Procure dar o melhor de si neste dia, pois tudo indica que a sua dedicação profi ssio-nal está sendo avaliada. Marte reforça sua disposição e determinação em suas tarefas cotidianas.

Não faltará garra nem poder de iniciativa para lutar por seus objetivos profi ssionais e pessoais neste momento. Viagem e deslocamentos serão favorecidos. Já no campo afetivo, não tenha receio de tomar a iniciativa: a hora é essa!

Trabalhos que possa desenvolver sem a ajuda de terceiros são os mais favorecidos. Do ponto de vista emocional, você poderá sentir necessidade de recolhimento.

Excelente dia para estreitar os seus vín-culos com os amigos e as pessoas com as quais tem objetivos e interesses em comum. O trabalho em equipe pode render resultados surpreendentes.

Mantenha o foco das suas atenções no trabalho e conquistará os resultados de-sejados. Hoje é um dia em que você deve mostrar toda a sua garra e boa vontade.

No campo profi ssional, você poderá se sair bem em atividades dinâmicas, com-petitivas ou que exijam conhecimento específi co. No campo sentimental, o cli-ma é de grande paixão e de entusiasmo.

Marte indica que este é um bom mo-mento para você buscar sua autonomia no trabalho: alie seu raciocínio rápido com sua determinação.

Hoje, vai ser mais fácil chegar a um ponto consensual com quem convive. O dia é ideal para trocar ideias, dividir projetos e trabalhar em equipe. A dois, o astral é dos mais harmoniosos.

Bons ventos sopram em direção à sua vida profi ssional. É hora de brigar por seus interesses e de valorizar o seu tra-balho. Sua vida amorosa talvez fi que em segundo plano.

Explore sua criatividade no trabalho, pois não faltará disposição para assumir riscos de pagar o preço de uma decisão. Tarefas que exijam atitude e competitividade ganham um novo embalo.

Lute por sua autonomia ao desenvolver suas tarefas. Muitas vezes, o segredo é a alma do negócio e você deve prestar atenção às oportunidades.

Horóscopo Zezé Polessa é chamada para depor por morte de motorista

Depois de ser apontada como uma das causadoras de um infarto fulminante de um motorista, Zezé Polessa será chamada para prestar depoi-

mento ainda esta semana.De acordo com o delegado

Antônio Ricardo, da delegacia da Taquara, no Rio, os parentes do motorista e as testemunhas que

presenciaram uma discussão entre a atriz e o motorista tam-bém serão ouvidos pela polícia.

De imediato, o inquérito irá apurar se Zezé infringiu o Es-tatuto do Idoso, que tem como objetivo reprimir quem humi-lha, desdenha, menospreza ou discrimina pessoas idosas. A pena para esse crime é de seis meses a um ano de reclusão.

Nelson Anderson Lopes, de 63 anos, era motorista da atriz de “Salve Jorge”. Ele teria morrido após uma discussão com a atriz.

Caso fi que constatado que a artista o destratou mesmo depois de ter sido informada que ele sofra com problemas no coração, Zezé Polessa poderá responder por homicídio culpo-so – sem intenção de matar.

Internada há cinco meses, Beth Carvalho fi cará de fora do Carnaval

A cantora Beth Carvalho vai fi car de fora do desfi le da Man-gueira neste ano. A escola de samba verde e rosa é uma de suas maiores paixões na vida. Interna-da no Hospital Pró-Cardíaco há cinco meses, onde se recupera de uma delicada cirurgia na coluna, a sambista precisa de repouso e cuidados e não pode exagerar nessa fase de recuperação.

Beth se movimenta sozinha, mas só com a ajuda de um an-dador.

A cantora deu entrada no hospital em agosto de 2012, quando colocou pinos orto-pédicos que dão sustentação à coluna. O problema com as dores lombares já a atormentam há algum tempo e ela chegou a cancelar apresentações em 2009.

Diego Alemão teria pedido R$ 3 milhões para voltar ao BBB

Ao vencer o BBB7, Diego Alemão faturou o prêmio de R$ 1 milhão. E agora, convidado para retornar ao reality, o paulista teria pedido o triplo, para participar da atração, independente do resultado fi nal.

Segundo um colunista paulis-tano, Boninho, é claro, riu da situ-ação e nem se deu ao trabalho de continuar o diálogo com Alemão. Isso signifi caria que, vencendo ou não a 13 ª edição do programa, Diego levaria para casa, sozinho, o dobro do prêmio oferecido, que é de R$ 1,5 milhão.

A ideia da produção e do todo-poderoso diretor do reality era que o vaidoso Alemão e Fani Pacheco apimentassem mais a casa. Na 7ª edição do programa, Alemão, Fani e Íris Stefanelli protagonizaram o mais famoso triângulo amoroso na história do BBB.

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Page 11: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13 11ciDADES

Na manhã de ontem (22), por volta das 8h, a catarinense Fernanda Souza Guiguer, que está presa em Londres desde novembro por tentar sequestrar a própria filha, fez mais um contato com sua mãe, Magda Stela Souza, que mora em Cri-ciúma, Sul de Santa Catarina. Fernanda, que há três anos vivia na Itália, descobriu na prisão estar grávida de quatro meses e disse para a mãe que está tendo sangramentos.

Na ligação de poucos minu-tos, Fernanda contou que já está

ciente da repercussão do caso na imprensa e que está confiante com o caminho que o caso está tomando. “A minha filha disse que ficou tranquila quando a companheira de cela, também brasileira, avisou sobre as notí-cias. Ela falou que essa injustiça vai ser comprovada e que vai conseguir retirar a Rafaely do pai”, contou Magda.

A modelo de 29 anos está detida em um presídio feminino de Londres desde o dia 1º de novembro, quando tentou sair da Inglaterra com a filha de oito

anos e o atual esposo. O pai da criança e ex-marido de Fernanda acionou a Interpol para impedir a saída da filha do país. A mãe e o padrasto estão sendo acusados de sequestrar a menina.

O caso chegou até o gabinete da ministra Maria do Rosário, titular da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que de-terminou acompanhamento do assunto pelas equipes da pasta. A Assessoria Internacional infor-mou que a prioridade é monito-rar a saúde da criança. O pai de Rafaely está passando todas as

informações necessárias e um psicólogo deve ser colocado à disposição para acompanhar a menina.

A Secretaria também infor-mou que pode pagar as passa-gens de Magda, caso ela necessi-te ir até Londres acompanhar de perto o julgamento de Fernanda. O governo brasileiro também divulgou que está tentando transferir a mulher para o Brasil. Ela ficaria presa no país e seria julgada de acordo com as leis londrinas, pois o caso é compe-tência daquela nação.

Catarinense presa em Londres faz contato com mãe e diz estar tranquila

As urnas das eleições legis-lativas em Israel foram abertas às 7h locais (3h de Brasília) De ontem (22) na maior parte dos centros de votação, de onde sairão os representantes da 19ª Knesset, o Parlamento israelense.

Mais de 5,5 milhões de isra-elenses foram convocados para depositarem seus votos no pleito geral, que ocorre em uma jornada considerada festiva no país.

As últimas enquetes apontam como favorita a formação enca-beçada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o Likud--Beiteinu.

Apesar da liderança nas pes-quisas, o partido de Netanyahu perdeu apoio durante a campa-nha, e deve vencer com uma mar-gem apertada. Um desempenho relativamente fraco nas urnas para Netanyahu o tornaria mais suscetível às demandas de seus parceiros de coalizão, pequenos partidos de direita e religiosos, nos quais seu governo teria de se apoiar para sobreviver.

As urnas permaneceram abertas nos 10.235 centros de votação até as 22h locais (18h de Brasília), principalmente nas grandes cidades. Nas localidades

com menos de 350 eleitores o horário será reduzido.

A Lei Fundamental israelense estabelece que o pleito legisla-tivo é geral, direto, igualitário, secreto e territorial, sendo todo o país uma única circunscrição eleitoral.

Todo cidadão tem direito a voto a partir dos 18 anos, e um deputado pode ser eleito a partir dos 21. O dia da eleição é feriado no país, permitindo que todos que queiram depositem seus vo-tos. O transporte público também não é cobrado no dia da eleição.

Dos 5.659.560 israelenses convocados, cerca de 800 mil são árabes (palestinos que ficaram em Israel após a criação do Esta-do, em 1948).

Trinta e quatro partidos con-correm ao pleito, mas só obterão representação na Knesset os que obtiverem pelo menos 2% dos votos válidos emitidos.

A votação começou na noite do sábado (19), com a abertura das urnas no Ministério da Defe-sa, em Tel Aviv, para os militares, que seguiram votando nos dias posteriores em outras instala-ções.

Também foram instaladas 94 urnas em hospitais, 57 em prisões

e centros de detenção e outras 94 em legações diplomáticas espa-lhadas pelo mundo.

Após a apuração, o presidente do Estado, Shimon Peres, deverá manter consultas com os diferen-tes partidos e alocar a formação do Governo ao candidato em me-lhor posição para consolidar uma maioria de 61 deputados, missão que contará com prazo de 28 dias e possibilidade de ampliação de duas semanas.

A divulgação do resultado oficial das eleições será feita em 30 de janeiro, e o partido que conseguir formar uma coalizão poderá apresentar à Câmara o seu candidato ao cargo de primei-ro-ministro em 14 de fevereiro.

O primeiro-ministro votou cedo nesta terça-feira junto com sua esposa Sara e seus dois filhos em um colégio de Rehavia, um bairro elegante do centro de Jeru-salém Ocidental onde se localiza sua residência oficial.

ADiAnTAMEnTOO mandato do primeiro-

-ministro é de quatro anos, mas o detentor do cargo pode deter-minar a realização de eleições antecipadas como ocorreu este ano – a eleição estava marcada

inicialmente para outubro de 2013.

A dissolução ocorreu porque a coalizão do governo não conse-guiu chegar a um acordo para o orçamento nacional. O projeto de orçamento 2013 preparado pelo ministro das Finanças, Youval Steinitz, previa severas medidas de austeridade, que praticamente não tinham chance de ser adota-das pelos diferentes partidos da maioria diante da aproximação das eleições, que seriam em 2013.

Para continuar no poder, será essencial para Netanyahu conseguir votos para os partidos de sua coalizão – nenhum partido sozinho já conseguiu a maioria no Parlamento israelense.

cOMPOSiçãOO parlamento é composto

de 120 membros, que represen-tam de maneira proporcional o número de votos recebidos pelos partidos. O premiê é es-colhido entre os membros de Knesset – o presidente aponta o eleito que tenha mais chances de formar um governo de coalizão, normalmente o líder do partido mais representativo ou do partido que lidera a coalizão com mais cadeiras.

No país, o presidente Shimon Perez é o chefe de estado, e o premiê, atualmente Netanyahu, chefia o governo.

Entre os 34 partidos, quase um terço deles é formado por re-ligiosos nacionalistas ou ultraor-todoxos, o que levou a campanha eleitoral a ser dedicada a orações, símbolos e discursos religiosos.

Três partidos religiosos fazem parte da coalizão governamental e devem permanecer em apoio ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

O Shas, que ocupa 11 das 120 cadeiras no Parlamento atual e cujo eleitorado é composto de ultraortodoxos de origem orien-tal - judeus dos países árabes -, deverá manter sua força politica.

Outro partido ultraortodoxo é o Yahadut Hatorah, que represen-ta religiosos de origem ocidental - judeus dos países europeus - e deverá ganhar 6 cadeiras no pró-ximo Parlamento.

O lema principal desse parti-do, cujo nome significa Judaísmo da Torah, é a preservação do sábado como dia do descanso segundo os preceitos da religião judaica. “Nos ajude a preservar o Shabat (Sábado)”, diz um dos slogans da campanha.

Israel abre as urnas para eleições legislativas

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, depositou seu voto durante as eleições israelenses.

Divulgação

Divulgação

Page 12: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/1312 ciDADES

O mais popular sabor mi-neiro, o pão de queijo, foi levado pelos chefs convidados ao festival Madrid Fusión como um dos destaques da culinária de Minas Gerais. Um dos principais repre-sentantes da cultura mineira é quitanda dos tempos antigos, consumida primeiramente nas fazendas que tinham fartura de leite e, claro, de queijo. No Madrid Fusión, maior evento gastronô-mico do mundo, a iguaria foi servida no coquetel de abertura.

A mistura, que é o tema do terceiro vídeo da série “Minas, o estado da gastronomia”, leva basicamente queijo, polvilho e ovos. A iguaria atravessou séculos

e hoje faz parte do cardápio diário de muita gente, desde pequenas lanchonetes até hotéis de luxo em todo o Estado e fora dele.

Em um estabelecimento cin-co estrelas de Belo Horizonte, o pão de queijo é servido em todas as refeições. “O pão de queijo aqui é feito 24 horas. Qualquer hóspede que queira comer basta pedir”, diz o chef de cozinha do hotel, Juliano Marques.

De produto artesanal feito à mão nas fazendas, o pão de quei-jo passou hoje ao status de um produto industrial, consumido em larga escala. Uma fábrica de Contagem, na Região Metropoli-tana de Belo Horizonte (RMBH)

existe há 20 anos e detém 44% do mercado nacional de pão de queijo, sendo comercializando principalmente para a região Sudeste do país.

Mas o produto atravessou as fronteiras e as exportações representam hoje 8% das vendas da fábrica. Ele é comercializado na Europa, Estados Unidos e em outros países da América do Sul. Em cinco anos, a empresa estima que as vendas para o exterior re-presentem 30% do faturamento.

Segundo o diretor de marke-ting da companhia, Ricardo de Oliveira Machado, o produto é bem aceito e começa a se tornar conhecido. “Hoje, nos principais

mercados do mundo, o pão de queijo ainda é um produto étni-co, mais consumido por latinos e brasileiros. Nosso desafio é romper essa barreira, fazer com que nos EUA seja um produto que vai pra mesa do americano, ou na Europa, do europeu. A nossa visão empresarial é globalizar o pão de queijo, como aconteceu com a pizza e a massa italiana”, explica Machado.

Clique no vídeo ao lado para assistir à reportagem especial da Agência Minas e conhecer mais sobre esta iguaria.

O festival Madrid Fusión co-meçou na segunda e termina hoje (23), na capital espanhola. Este

ano, a culinária de Minas Gerais foi escolhida para representar

o Brasil e ser homenageada no encontro.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 1,019 milhão de estudantes inscritos até a noite de segunda-feira (21). As inscrições foram encerradas às 23h59 e o balanço com o número total de inscritos será apresentado

pelo Ministério da Educação.A primeira lista com o nome

dos candidatos selecionados será divulgada amanhã (24) e a segunda no dia 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá entrar na lista de

espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.O ProUni concede bolsa de

estudo integral e parcial em cursos de graduação e sequenciais de for-mação específica, em instituições privadas de educação superior. Neste primeiro semestre, são ofere-

cidas 162.329 bolsas, sendo 108.686 integrais e 53.643 parciais (cobertu-ra de 50% da mensalidade).

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as

bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.

O estudante que conseguir a bolsa parcial (50% da mensalida-de) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento

Estudantil (Fies) sem a necessida-de de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo.

Ministério da Educação divulga mais de 1 milhão de inscritos no ProUni

Pão de queijo compõe as mesas dos convidados do Madrid FusiónO mais popular sabor mineiro é o tema do terceiro vídeo da série especial “Minas, o estado da gastronomia”, exibida pela Agência Minas esta semana

A mistura, que é o tema do terceiro vídeo da série “Minas, o estado da gastronomia”, leva basicamente queijo, polvilho e ovos.

Divulgação

Page 13: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13 13pOlíciA

A Polícia Militar prendeu na segunda-feira dois homens suspeitos de terem assassinado Douglas Maldonado Rodrigues de Souza, de 27 anos. A vítima foi morta com um grande corte no pescoço e o corpo foi aban-donado em um córrego em São José dos Salgados, distrito de Carmo do Cajuru.

De acordo com a Polícia Militar, foram presos Márcio Moreira da Silva, de 35 anos, e Darci Andrade Marçal, 45 anos. Márcio confessou o crime e foi levado para a Delegacia da Po-lícia Civil de Carmo do Cajuru. Mais tarde a PM prendeu Darci Marçal, que também estaria envolvido no homicídio.

Douglas t inha diversas

passagens pela polícia, como tráfico de drogas, uso de dro-gas e extorsão. O seu corpo

foi encontrado na manhã de segunda-feira por policiais mi-litares depois de terem recebido

denúncias de que um veículo havia sido abandonado próxi-mo ao córrego.

Suspeitos do assassinato em São José dos Salgados são presos pela Polícia Militar

Carro da vítima foi encontrado abandonado próximo ao córrego onde o corpo foi deixado. No veículo foram encontradas marcas de sangue, inclusive dentro do porta-malas

Daniel Michelini

Erik [email protected]

Durante a tarde de domingo a Polícia Militar de Divinópolis prendeu suspeitos de terem cometido arrombamentos na cidade em duas ocorrências distintas. O primeiro suspeito foi preso no bairro Manoel Valinhas após arrombar uma residência. Segundo a PM, Ricardo Antônio de Oliveira, 35 anos, foi preso

depois de arrombar um portão e desligar a cerca elétrica. Ele ain-da estava na residência quando os militares chegaram e o en-contram com alguns materiais, como roupas e um notebook, embalados em malas e sacolas, já pronto para fugir.

A PM informou que foi um morador que acionou os mi-litares, evitando que o autor evadisse. Durante a abordagem foi constatado que havia um

mandado de prisão em desfavor do autor. Ele foi preso e condu-zido para a Delegacia da Polícia civil, onde foi autuado.

O segundo caso foi regis-trado no bairro Porto Velho, onde um indivíduo entrou na garagem de um prédio que fica na Rua Rio Branco, próximo ao Campo do Guarani. De acordo com a Polícia Militar um mora-dor do prédio teria se deparado com o homem arrombando um

veículo na garagem e furtando uma bolsa, tendo evadido logo em seguida.

Durante o rastreamento os policiais se depararam com o autor que tentou evadir nova-mente adentrando em um mata-gal. Contudo, ele foi localizado e preso próximo a Praça Candidés, sendo identificado como Thiago Fonseca de Araújo, 26 anos. O autor foi conduzido para a De-legacia onde foi autuado.

Arrombadores são presos pela PM em DivinópolisErik [email protected]

Moradores de uma resi-dência no bairro André Freitas tiveram uma manhã agitada na terça-feira. Um caminhão caçamba perdeu o freio e in-vadiu a residência causando grandes estragos. Segundo o proprietário do caminhão, o motorista deixou o veículo ligado no pátio de uma em-presa de terraplanagem e se ausentou do lugar. No tempo em que ele esteve ausente do local o caminhão entrou em movimento, derrubou o portão do depósito, atravessou a Rua Messias Augusto da Silva (que interliga o hospital, a Delega-cia, o Corpo de Bombeiros e a

rodoviária) e colidiu contra a casa, derrubando uma parede e destruindo diversos móveis.

A dona da casa contou que

apesar do susto ninguém se feriu na residência, já que dois de seus filhos que dormiam no cômodo atingido haviam

acabado de se levantar para irem trabalhar, e o terceiro, um adolescente, ainda dormia na cama, mas não foi atingido.

Caminhão invade casa em Nova Serrana

Caminhão invadiu a casa e atingiu o quarto onde um de seus filhos ainda dormia. Apesar do susto, e do prejuízo, ninguém se feriu

Erik [email protected]

O Popular/Nova Serrana

Na manhã de sábado a Polícia Militar de Itaúna prendeu um homem e apreendeu um menor que assaltaram um restaurante na cidade. Segundo a PM, po-liciais militares, por volta das 11h50, foram acionados em uma churrascaria na Rua Silva Jardim, bairro Universitário, onde as vítimas Daniel Santiago Ferreira, 38 anos, Plínio Carlos da Silva, 48 anos, e Maurício Corradi, 57 anos, relataram que foram abordados por dois indivíduos armados com uma pistola que anunciaram o assalto, roubando três relógios de pulso, 350 reais em dinheiro, assim como os documentos pessoais. As vítimas contaram que um dos assaltantes tinha o cabelo amarelo e uma cicatriz na cabeça e o outro trajava uma camisa Adidas e uma bermuda.

Após o roubo os dois fugiram a pé, tomando rumo ignorado. Os militares realizaram um rastrea-mento e se deslocaram até o po-voado Córrego do Soldado, no Sí-tio do Daniel, onde encontraram

dois suspeitos, Guilherme Augus-to dos Santos, 29 anos e também conhecido como “de menor”, e o menor infrator M.V.N.C, de 17 anos. Outro suspeito, Marcos Vinicius Nascimento Corrêa, 41 anos, fugiu ao notar a presença dos militares e se embrenhou em um matagal, não sendo mais encontrado.

Durante as buscas foram localizados dois aparelhos celu-lares, os três relógios subtraídos, as roupas utilizadas pelos autores no assalto, além de uma pistola Taurus calibre 7,65 mm, sete cartuchos intactos do mesmo calibre, um carro Ford Escort, cor verde e placa GSJ-9515, uma motocicleta Honda CG 125 FAN, cor cinza e placa HNH-1214

Os autores confessaram o crime. Diante dos fatos Guilher-me foi preso e o menor apre-endido, sendo ambos levados para a Delegacia da Polícia Civil onde foram autuados. O material recolhido também foi levado para a Delegacia. Os automóveis apreendidos foram encaminha-dos para o pátio de um socorro credenciado.

Presos suspeitos de terem assaltado restaurante em Itaúna

Um homem foi preso e um menor infrator apreendido por roubarem um restaurante em Itaúna na manhã de sábado

Divulgação PM

Erik [email protected]

A Polícia Militar de Arcos prendeu na manhã de sábado um casal suspeito de aplicar golpes em cidades da região. Segundo a PM, militares de Arcos teriam sido chamados por militares de Igua-tama para acompanharem uma ocorrência de um possível roubo de um veículo, que teria ocorrido em um posto de combustíveis em Arcos.

Diego Marluzo Tavares afir-mou para os militares que havia sido vítima de roubo no pátio do posto de combustíveis às margens da BR-354. Ele afirmou que sentiu fome e o único lugar que viu aber-to foi o posto de combustíveis. Ele então se deslocou para o posto, momento em que foi rendido por três indivíduos armados que o colocaram em uma caminhonete S10.

Entretanto, o fato de ainda estar com celulares, dinheiro,

dentre outros objetos chamou a atenção dos policiais. Os mili-tares continuaram conversando com a suposta vítima, mas por várias vezes o homem entrou em contradição. Diego contou para os policiais que o seu veículo era irregular e que havia saído do Rio de Janeiro para trocar o mesmo por uma S10.

Os policiais verificaram então a conta do e-mail e o celular de Diego Tavarez e constataram que ele pode fazer parte de um esque-

ma que envolve a venda e compra de carros irregulares, muitas vezes roubados. Também foi constatado que ele possuía uma vasta lista com dados de cartões de crédito de várias pessoas, o que de acordo com a PM pode significar que ele faça parte de uma quadrilha de estelionatários.

Diego e a esposa Raphaela, que também é carioca, foram presos e conduzidos para a De-legacia da Polícia Civil da cidade de Formiga.

Casal de cariocas é preso em Arcos por estelionatoErik [email protected]

Um casal de idosos foi atro-pelado no início da tarde de ontem na Rua Goiás, bairro Porto Velho, em Divinópolis. O Corpo de Bombeiros compareceu no local do acidente e socorreu as

vítimas, que foram levadas para o Pronto Socorro Regional.

Segundo os bombeiros, um carro que seguia em sentido ao Centro teria atingido o casal de idosos próximo a Escola São Tomás da Aquino.

O estado de saúdo dos dois é considerado estável.

Idosos são atropelados no bairro Porto VelhoErik [email protected]

Page 14: Jornal Gazeta do Oeste

14 ESpOrTE :: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13

iDAS E VinDASA notícia publicada pelo próprio João Pedro que voltaria ao futebol

do Vasco da Gama foi muito comemorada pelos colegas. A alegação de estudar é importante, todos os jogadores devem ter o ensino médio com-pleto e quanto possível a faculdade. De acordo com o atleta ele pensou melhor, repensou e tomou a decisão de se dedicar ao futebol.

O Vasco da Gama se encontra em um momento muito importante para a equipe, é quando o treinador tenta montar um grupo capaz de mudar a maneira de jogar sem a necessidade de substituir algum atleta e da mesma forma consiga substituir algum jogador e não mudar o po-sicionamento em campo.

Uma equipe pode iniciar a partida de forma mais defensiva e ser obri-gada a jogar com mais ofensividade e o treinador não pode não queimar substituição se os atletas souberem mudar de esquema de jogo com ele em andamento; o inverso é válido e em caso de punição ou contusão, o reserva tem de saber fazer a mesma função.

A saída de João Pedro mostrou um fator interessante, Higor seria o mais cotado para fazer a função dele, embora tenha plenas condições para isso, mudaria sim a maneira de jogar, pois Higor tem características próprias. Não é só fazer o que o outro fazia, é fazer de maneira própria. Certamente o time fi caria bem servido sim, e até acredito que há possibi-lidade dos dois atuarem juntos, basta montar o esquema tático.

pAulO rOBErTOO jogador fi lho de Paulo Ro-

berto Prestes chegou e certamente é uma contratação de muita utili-dade para o Guarani. A primeira é ele ser multifuncional, está disposto a ajudar o grupo seja na lateral, zaga ou volante.

SElEÇÃO DE FElipÃOApós a bela campanha a bela

campanha feita por Ronaldinho Gaúcho no ano de 2012, quase todos concordavam; era hora do craque voltar a vestir a amarelinha. Com a queda de Mano Menezes e a chegada de Felipão, técnico com quem Ronaldinho foi campeão mundial em 2002, a expectativa cresceu quando foi realizada a primeira convocação de Felipão à frente da seleção, ela foi alcan-çada. O craque eleito 2x melhor do mundo volta a seleção Brasi-leira. A convocação é motivo de sorrisos também para Júlio César, que também volta a ser chamado. Confi ra abaixo a lista completa dos

convocados por Felipão; Goleiros: Diego Alves (Va-

lencia), Julio César (Queens Park Rangers).

Laterais: Daniel Alves (Barce-lona), Adriano (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madri).

Zagueiros: Dante (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea), Leandro Castán (Roma), Miranda (Atlético de Madri).

Volantes: Arouca (Santos), Hernanes (Lazio), Paulinho (Corin-thians), Ramires (Chelsea).

Meias: Oscar (Chelsea), Ronal-dinho Gaúcho (Atlético-MG).

Atacantes: Neymar (Santos), Lucas (PSG), Luis Fabiano (São Paulo), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit).

VAScOA lateral esquerda do Vasco da

Gama está bem representada com Júnior Marçal, ele deu uma parada retornou e com muita vontade faz os treinamentos da equipe e que venha o Campeonato Mineiro.

O torcedor do Cruzeiro po-derá acompanhar de perto o jogo treino desta quarta-feira, contra o Tupi, de Juiz de Fora, às 16h, na Toca da Raposa I. A atividade será aberta para 2.000 cruzeirenses (sendo 300 Sócios do Futebol). Para ter acesso ao cen-tro de treinamentos, que abriga as categorias de base do Clube, o Torcedor deverá levar um litro de água de coco, 500 gramas de achocolatado ou 400 gramas de leite em pó. Os donativos recolhi-dos serão entregues ao Hospital Mário Pena, ao Projeto Novo Céu e para a Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa (ABET). Os portões da Toca da Raposa I serão abertos às 15h.

Em campo atletas como o atacante Vinícius Araújo ganhou mais confi ança para seguir o tra-balho com o time profi ssional do Cruzeiro. O jogador balançou as redes adversárias em dois lances de oportunismo. “Fiquei muito feliz na época em que o Marcelo (Oliveira, treinador) falou que ia me subir para o profi ssional. Acho que o atacante tem que fazer gol e, graças a Deus, no sábado, eu me movimentei bastante. Esta-mos pegando ritmo de jogo. Acho que este retorno que eu estou dando dentro de campo mostra à comissão que eu estou a dispo-sição deles, que podem contar comigo também”, disse Vinícius Araújo, que falou sobre as opções

para o ataque. “Temos o Anselmo (Ramon) e o Borges, que são atacantes que fazem muitos gols. Então, eu procuro nos treinos observar ao máximo e absorver o máximo possível deles. Estou me preparando bastante, treinando cabeceio, chutes de fora da área e dentro da área, proteção de bola, para quando a oportunidade surgir eu poder agarrar da melhor maneira possível”.

O caminho que trilhou nas categorias de base até integrar o time profi ssional serve de moti-vador para Araújo, que sabe que precisa se empenhar cada vez mais para ter as oportunidades e se fi rmar. “Chegar no profi ssional é difícil, ainda mais em um Clube grande como o Cruzeiro, que contrata muitos jogadores, ain-da mais atacantes. Permanecer no elenco é mais difícil ainda, porque cada vez mais chegam jogadores novos e, por isso, a gente tem que estar trabalhan-do cada dia mais e não pode se acomodar”.

E o atacante já percebeu algumas diferenças no jogo dis-putado pelo profi ssional, mesmo tendo participado apenas de um jogo treino. “Estava comentando depois do jogo treino que o za-gueiro estava toda hora no meu tornozelo, chegando junto. No profi ssional chegam mais junto, tem menos espaço, mas também você joga ao lado de grande cra-

ques, e fi ca mais fácil. Na base é mais correria, todo mundo que-rendo subir para o profi ssional. No profi ssional a competitividade é maior., a cobrança também, mas acho que isso é tranquilo. Temos que estar preparados para a cobrança onde estivermos”.

Assim, Vinícius Araújo segue focado nas atividades da pré--temporada, pensando em uma oportunidade já no jogo de es-treia da equipe no Campeonato Mineiro, no dia 3 de fevereiro, contra o Atlético-MG, no Minei-rão. “Estou me preparando ao máximo para este grande jogo. Eu, particularmente, estou mui-to ansioso, estou trabalhando bastante, procurando trabalhar dobrado nos treinamentos para, quem sabe, no dia 3, eu pos-sa entrar no segundo tempo e dar trabalho para a defesa do Atlético-MG”.

MAMORÉ REcEBE O cRUZEiRO EM PATOS DE MinAS

O time do Mamoré é o anfi -trião na partida frente o Cruzeiro. A história dos jogos mostra 20 partidas, 17 vitórias do Cruzeiro, três empates O Cruzeiro nunca perdeu para o Mamoré. As duas equipes sem enfrentaram dez ve-zes na cidade de Patos de Minas, com nove vitórias da Raposa e um empate. O time celeste marcou 29 gols e sofreu nove. Na Arena Kickball, nome atual do estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, houve apenas um jogo entre Cruzeiro e Mamoré, um amis-toso disputado no início do ano passado, com vitória da Raposa por 2 x 1. O ex-atleta do Cruzeiro, Cleison, é o maior artilheiro do confronto, com sete gols, seguido pelos também ex-cruzeirenses Marcelo Ramos, com cinco, e Alex, com quatro.

Amistoso com torcida na Toquinha

Os jogadores esperam Toquinha cheia para jogo treino contra o Villa Nova

Vipcomm Washington Alves

Nesta terça-feira, o atacan-te Diego Tardelli praticamente sacramentou o seu retorno ao Atlético-MG para a disputa da temporada 2013. Em seu Insta-gram, o jogador postou um foto ao lado do também brasileiro Nenê, recém-contratado pelo Al-Gharafa, e legendou a imagem com tons de despedida do Catar.

“Partiu jogo! #saideira #las-tgame”, disse Tardelli, em clara referência ao momento derra-deiro vivido no clube. O último jogo a que Tardelli se refere é o

compromisso de hoje, diante do Al Khuraitiat, pela 13ª rodada do campeonato local. Nenê, em res-posta, acabou entregando o ouro. “Po Mano, agora que cheguei você vaza. Aí fi ca osso”, lamentou o colega de Tardelli, que deve ser anunciado oficialmente pelo Galo ainda hoje.

O atacante Diego Tardelli encerrou sua passagem pelo Al--Gharafa em grande estilo. Na sua última partida pelo clube, como foi antecipado pelo Superespor-tes e confirmado pelo próprio

jogador na rede social Instagram, o atleta deu duas assistências e balançou as redes. Com isso, sua equipe venceu o Al-Kharitiyat por 3 a 1. O gol de Tardelli foi marca-do aos 15 minutos do segundo tempo. Na jogada, o brasileiro recebeu passe de calcanhar do estreante Nenê e fi nalizou com o pé direito no canto do goleiro rival. Além de marcar, o camisa 9 participou diretamente do pri-meiro tento do jogo, pois bateu a falta que resultou no gol de Bilal (no rebote do goleiro). O terceiro do Al-Gharafa teve linha de passe entre Tardelli, Cissé e Nenê. De-pois de o francês cruzar, Tardelli ajeitou para Nenê guardar o seu.

O acordo para o Atlético re-patriar Tardelli foi divulgado pelo site de esportes Superesportes na semana passada. A reportagem do site especializado em futebol apurou que o acerto verbal entre as partes estava confi rmado e os agentes do jogador, Beto Fedato e Giuliano Bertolucci, viajaram a Doha para fechar os trâmites burocráticos.

O atraso na cessão do jogador

ocorreu depois de que o xeque que comanda o Al-Gharafa re-lutar em emprestar Tardelli até o fi m da Copa do Mundo’2014, proposta fi nanceiramente van-tajosa para o Galo. Assim, os clubes chegaram a um consenso e fi cou defi nido que a aquisição do atacante será em defi nitivo. O pedido de liberação feito pelo jogador foi essencial para o êxito na negociação.

Al-Gharafa e Al-Kharitiyat se enfrentaram pela 13ª rodada do Campeonato do Catar. O triunfo fez com que o time de Tardelli chegasse aos 21 pontos, na quinta posição. O líder é o Al-Sadd, que tem 31 pontos e um jogo a menos.

A pré-temporada atleticana foi retomada na tarde desta se-gunda-feira, depois de um breve descanso para os atletas. Antes do intervalo, os jogadores haviam fi cado 12 dias concentrados na Cidade do Galo e realizando trabalho intenso. O elenco foi dividido em grupos, que se re-vezaram em atividades físicas na academia e trabalhos com bola no campo society.

Tardelli pode ser apresentado a qualquer momento

Equipe segue treinando enquanto Tardelli não vem

Bruno Cantini

Luciano Eurides

[email protected]

Luciano Eurides

Page 15: Jornal Gazeta do Oeste

:: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13 15ESpOrTE

O Vasco da Gama segue os treinamentos visando o campeo-nato Mineiro da Categoria juvenil e a notícia boa é que João Pedro anunciou a volta dele ao time. Já a maneira de jogar da equipe muda e os jogadores se dedicam a assi-miliar essa nova forma de atuar.

O jogador João Pedro da equipe do Vasco da Gama de Divinópolis reconsiderou a po-sição dele em deixar o futebol e novamente através da rede social facebook ele garantiu a volta aos treinos. “Galera,existem pessoas que conseguem mostrar para a gente que não importa as circunstancias não podemos desistir daquilo que gostamos...estou muito novo ainda e posso estudar depois para ser um me-dico, mais para jogar bola está ficando tarde, então esse ano vou me dedicar sim ao futebol ,minha decisão não foi a certa e graças a Deus tem pessoas que estão com a gente em todos os momentos e nos ajudam, então galera hoje estou no vascão”, escreveu.

Para o ala esquerda Júnior Marçal a mudança de treinador leva a equipe a ter outra postura. “Os trabalhos estão puxados e tem de ser mesmo e no final

veremos o resultado. O estilo muda, é outro étcnico e diferente, o jeito de jogar é o mesmo e tem de trabalhar forte”, falou.

A expctativa é do Vasco da Gama também faça treinamentos no estádio Waldemar Teixeira de

Faria, para Júnior Marçal que defendeu o Guarani na última participação do time no cam-peonato da Federação Mineira de Futebol é importante ter bo campo bem reconhecido. “Esse é um grande problema, pois

fazemos o treino físico e técnico aqui no vasco que não é um bom campo e jogamos no Guarani, devemos fazer uns treinos lá para reconhecer o gramado e tudo vai dar certo faremos de lá nossa casa”, garantiu.

O Guarani está de volta a cidade de Divinópolis depois de uma pré-temporada na cidade de Sorocaba-SP. A novidade é o volante Paulo Roberto de Araújo Prestes Júnior, filho de Paulo Roberto Prestes ídolo atletica-no se reuniu com o grupo em Sorocaba, fez a pré-temporada e está em Divinópolis. Ele sabe das necessidades do Guarani e promete onde se fizer preciso ele estará pronto para jogar.

O treinador Leston Junior avaliou positivamente os dias de trabalho no interior pau-lista. “Saldo positivo dentro daquilo que esperávamos como nossa saída, quando se monta uma equipe do zero, como nós montamos, quando se contrata 25 profissionais que as vezes nunca se trabalharam juntos e se precisa de um momento de privacidade onde esses atletas possam se relacionar com a comissão técnica de uma forma mais intensa e esses onze dias serviram para isso afinal de contas nós estávamos dentro de um Centro de treinamento onde ali se acontecia de tudo: treinos, alimentação, descanso e lazer. Ficamos 24 horas juntos poden-do extrair o máximo dos atletas não só em relação a treinamento,

mas de conhecimento, perso-nalidade, conduta e manias. Relações humanas é realmente muito sério e necessário um entendimento para que se possa conduzir da melhor maneira possível”, avaliou.

Paulo Roberto é um atleta de grandes equipes, iniciou a carreira em 2005 e já se tornou um carrasco das equipes divi-nopolitanas ainda na base do Clube Atlético Mineiro, passou por outros clubes inclusive o Villa Nova e Tupi, onde jogou de zagueiro e fazia muito bem o tra-balho de beirada no esquema de três zagueiros, assim as posições onde o Guarani mais precisa ele pode atuar.

O jogador conta como foi a apresentação dele já no inicio da pré-temporada em Sorocaba. “A decisão foi no dia da viagem, meu pai conversou com o Renato (Montack) e houve o interesse e já foi possível conhecer todos e entrosar bem e agora é treinar bastante até o início da compe-tição”, falou.

A carreira dele é longa ape-sar da pouca idade, 24 anos, nasceu em 10 de fevereiro de 1988. Tem 1,82m de altura e pesa 80kg. Esteve na base do Galo de 2003 a 2007, ainda esteve no Mogi Mirim (2008), Tombense e América em 2009, voltou para o Atlético para sub 23 e foi para o

Democrata de Sete Lagoas, nas últimas duas temporadas Tupi e Villa Nova. Em todo esse tempo sempre venceu as equipes de Divinópolis. “Sempre deu sorte em jogar em Divinópolis e sem-pre vencendo e quero continuar assim dessa vez pelo Guarani. Eu tive uma pubalgia, e acabei fazendo alguns jogos mesmo com o problema, acabei agra-vando a lesão. Na parte clínica estou liberado, acaba que ainda tenho de fazer um trabalho de fortalecimento em conjunto com a fisioterapia e estou um pouco atrás dos outros no aspecto físico e espero em breve estar bem e ajudar”, declarou.

Para jogar ele não vê proble-mas em ser volante, zagueiro ou até mesmo lateral. “Inicialmente volante nas categorias de base do Atlético e curiosamente nos últimos dois anos joguei como zagueiro e com um pouco mais de saída e liberdade e deixei o professor a vontade. Onde ele precisar estarei pronto para jogar, volante, zagueiro, lateral, quero é estar jogando e ajudar o Guarani”, confessou.

Calmo, o jogador não se mostrou incomodado com as perguntas de sempre em relação ao pai. “Ele sempre deu apoio em se disputar o Campeonato Mineiro, e este tem muita visibi-lidade, hoje em Minas tem ídolos

como o Ronaldinho Gaúcho. É uma grande vitrine e atrativo sim. Quando estive no Vila ele sempre estava nos jogos e aqui tem essa proximidade com Belo Horizonte ele virá todos os jogos que puder. Os torcedores aca-bam comparando, mas isso já é costume e por onde eu passei eu provei meu valor, meu pai tem a história dele e eu quero construir a minha e aos pouquinhos estou indo e quero ajudar o Guarani a ser campeão”, ressaltou.

BAiXASO zagueiro Marcio Santos foi

embora e assim o grupo passa a contar com Asprilla, Adalberto, Tiago Melo e Túlio. Assim Paulo Roberto deve mesmo ser apro-veitado neste setor. Fernandinho rompeu os ligamentos do joelho e não participa do Campeonato Mineiro, segue para tratamento clínico e de longa duração e difícil recuperação. O volante Rafael Rozalen de 22 anos, tam-bém deixou o grupo.

AMiSTOSOO Guarani deverá fazer um

amistoso contra o Clube Atlético Mineiro no próximo sábado. O Galo é o quarto adversário do Guarani no Campeonato Mi-neiro e pelas condições de cada equipe é valido o jogo como garante Leston Júnior.

Guarani está de volta a Divinópolis

Esteve na base do Galo de 2003 a 2007, ainda esteve no Mogi Mirim (2008), Tombense e América em 2009, voltou para o Atlético para sub 23 e foi para o Democrata de Sete Lagoas, nas últimas duas temporadas Tupi e Villa Nova

luciAnO [email protected]

Luciano Eurides

João Pedro reconsiderou e volta ao Vasco da Gama

João Pedro reconsiderou e volta ao Vasco da Gama

luciAnO [email protected]

Luciano Eurides

cOnvOcAçãO SELEçãO BRASiLEiRA 22-01-2013

Goleiros Meio-campistas

Julio César (QPR-Inglaterra) Arouca (Santos)

Diego Alves (Valencia-Espanha) Hernanes (Lazio)

Laterais Paulinho (Corinthians)

Adriano (Barcelona) Ramires (Chelsea)

Daniel Alves (Barcelona) Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)

Filipe Luís (Atlético de Madri) Atacantes

Zagueiros Fred (Fluminense)

Dante (Bayern de Munique) Hulk (Zenit)

David Luiz (Chelsea) Lucas (Paris Saint-Germain)

Leandro Castán (Roma) Luis Fabiano (São Paulo)

Miranda (Atlético de Madri) Neymar (Santos)

Oscar (Chelsea)

Scolari faz 1ª convocação em seu retorno à Seleção

Ronaldinho Gaúcho e o golei-ro Julio César foram as principais novidades da convocação da seleção brasileira para o amistoso contra a Inglaterra, dia 6 de feve-reiro, em Wembley, em Londres.

Esta foi a primeira convoca-ção do técnico Luiz Felipe Scolari em seu retorno ao comando do time principal da CBF.

O retorno do Julio César foi o mais surpreendente. O joga-dor defende o QPR, lanterna do Campeonato Inglês.

Já Ronaldinho Gaúcho havia ficado de fora das últimas listas

de Mano Menezes, contrariando a vontade do presidente da CBF, José Maria Marin.

Outras novidades foram o meio-campista Hernanes, da Lazio (ex-São Paulo), o lateral Filipe Luís e o zagueiro Miranda, do Atlético de Madri, e o zagueiro Dante, do Bayern de Munique. Os três últimos nunca foram chamados antes para defender a seleção.

O zagueiro Thiago Silva, capi-tão de Mano, que defende o Paris Saint-Germain, não entrou na lista por estar machucado.

Page 16: Jornal Gazeta do Oeste

16 GErAl :: GAZETA DO OESTE :: DIVINÓPOLIS - QUARTA-FEIRA, 23/01/13

GazetaDO OESTE

Só na Gazeta do Oeste você encontra...

... os melhores articulistas de Divinópolis e região!

Quem lê, sabe mais: Assine - Acesse o Portal G37 em www.g37.com.br – Facebook: Portal G37 – Twitter: @portalg37

Os melhores cadernos

Conteúdo deQualidade