Jornal Gazeta do Povo

10
Iguatamense produzirá longa metragem que retrata a história de Luiz Garcia, importante fazendeiro da região Diretor e roteirista da Cavídeo Produções, Abelardo de Carvalho, natural de Iguatama/MG, produzirá um Filme onde Pains será cenário de um bang-bang e receberá como protagonistas artistas da Rede Globo de Televisão Moradores do Alto São Francisco se dizem esquecidos pela Prefeitura e reclamam que ficaram sem água por 3 dias Após Denúncia feita por moradora de Corguinhos no site cyberbalada.com, Prefeitura faz manutenção em esgoto! Câmara de Vereadores aprova projeto que beneficia Professores Municipais “Nós estamos buscando água lá no “atalho” e na mina. As criações estão morrendo de sede. Olha esse povo só se lembra da gente em tempo de eleição, aqui não limpa rua, nem varre e nem capina. O Alto São uma moradora. A Prefeitura abriu uma valeta para que a enxurrada da chuva não se acumulasse na frente da casa de uma mo- radora. Porém a valeta estava retendo água e esgoto que invadia a casa da moradora em períodos de chuvas. Logo após a denúncia feita no site CyberBalada.com, a manutenção no local foi realizada pela Prefeitura.

description

Jornal Gazeta do Povo - Fevereiro 2012

Transcript of Jornal Gazeta do Povo

Page 1: Jornal Gazeta do Povo

Iguatamense produzirá longa metragem que retrata a história de Luiz Garcia, importante fazendeiro da região

Diretor e roteirista da Cavídeo Produções, Abelardo de Carvalho, natural de Iguatama/MG, produzirá um Filme onde Pains será cenário de um bang-bang e receberá como protagonistas artistas da Rede Globo de Televisão

Moradores do Alto São Francisco se dizem esquecidos pela Prefeitura e reclamam que ficaram sem água por 3 dias

Após Denúncia feita por moradora de Corguinhos no site cyberbalada.com, Prefeitura faz manutenção em esgoto!

Câmara de Vereadores aprova projeto que beneficia Professores Municipais

“Nós estamos buscando água lá no “atalho” e na mina. As criações estão morrendo de sede. Olha esse povo só se lembra da gente em tempo de eleição, aqui não limpa rua, nem varre e nem capina. O Alto São

uma moradora.

A Prefeitura abriu uma valeta para que a enxurrada da chuva não se acumulasse na frente da casa de uma mo-radora. Porém a valeta estava retendo água e esgoto que invadia a casa da moradora em períodos de chuvas. Logo após a denúncia feita no site CyberBalada.com, a manutenção no local foi realizada pela Prefeitura.

Page 2: Jornal Gazeta do Povo

SAÚDE PÚBLICA, DEVER DOS GOVERNANTES,

DIREITO DO POVO

EDITORIAL

Terminado o carnaval, começa a quaresma dos católicos e se inicia a tradicional Campanha da Fraterni-dade. Em 2012 o tema é a saúde pública.

Trata-se de um apelo aos governantes para diminuir o sofrimento de quem depende do serviço público.

Politicamente falando, na última dezena de anos, nosso país avançou muito na questão do controle de do-enças crônicas como a hipertensão arterial, tuberculose, asma e diabetes.

Pode-se ver nos PSFs municipais uma mobiliza-ção no controle de tais doenças, com campanhas e forne-cimento gratuito desses medicamentos.

Ponto marcado a favor das esferas governamentais -

ceiros que possibilitam aos prefeitos (aqueles que querem) aplicá-los em favor do povo.

Em um momento bastante crítico em que se en-contra a o sistema de Saúde, apesar da perceptível evolu-ção, se apresenta a Campanha da Fraternidade, trazen-do uma proposta de sensibilização para hábitos de vida saudável, para o tratamento fraterno e caridoso com os enfermos, para os direitos do cidadão quanto ao Sistema de Saúde.

Sistema este, (SUS) que se apresenta como uma boa e planejada opção, mas que na prática deixa muito a de-sejar.

Mas o que falta? Falta vontade política para realizar o plano conforme idealizado. Falta, “brio” em poderes municipais que se utilizam do serviço de saúde como moeda de troca. E a troca como todos bem sabem, na maioria das vezes são chorosos votos daqueles que so-frem em leitos, enfermos.

Trata-se da exploração da necessidade alheia, de tocar na ferida na hora que ela esta aberta, em carne viva! Onde o pobre chora e tem sua necessidade atendida como “um favor” de esforço desmedido cometido pelo empe-nhado “Poder Municipal”.

Que nada de favor! Trata-se do DEVER PÚBLI-CO, devolver em forma inclusive de Saúde os recursos angariados à custa de pesadas cargas de impostos deste país! É preciso que o povo compreenda que é DEVER e não FAVOR o que se pratica em hospitais públicos neste país, por melhor que seja; trata-se de verba pública vinda dos ombros da massa produtora que produz e paga impos-tos.

É dever dos governantes, “empregados do povo” cum-prir o planejado; e NÃO se utilizar do Sistema de Saúde para criar um sistema político de cabresto antiquado, que causa nojo.

Será mesmo necessária a prática existente em al-gumas cidades brasileiras onde o próprio Prefeito em pes-soa, autoriza consultas ou demais procedimentos, olhando “olho- no-olho” do paciente? Terá ele competência para determinar o que deve e o que não deve? Não terá ele coisas mais importantes para fazer?

da saúde devidamente capacitado?Não. É preciso manter o “olho-no-olho”, e apertar

mais um pouco no pescoço do pobre, o cabresto. Para se resolver um problema é necessário que

os holofotes estejam voltados para ele, e isso é o que a Campanha da Fraternidade 2012 vem fazer. Trazer a tona um problema tão latente em nosso meio e em todo Brasil.

Uma das propostas da Campanha é a formação da Pastoral da Saúde, que tem como objetivo a humaniza-ção do atendimento ao enfermo e conscientização de seus direitos e deveres.

É preciso que novas idéias venham permear as entra-nhas dos Conselhos Municipais de Saúde e tudo poderá começar com a presença de um membro desta Pastoral, levantando necessidades e cuidando, “não tocando”, nas feridas dos enfermos!

Editorial – Gazeta do Povo E

XP

ED

IEN

TE Tiragem: 2.000 exemplares - Circulação: Iguatama-MG

Edição: Ionaldo Dias BernardoComercial: Ricardo Paulo de OliveiraDiagramação: Alexandre S. Martins

O Gazeta do Povo não se responsabiliza por matérias pagas e/ou assinadas

Alegria, Alegria: é Carnaval

Ponte danificada pelas enchentes causa acidente na zona rural de Iguatama

Todo ano o Brasil para e co-memora a alegria de ser feliz antes que chegue a cinzenta quarta-feira. E a maior força e grandeza do Carnaval brasi-leiro são as escolas de samba do Rio de Janeiro. Espetáculo gigantesco que atrai quase um milhão de turistas é impossível de ser descrito. E nem é preci-so descrever, o esplendor mos-trado pela televisão é o bastan-te.E você sabe que Iguatama já teve sua escola de samba? Pe-quena no tamanho, grande na animação e nas saudades que

Começou com um bloco de casais de namorados e suas fantasias de palhaços. No ano

-tro bloco de Bambam e Pedri-ta. Sucesso.Então, comanda-

A vítima do acidente compareceu na Delega-cia de Policia de Iguatama para lavrar um Boletim de Ocorrência devido a um acidente que ele acabara de sofrer.

Ele trafegava por uma estrada rural, próximo ao Ribeirão dos Patos quan-do se envolveu em um acidente, quase cain-do dentro de uma cratera aberta pelas enchentes.

A ponte que havia sido

enchentes não se encon-trava sinalizada, e possuía dois buracos enormes.

das pelo Togo organizaram um bloco maior, já com cerca de cinquenta pessoas fantasiadas de palhaços, listras bem colo-ridas. O Togo se vestiu de Rei Momo e dirigiu seu carro todo decorado pelas ruas, acompa-nhando o grupo. A cidade de-lirou contagiada da alegria que o bloco trouxe ao nosso Car-naval. Daí surgiu a ideia de se criar uma escola de samba.Foi formada uma “caixinha” para as despesas, com a contri-buição de quem quisesse par-ticipar. Organizaram festivais de chope, rifas. Casas iguata-menses transformaram-se em “barracões do samba”, pessoas habilidosas costurando e bor-dando as fantasias. As cores do “Alegria, Alegria”, eram o ver-de e o branco, pois alugavam as fantasias mais suntuosas de uma escola com essas cores.Escolhido o tema, revistas eram consultadas e até foram

-peãs em Belo Horizonte. O en-tusiasmo era tudo.O primeiro tema escolhido,

-

são de frente com trapezistas. Porta-bandeira e mestre-sala, passistas, baianas. O destaque era um palhaço com uma bo-neca de pano de seu tamanho, amarrada no sapato, dançan-do aoritmo dos movimentos do fo-lião. A inexperiência fez com enchessem a boneca de reta-

folião sofreu. Mas foi tudo muito lindo e o entusiasmo só crescia.No ano seguinte, o Velho Chi-co foi homenageado. Eram mais alas: comissão de frente com bumba-meu-boi, porta--bandeira e mestre-sala, casca-tas, pescadores, Iara mãe dá-gua, mineradores, passistas, baianas, o frevo pernambuca-no, sinhá e sinhô. A bateria já bem mais treinada e vibrante. Foi de arrepiar!A fama da escola já alcançava a região, pessoas de todo lado vinham para vê-la e as cidades vizinhas faziam convites para apresentações. Eram já em tor-no de duzentos componentes e se apresentaram duas vezes

em Arcos e uma em Formiga.Havia ainda a ala infantil, “Os Malandrinhos”, acompanhan-do a escola em beleza e ani-mação.

menor, apresentaram-se com fantasias do ano anterior. O

faltava liderança e o grupo foi se dispersando. A “Ale-gria, Alegria” deixou de ale-grar o Carnaval iguatamense. Em algumas gavetas saudo-sistas ainda devem estar guar-dadas as plumas e paietês da-quela turma que fez Iguatama mais bonita por alguns carna-vais. Vale recordar...Obs: Não citei nomes para não cometer omissões. Apenas fa-lei do Togo por ser um vetera-no no meio daquela juventude.

Lucila Garcia de Carvalho

metros de profundidade,

lado do motorista suspen-sas. O carro teve os para choques dianteiros e tra-

Segundo o envolvido, por pouco não houve da-nos maiores ao veículo a também a sua pessoa, pois os buracos estavam extre-mamente perigosos. É de responsabilidade de o mu-nicípio sinalizar ou inter-ditar a ponte.

A vítima alegou que acionou a Polícia Militar,

porém ela não compare-ceu ao local, sendo assim orientado a realizar o Bo-letim de Ocorrência. Uma ambulância foi enviada ao local, mas a vítima dis-pensou os cuidados por não ter se machucado.

Após a ocorrência do fato, a Prefeitura de Igua-tama realizou uma obra paliativa no local, com a

acidentes e possibilitar a locomoção dos morado-res da região.

Page 3: Jornal Gazeta do Povo

Tempo Quaresmal e a Campanha da Fraternidade

Paróquia Nossa Senhora da Abadia conta agora com BLOG

Encontro de repasse da Campanha da Fraternidade aconteceu em Iguatama

Celebrar a Quaresma é re-conhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor da vida do povo!

A Quaresma é tempo for-te de conversão, de mudança interior, de graça e salvação. Preparamo-nos para viver, de maneira intensa, livre e amo-rosa, o momento mais impor-tante do ano litúrgico e da his-tória da salvação: a Páscoa.

A espiritualidade quaresmal é caracterizada também por atenta e prolongada escuta da Palavra de Deus. Ela ilumina a vida e chama á conversão, in-

-córdia de Deus.

No Brasil, a dimensão co-

A Pastoral da Comuni-cação – PASCOM - é uma entre as muitas pastorais da Igreja Católica e que, ago-ra, está em implementação na Diocese de Luz. Em nos-sa Diocese reconhecemos as inúmeras iniciativas midiá-ticas, mas também percebe-mos que as mesmas estavam isoladas sem uma comum--unidade. Para isso, a pedido do atual Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Félix, iniciamos um processo de “conexão”, visando unir os inúmeros esforços numa lin-guagem diocesana.

Vários monitores das paróquias da Diocese de Luz se reuniram em Bambuí para o repasse da Campa-

-tudaram, planejaram e projetaram propostas para realizar a Campa-nha. Tendo em mãos como refe-rencial o Texto-Base da CF, as lide-ranças discutem o modo concreto de realizar a proposta da Igreja no Brasil em suas realidades locais.

Após a realização desta reunião os monitores de cada Paróquia re-cebem a missão de levar as infor-mações a toda a comunidade.

Em Iguatama os monitores reali-zaram a reunião de repasse no do-

Padre Batista abriu o encontro falando a respeito da importân-cia da Medicina em nosso meio: “Deus age através das mãos dos

saúde!”Ismael Alves Pereira, falou so-

bre os principais objetivos do en-contro e da Campanha da Frater-nidade proposta pela Igreja neste ano:

-dades, falhas e acertos no atual sis-tema de saúde existente, difundir informações, despertar discussões

acompanhe e exija ações da admi-nistração pública.”

Logo após, Thiago Rodrigues de -

to do que é possível ser feito: “É importante que tenhamos a cons-ciência de que é necessário agir e que não devemos e nem podemos

-gistros. Precisamos de fato fazer, executar”.

--

do e projetado de uma forma ideal, que atenderia perfeitamente as ne-cessidades e anseios da população, porém, a realidade é outra:

-nições e regras do SUS está na falta de transparência e clareza na admi-nistração da Saúde Publica, levan-do em consideração as esferas Mu-nicipais, Estaduais e Federais”.

É papel do Estado contribuir para que a Saúde se difunda, pro-movendo urbanização, industria-lização responsável, moradia, ali-mentação, nutrição, atendimento de qualidade nas unidades de saú-

-mento adequado do SUS e aplica-ção transparente, justa e honesta dos recursos.

munitária da Quaresma é vi-venciada e assumida pela CF. A cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade so-cial que precisa ser mudada.

A CF ilumina de modo par-ticular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a ora-ção, o jejum e a esmola.

Pelo exercício da oração, pessoal e comunitária, as pes-soas se tornam sempre mais abertas e disponíveis ás inicia-tivas da ação de Deus.

O jejum e a abstinência de carne expressam a intima re-lação existente entre os gestos externos da penitencia, mu-dança de vida e conversão in-terior.

A esmola confere aos gestos de generosidade humana uma dimensão evangélica profunda que se expressa na solidarieda-de. Coloca a pessoa e a comu-nidade face a face com o irmão empobrecido e marginalizado, para ajudá-lo e promovê-lo.

Para celebrarmos melhor o

tempo litúrgico da Quaresma, valorizando a CF, poderemos responder ás seguintes pergun-tas:

Quais os sinais de pecado e de morte que marcam mais a nossa comunidade atualmen-te?

Quais os sinais de vida e res-surreição que gostaríamos que aparecessem entre nós?

Como ligar esses sinais com o mistério que celebramos?

De que maneira podemos encaminhar a CF e as celebra-ções da Quaresma, para que ajudem a comunidade a me-lhor celebrar a Páscoa?

Como sentimos o tema pro-posto pela CF em nosso bairro, cidade ou região ? Qual será o gesto concreto?

Fonte: Manual da Campa-

PASCOM – Pastoral da Co-municação

Paróqua Nossa Senhora da Abadia - Iguatama

Já a Igreja, contribui através da Campanha da Fraternidade que anualmente traz assuntos e ques-tões de extrema importância e ne-cessidade para a população em geral, estimulando a solidarieda-de nos aspectos sociais e morais, transformando estruturas injus-tas. Ações concretas como criação de pastorais, conscientização de que a família, Estado e Igreja têm suas funções distintas, mas que são complementares quando tratam seus membros adoecidos.

“Mudar o sistema de adminis-tração geral do SUS é difícil, não cabe a nós, mas podemos trabalhar

-

famílias que tem em seu seio um doente, trazer para o convívio da sociedade pessoas isoladas e es-

-mou Thiago.

Existem conceitos básicos dos SUS, que deveriam fazer dele o melhor plano de saúde já criado em todos os tempos:

Universalidade:Saúde é direito de todos

Integralidade: Acesso a todo e qualquer cidadão aos serviços que o SUS dispõe, desde vacinas até transplantes.

Equidade: As ações e serviços devem ser oferecidos a todos os ci-dadãos, sem privilégios.

Infelizmente, o que se vê é um Sistema que serve de trampolim político, onde os necessitados são levados a entender o atendimento recebido como um favor, enquanto não passa de um dever a ser cum-prido pelo poder público.

Podem-se perceber avanços no SUS tais como os PSFs, bastantes presentes em nosso meio, o SAMU e a Farmácia Popular; porém, sal-ta aos olhos os problemas também encontrados, como super lotação, acesso precário, falta de leitos, des-caso com a saúde mental, descaso e má administração de seus regu-ladores.

que cada cidadão e a Igreja pode e deve fazer algo para contribuir para que essa situação passe por mudanças urgentes, cobrando dos administradores. Sendo presença na Pastoral da Saúde e tendo um represen-tante participando do Conselho Municipal da Saúde.

Hu m an i z a ç ã o, acolhimento físico e

principalmente espiritual nos aten-dimentos prestados pelo SUS tam-bém são mudanças urgentes a se-rem tratadas.

Karine de Lourdes Camargos re--

maritano:“A parábola nos lembra a nos-

sa fragilidade humana e nos mos-tra a necessidade de cuidar do pró-ximo”.

E continuou:“Ele viu o homem doente e não

ignorou, se compadeceu e teve compaixão. Tratou suas feridas, colocou os seus bens a serviço dele e se fez disponível enquanto pôde, mas não deixou de ajudá-lo”

Jesus não causa doenças, o cria-dor é bom e só traz coisas boas, quem causa as doenças às vezes somos nós mesmos ou até mesmo por nossa fragilidade humana. Je-sus resgata a dignidade humana, cura e traz vida digna e saudável.

Mauro Leônidas Bueno fez uma análise do cartaz da Campanha da

da Saúde com feições alegres e dis-poníveis atende ao paciente.

A cruz de ao fundo, ilumina e sensibiliza o ambiente.

Falou a respeito da necessida-de da humanização do atendimen-

saúde e comentou a ausência dos -

ma, que foram convidados, mas que não compareceram.

“É necessário o envolvimento

sensibilizem e humanizem o aten-dimento, dando atenção especia-lizada, carinho e que estejam dis-

Mauro.-

monstração de gesto concreto, o grupo se dividiu e propôs mudan-ças expondo necessidades existen-tes na comunidade Iguatamense.

grupo deverá se reunir para a for-mação da Pastoral da Saúde.

Pastoral da ComunicaçãoParóquia de Iguatama

paroquiaiguatama.blogspot.com

Nosso pontapé inicial deu--se num Encontro chamado

--

alizado no Centro Paroquial de Pastoral da Paróquia Nos-sa Senhora da Luz, em Luz/MG, com representantes de várias paróquias.

A partir deste pontapé ini-cial algumas atividades têm sido desenvolvidas como publicações da Igreja em Jornais e Site e agora esta-mos dando mais um passo levando ainda mais informa-ção para toda a comunidade com a criação do blog da Pa-róquia.

O blog da Paróquia Nos-sa Senhora da Abadia é uma publicação da Pastoral da Comunicação - PASCOM com a contribuição de todas

as demais Pastorais.Ajude você também a di-

vulgar este blog, levando a palavra de Deus a quantas pessoas puder.

Contribua com o conteúdo deste blog enviando fotos, textos e links de vídeos para o email [email protected] . Críticas, sugestões e elogios também podem ser enviados para este mesmo email.

“Fazer a diferença!” – este é o nosso lema!

Servir com discrição, mas sendo presença!

PASCOM – Pastoral da Comunicação

Paróquia Nossa Senhora da Abadia

Page 4: Jornal Gazeta do Povo

O Gigante voltou! A Associação Esportiva Iguatamense volta a atuar nos campos de futebol após longos

anos de inatividade

Moradores do Alto São Francisco se di-zem esquecidos pela Prefeitura e recla-mam que ficaram sem água por 3 dias

Sindicato Rural de Iguatama comunica que Produto-res Rurais prejudicados pelas enchentes podem se

beneficiar com ações do Governo de Minas

Page 5: Jornal Gazeta do Povo

Câmara Municipal aprova requerimento para que sejam apurados abusos e ilegalidade na exploração da Radio Comunitária de Iguatama

Segundo o requerimento do Vereador Enis Faria aprovado na Câmara de Vereadores, vá-rias irregularidades e abusos são constantes

seu presidente Avelino Silva, conhecido como “Viliquinho”.O requerimento ainda fala a respeito de amea-

-dio Avelino Silva.Providências imediatas são requeridas no sen-tido do afastamento de Avelino da presidência da rádio.

VEJA ABAIXO NA ÍNTEGRA O REQUE-RIMENTO APROVADO PELA CÂMARA

DE VEREADORES

REQUERIMENTOAo Sr.Antonio Moura FilhoDD. Presidente da Câmara Iguatama Minas Gerais.

Senhor Presidente;

Em cordial visita Enis Aparecido de Fa-ria vereador por quatro mandatos consecutivos quatro anos como presidente da Câmara Muni-cipal de Iguatama e atual presidente do PSDB local, que esta subscreve vem por meio deste solicitar que após cumpridas as formalidades legais que rege a espécie e, que se aprovado

Ministério Público Estadual, na pessoa de seu -

ma, para que medidas cabíveis e urgentes se-jam tomadas no intuito de apurar o abuso e a

-dio Comunitária Local” Inscrita no CGC sob

-tura “ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA DE RADIODIFUSÃO DE IGUATAMA”, a qual vem funcionando em notória violação à Lei

- A citada Lei estabelece que a cobertura das rádios comunitárias não ultrapasse um raio de

não pode ter comerciais, apenas apoio cultural

de empresas que estejam dentro da comunida-de.

- A propaganda e os comerciais estão sendo usados como apoio cultural, mas as empresas pagam por este serviço e vincula na referida radio ate comercial de empresas da vizinha ci-dade de Arcos - MG, aqui cito alguns comer-ciais: Sacolão Center, Mobilar Arcos, e etc....

- A referida rádio que tem como Presidente Avelino Silva, popularmente conhecido como Viliquinho, como é também conhecido nos meios judiciais está usando do microfone para fazer política desonesta uma vez que o mesmo já se candidatou em outras oportunidade e ago-ra tudo leva a crer que novamente concorrerá uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Iguatama. Este mesmo cidadão tem vinculado matéria caluniosa sem nenhum nexo ou respal-do legal a minha pessoa e, eu estou sentindo lesado e não tem como me defender usando o direito de resposta, pois temo por minha se-gurança.

ainda como presidente da Câmara Municipal de Iguatama, este mesmo cidadão começou divulgar matérias como já disse sem nenhum fundamento tentando de todas as formas de-negrir não só minha pessoa mas de todos os edis desta casa que eram ou ainda são con-trários a instalação de Usina de Reciclagem de Lixo Hospitalar dentro do “perímetro urbano de Iguatama”, em um certo dia não me lembro a data, quando mesmo estava no ar denegrindo a imagem do legislativo diriji-me

ar naquele mesmo dia. Contudo senhor Presi-dente ao deixar a rádio foi por ele ameaçado com os seguintes dizeres “nesta radio quem manda sou eu e se voltar aqui terá o que me-rece”.

Os atuais gestores da radio comunitária utili-zam a programação da emissora para competir com as FMs regionais convencionais, sem fa-zer qualquer menção aos assuntos relaciona-

Por outro lado o sinal da referida radio pode ser sintonizado em qualquer ponto da cidade e zona rural, o que indica que estão operando acima da potencia de 25 Watts em violação ao art 1 e seus parágrafos.

É publico e notório que apesar de ser uma pes-soa de pouca estatura “físico” que anda pelas ruas da cidade de chinela e bermudas mas Ave-lino Silva, é uma pessoa extramente violenta e perigosa, haja visto que várias foram as vezes que seus instrumentos de transmissão da radio Iguatama FM, foram lacrados e menos de uma hora a programação voltava ao normal, pois o mesmo num total afronto ás autoridades o rompia, também é publico e notório que o mesmo chegou ao extremo de enfrentar-se Policiais Federais utilizando de uma faca, onde foi necessário o uso de força

física para contê-lo e o que motivou sua pri-são por alguns dias.

Recentemente o mesmo esteve em cárcere por vários dias pela Lei Maria da “penha”, por agressão física a mulher, e nem assim o mesmo tem humildade e sai dizendo pela ci-dade que ele é a Lei em Iguatama, pois tudo pode e tudo faz.

Assim senhor Presidente diante do acima ex-posto e diante de tanta violação à legislação, requer as imediatas providencias para restabe-lecer a ordem e a perfeita utilização da radio comunitária, com o pedido de afastamento de Avelino Silva da mesma, devolvendo-a os comunitários, para que a mesma possa ser uti-lizada de forma legal e transparente onde não só nos vereadores representantes do povo po-

da sociedade mas sim a sociedade iguatamense como num todo.

Caso contrário o mesmo continuará utilizan-do a Radio para tirar vantagem ilícita e di-vulgar matérias desvinculadas ao real uso de Radio Comunitária, devo esclarecer que nos últimos dias o mesmo não tem feito ou-tra coisa há não ser denegrir minha imagem, e do poder legislativo iguatamense e se medida imediata não for tomada para garantir a segu-rança e direito de resposta isto irá virar uma bola de neve, pois já foi por ele ameaçado, e em se tratando de uma pessoa que é capaz de enfrentar até policiais federais, quem sou eu para competir com o mesmo, pois não uso e nem tenho armas assim com o federais e nem assim o mesmo intimidou-se. Sou casado pos-

mas em momento algum irei bater de frente com um individuo deste caráter pois temo por minha própria vida e de meus familiares, digo

alegado por este edil, basta que o Ministério Publico, através de seu representante legal “

-sente requerimento a criminais do mesmo que irá ver o real tama-

as diversas vezes que o mesmo utiliza do poder judiciário para resolver suas picuinhas na es-fera civil.

Da decisão desta casa, requeiro que dê conhe-cimento imediato ao representante do Minis-tério Publico em Iguatama Minas Gerais, as Policias Civil e Militar deste município, pois tenho certeza que serei ameaçado de alguma forma, ao site www.cyberbalada.com e ao Jor-nal Gazeta do Povo.

Na certeza de merecer atenção que o caso requer, reitero protestos de elevado apre-ço e distinta consideração.

Enis Aparecido de Faria.Vereador

Page 6: Jornal Gazeta do Povo

Iguatamense produzirá longa metragem que retrata a história de Luiz Garcia,

importante fazendeiro da região

Sobre o diretor iguatamense

Confira o elenco do longa metragem, que será

produzido pela Cavídeo, do Rio de Janeiro

Abelardo de Carvalho, iguatamense, teve a

que era intitulado como FAROESTE.

Há três anos, Abelardo conheceu o prefeito de Pains, Ronaldo Gonçalves, e seu secretá-rio Amir. Logo os três tiveram a idéia de re-

então, o projeto tomou rumo. A história que

quase todo mundo já ouviu algo a respeito.

Junho de 2012, e devem durar três semanas. Quem produzirá o longa, Cavídeo, é uma conceituada empresa considerada uma das maiores no meio do cinema independente.

fazendeiro que viveu entre Porto Real, Pains e Formiga no início do Séc. XX. Luís Garcia é um personagem riquíssimo do ponto de vis-

entre várias esferas do sentimento humano. Amado e odiado, trilhou uma história impar. Ele foi assassinado em Pains no ano de 1916.

A escolha do elenco se dará de maneira prática. Alguns atores serão escolhidos no Rio, como Álamo Facó (A Mulher Invisível, Tropa de Elite). Ele fará o personagem Luís Garcia.

Contará também com a atriz Manu Manga-ravitte (Insensato Coração, Deus do Amor), que será seu par romântico.

Outros virão de Belo Horizonte. Muitos atores da região serão incorporados ao pro-jeto. O talentoso e experiente Joe Bazílio, por

-pação.

Tonico Pereira (Sítio do Pica pau Amarelo, O Bem-amado, A Grande Família) foi o pri-

parceiro da Cavídeo e fará o relevante papel do Padre. O personagem de Tonico Pereira tem participação importante no roteiro e pas-

Muitos participantes serão, no entanto, do próprio município de Pains. Somente na ce-na da festa junina espera - se reunir mais de

O fazendeiro Luís, dono do Império Rural em Arcos, se comprometeu a conseguir 50

-dos devidamente paramentados. 30 carros de

-magens, o que certamente deixarão as cenas ainda mais memoráveis.

Álamo Facó será Luís Garcia.Já protagoni-zou A Mulher Invisível e Tropa de Elite.

Manu Mangaravitte será o par Româtico de Facó. Já passou por Insensato Coração e Deus do Amor.

Tonico Pereira será o Padre - Já brilhou no Sítio do Pica pau Amarelo, O Bem-amado e A Grande Família.

Direção/roteiro : Abelardo de Carvalho

Produção : Natalie Nassif

Diretor e roteirista da Cavídeo Produções no Rio de Janeiro, Abelardo de Carvalho, natural de Iguatama/MG, é bacharel em Ar-tes Cênicas pelo Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio); e pós-graduando em Arte e Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais.

Concluiu os cursos de Roteiro para Televi-são e Cinema, ministrados pelo Prof. Flávio de Campos, mestre em Artes Dramáticas pela Universidade da Califórnia-Berkeley e atu-al script doctor da TV Globo. Lecionou Ar-tes Cênicas nos Curso de Jornalismo, Propa-ganda e Marketing da Pontifícia Universida-de Católica de Minas Gerais/Arcos.

Em 2002 publicou o romance “Bestiário”. 273 págs. Editora “O Lutador”. Belo Hori-zonte / MG. Leitura obrigatória no vestibular da FUOM (Faculdade Oeste de Minas).

No prelo, mais 2 romances: “Óxido” e “Ro-da de Bhaskara”. Últimas produções como roteirista e diretor:

ÚLTIMO RETRATO: Curta documentá-rio em 2010. 5 prêmios em Festivais Nacio-nais.

COWBOY: -tréia marcada para março na Mostra do Fil-me Livre, no Rio de Janeiro, São Paulo e Bra-sília. Em Julho, será exibido no Canal Brasil.

PERSONAGENS / ATORES PRINCIPAIS

EQUIPE PRINCIPAL

Com informações da Assessoria de Comunicação

de Pains

Page 7: Jornal Gazeta do Povo

Carnaval Solidário em Iguatama

Erosão no Bairro Jardim Paraíso coloca em risco a segurança de moradores

Osvander Vieira fala da importância dos profissionais

da Educação

O Carnaval 2012 em Iguatama aconteceu a todo vapor; gente bonita, muitos visitantes, seguran-ça e é claro divertimen-to garantido para os foli-ões que lotam o conhecido “Circuito 70”. Neste ano o circui-to ainda mais lotado que os anos anteriores ofereceu um ambiente favorável a diversão de toda a família, com a presença do policia-mento, conselho tutelar e segurança contratada. Quem passou pelo “Circuito 70” pôde além de se divertir participar da Campanha do Carnaval Solidário. O objetivo da cam-panha realizada pelo Ro-tary Club de Iguatama foi arrecadar fundos para au-xiliar na erradicação da

Poliomielite no mundo. No Brasil, a Poliomielite está erradicada, mas é de extre-ma importância que ações como esta continuem a existir para que todo o mun-

doença. Segundo informa-ções de Sergio Carlos Fer-reira a quantia arrecadada com a campanha será en-viada ao Rotary Interna-cional que aplicará os re-cursos no combate mundial à Poliomielite.Cada um real doado cor-responde a uma dose da va-cina contra a doença, que

anos em todo o mundo, que estarão protegidos da Po-

Há alguns meses atrás, a equipe do CyberBa-lada.com foi procurada por moradores do Bair-ro Jardim Paraíso, co-nhecido como Vila II. O motivo era a existência de um buraco que estava se formando na rua e que oferecia grande risco pa-ra quem passava e para quem morava no local.

Um dos assun-tos que tem andado em alta na cidade de Igua-tama é a valorização

educação, já que uma comissão de professo-res municipais anali-sou e revisou junto a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que dispõe a respeito de cargos e salários dos

-cação na cidade.O Projeto foi aprovado pelos vereadores que reconheceram a im-portância desses pro-

liomielite.

A contagem do va-lor arrecadado na Campa-nha realizada pelo Rotary Club de Iguatama aconte-ceu na sede do CyberBa-lada.com, que registrou tu-do! Foram arrecadados R$ 495,75 que serão deposita-dos em favor do Rotary In-ternacional que destinará os recursos. A saúde também esteve em alta neste car-naval, agentes dos PSFs de Iguatama estiveram pre-sentes no “Circuito 70” distribuindo gratuitamente preservativos.

Recentemente o Cyber-Balada.com foi procura-do novamente pelos mo-radores da mesma rua, que alegavam que o pro-blema não teria sido re-solvido e que teria se agravado.

Um morador nos con-tou que representantes da Prefeitura estiveram no local, e disseram que

iriam resolver o proble-ma assim que o período de chuvas terminasse. Até agora, nada foi feito.

Segundo os residentes da rua, a grande erosão que se formou oferece ain-da mais risco para to-dos, inclusive para quem transita de carro pelo lo-cal, corre o risco de so-frer algum acidente.

Relataram ainda que quando chove, a água que deveria ir para uma caixa, é desviada pelo buraco, causando assim

rua de baixo.

Os moradores pedem que o problema seja logo resolvido, para que a se-gurança e a tranqüilida-de dos moradores sejam garantidas.

Segundo o vereador Osvander Vieira o orçamento do municí-pio dedica-do à edu-cação su-biu de 25% para 40%

quando houve a muni-cipalização das esco-las:“Foi um ganho real de 15%, já que o municí-pio iria arcar com as despesas da municipa-lização”.E continuou: “A verba é utilizada para pagar professores, serventes, comprar ônibus, Kom-bis, para levar e trazer os alunos”. O ex-prefeito disse ainda que foi um aumento representa-tivo para o município e que acredita existir

-

sidual desta verba que deveria ser distribuída de alguma forma aos professores e serven-tes.“Precisamos valorizar os professores, eles trabalham, cumprem sua carga horária nas salas de aulas e depois levam ainda trabalho para suas casas. Eles merecem respeito, me-recem nossa atenção, atenção do executivo municipal, precisam ser mais valorizados”

Osvander Viei-

nós se não fossem os professores. São eles, que educam. Um pa-ís educado é um país desenvolvido. Municí-pio educado é um mu-nicípio desenvolvido, e isso acontece através dos professores que são os educadores de todos nós”.

Page 8: Jornal Gazeta do Povo

Um Fiat Pálio com placas de Arcos capotou na Br-

Segundo informações do próprio motorista, ele estava

abastecer. Ele caiu em um buraco, estourou o pneu e capotou, vindo a descer um barranco do lado esquerdo da rodovia. O motorista sofreu apenas ferimentos leves e estava no local esperando a chegada da Polícia Rodoviária. O seguro do carro foi acionado.Mais uma vez, os buracos da rodovia são as causas de aciden-tes. Por isso, é de suma importância que se tenha atenção e cui-dado ao trafegar pelo local, que contém vários grandes buracos no meio da pista.

Hoje em dia, o sonho de todo jovem é tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação. Todos

em suas mãos um carro.

cuidado quando se trata de trânsito. Com o objetivo de es-clarecer para os já motoristas e também para os futuros mo-toristas, procuramos a Auto--escola de Iguatama para se informar sobre as novas regras. A atendente da Auto-escola

Briga entre detentos na Cadeia de Iguatama Notou-se uma movimentação estranha vindo da cela 5 da Cadeia

-

Relataram que após brincadeiras de mau gosto, que ambos desa-provaram, os dois detentos começaram a se agredir com empur-rões. Diante dos fatos, um dos detentos foi remanejado para a cela quatro.

Mãe descobre fotos de sua filha menor nua na in-ternet A mãe de uma menor procurou o Conselho Tutelar de Iguatama

-rem sozinhas em sua residência, tirou fotos das duas, onde ambas estavam nuas. Estas fotos foram postadas na internet, e somente pouco tempo

Tentativa de suicídio A Polícia compareceu no Hospital onde o recepcionista havia registrado a entrada no pronto socorro de um paciente que teria tentado suicídio. O homem cortou o pescoço com uma faca de cozinha, causando um grande ferimento no local. O motivo do fato seria problemas

Carro capota próximo ao Posto Zema em Iguatama

Atenção! Novas regras para Carteira de Habilitação!

Vende-se uma Casa no Bela Vista

Valor a combinar Casa com uma casa de aluguel Bela Vista. Contato:

Getúlio

Vende-se

Padrão Americano de tamanho

-síveis.

Vende-se Monza

Vende-se Palio Fire

Vende-se Simulador de Caminhada

fazer em casa e malhar a qualquer hora do dia.

Compro contra baixo ou baixoValor a combinar, pode ser novo ou usado.

Vende-se uma Fazenda em IguatamaValor a combinar

-

Vende-se uma Antena Internet Wireless

Antena em excelente condição: cabo + adaptador wireless usb + suporte,

Vende-se Disco de VinilValor a combinar

Planejamento de roubo de gado na Fazenda Pal-mital A testemunha relatou aos policias que dias atrás, ao chegar na fazenda, percebeu que uma das janelas havia sido arrombadas e que dois cobertores haviam sido roubados. Por ser um roubo de pequeno valor, e estar muito longe da Delegacia de Policia, resol-

Porém, quando trabalhava na plantação de milho para fazer silo, encontrou um pedaço de guardanapo caído no chão. Ao abrir o papel, percebeu que era um mapa de todas as fazendas da região, e concluiu que se tratava de um planejamento para roubo de gado que aconteceria na noite seguinte.

Homem é encontrado morto em casa Segundo o solicitante, a vítima que é seu primo, um dia antes de

Na data do dia 22/02, ao chegar em sua casa, o solicitante se de-parou com seu primo caído ao lado do fogão. A Polícia Militar foi acionada imediatamente, que não constatou nenhum ferimento na vítima. O solicitante relatou que a vítima era diabética e fazia uso de be-bidas alcoólicas. Após a perícia técnica, o corpo foi liberado aos familiares.

informou que quando a CNH vence, a partir da aplicação das novas regras, o condutor terá 30 dias após o vencimento para renovar sua habilitação. Caso o prazo se acabe, o condutor terá que renovar sua habilita-ção. O motorista ainda poderá ser multado se algum policial o abordar com a CNH vencida transitando pelas vias, perden-do 7 pontos e pagará uma mul-ta de R$191,92. Além disso, houve também al-terações nas cargas horárias dos cursos. A carga horária de legislação de transito é de 45 horas aula, sendo a legislação de transito 18 horas, direção defensiva 16 horas, noções de primeiros socorros 4 horas, no-ções de proteção e respeito ao

meio ambiente 4 horas, e fun-cionamento de veiculo 3 horas. A prática de direção são 20 ho-ras aulas, com 20% dessas au-las noturnas (4 horas). O valor do curso para obter a CNH, se o candidato for apro-vado em tudo sem repetir nada,

243.00. O tempo de conclusão do curso tem média de três me-ses. Há também uma nova regra

dos veículos. Se um Policial Rodoviário abordar um veículo

protegido pelo plástico, o con-dutor pode ser multado em R$ 127,50 e ainda perder 5 pontos na carteira.

-

que serão instaladas no veículo da auto escola. Ainda segundo a atendente da auto-escola, o teste de baliza passará a ser fei-to em cones. O candidato terá três tentativas para realizar a baliza, se não obter sucesso, ele será reprova-do, impedindo que tenha conti-

CIRETRAN da auto-escola em Iguatama não possui números

--

lizado em carros. Estas são as novas regras para se conseguir e manter a sua ha-bilitação. Em caso de dúvidas, procure a unidade de auto-es-cola em Iguatama.

Page 9: Jornal Gazeta do Povo

CARNAVAL IGUATAMA 2012

Page 10: Jornal Gazeta do Povo

-res de Iguatama contou com a pre-sença de professores municipais que ansiosos aguardaram a votação do

Carreira do Magistério Público Mu-nicipal em Iguatama; cargos e salá-rios.

Representantes da comissão de professores vem há meses discutindo

o município além de suas possibilida-des.

A representante da comissão de pro-

-sentada pelo presidente Antonio Mou-ra foi muito democrática, e permitiu que o tema fosse discutido de forma

“Agora, os reajustes dos professo-res Municipais serão de acordo com os reajustes do governo. O presidente Antônio Moura antecipou a reunião para possibilitar que caso o projeto seja aprovado, o reajuste já seja inclu-

-mou Rosilaine.

Após analisado em conjunto com a Comissão de Professores, o projeto foi enviado para ser avaliado pelas

Comissões da Câmara e foi aprovado por unanimidade.

A aprovação do projeto foi acolhida por uma calorosa salva de palmas dos professores presentes.

O Presidente da Câmara Antonio Moura parabenizou os professores:

conta dos vereadores, discutiram, sem pressão desnecessária; de uma forma

“Peço aos professores para que ve-nham sempre à Câmara e que colabo-

A representante da Comissão dos Professores Rosilaine Leão Brito, agradeceu a Deus, aos colegas de tra-balho e aos vereadores que reconhe-ceram a necessidade da

Mudança. E continuou: “Nossa necessidade é maior do que o que foi

forma a atender ao professorado e ao

“Essa casa nos tratou com mui-

Segundo Antonio Moura, o Projeto

cumprido.O Projeto na íntegra poderá ser lido

-dores no endereço: www.cyberbalada.com/iguatama.

A Câmara de vereadores da cidade de Iguatama homenageou o falecido

repleto de populares, inclusive com a presença de familiares e amigos do do vereador.

O prédio da Câmara Municipal se encontra em reformas e reinaugu-rou uma de suas salas em homenagem ao vereador Hemilton, dando a ela seu nome. Hemilton foi Presidente da Câ-mara, estava em seu segundo mandato e faleceu no dia 27/08/2011.

Na placa em sua homenagem uma frase sempre citada pelo vereador: “Deus não escolhe os preparados, ele

-

parentes a respeito de sua admiração por Hemilton: “Tadeu demonstrou em

sua vida particular honradez e serie-dade, bem como compostura e caráter.Ele demonstrou em sua vida publica um

O CyberBalada.com foi procurado pela Sra. Regiane Lo-pes da Silva Ferreira, moradora de Corguinhos, que disse estar revoltada com a situação de sua rua.

Segundo ela, a rua paralela à sua casa é uma rua sem sa--

rada desta rua se acumulava na frente de sua casa, quase invadindo a sua sala.

No período de chuvas, a Prefeitura colocou brita no local, porém não espalhou. A brita represou a água e a casa de Regiane foi inundada.

Ela comunicou o problema à Prefeitura Municipal de Iguatama que tentou resolver a situação. Os funcionários da prefeitura abriram uma valeta no meio na rua, para que

casa de Cristiane.Esta valeta, que termina nos fundos da casa desta mora-

Câmara de Vereadores aprova projeto que beneficia Professores Municipais

Câmara de Vereadores homenageia Hemilton Tadeu Leão

Após Denúncia feita por moradora de Corguinhos no site cyberbalada.com,Prefeitura faz manutenção em esgoto!

CÂMARAMUNICIPAL

DE IGUATAMA

espírito político com ideal maior, com ideal de servir e dar sua parcela de con-

E continuou: “Deus quis assim e seu desejo deve ser aceito, que Nossa Se-nhora da Abadia de abençoe os familia-res de Tadeu e que seus ensinamentos

Dona Marli, a mãe do homena--

deceu e disse que acredita que ele foi merecedor de tal homenagem, pois era uma pessoa do povo e se dedicou muito à sua família.

“Ninguém nunca vai esquecer Ta-

Clarice, a esposa de Hemilton. Segundo a vereadora Renata,

Tadeu era um homem muito sensato: “Convivi por muito tempo com Tadeu, sempre era um prazer estar com ele, sensato, sério, sempre aconselhava a todos com um sorriso maravilhoso no

dora, vem retendo a água impedindo que a frente da casa

está caindo nesta valeta feita pela Prefeitura.-

rados na valeta, causando um cheiro insuportável no local. Ela contou também que quando chovia, a valeta se enchia,

fundos de sua casa.Regiane mora no local desde que nasceu e segundo ela,

o problema persiste a 8 anos. A rua em questão nunca foi limpa pela Prefeitura. “Se eu quiser a rua limpa, eu mesma

seu relato.-

na, a prefeitura mantém três funcionários trabalhando em Corguinhos.

Logo após a denúncia feita por Regiane ter ido ao ar, -

tiveram no local, realizaram a manutenção do esgoto e “es-

fazendo um prolongamento na mesma.Falamos novamente com Regiane, que acredita que o seu

problema tenha sido resolvido.