Jornal Gente & Empresa

12
EWBANK DA CâMARA CIPOTâNEA JUIZ DE FORA, 7 à 14 DE AGOSTO DE 2011 ANO 1 | N° 4 R$0,50 Cristina Castro discursa no Congresso Mundial www.genteeempresa.com.br FOTO: DIVULGAÇÃO Informatiza toda Rede de Educação Cipotânea Completa 300 anos PÁGINA 3 6º Congresso Mundial da Internacional da Educação PÁGINA 5 PÁGINA 4 Jovens se destacam como Empresários PÁGINA 12 PÁGINA 11 PÁGINA 11 PÁGINA 8 PÁGINA 10 Espaço Literário com João Peçanha: "MANUAL PRáTICO DO ÓDIO" Fala Thadeu "PENSO,PENSO,LOGO DESISTO" Orlando Silva: ELEITA A MISS BRASIL 2011 Criando Casos com Zuca: Dilema Amoroso PÁGINA 5 ACISPES: Pacientes com doenças reumatologicas podem ter acesso gratuito a medicamentos

description

Ano 1 Edição 4

Transcript of Jornal Gente & Empresa

Page 1: Jornal Gente & Empresa

Ewbank da Câmara CipotânEa

Juiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011 ano 1 | n° 4 r$0,50

Cristina Castro discursa no Congresso mundial

www.genteeempresa.com.br

Foto: Divulgação

Informatiza toda Rede de Educação

Cipotânea Completa 300 anos

página 3

6º Congresso Mundial da Internacional da Educação

página 5 página 4

Jovens se destacam como Empresáriospágina 12

página 11

página 11

página 8

página 10

Espaço Literário com João peçanha:

"Manual PRátICo do ÓdIo"

fala thadeu"PEnso,PEnso,logo

dEsIsto"

orlando silva: ElEIta a MIss BRasIl 2011

Criando Casos com zuca:

dilema amoroso

página 5

aCispEs: pacientes com doenças reumatologicas podem ter acesso gratuito a medicamentos

Page 2: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.bro2

EditorialEMPREgado satIsfEIto

Desde a última década do ano passado, muitas empresas têm procurado oferecer melhores con-dições de trabalho a seus empregados, de modo a conquistar índices maiores de produtividade e satisfação no trabalho. E o resultado é praticamente de 100%. Participação nos lucros e resultados, assistência médica e hospitalar para os empregados, companheiros e filhos, estímulo à graduação ou capacitação profissional, salários compatíveis com a realidade do lugar onde vivem e chance de crescimento vertical e horizontal dentro da empresa. Ainda importante, feed-back de tudo.

Teve muita gente que apostou e ainda aposta que tudo isso não passa de modismos. E vão além quando procuram manter seus empregados como um assalariado com todos os deveres e ne-nhum direito – nem os da lei. Muitas empresas ainda usam o mercado como ameaça à estabilida-de do trabalhador, quando deveria usar o mercado como forma de incentivá-lo a crescer.

E tem outras empresas que agem como se fossem animadores de um grande circo. Mostram vários macaquinhos alegres e felizes, como que a dizer que a empresa é a extensão do lar. Pura fachada. Na realidade são tão ou mais conservadores que os demais. Essas empresas tendem a sair do mercado. Na medida em que os concorrentes crescem na valorização de seus colabora-dores, elas crescem em participação no mercado. Essas empresas são agressivas e tiram o que há de melhor daquelas que não tornam o ambiente de trabalho um lugar saudável e alegre.

Um belo exemplo pode ser visto em Conselheiro Lafaiete, onde as grandes empresas das cidades no entorno investem na formação de seus empregados, participando até com parte das mensalidades – caras – das faculdades. Participam também com o trans-porte. Tudo isso mais bons salários, participação nos lucros e resultados, planos de saú-de, vale alimentação.

Será que precisa explicar porque essas empresas cresceram tanto? Toda empresa é o re-sultado da soma de esforços e desprendimento de cada um dos envolvidos. Empregado satisfeito, produtividade em alta.

dirEtor: Paulo RobeRto GomesEditor-gEraL: anibal Pinto maRquesrEdação: Wania loPesdiagramação: Gisely FeRnandesCoordEnação: thaíse amoRimCoLaboradorEs: daRcy emidio leonaRdo PRenassi oRlando silva RoGéRio FReizrEpórtEr fotogrÁfiCo: benito maddalenaassEssoria ComErCiaL: cláudia Jacobsen e tiaGo vinicius FaRia

EndErEço: avenida baRão do Rio bRanco, 2.231 sala 16 | centRo, Juiz de FoRa - mG | ceP: 36010.010

tELEfonE: (32) 3215-3703

sitE: www.genteeempresa.com.br

twittEr: @GenteeemPResa

gEntE E EmprEsa

Renda fixa é o melhor investimento dos últimos 17 anos

BanCo CEntRal

o banco central divulgou recentemente o rancking dos melhores investimentos desde a implantação do Plano Real, em 1994. o menor rendimento no período fi-cou com as cadernetas de poupança, que rendem 1% ao mês mais a tR. a maior valorização ficou para os papéis de renda fixa, de logo prazo, que nos 17 anos tive-ram uma variação positiva de 2.481,08%. Já as aplicações em bolsas tiveram uma valorização média de 1.674,39%.

as cadernetas de poupança vêm per-dendo aplicadores ao longo do tempo, exatamente pela baixa rentabilidade se comparada a outros ativos. sua van-tagem, no entanto, é que permite uma mobilidade que os papéis de renda fixa no permitem e não há tributação até um determinado valor.

as bolsas de valores tiveram alguns sola-

vancos em 2009 e 2010 por causa da crise financeira que abalou os estados unidos, parte da europa e da ásia, especialmente o Japão. neste período as bolsas andaram um tanto de lado, depois de experimenta-rem grandes altas nos anos anteriores.

os investimentos, neste momento, de-vem privilegiar algo mais conservador, diante da crise de alguns países euro-peus e do próprio estados unidos, que mesmo tendo aprovado o aumento do limite para endividamento, ainda vai en-frentar problemas com o desemprego, as altas taxas de juros e as eleições do ano que vem.

aPlicaÇÕes 1994-2011bolsas de valores 1.674,39%caderneta de Poupança 978,95%Renda fixa 2.481,08%

o JornaL não sE rEsponsabiLiza por tExtos Enviados por CoLaboradorEs

Page 3: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br o3

6º Congresso Mundial da Internacional da Educação CRIstIna CastRo

com 30 milhões de filiados, a interna-cional da educação escolheu a cidade do cabo, na áfrica do sul, para sediar o encontro. durante cinco dias, os cerca de dois mil participantes, de mais de 154 pa-íses, aprofundaram o debate sobre como atuar na defesa da educação de qualidade em meio à crise econômica internacional. o tema escolhido para este congresso foi “construindo o futuro através da educação de qualidade”. várias autoridades da áfrica do sul, unesco, oit e presidentes de sin-dicatos de educação locais prestigiaram a abertura do congresso. em seus discursos, todos destacaram a importância da luta por uma educação de qualidade.

a presidente da ie, susan hopgood, abriu o congresso fazendo duras críticas à falta de vontade política dos governos para a melhoria da educação pública. “em um mundo globalizado, devemos estar uni-dos, compartilhando experiências estraté-gicas para alcançar êxitos”, disse susan. ela acrescentou que a ie defende a educação como um instrumento de erradicação da pobreza. “a segunda década do século XXi viu que o mundo continua enfrentando crises múltiplas exacerbadas pelas mudan-ças climáticas e crise econômica, como a aids, mortalidade infantil e materna. a ie deve contribuir enfrentando os governos que não consideram a educação priorida-de, com mobilização, em nível local, nacio-nal e mundial”,

Kgalema motlanthe, ex-presidente e atu-al vice-presidente da áfrica do sul, tam-bém sindicalista, disse que a educação é prioridade nacional em seu país e que existe uma campanha de aprendizagem,

que partiu de uma iniciativa conjunta do governo sul-africano com os sindicatos da educação. o vice-presidente conclamou o comprometimento de todos pela forma-ção de professores.

o congresso da ie é a maior instância de decisão da internacional da educação. du-rante o evento, são aprovadas as políticas, planos de ação e os programas da organi-zação. também são eleitos os membros do conselho e da direção executiva da enti-dade para os quatro anos seguintes. nes-te 6º congresso foram 2000 participantes sendo 1600 delegados com direito a voz e voto, representando as 345 entidades fi-liadas. a duração foi de cinco dias, com ati-vidades durante todo o período, de 9 às 18 horas. os congressos da ie são realizados a cada quatro anos e a organização escolhe um continente diferente para realizá-lo. em 2004, o 4º congresso foi na américa do sul e o brasil foi o país anfitrião.

a presença do presidente lula na aber-tura do congresso causou frisson entre os sindicalistas do mundo inteiro, pois era a primeira vez que um chefe de estado par-ticipava de um evento da ie. durante os cinco dias de congresso, além da troca de experiências no campo educacional, fo-ram discutidos os problemas enfrentados pela educação pública em todo o mundo levando em conta que a educação pública de qualidade é essencial para o desenvol-vimento e, portanto, deve ser priorizada por todos os governos.

também foi discutida e aprovada uma campanha do dia mundial dos docentes e a semana Global pela educação. também a educação inclusiva, não homofóbica,

não sexista foi ponto forte de debate no evento.

Crise financeira e os reflexoseducacionais

a crise financeira mundial, que começou em 2008, está impactando o financiamen-to para a educação. essa é a realidade da maioria dos países que, a pretexto da crise econômica, estão promovendo cortes de recursos em setores da economia que atin-gem principalmente os mais pobres. em Portugal, por exemplo, o governo cortou 800 milhões de euros do orçamento anual da educação pública.

os delegados aprovaram uma resolução na qual é criticado o modelo de recupera-ção da crise e convocaram todos os sindi-catos membros que exijam que o financia-mento da educação pública continue sob responsabilidade dos governos e de, no mínimo, 6% do Pib.

no brasil estamos debatendo o Plano na-cional de educação, que se encontra em tramitação na comissão especial do Pne. a defesa e luta da contee- confederação nacional dos trabalhadores em estabeleci-mentos de ensino, assim como de todas as entidades educacionais é de que seja des-tinado 10% do Pib para a educação, atual-mente são 5%.

o brasil esteve por mais duas entidades brasileiras participando do evento, além da contee. o PRoiFes e a cnte, que defen-deram a tese de que a educação não pode ser responsável por pagar a conta da ga-nância financeira. “a educação pública que defendemos é a de qualidade, socialmente referenciada, que constrói cidadania e pre-

para as pessoas para intervirem de manei-ra consciente na sua vida, na sua história. entendemos que a educação precisa de muito investimento e defendemos que no nosso país haja investimento de ao menos 10% do Pib na educação pública, porque acreditamos que a grande escola é a es-cola pública capaz de promover o desen-volvimento independente, de autonomia, solidário, democrático e construído com a participação de todos” acentuou o presi-dente da cnte Roberto Franklin leão.

Para a secretária geral da contee, cristi-na castro, a luta na defesa da bandeira da educação Pública, Gratuita, de qualidade socialmente referenciada é uma luta de toda a sociedade, é uma luta de toda a humanidade. “Participar desse congresso foi sem dúvida uma grande oportunidade de crescimento profissional, educacional e pessoal”.

Page 4: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br

integrada à saúde do homem visa qua-lificar a saúde da população masculina na perspectiva de linha de cuidado que resguarde a integralidade da atenção. muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regu-laridade, as medidas de prevenção dos agravos evitáveis.

o censo do ibGe 2010 apontou a po-pulação de barbacena com 126.325 habitantes, sendo 60.155 (47,62%) ho-mens.

Medidas necessárias para uma

vida melhor:- adote alimentação saudável

- não fume e evite bebidas alcoólicas- Pratique exercícios físicos- Faça exames preventivos

o4

Saúde do homem é tema de evento no centro da cidade

daRCy EMídIo

atendendo a lei municipal 4.276, de autoria do vereador amarílio andra-de (Psc), que dispõe sobre a saúde do homem, o departamento municipal de saúde Pública (demasp) realizou nesta quarta-feira, dia 03 de agosto, no cen-tro da cidade, de 08h às 16h, um evento voltado para o público masculino com a participação das equipes de estraté-gia em saúde da Família e núcleos de apoio à saúde bucal.

de acordo com o diretor do demasp, luciano José sfredo, foram realizadas aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar, índice de massa corporal, com distribuição de panfletos informativos sobre a saúde do homem, entre outras atividades.

a política municipal de atenção inte-grada à saúde do homem tem como ob-jetivo promover a melhoria das condi-ções de saúde da população masculina de barbacena, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilita-ção ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.

a proposição da política de atenção

a festa termina com o show do Frei zeca fa-zendo o lançamento do seu novo cd.

de acordo com o censo realizado pelo ibGe em 2010, sua população é de 6.547 habitan-tes. o município de cipotânea vive da agrope-cuária e é conhecido pela produção artesanal em palha de milho. suas principais atrações são as festas do milho (julho) e o Jubileu de são caetano (agosto), que são comemorados todos os anos.

o município foi fundado em 1711 e está comemorando 300 anos. a cidade é também muito conhecida pelo artesanato de palha de milho que é uma das principais fontes de ren-da da população.

300 anos de CipotâneadaRCy EMídIo

a paróquia de são caetano de cipotânea está celebrando o 50º Jubileu de são ca-etano e 300 anos de fundação da cidade (1711-2011), antigamente era chamada de são caetano do Xopotó. todos os dias estão acontecendo celebrações de missas, novena e procissões. neste domingo, dia 07 de agos-to, data consagrada ao padroeiro são caeta-no, alvorada festiva pela banda de música e fogos, celebração de missas e procissão do santo pelas ruas da cidade.

uma carreata de motos e carros vai sair de barbacena neste domingo, ás 8hs da manha, da Praça de santo antonio, com destino á ci-dade de cipotânea.

Prefeita danuza bias Fortes, juntamente com os profis-sionais da área da saúde e Julio batista

BarBacena

Page 5: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br o5

das obras. ele ainda confirmou a liberação de mais 50 leitos.

a comitiva também visitou o hospital e maternidade são José para conhecer a am-pliação do cti que possibilitará a amplia-ção dos atuais cinco para dez leitos de uti neonatal. segundo o prefeito José milton, as novas unidades de terapia intensiva de-vem entrar em funcionamento no prazo de um ano.

cessários e investir em ações de gran-de importância nesse sentido, como o Prouca”, afirma Paulo. os números con-firmam os ganhos para a rede de edu-cação da cidade. “ao todo, compramos 360 notebooks que serão integralmente destinados aos professores e alunos da pré-escola, da primeira a quarta séries e até mesmo do projeto de educação para Jovens e adultos (eJa)”, enumera o prefeito.

mas o programa é ainda mais enfático na promoção da inclusão digital. Junto à aquisição de computadores portáteis para alunos e professores, a Prefeitu-ra está investindo também em treina-mento. “todos os professores serão ca-pacitados para que possam repassar o aprendizado aos alunos”, conta Paulo soares. e não é só isso. Junto ao ensino da informática, a aquisição dos laptops vai possibilitar uma importante amplia-ção dos conhecimentos aprendidos em sala de aula, seja por meio da navega-ção à internet e como material de apoio na complementação dos exercícios de diversas disciplinas. conhecimento que vai além da sala de aula também por ou-tro motivo: é que cada aluno vai poder levar o notebook para casa.

Mais leitos para Lafaiete

Ewbank da Câmara informatiza toda a rede municipal de educação

agênCIa MInas

aCIsPEs

o novo hospital Regional de conselheiro lafaiete terá mais 50 leitos. a anúncio foi feito na última segunda-feira, dia 1º, pelo secretário de estado da saúde, antônio Jorge de souza marques, durante sua às obras do hospital. em companhia do Pre-feito José milton e do secretário municipal da saúde, martinho de meneses souza Fi-lho, antônio Jorge visitou todos os setores e se mostrou otimista com o andamento

tecnologia, inclusão digital, educação. em ewbank da câmara, essas três palavras estão se unindo de uma forma inusitada na região. Por meio de uma iniciativa do ministério da educação e especialmente da Prefeitura, 100% dos alunos e profes-sores da rede municipal vão receber lap-tops. a novidade faz parte do Programa um computador por aluno (Prouca) que oferece aos municípios uma oportuni-dade para a aquisição de computadores portáteis novos, com acesso à internet e conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem. uma contraparti-da que só é possível graças ao trabalho da gestão municipal, conforme explica o prefeito de ewbank da câmara, Paulo mendes soares. “existem duas formas de participação no Prouca. uma é por meio do financiamento junto ao bndes e a outra é por meio de recursos próprios da Prefeitura.”

a adesão por meio de recursos pró-prios dá ainda mais significado à con-quista de ewbank da câmara. “desde que assumimos a administração muni-cipal, estabelecemos a educação como prioridade. com planejamento, conse-guimos economizar em gastos desne-

ma fase que os pacientes portadores de doenças crônicas podem se beneficiar e, ao mesmo tempo, fortalecer as pesquisas na área. “ao participar desse estudo clíni-co, os voluntários têm acesso a uma droga altamente eficaz para aquela patologia e já amplamente testada. ou seja, uma oportu-nidade para fazerem uso do que há de mais avançado naquele tratamento, tendo total segurança, um amplo acompanhamento médico, coletas regulares de sangue e, o melhor, sem custo nenhum para a pessoa”, enfatiza o médico. ao mesmo tempo, com-pleta scafutto, “é importante ressaltar que qualquer tipo de experiência só é feita se tiver o total consentimento e aval do pa-ciente”. e mais. “mesmo que o estudo fina-lize, a legislação exige que o medicamento seja mantido até o final do tratamento. dessa forma, o paciente pode dar conti-nuidade sem precisar arcar com qualquer tipo de custo”. no momento, por exemplo, está em estudo no cmiP o desenvolvimen-to de medicação para artrite reumatóide e lúpus. um trabalho fundamental para o avanço no tratamento dessas doenças e que vai estar cada vez mais ao alcance dos municípios consorciados à acispes. com o convênio, “estamos apresentando aos pacientes essa oportunidade de acesso a tratamento gratuito, ainda desconhecida por muitos, e fechamos com o cmiP e a Reumatocenter a realização de 20 consul-tas semanais em Reumatologia”, explica o diretor executivo, sidnei scalioni. ele com-pleta a força dessa parceria, uma vez que “o centro médico é considerado uma das principais referências no tratamento de doenças reumatológicas da região”.

aCISpEShá muitos anos, estados unidos, europa

e Japão se tornaram destinos conhecidos pelo avanço em pesquisas científicas vol-tadas para a promoção da saúde. atual-mente, porém, o mundo tem direcionado os olhos para outro nome de grande po-tencial no assunto: a américa latina. um dos motivos para isso está na miscigena-ção, proporcionando à ciência uma gama de respostas para o desenvolvimento de novos medicamentos. trabalho que tem recebido do brasil e, especificamente de Juiz de Fora, uma contribuição singular. sede, desde 2007, do centro mineiro de Pesquisa (cmiP), um dos cincos maiores do país, a cidade hoje participa ativamen-te do processo de pesquisa clínica para a criação de novos fármicos. uma nobre iniciativa que acaba de ganhar o apoio da agência de cooperação intermunicipal em saúde Pé da serra (acispes). o acesso à medicação, que, na maioria das vezes, é de altíssimo custo, representa um grande empecilho para pacientes portadores de doenças crônicas. uma dificuldade que encontra no cmiP uma importante solu-ção. “antes de entrar no mercado para ser comercializado, um medicamento passa por um rigoroso processo de avaliação que comprove sua segurança e eficácia”, afirma o reumatologista e investigador principal do cmiP, antônio scafutto. nesse sentido, ele enumera algumas etapas até chegar ao produto final, com todas as prescrições necessárias. “a primeira acontece em labo-ratório onde ocorre o desenvolvimento da molécula. Feito isso, a substância é testada em animais e, posteriormente, dá-se início ao teste em seres humanos”. é nessa últi-

Page 6: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.bro6

GEntE & EMpRESaPaulo RoBERto

LançamEntoo juiz de direito luiz Guilherme marques

e a psicóloga ana stuart lançaram, na noite da última sexta-feira, o livro carência efeti-va e o direito. o lançamento foi na sede do corpo de bombeiros de são João del Rei. a renda da venda dos livros será revertida para a aPadeq, uma associação criada em nesta cidade que faz atendimento a depen-dentes químicos, carentes e não carentes.

o livro conta com experiências dos dois profissionais. são visões interessantes do pro-blema da carência afetiva, sob a ótica de um magistrado e de uma psicóloga, ambos com trabalhos em Juiz de Fora. trata-se de um belo apanhado de textos.

ExCursõEs para Jogos

carlinhos sampaio, em parceria com a loja Futebol arte, está realizando ex-cursões para jogos no engenhão com todos os times do Rio de Janeiro. além dos jogos, visitam sempre pontos tu-rísticos do Rio de Janeiro, como Pão de açúcar, corcovado, barra shopping, Feira nordestina de são cristovão etc. as viagens são em ônibus turísticos de luxo, semi leito com ar refrigerado, tv,dvd,geladeira e lanche a bordo com todo o conforto para famílias. as próxi-mas excursões serão para os jogos vas-co x Fluminense e botafogo x Fluminen-se. contatos 3232-2880 /8807-3214

xix Edição do aLmoço EmprEsariaL

o almoço empresarial da aceJF reuniu aproximadamente 250 empresários de diversos setores além de autoridades políticas e militares. o almoço com foco no network foi rea-lizado no la Rocca e contou com a presença especial do diretor da agência novo Rumo chevrolet, éuzio eduardo andrade, que de forma sucinta falou das novas agências che-vrolet que chegaram a Juiz de Fora.o evento foi aberto com um curto pronunciamento do presidente da instituição, aloísio vasconcelos, que agradeceu a presença dos parceiros – agência novo Rumo chevrolet, casa valduga, cerveja antuérpia, zine cultural, Partner Produção, Fátima buffet, la Rocca e diário Regional - que abrilhantaram o almoço expondo seus produtos. os parceiros casa valduga, Partner Produções e diário Regional sortearam seus produtos para os presentes.

a nova assessora comercial do Gente & empresa cláudia Jacobsen e Ricardo cavalcanti

aloísio vasconcelos e éuzio eduardo andrade

ana laura, marco antônio, aloísio vasconcelos e césar os secretários da PJF maria helena leal e aristóteles Faria

Cartão itaedson leiras dos santos está trazendo para

Juiz de Fora o cartão ita (international travel assistent) para viagens nacionais e interna-cionais com coberturas bem extensas, tatno no brasil quanto no exterior. o cartão ita tem atendimento próprio em mais de 50 países. contato/informações: 32 9198.5864 | www.itatravelcard.com.br

CaçuLao Grupo caçula comprou a Palimon-

tes de Juiz de Fora. o Grupo caçula é o maior vendedor de artigos carnavales-cos e armarinhos do brasil, com lojas em são Paulo, Rio de Janeiro, espírito santo e minas Gerais. é comandado pelos ir-mãos marco antônio e sebastião Gon-çalves de castro. o Grupo tem mais de 2000 funcionários e os empresários são da cidade de Rio novo.

rEd irono espaço técnico del araújo em Juiz de

Fora vai receber neste final de semana, a Red iron cosméticos, quando será mi-nistrado o curso Princípios da cor, com o expert del araújo.

Page 7: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br o7

aniversariantesfórum dE

dEsEnvoLvimEntoestá marcado para o dia 29 de setem-

bro no victory hotel, o 4º Fórum de de-senvolvimento de Juiz de Fora, zona da mata e vertentes, com o tema: "incen-tivando o crescimento regional" a hora de fazer a diferença. Promovido pela agência de desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, o fórum pretende trazer a Juiz de Fora nomes de expressão na política nacional para debater o desen-volvimento regional. segundo luiz so-ranço "é a oportunidade dos empresá-rios se encontrarem e discutir sobre os grandes assuntos, principalmente, nes-te bom momento que vive toda nossa região".

Pessoas importantes para o colunis-ta aniversariaram essa semana. a pri-meira foi a fisioterapeuta anelise Rosa salgado, uma pessoa amiga, alegre, extrovertida e carinhosa. o outro é o amigo Ricardo Rabelo, um excelente profissional e muito queridos por seus pares. aos dois desejamos muitos anos de vida, muita saúde e paz.

anelise Rosa salgado

Ricardo Rabelo acompanhado da sua esposa, cida

tEatro dE bonECos rECEbE prÊmio

da sEdsa secretaria de estado de defesa social

(seds), por intermédio da superintendên-cia de avaliação e qualidade da atuação do sistema de defesa social, premiou o teatro de bonecos turma do Foguinho, através do iv Prêmio qualidade da atuação do siste-ma de defesa social, cuja temática trouxe como escopo “a preocupação com a satis-fação do público com o atendimento dos órgãos de defesa social”. o teatro de bone-cos da turma do Foguinho, desenvolvido pelo 4º batalhão de bombeiros militar, foi contemplado, sendo reconhecido por suas ações desenvolvidas no âmbito dos órgãos que compõem o sistema de defesa social, e recebeu a premiação em solenidade no dia 02 de agosto de 2011, no auditório do hotel dayrell, em belo horizonte. a "turma do Foguinho" realiza apresentações que encantam as crianças onde estas assistem as brincadeiras que ensinam prevenção, através de uma das mais antigas expres-sões da arte, que é o teatro de bonecos.

novas viaturas dEstinadas ao

poLiCiamEnto dE barbaCEna

a cidade de barbacena recebeu para em-

prego no policiamento da 60ª cia da Polícia militar 15 novas viaturas que irão otimizar a prevenção e o combate à criminalidade em todos os bairros. segundo a assessoria de comunicação organizacional do 9º bPm, as viaturas foram entregues no principio do mês de julho ao comando da unidade pelo secretário de estado de defesa social, lafayette andrada, durante a solenidade de comemoração dos 79 anos de criação do 9º batalhão da Polícia militar. as novas viaturas fazem parte da 3ª fase do projeto de gestão terceirizada da frota da Polícia militar, que nesta etapa distribuiu em todo o estado 1.000 novas viaturas, o projeto ainda garante a manutenção, socorro 24 horas e a substituição imediata do veículo em caso de defeito, proporcionando dis-ponibilidade constante das viaturas para o atendimento à população. como um dos principais instrumentos empregados na atividade policial, a viatura representa mais agilidade no atendimento e mais efi-cácia na prevenção.

capitães Finamore e santiago com o ten. coronel anderson

Page 8: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br

Ubá

o8

"O futuro pertence a quem crê na beleza de seus sonhos."( Eleanor Roosevelt )

oRlando sIlvaColunIstasoCIal uBá-Mg

eleita a Miss Brasil 2011a nossa representante para o miss universo deste ano já está eleitíssima. Priscila machado

representante do estado de Rio Grande do sul foi eleita no último dia 23 de julho como miss brasil 2011 no hsbs brasil, em são Paulo. o concurso foi apresentado por adriane Galisteu e nayla micherif. as belas candidatas desfilaram com cinco trajes: típico, roupa de abertura, biquíni, gala, e maiô, com o qual a ganhadora foi coroada.

um júri composto por 13 pessoas, entre especialistas e convidados, escolheu as dez semi-finalistas. depois vieram as 5 finalistas que passaram pela pergunta sorteada que analisou a simpatia, inteligência e oratória. em ordem decrescente as classificadas foram:

5° lugar – miss amazonas tammy cavalcante4° lugar – miss são Paulo Rafaela butareli3° lugar – miss acre danielle Knidel2° lugar – miss bahia Gabriella Rocha a miss brasil 2011 recebeu a faixa de débora lyra, miss brasil 2010, e ganhou além da coroa,

R$ 200 mil em contrato de trabalhos com a Gaeta Produções. a segunda recebeu uma via-gem para buenos aires e a terceira uma viagem para o nordeste.

neste ano, o título de miss simpatia foi especial, pois teve o apoio do patrocinador com o título de miss simpatia lux e a vencedora foi Renata lustosa - miss Piauí.

sIgn 2011 EM saMPa: o fotógrafo Wanderson araújo (Wanderson Produções) marcou presença na XXi Feira internacional de máquinas, equipamentos, Produtos e serviços para comunicação visual e im-pressão digital (siGn), que aconteceu de 20 a 23 de julho de 2011 no expo center norte em são Paulo.

tEMPo dEBut: a beleza de débora Gonçalves de almeida que festejará em grande estilo seus 15 anos dia 12 de agosto em ubá. o broto é filha do odontó-logo luiz carlos de almeida e eliana aparecida Pinto Gonçalves

Priscila machado - miss brasil 2011, que estará dia 12 de setembro 12 de setembro de 2011 no credicard hall em são Paulo, brasil. será a primeira vez na história que o concurso será realizado no país. Ximena navarrete, miss universo 2010 irá coroar sua sucessora

nayla micheriff e adriane Galisteu saudando a nossa representante já coroada

Fotos: site Miss Brasil oFicial

nivEr pErfEito

o Promotor de Justiça – Willer araújo barbosa, ubaense – mas radicado em Rondônia ao lado de sua daniele Pereira de sá, abriram a ubá tê-nis clube na noite do domingo dia 31 e brin-dou em grande estilo o 1° ano de vida de sua filha maria clara. o happy night niver, primou pela beleza do bem produzido décor circense, paladar e descontração dos convidados.

os avós paternos William biscotto barbosa e sônia com danielle e Willer e a neta festejada maria clara, na grande festa

os avós maternos: irani e claudionor cândido de sá com a neta

Fotos: Foto WilliaM

Em porto dE gaLinHas

no sofisticado Resort beach class muro alto, um animado grupo coorde-nado por Rosânia branco da Rb turismo, curtiu uma semana de relax e merecidas férias.

neste flash no clima no resort (sem ordem exata)... Jane duarte Reis com os filhos Gabriel, Philipe e sarah, neusa e luiz Fernando medina do vale, Josemar moreira Pinto e meire, João batista Pinto Gonçalves e maria do carmo Gonçal-ves ( ela ganhadora do Prêmio da aciubá), José Geraldo miranda e betinha com sobrinho marcus vinícius miranda, maria augusta de castro, láyla de souza, márcio collares de souza e da cidade de Rodeiro: everaldo teixeira com an-dréa e os filhos Gustavo e Gabriel, verônica volpato, edilena de lima, maria cecília Guimarães e amélia vaneli da silva

Foto

: Div

ulg

aça

õ

Page 9: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br o9

Léo pREnaSSI ColaBoRação

séRgIo CaRdoso ayREs

luiz henrique trindade (centro Ferroviário de cultura) com sua filha carol trindade e o casal bruno Guilarduci e aline bruger

sérgio cardoso ayres (conselho do Patrimônio histó-rico) e beatriz armond cardoso ayres

eduardo henrique, presidente da Fundação muni-cipal de cultura, o ex-ministro das comunicações Fernando Jorge, o professor Geraldo henriques (cenatur) e o secretário municipal de defesa social Jorge luiz lopes

BaRBaCEna

destaquesna trilha dos diamantes

um grande público prestigiou a aber-tura da mostra fotográfica “na trilha dos diamantes”, de bruno Guilarduci, na noi-te de quinta-feira, no centro Ferroviário de cultura de barbacena – cefec. entre os presentes, mário e lúcia amaral, al-cione bertola, Fernando e Ruth esteves, eduardo henrique siqueira santos (pre-sidente da Fundação de cultura), José maurício dos santos Júnior, luiz henri-que e ana cantarutti trindade, Káthia cilene, Kleber camargo, João bosco, magda miranda, e muito mais.

aniversário

nossa querida barbacena, aniversariante da semana, tem muito a comemorar mas, tam-bém, muito a conquistar como uma das prin-cipais economias de minas Gerais. Para os barbacenenses, isso significa muito trabalho para que nossa cidade continue progredindo no caminho certo da saúde, da educação, da cultura e do lazer. todo município precisa de investimentos. e barbacena não foge a esta regra. desejamos muitas felicidades a esta cidade no alto da serra da mantiqueira.

Barbacena 220 anos

uma vasta programação vai comemorar os 220 anos de emancipação política do municí-pio de barbacena. entre os eventos, que acon-tecem do dia 10 ao dia 14, estão a a apresen-tação do Giramundo (10); apresentação do conservatório municipal na igreja do Rosário (11); sessão solene na câmara municipal e or-questra da Polícia militar de minas Gerais (12); banda da ePcar no Jardim municipal e show Popular na Praça da estação (13). no dia 14, aniversário de barbacena, Passeio ciclístico cultural e encontro de bandas musicais bar-bacenenses, no Jardim do Globo.

Caixa Econômica

uma solenidade vai marcar em barba-cena os 150 anos da caixa econômica Federal, esta instituição financeira que tanto tem trabalhado para que o bra-sileiro possa realizar o sonho da casa própria. o evento acontece dia 10, no Palácio da Revolução liberal.

arquivo

será no dia 15 de agosto, no Fórum mendes Pimentel, o lançamento do cd Guia de Fontes do arquivo histórico municipal: Fundo do Poder Judiciário. nosso arquivo, é bom sempre recordar, leva o nome de um dos barbacenenses mais ilustres: o professor altair José sa-vassi.

agosto

muita gente atribui ao mês de agosto uma série de problemas. é o velho agos-to, desgosto, mês do cachorro louco. não concordamos. em agosto já sentimos aqui por barbacena a aproximação da primave-ra. e, para quem sabe, e o artista plástico emeric marcier sabia, a luminosidade é um privilégio nosso. venha conferir!

Page 10: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br1o

Zuca

Agora você vai ouvir, falar,escrever e ler em inglês!

Rua Braz Bernardino, 73Associação Cultural Brasil - Estados Unidos

(32) 3215-1324 3217-2067

CARTA DE DESPEDIDA

Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüenta anos.

M a s o s t e m p o s m u d a r a m . Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!

O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio...A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. O dois pontos disse que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.

Até o cedilha, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra, foi a favor de minha expulsão. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, mas ele, fazendo um bico de reticências, negou, encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar o topete moicano posso me passar por aspas? A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros K e W. É KKK pra lá e WWW pra lá.

Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter que, aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou tremendo de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar.

Nos vemos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.

Adeus,Trema.

MINEIRICES

Perguntaram a José Maria Alkmin quais as suas leituras prediletas. Sem pestanejar ele foi, logo respondendo:

- A primeira página do Minas Gerais (Diário Oficial do Estado) e a sétima página do Estado de Minas.

- Quais as razões para essa predile-ção?

- Simples, meu caro. Na primeira saem as nomeações. Na outra os avisos fúnebres. Em política, são as duas coisas mais importantes: os amigos que sobem e os inimigos que descem.

= = = = = = = = = = = = = = =Oswaldo Nobre dirige o semanário O

Debate em Belo Horizonte. Alkmin encontra-o na rua:

- Ótimo o seu jornal, Oswaldo. Leio-o todos os dias.

- Mas é um semanário, Alkmin.- Semanário para você que o edita

uma vez por semana. Para mim, que o leio todos os dias, é diário.

= = = = = = = = = = = = = = =Alkmin foi visitar as obras de sua

casa , na avenida do Contorno, em Belo Horizonte. Apareceu um vizinho que ele nunca vira;

- Doutor Alkmin, moro aqui ao lado. Estou às suas ordens.

- Eu sabia, meu filho. Eu sabia. Isto influiu muito na minha escolha.

= = = = = = = = = = = = = = =O mineiro comprou um pedaço de

terra no cerrado, um cascalhão duro, seco, terrível. Passou vinte anos arando, irrigando, adubando, plantan-do. Um dia, estava tudo lindo, o capim alto, verde, o feijão viçoso, uma beleza. O mineiro chamou o padre para rezar uma missa em ação de graças. O padre fez sermão:

- Vejam, meus irmãos, o que Deus e o homem podem realizar quando estão juntos.

Lá de trás o mineiro deu uma baforada no cigarro de palha e emen-dou:

- Senhor padre, o senhor precisava era ter visto como isso aqui era quando Ele estava sozinho.

Prezada conselheira,Recorro a você para pedir conselho num

dilema muito sério. Eu tenho uma namorada que eu amo intensamente e com quem quero me casar. O meu problema tem a ver com a minha família, pois tenho receio de que a minha gata não se identificará com alguns de seus membros e que isso venha provocar alguns conflitos em nosso relacionamento.

Papai é chefe do tráfico e tem atuação muito forte em nossa cidade. Ele conheceu a minha mãe numa casa de tolerância e conseguiu tirá-la daquela vida. Hoje, com o apoio do meu pai, ela tem a sua própria zona com mais de duzentas mulheres e homens e não precisa mais exercer pessoalmente o trabalho. A não ser, é claro, quando necessi-ta se manter bem informada sobre as tendências momentâneas do mercado.

Que eu conheça pessoalmente, tenho três irmãos e duas irmãs. O mais velho é deputado federal.

O segundo tinha problema, mas mudou muito de vida depois que cumpriu pena por seqüestro e estupro. Hoje, como bispo da Igreja dos Arrependidos pela Glória Divina, já ressuscitou mais de quatorze mortos e curou cerca de 3.000 doentes desengana-dos pela medicina tradicional. É um

assombro e vive muito bem com as suas quatro esposas em Jurerê Internacional.

Meu terceiro irmão abandonou a milícia que ele comandava numa comunidade. Arrependeu-se pelos presuntos que acrescentou ao currículo, saiu do armário e hoje é travesti atuando numa rua perto do Jóquei na cidade de São Paulo.

A minha irmã mais velha casou com o avô da ex-namorada dela, que está em estado vegetativo por causa de um derrame que sofreu quando o bicho pegou na época do mensalão. Ela abriu sua própria empresa em parceria com um sindicato e um despa-chante e hoje vende auto-peças proceden-tes de veículos desaparecidos.

A minha irmã caçula trabalha de dia como atriz nas Brasileirinhas e de noite ajuda a mamãe lá no bordel. Sem nenhum constrangimento, batalha no atendimento direto ao cliente. Diz ela que quer pegar o know-how completo do negócio, partindo da base para, quem sabe, herdar o negócio familiar.

Bom, conselheira, a minha pergunta é a seguinte: você acha que eu devo revelar de uma vez ou ir revelando pouco a pouco pra minha namorada que eu tenho um irmão deputado?

Anônimo da Barra.

DILEMA AMOROSO

COINCIDÊNCIASUm fazendeiro vai ao bar local, senta-se

ao lado de uma mulher e pede uma taça de champanhe. A mulher, dando um sorriso, comenta:

- Que coincidência, eu também pedi uma taça de champanhe.

- Hoje é um dia especial para mim. Estou celebrando – diz o fazendeiro.

- O mesmo acontece comigo. Também estou celebrando – responde a mulher.

Chega a bebida e eles “batem” as taças. - O que você está celebrando? – pergunta

o fazendeiro.- Eu e meu marido vínhamos tentando ter

um filho e hoje o meu ginecologista me disse que estou grávida.

- Nova coincidência – responde o fazendeiro. Sou criador de galinhas e por anos as minhas galinhas não eram férteis. Mas hoje elas estão pondo ovos fertilizados.

- Isto é ótimo – diz a mulher. – Como suas galinhas ficaram férteis?

- Eu usei um galo diferente – diz ele.E a mulher, sorriso escancarado, brinda

novamente:- Mas que coincidência!!!

DE TRÁS PRA FRENTENa minha próxima vida quero vivê-la de

trás pra frente.Começar morto, velho, bem velhinho.Depois, acordar num lar de idosos e ir-me

sentindo melhor a cada dia que passa.Ser expulso porque estou demasiado

saudável, ir receber a aposentadoria e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia.

Trabalhar por 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebe-dar-me diariamente e ser bastante promis-cuo; e depois estar pronto para o secundário e para o primário, antes de virar criança e só brincar, sem responsabilidades.

Aí, viro um bebê inocente até nascer.Por fim, passo 9 meses flutuando num

spa de luxo com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e espaço maior dia a dia, e depois – Voilà! – desapare-ço num orgasmo.

“O que há em comum entre um bolo queimado, cerveja estourada no congelador

e mulher grávida? Nada, mas se você tivesse tirado antes nada disso teria acontecido”.

GENTE& EMPRESAJUIZ DE FORA, DOMINGO, 7 A 14 DE AGOSTO DE 2011

PÁGINA 10 WWW.GENTEEEMPRESA.COM.BR

COSMÉTICOS E PERFUMARIA

Rua São João, 212 - Tel.: 3217-2294

PRODUTOS EEQUIPAMENTOS PARA

SALÃO DE BELEZA -ESTÉTICA - DEPILAÇÃO -MANICURE - PEDICURE

Escritório Contábile

Jurídico

Telefax: (32) 3228-7676Gal. Azarias Vilela, 56 - 2º andar - Sala 13/14

[email protected]

Page 11: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br 11

ESpaço LItERáRIoFaLa, thadEU!João luIz

PEçanha Couto

thadEu santos

Meus amigos leitores do “Gente & Empresa”, chegamos à quarta edição desse jovem jornal idealizado pelo amigo Paulo Roberto. Eu, como cronista colaborador, estou gostando muito! É bom saber que do outro lado dessas palavras alguém, distante, apenas com os olhos e com a mente, de alguma maneira está interagindo co-migo, alguém está “ouvindo”, opinando, discor-dando, enfim, pensando! E como é bom pensar! Até mesmo pensar besteira, e não estou falando daquela besteira que se pensa quando a vizinha boazuda passa, ou, (para as mulheres que sem-pre negam esse tipo de pensamento) quando o vizinho forte e bonitão aparece. Geralmente, nesse caso do bonitão, o pensamento é sempre interrompido pelo homem que logo diz: - “É gay!” – Ciúme puro e, mulher que é mulher, reage ime-diatamente, claro, em pensamento: - “Queria um gay assim!” Com o pensamento VOCÊ pode tudo! Tudo! No seu mundo (pensamento), político corrupto estaria na cadeia, ou nem haveria político (pra quê?); filhos não matariam os pais, mas lhes dariam muito amor e atenção (disse isso por indignação pois essa semana li em um jornal que um rapaz de 26 anos matou a mãe pois ela recusou-se a fritar batata para o imbecil que chegou bêbado- acreditem!!! E outros casos que todos sabemos).Continuando, no seu pensamento, pobres con-tinuariam pobres, vá lá, perfeição demais nem em seu mundo,mas seriam pobres que jamais passariam fome, sempre teriam remédios para as doenças (pobre tem muitas doenças porque nunca é bem atendido no mundo real chamado SUS pelos médicos operários), jamais passariam frio etc. Pobre faz parte de qualquer mundo ape-sar de ser complexo. Sei que não é fácil entender pobre. Explico: Outro dia vi numa entrevista um pobre dizendo que não tinha NADA, que NADA tinha e outros NADA, NADA, NADA! ... No outro dia, nesse mesmo local, após um temporal for-te, houve inundações e lá estava o mesmo pobre dando entrevista novamente e dizendo: - per-di TUDO, TUDO, TUDO!... ah! Como seria bom um mundo onde pobre tivesse acesso à cultura ( músicas sem rimas “pobres” e óbvias como as de sertanejo – acreditem! - sertanejo UNIVER-SITÁRIO!, pagode “mela cueca”, AXÉ, onde pra tudo é: - “sai do chão, batendo a palminha...” )

Pobre com cultura é pobre consciente, é voto in-teligente. Alguém quer isso? Só em pensamento! No seu pensamento, as propagandas na TV poderiam mostrar os produtos maravilhosos e caríssimos, mas viriam acompanhadas de avi-sos: “ATENÇÃO, NÃO É PARA VOCÊ QUE GANHA SALÁRIO MÍNIMO OU ATÉ DEZ SALÁRIOS MÍ-NIMOS – DESISTA. NÃO COMETA CRIMES PARA TER COISAS MATERIAIS. SEJA RICO EM ESPÍRITO. CONTENTE-SE COM ISSO. O mundo é ilusão, acreditem, e você não faz parte dele a não ser em pensamento, no seu pensamento! Por isso é bom pensar! Você tem duas opções na utiliza-ção de seu pensamento: a): “PENSO, LOGO EXIS-TO.” Opção b): PENSO, LOGO DESISTO. Nesse momento em que escrevo essas palavras meus pensamentos são só palavrões. Explico: Em fren-te à minha casa está havendo uma obra. Estão construindo um prédio. Sabem o que é ter uma obra ao seu lado? Seis horas da manhã, che-gam os empregados e aguardam a chegada do “mestre” de obra para abrir o “recinto”. Enquan-to esperam CANTAM louvores ao Senhor! Com certeza são evangélicos. Nunca vi gostar de can-tar tanto “louvores ao Senhor” pelas ruas, nos ônibus, no trabalho, enfim, em todos os lugares e horários, como os evangélicos. Cantam e can-tam mal, por sinal. Quanto mais você demons-tra descontentamento, mais eles sobem o tom, mais demonstram a “propaganda” pelo Senhor e tentam a todo custo invadir sua cabeça. Não deixe. Coitado do Senhor que, até mesmo Ele, deve estar dormindo”seis da manhã” ou, no mí-nimo, tentando, com o travesseiro tampando os ouvidos, afinal, “nem Cristo agüenta!”. Bem, voltando à obra, após cantarem, entram e co-meçam a batucada: Martelam, martelam, ba-tem estaca que faz tremer a casa inundada pela poeira e pra piorar, vão para o passeio esbura-cado da rua, que era certinho e bonito antes da dita obra e (tenho que xingar muito!)... começa a “raspação” da pá de metal no passeio (senti-ram ?), recolhendo a areia deixada na frente da obra, obra que não é de Deus, pois nessa hora, não tem um filho Dele, mas só filho da ... Enfim, cantemos ao Senhor! Ah! Não tenho nada con-tra evangélicos, todos os caminhos nos levam a DEUS, quer dizer... tirando a parte musical!

(www.thadeusantos.com.br)

Manual PRátICo do ÓdIo (I)

Imaginamos que o amor seja o grande mo-tor da vida humana e da literatura. Por ele, Julieta se mata, supondo Romeu morto. Por ele, Heathcliff, de O morro dos ventos uivantes, faz as piores atrocidades com quem quer que seja. Por ele, Riobaldo passa por todo o Gran-de sertão: veredas se castigando por crer estar apaixonado por outro homem. Por ele, nos ca-samo, temos filhos, os criamos, fazemos finan-ciamentos quase impagáveis, sacrificamos dias e horas que podiam ser usados exclusiva-mente para nós, convertendo nossos prazeres em favor do outro. Também é por ele que uma imensa indústria comercial, tanto na literatu-ra quanto na música, se sustenta – veja-se os livrinhos de amor rasgado e baixa qualidade vendidos em bancas de jornal (tipo Bianca) e as centenas de duplas sertanejas que se mul-tiplicam feito coelhos, colhendo sucessos e montes de reais a rodo, graças a canções pou-co pescritíveis a diabéticos, de tão açucaradas. No limite, Jesus é crucificado por causa de seu amor pelos homens. O amor tudo pode, diz o senso comum, enfim.

Não discordo integralmente disso, mas falar de amor é algo já batido, todos concordam, e não é nisso em que pensei antes de começar a escrever a coluna. Sempre preferi a dúvida às certezas. Portanto, em vez de falar do amor, nessa coluna que abre o mês dos cães danados, prefiro falar do ódio. Estranho, mas mais interessante. Assus-tador, mas curioso. Continue comigo.

Se retomarmos todos os exemplos dados no primeiro parágrafo, poderemos repensar mui-tas das obras literárias que nos marcaram, des-ta vez sob o crivo do ódio: Julieta se mata por conta de uma discórdia secular alimentada pe-las famílias Capuleto e Montecchio. Heathcliff mantém a própria vida graças a um ódio e a um rancor (que é o ódio depois que mofa) pelo que sofreu no passado. Riobaldo não reconhe-ce Diadorim, travestida de homem, por conta de uma vingança que precisava ser perpetrada pela mulher-Diadorim contra o assassino de seu pai. Jesus é crucificado graças ao ódio de alguns que pediram seu sacrifício.

Assim, o ódio, tanto quanto o amor, move sentimentos humanos, e sua influência é per-cebida tanto na história quanto na literatura.

No entanto, há uma literatura nascente cujo motor principal, mais ainda, é alimentado pelo ódio. Trata-se daquilo que hoje se chama de “li-teratura marginal”.

Os críticos já atribuíram alguns significados a esse termo, “marginal”. Já se caracterizou a literatura marginal como aquele movimen-to importante da década de 1970, em que os autores distribuíam seus trabalhos em cópias

mimeografadas e vendidas amiúde em bares e restaurantes, casas de culturas e esquinas. A chamada “poesia marginal” foi um movimen-to que ganhou as ruas e deu origem a poetas do quilate de Cacaso, Ana C., Chacal e Paulo Leminski (“Eu hoje, acordei mais cedo / e, azul, tive uma idéia clara / só existe um segredo / tudo está na cara”). Também já se pensou “li-teratura marginal” como aquela feita “pelas margens”, ou seja, por autores que se debruça-vam sobre o universo das ruas, dos becos, dos vagabundos: do submundo. Aqui se destacam autores como o brutalista Rubem Fonseca, João Antônio, e dramaturgos com Plínio Mar-cos, por exemplo. Muitos ficam de fora por falta de espaço.

Atualmente, a literatura marginal é caracte-rizada como aquela produzida por moradores da periferia brasileira. Os pertencentes a esse movimento se distinguem por falar do coti-diano das favelas, tanto para seus moradores (sendo uma forma de resistência), quanto para o público em geral (sendo uma forma de divulgar a miséria, tanto econômica quanto existencial). A idéia é expor uma realidade vista pelo ângulo de quem vive à margem da socie-dade. Não se trata da classe média a falar da realidade da periferia, mas da própria periferia a falar de si mesma. É claro que acaba por mis-turar ficção com testemunho, fabulação com autobiografia. Mas traz uma força há muito tempo não vista. Ficção em estado bruto, dia-mante não lapidado.

Ao mesmo tempo em que trazem a realidade imediata para suas páginas, os autores da atual literatura marginal apresentam uma brutalida-de inata que lhe dá poder de tirar o leitor classe média de seu conforto de poltrona. O marco dessa forma de escrita foi o romance “Cidade de Deus”, escrito por Paulo Lins na década de 1990 e depois adaptado para um filme de Fernando Meireles, que acabou gerando também uma série para TV (“Cidade dos homens”). A obra foi escrita por um morador da comunidade de Ci-dade de Deus, contando com sua experiência, mesclada com os resultados de uma pesquisa de nove anos empreendida por uma antropó-loga, Alba Zaluar. É um livro fantástico. Como é comum ocorrer, a versão em livro ganha com larga margem da versão filmada.

Mistura o cotidiano de Cidade de Deus com dramas específicos de alguns personagens que desfilam pelos olhos do leitor. Embaralha poesia com AR-15. Dor de amor com sangue escoado por vingança. Paixão com narcotráfi-co. Amor com ódio (estranho mesmo, o poder da literatura: unir duas coisas aparentemente inconciliáveis).

Daí seu interesse, seu frescor, sua novidade.Semana que vem, continuamos.

“Ai, que saudade que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infân-cia querida que os anos não trazem mais”

(Casimiro de Abreu)

Page 12: Jornal Gente & Empresa

pÁginaJuiz dE fora, 7 à 14 dE agosto dE 2011

www.gEntEEEmprEsa.Com.br12

Jovens empresários dando continuidade à empresas de sucessoPoR

WânIa loPEs

Juiz de Fora possui grandes riquezas, dentre elas o comércio. esse, possui empresas tradicionais que se destacam no mercado e valorizam a cidade. com o tempo, passando de geração em ge-ração foi adquirindo cada vez mais su-cesso nos negócios e os jovens Gustavo beloti e igor estiguer acompanhando a jornada de seus familiares hoje traba-lham dando continuidade ao empreen-dimento e contribuindo para sustentar a história do estabelecimento.

Gustavo beloti, 22 anos, é neto José be-loti de souza e maria da aparecida alves de souza, fundadores da loja beloti em 1967. atualmente a loja trabalha com 8 segmentos: estofados, colchões, capo-tarias, decorações, comunicação visual, calçados/ bolsas/ cintos, embalagens, utilidades do lar e possui três lojas, na avenida Getulio vargas n° 887, na rua Roberto de barros n° 244 e na marechal deodoro n° 114. Gustavo iniciou o tra-balho na empresa da família no mesmo momento em que começou a faculdade de administração, em 2007. o jovem é responsável pela parte de vendas e aquisição de produtos. atualmente está cursando direito, e disse ao Gente e em-presa que aceita os conselhos do pai e do tio, pois junto com a teoria obtida na faculdade poderá seguir com sucesso em prol da empresa.

e para dar segmento e colaborar com a história, igor estiguer, 34 anos, assumiu

Fotos: ilustrativa

a mais famosa loja de bolos confeitados e doces da cidade, a Fábrica de doces brasil. ele e seu primo,

são a 3° geração do empreendimento que está dando a sequência a história, de uma forma moderna, utilizando da teoria do curso superior e de cursos de aperfeiçoamento em junção com con-selhos e de seus antecessores. são pen-samentos novos adaptando tradições, característica herdadas de seus familia-res que carregam a essência como base. igor trabalha na confecção e na comer-cialização dos produtos, fez cursos para aperfeiçoar o trabalho, agilizar o serviço de seus funcionários e melhorar os pro-dutos.

o segmento famoso foi fundado por João Jaime estinguer, em 1945, avô de igor. desde 1995, os primos trabalham para atender os clientes da melhor for-ma , são 5 lojas com vendas no varejo, em 2004 lançaram a loja na rua mare-chal deodoro, em 2008 no shopping e em 2010 no cine Palace, colaborando com o trabalho de suas outras duas lo-jas.

atender clientes, reformas e melhorias, novas instalações, som, novo designer,

arquitetura moderna, tudo o que pu-der para manter a tradição de sucesso e atender as necessidades dos clientes nas mãos de jovens que se fazem desta-que no Gente e empresa e no segmento empresarial da cidade e região.