Jornal Gente & Empresa

16
PÁGINA 15 PÁGINA 10 PÁGINA 14 Espaço Literário com João Peçanha: O MáRIO Por Dentro da Contabilidade REDUçãO DO INSS PARA EMPREGADA DOMéSTICA Criando Casos com Zuca: ADEUS àS DROGAS De zona boemia a um centro de serviços automotivo SESC Juiz de Fora comemora 54 anos Comenda Bernardo Mascarenhas UBá BARBACENA VALENçA-RJ JUIZ DE FORA, 30 DE OUTUBRO A 5 DE NOVEMBRO DE 2011 ANO 1 | N° 16 R$0,50 Os novos comendadores: Eunice Ferrugini (Ascomcer), Dr. Amauri Teixeira Leite de Andrade, Horácio Dias (Indústrias Flórida), Sebastião Zago (Mercedes-Benz) e Paulo Roberto Lopes (Bahamas) www.genteeempresa.com.br Orlando Silva 15 anos Soft Chic Léo Prenassi Up Lounge a mais nova casa noturna Henrique Luth Projeto Onça Pintada PÁGINA 13 PÁGINA 12 PÁGINA 11 PÁGINAS 8 E 9 PÁGINAS 4 E 5 PÁGINA 3

description

Ano 1 Edição 16

Transcript of Jornal Gente & Empresa

Page 1: Jornal Gente & Empresa

página 15 página 10página 14

Espaço Literário com João Peçanha:

O MáriO

Por Dentro da Contabilidade

reduçãO dO inss para eMpregada dOMéstica

Criando Casos com Zuca:

aDEus às Drogas

De zona boemia a um centro de serviços automotivo

SESC Juiz de Fora comemora 54 anos

Comenda Bernardo Mascarenhas

ubá barbaCEna VaLEnça-rJ

JuiZ DE fora, 30 DE outubro a 5 DE noVEmbro DE 2011 ano 1 | n° 16 r$0,50

os novos comendadores: Eunice ferrugini (ascomcer), Dr. amauri teixeira Leite de andrade, Horácio Dias (indústrias flórida), sebastião Zago (mercedes-benz) e Paulo roberto Lopes (bahamas)

www.genteeempresa.com.br

Orlando silva15 anos soft chic

Léo prenassiup Lounge a mais

nova casa noturna

Henrique Luthprojeto Onça pintada

página 13 página 12 página 11

páginas 8 e 9

páginas 4 e 5

página 3

Page 2: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 30 de outubro à 5 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.bro2

EditorialDEsafio

“Lanço um desafio ao deputado estadual Bruno Siqueira: que ele seja nosso legítimo representante na Assembleia Legislativa na luta pela mora-lização e pela ética da política no Brasil. De nada adianta trabalharmos com ética nas empresas se vemos todos os dias a prática da corrupção estampada em todos os jornais”.

Foi desta forma que o presidente da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, Luiz Geraldo Soranço abriu a reunião extraordinária da en-tidade para a outorga da Comenda Bernardo Mascarenhas. E foi com mesmo desafio – agora estendido ao deputado federal Júlio Delgado e a alguns pou-cos vereadores – que ele encerrou os trabalhos.

A solenidade de entrega da medalha, na sua quarta edição, não deveria, de forma nenhuma, ser um fórum para lançamento de desafios dessa ordem. Ao contrário, deveria ser um espaço e um tempo para que empresários e pes-soas físicas se confraternizassem e vislumbrassem um futuro de empreende-dorismo, numa clara referência ao patrono da comenda, Bernardo Mascare-nhas. Ele, entre tantos outros empreendimentos, foi o construtor da primeira Usina Hidrelétrica da América do Sul, que completou 120 anos em 2008.

Mas o clima de indignação está chegando a níveis tão elevados que até mesmo em momentos em que a discussão deveria caminhar para o futuro econômico de Juiz de Fora e região presenciamos um certo desalento com os rumos do país. De nada adianta trabalharmos como trabalhamos, enquanto um bando de ladrões – são bandidos e ladrões, sim – faz uma grande orgia com nosso dinheiro. Dinheiro suado.

Nos escandalizamos com as denúncias descobertas e plantadas na im-prensa. Denúncias que atingem postos de grande importância no governo federal. Mas ficaremos perplexos e prostrados se imaginarmos que ali está apenas um pedaço – famoso – da corrupção. Se pensarmos que a orgia com nosso dinheiro serve para ajudar a comprar pizzas para donos de organiza-ções que se propõem a fazer algo pelas crianças, por exemplo, vamos ficar ainda maios revoltados.

Elas são fachada para que possam desviar rios de dinheiro. Algumas mi-galhas para elas e grandes nacos para os donos. Tudo com nota fria. O pior disso tudo é que as crianças – neste caso – recebem uma assistência. Pior, sim, porque essa ajuda é essencial para a vida delas. Então precisamos insti-tucionalizar o crime para que os danos não sejam ainda mais devastadores.

Realmente, caro Soranço, precisamos conclamar os políticos éticos para uma guerra contra a corrupção – corruptos e corruptores. Aqueles que ofe-recem a propina e principalmente aqueles que recebem. Precisamos de uma limpa. Mas auto lá. Tudo conforme a Constituição e com a preservação dos direitos e das liberdades. Nada de tropas no Planalto. A democracia pode ser o pior dos regimes, mas ainda assim ninguém conheceu um melhor.

Fábrica da Mercedes em JF já está produzindo

A planta de Mercedes-Benz em Juiz de Fora já está em operação. A informação é do gerente sênior da empresa, José Sebastião Zago, durante a solenidade de entrega da Co-menda Bernardo Mascarenhas, na última quinta-feira, na sede da Fiemg - Zona da Mata. No momento, os trabalhos estão concentrados no treinamento para a montagem dos cami-nhões de grande porte.

No início do ano, os cami-nhões começam a deixar a uni-dade de Juiz de Fora. O prog-nóstico inicial da montadora é de que sejam produzidas 13 mil unidades no próximo ano, dependendo do comporta-mento do mercado. “Não po-demos dizer quanto vamos produzir no ano que vem, por-que não temos uma resposta do mercado”, disse Zago, com-pletando que apesar disso, o mercado de caminhões pesa-

dos está em expansão.E foi essa perspectiva que fez

com a matriz decidisse por mo-dificar a planta de Juiz de Fora para a montagem e posterior fabricação de caminhões. A fábrica de São Bernardo do Campo não teria condições de atender o aumento da de-manda e Juiz de Fora, segundo ele, se tornou essencial para os projetos de desenvolvimento da empresa. “Sem Juiz de Fora não teríamos como ampliar a produção”.

E os trabalhos de adaptação estão dentro do cronogra-ma. Os operários brasileiros que foram para a Alemanha passar por treinamento já voltaram e se tornaram mul-tiplicadores. Cada deles já conseguiu treinar dois novos operários. Ou seja, os 40 que mandados já somaram mais 80 que receberam o repasse do treinamento.

DirEtor: PAULO ROBERTO GOMESEDitor-gEraL: ANiBAL PiNTO MARqUESrEDação: WANiA LOPESDiagramação: GiSELy FERNANDESCoorDEnação: THAíSE AMORiMCoLaboraDorEs: DARCy EMiDiO LEONARDO PRENASSi ORLANDO SiLvArEPórtEr fotográfiCo: BENiTO MADDALENAaPoio LogistiCo: FELiPE MARqUESassEssoria ComErCiaL: CRiSTiANO CAMPOS E TiAGO viNiCiUS FARiA

EnDErEço: AvENiDA BARãO DO RiO BRANCO, 2.231 SALA 16 | CENTRO, JUiZ DE FORA - MG | CEP: 36010.010

tELEfonE: (32) 3215-3703

sitE: www.genteeempresa.com.br

twittEr: @GENTEEEMPRESA

gEntE E EmPrEsa

o JornaL não sE rEsPonsabiLiZa Por tExtos EnViaDos Por CoLaboraDorEs

o JornaL CirCuLaAndrelândiA, ArAcitAbA, ArAntinA, bArbAcenA, belmiro brAgA, biAs Fortes, bom JArdim de minAs, chácArA, coronel PAcheco, ewbAnk dA câmArA, goiAná, levy gAsPAPAriAn(rJ), limA duArte,

mAtiAs bArbosA, oliveirA Fortes, PiAu, rio novo, rio Preto, sAntA ritA do JAcutingA, sAntAnA do deserto, sAntos dumont, simão PereirA, sAntA bárbArA do monte verde, ubá.

Page 3: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 30 de outbro à 5 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br o3

e crochê com o pessoal da terceira idade que doa tudo à asilos, temos o programa “Mesa Brasil” que trabalha para arrecadar toneladas de alimen-tos” e ainda completou falando da atuação nas cidades vizinhas “ano passado fizemos 72 “Ruas de Lazer” nos bairros mais carentes de Juiz de Fora e cidades vizinhas e um grupo de 1600 idosos tanto da cidade quan-to de fora participam toda sexta fei-ra dos bailes que promovemos, dos jogos, excursões e diversos projetos que buscam resgatar esses idosos de uma vida sedentária”.

Somente nesse mês o SESC Pousa-da recebeu mais de 5000 crianças e entre as atividades, vem sendo reali-zado também um trabalho no Centro Educacional Herval da Cruz Braz com um total de 330 alunos que eram marginalizados e hoje recebe aten-ção e educação “Projetos como esses, parcerias e o trabalho dos 13 funcio-nários da instituição estão alavancan-do o SESC” afirma Sobrinho.

Esse mês foram feitas várias ativida-des “fizemos torneio de modalidades múltiplas com o pessoal da terceira idade, tivemos no SESC Pousada a 5° Copa Sindicomércio, fomos à Belo Horizonte participar do 6° jogos re-creativos da terceira idade com 1500 pessoas e o baile da primavera que era pra acontecer também durante as comemorações foi adiado para novembro devido a programação intensa.

Um momento esperado entre as co-memorações é o retorno da Garota e Garoto SESC. O concurso está na sua 4° edição e será realizado no dia 29, às 19h30, no salão “Marília de Dirceu” – SESC. Sobrinho comentou sobre o

SeSc Juiz de Fora completa 54 anoSWania LOpes

A Unidade de Serviços SESC de Juiz de Fora completou no último dia 12 mais um ano de vida, e durante todo o mês a instituição vem promovendo diversas atividades para comemorar os 54 anos de existência.

O Serviço Social do Comércio - SESC Juiz de fora foi fundando em 1957, logo no início ficou situado na Aveni-da Barão do Rio Branco n° 3040, após seis meses foi transferido para a mes-ma avenida, no n° 3090, onde está até hoje.

José Alves Sobrinho, funcionário da instituição à 37 anos e gerente do SESC e Pousada à 12 anos, fala dos antigos administradores “a primeira diretora foi Sônia Cavaliere que fez um bom trabalho na fundação da instituição, após o professor Paulo da Costa conseguiu desenvolver com um trabalho árduo uma instituição bem elaborada e equilibrada, em se-guida eu assumi a direção”.

O SESC vem desenvolvendo traba-lhos nas áreas da educação, saúde e lazer, sempre focado para a prestação de serviço na área social. Disponibili-zando cursos de informática, dança, alfabetização para a terceira idade, recreação infantil, ioga, aula de tea-tro e idiomas, projetos culturais e di-versas palestras. Além de promover campanhas preventivas na área da saúde, organiza excursões à preços acessíveis a fim de oferecer descanso e lazer para toda a família.

Sobrinho comentou sobre alguns dos trabalhos feitos na instituição “nós temos grupos de folclore, gru-pos da terceira idade, fazemos do-ações de pães repassando à 8 insti-tuições, 4oo pães diariamente, nos também fazemos trabalhos em tricô

concurso “esse concurso foi elabora-do à 10 anos atrás, aconteceu duran-te três anos consecutivos depois pa-rou, agora com a nova administração estamos retomando projetos que foram destaques para a instituição”. O objetivo do concurso é aproximar a família SESC de seus comerciários e como critério de avaliação da dispu-ta, serão julgados: simpatia, carisma e postura do comerciário candidato, os cinco jurados vão dar notas de 5 a 10 e daí serão classificados os represen-tantes do comércio de Juiz de Fora.

E para o próximo mês já está marca-da algumas atividades. “Entre os dias 21 e 27 de novembro vamos estar no Parque Halfeld com uma carreta do SESC e outra do SENAC para realizar trabalhos com a população, mostran-do tudo o que a instituição oferece”. Esses e outros trabalhos comprovam o investimento que o patronal faz na instituição.

De acordo com Sobrinho o novo Presidente do SESC, eleito em agosto de 2010, Lázaro Luiz Gonzaga veio para somar, “a nova administração está trabalhando com o propósito do bem estar social, com foco na susten-tabilidade e investindo em pessoas capacitadas para compor o quadro

de funcionários”.No SESC Pousada os comerciários e

seus familiares podem vivenciar mo-mentos alegres e apreciar as quadras, churrasqueiras, campo de futebol e tudo para o lazer e descanso em uma área nobre de Juiz de Fora. Com 68 apartamentos e quartos adaptados para portadores de deficiência, o SESC visa oferecer através de valores acessíveis para o comerciário chan-ces de aproveitar momentos com a família.

E projetos é o que não falta “para 2012 já foram enviados para ser ana-lisado em Belo Horizonte alguns pro-jetos, vamos obedecer fielmente a programação e se possível acrescen-tar mais algumas idéias, um pouco revolucionárias, como por exemplo, incentivar o time de vôlei da Univer-sidade Federal de Juiz de Fora ou pro-por um projeto de amparo à mulhe-res que sofrem violência doméstica, devolvendo cidadania e um melhor convívio social a essas mulheres, va-mos tentar retornar também com o projeto JABs, Jogos Abertos Brasilei-ros SESC” declara Sobrinho.

O SESC funciona todos os dias, de 7h às 23h, para mais informações li-gue, (32) 3215-1908

Page 4: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.bro4

GENTE & EMPRESApauLO rOBertO

Um clima de otimismo, meio que mesclado com um desalento diante das constantes denúncias de corrupção entre os políticos, marcou a entrega da Comenda Bernardo Mascarenhas, na última quinta-feira, na sede de Federação das indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) regional Zona da Mata. A comenda é outorgada há quatro anos pela Agência de De-senvolvimento de Juiz de Fora e Região a pessoas e empresas que se destacaram no ano pelo desen-volvimento econômico e social e suas atividades.

Neste ano receberam a ho-menagem o médico Amaury Tei-xeria de Andrade, a Associação Feminina de Combater ao Câncer (Ascomcer), o laticínio Flórida, o Supermercados Bahamas e a Mer-

Entrega de comenda tem homenagens e desabafo políticocedes Benz. Foi uma solenidade que reuniu mais de 300 pessoas, entre empresários, políticos e re-presentantes de entidades.

O representante da Mercedes--Benz, o gerente sênior, José Se-bastião Zago, destacou, em seu discurso, a abrangência da comen-da. “Estamos vendo três grandes empresas, que buscam o desen-volvimento sendo homenageadas juntamente com uma entidade assistencial e um médico que de-dicou grande parte da vida à pes-quisa”. Segundo ele, representam o legado permanentemente vivo na busca pelo desenvolvimento econômico e social.

Mas a solenidade não ficou restrita às homenagens. O presi-dente da ADJFR, Luiz Geraldo So-ranço cobrou dos representantes

da classe política que estiveram presentes à solenidade, ações no sentido de resgatar a ética e a mo-ralidade na política brasileira. “De nada adianta trabalharmos com ética em nossas empresas se ve-mos a falta de ética na classe po-lítica, responsável por inúmeros e enormes desvios de dinheiro pú-blico”.

Desabafo à parte, Luiz Geraldo destacou aparceira entre a agên-cia e a Prefeitura de Juiz de Fora. Uma parceria que vem trazendo bons resultados com o aumen-to dos investimentos na cidade. Exemplo são empresas que vêm chegando e outras, como a Mer-cedes-Benz, que vsaão retomando seu ritmo de trabalho.

Trata-se de uma parceria muito boa, na avaliação do secretário de

Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora, André Zuchi. “Temos desenvolvido ações conjuntas, colocando a cidade num momento de grande eferves-cência econômica. vimos um mo-mento sublime”, afirmou Zuchi, de-monstrando um grande otimismo.

Em seu discurso de encerra-mento, o presidente da ADJFR a comparou a determinação dos ho-menageados ao espírito empreen-dedor de Bernardo Mascarenhas. Uma comparação que mereceu do gerente sênior da Mercedes-Benz, um comentário. Segundo ele, a comparação procede, principal-mente “se lembrarmos de Gottlieb Wilhelm Daimler, um dos pioneiros no desenvolvimento dos motores de combustão para veículos e fun-dador da Mercedes”.

Page 5: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br o5

aniVErsário DE DEstaquE

Cíntia inez

troféu Country magazinebraz de oliveira adiou o troféu Country ma-gazine que seria realizado no dia 12 de no-vembro. uma nova data será anunciada em breve. o troféu Country magazine é o oscar da área rural de toda a nossa região.É um trabalho sério e digno que mostra e premia os melhores produtores, competi-dores, treinadores e aminais envolvendo todos do segmento da área rural.

Page 6: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outubro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.bro6

Estado, tendo sido condeco-rado por todos os governa-dores a que serviu pelos ser-viços prestados, diz que esta construindo uma candidatura para mudar de uma vez por todas nossa Barbacena, mas que ainda depende de alguns acertos. Amarílio sempre este-ve ao lado do Ex-Governador Aécio Neves o apoiando in-clusive no início de sua vida pública quando disputou uma Cadeira de Deputado Federal, bem como em suas campa-nhas para o Governo de Minas e para o Senado. quanto ao Governador Antonio Anasta-sia, Amarílio foi o primeiro a se colocar ao seu lado e teve a oportunidade de recebê-lo, quando Presidente da Câmara por 2 vezes, o condecorando com a Medalha Sobral Pinto e com o Título de Cidadão Ho-norário, pelas parcerias feita com o Município e pelas am-bulâncias doadas ao Núcleo do Câncer presidido pelo seu filho Dr. Júlio César de Andra-de, que tem como fundador o vereador Amarílio e Dom Lu-ciano Mendes de Almeida de Saudosa memória..

Amarílio que é um grande articulador político tem uma experiência administrativa, face às várias empresas que administrou e esta muito oti-mista, pois sabe que os Barba-cenenses querem mudanças e não tem duvida que terá o apoio do Governador Anas-tasia e de Aécio até porque ganhando as eleições a vitó-ria não será apenas dele e de João Carlos Amaral, mas será creditada ao Governador e ao Senador e estará empenhado na eleição de Aécio para Pre-sidente e de Anastasia para o Senado.

amarílio e João carloS podem Ser candidatoSdarcy eMídiO darcy eMídiO

O vereador Amarílio An-drade, presidente do PSC, ad-mitiu na Segunda-Feira dia 17, que poderá ser candidato a Prefeitura em 2012, depois de se reunir com Governador Anastasia e ter dele o apoio, bem como do Senador Aécio Neves. Amarílio revelou a im-prensa barbacenense que a in-tenção é lançar como candida-to a vice o presidente do PRP, Jornalista João Carlos Amaral, que também é colunista, foi repórter da Tv Globo Minas e âncora da Tv Assembléia, ten-do um blog na internet com um grande relacionamento em BH e Barbacena, onde resi-dem todos os seus familiares, afirmou Amarílio.

Segundo o vereador, esta decisão se deu em BH no últi-mo dia l4, quando João Carlos Amaral assumiu a Presidência da ABRAJET-MG, com a pre-sença do Governador em exer-cício Alberto Pinto Coelho, quatro Secretários de Estado e inúmeros deputados Federais e Estaduais. “João Carlos é mui-to querido, tem um ótimo rela-cionamento com o Governo de Minas e é uma grande aquisi-ção para Barbacena, cujos elei-tores querem uma opção nova para o próximo pleito confor-me comprova as pesquisas. Ele me disse que está ansioso com a possibilidade de poder ajudar no desenvolvimento de Barbacena, sua terra natal que deu a ele tudo e agora ele quer retribuir”.

Amarílio de Andrade, que esta na vida pública há 35 anos, já foi vice-Prefeito, Pre-feito em exercício, Presidente da Câmara Municipal por 11 vezes serviu a cinco governa-dores dirigindo empresas das mais importantes de nosso

BarBacena

Procon orienta consumidores

Bolsas de estudo

A Superintendência do Pro-con/Barbacena chama a atenção dos consumidores que irão ad-quirir alguns produtos e serviços ofertados por ocasião do “Dia de Finados”. Uma das recomendações diz respeito à aquisição de flores e velas que deve ser feita com an-tecedência a fim de evitar o preço elevado que comumente é impos-to no “Dia de Finados”, devido ao aumento da procura. Da mesma forma, o consumidor que for abor-dado neste dia para que contrate um plano de assistência funerária não deve fazê-lo de imediato op-tando por realizar uma pesquisa de preço com calma e cautela. Essa medida visa resguardá-lo da contratação, num momento de vulnerabilidade, de serviços sobre

Uma boa noticia para os servi-dores da prefeitura de Barbacena associados à ASPM - Associação dos Servidores Públicos Munici-pais de Barbacena. A entidade acabou de firmar convênio na área educacional com a Funda-ção Dom André Arcoverde, de valença, que vai oferecer, a partir de 2012, bolsas de estudo para os associados e dependentes que variam de 30% a 50% para os cursos de Direito, Medicina ve-terinária, Filosofia, Odontologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Economia.. A ASPM é

os quais não estejam devidamen-te esclarecidos.

A orientação da Superintendên-cia do Procon Municipal, é que o consumidor, ao pesquisar, observe os diferentes tipos de flores, se são importadas ou nacionais. Também deve prestar atenção em como são vendidas, se em maço, arranjos com diversas espécies, vasos com ou sem embalagem, buquês ou por unidade, pois cada um destes fatores influencia o preço final.

O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon/Barbacena, que está funcionan-do na Rua Silva Jardim,nº 340, no Centro de Atendimento integrado -UAi, de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 17h00. O telefone para mais informações é o 3331-8001.

presidida pela servidora Luci Bor-ges Sequeira. O convênio já foi assinado e está em pleno vigor. Para se beneficiar dessas bolsas, o interessado deve fazer sua ins-crição no vestibular de faculdade de valença, que já estão abertas. Terão direito as bolsas de estudo os servidores da prefeitura asso-ciados a ASPM, além de filhos, ne-tos, irmãos e outros dependen-tes. Maiores informações podem ser obtidas na sede da ASPM, na Rua Silva Jardim, ou pelo telefone 3331-8851. O site da faculdade de valença é www.faa.edu.br

Page 7: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br o7

de mundo”, afirma Rodrigo Cisco, professor de HipHop e participante de uma das edi-ções do projeto. Disciplinas se mesclam interagindo com os participantes, levando co-nhecimentos que vão desde filosofia até primeiro socor-ros, sendo entremeados por cultura, economia doméstica e consciência negra, entre ou temas. Uns dos carros chefe atuais do projeto é o Barba-cine itinerante. O Barbacine é o cineclube realizado há dois anos, gratuitamente em Bar-bacena. Na versão itinerante, percorre diversos bairros da cidade exibindo filmes e pro-movendo o diálogo sobre o mesmo, ao final da exibição. O projeto tem crescido e alcan-çado cada vez mais público, tendo certificado na última edição, 40 jovens de Pinheiro Grosso. O Empreender é rea-lizado de forma colaborativa, com toda sua equipe traba-lhando de forma voluntária. Para saber mais sobre projeto ligue para 32 - 8805-7723

Empreender significa; capa-cidade de enxergar além do cotidiano, solucionar com ha-bilidade e criatividade. Entre tantos outros atributos, esta palavra chancela o projeto idealizado por José Maria Go-mes (filósofo e escritor) e rea-lizado pela equipe Anubis Re-lações Humanas, em parceria com o instituto Federal – iF/Campus Barbacena. Nascido da vontade de partilhar o sa-ber, o Empreender transforma realidades resgatando jovens e adultos, motivando-os a mo-dificar suas realidades. A dinâ-mica de troca de conhecimen-tos/experiências é promovida em encontros realizados nos bairros de periferia e em di-versas entidades de Barba-cena- MG. “Eu não me tornei apenas uma pessoa melhor, mas acima de tudo, aprendi a respeitar a opinião de todos e a trabalhar cada vez mais em grupo. Com união e boas pessoas, sempre podemos ca-minhar com mais segurança, trabalhar melhor e se sujar

Empreender, uma nova prática de formação e conscientização

proJeto itinerante Já realizou Formação gratuita e diverSiFicada de várioS adoleScenteS e adultoS em BarBacena

dicas de viagemViagEm ao CHiLE, Lagos

anDinos E argEntina

No período de 18 a 30 de Setembro de 2011, tivemos a oportunidade de integrar um grupo para passear pelo Chile e Argentina.

Saindo de Juiz de Fora e fomos di-reto ao Galeão, onde embarcamos num voo Rio – São Paulo – Santiago. No dia seguinte fizemos um city tour até Valparaiso e Vina del Mar, duas cidades chilenas junto ao Oceano Pacifico, onde depois de rodarmos pelas orlas marítimas, almoçamos numa espécie de Castelo a beira do mar. Vina del Mar é uma cidade his-tórica, possuindo belos palácios do Governo um porto comercial, en-quanto a ela ligada tem Valparaiso que é um balneário moderno com diversos edifícios novos e muito ver-de, além do azul do Oceano Pacífico em toda a orla. No dia seguinte fize-mos um outro city tour pela manha por Santiago e almoçamos peixes e frutos do mar no Mercado Municipal.

Após mais um dia livre partimos num voo para Puerto Montt e Puer-to Vargas na Patagônia Chilena, 400 km ao sul de Santiago, cidade banhada por um belíssimo lago e si-tuada entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico. No dia seguinte segui-mos para Peulla em direção à divisa com a Argentina, numa travessia descoberta em 1906 e explorada por uma companhia criada naque-la época. Tanto que o caminho que é composto de estradas e lagos só é utilizado por veículos e embarcações desta companhia, por concessão do Governo. Os barcos são catamarãs grandes e as estradas são estreitas e só dão passagem para um veiculo de cada vez. Passamos por vales e lagos cercados de montanhas com picos nevados, vulcões e geleiras,

muitas cachoeiras e fizemos até um safari como passeio opcional, em veículos 4x4, onde cortamos rios gelados, passeamos num barco em um trecho do rio com águas verdes transparentes e cheio de trutas. Co-nhecemos lhamas, alpaca, cervos, veados, avestruzes e outros animais típicos da região. No terceiro dia, após passarmos pela divisa Chile e Argentina e depois da Aduana Ar-gentina, pegamos um último barco, e finalmente chegamos a Bariloche, na Patagônia Argentina.

Em Bariloche, no dia seguinte de-pois de fazermos um city tour no entorno do Lago, nos dirigimos ao Cerro Catedral, devidamente para-mentados, pudemos conhecer de perto a neve, posar e tirar lindas fo-tos, descansar num refugio a 1860 metros de altitude onde tomamos um chopp geladísssimo, almoçar e retornar ao Hotel. Depois de mais um dia livre para passear pelas ruas de Bariloche e conhecer seus princi-pais pontos turísticos, fazer algumas compras, voltamos no dia seguinte para Buenos Aires.

Em Buenos Aires no dia seguinte também fizemos um city tour, co-nhecemos diversos bairros, o centro, a Boca, o Caminito, Teatro Colon, suas largas avenidas, fizemos nos outros dois dias alguns programas opcionais, como visitar Palermo, jantar no Porto Madero, ir ao Senor Tango, fazer compras nas cercanias da Rua Florida, andar de metrô, al-moçar em restaurantes italianos, ou de Parrilladas típicas, voltamos para Juiz de Fora.

Restaram muitas fotos e filmes, e principalmente muitas lembranças de alguns lugares turísticos mais belos da América do Sul, que vale a pena conhecer.

Leda e Marcus Werneck

marCos faria

Page 8: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.bro8

Oficina dO Jacaré, uma história de sucessO

de prOstíbulO a centrO autOmOtivO

wania LoPEs

A necessidade de adaptações vem se tonaram cada vez mais constantes” afirma Carlos. E essa experiência passa de pai para filho.

A empresa trabalha hoje com mais dois funcioná-rios e Marcos diz estar sem-pre buscando se aperfeiçoar para manter a qualidade “nós investimos em cursos e pa-lestras para os funcionários para que assim cada vez mais possamos melhorar o serviço prestado e fidelizar nossos clientes”.

Um dos mais antigos es-tabelecimentos da rua foi fundado por Carlos Tirapeni, em 1959. Porém o estabele-cimento só passou a atender no Centro Automotivo em 1975. Na época seu filho Mar-cos com 15 anos já trabalhava com ele, hoje é o atual admi-nistrador da empresa, dando continuidade ao empreendi-mento familiar.

Carlos se sente feliz com a história que deu certo “agra-deço a Deus e a minha profis-são que me proporcionaram ter o que tenho hoje, fico fe-liz em saber que meus filhos continuaram o meu legado” comenta orgulhoso.

No início a oficina trabalha-va somente com parte elétri-ca, ao acompanhar o mercado investiu no aprimoramento, adotou o serviço de ar con-dicionado devido à procura de clientes, fizeram cursos e ampliaram os serviços ofere-cidos.

“Com a evolução e novas tecnologias os profissionais ficaram cada vez mais raros.

A princípio os serviços ofe-recidos na oficina eram toda a parte elétrica trabalhada pra-ticamente para caminhões, na época os carros de passeio eram mais raros, tais como os modelos Rural, Cinca e vW. “Atualmente oferecemos ser-viços de parte elétrica como motor de arranque, ar condi-cionado, limpeza, instalação, lâmpadas, painel, e outros ti-pos de serviço” afirma Marcos.

A empresa oferece a garan-tia de acordo com o tipo de serviço prestado e peças utili-

zadas, com isso tem a confian-ça de seus clientes que sem-pre voltam e ainda colaboram com o marketing da oficina.

O horário de funcionamen-to é de 8h às 18h, de segunda a sexta- feira e sábado de 8h às 13h, na rua 31 de maio, n° 215 e 235 no bairro Ladeira, o telefone para contato é (32) 3211-3486.

A antiga vida boemia que existia no local deu lugar a uma vasta área de comércio e serviços automoti-vos, agora a rua que era tão falada não desperta mais o receio nas pessoas que por ela passam. Na verdade

os clientes buscam no local as mais variadas opções de serviços que a região oferece.

Page 9: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br 09

pró-car e a respOnsabilidade sOcial

stylly car se destaca entre a cOncOrrência

A Pró-Car Auto Peças é uma loja de peças usadas de todas as marcas de veículos nacionais e atende seu público oferecendo preço justo e atendimento dife-renciado, quesitos que garantem o sucesso da empresa à anos.

A loja comercializa diversos produtos para acabamento ex-terno, latarias, mecânica, ilu-minação, parachoque, injeção eletrônica, motores, caixas de marchas, fechaduras, máquinas de vidro, componentes eletrô-nicos, elétrica, retrovisores, ar condicionado, acessórios, chave de seta e tanques, dentre outros.

Tarcísio Augusto Teixeira Bar-ros, dono da empresa comentou que ela já existe hà 12 anos, e localizada nesse centro automo-tivo, tem 7 anos, “nós adquirimos este imóvel por isso nos muda-mos. Compramos e instalamos o galpão aqui justamente por ser um local onde havia muitas em-presas no ramo, sendo comer-cialmente viável para o nosso negócio”.

Ser considerada uma rua de orgia em épocas passadas não representou e nem representa problema algum para os negó-cios da empresa “nunca atrapa-lhou em nada, quem vem de fora ou as próprias pessoas da cidade que não sabem onde fica a loja, encontra por causa da referên-cia, inclusive no meu cartão de

visitas está indicando com essa referência”.

A Pró-Car trabalha com uma equipe de cinco funcionários para manter o bom funciona-mento do estabelecimento, ela funciona de 8h30 às 18h de se-gunda à sexta-feira e aos sába-dos de 8h30 às 13h. Os produ-tos vendidos possuem a mesma garantia que produtos novos, de 90 dias, e o pagamento é facilita-do, aceitando cartões, cheques ou dinheiro.

No geral a clientela busca preço “como trabalhamos com peças originais usadas o referen-cial é o preço, que é 50% mais barato que uma peça nova e possui a mesma garantia” afir-ma Tarcísio. E num momento em que precisamos trabalhar a sus-tentabilidade em nosso planeta a Pro-Car faz sua parte “é im-portante ressaltar que trabalhar com peças usadas acarreta em não utilizar recursos para con-fecção de uma nova peça, po-demos pegar um carro sem ser-ventia alguma e volta ele para o mercado em diversas peças, isso agrega valor para nossa empre-sa, nossos clientes e para o pla-neta” completa o empresário.

A Pró-Car está situada na rua Henrique vaz, 383 – Centro, atende pelo telefone (32) 3211-1311 ou através do site procarjf.com.br.

O que não falta no mundo dos ne-gócios é a concorrência com inúme-ras empresas em um mesmo ramo, para superar isso é preciso ter dedica-ção e um diferencial. Carlos Antônio de Almeida e Leonardo Arantes da Cunha (confirmar nomes) são sócios e trabalham na Stylly Car.

A empresa está no mercado à cinco anos. Um ano após a sua fun-dação os sócios acreditaram no em-preendimento e tomaram a frente do negócio. Cada um tinha sua própria empresa, porém unidos apostaram, deixaram tudo com sua marca e pu-deram alavancar a Stylly Car.

Atualmente a empresa trabalha com comércio de peças usadas, mas o diferencial da empresa é o serviço que ela oferece em revitalização e o máscara negra. E o público está apro-vando o serviço prestado “a procura está sendo cada vez maior e como existem poucas lojas especializadas nesse tipo de serviço, nos especiali-zamos e garantimos um preço dife-renciado” afirma Carlos.

O empresário explicou como é feito o trabalho “normalmente os fa-róis vêm cromado por dentro e como alguns carros mais completos ou es-portivos já vem com máscara negra, a nossa oficina adapta esse serviço aos que não possuem. A gente remove, revitaliza a lente e coloca novamen-te, tudo para garantir a satisfação e necessidade de nossos clientes”.

O trabalho é delicado e necessita de atenção “o serviço exige cuidado e dedicação e a gratificação é a satis-

fação dos nossos clientes em adquirir um trabalho bonito e bem feito”. E não para por aí, a Stylly Car trabalha também com vendas de peças, novas e usadas. “Nossos clientes buscam mais as peças usadas que são origi-nais e mais em conta”. Carlos ainda ci-tou os que são mais vendidos: faróis, lataria e suspensão em geral.

O local onde os sócios optaram por instalar a sua loja existe outras tantas e muitas ofertas, mas isso não intimida, pelo contrário, isso contri-bui para o crescimento pessoal e pro-fissional de cada um, “aqui é a rua das oficinas e quanto mais concorrência, melhor para a gente, a disputa nos desperta para melhorar o serviço prestado, se pudesse localizar todas as oficinas e lojas em um só lugar se-ria muito melhor”. Observar o que um concorrente faz, impulsiona a tentar oferecer um trabalho melhor e quem acomoda já perdeu sua vez. Assim como avalia Carlos “tem que estar sempre acompanhando e ter criati-vidade, o desenvolvimento não é có-pia, é cada um fazendo sua atividade, nossa empresa oferece preço, quali-dade, bom atendimento e produto”.

E com a aproximação das festas de final de ano a Stylly Car estende o horário de atendimento, como é uma época de mais procura por causa das viagens, sejam à trabalho ou passeio, aumenta também a procura de peças para revisão do carro e a loja fica à disposição no endereço rua Henri-que vaz, 397 - Ladeira ou pelo telefo-ne 3213-0409.

Leonardo Arantes e Carlos Antônio: realizam aplicação de máscara negra e revitalização de faróisA Pró-Car e a Carro Mania possuem grande variedade de peças novas e usadas

Page 10: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outubro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br10

Redução do INSS para empregada doméstica

Por Dentro da Contabilidade

cOLaBOraçãO: carLOs renatO e cida raBeLLO

O Senado aprovou o Projeto de Lei de Conversão (PLC) 19/2011, que reduz a alíquota de contribuição mensal das empregadas domésticas para 5% sobre o salário mínimo na-cional (R$ 27,25, em valores atuais). Hoje, caso queiram reco-lher como contribuintes facultativas, elas pagariam 11%.

Com a nova lei, a dona de casa passa a ter direito à apo-sentadoria por idade do iNSS, a partir dos 60 anos, desde que comprove pelo menos 15 anos de recolhimento à Pre-vidência Social, além disso, também terá direito a outros be-nefícios como: aposentadoria por invalidez, auxilio doença, pensão por morte, salário-maternidade e auxilio reclusão. A medida vale penas às donas de casa que estiverem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo Fe-deral, o (CadÚnico).

Para ser enquadrado nesta nova categoria de segurado facultativo é necessário, atender alguns requisitos: é preciso comprovar renda mensal familiar de até dois salários míni-mos (R$ 1.090), não ter renda própria; se dedicar exclusi-vamente ao trabalho doméstico; desempenhar o trabalho doméstico em sua própria residência; e pertencer à família de baixa renda (inferior a dois salários mínimos mensais), e ser inscrita no CadÚnico.

Para se cadastrar CadÚnico, o contribuinte deverá fazê--lo pelo site www.previdencia.gov.br ou pela Central 135. É preciso ter em mãos identidade, CPF e certidão de nasci-mento ou de casamento.

O recolhimento da contribuição deve ser feito em Guia da Previdência Social (GPS), nos códigos 1929 (pagamen-to mensal) ou 1937 (pagamento trimestral), até o dia 15 de cada mês. Caso o dia 15 coincida com sábados, domingos e feriados, a data limite para pagamento será no dia posterior. A nova alíquota entrou em vigor neste mês de outubro.

Períodos anteriores também contam na aposentadoria. As donas de casa que já trabalharam um dia e deixaram o em-prego para cuidar da família terão o tempo de contribuição anterior computado. Assim, se a mulher trabalhou por cinco anos precisará pagar mais dez para receber a aposentadoria.

Por Dentro da Contabilidade

cOLaBOraçãO: carLOs renatO e cida raBeLLO

conhecimentos que facilitam o atendimento de ocorrências em que houver a participação direta ou indireta de surdos.

O 2° Sargento BM Da Silva, um dos alunos do curso, enfa-tizou que: “O Curso de LiBRAS foi ótimo e aprendi muito. Ele possibilita a inserção no mun-do dos surdos despertando--nos para a necessidade da co-municação com esse grupo de pessoas no atendimento Pré--hospitalar”.

O Comandante do 4º BBM, Tenente Coronel Anderson Luiz Esteves Gomes, ressaltou “que: “Tendo já 27 anos de serviço ainda me emociono com o que a corporação me proporciona. Essa atitude é inovadora e fi ca-rá marcada, não fi ndando por aqui, o Batalhão apoiará outros cursos no que for necessário”.

4º BBM Forma Militares em Curso de Libras

Numa atitude inovadora o quarto Batalhão de Bombei-ros Militar, preocupado com o cumprimento de sua missão constitucional, em prestar o melhor serviço dentro de suas atribuições à população, desen-volveu e formou no último dia 20 a primeira turma no curso de libras 40 horas, voltado ao Atendimento Pré-Hospitalar.

Um total de 17 militares, vo-luntários, foram os iniciantes nesse projeto. O curso contou com o apoio do Presidente da Associação dos surdos de Juiz de Fora, Lucas Machado que ministrou as aulas e interagiu com o Batalhão.

A formatura contou com a presença de intérpretes que auxiliaram durante toda a sole-nidade.

O Curso trouxe aos militares,

Page 11: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br 11

VALENÇA-RJ

Projeto Onça Pintada HenriQue LutH

Projeto Onça Pintada, Anjos de São Francisco, desenvolvido na Escola Maria da Glória Giff o-ni, localizado no Bairro de São Francisco, coordenado pelas Professoras Angela e Deyse, tem a participação da Prefeitura Mu-nicipal de valença, onde foi alu-gado a Casa da Montanha para ser a Sede do Projeto, que visa os trabalhos a serem realizado fora da escola, onde terá aula de arte-sanato, música, horta, viveiro de mudas, etc.

Nesta sexta feira, dia 02 de setembro foi o encerramento da Semana do Folclore, com diversas atividades realizadas pelos alu-nos, com danças, apresentações

diversas, música regional, etc.O projeto consiste em uma

nova forma de educar, onde as matérias são aplicadas de forma dinâmica, com atividades exter-na a escola, o que leva os alunos se mobilizarem junto com a co-munidade nas questões de meio ambiente, saúde, cultura, espor-te, etc.

Está previsto a inauguração da Casa da Montanha para outu-bro, o que vai em muito melhorar as atividades do Projeto, que es-tará ganhando um grande apoio nas questões que interesse da comunidade.

O telefone da Prof Deyse é: 8134-3569

Page 12: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br

Homenagem

O Centro de Memória Belisário Penna, juntamente com a Associação Mé-dica de Barbacena e a Unimed, realizou, na última sexta-feira, importante solenidade para a homenagem póstuma aos médicos João Fonseca e Júlio vargas pelos relevantes serviços prestados à saúde barbacenenses, inclusive colaborando na construção do Hospital ibiapaba.

Faculdade de Medicina

Aconteceu na última quarta-feira a Sessão Solene em comemoração aos 40 anos da Faculdade de Medicina de Barbacena. O evento atendeu reque-rimento do vereador Eduardo José Lima Sad, que também foi orador.

cadastro Vip

A mais nova casa noturna de Bar-bacena, UP LOUNGE, está realizan-do o seu cadastro vip. A promoção atinge todas as festas realizadas na casa com entrada franca para os que realizarem o seu cadastro ([email protected]). Já estamos pro-videnciando o nosso!

relicário

Acontece na próxima terça-feira, véspera do feriado, o primeiro Hallo-ween do Relicário. O evento contará com o DJ Clone Track e também com trinta litros de frozen liberados para a moçada se jogar.

Música

A Sociedade de Cultura Musical de Barbacena está promovendo o evento Música Barroca na Estrada. O grupo Capela Del Rey, sob regência do maestro Modesto Fonseca, vai se apresentar no dia 6 de novembro, Às 19h00, na igreja de Nossa Senhora do Rosário.

LÉO PRENASSI cOLaBOraçãO

sérgiO cardOsO ayres

BARBACENA

12

As amigas Flávia Sad Gorgulho com a aniversariante da semana, Patrícia Becho

O estudante de Direito Eddy Castro, que ani-versariou neste sábado, dia 29

O radialista Antônio Marcos Pinto, diretor de jornalismo da Rádio Sucesso FM

Page 13: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br

A empreendedora ubaense– Maura Marques, que está prestes a comemorar 03 anos com sua loja franqueada “Cacau Show”, acaba de receber uma noticia maravi-lhosa.

Entre dezenas de franquias de Minas Gerais – a loja de Ubá foi a única à ser premia-da pelo Presidente da Cacau Show Alexandre Tadeu da Costa, para estar juntamente com demais franqueados, fazendo um tour intitulado...” A viagem mais gostosa de sua vida”. É isso mesmo!

Com todas as mordomias oferecidas pela famosa marca de chocolate Cacau Show, Maura Marques levantou vôo, no Aeroporto internacional de Guarulhos – São Paulo.

De lá voa com a trupe Cacau! Fazem conexão em Madrid e desembarcam em Ams-terdam.

REGiSTRO: Carta do presidente da Cacau Show – para todos os premiados com esta viagem.

Cara franqueada!É um enorme prazer ter sua companhia nesta deliciosa viagem.quero compartilhar com você os lugares que conheci, as novidades que vi durante

todas as minhas viagens. E para isso nada melhor que visitar a Bélgica, país onde o chocolate artesanal e

gourmet foi criado no século 17 e a Ho-landa, que recebe no porto de sua capital Amsterdam, cerca de 15% de toda a pro-dução mundial de cacau.

As cidades do roteiro foram escolhidas com muito cuidado

para aproveitarmos ao máximo. Já fi zemos contato com os chocolatiers

mais admirados e reconhecidos. E para que nossas inspiracões e idéias fl uam, é importante mantermos a mente aberta.

Ao fi nal, nos teremos um conhecimento enorme para aplicar no nosso cotidiano.

A Cacau Show acredita que: investir nos Colaboradores e Franqueados é funda-mental para colher um futuro mais prós-pero.

E por isso que estamos aqui, para fazer-mos a Cacau Show se reinventar a cada dia.

Boa viagem!Assina - Alexandre Tadeu da Costa –

Presidente da Cacau Show do Brasil. que ótimo !

Maura Marques.Ótima viagem pra você.

13

FOTO: DiVULgaÇÃO

Ubá "A cultura do espírito aumenta os sentimentos de dignidade e de independência."(Herbert Spencer)

OrLandO siLVacOLunistasOciaL uBá-Mg

[email protected] – WWW.OrLandOsiLVa.cOM.Br

FRanQUeaDa pReMiaDa eM Minas geRais COM ViageM À aMsTeRDaM - É De UBá

Modelo Ramon Turin um dos destaques do cast da Tropical Models. Promessa sucesso para 2012

A franqueada Maura Marques que já está curtindo Amsterdam

FOTO: WanDeRsOn pRODUÇÕes

15 anOs sOFT CHiCO odontólogo Rogério Nicolato Cocate e Lílian

Gazetta Cocate, promoveram uma elegante festa no último sábado 15 no Sitio To a Tôa em Astolfo Dutra (MG), em torno de sua fi lha Ana Luíza Gazet-ta Cocate.

O décor foi em preto e branco – sui generis. Des-taque para o sofi sticado grand Buff et que monta-mos com peças neo clássicas e com enormes arran-jos em tom Pink, assinados por Renata de Oliveira de Tocantins.

A festejada usou modelos criados pela estilista Ana Costa de Ubá. O clima de valsa foi romântico, estilo tradicional com a participação de 14 pares jovens e com trajes idênticos!

As meninas de vestido de tule preto balonê e os meninos de terno Black e gravatas prata.

Ah! Após Ana Luiza Gazetta Cocate ganhar um anel de brilhante do pai, bailar com o mesmo, com avô José Luiz Cocate e com o Tio Avô – José Amilton Mariosa, Ana Luiza, dançou valsa com o príncipe convidado da noite – Gabriel Siqueira. Ele é bonito mesmo! Simpático e com seus belos olhos azuis.

Após valsas aconteceu o tradicional “Parabéns pra você” e os 250 convidados, fervilharam a pista de dança – com pick up comandada pelo Dijei Li-geirinho.

A festejada Ana Luiza Gazetta Cocate estreou na sociedade de Astolfo

FOTO: seRVanDO LOpes

Page 14: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outubro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br14

Zuca

Um dia marcante em minha vida foi o 12 de junho de 1959. Nesta data consegui cortar todos os meus vínculos com o negó-cio de drogas, coisa de que não me arre-pendo e que transformou a minha vida para sempre.

Eu estava atolado até o pescoço na transação e, diga-se em minha defesa, não era o único culpado. Meu pai, chegado do Rio de Janeiro nos anos trinta do século passado, por falta de outra opção, entrou no segmento. Jovem, insinuante, visionário e nos arroubos da juventude, tratou logo de montar um esquema de distribuição pela região, ainda carente de um atendimento profissional.

Ao contrário dos dias de hoje, quando o negó-cio se tornou m i l i o n á r i o , naquele tempo as operações eram em ponto pequeno e exigi-am um grande sacrifício dos envolvidos na comercialização e distribuição das drogas. Até que ele conse-guiu um relativo sucesso na empreitada e, aos trancos e barrancos, constituiu família e foi tocando a sua vida.

Hoje, com a proliferação dos pontos de venda, o aumento dos usuários e a divulga-ção ostensiva da mídia de um monte de novas opções de consumo, o negócio é um verdadeiro filão. Tem droga para todas as faixas etárias. Conheço alguns velhotes assanhados que se viciaram numa cápsula e vivem alardeando aos quatro ventos os seus gostosos efeitos.

Voltando ao 12 de junho de 1959. Carre-gava uma pesada pasta de couro entupida de drogas a serem distribuídas pela cidade quando passo pela praça João Pessoa, em

GENTE& EMPRESAJUIZ DE FORA, DOMINGO, 30 DE OUTUBRO A 5 DE NOVEMBRO DE 2011

PÁGINA 10 WWW.GENTEEEMPRESA.COM.BR

Consultor Ambiental

FRED NEVES(32) 8858-0030 / 9988-4687

[email protected]

Carlos Augusto Góes Vieira

Vinicius Lírio Reis e Góes VieiraADVOGADOS

Francisco de Assis Belgo

AP

OIO

CU

LT

UR

AL

:

Rua Santa Rita, 221

ARMARINHO EARTIGOS

DE CARNAVAL

Rua São João, 246 - Tel.: 3215-7138

frente do Cine Central. Vislumbro um amigo, que há muito não via, numa barraca de livros. Acerquei-me e, curioso, fiquei observando o andar da carruagem. Como sempre fui chega-do num livro, o ambiente se tornou agradável e comecei a gostar do que via e do que ouvia. Papo interessante e animador. Melhor ainda, cercado de livros por todos os lados.

Interessando-me pela coisa, fui infor-mado pelo amigo da barraca que a livraria estava contratando novos vendedores. Por sorte, o dono da empresa se encontrava no local e a ele fui apresentado. Recebi algu-mas instruções, um mostruário das cole-

ções e talões de pedidos. Naque-l e m o m e n t o , novo vendedor de livros passou a azucrinar os demais mortais.

Tudo veio a calhar. Eu já andava aborreci-do com as visitas a m é d i c o s , alguns carrancu-dos que, do alto de seus conheci-mentos científi-cos, tratavam os

propagandistas de laboratórios farmacêuti-cos com um desdém afrontoso. Na outra ponta da lambança, uma canseira encarar proprietários das pequenas farmácias sem-pre a choramingar sobre a situação do comércio. Pra piorar, meus fins de semana eram gastos na prestação de contas das atividades. Vastos relatórios onde só falta-va a exigência de informar das minhas idas ao mictório.

Tá explicado o motivo de eu não seguir os passos do meu pai, o saudoso, respeita-do, honrado e querido Jarbas Neves, pione-iro na região no segmento de distribuição de produtos farmacêuticos, também cha-mados de drogas. Entre estas e os livros,

Tel.: 3690-5233 - 9988-2402

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Tel.: 3217-8000

ADEUS ÀS DROGAS

MESSIAS DA ROCHA

FÓRMULA MATEMÁTICA HUMANA

MEMÓRIA

O BEM HUMORADO

Envio os meus parabéns ao amigo Messias da Rocha pela conquista do

1º. lugar nos Jogos Florais de Cambuci – RJ, com a trova que

reproduzo: A palma da mão encerra

Nos calos esta lição: Os que cultivam a terra,

Não têm um palmo de chão. = = = = = = = = = = = = = =

H = Homem; M = Mulher; I = Inteligente; B = Burro(a).

1 HI + 1 MI = 1 romance 1 HI + 1 MB = 1 caso 1 HB + 1 MI = 1 filho

1 HB + 1 MB = 1 casamento= = = = = = = = = = = = = =

Dois velhinhos conversavam: - Eu tenho uma memória

excelente...me lembro direitinho de quando eu mamava no seio da minha

mãe. - A minha memória é melhor ainda...

me lembro quando fui a um pic-nic com o meu pai e voltei com a minha mãe.= = = = = = = = = = = = = =

O sujeito atravessa quatro sinais

vermelhos e uma viatura da polícia o segue até pará-lo:

- Muito bonito, hein??? – disse o guarda.

- Bonito e veloz!!! – responde o rapaz. - Sabia que posso tirar sua carteira por

isso??? – disse o guarda. - Duvido muito, pois fazem dois anos

que estou tentando tirar minha carteira e não consigo – disse o rapaz.

- Cadê o cinto??? – perguntou o guarda.

- Está lá atrás, segurando o botijão de gás – disse o rapaz.

O guarda, se esquentando com a situação, pergunta para a namorada do

rapaz, que está ao lado: - Ele é sempre bem humorado

assim??? - Não, só quando está completamente

bêbado – responde a moça

SE...“Se a gente se insinua, é uma mulher atirada. Se a gente fica na nossa, tá

dando uma de difícil”.“Se a gente aceita transar no início do

relacionamento, é uma mulher fácil. Se a gente não quer ainda, tá fazendo

doce”.“Se a gente põe limitações no namoro, é autoritária. Se concorda com o que ele

diz, é uma tonta sem opinião”.“Se a mulher batalha por estudos e

profissões, é uma ambiciosa. Se não tá nem aí pra isso, é dondoca”.

“Se a gente adora conversar sobre política ou economia, é feminista. Se

não se liga nesses assuntos, é alienada”.“Se a mulher corre para matar uma

barata, não é feminina. Se corre de uma barata, é uma medrosa”.

“Se a gente aceita tudo na cama é vagabunda. Se não aceita, é fresca”.“Se a mulher ganhar menos que um

homem, tá querendo ser sustentada. Se ganhar mais, tá querendo humilhá-lo”.

“Se a gente adora roupas e comésticos, é narcisista. Se não gosta, é desleixada”.“Se sai mais cedo do trabalho, é folgada. Se sai mais tarde, tá transando com o

chefe”.“Se gosta de TV, é fútil. Se gosta de livros tá dando uma de intelectual”.

“Se a mulher quer ter cinco filhos é uma louca inconseqüente. Mas, se quer ter apenas um, é uma egoísta sem senso

maternal”.“Se a gente gosta de Rock, é uma doida chapada. Se gosta de música romântica, é brega. Se gosta de música eletrônica,

é porra louca”.“Se a gente faz uma cena de ciúme,

certamente é uma neurótica. Mas se não faz, não sabe defender o seu amor”.

“Se a gente fala mais alto que ele, é uma descontrolada. Se a gente fala mais

baixo, é subserviente”.Não pode estourar o cartão de crédito,

mas tem que andar bem arrumada. Não pode ser muito gorda nem muito magra. Não pode ter muito peito nem peito de menos. Tem que ter bundão,

pernão, mas não pode ter celulite nem estrias.

E DEPOIS AINDA DIZEM QUE MULHER É QUE É COMPLICADA...

ZUCA

Page 15: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br 15

ESPAÇO LITERÁRIOJOãO LuiZ

peçanHa cOutO

o mario Sempre emocionante

quando fala de literatu-

ra. Sempre empolgante

quando se refere ao po-

tencial transformador da

literatura. Sempre apaixo-

nado por seu ofício, Mario

Vargas Llosa e seus perío-

dos imensos cheios de re-

tornos abarrocados, além

de ter sido um dos escrito-

res mais lidos e relidos por

mim, ainda é um dos inte-

lectuais mais apaixonan-

tes e polêmicos, sobretu-

do quando se repassa sua

trajetória pessoal e políti-

ca. Dele, li e reli Conversa

na Catedral, meu prefe-

rido, livro de formação

fundamental para que

me apaixonasse definiti-

vamente pela literatura

como matéria de uso, de

trabalho e de vida.

Do Mario destaco um

trecho, retirado de artigo

seu publicado na revista

Piauí:

“A ciência e a técnica

não podem mais cum-

prir aquela função cultu-

ral integradora em nosso

tempo, precisamente pela

infinita riqueza de conhe-

cimentos e da rapidez de

sua evolução que levou à

especialização e ao uso de

vocabulários herméticos.

A literatura, ao contrário,

diferentemente da ciência

e da técnica, é, foi e con-

tinuará sendo, enquanto

existir, um desses deno-

minadores comuns da ex-

periência humana, graças

ao qual os seres vivos se

reconhecem e dialogam,

independentemente de

quão distintas sejam suas

ocupações e seus desíg-

nios vitais, as geografias,

as circunstâncias em que

se encontram e as conjun-

turas históricas que lhes

determinam o horizonte.

Nós, leitores de Cervan-

tes ou de Shakespeare, de

Dante ou de Tolstoi, nos

sentimos membros da

mesma espécie porque,

nas obras que eles cria-

ram, aprendemos aquilo

que partilhamos como

seres humanos, o que

permanece em todos nós

além do amplo leque de

diferenças que nos sepa-

ram.”

Email para a coluna: jo-

a o l u i z p e c a n h a c o u t o @

gmail.com

A literatura começa com a escrita. (Maurice Blanchot)

tes receberão um kit com livro infantil e cartilha explicativa di-recionada aos pais, mostrando a importância da leitura.

Ao todo, esse primeiro bimestre do projeto terá nove apresenta-ções e a expectativa é atender cerca de 900 crianças, pois proje-ção é de que, neste início o pro-jeto tenha a participação de 100 crianças por evento. A apresen-tação no bairros pode acontecer em Centros Culturais ( quando o bairro possuir), salões de escolas ou mesmo em tendas montadas em praças. A segunda fase do projeto, programada para ter iní-cio em fevereiro/2012, percorre-rá outros bairros da cidade ainda não visitados, trazendo uma no-vidade: uma vez por mês o proje-to vai desembarcar também em cidades da Zona da MataMineira

agenda:05/11 - Centro Cultural Bairro

Araújo, 12/11 - Praça Bairro Ci-dade do Sol, 19/11 - Teatro Ali Halfeld ( instituto Jesus )/Bairro de Lourdes, 26/11 - Barbosa Lage ,03/12 - São Mateus, 10/12 - Alto dos Passos, 17/12 – Bom Pastor

contato e informações:Denise Zaghetto - zaghetto@

terra.com.br - (32) 3216-6458 / 8811-9453

Distribuição de livros infantis, contação de estórias e cineclube!

prOJetO Ler FaZ crescer

O projeto “Ler faz Crescer” foi lançado em 23 de outubro, no bairro Santa Cruz, durante uma grande ação de cidadania para a comunidade, intitulada “Mutirão da Cidadania”.

A jornalista Denise Zaghetto começou a rascunhar o projeto, quando percebeu que o brasi-leiro não lê e consequetemente, não escreve bem. Entre tantas outras atividades, o trabalho de professora em cursos de capa-citação para jovens e adultos, fez com que Denise tivesse esta certeza. Então pensou numa forma de contribuir um pouqui-nho para desenvolver o hábito da leitura. E, como hábitos são mais fácies de se desenvolverem na infância. Então, por que não incentivar crianças a gostarem de livros? Foi quando tomou co-nhecimento do projeto “Lê prá Mim?”, criado pela atriz Sônia de Paula, no Rio.

E foi assim que nasceu o projeto “Ler faz Crescer”, que, a cada se-mana, vai estar em uma comu-nidade da cidade, levando con-tadores de estórias, escritores, artistas locais e jornalistas para que leiam um livro ou contem uma estória para uma plateia formada por crianças. Ao fi nal de cada evento, as crianças presen-

FOTO: iLUsTRaTiVa

Page 16: Jornal Gente & Empresa

PáginaJuiZ DE fora, 30 DE outbro à 5 DE noVEmbro DE 2011

www.gEntEEEmPrEsa.Com.br16

D'Mais Distribuidora de Cosméticos destaca:

A D'Mais Cosméticos participa de vários eventos com seus pro-dutos e seus profissionais. Na Semana de Estética da Universidade Universo em parceria com a gestora do curso de Estética da insti-tuição, Gisele Mauller, foi feita uma demonstração dos produtos que a D'Mais representa. Abaixo as fotos do evento:

O diretor da D'Mais Cosméticos, Anderson de Oliveira, e a coordenadora do curso de Estética da Universo, Gisele Mauller

D'mais DistribuiDora DE CosmÉtiCos LtDawww. dmaisdistribuidora.com.br

faLa aDVanCE8889-2497 • 3236-4066 • 9936-5019 • 9110-3744