Jornal Gente & Empresa

12
UBá BARBACENA JUIZ DE FORA, 21 à 27 DE AGOSTO DE 2011 ANO 1 | N° 6 R$0,50 180 policiais serão responsáveis pela segurança da Região Central www.genteeempresa.com.br FOTO: BENITO MADDALENA Orlando Silva: A nova Beira Rio Léo Prenassi: Ivete Sangalo confirma Show PÁGINA 6 30° Companhia é instalada oficialmente no centro de JF PÁGINA 8 PÁGINA 9 ACISPES bate metas no 1º semestre PÁGINA 4 F ALA T HADEU : O S PALAVRÕES DO F UTEBOL PÁGINA 11 PÁGINA 11 PÁGINA 10 Espaço Literário com João Peçanha: CLUBE DO LIVRO Criando Casos com Zuca: Enganosas Aparências Solenidade inaugurou galeria de fotos de ex-diretores da Faculdade de Economia PÁGINA 12 Economia da UFJF comemora 70 anos Festival de Morangos, Rosas e Flores PÁGINA 4 ALFREDO VASCONCELOS O PINIÃO : A PESAR DOS P OLÍTICOS , E MPRESÁRIOS TRABALHAM PÁGINA 2

description

Ano 1 Edição 6

Transcript of Jornal Gente & Empresa

Page 1: Jornal Gente & Empresa

Ubá barbacena

JUiz de fora, 21 à 27 de agosto de 2011 ano 1 | n° 6 r$0,50

180 policiais serão responsáveis pela segurança da região central

www.genteeempresa.com.br

Foto: Benito Maddalena

Orlando Silva:A nova Beira Rio

Léo Prenassi:ivete sangalo confirma

show

página 6

30° Companhia é instalada oficialmente no centro de JF

página 8 página 9

ACISPES bate metas no 1º semestrepágina 4

Fala Thadeu:Os palavrões dO FuTebOl

página 11

página 11 página 10

espaço Literário com João Peçanha:

CluBe dO livRO

criando casos com zuca:enganosas aparências

solenidade inaugurou galeria de fotos de ex-diretores da faculdade de economia

página 12

Economia da UFJF comemora 70 anos

festival de Morangos, rosas e

florespágina 4

aLfredo vasconceLos

OpiniãO:apesar dOs pOlíTicOs, empresáriOs Trabalham

página 2

Page 2: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.bro2

Editorialapesar dos políticos

Uma coisa o empresariado brasileiro já aprendeu: investir no desenvolvimen-

to, apesar da política - de Brasília principalmente. Problema da presidente Dil-ma Rousseff que de vassoura ou espanador na mão, dependendo do tamanho da sujeira, vai fazendo sua faxina com quase nenhum apoio dos políticos. Vale sempre ressaltar o esforço do grupo de senadores liderados pelo sempre malu-co beleza Pedro Simon. Ele reuniu um grupo e formou um exército de Dom Qui-xote, mas que pode sensibilizar a população e o eleitor. E este último, apesar de desprezado na maior parte do tempo, não pode ficar contrariado.

Num país em que se vive a cultura da corrupção e do tráfico de influência muita gente ganha dinheiro e consegue movimentar a economia. É uma relação espúria, mas é real. O quanto de dinheiro que rola por fora movimenta comércio e serviço em todo o país, com a lavagem do dinheiro, assim como as contas secretas nos paraísos fiscais.

Mas como dissemos no começo, o empresariado brasileiro trabalha, inves-te e gera riqueza, apesar dos políticos não sérios. É um olho neles e outro no mercado. Não há dúvida que essa preocupação faz com haja alguma perda de tempo, mas já estamos acostumados.

O melhor seria se o Exército de Dom Quixote vencesse a guerra de vez, com uma faxina na Esplanada e, por conta disso, uma limpeza geral no Congresso. Já se foram 25 anos de governos de coalizão e já passou da hora do governo colocar gestores nos ministérios e os políticos tratar de legislar e fiscalizar o governo. Deputados, senadores e amigos dos mesmos não devem ser do Exe-cutivo. Tem mistura que faz mal.

O ACERVO DO PROFESSOR SILVA MELLOJeAn MenezeS

Recentemente a imprensa de Juiz de Fora pu-blicou matéria sobre o abandono em que se en-contra o acervo do Prof. Antonio da Silva Mello doado por ele, em testamento, à cidade de Juiz de Fora. Sou sobrinho neto do professor Silva Mello e vejo com tristeza se repetir em Juiz de Fora o descaso que no Brasil infelizmente as au-toridades dedicam às artes, ciência e cultura em geral. Silva Mello homenageou sua terra natal ao legar-lhe parte de seu patrimônio, mesmo em detrimento de nós, os familiares, mas a cidade, ou melhor, seus administradores, desprezou a homenagem, atirando seus bens em um depó-sito de inservíveis na periferia da cidade. Fosse o professor Silva Mello um jogador de futebol de penteado exótico e cérebro sonolento, que houvesse feito carreira no Bayern de Munique ou outro time europeu, certamente Juiz de Fora o reverenciaria, talvez até com um monumento em praça pública... Entretanto, Silva Mello optou por dedicar-se à medicina e à ciência, em uma época na qual o Brasil ainda era um país quase selvagem. Estudante de medicina no Rio de Ja-neiro no início do século XX, preferiu concluir seu curso e aperfeiçoar-se na Alemanha, onde se destacou como médico exemplar e cientista proeminente, tendo sido um dos precursores no estudo das aplicações da radioatividade na me-dicina. Tornou-se assistente do Instituto do Ra-dium da Universidade de Berlim, depois clínico em hospital na Suíça durante a I guerra mundial. Ainda assim, decidiu voltar ao Brasil e aqui de-dicar-se a seus patrícios, praticando a medicina moderna que aprendera da Europa. Pesquisador brilhante e inquieto escreveu cerca de 20 livros sobre antropologia, sociologia, psicologia, medi-cina e filosofia. Foi eleito membro da academia Brasileira de Letras em 1960 e clinicou até sua morte aos 87 anos. Relembro estes fatos porque temo que boa parte dos leitores nem saibam a quem estou me referindo, tal o desinteresse que a ciência recebe em nosso país. Lembro-me de, em 1979, ter comparecido à cerimônia de inau-guração da Casa Silva Mello em Juiz de Fora, iniciativa do saudoso prefeito e amigo, Dr. Mello

Reis. Reunimo-nos então, vários familiares, mui-tos hoje já falecidos, em restaurante conhecido da Av. Rio Branco, para comemorar o reconhe-cimento de Juiz de Fora a seu filho ilustre. Trin-ta anos depois, assistimos ao desfecho patético da história que começou no final do século XIX, quando nascia, em família humilde de Juiz de Fora, o garoto Antonio da Silva Mello. Trinta anos depois, o destino de tantos bens e memórias vem a ser o depósito da Prefeitura na Vila Ideal. A ruína só não foi completa graças à ação da FU-NALFA que resgatou parte do acervo e o abrigou em suas dependências, que se não apresentam condições ideais, pelo menos conferem alguma proteção ao patrimônio, até que alguma solução adequada venha a ser adotada, se é que um dia será! Soube, através de um amigo juiz-forano, que entre as peças do acervo, encontram-se duas telas retratando a rainha D. Maria II de Portugal, irmã do imperador Pedro II, que oferecidas ao Museu Ma-riano Procópio, foram recusadas por razões que só o administrador do museu pode saber... Seria bom se nos indignássemos com este abandono, mas infelizmente parece que já não temos mais força para gerar esta revolta interior, tamanha a freqüência com a qual se manifesta o desrespeito de nossas autoridades para com o patrimônio pú-blico e com a população em geral.

Como membro da família Silva Mello, sinto-me no dever de manifestar à sociedade de Juiz de Fora nosso desapontamento por este descaso e desrespeito à memória do ilustre filho dessa terra. Convoco as lideranças da cidade e a socie-dade civil em geral a exigirem dos governantes o correto acolhimento dos bens doados à cidade, ou então a desistência de abrigá-los, transferin-do o legado a outra cidade, quem sabe Guara-pari, no Espírito Santo, onde Silva Mello, grande responsável pela descoberta das virtudes curati-vas do balneário, dá nome a uma das principais ruas da cidade, ou mesmo o Rio de Janeiro, que o homenageia dando seu nome ao largo próxi-mo a casa onde viveu no Cosme Velho.

Belo Horizonte, 25 de julho de 2011 Eduardo Mello da Costa Cruz

diretor: PAULo RoBERTo GoMESeditor-geraL: ANIBAL PINTo MARqUESredação: WANIA LoPESdiagraMação: GISELy FERNANDEScoordenação: THAíSE AMoRIMcoLaboradores: DARCy EMIDIo LEoNARDo PRENASSI oRLANDo SILVA RoGéRIo FREIzrePórter fotográfico: BENITo MADDALENAassessoria coMerciaL: CLáUDIA JACoBSEN E TIAGo VINICIUS FARIA

endereço: AVENIDA BARão Do RIo BRANCo, 2.231 SALA 16 | CENTRo, JUIz DE FoRA - MG | CEP: 36010.010

teLefone: (32) 3215-3703

site: www.genteeempresa.com.br

twitter: @GENTEEEMPRESA

gente e eMPresa

o JornaL não se resPonsabiLiza Por textos enviados Por coLaboradores

cidades qUe recebeM o JornaLAndrelândiA, ArAcitAbA, ArAntinA, bArbAcenA, belmiro brAgA, biAs Fortes, bom JArdim de minAs, chácArA, coronel PAcheco, ewbAnk dA câmArA, goiAná, levy gAsPAPAriAn(rJ), limA duArte, mAtiAs bArbosA, oliveirA For-

tes, PiAu, rio novo, rio Preto, sAntA ritA do JAcutingA, sAntAnA do deserto, sAntos dumont, simão PereirA, sAntA bárbArA do monte verde, ubá.

inscrições para Pós-graduação em educação terminam dia 24o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de

Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e dou-torado até o dia 24 de agosto. os candidatos ao mestrado devem se inscrever pelo site, anexando o projeto de pesquisa e o seu currículo lattes. os interessados no curso de doutorado devem adotar os mesmos procedimentos e incluir, ainda, o seu memorial acadêmico.

Ao todo, estão disponibilizadas 42 vagas para o programa. “São até 30 vagas para o mestrado e até 12 para o doutorado nas linhas de pesquisa ‘Gestão, Políticas Pú-blicas e Avaliação Educacional’ e ‘Linguagem, Conhecimento e Formação de Pro-fessores’“ A primeira pesquisa investiga temas que dizem respeito à relação entre o Estado brasileiro e a educação e a segunda estuda as relações entre linguagem, cultura e cognição focalizando a linguagem em suas diferentes perspectivas.

outras informações: (32) 2102-3665 (PPGE)

Page 3: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br o3

Rainbow Fest, o maior evento gay do Brasil em JF

wAniA lOpeS

o 14º Rainbow Fest e o Miss Brasil Gay agitou Juiz de Fora entre os dias 15 e 21 de agosto de 2011 por diversos locais da cidade. Promovido pelo Movimento Gay de Minas – MGM e a Prefeitura da cidade, o evento reuniu entorno de 120 mil pessoas em prol da defesa dos direi-tos da população LGBT em uma grande festa.

o evento proporcionou visibilidade e movimentou a economia da cidade. A cada ano os organizadores aprimoram sua programação, esse ano eventos pa-ralelos completaram a semana com pa-lestras e encontros a fim de debater os temas de interesses dos homossexuais.

o evento teve segurança reforçada na 9º Parada da Cidadania e do orgulho Gay com a presença de 500 profissionais entre Policia Militar, os fiscais de Postu-ra da Secretaria de Atividades Urbanas e a Guarda Municipal trabalhando para zelar pela segurança de todos. Esteve presente também a Secretaria de Saú-de que disponibilizou preservativos e a Settra que manteve a ordem no tráfego.

As comemorações apresentaram gran-des expectativas para a economia da cidade. o evento vem crescendo consi-deravelmente a cada ano, atraindo cada

vez mais turistas que ocupam boa parte da rede hoteleira e aumenta a demanda por muitos produtos e serviços gerando lucro para toda a cidade.

A 35° edição do Miss Brasil Gay acon-teceu no dia 20 de agosto de 2011, às 21h, no ginásio do Sport Club de Juiz de Fora com a participação de 27 candida-tas, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. o concurso que elegeu o mais belo transformista do Brasil esse ano tratou o tema "Aids e inclusão so-cial” com o intuito de ressaltar o papel político do movimento e apresentar dis-cursos sobre a doença. Em 2011, entre as atrações tivemos a presença de Léo áquilla, Úrsula Scavolini, a drag repórter Lully Fashion, Ikaro Androgino, SuzyBra-sil, Samara Rios e Thrass Wiz.

programação do 14º Rainbow FestDia 20, 16h - Show com os DJ’s da Pa-

rada Gay de Juiz de Fora 2011, apresen-tação Grupo de Drags do Rainbow Fest 2011. À noite, 23h – SToMP/ IDEAL Party (Festa oficial do Rainbow Fest 2011) no Multiplace.

No último dia do evento dia 21, no Ter-reirão do Samba, a despedida ficou com Bye Bye Rainbow às 15h.

III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural

ThAiS de OliveiRA liMA

Com o intuito de capacitar, sensibilizar e incentivar o produtor rural a investir no tu-rismo na região, a Agência de Desenvolvi-mento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Dona Euzébia realizou nesta sexta-feira (19), o III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural.

o evento que já foi realizado nos anos de 2009 e 2010 nos municípios de Leopoldi-na e Argirita, respectivamente, tem como objetivo trabalhar o turismo junto aos pro-dutores rurais para fomentar o desenvolvi-mento econômico local a fim de capacitar as pessoas que trabalham neste espaço, aliando a produção das propriedades à atividade turística, através de palestras, debates, mostra de produtos e serviços e a presença de profissionais reconhecidos em âmbito regional e estadual.

A programação do III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural apresentou aos participantes o potencial da região, as po-líticas públicas que incentivam a atividade, as facilidade de se investir neste negócio e os resultados positivos que o mesmo trou-xe em outras localidades. Além disso, o evento irá provocou um encontro de opor-tunidades e idéias entre setores públicos, privados e a própria comunidade que tra-balhando juntos poderão desenvolver de forma sustentável o turismo local.

As apresentações técnicas dos represen-

tantes da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR/MG, das sedes regionais do SEBRAE e da EMATER e do Presidente da Federação dos Circuitos Tu-rísticos de Minas Gerais – FECITUR, Fran-cisco Melo.

o III Fórum Regional de Turismo no Es-paço Rural é gratuito e tem como públi-co prioritário produtores rurais e comer-ciantes de mudas de Dona Euzébia, bem como os demais interessados neste seg-mento de turismo que é explicado, princi-palmente, por duas razões: a necessidade que o produtor rural tem de aumentar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos; e a vontade dos morado-res urbanos de encontrar e reencontrar raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das popula-ções do interior.

Para o Secretário de Cultura e Turismo de Dona Euzébia e organizador do evento, Ben-to Moreira, “A realização do Fórum de sensi-bilização sobre o potencial para a atividade turística rural trará excelentes resultados sócio-econômicos locais, visto que Dona Euzébia apresenta uma identidade cultural consolidada com a produção e exportação de mudas.”

o Fórum Regional de Turismo foi realizado na Associação Recreativa Clube Xopotó (Rua São José, s/ nº - Centro), em Dona Euzébia.

Page 4: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br

Eduardo Grisolia de oliveira, diretor do Hospital Ibiapaba/CEBAMS.

Segundo a gerente Carla Andresa Ro-drigues da Costa, o acompanhamento e aprimoramento constante dos processos pela qualidade traz mais eficácia, resoluti-vidade e segurança para os clientes e os próprios colaboradores. “queremos aten-der plenamente todas as expectativas das partes interessadas: clientes, sociedade, corpo clinico, comunidade, fornecedores e terceirizados”, explica a gerente que tam-bém considera duas prioridades para a sua gerência: a conquista do Prêmio Regional da qualidade e a Acreditação Nível 1.

o4

Unidade Hospitalar implanta Gerência de Qualidade

dARCy eMídiO

De acordo com a Coordenação de Co-municação Social do Hospital Ibiapaba/CEBAMS de Barbacena, a partir do mês de julho, o CEBAMS, entidade mantenedora da unidade hospitalar Ibiapaba implemen-tou a Gerência de qualidade. Segundo a direção da entidade, esta nova gerência tem a finalidade de consolidar o programa de implantação da gestão pela qualidade iniciado em 2009 e que vem evoluindo em todos os setores da instituição. “Um im-portante sinal de que estamos avançando no caminho certo foi a premiação na Faixa Prata, do Prêmio Regional da qualidade, conquistado em 2010”, afirma o Dr. Luiz

barbacena

Acispes apresenta balanço do semestre

ASSeSSORiA de COMuniCAçãO

A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) acaba de fechar o relatório de procedimentos realiza-dos no primeiro semestre de 2011 e, assim como tem acontecido nos últimos anos, todas as expectativas foram superadas. Ao todo, o consórcio realizou 32.544 consultas especializadas e exames de média comple-xidade. Em outras palavras, isso significa a realização de uma média de mais de 270 procedimentos por dia. No caso dos 23 mu-nicípios consorciados, “as maiores deman-das foram de ultrassonografias, somando um total de 4.688 exames realizados, além de mamografia, com 2.651, e consultas de oftalmologia, com 3.382, e neurologia com 3.244”, exemplifica a supervisora adminis-trativa, Keisly Deotti. Como prestadora de serviços para Juiz de Fora, a Acispes tam-bém apresentou números bastante rele-vantes. Só para a cidade, “de janeiro a junho de 2011, foram realizados 6.699 consultas e exames”, completa Keisly.

No entanto, um dos principais destaques do relatório apresentado pela Acispes está na realização de exames laboratoriais. De janeiro a junho de 2011, o Laboratório Inter-municipal de Análises Clínicas do consórcio

realizou aproximadamente 250 mil testes microbiológicos, parasitológicos, hormonais, hematológicos, citológicos e citopatológi-cos. Além dos municípios associados, a uni-dade atende também à demanda de exames de sorologia de unidades de saúde da Prefei-tura de Juiz de Fora, como o PAM Marechal, e do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus.

E as expectativas para o segundo semestre são ainda melhores, com inúmeros motivos para uma previsão tão otimista. Um deles é a ampliação da área de abrangência do consórcio, com a recente inclusão do mu-nicípio de Santa Bárbara do Monte Verde. outras aquisições que permitem prever um crescimento substancial no número de aten-dimentos são a ampliação da prestação de serviços para o município de Juiz de Fora e a criação de um hospital-dia para a realização de pequenas cirurgias. No entanto, mesmo com toda essa expansão, um pensamento será sempre mantido: o foco na qualidade. “queremos crescer e atender os municípios em todas as suas lacunas, o que será feito tendo sempre em mente o foco na excelên-cia, que já se tornou nossa marca”, enfatiza o diretor administrativo, Franck Miguel.

Fotos: divulgaçãp

o nome da cidade foi escolhido em ho-menagem ao engenheiro Alfredo de Bar-ros Vasconcelos, que morreu nas obras da construção da ferrovia. Com os imi-grantes vieram as plantações, a cerâmi-ca e a agropecuária, além de famílias de trabalhadores que, somados, compõem a maior parte da população do município atualmente.

o destaque é para a Matriz de Nossa Senhora do Rosário, que apesar de refor-mada na década de 70, conserva a arqui-tetura original do século XVIII, onde pode se apreciar a imagem histórica de Nossa Senhora do Rosário, restaurada recente-mente pelo Conselho Municipal de Patri-mônio Histórico.

Atualmente a cidade conta com belas praças, muita área verde e aquela tran-qüilidade e hospitalidade típica das ci-dades mineiras. A população da cidade é de aproximadamente 5.982 habitantes segundo censo do IBGE 2010, localiza-se a 160 km de Belo Horizonte com acesso principal pela BR 040 que liga o Rio de Ja-neiro á Brasília.

XVII Festival de Morangos, Rosas e Flores em Alfredo Vasconcelos

dARCy eMídiO

Está acontecendo na cidade de Alfredo Vasconcelos o XVII Festival de Morangos, Rosas e Flores.

o evento é uma realização da Prefeitu-ra Municipal e Câmara de vereadores do município.

Desfile e coroação da Rainha, Broto e Super Broto do festival, venda de moran-gos, derivados, artesanatos, rosas e flores e shows foram as principais atrações da festa que contou com a presença dos cantores Michel Telô, Luciano e Sidney, Fernando e Sorocaba, Juninho Matos e Banda Meduza.

A festa termina neste domingo, dia 21 de agosto, apresentando o Broto, Super Broto e Rainha do festival, desfile de tra-tores ornamentados, show com Lohanye Garcia e Banda Renascência.

De acordo com o prefeito olacir Ely da Silva, cerca de quarenta mil pessoas de-vem passar pelo Parque de Exposições Ana Maria Rodrigues.

Alfredo Vasconcelos foi emancipado do município de Ressaquinha em 1992 e hoje vive dias de prosperidades aos 19 anos de idade como município.

Page 5: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br o5

qualidade na prestação deserviços assistenciais, capacitados

para a identificação dos problemas, e com habilidade em resoluções imedia-tas, através da aplicabilidade dos co-nhecimentos gerenciais adequados.

Sobre a importância do curso para o HU, o Diretor destaca que é uma forma de cumprir sua missão e por isso está atento à necessidade em qualificar pro-fissionais da área, desenvolver lideran-ças e promover a organização de novos modelos de gestão. “o curso comprova que o HU está estimulado a contribuir para a criação, fortalecimento e amplia-ção de programas de pós-graduação lato sensu, oferecendo uma especializa-ção em Planejamento e Gerenciamento em Saúde.

o curso é aberto a participação de gra-duados de qualquer curso superior que tenham interesse na abordagem e apro-fundamento das relações de gestão em serviços de saúde.

o cUrso•Período de Inscrição: ATé 22/08/2011•Período de Seleção: de 23/ 08/2011 a 31/08/2011•Período de Matrícula: de 08/09/2011 a 15/09/2011•Vagas: 40•Dias e horários de funcionamento:•Aos sábados das 08:30 h às 12:30 h e 14h às 18h

outras informações: (32) 4009-5109

o Estado está mobilizando os municí-pios desde o início deste ano, quando foram orientados a realizar suas confe-rências municipais ou regionais, pré-re-quisito para participar da conferência estadual. Cerca de 300 cidades promo-veram os encontros, elegeram seus de-legados e vão apresentar suas deman-das nessa etapa estadual.

Entre as propostas discutidas pelos municípios, o coordenador Especial de Políticas para o Idoso e presidente do CEI, Felipe Willer, destaca a criação do Fundo Estadual do Idoso e o aprimora-mento das políticas referentes ao trans-porte público. Para ele, a conferência es-tadual é uma oportunidade para que os próprios idosos destaquem o que deve ser priorizado nas políticas públicas.

A 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa vai eleger os delegados para representar o Estado na conferên-cia nacional, prevista para novembro, em Brasília (DF). A programação encon-tra-se disponível no site www.social.mg.gov.br.

Curso para qualificar gestores

Governo do Estado em defesa ao idoso

JOSé eduARdO BRuMAgênCiA MinAS

Termina no próximo dia 22, o prazo para os interessados em se inscrever no curso de pós-graduação “Planejamento e Gerenciamento em Saúde”, coordena-do pelo Diretor do HU/UFJF, Dimas Au-gusto Carvalho de Araújo. “o objetivo do curso é capacitar profissionais que trabalham na gestão, principalmente na área de planejamento das ações de atendimento, formar lideranças e fa-vorecer a melhoria da implantação das políticas de saúde”, destaca o Coorde-nador.

A proposta do curso é formar profissionais capacitados e qualificados para atuarem em funções gerenciais relacionadas com a administração, gestão e assistência à saúde.

De acordo com a Diretora de Ensino e Pesquisa, Angela Gollner, esse será o pri-meiro curso de pós-graduação lato sen-su totalmente estruturado no HU e visa preencher uma lacuna na formação em planejamento e gerenciamento em saú-de. o curso quer possibilitar ainda que os gestores possam otimizar a utilização de recursos e melhorar a qualidade da assis-tência, com isso, esclarece Dimas Augus-to, a população passará a ter um rede de serviços mais qualificada e organizada.

o curso inova trazendo uma equipe multidisciplinar composta por profes-sores e técnico-administrativos do HU e UFJF que discutirão ao longo de 390 horas de duração a estratégia de admi-nistração hospitalar, focando o perfil do profissional em saúde, como gestor de

o Governo de Minas realiza nesta se-gunda-feira (22), em Belo Horizonte, a abertura da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. os principais objetivos são discutir e elaborar políti-cas públicas, garantir os direitos e com-bater a violência contra os idosos.

os idosos representam hoje 12% da população mineira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Es-tatística (IBGE), e os crimes contra eles estão em segundo lugar como os mais denunciados no Disque Direitos Huma-nos (0800 031 11 19). Foram 564 relatos registrados nos primeiros setes meses deste ano, média superior a 80 denún-cias por mês.

o encontro será realizado no Sesc Venda Nova e vai até terça-feira (23). o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Se-dese), por meio da Coordenadoria Es-pecial de Políticas para o Idoso, e pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI), com apoio da Assembleia Legislativa de Mi-nas Gerais (ALMG).

Antonio Anastasia assina pacto para combate à miséria no estado

o governador Antonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (18/08), em São Paulo, ao lado da presidente Dilma Rousseff, dos governadores Geraldo Alckmin (SP), Renato Casagrande (ES) e Sérgio Cabral (RJ) e do ex--presidente Fernando Henrique Cardoso, do lançamento Plano Brasil Sem Pobreza Sudeste. o programa envolve ações conjuntas dos governos es-taduais e federal e visa retirar da extrema pobreza cerca de 2,7 milhões de brasileiros que vivem na região.

Durante o evento, o governador e a presidente assinaram termo de com-promisso para a superação da miséria no Estado. Para isso, serão desenvol-vidas ações conjuntas para garantir o acesso dos cidadãos a uma vida digna.

“Minas Gerais, com suas tradições e sua cultura, estará sempre trabalhan-do firme e não permitindo que crises externas sejam importadas. Vamos trabalhar no Brasil, unidos, lado a lado, todos os segmentos, governo fe-deral, estados, municípios, o setor privado para, de fato, demonstrarmos ao mundo a robustez, a musculatura da nossa nação e podermos, feita a estabilidade, com o presidente Fernando Henrique, saudar agora a inclu-são social. Minas Gerais está muito feliz com este evento e vai trabalhar à exaustão para o êxito completo do programa Brasil sem Miséria em nosso território”, afirmou Anastasia.

Page 6: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.bro6

GEnTE & EMPRESApAulO ROBeRTO

inaUgUraçãoNa última sexta-feria, dia 19 de agosto de 2011, foi inaugurado o novo posto da 30° Com-

panhia do 2° Batalhão da Polícia Militar de Juiz de Fora na Praça da Estação. A mudança irá favorecer a atuação de 180 policiais da companhia com a agilidade que proporcionará na apuração das demandas e a com competência de seus profissionais.

aMigos do 4º bataLhão

A tropa se formou em frente a nova sede da 30º Cia. Várias autoridades prestigiaram o eventos

Foto: Benito Maddalena

Vereador Noraldino Junior - Aguinaldo Mascaranhas Diniz, Subsecretário de Assuntos Municipais do Gover-no de Minas Gerais - Danilo Vieira Junior, Subsecretário de Gestão Ambiental

General Schinaider - William Lôbo - José Emílio - Cida Martins - Aguinaldo Mascarenhas Diniz

acessewww.genteeeMPresa.coM.br

contatos: (32) 3215-3703

reUnião aberta do coMitê de

Parceiros da adJfr A Agência de Desenvolvimento de

Juiz de Fora e Região está convocando os Parceiros da ADJFR, para a Reunião ordinária Aberta do Comitê de Parcei-ros da ADJFR, que será realizada na sede Rotary Clube Juiz de Fora – Dis-trito Industrial, Dia: 31de agosto de 2011 – 4ª feira Horário: 18h00nim – 1ª chamada,18h30nim – 2ª chamada. Na Rua Roberto de Barros, 35 – Centro – Juiz de Fora. Pauta: 1-Aprovação da Ata da reunião anterior. 2-Notícias sobre fatos e atividades da ADJFR no período – julho/agosto de 2011; 3-Apresentação do Vídeo Institucional do Rotary Clube 4-Palestra sobre a Associação Brasileira de Rotary Fundation - ABTRF 5-Assun-tos Diversos; 6-Encerramento (20 horas) 7-Café Mineiro FAVoR CoNFIRMAR PRE-SENÇA PELo TEL. 3215-7100

cLUbe caiçaras

No Clube Atlético Caiçaras foram em-possados a nova diretoria, conselho deliberativo e conselho fiscal para o triênio 2011 e 2014. A posse aconteceu neste sábado na sede do clube. A nova diretoria é liderada pela dinâmica Ana Maria Lopes de Castro (Aninha).

Jf eMPréstiMosHérica, Nélio do Carmo e Welligton

estão fazendo na JF Empréstimos um trabalho bem diferenciado e com um atendimento personalisado, estão ofe-recendo as menores taxas para servido-res, PM, bombeiros, forças armadas, pre-vidências e outros. os contatos podem ser feitos na Avenida Rio Branco, 2231, sala 14, ou pelo telefone: 3216-3886.

Page 7: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br o7

a Montadora oficiaL do foMenta Minas

creci e sindiMóveiso Creci-Minas se uniu ao Sindimóveis-MG para juntos realizarem o I Encontro Mineiro de

Corretores de Imóveis (Emcim) para comemorar os 49 anos de regulamentação da profissão, festejado dia 27 de agosto.Uma série de eventos esta acontecendo em treze grandes cidades do Estado: em Juiz de Fora, aconteceu na quarta feira o I ENCoNTRo MINERIo DE CoRRETo-RES DE IMÓVEIS.Este Encontro é um importante marco no desenvolvimento do corretor de imóveis em Minas Gerais, uma vez que proporciona oportunidades no sentido de ampliar a rede de contatos para a realização de novos negócios e aquisição de qualificação através de painéis informativos e palestras motivacionais, capacitando o corretor para atender um mercado imobiliário cada vez mais dinâmico e exigente.

o I Emcim é resultado da união das duas maiores entidades do mercado imobiliá-rio mineiro em prol da valorização do corretor de imóveis. o Creci-Minas entra com o know-how adquirido no interior durante o “Mês do Corretor” e o Sindimóveis-MG entra com toda a experiência conquistada em Belo Horizonte durante a “Semana do Corretor”. Agora, juntas, as entidades realizarão um evento itinerante, muito maior e mais qualificado que, com certeza, irá condizer com o prestígio e a impor-tância adquirida pelos corretores de imóveis. As fotos abaixo mostra algumas das presenças no evento

eM dia de festa no PortaL das torres

Page 8: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br

Ubá

o8

"Aprender uma coisa significa entrar em contato com um mundo do qual não se tem a menor idéia. É preciso ser humilde para aprender. " (Paulo Coelho)

ORlAndO SilvACOluniSTASOCiAl uBá-Mg

[email protected] – www.ORlAndOSilvA.COM.BR

noite de inauguRação e niveR

A nova Beira Rio em Ubá foi inaugurada dia 07 agosto. o momento solene reuniu expressivos nomes e autoridades no palco e um numeroso público.

o mestre de cerimônia da prefeitura Chiquinho Carvalho, como de praxe conduziu muito bem o ato, que teve falas marcantes feitas pelo Prefeito de Ubá Vadinho Baião.

Ele exaltou a importância da Itatiaia para a cidade, em seus plenos 47 anos brindados naquele momento, elogiou a direção e os funcionários da mesma. Sintetizou o progresso, o desenvolvi-mento ocorrido nestes últimos anos da cidade de Ubá, graças ao IPTU – que hoje é pago pela população com mais alegria, devida as obras realizadas pela administração.

Vadinho Baião, elogiou seu secretariado, funcionários públicos e exaltou a Presidente da Câ-mara – Rosângela Maria Alfenas de Andrade, que com muita eficiência está novamente à frente do legislativo e ainda destacou– que a Câmara, através da economia feita, ainda irá repassar para os cofres públicos, mais de 1 milhão de reais, que poderá ser usado pela administração para futuros projetos.

Durante a noite inaugural da Nova Beira Rio, após sorteios de eletro domésticos para o grande público que estava de platéia, houve show envolvente para brindar os 47 anos da da Itatiaia Móveis - Projeto “Samba do Compositor”.

Com Roda de Samba com os experts: Miguel dos Anjos, Mestre Jonas e Dudu Nicário.que maravilha! E depois às 21 horas, entrou em cena nada mais, nada menos que a cantora

Tereza Cristina – destaque nacional na mídia, por suas apresentações na Lapa Rio.Em resumo: A Noite em Ubá foi de pura cultura musical, comentários sobre a conquista admi-

nistrativa atual e festejo empresarial.

gente toP no cLiMa design rJ : Krica Soares, Paul Niemeyer, Paulo Moreira Leite, Silber Silveira, Paulo Sérgio Niemeyer, visitando uma recente mostra da Parma na cidade maravilhosa

Fotos: seRvando lopes

Na prestigiada noite: ”Projeto “Samba do Compositor” , o colunista com a primeira dama Gisela Haikal Albino e o prefeito da cidade de Ubá - Vadinho Baião

A Vereadora e Presidente da Câmara de Ubá - Ro-sângela Alfenas com o empresário Fabiano dos Santos (aDiretor do Hospital Santa Isabel e sócio Diretor do Transporte Camilo dos Santos), Carlos Alberto Rigoni (diretor executivo da Itatiaia Mó-veis), a segunda dama do município Denise e o vice Prefeito de Ubá- Dr. Eduardo Vieira Marcelo, figuraram entre as inúmeros convidados para o festejo niver da Itatiaia em noite cultural e a inau-guração da Nova Beira Rio

o CHaRMe dos 15 anos de dÉBoRa

Reuniu uma seleta dos mais bonitos rostos da geração jovem o debut de Débora – filha do odontólogo Luiz Carlos de Almeida e Eliana Aparecida Pinto Gonçalves, na noite do dia 12 de agosto no Ubá Tênis Clube com décor assinado pelo colunista e equipe. o impecável paladar foi assinado pelo Buffet Plena Delícia de Visconde do Rio Branco. A aniversariante usou mode-los do Atelier da estilista Ana Costa. A pista de dança fervilhou até as 5 da manhã, com o astral sempre up do DJ Bruno oliveira.

A estonteante Débora Gonçalves de Almeida, uma das aniversariantes destaques, do último fim de semana na cidade de Ubá

o colunista, com a festejada Débora e o casal anfitrião Luiz Carlos de Almeida e Eliana

o professor de dança “ Marquinho”, amigo da família foi o único que, além do pai bailou com Débora. Neste flash o clima de “ Salsa”. Tudo de bom a coreografia!

beLos na noite: A bonita nutricionista Lídia Noé com André Squizzato

Foto: aRquivo pessoal

Foto: divulgação

novo Médico Ubaense: Luiz Felipe Parma Caputo, filho do conceituado médico Luiz Fernando Caputo e Darlene Parma, se formou pela Suprema/JF.

Foto: aRquivo pessoal

Page 9: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br o9

LéO PREnASSI COlABORAçãO

SéRgiO CARdOSO AyReS

o geógrafo Sérgio Grossi com a jornalista Fernanda Brasileiro em foto de Sérgio Cardoso Ayres

BARBACEnA

novidade

Estivemos na semana passada com a jornalista e produtora Fernanda Brasilei-ro, atualmente trabalhando em Catagua-ses, durante uma agradável tarde no sítio de Adriana Pimentel, na Linha da oeste. A jornalista, que já foi repórter em nossa cidade da TV Panorama, veio à Barbacena através de um convite do geógrafo e eco-logista Sérgio Grossi. Na pauta: um livro. Assunto: aguardem! Apenas adiantamos que vai ser um dos trabalhos mais impor-tantes dos últimos anos no setor ambien-tal de Minas Gerais.

A bela Juliette Campos em uma pose especial para a coluna Léo Prenassi

Marcelo Dias, Fred Handeraich, Léo Prenassi, Donato Sandy e Hugo Freire Aguiar durante a Festa de São Sebastião de Torres

eleição Municipal

Para bom entendedor, meia palavra basta. ou mesmo o silêncio total. Como o prazo de filiação para a eleição do ano que vem termina no início de outubro, o movimento é intenso nos partidos po-líticos de Barbacena. A pergunta, muito mais presente do que quem sai deste ou daquele partido, é quem fica em determi-nadas siglas partidárias. A curiosidade vai durar menos de dois meses...

Futebol

Pela primeira vez nos últimos anos, todos torcedores mineiros estão preocupados com seus times no Brasileirão. Enquanto o nosso América patina nas últimas posi-ções, o Atlético não anda nada bem das pernas e até mesmo o Cruzeiro, outrora poderoso, não vai muito bem. Parece pra-ga de alguém!

parabéns

Muito elogiada a programação do ani-versário de Barbacena. A coluna parabe-niza a Fundação de Cultura, a Cenatur e a Câmara Municipal pela organização e pela escolha das atividades.

Armário

Esta é a semana do Rainbow Fest em nos-sa querida e vizinha cidade. ou seja, Juiz de Fora será o palco, ou melhor, a passarela para inúmeros eventos que começaram no dia 15. Em tempo: segundo se comenta, Barbacena está em polvorosa com a festa. Tem gente que jura que dessa vez vai sair do armário e se jogar na Rio Branco. Vamos ver!

Juventude

Uma grande festa vai marcar, dias 19 e 20 de agosto, o evento a Juventude de Barba-cena Unida ao Papa em Madri. o encontro acontece na Matriz das Piedade, Basílica de São José operário, Igreja de São Sebastião e Colégio Imaculada Conceição.

ivete Sangalo

Já está confirmado. Dia 9 de setembro, sexta-feira, a cantora baiana Ivete Sanga-lo promete sacudir a região num grande show em São João del Rei, na Pousada Lago D’ouro. é reservar logo os convites.

Feijoada

Será no dia 28 de agosto, domingo, na Associação do IFET, a grande feijoada da Associação Barbacenense de Proteção aos Animais. o evento visa angariar fundo para ajudar a entidade.

Fernando Sant'Anna

A cantora Fernanda Sant’Anna movimen-tou a Cabana da Mantiqueira, nesta quinta-feira, dia 18, com a gravação do DVD de-monstrativo “Brasilidade”. quem foi garante: a moça tem talento e veio para ficar.

hélio Costa

o político barbacenense deve assumir em breve um importante cargo na TIM. Pelo menos foi o que falou esta semana a grande imprensa nacional.

Page 10: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br1o

Page 11: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br 11

ESPAçO LITERáRIOFALA, THADEU!JOãO luiz

peçAnhA COuTO

ThAdeu SAnTOS

“Filho da p..., chifrudo, safado, sem- ver-

gonha, ladrão...” e por aí vai. Caros, leito-

res, não fiquem assustados! Eu explico:

esses sãos “apenas” os primeiros pala-

vrões e referem- se “apenas” à RECEPÇÃO

calorosa ao árbitro e seus auxiliares em

campo. Fui com dois sobrinhos ao está-

dio Mário Helênio, em Juiz de Fora, para

assistir um jogo da série D: Tupi X Ana-

polina. Pouquíssima torcida! Uma pena.

Muitas crianças com pais. Era pra ser le-

gal, mas devido às circunstâncias, outra

pena. Continuemos a “peleja”: é dada

a saída... os minutos se passam e o juiz

marca pênalti contra o Tupi. TAMpeM OS OuvidOS! Afinal vem aí uma série

coletiva de “Filho da p..., cara..., via... etc”.

Muito mais, claro! Só não quero repeti-

los aqui. Sinceramente, até gostaria, pra

que vocês sentissem na pele, quero dizer,

nos ouvidos, a intensidade dos adjetivos.

Anapolina 1x0 Tupi. Cada vez que o Tupi

errava, a coisa piorava. Fiquei com pena

dos profissionais em campo. Nem se qui-

sessem acertariam as jogadas. O medo

de errar faz com que as pessoas se inti-

midem. A crítica em forma de palavrão

e xingamentos destrói qualquer jogador

e o deixa sem coragem pra tentar algo

diferente. Aliás, destrói qualquer profis-

sional, ou não profissional, destrói o ser

humano. Continuando: Mais acima de

mim, na arquibancada, alguns sujeitos

que pareciam ter um auto-falante na

boca e, aos berros, talvez para alcançar o

campo, gritavam palavrões contra os jo-

gadores. Mas, foi contra um, em especial,

o que me fez até sair do lugar: “Seu mer...

Filho da p..! Via..! Desgraçado ...*#¨%#@!”

Chega! O jogador é substituído e a torci-

da vai ao delírio e, claro, xingando muito.

Não quero ser puritano, bonzinho, mo-

ralista, mas, por favor, não me venham

com essa que xingar em campo faz parte

do cultura do futebol! Não queiram me

convencer que é saudável o menino de

seis anos ficar gritando, ou melhor, repe-

tindo, as asneiras de adultos e, pior, dos

próprios pais. Imagino que essas pesso-

as que xingam são profissionais de algu-

ma área e com certeza não gostariam de

ter em seu local de trabalho grupos de

pessoas gritando palavrões contra eles.

Exemplo: Fila de banco! Já imaginaram

se após trinta minutos na fila, começas-

sem: “Caixa de mer..., molenga filho da

p..., gerente safado, ladrão...”. Hein? Ima-

ginem em um tribunal pessoas xingando:

“juiz filho da p...”. E no trânsito? Motoristas

de ônibus, tensos, sem ter como acelerar e

os passageiros lá...: “motorista filho da p...,

trocador via... trânsito de mer...!”. Pior, e se

xingassem a sua mãe, que nem presente

está? Mãe, pessoa que não deveria ser

ofendida por nada e nem ninguém. Ain-

da mais se não for a sua, mas de outro al-

guém. Nem mesmo se ela for, literalmen-

te, uma puta. Devemos ficar “putos” sim,

com a violência urbana, com a pobreza,

com a fome, com a roubalheira aos cofres

públicos, com a corrupção... causada por

pessoas que em tantas vezes, em vez de

as xingarmos, merecidamente, ainda as

chamamos de “dOuTOReS!”. Ah! Tupi

3X1 Anapolina! Placar final. Juiz muito

xingado! Por eles!

Thadeu Santos (profissional de Tea-tro, Tv e Cinema) www.thadeusantos.com.br / e-mail: [email protected] acesse no youtube: Thadeu Santos e veja trabalhos, incluindo a peça velÓRiO – pRA MORReR de RiR!

cLUbe do Livro

O livro atende pelo nome de Clube do livro. Só isso já me faria voltar os olhos para ele com mais atenção, como se sua capa reluzis-se para mim de um modo diferente. Então, li o subtítulo: ser leitor - que diferença faz?

Foi amor à primeira vista.A autora é a Luzia de Maria, doutora em

Letras pela USP e atualmente professora da UFF. Minha conterrânea, essa niteroiense começou em 1982 um tal "clube do livro" com seus alunos de uma antiga escola pú-blica de Niterói, o Liceu Nilo Peçanha (aliás, minhas irmãs, mais velhas que eu, estuda-ram no Liceu).

Batalha sem perdedores, entre amigos. Tra-tava-se, num lado do ringue, de uma profes-sora apaixonada por leitura e livros e, do ou-tro lado, de alunos sedentos de aprender de uma forma mais prazerosa do que naquelas preleções maçantes com regras gramaticais brotando feito coelhos pela boca do coitado do professor que fica lá na frente.

Também sou professor. No fundamental. E sei o quanto é chato para os alunos terem aulas apenas resumidas a aspectos grama-ticais. Sempre disse a eles que um bom livro lido com atenção vale por uns três meses de aula careta, formal. Que a leitura te dei-xa mais capaz de ler - não só livros, mas o próprio mundo, como um texto. Em resu-mo, um bom leitor está apto a ser um bom interpretador do mundo, um sujeito crítico que terá menos chance, por exemplo, de ser engabelado por qualquer político.

O saber é porreta mesmo.Mas voltando à Luzia de Maria e a seu li-

vro delicioso: o objetivo do clube do livro era formar leitores. E a Luzia conseguiu. E con-ta isso, inclusive com direito a uma história que se passou com ela. Já conto. Vou buscar um café.

Imaginem. Prova de redação de vestibular. Na sala, a própria Luzia prestava a prova. Não vou dizer o ano para que ninguém faça a conta e tente descobrir a idade da moça. O tema da redação era baseado numa frase do Rui Barbosa: "A regra da igualdade não é senão quinhoar desigualmente os desiguais, na medida em que se desigualam". Só uma aluna começou a escrever a redação. Os de-mais, pasmos, incapazes de entender aquela palavra, "quinhoar", estatelavam-se frente à página em branco. Até que um candidato

mais corajoso perguntou ao fiscal da prova:- Dava pra dizer o que é quinhoar?Impasse. Os professores que faziam as vezes de fis-

cais do vestibular conversam e, mantendo o impasse, resolveram ver onde poderiam encontrar um dicionário. Vexatório é pou-co! Pura vergonha. Mas antes que o pai dos burros fosse buscado, aquela aluna, que já terminava o segundo parágrafo, levantou o dedo e sugeriu:

- Eu sei o que significa quinhoar. Posso falar?

Aliviados, os fiscais permitiram. - Quinhoar é repartir, partilhar, premiar,

recompensar...E destilou mais um sem-número de signifi-

cados para o verbo.A candidata sabida era a Luzia, a autora.Moral da história? Deixa disso, histórias

com moral são sempre chatíssimas. Mas há uma conclusão.

Ela sabia o significado de quinhoar, sim, mas não porque era uma rata de dicionários. Sabia porque era uma leitora atenta e contu-maz (de acordo com o Aurélio, “contumaz” é teimoso, obstinado, cabeçudo). Quando es-tamos lendo e nos deparamos pela primeira vez com uma palavra que não está no nosso vocabulário, tentamos adivinhar seu signi-ficado pelo contexto. Na segunda vez que a lemos, a coisa já corre mais tranquila. Na ter-ceira, a palavra já foi incorporada ao nosso memorial vocabular (gostou?).

Foi assim.A historinha serviu só para dar água na

boca e acender a vontade de quem lê a colu-na (os cinco leitores, se tanto, de que Macha-do falava). O livro é excelente, indispensável para quem ama livros, é doido por literatura, é professor ou se interessa pelo assunto.

Acima de tudo, o livro é porreta porque trata de uma coisa que sempre chamou a atenção do homem: a paixão. No caso, não a paixão amorosa e romântica, mas a paixão pelos livros, pela literatura, e pelo encantamento daí resultante. Pelos univer-sos em que ela nos permite adentrar, pelas experiências que adquirimos quando no exercício da leitura. Pelo prazer de estarmos lendo o mundo, de termos a oportunidade de lermos mundos diferentes do nosso.

email para a coluna: [email protected]

“Ai, que saudade que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infân-cia querida que os anos não trazem mais”

(Casimiro de Abreu)

Page 12: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 21 à 27 de AGosto de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br12

Faculdade de ecOnOmia da uFJF cOmpleTa 70 anOsdA RedAçãO

Uma solenidade simples, mas emocionante, marcou os 70 anos da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), fundada em 4 de abril de 1941. Foi a inaugu-ração da galeria de fotos dos ex-diretores e teve a participação de vários deles, além do reitor Henrique Duque. E a presença desses senhores e senhoras foi ressaltada pelo atual diretor Lou-rival Batista, como uma expressão de carinho e dedicação à Faculdade.

A instituição ao longo desses 70 anos formou quadros que a valorizam em todo o país e até no exterior, disse Lourival. E mais do que isso, vem exercendo um papel decisivo nos rumos da economia privada e pública do município. Além de fonte de recursos, o levantamento de estudos técnicos, elaborados por professores e alunos, é também uma grande forma de desen-volvimento de pesquisa e busca de novos conhecimentos.

Para o próximo ano, a Faculdade de Economia estará em um novo prédio. Antes mesmo de concluído, todo o seu planejamento para funcionar já está pronto, com destaque para a expan-são do trabalho prestado à comunidade.

Até chegar a esse ponto, a Faculdade de Economia, uma das formadoras da Universidade Federal de Juiz de Fora, teve uma trajetória de muita abnegação de seus professores e direto-res. Um de seus ex-professores, João Pedrosa Castelo, lembrou das dificuldades daquele tem-po, quando – professores, diretores e alunos tinham que se cotizarem para conseguir dinheiro para conquistar alguma coisa na capital federal, então no Rio de Janeiro. “Foram muitos anéis e pulseiras compradas para que pudéssemos chegar aonde chegamos” aproveitando para fazer uma comparação com os tempos atuais. “Hoje temos a impressão de que temos um remake daqueles tempos”.

Hoje a Faculdade de Economia funciona em três níveis: graduação e pós-graduação em latu

senso e strictu senso, em mestrado e doutorado. E depois de um período de transição não tem mais a Administração. “Agora retomamos nossa trajetória original”, acentuou o vice-diretor e pró-reitor e Planejamento e Recursos Humanos, Alexandre zanini, destacando o excelente tra-balho que é desenvolvido pela Faculdade de Administração.

zanini foi o que mais se emocionou, recordando suas andanças durante seu período de for-mação acadêmica: “Em todo lugar que chego falo com orgulho que sou formado pela Facul-dade de Economia da UFJF”, disse com a voz embargada. Estava também emocionado de ver os vários ex-professores e ex-diretores. Alguns até com dificuldades de locomoção, mas não deixaram de participar.

o reitor Henrique Duque fez questão de reconhecer a dedicação desses profissionais. Ele disse que mesmo não sendo uma faculdade grande ela é uma grande escola de vida, onde as pessoas aprendem mais do que a ciência. “E gostaria que muitos de vo-cês pudessem estar presentes nas próximas comemorações. Vai ser um grande prazer”, Convidou.

Depois da solenidade, foi servido um café da manhã. Um momento no qual todos – da velha e da nova guarda – puderam trocar impressões sobre a Faculdade, que no próximo ano estará de casa nova. “Estamos todos muito empolgados”, disse o diretor Lourival Batista, depois de elogiar o reitor “que não deixa nada faltar. Não precisamos ficar pedindo. Também é preciso elogiar o trabalho de todos os professores, professores e alunos. Eles cumprem todas as suas obrigações e ainda querem mais. Algumas vezes temos que pedir para que parem um pouco. Dirigir a Economia é a coisa mais fácil que tem: diretor dirige, professor ensina e aluno estuda”, concluiu Lourival

Gesilene Faine, Nilson Leão, Sebastião Marsicano e Alexandre zaniniDiretor da Faculdade de Econômia Lourival Batista e o Reitor da UFJF Henrique Duque Lola e Fuad yasbeck