Jornal Gente & Empresa

16
Ivanir Yazbeck lança primeira biografia de Itamar Franco UBá BARBACENA VALENçA-RJ JUIZ DE FORA, 20 à 26 DE NOVEMBRO DE 2011 ANO 1 | N° 19 R$0,50 "Itamar Franco um dos mais representativos políticos brasileiros" www.genteeempresa.com.br FOTOS: DIVULGAÇÃO Orlando Silva Membro Honorário Léo Prenassi Mulheres Mil Henrique Luth Óleo de cozinha é vilão da natureza PÁGINA 13 PÁGINA 12 PÁGINA 11 PÁGINA 3 PÁGINA 9 PÁGINA 6 PÁGINA 8 PÁGINA 16 UFJF: Pesquisadores e profissionais do jornalismo diário se reúnem para discutir a divulgação cientifica Diretor de Fórum é homenageado pela Câmara Municipal de Barbacena Histórias de Adolescentes para adolescentes Cintos para o Verão PÁGINAS 15 PÁGINAS 2 Criando Casos com Zuca: Bom Apetite PÁGINA 10 Por Dentro da Contabilidade: Eleições do CRC/MG PÁGINAS 14 Espaço Literário João Peçanha: Vingança Divina Opinião: Nós sabemos - precisamos agir

description

Ano 1 Edição 19

Transcript of Jornal Gente & Empresa

Page 1: Jornal Gente & Empresa

Ivanir Yazbeck lança primeira biografia de Itamar Franco

Ubá barbacena Valença-rJ

JUiz de fora, 20 à 26 de noVembro de 2011 ano 1 | n° 19 r$0,50

"itamar franco um dos mais representativos políticos brasileiros"

www.genteeempresa.com.br

Fotos: Divulgação

Orlando Silva Membro

Honorário

Léo PrenassiMulheres

Mil

Henrique LuthÓleo de cozinha

é vilão da naturezapágina 13 página 12 página 11

página 3

página 9

página 6

página 8

página 16

UfJf: Pesquisadores e profissionais do jornalismo diário se

reúnem para discutir a divulgação cientifica

diretor de fórum é homenageado pela câmara municipal de barbacena

Histórias de adolescentes para adolescentes

cintos para oVerão

páginas 15

páginas 2

criando casos com zuca:

bomapetite

página 10

Por dentro da contabilidade:eleições do crc/mG

páginas 14

espaço literárioJoão Peçanha:Vingança divina

opinião: nós sabemos -

precisamos agir

Page 2: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.bro2

Editorialnós sabemos – Precisamos aGir

Estamos a menos de 40 dias para o final de 2011. Um ano recheado de cinco ou seis renúncias e demissões de ministros em Brasília, de dezenas ou centenas de de-núncias contra Organizações Não-Governamentais – as famosas ONGs -; escândalos aqui e ali e depoimentos e esclarecimentos os mais estapafúrdios possíveis. Alega-ções como bem lembradas pelo articulista da “Folha”, Hélio Schwartsman, que valem escorregar para uma avaliação psicológica sob o modelo da dissonância cognitiva. A grosso modo significa que o cérebro faz trapaça com ele mesmo para justificar o erro, criando fatos irreais ou omitindo informações para que não fique desconfortá-vel. O cérebro não aceita mentiras, mas uma trapaça, uma história bem inventada, que ele passe a acreditar, se torna verdade... E vemos inúmeros casos desses na his-tória recente do Brasil. O mensalão que o ex-presidente Lula disse que nada sabia pode ser um desses casos de dissonância. Se puxarmos pela memória encontrare-mos muitos outros que agridem nossa inteligência mediana. Mas estão lá para todo mundo ver e ouvir.

Corromper e se deixar corromper no Brasil se tornou algo tão normal que mentiras, esquecimentos, histórias não críveis são contadas com a mesma cara que se conta a mais pura das verdades. Ninguém sua, ninguém treme, a boca não fica seca e os olhos estão firmes diante do interlocutor.

O lado bom disso tudo é que – parece – que algo está mudando, não da forma que desejamos, mas mudando, como tudo no Brasil, de forma lenta, gradual e segura como dizia o ex-general-presidente Ernesto Geisel sobre a Lei da Anistia no final dos anos de 1970. O ano está chegando com um saldo positivo na apuração e exclusão de autoridades envolvidas com suspeita de corrupção, tráfico de influência e outros crimes. Falta a punição. Mas excluir já é alguma coisa. É algo a mais do que tínhamos anos e anos seguidos. Aliás, a corrupção não é privilégio da democracia, não. Nos regimes fechados – como muitos defendem por administrar com mão de ferro – a corrupção campeia com mais facilidade. Assim foi na União Soviética e no Brasil nas inúmeras ditaduras civis e militares. O que se deseja é que no próximo ano, as cartas desse castelo de corrupção continuem a cair e que o eleitor comece, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade continue a mudar o país. Todos sabemos que o corrupto só existe se existir a quem corromper. Só existe fraude se existe alguém disposto a aceitar a fraude. Ninguém faz nada sozinho. Precisamos fazer a nossa mea-culpa e agirmos como cidadãos responsáveis.

diretor: PAULO ROBERTO GOMESeditor-Geral: ANiBAL PiNTO MARqUESredação: WANiA LOPES E SARA MUNizdiaGramação: GiSELy FERNANdEScoordenação: THAíSE AMORiMcolaboradores: dARCy EMidiO LEONARdO PRENASSi ORLANdO SiLvArePórter fotoGráfico: BENiTO MAddALENAaPoio loGistico: FiLiPE MARqUESassessoria comercial: CRiSTiANO CAMPOS E TiAGO viNiCiUS FARiA

endereço: AvENidA BARãO dO RiO BRANCO, 2.231 SALA 16 | CENTRO, JUiz dE FORA - MG | CEP: 36010.010

telefone: (32) 3215-3703

site: www.genteeempresa.com.br

twitter: @GENTEEEMPRESA

Gente e emPresa

o Jornal não se resPonsabiliza Por textos enViados Por colaboradores

o Jornal circUlaAndrelândiA, ArAcitAbA, ArAntinA, bArbAcenA, belmiro brAgA, biAs Fortes, bom JArdim de minAs, chácArA, coronel PAcheco, ewbAnk dA câmArA, goiAná, levy gAsPAPAriAn(rJ), limA duArte,

mAtiAs bArbosA, oliveirA Fortes, PiAu, rio novo, rio Preto, sAntA ritA do JAcutingA, sAntAnA do deserto, sAntos dumont, simão PereirA, sAntA bárbArA do monte verde, ubá.

Fórum Empresarial apresenta palestra sobre Copa 2014

SindicOMérciO/jf

“Senac na Copa, Minas no Mundo: A experiência de 2010 e os desafios para 2014” será o tema da palestra de abertura do Fórum Empresarial, evento realizado pelo Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), na próxima semana, em Juiz de Fora.Ministrada por Hegler Machado Guimarães, pós doutor em Gestão e desenvolvimento e coordena-dor do projeto que incluiu a comitiva especial do Senac Minas à África do Sul durante a Copa do Mundo de 2010, a palestra tem como foco a importância do planejamento e da preparação dos se-tores do comércio, turismo e prestação de serviços para a Copa de 2014, que será realizada no Brasil. O evento acontece na segunda--feira (21), às 19 horas, no Auditório do Banco do Brasil (Rua Halfeld, nº 770, Centro) e é destinado aos empresários e colaboradores dos setores de comércio, serviços e turismo, estudantes e demais inte-ressados. Para a participação é necessária a doação de alimentos não perecíveis que serão encaminhados para instituições assisten-ciais da cidade. Uma cesta básica dá direito a cinco ingressos para a palestra e 2kg de arroz ou 2kg de feijão darão direito a um convite.

Page 3: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br o3

ram. Mas o autor frisa que o político sempre fez questão de separá-las. “Ele tinha obsessão em afastar a vida íntima da política. Segundo um secretário dele, em uma deter-minada ocasião, itamar estava em Juiz de Fora se aprontando para ir para o Rio de Janeiro. Por estar em um carro oficial, ele resolveu que a mãe, d. itália, deveria ir de ônibus. Mesmo os dois viajando no mesmo horário. isso chega a ser um exa-gero. Mas é, ao mesmo tempo, um exemplo.”

São várias e várias histórias da trajetória do ex-presidente. Mas de todas elas, yazbeck destaca uma: “O grande momento da vida des-se homem foi quando assumiu a presidência da República, em 1992. durante dois anos e três meses ele conduziu o país a um novo período da História. Trouxe a estabilidade econômica e, junto dela, a estabili-dade emocional à população com o Real, a moeda que ele ajudou a criar e coordenar”.

Fotos ilustram e valorizam ainda mais a obra. São fotografias com as filhas, Georgiana e Fabiana, com d. itália, fotos da primeira turma de Engenharia de Juiz de Fora, da qual itamar fez parte, fotos em suas cam-panhas como senador, governador de Minas Gerais e ao lado de Collor, como candidato à vice-presidente da República. Há também fotogra-fias com representantes políticos de expressão como Lula, Fernando Henrique Cardoso e outros.

Essa é uma obra importante para Juiz de Fora, já que a história de ita-mar Franco se entrelaça o tempo todo com a história da cidade. Com uma carreira de mais de 40 anos, o autor do livro já acumulou experi-ência como repórter, escritor, rotei-rista de cinema e Tv. O lançamento acontece na próxima terça-feira (22), às 19 horas, no Museu de Arte Murilo Mendes.

“O Real ItamaR”Sara Muniz

“Escrever uma biografia de um ex-presidente é escrever a história do Brasil”. É assim que o jornalista e escritor, ivanir yazbeck, se sente: completamente honrado em ter sido escolhido para escrever a his-tória de itamar Franco. O livro “O Real itamar – Uma biografia” conta detalhes da vida política e pessoal de um dos mais representativos po-líticos brasileiros, que chegou a ser considerado pela revista britânica The Economist, “o maquinista que colocou o Brasil nos trilhos”.

itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio entre o Rio de Janeiro e Salvador, sendo registra-do na capital baiana. Cresceu em Juiz de Fora, onde se formou em Engenharia Civil na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Assu-miu em 1967 o primeiro cargo polí-tico como prefeito de Juiz de Fora. Foi senador, governador de Minas Gerais e vice- presidente da Repú-blica. Em 1992, após o impeach-ment de Fernando Collor de Mello, torna-se Presidente da República.

Ao longo de 348 páginas, a histó-ria de itamar Franco, é contada com riqueza de detalhes. O autor levou dois anos para terminar o livro, que começou a ser escrito antes mesmo da morte do ex-presidente. Foram várias entrevistas com familiares, amigos, assessores e com o próprio político, além de pesquisas em do-cumentos, fotografias, fatos e mo-mentos da vida pessoal dele. “Muita coisa foi extraída de documentos, já que era difícil encontrar um por um todos os que viveram ao lado de itamar. A tecnologia ajudou muito. As pesquisas na internet facilitaram bastante meu trabalho. Se não fos-se isso seria necessário uns cinco anos para finalizar o livro”, diz yaz-beck.

Na biografia, a vida pessoal e a vida política de itamar se mistu-

tRechOs da apResentaçãO dO lIvRO, pOR IvanIR Yazbeck:“No dia em que recebi a missão/

desafio de Marcello Lignani Siquei-ra e djalma Morais, com o aval do próprio itamar Franco, de ser o au-tor de sua biografia, confesso que a encomenda fez explodir o meu ego profissional, mas relutei e fiz--lhes ver que essa era uma tarefa de grandeza acima de minhas possibi-lidades, modestamente. Estávamos em julho de 2009, e a intenção era que o livro fosse lançado ao mesmo tempo em que se realizariam as convenções partidárias, ano depois (...). Ao deparar-me com os milhares de documentos colocados à minha dis-posição para começar as pesquisas, percebi estar diante de uma missão impossível (...). Os três se renderam aos meus argumentos e liberaram--me dos compromissos com prazos rigorosos (...)

O encontro foi realizado na sala do ex-presidente, em um dos ambien-tes dos dois andares que abrigavam o instituto itamar Augusto Franco (iiAF).

“Presidente, é uma honra, mas...” – dei início às minhas razões para a recusa, mas logo fui interrompido pela figura esguia, elegante, em calça jeans, camisa social esportiva, sem nenhum excesso de gordura seja na face ou no restante do corpo.

“itamar, por favor, itamar” – corrigiu-me, impondo desde aquele mo-mento um tratamento que muitas vezes deixa-me pouco à vontade.

Nos intervalos dos freqüentes compromissos que o afastavam de Juiz de Fora, ocorriam as sessões de entrevistas, com durações que variavam de duas até cinco horas. Era quando, olhos nos olhos, tive o privilégio de conhecer o protagonista de um capítulo extraordinário da História do Brasil (...)”

Page 4: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.bro4

GEntE & EmprEsaPauLO rObertO

no olímpico Fernando Silveira e Basileu Tavares foram os anfitriões da confraternização onde

receberam os amigos no Olímpico Atlético Clube para saborear um delicioso,” Porco no rolete” e um excelente “Carneiro no buraco”, preparados com muito carinho. Tudo regado a muita cerveja bem gelada e presenças especiais, as fotos abaixo, marcam a descontração dos presentes.

aniversariantesAconteceu no último dia 15/11, na sede da associação dos servidores públicos

municipais, a festa de aniversário dos 85 anos de Álvaro isidoro, com a presença de amigos e covidados, além da presença do cônego Antonio Eustáquio.

Aniversariantes de destaques da semana foram os amigos e parceiros: Ten. Coro-nel Anderson Esteves, o Empresário Afonso demolinari Coutinho e o jovem Felipe quaglio Marques. A equipe do Gente & Empresa parabeniza desejando muita sau-de, paz. Parabéns!

Page 5: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br o5

no bom PastorLecy Rosa Gonzaga recebeu em sua residência no Bom Pastor um grupo de

amigos e familiares para o aniversário de sua filha Raquel, que veio especial-mente de São Paulo para a comemoração, a tarde foi bem descontraída num ambiente muito agradável.

Lecy Rosa Gonzaga, Ronaldo Borges, Marcus e Leda Werneck, Juliana e Anderson Rezende

Leticia, Renato, Lecy e Rosaly Magali, Selma e Lucia

Renato, Luiz e daniela A aniversariante Raquel e Gabriel

Gabriel e Abílio Andreia e Gabriel

em new York

Gabriela Barra e Maria ivone em Ny

Maria ivone Jardim na Broadway,em Nova york, dia 31 de outubro dia de Halloween, curtindo um frio de 6º

médico barbacenense conquista PHdO médico urologista do corpo Clínico do

Hospital ibiapaba/CEBAMS, dimas vidigal, estará participando entre os dias 22 e 26 de novembro, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, do Congresso Brasileiro de Urologia.

de acordo com o assessor de Comunicação Social do Hospital ibiapaba/CEBAMS, Edson Brandão, no dia 25, o especialista barbace-nense apresentará o trabalho acadêmico inti-tulado “impact in the Agnors Expression and apoptosis in the prostate of hamster Mesocri-cetus auratus (hMa) that was taken through finasteride application”, trabalho esse publicado recentemente na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) volume 35, edição de setembro deste ano. O médico receberá também, no inicio de dezembro, o diploma de doutor (Phd) em Medicina (cirurgia) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. A cerimônia de diplomação acontece no dia 05 de dezembro, ás 10h, no Salão Nobre da instituição, Campus Saúde, Avenida Alfredo Balena, 100, em Belo Horizonte.

Nos estúdios da Rádio Globo do Rio de Janeiro, darcy Emídio, o Radialista Antônio Carlos, Ál-varo isidoro e Alvaro Filho

Page 6: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.bro6

um novo barbacenense após rece-ber o título de cidadão honorário aprovado por unanimidade por todos meus colegas vereadores. Muito justa a homenagem, por-que o dr. Marcus Alves tem uma trajetória de incontáveis trabalhos prestados para Barbacena e por esse motivo, a Câmara Municipal de nossa cidade aprovou está ini-ciativa de minha autoria”, justificou vereador José Jorge Emídio, ora-dor oficial da solenidade.

O mais novo cidadão barbace-nense, Marcos Alves, ocupou a tri-buna da Casa Legislativa e fez o seu pronunciamento agradecendo a todos pela homenagem recebida. “È um orgulho para mim receber um titulo de cidadão honorário de Barbacena, porque uma pessoa que veio da cidade de Resende Costa, ser dessa forma jubilado é muito importante. Muitos que-riam estar aqui hoje para receber o título”, disse o Juiz Marcos Alves de Andrade.

Diretor do Fórum é homenageado pela Câmara municipal de Barbacena

Aconteceu na última sexta-feira, 11 de novembro, na Câmara Mu-nicipal de Barbacena, solenidade para homenagear o Juiz de direito Marcos Alves de Andrade, diretor Foro da Comarca de Barbacena e titular da 2ª vara Cível, com o títu-lo de cidadão Honorário de Barba-cena.

A cerimônia foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa, ve-reador Luiz Gonzaga de Oliveira, com a presença do assessor espe-cial de Relações institucionais da Prefeitura, Paulo César Barroso de Araújo, representante da prefeita danuza Bias Fortes, vereadores, juizes, promotores de justiça, au-toridades civis, militares, convida-dos ,assessores e familiares do ho-menageado.

A homenagem ao Juiz Marcos Al-ves de Andrade, foi proposta pelo vereador José Jorge Emídio, com aprovação de todos os vereado-res.

durante a cerimônia o vereador José Jorge Emídio, acompanha-do do presidente da Câmara, Luiz Gonzaga de Oliveira, entregou ao Juiz Marcos Alves de Andrade, a placa alusiva ao evento.

A esposa do magistrado vilma Terezinha de Andrade, também foi homenageada pela Câmara Muni-cipal com um buquê de rosas.

“Agora o Juiz Marcos Alves já é

darcY emídio

baRbacena

Onde existe a necessidade de uma alma ali está a igreja do Evangelho quadrangular ensinado a todos que Jesus Cristo salva, batiza, cura e em breve voltará.

Em Barbacena a solenidade para co-memorar a data aconteceu na Sede Regional da igreja com a presença de pastores, membros, convidados e au-toridades do municipio.

O culto espiritual que aconteceu neste dia 15 de novembro, comemo-rou também dos 42 anos de funda-ção da igreja quadrangular na cidade de Barbacena. “A igreja tinha chega-do no Brasil recentemente e a cidade já tinha sido contemplada com um templo que hoje é uma referência espiritual,” disse o Superintendente Regional, pastor Johnson Marçal.

Igreja do Evangelho Quadrangular completa 60 anos de fundação no Brasil

A igreja internacional do Evangelho quadrangular foi fundada pela evan-gelista Aimee Semple McPherson. No ano de 1923 ela ouviu o chamado de deus e inaugurou o Ângelus Temple, em Los Angeles, Califórnia.

Em 1951 no estado de São Paulo, em São João da Boa vista. iniciou-se a primeira igreja do Evangelho qua-drangular no Brasil, com o nome de igreja Evangélica do Brasil, ramo da igreja do Evangelho quadrangular internacional.

Harold Edwin Willians foi o fundador da igreja do Evangelho quadrangular no Brasil (iEq).

de acordo com o presidente nacio-nal da iEq, Rev. Mário de Oliveira, a igreja está em todas capitais do país, mas também em lugares distantes.

darcY emídio

Page 7: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br o7

"Somos a diferença dentro da diferença", enfatizou. Baseada em dados estatísticos, a professora apresentou números que dife-renciam as raças. Segundo a psicóloga, 60% das mulheres negras no Brasil recebem um salário mínimo. Na educação, ela ressaltou a diferença das pesquisas no processo de alfa-betização.Enquanto 90% das mulheres bran-cas passam pelo processo, as negras atingem o percentual de 78%. Para Marina o elemen-to cultural é um fator cruel para essa mulhe-res que até hoje são percebidas de forma estereotipada.A ascensão da periferia foi o assunto ministrado pelo doutor em estudos literários, Afonso Carvalho Rodrigues. Para o estudioso é possível modificar conceitos de periferia e centro e quem está nesses lugares através da arte e do exercício de individuali-dade na população. "Os elementos de inclu-são ampliam a visão das pessoas taxadas de periféricas. A rotatividade de ideias e mudan-ças de conceitos acontecem gradualmente. A inclusão de um mundo invisível é essencial para reflexões através da expressão". Após o levantamento dessas questões foi iniciada um debate com o engenheiro civil, Cristiano Andrade de Oliveira, o historiador, José Tadeu da Silva, o psicólogo, Paulo Mariano e o advo-gado, Lauro Higino Maria da Silva. A plateia também pode colaborar com a discussão.

Para Paulo Mariano, estar na "Casa do Povo", discutindo ações em prol da raça negra é uma grande conquista. "Este é o primeiro fó-rum de muitos outros que ainda virão. deba-termos políticas raciais na Câmara Municipal é um avanço extremamente gratificante".

políticas para a raça negra são debatidas na Câmara

Na segunda noite do 1º Fórum de Cultura Popular e identidade Racial, promovido pela Câmara Municipal juntamente com o Conse-lho da Medalha do Mérito Legislativo, temas como cotas para universitários, desigualdade entre as raças, situação da mulher negra e quebra de conceitos por meio de elementos de inclusão foram destacados pelos pales-trantes. Ao abrir o debate, a mediadora Maria Elizabete de Oliveira destacou a importância de políticas educacionais e ações afirmativas para a valorização da raça negra. A temática teve como consequência a contribuição de estudiosos, o que desencadeou uma discus-são com estímulo a reflexão.

O filósofo e doutor em educação, Julvan Moreira de Oliveira, apontou o motivo das posições contrárias a política em relação à destinação de cotas em universidades para os negros. "Sou a favor do sistema, mas as fa-culdades devem oferecer disciplinas voltadas para a valorização da raça negra e da preser-vação de seus costumes e crenças. É preciso uma política que dá acesso a educação de qualidade e não algo que seja objeto de ma-nipulação da cultura africana". O professor ainda falou sobre o surgimento de pensado-res no século Xvii, pioneiros em apresentar correntes filosóficas sobre a diversidade das raças e não deixou de citar o fato de que em outras épocas o negro era visto como a base de uma pirâmide, onde os europeus ocupa-vam o topo, ou seja, seriam superiores .Mari-na Felizardo, mestre em educação, ressaltou o duplo preconceito de ser negra e mulher.

câmara mUniPal

24/11, quinta-feira. O alerta já vem sendo feito por Julio Gas-parette (PMdB) durante as reu-niões plenárias. O vereador é o autor da proposta de um deba-te mais amplo.

21/11 (segunda-feira) – de autoria do vereador Antônio Martins (PP), o Tico-Tico, a audi-ência pública irá debater sobre problemas de infraestrutura no bairro Granjas Triunfo.

22/11 (terça-feira) – A discus-são será sobre a fiscalização, por parte da Prefeitura, em relação às igrejas evangélicas de Juiz de Fora. A proposta foi do Pre-sidente do Legislativo, Carlos Bonifácio (PRB) e do vereador Francisco Evangelista (PMdB).

23/11 (quarta-feira) – Por ini-ciativa de Ana Rossignoli (PdT) e José Tarcísio Furtado (PTC) a situação do Córrego Matirum-bide ganhará espaço no plená-rio da Casa.

24/11 (quinta-feira) – O vere-ador Julio Gasparette (PMdB) é autor da audiência que irá tra-tar do impacto dos investimen-tos da MRS Logística S/A e do volume de transporte na rotina da cidade.

As audiências públicas acon-tecem às 15h, no Plenário da Câmara Municipal, Rua Halfeld, 955.

audiências públicas tem início na próxima semana

Problemas nas Granjas Triun-fo, a fiscalização sobre igrejas Evangélicas, a situação do cór-rego Matirumbide e o impacto da via férrea no trânsito da ci-dade. Esses assuntos serão tra-tados nas Audiências Públicas agendadas pela Câmara Muni-cipal para este mês, sempre a partir das 15h.

Os debates serão abertos no dia 21, segunda-feira, quando entra em pauta a infraestrutura do bairro Granjas Triunfo, por solicitação do vereador Antônio Martins (Tico-Tico-PP). No dia seguinte (22/11) a abordagem será em torno do tema propos-to pelo vereador Francisco Ca-nalli (PMdB) e o presidente da Câmara, Carlos Bonifácio (PRB). A fiscalização feita pela Prefei-tura junto às igrejas Evangéli-cas de Juiz de Fora estará em discussão.

Em atendimento ao requeri-mento elaborado pelo verea-dor dr. José Tarcísio (PTC) e a vereadora Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico-PdT) a situ-ação do córrego Matirumbide será abordada em audiência Pública no dia 23, quarta-feira. O impacto dos investimentos da MRS Logística e do volume de transporte no cotidiano da cidade encerra o calendário em

câmara mUniciPal

Page 8: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.bro8

rias para contar e que a construção de um livro seria bem interessante, além de elevar a auto-estima dos nossos educan-dos. Começamos os encontros com vá-rias dinâmicas para discutir a questão da afetividade e a entrada dos adolescentes no mundo das drogas e suas consequên-cias sociais, emocionais e cognitivas. Em seguida trabalhamos com a parte afetiva e sexual, fizemos muitos encontros e ten-tamos englobar de uma forma sucinta e interessante tudo o que envolvia o tema, conseguimos a participação da UBS do bairro Santo Antônio e de vários estagiá-rios dos cursos da área de saúde da UFJF e da UNiPAC, o que trouxe grande enri-

Histórias de adolescentes Para adolescentes

O projeto foi idealizado e coordenado pela professora Wanessa Maria de Souza e Silva e desenvolvido na escola Munici-pal dante Jaime Brochado no decorrer de 2010 e de 2011 e contou com a parti-cipação dos alunos dos 6º ao 9º ano e das professoras de Português. Tivemos tam-bém o apoio de toda a equipe escolar. Trabalho na biblioteca escolar com pro-jetos de leitura desde 1996 e a ideia de montar este livro surgiu dos encontros que fiz com os alunos dos 6º ao 9º ano para desenvolver um projeto baseado no programa de educação afetivo sexual (PEAS). durante os encontros percebi que nossos alunos tinham muitas histó-

wanessa maria de soUza

quecimento ao nosso trabalho.Após vários encontros usando diferen-

tes estratégias de ensino-aprendizagem surgiu a idéia de pedir aos alunos que escrevessem crônicas verídicas ou ima-ginárias que envolvessem adolescentes.

O resultado foi surpreendente, as crô-nicas ficaram muito boas e muito de acordo com a realidade do bairro onde a escola está inserida. A participação dos professores de português, Samira Brazil, Célia Bissoli, Ana Paula de Andrade Por-tugal, Elizabete Leopoldo e Eliana Rangel foi muito importante para a realização das crônicas, elas incentivaram os alu-nos, ajudaram na construção e correção

das mesmas. daí surgiu a ideia de mon-tar um livro e publicá-lo. Fiz o projeto e o entreguei na Secretaria de educação.

quando o projeto foi aprovado, con-versei com os alunos sobre a alegria que senti e a responsabilidade que abracei, pedi a colaboração deles para que o li-vro saísse. Começamos perguntando aos alunos se gostariam de participar do livro. Os alunos que quiseram participar entregaram seus textos e começamos, então junto com eles e com os profes-sores de português a escolher os textos que entrariam no livro. Em seguida pe-dimos autorização dos alunos para a pu-blicação de seus textos. Passamos então para a parte de ilustração dos textos.

Convidamos todos os alunos dos 6º ao 9º ano para participarem das ilustrações dos textos, dezenove alunos aceitaram o desafio. Foi um trabalho muito divertido e descontraído, os alunos fizeram todas as ilustrações na biblioteca da escola, os desenhos ficaram lindos.

A capa e a contra capa do livro, tam-bém, foram produzidas por um aluno da nossa escola. Começamos então a parte de correção, pedi ajuda a algumas pro-fessoras de Português. Foi um trabalho árduo e os alunos também participaram das correções. Finalmente os textos es-tavam todos corrigidos, revisados e ilus-trados. A revisão final ficou por conta da professora Samira Brazil. Chegou a hora de ser feita a arte final. Então os textos foram para a gráfica, foi feita a prova do livro e novamente fizemos o trabalho de revisão. Enfim o livro ficou pronto, de acordo com o projeto 500 livros serão distribuídos para as escolas municipais e já foram entregues a Secretaria Muni-cipal de Educação. Os demais foram dis-tribuídos em nossa escola para os alunos dos 6º ao 9º ano, para os professores e para a nossa biblioteca. O projeto foi fi-nanciado pelo FAPEB. Terminamos o tra-balho com um coquetel para os autores e uma bela tarde de autógrafos, no dia 10 de novembro do corrente ano, onde os alunos que participaram do livro conta-ram aos demais sobre suas experiências, distribuíram e autografaram os livros.

Page 9: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br 09

Confira aqui a relação dos cursos de acordo com os horários. A equi-pe de cerimonial do evento pede aos formandos que cheguem com uma hora de antecedência para a assinatura o termo de colação de grau. É importante que os alunos verifiquem junto à coordenação do curso se estão inscritos na co-lação para receber o diploma. Para obter o certificado, é necessário, também, entrega do nada consta da biblioteca e do comprovante de devolução da beca.Todos os formandos receberão, após a for-matura, um dvd com a gravação da cerimônia, que será enviado ao endereço declarado na entrega das becas, no prazo previsto de 90 dias. Na ocasião, receberão como recordação o capelo usado na co-lação e uma foto, tirada após a so-lenidade. Entrega de becas.Os for-mandos deverão retirar suas becas nos dias 6, 7 e 8 de dezembro.

Colação de grau da UFJF As cerimônias de colação de

grau unificada dos formandos do segundo semestre de 2011 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão início no dia 14 de 16 de dezembro e se esten-derão até o dia 16. Nos três dias de solenidades, 1334 diplomas serão entregues no Cine-Theatro Central para novos profissionais de variadas áreas do conhecimen-to. Apresentações musicais estão previstas, entre elas, a banda zona Blue, já confirmada. Na quarta-fei-ra, dia 14 de dezembro, acontece a formatura do grupo de Huma-nas i às 18h30 e, logo em segui-da, às 21h, a entrega de diplomas será feita para o grupo Humanas ii. No segundo dia de colação, 15, será a vez do grupo Saúde i, às 18h30, seguido do grupo Saúde ii, com solenidade marcada para 21h. Na sexta-feira, último dia de colação de grau, será feita a entre-ga de diplomas para três grupos de formandos: Humanas iii, às 18h; Humanas iv, às 20h; e Exatas, às 22h. As datas foram definidas em reunião com a presença do coordenador de Assuntos e Re-gistros Acadêmicos, José Fonseca Marangon; do secretário geral, Basileu Tavares; e do pró-reitor de Cultura, José Alberto Pinho Neves.

UfJf

ído por pesquisadores e jornalistas. “É necessário que as redações tenham profissionais preparados para lidar com conhecimentos complexos e que consigam traduzi-los em linguagem acessível aos leigos”, considera. Para o chefe de redação da Tv Panorama, virgílio Gruppi, também convidado da mesa de debates, é importante considerar que cada veículo tem uma linguagem própria. “Na Tv, divulgar estudos científicos torna-se mais di-fícil por ser fundamental a existência de imagens variadas que ilustrem e representem a pesquisa, sendo que o tempo, geralmente, é bastante redu-zido”. Já a editora do jornal Tribuna de Minas, Mari-se Baesso, vê a linguagem como um dos elementos que dificultam a presença da ciência no jornalismo diário, sobretudo regional. “Apesar de diferentes em alguns aspectos, os discursos jornalístico e cientí-fico são muito próximos pela busca incessante da verdade e da razão”. A jornalista acrescenta que “a mídia local ainda não está habituada a trabalhar com a divulgação científica e a falta de espaço des-tinado exclusivamente a esse fim nos jornais acaba não valorizando as matérias que são veiculadas”.Como pesquisador, Paulo Roberto defende, ainda, que a comunidade científica encare a divulgação como algo necessário. “A sociedade tem o direito de receber um retorno dos investimentos na educação feitos através do dinheiro contribuinte. Para isso, os estudiosos também devem adaptar seus discursos e entender que o seu trabalho não está sendo ‘di-minuído’ em uma reportagem, e sim realçado”, diz o professor. O i Seminário de divulgação Científica, aberto ao público, acontece das 9h às 16h, no An-fiteatro das Pró-Reitorias.Outras informações: 2102-3967 (Secretaria de Comunicação da UFJF)

pesquisadores e profissionais do jornalismo diário se reúnem para discutir a divulgação

Tornar as pesquisas compreensíveis a diversos públicos é o principal desafio dos jornalistas ao trabalhar a divulgação científica. Por isso, a pre-sença da ciência nos noticiários tradicionais acaba diminuída, estando restrita, muitas vezes, a veícu-los especializados. Para discutir o espaço destes conteúdos na mídia, o i Seminário de divulgação Científica da UFJF traz profissionais do jornalismo diário na cidade e pesquisadores. Participam da mesa de debates a coordenadora de Pesquisa e inovação da UFJF, Maria Cristina Andreolli, o cien-tista político e professor da Faculdade de Comuni-cação, Paulo Roberto Leal, o chefe de redação da Tv Panorama, virgílio Gruppi e a editora do jornal Tribuna de Minas, Marise Baesso. A mediação será da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação, iluska Coutinho. O encontro acontece às 14h, no Anfiteatro das Pró-reitorias. Na parte da manhã, o evento será aberto com pa-lestras do ex-secretário de Estado de Ciência, Tec-nologia e Ensino de Minas Gerais e atual diretor do inhotim, Alberto duque Portugal; da assessora de comunicação da Fundação de Amparo à Pesqui-sa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Juliana queiroz; e do assessor de imprensa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pablo Pires Ferreira. “É uma oportunidade para os profissionais convida-dos e os presentes apresentarem suas considera-ções acerca da divulgação científica e encontra-rem alternativas para aproximar pesquisadores e meios de comunicação”, afirma a secretária de Comunicação da UFJF, Christina Musse.O profes-sor da Faculdade de Comunicação Paulo Roberto Leal acredita na ampliação da divulgação de pes-quisas como um processo que precisa ser constru-

UfJf

Page 10: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br10

prefeito de pequeri determina informatização total na área da saúde

por Dentro da Contabilidade

etc cOMunicaçãO

cOLabOraçãO: renatO Paiva

e cida rabeLLO

O prefeito de Pequeri, Raul Salles, determinou a informatiza-ção das ações da área de saúde no município. A medida tem como objetivo intensificar a fiscalização dos serviços presta-dos, impor maior resolutividade nos atendimentos e melho-rar a qualidade Atualmente os atendimentos e prontuários são manuais e geram espera. Com a mudança das ações pres-tadas à comunidade. O paciente deverá apresentar seu nú-mero do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) na unidade de atendimento para agendar sua consulta ou exame. No ato da realização do atendimento, o médico terá, através de siste-ma informatizado, todo o prontuário do paciente, tais como: histórico dos exames, de medicamentos e de consultas.A me-dida, que terá início no dia 1º de dezembro e deverá ser total-mente finalizada até o mês de março de 2012, estará disponí-vel em todas as unidades de atendimento médico de Pequeri, que são: Hospital, Fisioterapia e o Programa da Saúde da Fa-mília (PSF). A informatização trará mais agilidade ao atendi-mento e mais controle para os médicos, otimizando cada vez mais as relações entre atendidos e profissionais de saúde. A implantação do novo sistema será gradativa. Os agentes de saúde, os médicos e os atendentes passarão por treinamen-to técnico para utilização do novo sistema. O secretário de saúde, Sandro Sevaroli, revelou que ainda esta semana um processo de licitação está selecionando a empresa que fica-rá responsável pela implantação do sistema. Os serviços que serão informatizados Recepção de pacientes e agendamento de procedimentos ambulatoriais, Ações do Programa Saúde da Família,Procedimentos do Serviço de vacinas, Serviço de Assistência Farmacêutica, Faturamento Ambulatorial, Servi-ços de Regulação, Controle e Avaliação dos serviços do setor, Prontuários Eletrônicos de pacientes do município, Execução de Relatórios de Gestão,Registros do Serviço de Almoxarifa-do. Os módulos funcionarão através da internet em tempo real. O atual governo já investiu na modernização dos setores financeiro, departamento pessoal e tributário.

eleiçÕes do crc/mG

Aos amigos contadores e contabilistas, você que per-deu o prazo das eleições, ocorrida entre os dias 10 e 11/11/2011, que foram realizadas exclusivamente pela internet, poderá justificar o seu voto. Para isso, basta fi-car atento ao novo prazo estipulado pelo CRC/MG, que é de 30 dias após o término das eleições. Justifique o seu voto através do site crcmg.org.br/eleicoes2011, não per-cam essa oportunidade, que será única. Como sabemos a Chapa 2 foi a vencedora do processo eleitoral com 43.41% dos votos, as eleições serviram para renovar 1/3 dos membros que compõe o plenário do Conselho. A posse dos novos conselheiros acontecerá na 1ª reunião o ano de 2012, Parabéns aos vencedores!

Page 11: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br 11

de esgoto gruda nas paredes e obstruem a passagem da água, além de atrair baratas e ratos, que de alguma forma se ali-mentam desse resíduo, crian-do um problema até de saúde pública.

em valença, onde descartar o óleo usado?

Grupo Espírita Lar MeimeiRua Francisco Borges Casta-

nheiro, N°55, Água FriaTelefone: 2452-1528

apoio da Gerencia de Gestão ambiental e da Subsecretaria de Meio ambiente

Em reunião com o Gerente de Gestão Ambiental Carlos Henri-que de Souza, ficou firmado um apoio da Gerencia e da Subse-cretaria de Meio Ambiente ao Projeto de Coleta de Óleo de Cozinha, sendo realizado um encontro com a Secretária de Educação, Sra. dilma dantas, onde será incluído o tema jun-to aos projetos desenvolvidos nas Escolas Municipais.

Em um segundo momento, este trabalho será divulgado em todo o município com campa-nhas educativas e credencian-do novos postos de coletas em Juparanã, Conservatória, Santa isabel, Pentagna e Parpeúna.

Gerencia de Gestão ambien-

talSubsecretaria de Meio am-

biente:Rua vito Pentagna, 1012, Ben-

fica (Garagem Municipal)Tel: 2452-8438Email: subsecretariameioam-

[email protected]

ÓleO de cOzInha é vIlãO da natuRezadepois de fritar aqueles bo-

linhos, batatas ou ovos, entre tantos outros alimentos que passam pela frigideira, onde você deposita o óleo usado? O destino não pode ser a pia da cozinha, o vaso sanitário e nem o pátio de casa. Se for co-locado nesses locais, o resíduo causa sérios prejuízos à natu-reza. Para se ter ideia, um litro de óleo descartado no lugar errado pode contaminar um milhão de litros de água.

Por isso, o caminho certo é a reutilização. Em valença, o Lar Meimei faz esta coleta desde 2008, conta com um serviço de posto de coleta de óleo de fritura, os moradores podem entregar garrafas e vidros con-tendo o material, que é reco-lhido beneficiado (filtragem) e vendido para empresas e uti-lizado na fabricação de outros produtos.

Prejuízo à saúdeSe você decidir reaproveitar

o óleo de cozinha, saiba que a sua saúde corre perigo. A nutri-cionista Liana Silva Klagenberg alerta que o óleo, mesmo usado pela primeira vez, é bastante ca-lórico. Ao ser aquecido, ele vira gordura trans, prejudicial ao or-ganismo. quanto mais vezes for aquecido, maior o dano.

– Essa gordura se acumula com mais facilidade nas artérias e também pode elevar os índices de colesterol – explica Liana.

Partindo dessa explicação, fica fácil de entender que o que acontece com os encana-mentos de nossa casa, pois o resíduo do óleo nas tubulações

valença/RJ

HenriqUe lUtH

6. Aula passeio: Excursão: a) Atrativos culturais, natu-

rais e Fazendas no município; b) visitas a Museus, Ex-

posições, Teatro no Rio de Ja-neiro;

7. Aquisição de livros espe-cíficos e Cd’s, que ficarão à dis-posição dos professores na Bi-blioteca Municipal d. Pedro ii;

8. Aquisição de material di-dático próprio para o desen-volvimento do trabalho;

9. Parcerias com diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada;

A Secretaria Municipal de Educação, com o Projeto vale dos Tambores espera dar o pri-meiro passo para que a mensa-gem do provérbio africano “É preciso toda uma Aldeia para educar uma criança”, seja efe-tivamente concretizada e que cada criança seja capaz de ser sujeito de sua própria história e construtora de seus saberes, objetivos de uma Educação in-tegral e integrada.

No distrito de Santa isabel, o “Programa de Educação vale dos Tambores na Região do Ciclo do Café “, com uma pro-gramação variada, e envolven-do todos os alunos da Escola Municipal João Batista Gomes, realizou apresentação de mú-sicas, capoeira, Shows musi-cais, desfile de fanfarra, recital de poesias, sempre homena-geando artistas de valença. O Programa realizou o plantio de 40 mudas de Palmeira im-perial em diversas áreas da-quele distrito.

pROgRama de educaçãO vale dOs tambORes na

RegIãO dO cIclO dO caféEste projeto propõe mudan-

ças no enfoque da Educação, na sua metodologia, na práti-ca pedagógica diária, que leva em consideração a cultura va-lenciana e os assuntos univer-sais produzindo conhecimento significativo, sempre baseado na legislação, enfatizando as Leis 1.630 (afro descendência) e 11.654 (povos indígenas).

Para tanto, desenvolve ativi-dades calcadas em dois gran-des pensadores: vygotski e Paulo Freire.

Em um primeiro momento abrange da Creche ao 5° não de Ensino Fundamental, sen-do promovido pela Secretaria Municipal de Educação as se-guintes ações:

1. Construção do Projeto Nor-teador;

2. Construção do Subprojeto por cada Unidade Escolar;

3. Reuniões de apresentação para diretores, professores, pedagogos, secretarias muni-cipais e outros grupos interes-sados;

4. qualificação de profes-sores até dezembro de 2011, pela coordenadora de desen-volvimento de Projetos e Ges-tão, profª Sônia Reis, convida-da especialmente para este trabalho;

5. Oficinas paralelas so-bre:

-Educação Musical-Turismo em valença – pano-

rama e possibilidades-Meio Ambiente-Cultura, como necessidade-História da África

Page 12: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br

Léo prEnassI cOLabOraçãO

SérGiO cardOSO ayreS

BarBaCEna

12

A coluna destaca a ex-promotora Tânia Falcão, que continua seu incansável trabalho social em nossa cidade

rádio Sucesso

Comemorou esta semana, no dia 14, mais um ano de existência a nossa Rá-dio Sucesso FM. Nesses 26 anos no ar, a emissora de abrangência regional já prestou inúmeros serviços à comunida-de. E o grande estaque é que o ouvinte pode virar internauta e acompanhar em tempo real a programação direta-mente do estúdio da rádio. Parabéns!

Música na Praça

Encerrando o ano de 2011, o projeto Mú-sica na Praça, que acontece todo segundo domingo de cada mês, apresentou no últi-mo domingo a Tradicional Banda Show, que atraiu um grande público em torno do co-reto do Jardim Municipal. O projeto, coorde-nado pela Confraria de ideias, tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura.

Mulheres Mil

Barbacena conta agora com uma sede do Programa Mulheres Mil, que tem como objetivo elevar a escolaridade das mulheres em si-tuação de vulnerabilidade social e econômica. A sede do projeto é no campus do iF-Sudeste. As mulheres que foram selecionadas pelo projeto terão direito a acom-panhamento médico, odontoló-gico, psicológico e assistencial. A previsão é de que entre em fun-cionamento ainda este ano. Uma bela mulher: Gabriela Bautz

O vereador e pastor Johson Oliveira Marçal, que comemorou recentemente os 60 anos da igreja do Evangelho quadrangular no Brasil

igreja Quadrangular

vários eventos festivos marcaram as co-memorações em Barbacena dos 60 anos no Brasil da igreja do Evangelho quadrangular e dos 45 anos em nossa cidade. O grande anfitrião foi o nosso amigo vereador e pastor Johson Oliveira Marçal. Fundada por Harold Edwin Willians. A igreja tem em Barbacena um grande alcance religioso e social.

consciência negra

Ontem, sábado, foi comemorado o dia da Consciência Negra. Em Bar-bacena, no Museu Georges Berna-nos, foi realizada uma palestra, com Nivaldo Paulino Teodoro, além da apresentação de grupos folclóricos da região.

estacionamento rotativo

O estacionamento rotativo em Bar-bacena já tem dia e hora para começar. Será no dia 1º de dezembro! O valor já foi definido: R$ 1,50 para uma hora, nas áreas determinadas e sinalizadas. Em breve os pontos de venda do cartão serão divulgados pelo dettran.

Page 13: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br 13

Ubá "Uma chave importante para o sucesso é a auto-confiança. Uma chave importante para a auto-confiança é a preparação."

(Arthur Ashe)

OrLandO SiLvacOLuniStaSOciaL ubá-MG

[email protected] – www.OrLandOSiLva.cOM.br

noVa Geração: Thayná Marques varella e isabella Soldati Mól - para iluminar a semana

Foto: servanDo lopes

Fotos assessoria comunicação Da FaB

Foto: acervo pessoal Foto: acervo pessoal

membro Honorário da fabEm solenidade realizada no dia 28 de outubro de 2011 no Terceiro Comando Aéreo Regional, no

Rio de Janeiro, o diretor de infraestrutura Aeroportuária do Governo do Estado de Minas Gerais, Marco Antonio Migliorini, recebeu justa homenagem do Comando da Aeronáutica como Membro Honorário da Força Aera Brasileira.

Esta condecoração visa distinguir as personalidades que prestam ou tenham prestado relevantes serviços à Aeronáutica Brasileira.

A solenidade contou com a presença dos Oficiais do Alto Comando das Forças Armadas e de Au-toridades Civis.

A condecoração ocorreu no encerramento das festividades de comemoração da Semana da Força Aérea, que este ano comemora o aniversário de 70 anos. O ponto alto foram as homenagens segui-da de impecável desfile militar.

Após o desfile militar todos os convidados participaram de requintado coquetel no tradicional hangar do Comando, onde puderam desfrutar de momentos agradáveis e ainda apreciar a expo-sição de quadros com a história da Força Aérea Brasileira, instituição que dignifica nosso País com brilhante resguardo de nossa segurança e no desenvolvimento da Nação.

marco antonio migliorini, - diretor de infraestrutura Aeroportuária do Governo do Estado de Minas Gerais, recebendo a homenagem do Comando da Aeronáutica como Membro Honorário da Força Aera Brasileira

lindas e felizes: Lili Lucarelli recebendo mimo da filha Júlia Gazola Lucarelli, que teve seu up date niver de 15 anos, como um dos mais – mais da temporada 2011 na cidade de Ubá numa produção - decor do colunista

na maratona: Márcia Guimarães, isabel vieira, Pedro Guimarães, Michel Pires e Pe-trônio Pereira Guimarães estiveram no Rio de Janeiro participando da Maratona Aquática de 3km no Posto 6 – Copacabana, mesmo palco que acontecerá a prova de MARATONA AqUÁTiCA dOS JOGOS OLíMPiCOS 2016

Page 14: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br14

Folheava uma revista dia desses quando uma matéria intitulada Os Bons Companheiros despertou meu interesse. Belas fotografias exibiam espécimes de corujas. De pronto, a prodigiosa memória remeteu-me aos tempos da infância quando, armado com a minha mortífera atiradeira, arremessava certeiras pedradas naqueles pássaros que, segundo as lendas, eram os arautos de mazelas e tragédias. Resumindo, ave de mau agouro tinha mesmo é que levar pedrada da molecada. Terminando a leitura do texto, tive crise de sincero arrependimento. Acabara de tomar conhecimento de que as corujas não são anunciadoras de más notícias e que, na verdade, são prestadoras de inestimáveis serviços à humanidade. Pela pertinência acerca do momento nebuloso que tem envergonhado os homens de bem desse nosso querido Brasil, registro um desses préstimos.

GENTE& EMPRESAJUIZ DE FORA, DOMINGO, 20 A 26 DE NOVEMBRO DE 2011

PÁGINA 14 WWW.GENTEEEMPRESA.COM.BR

Consultor Ambiental

FRED NEVES(32) 8858-0030 / 9988-4687

[email protected]

Carlos Augusto Góes Vieira

Vinicius Lírio Reis e Góes VieiraADVOGADOS

Francisco de Assis Belgo

AP

OIO

CU

LT

UR

AL

:

Rua Santa Rita, 221

ARMARINHO EARTIGOS

DE CARNAVAL

Rua São João, 246 - Tel.: 3215-7138

Tel.: 3690-5233 - 9988-2402

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Tel.: 3217-8000

BOM APETITE ZUCA

EXAME TOP DE LINHARégis, analista de sistemas, está

com muita dor no braço direito e resolve ir ao médico. Chegando lá, o doutor lhe diz:

- Tenho um novo computador aqui, basta você urinar neste potinho e ele nos dirá o que você tem!

- Não acredito nisso! Sou analista de sistemas e nunca ouvi tamanha asneira. Mas, vamos lá!

Régis urina no potinho e entrega ao doutor, que o coloca no compartimento de análise do computador. Aperta um botão aqui, outro ali. Em 30 segundos sai um papelzinho: “Régis Magalhães, 35 anos, branco, analista de sistemas, artrite no braço direito”.

- O quê!? Como essa máquina fez isso? Quero fazer novo exame. E foi para casa.

No dia seguinte, agora em jejum, faz xixi no potinho e o leva ao doutor. Passados 30 segundos, sai o papelzinho: “Régis Magalhães, 35 anos, branco, analista de sistemas, artrite no braço direito”.

- Doutor, realmente não acredito. Me dê outro pote!

Régis vai para casa. Faz xixi dentro do pote. Pede para a mulher e a filha fazerem o mesmo. Coloca um pouco de óleo do carro e se masturba. Mistura tudo e leva para o doutor, pensando:

- He he he! Agora eu quero ver!Sa i o pape lz inho : “Régis

Magalhães, 35 anos, branco, analista de sistemas, corno, filha grávida de 3 meses. Seu carro precisa fazer revisão de motor. Próxima vez que se masturbar, faça-o com a mão esquerda, pois o BRAÇO DIREITO ESTÁ COM ARTRITE!!!

ESCONDE-ESCONDESandrinha vai ao salão de beleza

para cuidar de suas madeixas alouradas e, horas depois, ao retornar, ouve baru-lhos esquisitos vindos do seu quarto no primeiro andar da mansão. Sobe apressada e barulhentamente as escadas e encontra o marido deitado na cama, completamente nu, inunda-do de suor e com a respiração acele-rada e ofegante.

- O que está sentindo? – pergunta.- Acho que estou tendo uma crise

cardíaca – responde ele.Sandrinha desce rapidamente,

liga para o 190 – emergência – e aguarda. Antes que alguém respon-da, o seu filhinho de quatro anos se aproxima e diz:

- Mamãe. A tia Shirley está escondi-da no seu armário e está toda nua.

Sandrinha desliga o telefone e sobe novamente para o seu quarto. Ante o olhar estarrecido do marido, escancara a porta do armário e encontra a sua irmã, completamente nua. Perde o controle da situação e manda o seu recado ressentido:

- Sua vaca! O meu marido está com uma crise cardíaca, quase morrendo, e você brincando de esconde-esconde com as crianças!!!

JOÃOZINHOA professora escorrega e leva um

enorme tombo na sala de aula. Na queda, o vestido sobe-lhe até a cabeça. Ela se levanta depressa, ajeita-se e interroga os alunos:

- Luizinho, o que é que você viu?- Seus joelhos, professora – diz

Luizinho.- Uma semana de suspensão! E

você, Carlinhos?- Suas coxas, professora –

responde Carlinhos.- Um mês de suspensão! E você,

Joãozinho?Joãozinho pega seus cadernos e

livros e vai saindo da sala: - Bom, galera, até o ano que vem...

= = = = = = =A professora entra de repente no

banheiro e surpreende o Joãozinho se masturbando.

- Joãozinho! – exclama a professora.

- Oi, tia, cê num morre tão cedo...

VIDA A DOISMarido chega preocupado em casa

e diz à esposa:- Tenho um problema sério no

serviço.Esposa:- Não diga tenho um problema, diga

temos um problema, porque os seus problemas são meus também.

Marido:- Está bem. Temos um problema no

serviço: a nossa secretária vai ter um filho nosso.

Zuca

As corujas possuem um apetite nada desprezível. Uma família com-posta de quatro indivíduos consome cerca de mil ratos num período de dois a três meses, o que leva biólo-gos especializados à conclusão de que, sem elas, nossa exposição à doenças e outros malefícios seria incomensuravelmente maior.

Não sabendo piar a língua ofici-al das corujas, aproveito a magnífica charge do meu amigo e parceiro, o genial artista Alberto Pinto, para solicitar que elas, com nitidez visual que chega ser cem vezes superior a dos humanos, identifiquem, numa rápida olhadela, a maior comunidade de ratos existente no planeta e, em ataque decisivo e implacável ao manjado covil, se banqueteiem à tripa forra.

Por último, com os agradecimen-tos sinceros aos novos e bons com-panheiros, desejo bom apetite!

Page 15: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br 15

Espaço LItErárIojOãO Luiz

PeçanHa cOutO

Há escritores bons e ruins. Gos-to de cada um. Há bons contado-res de histórias, alguns adorados e outros odiados pela crítica. O americano Philip Roth é um contador de histórias que me agrada. E me agrada como me agradam os filmes dos irmãos Cohen, por exemplo. Fargo é um filme deles que traz muitas apro-ximações com a ficção de Roth. Explico.

O filme trata de algo trágico visto pelos olhos do cidadão co-mum – no caso, de uma policial quase idiotizada que divide suas preocupações entre crimes dig-nos de Tarantino, as idiossincra-sias de sua gravidez e seu marido igualmente idiotizado. Nêmesis, de Philip Roth, vai no mesmo tor-que. Passado em 1944, o romance conta a história de um tomador de conta de pátios esportivos mu-nicipais, Bucky Cantor, às voltas com uma epidemia de poliomieli-te – doença de razões misteriosas à época – que assola uma comu-

nidade judia de New Jersey.Antes, adianto que em geral

pouco me agrada a forma de narrar de muitos escritores de língua inglesa, com honrosíssi-mas exceções. Sua tendência a uma objetividade crua me afasta de suas narrativas – quem sabe por se aproximarem muito da forma de narrar dos best-sellers de estação. E Roth traz esta ca-racterística, mas me agrada.

Agrada, sobretudo neste Nême-sis, por aquela característica de contar a história sob o prisma do homem comum. O protago-nista, clássico jovem “certinho” americano, à medida em que a epidemia de pólio vai se espa-lhando pelos adolescentes sob sua responsabilidade, vai pur-gando sua culpa pelas pouco menos de duzentas páginas da obra. Em determinado momento da narrativa, convidado por sua namorada, resolve abandonar aquela comunidade contagiada e trabalhar como supervisor de

A literatura começa com a escrita. (Maurice Blanchot)

esportes numa colônia de férias encravada nas montanhas.

O que parece ser uma tempora-da de alívio, embora com repeti-dos flashbacks de sua culpa cra-vando solta, torna-se pesadelo: a pólio, dias depois de sua chega-da, também chega ao acampa-mento paradisíaco de verão. A comparação com um dos contos mais famosos de Edgard Allan Poe, A máscara da morte rubra, surge como inevitável. No conto de Poe, uma praga fatal e he-dionda assola o país. O príncipe Próspero, ao ver que a popula-ção havia se reduzido à metade, elegeu um milhar de cidadãos sortudos para viverem reclusos e felizes dentro de seu castelo, supostamente isolando-se do contágio. No entanto, durante um glamouroso baile de más-caras dado pelo príncipe a seus convidados, batem doze badala-das e adentra o salão uma figura bizarra, que ao final é revelada como a morte rubra encarnada.

Todos morrem.Igualmente no romance de Roth

há um movimento de reclusão. Nas montanhas. E há a morte, encarnada supostamente no pró-prio Cantor, que surge como um vetor involuntário da doença.

Para finalizar, o título: Nêmesis. Bastante apropriado. Nêmesis era deusa grega que figurava a vin-gança divina, o que nos remete às questões do protagonista de Phi-lip Roth, quando ele questiona a bondade de um deus que indistin-tamente aniquila seus cordeiros, pratiquem ou não o bem.

Mesmo que por vezes a narra-tiva tropece em algumas repeti-ções ou em longos diálogos in-ternos do protagonista, alguns desnecessários, mesmo com essas arestas que poderiam ser cortadas, o romance agrada ao leitor que gosta de livros devorá-veis em dois ou quatro dias. En-tretenimento? Sim, Dos bons.

Email para a coluna: [email protected]

vIngança dIvIna

Page 16: Jornal Gente & Empresa

PÁGINAJuIz de forA, 20 à 26 de Novembro de 2011

www.GeNteeemPresA.com.br16

Cintos para o verão 2012!

Os cintos se destacam como o acessório mais importante para compor um look, pois é ele quem dá personalidade a roupa básica.

Surgiu na idade Média e nunca mais saiu de moda sempre varian-do os materiais formatos e cores, e para o verão 2012 ele veio com truques fáceis geralmente usa-dos por styling e produtores de moda para deixar a roupa mais interessante e moderna.

Os cintos finos voltaram com tudo e ficam ótimos com ves-tidos, saias rodadas e saias de cintura alta, já os maxi, metali-zados e em tons fortes também estão em alta, porém todos estão sendo usados com amar-rações, até mesmo aquele que você já tem no seu guarda rou-pa pode ser usado com um nó na frente.

Sendo fino, metalizado, maxi ou em tons fortes não deixe de usar, pois além de deixar a mu-lher mais feminina ele alonga a silhueta, afina a cintura e ainda não deixa o look ficar muito bá-sico!

fred HeidenreicH

www.dmaisdistribUidora.com.br

D'mais Distribuidora apresenta: