Jornal Geraldo Cruz

8
Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010 Esse faz a diferença! PT Uma história de coragem, lutas e conquistas O vereador que acabou com a “farra dos congressos” Autor da lei que extinguiu a aposentadoria compulsória de prefeitos e vereadores Uma gestão premiada pela ABRINQ, TCU e SEBRAE Recuperou as finanças da cidade e, com o governo Lula, promoveu o desenvolvimento socioeconômico Exemplo nacional em políticas públicas Um prefeito que elevou a autoestima de toda a cidade Reduziu a informalidade e triplicou a receita de Embu Administração modelo para o Tribunal de Contas do Estado de SP Uma gestão popular com 75% de aprovação Elevou os indicadores sociais da cidade por meio de ações inclusivas Com programas sociais, Lei Seca e a integração das forças policiais, reduziu a violência em 76% Trabalha pelo fortalecimento dos movimentos sociais e de lideranças populares Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

description

Jornal para a convenção da Campanha a Deputado Estadual do Gerlado Cruz

Transcript of Jornal Geraldo Cruz

Page 1: Jornal Geraldo Cruz

1

Esse faz a diferença!

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Esse faz a diferença!PT

Uma história de coragem, lutas e conquistas

O vereador que acabou com a “farra dos congressos”

Autor da lei que extinguiu a aposentadoria compulsória de prefeitos e vereadores

Uma gestão premiada pela ABRINQ, TCU e SEBRAE

Recuperou as finanças da cidade e, com o governo Lula, promoveu o desenvolvimento socioeconômico

Exemplo nacional em políticas públicas

Um prefeito que elevou a autoestima de toda a cidade

Reduziu a informalidade e triplicou a receita de Embu

Administração modelo para o Tribunal de Contas do Estado de SP

Uma gestão popular com 75% de aprovação

Elevou os indicadores sociais da cidade por meio de ações inclusivas

Com programas sociais, Lei Seca e a integração das forças policiais, reduziu a violência em 76%

Trabalha pelo fortalecimento dos movimentos sociais e de lideranças populares

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Page 2: Jornal Geraldo Cruz

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 20102

Esse faz a diferença!

Geraldo Cruz, 55 anos, é marceneiro por profissão. Co-meçou sua militância social em Embu das Artes, onde che-gou em 1976 e vive até hoje.

Nos movimentos da Comunidade Eclesial de Base (CEB), Geraldo Cruz foi se tornando líder em função de sua visão social, do respeito às pessoas, da luta pela igualdade de di-reitos e pela defesa da população de baixa renda. Trabalhou contra os loteamentos clandestinos e mobilizou a comuni-dade, que unida conquistou também água e luz, asfalto, cre-ches, entre outros avanços.

Em 1980, participou da fundação do Partido dos Tra-balhadores e em 1981, do PT em Embu das Artes. Por sua trajetória de luta nos movimentos sociais, em 1982 é eleito o único vereador do PT de Embu, integrando o primeiro grupo de vereadores do partido no Brasil. Ainda em seu pri-meiro mandato, foi autor da lei que impede a aposentadoria compulsória de prefeitos e vereadores após três mandatos, medida seguida por outros municípios em todo o país.

Em 14 anos no Legislativo Municipal (1982-1988, 1989-1992 e 1997-2000), Geraldinho (como é carinhosamente chamado) sempre se destacou por sua postura combativa, na fiscalização do Poder Executivo, na garantia da transpa-rência dos atos legislativos, na defesa da participação popu-lar e na luta por justiça social. Com coragem combateu a corrupção, denunciando ao Ministério Público o mau uso do dinheiro público na chamada “farra dos congressos”, como ficou conhecido o escândalo que envolveu a Câmara de Embu e de outros municípios.

O fato projetou Geraldo Cruz nacionalmente em 1999, levando-o à grande imprensa, inclusive a ser entrevistado por Jô Soares. Então presidente de honra do PT, Luiz Iná-cio Lula da Silva visitou-o em Embu das Artes, numa for-te demonstração de apoio e solidariedade ao companheiro, que após o episódio passou a sofrer ameaças. Símbolo de honestidade, Geraldo Cruz tornou-se referência no Brasil, dentro e fora do PT.

Um político diferenciado

Prefeito revolucionário

A eleição de 2000 consa-grou Geraldo Cruz nas urnas. Eleito prefeito da Estância Turística de Embu das Artes, foi o mais votado da história do município até então. Com planejamento, o prefeito e sua equipe recuperaram as finan-ças da cidade, tiraram Embu das páginas da violência para fazê-la ingressar em um novo tempo de desenvolvimento e justiça social.

Na busca por soluções para os problemas regionais como transporte, saúde, coleta e

reciclagem de lixo, articulou a criação e consolidou o Consór-cio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Pau-lo (Conisud), entidade atuante no desenvolvimento regional que integra seis municípios do eixo BR-116.

Reeleito em 2004, revolu-cionou a cidade em apenas oito anos. Encerrou o segun-do mandato com 100% das contas aprovadas, 75% de po-pularidade e elegendo seu su-cessor, Chico Brito, com 60% dos votos válidos.

Em oito anos, Embu das Artes evoluiu como nunca antes em sua história

Um mandato a serviço da populaçãoGeraldo Cruz, como deputado estadual, trabalhará com as marcas dos governos do PT: de quem gosta de gente

Voltando sua visão de gestor público para o esta-do, Geraldo Cruz coloca-rá seu mandato a serviço da população de São Pau-lo. O estado mais rico da Nação amarga o atraso na educação, na saúde, na se-gurança pública e no trans-porte, para citar apenas algumas áreas.

Severo crítico da inefi-ciência do grupo político que comanda São Paulo há quase 30 anos, Geraldo Cruz atuará na Assembleia Legislativa, exercendo seu papel de legislador e de fiscalizador do Executivo, respeitando e envolvendo a população, e honrando o voto de cada eleitor.

Informativo interno do Partido dos TrabalhadoresEscritório Político Geraldo Cruz: Estr. de Itapecerica a Campo Limpo, 194 • Jd. Independência Embu • SP • CEP: 06823-300 • Tel.: (11) 4149-3280/ 4149-1332 • [email protected]

Coordenação: Cristina Santos Jornalista responsável: Maria Regina Teixeira (MTb 25.799/SP) Projeto gráfico e editoração: Antonio de Oliveira Fotos: Assessoria Geraldo Cruz, Sandra Pereira, Clóvis Carvalho e Assessoria da Prefeitura de Osasco

Vote na Convenção Estadual do PT 26 de junho, a partir das 9hExpo Center Norte - Pavilhão VermelhoRua José Bernardo Pinto, 333 • Vila Guilherme • São Paulo

Page 3: Jornal Geraldo Cruz

3

Esse faz a diferença!

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Geraldo Cruz conquistou o 1º lugar no estado de São Pau-lo e no Brasil do Prêmio Se-brae Prefeito Empreendedor 2005-2006.

A Fundação Abrinq lhe concedeu o prêmio Prefeito Amigo da Criança por suas iniciativas na educação, jun-to aos órgãos de defesa da criança e do adolescente, entre outras. Seu governo foi pre-miado ainda pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo suces-so no diagnóstico e tratamento da tuberculose.

O Banco Municipal de Ali-mentos de Embu teve o re-conhecimento do Tribunal

de Contas da União por sua transparência e eficiência, e do Ministério de Desenvolvimen-to Social e Combate à Fome através do Prêmio Josué de Castro. Já o Tribunal de Contas do Estado destacou o governo Geraldo Cruz pelo controle das contas públicas.

Por tudo isso, Geraldo Cruz é um político que faz a diferen-ça. Um homem público que se diferencia porque não prome-te, mas assume compromissos com a população e os cumpre, age com transparência, hones-tidade e eficiência, e portanto deve ser o nosso candidato a Deputado Estadual.

Gestão premiadaPrefeito Emprendedor, Amigo da Criança, reconhecido pela transparência, entre outras ações

Exemplos de obras que transformaram uma cidadeA partir de 2001, o prefeito Geraldo Cruz iniciou projetos e programas ousados e inovadores. Já com o governo Lula, desde 2003, a cidade de Embu das Artes vem recebendo o maior volume de investimentos de sua história.

Escola Municipal Prof. Paulo Freire: No coração da periferia, uma escola modelo foi constru-ída em 7 mil m²: espaço para 1.000 alunos, com piscina, salas de informática e multiuso, biblioteca, ginásio poliesportivo coberto, entre outras instalações. Com-parada a um Centro de Educação Unificado (CEU), do governo Marta em São Paulo, a escola é cuidada pela comunidade e uma referência na região.

Jardim Castilho: Moradias, canalização e saneamento, asfalto...

Os governos Lula e Geraldo Cruz investiram e urbanizaram por inteiro o

Jardim Castilho. A obra promoveu melhores condições de saúde e de qualidade de vida para

cerca de 5.000 pessoas. Diretamente estão sendo beneficiadas 650 famílias.

São 220 apartamentos que proporcionam moradia digna, num projeto de inclusão social.

Page 4: Jornal Geraldo Cruz

Esse faz a diferença!

4 Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Porque Geraldo Cruz faz a diferençaUm político que transformou sonhos em realidade, marcou sua trajetória pela inclusão, respeito às pessoas e pelo desenvolvimento sustentável.

Inclusão SocialPara Geraldo Cruz, Inclusão Social é política pública que envolve todas as áreas. Por isso seu governo tem diversos exemplos de como se faz Inclusão Social de verdade. Veja algumas das importantes realizações do seu governo nessa área:

Maternidade Municipal: obra abandonada por 17 anos, foi inau-gurada em 2004. É reconhecida pela qualidade das instalações e do atendimento.

Saúde: investimentos dos governos Lula e Geraldo Cruz foram decisivos em todas as áreas, especialmente na Saúde. Entre outros avanços, Embu conta com o Centro de Especialidades do Jd. In-dependência.

Pavimentações: cerca de 200 vias foram asfaltadas (muitas por meio do Plano Comunitário de Pavimentação) ou pavimen-tadas com bloquetes ecológicos (de fibrocimento), fabricados pela própria prefeitura. Inicia-tivas como essas são exemplo de urbanização e desenvol-vimento, com a participação da população.

Moradia digna: um inédito programa habitacional no município proporcionou a mais de 500 famílias de Embu, muitas retiradas de favelas e áreas de risco, moradias dignas e de qualidade.

Córregos canalizados: foram 18 canalizações ao longo de oito anos de governo que contribuíram para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, especialmente na periferia.

Esporte e lazer: novos espaços de esporte e lazer reforçaram as políticas de inclusão social na cidade, reduzindo a violência. Entre os ginásios construídos, o do Jd. Dom José é um exemplo.

Page 5: Jornal Geraldo Cruz

Esse faz a diferença!

5Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Porque Geraldo Cruz faz a diferençaUm político que transformou sonhos em realidade, marcou sua trajetória pela inclusão, respeito às pessoas e pelo desenvolvimento sustentável.

Kit de material escolar: mais de 90 mil kits escolares entregues em oito anos de governo, beneficiando inclusive estudantes jovens e adultos, foram uma das políticas inclusivas de Geraldo Cruz.

Escola-modelo 2: A região do Parque Pirajuçara foi transforma-da com o Complexo Educacional Valdelice Prass, com capacidade para 1.200 alunos, centro cultural e ginásio poliesportivo.

Educação melhor: Outros exemplos de atenção, respeito à população e traba-lho em prol da educação de qualidade estão na alimenta-ção natural, que substituiu a industrializada, e no transporte escolar. Essas e outras ações promoveram transformações históricas para o município na área educacional.

Incubadora de Cooperativas: é a primeira do estado de São Paulo e segunda do Brasil. Gera emprego e renda, formando e capacitando centenas de empreendedores, e estimulando a forma-lização dos micros e pequenos negócios.

Políticas sociais:No âmbito das políticas es-tratégicas de gênero e raça e assistência social, pessoas de diferentes etnias, idosos, mu-lheres, crianças e adolescentes da cidade constataram em oito anos, em diferentes iniciati-vas, o que um governo com vontade política e seriedade pode fazer.

Banco Municipal de Alimentos: modelo de gestão no combate à fome e ao desperdício, o banco criado em 2002 distribui sacolas com alimentos para mais de 2.000 famílias carentes semanalmente.

Page 6: Jornal Geraldo Cruz

6

Esse faz a diferença!

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Planejamento, Desenvolvimento e SegurançaCom ações planejadas, o governo Geraldo Cruz promo-veu o crescimento, investiu em segurança (como no caso da Guarda Civil Municipal), melhorando a cidade.

Meio Ambiente: Coleta seletiva, ampliação da vida útil do aterro sanitário e criação da Cooperativa de Reciclagem Coopermape são exemplos de valorização das pessoas e do meio ambiente.

Desenvolvimento planejado: Embu cresce de forma organiza-da desde 2003, quando entrou em vigor o Plano Diretor. Deba-tido em audiências públicas, o plano foi o primeiro da região.

Tô Legal em Embu: para combater a informalidade, micros e pe-quenos comerciantes da cidade receberam o incentivo do progra-ma que regularizou 94% desses empreendedores cadastrados.

Traj

etór

ia P

olíti

ca 1980: colabora na fundação do Partido dos Trabalhadores.

1981: junto a um grupo de moradores de Embu das Artes, funda o PT no município.

1982: é eleito o único vereador do PT local, formando o primeiro grupo do Brasil.

1988: é reeleito para o segundo mandato. Destaca-se na elaboração da Lei Orgânica do Município.

1992: candidata-se a prefeito pela primeira vez.

1997: é eleito vereador para o terceiro mandato.

Segurança pública: a taxa de homicídios em Embu das Ar-tes baixou 76% de 2001 a 2008. Dentre as principais ações, o governo Geraldo Cruz criou a Guarda Civil Municipal, visan-do a preservação do patrimônio público e a segurança comuni-tária; implantou a Lei Seca, li-mitando o funcionamento dos bares até as 23 horas; instalou bases comunitárias em regiões estratégicas e câmeras de mo-nitoramento no Centro Histó-rico; uniu as forças policiais em operações preventivas como estratégia de segurança pública.

Page 7: Jornal Geraldo Cruz

7

Esse faz a diferença!

Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Modernização AdministrativaO governo Geraldo Cruz investiu na modernização administrativa como estratégia de gestão e controle de custos. A prefeitura que até 2001 gastava mais de R$100 mil em alugueis, devia a fornecedores, comprava de forma superfaturada, precisava de medidas urgentes.Em 2002, a administração municipal mudou para a sede própria, foram criadas as Praças de Atendimento ao Cidadão, os serviços foram informatizados e em 2005 foi implantado o Pregão Eletrônico.

Sede própria: instalada no Centro Histórico de Embu das Artes, a prefeitura ocupa uma área de 9 mil m². O prédio quitado em 2005 e avaliado em R$ 15 milhões custou R$ 1,8 milhão.

Gestão Democrática

Turismo e Cultura

Aberto à participação, o governo Geraldo Cruz criou o Orçamento Participativo, implantou e fortaleceu conselhos municipais, promoveu fóruns e conferências, além de fazer parcerias com organizações não-governamentais.

A cidade celebra a valorização da cultura tradicional e popular, da Banda Municipal e a abertura dos dois primeiros centros culturais.

Orçamento Participativo: a Caravana do OP leva representan-tes às obras priorizadas pelos moradores em suas comunidades, num verdadeiro exercício de cidadania.

Cultura: a antiga sede da prefeitura deu lugar ao Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Ainda na área da Cultura, a cidade viu res-surgir a Festa de Adoração à Santa Cruz, entre outras atrações.

1999: denuncia ao MP a “farra dos congressos” e assume a presidência da Câmara.

2000: é eleito prefeito de Embu com votação histórica.

2001: como prefeito, começa o trabalho de transformação.

2004: aprovado pela população, reelege-se prefeito.

2006: conquista o 1º lugar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

2008: aprovado por 75% da população, elege Chico Brito seu sucessor.

Turismo: a recuperação do acervo do Mestre Sakai de Embu e a reconstrução do Me-morial Sakai são símbolos da valorização da arte, da cultura e do turismo na administração Geraldo Cruz.Moradores e turistas celebra-ram ainda o resgate do carna-val de rua e do Festival de Flo-res e Plantas, e muito mais.

Page 8: Jornal Geraldo Cruz

8 Informativo Interno do Partido dos Trabalhadores • Junho de 2010

Esse faz a diferença!

“O companheiro Geraldinho é uma estrela do Partido dos Trabalhadores, que transfor-mou a cidade de Embu das Artes e pode fazer muito mais pelo estado. Exemplo de ho-nestidade, competência, é um líder que não perdeu suas ori-gens e que certamente conti-nuará fazendo história. Vai ser um excelente deputado esta-dual, va Assembleia Legislati-va. Acompanho a sua história de luta, de coragem, e é dessa forma que ele seguirá em fren-te, com todo o meu apoio e da companheira Dilma.”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da RepúblicaDepoimento prestado na entrega de moradias do PAC, em Osasco (Maio/2010)

“Nasci no Embu, no Jardim Silvia, depois mudei para Carapicui-ba. Para mim é um orgulho apoiar e estar ao lado do ex-prefeito Geraldinho, que tem uma trajetória de vida de um verdadeiro guerreiro. Sei das ameaças e dos riscos que ele correu, e da cora-gem com que ele sempre enfrentou tudo.”

Netinho de Paula, pré-candidato a senador (SP)

Veja quem apoia Geraldo Cruz

“Nós, do Partido dos Trabalha-dores, temos um compromisso com os municípios, estados e com o Brasil. Tenho certeza de que o Geraldinho será um de-putado estadual de referência, a exemplo do que ele foi para Embu das Artes e região. Jun-tos faremos com que São Paulo avance no ritmo do Brasil, sem boicotes ao seu desenvolvimen-to, como fez o atual governo.”

Aloizio MercadantePré-candidato ao governo de SP

“Geraldo Cruz é uma grande liderança da região de Embu e fez a diferença. Fez a diferença não de se ouvir falar, de se viver. E o seu trabalho, iniciado na militância, construído na fundação do PT, tenho certeza, a partir de 2011, será feito a partir da Assem-bleia Legislativa, para o bem de todo o estado.”

Marta Suplicy, pré-candidata a senadora (SP)

“Suceder o Geraldo é uma hon-ra e um desafio. Ele encerrou o mandato com um alto índice de aprovação depois de uma ampla transformação da cidade. Tenho certeza de que na Assembleia o Geraldo vai conseguir ajudar muito a nossa região e o nosso estado, implantando políticas públicas de inclusão. Foi essa marca que mudou o Embu e vai ajudar a mudar São Paulo.”

Chico Brito Prefeito de Embu das Artes