Jornal holandes abril 2015

22
Ano 13 - Nº 134 - Abril de 2015 - Publicação Oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais 9912338611/2013-DR/MG ACGHMG PREMIAÇÃO O associado da Mineira Aniceto Manuel Aires é o proprietário de A.M.A. Goldwyn Lydia-649-TE – EX 93, que é considerada atualmente a melhor vaca Holandesa do Brasil. PÁGINA 6 PESQUISA Criadores mineiros contribuiram com informações de grande valia para o agronegócio do leite e associados estão entre os TOP 100. PÁGINAS 14 E 15 Rank CADERNO Super PÁGINAS 17 A 19 PÁGINAS 8 E 9 Especial água COM O OBJETIVO DE FOMENTAR AS EXPOSIÇÕES HOMOLOGADAS DA RAÇA HOLANDESA NO ESTADO DE MINAS GERAIS, O CIRCUITO TRARÁ NOVIDADES PARA TODOS OS PARTICIPANTES. PÁGINAS 10 E 11 ACGHMG LANÇA O CIRCUITO HOLANDÊS EXPOSIÇÕES OFICIAIS PROMOVIDAS PELA ACGHMG PÁGINA 12 Programado Roteiro

description

JORNAL HOLANDÊS é uma publicação da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

Transcript of Jornal holandes abril 2015

Page 1: Jornal holandes abril 2015

Ano 13 - Nº 134 - Abril de 2015 - Publicação Oficial da Associação dos Criadores de gado Holandês de Minas gerais

9912338611/2013-DR/MGACGHMG

PREMIAÇÃOO associado da Mineira Aniceto Manuel Aires é o proprietário de A.M.A. Goldwyn Lydia-649-TE – EX 93, que é considerada atualmente a melhor vaca Holandesa do Brasil.PÁGINA 6

PESQuISACriadores mineiros contribuiram

com informações de grande valia para o agronegócio

do leite e associados estão entre os TOP 100.

PÁGINAS 14 E 15

Rank

CAdERNO

SuperPágINAS 17 A 19PágINAS 8 E 9

Especialágua

COM O OBJETIVO DE FOMENTAR AS EXPOSIÇÕES HOMOLOGADAS DA RAÇA HOLANDESA NO ESTADO DE MINAS GERAIS, O CIRCUITO TRARÁ NOVIDADES PARA TODOS OS PARTICIPANTES.

PÁGINAS 10 E 11

COM O OBJETIVO DE FOMENTAR AS EXPOSIÇÕES HOMOLOGADAS DA RAÇA HOLANDESA NO

ACgHMg lANÇA OCIRCuITO HOlANdÊS

EXPOSIÇÕES OFICIAISPROMOVIDAS PELA ACGHMG

PágINA 12

ProgramadoRoteiro

Page 2: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

2

expeDiente eDitorial

EQUIPE VALOR EDITORA

Projeto Gráfico e Editorial: equipe de criação da valor editora

Edição e DiagramaçãoHelô costa - mtb 00127/mg

Editor de FotografiaWagner correa

Revisão Linguísticaprofessora mariza moura

Colaboraçãoesther Figueiredo

Contato Imprensa: [email protected]

Departamento Comercial - Executivo de Contas: Wagner correa | 31 2526- 2527 | 31 9105-7737 [email protected]

Impressão: o tempo serviços gráficos

Participe do jornal, envie sugestão de pautas, reclamações, agenda de eventos e deixe seus comentários, esse é o canal direto com o produtor: [email protected]

a valor editora é a única empresa responsável pela comercialização de espaços dentro do jornal impresso e site do jornal assim como qualquer outra negociação que diz respeito ao Jornal Holandês conforme acordo firmado com a associação dos criadores de gado Holandês de minas gerais. qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe.

o Jornal Holandês não se responsabiliza pelas matérias assinadas e pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, sendo de responsabilidade de seus autores. É vetado a reprodução parcial ou integral de qualquer conteúdo do Jornal Holandês.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO

jornal HolandÊs no tWitter twitter.com/jornalholandes

jornal HolandÊs no faCeBooK http://pt-br.facebook.com/holandesonline

RECADASTRAMENTOpara continuar a receber o Jornal Holandês acesse www.jornalholandes.com.br e preencha todos os dados corretamente.

Jornal Holandêspublicação oficial da associação dos criadores de gado Holandês de minas gerais

Conheça a nossa publicação digital, acesse www.jornalholandes.com.br

CleoCY fam de mendonça jÚniorDIRETOR EXECUTIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS

CRIADORES DE GADO HOLANDÊS DE MINAS GERAIS

COMPREENDENDO TENDÊNCIAS E FOMENTANDO INOVAÇÕES

Nughoman - Núcleo dos Criadores de Gado Holandês da MantiqueiraPresidente - Jarbas de oliveirarua João baptista scarpa, 666 cep 37464-000 - itanhandu - mg (35) 3361.2404

Nughobar - Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de BarbacenaPresidente - gérson rodegheri avenida amílcar savassi, s/n caixa postal 126cep 36200-000 - barbacena - mg (32) 3332-8673

REPRESENTAÇÕES REGIONAIS:

conselHo De aDministração

aniceto manuel aires

armando eduardo de lima menge

leonardo moreira costa de souza

lucia mara yamaguti kono

makoto edison sekita

marcelo elias rigueira

mauro antônio costa de araújo

conselHo Fiscal

marcos alves de souza

marcus vinicius borges de carvalho

renato Jose laguardia de oliveira

guilherme alves de melo Franco (suplente)

DIRETOR EXECUTIVO

cleocy Fam de mendonça Júnior

[email protected]

ASSOCIAÇÃO dOS CRIAdORES dE

gAdO HOlANdÊS dE MINAS gERAIS

Avenida Sete de Setembro, 623 Centro Juiz de Fora - MG - CEP 36070-000

Tel: (32) 4009-4300

É notório que as exposições de nossa Raça, mas não só dela, tem se retraído nos últimos anos, tanto na participação de expositores, quanto animais, expectadores e até mesmo o número de exposições. Dificilmente veremos exposições com cerca de 800 animais em pista igual víamos em eventos nacionais da raça Holandesa nas décadas 70 e 80, dificilmente voltaremos a presenciar arquibancadas lotadas como acontecia nos desfiles das campeãs que ocorriam no domingo de encerramento das Exposições Agro-pecuárias de Barbacena. Os motivos para este “esvaziamento” são muitos, talvez por não sermos mais um país com maioria de sua população no campo como éramos décadas atrás, talvez porque “expositores profissionais” investem pesadamente para conseguir bons resultados e sem querer espantam aqueles que não querem investir tanto para este fim. Independente dos motivos; eles vem sendo discutidos sistemática e exaustivamente nas rodas de associados, reuniões de Diretoria da ABCBRH, reuniões do Conselho de Administração da ACGHMG e etc. Como uma Associação de Raça nosso papel é compre-ender esta tendência e tomar atitudes para tentar reverter, ou pelo menos melhorar esse quadro, uma vez que a Associação acredita na importância das exposições. Acredita-mos que elas são fundamentais tanto para o criador; que poderá comparar seus animais e sua forma de criação com os de demais criadores que ali estão expondo, poderá criar e estreitar relacionamentos e sua participação sempre possibilita novos negócios; quanto para a Associação, que aproveita as exposições para fazer propaganda de sua raça, conquistar mais associados, mostrar sua força e assim poder defender sua raça e conse-quentemente o interesse de seus associados. É por acreditar na importância das exposi-ções para a Raça e para seus criadores que a ACGHMG inovou mais uma vez e lançou o CIRCUITO HOLANDÊS DE EXPOSIÇÕES OFICIAIS.

Sem dúvida alguma, este será o maior evento já criado e promovido pela ACGHMG. Toda nossa equipe está empenhada em realizar eventos com muita quali-dade, eventos que agreguem valor, sobretudo a todos os associados e nossos parcei-ros. Unimos os principais eventos da raça em Minas Gerais e esperamos unir cada vez mais os criadores de gado Holandês, pois com a união podemos trilhar um caminho de conquistas e ganhos. Para as boas iniciativas se concretizarem é fundamental que todos acreditem e participem. Você, criador já pode acessar o site da Associação Mineira e obter mais informações sobre o Circuito. E o nosso primeiro grande encontro será ainda neste mês na Expojovem, em Itanhandu - MG. Espero ver todos por lá!

Aproveito este editorial para parabenizar os criadores de Minas Gerais pelo exce-lente desempenho obtido no Concurso Nomeadas e Supremas 2014, organizado pela ABCBRH e divulgado no fim do mês passado. O resultado desse concurso mostra que acima do Trópico de Capricórnio, ao contrário do que algumas pessoas pensam, existe sim Gado Holandês e de excepcional qualidade e não é a toa que continuamos a ser o Estado de maior produção de leite da federação.

Nesta edição continuamos com a campanha do uso consciente da água e trazemos dicas muito simples de como armazenar água em sua propriedade. Independente se chove em sua região, é notório que a água é um bem escasso no planeta, por isso temos que fazer nossa parte e usá-la de forma consciente.

Bem, é isso, acho que já escrevi demais e estou fazendo com que atrase o início da leitura de nosso periódico, mas quero deixar uma última mensagem: PARTICIPE!!!

Participe da forma que puder, mas participe, pois JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!

agenDa 2015EXPOJOVEM - 20 a 25 de abril - Itanhandu - MGEXPOSIÇÃO DE BARBACENA - 13 a 17 de maio - Barbacena - MGEXPOPATOS - 27 a 31de maio - Patos de Minas - MGMEGALEITE - 30 de junho a 4 de julho - Uberaba - MGEXPHOMIG - 7 a 12 de setembro - Barbacena - MGWORLD EXPO DAIRY - 29 de setembro a 3 de outubro - Madison - USAEXPOSIÇÃO NACIONAL - 20 a 24 de outubro - Castro - PRTHE ROYAL WITER FAIR - 5 a 15 de novembro - Toronto - Canadá

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO TRIÊNIO 2015/2017

Page 3: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

3

assembleia

Eleito os novos Conselhos Administrativo e Fiscal da ACgHMgA Associação dos Criadores de Gado

Holandês de Minas Gerais – ACGHMG realizou no dia 31 de março, na sua sede em Juiz de Fora – MG duas assembleias que trataram de assuntos relevantes para o destino da Associação Mineira: eleição e prestação de contas.

As assembleias contaram com impor-tante participação de associados que vie-ram de várias regiões mineiras.

O primeiro assunto a ser tratado foi a prestação de contas referentes ao ano de 2014, onde os associados presentes aprovaram por unanimidade as contas

apresentadas. Na sequência foi realizada a Assem-

bleia Geral Extraordinária, onde ocorreu a eleição dos Conselhos de Administração e Fiscal para o período de 1º de abril de 2015 até 31 de dezembro 2017.

Os novos membros são pequenos, médios e grandes criadores, conhecidos por muitos e referências na criação de gado Holandês no Estado.

Lembre-se que a união é fundamental para o crescimento de forma sustentável, organizada e fortalecida do gado Holan-dês de Minas Gerais.

NOVOS MEMBROS DOS CONSELHOS DA ACGHMG - TRIÊNIO 2015/2017 PRESENTES NA ELEIÇÃO: Marcus Vinicius Borges de Carvalho, Guilherme Alves de Mello Franco, Aniceto Manuel Aires, Lúcia Mara Yamaguti Kono, Mauro Antônio Costa de Araújo, Leonardo Moreira Costa de Souza, Makoto Edison Sekita, Marcelo Elias Rigueira e Armando Eduardo de Lima Menge

Associados definiram o rumo da ACGHMG no Triênio 2015/2017

Associados de várias regiões mineiras compareceram nas Assembleias realizadas em Juiz de Fora

Fotos acgHmg

ConselHo de administraçãoAniceto Manuel Aires,

Armando Eduardo de Lima Menge, Leonardo Moreira Costa de Souza,

Lucia Mara Yamaguti Kono, Makoto Edison Sekita,

Marcelo Elias Rigueira e Mauro Antônio Costa de Araújo

ConselHo fisCalMarcos Alves de Souza,

Marcus Vinicius Borges de Carvalho, Renato Jose Laguardia de Oliveira e

Guilherme Alves de Melo Franco - SUPLENTE

diretor eXeCutivoCleocy Fam de Mendonça Júnior

Respeitando as cláusulas do Novo Estatuto e contando com a participação de forma democrática de todos os associados, o Triênio 2015/2017

é formado pelos seguintes membros:

Page 4: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

4

um giro Do HolanDÊs De minas

paisagem Que eternizaO Médico Veterinário e Superintende Técnico Substituto, Dr. Silvano Carvalho Júnior, em visita a uma fazenda em Itamonte e região se deparou com uma paisagem única ao realizar o Roteiro Programado. Percorrendo a Serra da Mantiqueira não resistiu, deu uma paradinha rápida para apreciar e compartilhar conosco o belo visual. O outono chegou!

sempre presenteVocê conhece Guimarânia? A Associação dos Criadores de Gado Holandês de

Minas Gerais - ACGHMG conhece e visita uma propriedade na região. A cidade mineira fica no Alto do Paranaíba, próxima aos municípios de Patos de Minas, Coromandel e Patrocínio. Com o pé na estrada, o Médico Veterinário e Superintende Técnico Substituto, Dr. Silvano Carvalho Júnior realiza serviços que irão agregar informações importantes ao criador e sua equipe. É a Associação Mineira presente em várias regiões mineiras.

rumo a um novo ConCeitoA Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG,

representada pelo Superindentende Técnico Cleocy Jr. se reuniu com a Comissão Nacional das Raças Leiteiras, formada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. O encontro aconteceu mês passado em São Paulo e contou com importantes representantes das associações de raças leiteiras.

O objetivo foi discutir propostas de unificação e modernização do serviço de Controle Leiteiro no Brasil.

“Um grande passo para a pecuária de leite nacional, rumo a um novo conceito de Controle Leiteiro, como ferramenta de gestão e seleção do rebanho, priorizando e valorizando o trabalho dentro das fazendas, de forma sustentável e viável economicamente”, comenta Cleocy Jr.

outono chegou!

Momento de atenção: a equipe da Associação Mineira Classificando em Tipo

além das fronteiras de minasOs profissionais da Associação dos

Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG são referência no mer-cado nacional pelo seu profissionalismo, seriedade e conhecimento. Por isso, trans-cendem as fronteiras mineiras e auxiliam criadores em outros Estados. Mês pas-sado, o Diretor Executivo Cleocy Jr. e o Médico Veterinário Diego Santos visita-ram a Fazenda Figueiredo, na cidade de Cristalina, em Goiás.

etapa venCida!Fica aqui os parabéns de toda a

equipe da Associação Mineira e do Jornal Holandês ao Médico Veterinário Dr. Diego Santos que colou grau no mês passado. Desejamos um futuro promissor junto aos nossos criadores de gado Holandês. Mais uma etapa vencida... e vamos para os próximos desafios!

Diego Santos conferindo se não ficou nenhum animal para trásMomento de descontração: Reinaldo Figueiredo brinca, “e o Cleocy achava que era fácil puxar uma vaca sem ser cabrestiada”

Reinaldo Figueiredo com sua equipe recebe Cleocy Jr. e Diego Santos

Fotos arquivo acgHmg

Page 5: Jornal holandes abril 2015
Page 6: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

6

BC disponiBiliza dados de Crédito rural pela internetOs interessados podem ter acesso a um conjunto de informações do Crédito

Rural, inclusive do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Fami-liar - Pronaf do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA.

Entre os dados disponibilizados estão: a evolução do crédito especializado ao longo do tempo, em moeda constante, como os montantes financiados por fonte de recursos, por cultura ou por item financiado, por estado e município, bem como a área financiada, a produção esperada nos empreendimentos financiados e o montante de financiaentos por instituição financeira.

Os números são consolidados, a partir dos dados individuais das operações registrados no Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro - Sicor do Banco Central. “O objetivo da matriz de dados é propiciar maior transparência sobre o crédito rural, por meio da disponibilização de informações agregadas aos vários interessados, tais como pesquisadores, jornalistas, responsáveis pela política agrícola do País e outros agentes de governo”, destaca o chefe do Depar-tamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro (Derop) do Banco Central do Brasil, José Ângelo Mazzillo.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Cadastro amBiental rural deve ser feito até o dia 6 de maioTodos os imóveis rurais brasileiros devem realizar, até o próximo dia 6 de

maio, o Cadastro Ambiental Rural - CAR , instituído pelo Novo Código Florestal. A Lei Federal define a inclusão de propriedades em um registro público eletrô-nico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finali-dade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Dentre outras especificações previstas na Instrução Normativa, as inscri-ções no CAR devem conter informações acerca da identificação do proprietário ou possuidor e da planta georreferenciada do imóvel, contendo as áreas rema-

nescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente e, caso existente, a localização da Reserva Legal.

O Novo Código Florestal também trouxe importantes benefícios condiciona-dos à realização do Cadastro Ambiental Rural. Segundo Mário Thadeu de Bar-ros filho, do escritório Barros Filho e Almeida Prado Advogados, especializado em questões jurídicas de uso e ocupação da propriedade, o proprietário rural não poderá mais ser cobrado por multas que lhe foram aplicadas até dia 22 de julho de 2008 e nem poderá compensar sua Reserva Legal entre propriedades. Mas não estará impedido de obter créditos agrícolas, de contratar seguro e de deduzir áreas de APP e Reserva Legal do valor pago de Imposto sobre a Proprie-dade Territorial Rural.

Fonte: Portal da Faemg

Cursos onlineEm dois anos, Educação à Distância do SENAR - EaD SENAR comemora o

índice de 98% de satisfação. “Os alunos se envolvem com os conteúdos. Eles enxergam a possibilidade de aumentar sua capacidade técnica e, conseqüen-temente, levam desenvolvimento para o campo”, diz Solon Lucena Neto, coor-denador dos cursos online da EaD SENAR.

Uma curiosidade é que 53% dos alunos são mulheres. O curso mais procurado pelos produtores e familiares é o “Saúde Rural”, que

faz parte do Programa Qualidade de Vida. Em segundo lugar, o Programa de Inclusão Digital, que ensina a mexer os primeiros passos da Internet, a traba-lhar com no Excel, a navegar no Canal do Produtor e outros.

Além de produtores rurais e familiares, a EaD SENAR conta com um número significativo de alunos que trabalham com áreas relacionadas às atividades do campo, como turismo rural, criação de animais aquáticos, pecuária, flores-tamento e reflorestamento.

As inscrições estão abertas para os cursos online gratuitos da EaD SENAR, basta acessar www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar

notas

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil é também o estado que possui o melhor animal de 2014, além do maior número de criadores que conquistaram o título de Nomeadas e Supremas 2014.

A.M.A. Goldwyn Lydia-649-TE – EX 93 esse nome é para ficar na memória de todos os expositores, pois acaba de ser considerada a melhor vaca do Brasil, segundo a premiação Nomeadas e Supremas.

Do expositor e associado da Associa-ção dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerias – ACGHMG, Aniceto Manuel Aires é um nome presente na história da raça Holandesa no Estado, com a partici-pação em três anos consecutivos em expo-sições com importantes conquistas no cenário mineiro:

Exphomig 2013: Campeã 3 Anos sênior, Campeã Vaca Jovem e Reservada Grande Campeã; e Exphomig 2014: Cam-peã 4 Anos e Grande Campeã.

Segundo o Diretor Executivo da ACGHMG, Cleocy Jr. “esse animal é surpre-endente. É uma vaca fantástica! Uma das melhores vacas, se não for a melhor, em solo nacional”, comenta entusiasmado.

A 19ª edição é o resultado de todas as exposições ranqueadas pelas associações de gado Holandês do Brasil, no ano de 2014 e a avaliação é feita por uma comissão for-mada por jurados oficiais do colégio Brasi-leiro de Jurados. O resultado confirma a

excelência do trabalho realizado ano pas-sado nas exposições estaduais, interesta-duais e nacionais.

Este ano participou da cobiçada pre-miação criadores dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande

do Sul e São Paulo.Conheça os expositores mineiros que

também se destacaram nas Nomeadas e Supremas: Adahilton de Campos Bello, Almir Pinto Reis, Aniceto Manuel Aires, Armando Eduardo de Lima Menge, Felipe Eduardo Nézio Reis, Gilberto Carvalho Esteves, Gus-tavo Gomes Fernandes e outros, Lucia Mara Yamaguti Kono, Serra Branca Agropecuária, Márcio Maciel Leite, Mauro Antônio Costa de Araújo e Rui da Silva Pinto Júnior.

A premiação é uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa.

A Associação Mineira e o Jornal Holandês parabenizam todos os criadores que

participaram das exposições ano passado, engrandecendo as nossas pistas

com muita qualidade. Este ano, o expositor tem mais um grande atrativo

para participar das exposições:a ACGHMG lança o CIRCUITO

HOLANDÊS, que é uma excelente oportunidade para levar um carro zero km para sua casa. Aproveite para conquistar muitos prêmios e aumentar a visibilidade

de todo o seu plantel.

premiações

All Brasil Minas Gerais tem a melhor vaca Holandesa do Brasil

A.M.A. Goldwyn Lydia-649-TE – EX 93 é a melhor vaca do Brasil

raízes rurais

Page 7: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

7

Page 8: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

8

especial Águaágua o ano todo

Pequenas barragens e lagos transformam a vida de várias famíliasNo interior de Minas Gerais, em comu-

nidades onde faltava água, hoje os produ-tores criam peixes e irrigam hortas. Com a construção de barraginhas, pequenas bacias para captar enxurrada, a realidade de várias famílias se transformou.

Na comunidade Fazendinhas Pai José, no Município de Araçaí, região Central de Minas, as cisternas, ou cacim-bões, são a única fonte de abastecimento de água em muitas propriedades. Durante vários anos, os poços chegavam a secar nos períodos de estiagem, mas a construção das barraginhas alterou o cenário local.

O agricultor Dimas Marques Sobri-nho conta que sempre mediu o nível de sua cisterna. "A minha dava um metro e meio de água. Depois das barraginhas, passou a dar 11 metros. E não foi só a minha, foi de todo mundo que aumen-tou", diz, satisfeito.

As barraginhas retêm as enxurradas e fazem a água da chuva se infiltrar no solo. Assim, recarregam o lençol freático, que fica com o nível mais elevado. A tec-nologia social, além de aumentar a dis-ponibilidade de água na região, preserva o terreno, já que, ao conter as enxurra-das, evita erosão.

O e n g e n h e i r o - a g r ô n o m o d a

Embrapa Milho e Sorgo - MG Luciano Cordoval, coordenador do Projeto Barra-ginhas, explica que a tecnologia ajuda a aproveitar de forma eficiente as chuvas irregulares e intensas. E, com o aumento da disponibilidade de água nas proprie-dades, tornou-se possível construir e abastecer pequenos lagos lonados, os chamados lagos de múltiplo uso, que podem ser utilizados como criatórios de peixes, reservatórios para irrigação ou abastecimento.

Diferentemente das barraginhas, que fazem a infiltração da água no solo, os pequenos lagos são impermeabiliza-dos com o uso de uma lona de plástico, coberta por uma camada de terra. Abas-tecidos pelas águas que aumentam nas cisternas, ou cacimbões, os lagos tam-bém podem receber chuvas captadas nos telhados e direcionadas para os reservatórios.

Ao longo dos anos, os efeitos benéfi-cos das duas tecnologias foram percebi-dos em diversas comunidades. Os produ-tores participam do projeto, indicando os locais onde correm as enxurradas e aprendendo a construir as pequenas bacias de captação.

"No Cerrado, o objetivo principal é controlar a erosão causada pelas enxur-

radas. Como efeitos colaterais, temos o umedecimento das baixadas, que favo-rece as lavouras, e a revitalização dos cursos d'água a partir da recarga do len-çol freático. Já no Semiárido, o mais importante é colher a irregularidade da chuva, aproveitar os momentos de chuva intensa. Porque, se não for captada, a água vai embora. Como os solos são rasos, a umidade se espalha e favorece a agricultura", explica Cordoval.

Geraldo Saldanha, morador da comunidade Fazendinhas Pai José, per-cebeu melhorias na agricultura. "As enxurradas iam embora arrebentando tudo e ficava a terra seca. Aí vieram as barraginhas e mudou o sistema. As plan-tas sobressaem mais, conservam e estão produzindo mais. A terra ficou melhor. Eu recomendo fazer barraginha. Não ficar com economia em usar um pedaço do terreno, porque é lucro em outras coi-sas. Vai ter recompensa. A natureza vai mudar totalmente".

O uso complementar das barragi-nhas e dos lagos de múltiplo uso, consi-derados tecnologias sociais, tem tornado realidade o sonho de muitos produtores de criar peixes e poder pescar.

Para o produtor Geovano Vicente Morais, também morador da comuni-

dade Fazendinhas Pai José, o lago, além da realização de um sonho, é uma tera-pia. "Eu tinha vontade de comprar ter-reno em beira de rio, mas não tive condi-ção. Então, esse lago foi uma bênção pra mim," comemora.

Luciano Cordoval diz que a experiên-cia da integração entre barraginhas e lagos abastecidos por cisternas pode ser replicada em toda região de latossolo vermelho e amarelo, que é poroso e pre-domina no Brasil Central. O modelo pode ser adotado com um pequeno investi-mento. Os minilagos de 14 metros de diâmetro, por 1,2 metro de profundidade gastam quatro horas de máquina do tipo pá carregadeira e 30 metros de lona de oito metros de largura.

Mais de 150 mil barraginhas já foram instaladas e estão espalhadas no Distrito Federal e em 11 estados: Minas Gerais, Piauí, Ceará, Mato Grosso, Goiás, Tocan-tins, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia, Pará e São Paulo. Além disso, a divulgação da tecnologia já estimulou a implantação de outras milhares de pequenas barra-gens por todo o País. Mas, certamente, os principais resultados são as transforma-ções de paisagens e aumento da quali-dade de vida de milhares de pequenos produtores.

barueri viiiJosÉ arauJo

A barraginha é uma tecnologia simples que surgiu da observação de um barramento natural ocorrido após uma forte chuva no início da década de 1980

Page 9: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

9

Continuando o nosso especial sobre a água, a Fazenda São João – TrueType, associada da ACGHMG, com área de 1.170 ha, localizada no município de Inhaúma – MG é a maior produtora de leite de Minas Gerais e a terceira maior no Brasil. Em con-versa com o Jornal Holandês, são revela-das algumas ações que ajudam na preser-vação e utilização consciente da água. Mesmo vivenciando uma situação atípica, tendo os meses de fevereiro e março chu-vas que superaram o normal para o perí-odo, ela está atenta ao cenário.

O idealizador desse grande projeto foi Flávio Batista de Noronha Guarani, que sempre teve como objetivo criar uma fazenda modelo que permitisse interação no agronegócio, além de mostrar que com muito trabalho e respeito todos conse-guem construir e conquistar seus ideais. Conheça algumas ações desenvolvidas na fazenda:

manejo da irrigaçãoA fazenda instalou tensiômetros nas

áreas irrigadas e com isso monitora a necessidade de irrigação. Esse processo busca equilibrar a necessidade de econo-mizar água e energia elétrica e a necessi-dade de manter o solo em condições ade-quadas para as plantas.

preservação das reservase nasCentesTemos as áreas de reservas cercadas e

nas áreas mais próximas às nascentes estamos realizando o reflorestamento com árvores nativas.

medidas de CriseNeste ano estamos revendo a estraté-

gia de plantio da safrinha. Avaliamos a possibilidade de não plantar algumas áreas irrigadas para evitar a falta de água no pico da seca.

represaEstamos avaliando a possibilidade de

aumentar o tamanho de nossa barragem para aumentar o estoque de água para irrigação no período seco.

Sempre atenta ao cenário

Como tudo começou

A Fazenda São João – TrueType confirma que indepedente da estação é importante preservar

eventossimpÓsio | patroCÍnio - mgO I Simpósio Internacional de Longevidade de Vacas

ocorrerá no dia 27 de maio, no Núcleo de Práticas Jurídicas, Administrativas e Contábeis-UNICERP; em Patrocínio - MG.

Melhorar a produtividade durante o tempo de vida do rebanho é um passo importante! Reduzir as taxas de des-carte involuntário, aumentando assim o número médio de lactações, permite que o produtor amplie o volume de produção em sua fazenda. Desta forma, os produto-res podem melhorar a rentabilidade de suas propriedades por meio do bem-estar de seus animais. É preciso discutir este conceito para que a longevidade das vacas esteja cada vez mais presente no dia a dia das propriedades leiteiras.

Três especialistas internacionais estarão presentes no I Simpósio Internacio-nal de Longevidade de Vacas em Patrocínio. Fokko Stolma, especialista da uni-versidade holandesa Agriculture College, apresentará uma palestra sobre “Manejo e longevidade de vacas para incremento do lucro nas fazendas leitei-ras”. Em seguida, o especialista Israel Flamenbaum, consultor renomado, apre-sentará “O efeito benéfico do sistema de resfriamento na longevidade das vacas”. Além destes temas, “Práticas de controle de mastite para aumentar a longevi-dade da lactação no rebanho” serão ministradas por Joseph Hogan, presidente do Conselho Nacional de Mastite - NMC. Encerrando o ciclo de palestras no simpósio, Sidnei Nakashima, responsável pela introdução do sistema de orde-nha robotizada no mercado brasileiro, discutirá como esse sistema pode influen-ciar positivamente na saúde e longevidade dos rebanhos leiteiros.

O evento é organizado pela DeLaval, CRV Lagoa e Leite & Corte.Mais informações: www.delaval.com.br

Curso | igarapé - mgA Escola de Veterinária da UFMG promove o curso de Inseminação Artifi-

cial em Bovinos para estudantes, profissionais e produtores rurais. O evento será realizado na Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa no município de Igarapé - MG de segunda a sexta-feira. O horário do curso é das 08h às 16h, exceto na segunda-feira em que o início será às 10h.

A inscrição deve ser feita mediante o depósito de R$605,00. Nesse valor está incluída a alimentação, a hospedagem o os materiais didáticos e descartáveis. Os alunos devem levar um par de botas de borracha e seus objetos de uso pes-soal. Para a realização do curso, a turma tem de ter um mínimo de 8 e um máximo de 12 alunos. Caso algum participante não possa comparecer na data marcada, ele deverá comunicar à Fazenda com, pelo menos, 48 horas de antecedência. O curso contará com várias edições ao longo de 2015, confira abaixo as datas de realização: 27/04 a 01/05, 01/06 a 05/06, 29/06 a 03/07, 27/07 a 31/07, 24/08 a 28/08, 21/09 a 25/09, 19/10 a 23/10, 16/11 a 20/11 e 07/12 a 11/12.

Mais informações: [email protected] e pelo telefone (31) 3534-3708 (com Karol).

palestras | minas geraisA Cooperativa Agropecuária de Unaí - Capul promove até o dia 20 de abril

várias palestras mensais em 26 Comitês Educativos localizados em comuni-dades rurais próximas do município de Unaí - MG.Confira a programação de palestras:Brejinho: 10/4 (sexta-feira), às 18h. Local: Sede da AssociaçãoTema: Técnicas de aplicação de medicamentos em bovinos Papa Mel: 14/4 (terça-feira), às 10h. Local: Sede da AssociaçãoTema: Técnicas de aplicação de medicamentos em bovinos Galho: 15/4 (quarta-feira), às 12h. Local: Local: Sede da AssociaçãoTema: Técnicas de aplicação de medicamentos em bovinos Buritis: 17/4 (sexta-feira), às 9h. Local: Sede da Associação São VicenteTema: Nutrição AnimalTaboca: 20/4 (segunda-feira), às 19h. Local: Sede da AssociaçãoTema: Nutrição AnimalPico: 21/4 (terça-feira), às 19h. Local: Sede da AssociaçãoTema: Nutrição AnimalLarguinha: 22/4, às 12h. Local: Casa dos produtores Valter e SheilaTema: Técnicas de aplicação de medicamentos em bovinos/ Tuberculose e BruceloseLamarca: 23/4, às 12h. Local: Sede da AssociaçãoTema: Nutrição AnimalArinos: 24/4, às 10h. Local: Salão ParoquialTema: Nutrição Animal

Mais informações: (38) 2102-5100Fonte: Mariele Almeida, correspondente da Capul

A barraginha é uma tecnologia simples e surgiu da observação de um barramento natural ocorrido após uma forte chuva no início da década de 1980. “Foi num ano seco e não chovia há mais de dez meses no semi-árido norte-mineiro. Aí aconteceu um tem-poral rápido, caindo 40 mm de uma chuva intensa, correndo muita enxurrada. Depois, andando a cavalo por uma fazenda, um lugar chamou minha atenção. Esse ponto parecia um minioásis no formato de um lago. Estava verde, com uma relva densa. Nas outras áreas, a chuva não tinha sido suficiente para estimular a brotação das pastagens, estava tudo ainda aparente-mente desertificado”, conta o engenheiro--agrônomo Luciano Cordoval.

Cordoval observou o fenômeno e per-cebeu que a água da chuva, por estar sobre um terreno frágil, sujeito à erosão, abriu uma fissura, escavando e carre-ando terra, que se depositou mais abaixo, formando um barramento natural. “Essa lama depositada foi suficiente para parar a enxurrada, encheu uma bacia rasa. E creio que se infiltrou logo, e as sementes misturadas na lama germinaram, for-

mando esse tapete verde, com o formato do lago criado.”

Durante a observação, Cordoval se lembrou de experiências que havia conhecido em Israel. “Em 1976, durante um curso, eu fazia uma viagem e, numa parada, vimos pontos verdes ao longe no deserto do Neguev. O guia explicou que nos pequenos vales, grotas suaves, eles fazem barramentos e deixam à espera de chuvas. Vindo as chuvas, os pequenos açudes enchem parcialmente e, assim que a água infiltra, forma-se uma lama. Ali , plantam mudas de eucaliptos, fazendo covas nesses barramentos ume-decidos. À medida que o local vai secando, as raízes vão se aprofundando atrás da umidade e resistem até o próximo evento de chuvas”.

Cordoval conta que decidiu aproveitar as duas experiências como inspiração para a criação da tecnologia. “A partir daí, comecei a rascunhar desenhos. Começa-vam ali as barraginhas,” lembra.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo Mais informações:

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Divulgação FazenDa são João – truetype

Page 10: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

10

Sabe como você poderá levar um carro zero km para casa?

O CIRCUITO HOLANDÊS DE EXPOSIÇÕES OFICIAIS criado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG reúne as principais exposi-ções homologadas da raça Holandesa em Minas Gerais. O objetivo é fortalecer esses eventos, agregando um número maior de expositores, convidados e parceiros.

O CIRCUITO é formado pelas seguintes exposições: Exposição Nacional de Gado Holandês Jovem - Expojovem, Exposição Interestadual da Raça Holandesa - Megaleite e Exposição Estadual de Gado Holandês de Minas Gerais - Exphomig.

Participe do CIRCUITO HOLANDÊS e no dia 12 de setembro, durante a Exphomig, será revelado o grande ganhador do carro.

A partir deste ano, a Associação Mineira criou uma comissão de eventos.

Em breve mais novidades sobre o CIRCUITO que pro-mete genética de ponta nas pistas mineiras e muitas comemorações.

Conheça um pouco mais sobre as exposições que fazem parte do CIRCUITO e comece desde já a se progra-mar para participar desse grande evento.

O regulamento está disponível no site da ACGHMG.Mais informações: www.gadoholandes.com

eventos

ACgHMg traz inovaçõesParticipantes do CIRCUITO HOLANDES poderão levar um carro 0 km pra casa

EXPOSIÇÕES OFICIAISPROMOVIDAS PELA ACGHMG

A primeira grande oportunidade do expositor rumo ao carro zero km começa na 8a Exposição Nacional de Gado Holandês Jovem – Expojovem que será realizada no período de 20 a 25 de abril, na cidade mineira de Ita-nhandu. Famosa nacionalmente pela qualidade dos seus animais jovens atraindo criadores de todo o Brasil. Uma das particularidades desse evento são os julga-

mentos separados do HVB e HPB. A Expojovem contará com o renomado jurado de pista Brian Carscaden, que esteve no Brasil participando da Exphomig 2011. Nesta edição, além da tradicional exposição estão sendo pro-gramadas várias palestras que irão agregar muita informação a todos os presentes. O ciclo de palestras acontecerá no dia 23 de abril.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais estará presente apoiando mais um evento da raça Holandesa. Organize-se para levar o seu animal ou mesmo prestigiar o ciclo de palestras e a exposição. Os melhores animais jovens estarão presentes nessa grande exposição. Aproveite para conhecer o futuro do gado Holandês.

primeira grande oportunidade

Fotos luiza cristina

ACgHMg traz inovaçõesParticipantes do CIRCUITO HOLANDES poderão levar um carro 0 km pra casa Foto ilustrativa

Page 11: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

11

Mais informações: (32) 4009-4300 ou pelo e-mail [email protected]

2014

E a segunda exposição do CIRCUITO HOLANDÊS é a 5ª Exposição Interesta-dual da Raça Holandesa que acontecerá no período de 30 de junho a 4 de julho durante a 12ª Megaleite, no Parque Fernando Costa, em Uberaba – MG.

A Megaleite é um nome conhecido no agronegócio sendo referência no cenário nacional. A cada ano, ela supera o número de visitantes e a presença de criadores de diversas raças de leite. O evento conta com diversificada progra-mação entre elas fóruns de debates, venda de animais, diversas ações são rea-lizadas para movimentar e garantir bons resultados à todos os presentes.

A exposição de gado Holandês reúne todos os anos criadores de diversas partes do Brasil que vem ao encontro de inovações e muita qualidade.

A 5ª Exposição Interestadual da Raça Holandesa é uma realização da Asso-ciação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG.

Participe dessa exposição, acumule pontos e chegue mais próximo de con-quistar o grande prêmio: um carro zero km.

A 24ª Exposição Estadual de Gado Holandês de Minas Gerais - Exphomig é grande em todos os aspec-tos. Maior e mais importante exposição de gado Holandês de Minas Gerais. Está entre as três maiores exposições da raça no Brasil, possui grande participa-ção de criadores e parceiros e ampla visibilidade nos diversos meios de comunicação. A exposição aconte-cerá no período de 7 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena – MG. Junto com a exposição acontece a premiação Melho-res de Minas, uma homenagem aos criadores que se destacaram pelo trabalho realizado em suas proprie-dades durante o ano anterior.

Encerra-se o CIRCUITO HOLANDÊS 2015 conhe-cendo o criador que acreditou, participou e trouxe qualidade para as pistas mineiras.

A Exphomig é uma realização da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG, em parceria com a Prefeitura de Barbacena e com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Bar-bacena e do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barbacena – Nughobar.

segundo encontro da raça Holandesa no estado

Fechando com chave de ouro o circuito HolanDÊs 2015Fotos Wagner correa

Fotos arquivo acgHmg

Page 12: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

12

roteiro programado 2015

aBril: EXTREMO SUL DE MINAS (Pouso Alegre, Itajuba, Poços de Caldas, etc.)

maio: CENTRO SUL e SUDOESTE MINEIRO (Lavras, Varginha, Guaxupé, Carmo do Rio Claro, Passos, etc.)

junHo: ZONA DA MATA (Juiz de Fora, Leopoldina, etc.) VERTENTES (Barbacena, São João del Rei, etc.) CENTRO-OESTE (Belo Horizonte, Sete Lagoas, Bom Despacho, Divinópolis, etc.)

julHo: TRIÂNGULO MINEIRO (Uberaba, Uberlândia, Tupaciguara, etc.) ALTO PARANAÍBA (Patos de Minas, Patrocínio, Coromandel, etc.) NOROESTE DE MINAS (Paracatu, Unaí, etc.)

agosto: SUL DE MINAS (Cruzilia, Caxambu, Itanhandu, Três Corações, etc.)

setemBro: ZONA DA MATA (Juiz de Fora, Leopoldina, etc.) RIO DE JANEIRO (todo o Estado)

outuBro: EXTREMO SUL DE MINAS (Pouso Alegre, Itajuba, Poços de Caldas, etc.)

novemBro: CENTRO SUL e SUDOESTE MINEIRO (Lavras, Varginha, Guaxupé, Carmo do Rio Claro, Passos, etc.)

dezemBro: REUNIÕES DE FECHAMENTO E BALANCETES

visitas

Informações em suas mãosO Roteiro Programado fornece dados que auxiliam no gerenciamento

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG presta importantes serviços que auxiliam o criador e toda a sua equipe a gerenciar melhor sua fazenda. Os serviços são reali-zados por profissionais qualificados e os dados são analisados por laboratórios credenciados. Os resultados são digitali-zados e cadastrados no sistema da Asso-ciação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, podendo o criador a qualquer momento acessar e comparar os dados. Uma forma fácil e rápida de ter

todas as informações de seus animais em suas mãos e a qualquer momento.

Fique atento, pois neste mês a equipe da Associação Mineira percorrerá o extremo Sul de Minas Gerais, passando pelas cidades de Pouso Alegre, Itajubá, Poços de Caldas, entre outras.

No mês de maio será a vez das regiões Centro-Sul e Sudoeste do Estado, que abrangem as cidades de Lavras, Vargi-nha, Guaxupé, Carmo do Rio Claro, Pas-sos, entre outras.

Mais informações: 32 4009 4300

nova diretoria iFoi eleito, mês passado, o novo Conselho de Administração da CALU que

permanecerá à frente da gestão da Cooperativa, pelos próximos quatros anos. O presidente, Cenyldes Moura Vieira, e o vice-presidente, Hamilton Wagner de Moraes, foram reeleitos e prometeram dar andamento ao trabalho que já vinham desempenhando ao longo dos últimos quatro anos na Cooperativa, principalmente com o foco na conclusão das obras da nova indústria e ampliação do mercado, mantendo a valorização do cooperado. O novo Conse-lho Fiscal também foi eleito, para o mandato de um ano.

MEMBROS DO NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CALU (GESTÃO 2015/2019): Presidente: Cenyldes Moura Vieira; Vice-Presidente: Hamilton Wagner de

Moraes; Conselheiro Vogal Efetivo: Hugney Ferreira de Miranda;Conselheiro Vogal Efetivo: Romes Gouvêa Bastos; Conselheiro Vogal Efetivo: Fabiana Pereira Mendonça; Conselheiro Vogal Efetivo: José Pedro Ferreira Filho; Con-selheiro Vogal Efetivo: José Antônio Ribeiro Muniz; Conselheiro Vogal Suplente: Elson Alves de Rezende– Conselheiro Vogal Suplente: Erondes Mar-tins de Paula; Conselheiro Vogal Suplente: José Eustáquio Ribeiro

Membros do novo Conselho Fiscal (gestão 2015/2016): Conselheiro Fiscal Efetivo: Osmar de Oliveira Tosta; Conselheiro Fiscal Efetivo: Divino Martins Ferreira; Conselheiro Fiscal Efetivo: Mario Segate Neto; Conselheiro Fiscal Suplente: Valdiomar José de Carvalho; Conselheiro Fiscal Suplente: René Silva de Oliveira; Conselheiro Fiscal Suplente: Edésio Fernandes de Jesus.

Fonte: Assessoria de Comunicação CALU.

nova diretoria iiEm Assembleia Geral Ordinária a Cooperativa Central dos Produtores

Rurais de Minas Gerais - CCPR elegeu os conselheiros fiscais para o mandato 2015/2016. Confira a nova composição:

CONSELHO FISCAL CCPREfetivos: Cooperativa Regional de Produtores Rurais de Sete Lagoas (Coo-

persete) - Marcelo Candiotto Moreira de Carvalho; Cooperativa Agropecuária, Industrial e de Consumo de Paraopeba (Coapa) - Juber Corrêa de Figueiredo; Cooperativa dos Produtores Rurais de Alvinópolis (Coopral) - Ledes Cota.

Suplentes: Cooperativa Agropecuária de Betim (CAPBL) - José Aramuni Sobrinho; Cooperativa Agropecuária Vale do Santo Antônio (Capsal) - José Eduardo Peixoto de Magalhães e Cooperativa Agropecuária de Cordisburgo (Coacor) - Mauricio Eduardo Barboza.

notas

arquivo pessoal

Dr.Silvano Carvalho realizando o Roteiro Programado pela represa de Camargos, atravessando as cidades mineiras de Carrancas a Madre de Deus de Minas

Page 13: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

13

equipe Da acgHmg

ADRIANO APARECIDO

DA SILVA técnico de

controle leiteiro

ADÍLIO ROSÁRIO DE

OLIVEIRAtécnico de

controle leiteiro

DIEGO SANTOScoordenador geral serviço controle leiteiro

VANDER AFONSO DE OLIVEIRA supervisor de controle leiteiro

PHILLIPPE DOMINGOS MONTEIROinspetor técnico de registro

JOSIMAR DE PAULAtécnico de controle leiteiro

VALQUÍRIA SANT'ANA OLIVEIRAchefe de processamento srg

JESSICA NOBRE - assistente administrativo

ÁLVARO GOMES gerente administratico e Financeiro

MICHELLE MENDESchefe de processamento scl

RODOLFO TOSTES LEMOS - assistente operacional srg

MÁRCIA LOURES - gerente de cobrança

DAMIÃO ARRIGHI CONDÉ - supervisor de controle leiteiro

HELENICE GERMANO assistente operacional srg

DAYSE HELENA MARQUINIS auxiliar operacional

Foto

s W

agne

r co

rrea

MAYCON CÉSAR DE OLIVEIRAtécnico de controle leiteiro

CLEOCY JR.Diretor executivo

SILVANO CARVALHOJÚNIORsuperintendentetécnico substituto

O Jornal Holandês traz nesta edição a trajetória de mais um importante profis-sional da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG. O Inspetor Técnico de Regis-tro, Dr. Phillippe Domingos Monteiro fala sobre suas expectativas e desafios do dia a dia e comprova a paixão que possui pelo seu trabalho.

Tudo começou como estagiário na Associação Mineira e a sua paixão era tão grande que o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC foi “A nova metodologia de Classificação Linear Brasileira”. Após formar-se em Medicina Veterinária, trabalhou em algumas importantes fazendas associadas da ACGHMG, nesse meio tempo auxiliou em exposições e foi convidado a fazer parte da equipe da Associação Mineira como Supervisor de Operações de campo do serviço de Controle Leiteiro.

“O trabalho de Inspetor Técnico de Registro é importante, principalmente por gerar valor econômico para o asso-ciado e contribuir para o melhoramento genético”, comenta Dr. Phillippe.

Atualmente o seu trabalho está rela-cionado ao serviço de Registro Genealó-

gico, com atendimento às propriedades dos associados e de novos criadores e participa também de congressos, exposi-ções, workshops, além de cursos relacio-nados a melhoramento genético.

desafiosCertamente o maior desafio é a

dimensão geográfica do nosso Estado, além dos deslocamentos que sempre se fazem necessários para outras unidades da federação. Contudo, não deixo de

cumprir toda a minha agenda. Não pode-ria deixar de relatar também os riscos eminentes de acidentes nas estradas.

Outro desafio constante é o fator dis-tância, principalmente da família e namorada. Não passar datas importan-tes próximo a eles tornou-se quase uma rot ina. Por outro lado, cr ia-se um segundo elo familiar com criadores, gerentes e funcionários das fazendas atendidas. Outro problema grande que enfrento é com relação a precariedade da telefonia móvel e acesso a internet no Estado, dificultando a comunicação com os associados.

imprevistosEm 2013, iria ter uma reunião geren-

cial e posteriormente uma confraterniza-ção de final de ano. Houve a chegada de todos os técnicos de controle de produção e, como sempre, todos se hospedam no apartamento da ACGHMG. No dia da reunião, por um descuido, saíram e tran-caram-me juntamente com mais três técnicos sendo que a minha chave havia ficado na associação. Desta forma, a reunião foi atrasada por cerca de 2 horas devido a este imprevisto.

mensagem aos CriadoresSabedores das dificuldades hoje

impostas a todos os pecuaristas, tanto na manutenção como no melhoramento de seus rebanhos e/ou em toda a atividade rural, devemos sempre acreditar nesta atividade, pois ela é de suma importân-cia para a balança comercial do País. Acreditar sempre na superação das difi-culdades e na busca sistemática de suporte tecnico para o aprimoramento das atividades, nos leva sempre a estar-mos mais disponíveis e comprometidos num mesmo ideal.

Confiabilidade, excelência, moderni-dade e comprometimento são os valores primordiais para o sucesso e fortaleci-mento da raça.

agradeCimentos“Devo o meu amadurecimento profis-

sional a todos que de alguma forma não mediram esforços, dividindo comigo os seus conhecimentos, e com isso, não poderia deixar de agradecer Cleocy Jr, Silvano Carvalho, Francisco Otaviano, o Chicão, e também a receptividade que tive por parte de todos os associados que visitei”, comenta Dr. Phillippe.

Superando desafios“Confiabilidade, excelência, modernidade e comprometimento são os

valores primordiais para o sucesso e fortalecimento da raça”Fotos Wagner correa

Page 14: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

14

Holandês é TOP no BrasilPesquisa confirma a predominância do gado Holandês na produção de leite e

revela forte tendência dos produtores a continuarem expandindo a sua produção de leite

pesquisa

Apesar das oscilações na economia nacional, muitos consideram o leite como um bom negócio, prova disso é o forte crescimento dos 100 maiores produtores de leite nos últimos 2 anos. Só em 2014, o avanço foi de 9,4%. Em 2013, já havia sido de 9,7%. Com esse desempenho, a média de produção em 2014, por produtor, foi de 15.161 litros diários.

Destaque para a associada da Asso-ciação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG, Sekita Agro-negócios que continua com grande expansão. A fazenda participou pela pri-meira vez do Top 100 na edição de 2011, com 9.150 kg/dia. No levantamento atual, apresenta produção de 30.981 kg/dia, um crescimento de 239% em 4 anos. Na com-paração com o Top 100 2014, a Sekita Agronegócios teve crescimento de 25%. E esteve também entre os produtores que mais cresceram, com aumento médio na produção de 6.187,5 kg/dia.

“Além das vantagens da escala na compra de insumos, contratação de fun-cionários mais qualificados (e capaci-dade de qualificá-los), os maiores produ-tores possuem uma vantagem impor-tante: recebem bônus significativos por volume entregue, tornando o negócio

muito mais atrativo”, explica Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do MilkPoint e do levantamento Top 100 MilkPoint.

Os dados apresentam uma forte ten-dência dos produtores a continuarem expandindo a produção de leite. Apenas 17% dos Top 100 não pretendem aumen-tar a produção. Além disso, 10% dos pro-dutores disseram ter interesse em obter crescimento de mais de 50% na produção nos próximos 2 anos. Outros 42% afirma-ram ter intenção de expandir a produção em até 20% e os 31% restantes pretendem ter crescimento de 20 a 50% no volume produzido nos próximos dois anos.

O Top 100 é realizado anualmente, há 15 anos. O objetivo é não só identificar os 100 maiores produtores de leite do país a partir da quantidade de leite efetivamente comercializada, mas também onde estas propriedades estão localizadas, qual o sistema de produção que utilizam e como percebem a atividade.

“Este levantamento nos permite ter uma visão sobre como é realizada a pro-dução pelos maiores produtores de leite do Brasil, representando de certa forma um radar voltado para o futuro, já que a tendência é o aumento dos módulos de

produção. É um olhar para o topo da pirâ-mide de produção leiteira”, afirma Mar-celo.

Entre outras conclusões do trabalho, está o fato de que Minas Gerais continua sendo o estado com maior número de fazendas presentes no levantamento, com 44 propriedades. Em seguida, vem nova-mente o Paraná, com 18 fazendas; Goiás e São Paulo possuem 10 propriedades cada. O estado paulista destaca-se por apresen-tar as 3 maiores fazendas leiteiras do Bra-sil, todas produtoras de leite “tipo A” com marca própria.

A maior fazenda produtora de leite do Brasil em 2014 foi a Fazenda Colorado, de Lair Antônio de Souza e filhos, que teve crescimento de 17,4% na produção no ano, com média de produção diária de 62.851 litros/dia. A raça Holandesa per-manece como a mais utilizada nas pro-priedades, estando presente em 70 fazen-das, mesma quantidade do levantamento anterior. A raça Girolando e outros mesti-ços com grau

variado de sangue aumentou sua presença de 39 para 44 propriedades no Top 100. Dentre os 100 maiores produtores de leite, 29 utilizam mais de uma raça na propriedade.

produção por Cidade das fazendas top 100 2015O sistema de produção mais utili-

zado pelos Top 100 foi o de confina-mento das vacas, presente em 61 pro-priedades. A cada ano, cresce a preva-lência do confinamento total entre os 100 maiores, em comparação a siste-mas com maior utilização de pastejo. “O confinamento total é mais escalável do que o pastejo, embora seja possível ter grandes produções em sistemas a pasto”, diz Marcelo.

Apesar do forte crescimento dos 100 maiores do leite, este grupo representa ainda menos de 2% do leite brasileiro, indicando que, em sua maioria, a ativi-dade é operada por pequenos produtores de leite.

Todos os dados da pesquisa são de inteira responsabilidade da MilkPoint.

A ACGHMG parabeniza à todos os participantes que independente da

classificação ou raça contribuíram com importantes informações para o

agronegócio nacional e crescimento de um bem comum: a produção de leite.

Bons exemplos geram boas ideias! Fonte: MilkPoint.

A associada Sekita Agronegócios está entre as primeiras no TOP 100

Divulgação sekita agronegócios

Page 15: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

15

Apesar do forte crescimento dos 100 maiores do leite, este grupo

representa ainda menos de 2% do leite brasileiro, indicando que, em sua maioria,

a atividade é operada por pequenos produtores de leite.

39% dos produtores avaliaram a rentabilidade como “Acima da média”,

enquanto 47% dos produtores consideraram a rentabilidade “Na média”

e, por último, “Pior do que a média”, citado por apenas 14% dos produtores.

Novamente a raça Holandesa, presente em 70 propriedades, foi a predominante nas

fazendas do Top 100. Tal quantidade foi igual à apresentada no

levantamento anterior.

os 10 maiores produtores de leite segundo o top 100

1 Lair Antônio de Souza e filhos 22.940.766 62.851 Araras - SP

2 Espólio de Orostrato Olavo Silva Barbosa 19.045.397 52.179 Tapiratiba - SP

3 Agrindus 18.720.120 51.288 Descalvado - SP

4 Huguette Emilienne F. C. de N. Guarani 12.209.450 33.451 Inhaúma - MG

5 CIALNECompanhia de Alimentos do Nordeste 11.511.020 31.537 Fortaleza - CE

6 Sekita Agronegócios 11.307.979 30.981 Rio Paranaíba - MG

7 Antônio Carlos Pereira e Filhos 11.127.000 30.485 Carmo do Rio Claro - MG

8 Esperança Agropecuária Indústria Ltda 11.006.427 30.155 Madalena / Russas - CE

9 Luiz Prata Girão 10.701.800 29.320 Limoeiro do Norte - CE

10 Agropecuária Palma Ltda 10.176.000 27.879 Luziânia – GO

Além dos citados acima participaram também os criadores mineiros Caroline Seibt e Outros – Condomínio Fazenda Gaucha, Grupo Cabo Verde, Antônio Alves Capanema / Organiza-ções Francap S.A., Heleno Henrique Silva, Alberto Cunha Mendes, Ronaldo Valadares Gon-tijo, José Pacheco de Araújo e Família, José Henrique Pereira, Erasmo Carlos Rabelo, Manoel Ferreira Godinho e Outros, Paulo Rodrigues Nunes, Agropecuária Rex Ltda, Ivanir Rodrigues Ferreira, José Roberto Martins, Antônio José Freire, José Francelino Dias, Amauri Pinto Costa, Agropecuária Córregos, Sérgio Paim Beraldo e Outros, Geraldo Moreira Melo, Fazenda Cascavel, Ciro Villela da Siqueira e Filhos, Márcio Alves da Silva, Odair Antônio Cenci, Joêider Pacífico Cordeiro de Campos, Leonardo de Almeida Braga, Fernando Peres Nunes, Francisco Marins Palacio, José Carlos Chaves Cunha/Patrícia Franco Cunha/ Jua-rez Junqueira Franco Neto, Fazenda Catete, Wladimir Antônio Puggina, Moizes e Luciano Lemos, Diogo Silvério Pires Xavier, Eire Ênio de Freitas, João Hilarino de Castro, Agropecuá-ria 2N Ltda, Olavo de Carvalho Júnior, Juca Romano & Filhos, Itamar Dutra Pereira de Resende, Antônio Teixeira de Araujo,Tropical Genética e Comércio de Embriões Ltda, Fazenda Jeriba - Fabrício e Mônica Vilela, Walter Barrancos, Pedro Firmino de Souza e Filhos, Adênio Siqueira Danziger, José Haroldo Vilela Junior, Mauro e Maurilio de Souza Siqueira, Geraldo Viotto, Armando Eduardo de Lima Menge, Osanan Pereira Caixeta, Nelson Fonseca Pereira e João Cézar Gatti.

NOME DO PROPRIETÁRIO PRODUÇÃO TOTAL COMERCIALIZADA EM 2014 (EM KG)

PRODUÇÃO MÉDIA DIÁRIA (EM KG)

CIDADE - UF notasinauguraçãoInaugurado, mês passado, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de

Queiroz” (USP/ESALQ) a unidade experimental de confinamento de bovi-nos leiteiros “Professor Vidal Pedroso de Faria” e a revitalização do centro de treinamento de recursos humanos do Departamento de Zootecnia.

Segundo o diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio, a nova insta-lação experimental está entre as maiores da América do Sul. “O local é desenhado para 60 animais adultos, com livre estabulação e acesso a cochos para consumo de alimentos e bebedouros com dispositivo de reco-nhecimento individual, que permitem acompanhamento do comporta-mento de ingestão do animal em tempo real”, explicou.

Vidal Pedroso de Faria agradeceu, feliz pela homenagem. “Fiquei muito emocionado com o fato de ter meu nome inserido aqui na Escola, onde eu comecei a trabalhar e passei minha vida toda. Nessas terras onde fizeram o estábulo é onde eu trabalhava todo dia, então pra mim foi uma satisfação muito grande e estou extremamente feliz”, contou. O professor ressaltou, também, os benefícios da nova unidade experimental. “Acho que vai abrir uma perspectiva muito grande em trabalhos de pesquisa, no Brasil. É uma unidade que tem nível internacional e possibilita trabalhos mais sofistica-dos que não tínhamos condição de fazer anteriormente. Por isso, é uma evolução fantástica que vai trazer benefícios muito grandes para o país, para o Estado de São Paulo e, logicamente, para os produtores de leite no geral”, concluiu.

Segundo o chefe do Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia, no período de 2012 a 2014, Flávio Augusto Por-tela Santos, que acompanhou o desenvolvimento do projeto, comentou: “usamos essa instalação para treinamento dos nossos alunos de graduação e pós-graduação, produção de pesquisa e também difusão de tecnologia de extensão, além de formar como técnicos os produtores que vem para a ESALQ conhecer nosso sistema de confinamento e produção em pastagem”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ESALQ.

aBs tem novo Catálogo leite europeu 2015 Já está disponível o novo Catálogo Leite

Europeu 2015 da ABS Pecplan. A seleção apre-sentada conta com mais de 100 touros prova-dos e genômicos das raças Holandês e Jersey.

“Temos certeza que estamos apresen-tando a melhor e mais acertada bateria do mercado, possibilitando o avanço genético de qualquer rebanho e garantindo mais efi-ciência e lucratividade em diversos sistemas de produção”, afirma o gerente de Produto Leite Europeu da ABS, Mar-cello Mamedes.

Na bateria, entre os animais provados da raça Holandesa, o gerente destaca as presenças de DORCY, GILLESPY, GERARD, AFTERSHOCK, BUX-TON e DOMINIC. “Falando em genômicos, apresentamos a grande sensação do momento SILVER com opção de sêmen sexado e convencional, além de MONTEREY e COMMANDER”, comenta.

Diante as mudanças na base genética americana e nas fórmulas de índices como TPI e NM$ que aconteceram no sumário de dezembro de 2014, a equipe ABS foi ainda mais criteriosa na formatação da bateria 2015. “São várias alterações que foram feitas para ajustar os índices para atender as necessidades dos produtores de leite dos Estados Unidos. Mas, nem sempre, esses resultados refletem as necessidades de outros países. Podemos obser-var isso na atual lista dos TOP 100 TPI com vários touros que não são as melhores opções para grande parte dos rebanhos brasileiros. Por isso, tive-mos o cuidado de analisar e escolher os que se encaixavam melhor a nossa realidade, com muito equilíbrio”, justifica.

Mais informações: Em todas as regionais da ABS Pecplan ou os interessados também podem fazer o download (em pdf) no site:

www.abspecplan.com.br/leiteeuropeu.

Page 16: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

16

notasCrv lagoa lança Catálogo leite europeu 2015A CRV Lagoa lança o Catálogo Leite Euro-

peu 2015, contendo 45 novos reprodutores, grande seleção dos segmentos Raças Puras, Produção Tropical e Corporativa, dos par-ceiros nacionais e internacionais, e, ainda, com grandes novidades nas áreas de ser-viços, produtos e tecnologias.

“Nesta linha, inovamos mais uma vez e lançamos uma estratégia inédita para o segmento leiteiro, onde as atividades nas fazendas são analisadas como uma empresa, de forma cada vez mais profissional. Esta estratégia está focada nos três principais sistemas de produção predominan-tes no país: Raças Puras, Produção Tropical e Produção Corporativa”, explica o gerente do departamento Leite da CRV Lagoa Wiliam Tabchoury.

Outros diferenciais da CRV Lagoa são os dois índices genéticos inéditos chamados “Vida mais Eficiente” e “Vida mais Saudável”. Com eles, é possível selecionar touros que irão gerar filhas mais eficientes, do ponto de vista de produção de leite, conversão alimentar e sanidade, melhorando a utilização dos recursos naturais e a rentabilidade.

“Tudo isso é feito para contribuir com o aumento do resultado técnico e econômico da propriedade leiteira, através do melhoramento do seu rebanho, pois, afinal de contas, trabalhamos para aumentar a rentabilidade e a pereni-dade de sua fazenda”, completa o gerente.

Mais informações: O Catálogo está disponível no site www.crvlagoa.com.br e também através dos aplicativos para

dispositivos Apple e Android.

Cri apresenta novo site A CRI Genética apresentou a seus clientes, profissionais e representantes o

novo layout multiplataforma da sua página na internet. Além do novo layout, o site está com uma área de conteúdo técnico, um espaço exclusivo e direcio-nado para apresentar material específico, seja de leite ou corte. Dessa forma, os textos disponibilizados nessa aba desempenham o papel de prestar consulto-ria com temas de caráter técnico, disponibilizados frequentemente.

O site passou a contar, no que diz respeito à comunicação interna, com uma Central de Relacionamento Interativo com acesso exclusivo para representan-tes, equipe e proprietários de touros. De acordo com a coordenadora, na central de relacionamento os representantes vão ter acesso a diversas informações de caráter administrativo e de campanhas de endomarketing, o que lhes facilitará o trabalho, garantirá mais agilidade, conectividade e interatividade.

Além do conteúdo técnico e da central, a página da CRI apresenta informa-ções sobre a empresa, produtos, serviços, animais de destaque na pecuária de corte e de leite e informações sobre os seus representantes. Os visitantes tam-bém podem cadastrar e-mail na página para receberem as últimas notícias, não só da empresa, mas do setor como um todo.

Visite a nova página: www.crigenetica.com.br

Hospedagem para tourosUm dos serviços do segmento pecuário que mais crescem na atualidade é

a hospedagem de touros. Pioneira no Brasil em oferecer o hotel de touros, a Central Bela Vista, parceira independente e confiável localizada em Pardinho - SP, conta com vantagens exclusivas que garantem a qualidade da hospeda-gem e o cuidado com o animal.

Com foco total nos reprodutores, a alimentação é controlada para manter a con-dição corporal ideal. Toda a dieta é balanceada e os touros são alimentados de acordo com suas necessidades – em crescimento, em ganho de peso ou em manutenção.

Os cuidados sanitários são rigorosamente monitorados, com vacinas e especificações de higiene, em padrões que vão além dos exigidos pelo Minis-tério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Os touros adquirem excelentes condições de produção do material gené-tico, já que a Central fica em local privilegiado, o que garante o clima ameno e o isolamento sanitário ideal. Os 380 piquetes são individuais e sombreados e o laboratório é modernizado e conta com equipamentos para industrialização e congelamento de sêmen.

Mais informações: www.centralbelavista.com.br.

emater-mg tem nova diretoriaA Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas

Gerais - Emater-MG tem nova diretoria nomeada pelo governador Fernando Pimentel. O Presidente é Amarildo José Brumano Kalil, que ocupava desde 2006 a Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais -Seapa-MG, onde atuou ainda como coordenador do Projeto IrrigaMinas e na elaboração da metodologia de Zoneamento Ambiental e Produtivo - ZAP. O novo presidente da Emater-MG também foi professor de Hidráulica Agrícola e Irrigação e Dre-nagem na Fundação Fead Minas, em Belo Horizonte.

Graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Amarildo Kalil tem 52 anos e é natural de São Miguel do Anta, na Zona da Mata. Iniciou sua carreira na Emater-MG como técnico do Escritório Local de Bom Jesus do Galho, no Leste de Minas. Em seguida, atuou como gerente de Unidade Básica da empresa em Mutum, e gerente regional em Ipatinga e Ponte Nova. Ainda na Emater-MG, assumiu o cargo de coordenador técnico estadual, tendo coordenado o Programa Esta-dual de Convivência com o Semiárido, além de participar da equipe do Escritó-rio de Gerenciamento de Projetos da empresa.

O novo Diretor Técnico é João Silveira D´Angelis Filho, engenheiro agrô-nomo formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Gestão em Desenvolvimento Rural e Agricultura Sustentável pela Universidade Cató-lica de Temuco, no Chile.

Na Diretoria de Promoção e Articulação Institucional, assume Fabiano Magella Lucas de Carvalho. Advogado com especialização em Direito Público. Exerceu importantes importantes cargos políticos, além de presidir a Associa-ção Microrregional dos Municípios do Alto Paranaíba – Amapar e entre maio de 2013 e abril de 2014, Fabiano Lucas exerceu o cargo de Assessor Especial no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG

Amarildo José Brumano Kalil é o novo presidente

da Empresa de Assistência Técnica e

Extensão Rural do Estado de Minas Gerais

- Emater-MG

alexanDre soares/emater-mg

Divulgação central bela vista

Page 17: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

MÉDIA DE REBANHOS REFERENTES AO PERÍODO dezembro de 2013 A novembro de 2014 - 2 ORDENHAS

MÉDIA DE REBANHOS REFERENTES AO PERÍODO jAneiro de 2014 A dezembro de 2014 - 2 ORDENHAS

MÉDIA DE REBANHOS REFERENTES AO PERÍODO dezembro de 2013 A novembro de 2014 - 3 ORDENHAS

MÉDIA DE REBANHOS REFERENTES AO PERÍODO jAneiro de 2014 A dezembro de 2014 - 3 ORDENHAS

Com a alteração das tabelas para divulgação de médias em 2 e 3 ordenhas, o rebanho que tiver encerramentos em 2 e 3 ordenhas no período referido poderá aparecer nas duas tabelas caso alcance médias entre as cinco melhores de cada categoria

Rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(27 Rebanhos Concorrentes)

1 ANICETO MANUEL AIRES ANTONIO CARLOS - MG 20 10.890 2X BIMESTRAL2 LUIZ CLOVIS BRAZ SCARPA ITANHANDU - MG 25 10.216 2X MENSAL3 ADAHILTON DE CAMPOS BELLO BARBACENA - MG 18 9.732 2X BIMESTRAL4 GUSTAVO GOMES FERNANDES E OUTROS CONCEICAO DO RIO VERDE - MG 16 9.105 2X BIMESTRAL5 MARCIO MACIEL LEITE CRUZILIA - MG 12 8.823 2X MENSAL

Rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(12 Rebanhos Concorrentes)

1 DIRCEU DE MANCILHA ITANHANDU - MG 39 12.808 2X MENSAL2 MANUEL JACINTO GONCALVES ITANHANDU - MG 47 10.192 2X MENSAL3 ALMIR PINTO REIS ITANHANDU - MG 29 10.033 2X MENSAL4 MARCOS NEVES PEREIRA IJACI - MG 31 9.934 2X BIMESTRAL5 ALTAIR DA SILVA REIS ITANHANDU - MG 43 9.894 2X MENSAL

Rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(09 Rebanhos Concorrentes)

1 CESAR G. BRITO E/OU SIOMARA S.G.BRITO TRES PONTAS - MG 53 10.420 2X BIMESTRAL2 MARCOS PAIVA FROTA E/OU PATRICIA N.P.FROTA CARMO DA CACHOEIRA - MG 57 10.382 2X BIMESTRAL3 JULIO CELIO OLIVEIRA VARGAS CARMO DO PARANAIBA - MG 51 9.987 2X BIMESTRAL4 AGRONELLI AGROINDUSTRIA LTDA UBERABA - MG 61 9.716 2X BIMESTRAL5 RAUL PINTO ITANHANDU - MG 64 9.313 2X MENSAL

Rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(01 Rebanhos Concorrentes)

1 CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS - MG 87 10.294 2X MENSAL

Acima de 100 Vacas Encerradas(02 Rebanhos Concorrentes)

1 EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA CARMO DO PARANAIBA - MG 114 10.386 2X BIMESTRAL2 VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS TRES CORACOES - MG 145 9.059 2X MENSAL

Rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(27 Rebanhos Concorrentes)

1 ANICETO MANUEL AIRES ANTONIO CARLOS - MG 24 10.881 2X BIMESTRAL2 COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA RESSAQUINHA - MG 10 10.713 2X BIMESTRAL3 LUIZ CLOVIS BRAZ SCARPA ITANHANDU - MG 25 10.216 2X MENSAL4 ADAHILTON DE CAMPOS BELLO BARBACENA - MG 23 9.802 2X BIMESTRAL5 MARCUS VINICIUS BORGES DE CARVALHO JUIZ DE FORA - MG 16 9.059 2X MENSAL

Rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(17 Rebanhos Concorrentes)

1 DIRCEU DE MANCILHA ITANHANDU - MG 38 12.853 2X MENSAL2 MANUEL JACINTO GONCALVES ITANHANDU - MG 44 10.310 2X MENSAL3 CESAR G. BRITO E/OU SIOMARA S.G.BRITO TRES PONTAS - MG 47 10.247 2X BIMESTRAL4 JULIO CELIO OLIVEIRA VARGAS CARMO DO PARANAIBA - MG 50 10.104 2X BIMESTRAL5 ALMIR PINTO REIS ITANHANDU - MG 31 10.011 2X MENSAL

Rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(06 Rebanhos Concorrentes)

1 MARCOS PAIVA FROTA E/OU PATRICIA N.P.FROTA CARMO DA CACHOEIRA - MG 66 10.413 2X BIMESTRAL2 AGRONELLI AGROINDUSTRIA LTDA UBERABA - MG 61 9.737 2X BIMESTRAL3 RAUL PINTO ITANHANDU - MG 56 9.381 2X MENSAL4 GILBERTO VILELA OLIVEIRA CARMO DO RIO CLARO - MG 70 9.060 2X BIMESTRAL5 JOSE RICARDO XAVIER ELOI MENDES - MG 70 8.989 2X BIMESTRAL

Rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(01 Rebanhos Concorrentes)

1 CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS - MG 86 10.560 2X MENSAL

Acima de 100 Vacas Encerradas(02 Rebanhos Concorrentes)

1 EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA CARMO DO PARANAIBA - MG 117 10.358 2X BIMESTRAL2 VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS TRES CORACOES - MG 149 9.177 2X MENSAL

melhores médias de produção por rebanho - Holandês

Super Rankeste caderno é um oferecimento:

CAderno

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO

MUNICÍPIO

MUNICÍPIO

MUNICÍPIO

MUNICÍPIO

LACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

LEITE305IA

LEITE305IA

LEITE305IA

LEITE305IA

Rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(06 Rebanhos Concorrentes)1 MARCELO ELIAS RIGUEIRA BARBACENA - MG 19 12.467 3X MENSAL2 CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS - MG 21 11.728 3X MENSAL3 MAURO ANTONIO COSTA DE ARAUJO SETE LAGOAS - MG 17 10.738 3X MENSAL4 JOSE RICARDO XAVIER ELOI MENDES - MG 20 10.486 3X BIMESTRAL5 ANTONIO DE PADUA MARTINS SAO JOAO BATISTA GLORIA - MG 21 9.503 3X MENSAL

Rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(11 Rebanhos Concorrentes)1 JOSE ADIR LOIOLA ESPIRITO SANTO DO DOURADO - MG 38 12.411 3X BIMESTRAL2 DJAIR BOSCATTI ITAPEVA - MG 49 11.626 3X MENSAL3 JOSE ENIO CARNEIRO MENDES ITANHANDU - MG 26 11.120 3X MENSAL4 RAFAEL TADEU SIMOES POUSO ALEGRE - MG 40 10.956 3X MENSAL5 CELSO CERAVOLO PAOLIELLO GUAXUPE - MG 29 10.674 3X MENSAL

Rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(06 Rebanhos Concorrentes)1 MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS CARMO DE MINAS - MG 70 12.902 3X MENSAL2 COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA RESSAQUINHA - MG 65 11.375 3X BIMESTRAL3 DOUGLAS DE OLIVEIRA PEREIRA ALPINOPOLIS - MG 68 10.269 3X BIMESTRAL4 MARCIO MACIEL LEITE CRUZILIA - MG 64 10.025 3X MENSAL5 LUCIANO P. C. PERES E/OU ROGERIO P.PERES CARMO DO RIO CLARO - MG 58 9.877 3X MENSAL

Rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(04 Rebanhos Concorrentes)1 EVARISTO F. MARQUES/LEANDRO S.MARQUES GUAXUPE - MG 92 12.470 3X MENSAL2 MARCIO FLAVIO PENIDO OLIVEIRA SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 100 9.735 3X MENSAL3 DORA NORREMOSE VIEIRA MARQUES CRUZILIA - MG 99 9.731 3X MENSAL4 ARGEMIRO MAGALHAES NETTO SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 78 9.125 3X MENSAL

Acima de 100 Vacas Encerradas(06 Rebanhos Concorrentes)1 ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE POUSO ALEGRE - MG 151 13.516 3X MENSAL2 SEKITA AGRONEGOCIOS RIO PARANAIBA - MG 566 12.208 3X MENSAL3 GERALDO VIOTTO TURVOLANDIA - MG 116 11.454 3X MENSAL4 ROGERIO LUIZ SEIBT PRESIDENTE OLEGARIO - MG 208 10.709 3X MENSAL5 WLADIMIR ANTONIO PUGGINA ALFENAS - MG 190 10.249 3X MENSAL

Rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(10 Rebanhos Concorrentes)1 MARCELO ELIAS RIGUEIRA BARBACENA - MG 19 12.467 3X MENSAL2 JOSE ENIO CARNEIRO MENDES ITANHANDU - MG 20 11.788 3X MENSAL3 CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS - MG 16 11.698 3X MENSAL4 CELSO CERAVOLO PAOLIELLO GUAXUPE - MG 22 10.898 3X MENSAL5 LAURO A. NOGUEIRA E/OU WAGNER A.NOGUEIRA CAMPOS ALTOS - MG 19 10.766 3X BIMESTRAL

Rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(07 Rebanhos Concorrentes)1 JOSE ADIR LOIOLA ESPIRITO SANTO DO DOURADO - MG 39 12.261 3X BIMESTRAL2 RAFAEL TADEU SIMOES POUSO ALEGRE - MG 41 10.951 3X MENSAL3 LUIZ CARLOS G FACCO E/OU CRISTINA G F FACCO SERRANOS - MG 48 9.863 3X MENSAL4 LUCAS E.P.COIMBRA E/OU JOSE ANTONIO O.SILVA PIUMHI - MG 28 9.565 3X MENSAL5 AGROPECUARIA BOA FE LTDA CONQUISTA - MG 35 8.980 3X BIMESTRAL

Rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(07 Rebanhos Concorrentes)1 MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS CARMO DE MINAS - MG 75 12.849 3X MENSAL2 DJAIR BOSCATTI ITAPEVA - MG 60 11.768 3X MENSAL3 COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA RESSAQUINHA - MG 67 11.379 3X BIMESTRAL4 DOUGLAS DE OLIVEIRA PEREIRA ALPINOPOLIS - MG 68 10.299 3X BIMESTRAL5 LUCIANO PIMENTA C. PERES E/OU ROGERIO P.PERES CARMO DO RIO CLARO - MG 67 10.254 3X MENSAL

Rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(03 Rebanhos Concorrentes)1 EVARISTO F. MARQUES/LEANDRO S.MARQUES GUAXUPE - MG 84 12.254 3X MENSAL2 DORA NORREMOSE VIEIRA MARQUES CRUZILIA - MG 98 9.601 3X MENSAL3 ARGEMIRO MAGALHAES NETTO SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 89 8.909 3X BIMESTRAL

Acima de 100 Vacas Encerradas(07 Rebanhos Concorrentes)1 ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE POUSO ALEGRE - MG 155 13.628 3X MENSAL2 SEKITA AGRONEGOCIOS RIO PARANAIBA - MG 603 12.237 3X MENSAL3 GERALDO VIOTTO TURVOLANDIA - MG 118 11.395 3X MENSAL4 ROGERIO LUIZ SEIBT PRESIDENTE OLEGARIO - MG 207 10.640 3X MENSAL5 WLADIMIR ANTONIO PUGGINA ALFENAS - MG 207 10.199 3X MENSAL

17. 1

Page 18: Jornal holandes abril 2015
Page 19: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

MÉDIA DE REBANHOS REFERENTES AO PERÍODO FEVEREIRO dE 2014 A JANEIRO dE 2015 - 2 ORDENHAS

MÉDIA DE REBANHOS REFERENTES AO PERÍODO FEVEREIRO dE 2014 A JANEIRO dE 2015 - 3 ORDENHAS

Com a alteração das tabelas para divulgação de médias em 2 e 3 ordenhas, o rebanho que tiver encerramentos em 2 e 3 ordenhas no período referido poderá aparecer nas duas tabelas caso alcance médias entre as cinco melhores de cada categoria

Rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(26 Rebanhos Concorrentes)

1 ANICETO MANUEL AIRES ANTONIO CARLOS - MG 24 11.064 2X BIMESTRAL

2 COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA RESSAQUINHA - MG 11 10.267 2X BIMESTRAL

3 LUIZ CLOVIS BRAZ SCARPA ITANHANDU - MG 23 10.189 2X MENSAL

4 ADAHILTON DE CAMPOS BELLO BARBACENA - MG 22 9.914 2X BIMESTRAL

5 MARCUS VINICIUS BORGES DE CARVALHO JUIZ DE FORA - MG 21 9.326 2X MENSAL

Rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(14 Rebanhos Concorrentes)

1 DIRCEU DE MANCILHA ITANHANDU - MG 35 12.800 2X MENSAL

2 MANUEL JACINTO GONCALVES ITANHANDU - MG 39 10.358 2X MENSAL

3 ALMIR PINTO REIS ITANHANDU - MG 30 10.275 2X MENSAL

4 MAURILIO FERREIRA MACIEL CRUZILIA - MG 40 10.027 2X BIMESTRAL

5 ALTAIR DA SILVA REIS ITANHANDU - MG 39 9.735 2X MENSAL

Rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(09 Rebanhos Concorrentes)

1 MARCOS PAIVA FROTA E/OU PATRICIA N.P.FROTA CARMO DA CACHOEIRA - MG 65 10.305 2X BIMESTRAL

2 CESAR GARCIA BRITO E/OU SIOMARA S.G.BRITO TRES PONTAS - MG 54 10.101 2X BIMESTRAL

3 JULIO CELIO OLIVEIRA VARGAS CARMO DO PARANAIBA - MG 65 9.720 2X BIMESTRAL

4 AGRONELLI AGROINDUSTRIA LTDA UBERABA - MG 56 9.558 2X BIMESTRAL

5 RAUL PINTO ITANHANDU - MG 61 9.380 2X MENSAL

Rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(01 Rebanhos Concorrentes)

1 CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS - MG 86 10.653 2X MENSAL

Acima de 100 Vacas Encerradas(02 Rebanhos Concorrentes)

1 EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA CARMO DO PARANAIBA - MG 106 10.467 2X BIMESTRAL

2 VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS TRES CORACOES - MG 158 9.272 2X MENSAL

Melhores médias de produção por rebanho - Holandês

PRODUÇÕES INDIVIDUAIS DE ANIMAIS SUBMETIDOS AO CONTROLE OFICIAL AFERIDAS EM FEVEREIRO/2015

Super RankEste caderno é um oferecimento:

CAdERNO

10 maiores produções individuais diárias por rebanho

2 ORDENHAS

PROPRIETÁRIO MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

AGRONELLI AGROINDUSTRIA LTDA UBERABA E.BELAVISTA PICADILLY MORTY 3788 BX409610 PO 56,1 05/02/2015COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA RESSAQUINHA COLLEM OUTBOUND RAME BX430826 PO 52,7 05/02/2015OTHON MARTINS DE SOUZA SUMIDOURO PAIOL ESPARTA HOMESTEAD 042 BX426638 PO 50,6 25/02/2015ANICETO MANUEL AIRES ANTONIO CARLOS A.M.A. DUNDEE FRANDIXI 658-TE BX405181 PO 49,5 12/02/2015VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS TRES CORACOES VAM VENUS VERUSKA MINISTER BX413083 PO 47,3 04/02/2015ALTAIR DA SILVA REIS ITANHANDU SANTOS REIS TOYSTORY GRACA BX397745 PO 47,2 13/02/2015RAUL PINTO ITANHANDU LUCIA LINDA MORTY BX402791 PO 47,0 05/02/2015JOSE AHIR DE MANCILHA POUSO ALTO AHIR BRANCA BR1677856 PCOD 43,8 23/02/2015ALMIR PINTO REIS ITANHANDU ALANA AEROLINE VALDIRENE BX393547 PO 43,6 13/02/2015MARCOS PAIVA FROTA E/OU PATRICIA N.P.FROTA CARMO DA CACHOEIRA FZ-BA EVA 272 SINGE BR1569162 GC-02 43,3 05/02/2015

3 ORDENHAS

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO PROPRIETÁRIOMUNICÍPIO MUNICÍPIOLACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

LEITE305IA

LEITE305IA

MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

WLADIMIR ANTONIO PUGGINA ALFENAS S H A TYTYCA ARMSTEAD 579 BX400691 PO 67,7 23/02/2015ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE POUSO ALEGRE MENGE WILDMAN XOCOLATE 1541-FIV BX415489 PO 63,8 19/02/2015SEKITA AGRONEGOCIOS RIO PARANAIBA SEKITA GRECIA 1942 PARAMOUNT BR1600862 GC-01 61,3 13/02/2015DJAIR BOSCATTI ITAPEVA BOSCATTI IMACULADA MISTRAL BR1576611 GC-03 59,1 20/02/2015LUCIANO PIMENTA C. PERES E/OU ROGERIO P.PERES CARMO DO RIO CLARO ONDA SUL EVERETT 2039 BR1589418 GC-04 57,5 20/02/2015MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS CARMO DE MINAS LIMASSIS SAMIA OLIVIA MAC BX464188 PO 56,0 12/02/2015JOSE ENIO CARNEIRO MENDES ITANHANDU SERRAZUL TONIA PARAMOUNT BX423084 PO 53,8 25/02/2015ROGERIO LUIZ SEIBT PRESIDENTE OLEGARIO ROLUSEI KIKA 2382 BR1648536 15/16 52,8 11/02/2015CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS ALFY CAYUABA BABALAO HADASSA BX436628 PO 52,4 05/02/2015FABIO EUSTAQUIO SILVEIRA SAO GONCALO DO SAPUCAI FAHES PANTERA JURUBEBA CALYPSO BR1596287 GC-04 52,2 06/02/2015

Rebanhos com 10 a 25 Vacas Encerradas(09 Rebanhos Concorrentes)1 MARCELO ELIAS RIGUEIRA BARBACENA - MG 19 12.467 3X MENSAL2 CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA ENTRE RIOS DE MINAS - MG 13 11.661 3X MENSAL3 JOSE ENIO CARNEIRO MENDES ITANHANDU - MG 22 11.617 3X MENSAL4 LAURO A. NOGUEIRA E/OU WAGNER A.NOGUEIRA CAMPOS ALTOS - MG 18 11.010 3X BIMESTRAL5 CELSO CERAVOLO PAOLIELLO GUAXUPE - MG 22 10.898 3X MENSAL

Rebanhos com 26 a 50 Vacas Encerradas(09 Rebanhos Concorrentes)1 JOSE ADIR LOIOLA ESPIRITO SANTO DO DOURADO - MG 39 12.261 3X BIMESTRAL2 RAFAEL TADEU SIMOES POUSO ALEGRE - MG 42 11.033 3X MENSAL3 ANTONIO DE PADUA MARTINS SAO JOAO BATISTA GLORIA - MG 27 9.920 3X MENSAL4 LUIZ CARLOS G FACCO E/OU CRISTINA G F FACCO SERRANOS - MG 48 9.880 3X MENSAL5 FABIO EUSTAQUIO SILVEIRA SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 31 9.534 3X BIMESTRAL

Rebanhos com 51 a 75 Vacas Encerradas(05 Rebanhos Concorrentes)1 DJAIR BOSCATTI ITAPEVA - MG 61 11.881 3X MENSAL2 COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA RESSAQUINHA - MG 58 11.352 3X BIMESTRAL3 DOUGLAS DE OLIVEIRA PEREIRA ALPINOPOLIS - MG 63 10.329 3X BIMESTRAL4 MARCIO MACIEL LEITE CRUZILIA - MG 70 9.966 3X MENSAL5 RICARDO FIGUEIREDO DE FARIA ILICINEA - MG 58 8.545 3X MENSAL

Rebanhos com 75 a 100 Vacas Encerradas(05 Rebanhos Concorrentes)1 MARIELLE CAMPOS LIMA ASSIS CARMO DE MINAS - MG 80 12.640 3X MENSAL2 LUCIANO P. C. PERES E/OU ROGERIO P.PERES CARMO DO RIO CLARO - MG 77 10.049 3X MENSAL3 MARCIO FLAVIO PENIDO OLIVEIRA SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 97 9.664 3X MENSAL4 DORA NORREMOSE VIEIRA MARQUES CRUZILIA - MG 91 9.647 3X MENSAL5 ARGEMIRO MAGALHAES NETTO SAO GONCALO DO SAPUCAI - MG 78 8.630 3X BIMESTRAL

Acima de 100 Vacas Encerradas(06 Rebanhos Concorrentes)1 ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE POUSO ALEGRE - MG 154 13.900 3X MENSAL2 SEKITA AGRONEGOCIOS RIO PARANAIBA - MG 599 12.253 3X MENSAL3 GERALDO VIOTTO TURVOLANDIA - MG 122 11.332 3X MENSAL4 ROGERIO LUIZ SEIBT PRESIDENTE OLEGARIO - MG 205 10.688 3X MENSAL5 WLADIMIR ANTONIO PUGGINA ALFENAS - MG 189 10.391 3X MENSAL

17. 2

Page 20: Jornal holandes abril 2015

Jorn

al H

olan

dês

Abril

de

2015

18

primeira Divisão atÉ 305 Dias 2 orDenHas - períoDo 01/01/2015 a 31/01/2015 raça: HolanDesNOME ANIMAl REgISTRO ClASS IdAdE dIAS

lACT.PROdlEITE

PROdgORd.

PROdPROT.

% gORd

% PROT.

TIT. PROPRIETáRIO uF NOME dO PAI

1 ano pariDa

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

aDultaJunior

5 anos

7 anos

aDultasenior

aDultasenior

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

primeira Divisão atÉ 305 Dias 3 orDenHas - períoDo 01/01/2015 a 31/01/2015 raça: HolanDesaNOME ANIMAl REgISTRO ClASS IdAdE dIAS

lACT.PROdlEITE

PROdgORd.

PROdPROT.

% gORd

% PROT.

TIT. PROPRIETáRIO uF NOME dO PAI

1 ano pariDa

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

7 anos

aDultaJunior

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

recorDista atual mineira EF & LS COPACABANA WILDMAN BR1544771 MB-86 01-11 305 15996,8 405,1 2,53 460,3 2,88 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2012 LADYS-MANOR WILDMAN ETmenge atWooD a 1933-Fiv bx448854 mb85 01-10 305 13127,2 354,8 2,70 382,3 2,91 lm armanDo eDuarDo De lima menge mg maple-DoWns-i g W atWooD-etmenge Fever z 1772 bx435366 mb85 01-11 305 12799,9 436,1 3,41 380,1 2,97 -- armanDo eDuarDo De lima menge mg crackHolm FeverrecorDista atual mineira EF & LS LILIANA TOYSTORY BX404701 B+-82 02-05 305 15482,9 475,2 3,07 489,7 3,16 LE EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2011 JENNY-LOU MRSHL TOYSTORY ETsekita palestra 2412 tWister br1640494 b+82 02-02 305 13991,7 602,3 4,30 393,8 2,81 lm sekita agronegocios mg ginary tWistersekita Desyrre renata 2405 sHottle-Fiv bx434681 b+81 02-03 305 13927,7 540,6 3,88 406,6 2,92 lm sekita agronegocios mg picston sHottle-etrecorDista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 305 16711,9 466,3 2,79 536,4 3,21 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 sekita latina 1899 paramount br1600831 b 78 02-11 305 12454,1 441,9 3,55 385,1 3,09 lm sekita agronegocios mg Delta paramountsekita macapa 2032 buckeye br1608388 b+80 02-06 305 12326,6 401,7 3,26 353,0 2,86 lm sekita agronegocios mg r-e-W buckeye etrecorDista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLTON-TE BX381065 MB-86 03-03 305 18335,3 391,2 2,13 553,8 3,02 LM ELLOS JOSE NOLLI 2012 SANDY-VALLEY BOLTON ETmenge avalon z 1659 bx426008 03-01 289 14667,0 359,9 2,45 445,6 3,04 -- armanDo eDuarDo De lima menge mg Farnear-tbr altaavalon-etagrinDus 2963 sHottle-te bx417990 mb86 03-03 305 14352,8 470,7 3,28 411,2 2,86 lm sekita agronegocios mg picston sHottle-etrecorDista atual mineira VALE DO MILK’ DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 305 19947,0 612,0 3,07 241,0 1,21 LM VINICIUS DA SILVA SALGADO 2000 menge baxter xanDoca 1563-te bx413344 b+84 03-10 305 19092,6 548,3 2,87 539,2 2,82 le armanDo eDuarDo De lima menge mg emeralD-acr-sa t-baxtersekita cleo 1677 olympic br1583489 b+80 03-11 276 14522,3 482,8 3,32 446,7 3,08 lm sekita agronegocios mg Delta olympicrecorDista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 04-03 305 19204,6 592,2 3,08 533,3 2,78 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 menge Finest votuporanga 1421-Fiv bx404632 mb88 04-03 305 14959,0 372,5 2,49 423,9 2,83 -- armanDo eDuarDo De lima menge mg penn-gate Finest ets H a tarairy lemmer 529 bx394901 mb85 04-04 305 14761,4 473,3 3,21 440,1 2,98 lm WlaDimir antonio puggina mg Den Dogge lemmer et recorDista atual mineira J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 B+-82 04-11 305 19250,5 301,3 1,56 518,4 2,69 -- ELLOS JOSE NOLLI 2012 JEROMeF & ls estreia WilDman br1565814 mb86 04-06 303 14755,3 496,6 3,37 440,4 2,98 -- evaristo Francisco marques/leanDro s.marques mg laDys-manor WilDman etboscatti HeDna pointiac bx397554 04-06 305 12668,3 434,9 3,43 353,1 2,79 -- DJair boscatti mg klumbs DurHam pontiacrecorDista atual mineira C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 305 21605,7 519,4 2,40 609,1 2,82 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 sekita DemanDa 1632 br1581349 05-09 293 15367,3 592,9 3,86 457,0 2,97 lm sekita agronegocios mg emiele luppy anete bx391195 mb88 05-05 294 13950,2 349,3 2,50 405,0 2,90 lm marcio maciel leite mg mr ricklanD luppy cri-etrecorDista atual mineira C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 305 18311,4 522,5 2,85 507,1 2,77 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TWsekita russia 1257 br1550928 b+83 06-07 305 12764,3 547,7 4,29 399,9 3,13 -- sekita agronegocios mg J.m.a. canaria WilDman 0184-te bx376955 mb86 06-00 305 12534,6 302,2 2,41 365,9 2,92 -- agro pecuaria Jm ltDa mg laDys-manor WilDman etrecorDista atual mineira SANTOS REIS CHARISMA GRAYCE BX303469 MB-89 07-04 305 17410,1 473,0 2,72 492,0 2,83 LM ALTAIR DA SILVA REIS 2010 PETINESCA CHARISMA-ETsekita axe 1023 br1544143 b+83 07-03 305 11942,2 411,5 3,45 358,8 3,00 -- sekita agronegocios mg abF aFamaDa 2799 neWton br1486276 07-06 305 10756,4 344,2 3,20 329,9 3,07 lm agropecuaria boa Fe ltDa mg roDenberg emory neWton-etrecorDista atual mineira MARIA’S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 305 15723,7 526,7 3,35 462,2 2,94 ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ETFaHes JornaDa Hayala Daron br1438824 b+83 08-10 305 9729,9 328,2 3,37 282,7 2,91 -- Fabio eustaquio silveira mg altagen DaronevaJoy cHina Daron br1463764 b+82 08-04 295 8171,7 285,1 3,49 257,8 3,15 -- argemiro magalHaes netto mg altagen DaronrecorDista atual mineira C.A.A. LAGOA BR1449850 MB-88 10-00 305 18353,5 550,9 3,00 482,2 2,63 LE CARLOS ALBERTO ADAO 2008 borg Jacy 560 bx436652 ex94 10-09 100 2953,5 97,5 3,30 88,5 3,00 -- mauro antonio costa De arauJo mg roylane JorDan-et

Este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro Oficial Melhores

lactações por Classe305

dIAS

recorDista atual mineira COLLEM MARTY CRYSTAL BX283720 B+-82 01-11 305 12374,0 374,8 3,03 347,6 2,81 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2003 RICECREST MARTY-ETe.a.b. taboo barbara 313 br1652124 b+80 01-10 305 10502,9 330,6 3,15 330,4 3,15 lm euDes anselmo De assis braga mg alta taboo-etpaiol leDa Fascinante Duplex 062 bx442399 mb85 01-10 305 9618,6 279,9 2,91 289,6 3,01 lm otHon martins De souza rJ meslanD Duplex etrecorDista atual mineira E.A.B. AUGUSTA ZORAIDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 305 15970,5 800,0 5,01 443,7 2,78 LE EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AUGUSTAcruzilia cana bertil-Fiv bx444568 b 77 02-03 305 11216,6 371,9 3,32 380,2 3,39 -- maurilio Ferreira maciel mg beekmansHoeve bertilvam priciana pricia iota bx433414 b+83 02-03 305 10545,2 418,4 3,97 337,6 3,20 -- vicente antonio marins e FilHos mg regancrest altaiota-etrecorDista atual mineira GALENA ETICA GARTER BX387671 B+-83 02-11 305 14328,3 442,4 3,09 430,0 3,00 LE DIRCEU DE MANCILHA 2012 WELCOME GARTER-ETr.g. saskia Jayz 764 br1605700 mb86 02-11 305 12245,7 273,5 2,23 377,0 3,08 -- anipio pires batista vicente rJ HornlanD Jayz-etcruzilia goiaba xoDo bx436562 b+82 02-06 279 10609,3 410,4 3,87 353,2 3,33 -- maurilio Ferreira maciel mg cruzilia xoDo lionel recorDista atual brasileira VERA CRUZ PROVINCIA BX246790 B+-82 03-02 305 15502,0 590,0 3,81 439,0 2,83 LE VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS 2002 FRAELAND LEADOFF-ETe.a.b. Juneau bengala 240 br1652077 b+83 03-01 295 10346,8 249,9 2,41 339,2 3,28 -- euDes anselmo De assis braga mg ronlanD JuneauboertJe Fany 730 br1658373 b+83 03-04 305 10208,8 314,4 3,08 335,4 3,29 -- aDaHilton De campos bello mg mr ministerrecorDista atual mineira AVANI PETECA GOLD DUSTER BX251440 MB-88 03-10 305 15532,0 533,0 3,43 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2000 WOODBINE-K GOLD DUSTER-ETpaiol lais 0005 br1656357 b+82 03-08 305 13265,7 431,0 3,25 367,1 2,77 lm otHon martins De souza rJ cruzilia balema olympic bx413201 b+81 03-11 305 11836,7 410,0 3,46 383,6 3,24 lm maurilio Ferreira maciel mg Delta olympicrecorDista atual mineira SANTA PAULA IVINA DAZZLER BX345332 B+-83 04-01 305 15664,0 475,8 3,04 438,1 2,80 LM SIDNEY NERY 2008 RADINE BELLTONE DAZZLER-ETvertente tigresa 592 Die-HarD br1556857 04-04 305 12386,5 171,2 1,38 342,5 2,76 -- agronelli agroinDustria ltDa mg regancrest rbk Die-HarD-etmbsF naomi 108 everett bx406826 04-01 305 11729,7 330,0 2,81 408,6 3,48 lm agronelli agroinDustria ltDa mg nor-bert emerson everett etrecorDista atual mineira GALENA ALFA JUMBO BX428035 MB-87 04-08 305 14932,9 506,8 3,39 450,7 3,02 LE DIRCEU DE MANCILHA 2012 GALENA JUMBO INTEGRITY alFy cayuaba matt eronDina bx397506 mb85 04-09 305 15385,7 459,1 2,98 434,1 2,82 -- cayuaba genetica & pecuaria ltDa mg barbi-lyn m mattison-etc.s.c.s. regia marcus-531 bx400669 b+83 04-10 291 12003,5 351,9 2,93 354,7 2,95 lm cesar garcia brito e/ou siomara s.g.brito mg regancrest-HHF marcus etrecorDista atual brasileira JARDIM GENUINA BX208241 B+-83 05-01 305 17189,2 400,9 2,33 529,4 3,08 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLOvam zanata zaira marc br1425755 mb85 05-05 305 10905,0 239,3 2,19 332,9 3,05 -- vicente antonio marins e FilHos mg regancrest-HHF marcus etbocaina morty sukita amorosa bx381141 b+80 05-04 305 10623,0 394,5 3,71 328,6 3,09 -- agropecuaria barreiro alto mg stouDer morty-etrecorDista atual mineira CRUZILIA RENDILHA JOE BX317348 MB-88 06-11 305 18062,7 821,0 4,55 535,0 2,96 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 BOCAINA MANDEL SASSY JOE TE serrazul aracilDa cobra bx449047 b+83 06-00 284 11241,9 372,6 3,31 353,8 3,15 lm Jose enio carneiro menDes mg kleverlanD capri cobra etcaneDa bambi ketcHup lauFling bx426400 b+82 06-09 305 10829,0 235,3 2,17 349,5 3,23 -- agronelli agroinDustria ltDa mg a.l.H. ketcHup reD roJorecorDista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 305 17110,0 340,0 1,99 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELLFz-ba amante 180 br1526422 mb86 07-11 305 8781,3 368,4 4,19 289,1 3,29 -- marcos paiva Frota e/ou patricia n.p.Frota mg vam Fantasia sHoW gilbert bx373842 b+81 07-05 228 8025,7 235,4 2,93 230,4 2,87 -- vicente antonio marins e FilHos mg miley gilbert-etrecorDista atual mineira BEATRIZ ECILA BR1015226 09-04 304 16404,0 669,0 4,08 0,00 LE NILSON GONCALVES PEREIRA 1999 vam arte rubia integrity br1419535 b+83 09-07 305 11031,9 371,6 3,37 305,7 2,77 -- vicente antonio marins e FilHos mg robtHom integrity-etkivi aerocerF beatrix 249 bx337511 mb87 09-10 305 8422,7 276,5 3,28 238,5 2,83 -- marcos almeiDa Junqueira reis mg la presentation aerocerF-etrecorDista atual mineira DOUTORA ENCHANT RILENE J.C. BR1049810 10-05 305 15658,3 542,6 3,47 397,9 2,54 LM SIDNEY NERY 2004 A SIR ENCHANT ETa.m.a. ruDolpH Futura 459 bx317816 mb85 11-07 305 9445,2 403,0 4,27 287,6 3,05 lm aniceto manuel aires mg startmore ruDolpH-etFz-ba una WinDstar bx326892 b+84 10-06 248 4062,9 141,9 3,49 116,9 2,88 -- marcos paiva Frota e/ou patricia n.p.Frota mg Dupasquier WinDstar

Page 21: Jornal holandes abril 2015

Jornal Holandês Abril de 2015

19

aDultaJunior

aDultaJunior

segunDa Divisão De 306 a 365 Dias Dias 2 orDenHas - períoDo 01/01/2015 a 31/01/2015 raça: HolanDesaNOME ANIMAl REgISTRO ClASS IdAdE dIAS

lACT.PROdlEITE

PROdgORd.

PROdPROT.

% gORd

% PROT.

TIT. PROPRIETáRIO uF NOME dO PAI

1 ano pariDa

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

5 anos

7 anos

aDultasenior

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

segunDa Divisão De 306 a 365 Dias 3 orDenHas - períoDo 01/01/2015 a 31/01/2015 raça: HolanDesaNOME ANIMAl REgISTRO ClASS IdAdE dIAS

lACT.PROdlEITE

PROdgORd.

PROdPROT.

% gORd

% PROT.

TIT. PROPRIETáRIO uF NOME dO PAI

1 ano pariDa

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

7 anos

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

recorDista atual brasileira EF & LS COPACABANA WILDMAN BR1544771 MB-86 01-11 365 19222,2 527,9 2,75 561,4 2,92 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2012 LADYS-MANOR WILDMAN ETmenge Fever z 1772 bx435366 mb85 01-11 365 15055,2 497,9 3,31 450,4 2,99 -- armanDo eDuarDo De lima menge mg crackHolm Feversekita sabiDa 2453 JorDan-Fiv bx435427 b+81 01-11 365 14911,7 543,3 3,64 421,2 2,82 lm sekita agronegocios mg gillette JorDanrecorDista atual mineira MENGE BAXTER XANDOCA 1563-TE BX413344 B+-84 02-00 365 18400,2 659,4 3,58 544,2 2,96 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2013 EMERALD-ACR-SA T-BAXTERsekita palestra 2412 tWister br1640494 b+82 02-02 364 16018,0 667,4 4,17 459,0 2,87 lm sekita agronegocios mg ginary tWistermenge Fever zuleika 1751-te bx432842 b+83 02-02 365 15526,5 495,7 3,19 471,5 3,04 -- armanDo eDuarDo De lima menge mg crackHolm FeverrecorDista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 365 18928,1 542,1 2,86 609,5 3,22 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 sekita macapa 2032 buckeye br1608388 b+80 02-06 365 15042,3 489,1 3,25 429,5 2,85 lm sekita agronegocios mg r-e-W buckeye etsekita latina 1899 paramount br1600831 b 78 02-11 365 14457,9 524,8 3,63 461,1 3,19 lm sekita agronegocios mg Delta paramountrecorDista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLTON-TE BX381065 MB-86 03-03 365 21167,2 451,0 2,13 650,7 3,07 LM ELLOS JOSE NOLLI 2012 SANDY-VALLEY BOLTON ETagrinDus 2963 sHottle-te bx417990 mb86 03-03 365 16369,8 538,2 3,29 472,0 2,88 lm sekita agronegocios mg picston sHottle-etsekita Docca 1937 paramount br1600847 b+81 03-03 361 14868,5 555,5 3,74 486,9 3,27 le sekita agronegocios mg Delta paramountrecorDista atual mineira VALE DO MILK’ DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 365 24051,0 792,0 3,29 367,0 1,53 LM LUIZ HENRIQUE SILVA E SORAYA T.A.MENDES SILVA 2000 sekita celina 1402 paramount br1568248 b+83 03-08 365 15442,0 559,2 3,62 449,4 2,91 -- sekita agronegocios mg Delta paramountsekita australia 1651 olympic br1583605 b+82 03-10 325 14668,4 590,5 4,03 451,1 3,08 -- sekita agronegocios mg Delta olympicrecorDista atual mineira MENGE SPIRTE TAORMINA 1143 BX409542 EX-90 04-00 365 21781,4 612,0 2,81 618,5 2,84 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2012 CEDARWAL SPIRTEs H a tarairy lemmer 529 bx394901 mb85 04-04 365 16880,4 562,2 3,33 521,6 3,09 lm WlaDimir antonio puggina mg Den Dogge lemmer et menge Finest votuporanga 1421-Fiv bx404632 mb88 04-03 365 16740,1 404,4 2,42 482,0 2,88 -- armanDo eDuarDo De lima menge mg penn-gate Finest etrecorDista atual mineira J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 B+-82 04-11 338 20907,1 324,5 1,55 569,9 2,73 -- ELLOS JOSE NOLLI 2012 JEROMboscatti HeDna pointiac bx397554 04-06 365 14912,9 491,6 3,30 422,6 2,83 -- DJair boscatti mg klumbs DurHam pontiacaDolF cecilia 898 br1537014 b+82 04-06 365 13773,9 494,2 3,59 418,0 3,03 -- sekita agronegocios mg arla geralDo’s kirby 32 recorDista atual mineira C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 350 23153,7 564,1 2,44 655,6 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 serrazul tata cobra bx449048 b+84 05-03 365 13612,1 474,2 3,48 401,8 2,95 lm Jose enio carneiro menDes mg kleverlanD capri cobra eteF & ls estetica lorD lily-te br1557045 05-05 314 12469,9 511,3 4,10 410,8 3,29 lm evaristo Francisco marques/leanDro s.marques mg etazon lorD lily-etrecorDista atual mineira C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 364 20778,0 598,4 2,88 587,9 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TWsekita russia 1257 br1550928 b+83 06-07 365 15018,3 658,4 4,38 477,1 3,18 -- sekita agronegocios mg sekita vilma 795 br1544637 b+84 06-02 365 14565,3 652,3 4,48 410,1 2,82 -- sekita agronegocios mg recorDista atual mineira LAGOS STORM LEILA 457 BX251613 B+-80 07-08 365 20238,5 616,6 3,05 517,9 2,56 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2008 MAUGHLIN STORM-ET sekita axe 1023 br1544143 b+83 07-03 365 12904,9 441,4 3,42 388,8 3,01 -- sekita agronegocios mg abF aFamaDa 2799 neWton br1486276 07-06 365 12674,6 389,3 3,07 386,5 3,05 lm agropecuaria boa Fe ltDa mg roDenberg emory neWton-etrecorDista atual mineira MARIA’S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 365 17819,0 643,0 3,61 534,0 3,00 ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ETFaHes JornaDa Hayala Daron br1438824 b+83 08-10 365 11587,5 378,7 3,27 342,0 2,95 -- Fabio eustaquio silveira mg altagen DarononDa sul prata br1556866 mb87 08-08 317 4865,5 171,7 3,53 158,6 3,26 -- luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg

Este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro Oficial Melhores

lactações por Classe365

dIAS

recorDista atual mineira ALFY CAYUABA WALLACE TUCA BX283766 B+-84 01-11 365 14611,1 420,0 2,87 449,0 3,07 LE CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA 2003 ETAZON WALLACEe.a.b. taboo barbara 313 br1652124 b+80 01-10 365 12300,3 395,1 3,21 399,5 3,25 lm euDes anselmo De assis braga mg alta taboo-etpaiol leDa Fascinante Duplex 062 bx442399 mb85 01-10 356 10827,3 317,6 2,93 327,7 3,03 lm otHon martins De souza rJ meslanD Duplex etrecorDista atual mineira E.A.B. AUGUSTA ZORAIDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 365 18096,6 876,0 4,84 515,3 2,85 LE EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AUGUSTAalFy cayuaba toystory gelatina bx436642 02-02 365 12153,8 395,9 3,26 385,7 3,17 -- cayuaba genetica & pecuaria ltDa mg Jenny-lou mrsHl toystory eta.m.a. siD crystal 759-te bx434813 mb87 02-00 365 11988,7 384,8 3,21 383,9 3,20 lm aniceto manuel aires mg pine-tree siD-etrecorDista atual mineira ITAGUACU TIANINA 2627 BR1558539 02-07 365 14988,2 494,7 3,30 407,2 2,72 LM RUBENS ARAUJO DIAS E/OU 2006 r.g. saskia Jayz 764 br1605700 mb86 02-11 365 13859,7 326,8 2,36 428,2 3,09 -- anipio pires batista vicente rJ HornlanD Jayz-etbola preta Flor Jayz br1618150 02-08 365 11602,5 347,7 3,00 330,9 2,85 -- Jose ricarDo xavier mg HornlanD Jayz-etrecorDista atual mineira CALANDRA CARLOTA BLACKSTAR BX158589 B -78 03-05 365 17120,0 623,0 3,64 0,00 LM MARCOS ARRUDA VIEIRA 1996 TO-MAR BLACKSTAR-ETboertJe Fany 730 br1658373 b+83 03-04 365 12379,3 380,3 3,07 414,7 3,35 -- aDaHilton De campos bello mg mr ministermarvin 1464 zoro br1613665 b+82 03-02 338 11071,3 386,2 3,49 468,2 4,23 lm marcus vinicius borges De carvalHo mg WinDsor-manor zoro-etrecorDista atual mineira GALENA ESTETICA CESARE BX384765 MB-87 03-07 365 17914,9 520,2 2,90 575,5 3,21 LM DIRCEU DE MANCILHA 2012 ENGENHO DA RAINHA CESARE 429 MARSHALL-TE paiol lais 0005 br1656357 b+82 03-08 330 13805,7 447,3 3,24 386,6 2,80 lm otHon martins De souza rJ cruzilia balema olympic bx413201 b+81 03-11 311 12046,7 418,4 3,47 391,0 3,25 lm maurilio Ferreira maciel mg Delta olympicrecorDista atual mineira A.M.A. ASTRE CAMILA BX190727 MB-88 04-01 365 17388,3 594,7 3,42 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 1999 DUREGAL ASTRE STARBUCK-ETa.c.b. golDWin butterFly-te bx413159 mb86 04-04 365 13262,3 360,3 2,72 431,0 3,25 -- aDaHilton De campos bello mg braeDale golDWynvertente tigresa 592 Die-HarD br1556857 04-04 365 13211,8 196,5 1,49 367,9 2,78 -- agronelli agroinDustria ltDa mg regancrest rbk Die-HarD-etrecorDista atual mineira C.J.C. ROCKY DOIDINHA BX146418 MB-85 04-08 365 16730,0 518,0 3,10 0,00 LM JOSE ALAIR COUTO 1996 SHI-LA STRAIGHT PINE ROCKYalFy cayuaba matt eronDina bx397506 mb85 04-09 356 16806,7 500,7 2,98 477,1 2,84 -- cayuaba genetica & pecuaria ltDa mg barbi-lyn m mattison-etvam lark golDWyn-te bx406880 b+84 04-07 363 12485,6 481,9 3,86 389,5 3,12 -- vicente antonio marins e FilHos mg braeDale golDWynrecorDista atual mineira JARDIM GENUINA BX208241 B+-83 05-01 365 19940,7 442,9 2,22 621,4 3,12 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLObocaina morty sukita amorosa bx381141 b+80 05-04 365 11893,0 443,9 3,73 373,4 3,14 -- agropecuaria barreiro alto mg stouDer morty-etvam zanata zaira marc br1425755 mb85 05-05 357 11873,4 257,4 2,17 365,0 3,07 -- vicente antonio marins e FilHos mg regancrest-HHF marcus etrecorDista atual mineira CRUZILIA RENDILHA JOE BX317348 MB-88 06-11 365 19488,5 818,7 4,20 601,4 3,09 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 BOCAINA MANDEL SASSY JOE TE caneDa bambi ketcHup lauFling bx426400 b+82 06-09 365 12286,8 304,5 2,48 403,9 3,29 -- agronelli agroinDustria ltDa mg a.l.H. ketcHup reD roJoD’limeiras Fany Fana Dyson br1503777 b+83 06-00 365 11571,3 434,2 3,75 360,7 3,12 lm ivan aDHemar De carvalHo FilHo rJ ammon Farm Dyson etrecorDista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 316 17557,0 354,0 2,02 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELLFz-ba amante 180 br1526422 mb86 07-11 324 8819,3 370,1 4,20 290,4 3,29 -- marcos paiva Frota e/ou patricia n.p.Frota mg igs mariana 428 br1528812 mb86 07-02 365 8636,6 319,9 3,70 271,7 3,15 -- lucas e.p.coimbra e/ou Jose antonio o.silva mg recorDista atual mineira CRUZILIA LEGENDA FRIN BR1173977 09-07 358 17158,9 770,6 4,49 500,3 2,92 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2007 QUALITY SB FRINvam arte rubia integrity br1419535 b+83 09-07 352 12258,3 414,8 3,38 342,7 2,80 -- vicente antonio marins e FilHos mg robtHom integrity-etkivi aerocerF beatrix 249 bx337511 mb87 09-10 326 8783,9 289,3 3,29 249,2 2,84 -- marcos almeiDa Junqueira reis mg la presentation aerocerF-etrecorDista atual mineira DOUTORA ENCHANT RILENE J.C. BR1049810 10-05 365 17479,3 610,3 3,49 443,8 2,54 LM SIDNEY NERY 2004 A SIR ENCHANT ETa.m.a. ruDolpH Futura 459 bx317816 mb85 11-07 361 10415,2 447,1 4,29 327,2 3,14 lm aniceto manuel aires mg startmore ruDolpH-et

Page 22: Jornal holandes abril 2015

(34) 3319.5400www.abspecplan.com.br

029HO14737GUTHI JEEVES AIRGON VG-8728990195876 | Nasc.: 15/02/2009

Filha: Airgon Ata Filha: Airgon Milla GP-84

Pedigree:

Pai:

Mãe:

Lactação:

JEEVES x LOU x O MAN x BRIITKED OUTSIDE JEEVES-ET GUTHI LOU DERRIK VG-85 04-07 2x 305d 27.960L 3,6% 1.005G 3,3% 924P

IB-M/USA 12/2014 Filhas 112 Rebanhos 66 TPI +1955

Leite + 196 Lbs. % Teste Conf.Proteína + 11 Lbs. + 0,02 88%Gordura + 36 Lbs. + 0,12 88%Mérito líquido + $186

DPR: - 0,1 73% Conf.CÉLULA SOMÁTICA: + 3,01 83% Conf.VIDA PRODUTIVA: + 1,2 78% Conf.REAL WORLD DATA® BULL FERTILITY: N/D

DIFICULDADE DE PARTO: 10,5% Dif. 66% Conf. 229 Obs.DIF. DE PARTO DAS FILHAS: 10,3% Dif.NATIMORTO SERVICO: 8,9% NATIMORTO FILHAS: 9,2%

TipoComp. ÚbereComp. Pernas e PésComp. CorporalEstaturaForçaProf. CorporalForma LeiteiraÂngulo PélvicoLargura de GarupaAprumos Pos. LateralAprumos Pos. PosteriorÂngulo de PésEscore de Pés e PernasInserção Úbere AnteriorAltura Úbere PosteriorLargura Úbere PosteriorSuporte CentralProf. ÚbereColocação Tetos Ant.Colocação Tetos Post.Comprimento de Tetos

1,861,112,302,292,043,012,550,852,091,34

-1,522,692,652,101,831,471,350,460,871,701,220,00

AltoForteProfundoAngulosaÍsqueos BaixosLargaRetaParalelasAltoAltoForteAltoLargoForteRasoPróximosPróximosLongos

HA 12/2014 Confi ança 84% Nº de fi lhas 84 Nº de rebanhos 52

AIRGON

H O L A N D Ê S