Jornal holandes dezembro 2015

16
Tudo começou com um time mineiro, quando as coisas pare- ciam estar perdidas milhares de pessoas gritavam em uma só voz: EU ACREDITO! E esse sentimento tomou conta das redes sociais e de outras torcidas. Transcen- dendo os gramados brasileiros, fica aqui registrada a força de querer mudar, pois é possível mudar, basta acreditar! É hora de aprender com os erros e acertos e fazer de 2016 um ano melhor, pois EU ACREDITO que é possível! Helô Costa | Editora Megaleite PÁGINA 5 PÁGINA 6 Super Rank PÁGINAS 13 A 15 Artigo 9912338611/2013-DR/MG ACGHMG #EUACREDITO Ano 14 - Nº 142 - Dezembro de 2015 - Publicação Oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

description

Publicação da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

Transcript of Jornal holandes dezembro 2015

Page 1: Jornal holandes dezembro 2015

Tudo começou com um time

mineiro, quando as coisas pare-

ciam estar perdidas milhares de

pessoas gritavam em uma só voz:

EU ACREDITO! E esse sentimento

tomou conta das redes sociais e

de outras torcidas. Transcen-

dendo os gramados brasileiros,

fica aqui registrada a força de

querer mudar, pois é possível

mudar, basta acreditar! É hora de

aprender com os erros e acertos e

fazer de 2016 um ano melhor,

pois EU ACREDITO que é possível!

Helô Costa | Editora

Meg

alei

tepá

giNA

5pá

giNA

6

supe

r ra

nkpá

giNA

s 13

A 1

5

Artig

o

9912338611/2013-DR/MGACGHMG

#eUACreDito

Ano 14 - Nº 142 - Dezembro de 2015 - publicação oficial da Associação dos Criadores de gado Holandês de Minas gerais

Page 2: Jornal holandes dezembro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Deze

mbr

o de

201

5

2

eXpediente editorial

EquiPE VALOR EDitORA

Projeto Gráfico e Editorial: equipe de criação da valor editora

Edição e DiagramaçãoHelô costa - mtb 00127/mg

Editor de FotografiaWagner correa

Revisão Linguísticaprofessora mariza moura

Colaboraçãoesther figueiredo

Contato imprensa: [email protected]

Departamento Comercial - Executivo de Contas: Wagner correa | 31 2526- 2527 | 31 9105-7737 [email protected]

impressão: o tempo serviços gráficos

Participe do jornal, envie sugestão de pautas, reclamações, agenda de eventos e deixe seus comentários, esse é o canal direto com o produtor: [email protected]

a valor editora é a única empresa responsável pela comercialização de espaços dentro do jornal impresso e site do jornal assim como qualquer outra negociação que diz respeito ao Jornal Holandês conforme acordo firmado com a associação dos criadores de gado Holandês de minas gerais. qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe.

o Jornal Holandês não se responsabiliza pelas matérias assinadas e pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, sendo de responsabilidade de seus autores. É vetado a reprodução parcial ou integral de qualquer conteúdo do Jornal Holandês.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO

JORNal hOlaNdÊS NO twitteR twitter.com/jornalholandes

JORNal hOlaNdÊS NO faCeBOOkwww.facebook.com/holandesonline

RECADAStRAMENtOpara continuar a receber o Jornal Holandês acesse www.jornalholandes.com.br e preencha todos os dados corretamente.

Jornal Holandêspublicação oficial da associação dos criadores de gado Holandês de minas gerais

Conheça a nossa publicação digital, acesse www.jornalholandes.com.br

CleOCY fam de meNdONça JÚNiORDIRETOR EXECUTIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS

CRIADORES DE GADO HOLANDÊS DE MINAS GERAIS

FiRMe eM PRoL do HoLAndÊs

Nughoman - Núcleo dos Criadores de Gado Holandês da MantiqueiraPresidente - Jarbas de oliveirarua João Baptista scarpa, 666 cep 37464-000 - itanhandu - mg (35) 3361.2404

Nughobar - Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de BarbacenaPresidente - gérson rodegheri avenida amílcar savassi, s/n caixa postal 126cep 36200-000 - Barbacena - mg (32) 3332-8673

REPRESENtAÇÕES REGiONAiS:

conselHo de administração

aniceto manuel aires

armando eduardo de lima menge

leonardo moreira costa de souza

lucia mara Yamaguti Kono

makoto edison sekita

marcelo elias rigueira

mauro antônio costa de araújo

conselHo fiscal

marcos alves de souza

marcus vinicius Borges de carvalho

renato Jose laguardia de oliveira

guilherme alves de melo franco (suplente)

DiREtOR EXECutiVO

cleocy fam de mendonça Júnior

[email protected]

AssoCiAÇÃo Dos CriADores De

gADo HolANDÊs De MiNAs gerAis

Avenida Sete de Setembro, 623 Centro Juiz de Fora - MG - CEP 36070-000

tel: (32) 4009-4300

Fim de ano... E o trabalho chegou ao fim? A resposta é NÃO! É tempo de renovar, é tempo de repensar e de aproveitar as oportunidades para crescer.

A última edição do Jornal Holandês em 2015 traz uma mensagem de renovação, de confiança. É tempo de planejar novos rumos, de acreditar que podemos aprender com as dificuldades para transformá-las em conquistas. E a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG acredita que com seriedade, trabalho duro, paixão e profissionalismo é possível crescer.

Como grande apaixonado pela raça Holandesa e por privilégio de minha profissão, tenho a oportunidade de participar de importantes eventos, nacionais e internacionais, que influenciam a história da pecu-ária leiteira no Brasil e no mundo. E em um desses eventos, o 1º Con-gresso Internacional da Raça Girolando, foi anunciado pelo Secretário de Governo do Estado de Minas Gerais a mudança da sede da Megaleite para Belo Horizonte, uma alteração estratégica, pois traz de volta para o circuito de grandes exposições a capital do Estado que mais produz leite no Brasil. A ACGHMG que sempre acreditou e apoiou o evento, tem a certeza que essa mudança trará bons resultados para o agronegócio e terá uma maior adesão por parte dos criadores da Raça Holandesa. Para-béns à Girolando pela coragem em promover a mudança e contem conosco para fazer desse evento um sucesso tão grande quanto as edi-ções anteriores que ocorriam em Uberaba!

Amigo leitor, aproveite o fim de ano, o clima de renovação que se instala no ar e invista em sua equipe. Funcionários motivados trazem bons resultados, por isso esta edição traz um artigo com importantes dicas que farão a diferença em sua fazenda.

E para finalizar este editorial aproveito para fazer um agradecimento MUITO ESPECIAL à equipe da Associação Mineira; pois juntos realiza-mos um bom trabalho, seja no escritório ou no campo, todos trabalharam duro, em conjunto, superamos os desafios e dificuldades em prol da Raça Holandesa e da criação de valores para nossos associados. Apro-veito também para agradecer todos os associados, parceiros e amigos que acreditam em nosso trabalho e que contribuem com ideias e ações para nosso crescimento. E fica aqui o meu compromisso pessoal que em 2016, mesmo com todas as dificuldades que estão sinalizadas, iremos aprender com os nossos erros, aperfeiçoar nossas qualidades e conti-nuar caminhando firmes na direção da evolução da raça Holandesa.

Tenham uma ótima leitura, um Feliz Natal e um 2016 de muito Sucesso e Felicidade!!!

agenda 2016EXPOJOVEM: 19 a 23/04/2016 - Itanhandu - MG

EXPOBARBACENA: 10 a 15/05/2016 - Barbacena - MG

MEGALEITE: 20 a 24/06/2016 - Belo Horizonte - MG

EXPHOMIG: 12 a 17/09/2016 - Barbacena - MG

WORLD DAIRY EXPO: 04 a 08/10/2016 - Madison - EUA

ROYAL AGRICULTURAL WINTER FAIR : 04 a 13/11/2016 - Toronto - CANADÁ

CONSELHO DE ADMiNiStRAÇÃO tRiÊNiO 2015/2017

Page 3: Jornal holandes dezembro 2015

Jornal Holandês Dezem

bro de 2015

3

CONCURSOEstão abertas as inscrições para o concurso que visa o preenchimento de

duas vagas para professor adjunto no Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária - DCCV, na área de Reprodução Animal. As inscriçõesvão até o dia 28 de dezembro e devem ser feitas na Secretaria Geral da Escola de Veterinária, no período das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas (dias úteis).

Para se candidatar, os interessados devem possuir graduação em Medi-cina Veterinária, além de doutorado na mesma área, em Ciência Animal, Zoo-tecnia ou áreas afins em conhecimentos de Reprodução Animal. O concurso consistirá na aplicação de uma prova de títulos, uma prova escrita com caráter eliminatório e uma prova prática.

Mais informações: [email protected] ou pelos telefones 31 3409-2025 e 3409-2001.

ChiNa e O meRCadO de ClONagemA China abrirá o maior centro do mundo de clonagem de animais para uso

comercial em 2016 na cidade de Tianjin, no norte do país, segundo um acordo entre cientistas locais anunciado mês passado.

A estrutura será criada na chamada Área Econômica de Desenvolvimento Tecnológico de Tianjin (Teda, na sigla em inglês), um parque industrial subsi-diado pelo governo Chinês. No local serão clonados animais como cachorros farejadores e domésticos, gado bovino e cavalos de corridas.

O edifício central da estrutura de clonagem já está sendo construído e as operações devem ter início na primeira metade do ano que vem, confirmaram fontes que preferiram não se identificar à agência oficial “Xinhua”.

O acordo foi assinado entre a Sinica, uma subsidiária do Grupo Boyalife, que atua no segmento de células-tronco e medicina regenerativa, e o Teda. No total serão investidos cerca de 200 milhões de iuanes (US$ 31 milhões).

O centro, que contará com um estoque de genes e um museu, será constru-ído pela Sinica, pelo Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Pequim, pela Academia de Biomedicina Internacional de Tianjin e pela Funda-ção de Pesquisa de Biotecnologia Sooam da Coreia do Sul.

Inicialmente, a previsão é que o centro produza 10 mil embriões de gado bovino por ano. No futuro, a expectativa é que a produção aumente para até 1 milhão, disse o presidente do Conselho do Grupo BoyalifeXuXiaochun. Xu destacou que os criadores de gado chineses enfrentam muitas dificuldades para produzir carne suficiente para atender a demanda do mercado do país.

Desde 2000, os cientistas chineses estão clonando ovelhas, cabeças de gado e porcos. A primeira companhia comercial de clonagem foi aberta em setembro de 2014 na província de Shandong, no leste do país, graças a um acordo entre a Boyalife e a Sooam.

A clonagem na China até o momento restringia-se à pesquisa científica.

notas

Atenção AssociAdoA Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais –

ACGHMG terá alteração em seu funcionamento neste fim de ano. A equipe que trabalha no escritório entrará em férias coletivas no perí-odo de 21 de dezembro a 9 de janeiro, retornando no dia 11 as ativida-des normais. Já o serviço de Controle Leiteiro funciona normalmente com as suas respectivas equipes atendendo em campo.

A equipe da ACGHMG agradece a todos os associados e parceiros pela amizade, apoio e confiança. E acreditamos que movidos pelo

conhecimento e pela paixão vamos juntos consolidar cada vez mais a força da raça Holandesa. Feliz Natal e um

Ano Novo de muito sucesso!Em caso de dúvidas, favor entrar em contato

pelo telefone: 32 84160238

em NegOCiaçãOA Coca-Cola deverá em breve entrar para o ramo dos lácteos com a aqui-

sição da marca Verde Campo, empresa com fábrica em Lavras – MG que há 15 anos produz iogurtes e queijos e atualmente se destaca no mercado pela produção de produtos lácteos sem lactose.

E a Coca-Cola que já é líder nacional em vários segmentos de bebidas, como refrigerantes, sucos e néctares, chás, águas e isotônicos, como forma estratégica pretende expandir o seu potencial para o mercado de lácteos.

Page 4: Jornal holandes dezembro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Deze

mbr

o de

201

5

4

um giro do Holandês de minas

NetwORkiNg pelO mUNdOO Diretor Executivo da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

– ACGHMG, Cleocy Jr., continua realizando visitas pelo mundo com o objetivo de trazer informações atualizadas sobre a evolução da raça Holandesa. E desta vez ele aterrissou em Toronto – Canadá.

O primeiro compromisso foi a participação na Conferência Holstein de Las Ameri-cas, que falou sobre a direção das atividades da raça em toda a América. “A raça Holan-desa é incrível, proporciona as melhores oportunidades de networking do mundo”, comenta Cleocy.

E a semana continuava, era hora do grande show a Royal Winter Fair. “Como todos os anos, a exposição foi só emoção. A cada momento que olhávamos, qualquer uma poderia ser a Grande Campeã”, comenta Cleocy.

É a Associação sempre ligada em todos os detalhes, não só daqui como também no mundo.

dia a dia Na eStRadaE olha aí a equipe da Associa-

ção Mineira dando uma paradinha rápida para mostrar aos nossos lei-tores que eles nunca param... novas fazendas e belos animais fazem parte do dia a dia do Superintende Técnico Substituto Dr. Silvano Car-valho Jr. e do Técnico de Controle Leiteiro Josimar de Paula.

eNCONtRO de gigaNteS em BhA Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG presti-

giou o 1º Congresso Internacional da Raça Girolando que aconteceu mês passado na capital mineira.

A Assciação Mineira foi representada pelo Diretor Executivo e Superintendente Subs-tituto da ABCBRH Cleocy Júnior, que comentou: “a Raça Holandesa não poderia ficar de fora deste grande evento realizado por nossa coirmã.”

O evento teve a participação de mais de 500 pessoas de 12 países, com palestras de especialistas do Brasil, Bélgica, Venezuela, Guatemala e Bolívia que apresentaram as várias novidades tecnológicas da pecuária leiteira.

hOmeNagem UtilizaNdO O SeRviçO da aCghmgO Superintende Técnico Substituto, Dr. Silvano Carvalho Júnior, visita a Fazenda

Luanda e tem a honra de participar de uma bela homenagem. O associado Toninho Martins, valorizando a Classificação Linear, realizou uma homenagem à vaca que fez história! “É gratificante acompanhar e registrar esses momentos” comenta Silvano.

RegiStRO paRa hiStóRiaAproveitando a viagem ao Canadá, Cleocy Jr. teve a oportunidade de revêr

Hailey, uma vaca EX 97, de 10 anos, com seis partos e que nessa foto está com 40 dias de parida. Vale o registro e o nosso respeito!

Cleocy Jr. com Raul Pimenta e Ricardo Bertola

Cleocy Jr. com o Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais João Cruz Reis Filho e Roberto Gil de Lima

Na divulgação do evento, o Diretor

Executivo da ACGHMG Cleocy Jr. entre

renomados nomes da cadeia

produtiva do leite

fotos arquivo acgHmg

Page 5: Jornal holandes dezembro 2015

Jornal Holandês Dezem

bro de 2015

5

novidade

Após anos de estudo, avaliação e planejamento, a Megaleite escreverá uma nova trajetória para a sua história. De casa nova, o evento 2016 será reali-zado no período de 20 a 24 de junho, no tradicional Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte – MG. Um dos principais fatores para a mudança foi o grande empenho do Governo do Estado que se comprometeu em custear o evento, além de investir na revitalização do Parque, conservando um dos princi-pais patrimônios históricos da pecuária de Minas Gerais.

O novo local foi anunciado durante o 1º Congresso Internacional e o 2º Con-gresso Brasileiro da Raça Girolando, realizado mês passado na capital mineira. Outra novidade anunciada é que a Megaleite passa a ser itinerante, dando oportunidade para todas as cida-des mineiras abraçar essa causa, inclu-sive Uberaba que foi palco por 12 anos desse marco na história do leite.

Para o Secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho “o esforço que estamos empreendendo faz parte de um processo de revitalização do Parque da Gameleira. Queremos que ele volte a ser o ponto de encontro entre o rural e o urbano em Minas Gerais”, comenta.

O ex-presidente da Girolando, e considerado o “pai” da Megaleite, Mar-cos Amaral ressalta que “tornar a Megaleite itinerante possibilita ala-vancar a arrecadação com patrocina-dores e com os governos que se interes-sam em ter a maior feira da cadeia pro-d u t i va d o l e i te n a s u a c i d a d e . A mudança é oportuna, pois a raça conti-nuará em evidência e a Associação deixa de ter prejuízos”, declara.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG foi representada pelo Diretor Executivo Cleocy Jr. “uma decisão fantástica. Independentemente do lugar, a raça Holandesa apoia a Girolando na reali-zação da Megaleite. Nós temos uma dificuldade muito grande de levar ani-mais para Uberaba. Em Belo Horizonte pretendemos trazer entre 180 e 200 ani-mais e fazer uma exposição mais forte, apoiados pelo governo, que está mos-trando interesse em fortalecer a pecuária, através da valorização do leite, que é um dos principais produtos do Estado”, comenta Cleocy, que participou do congresso.

difiCUldadeSO tema Megaleite vem sendo discu-

tidos há várias gestões da Girolando.

Um dos principais problemas que assombra a continuidade do evento é o fator econômico. Os custos crescentes para a operacionalização da feira, somados a uma arrecadação decres-cente e a inexistência de recursos do governo municipal, estadual e federal, estavam inviabilizando o evento em Uberaba. De acordo com dados da Associação da Girolando, os custos para a realização da Megaleite ficam em torno de R$850 mil. A receita apu-rada na última edição, obtida através das inscrições dos animais, patrocina-dores, empresas expositoras e leilões, sendo que esse último teve considerá-vel redução em 2015 – acompanhando a crise econômica – geraram receita de aproximadamente R$350 mil. “Pen-sando na saúde financeira da Associa-ção, o resultado financeiro da operação Megaleite sempre foi deficitário. Ver esse déficit aumentar é uma situação inadmissível, tanto para nós gestores como para os associados da Girolando. Uma decisão precisava ser tomada”, ressalta o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Jônadan Ma.

vaNtageNS“No primeiro momento a Megaleite

deixa de dar prejuízo aos cofres da Asso-ciação. Outro ponto é a grande adesão por parte dos girolandistas e das demais raças leiteiras que tradicionalmente prestigiam o evento, mas que nas últi-mas edições não participaram com tanta representatividade. Algumas raças animadas com a mudança já con-firmaram presença, entre elas o Holan-dês e o Gir Leiteiro”, comenta Jônadan.

eXpeCtativaSA Girolando pretende conquistar um

recorde com mais de 700 animais, e devido a sua localização estratégica quer ampliar a participação de criadores vindos de outros estados.

“Toda mudança gera resistência, impacto, alguns negativos, mas a maior parte, positivos. Belo Horizonte tem todas as condições de receber uma grande Megaleite, com participação maciça da Girolando e demais raças leiteiras. E o mais importante: com resultado que garante a saúde finan-ceira da Associação, além de garantir-mos uma presença maciça de visitantes do Brasil e do exterior pela facilidade de acesso à capital”, enfatiza Jônadan.

Dados fornecidos pela Berrante Comunicação e adaptados pela redação.

Megaleite 2016 de casa novaApós 12 anos em Uberaba, uma das maiores feiras da pecuária

leiteira nacional será realizada em Belo Horizonte

Grande público prestigiou o evento: entre autoridades estaduais, associações e criadores

O Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, anuncia a mudança da Megaleite

fotos divulgação Berrante comunicação

Page 6: Jornal holandes dezembro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Deze

mbr

o de

201

5

6

CURSO | BelO hORizONte - mgAcontece, dos dias 14 a 18 de dezembro, na Escola de Veterinária da UFMG, o

curso a respeito de manejo de pastagens. O curso abordará temas como formação e adubação, manejo, georreferenciamento, coleta e amostragem de solo, estima-tiva de produtividade, elaboração de projetos e cerca elétrica, visando um único objetivo: como obter alto desempenho no manejo de pastagens.

O curso será composto por 8 horas de aulas teóricas na Escola de Veteriná-ria e 32 horas de aulas práticas na Fazenda Experimental Hélio Barbosa, em Igarapé - MG. O público-alvo do curso são alunos, produtores, e profissionais. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.

Mais informações: www.vet.ufmg.br ou pelos telefones 31 9906 2605

CURSO | igaRapé - mgSerá realizada no período de 25 a 29 de janeiro de 2016 mais uma edição

do Curso de Inseminação Artificial em Bovinos para estudantes e profissio-nais que atuam em fazendas leiteiras, e que possuem interesse de aprender sobre a técnica de inseminação artificial em bovinos.

O curso, oferecido pela Escola de Veterinária da UFMG, tem como objetivo contribuir para o melhoramento genético do rebanho. Além disso, os partici-pantes tem a oportunidade de aprender todos os passos da técnica de insemi-nação artificial durante cinco dias de aulas teóricas e práticas.

O curso é realizado na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa, em Igarapé, Minas Gerais.

Mais informações: [email protected] pelo telefone 31 3534-3708.

eBOOk gRatUitOSe você quer ficar bem informado sobre a

formulação de dietas para vacas leiteiras, aí vai uma boa dica de leitura. Atender as exigências nutricionais de bovinos leiteiros é um dos grandes desafios encontrados por técnicos e produtores de leite. Os alimentos que com-põem a dieta devem atender as exigências para a produtividade almejada, com o menor custo possível para maximizar a lucrativi-dade da atividade. Com tantas opções, é comum surgirem dúvidas sobre o assunto.

Para auxiliar nestas questões relacio-nadas a formulação de dietas para vacas leiteiras, foi lançado um novo Ebook gratuito aonde Marcos Neves lança a publica-ção: “10 perguntas sobre formulação de dietas para vacas leiteiras”.

Mais informações: www.milkpoint.com.br/formulacao-lp/ ou pelo telefone 19 3432-2199

NOvaS OpORtUNidadeSCom o objetivo de aumentar a produtividade do seu agronegócio, desen-

volvendo a adoção de boas práticas de gestão agropecuária e incentivar a inserção competitiva dos produtores rurais nos diferentes mercados de con-sumo foi criado o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária - Inovagro que é um programa de crédito que apoia a inovação tecnológica nas propriedades rurais, destinando recursos financeiros para esse tipo de investimento. O Inovagro possibilita a inovação tecnológica do seu agronegócio, disponibilizando financiamentos para:

1 - Aquisição de material genético (sêmen, embriões e o ócitos), provenien-tes de doadores com certificado de registro e avaliação de desempenho. Alternativamente para pecuária de corte com o certificado especial de identi-ficação de produção-CEIP

2 – Automação, adequação e construção de instalações para os segmen-tos de avicultura, suinocultura e pecuária de leite, inclusive a aquisição inte-grada de máquinas e equipamentos para essa finalidade, devendo o crédito ser concedido a beneficiário que atue na atividade há mais de um ano.

3 - Sistemas de computador para gestão, monitoramento ou automação.4 - Itens e projetos vinculados aos Sistemas de Produção Integrada Agrope-

cuária PI-Brasil e Bem-Estar Animal e ao Programa Alimento Seguro, das diversas cadeias produtivas. Boas Práticas Agropecuárias da Bovinocultura de Corte e Leite.

5 - Custeio associado ao projeto de investimento e aquisição de matrizes e reprodutores, com certificado de registro genealógico, emitido por associa-ções de criadores autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e avaliação de desempenho. Limitado a 30% do valor do financiamento para estes itens.

Você também tem apoio para financiar serviços e assistências especiali-zadas que asseguram a implementação do seu projeto, como:

1 - Serviços de agricultura de precisão, desde o planejamento inicial da amostragem do solo à geração dos mapas de aplicação de fertilizantes e cor-retivos.

2 - Consultorias para a formação e capacitação técnica e gerencial das atividades produtivas implementadas na propriedade rural.

3 - Assistência técnica necessária para a elaboração, implantação, acompa-nhamento e execução do projeto, limitada a 4% do valor total do financiamento.

O financiamento é destinado aos produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas) e cooperativas de produtores rurais associados ao Sicredi que necessitam de recursos para investir em inovação tecnológica e aumentar a produtividade do agronegócio e possui prazo de até 10 anos.

Mais informações: Sicredi -3003 4770

notas

eventos

laNçameNtOA partir do ano que vem, o Estado da Bahia contará com o maior empreen-

dimento de laticínio do país. Cerca de 12 mil vacas serão importadas especial-mente para o empreendimento, que prevê a geração de 350 empregos diretos, na primeira fase. Parte da produção será exportada para a China, mas tam-bém será vendida no mercado interno. A Agri Brasil, dona do empreendi-mento, pretende produzir na área um milhão de litros de leite por dia.

NOvidade paRa COOpeRadOSO coordenador do Projeto Educampo Christiano Nascif realizará palestra às

18h, no Sindicato Rural de Barbacena, em Barbacena - MG. O evento tem como objetivo apresentar o projeto para os produtores associados das Cooperativas Agropecuária de Conselheiro Lafaiete - Cooperlaf e de Cristiano Otoni – Capcol.

Mais informações: 31 9771-6419

emateR-mg SOpRa veliNhaSA Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Minas Gerais - Emater-

-MG acaba de completar 67 anos de muito trabalho. Atualmente, ela está presente em 93% dos municípios mineiros e presta assistência a cerca de 400 mil famílias de agricultores do Estado. E para comemorar o seu aniver-sário contou com o lançamento do livro “O Mistério do Pai Virgem”, de auto-ria do jovem agricultor Diego Clemente (foto). “Era um daqueles sonhos de infância. Lembro-me que aos nove anos escrevi num caderninho alguns contos e dei de presente à minha professora de português. Criava poesias e fazia quadrinhos apenas de brincadeira para mostrar aos meus irmãos. Sempre quis tornar o mundo mais feliz com a literatura”, afirma o jovem escritor. Esse projeto teve o apoio da Emater-MG.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

parabeniza toda a equipe da Emater-MG pelo trabalho sério junto do produtor.

divulgação emater-mg

feSta em aBaeté e RegiãOE quem sopra também velinhas é a Cooperativa dos Produtores Rurais de

Abaeté e Região – Cooperabaeté, que celebrou no mês passado, 87 anos de fundação. Em comemoração lança o a promoção “Natal Premiado – Coopera-baeté” aonde serão sorteados vários prêmios para os cooperados e clientes. O sorteio acontecerá no dia 30 de dezembro e para participar todos devem lêr o regulamento disponível na sede e armazéns da Cooperabaeté.

Mais informações: 37 3541-6400A ACGHMG parabaneiza por esses 87 anos de importante

história junto aos seus cooperados.

Page 7: Jornal holandes dezembro 2015

Jornal Holandês Dezem

bro de 2015

7

lucratividade

Cultivares de milho e de sorgo serão avaliadas quanto à qualidade para produ-ção de silagem em 17 municípios da região Central de Minas na safra 2015/2016. O trabalho, desenvolvido em parceria pela Embrapa, Emater-MG e Riber KWS Semen-tes, faz parte do Programa de Melhoria da Cadeia Produtiva do Leite.

Serão instaladas unidades demons-trativas em 30 propriedades acompa-nhadas por extensionistas da Emater--MG e profissionais da Embrapa. “Esse trabalho faz parte de uma estratégia vol-tada para a melhoria da alimentação do rebanho leiteiro, com ênfase no aumento da produtividade de silagem”, explica o coordenador regional de culturas da Emater-MG Walfrido Albernaz.

Ele explica que, nas propriedades, haverá orientações para melhoria da qualidade da silagem, das práticas de armazenamento e utilização desse ali-mento, a fim de aumentar a rentabili-dade dos produtores de leite da região.

“Tendo em vista que o custo de produ-ção da silagem tem sido muito elevado, é preciso aumentar a eficiência do sistema de produção. É importante ter os devidos cuidados, desde a escolha de cultivares apropriadas e utilização adequada da correção e adubação do solo até as formas de colheita e conservação da forragem, para que esse produto seja viável econo-micamente”, afirma o coordenador.

Walfrido comenta a importância da utilização das sementes cedidas pela Embrapa para o programa. “A disponibi-lidade de sementes de cultivares melho-radas pela Embrapa permitirá uma ava-liação tanto dos técnicos e pesquisado-

res quanto dos produtores sobre seu comportamento nas condições da região em comparação com as cultivares dispo-níveis no mercado e comumente utiliza-das pelos agricultores.”

O gerente do escritório de Sete Lagoas da Embrapa Produtos e Mercado, Regi-naldo Resende, lembra que a avaliação de cultivares de milho e de sorgo apro-priadas para a produção de silagem teve início na safra passada. “Este ano, esta-mos dando continuidade ao trabalho com algumas cultivares diferentes que estão sendo multiplicadas e comerciali-zadas por empresas licenciadas pela Embrapa. As sementes estão disponíveis nas lojas de insumos da região, o que facilita o acesso dos produtores.”

As cultivares de milho da Embrapa distribuídas são as variedades BRS 4103 e BRS Caimbé, os híbridos BRS 3040, BRS 2022 e HTMV1. Já de sorgo foram dispo-

nibilizados o híbrido BRS 655 e a varie-dade BRS Ponta Negra.

Na avaliação realizada na safra 2014/2015, o BRS 655 se destacou pelo seu potencial para produção de silagem. Apresentou elevado rendimento de matéria seca (aproximadamente 18.437 quilos por hectare); e alta qualidade, com produção de 17.404 quilos de leite por hectare e 944 quilos de leite por tone-lada de matéria seca ingerida.

Outro fator observado na última safra foi o comportamento das cultivares em relação à estiagem. “Na época em que foi realizado o trabalho, houve na região escassez hídrica em função da falta de chuva. Os plantios de milho para silagem ficaram comprometidos. O sorgo, por ser mais tolerante à seca, teve já no primeiro corte produtividades superiores às do milho e ainda possibilitou um segundo corte com ótimas produtividades impul-

sionadas pelas chuvas que se concentra-ram na safrinha”, explica Reginaldo.

Essa situação exerceu influência na decisão dos produtores para os plantios seguintes. “Produtores que em 2013/2014 plantaram milho não tiveram alimento suficiente para o rebanho na época da seca. Alguns que nunca haviam plan-tado sorgo para silagem tiveram essa experiência em 2014/2015, conseguiram alimento para todo o rebanho e ainda com a possibilidade de venda do exce-dente da silagem. Estes decidiram plan-tar sorgo na próxima safra”, comentou o gerente da Embrapa.

Durante a próxima etapa do pro-grama, o acompanhamento das áreas será realizado pelos extensionistas locais e profissionais da Embrapa, por meio de visitas periódicas e relatórios técnicos. Serão registrados o desenvolvi-mento das culturas e as informações for-necidas pelos produtores. Para os meses de fevereiro e março de 2016, está pre-vista a realização de encontros técnicos e dias de campo com o objetivo de apre-sentar os resultados e as tecnologias uti-lizadas nas unidades demonstrativas.

mUNiCípiOSAs 30 propriedades onde serão insta-

ladas as unidades demonstrativas estão localizadas nos seguintes municípios: Baldim, Esmeraldas, Florestal, Funilân-dia, Inhaúma, Jaboticatubas, Jequitibá, Maravilhas, Mateus Leme, Matozinhos, Onça de Pitangui, Papagaios, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Pequi, Santana de Pirapama, São José da Varginha.

Fonte: Embrapa Milho e Sorgo

De olho na alimentaçãoMilho e sorgo para silagem: avaliação de materiais visa melhorar alimentação do rebanho leiteiro

sinval lopes

Page 8: Jornal holandes dezembro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Deze

mbr

o de

201

5

8

esperança

A #EUACREDITO invadiu as redes sociais e torcidas de todo o Brasil. Esse sentimento cresce além dos gramados brasileiros e independentemente do time, fica aqui registrada a força de que-rer mudar, pois é possível mudar, basta acreditar!

2015 foi um ano bastante movimen-tado, com muitas surpresas. Altos e bai-xos marcaram os quase 365 dias da eco-nomia e da política no país, tragédias assombraram o mundo, mas tivemos também muitas coisas boas na raça Holandesa: surgiram novas oportunida-des, novas famílias de animais prestigia-ram as pistas do país, novilhas cresceram e se transformaram em vacas, novos criadores e novos associados surgiram... E a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG continuou investindo em sua equipe com o objetivo de atender cada vez melhor os associados. E uma das maiores novida-des do ano foi a Exphomig e o prêmio Melhores de Minas, ambos desbravaram novos horizontes, cresceram e proporcio-naram uma confraternização histórica entre as raças leiteiras.

E vamos aproveitar para relembrar o que foi manchete nas edições do Jornal Holandês em 2015.

Não há nada melhor no fim de ano do que viajar, por isso o Jornal Holandês relembra algumas viagens realizadas pela equipe da Associação Mineira des-bravando esse gigantesco Brasil, sem-pre próximo do criador. Vale relembrar as belas paisagens e de repente um dos trajetos pode ser a sua próxima viagem de férias.

A ACGHMG agradece a todos que acreditaram e ajudaram a construir um ano de grandes conquistas, um ano de grande festa para o gado Holandês, ou

melhor, para as raças de leite.

eU ACreDito que é possível mudartema deve transcender os gramados e fazer parte do dia a dia de todos os brasileiros

2016 novidAdesBoas festas!

Page 9: Jornal holandes dezembro 2015

Jornal Holandês Dezem

bro de 2015

9

2016 novidAdes

relemBrando algumas viagens e encontros realiZados pelos profissionaisda associação mineira em 2015. É a acgHmg sempre prÓXima do criador!

fotos arquivo acgHmg

Page 10: Jornal holandes dezembro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Deze

mbr

o de

201

5

10

artigo

Certamente uma pergunta frequente entre os produtores de leite: não mudamos nada na fazenda e o leite caiu, o que aconteceu? Bom, algumas fontes de variação que podem explicar este fenômeno (aumento ou queda do leite na fazenda) são:

-mais vacas parindo-DEL aumentando-mudança de estação-mudança de funcionário na fazenda-mudança na qualidade dos ingredientes da dieta.

De todas as opções a última apresentada é a mais difícil de ser diagnosticada e a que ocorre com mais frequência. Para deixar claro este ponto vamos observar a figura 1. Esta contêm dados de duas fazendas americanas que foram acompanhadas diariamente. Pesquisadores coletaram amostras do silo de milho e analisaram a forragem para: matéria seca, proteína bruta e fibra em detergente neutro (FDN). Podemos observar que em duas semanas obtivemos uma variação de aproximadamente 10 pontos percentu-ais em todos os nutrientes (água, proteína e fibra). Dez pontos percentuais em duas semanas! Isto deixa claro que uma silagem não possui um valor fixo de qualidade. Ou seja, a pesquisa nos diz que não podemos dizer “minha silagem esta boa este ano” e sim “esta semana minha silagem esta boa”.

Mas esta variação ocorre somente em alimentos ensilados? Não, na tabela 2 pode-mos observar variação da silagem de milho como também do milho grão e do milho grão ensilado (grão úmido). Podemos observar novamente que a variação durante 1 ano nas fazendas foi enorme ! Podemos observar que matéria seca do milho grão variou de 83% para 86,5%. Isto significa que ele secou neste período e que poderíamos ter utili-zado menos milho para produzir a mesma quantidade de leite. A mesma idéia se aplica ao milho grão úmido. Este passou de 7,9% para 23,6% de FDN na MS. Se a dieta não for modificada para levar estes valore em consideração, o animal passa a receber uma dieta totalmente desbalanceada, o que certamente explica variações na produção de leite. Ou seja, nem mesmo o milho pode ser considerado um alimento homogêneo. Na indústria de aves e suínos é muito comum os nutricionistas enviarem amostras de milho para análise no laboratório, pois uma variação pequena pode resultar em perdas ou ganhos enormes.

Mas esta variação de qualidade na minha silagem de milho resulta em perdas ou ganhos na fazenda? Para responder esta pergunta simulamos uma dieta para um lote de 30 kg de leite com peso de 600 kg e dias em lactação (DEL) de 150 dias (tabela 1). A dieta fornecida continha feno, silagem de milho, milho moído, farelo de soja e caroço de algo-dão. A idéia foi simular a mudança da qualidade da silagem de milho em:

-estimativa de produção de leite (EM ou PM)-CNF = carboidratos não fibrosos-Retorno sobre lucro alimentar = quanto o produtor ganha por vaca pagando somente o custo alimentar.

A primeira observação é que a estimativa de produção de leite vai caindo conforme a qualidade da silagem de milho vai piorando. A dieta A a estimativa de produção foi de 32,19 kg de leite/dia, na dieta B 30,92 e na dieta C 29,63 kg. Ou seja, em uma semana, podemos observar uma diferença na produção por vaca de aproximadamente 2,5 kg/vaca/dia somente devido a mudança na qualidade da forragem. Em uma fazenda de 100 vacas isso representa 250 kilos de leite a menos!!!

Outro ponto importante é a desbalanceamento que a mudança da qualidade de um ingrediente causa na dieta. A dieta C estava balanceada com 37,34% de CNF, ou seja, um valor seguro para trabalhar. Já a dieta A, estava com 41,77% de CNF, um valor mais perigoso e muito capaz de causar acidose subclínica no rebanho. Acidose subclí-nica pode levar a inúmeros problemas: baixo consumo, baixo sólidos no leite, proble-mas de casco, etc...

Certamente a variável que mais preocupa o produtor é o RSCA, em palavras simples, quantos R$ esta vaca esta me dando de lucro levando em consideração somente o custo alimentar dela. Fica claro novamente que quanto melhor a qualidade da forragem (dieta A), mais dinheiro a vaca será capaz de deixar na fazenda. Em números, a dieta A deixa R$18,15/vaca/dia enquanto a dieta C deixa R$15,59/vaca/dia. Uma diferença de R$2,50/vaca/dia que passa despercebido na fazenda!

Ficou evidente que variações na qualidade dos ingredientes da dieta podem resultar em queda ou aumento da produção de leite. Muitas vezes estas quedas ou aumentos

passas despercebidos no dia a dia da fazenda devido a outros fatores (discutidos no início) que também causam variação na produção de leite.

taBela 1 – vaRiaçãO Na COmpOSiçãO da Silagem de milhO dURaNte 12 meSeS em fazeNdaS ameRiCaNaS

Silagem de milho dados de 48 fazendasMilho grãos: dados de 27 fazendasMilho grão úmido: dados de 23 fazendas

taBela 2 – impaCtO da vaRiaçãO da qUalidade Na Silagem de milhO pROdUçãO de leite daS vaCaS da fazeNda. dietaS a (Silagem de milhO COm 40% de fdN), dieta B (Silagem de milhO COm 45% de fdN) e dieta C (Silagem de milhO COm 50% de fdN).

CNF = Carboidratos não fibrosos. EM = energia metabolizávelPM = proteína metabolizávelRSCA = quanto o produtor ganha por vaca pagando somente o custo alimentar

figURa 1 – vaRiaçãO diáRia Na qUalidade de Silagem de milhO. dm = matéRia SeCa, Ndf = fiBRa em deteRgeNte NeUtRO e StaRCh = amidO

Fonte: 3rlab

Como explicar variações na produção de leite na minha fazenda?

MARCELO HENtz RAMOSPhD

Page 11: Jornal holandes dezembro 2015

Jornal Holandês Dezem

bro de 2015

11

Quando toda criança nasce, uma das primeiras preocupações dos pais é fazer seu primeiro documento, a certidão de nascimento. As primeiras informações como cidadão estão registradas nesse documento: o nome da criança, dos pais, local de nascimento, enfim, dados que a acompanharão por toda a vida.

E não é muito diferente quando fala-mos de gado. Todo animal que nasce na fazenda pode ter a sua certidão de nas-cimento, ou melhor, o seu Registro Genealógico, um documento que terá detalhadamente a árvore genealógica do animal, entre outras informações importantes. A maior diferença é que o Registro não é obrigatório, mas faz a diferença na hora de comercializar o animal. A propriedade que possui ani-mais Registrados tem maior credibili-dade no mercado, passando confiança a todos os compradores.

Nesta edição, o Jornal Holandês conta sobre as tarefas realizadas pelo Auxiliar Operacional do Registro Genealógico Rodolfo Tostes Lemos.

Ele acredita que o trabalho coletivo

seja mais importante que o trabalho individual, e é fundamental que todos estejam alinhados e cientes de suas responsabilidades; assim a equipe alcançará o objetivo principal da Asso-ciação que é gerar valor para o asso-ciado e contribuir para o melhoramento genético da raça.

E para quem pensa que ele f ica somente no escritório abarrotado de papéis e mais papéis está enganado, Rodolfo também participa de algumas eventos. “Em épocas de exposições cos-tumo ir com os técnicos para auxiliar no que for preciso em relação a registros, admissão, estrutura em geral e na hora do julgamento opero o sistema no lança-mento dos resultados,” comenta.

Trabalhar com vários dados requer bastante atenção e Rodolfo acredita que não há uma fórmula secreta e sim é fun-damental realizar da melhor forma possí-vel a que se propôs a fazer.

“Uma das grandes dif iculdades atualmente é com problemas na inter-net. Temos que trabalhar interligados com a Associação Brasileira e muitas

vezes o sistema não funciona perfeita-mente, daí ficamos de mãos atadas”, declara Rodolfo.

Ele acredita que o crescimento em qualquer tarefa vem com o empenho e dedicação de todos. “Sei que estamos tri-lhando um caminho vencedor,” comenta Rodolfo.

paRa RiRNormalmente em épocas de exposi-

ções passamos por várias situações curio-sas e engraçadas. Uma vez, quando che-guei no hotel haviam liberado minha reserva para outra pessoa e acabei dor-mindo no almoxarifado do mesmo. Tam-bém já aconteceu de ficar trancado fora do quarto, porque um companheiro estava hibernando (risos). Enfim, temos muitas histórias, e o melhor de tudo: mui-tas amizades e boas risadas!

aSSOCiadOAcredite na Associação Mineira, pois

todos nós estamos empenhados para que cada vez mais a raça evolua e assim todos prosperem.

equipe da acgHmg

Muitas histórias, amizades e boas risadas

“Acredito que estamos trilhando um caminho vencedor”

ADRiANO APARECiDO

DA SiLVA técnico de

controle leiteiro

ADÍLiO ROSÁRiO DE

OLiVEiRAtécnico de

controle leiteiro

DiEGO SANtOScoordenador geral serviço controle leiteiro

VANDER AFONSO DE OLiVEiRA supervisor de controle leiteiro

PHiLLiPPE DOMiNGOS MONtEiROinspetor técnico de registro

JOSiMAR DE PAuLAtécnico de controle leiteiro

VALquÍRiA SANt'ANA OLiVEiRAchefe de processamento srg

JESSiCA NOBRE - assistente administrativo

ÁLVARO GOMES gerente administratico e financeiro

MiCHELLE MENDESchefe de processamento scl

RODOLFO tOStES LEMOS - assistente operacional srg

MÁRCiA LOuRES - gerente de cobrança

DAMiÃO ARRiGHi CONDÉ - supervisor de controle leiteiro

DAYSE HELENA MARquiNiS auxiliar operacional

foto

s W

agne

r co

rrea

MAYCON CÉSAR DE OLiVEiRAtécnico de controle leiteiro

CLEOCY JR.diretor executivo

SiLVANO CARVALHOJÚNiORsuperintendentetécnico substituto

Page 12: Jornal holandes dezembro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Deze

mbr

o de

201

5

12

oportunidade

É grande o número de exposições que são realizadas mensalmente por todo o Brasil. Esses eventos geram muitas opor-tunidades direta e indiretamente e que, para acontecerem, são necessários os mais variados profissionais.

E uma profissão pouco conhecida, mas que possui um mercado em ascen-são é o preparador de animais. Todo jul-gamento exige cuidados especiais para que o gado entre em pista com as suas qualidades ressaltadas.

A arte de tosquiar é utilizada para facilitar a definição da angulosidade da raça, que são as características genéti-cas próximas ao padrão ideal. As partes do corpo ficam mais definidas para aná-lise do jurado, como cabeça, pescoço, orelha, lombo, tamanho do úbere e arqueamento das costelas, que mostra a capacidade de armazenar alimento para produção de leite.

NOvidadeAproveitando a onda dos food trucks,

que invadiram o Brasil, agora a moda chegou aos parques de exposições, mas nesse caso não estamos falando direta-mente de comida, mesmo que sempre no final do expediente há um delicioso petisco para os amigos.

De olho nas pistas de julgamento e detectando a necessidade de proporcio-nar um maior apoio aos preparadores, o profissional em tosquiadeiras e fornece-dor de vários produtos importantes para esse segmento, Paulo P. Ribeiro criou uma oficina móvel.

Onde ele está todos ficam tranquilos,

pois sempre têm em mãos os materiais necessários para que os animais façam bonito em pista. A oficina móvel é um carro totalmente adaptado para agilizar o trabalho de forma profissional, apoiando com a manutenção de lâminas e tosquia-deiras, venda de produtos e máquinas.

Segundo Paulão, “no ramo de tosquiar é fundamental ter um bom equipamento, bons produtos e claro um bom preparador.”

Na hora da tosquia, o profissional tem que avaliar o objetivo do seu trabalho para que possa escolher a lâmina certa. Há lâminas especiais para o gado de pista, ela é rebaixada, ajuda a fazer a linha de dorso e deixa o pelo do animal mais baixo. E tem também a lamina comum, tradicional, possui somente uma altura, sendo muito utilizada para o gado de leilão. “São detalhes que facilitam o trabalho e fazem uma diferença no resul-tado final”, comenta Paulão.

Vale lembrar que uma boa tosquia gera bons negócios.

CURSOSDe olho nesse mercado, Paulão uniu-

-se ao veterinário Arthur Henrique e jun-tos promovem cursos de preparação para gado de pista. O curso consiste em aula teórica e prática. Os participantes não param por aí, após aprenderem os basti-dores é hora de conduzir o gado na pista, aprender a posicionar, enfim saber como apresentar corretamente o animal para os olhares do jurado. O curso é ministrado em todo o Brasil.

Mais informações: [email protected]

Um food truck diferente

A exposição é um local de novidades e boas oportunidades de trabalho

PAuLO FERNANDO MACHADO, HENRiquE zAPAROLi MARquES

E ROBHERtA FERREiRAClínica do Leite – ESALq/uSP

Para garantir a sobrevivência das fazendas de leite no Brasil é preciso, cada vez mais, usar recursos de forma efi-ciente. Com a pressão dos custos dos insumos e do preço do leite torna-se cada dia mais necessário o uso de ferramentas que auxiliem o produtor no dia a dia e no controle do negócio. Uma ferramenta simples e prática para alcançar esse resultado é o 5S.

Originado no Japão após 2ª Guerra Mundial, o 5S foi desenvolvido com o objetivo de utilizar da melhor forma possível os recursos que aquele país ainda tinha disponível – que não eram muitos devido à destruição da guerra. O 5S propõe fazer isso através da disci-plina, organização e conscientização dos funcionários.

OS 5S é BaSeadO em 5 pRiNCípiOS:1. SEIRI (Senso de utilização): Sepa-

rar o que é útil do que é desnecessário para realizar as tarefas na fazenda. Tudo aquilo que for útil permanece, já, o que não for, deve ser eliminado, e, se algo estiver faltando, deve ser providenciado. Esse senso melhora a eficiência das ati-vidades porque é muito mais fácil traba-lhar com as ferramentas disponíveis.

2. SEITON (Senso de ordem): Uma vez selecionados, é preciso organizar os materiais de modo que sejam facilmente encontrados por todos. Materiais mais utilizados devem ser colocados em luga-res próximos à área de trabalho, enquanto aqueles pouco utilizados devem ser guar-dados. Ou seja, ter disponível as ferramen-tas e materiais certos na hora certa permi-tindo que seja fácil encontrar o que se precisa. É importante ter tudo organizado e com a identificação correta! Aqui cabe a regra: “usou, guardou”.

3. SEISO (Senso de limpeza): Traba-lhar em um lugar limpo e organizado é muito mais fácil, aumenta a eficiência e diminui erros. Cada funcionário deve ser responsável pe la l impeza de seu ambiente. Lembrando que ambiente limpo não é aquele que mais se limpa, mas aquele que menos se suja.

4. SEIKETSU (Senso de monitoria): Não basta apenas arrumar a casa, deixar tudo limpo e organizado, é preciso, tam-bém, manter assim todos os dias. Por isso o quarto senso do 5S é a monitoria dos 3 primeiros, para garantir que equipamen-

tos, ferramentas e insumos estejam dis-poníveis e organizados, para garantir o ritmo de trabalho.

5. SHITSUKE (Senso de melhoria contínua): O quinto e último senso tal-vez seja o mais difícil e demorado a ser feito, pois trata-se da transformação de hábitos e comportamentos. (para saber como mudar o comportamento das pes-soas confira o artigo: Como mudar o comportamento para se ter sucesso na pecuária de leite!). Para tanto é preciso ficar sempre atento a não-conformida-des para que não sejam repetidas, saber e logiar e cr i t icar os funcionár ios quando pertinente e dar espaço para que os funcionários colaborem com melhorias a serem feitas.

paRa faCilitaR a apliCaçãO deSSeS CONCeitOS é pReCiSO SegUiR algUNS paSSOS:1. Comece formando uma equipe

responsável pela implantação do 5S. Mostre a importância do programa para o negócio e como essa ferramenta pode facilitar o trabalho deles na propriedade.

2. Escolha um único lugar para implantar o programa. Comece devagar para as pessoas irem se acostumando com a rotina do 5S. É possível, por exem-plo, começar pela sala de ordenha ou por um barracão.

3. Nesse lugar a equipe deve levantar os pontos que precisam ser melhorados e fazer uma lista com cada um deles. É recomendado registrar a situação do local com fotos!

4. Com essa lista em mãos, a equipe deve montar um plano de ação para a implantação do programa e organizar o “Dia da Bermuda”. Nesse dia a equipe e todos os funcionários que trabalham nesse local colocarão o plano de ação em prática, eliminando os materiais desnecessários, consertando coisas quebradas, pintando as paredes e lim-pando o local.

5. O quinto e último passo para implantar o programa é monitorar o local semanalmente garantindo que todos os itens que foram levantados pela equipe estão sendo mantidos da forma dese-jada. Entretanto, para garantir que todos estejam contribuindo com a organização do local é preciso deixar explícito os resultados da monitoria. Isso é feito dando nota para cada item e colocando um gráfico com o indicador do 5S na parede desse local.

Fonte: Milkpoint

artigo

Como aumentar a eficiência dos seus

funcionários?

Segundo Paulo os detalhes que facilitam o trabalho e fazem uma diferença no resultado final

Wagner correa

Page 13: Jornal holandes dezembro 2015

Jornal Holandês Dezem

bro de 2015

13

mÉdia de reBanHos referentes ao perÍodo oUtUbro De 2014 A seteMbro De 2015 - 2 ordenHas

mÉdia de reBanHos referentes ao perÍodo oUtUbro De 2014 A seteMbro De 2015 - 3 ordenHas

com a alteração das tabelas para divulgação de médias em 2 e 3 ordenhas, o rebanho que tiver encerramentos em 2 e 3 ordenhas no período referido poderá aparecer nas duas tabelas caso alcance médias entre as cinco melhores de cada categoria

rebanhos com 10 a 25 vacas encerradas(23 rebanhos concorrentes)1 dirceu de mancilHa itanHandu - mg 13 13.495 2X mensal2 gerson rodegHeri BarBacena - mg 15 9.715 2X Bimestral3 Jose aHir de mancilHa pouso alto - mg 10 8.925 2X mensal4 francisco JarBas neri BeZerra de meneZes soledade de minas - mg 17 8.883 2X Bimestral5 marcos neves pereira iJaci - mg 17 8.871 2X Bimestral

rebanhos com 26 a 50 vacas encerradas(14 rebanhos concorrentes)1 aniceto manuel aires antonio carlos - mg 35 10.790 2X Bimestral2 otHon martins de souZa sumidouro - rJ 36 10.456 2X mensal3 adaHilton de campos Bello BarBacena - mg 29 10.250 2X Bimestral4 almir pinto reis itanHandu - mg 48 10.002 2X mensal5 raul pinto itanHandu - mg 45 9.788 2X mensal

rebanhos com 51 a 75 vacas encerradas(08 rebanhos concorrentes)1 collem construtora moHallem ltda ressaquinHa - mg 69 10.437 2X Bimestral2 marcos p. frota e/ou patricia n.p.frota carmo da cacHoeira - mg 74 10.295 2X Bimestral3 maurilio ferreira maciel cruZilia - mg 55 9.959 2X Bimestral4 gilBerto vilela oliveira carmo do rio claro - mg 73 9.230 2X Bimestral5 cesar g. Brito e/ou siomara s.g.Brito tres pontas - mg 56 9.145 2X Bimestral

rebanhos com 75 a 100 vacas encerradas(04 rebanhos concorrentes)1 caYuaBa genetica & pecuaria ltda entre rios de minas - mg 86 10.231 2X mensal2 agronelli agroindustria ltda uBeraBa - mg 95 10.060 2X Bimestral3 Julio celio oliveira vargas carmo do paranaiBa - mg 89 8.965 2X Bimestral4 Jose ricardo Xavier eloi mendes - mg 80 8.815 2X Bimestral

acima de 100 vacas encerradas(02 rebanhos concorrentes)1 eudes anselmo de assis Braga carmo do paranaiBa - mg 117 9.972 2X Bimestral2 vicente antonio marins e filHos tres coracoes - mg 166 9.663 2X mensal

Melhores médias de produção por rebanho - Holandês

produçÕes individuais de animais suBmetidos ao controle oficial aferidas em outuBro/2015

Super Rankeste caderno é um oferecimento:

CADerNo

10 maiores produções individuais diárias por rebanho

2 ordenHas

PROPRIETÁRIO MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

vicente antonio marins e filHos tres coracoes vam Bonera BonnY outBond BX436571 po 53,4 05/10/2015raul pinto itanHandu lucia leoa Barnes BX402815 po 51,4 07/10/2015Jose ricardo Xavier eloi mendes Bola preta dedicada oliver Br1545826 gc-01 50,8 13/10/2015aniceto manuel aires antonio carlos a.m.a. dolman gloria 601 BX383836 po 50,7 08/10/2015collem construtora moHallem ltda ressaquinHa collem finest nancY-fiv BX400655 po 49,2 07/10/2015lucas e.p.coimBra e/ou Jose antonio o.silva piumHi portal da Bela vista perola 055 Br1592840 pcod 46,0 19/10/2015Jose afonso amorim patrocinio amorim marcela dramatic BX349913 po 45,9 14/10/2015antonio megale Brandao Borda da mata amB 822 sr40743 3/4 45,8 27/10/2015Jose enio carneiro mendes itanHandu serraZul cassia toYstorY BX387844 po 45,6 30/10/2015almir pinto reis itanHandu alana sHottle sandY-fiv BX421738 po 45,6 20/10/2015

3 ordenHas

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO PROPRIETÁRIOMUNICÍPIO MUNICÍPIOLACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

LEITE305IA

LEITE305IA

MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

geraldo viotto turvolandia viotto m-5206 Br1592351 pcod 71,8 07/10/2015armando eduardo de lima menge pouso alegre menge toYstorY Z 1660 BX426007 po 67,9 20/10/2015seKita agronegocios rio paranaiBa seKita KonKa 1920 Bertil Br1600838 gc-01 67,2 17/10/2015Wladimir antonio puggina alfenas s H a Yati mac 781 BX420587 po 66,3 27/10/2015dirceu de mancilHa itanHandu galena nora reese BX423201 po 65,2 27/10/2015dJair Boscatti itapeva Boscatti leda geneva 259 Br1665129 gc-10 64,8 21/10/2015caYuaBa genetica & pecuaria ltda entre rios de minas alfY caYuaBa camBY ii fada BX422974 po 64,0 12/10/2015evaristo francisco marques/leandro s.marques guaXupe rld cHelsie denZel Br1653610 gc-02 63,2 16/10/2015agropecuaria Boa fe ltda conquista aBf entra 3440 Boliver Br1602875 gc-06 60,1 08/10/2015marcio maciel leite cruZilia emiele sinfonia luKe BB20605 po 59,2 13/10/2015

rebanhos com 10 a 25 vacas encerradas(10 rebanhos concorrentes)1 elcio mendes vilanova e silva carmo de minas - mg 12 12.782 3X Bimestral2 marcelo elias rigueira BarBacena - mg 16 12.311 3X mensal3 caYuaBa genetica & pecuaria ltda entre rios de minas - mg 22 12.220 3X mensal4 Jose enio carneiro mendes itanHandu - mg 20 12.157 3X mensal5 marcos neves pereira iJaci - mg 13 11.697 3X Bimestral

rebanhos com 26 a 50 vacas encerradas(09 rebanhos concorrentes)1 dirceu de mancilHa itanHandu - mg 26 14.079 3X mensal2 Jose adir loiola espirito santo do dourado - mg 36 12.171 3X Bimestral3 collem construtora moHallem ltda ressaquinHa - mg 29 11.695 3X Bimestral4 mauro antonio costa de arauJo sete lagoas - mg 31 11.436 3X mensal5 rafael tadeu simoes pouso alegre - mg 46 10.893 3X mensal

rebanhos com 51 a 75 vacas encerradas(08 rebanhos concorrentes)1 marielle campos lima assis carmo de minas - mg 71 12.530 3X mensal2 evaristo f. marques/leandro s.marques guaXupe - mg 70 11.741 3X mensal3 dJair Boscatti itapeva - mg 72 11.614 3X mensal4 douglas de oliveira pereira alpinopolis - mg 56 11.065 3X mensal5 faBio eustaquio silveira sao goncalo do sapucai - mg 75 10.520 3X Bimestral

rebanhos com 75 a 100 vacas encerradas(04 rebanhos concorrentes)1 marcio maciel leite cruZilia - mg 79 10.533 3X mensal2 marcio flavio penido oliveira sao goncalo do sapucai - mg 98 9.828 3X mensal3 marcus vinicius Borges de carvalHo JuiZ de fora - mg 93 8.964 3X mensal4 argemiro magalHaes netto sao goncalo do sapucai - mg 78 8.248 3X Bimestral

acima de 100 vacas encerradas(07 rebanhos concorrentes)1 armando eduardo de lima menge pouso alegre - mg 165 13.632 3X mensal2 seKita agronegocios rio paranaiBa - mg 821 12.780 3X mensal3 geraldo viotto turvolandia - mg 118 11.317 3X mensal4 luciano p. c. peres e/ou rogerio p.peres carmo do rio claro - mg 139 10.840 3X mensal5 Wladimir antonio puggina alfenas - mg 220 10.705 3X mensal

Page 14: Jornal holandes dezembro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Deze

mbr

o de

201

5

14

primeira divisão atÉ 305 dias 2 ordenHas - perÍodo 01/09/2015 a 30/09/2015 raça: HolandesNoMe ANiMAl registro ClAss iDADe DiAs

lACt.proDleite

proDgorD.

proDprot.

% gorD

% prot.

tit. proprietário Uf NoMe Do pAi

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

adultaJunior

5 anos

7 anos

adultasenior

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

adultasenior

primeira divisão atÉ 305 dias 3 ordenHas - perÍodo 01/09/2015 a 30/09/2015 raça: HolandesaNoMe ANiMAl registro ClAss iDADe DiAs

lACt.proDleite

proDgorD.

proDprot.

% gorD

% prot.

tit. proprietário Uf NoMe Do pAi

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

7 anos

adultaJunior

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

recordista atual mineira EF & LS COPACABANA WiLDMAN BR1544771 MB-86 01-11 305 15996,8 405,1 2,53 460,3 2,88 LM EVARiStO FRANCiSCO MARquES/LEANDRO S.MARquES 2012 LADYS-MANOR WiLDMAN EtseKita ecHo 3040 aftersHocK-fiv BX448971 B+83 01-11 305 13081,2 460,2 3,52 406,7 3,11 lm seKita agronegocios mg ms atlees sHt aftersHocK-etmenge goldWYn a 1997-fiv BX449013 mB85 01-11 305 12239,4 410,1 3,35 379,7 3,10 lm armando eduardo de lima menge mg Braedale goldWYnrecordista atual mineira EF & LS LiLiANA tOYStORY BX404701 B+-82 02-05 305 15482,9 475,2 3,07 489,7 3,16 LE EVARiStO FRANCiSCO MARquES/LEANDRO S.MARquES 2011 JENNY-LOu MRSHL tOYStORY Etmenge BradnicK a2021 Br1681475 mB86 02-00 305 12929,2 356,2 2,75 381,5 2,95 lm armando eduardo de lima menge mg regancrest-gv s BradnicK-etseKita catY 2795 KenetH Br1662623 B+82 02-01 305 12730,7 406,6 3,19 400,7 3,15 lm seKita agronegocios mg monument KenetH-etrecordista atual mineira C.A.A. JESSiCA BR1449849 MB-86 02-11 305 16711,9 466,3 2,79 536,4 3,21 LM CARLOS ALBERtO ADAO 2007 menge lautHoritY Z1806 fiv BX439379 mB88 02-09 305 13394,2 389,0 2,90 424,4 3,17 lm armando eduardo de lima menge mg comestar lautHoritYseKita duplicata silvia 2398 sHottle-fiv BX434688 B+84 02-11 305 13243,9 549,9 4,15 382,3 2,89 lm seKita agronegocios mg picston sHottle-etrecordista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLtON-tE BX381065 MB-86 03-03 305 18335,3 391,2 2,13 553,8 3,02 LM ELLOS JOSE NOLLi 2012 SANDY-VALLEY BOLtON EtseKita morada 2153 KinglY Br1624339 mB85 03-01 305 15071,5 551,7 3,66 477,6 3,17 lm seKita agronegocios mg laJeante KinglYseKita coleta veronica 2317 Boulder-fiv BX453074 mB86 03-00 305 14966,3 476,6 3,18 439,1 2,93 le seKita agronegocios mg BomaZ Boulder-etrecordista atual mineira VALE DO MiLK’ DELiCADA ii BR1271165 MB-87 03-09 305 19947,0 612,0 3,07 241,0 1,21 LM ViNiCiuS DA SiLVA SALGADO 2000 seKita Belfast 1930 Bertil Br1600840 mB85 03-09 305 16895,6 494,9 2,93 487,0 2,88 lm seKita agronegocios mg BeeKmansHoeve Bertillimassis sintila numia toYstorY Br1702891 mB85 03-06 305 14960,2 469,8 3,14 442,2 2,96 lm marielle campos lima assis mg JennY-lou mrsHl toYstorY etrecordista atual mineira C.A.A. JESSiCA BR1449849 MB-86 04-03 305 19204,6 592,2 3,08 533,3 2,78 LM CARLOS ALBERtO ADAO 2009 seKita grecia 1942 paramount Br1600862 B+80 04-00 284 16209,9 514,1 3,17 478,4 2,95 le seKita agronegocios mg delta paramountseKita dulce 1678 olYmpic Br1583519 mB88 04-04 305 15560,3 546,0 3,51 478,2 3,07 le seKita agronegocios mg delta olYmpicrecordista atual mineira J.E.N. BuENA SORtE JEROM RED-tE BR1480978 B+-82 04-11 305 19250,5 301,3 1,56 518,4 2,69 -- ELLOS JOSE NOLLi 2012 JEROMonda sul tiririca 2964 Br1709611 mB86 04-07 305 13755,7 438,6 3,19 423,8 3,08 lm luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg viotto oroZimBa o-001 BalZiar BX413301 04-06 305 12288,8 457,9 3,73 385,5 3,14 lm geraldo viotto mg Hidden-vieW BalZiar recordista atual mineira C.A.A. AMERiCA BR1449851 EX-90 05-07 305 21605,7 519,4 2,40 609,1 2,82 LM CARLOS ALBERtO ADAO 2007 menge BaXter volga 1374 BX400642 eX90 05-06 305 14341,5 469,9 3,28 465,6 3,25 lm armando eduardo de lima menge mg emerald-acr-sa t-BaXteralfY caYuaBa Billion elis BX397501 mB85 05-04 305 13552,6 301,0 2,22 392,9 2,90 -- caYuaBa genetica & pecuaria ltda mg J-K-r BW-marsHll Billion etrecordista atual mineira C.A.A. LiLiAN LuKE BR1452387 06-06 305 18311,4 522,5 2,85 507,1 2,77 LM CARLOS ALBERtO ADAO 2009 NORRiELAKE CLEituS LuKE-tWmenge BucKeYe ucrania 1225-te BX384828 B+84 06-05 305 15181,1 478,8 3,15 459,2 3,03 lm armando eduardo de lima menge mg r-e-W BucKeYe etmenge snoWman ucla 1286 BX391747 mB87 06-01 305 13662,6 399,1 2,92 402,7 2,95 lm armando eduardo de lima menge mg raYpel snoWmanrecordista atual mineira SANtOS REiS CHARiSMA GRAYCE BX303469 MB-89 07-04 305 17410,1 473,0 2,72 492,0 2,83 LM ALtAiR DA SiLVA REiS 2010 PEtiNESCA CHARiSMA-EtseKita gilma 320 Br1544128 B 79 07-05 305 14546,0 569,2 3,91 435,3 2,99 le seKita agronegocios mg gaia Bavaria 2223 marvel Br1501500 mB86 07-09 305 10266,4 420,7 4,10 334,1 3,25 lm seKita agronegocios mg BinderWaY marvel-etrecordista atual mineira MARiA’S MORENA PRELuDE-tE BX192263 B+-84 305 15723,7 526,7 3,35 462,2 2,94 ELY BONiNi GARCiA 2003 RONNYBROOK PRELuDE-Etonda sul granger 2459 Br1434821 09-08 305 9533,4 367,8 3,86 282,5 2,96 lm luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg J-mor elton granger-etBoscatti denise leader BX360617 08-05 305 8662,1 323,0 3,73 290,4 3,35 -- dJair Boscatti mg comestar leader-etrecordista atual mineira C.A.A. LAGOA BR1449850 MB-88 10-00 305 18353,5 550,9 3,00 482,2 2,63 LE CARLOS ALBERtO ADAO 2008 onda sul cascata Br1483561 B+80 14-05 305 9756,1 292,8 3,00 293,1 3,00 -- luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg Boscatti alda dante BX326994 11-00 305 9016,2 353,9 3,93 265,8 2,95 -- dJair Boscatti mg regancrest elton dante-et

este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro oficial Melhores

lactações por Classe305

DiAs

recordista atual mineira COLLEM MARtY CRYStAL BX283720 B+-82 01-11 305 12374,0 374,8 3,03 347,6 2,81 LM COLLEM CONStRutORA MOHALLEM LtDA 2003 RiCECRESt MARtY-EtseKita goldese 2861 Winners BX498160 B+81 01-11 305 9205,0 313,7 3,41 291,6 3,17 lm seKita agronegocios mg gillette WinnersfaZ. esperanca augusta artista 586 Br1696968 01-09 291 8935,3 252,3 2,82 262,6 2,94 -- Julio celio oliveira vargas mg ladYs-manor augustarecordista atual mineira E.A.B. AuGuStA zORAiDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 305 15970,5 800,0 5,01 443,7 2,78 LE EuDES ANSELMO DE ASSiS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AuGuStAtrue tYpe 9924 ross-fiv BX449011 B+81 02-03 305 11118,0 396,0 3,56 347,4 3,12 lm fernando roBerto de oliveira e alceni a.Werle mg plain-o durHam ross-331-etalana BucKeYe lissa BX442391 B 79 02-03 305 10251,8 287,6 2,81 295,7 2,88 lm almir pinto reis mg r-e-W BucKeYe etrecordista atual mineira GALENA EtiCA GARtER BX387671 B+-83 02-11 305 14328,3 442,4 3,09 430,0 3,00 LE DiRCEu DE MANCiLHA 2012 WELCOME GARtER-Ettrue tYpe 9863 BaXter Br1661855 B+81 02-06 303 10133,2 384,2 3,79 294,1 2,90 lm agronelli agroindustria ltda mg emerald-acr-sa t-BaXterlumYK fever Jeniffer-te BX440734 B+84 02-11 305 8712,1 305,2 3,50 290,9 3,34 lm pedro Henrique cHinait gurgel e outros mg cracKHolm feverrecordista atual Brasileira VERA CRuz PROViNCiA BX246790 B+-82 03-02 305 15502,0 590,0 3,81 439,0 2,83 LE ViCENtE ANtONiO MARiNS E FiLHOS 2002 FRAELAND LEADOFF-Etalana HoWie telminHa BX424454 B 79 03-04 305 10416,0 346,0 3,32 321,6 3,09 lm almir pinto reis mg KerndtWaY HoWie-etfaZ. esperanca cidade fini Wildman 471 Br1684696 03-00 305 10388,3 337,5 3,25 331,3 3,19 lm Julio celio oliveira vargas mg fini Wildman 1 (626) recordista atual mineira AVANi PEtECA GOLD DuStER BX251440 MB-88 03-10 305 15532,0 533,0 3,43 0,00 LM COLLEM CONStRutORA MOHALLEM LtDA 2000 WOODBiNE-K GOLD DuStER-Etsantos reis ZestY Janete BX415610 B+83 03-09 305 11669,4 329,0 2,82 364,9 3,13 lm almir pinto reis mg valleY-drive ZestY etvertente sara 670 Boliver Br1600795 B 76 03-09 305 11434,2 350,5 3,07 349,9 3,06 lm agronelli agroindustria ltda mg end-road pvf Boliver-etrecordista atual mineira SANtA PAuLA iViNA DAzzLER BX345332 B+-83 04-01 305 15664,0 475,8 3,04 438,1 2,80 LM SiDNEY NERY 2008 RADiNE BELLtONE DAzzLER-Eta.m.a. goldWYn frandiXi 684-te BX408071 eX90 04-05 305 14680,8 466,3 3,18 447,0 3,04 lm aniceto manuel aires mg Braedale goldWYnBola preta estrela precedent Br1592772 mB85 04-05 305 11351,7 335,0 2,95 331,8 2,92 lm Jose ricardo Xavier mg toppglen precedent-etrecordista atual mineira CONDE BRENDA BLADE 1567 BX398464 B -78 04-08 305 16234,7 323,0 1,99 424,0 2,61 LE MARCO NOORDEGRAAF 2015 PALMCRESt BLitz BLADE Eta.m.a. dundee frandiXi 658-te BX405181 mB88 04-08 305 15043,0 496,9 3,30 446,2 2,97 lm aniceto manuel aires mg regancrest dundee-etvisconde de maua tulia 366 BX410563 B+82 04-07 296 7635,1 234,8 3,08 227,3 2,98 -- if sul de minas gerais campus inconfidentes mg HYde-parK lenoXrecordista atual mineira JARDiM GENuiNA BX208241 B+-83 05-01 305 17189,2 400,9 2,33 529,4 3,08 LM ANDRE LuiS MOREiRA DE ANDRADE E OutRA 2002 B-HiDDENHiLLS MARK-O-POLOsantos reis toYstorY graca BX397745 mB85 05-07 305 12274,2 356,5 2,90 379,6 3,09 lm almir pinto reis mg JennY-lou mrsHl toYstorY etalana Bolton taline-te BX393512 B+83 05-07 305 12176,7 412,7 3,39 359,6 2,95 lm almir pinto reis mg sandY-valleY Bolton etrecordista atual mineira CRuziLiA RENDiLHA JOE BX317348 MB-88 06-11 305 18062,7 821,0 4,55 535,0 2,96 LM MAuRiLiO FERREiRA MACiEL 2010 BOCAiNA MANDEL SASSY JOE tE cruZilia Xaquira cHrissY BX380486 mB85 06-08 305 11683,2 287,1 2,46 367,9 3,15 -- maurilio ferreira maciel mg delta cHrissYvertente alforria 548 garrison Br1528748 B+80 06-03 305 10571,6 278,2 2,63 330,5 3,13 -- agronelli agroindustria ltda mg penn-england garrison etrecordista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANtA PAuLA BR1048927 B+-83 07-10 305 17110,0 340,0 1,99 0,00 LE SiDNEY NERY 1999 tRi-q-CHEKD GOLD BELLalfY caYuaBa HarrY carina BX380521 B+84 07-01 305 11161,5 251,1 2,25 301,9 2,71 -- caYuaBa genetica & pecuaria ltda mg WalHoWdon marsHall HarrY etlucia indonesia JeBadiaH BX420636 B+81 07-08 305 10694,4 294,2 2,75 316,8 2,96 lm raul pinto mg Benner JeBadiaHrecordista atual mineira BEAtRiz ECiLA BR1015226 09-04 304 16404,0 669,0 4,08 0,00 LE NiLSON GONCALVES PEREiRA 1999 cruZilia vidraca revenue Br1442132 09-07 305 10004,6 308,5 3,08 295,9 2,96 lm maurilio ferreira maciel mg eastvieW nBo revenue mattiemarvin palmira 1133 destin Br1598336 mB87 08-00 305 9925,4 428,4 4,32 170,2 1,71 lm marcus vinicius Borges de carvalHo mg diXie-lee destin-etrecordista atual mineira DOutORA ENCHANt RiLENE J.C. BR1049810 10-05 305 15658,3 542,6 3,47 397,9 2,54 LM SiDNEY NERY 2004 A SiR ENCHANt Etdema amorosa Br1535013 10-01 305 8983,5 292,6 3,26 283,2 3,15 lm gerson rodegHeri mg dJani pasJa Heringa 363 BX331911 B+81 11-06 155 5570,4 171,6 3,08 155,1 2,78 -- marcio campos de sao Jose mg delta pasJa

Page 15: Jornal holandes dezembro 2015

Jornal Holandês Dezem

bro de 2015

15segunda divisão de 306 a 365 dias dias 2 ordenHas - perÍodo 01/09/2015 a 30/09/2015 raça: Holandesa

NoMe ANiMAl registro ClAss iDADe DiAslACt.

proDleite

proDgorD.

proDprot.

% gorD

% prot.

tit. proprietário Uf NoMe Do pAi

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

adultaJunior

5 anos

7 anos

adultasenior

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

adultasenior

adultaJunior

segunda divisão de 306 a 365 dias 3 ordenHas - perÍodo 01/09/2015 a 30/09/2015 raça: HolandesaNoMe ANiMAl registro ClAss iDADe DiAs

lACt.proDleite

proDgorD.

proDprot.

% gorD

% prot.

tit. proprietário Uf NoMe Do pAi

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

7 anos

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

recordista atual Brasileira EF & LS COPACABANA WiLDMAN BR1544771 MB-86 01-11 365 19222,2 527,9 2,75 561,4 2,92 LM EVARiStO FRANCiSCO MARquES/LEANDRO S.MARquES 2012 LADYS-MANOR WiLDMAN Etmenge goldWYn a 1997-fiv BX449013 mB85 01-11 365 14872,8 498,9 3,35 461,4 3,10 lm armando eduardo de lima menge mg Braedale goldWYnseKita ecHo 3040 aftersHocK-fiv BX448971 B+83 01-11 330 13958,7 492,1 3,53 436,0 3,12 lm seKita agronegocios mg ms atlees sHt aftersHocK-etrecordista atual mineira MENGE BAXtER XANDOCA 1563-tE BX413344 B+-84 02-00 365 18400,2 659,4 3,58 544,2 2,96 LM ARMANDO EDuARDO DE LiMA MENGE 2013 EMERALD-ACR-SA t-BAXtERseKita catY 2795 KenetH Br1662623 B+82 02-01 365 14822,0 482,2 3,25 471,0 3,18 lm seKita agronegocios mg monument KenetH-etmenge BradnicK a2021 Br1681475 mB86 02-00 350 14625,4 402,8 2,75 436,9 2,99 lm armando eduardo de lima menge mg regancrest-gv s BradnicK-etrecordista atual mineira C.A.A. JESSiCA BR1449849 MB-86 02-11 365 18928,1 542,1 2,86 609,5 3,22 LM CARLOS ALBERtO ADAO 2007 menge lautHoritY Z1806 fiv BX439379 mB88 02-09 365 14793,3 435,3 2,94 476,5 3,22 lm armando eduardo de lima menge mg comestar lautHoritYseKita duplicata silvia 2398 sHottle-fiv BX434688 B+84 02-11 339 14108,2 590,3 4,18 417,2 2,96 lm seKita agronegocios mg picston sHottle-etrecordista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLtON-tE BX381065 MB-86 03-03 365 21167,2 451,0 2,13 650,7 3,07 LM ELLOS JOSE NOLLi 2012 SANDY-VALLEY BOLtON EtseKita morada 2153 KinglY Br1624339 mB85 03-01 365 17182,0 624,3 3,63 549,1 3,20 lm seKita agronegocios mg laJeante KinglYseKita coleta veronica 2317 Boulder-fiv BX453074 mB86 03-00 339 16266,5 522,1 3,21 479,1 2,95 le seKita agronegocios mg BomaZ Boulder-etrecordista atual mineira VALE DO MiLK’ DELiCADA ii BR1271165 MB-87 03-09 365 24051,0 792,0 3,29 367,0 1,53 LM Luiz HENRiquE SiLVA E SORAYA t.A.MENDES SiLVA 2000 seKita Belfast 1930 Bertil Br1600840 mB85 03-09 365 19384,1 587,3 3,03 564,0 2,91 lm seKita agronegocios mg BeeKmansHoeve Bertillimassis sintila numia toYstorY Br1702891 mB85 03-06 365 16202,0 495,7 3,06 489,4 3,02 lm marielle campos lima assis mg JennY-lou mrsHl toYstorY etrecordista atual mineira MENGE SPiRtE tAORMiNA 1143 BX409542 EX-90 04-00 365 21781,4 612,0 2,81 618,5 2,84 LM ARMANDO EDuARDO DE LiMA MENGE 2012 CEDARWAL SPiRtEonda sul everett 2039 Br1589418 mB86 04-03 361 17464,6 531,3 3,04 503,4 2,88 lm luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg Wa-del everett-etseKita dulce 1678 olYmpic Br1583519 mB88 04-04 344 17244,4 615,6 3,57 538,5 3,12 le seKita agronegocios mg delta olYmpicrecordista atual mineira J.E.N. BuENA SORtE JEROM RED-tE BR1480978 B+-82 04-11 338 20907,1 324,5 1,55 569,9 2,73 -- ELLOS JOSE NOLLi 2012 JEROMonda sul tiririca 2964 Br1709611 mB86 04-07 365 15676,4 518,6 3,31 492,7 3,14 lm luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg viotto oroZimBa o-001 BalZiar BX413301 04-06 365 14778,2 541,0 3,66 467,1 3,16 lm geraldo viotto mg Hidden-vieW BalZiar recordista atual mineira C.A.A. AMERiCA BR1449851 EX-90 05-07 350 23153,7 564,1 2,44 655,6 2,83 LM CARLOS ALBERtO ADAO 2007 emiele ilKa Kian BB20428 B+81 05-11 365 16359,1 480,6 2,94 573,1 3,50 lm marcio maciel leite mg KianBoscatti Helga moscou BX399260 05-00 365 15632,4 501,7 3,21 477,8 3,06 lm dJair Boscatti mg roBtHom moscoW etrecordista atual mineira C.A.A. LiLiAN LuKE BR1452387 06-06 364 20778,0 598,4 2,88 587,9 2,83 LM CARLOS ALBERtO ADAO 2009 NORRiELAKE CLEituS LuKE-tWmenge BucKeYe ucrania 1225-te BX384828 B+84 06-05 365 17123,1 557,3 3,25 532,7 3,11 lm armando eduardo de lima menge mg r-e-W BucKeYe etmenge snoWman ucla 1286 BX391747 mB87 06-01 365 14672,6 428,4 2,92 434,7 2,96 lm armando eduardo de lima menge mg raYpel snoWmanrecordista atual mineira LAGOS StORM LEiLA 457 BX251613 B+-80 07-08 365 20238,5 616,6 3,05 517,9 2,56 LM ARMANDO EDuARDO DE LiMA MENGE 2008 MAuGHLiN StORM-Et seKita gilma 320 Br1544128 B 79 07-05 320 15110,6 588,9 3,90 452,8 3,00 le seKita agronegocios mg gaia Bavaria 2223 marvel Br1501500 mB86 07-09 348 10563,6 431,0 4,08 343,3 3,25 lm seKita agronegocios mg BinderWaY marvel-etrecordista atual mineira MARiA’S MORENA PRELuDE-tE BX192263 B+-84 365 17819,0 643,0 3,61 534,0 3,00 ELY BONiNi GARCiA 2003 RONNYBROOK PRELuDE-Etonda sul granger 2459 Br1434821 09-08 365 10873,7 405,9 3,73 325,1 2,99 lm luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg J-mor elton granger-etBoscatti denise leader BX360617 08-05 323 8984,3 334,3 3,72 302,3 3,36 -- dJair Boscatti mg comestar leader-etrecordista atual mineira C.A.A. LAGOA BR1449850 MB-88 10-00 337 19655,9 596,7 3,04 518,0 2,64 LE CARLOS ALBERtO ADAO 2008 onda sul cascata Br1483561 B+80 14-05 365 11152,1 341,6 3,06 340,4 3,05 -- luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg Boscatti alda dante BX326994 11-00 365 10765,9 409,2 3,80 331,4 3,08 -- dJair Boscatti mg regancrest elton dante-et

este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro oficial Melhores

lactações por Classe365

DiAs

recordista atual mineira ALFY CAYuABA WALLACE tuCA BX283766 B+-84 01-11 365 14611,1 420,0 2,87 449,0 3,07 LE CAYuABA GENEtiCA & PECuARiA LtDA 2003 EtAzON WALLACEseKita goldese 2861 Winners BX498160 B+81 01-11 365 10635,9 375,6 3,53 339,2 3,19 lm seKita agronegocios mg gillette Winnerse.a.B. spirit caroline 458 Br1677466 B+81 01-08 365 9557,4 212,6 2,22 308,0 3,22 -- eudes anselmo de assis Braga mg Hanover-Hill-r spirit-etrecordista atual mineira E.A.B. AuGuStA zORAiDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 365 18096,6 876,0 4,84 515,3 2,85 LE EuDES ANSELMO DE ASSiS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AuGuStAalana BucKeYe lissa BX442391 B 79 02-03 365 12285,4 360,8 2,94 370,5 3,02 lm almir pinto reis mg r-e-W BucKeYe ettrue tYpe 9924 ross-fiv BX449011 B+81 02-03 338 11558,5 412,3 3,57 362,0 3,13 lm fernando roBerto de oliveira e alceni a.Werle mg plain-o durHam ross-331-etrecordista atual mineira itAGuACu tiANiNA 2627 BR1558539 02-07 365 14988,2 494,7 3,30 407,2 2,72 LM RuBENS ARAuJO DiAS E/Ou 2006 lumYK fever Jeniffer-te BX440734 B+84 02-11 365 10281,7 368,0 3,58 347,0 3,37 lm pedro Henrique cHinait gurgel e outros mg cracKHolm feverfaZ. esperanca fauna 488 Br1672931 02-11 347 9040,0 330,9 3,66 295,9 3,27 le Julio celio oliveira vargas mg recordista atual mineira CALANDRA CARLOtA BLACKStAR BX158589 B -78 03-05 365 17120,0 623,0 3,64 0,00 LM MARCOS ARRuDA ViEiRA 1996 tO-MAR BLACKStAR-Etalana HoWie telminHa BX424454 B 79 03-04 365 11832,9 407,5 3,44 377,7 3,19 lm almir pinto reis mg KerndtWaY HoWie-etfaZ. esperanca cidade fini Wildman 471 Br1684696 03-00 365 11551,9 381,6 3,30 371,9 3,22 lm Julio celio oliveira vargas mg fini Wildman 1 (626) recordista atual mineira GALENA EStEtiCA CESARE BX384765 MB-87 03-07 365 17914,9 520,2 2,90 575,5 3,21 LM DiRCEu DE MANCiLHA 2012 ENGENHO DA RAiNHA CESARE 429 MARSHALL-tE santos reis ZestY Janete BX415610 B+83 03-09 365 12964,3 385,9 2,98 415,9 3,21 lm almir pinto reis mg valleY-drive ZestY etvertente sara 670 Boliver Br1600795 B 76 03-09 365 12867,7 412,9 3,21 393,4 3,06 lm agronelli agroindustria ltda mg end-road pvf Boliver-etrecordista atual mineira A.M.A. AStRE CAMiLA BX190727 MB-88 04-01 365 17388,3 594,7 3,42 0,00 LM COLLEM CONStRutORA MOHALLEM LtDA 1999 DuREGAL AStRE StARBuCK-Eta.m.a. goldWYn frandiXi 684-te BX408071 eX90 04-05 365 17231,7 567,8 3,30 530,1 3,08 lm aniceto manuel aires mg Braedale goldWYnBola preta estrela precedent Br1592772 mB85 04-05 365 12892,5 381,3 2,96 386,2 3,00 lm Jose ricardo Xavier mg toppglen precedent-etrecordista atual mineira GALENA NAzAREtH SHARKY BX393242 MB-85 04-10 365 19199,6 556,5 2,90 542,1 2,82 LM DiRCEu DE MANCiLHA 2015 JEWELED-ACRES SHARKY Eta.m.a. dundee frandiXi 658-te BX405181 mB88 04-08 365 17710,3 591,2 3,34 531,2 3,00 lm aniceto manuel aires mg regancrest dundee-etamalisa moscoW Winnie tamira-fiv BX410546 04-07 337 7432,7 180,9 2,43 246,3 3,31 -- antonio carlos de carvalHo mg roBtHom moscoW etrecordista atual mineira JARDiM GENuiNA BX208241 B+-83 05-01 365 19940,7 442,9 2,22 621,4 3,12 LM ANDRE LuiS MOREiRA DE ANDRADE E OutRA 2002 B-HiDDENHiLLS MARK-O-POLOalana Bolton taline-te BX393512 B+83 05-07 365 13902,8 494,5 3,56 423,0 3,04 lm almir pinto reis mg sandY-valleY Bolton etsantos reis toYstorY graca BX397745 mB85 05-07 334 13150,2 385,2 2,93 410,5 3,12 lm almir pinto reis mg JennY-lou mrsHl toYstorY etrecordista atual mineira CRuziLiA RENDiLHA JOE BX317348 MB-88 06-11 365 19488,5 818,7 4,20 601,4 3,09 LM MAuRiLiO FERREiRA MACiEL 2010 BOCAiNA MANDEL SASSY JOE tE cruZilia Xaquira cHrissY BX380486 mB85 06-08 365 12845,1 334,8 2,61 409,0 3,18 -- maurilio ferreira maciel mg delta cHrissYvertente alforria 548 garrison Br1528748 B+80 06-03 365 11281,2 303,2 2,69 355,2 3,15 -- agronelli agroindustria ltda mg penn-england garrison etrecordista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANtA PAuLA BR1048927 B+-83 07-10 316 17557,0 354,0 2,02 0,00 LE SiDNEY NERY 1999 tRi-q-CHEKD GOLD BELLalfY caYuaBa HarrY carina BX380521 B+84 07-01 365 12169,1 300,8 2,47 333,7 2,74 -- caYuaBa genetica & pecuaria ltda mg WalHoWdon marsHall HarrY etlucia indonesia JeBadiaH BX420636 B+81 07-08 350 12046,2 332,9 2,76 360,7 2,99 lm raul pinto mg Benner JeBadiaHrecordista atual mineira CRuziLiA LEGENDA FRiN BR1173977 09-07 358 17158,9 770,6 4,49 500,3 2,92 LM MAuRiLiO FERREiRA MACiEL 2007 quALitY SB FRiNmarvin palmira 1133 destin Br1598336 mB87 08-00 365 11152,7 474,4 4,25 217,5 1,95 lm marcus vinicius Borges de carvalHo mg diXie-lee destin-etcruZilia vidraca revenue Br1442132 09-07 362 10996,4 343,2 3,12 326,6 2,97 lm maurilio ferreira maciel mg eastvieW nBo revenue mattierecordista atual mineira DOutORA ENCHANt RiLENE J.C. BR1049810 10-05 365 17479,3 610,3 3,49 443,8 2,54 LM SiDNEY NERY 2004 A SiR ENCHANt Etdema amorosa Br1535013 10-01 326 9348,9 304,0 3,25 295,7 3,16 lm gerson rodegHeri mg paraiso arviKa roBurKe memorY lB409 03-00 321 4354,0 169,0 3,88 0,0 0,00 le faZ.JacuBa ltda mg Homo Wis BurKe memoreY

Page 16: Jornal holandes dezembro 2015

#eUACreDito

ateNçãO aSSOCiadO A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG terá uma alteração em seu

funcionamento neste fim de ano. A equipe que trabalha no escritório entrará em férias coletivas no período de 21 de dezembro a 9 de janeiro, retornando no dia 11 as atividades normais. Já o serviço de

Controle Leiteiro funciona normalmente com as suas respectivas equipes atendendo em campo.

feliZ natal e feliZ ano novo!

são os votos da equipe do Jornal Holandês e da acgHmg.

obrigado associado, criador, parceiro, amigo e leitores por mais um ano construindo juntos uma raça mais forte!