Jornal IFPR TB (Abril 2015)

6
Jornal do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba - PR | Abril - 2015 Nº 05 IFPR TB NOTÍCIAS O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), articulou com servidores e alunos para virem de azul em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do AUTISMO. Em parceria com os alunos do Grupo de Artes Cênicas foi realizado, no dia 2 de abril, um evento para auxiliar na reflexão e contribuir para a redução do preconceito da pessoa autista. MANCHETES: LEILÃO DE BENS INSERVÍVEIS (VEÍCULOS) É FINALIZADO COM SUCESSO NO CÂMPUS TELÊMACO BORBA. Pág.2 O GUIA DO IFPR TB: NAS ELEIÇÕES. Pág.4 FICA A DICA!: DICA DE LEITURA: A TERRA DAS SOMBRAS -SÉRIE A MEDIADORA. Pág. 2 LEIA AQUI QUERIDINHO: 10 DICAS PARA SE ESTRESSAR MENOS DURANTE AS PROVAS. Pág.6 CÂMPUS TELÊMACO BORBA RECEBE VISITA DA REITORIA DO IFPR O Reitor Substituto do Instituto Federal do Paraná, Ezequiel Westphal, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Valdinei Henrique da Costa e o Pró-Reitor de Administração, Rubens Felipe Ribeiro, visitaram o Câmpus Telêmaco Borba no dia 16 de abril. KLABIN REALIZA REUNIÃO SOBRE O PROJETO PUMA NO IFPR No dia 23 de abril, o gerente de Sustentabilidade e Comunicação do Projeto Puma da Klabin, Uilson Paiva, juntamente com sua equipe, informou sobre a situação atual do Projeto Puma, ressaltando especialmente as oportunidades de emprego que a obra vem oferecendo para a cidade e região. A Diretora-Geral do Câmpus Telêmaco Borba, Karina Mello Bonilaure, recepcionou alunos e servidores do IFPR, e fez a abertura do evento, que contou com aproximadamente 80 pessoas. LEI DE LIBRAS. Pág.2 DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO RÁDIO IFM RETORNA AS ATIVIDADES NA TARDE DO DIA 22 ABRIL. Pág.2 IFPR ABRE CONCURSO PARA 145 VAGAS. Pág.3 AS CRÔNICAS DO IFPR TB: CONTOS DE UM VELHO CASEIRO. Pág.5

description

 

Transcript of Jornal IFPR TB (Abril 2015)

Jornal do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba - PR | Abril - 2015 Nº 05

IFPR TB NOTÍCIAS

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), articulou com servidores e alunos para virem de azul em alusão ao Dia Mundial

da Conscientização do AUTISMO. Em

parceria com os alunos do Grupo de Artes Cênicas foi realizado, no dia 2 de abril, um evento para auxiliar na reflexão e contribuir para a redução do preconceito da pessoa autista.

MANCHETES:

LEILÃO DE BENS I N S E R V Í V E I S ( V E Í C U L O S ) É FINALIZADO COM SUCESSO NO CÂMPUS TELÊMACO BORBA. Pág.2

O GUIA DO IFPR TB: NAS ELEIÇÕES. Pág.4

FICA A DICA!: DICA D E L E I T U RA: A TERRA DAS SOMBRAS -SÉRIE A MEDIADORA. Pág. 2

L E I A A Q U I Q U E R I D I N H O : 1 0 DICAS PARA SE ESTRESSAR MENOS DURANTE AS PROVAS. Pág.6

CÂMPUS TELÊMACO BORBA RECEBE VISITA DA REITORIA DO IFPR

O Reitor Substituto do Instituto Federal do Paraná, Ezequiel Westphal, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Valdinei Henrique da Costa e o Pró-Reitor de Administração, Rubens Felipe Ribeiro, visitaram o Câmpus Telêmaco Borba no dia 16 de abril.

KLABIN REALIZA REUNIÃO SOBRE O PROJETO PUMA NO

IFPR

No dia 23 de abril, o gerente de Sustentabilidade e Comunicação do Projeto Puma da Klabin, Uilson Paiva, juntamente com sua equipe, informou sobre a situação atual do Projeto Puma, ressaltando especialmente as oportunidades de emprego que a obra vem oferecendo para a cidade e região. A Diretora-Geral do Câmpus Telêmaco Borba, Karina Mello Bonilaure, recepcionou alunos e servidores do IFPR, e fez a abertura do evento, que contou com aproximadamente 80 pessoas.

LEI DE LIBRAS. Pág.2

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

RÁDIO IFM RETORNA AS ATIVIDADES NA TARDE DO DIA 22 ABRIL. Pág.2

IFPR ABRE CONCURSO PARA 145 VAGAS. Pág.3

AS CRÔNICAS DO IFPR TB: CONTOS DE UM VELHO CASEIRO. Pág.5

2 IFPR TB NOTÍCIAS

O Câmpus Telêmaco Borba informa que foi realizado com sucesso o Leilão Nº 02/2014 IFPR (SUCATAS) de

Materiais ferrosos exclusivamente para r e c i c l a g e m , r e s u l t a n t e d a descontaminação, descaracterização e trituração das sucatas de veículos e materiais inservíveis sem identificação ou sem possibilidade de qualquer regularização junto ao órgão executivo de trânsito, de acordo com as

normatizações de saúde, ambientais, segurança e nos termos estabelecidos na PORTARIA – DETRAN Nº 547/2013. Ao todo foram leiloados 30 veículos, sendo os quais estavam depositados no câmpus desde 2009 devido a doação feita pela Receita Federal ao Câmpus Curitiba.

Na data de 08/04/2015 o último veículo (SUCATA) foi retirado das dependências do câmpus, finalizando um processo de muito trabalho iniciado desde 2010 com a inauguração câmpus, proporcionando maior segurança a alunos, servidores e terceiros que transitam no local, tendo em vista que os veículos encontravam-se em estado de ferrugem devido a ação do tempo e poderiam ser lar de animais peçonhentos ou acúmulo de água parada devido a chuvas.

O Câmpus Telêmaco Borba agradece ao Câmpus Curitiba, e em especial a Comissão de Licitação composta pelos

servidores Cláudio Oliveira Souza, Douglas Ivo D. E. Oliveira e ao Leiloeiro Paulo Setsuo Nakakogue pelo excelente trabalho na condução do leilão.

A finalidade do IFPR é formar e qualificar profissionais no âmbito da educação profissional e tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional, oferecendo mecanismos para a educação continuada. Neste sentido, a presente licitação (LEILÃO) teve como objetivo garantirceleridade e eficiência, assegurando a qualidade nos serviços prestados ao cidadão.

LEILÃO DE BENS INSERVÍVEIS (VEÍCULOS) É FINALIZADO COM SUCESSO NO CÂMPUS TELÊMACO BORBA

LEI DE LIBRAS

A lei 10.436, que estabelece a Língua Brasileira de Sinais - Libras como língua oficial da comunidade surda de nosso país, completou 13 anos na sexta-feira, 24 de abril de 2015.

Como forma de difundir e celebrar essa conquista, o NAPNE do IFPR - Câmpus Telêmaco Borba se articulou de forma a exibir músicas traduzidas para a Libras nos intervalos dos 3 turnos do dia 24 de abril.

A Lei de Libras representou uma enorme conquista para a comunidade surda brasileira, possibilitando uma série de avanços nesses 13 anos. O NAPNE espera continuar contribuindo para o uso e a difusão desse belo idioma, auxiliando os surdos na inclusão escolar e social.

NAPNE IFPR - Câmpus Telêmaco Borba

RÁDIO IFM RETORNA AS ATIVIDADES NA TARDE

DO DIA 22 ABRIL

No dia 22 de abril a Rádio IFM (Instituto Federal Musical) retomou suas atividades, tendo em sua programação os mais diferentes gêneros musicais. As transmissões serão diárias com duração de 30 minutos.

FICA A DICA! A Terra das Sombras - Série a

Mediadora Série escrita por Meg Cabot, conta a

história de Suzannah Simon, uma garota de aproximadamente 16 anos. Suze é uma mediadora, cujo o papel é ajudar os fantasmas a terminar seu objetivo, assim podem passar para sua pós-vida. Nesta série, pode-se ver, tocar, comunicar-se e interagir com os fantasmas.

A série começa depois que a mãe de Suze se casa com um homem chamado Andy Ackerman, e Suze se muda para Carmel, Califórnia, para viver em uma casa velha com os três meio irmãos. Para piorar, seu quarto é assombrado por um fantasma bonitão chamado Jesse, que morreu 150 anos atrás, por quem Suze se apaixona. Em Carmel Suze passará por diversas aventuras.

Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber da gravidade do que encontraria ao mudar-se para a Califórnia. Além de ir morar numa casa assombrada por um fantasma jovem, bondoso e bonitão, sua escola sofre com a presença maligna de uma adolescente que se matou ao ser desprezada pelo namorado e que agora busca vingança. Meg Cabot, autora da série 'O Diário da Princesa', está de volta ao universo jovem com um livro antológico, que mistura ação, mistério e suspense sobrenatural aos problemas terríveis que atingem todos os adolescentes.

Att. Poly

IFPR TB NOTÍCIAS 3

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR) ABRE CONCURSO PARA 145 VAGAS

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abre concurso para 145 vagas

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) publicou no Diário Oficial da União de hoje, 29/04/2015, edital para a realização do concurso público de provas e de títulos para docentes.

O Concurso Público de Provas e Títulos

destina-se ao provimento de 145 (Cento e quarenta e cinco) vagas para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, dentro do prazo de validade de 01 (um) ano, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério do Instituto Federal do Paraná.

Acesse o Edital por meio do link : Edital Concurso Docentes 2015

Para Telêmaco Borba são ofertadas 8

vagas em diferentes áreas como: Artes, Ciência da Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História e Letras/Português.

4 IFPR TB NOTÍCIAS

O GUIA DO IFPR TB

NAS ELEIÇÕES Caro leitor você já fez sua escolha? As

eleições para Reitor e Diretor Geral pro tempore (caso de Telêmaco Borba) está chegando ao seu momento crucial.

Dia 07/05, quinta-feira, das 09h às 21h. Participem!

Para Reitor temos dois candidatos: EZEQUIEL WESTPHAL www.ezequielwestphal.com.br FREDERICO FONSECA DA SILVA h t t p s : / / b l o g d o p r o f e s s o r

fr ed.wordpress.com/propostas-de-campanha/

Para Diretor Geral pro tempore: KARINA MELLO BOLLINAURE h t t p : / / p l a n o s d e f u t u r o i f p r t b .

blogspot.com.br/

Todos os candidatos já divulgaram suas propostas de gestão, portanto, cabe a você buscar as que mais condizem com suas expectativas.

Vamos listar abaixo alguns tópicos dos regulamentos (um para reitor e outro para Diretor Geral pro tempore) os quais consideramos de relevância, entretanto sugerimos que consultem todo o teor dos respectivos:

TITULO V – DOS VOTANTES Art. 17º São votantes (Art. 16º São

votantes) I) Servidores pertencentes ao Quadro de

Pessoal Ativo Permanente do IFPR, de acordo com a relação fornecida pela Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE);

II) Alunos regularmente matriculados em cursos do IFPR, presencial ou à distância, de acordo com a relação fornecida pela Secretaria Acadêmica de cada Unidade do IFPR.

Parágrafo único. Para efeito deste Re g u l a m en t o , t a m bé m s er ã o considerados do Quadro de Pessoal Ativo Permanente do IFPR aqueles servidores que se encontram em afastamento ou licença previstos em lei.

TITULO VI – DA CAMPANHA Art. 26º (Art. 25º) É vedado durante a

campanha, sob qualquer pretexto: I) Afixação de cartazes, pichações,

distribuição de textos, manifestações orais ou escritas contendo expressões, alusões, desenhos ou frases ofensivas à honra e/ou dignidade pessoal ou funcional de qualquer membro da comunidade acadêmica;

II) A manifestação do candidato acompanhado de adeptos em sala de aula;

III) A manifestação do candidato em sala de aula sem o acompanhamento de no mínimo 2 (dois) membros da Comissão Local, sendo os 2(dois) membros de categorias diferentes (docentes, discentes e técnicos administrativos)

TITULO VI – DA CONSULTA Art. 31º(Art. 32º) A votação será

facultativa e uninominal, com início às 9h (nove horas) e encerramento às 21h (vinte e uma horas) - horário oficial de Brasília – DF, no dia 07 de maio de 2015, em todos os Campi e das 9h (nove horas) às 12h (doze horas) e das 14h (quatorze horas) às 17h (dezessete horas) na Reitoria.

Parágrafo único. O votante que estiver na fila em horário determinado para o seu encerramento receberá uma senha

que lhe garantirá o exercício do direito de votar.

TITULO IX– DA APURAÇÃO Art. 52º A Comissão Central e as

Comissões Locais iniciarão a apuração dos resultados finais das eleições imediatamente após o término da consulta.

Art. 53º A Mesa Apuradora será separada da área destinada à comunidade, admitindo-se a presença da Comissão Central, da Comissão Local e de 01 (um) fiscal por candidato.

Parágrafo único. À medida que os votos forem apurados, poderão tanto candidatos como os fiscais apresentar impugnações que serão decididas de imediato pela Comissão Local, por maioria de votos de seus membros.

Art. 54º As cédulas para consulta, à medida que sejam apuradas, serão exibidas, examinadas e lidas em voz alta por um dos componentes da mesa apuradora, cabendo-lhe identificar na cédula em branco o termo "EM BRANCO" e na cédula nula o termo "NULO".

Art. 55º As cédulas para consulta "EM BRANCO" e "NULO" não serão atribuídas a nenhum candidato, sendo, no entanto, computadas para efeito de cálculo do número total de votantes.

Art. 56º Serão consideradas "NULAS" as cédulas para consulta que:

I) Não corresponderem ao modelo confeccionado pela Comissão Local;

II) Não estiverem devidamente rubricadas por dois integrantes da Mesa Receptora;

III) Contiverem expressões, frases ou sinais alheios à consulta;

IV) Houver a marcação de mais de 01 (um) candidato;

Art. 60º O Presidente de cada Comissão Local presidirá os trabalhos de apuração, podendo designar outro membro da comissão, escolhido entre seus integrantes.

Loidy Aparecida Chudrik

IFPR TB NOTÍCIAS 5

AS CRÔNICAS DO IFPR TB

CONTOS DE UM VELHO CASEIRO

O casarão da fazenda nobre hoje tinha sua beleza e serenidade afetadas pela forte chuva de outono que batia sem pesar sobre as grandes portas de madeira. A noite escura tinha aparência opaca, sem luar ou estrelas e apenas os relâmpagos davam uma prévia visão do lugar.

O velho caseiro andava pela propriedade enquanto segurava a capa de chuva ao corpo e pisava sobre a superfície alagada com pesadas botas de borracha.

Ao chegar perto da porta do velho casarão não se incomodou com o arrepio e a presença pesada do lugar. Conhecia a propriedade como ninguém e, com ela, suas histórias. Quando entrou, Mariza, a empregada da família inglesa, dona da propriedade, se aproximou:

- Seu Antônio! Tão tarde! Exclamou estranhando a hora.

- Vim falar com o patrão. Ele desconfia que alguém tenha entrado sem permissão na propriedade.

- Roubaram a boneca da criança! Ela disse em tom de conversa baixo e cauteloso.

- Coitadinha, ficou inconsolada, era a boneca favorita da pobrezinha, não se desgrudava do brinquedo.

O velho lembrou-se de ver Maria Clara brincando com a boneca pelos cômodos da casa com uma afeição descomunal. Ele se preocupava com a criança por ela andar tanto com aquela boneca. “-Justo com aquela boneca.” O brinquedo era bonito, uma relíquia, porém guardava histórias arrepiantes, pois pertencia a casa e, como tudo oque nela havia, era maldito.

Antônio sentou-se na sala de estar e esperou seu patrão descer, enquanto tomava uma xícara de café quente feito por Mariza.

- Desculpe-me por incomoda-lo tão tarde da noite. Disse Edward, com um forte sotaque inglês. Sua esposa veio logo depois.

- Maria Clara está chorando e fazendo escândalos o dia inteiro, afinal, ela não desgrudava da maldita boneca nem para

comer e mesmo depois de procurarmos por toda a propriedade ela não foi encontrada,

- Pensamos na possibilidade de alguém ter entrado. Disse a esposa preocupada.

- Ela nunca foi de chorar assim. Continuou o pai.

- Fizemos de tudo para acalma-la, mas ela ficou desolada, a boneca era como uma melhor amiga. Disse a mãe.

- Talvez eu devesse contar a vocês, a história que envolve essa casa... e a boneca, a madame poderia se assustar. O velho caseiro alertou o casal.

Dessa vez, ele iria direto ao ponto, já passava da hora da família saber sobre com o que estavam lidando.

- Como assim? O que está dizendo? Disse o pai curioso.

À luz dos relâmpagos, o velho parecia ainda mais assustado.

- Essa casa é muito antiga patrão, guarda histórias aterrorizantes, sentem-se, irei contar uma história verdadeira, pois a vi com os meus próprios olhos.

Antônio esperou o casal se acomodar. - Sr. Marco Aurélio era um bom patrão

pra mim. Antônio recordou-se com saudade do antigo dono da casa. - Eu cresci aqui e vi seus filhos crescerem. Pedro, o mais velho, era forte e brincalhão já, Annelise, a mais nova, era quieta e reclusa, não saia do quarto e as suas únicas companhias eram as suas bonecas. Eram seis no total, todas caras e importadas e eram cuidadas pela menina com muito carinho, ficavam penduradas como num museu. Mas uma era especial.

Ele deu uma baforada no cigarro que enrolara com dificuldade a pouco, deixando o ambiente com um forte cheiro de fumo.

_ A pequena Anne não largava da boneca por nada. Era um apego descomunal até os quatorze anos, quando foi diagnosticada com câncer.

A mãe pôs a mão em sua boca em um gesto de espanto:

- Pobrezinha! Disse - O garoto cresceu e casou, sua esposa

Mary era uma bela e saudável moça e isso causava muita inveja em Anne. Com o passar do tempo, Anne ficou ainda mais perturbada e, em um ato de loucura, arrancou os cabelos de suas bonecas, pois não podia vê-las com cabelo, já que ela, por sua vez, não tinha. Todas as bonecas, com exceção da favorita de

Anne, tinham no lugar do cabelo, um manto branco, como o de Annelise. Um tempo depois, Anne morreu e fatos estranhos começaram a assolar a casa. Objetos que saíam fora do lugar, artigos religiosos sumiam e um choro desesperado era ouvido no quarto de Anne, mas nunca havia nada lá. Mais assustadoras foram as mortes que vieram a seguir. De princípio a cunhada de Anne, que foi encontrada morta, sem cabelos e com um manto branco em sua cabeça e depois a mãe e, cinco empregadas, todas mortas do mesmo jeito provavelmente, pela mesma pessoa. O pai e o irmão também foram diagnosticados com câncer e, logo depois, também morreram. A única lembrança que restou da família foi a casa... E a boneca de Anne.

- Está dizendo que a boneca que nossa filha procura é...

- Oh Meu deus! Disse a mãe aos prantos.

-Talvez seja melhor que a menina não encontre mais a boneca.

- Sim, claro. Os dois concordaram. - Se virem a boneca, não tragam para

cá. Disse o pai. - Como quiser patrão. Ao sair da casa, a chuva havia parado.

O velho caseiro entrou em sua cabana e foi visitar o antigo porão de sua casa. Ao entrar, viu as seis bonecas penduradas na parede. A primeira com os cabelos da mãe de Anne, a segunda, com os da jovem Mary e as outras, com as lindas madeixas das últimas vítimas. Ele se orgulhava de sua última escolha, afinal, Maria Clara tinha lindos cabelos loiros, sua coleção estava completa.

Karolayne Rodrigues Kressan.

6 IFPR TB NOTÍCIAS

CARO LEITOR O Jornal possui uma coluna chamada:

“As crônicas do IFPR TB”, esta coluna é um espaço para os alunos que gostariam de publicar suas próprias produções de contos, poesias, músicas, textos e demais produções. Àqueles que têm interesse em publicar nos procure na Biblioteca.

Colunistas do mês: Fabiane Ferreira, Karolayne Rodrigues Kressan.

Diagramador: Miquéias Ribeiro de Carvalho.

Editora responsável: Fabiane Ferreira.

Fotógrafas: Deise Mainardes Bayer Monteiro, Fernanda Carolina de Mello.

Repórteres: Loidy Aparecida Chudrik, Polyanna Prachthauser.

EQUIPE DO JORNAL

LEIA AQUI QUERIDINHO! 10 DICAS PARA SE

ESTRESSAR MENOS DURANTE AS PROVAS

Conheça como os professores e alunos podem agir para que as provas não sejam problema.

As provas são o meio de ensino mais utilizado pelas instituições de ensino para avaliar o aprendizado dos alunos, mas costumam tirar o sono da maioria deles. Estes são submetidos a avaliações desde os primeiros anos escolares e, a partir de então, vivenciam esse período com muito estresse.

Entretanto, para que esse momento não

seja tão traumático, os estudantes devem tomar algumas atitudes que suavizem a situação. Confira-as a seguir:

1 - Viva um dia por vez Foque em selecionar quais matérias

serão estudadas em cada dia, a fim de

organizar-se melhor. Assim, você ficará menos nervoso, já que dificilmente deixará de cumprir os prazos predeterminados e estudará todo o conteúdo para dia da avaliação.

2 - Tome cuidado com as mudanças Várias pequenas mudanças ou aquelas

que têm grandes consequências na vida da pessoa são as principais distrações na hora de manter o foco e dificultam que você fique relaxado durante a realização de uma prova.

3 - Trabalhe em grupo Os professores precisam criar

avaliações com algumas características que as suavizem, como brincadeiras bem humoradas. É essencial que seja relaxante tanto para o aluno como para o docente que corrigirá posteriormente.

4 - Mude o ambiente da sala de aula Para que os alunos tenham um bom

rendimento, precisam se sentir o mais confortável possível no ambiente que estão. Por isso, o professor deve encontrar qual a melhor opção para os alunos, como colocar uma música calma ao fundo ou diminuir a intensidade de luz do ambiente.

5 - Acenda um incenso Esse material pode levar relaxamento

para a sala, trazendo boas energias aos alunos.

6 - Priorize algumas questões Não tente estudar muitos conteúdos de

uma vez e priorize aquilo que você considera mais relevante. Assim, você ficará mais relaxado durante as provas.

7 - As avaliações devem ser focadas

nos alunos Os professores precisam adaptar as

maneiras de ensino para os alunos, já que os sistemas de ensino giram em torno deles e são os principais beneficiados pela escola.

8 - Faça exercícios físicos As atividades físicas, como yoga,

Zumba ou até mesmo o Xbox Fitness, são importantes para que você se sinta mais relaxado no momento de realização das provas. Os exercícios “esvaziam” a mente e deixam as pessoas mais bem dispostas e humoradas.

9 - Chegue mais cedo No dia do exame, pegue todos os

materiais que você precisará para realizá-lo e chegue alguns minutos mais cedo na instituição de ensino. Assim, você diminui a chance de imprevistos fazerem você chegar atrasado à prova.

10 - Leve comida Durante a prova é essencial que você

coma, para ter um momento de relaxamento e para continuar concentrado nas perguntas propostas pelo professor.

Fonte: Universia Brasil