Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

38
18 DE ABRIL DE 2014 ginoticias.com.br EDIÇÃO 1045 • ANO 17 - ADAMANTINA Evento Adamantina Comércio Especial Política Rodovias 16ª edição ‘Destaques do Ano’ é sucesso em Adamantina Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de leishmaniose 1º Bota-Fora surpreende expectativa do Sincomercio Política: o que nossos jovens pensam sobre o assunto? “Estamos muito atrasados”, avalia prefeito de Parapuã sobre desenvolvimento da Alta Paulista Operação Semana Santa/ Tiradentes segue até segunda-feira Pág. 9 Pág. 7 Pág. 29 Pág. 7 Pág. 25 Pág. 28 Mais seis médicos cubanos atenderão em Adamantina Tamyris Araujo Projetos polêmicos marcaram a sessão desta semana da Câmara de Adamantina. Com extensa duração, teve momentos de discussões e muitas conversas paralelas entre os presentes. Entre os projetos aprovadas destaca-se a contratação de novos sete cargos de confiança para a Prefeitura. Sobre o assunto, os vereadores Luiz Carlos Galvão (PSDB) e Diniz Parússolo Martins (DEM) tiveram opiniões divergentes e debateram o assunto. Adamantina receberá nesta terça-feira (22) mais seis médicos cubanos que integrarão o corpo de profissionais da rede de atenção básica da Secretaria de Saúde e atenderão nas unida- des de ESF (Estratégias em Saúde da Família). Em março, quatro profissionais da saúde, sendo uma cubana, já haviam chegado à cidade por meio dos programas Mais Médicos e Provab (Programa de Valorização de Atenção Básica). Outra novidade que em breve deverá beneficiar a comunidade local é o PSF Rural. Pág. 4

description

 

Transcript of Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

Page 1: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

18 DE ABRIL DE 2014

ginoticias.com.brEDIÇÃO 1045 • ANO 17 - ADAMANTINA

Evento Adamantina Comércio

Especial

Política

Rodovias

16ª edição ‘Destaques do Ano’ é sucesso em Adamantina

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de leishmaniose

1º Bota-Fora surpreende expectativa do Sincomercio

Política: o que nossos jovens pensam sobre o assunto?

“Estamos muito atrasados”, avalia prefeito de Parapuã sobre desenvolvimento da Alta Paulista

Operação Semana Santa/ Tiradentes segue até segunda-feira

Pág. 9 Pág. 7 Pág. 29

Pág. 7

Pág. 25

Pág. 28

Mais seis médicos cubanos atenderão em Adamantina

Tamyris Araujo

Projetos polêmicos marcaram a sessão desta semana da Câmara de Adamantina. Com extensa duração, teve momentos de discussões e muitas conversas paralelas entre os presentes. Entre os projetos aprovadas destaca-se a contratação de novos sete cargos de confiança para a Prefeitura. Sobre o assunto, os vereadores Luiz Carlos Galvão (PSDB) e Diniz Parússolo Martins (DEM) tiveram opiniões divergentes e debateram o assunto.

Adamantina receberá nesta terça-feira (22) mais seis médicos cubanos que integrarão o corpo de profissionais da rede de atenção básica da Secretaria de Saúde e atenderão nas unida-des de ESF (Estratégias em Saúde da Família). Em março, quatro profissionais da saúde, sendo uma cubana, já haviam chegado à cidade por meio dos programas Mais Médicos e Provab (Programa de Valorização de Atenção Básica). Outra novidade que em breve deverá beneficiar a comunidade local é o PSF Rural.

Pág. 4

Page 2: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

2 IMPACTOopinião sexta-feira, 18 de abril de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected] Sérgio - [email protected]

Diagramação e CriaçãoMarco Aurelio - [email protected]

RedaçãoJoão Vinícius - [email protected]

Tamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected] Silva - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora Rica - Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial Foto da semana

O mundo que queremos e o mundo que fazemos“Os jovens são o futuro

da nação” é um clichê anti-go. Um clichê que nunca sai de moda, afinal, a respon-sabilidade dos educadores e dos mais experientes em construir uma consciência de responsabilidade para com o mundo deve ser uma constante.

E como a construção de uma sociedade mais justa passa necessariamente pela política, a conscientização do que é viver em uma ple-na democracia deve estar presente nas discussões no dia-a-dia.

Como vemos o mundo e o Brasil de hoje? E o que cada

um faz para ter um mundo e um país melhores? É claro que cada cidadão tem a sua parcela de responsabilidade e melhorar o meio em que vive (família, trabalho, bair-ro, cidade...) é o primeiro passo na construção deste mundo tão almejado.

Diante de todas as in-certezas que vivemos hoje, principalmente em relação ao que será deste país palco de manifestações populares, que sediará uma Copa do Mundo e que terá impor-tantes eleições em outubro, saber o que pensa nossos jovens se torna importante.

O IMPACTO ouviu ado-

lescentes em idade escolar e que irão votar pela pri-meira vez em 2014. A nossa surpresa foi constatar que os entrevistados têm uma consciência política e pro-curam saber o que acontece com o seu país. Querem vo-tar e fazer deste ato a maior ‘arma’ democrática para acabar com o ‘câncer’ que corrói nossas sociedades: a corrupção.

Ter jovens conscientes e líderes que possam fazer a diferença hoje e amanhã, é o começo para que a distância entre o mundo que quere-mos e o mundo que fazemos seja cada vez mais ínfima.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor -

[email protected] — www.boavontade.com

Padre Beto - www.padrebeto.com.br

Pelos milênios, a celebra-ção da Semana Santa demons-tra-nos o inigualável suplício vivenciado por Jesus, o Cristo Ecumênico, o Celeste Estadis-ta, na Sua dedicação extrema-da em prol da Humanidade. Sendo Espírito sem mácula, o Ungido de Deus voluntaria-mente carregou nossos erros sobre Seus ombros, a fim de nos livrar da ignorância que origina a Dor.

Pouco antes de ser preso pelos beleguins do poder da época, de conformidade com a narrativa de Lucas (22:39 a 46), o Divino Crucificado reitera para todos nós:

A IMPORTÂNCIA DA PRECE

"E, saindo, foi, como cos-tumava, para o Monte das Oliveiras; e também os Seus discípulos O seguiram. E, quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, afasta de mim este cálice; todavia, não se faça a

minha vontade, mas a Tua."Então, Lhe apareceu um

Anjo do Céu, que O confortava. E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconte-ceu que o Seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.

"Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos e os achou como que dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação".

O PÃO QUE DESCEU DO CÉU

E de que modo o ser huma-no pode manter-se acordado dignamente, perante Jesus e a Sua Política Eterna? Alimen-tando-se do Pão que desceu do Céu, porquanto, antes da defi-nitiva reforma social, necessá-rio se faz realizar a do Espírito, mas com Amor, Justiça e Soli-dariedade. Afinal, as palavras e exemplos do Sublime Ser, que derramou Seu sangue para o nosso resgate, constituem esse alimento eterno, consoante lemos nas Escrituras:

I —"Eu sou o Pão Vivo que desceu do Céu. Se alguém comer desse Pão, viverá eter-namente" (Evangelho de Jesus segundo João, 6:51);

II — "(...) pelo Seu sangue (Jesus) nos libertou dos nossos pecados" (Apocalipse, 1:5).

Dizer-se que o Cristo nos libertou dos nossos pecados significa afirmar que o Divino Mestre nos deixou um roteiro doutrinário excelente para nos-so sucesso. Ao seguirmos esse Sagrado Estatuto, com verda-deiro espírito de Caridade e de Justiça, nos transformaremos no esteio de nossos semelhan-

tes. Porquanto, não há pecado maior do que a ausência de Amor solidário para com as criaturas humanas, os cida-dãos (ou cidadãs) de cada país.

Prossigamos, pois, apren-dendo com Jesus que, superan-do os dramas do Getsêmani e do Gólgota, ressuscitou dentre os mortos para conforto e esclarecimento dos corações terrenos. E nós ressuscitamos com Ele.

A morte é apenas a aber-tura de novas experiências de vida. Contudo, que ninguém considere o violento ato do suicídio e suas trágicas conse-quências como uma escolha libertadora. Tudo, até a morte, tem leis disciplinantes.

Esses e outros comentários fazem parte do livro que estou ultimando: "Jesus, a dor e a origem de Sua autoridade".

JORNALISTA ALEXAN-DRE CALDINI NETO

O ilustre jornalista Alexan-dre Caldini Neto, presidente do jornal "ValorEconômico", trouxe-nos recentemente im-portantes considerações sobre como se deve encarar a morte. Nunca de forma lúgubre, mas de maneira natural. Segundo ele, é um aprendizado que ajuda as pessoas a lidar melhor com a partida de seus entes queridos e também com a sua própria, quando ela chegar.

O dr. Alexandre é autor do livro "A Morte na Visão do Espiritismo". Agradeço-lhe a fraterna dedicatória que me endereçou: "Caro Paiva Netto, com carinho, gratidão e meus parabéns pelo belo trabalho. Tomara que a leitura seja agra-dável e útil. Um bom abraço. Caldini".

Morte e Ressurreição

Robin Williams, Jeff Brid-ges, Amanda Plummer e Mer-cedes Reehl estrelam a imper-dível obra prima “O Pescador de Ilusões” de Terry Gilliam. Williams é Parry, um profes-sor de história sem-teto que vive num mundo de fantasia cheio de castelos, Cavaleiros Vermelhos e donzelas em pe-rigo. Bridges coestrela como Jack, o disc-jóquei número 1 de Nova York, cuja arrogân-cia desmedida desencadeia uma tragédia que arruína sua carreira. Sem um centavo e nenhuma perspectiva, Jack se vê salvo do desastre pelo mais improvável dos salvadores: Parry. Começa assim a incrí-vel história do Pescador de Ilusões - uma saga moderna pela redenção e pelo Cálice Sagrado, cheia de humor, sensibilidade e romance. Na verdade, o filme nos fala de sal-vação. No início da vida de Je-sus (Mt 1, 18-24), o evangelista deixa claro que quem irá nas-cer será aquele “que vai salvar seu povo de seus pecados”.

Mas sejamos sinceros: Jesus nos salvou do que? Se anali-sarmos o desenvolvimento da humanidade depois de Jesus Cristo encontraremos uma história de derramamento de sangue em nome ou não de Deus, de escravidão negra, de extermínio de povos na Amé-rica e África, de duas grandes guerras somente no século 20 e hoje não temos uma socie-dade sem pecados, sejam eles individuais ou sociais. Então, do que Jesus nos salvou? O problema está na pergunta formulada e não na resposta. A pergunta não pode ser feita no pretérito, mas no presente: Jesus nos salva do que? Esta pergunta possui muito mais relação conosco do que com Deus. Deus já fez a sua parte. Jesus é um paradigma, um modelo a ser seguido, o ca-minho, a verdade de Deus e, portanto, a vida. Cabe a cada um de nós seguir ou não este modelo, viver como salvo ou como condenado. Se lermos com atenção os Evangelhos veremos que ao vivermos os valores pregados e vividos por Jesus encontraremos um caminho de salvação não somente individual, mas tam-bém coletiva. Ao vivermos como Jesus somos salvos de muitos aspectos destrutivos da vida. Jesus nos salva da hipocrisia. Jesus é uma pes-soa verdadeira e que critica (principalmente os religiosos da época) todos que constro-em relações baseadas na fal-sidade ou nas conveniências sociais. Jesus nos ensina que,

ao vivermos na sinceridade e na veracidade, construí-mos uma vida segura. Jesus nos salva do individualismo, pois Ele se envolve em todas as circunstâncias que lhe aparecem pela frente. Jesus mostra que não existe neu-tralidade, esta é uma ilusão criada pelo ser humano. A partir do momento em que tomo ciência de algum fato, estou envolvido e, a partir deste momento, cabe a mim a decisão de ser omisso ou me comprometer com ele. Je-sus nos salva da indiferença social. Ele se coloca do lado dos pobres,marginalizados, miseráveis, moralmente ex-cluídos, ao lado das mulheres e crianças. Jesus nos salva do “pré-conceito” de qualquer espécie nos mostrando que cada ser humano deve ser respeitado e nenhum deve ser excluído por ser estrangeiro, mulher, portador de defici-ências ou qualquer outro motivo. Jesus chega ao ponto de dizer aos fariseus que as prostitutas os precederão no Reino dos Céus. Por fim, Jesus nos salva da alienação. Por isso, Jesus coloca como mandamento maior amar ao próximo como a ti mesmo. Para viver isso é necessário que eu reflita o que é amar e como expressar o meu amor em cada circunstância. Como desejo ser amado? Assim devo amar as pessoas. Amar é deixar que o outro possa se desenvolver da sua forma e não da maneira que eu gos-taria que fosse

O Pescador de Ilusões

RES

ULT

AD

O A

NTE

RIO

R

A menos de dois meses para a realização da Copa do Mundo você acredita que o Brasil conseguirá se preparar a tempo para receber o

evento?- Sim, acredito eu estamos com as obras em fase final - Não, falta muita coisa para ficar pronta - Estão investindo em estádios e esquecendo de outras prioridades que o Brasil precisa ter para receber o evento- Indiferente, não sou a favor da realização do evento no Brasil

Enquete da semana

Presos do semiaberto de Lucélia devem começar a trabalhar em serviços da prefeitura até final do mês. Você é a favor da iniciativa?

Sou. É mão-de-obra barata que auxiliará nos trabalhos da prefeitura (20%)Não. São detentos que podem oferecer perigo a população (18%)

Indiferente. A prefeitura determina o que é melhor para município (4%)Os detentos merecem oportunidade de ingressar no mercado de trabalho (58%)

Dê a sua opinião no portal

Religião - Fiéis de Adamantina participam de missa e procissão do encontro na quarta-feira (16), como parte da programação da Semana Santa das paróquias de Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima

Paróquia de Santo Ântonio

Page 3: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

3IMPACTO sexta-feira, 18 de abril de 2014 informe

Page 4: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 18 de abril de 2014

Mais seis médicos cubanos atenderão em Adamantina

Restauração da placa de inauguração da FAI propiciou solenidade em homenagem aos fundadores da instituição

Vereador Luiz Carlos Galvão e vice-prefeito Eduardo Pacheco estarão em São Paulo no dia 30

Prefeito Ivo, vice Dr. Pacheco, secretário Jorge Chihara e médica cubana Yudeisis, que já atende em Adamantina

Daniel Torres / Fabrício Lopes

(Posto de Saúde da Família).De acordo com informa-

ções obtidas com o diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores), somente nos dois programas do governo federal, os investimentos men-sais chegam a R$ 150 mil por mês em Adamantina.

Com a chegada dos pro-fissionais, a administração consegue viabilizar a implan-tação, ao longo dos próximos meses, das novas unidades de saúde. Ao todo, Adamantina terá 14 unidades de Estratégia em Saúde da Família.

Enquanto as unidades não são concluídas, os profissio-nais serão distribuídos pelas

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Adamantina receberá nes-ta terça-feira (22) mais seis médicos cubanos que integra-rão o corpo de profissionais da rede de atenção básica da Se-cretaria de Saúde e atenderão nas unidades de ESF (Estraté-gias em Saúde da Família). Em março quatro profissionais da saúde, sendo uma cubana, já haviam chegado à cidade por meio dos programas Mais Médicos e Provab (Programa de Valorização de Atenção Bá-sica). Outra novidade que em breve deverá beneficiar a co-munidade local é o PSF Rural

DANIEL TORRESEspecial para o IMPACTO

Por iniciativa do ex-verea-dor Antônio (Nico) Romanini, a direção das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) realizou na manhã do último sábado, 12, uma singela solenidade de homenagem aos fundadores da instituição por meio da entrega da restaura-ção da placa de inauguração da faculdade, instalada no pátio de entrada do Campus I, na rua Nove de Julho, 730.

“Na década de 1960 a fa-mília Romanini teve uma visão à frente de seu tempo ao implantar a educação no município e tê-la como prio-ridade. Hoje quem realmente está usufruindo disso é toda a sociedade de Adamantina”, observou o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim.

Na ocasião da homena-gem, estiveram presentes familiares de personalidades cujos nomes constam na placa recém restaurada, entre eles, Gumercindo (Tino) Romani-ni, então prefeito de Adaman-tina à época da inauguração

Em razão de precisa in-terferência do deputado es-tadual Orlando Morando, ex--líder do governador Geral-do Alckmin na Assembleia Legislativa, o vice-prefeito Pacheco e o vereador Luiz Carlos Galvão (PSDB) agen-daram uma audiência entre os políticos com o secretário estadual da Saúde, David Uip, para o próximo dia 30,

FAI restaura placa de inauguração e presta homenagem a fundadores

Adamantina solicita ampliação da UTI

Destaque

Saúde

da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ada-mantina (FAFIA), em 1968. “É um orgulho muito grande que a gente sente no coração, na alma, dessa história toda e vendo aqui o pessoal homena-geando a gente, enfim, é uma satisfação muito grande”, disse Tino Romanini.

Além de Nico e Tino, ou-tras personalidades cujos nomes constavam na placa de inauguração se fizeram pre-sentes à solenidade, como o ex-vereador e ex-vice-prefeito

em São Paulo.Segundo Galvão e Pache-

co, que estarão acompanha-dos pelo deputado Orlando Morando, o objetivo prin-cipal desta reunião é cons-cientizar o secretário de que a Santa Casa de Adamantina precisa de 10 leitos na sua UTI (Unidade de Terapia Intensiva), hoje apenas com quatro credenciados pelo

Prof. Oswaldo Fiorillo, Cas-sinhoStersi, representando seu avô, o ex-diretor Prof. Dr. Cássio Stersi dos Santos (que atualmente reside em Santa Catarina) e demais familiares, ex-professores e ex-diretores.

O Poder Legislativo esteve representado pelo presidente da Câmara, Prof. Hélio José dos Santos (PR), e pelos verea-dores Aguinaldo Pires Galvão (DEM), Maria de Lourdes San-tos Gil (DEM), Noriko Onishi Saito (PV) e Rogério César Sacoman, o Macarrão (PSB).

Ministério da Saúde.“Na justificativa, são cer-

ca de 150 mil os usuários dos 11 municípios desta micror-região que se utilizam, via SUS, da instituição, afora sete unidades prisionais com mais de 8300 detentos. Eleva-do o percentual de pessoas que apresentam alta vulne-rabilidade social”, salienta Galvão.

Nesta viagem, os ada-mantinenses também irão à Secretaria Estadual da Ha-bitação, objetivando partici-pação em reunião com Hélio Escudeiro e Marcos Penido, tratando de casas populares pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacio-nal e Urbano).

unidades de saúde já existen-tes, melhorando o atendimen-to oferecido a comunidade.

Os seis médicos que atua-rão em Adamantina já estão em São Paulo, onde passam por cursos de línguas e sobre o SUS (Sistema Único de Saú-de). Na cidade eles também passarão por adaptação para conhecer a realidade local até que a documentação seja libe-rada pelo Ministério da Saúde.

PSF Rural – A população que mora na zona rural de Adamantina poderá ser bene-ficiada em breve também com um PSF Rural. A proposta pio-neira da Secretaria Municipal de Saúde foi encaminhada ao Ministério da Saúde e foi bem aceita pelo ministro Arthur Chioro, que é amigo pessoal do secretário municipal de Saúde Jorge Chihara, que con-ta com total apoio do prefeito Ivo Santos.

De acordo com projeto, haverá uma equipe de PSF específica para atender as co-munidades rurais, com apoio de uma base um fixa, que pode ser na zona urbana, mas com atendimento em todos os bairros rurais.

Page 5: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

5IMPACTO sexta-feira, 18 de abril de 2014 geral

Mesmo com votos contrários dos irmãos Galvão, Câmara aprova contratação de novos cargos de confiança para Prefeitura

Diniz contradiz colocações de Galvão e questiona: “Somos nove, será que todos estão errados e só vossa excelência está

certa?”

Mesmo com votos contrários dos vereadores Luiz Carlos e Aguinaldo Galvão, projeto que aumenta percentual de

cargos comissionados na prefeitura é aprovado em primeira discussão

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Projetos polêmicos mar-caram a sessão da Câmara de Adamantina na segunda-feira (14). Com extensa duração, a sessão teve momentos de discussões calorosas e muitas conversas paralelas entre os presentes. Entre as proposi-turas aprovadas destaca-se a contratação de novos sete cargos de confiança para a Prefeitura de Adamantina.

Trata-se do projeto de Lei Complementar 252/14, que autoriza o Executivo a alterar a Lei Complementar 180, de 31 de outubro de 2011, mudando de 25% para 35% o percentu-al de cargos comissionados ocupados por pessoas que não pertencem ao quadro de funcionários permanente da Prefeitura. Atualmente, 22 cargos em comissão estão ocupados por pessoas que não pertence ao quadro efetivo e a administração enviou projeto estabelecendo que até mais sete sejam contratados a esco-lha do prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Hélio dos Santos (PR), explicou que, segundo informações repassadas pelo chefe de gabinete Alfredo Peixoto Martins, o projeto não prevê a criação de novos car-gos e sim, ocupação de vagas já criadas por pessoas de escolha do prefeito. “O objetivo é dar flexibilidade na contratação de pessoas para ocupar fun-ções importantes, como chefe da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Secretaria De Promoção Social e outros que hoje não há profissionais com essas experiências no quadro

de permanentes da Prefeitu-ra”, ressaltou Hélio.

Para Luiz Carlos Galvão (PSDB), contrário à iniciativa, esse é um dos três projetos mais imorais já apresentados na Câmara. “Temos dados manipulados sobre o impacto financeiro do projeto. Vieram à Câmara e nos garantiram que não irá estourar a folha de pagamento, mas é mentira. Maquiaram as informações para ser aprovado”.

O vereador afirmou ainda que a Prefeitura usou como parâmetro o mês ‘mais gordo do ano’, março, quando o impacto financeiro da prefei-tura foi de 46%. “Em março tivemos pagamento do IPTU, grande parte à vista, e tam-bém a 3ª parcela do IPVA. Um mês atípico. Mas na projeção do ano inteiro pode-se chegar a 50,8%. A Lei de Responsa-bilidade Fiscal não permite que este percentual ultrapasse 54%. E como vamos fazer com novas contratações?”.

Galvão diz que a Prefeitura de Adamantina é uma das mais inchadas e as justifica-tivas de que os cargos seriam para a criação da UPA não são convincentes. “Conversei com o secretário de Saúde e ele me disse que na melhor das hi-póteses a UPA ainda vai ficar para outubro, pois ainda falta muro, dois cômodos, garagem e provavelmente fique só para 2015. E por que desse proje-to agora? Isso é para Maria Cristina (secretária jurídica) colocar alguém para ‘mamar’ na prefeitura”, esbravejou o vereador que completou: “e as Organizações Sociais e ou-tras tentativas para contratar profissionais? Já se esquece-

Na última sessão da Câma-ra (14 de abril), mais oito proje-tos foram votados e aprovados em primeira discussão. Já o projeto de Lei complemen-tar 257/14 foi retirado para melhores estudos. O projeto autoriza o Executivo a incluir uma cláusula no Código Tri-butário do Município e de acordo com o vereador Fábio Amadio (PT), que pediu a re-tirada para melhores estudos, o prefeito Ivo Santos (PSDB) não esclareceu a necessidade e especificações do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).“Não vejo tanta necessidade desse projeto ser votado agora. Podemos estudar melhor, em um prazo

Projeto de Lei que propõe aumento no ISS é retirado para estudos

de no máximo 15 dias”, pediu o vereador.

Outras proposituras apro-vadas em primeira discussão - 009/14, que autoriza a prefei-tura a alterar o artigo 4º da Lei 3.125, que concede novo valor a bolsa de estudos aos estagiários de R$ 480 para R$ 510; 254/14, que concede aos servidores e funcionários da Câmara Municipal de Ada-mantina o Vale Alimentação; 255/14, que concede revisão e aumento real sobre os venci-mentos dos salários, proven-tos e pensões dos servidores públicos, inativos e pensio-nistas da Câmara Municipal de Adamantina e dá outras providências; 256/14, que dis-

põe sobre a revisão dos salá-rios dos vereadores; 258/14, que concede revisão salarial para os servidores públicos ativos e inativos do Executivo de Adamantina, sendo 5.58% além de uma incorporação de R$ 46 retroativos a 1º de abril (prefeito, vice e secretários e vereadores tem apenas os reajuste de 5.58%); 259/14, que concede reajuste salarial também para os servidores da Emda (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Ada-mantina), sendo 5.58% além de uma incorporação de R$ 46 retroativos a 1º de abril.

Com o voto contrário de Roberto Honório de Oliveira (DEM) e Aguinaldo Pires

ram?”.Para o vereador, o neces-

sário no momento é aumen-tar o ticket alimentação dos 1.300 funcionários, que hoje recebem R$ 11 enquanto os servidores da FAI recebem R$ 14. “O projeto dos cargos de comissão já foi rejeitado pela Câmara e agora, por insistên-cia da ‘prefeita’ [Maria Cristi-na Dias], ele volta maquiado. Um absurdo e desse jeito não teremos ticket”.

Após as exaltadas colo-cações de Galvão, o verea-dor Diniz Parrúsolo Martins (DEM) pediu o uso da palavra e discordou das colocações, referindo-se às responsabi-lidades do Legislativo e Exe-cutivo. “Surpreende-me, com todo o respeito à cultura do vereador Galvão, que ele cite a secretária Maria Cristi-na como prefeita, com total despeito ao prefeito que ele ajudou a eleger. Ele falou cla-ramente que ela é a prefeita e está dando as cartas. Se ela está dando as cartas, o Ivo está desligado? Ou alienado do pro-cesso político para permitir que isso aconteça?”.

Sobre o projeto em ques-tão, Diniz afirmou ser favorá-vel, já que “a cidade não tem condições de tocar o que vem conquistando, como UPA e PSFs. Se há manipulação da receita ou do sistema adotado pela Prefeitura, o responsável é o prefeito, a assinatura no papel é dele, não dos verea-dores. Nós não vamos nos responsabilizar”.

Diniz continuou: “darei essa carta de confiança ao prefeito e não vou fugir dessa responsabilidade, mas caso ele erre, futuramente vou cobrar as responsabilidades.

Esses cargos já estão aqui há tempos. No governo anterior, o Kiko já tinha 29 funcionários nomeados e os vereadores sa-biam e não faziam nada, e sem a transformação dos cargos, permitiram uma coisa muito mais desonrosa do que está sendo feita agora, e o Tribu-nal de Contas não apontou”, esclareceu.

E Diniz continuou a reba-tendo Galvão. “As colocações feitas pelo ilustre professor muitas vezes causam mal estar para quem está ouvindo a sessão e até para os fun-cionários, ao se referir que vai acabar com o ticket. Sua colocação parece terrorismo dentro da Câmara, colocan-do vereadores em situação difícil, temos que pensar nas colocações para não colocar a Câmara em "xeque", a Câmara faz o melhor para a comuni-dade, somos nove, será que todos estão errados e só vossa excelência está certa ao falar que o ticket não vai aumentar? O Fábio [Amádio] havia falado que o prefeito daria um pouco mais que os 5,8% de reajuste, e acabou saindo os R$ 46. Mas por isso ele é o único ‘pai da criança’? Somos um todo e te-mos que pensar em conjunto”.

Posteriormente Galvão falou também sobre as di-ferenças entre os reajustes. “Algo que não concordo é que as referências 1 e 2 encavala-ram. Têm 1% de diferença. Já da 2 para a 3 chega a 5%. A partir da 4, 5 fica em 20%. Por que só com os ‘pequenininhos’ (salários)?”

Para finalizar Diniz disse: “Não coloque seu prefeito na crucificação, apesar de estar-mos na Semana Santa”. Gal-vão, retrucou: “Ressuscita!”.

Galvão (DEM), o Projeto de Emenda à LOMA nº 001/14, que dispõe sobre o acréscimo de parágrafo ao artigo 123 da Lei Orgânica do Município, também foi aprovado em pri-meira discussão.

Após apontamento do Tri-bunal de Contas, a adminis-tração enviou o projeto para extinguir incorporação nos salários dos funcionários de carreira que ocuparem car-gos de confiança a partir de agora. “A meu ver sem as in-corporações os funcionários não se sentirão motivados. Falta inventivo, não teremos mais vantagem em trabalhar em cargos superiores”, disse Aguinaldo. T.A.

Page 6: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

6 IMPACTOinforme sexta-feira, 18 de abril de 2014

Page 7: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

7IMPACTO sexta-feira, 18 de abril de 2014 geral

SERGIO VANDERLEITAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Política. Um assunto que mui-tos acreditam interessar aos mais velhos, já infiltrados no tema e em discussões partidárias. Engana-se quem pensa desta maneira. Nesta se-mana o IMPACTO foi até a Etec Prof.Eudécio Luiz Vicente para saber a opinião de 11 jovens com idade entre 16 e 17 anos, estudantes do 3º colegial.

Perguntas como o que é política, se pretendem votar nestas eleições, como veem o mundo e o Brasil de hoje, o que cada um faz para ter um mundo melhor e muitas outras fo-ram feitas aos jovens. E as respostas foram satisfatórias, mostrando que parte da juventude está sim preocu-pada com um país mais digno.

Confira a opinião dos futuros eleitores Jéssica MassaeHirase, Eduardo dos Santos Flor, Felipe Pimentel de Carvalho, Daniel Au-gusto da Silva Fabi, JeterLailton Ferreira Tavoni, Ricardo Gonçalves de Aguiar, Matheus Robles Magnani Lima, Wagner Barbolam Ribeiro, Gedielson Alves da Silva Lima, Gui-lherme ChumanTroncon e Náyra Garbo Crepaldi.

O que é política?Felipe – Sempre que falamos de

política a primeira coisa que pensa-mos é a partidária, mas não é só isso. É uma forma de planejar, organizar e tomar os rumos certos para que a população possa ser organizada e conseguir mais resultados. Realmen-te a serviço da população.

Ricardo – Política é um instru-mento de cidadania que rege a nossa vida em sociedade.

Wagner – Um sistema de ordens e leis. Mas sem a política a população seria capaz de viver, pois os índios não tinham sistema de leis e políticos para os representar. Seríamos capa-zes de viver sem ela, dependendo da cultura de cada país. Mas o Brasil é muito desorganizado.

Estamos bem representa-dos pelos nossos políticos? O que pensam dos políticos?

Daniel – Na maioria das vezes não. Há políticos bem intencionados, e outros não. Por isso cabe a popula-ção pesquisar a vida política antes de votar e cobrar depois que for eleito.

Felipe – Se quiser testar o caráter de uma pessoa dê poder a ela, então se você confiou, depositou seu voto pelas propostas apresentadas e, depois que ganhou, ele mudou, essa

Política: o que nossos jovens pensam sobre o assunto?

pessoa pode ser chamada de pior político.

Ricardo – Acredito que estamos bem representados, mas temos os dois lados da moeda, o político bom e o ruim. Mas o povo merece o governo que está tendo, pois o povo que votou.

Matheus – Não estamos bem re-presentados. Em cidades pequenas, por exemplo, muitos não votam pelo caráter das pessoas e pelo que ele está representando, normalmente nessas cidades há a compra de votos, oferecendo dinheiro ou comida em troca. Em relação aos votos federais, estaduais...eu não gostei da maneira em que a presidente Dilma agiu, ela pode ter trazido coisas boas, mas outras foram ruins, como o caso da Petrobrás.

Há como identificar um bom político?

Gedielson – Temos hoje sites que mostram toda a vida do político, e a maneira que temos de identificar é pesquisando. Tem um sistema no site da Câmara que dá para ver se ele está presente nas sessões, ou se vai apenas em votações, ou se fica enrolando e viajando com nosso di-nheiro. Então tem como saber como os políticos foram, estão sendo e se ainda merecem ser. Temos também o Ficha Limpa. Temos que ficar atentos.

Guilherme – Tem como identifi-car, mas não é 100% garantido. Pode-mos pesquisar, pode até parecer que ele tem bons projetos e tem caráter, mas só vamos realmente conhecer as verdadeiras intenções dele depois que estiver no mandato.

Wagner – Acredito que para ser político os candidatos deveriam ter no mínimo um curso acadêmico e para prefeito também um curso de administração, pois como alguém

quer ser prefeito se não tem nem noção de administração?

Vocês acompanharam as manifestações que aconte-ceram no país desde junho do ano passado? Acredita que tiveram resultados?

Jéssica – Sou a favor das manifes-tações, pois são maneiras da popula-ção mostrar que não está satisfeita, porém elas devem ser passivas. Se manifestando é um modo de fazer com que os políticos nos enxerguem.

Eduardo – Acompanhei e partici-pei da manifestação em Adamanti-na. Desde que seja passiva, pois tudo o que quebram nas manifestações foi pago com o nosso dinheiro.

Felipe – Depredação é ato de vandalismo, mesmo que as pessoas entrem em situação de pane e estres-se ela não vai sair na rua e quebrar um orelhão ou uma lixeira. Acredito que foram grupos de vândalos que aproveitaram a situação para des-truir tudo. Também foi divulgado que partidos de oposição pagaram para pessoas quebrarem tudo.

Guilherme – Para mim as mani-festações tiveram quase resultado. Temos que preparar uma nova gera-ção, e essa nova geração que estamos criando não é a que queremos.

Naýra – As pacíficas devem ocor-rer, pois no Brasil temos exemplos de manifestações bem organizadas que atingiram seus objetivos, como o Im-peachment do Collor e as Diretas Já, onde a população do país inteiro foi para as ruas semanifestar, mas agora não, a maioria foi para bagunçar e não reivindicar.

Como vê o Brasil hoje? O que tem feito para mudar a

A Secretaria de Saúde de Adamantina recebeu a con-firmação do primeiro caso de Leishmaniose Visceral Ame-ricana (LVA) em humanos de

Confirmado primeiro caso de Leishmaniose na Vila Jamil de LimaSaúde

Jovens de 16 e 17 anos mostram que entendem de política e que é possível mudar o Brasil

realidade do país?Guilherme – Acredito que devido

as reformas nas Constituição, de certa forma acabou mimando os jovens, e a geração de hoje em dia se tornou muito pior. Antigamente, por exemplo, na época da Ditadura, as pessoas tinham medo, mas tinham respeito e consciência. Hoje em dia, tanto jovens como adultos, não condi-zem com a nossa realidade. Devemos progredir, mas estamos regredindo.

Para mudar, os pais devem voltar a controlar os filhos, tomar medidas contra drogas e outras coisas, mas tudo começa com a educação. De um tempo para cá, devido a algumas leis a situação ficou precária em casa e as crianças saem achando que podem fazer tudo, e acredito que temos que mudar essa ideologia.

Gedielson – Um país em desenvol-vimento, apesar dos pontos ruins e das más administrações, hoje temos grandes escalas de produções. Temos que fazer com que educação venha de casa. Educação venha das escolas, mas nas escolas temos professores mal pagos, que tem que fazer greves por salários.

Para mudar essa realidade os jovensde hoje não podem ser enca-rados como baderneiros. Temos que mudar isso, afinaltemos que melho-rar o meu futuro e o dos meus filhos. Com a minha vontade de mudar pretendo mostrar para os outros que ser melhor faz bem.

Wagner – Nosso país é muito di-versificado, rico em culturas, terras, mineração e muito mais. Só que pre-cisamos de uma liderança capaz de explorar essas riquezas, pois temos capacidade de chegar ao nível dos Estados Unidos.

Assim como meus amigos fala-ram, os jovens são o foco. Hoje, ao invés de estudar por 5h eles passam o mesmo tempo jogando em frente

ao computador. Pode parecer que não, mas esse é um fator que pesa muito. Temos que controlar isso dentro de casa e para mudar tento respeitar sempre as leis.

Matheus – A partir do exemplo podemos mudar esse país. Cada um deve ser exemplo para o outro. O respeito também deve ser retomado hoje em dia.

Ricardo – Temos que investir na educação e saúde, porque estão pre-cárias. Para mudar esse país temos que nos reunir, pois sozinhos não conseguimos, mas unidos somos mais fortes. Uma boa liderança também é fundamental.

Jéter – Para mudar o Brasil devemos escolher pessoas capazes de liderar, que estejam focadas em fazer o bem. Para melhorar eu começo por mim, fazendo a minha parte, pois assim já posso gerar re-sultados. Por isso devemos começar de cada um.

Daniel – Para mudar o país cada um tem que fazer sua parte, e se vemos que tem alguém fazendo algo errado podemos orientá-lo para que faça certo.

Felipe – Para sermos vistos como pessoas boas temos que projetar pessoas boas, então tenho que começar mudando minha casa, minhasala de aula, meu trabalho, minha cidade e assim por diante. Baseado na frase de Ralph Nade, de que "a função da liderança é produzir mais líderes, não mais seguidores”, vemos no Brasil temos cada vez mais seguidores e não lí-deres. E todos nós que temos 16 e 17 anos e vamos votar temos que nos tornar líderes e exemplos.

Eduardo – Tudo tem que come-çar com nós. Se formos esperar alguém começar, ninguém começa. Para mudar, tento fazer a minha parte, ser exemplo, minha liberda-de acaba quando a do outro começa, ser ético e assim por diante.

Jéssica – Para um país melhor eu começo pelas minhas próprias ati-tudes. Como meus colegas disseram tudo começa por nós. Se queremos um mundo melhor temos que mu-dar. Não adianta esperar os outros e não fazer nada. Mudando minhas atitudes faço minha parte e levo os outros a fazer a parte dos outros, levando a um mundo melhor.

Náyra – Temos que começar por nós. Por exemplo, muitos re-clamam de enchentes, mas muitos também jogam os lixos na rua e nos bueiros, causando as enchen-tes. Não fazem a parte deles. Não adianta cobrar se você não faz a sua parte.

2014. A vítima é uma mulher de 43 anos, moradora da Vila Jamil de Lima.

A adamantinense recebeu tratamento adequado e receberá

acompanhamento pelos próxi-mos três anos, conforme preco-niza o Ministério da Saúde. Este é o primeiro caso da doença, que desde 1999 atinge as cidades do

centro-oeste paulista.Antes mesmo da confirma-

ção, Agentes Comunitários de Saúde realizaram trabalho de busca-ativa em um raio de

200 metros da casa da vítima para a identificação de pessoas com sintomas da doença, mas não houve novas suspeita da doença.

Daniel

Jéssica Náyra Jéter Matheus Wagner Ricardo

Eduardo Felipe Gedielson Guilherme

Page 8: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

8 geral sexta-feira, 18 de abril de 2014 IMPACTO

O elegante casal Arieni e Alessandro em noite de gala

A competente Dra. Cinthia Quinto Martins e equipe

A bela Beth, do Mil-milkshake, com amigos em noite de

prêmios

O empresário Neno Rombaldi com esposa Márcia e filha Maiara

O casal Pedro e Jéssica Pozzetti, do Cantinho das Flores

Irineu Dirami (empresário

do ano) e Rose (Exótica Calçados),

em noite dos Destaques

Page 9: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

16ª edição ‘Destaques do Ano’ é sucesso em Adamantina

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Promovido para reco-nhecer e homenagear em-presários e políticos que se destacaram por seus trabalhos em 2013, na sua 16ª edição o ‘Destaques do Ano’ foi sucesso em Ada-mantina.

O evento organizado com meses de antecedên-cia pelo Grupo IMPACTO e Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Ada-mantina e Região) aconte-ceu na sexta-feira (11), no ATC (Adamantina Tênis Clube), com aproxima-damente 700 convidados

que aproveitaram o jantar com ambiente totalmen-te decorado pelo Buffet Massine’s, da empresária Silvia Maion, e animação da New Sound Band Show.

A edição de 2014 contou com 95 empresários home-nageados e a participação de secretários, vereadores e os deputados Ed Thomas (Estadual) e Devanir Ri-beiro (Federal), contando também com a presença ilustre de Gener Silva, vi-ce-presidente da Fecomer-cio/SP e de representantes do ‘Sistema S’ (Sesc, Senac e Sebrae).

O ‘Destaques do Ano’ reconheceu empresários

que obteram os principais resultados em pesquisa popular após questioná-rio aplicado no comércio adamantinense com a per-gunta: Qual o primeiro nome que lhe vem à mente quando o assunto é: (ramo de atividade)? Após este processo, uma equipe for-mada por jornalistas e publicitários analisaram e levaram em consideração os itens fachada, condi-ções internas da empresa, variedade de produtos/serviços e atendimento.

Sendo reconhecido como dos grandes eventos de gênero na Alta Paulista, o ‘Destaques do Ano’ conta

com o apoio do Sesc (Servi-ço Social do Comércio), Se-brae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), FAI (Facul-dades Adamantinenses Integradas) e Grupo Joia de Comunicação.

“Podendo contar com estes grandes órgãos que incentivam os empresários ao crescimento comercial, realizar este evento foi uma honra porque, a partir dele, vejo a força a representati-vidade que o comércio local possui”, afirma o presiden-te do Sincomercio, Sérgio Vanderlei.

Apoio Realização

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 18 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

destaques

Page 10: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

10 IMPACTOdestaques sexta-feira, 18 de abril de 2014

A Estudantil

Aguinaldo Galvão

Bazar São Jorge

Rádio Brasil AM

Dr. Carlos Alessandro Quinto

Academia Fabri Gym

Anticorpus

Bem Brasil

Buffet Massine's

Carlos Roberto Ciceri

Adventure Sound Film

Adamantina Tênis Clube

Bicão Escapamentos

Calce Bem

Casa do Norte

Agência Marte

Atrevídeo Locadora

Bicicletaria Ideal

Cantinho das Flores

Casa das Tintas

Page 11: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

11IMPACTO sexta-feira, 18 de abril de 2014 destaques

Center Frangos

Dra. Cinthia Eloá Quinto Martins

Chiquinho Sorvetes

Locutor Dimas Santos

Exótica Calçados

Chácara Brasil

Loja de Conveniência do Zeca

Deboni Adesivos

Dep. Estadual Ed Thomas

Expresso Alta Zona da Mata

Cherry Sorvetes

Comercial Aguapeí

Dep. Fed. Devanir Ribeiro

Cenaic

Expresso Prata

Locutor Cid Santos

Construtora Rotoli

Sebrae

Estribos Fumiya

Nativa

Eu escolho

Instituição Pública Municipal - Ensino, pesquisa e extensão

Adamantina/SP

Page 12: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

12 IMPACTO

Farmais

Pacheco & Grion Seguros

Irineu Dirami

Campoy Materiais para Construção

Laboratório Adamantina

Madeireira Brasil

Tropical Foto Color

Francis Calçados

Haddad Organização Social

Ilumilight

Joia Tur Turismo

Lau Pneus

Márcio Cardim

Vidraçaria Avenida

Godoy Advogados

Hotel Villa Verde

Imobiliária Zenon

José Odair Rombaldi

Luasa Embalagens

Mania de Maria

Fernanda Vendicto

Gráfica Atual

Imprimer

Intuição

JVR

Locutor Willian Toffoli

Senac

Sesc Thermas de Presidente Prudente

destaques sexta-feira, 18 de abril de 2014

Page 13: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

13IMPACTO

Marlene Ribeiro Esteves

Marmoraria Avenida

Naja Extintores

Restaurante e Pizzaria Cartola

Operacional Segurança e Vigilância

Banco Santander

Sonobom Colchões

Proeste Chevrolet

Marmoraria Unipedras

MM Brindes

Rádio 93 FM

Retífica de Motores Gutierrez

Oficina da Música

Shimizu

S.O.S. Hidráulica e Elétrica

R.A. Celulares

Mavesa Honda

Moda Íntima

New Sport

Ricardo Veículos

Pé Direito Calçados

Shirley Martins de Oliveira

Studio 54

Renato Belloni

Mil-Milkshakes

Móveis Rombaldi

Nutripoint

Salão Glamour

Posto Progresso

Transporte Escolar Silvinho

Supermercado Godoy

Restaurante Cheiro Verde

sexta-feira, 18 de abril de 2014 destaques

Page 14: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

14 IMPACTOdestaques sexta-feira, 18 de abril de 2014

A renomada cabeleireira Cris Barrem e seu marido Hélio

Toninho Moreno e Ana Cláudia no Destaques do Ano

A equipe do Shimizu - Cantinho dos Salgados

O diretor geral da FAI

Márcio Cardim ladeado da

filha Tamiris e da esposa

Marisa

Ana e o Dr. Carlos Alessandro Quinto,

da A5 Implantes

A primeira-dama de

Parapuã Sandra e prefeito Samir

Pernomian

Page 15: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 18 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Os noivos que nos des-culpem, mas as noivas são, sim, o centro das aten-ções no dia do casamento. Para compor o visual dos sonhos, cada detalhe da beleza feminina deve ser cuidadosamente planeja-do. Por isso surgiu o Dia da Noiva, e o nome já diz tudo: é o dia que a noiva recebe todas as atenções especiais, e tem tratamen-to de princesa para que tudo saia perfeito.

Mas, não somente as noivas podem desfrutar deste momento. Aniver-sariantes de 15 anos e for-

mandas também recebem cuidados especiais. Sa-bendo da importância das datas, o Spa Belle conta com pacotes diferenciados para cada ocasião, pois afinal, neste universo de escolhas, além do vestido (a peça principal), o cabelo, a pele, o corpo e o bem es-tar devem estar afinados.

Sob o comando de Leo-nice da Silva Cruz, o salão Spa Belle conta com sete anos de tradição em Ada-mantina. Além do espaço luxuoso especialmente dedicado às noivas, entre os diferenciais do salão, destaca-se o pacote para elas, com teste civil e igre-ja, manicure e pedicure,

sobrancelhas, massagem, depilação completa, lim-peza de pele e maquia-gem para noivo. “O Dia da Noiva é cuidadosamente preparado em ambientes confortáveis, para que a ela sinta-se completamen-te à vontade enquanto está sendo produzida para a cerimônia”.

Marcar com antecedên-cia, confiar no trabalho do profissional escolhido e não fazer tratamentos estéticos no dia do casa-mento são as principais dicas da equipe da Spa Belle sobre o Dia da Noiva. “É importante saber se o trabalho do profissional já é conhecido e se ela confia,

Espaço da noiva ganha cada vez mais destaque no Spa Belle

Cresce procura por atendimento diferenciado no ‘Dia da Noiva’

deixando-a mais relaxada. O relaxamento vem para somar até a beleza dela, porque ela chora sem que-rer, não consegue sorrir. A noiva precisa ficar bem de dia para aproveitar o mo-mento. É um dia realmente especial”.

O Spa Belle oferece serviços de manicure e pedicure, designer de so-brancelhas, produção de noivas, madrinhas e for-mandas, debutantes, cabe-lo e maquiagem, e muito mais. Para isso, quatro profissionais atuam na em-presa: Rita, Silmara, Mara e Rose. “Nossa equipe está em sintonia com a noiva, pronta para prepará-la

para este momento espe-cial”.

Serviços – O Spa Belle fica na alameda Fernão

Dias, 649, no centro de Adamantina. Os telefones para mais informações são 3521-3551 ou 99700-1717.

Foto

s: F

aceb

oo

k

Page 16: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

16 IMPACTO

Estilo Atrevido 19 de abril

Afucal Lucélia

Mega Country Festival - Loubet19 de abril

Clube das Bandeiras – Osvaldo Cruz

5ª noite do Flash Back 19 de abril

ATC

Black Party24 de maio

Bar do Diogo

Agenda

caderno2 sexta-feira, 18 de abril de 2014

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A Igreja Filadélfia Central de Adamantina completou neste

Aconteceu neste domingo (13) a tradicional Bacalhoada beneficente da Rede de Combate ao Câncer de Adamantina. A festa superou a expectativa dos organizadores ao vender mais de 220 convites.

Em sua 38ª edição, o almoço contou com salada de bacalhau com grão de bico, salada verde, bacalho-ada ao forno, arroz branco, suflê de bacalhau. Além disso, uma repleta mesa de doces agradou ao público presente.

A presidente da Rede, Roseli Lozano Godoy, agradece a presença de todos e informa que a renda do evento será em prol a manutenção dos trabalhos e parte outros proje-tos, como a Casa de Apoio em Jaú.

Equipe da Rede de Combate ao Câncer durante mais uma edição da Bacalhoada Beneficente

Zezolindo Pereira, o amigo Zezo, faleceu aos 63 anos

Igreja Filadélfia comemora 5 anos em Adamantina

final de semana 5 anos de fun-dação em Adamantina. Para comemorar a data, a igreja sede e as congregações de Mariápolis, Pracinha e Flórida Paulista par-

ticiparam de um congresso.O presidente e fundador da

Filadélfia Central, pastor Joamir da Silva, destacou que o objetivo do evento foi celebrar a Deus pelas bênçãos que Ele tem dado a igreja durante esse tempo. “Foi um culto de ação de graças, em que tivemos oportunidade de agradecer a misericórdia do Se-nhor para conosco durante mais um ano”.

O evento contou com apresen-tação do grupo de coreografia mirim e adulto durante as duas noites de festa, sábado (12) e domingo (13). Os jovens também fizeram encenação referente a Jesus e a libertação na cruz.

Os cultos da Filadélfia são rea-lizados de terça e quinta-feira, às 19h30, aos sábados e domingos às 19h, e nas manhãs de domingos, às 9h.

Sucesso: Bacalhoada supera expectativa dos organizadores

Rede de Combate ao Câncer

Grupo de jovens faz encenação referente a Jesus e a libertação na cruz

Em julho, a Rede realiza a tarde beneficente e no momento continua arrecadando fundos para mobiliar a

Casa de Apoio de Jaú. Mais informa-ções pelo 3521-1815.

T.A.

Mais um evento beneficente aconteceu com sucesso neste final de semana com a venda de 165 convites – a Festa do Sorvete do Interact Club, realizada no domingo (13), na sede do Rotary.

Além de saborear quatro sabo-res de sorvete e ganhar uma cane-ca, os participantes concorreram a uma bicicleta e diversos brindes,

Octávio Romanini foi homena-geado na sessão de 7 de abril com a moção de Congratulações e Aplau-sos de autoria do vereador Diniz Parússolo Martins. Romanini é renomado advogado de Adamanti-na e autor do livro 'O Monjolinho', uma coletânea de suas histórias vividas e sentidas, como afirma na obra, inclusive narrando fatos da comunidade.

Romanini é filho de Hermene-gildo Romanini e Adelina Marini Romanini, veio para Adamantina com quatro anos. Aqui exerceu a

Adamantina perdeu no dia 9 de abril o Zezolindo Pereira, o amigo Zezo, da Panificadora Cristal, víti-ma de infarto. Zezo faleceu com 63 anos e deixou dois filhos, Antônio Donizete Pereira (presidente do Rotary) e Maria Marlene Pereira Kobayashi, além de quatro netos.

Zezo chegou à Adamantina há aproximadamente 40 anos para entregar pães e algum tempo depois adquiriu sua primeira padaria.

O padeiro deixou muitos ami-gos na ‘Cidade Joia’.

Jovens participam de evento beneficente do Interact

Octávio Romanini recebe moção de aplausos da Câmara

Adamantina perde amigo ‘Zezo’

Festa do Sorvete

Homenagem

Luto

em que o vencedor da bike foi Gui-lherme Rombaldi.

De acordo com Caroline Pi-garri de Sousa, presidente do Interact, a renda da 4ª edição da Festa do Sorvete será destinada para projeto do Dia das Mães no Lar dos Velhos e também auxílioa outras entidades.

T.A.

profissão de professor até se apo-sentar, é casado com a professora Augusta Maria Frare Romanini, com quem tem três filhos – Viní-cius, Gustavo e Octávio Filho.

“Parabenizamos o amigo com esta homenagem, não só pelo livro, mas também por toda sua trajetória, seja como professor ou advogado”, destaca Diniz, no ofício.

Romanini agradeceu e diz ter ficado agraciado com tal honraria. “Fico imensamente emocionado e gratificado com tal homenagem”.

T.A.

Jovens do Interact Club durante Festa do Sorvete

Page 17: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

17IMPACTO

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A academia Espaço Vip realiza no dia 25 workshop de Ballet Fitness com Betina Dantas.

A aula será aberta ao público, ou seja, não precisa ser professora, apenas ter noção básica de ballet.

De acordo com Marina Emed Jacinto, a turma po-derá ter 20 alunas, por isso as vagas são limitadas, e a duração da aula é de 1h30. Para as alunas do Espaço Vip, o custo é de R$ 100, e para as demais é de R$ 130. Haverá um coffee break ao final do workshop, e será disponibilizado armários para guardar seus perten-ces e os banheiros estarão a disposição.

Além do workshop, neste dia Betina avaliará a Espaço Vip e as professoras para fir-

Quer curtir uma peça de qualidade? Seguindo as atrações do Circuito Cultu-ral Paulista 2014 em Ada-mantina, teremos o Grupo Cia. dos Outros, com a peça “A Pior Banda do Mundo.”

Prestes a completar 10 anos de atividades, o grupo teatral paulistano Cia. dos Outros volta a apresentar o espetáculo A Pior Banda do Mundo em São Paulo, em curta temporada. O

Ingredientes1 Lata de leite condensa-do1 Lata de leite (medida da lata do leite condensado)3 colheres de chá de mai-zena1 Lata de creme de leite1 Barra de chocolate meioamargoBolacha maizena (o quan-to bastar, mais ou menos 1 pacote e meio)

Modo de preparoDissolva a maizena no leite; ela vai engrossar o creme do pavê na fervura. Coloque no fogo o lei-te condensado e o leite até engrossar mexendo sem parar. Desligue o fogo. Coloque a barra de chocolate meio-amargo sem ralar ou cortar (mas reserve 4 quadrados)

Betina Dantas estará ministrando workshop em Adamantina no próximo dia 25

Ludmilla Pires Gonçalves ensina

receita fácil de Pavê de Chocolate

Espaço Vip realiza workshop de Ballet Fitness com Betina Dantas

mar parceria. “Feito isso, a aula de Ballet Fitness entra-rá para a nossa grade, assim como as demais aulas, como jump, spinning, ritmos e ou-tros”, explica Marina.

O método de Betina Dan-tas está cada vez mais em evidência, basta seguir seu perfil no Facebook (Ballet Fitness) e no Instagram (@balletfitness) para ver e conhecer mais do método.

Ballet Fitness: Diferente da aula convencional de bal-let, essa metodologia mescla passos técnicos do ballet clássico (barra) aliados a exercícios específicos de fi-tness, como agachamentos, abdominais e flexões (barra e chão). O grande foco é o au-mento no número de repeti-ções dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. É possível criar todo dia uma aula diferente.

trabalho estreou em 2012 e desde então já se apresen-tou em diversas cidades e festivais. A banda represen-tada por eles no espetáculo ensaia regularmente há 10 anos sem nunca ter se apresentado. Os músicos não têm talento. Possuem ocupações desprovidas de qualquer glamour: Um ar-quivista, uma conferen-cista de pequenos objetos de escritório, um gerente

sexta-feira, 18 de abril de 2014 caderno2

Bombom de morango

“A Pior Banda do Mundo” se apresenta em Adamantina na próxima semana

Receita

Teatro

O Ballet Fitness ajuda a trabalhar a postura e deixa o corpo longilíneo, bem diferente do “visual trincado” das aulas triviais de musculação e localizada. A aluna melhora o tônus muscular, a flexibilidade, a respiração e o equilíbrio. Além de adquirir agilidade, músculos alongados, ali-nhamento corporal, força abdominal e lombar e tra-balhar com a memorização. Uma aula avançada de 30 minutos chega a queimar 794 calorias.

Interessadas podem entre em contato pelo [email protected] ou pelo (18) 3522-9132 com Marina.

Informações:Dia - 25/4 (sexta-feira) Horário - 11h Roupa - Vestimenta adequa-da para a aula

de segurança de um su-permercado, um escoteiro cansado e uma datilógrafa que fala uma língua incom-preensível. Finalmente, são chamados para fazer um show. A peça tem como inspiração, os quadrinhos homônimos do português José Carlos Fernandes.

É dia 26 de Abril, às 20h, na Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente (Industrial). Assessoria de Imprensa

direto no creme quente e a lata de creme de leite e mexa bem até misturar e virar um creme consis-tente. Em seguida monte o pavê com camadas de

bolacha (quebre ao meio) e creme (quente mesmo) até terminar com o cre-me. Rale o chocolate que restou e jogue por cima para decorar.

Page 18: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

18 IMPACTO

Fotógrafa adamantinense participa 3º Newborn Photo Conference, em São Paulo

Tiago Monzane e Vera Maluly promovem degustação de doces finos nesta sexta

Evento

Com o objetivo de auxiliar noi-vas na preparação da tão sonhada festa de casamento, o cabeleireiro Tiago Monzane e a doceira Vera Maluly realizam nesta sexta-feira (18) degustação de doces finos.

O evento é destinado a noivas que serão produzidas por Tiago

Monzane Cabelo e Maquiagem, para que possam conhecer de perto as novidades e delícias pro-duzidas por Vera Maluly.

“Na oportunidade as noivas poderão, além de conhecer o profissionalismo da Vera, trocar de informações entre elas, além

caderno2 sexta-feira, 18 de abril de 2014

Nany e a fotógrafa americana LaurielNany e Simone Silverio, a presidente da ABFRN

(Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-nascidos)

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A fotógrafa adamantinense Nany Carrara participou do 3º Newborn Photo Conference, que aconteceu nos dias 10 e 11 de abril, no teatro Gazeta em São Paulo. Nany representou o site MeioBit.

O evento é realizado pelo IFF (Instituto Internacional de Foto-grafia) e foi voltado para profis-

de contatos de profissionais do ramo, como cerimônialistas, can-tores e outros”, destaca.

O encontro é reservado e acon-tece no salão Tiago Monzane Ca-belo e Maquiagem. A decoração do espaço fica por conta de Ane Godoi. T.A.

sionais que trabalham com foto-grafias de recém-nascidos.

A conferência contou com pa-lestras de renomados fotógrafos brasileiros e até mesmo interna-cionais, como a americana Lau-riel, que tem seu trabalho com recém-nascidos reconhecido no mundo todo.

Entre as brasileiras, destaca--se a Simone Silverio, presidente da ABFRN (Associação Brasilei-

ra de Fotógrafos de Recém-Nasci-dos). Ela ministra aulas no Eduk e está constantemente em vários programas da TV apresentando este tipo de trabalho.

“Participar de cursos e aper-feiçoamentos é sempre muito bom. Nesta conferência tive a oportunidade de aprender ainda mais sobre técnicas para foto-grafar recém-nascidos e bebês”, completa Nany.

AdamantinaJoão Carlos Rodrigues

Perfuração dos Primeiros Poços de Água – 1948Alguns poços estavam instalados no Córrego do Rancho

Conclusão das Obras de Abastecimento de Água - 1954

Álbum de: Nilson Albanez-1959João Carlos Rodrigues: Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE

Page 19: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

Conheça as causas e saiba como tratar

COCEIRA INSUPORTÁVEL

FIQUE ATENTO

Conhecida como caspa, a dermatite seborreica é a causa mais comum para o incômodo na região. Ela se manifesta onde há maior produção de óleo pelas glândulas. Resultado: couro cabeludo, sobrancelhas, cantinhos do nariz e até as orelhas coçam. �Alterações hormonais, presença de fungo, estresse, clima seco, frio e mudanças de temperatura agravam o quadro. Outras possíveis causas para coceira na cabeça são pediculose (piolho), micose e foliculite.

Como tratarNão existe cura definitiva para a caspa.

�Remédios à base de anti-fúngicos, corticoi-des, ácido salicílico e enxofre controlam os sintomas. Já a foliculite, infecção dos folícu-los capilares por bactérias, pode exigir o uso de antibiótico. Loções e xampus específicos combatem o piolho.

Coceira nos dedos dos pés? Deve ser micose. Bem comum, a popular frieira é transmitida por contato (se compartilhou objetos de manicure, pode estar aí a origem do seu problema). Entre os sintomas, estão manchas avermelhadas e descamação nas bordas (que aumentam de tamanho). Outra causa comum é bicho-geográfico, parasita presente nas fezes de cães e gatos, que pene-tra na pele e faz um caminho como se fosse um �mapa�. Como tratar: Para combater a frieira, usa-se antifúngico.

Como tratarO processo é longo: �Pode levar até seis

meses. Já para curar o bicho-geográfico, usam-se pomadas específicas ou vermífu-gos. Uma dica preventiva: seque bem os pés e evite usar calçados e meias por mais de um dia.

CABEÇA PÉS

A causa mais comum é a candidía-se, infecção provocada por fungos que produz corrimento e geralmente está associada à queda da imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides, à gravidez e ao diabetes. A coceira pode ainda ser alérgica, pelo uso de produtos de higiene, ou um sintoma de doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, gonorreia ou clamídia.

Como tratarO tratamento da candidíase varia

de acordo com a causa e só um médico poderá indicá-lo. A gonorreia e a clamí-dia são tratadas com antibióticos. Já a infecção pelo vírus HPV exige cauteri-zação se houver lesão no colo do útero.

Bem, aqui, há grandes chances de ser conjuntivite, que vem acompanhada de vermelhidão, inchaço e secreção. Ela pode ser viral, bacteriana ou alérgica. Vale dizer que só a causada por bactéria é contagiosa. Dermatite de contato alérgica (por conta do uso de uma maquiagem, por exemplo) e doenças que levam a olhos se-cos, como a síndrome de Sjogren, a artrite reumatoide e o lúpus são outras causas.

Como tratarEm geral, usam-se colírios e antibió-

ticos para o tratamento da conjuntivite, mas só um oftalmologista pode indicá-los. Já para melhorar olho seco são indica-dos lubrificantes oculares, em colírio ou pomada.

PARTES ÍNTIMAS OLHOS

Se a coceira não acaba nunca, é melhor buscar ajuda. Isso porque um quadro de coça-coça crônico pode ser sintoma inicial de uma doença mais séria, como hepatites B e C, alguns tipos de câncer, caso do linfoma e do trato digestivo e infecções por HIV. �Às vezes, o diagnóstico dessas doenças é feito por um médico dermatologista, justamente por causa da coceira.

saúdeIMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 18 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

Autismo: profissional explica sobre transtorno

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

No dia 4 de abril foi comemo-rado o Dia de Conscientização do Autismo. Em Adamantina, profis-sionais da Apae (Associação de Pais e Alunos), através de equipes interdisciplinares, realizaram nas ruas da cidade uma mobili-zação para esclarecer a sociedade sobre este trauma.

A psicoterapeuta cognitiva comportamental Aline Ginez, profissional da saúde na Apae, apontou alguns aspectos para identificar e tratar o Autismo.

Aline define Autismo como uma disfunção que altera no de-senvolvimento, afetando a capaci-dade de comunicação e de sociali-

zação de um indivíduo. “Podemos relacionar a falta conseguir se relacionar e de se identificar em cada ambiente”, explica.

Segundo a profissional, as cau-sas do Autismo são desconhecidas. “Estudos indicam que a origem do Autismo não passa de uma anor-malidade não definida em alguma parte do cérebro, ou problemas ocorridos durante gestação, pre-cisamente não temos explicação para ao transtorno”.

Para identificar o Autismo bas-ta relacionar os seguintes sinais em crianças que estão em fase desenvolvimento.

• Usar as pessoas como ferra-mentas

• Resistir a mudanças de rotina• Não se mistura com outras

crianças• Não mantem contato visual• Age como se fosse surdo• Resiste ao aprendizado• Apresenta apego não apro-

priado a objetos• Não demonstra medo de

perigos• Brinca de forma incomum• Apresenta risos e movimen-

tos não apropriados• Resiste ao contato físico• Acentuada hiperatividade ou

muita passividade• Às vezes é agressivo e des-

trutivo• Apresenta comportamento

indiferente e arredio.Aline ressalta qual valor que

os pais, familiares e principal-mente educadores devem dar

Aline Ginez atua com pacientes autistas na Apae de Adamantina

Fonte: mdemulher.abril

a estes sinais. “A intervenção assim que estes sintomas forem identificados, são de extrema importância. A maneira como a criança age e se comporta atual-mente pode ser muito diferente de como ele agirá e se comporta-rá no futuro, não existem testes de laboratórios para identificar o transtorno, tudo depende do comportamento”.

Sobre o tratamento, Aline explica que ele deve ser feito por intermédio de psicoeducacionais juntamente com orientação fa-miliar para o desenvolvimento da linguagem e comunicação. “O recomendado é o envolvimento de profissionais multidiscipli-nares para assim saciar as reais necessidades de cada paciente”, conclui.

Page 20: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

Hugo, Jamile, Vitória, Helena e Mázaro, do Comercial Aguapeí

Restaurante

Fogão à lenha

Agora�no�almoço�voc��tem�mais�uma�opção.Comida�caseira��direto�do�fogão���lenha.

Self-service�a���������Marmitex:

�e�uena���������������M�dia����������������rande����������

�ntrega�das���h��s���h.����-������������-����

M�dia���������������rande����������Marmitex��e�uena�não�acompanha�fei�oada

Aos�S��ados�Serviremos��ei�oada

Aos��omingos

Self-service

e�churrasco

��������

Av. Cap. José Antôniode Oliveira, 286Adamantina

A secretária de Esportes Marlene Ribeiro, esposo Antônio Carlos Esteves e Tião, do restaurante

Zico e Ângela Fagundes, da Intuição, loja premiada

Shirley Oliveira e Silvio Graboski no Destaques do Ano

Marcos, da Casa das Tintas, com Sueli e Gustavo em noite de gala

Magali e Carlos Roberto Ciceri, gerente do Santander

Daniela e Nenê, da Marmoraria Avenida

Claudia e Ronaldo, em noite de Destaque

O casal Cidinha e Osmar, do Center Frangos

sexta-feira, 18 de maio de 2014

IMPACTOdestaquessocial

Page 21: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 18 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

destaques 2Mais FLASHS dc noite

de premiaÇão

Lucilene e José Romão recebem os deputados Ed Thomas e Devanir Ribeiro

Meire, Fabiano, Valdir e Patrícia, da Gráfica Atual

Dirceu, Claudina, Andréia e Claudinei, da Unipedras em noite de festa

Luciana e Gustavo Quinto, da A5 Implantes

O casal Natal e Eloisa, da Naja Extintores

Junior Maion da New Sport, a esposa Aline, Viviane e Marcelo

Page 22: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

22 IMPACTOdestaques sexta-feira, 18 de abril de 2014

1

2

4

65 7

3

8

1 – Tiago e Sarita, da

Adventure Sound Films

2 – Marcelo, do Bem Brasil com

seus convidados

3 – Luiz Sacoman,

esposa Cleide e Mariana,

da Luasa Embalagens

4 – Karen e Leandro, da Proeste Chevrolet

5 – Renato Belloni e

Daniele Pina, da Studio 54

6 – Osmar, da Casa do Norte e seus convidados

em noite de premiação

7 – Júnior e Tamires, da

Mavesa Honda

8 – Juliana e Jonatan, da Imobiliária

Zenon

Page 23: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

23IMPACTO sexta-feira, 18 de abril de 2014 destaques

1715 16

13 14

12

11109

9 – Cilene e João, do Restaurante

Cheiro Verde

10 – Fran Lopes do Santander, e

Capitão Julio

11 – Francis, da Francis Calçados

e a esposa Josiani Mari, da

Pé Direito

12 – O empresário Luiz

Carlos Stech e Rose com amigos

nos Destaques do Ano

13 – Aniele e Ricardo Haddad,

do grupo HOS

14 – David e Fabiana Pina, da

Studio 54

15 – Ricardo Barbosa e Karina

Fukuiama, com familiares e amigos nos Destaques

16 – Willian Filho, Marta e

Wiliam Pires, da Madeireira Brasil

17 – Roberto, da Farmais e Célia

Regina

Page 24: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

24 IMPACTOinforme sexta-feira, 18 de abril de 2014

G1

Page 25: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 18 de abril de 2014 • www.ginoticias.com.br

cidadesIMPACTO

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Desenvolvimento. Palavra que indica planejamento, execução e ação, mas que exige investimento, educação e inovação.

E como buscar esse desenvolvimento na Nova Alta Paulista? A partir desta edição, o IMPACTO entrevistará políticos, representantes da sociedade e técnicos sobre os principais problemas e soluções para a região.

O que é a Nova Alta Paulista? O que falta para acontecer? Qual seu potencial? Qual sua representatividade política? Essas são alguns das questões respondi-das pelo prefeito de Parapuã e segundo vice-presidente da Amnap, Samir Alberto Pernomian (PP).

Um dos principais líderes regionais, Pernomian está presente nas discussões do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em que acredita que não entrará em funcionamento, e atua para fortalecimento da Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), que avalia “que tem vontade, mas falta atitude de alguns prefeitos”.

“A discussão sobre as prioridades da região tem que existir, temos que criar uma identidade. Como é conhecida nossa região? O que tem em seu município? Jei-to tem, basta todos se unirem e trabalhar, começando aumentando nossa represen-tatividade regional”, afirma.

O que é a Nova Alta Paulista?

Tenho uma avaliação pouco pessi-mista da região, apesar de ter melho-rado na questão da educação com a instalação de faculdades e universida-des, até por parte do governo. Já está melhor, mas a atenção regional tem que ser para políticas de atenção para instalação de empresas.

Todos correm atrás de penitenciá-rias, o que não me interessa já que não traz emprego e sim, muitos problemas. Não gera renda aos municípios e nem para região, então não soma trazer unidades prisionais.

No foco de atrair empresas, cada município faz a sua política, o que de-veria ser regionalmente. Junqueirópo-lis instala distrito industrial, Osvaldo Cruz também, aqui em Parapuã lança-remos um em breve, mas esses muni-cípios sozinhos não resolvem. Trago uma empresa para minha cidade, faço divulgação, mas a região continuará pobre. E isso passa por qualificação técnica da mão-de-obra que é um dos nossos principais problemas, apesar da instalação de Etecs (Escola Técnica) e faculdades.

Estamos muito atrasados, e em um mandato de quatro anos, muita coisa ainda não dará resultados.

Confira a entrevista completa nas págs. 26 e 27Samir Alberto Pernomian avalia gestão pública da Nova

Alta Paulista

“Estamos muito atrasados”, avalia prefeito de Parapuã sobre desenvolvimento da Alta Paulista

nossa

ALTA PAULISTAespecial política

O que falta para acontecer?

Falta uma gestão regional. Parapuã não tem escola técnica, faculdade, mão--de-obra qualificada, mas encontro a 30km, 80km, 100km, em Presidente Prudente, Araçatuba, Marília, Drace-na, Tupã, Osvaldo Cruz. Não posso só pensar em mim, tenho que mostrar que a nossa região já proporciona em uma estrutura. Para andar 30km na região leva 20 min., já em São Paulo leva 2h à 3h. Porque não pensar que 30km não é nada? Nossa logística é muito melhor que na Capital Paulista, mas todo mundo se instala lá.

Sabemos que incentivos fiscais não vão ter. Dentro do mesmo Estado não dá para diferenciar a alíquota fiscal. Ninguém fará essa loucura, e promessa deste tipo não funciona, já que criará uma competição no próprio Estado. A guerra fiscal acontece com outras Unidades da Federação, dentro do próprio Estado, não. Dificilmente conseguiremos isso. Então, temos que partir com pensamento diferenciado, regionalmente.

Em tudo somos os últimos no Es-tado, por exemplo, a região de Assis já foi entregue ônibus do governo, na Alta Paulista ainda não. Tudo fica por último.

Page 26: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

26 IMPACTOespecial política sexta-feira, 18 de abril de 2014

Para prefeito, falta representatividade política na região

Tenho a convicção que a Amnap deveria abraçar um candidato da região, sem paixão, independente de partido. A partir do momento que tivermos um representante, os outros olharão a Alta Paulista de outra forma”.

“Todos os investimentos ficam concentrados nas regiões próximas à Capital. Estamos muito longe de São Paulo, tudo para nós é mais difícil. Ficamos apenas com migalhas. E quando o governo traz um recurso, achamos que ganhamos o mundo. Mas, lógico, para quem não tem nada”.

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Um dos pontos destacados pelo prefeito de Parapuã e 2º vice-pre-sidente da Amnap, Samir Alberto Pernomian (PP), é a falta de represen-tatividade da região, principalmente na esfera federal.

“Já perdermos muito. Estadual ainda tem uma força política, mas federal, nada. O que temos são três, quatro deputados que atendem todo mundo. Precisamos de mais, já que possuem apenas R$ 2 milhões em emendas. Agora, na época da eleição, aparece um monte de candidato, de deputado cheios de promessas, mas depois que passar a eleição sumirão e não trarão nenhum benefício para Alta Paulista. E assim, ficamos mais quatro anos parados”.

Ficamos em segundo plano por pouca representatividade política?

Pouca representatividade. Não temos deputado federal dentro da nossa região. Esse ano tem eleição, se nós, da Amnap, abraçássemos um verdadeiro candidato que mora aqui iríamos ganha muito. Todo mundo vem representar a nossa região, só que reside em outra região. E quando for dividir, vai destinar 80% das emen-das para lá e distribuir 20% para nós. Se tivéssemos deputado federal dentro da Alta Paulista, estadual temos, por isso que funciona com o Governo do Estado, com certeza atrairia os olha-res dos outros, criando uma competi-ção sadia, onde ganharíamos muito.

A região tem condição de eleger um deputado federal?

Lógico, na última eleição quase elegemos um, de Tupã. Todo mundo quer ser deputado, não temos um foco. Temos que fechar em quem tem condição, que já mostra um trabalho e assim, eleger um deputado federal. Tenho certeza que não perderemos em nada com isso. Todos os parlamen-tares que visitam a região dizem que têm parentes aqui, na outra cidade também, mas isso não resolve. O que manda é quem mora na região, passa todos os dias pela SP-294 [rodovia Comandante João Ribeiro de Barros] ou na SP-425 [Assis Chateaubriand],

que conhecem quais são nossas reais necessidades. Vai à região de São José do Rio Preto e vê quantos deputados lhes representam na esfera federal. Olha como funcionam, municípios menores que os nossos nadam em recursos, e a agente sempre com as migalhas.

Tenho deputado federal que não é daqui da região, porque tenho que correr atrás de alguma ajuda. Mas, tenho certeza, se tivéssemos um representante na Alta Paulista resol-veria o problema.

Como a Amnap deveria se posicio-nar nessa eleição?

Tenho a convicção de que a Am-nap deveria abraçar um candidato da região, sem paixão, independente de partido. A partir do momento que tivermos um representante, os outros olharão a Alta Paulista de outra forma.

O recurso do deputado federal é infinitamente maior que o estadual. O Estado trabalha com R$ 2 milhões de recursos, como o parlamentar aten-derá os 31 municípios da Amnap com essa verba? Divide e vê o quanto que dá para capa cidade, fora os outros municípios que precisa atender, já que deputado precisa de voto para se eleger.

Nossas cidades são pequenas, de poucos eleitores. Então, se não tiver-mos representante da nossa região, não teremos atenção. Quem é de fora, vê quantos eleitores têm, quantos votos teve na eleição passada e quem foi o mais votado. Pracinha tem 800 eleitores, por exemplo, vou destinar recurso para que?

Os 31 municípios trabalham com esse pensamento regionalizado?

Não, é um por si e Deus para todos. Infelizmente. Temos reuniões da Amnap, tentando mudar esse pensamento, mas tem muitas cidades que não pagam, e poderiam estar pagando. Tem prefeito que acha que o problema é somente em sua cidade, está pouco se lixando para a região. E não deve ser assim.

Estou aderindo ao Civap [Consór-cio Intermunicipal do Vale Parapa-nema] e mesmo assim Parapuã está em dia com pagamento da Amnap.

Estou aderindo porque é interesse do meu município, tentando resolver os problemas que tenho na cidade, mas sozinho não conseguirei nada. Preciso da região.

Sempre converso com prefeitos e acho que temos que nos dar as mãos, parar de pensar cada um para si. Nossa região tem potencial e estamos perdendo para todos por falta de re-presentatividade política.

E qual seria o potencial da Alta Paulista?

A nossa região é agrícola. A agri-cultura gera muita receita e movi-menta a mão-de-obra – a agroindús-tria. Em Parapuã, estamos investindo em estradas pelo programa ‘Melhor Caminho’, onde tem gente que con-testa que a prefeitura gasta muito, e não estou me arrependendo. Tenho granjas investindo no município, ou-tras se expandindo, e isso vai gerando renda e emprego.

Acredito que temos que trabalhar com as empresas já instaladas em nossa região, que querem crescer, que tem potencial, e também trazer outras novas, sem sentido de competição.

Se uma grande indústria instalar em Osvaldo Cruz, todos ganham. Se instalar o curso de Medicina em Ada-mantina, a região toda é beneficiada. O pensamento deve ser regional.

O turismo é sempre destacado como uma das potencialidades da região. Acredita nisso?

Não acredito. O discurso do turis-mo é muito bonito, mas no próprio país se investe pouco e não podemos viver deste setor. Devemos viver do que podemos produzir. A nossa terra é boa para produção agrícola. Nossos agricultores produzem, vendem e geram riquezas. Isso dá resultado.

O turismo pode ser, mas não como carro chefe ou ficarmos parado pen-sando somente nesta área. Fazer tu-rismo do que em nossa região? Água quente? Temos somente os rios, que nós mesmos não cuidamos e estão todos assoreados, sem mata ciliar.

No meu ver, nenhuma cidade da região tem potencial turístico. Tupã, estância turística, mas me fale o que tem de turismo? É questão política, que dava os títulos sem critérios, e o governo está mudando isso. É turísti-ca somente por haver índio?

No ano passado, a nova diretoria da Amnap assumiu com discurso de fortalecer a região. Isso já está acon-tecendo?

Sim, já. O Ivo Santos [presidente da Amnap e prefeito de Adamantina] está fazendo a parte dele, mas é muito demorado. Estamos muito atrasados. Comparando com a região de Assis, acredito que demoraremos uns 20 anos para termos a mesma estrutura do Civap.

Tem que iniciar. O Ivo deu o ponta-pé inicial, mas tem que dar sequência. Isso que estamos batendo na tecla, de ter uma sede própria, de dar conti-nuidade nos trabalhos, independente quem seja o presidente. Isso que deve acontecer. A cada mandato muda todo

mundo, assim nenhum projeto vai para frente.

Está no caminho, mas a Amnap tem que se impor mais.

A exemplo do Civap, o consórcio seria a melhor estrutura para Amnap?

Consórcio para tudo. No consórcio público, você consegue recurso para se investir, e é a saída. O município sozinho tem gasto muito grande, por exemplo, se colocar um triturador de entulho em funcionamento, nem teria material suficiente. Já em consórcio dividimos as despesas, conseguindo atender a todos os participantes.

Na área da saúde, todas as cidades gastam uma fortuna nos hospitais e Santas Casas, quando deveríamos ter um trabalho regional. Já temos o Cisap [Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista] que estamos ampliando, mudando o estatuto, jun-tamente para recebermos mais recur-sos. É a forma de se nos organizarmos e criar especialidades por municípios.

Parapuã gasta, Osvaldo Cruz também, Lucélia e Adamantina, todo mundo realizando o investimento para o mesmo atendimento, quando deveríamos criar especialidades por município, oferecendo uma melhor qualidade.

Tem muitas regiões que já traba-lham desta forma. Para isso precisa-mos de organização e união.

Qual sua avaliação do trabalho do governador Geraldo Alckmin para região?

O Governo do Estado atende a região. Investe em duas estradas que cortam a região – a SP-294 e a SP-425, trouxe campus de universidade estadual, está investindo em escolas técnicas, entre outros.

Mesmo assim, não podemos espe-rar que monte uma empresa, despeje dinheiro na região. O Estado tem 645 municípios, e todos têm problemas. É que a Alta Paulista ficou muito parada por causa da política de an-tigamente, onde cada um só olhava para o próprio umbigo.

Para retornarmos esse crescimen-to é demorado. Não serão quatro anos ou 10, somente em longo prazo um projeto dará resultado.

O principal investimento estadual na última década foi à instalação de penitenciárias. Como avalia o anúncio de novas unidades para a região? Esse deve ser o caminho?

Não vou mentir que já cogitei a hipótese de uma penitenciária em Parapuã, para aumentar o número de habitantes e entrar em outra faixa etária de arrecadação. Mas precisaria aumentar muito.

Pelo que converso com prefeitos, a penitenciária é boa somente no momento da instalação, quando o município arrecada com alguns im-postos, e depois só fica o problema.

Qual retorno a cidade tem com uma unidade prisional? Nenhuma. Não vejo, para o meu município, ne-nhum interesse e nenhum benefício com penitenciária.

Muitas cidades, como Pracinha, não possuem uma economia forte, não tem comércio, não tem nada. A

instalação de uma penitenciária cus-ta mais de R$ 30 milhões ao Estado, com uma taxa de ISS [Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza] de 5%, terá arrecadação de R$ 1,5 milhão somente com este imposto.

No período da instalação há um implemento nos cofres da prefeitu-ra. Mas somente isso. Depois vêm os problemas, o preso é atendido na Santa Casa de Lucélia, de Adaman-tina, passa na frente do trabalhador que ganha um salário mínimo para trabalhar o dia todo. Esse não é o caminho.

Volto a falar que cada um só pensa no próprio umbigo. O pre-feito deve pensar, o problema não é meu, não tenho Santa Casa no meu município.

Dos 31 municípios da Amnap, quantos acreditam que pensam re-gionalmente e não individualmente?

Temos uma quantidade de pre-feitos, uma safra nova que pensam regionalmente. Pelo menos uma metade, acredito que pensa para o fortalecimento da região. Mas não é suficiente.

Enquanto a Amnap não der um basta em quem não paga, não par-ticipa, a associação não irá andar. Estendemos muito a região, e têm aqueles que não participam, não querem saber de nada e não pagam. Não adianta nada ter quantidade e não ter qualidade.

O Civap marca audiência na Casa Civil e todos os 22 prefeitos participam da reunião. Quem mar-ca? O consórcio. Vai o Samir sozinho e no outro dia é outro prefeito com deputado, por que não irem todos juntos? Gritar sozinho no meio da rua em frente à prefeitura é uma coisa, mas junta 100 protestando. Tem que ser coletivo para funcionar.

Samu entrará em funcionamen-to?

O Samu é uma coisa triste que vem desde 2008. Não funcionou e di-ficilmente irá funcionar. Apesar de hoje, os municípios estarem interes-sados em colocar em funcionamen-to, até porque existem penalidades para os atuais prefeitos, já que os antigos administradores assinaram e depois saíram, sobrando agora para nós resolvermos.

Não adianta ilusão. Estivemos em uma audiência em Marília, quando disse ao promotor do Mi-nistério Público Federal que, o que gastarei com o Samu em um ano em Parapuã, compro três ambulâncias novas e invisto na Santa Casa. A conta do Samu não fecha.

Estive na segunda-feira (14) com secretário de Saúde de Bertioga, quando informou que nos 56 muni-cípios - maioria turística, que fazem parte do sistema, não há Unidade Avançada do Samu, somente a Bá-sica. É o que vamos propor para Ministério da Saúde.

Mesmo com a reestruturação proposta pela região, o Samu não funcionará?

Não tem adesão. Para o Samu funcionar todos os 18 municípios

Samir com presidente da Sabesp Dilma Pena, Antero e André Francisco Costa, encarregado da empresa em Parapuã

Page 27: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

27IMPACTO sexta-feira, 18 de abril de 2014 especial política

“O discurso do turismo é muito bonito, mas no próprio país se investe pouco e não podemos viver deste setor. Devemos viver do que podemos produzir. A nossa terra é boa para produção agrícola. Nossos agricultores produzem, vendem e geram riquezas. Isso que dá resultado”.

que aderiram ao serviço não podia sair, para chegarmos ao custo de R$ 1,07, per capita. Mas não vão ficar.

Todo mundo quer uma ambu-lância dentro do município, mas para que você quer? Abro mão dá ambulância de Parapuã. Se Bastos quiser, eu mando. A questão não é a ambulância estar dentro da cidade, não servirá para remoção de pa-cientes. É para socorro de urgência e emergência.

Atualmente, somente os seis mu-nicípios que possuem ambulância aderiram ao Samu, já que a respon-sabilidade é nossa. Se tivermos que devolvê-las, as ambulâncias serão avaliadas e se tiverem com alguma depreciação o município terá que arcar com os custos.

Pedimos um prazo para conver-sar com técnicos do Ministério da Saúde, inclusive o promotor deverá participar também, quando teremos uma decisão definitiva. O Ministério Público não aceita mais prorroga-ção do prazo. É dinheiro público investido nas ambulâncias, na Cen-tral de Regulação de Tupã, que não dá para colocar em funcionamento, custando muito aos municípios.

Além disso, os valores atuais do Samu estão defasados, já que desde 2008 não há correção, vamos entrar perdendo.

Sou pessimista na questão do Samu, devemos acabar devolvendo as ambulâncias. E conversando com outros prefeitos do Estado, todos es-tão com problemas com esse serviço.

Qual o principal problema que os prefeitos enfretam?

Todo mundo tem os mesmos problemas. Primeiro porque os municípios dependem muito da arrecadação do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que em um mês cai, no outro recupera e depois despenca muito mais.

As cidades acostumaram viver deste repasse e quando diminui, todos passam apurados. Cabe aos municípios se reestruturarem, não dependerem exclusivamente deste recurso. Fazer a lição de casa, ter uma coerência administrativa nos gastos e na contratação de pessoal

para sobreviver na época da seca. E é o que está acontecendo, todos os prefeitos chorando. Está muito difícil administrar por queda na ar-recadação, por conta da legislação.

A maioria da arrecadação dos impostos vai para o governo federal, mas quem paga para varrer a rua? Coletar o lixo? Médicos e enfermei-ros nos postos de saúde? Arrumar as estradas? Manter as escolas e creches municipais? Quem paga é a prefeitura e é a que menos arrecada.

Qual a identidade da região?

Todos os investimentos ficam concentrados nas regiões próximas à Capital. Estamos muito longe de São Paulo, tudo para nós é mais difícil. Ficamos apenas com miga-lhas. E quando o governo traz um recurso, achamos que ganhamos o mundo. Mas, lógico, para quem não tem nada.

Como dizem, quando você passa fome, se der um pedacinho de pão você agradecerá eternamente, mas se estiver comendo bem, um pedaci-nho não irá te satisfazer. Como não temos esse algo mais, é motivo de glória colocar 1800 presos em uma penitenciária.

Não vejo vantagem. Prefiro trocar por uma empresa familiar do município. É isso que estamos pensando, investir e incentivar os micro e pequenos empresários.

Hoje, a Amnap tem vontade, mas atitude apenas de alguns. Na última reunião, que foi a posse do Ivo, quan-tos prefeitos tinham? Poucos. O que adianta. Quantos estão pagando? Metade está em dia. Como funciona?

Infelizmente, o que temos em nossa região é isso. Não existe fór-mula mágica imediata, não trans-formaremos nossa região em três anos. Temos que pensar em 10, 15 e 20 anos. Nunca é tarde, mas tem que ser planejada deste jeito.

A discussão sobre as prioridades da região tem que ser feita, temos que criar uma identidade. Nossa região como é conhecida? O que tem em seu município? Jeito tem, basta todos se unirem e trabalhar, começando aumentando nossa re-presentatividade regional.

Etec abre inscrições para cursos técnicos na região

Justiça liberta presidente do PSC de Osvaldo Cruz

Greve do Expresso Adamantina prossegue sem negociações

Continua greve dos funcionários da Fundação Casa em Irapuru

As Etecs (Escolas Técnicas) Eudécio Luis Vicente (Adaman-tina) e Amim Jundi estão com as inscrições abertas para o vestibu-linho do 2º semestre.

Para Adamantina, as vagas são para os cursos de Agente Comunitário de Saúde, Enfer-

Os advogados do empresário Elisérgio Bellarmino consegui-ram na sexta-feira (11), um habe-as corpus que o tirou da cadeia de Andradina. O presidente do diretório local do PSC (Partido Social Cristão) havia sido preso na quarta-feira (9), em Lucélia devido a uma suspeita de estu-

A greve dos funcionários do Expresso Adamantina chega a um mês sem qualquer acordo. Os colaboradores estão sem o pagamento de salários há cerca de dois meses e as linhas circu-lares e convencionais continu-am sendo realizadas por outras empresas.

Aproximadamente 120 funcio-nários das duas unidades da Fun-dação Casa de Irapuru seguem em greve. Eles correspondem a 30% dos servidores estaduais da uni-dade, localizada na bairro Patury, o que respeita determinações da Justiça.

Entre as reivindicações estão

magem, Informática e Mecânica. Já a sala descentralizada de Jun-queirópolis oferece 40 vagas para o curso de Contabilidade.

Em Osvaldo Cruz, a escola Amim Jundi oferece os cursos técnicos em Administração, Enfermagem, Fármacia, Infor-

pro de vulnerável contra duas meninas filhas de sua esposa. As meninas têm 10 e 14 anos de idade.

A prisão preventiva de Belar-mino foi pedida pelo Ministério Público de Osvaldo Cruz e auto-rizada pela Justiça Estadual. No dia 7 a delegada da Mulher de

Gilson Martins, assessor do Sindicato de Condutores de Dracena informou que após o período determinado pelo juiz de direito, a empresa não os procu-rou para apresentar propostas e que o juiz aceitou o pedido de blo-queio de contas e bens proposto pelo Sindicato no início do mês.

o aumento salarial, um plano de carreira, a mudança da escola de trabalho para uma escala de 24 por 72h, melhores condições de traba-lho e o acréscimo nos valores do vale-alimentação e vale-refeição.

De acordo com o diretor regio-nal do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Edu-

mática, Informática para Inter-net, Logística, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, além de Administração, em Parapuã, e Informática, em Sagres.

As inscrições podem ser feitas pelo www.vestibulinhoetec.com.braté 7 de maio.

Osvaldo Cruz, Patrícia Tranche Vasques, havia pedido medida protetiva para as meninas com base na Lei Maria da Penha. Em seguida a promotoria requereu a prisão do empresário.

O empresário deve responder ao inquérito em liberdade.

Ocnet

Com isso, os funcionários continuam sem o pagamento dos salários e a paralisação perma-nece por tempo indeterminado. A reportagem tentou contato com o advogado da empresa por diversas vezes e até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Portal Regional

cação à Criança, ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa), Eguinaldo Rodrigues de Oliveira, não houve nenhuma negociação com o governo.Ainda conforme o diretor regional, 70% das unidades no Estado de São Paulo integram a greve, o que cor-responde a 148 unidades.

Page 28: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

cidades sexta-feira, 18 de abril de 2014

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

10 de abril - Dia da Engenharia Militar Crea-SP inaugura Unidade em Taquarituba

Em 10 de abr il comemora-se o Dia da Engenharia Militar, uma homenagem aos nobres profissionais que compõem essa Arma do Exército Brasileiro.

Como informa o Por tal do Exército, “a Engenharia Militar se divide em duas vertentes: de combate e de construção”. A Engenharia de Construção "em tempo de paz, colabora com o desenvolv imento nac ional ,

Na noite desta quarta-feira, 16 de abril, o Crea-SP inaugura uma nova Unidade no Interior. Trata-se de uma Unidade Posto de Serviço (UPS) no município de Taquarituba, a 320 km da Capital, que funcionará no mesmo endereço da Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de Taquar ituba – AREATTA, à Rua Ataliba Leonel, 1.092.

Com a nova sede, tanto o Conselho como a Associação passarão a atender melhor centenas de prof iss ionais e

construindo estradas de rodagem, f e r r o v i a s , p o n t e s , a ç u d e s , barragens, poços artesianos e inúmeras outras obras”.

O Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro “possui a missão de planejar, orientar, supervisionar, coordenar e controlar a realização de obras de engenharia essenciais à operacionalidade do Exército e ao apoio à família militar,

empresas da área tecnológica registrados no Crea-SP em sua 11ª Regional Administrativa.

Além do Presidente do Crea-SP, Eng. Francisco Kurimori, participam da solenidade de inauguração o Prefeito Municipal Miderson Zanello Milleo; o Presidente da AREATTA, Tec. Agropec. Rogério Cr ist iano Hermenegildo; e o Presidente da Faeasp – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Es tado de S ão Paulo, Arq . Valdir Bergamini, entre outras autoridades.

cooperar com o desenvolvimento n a c i o n a l , s u p e r v i s i o n a r a administração do patr imônio imobiliár io jur isdic ionado ao Exército e realizar a gestão do meio ambiente”.

Historicamente o marco inicial das at iv idades da Engenhar ia Mi l i t a r n o B r as i l s e dá em 1774, com o envio do tenente-coronel Antônio Joaquim de Oliveira, encarregado de ensinar arquitetura militar na aula do regimento de artilharia.

Em 1810 é criada a Academia Real Militar por Dom João VI, no Rio de Janeiro, o primeiro núcleo de formação de engenheiros m i l i t a r e s n o B r a s i l , q u e func ionou ininterruptamente até 1918. Em 1928 foi criada a Escola de Engenhar ia Militar, cujo funcionamento iniciou três anos depois, transformando-se sucessivamente em Escola Técnica do Exérc ito (1933) e Instituto Militar de Engenharia (IME) (1959).

Operação Semana Santa/Tiradentes segue até segunda-feira nas estradas da região

Feriado prolongado altera horário do comércio e de serviços públicos

Oeste Paulista

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

A Polícia Rodoviária iniciou nesta quinta-feira (17) a Opera-ção Semana Santa/Tiradentes. A fiscalização prossegue até a meia noite de segunda-feira (21). Evitar acidentes e garantir a flui-dez do trânsito são os objetivos da operação especial, segundo o comando da corporação. Em

todo o Oeste Paulista, são 1.565 km de rodovias estaduais que terão aumento de 30% no fluxo de veículos.

No Estado serão empregados, diariamente, 1.600 policiais em 700 viaturas nos 22 mil quilô-metros de rodovias estaduais. O número do efetivo na Nova Alta Paulista não foi divulgado, mas será reforçado por policiais que tiveram as férias interrompidas

Polícia Rodoviária realiza Operação Semana Santa/Tiradentes na SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros)

Fernanda Silva

Coleta de lixo em Osvaldo Cruz acontece neste sábado (19) e segunda-feira (21)

e os PMs que, normalmente, tra-balham na área administrativa. “Haverá concentração de esfor-ços no policiamento em locais de maior incidência de acidentes e mortes com ações preventivas para redução da violência do trânsito e de acidentes relacio-nados ao excesso de velocidade, à embriaguez ao volante, às ul-trapassagens em locais proibidos e trânsito pelo acostamento”, afirma o 2ª tenente Filipe Felix dos Santos.

A Polícia Rodoviária também dobrará o efetivo para garantir a segurança dos condutores. Além disso, haverá uma fiscalização rigorosa nas rodovias, usando equipamentos como radares e bafômetros, em trechos da SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) e SP-425 (Assis Chateaubriand). “Vários trechos passam por obras, onde a atenção dos motoristas deve ser redobra-da, além da sinalização, já que en-tre Adamantina e Tupi Paulista a máxima permitida é de 60 km/h. Como muitos desrespeitam o limite, os acidentes acontecem”.

28 IMPACTO

Osvaldo Cruz

Os feriados da Semana Santa e Tiradentes alteram o funciona-mento do comércio e de serviços públicos de Osvaldo Cruz nos próximos dias. Nesta sexta-feira (18) e segunda-feira (21), os esta-belecimentos comerciais estarão fechados, segundo o Sincomercio.

Devido ao feriado prolongado, neste sábado (19), as lojas ficarão abertas até às 16h. A previsão do Sindicato é que o fluxo de consu-midores no centro da cidade seja maior em comparação com outros sábados do mês.

Lixo - A coleta de lixo também sofreu alteração. De acordo com o secretário de Operações Urbanas, Adelino Alves, a coleta desta sexta será feita no sábado. Mesmo com

feriado, a prefeitura recolherá o lixo na segunda-feira.

Embalagens de agrotóxicos -A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz infor-ma que a coleta de embalagens de agrotóxicos na zona rural estão suspensos. Segundo o secretário, Luiz Baptista Júnior, a coleta vai ser retomada no próximo sábado (26), no bairro Três Casas, das 8h às 11h30.

Outros serviços - As feiras livres programadas acontecem nornalmente no sábado e domingo (20). Já os bancos ficarão fechados entre sexta e segunda. Apenas os caixas eletrônicos permanecem abertos entre 6h e 22h.

J.V.

Page 29: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

28aIMPACTO sexta-feira, 18 de abril de 2014 cidades

José Luis solicita R$ 500 mil para construção de nova base da Polícia Militar

Presidente do Sincomerciários de Tupã assume secretaria da Fecomerciários

Homem é preso por porte irregular de munições

Salmourão

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

A Prefeitura de Salmourão realiza trabalho constante para garantir a segurança da popula-ção. Na última semana, o prefeito José Luis Rocha Peres (PSDB)

voltou a solicitar recursos para demolição e construção de nova base da Polícia Militar, desta vez para o secretário de Estado Fernando Grella Vieira.

Para o prefeito José Luis essa é uma importante obra para me-lhorar as condições de trabalho

Prefeito José Luis busca recursos junto autoridades estaduais para cosntrução de nova base da Polícia Militar

Presidente da Fecomerciários Motta com presidente do Sincomerciários de Tupã, Amauri

do policiamento militar, que é feito com êxito no município. “A polícia realiza um importante trabalho para a comunidade sal-mourense. Para melhorar os ser-viços prestados é necessário essa nova base que buscamos junto ao Governo do Estado”.

Além disso, o José Luis soli-citou junto ao deputado Mauro Bragato (PSDB), verba para construção de sala pedagógica do projeto Renascer, que conta com a atuação de policiais militares, que, em suas horas de folga, se dedicam ao desenvolvimento das atividades, sendo a práti-ca de futebol nas modalidades Fraudinha, Dentinho, Dente de Leite e Dentão, com crianças e adolescentes de sete a 16 anos, bem como a escola de Ciclismo Renascer. Os policiais realizam acompanhamento da frequência escolar de todos os alunos junto à rede pública de ensino, visando erradicar a evasão escolar. Tam-bém são desenvolvidas aulas de computação para as crianças e adolescentes, ministradas tam-bém pela polícia.

Estado

Flórida Paulista

No dia 10 de abril, ocorreu a posse da nova diretoria da Fecomerciários, liderada pelo presidente Motta, eleita por unanimidade em fevereiro deste ano.

O presidente do Sincomer-ciários de Tupã, Amauri, assu-miu cargo de 2º secretário da Fecomerciários. “É muito gra-tificante ser lembrado e eleito para a diretoria da federação, razão pela qual estou agradeci-do a todos os representantes dos sindicatos paulistas que confia-ram no nosso trabalho, dando dimensão estadual a nossa mis-são de defender os interesses da categoria comerciária”, disse.

Na Fecomerciários, a maior Federação de trabalhadores da América Latina, há 16 cargos efetivos e dois sindicalistas de

Na segunda-feira (15), um homem foi preso em flagrante em Flórida Paulista por posse irregular de munições de uso permitido. No total foram apre-endidos três recipientes conten-do pólvora, 576 gramas de esferas de chumbo, 202 espoletas, 52 munições calibre 22, 10 munições

Tupã, fazem parte da nova di-retoria, o que tem sido elogiado pelas autoridades e moradores da região, sendo motivo de or-gulho para os comerciários da Alta Paulista.

O Sincomerciários de Tupã e região, mesmo não sendo um dos maiores Sindicatos do setor, desenvolveu ao longo do tempo um sindicalismo sério, partici-pativo e democrático, que deu embasamento ao trabalho de seus diretores, fazendo com que dois deles ultrapassarem fronteiras e se destacarem a nível nacional e internacional, a ponto de serem eleitos para estes significativos cargos, pela unanimidade dos 68 Sindicatos filiados de comerciários do Es-tado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa

calibre 32, 16 cartuchos calibre 28, três cartuchos calibre 32 e uma munição calibre 635.

O fato ocorreu após a amá-sia do homem se deslocar até a polícia para registrar queixa de agressão na sexta-feira (11), e na segunda-feira (15) a mulher solicitou o auxílio da Polícia

Civil para retirar seus pertences da casa, para dormir na residên-cia dos pais. No momento que a mulher recolhia suas coisas, a polícia localizou uma sacola que continha todo material. O homem foi preso e conduzido a Cadeia Pública de Adamantina.

Gi Notícias

Page 30: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

28b IMPACTOeditais sexta-feira, 18 de abril de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ

EXTRATO DE CONTRATOS PROCESSO: Nº 36/2014 CONVITE DE PREÇOS: Nº 11/2014 DATA DA ABERTURA: 20/03/2014 Objeto: Aquisição de alimentação enteral/oral, destinados ao Departamento Municipal de Saúde desta Prefeitura, por menor preço global do Anexo 1, para entrega parcelada, de acordo com as necessidades e solicitação do município, mediante a apresentação de requisições, pelo prazo de 12 (doze) meses. Vencedor: CLASSMED PRODUTOS HOSPITALARES LTDA - ME Valor Total do Contrato: R$ 53.520,00 Contrato: nº 36/2014 Data do Contrato: 25/03/2014 Vencimento: 31/12/2014 PROCESSO: Nº 37/2014 CONVITE DE PREÇOS: Nº 12/2014 DATA DA ABERTURA: 24/03/2014 Objeto: Aquisição de lâmpadas, soquetes, reatores, luminárias e demais acessórios para serem utilizados na iluminação pública do Município de Parapuã, conforme Anexo 1 do presente edital, por menor preço global do Anexo 1, para entrega parcelada, de acordo com as necessidades e solicitação do município, mediante a apresentação de requisições. Vencedor: MACOFEL MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA-EPP Valor Total do Contrato: R$ 74.195,55 Contrato: nº 37/2014 Data do Contrato: 27/03/2014 Vencimento: 31/12/2014 PROCESSO: Nº 34/2014 TOMADA DE PREÇOS: Nº 03/2014 DATA DA ABERTURA: 19/03/2014 Objeto: Contratação de empresa(s) especializada(s) na área de construção civil, para Contratação das Obras de construção de um Centro de Lazer, localizado entre as Ruas 06,07 e 11, no Conjunto Habitacional Parapuã “D” – Área Institucional e Sistema de Lazer 1, nesta cidade de Parapuã/SP, conforme Termo de Convênio celebrado entre a Secretaria da Habitação e o Município de Parapuã para a implementação do Programa PEM – Programa Especial de Melhorias, com o fornecimento de todos os materiais, mão-de-obra, equipamentos, ferramentas e EPIs necessários. Vencedor: O.S.V. CONSTRUTORA LTDA – EPP Valor Total do Contrato: R$ 290.536,68 Contrato: nº 38/2014 Data do Contrato: 27/03/2014 Vencimento: 12 (doze) meses corridos, contados da data de assinatura deste contrato, promovendo então a sua entrega em perfeitas condições de imediato uso. PROCESSO: Nº 40/2014 CONVITE DE PREÇOS: Nº 14/2014 DATA DA ABERTURA: 27/03/2014 Objeto: Contratação dos serviços de transporte de alunos com veículo tipo ônibus, com 01 (um) veículo rodoviário de no mínimo quarenta e dois lugares (42 lugares), da cidade de Parapuã-SP até a cidade de Adamantina-SP, com horário de saída às 18:30 horas e com retorno ao término das aulas de segunda a sexta-feira à partir da assinatura do contrato até

Comunicado de DEFERIMENTO Nº. TJ-007/2014 Data de Protocolo:13/02/2014 N. CEVS: 353600001-477-000002-1-3 Data de Validade: 13/02/2015 Razão Social: FELIPE & MUNHOZ PARAPUÃ LTDA - ME CNPJ / CPF: 04.622.020/001-55 Endereço: AVENIDA SÃO PAULO Nº. 1128 Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp.Legal: ANGÉLICA MUNHOZ FELIPPE CPF: 126.079.268-40 Resp.Técnico: ANGÉLICA MUNHOZ FELIPPE CPF: 126.079.268-40 Conselho Prof. CRF Nº. 12.468 UF: SP A Diretora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP. DEFERE em 13/02/2014, O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. Parapuã, 13 de Fevereiro de 2014 Comunicado de DEFERIMENTO Nº. Protocolo: TJ- 003/2014 Data de Protocolo: 07/01/2014 N. CEVS: 353600001-477-000004-1-8 Data de Validade: 15/01/2015 Razão Social: IVONE TARLEI ALCALÁ & CIA LTDA - ME CNPJ / CPF: 04.132.107/0001 – 44 Endereço: AVENIDA SÃO PAULO Nº. 945 Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp.Legal: IVONE TARLEI ALCALÁ CPF: 176.857.688-28 Resp.Técnico: EVANDRO PAULO ALCALÁ CPF: 126.050.278-30 ConselhoProf: CRF No. Inscrição 48.555 UF: SP A Diretora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP. DEFERE em 15/01/2014, O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. PARAPUÃ, 15 de Janeiro de 2014

Comunicado de DEFERIMENTO Nº. Protocolo: TJ-010/2014 Data de Protocolo: 18/03/2014 N. CEVS: 353600001-863-000042-1-9 Data de Validade: 18/03/2015 Razão Social: MARTHA APARECIDA MENDES ALCOBA SALGADO DRA. CNPJ / CPF: 015.354.738-35 Endereço: Rua Alagoas n° 1199 Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp.Legal: MARTHA APARECIDA MENDES ALCOBA SALGADO CPF: 015.354.738-35 Resp.Técnico:MARTHA APARECIDA MENDES ALCOBA SALGADO CPF: 015.354.738-35 Conselho Prof: CRM No. Inscr. 45.976 UF: SP A Diretora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP. DEFERE em 18/03/2014, O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. PARAPUÃ, 18 de Março de 2014 Comunicado de DEFERIMENTO Nº. Protocolo: TJ -011/2014 Data de Protocolo: 24/03/2014 N. CEVS: 353600001-865-000005-1-5 Data de Validade: 24/03/2015 Razão Social: GISELE CORREA CNPJ / CPF: 221.902.938-71 Endereço: RUA SÃO LUIZ Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp.Legal: GISELE CORREA CPF: 221.902.938-71 Resp. Técnico: GISELE CORREA CPF: 221.902.938-71 Conselho Prof: CREFITO No. Inscrição 135598-F UF: SP A Diretora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP. DEFERE em 24/03/2014, O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. PARAPUÃ, 24 de Março de 2014

outubro de 2014, excluindo-se as férias escolares se por ventura houver, por menor preço mensal. Vencedor: BORINI TURISMO LTDA Valor Total do Contrato: R$ 50.960,00 Contrato: nº 39/2014 Data do Contrato: 01/04/2014 Vencimento: 01/10/2014 PROCESSO: Nº 41/2014 CONVITE DE PREÇOS: Nº 15/2014 DATA DA ABERTURA: 27/03/2014 Objeto: Contratação dos serviços de transporte de alunos com veículos tipo ônibus, com 02 (dois) veículos de transporte de alunos de no mínimo quarenta e dois lugares (42 lugares), da cidade de Parapuã-SP, com horário de saída às 18:30 horas com retorno ao término das aulas de segunda a sexta-feira, à partir da assinatura do contrato até outubro de 2014, excluindo-se as férias escolares se por ventura houver, num percurso de 30 km de estradas rurais. Vencedor: BORINI TURISMO LTDA Valor Total do Contrato: R$ 70.080,00 Contrato: nº 40/2014 Data do Contrato: 01/04/2014 Vencimento: 01/10/2014 CONTRATO Nº 41/2014 LOCATÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ LOCADORA: ISAURA ROCHA GIOVANNETTI Objeto: Locação exclusivamente para fins de instalação e funcionamento Rede Feminina Regional de Combate ao Câncer de Parapuã, Salas de Atendimento e Oficinas do Setor de Assistência Social e outros Departamentos da Prefeitura Municipal de Parapuã. Data do início do contrato: 01/04/2014 Vencimento: 31/12/2014 Valor Mensal: R$ 675,00 Valor Total do Contrato: R$6.075,00 Fundamento Legal: Dispensa de Licitação: Art. 24, inciso II, da Lei Federal nº 8.666/93 de 21 de Junho de 1993, atualizada pelas Leis Federais nºs 8.883/94, 9.032/95 e 9.648/98. PROCESSO: Nº 43/2014 CONVITE DE PREÇOS: Nº 16/2014 DATA DA ABERTURA: 31/03/2014 Objeto: Aquisição de diversas peças e mão de obra destinados ao conserto do Microônibus Mercedes Benz Induscar, Placas DJL-4401, da Prefeitura Municipal de Parapuã, por menor preço global de peças e mão de obra, conforme discriminado nos Anexos 1 e 2 do presente Edital para entrega imediata. Vencedor: SCALON & CIA LTDA Valor Global: R$ 18.500,00 Data da Homologação: 03/04/2014 Vencimento: Entrega do Veículo no Almoxarifado Municipal. PROCESSO Nº 42/2014 TOMADA DE PREÇOS: Nº 05/2014 DATA DA ABERTURA: 07/04/2014 Objeto:Contratação de empresa(s) especializada(s) na área de construção civil, para reforma da USF 08 de Março, localizada na Rua Curitiba, nº86, no Município de Parapuã/SP, conforme projetos, demonstrativo orçamentário máximo estimado, cronograma físico - financeiro e memorial descritivo da obra, discriminados para execução de obras e serviços como anexos ao

Comunicado de DEFERIMENTO Nº. Protocolo: TJ – 001/2014 Data de Protocolo: 08/01/2014 N. CEVS: 353600001-477-000006-1-2 Data de Validade: 15/01/2015 Razão Social: MUNHOS & NALÃO PARAPUÃ LTDA – ME CNPJ / CPF: 02.501.863/0001 – 78 Endereço: AVENIDA SÃO PAULO Nº. 821 Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp.Legal: JOSÉ MARIO NALÃO CPF:087.626.738-07 Resp.Técnico: DÉBORA L. H. F. MUNHOZ CPF: 078.718.958-85 ConselhoProf: CRF No. Inscrição: 11.518 UF: SP A Diretora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP. DEFERE em 15/01/2014, O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. PARAPUÃ, 15 de Janeiro de 2014 Comunicado de DEFERIMENTO Nº. Protocolo: TJ – 002/2014 Data de Protocolo: 06/01/2014 N. CEVS: 353600001-477-000005-1-5 Data de Validade: 14/01/2015 Razão Social: MATOS & MATOS DE PARAPUÃ LTDA EPP CNPJ / CPF: 64.055.676/0001-65 Endereço: RUA SERGIPE Nº 671 Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp.Legal: LUIZ FERREIRA DE MATOS CPF: 000.225.338-00 Resp.Técnico: VANIA APARECIDA MARTINS MATOS CPF: 176.859.088-59 Conselho Prof: CRF No. Inscrição: 53606 UF: SP O Diretor da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP. DEFERE em 14/01/2014, O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. PARAPUÃ, 14 de Janeiro de 2014 Comunicado de DEFERIMENTO Nº. Protocolo: TJ-012/2014 Data de Protocolo: 26/03/2014 N. CEVS: 353600001-863-000028-1-0 Data de Validade: 26/03/2015 Razão Social: PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ CNPJ / CPF: 053.300.331/0001-03 (006) Endereço: Rua Curitiba nº. 86 Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp.Legal: NEUSA TERESINHA DA SILVA ALVES CPF: 779.022.628-20 Resp.Técnico: RODRIGO SILVA RISARDI CPF: 294.748.428-25 Conselho Prof: CRF No. Inscrição SP 35.704 UF: SP A Diretora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP. DEFERE em 26/03/2014, O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. PARAPUÃ, 26 de Março de2014

presente Edital, com emprego de material, equipamentos e mão de obra, de acordo com a proposta da USF nº 11843243000113002 do Fundo Municipal de Saúde – Ministério da Saúde - Governo Federal, conforme anexos I, II, III, IV e V deste edital. Vencedor: Não houve Valor: Não houve Contrato: Não houve Data do Contrato: Não houve Data do Cancelamento: 07/04/2014 FUNDAMENTO LEGAL: O processo foi cancelado com base na decisão da Comissão Permanente de Licitações, com base em parecer jurídico e decisão do Sr. Prefeito Municipal e com fundamento no art.49 da Lei Federal nº8.666/93. RESCISÃO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 61/2010 CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ CONTRATADO: CONSTRUTORA LAIS LTDA CLÁUSULA PRIMEIRA - Fica rescindido por determinação unilateral e escrito da administração, nos casos enumerados nos termos do art. 79, parágrafo I, incisos I a XII e XVII e art. 78, inciso XII, da Lei Federal nº 8.666/93 e demais alterações posteriores o Contrato nº61/2010, devidamente homologado pelo Sr. Prefeito Municipal. CLÁUSULA SEGUNDA – Ficam ratificadas os seus termos e condições as demais cláusulas do contrato vinculado ao Termo de Compromisso ora aditado, ficando este Termo fazendo parte integrante e complementar daquele, a fim de que juntos produzam um só efeito. CLÁUSULA TERCEIRA – O presente Termo de Rescisão Unilateral será levado à publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (IMESP), dentro do prazo estabelecido pelas normas em vigor. E, por estarem de acordo com o que foi avençado e com todas as disposições do presente instrumento e do contrato que ora se rescinde, firmam-no, ante as testemunhas abaixo nominadas. DATA DA RESCISÃO: 07/04/2014 PROCESSO: Nº 38/2014 CONVITE DE PREÇOS: Nº 13/2014 DATA DA ABERTURA: 24/03/2014 Objeto: Aquisição de medicamentos emergenciais, inexistentes na farmácia municipal, às pessoas carentes do município, conforme receita médica, considerando o maior desconto sobre o preço máximo ao consumidor da tabela oficial de preços de medicamentos, Revista ABC FARMA, órgão oficial da Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico para atender a Rede Municipal de Saúde, durante o exercício de 2014. FELIPPE & MUNHOZ PARAPUÃ LTDA – ME: Vencedor dos Medicamentos Éticos, Genéricos e Similares. Éticos: desconto de 21% Genéricos: desconto de 45% Similares: desconto de 47% Valor Total do Contrato: R$ 80.000,00 Contrato: nº 42/2014 Data do Contrato: 08/04/2014 Vencimento: 31/12/2014

Parapuã, 09 de abril de 2014.

CLÁUDIO DE SOUZA MENDES Supervisor de Compras

Presidente da Comissão Permanente de Licitações

Comunicado de DEFERIMENTO Nº. Protocolo: TJ-008/2014 Data de Protocolo: 07/03/2014 N. CEVS: 353600001-863-000033-1-0 Data de Validade: 07/03/2015 Razão Social: PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAPUÃ - SP CNPJ / CPF: 053.300.331/0001-03 Endereço: RUA NATAL N° 928 Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp. Legal: NEUSA TERESINHA DA SILVA ALVES CPF: 779.022.628-20 Resp. Técnico: PAULA KATIANA LANÇAS CPF :290.134.208-69 ConselhoProf: CRF No. Inscr.: 31944 UF: SP A Diretora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP DEFERE em 07/03/2014, O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. PARAPUÃ, 07 de Março de 2014 Comunicado de DEFERIMENTO Nº. Protocolo: TJ-009/2014 Data de Protocolo: 14/03/2014 N. CEVS: 353600001-477-000012 -1-0 Data de Validade: 14/03/2015 Razão Social: DROGALIRA COMÉRCIO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA - ME CNPJ / CPF: 080.177.940/001-08 Endereço: AV.SÃO PAULO Nº 804 Município: PARAPUÃ CEP: 17.730-000 UF: SP Resp Legal : CLAUDEMIR DE SUOZA CPF: 138.293.558-74 Resp. Técnico: RICARDO APPARECIDO CPF: 315.525.288-04 CRF: Conselho Prof: No. Inscr.: 5.881 UF: SP A Diretora da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Parapuã – SP. DEFERE em 14/03/2014. O Acima Discriminado O(s) responsável(s) assume(m) cumprir a legislação vigente e observar as boas práticas referentes às atividades prestadas, respondendo civil e criminalmente pelo não cumprimento de tais exigências, ficando, inclusive, sujeito(s) ao cancelamento deste documento. PARAPUÃ, 14 de Março de 2014 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO COMANDO DE POLICIAMENTO DO INTERIOR OITO

EDITAL DE REGISTRO DE PREÇOS Encontra-se aberta na sede do CPI-8, licitação na modalidade REGISTRO DE PREÇOS, tipo MENOR PREÇO, objetivando contratação de empresa para a prestação de serviços de manutenção em viaturas daPMESP e pertencentes as regiões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Dracena, Adamantina e Osvaldo Cruz. O Edital e seus anexos poderão ser retirados à Av. Joaquim Constantino, 351, Vila Formosa, Presidente Prudente/SP,de 2ª a 6ª feira, horário comercial, mediante a apresentação de CDR, CDR-W ou Pen Drive ou consulta no site www.e-negociospublicos.com.br. A sessão pública de abertura realizar-se-á em 28 de abril de 2014, às 10:00h.

Prefeitura do Municipio de Parapuã

Prefeitura do Municipio de Parapuã Prefeitura do Municipio de Parapuã

Prefeitura do Municipio de Parapuã Prefeitura do Municipio de Parapuã

Prefeitura do Municipio de Parapuã Prefeitura do Municipio de Parapuã

Page 31: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

29IMPACTO sexta-feira, 18 de abril de 2014 cidades

1º Bota-Fora supera expectativas do SincomercioC o m a p a r t i c i p a ç ã o d e

boa parte do comércio ada-mantinense, dos dias 10 a 12 de abril aconteceu o 1º Bo-ta-Fora com a realização do Sincomercio(Sindicato do Co-mércio Varejista de Adaman-tina e Região). A intenção do evento foi fortalecer a econo-mia local, a fim de incentivar os consumidores a encontrarem produtos de qualidade com ótimos preços.

Os comerciantes de Ada-mantina foram recíprocos ao evento motivando outros em-presários a participarem, o que chamou atenção do presi-dente do Sincomercio Sérgio Vanderlei. “Os comerciantes se mobilizaram ao saber do Bota--Fora, divulgaram e apoiaram o Sindicato pela iniciativa. Tivemos resultados positivos graças à boa aceitação do nosso comércio”, afirma Sérgio.

Durante os três dias as lojas ofereceram produtos com des-contos de até 80% em bancas co-locadas dentro e fora das lojas, e a criatividade dos empresá-rios surpreendeu o presidente. “Cada estabelecimento teve sua característica ao ser enfeitado, desde a divulgação até os dias de promoção todos inovaram em atrativos para participar da grande liquidação”, ressal-ta. Com o sucesso do bota-fora muitas lojas estenderam as promoções durante a semana, obtendo grandes resultados e agradando os consumidores.

Assessoria de Imprensa Sin-comercio

Page 32: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

30 IMPACTO

Entre as duplas tivemos na primeira colocação Jorge Saco-man e Ademir Demi, e na segun-da posição Fernando Fiorani e Luciano Neto.

Os organizadores ficaram fe-liz com êxito do primeiro evento e muito em breve deverá organi-zar a segunda competição.

esporte sexta-feira, 18 de abril de 2014

No sábado (12) foi realizado em Lucélia a fase regional de judô da Alta Paulista da 1° etapa de 2014. Adamantina foi representa-da pelos judocas da Associação de Judô de Adamantina, em parce-ria com a Secretaria de Esportes e a Prefeitura de Adamantina.

O campeonato contou com a participação de várias cidades da região como, Dracena, Jun-queirópolis, Adamantina, Os-valdo Cruz, Bastos, Iacri, Tupã, Pompéia, Quintana, Marília e Lucélia, com total de 170 atletas participantes.

E os quatro primeiros coloca-dos de cada categoria estão clas-sificados para a fase seguinte, o “Campeonato Inter-Regional”, as classes Juvenil e Junior serão em Botucatu, em 26 de abril. As clas-ses Infantil, Infanto, Pré-juvenil e Sênior serão em Pompeia em 1 de junho.

Confira os classificados para

A Selar (Secretaria de Espor-tes, Lazer e Recreação), através da secretária Marlene Ribeiro Esteves, comunica os dirigentes de equipes e duplas de truquei-ros que as inscrições para a 53ª edição do Torneio de Futebol Médio da Liberdade – ‘Dia do Trabalhador’, serão aceitas até o dia 28.

O tradicional evento acon-tece na praça esportiva do As-puma (Associação dos Fun-cionários Públicos Municipal de Adamantina) e terá ainda torneio de truco e caminhada.

As inscrições são feitas na sede da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação de Adaman-

A Selar (Secretaria de Esportes Lazer e Recreação) comunica aos dirigentes de equipes e esportistas que em virtude da comemoração

Apoio:Carlinhos “Bibi” Despachante

Lagoa Seca F.C . – Neste sábado (19), às 16h, a equipe de veteranos da Lagoa Seca F.C . joga em seu campo contra o Sevip de Inúbia Paulista. No sábado (12), em Rancharia, a equipe empatou em 2 a 2 contra o time local.

Betão F.C. – No sábado (12), a equipe do Betão F.C. jogou em Flórida Paulista contra o time do Edilson, empatando em 3 a 3. Neste sábado (19), às 16h, a equipe joga no em Guaraçai, contra o time da cidade.

E.C. Vetaranos de Pacaembu – A equipe do E.C. Veteranos de Pacaembu joga neste sábado (19), às 16h, quando receberá o time do ‘Cabeção’, de Panorama. No sábado (12) , a equipe jogou em Inúbia Paulista, perdendo por 2 a 0 para o Sevip.

Grêmio E.C. - Os veteranos do Grêmio da vila Rennó de Lucélia, jogaram no sábado (12), contra o Independente F.C, de Pracinha do Damião, não tomando conhecimento do adversár io. A equipe venceu por goleada, 7 a 1. Neste sábado (19) , os dirigentes deram folga para seu elenco.

Sevip Inúbia Paulista – Os veteranos da Sevip de Inúbia Paulista no sábado (12), receberam no estádio municipal ‘Cipriano Romão Gomes’ o E.C. Veteranos de Pacaembu, quando venceram por 2 a 0 . Neste sábado (19), às 16h, a equipe joga no bairro Lagoa Seca, em Adamantina.

Do Fundo do Baú Apoio: Marcos Ricardo Minutti

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTASApoio: WM INFORMÁTICA do empresário e esportista Marcelo Aguilar ‘Carioca’.

Apoio: Marcelo Grego Construtor (18) 99635-8432, Chicão Frutas – disk frutas (18) 99727-6922 e Julio Moreno, o ‘vereador dos esportistas’ Bar do Mangaia e Rancho da W.L. (18) 9 9617-7926.

Apoio: Brexo do Cida – Móveis novos e usados (18) 99755-5603 Klever

Apoio: Conap e Supermercado Godoy

Será realizado neste domingo (20), a partir

das 9h, no Bar do Thaia, no finalzinho

da rua Rio de Janeiro no Jardim Brasil em

Adamantina, o 1º Torneio de Snooker,

com a participação de jogadores de vários

bairros de Adamantina e região. As inscrições

podem ser feitas momentos antes da

competição

Recordamos no Fundo do Baú, com apoio da Marmoraria Unipedras do empresário e esportista Dirceu Xavier, os jogadores/associados após a disputa finais do Campeonato de Bocha do ATC, realizado em setembro de 1993 na administração de João Lopes de Oliveira.

Bons tempos!

Campeonato Regional de Judô da Alta Paulista realiza 1° etapa de 2014

Inscrições para Torneio da Liberdade segue até dia 28

Comunicado da Selar aos dirigentes do Campeonato ‘Inter Fardão’

Pela 16ª edição do Cam-peonato Regional ‘Cidade de Dracena’ de Futebol de Campo Categorias Menores, as equipes dente de leite e dentão da A.G. Sport/Mirage, sob a orientação

Matériasesportivas no

Facebook

curta,comente e

compartilhe

TOCANDODE KBÇA

Torneio de truco é sucesso na Sepca

A.G. Sport tem duelo com Lavínia pelo Regional de Dracena

Rancho e São Lucas

Torneio de Truco Sepca

Abertas as inscrições para tradicional evento esportivo

16 duplas participaram no domingo (13), no salão de eventos da Sepca (Sociedade Esportiva de Policiais Civil de Adamanti-na), do 1º Torneio de Truco Ami-gos e Convidados, organizado pelos competentes policiais civil e militar Gil Pinto e Luciano Ramazotti.

No domingo (13), no campo da Afupel, dois jogos pela quarta rodada da 2ª edição Copa Regional Aberto ‘Auto Escola Modelo’ de Futebol Mé-dio, foram realizados com sucesso em Lucélia.

No primeiro jogo, a equipe do Rancho W.L. venceu por 4 a 2 o time do Bar do Mangaia/Marmoraria Lu-célia/Guina Truck Center/Auto Tor-no Viana, e no segundo confronto, a equipe da Fazenda São Lucas/Vila Dalva venceu por 4 a 3 a equipe do ABC F.C./Supermercado Barcelos.

A competição tem a participação de oitos equipes e como organizador, Julio Moreno, da Auto Escola.

Rancho e São Lucas vencem na Copa Modelo de Lucélia

a próxima fase: Classe infantil: Guilherme

Ishida, meio médio – campeão/ Otavio Yamamoto, pesado – cam-peão/Classe infanto – juvenil/ Wender Rocha, leve – 3° lugar/ Leonardo Caldeira, leve – 3° lu-gar/Gilberto Zanini Junior, meio pesado – campeão.

Classe pré-juvenil: Estevão Iurrino, leve – 3° lugar.

Classe juvenil: Jefferson Hira-se, ligeiro – 2° lugar/Stela Nasci-mento, pesado – campeã.

Classe Junior: Kaue Colanto-nio, leve – campeão/Luis Hen-rique Ferreira, meio médio – campeão.

Classe sênior: Wagner Tenó-rio, meio médio – 3° lugar/Renato Capello, meio médio – 3° lugar.

A Associação de Judô parabe-niza os atletas que se classifica-ram e agradece a Selar e a Prefei-tura pelo apoio e incentivo que tem dado ao judô de Adamantina.

tina, que fica na rua José Fri-zão, nº 80, atrás do Campus III da FAI.

dos comandante Alex Fratelo’s, Luan Guerra e Afrânio Men-donça, neste sábado (19), a par-tir das 9h, recebem as equipes do DEM de Lavínia, em dois duelos.

da Páscoa, neste final de semana, não haverá rodada do 1º Campeo-nato Inter Bairros Dirceu de Souza Pereira ‘Fardão’ de Futebol Médio.

Apoio - Construtora Paulinho Bobó – construindo com qualidade e honestidade - (18) 99675-2615

19/04 - 18h30

19/04 - 18h30

19/04 - 18h30

20/04 - 16h00

20/04 - 16h00

x

x

x

x

x

Fluminense-RJ

Internacional-RS

Chapecoense-SC

Atlético-PR

Bahia-BA

Figueirense-SC

Vitória-BA

Coritiba-PR

Grêmio-RS

Cruzeiro-MG

20/04 - 16h00

20/04 - 16h00

20/04 - 18h30

20/04 - 18h30

20/04 - 18h30

x

x

x

x

x

São Paulo-SP

Atlético-MG

Flamengo-RJ

Santos-SP

Criciúma-SC

Botafogo-RJ

Corinthians-SP

Goiás-GO

Sport-PE

Palmeiras-SP

CAMPEONATO BRASILEIRO

“BRASILEIRAO SERIE A”

1ª rodada

Page 33: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

31IMPACTO

Classificados

sexta-feira, 18 de abril de 2014 classificados

VEÍCULOS

Vende-se Corolla Fielder SW AT. 16V., segundo dono, ano 2005, completa, cor prata, transfiro dívida, única na região com acessórios.Tratar no (18) 99776-1685 com José.

Vende-se Golf 2002, preto, completo, 1.6.Tratar no (18) 3522-4585.

Vende-se Gol 97/97, 1.6, verde, completo (-ar). Tratar com Paulo pelo (18) 35214026

Vende-se novo corsa premiun 1.4, 2009/2010, único dono, preto, completo, com 46.000 km, roda e farol de neblina, flex. Tratar com Roberto pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Toyota Corolla XEI, 2005/2006, com 58.000 km, prata, com 4 pneus novos, completo, com roda de liga leve e farol de neblina, gasolina. Tratar com Roberto pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Voyage 1.6, Confort Line, 2009/2009, único dono, prata, completo, flex, com 60.000 km. Tratar com Roberto pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Corsa Wind 1.0, 2001/2002, prata no valor de $ 14.500,00. Tratar com Antonio pelo (18) 99757-2229.

Vende-se gol 2010, prata, flex, quatro portas, completo. Tratar pelo (18) 99728-8217/98134-0731 com Henrique.

Vende-se Peugeot 307 Hatch Presence Pack 16V, 1.6, flex, 4 portas, gasolina, completo, preto, teto solar, automático, bancos de couro.Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

IMÓVEIS

Vende-se Casa no bairro Morada do Sol, do programa Minha Casa Minha Vida, em Lucélia. Entrada facilitada. Use seu FGTS. Dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. José Aparecido: 9 9796-8859

Vende-se casa com quatro

cômodos na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 376 em Mariápolis com sala, cozinha, dois quartos e banheiro, terreno 14x50m, tratar com Aparecida pelo celular (18) 99625-8878/98152-1525Aluga-se Apartamento no Edifício Dom Bosco (centro). Contatar Solar Imobiliária ou 99784-3165.

Vende-se 1 terreno de 300 metros (12 metros por 25metros) na rua Francisco Alves de Lima s/n no residencial Monte Alegre em Adamantina.Tratar 98134-2007/99742-8750/98146-0596 com Bruna.

Vende-se residência mais 1 terreno de 8x18m na Al. Armindo Silva 426, Vila Cicma em Adamantina.Tratar com Paulo (18) 3521-4026

Vende-se casa na Vila Rennó na rua Amélio Cavalaro, 19. 2 quartos, sala, área, cozinha, banheiro, dispensa e garagem para 2 carros. 10x40 m², com o IPTU pago Valor R$ 80 mil. Tratar com José Aparecido no (18) 99796-8859.

Serviços

Construtora Maranhão oferece serviços de construção civil, casas novas e reforma, e também, demolição em geral. Tratar com João Maranhão (18) 9 9730-0072 ou 3521-1974.

EMPREGO

Contrata Corretores:- Você que possui talento para vendas ou já trabalha com vendas a LRG Construtora contrata corretores ou estagiários para venda do Residencial Santa Lucia em Lucélia, oferecemos treinamen -To.Contato Felipe:- (18) 3551-8317/99795-2373, local do empreendimento – saída para Pracinha.

Contrata-se

Contrata-se auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem, enviar curriculum para: [email protected] ou na Mario Olivero, 223.

Cuida-se de criança de colo (menos de 1 ano). Tratar com

Maria Madalena, (18) 99749-6477.

ELETRÔNICO

Vende-se aparelho de gisnástica com monitor. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

Vende-se frigobar 122L Eletroluz. R$ 480, semi-novo. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

DIVERSOS

Aulas de Violão, viola, guitarra, teclado, baixo, cavaco. Tratar com Prof. Celso Lante, 3 Anos de experiência, Av. rio Branco, 1580, (18) 99141-4226

Vendem-se filhotes de lhiasa apso, fone para contato 18 996536834 ou 981476059 ou 988181819 com Cristiano.

Wagner Gil comunica que perdeu autorização para aquisição de veículo por ser portador de deficiência física. Quem encontrar entrar em contato pelo telefone (18) 3521-4410.

Vende-se aparelho XBOX 360 (DESBLOQUEADO NOVO) com 40 jogos e 1 controle HD de 500 GB. Tratar no 3522-5117/99144-2867.

Casa, com 231m², em terreno de 1.500m², com 03 quartos, sendo 01 suíte, banheiro, escritório, 3 salas em L em único ambiente, copa, cozinha despensa, ampla varanda/garagem para 3 carros. ótima construção, local agradável. Valor:R$- 530.000,00. Há outras formas de negociação que possibilitará um preço menor. Posso aceitar casa de menor valor ou terrenos em Adamantina ou outras cidades. Antonio Baraldi. Fone:0xx18 3551.4850

Oportunidades de trabalho na área de departamento de vendas, vaga de supervisor.

As chances são para pessoas do sexo feminino. O trabalho é com salário fixo mais comissão. Interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected] Descrição completa da vaga (funções): Supervisionar as atividades de vendas, visando assegurar o cumprimento de todas as metas;Supervisionar as atividades de vendas, visando assegurar que todos os objetivos do departamento de vendas da empresa sejam atingidos em tempo hábil;Preparar previsões de vendas, visando detectar necessidades de captação ou aplicação de recursos;Acompanhar e analisar o comportamento dos colaboradores para subsidiar decisões relacionadas à captação ou aplicação de recursos;Negociar com os colaboradores medidas para minimizar os custos da empresa;Verificar a exatidão de toda a documentação relativa à venda, conforme as normas e procedimentos estabelecidos;Controlar os colaboradores para desenvolver suas atribuições no ambiente de trabalho;Preparar atividades de vendas diárias e semanais;Preparar relatório sobre posição de vendas.

J. A . P r e s t a d o r a d e serviços, José Aparecido (18) 99796-8859, temos os melhores profissionais do mercado, pedreiros, encanadores, eletrecistas, carpinteiros, pintores, detetizador e serviços em geral, orçamento sem compromisso.

Page 34: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

32 IMPACTO

AIRTON MESSINETTEEspecial para o IMPACTO

Em uma grande festa no ATC (Adamantina Tê-nis Clube), na sexta-feira (11), foram homenageados cerca de 100 empresários da cidade, além dos deputa-dos, o estadual Ed Thomas (PSB) e o federal Devanir Ribeiro (PT). Considerado um dos principais eventos do gênero na Alta Paulista é organizado pelo Grupo IMPACTO de Comunica-ção, em uma promoção do Sincomercio(Sindicato Patronal do Comércio Va-rejista de Adamantina e

Ao ser convidado pelo SindusCon - Re gional de Presidente Prudente, através da coordenadora Cláudia Rezende Dória e o representante do Senai, Francisley Ferreira San-ches, especialmente para um dos maiores eventos da construção civil do País, o Construbr – Inteligência,

Região) com apoio do Sesc, Sebrae, Senac, FAI e Grupo Jóia de Comunicação.

“Tem o intuito de reco-nhecer e homenagear os em-presários e os políticos que fazem a diferença, através de suas ações e iniciativas em cada ano”, destaca Sér-gio Vanderlei, presidente do Sincomercio. “Adamantina está entre as cem melhores cidades do país para se viver, e os profissionais liberais e o comércio local contribuem para esta colocação que é sinônimo de desenvolvi-mento, juntamente com sua gente, povo acolhedor e trabalhador. Sinto-me re-

Tecnologia e Gestão para o Desenvolvimento de Ne-gócios da Construção, dias 23 e 24 deste mês, em São Paulo, o deputado estadual Ed Thomas (PSB) ressal-tou a importância do setor quando trata da economia como geração de emprego e renda.

Promovido pelo Sindus-

almente muito honrado em fazer parte desta gran-de festa e ao lado de tanta gente merecedora desta homenagem”, enfatizou Ed Thomas, agradecendo aos organizadores do evento por ter sido, pelo segundo ano consecutivo, escolhido como um dos destaques da política regional, tendo este ano o deputado federal Devanir Ribeiro (PT).

No evento também as presenças do vereador Ro-gério Sacoman “Macarrão” do PSB, de José Romão, do prefeito Ivo Santos e do engenheiro Walter Capezio, dirigente local do PSB.

Con – Sindicato da Constru-ção Civil de São Paulo e par-ceiros, o evento tem como eixo temático: Inteligência - Visão Global, Construção de uma indústria competi-tiva, produtiva e rentável, será realizado dias 23 e 24 deste mês, na Transamérica Expo Center, Santo Amaro.

A.M.

informe sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ed Thomas recebe título de ‘Destaques do Ano’ da Alta Paulista pela segunda vez consecutiva

Jhow Fernandes

Tiago Pina

Deputado Ed Thomas, Macarrão, Romão, Devanir, Dinha, prefeito Ivo e Capezio

Francisley, deputado Ed Thomas e Cláudia

Adamantina

Região

Deputado destaca crescimento econômico e geração de emprego através da construção

Page 35: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

33IMPACTO

O 'Circo Sapeca' apresen-tou falso AVCB (Auto de Vis-toria do Corpo de Bombeiros) para expedição de alvará de funcionamento pela Prefei-tura de Lucélia. O fato foi registrado na sexta-feira (11), pela Polícia Militar.

Representante do esta-belecimento circense foi até o setor responsável da pre-

feitura para retirar a auto-rização, quando apresentou o documento falsificado. A funcionária pública descobriu a fralde ao ligar para o Corpo de Bombeiros de Adamantina, quando foi informada que a numeração e o processo era referente a instalação do circo em Adamantina, e não para Lucélia.

Havia no documento falsi-ficado assinatura do coman-dante dos Bombeiros de Ada-mantina, mas no posto não constava nenhuma solicitação de vistoria. Foi registrado Boletim de Ocorrência contra o responsável pelo circo, que não foi encontrado pela Polícia Militar. O circo não funcionou em Lucélia. Gi Notícias

IMPACTOlucéliaPrefeitura deve pagar até final do ano R$ 700 mil em precatórios

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Saúde, educação e infra-estrutura. As reclamações da população são inúmeras em Lucélia e, na maioria delas, a falta de recursos é alegação da administração municipal para não haver os investimentos. A situação piora com os pagamentos de precatórios, determinado pela Justiça, quando recursos do município são destinados

a pagar ações trabalhistas, por exemplo.

A Prefeitura de Lucélia efetuou em 2013 até o início de 2014, depósitos de apro-ximadamente R$ 350 mil referente ao pagamento dos precatórios municipais e ofí-cios requisitórios, como são denominadas as dívidas da fazenda pública decorrentes de decisão judicial.

“Os precatórios são decor-rentes de decisões judiciais, que por sua vez ocorreram

por algum fato em que a administração municipal foi responsabilizada, seja por negligência ou outro fator, e agora, nos resta esta heran-ça”, explica o secretário de Desenvolvimento Municipal, Acácio Rocha.

Somente em 2013, foram pagos R$ 269.351,51 e até os quatro primeiros meses deste ano, foram mais R$ 78.191,51, sendo que a maioria deles, por ações trabalhistas e in-denizatórias.

Adamantina-SP - sexta-feira, 18 de abril de 2014 • [email protected]

De acordo com a Secre-taria Municipal da Fazenda, até o final de 2014, mais R$ 340 mil - sem correção, deverão ser pagos.

Esses valores são pagos com recursos próprios do município e caso não sejam

cumpridos, a Prefeitura pode ter receitas bloqueadas e pro-blemas judiciais. “São valores expressivos, pagos exclusiva-mente com recursos próprios, que poderiam ser canalizados para outros investimentos, como saúde, remédios, edu-

cação e recuperação de asfal-to, por exemplo, que ficam, neste caso, condicionados ao pagamento dessas decisões judiciais. Com isso, muitos benefícios e melhorias para a população acabam sendo prejudicados”, afirma Rocha.

Apae de Lucélia recebe micro-ônibus do Governo do Estado

Pág. 34

Social

FraudeCirco apresenta falso Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros para abrir em Lucélia

Page 36: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

34 IMPACTOlucélia sexta-feira, 18 de abril de 2014

Apae de Lucélia recebe micro-ônibus do Governo do Estado

Nesta sexta-feira Santa (18), a Paróquia Sagrada Família realiza procissão do Senhor Morto sainda da capela Nossa Senhora Auxiliadora, às 19h. Antes, às 15h, acontece a cele-bração da Paixão e Morte na Matriz.

A programação é finalizada no domindo de Páscoa – dia 20, às 9h com missa das crianças, e às 19h, missa da Ressurreição.

Confira escala para Adoração ao Santíssimo –Às 6h, a Comunidade

FERNANDA CREPALDIEspecial para o IMPACTO

A Apae de Lucélia recebeu do Governo do Estado de São Paulo um micro-ônibus para auxiliar no transporte dos alunos. A solenida-de de entrega aconteceu na terça--feira (15), no parque Villa-Lobos na Capital Paulista e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, secretários de Estado e deputados.

O prefeito Osvaldo Saldanha e o presidente da Apae local, Odair Raymundo, foram receber o ve-ículo que tem 15 lugares, sendo

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Lucé-lia realizou inauguração simbólica da segunda etapa do Ambulatório de Reabilitação. A cerimônia acon-teceu na sexta-feira (11), com a pre-sença do deputado estadual Orlando Morando (PSDB).

Com aproximadamente 120m², o novo espaço conta com duas salas de psicologia, uma de fonoaudiologia e outra de fisioterapia. A diretora da entidade Elizangela Aparecida do Nascimento informa que foram investidos R$ 139.329,17 no local, sendo R$ 100 mil provenientes de emenda parlamentar de Morando.

“O Ambulatório de Reabilitação é essencial para oferecermos um

Sagrada Família fará a Adoração ao Santíssimo nesta sexta. Às 7h, é a vez da comunidade São José; às 8h, comunidade São João Batista; às 9h, jovens e crianças da Catequese e Crisma; às 10h, comunidade Nossa Senhora Aparecida; às 11h, comu-nidade Nossa Senhora Auxiliadora; às 12h, comunidade Nossa Senhora de Guadalupe; e às 13h, comunidade Ana Maria Javouheu e zona rural.

Gi Notícias

um para cadeirante e plataforma elevatória.

No total foram entregues 272 ônibus para o transporte escolar de crianças e jovens com defici-ência motora, visual, mental e auditiva, pertencentes às Apaes e entidades assistenciais. "É uma frota do aprendizado, do conheci-mento e da cidadania", afirmou o governador Geraldo Alckmin.

A Apae de Lucélia tem recebido uma atenção especial por meio do Governo do Estado. Nos últimos dois anos foram conquistadas emendas parlamentares para cons-trução do Ambulatório de Reabili-

atendimento mais humanizado. Além de espaço adequado, o local é acessível a todos os atendidos pela instituição”.

Durante a inauguração, o de-putado estadual anunciou mais R$ 100 mil para a próxima etapa de cosntrução. O Ambulatório conta salas de oficina terapêutica, nutri-ção, atendimento médico pediatra, neurologista, psiquiatria, terapia ocupacional, enfermagem, além da

tação Global, sendo duas emendas de R$ 100 mil/cada, ambas por meio do deputado estadual Or-lando Morando (PSDB); R$ 30 mil para aquisição de equipamentos, destinados pelo deputado estadual Cauê Macris (PSDB); R$ 100 mil para aquisição de um veículo Van 0km e mais R$ 20 mil para aquisi-ção de equipamentos, trabalhos do deputado estadual Ed Thomas (PSB). Além desta demanda, em breve estará disponível R$ 70 mil para construção de duas salas para atendimento no Ambulatório de Reabilitação, emenda da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB).

Paróquia Sagrada Família realiza procissão nesta sexta

Semana Santa

Presidente da Apae Odair, governador Geraldo Alckmin, prefeito Osvaldo Saldanha e Ubiali

Samuel Barros

Autoridades participam de inauguração no ambulatório de reabilitação da Apae

Apae inaugura nova etapa do Ambulatório de Reabilitação

Social

assistência social.“Pretendemos construir ainda

salas de aula, cozinha, refeitório, espaço para equoterapia e hidro-terapia. Para isso contamos com emendas dos deputados e com ajuda da população”.

Atualmente, a Apae atende 90 pessoas de dois a 53 anos, na área de educação e saúde. Mais informações para ser sócio contribuinte pelo telefone (18) 3551-1779.

Page 37: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

35IMPACTO

Escola da Moda inaugura novo espaço de qualificação em Lucélia

sexta-feira, 18 de abril de 2014 lucélia

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Com o objetivo de oferecer qualificação profissional e me-lhorar a renda dos lucelienses, o Fundo Social em parceria com

FERNANDA CREPALDIEspecial para o IMPACTO Com o intuito de receber jun-

to ao Governo do Estado de São Paulo, por meio da SAP (Secre-taria da Administração Peniten-ciária), compensação financeira para a Santa Casa de Lucélia, o prefeito, Osvaldo Saldanha, participou de audiência no dia 10, junto ao secretário Lourival Gomes, na sede da Secretaria.

A audiência foi articulada pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que também estava presente.

A finalidade para a compen-sação financeira à entidade de Saúde se deve pelo município de Lucélia atender detentos de duas unidades prisionais (Lucélia e Pracinha).

“Este é o segundo encontro

Com o conceito de um sonho ao seu alcance, a possibilidade de levar uma vida tranquila e com qualidade, foi lançado a casa decorada do Residencial Santa Lúcia, pela LRG Construtura, empresa especializada em pro-dutos e serviços para constru-ção civil, atuando no mercado de Guararapes, interior de São Paulo desde 2008.

Com o conhecimento adquiri-do durante seus anos de atuação, a LRG Construtora desenvolveu produtos e serviços de qualidade, com tecnologia para mercados

Estado qualifica mulheres na Escola da Moda, que têm a opor-tunidade de aprender técnicas de corte e costura, além de in-gressar no mercado de trabalho.

Na segunda-feira (14), se formou a primeira turma com

com o secretário Lourival. É mais uma busca de nossa admi-nistração no favorecimento e per-manência das atividades junto à Santa Casa”, disse o prefeito. “Acreditamos que o Governo do Estado, por meio da SAP, irá con-tribuir com nosso esforço e dedi-cação e, assim como fizeram com a parte educacional dos detentos, transferindo para a Secretaria de Estado da Educação, acontecerá com o atendimento na área da Saúde”.

O prefeito enfatizou ainda que o secretário Lourival deverá encaminhar a solicitação direta-mente ao secretário de Estado da Saúde, David Uip.

“Devemos aguardar o retorno das Secretarias, mas acreditamos em mais uma parceria de sucesso entre município e Governo Esta-dual”, finalizou Saldanha.

extremamente conhecedores e exigentes por prazo, qualidade e custo, que em Lucélia tudo isso está no Residencial Santa Lúcia.

São 156 casas com dois dor-mitórios, banheiro, cozinha conjugada estilo americano, lavanderia coberta e vaga de ga-ragem, somando 51,05m² de área construída.

Instalado em local que está em pleno desenvolvimento, na estrada de ligação para Pracinha, o Santa Lúcia oferece facilidades na compra do imóvel, com subsí-deo de até R$ 11.621. Além disso,

Audiência na SAP trata sobre compensação financeira para Lucélia

LRG Construtura inaugura casa decorada do Residencial Santa Lúcia

Penitenciária

Informe

Primeira-dama Maria Lúcia Saldanha, equipe do Cras e da Assistência Social com novas alunas do curso de Corte e Costura

Alunas que concluíram qualificação da Escola da Moda

Prefeito Sadanha e deputado Bragato participam de audiência com Lourival Gomes, da SAP

Marcos Vazniac

oito alunas, entre elas Endi Lo-pes dos Santos Teixeira. Com dois filhos, a dona de casa já pensa em mandar currículos para empresas de confecção. “Essa qualificação ajudará complementar a renda da minha família e oferecer uma melhor condição aos meus filhos”, conta entusiasmada.

Antes de ministrar o cur-so, a professora orientadora Odete Nascimento passou por capacitação no Polo da Escola da Moda de Adamantina. “As alunas recebem todo o material e apostilas que auxiliam na qua-lificação, além de uniformes. É uma ótima oportunidade de qualificação”.

A primeira-dama Maria Lú-cia Bianchi Saldanha explica que as mulheres beneficiadas são de famílias referenciadas pelo Cras (Centro de Referência da Assistência Social). “Apesar da próxima turma já estar mon-tada, as interessadas podem entrar em contato com a As-sistência Social do município ou no Cras para buscar mais informações. Como na Escola da Moda, buscamos oferecer à população luceliense cursos gratuitos que contribuam para a geração de renda familiar”, afirma a primeira-dama.

Nesta semana, mais duas turmas – com oito alunas cada, iniciaram a qualificação em novo espaço no Centro de Ensi-no. O local conta com 14 máqui-nas, além de todos os materiais necessarios para qualificação.

dá para usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e o ‘Minha Casa, Minha Vida’ para adquirir a “casas dos sonhos”.

A construtora valoriza os bairros onde atua por meio de melhorias urbanas, cuida do meio-ambiente ao praticar ações sustentáveis em todos os seus empreendimentos. Conheça a casa decorada do Residencial Santa Lúcia, na rua dos Ange-lis, no bairro Morada do Sol. Plantão de vendas no local. Mais indormações pelo telefone: (18) 3551-8317.

Page 38: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 18/04/2014

IMPACTOsexta-feira, 18 de abril de 2014

Amigos curtem festa Destaques do Ano 2013

Alcino Bachega e

Alzira durante premiação dos

melhores do ano no ATC

Rodolfo e Lidia, do bazar São Jorge, durante Destaques do Ano

Márcia e José Carlos Rotoli em clique especial para a Registrando

O prefeito de Parapuã Samir Alberto Pernomian com a primeira-dama Sandra, filha Ana Flávia e Vinícius Lopes

O prefeito de Salmourão José Luis com a primeira-dama Márcia Pravatto e o casal Nira e João Coleta