Jornal IMPACTO - sexta-feira - 21 03 2014

36
Assim como no restante do país, as facilidades de crédito, e mais recentemente a redução de tributos, fizeram com que a frota de veículos dobrasse na última década no Oeste Paulista. Somente nos 13 municípios da microrregião de Adamantina, são 98,12% a mais de veículos circulando pelas ruas, que na maioria das vezes, possuem a mesma estrutura. Adamantina, a cidade com a maior frota na região – com 1,47 veículos por habitante, já enfrenta problemas devido ao crescimento sem planejamento de tráfego. Entre as principais reivindicações de motoristas e comerciantes estão à falta de vagas para veículos e motos, morosidade do trânsito e falta de aproveitamento de canteiros e espaços disponíveis. A comunidade do Parque Universitário, principalmente da Rua dos Estudantes, tem convivido com cons- tantes problemas, entre elas uma cratera que toma conta da via, entupimento dos bueiros e terrenos tomados por entulhos e mato. “O IPTU chegou, temos que pagar, mas ninguém tem que resolver nossos problemas?”, questionam moradores que reclamam do abandono do bairro. O prefeito Ivo Santos encerra nesta semana a série ‘IM- PACTO nos Bairros’ e fala dos primeiros 400 dias de governo, fazendo balanço positivo dos trabalhos, apesar das dificuldades, e falando sobre assuntos polêmicos. “Gostaria muito de não ter que resolver problemas e mais problemas herdados. Seria muito bom poder estar livre para buscar novos recursos e con- quistas, o que significaria mais para nossa cidade” afirma Ivo. Idoso Lucélia é a primeira no Estado a finalizar levantamento Japão Vice-cônsul visita Adamantina na próxima semana Câmara Pagamentos de 13º e férias para secretários são questionados Pág. 33 Pág. 9 Pág. 23 Pág. 7 Pág. 4 Págs. 10 e 11 Frota de veículos dobra e problemas aumentam no trânsito da região Pequena CRATERA “Apesar das dificuldades, o primeiro ano de mandato foi positivo” 21 DE MARÇO DE 2014 ginoticias.com.br EDIÇÃO 1041 • ANO 17 - ADAMANTINA

description

 

Transcript of Jornal IMPACTO - sexta-feira - 21 03 2014

Page 1: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

Assim como no restante do país, as facilidades de crédito, e mais recentemente a redução de tributos, fizeram com que a frota de veículos dobrasse na última década no Oeste Paulista. Somente nos 13 municípios da microrregião de Adamantina, são 98,12% a mais de veículos circulando pelas ruas, que na maioria das vezes, possuem a mesma estrutura.

Adamantina, a cidade com a maior frota na região – com 1,47 veículos por habitante, já enfrenta problemas devido ao crescimento sem planejamento de tráfego. Entre as principais reivindicações de motoristas e comerciantes estão à falta de vagas para veículos e motos, morosidade do trânsito e falta de aproveitamento de canteiros e espaços disponíveis.

A comunidade do Parque Universitário, principalmente da Rua dos Estudantes, tem convivido com cons-tantes problemas, entre elas uma cratera que toma conta da via, entupimento dos bueiros e terrenos tomados por entulhos e mato. “O IPTU chegou, temos que pagar, mas ninguém tem que resolver nossos problemas?”, questionam moradores que reclamam do abandono do bairro.

O prefeito Ivo Santos encerra nesta semana a série ‘IM-PACTO nos Bairros’ e fala dos primeiros 400 dias de governo, fazendo balanço positivo dos trabalhos, apesar das dificuldades, e falando sobre assuntos polêmicos. “Gostaria muito de não ter que resolver problemas e mais problemas herdados. Seria muito bom poder estar livre para buscar novos recursos e con-quistas, o que significaria mais para nossa cidade” afirma Ivo.

Idoso Lucélia é a primeira no Estado a finalizar levantamento

JapãoVice-cônsul visita Adamantina na próxima semana

CâmaraPagamentos de 13º e férias para secretários são questionados

Pág. 33

Pág. 9

Pág. 23

Pág. 7

Pág. 4Págs. 10 e 11

Frota de veículos dobra e problemas aumentam no trânsito da região

‘Pequena’ CRATERA“Apesar das dificuldades, o primeiro ano

de mandato foi positivo”

21 DE MARÇO DE 2014

ginoticias.com.brEDIÇÃO 1041 • ANO 17 - ADAMANTINA

Page 2: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

2 IMPACTOopinião sexta-feira, 21 de março de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoAllan Barbosa - [email protected]

Marco Aurelio - [email protected]

RedaçãoJoão Vinícius - [email protected]

Tamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora Rica - Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e

Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial Foto da semana

Falta visão estratégica para melhoria do trânsito em Adamantina

Trânsito parado, excesso de carros nas ruas e motos que se multiplicam. Pode até parecer cenário de grandes metrópolis, mas também é a realidade das cidades da região.

Na última década a frota de veículos cresceu 98,12% nos 14 municípios da mi-crorregião de Adamantina, tornando esta realidade cada vez mais frequente principal-mente devido à falta de estru-tura viária e investimentos por parte do Poder Público.

Adamantina, a maior ci-dade da região, onde existem 1,47 veículos por habitante, mesmo com as mudanças

implantadas nos últimos anos (feitas sem um criterioso estudo), o trânsito continua sendo motivo de contesta-ções, principalmente na área central. Motoristas e comer-ciantes reclamam da falta de vagas para veículos e motos, morosidade e falta de apro-veitamento de canteiros e espaços disponíveis.

Com aumento na frota de veículos, os municípios tam-bém recebem mais dinheiro proveniente do IPVA (Impos-to sobre a Propriedade de Veí-culos Automotores). Somente em 2014, para Adamantina a Secretaria do Estado da Fazendo repassou mais de R$

3,7 milhões. Mas, os recursos não foram destinados para melhorias no trânsito, já que a legislação federal dá liberdade para aplicação do dinheiro de acordo com as necessidades das prefeituras.

O trânsito não é composto apenas por carros, ônibus e motos. Por isso, é importante, além de um planejamento viário com a sua munici-palização, investimentos na educação do trânsito. O planejamento de uma cidade deve contemplar também as calçadas, como parte de um todo que visa o bem estar das pessoas no dia-a-dia de uma cidade.

Arlindo Alves - escritor ada-mantinense, autor de "Segun-do domingo de maio" (www.

amazon.com.br).

O clima de anarquia rei-nante no país, patrocinado pelo próprio governo simpatizante do comunismo, não poderia de forma alguma agradar aos militares, naturais defensores da Constituição e guardiões da legalidade, acostumados à or-dem, hierarquia e disciplina.

A alta temperatura das manifestações de rua, também passou a ser detectadas nas fileiras das Forças Armadas, sobretudo no Exército, onde os generais anticomunistas conferenciavam secretamente com os líderes da classe média, empenhados em resistir aos métodos de governo do presi-dente Goulart.

Saliente-se que não esta-va nos planos dos militares apoderarem-se do poder e nele se perpetuar por simples am-bição política. Eles estavam efetivamente desconfiados do envolvimento de Goulart com os extremistas, crendo que a nação corria seriamente o risco de ser entregue ao comu-nismo.

Dos 25 presidentes do Brasil, apenas 5 tinham sido militares, devidamente elei-tos ou nomeados. O Exército, historicamente submetido à autoridade civil, somente interferira cinco vezes em si-tuações políticas desde a queda da Monarquia em 1889. Assim mesmo, o tempo suficiente para restabelecer o processo democrático, retornando ime-diatamente à caserna.

Nesse clima de turbulência política, avulta-se a figura do general cearense Humberto de Alencar Castelo Branco, descendente direto do escritor José de Alencar. Na ocasião, co-mandava ele o Exército sediado em Pernambuco, um perigoso reduto comunista, alvo da ação do general. Por ingerência do governador Miguel Arraes, notadamente esquerdista, foi Castelo Branco "promovido" por Goulart a Chefe do Estado-

-Maior do Exército, com sede no Rio de Janeiro. Com isso, buscou-se neutralizar o "cria-dor de casos".

Ocorre que Castelo Branco desfrutava de grande pres-tígios entre seus colegas ofi-ciais e despertava simpatia no governo americano, em razão de, na qualidade de ex--Chefe de Operações da Força Expedicionárias Brasileira na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, haver lutado junto com o Quinto Exército americano, comandado pelo general Mark Clark, e vencido o nazi-fascismo.

Após o comício de Gou-lart, em 13 de março, Castelo entendeu que, "quando um Presidente se propunha a anu-lar o Congresso e a derrubar a Constituição, argumentava ele, a ação militar em defesa da legalidade não só se justi-ficava, mas era obrigatória" ( in "A nação que se salvou a si mesma"). Já em 1962, em seu ensaio "A Guerra" ele havia escrito: "As Forças Armadas não podem atraiçoar o Brasil. Defender privilégios de classes ricas está na mesma linha antidemocrática de servir a ditaduras fascistas ou sindico--comunistas".(Continua na próxima edição)

1964: NUNCA MAIS (II)

O pastor americano, Lu-ther King Jr., arauto e prota-gonista de grandes pugnas em sua pátria pela quebra da maldição do racismo, causa que o fez tombar em campo como mártir, pontificou com palavras candentes: “Se um homem não descobriu algu-mas coisa pela qual morrer, ele não está preparado para viver”. Há muitas pessoas que vivem por viver, mas não têm sonhos, não têm ideias, não caminham para o alvo definido. Vivem dando voltas em círculos, sem avanços, sem progresso, sem fazer diferença no meio em que vivem. São pessoas acomodadas, confor-mistas, passivas, acovardadas, que preferem ficar na sombra, no anonimato, indiferentes ao que acontece à sua volta. Por

isso, essas pessoas são caudas e não cabeça, elas não influen-ciam, não são formadores de opinião, pelo contrário, são inocentes úteis e massa de manobras que se adequam e se conformam ao status quo (estado atual).

O salvo em Cristo é alguém que sabe quem é de onde veio, porque está aqui e para onde vai. É alguém que rompeu com um estilo de vida e abraçou novos valores, nova conduta, novos sonhos. É alguém que abandonou o caminho largo das facilidades e das permissi-vidades sem limites. Disse-nos Jesus: “Esforçai-vos por entra pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lucas 13.24). Esforçai-vos. Isso signi-fica uma grande luta contra o conflito... Procurarão entrar. Isto é, no julgamento, quando muito protestarão dizendo que mereciam entrar no céu (con-fira Mateus 7.21-23). É alguém que agora trilha o caminho estreito da verdade e da probi-dade, rechaçando as propostas vergonhosas e despudoradas daqueles que corrompem e são corrompidos. O salvo é al-guém que é sal da terra, luz do mundo, mas não tem aqui ci-dadania permanente, pois sua pátria está no céu. O cristão é

alguém que granjeia tesouros aqui, investe recursos deste mundo nos projetos terrenos e temporais, mas está cônscio que a sua verdadeira herança está no céu, e lá ajunta os seus tesouros mais excelentes.

O cristão é alguém per-tinente no seu tempo. Ele faz diferença. Ele é referencial e modelo. Sua vida é digna de Deus. Sua palavra é verdadei-ra, sua conduta é ilibada, suas ações são justas, suas reações são misericordiosas, pois seu viver é Cristo e seu morrer é lucro. O cristão é alguém que está preparado para viver e morrer. Em Lucas 23.42-43 somos confrontados com uma passagem bíblica interessante, onde um dos ladrões arrepen-dido estava morrendo, pediu a salvação da sua alma a Jesus, dizendo: “Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. A oração do ladrão penitente reflete a sua crença de que a alma continuava após a morte; que Cristo tinha o direito de go-vernar sobre o reino das almas dos homens; que ele em breve entraria nesse reino e despeito de sua morte iminente. Seu pedido para ser lembrado era um clamor por misericórdia, algo que também revela que o ladrão entendia que não tinha nenhuma esperança a não ser na graça divina e que a dispen-sação dessa graça residia no poder de Jesus. A vida não o acovarda, a morte não o ame-dronta. A vida é a semeadora, a morte é a colheita. A vida é a luta, a morte é a coroação. A vida é o percurso do ventre materno à sepultura, a morte é a porta da eternidade que nos leva ao paraíso, ao nosso lar permanente, onde a morte não mais existirá, mas viveremos para sempre com o Senhor.

O Cristo, o Deus-Salvador ressurreto deseja “que todos os homens sejam salvos e che-guem ao pleno conhecimento da verdade.

E o leitor, já está prepa-rado para encontrar com o Senhor na eternidade? Não sabe? Pois, é só depende de você. Dizer, que toda a humani-dade vai morar com o Senhor no Céu, é uma “brincadeira” de mau gosto.

Pastor Samuel Pereira - [email protected]

Preparado para viver eternamente?R

ESU

LTA

DO

AN

TER

IOR

O problema relacionado ao aumento do número de veículos atinge todas as cidades, até mesmo as da nossa região. Qual o maior problema que você

enfrenta diariamente?

- A falta de estacionamento no centro da cidade- O aumento do fluxo de veículos nas estradas- Aumento do número de acidentes- Não enfrento problemas, pois ando de ônibus, bicicleta ou a pé

Enquete da semana

A Prefeitura de Adamantina anunciou a vinda de médicos cubanos para a cidade. Você é a favor da atuação desses profissionais?

Sou favorável, afinal são profissionais qualificados (19%) Sou favorável, pois temos falta de médico na cidade (36%) Sou contra, pois os médicos de lá não são capacitados (18%)

Indiferente, melhorando a saúde é o que importa (27%)

Dê a sua opinião no portal

Moradores têm vergonha da situação da rua dos Estudantes, no Parque Universitário. Além de mato e entulhos, a via conta com cratera e buracos por todos os lados. Lamentável!

Fernanda Silva

Page 3: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

3IMPACTO sexta-feira, 21 de março de 2014 informe

Page 4: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 21 de março de 2014

Vice-cônsul japonês estará em Adamantina na próxima semana

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Na próxima semana o vice-côn-sul do Japão e cônsul da economia Satoshi Endo, estará em Adaman-tina conhecendo de perto algumas necessidades do município. A autoridade política e seu assessor, Rui Taguchi, será recepcionada pela vereadora Noriko Onishi Saito (PV) e prefeito de Adamantina Ivo Santos, que concederá o título de ‘Hospede Oficial’ a Endo.

De acordo com Noriko, que so-

licitou a visita do cônsul à cidade, Endo fará uma avaliação do projeto pela missão diplomática japonesa e visitará os locais que foram solici-tadas verbas.

Os projetos de autoria da verea-dora foram apresentados em agosto de 2013, e são referentes a ajuda financeira para reforma da ala mas-culina do Lar dos Velhos, um ônibus adaptado para 23 passageiros, além de auxiliar e motoristas para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e um veículo para a Casa do Garoto. “O projeto Briana Veiga assume secretaria

de Assistência e Desenvolvimento Social

A pedagoga e assistente social Briana Veiga Rodrigues é a nova secretária Assistência e Desenvol-vimento Social de Adamantina. A escolha foi anunciada por Ivo San-tos no início da semana.

Briana, que ocupava cargo de diretoria, assumiu as funções antes exercidas por Francisca Delfino, que deixou a secretaria após ser aprovada em concurso público.

A escolha de Briana, segundo

o prefeito, é técnica e foi realizada após criteriosa avaliação dos nomes que reuniam as características necessárias para ocupar o cargo, inclusive entre os servidores da Prefeitura de Adamantina.

A primeira-dama Fernanda Vendicto também destacou o fato de Briana conhecer as políticas públicas de Assistência Social, fator decisivo para a escolha.

Gi Notícias

Primeira-dama Fernanda Vendicto, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Briana Veiga e prefeito Ivo Santos

Vereadora Noriko Saito e companheiros de Câmara juntamente com o prefeito, que recepcionarão o vice-cônsul do Japão e cônsul da economia Satoshi Endo

Política

de ajuda financeira do consulado japonês chegou ao Brasil em 1999 e tem como teto 10 milhões de ienes por projeto, ou seja, R$ 200 mil, que ajudará de maneira direta a comu-nidade necessitada”, destaca.

O cônsul visitará na segunda--feira (24), o Lar dos Velhos, e na terça (25) a Apae e Casa do Garo-to. Noriko finaliza falando que o projeto é bastante concorrido e que para 2014 apenas duas cidades serão beneficiadas. “Estamos na torcida para que Adamantina seja uma delas”.

Page 5: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

5IMPACTO sexta-feira, 21 de março de 2014 geral

Ovos de Páscoa já movimentam mercados em Adamantina

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A menos de um mês da Páscoa, os tradicionais ovos de chocolate já tomam conta dos supermercados. E o que não faltam são opções para todos os gostos e ‘bolsos’.

De acordo com o Marcos Roberto Godoi, diretor do su-permercado Godoy, apesar do movimento ser maior na se-mana de Páscoa, pois a maio-ria deixa para a última hora, ovos de chocolate infantis já são vendidos. “Geralmente, quem tem criança compra antes para garantir o modelo que deseja e mais opções de escolha”, relata.

Em relação a preços, Go-

doi afirma que estão simi-lares ou inferiores ao ano passado. “Devido a forma de negociação com os forne-cedores, conseguimos não reajustar os preços dos ovos de Páscoa, beneficiando o cliente de maneira geral”.

Sobre as novidades para 2014, o empresário destaca que, como já tem se tornado costume entre as crianças, os brinquedos são os principais atrativos e o chocolate fica em segundo plano, por isso, muitas marcas têm investido em inovações na área.

A partir da próxima se-mana, o supermercado con-tará com coordenadores específicas para o setor para auxiliar os clientes.

Outras opções – Caixas de bombom e barras de choco-late são ótimas alternativas para quem não consegue ficar longe do chocolate mas também não faz questão com-prar o chocolate em forma de ovo de Páscoa.

“Contamos com inúme-ras opções de chocolates em barra e marcas de bombons. Vale a pena conferir e, quem sabe, fazer a substituição”, finaliza.

Para a consumidora Pris-cila Bezerra, a substituição tem dado certo por alguns anos. “Só compro o ovo de Páscoa para o meu filho pe-queno, por causa do brinque-do. Para o restante da família compramos bombom”.

Consumidora Priscila Bezerra já pesquisa preços de ovos de

Páscoa para o filho

Solenidade da entrega do Certificado de Dispensa e Incorporação reuniu autoridades no Tiro de Guerra

Jovens participam de solenidade de Dispensa e Incorporação no Tiro de Guerra

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Autoridades de Adaman-tina participaram da entrega do Certificado de Dispensa e Incorporação dos alistados para o Serviço Militar em 2014, realizada no Tiro de Guerra na sexta-feira (14). Entre os presentes no evento estiveram o prefeito Ivo Santos e os vere-adores Maria de Lourdes San-tos Gil (Dinha) e Aguinaldo Galvão, que fizeram a entrega das carteiras de reservista

para alguns alistados.Aproximadamente 120 me-

ninos se alistaram em Ada-mantina, e destes apenas 50 foram até e última etapa e vão servir o Serviço Militar em 2014. As atividades do Tiro de Guerra começaram no dia 1º de março.

Segundo o Delegado do Serviço Militar, Tenente Gue-des, as inscrições para o alis-tamento dos meninos que completarem 18 anos em 2014 estão abertas desde o dia 1º de janeiro e vão até 30 de junho.

Page 6: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

6 IMPACTOinforme sexta-feira, 21 de março de 2014

Page 7: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

7IMPACTO sexta-feira, 21 de março de 2014 geral

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Os pagamentos de férias e 13º salários para secretários feito pela atual administração e a ma-neira como os ex-prefeitos faziam o pagamento dos mesmos benefí-cios para os demais funcionários nas gestões anteriores, foram mo-tivo de questionamento na última sessão da Câmara Municipal de Adamantina pelo vereador Agui-naldo Galvão (DEM).

De acordo com o vereador, a indicação busca transparência no modo como é gasto o dinheiro público. “Pedi que a administra-ção que nos informe como era pago as férias dos funcionários nas gestões do Laércio, Ivo e Luís Hilson, pois da maneira que está sendo falado, aparenta que só o ex--prefeito Kiko pagou de maneira errada, e não os demais”.

Sobre o pagamento de 13º e

Pagamentos de 13º e férias para secretários são questionados

férias para secretários, que são agentes políticos e cargos de con-fiança, o vereador questiona se os demais prefeitos faziam este pagamento e se é legal perante a Lei. “Acredito que teremos a resposta na sessão desta segunda-

-feira (24)”, destaca. O IMPACTO entrou em conta-

to com a Prefeitura de Adamanti-na, que informou que as respos-tas serão encaminhadas para o vereador e, caso haja interesse, posteriormente para o jornal.

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO O diretor geral da FAI (Faculda-

des Adamantinenses Integradas), professor doutor Márcio Cardim, recebeu a visita do conselheiro do CEE (Conselho Estadual de Educa-ção), professor doutor Mário Vedo-vello Filho, nesta terça-feira (18). O objetivo foi discutir junto ao corpo docente do curso de Odontologia a implantação de um programa de pós-graduação.

Para Cardim, a avaliação foi positiva devido à receptividade dos professores diante da proposta de complementar a formação dos egressos.

“O professor Mário esteve pre-sente com o intuito de colaborar e mostrou ao departamento que não é uma tarefa simples. O corpo do-cente de Odontologia é altamente qualificado, sendo a maioria dos professores doutores. Nosso in-tuito é promover a pesquisa, pois a mesma irá dinamizar a gradua-ção. Tenho certeza que teremos,

Adamantina conta com quatro novos médicos atuando na saúde básica. Os profissionais que atua-ram nas ESF (Estratégias em Saúde da Família) foram apresentados na terça-feira (18) pelo prefeito Ivo Santos, vice Pacheco e secretário de Saúde Jorge Chihara.

Os profissionais que agora fazem parte da Secretaria de Saúde do mu-nicípio são Daniele Luziardi Silva Machado, 25 anos, de Presidente Prudente, formada pela Unoeste, que atuará no USF Vila Cicma; Anaïs Iamada Pereira, 24 anos, de Presidente Prudente, formada pela Universidade Estácio de Sá, que estará disponível para atender a

Direção e corpo docente de Odontologia discutem implantação de programa de pós-graduação

Adamantina conta com quatro novos médicos atuando na saúde básica

FAI

Destaque

Há um mês, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) de Ada-mantina está superlotado. O motivo do movimento é o fechamento da agência de Dracena há aproxima-damente 30 dias.

De acordo com a encarregada chefe de Expedição de Carteira de Trabalho, Cleuza Gilbertoni, a

Prefeitos de 16 cidades da Alta Paulista estiveram em Adaman-tina nesta quarta-feira (19), em evento com o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Ro-gerio Hamam, para a assinatura dos termos de repasse do FEAS (Fundo Estadual de Assistência Social).

agência de Adamantina era res-ponsável por atender seis cidades e hoje atende mais 15, que eram de Dracena. Não há funcionários nem equipamentos suficientes para essa demanda. Como ocorria na agência de Dracena, em Adamantina tam-bém há somente uma funcionária que faz o atendimento para libera-ção de seguro-desemprego.

De acordo com as pessoas que ti-veram que esperar pelo atendimen-to, o tempo que aguardam nas filas chegam a ser de 3h. Até 80 pessoas passam pela agência diariamente, 50% a mais que antigamente.

O que atrapalhou também os serviços nas últimas semanas foi o ‘sistema fora do ar’. De acordo com Cleuza, muitas pessoas vie-ram de outras cidades e tiveram que voltar, já que o sistema opera-cional do Ministério do Trabalho, que disponibiliza serviços, como o Seguro Desemprego, estava tempo-rariamente fora do ar. A situação foi regularizada.

Na ocasião, o secretário anun-ciou ao prefeito Ivo Santos a am-pliação do número de vagas do programa estadual Renda Cidadã. Atualmente a cidade é beneficiada com 153 vagas e passará a oferecer 200. O prefeito de Adamantina aproveitou a solenidade e fez a entrega de solicitação de R$ 300

Entre os serviços oferecidos pelo MTE, estão o fornecimento de Carteira de Trabalho e Previdência Social, seguro desemprego, regis-tros, contratos e outros. Os que residem próximo a microrregião de Dracena e desejam emitir a car-teira de trabalho, podem procurar pelo Banco do Povo da cidade. Já para os demais serviços, será ne-cessário se dirigir até as agências do MTE de Adamantina, Osvaldo Cruz ou Presidente Prudente. A orientação para quem vem de fora, é que não se esqueçam de portar os devidos documentos.

Para saber a relação de do-cumentos para outros serviços, acesse o site www.portal.mte.gov.br ou entre em contato com a agência do MTE de Adamantina através do telefone: (18) 3522-2840. O Minis-tério do Trabalho e Emprego de Adamantina fica na rua Deputado Sales, 432, centro, em frente aos Correios.

T.A

mil para recuperação do prédio do Projeto ASA.

Segundo Rogerio Hamam, o Renda Cidadã é destinado às famílias em situação de vulnera-bilidade social, cujo rendimento seja de até meio salário mínimo por pessoa. “O município de Ada-mantina era o que apresentava o maior déficit de atendimento e diante dessa demanda marcamos o anúncio para este evento”

Já em relação à renovação do FEAS, que garantirá investimen-tos estaduais de R$ 2.577.268,20 para as cidades da Alta Paulista, Hamam ressaltou que os recur-sos são utilizados para custeio de entidades socioassistenciais. “Além dos repasses do FEAS pre-tendemos anunciar até o final do mês o reajuste do Piso Estadual Paulista, que premia os muni-cípios que fizeram bom uso dos recursos”.

Ministério do Trabalho de Adamantina está com superlotação

Hamam repassa R$ 2,5 mi do FEAS a cidades da região e amplia vagas do Renda Cidadã em Adamantina

Filas

Social

inicialmente, a apresentação de projetos de pós-graduação lato sensu, para depois estruturarmos um mestrado profissionalizante perante a CAPES”, avaliou o di-retor geral.

Vedovello Filho, que atua há mais de 45 anos na área, revela que sua expectativa quanto à im-plantação do Programa na FAI é grande, pois entende a necessida-de em se investir na evolução da Odontologia para o benefício não só do profissional, mas também da população.

“Temos que sonhar alto para poder realmente atingir os ob-jetivos dentro da Odontologia e possibilitar conhecimento que vai ao encontro da população pelo melhor atendimento. A FAI é uma faculdade realmente credenciada a ter esse centro de pesquisa, atraindo os dentistas da cidade e também os da região. Estarei muito satisfeito e realizado em ajudar com minha experiência o professor Márcio a instalar a pós--graduação”, finalizou Vedovello.

comunidade no PAS I; Pedro Gomes Barbosa Júnior, 26 anos, de Valpa-raíso, formado pela Unoeste, que atenderá no PAS II; e Yudesis Justa Garcia, 33 anos, formada na Facultá de Ciências Médicas de Ciego de Ávila, em Cuba, que atenderá no USF do Jardim Adamantina. Todos foram contratados por meio do Pro-vab (Programa de Valorização de Atenção Básica) e “Mais Médicos”, do Governo Federal.

Os três médicos recém-formados começaram a atuar nas unidades de saúde já nesta semana e a cubana depende de documentação para começar a trabalhar na cidade, o que deve acontecer em 10 dias. T.A.

Vereador questiona pagamento de férias e 13º durante sessão

Pessoas são obrigadas a esperar até 3h por atendimento

Prefeito Ivo Santos assina termo de adesão e entrega solicitação de recursos para recuperação do prédio do Projeto ASA

Mário Vedovello, a convite de Márcio Cardim, discute junto ao corpo docente do curso de Odontologia avanços para implantação de programa

de pós-graduação

Secretário de Saúde Jorge Chihara apresenta novos médicos que atuaram na saúde básica no município

Page 8: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

8 geral sexta-feira, 21 de março de 2014 IMPACTO

1 – José Eduardo Malheiros e Érica em Mendoza, na Argentina

2 – Anelise Godoy e Janaina Bettio Cabrera na Gift Fair (Feira de Acessórios para Decoração), em São Paulo

3 – O eterno representante do Rotary de Adamantina, ex-governador Joamyr Castro, com o presidente da Câmara Hélio dos Santos, em dia de homenagem

4 – O empresário Willian Pires e esposa Marta comemoram 20 anos de feliz união

5 – Maria Isabel Pardo, Bruna Barros, Francini Messias, Cidinha Pimenta, Célia Haga e a juíza Ruth Menegatti na homenagem às mulheres feita pela OAB

6 – Mariana Stasiaki, neta da luceliense Elza Stasiaki, comemora 18 anos no dia 21. Ela é estudante de Propaganda e Marketing da ESPM em São Paulo

1 2

3 4

65

Page 9: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 21 de março de 2014 • www.ginoticias.com.br

Moradores reclamam de buracos e bueiros no Parque Universitário

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A comunidade do Parque Universitário, principalmente da Rua dos Estudantes, tem convivido com constantes problemas em bueiros - rela-cionados a rede de esgoto, ter-renos tomados por entulhos e também com uma cratera que toma conta da via.

O IMPACTO foi procurado por moradores que criticaram a situação do bairro, chamado por eles de ‘esquecido e aban-donado’. Os bueiros são insufi-cientes e causam transtornos a cada chuva.

Célia Cristina Cardoso, morada da Rua dos Estudan-tes, explica que é constante o descarte de materiais de cons-trução em terrenos do bairro, que muitas vezes já estão tomados por matos. “Muitas pessoas que têm terreno no bairro ou estão construindo não cuidam dos espaços, e com isso sou obrigada a ver em frente da minha casa mato e entulho”.

A moradora ressalta que, sem contar este problema, há 15 dias surgiu uma cratera que toma conta da rua, causando muitos transtornos a todos. “Tenho até vergonha de cha-mar alguma pessoa para vir em casa, pois não tem como nem passar na minha rua. E o problema é ainda maior, pois crianças brincam de skate e podem a qualquer momento cair na cratera”, afirma.

Célia destaca que a rua também era escura, mas de-pois de constantes reclama-ções o problema foi resolvido com a instalação de três lâm-padas. “Sei que o problema da grande cratera que surgiu é devido ao rompimento de uma tubulação, entretanto, o jogo de empurra-empurra de setores é uma coisa que só atrapalha a situação e pre-judica a comunidade. Ligo na prefeitura, que fala que a culpa é da Sabesp ou da ad-ministração anterior. Ligo na Sabesp e falam que o problema é da prefeitura. Enquanto isso, a situação só piora”, ressalta a

moradora. “O IPTU chegou, tenho que pagar, mas nin-guém tem que resolver meu problema?”, questiona.

Outros moradores afirma-ram que o local é usado como ponto de drogas e que estão cansados de encontrar escor-piões e cobras dentro de casa.

Prefeitura – O IMPACTO entrou em contato com o secretário de Obras da Prefei-tura de Adamantina, Antônio Tiveron, que informou ter ci-ência do problema. “Precisa-mos abrir três novos bueiros no bairro, pois os existentes não suportam o volume de água. No caso do buraco, foi uma fratura na tubulação que fez com que a terra ‘so-lapasse’, e o asfalto cedesse. Não podemos tapar o buraco sem arrumar a situação, pois estaríamos apenas deixan-do o problema para alguns meses”.

Questionado sobre o prazo para início das obras, Toni-nho afirma que, caso não chova, a devem começar na próxima semana.

Cratera na Rua dos

Estudantes preocupa

moradores

Fernda Silva

Page 10: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

10 IMPACTObairros sexta-feira, 21 de março de 2014

Ivo Santosfaz balanço positivo

SÉRGIO VANDERLEIGrupo IMPACTO

Chegamos ao fim da série ‘IMPACTO nos Bairros’. Com extenso trabalho realizado em mais de 20 bairros, dando voz a comunidade, mas também ceden-do espaço para os 11 secretários, nove vereadores, ex-prefeito e nesta edição para o prefeito, en-cerramos a série de reportagens.

Entretanto, isso não quer dizer que os bairros não terão mais espaço neste jornal, como acontece semanalmente. O IM-PACTO continua a disposição da população de Adamantina e re-gião por meio do e-mail [email protected] ou do telefone 3522-1199.

Ivo Santos, que completou 400 dias de governo em fevereiro, é o entrevistado desta edição, fazen-do balanço dos 14 meses de admi-nistração pública e falando sobre assuntos polêmicos na cidade.

Eleito como prefeito de Ada-mantina com 8.636 votos, Ivo San-tos ressaltou durante a entrevista que seu primeiro ano de governo foi marcado pelas dificuldades impostas pela recessão econômi-ca e problemas administrativos e técnicos que foram herdados, situação também enfrentada pela grande maioria das prefeituras, entretanto, o chefe do Executivo faz uma avaliação positiva do primeiro ano de mandato.

Confira a entrevista completa com o prefeito Ivo Santos:

Avaliação do Mandato - Mes-mo com as diversas dificuldades, Ivo destaca que a atual admi-nistração avançou em vários setores, com conquistas signi-ficativas na saúde e habitação. “Conseguimos dois médicos para atender o público, cumprimos o Plano de Governo e colocamos dois plantonistas para atender no Pronto Socorro, bem como em menos de 60 dias já tínhamos con-tratados mais três médicos para atender/ampliar as equipes de Estratégia em Saúde da Família, uma vez que apesar de autoriza-das pelo Governo Federal, quan-do assumimos não havia nenhum contratado”.

O prefeito destaca que os avanços do setor de saúde terão reflexos notados pela população ao longo do tempo. “Estamos estruturando as equipes e vamos ampliar o número de Agentes Comunitários de Saúde de 36 para 85 nos próximos 90 dias, isso trará muitos benefícios para a população”.

“No setor de habitação temos a garantia de 400 casas da CDHU e ainda faremos mais 400 do Minha Casa, Minha Vida”, completando ainda que nesta área, a conquista das 800 unidades habitacionais, o correspondente a duas unidades/

dia de mandato. “Essa é uma necessidade da população e ago-ra trabalhamos para iniciar as obras e entregar as residências para quem precisa”.

Fatec – Sobre a polêmica da Fatec (Faculdade de Tecnolo-gia), Ivo afirma que não perderá a unidade. “Uma das maiores, senão a maior conquista da ad-ministração anterior. O campus da Alta Paulista da Fatec, é uma realidade e não há qualquer risco de perdermos essa importante conquista”.

O prefeito de Adamantina revelou que a apresentação da área às margens da SP-294 foi uma decisão exclusivamente sua e não teve cunho político, mas teve como principal objetivo melhor planejamento. “A área apresentada anteriormente era pequena, não tinha espaço para construção de estacionamento, laboratórios e ampliação e, ain-da, problemas com acústica e trânsito. Aquele local deve ser aproveitado para outro empreen-dimento, mas não era adequado tecnicamente, no meu entendi-mento, para a Fatec”.

Ivo destaca ainda que recebeu posicionamento por e-mail da Assessoria de Comunicação do próprio Centro Paula Souza que a área estava abaixo das especifi-cações técnicas necessárias. “Por isso divulgamos a informação”.

O prefeito afirma que a do-ação da antiga área foi feita de maneira irregular, em período eleitoral, o que resultou em Pa-recer da Procuradora do Centro Paula Souza declarando a Lei Municipal nula no cancelamento do processo. “Isso permitiu que a atual administração buscasse escolher local com melhores condições para receber a unida-de. Se a doação tivesse sido feita dentro da lei, não teríamos esse

problema, essa possibilidade de troca, os procedimentos estariam concretizados ainda na gestão anterior e a antiga administra-ção teria escolhido o local, mas agora cabe a mim escolher onde será instalada a Fatec”.

O prefeito completa alegando que “a FAI saiu do Campus I para construir um novo Campus pró-ximo da rodovia, onde só existia mato e agora tem toda uma infra-estrutura. Isso é pensar gestão

pública com planejamento. É projetar o futuro, o desenvolvi-mento, e não apenas o presente, o que se tem em mãos”.

Com a mudança, a área des-tinada para a unidade da Fatec passa de menos de 8 mil m² lí-quidos para mais de 30 mil m². “Como esta unidade é uma con-quista da antiga administração, mesmo com a mudança de local, vamos instalar a placa na futura área com o nome do ex-prefeito. Não temos problemas de vaida-de, à César o que é de César”.

Caldeira – Ivo destaca o local como “um novo Parque dos Pio-neiros” e confirma que já existe um projeto de reestruturação da pista de cooper, com construção de banheiros e instalação de parquinho infantil. “A pista foi entregue à população sem ao menos uma proteção, sem estar finalizada. A canalização tem problemas estruturais e a ponte foi inaugurada sem o devido acesso. Retiramos a placa do lo-cal para fazer uma parte da obra que não estava sequer prevista no projeto e era é necessária e fundamental, mas após a conclu-são a placa, que está guardada, será devidamente recolocada em seu local”.

Obras paradas – “Gostaria muito de não ter de resolver problemas e mais problemas herdados. Seria muito bom poder estar livre para buscar novos recursos e conquistas, o que significaria mais para nossa cidade, mas tivemos que retomar obras, concluir outras que esta-vam inacabadas e também pagar precatórios seria irresponsabili-dade minha apenas buscar novas conquistas, sem preocupação com corrigir e mesmo concluir o inacabado”, afirma Ivo.

Aos poucos, o prefeito afir-ma que a atual administração está resolvendo as falhas, como no caso da Biblioteca que ficou mais de três anos em reforma e agora, em menos de 10 meses após a retomada da obra, será reinaugurada e com novo siste-ma elétrico e reparos no telhado, que não estavam previstos na obra iniciada em 2010, ou seja, não constava do projeto. “Com isso, temos condições de buscar novos aparelhos para o anfitea-tro. Já trabalhamos isso com o governador Alckmin e em breve teremos novidades”.

Para o prefeito, a falta de critérios mais rígidos para a realização das licitações deixou a administração anterior refém de empresas que não cumpri-ram prazos. “Por isso é melhor demorar para fazer a licitação, demorar para anunciar uma obra, mas ter a certeza que será realizada e concluída de forma adequada”, afirma.

Um desses casos é a UPA. Se-

Fatec: “ Como esta unidade é uma conquista da antiga administração, mesmo com a mudança de local, vamos instalar a placa na futura área com o nome do ex-prefeito. Não temos problemas de vaidade, à César o que é de César”

Page 11: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

11IMPACTO sexta-feira, 21 de março de 2014 bairros

400 diasdosde gestão

positivogundo Ivo, o projeto licitado pela administração anterior está 99% concluído. “O projeto licitado está praticamente finalizado, mas será necessária nova licitação para fazer obras também necessárias e que não estavam previstas, como local para ambulâncias, cerca-mento, colocação de chumbo na sala de raio-x, colocação tubu-lação de oxigênio, colocação de portões e telhas, além de aterro e pavimentação externa”, revela Ivo, que alerta: “Não podemos fazer uma obra pela metade”.

O prefeito ainda ressalta outra obra inacabada, a da ponte do bairro Boa Vista. Segundo ele, além de problemas no processo de licitação 110/2010, que sequer foi concluído, “foi identificado o uso de material inadequado”.

Ivo revela que informações da Secretaria de Obras confirmam que o madeiramento utilizado não tinha o tratamento adequado e foi destruído pelas chuvas, no início de 2013, mas só veio a ceder e passou a ser visto por parte da população em outubro, porém já estava comprometido. “Pedimos um parecer técnico para poste-rior responsabilização da empre-sa. Não temos como executar a obra antes das medidas jurídicas necessárias”.

“Precisamos de um pouco de calma para trabalhar”, diz Ivo que destaca ainda que a admi-nistração tem mais cuidado ao anunciar as conquistas para evi-tar decepções, “mas temos muitas coisas boas para Adamantina já conquistadas e outras estão por vir. Podem esperar muito mais de mim neste ano. Prometi isso e vou cumprir”, completou.

Ações trabalhistas – Outro passivo deixado pela administra-ção anterior, o não pagamento de horas extras e, principalmente, erros no pagamento do bene-fício de 1/3 de férias geraram somente em 2013 prejuízo de R$ 280 mil aos cofres da Prefeitura de Adamantina. “A divulgação dessas informações não partiu da administração. Não quería-mos divulgar isso, mas houve um questionamento de um meio de comunicação e temos a obrigação de sermos transparentes com o que é público”, destaca.

“Em nenhum momento disse-mos que as falhas não foram co-metidas em gestões anteriores, no entanto isso não gerou prejuízos à prefeitura. Direito trabalhista é para ser respeitado e o prejuízo provocado não pode ser atribuído aos profissionais que entraram com as ações, mas sim às falhas”.

Quanto ao montante divulga-do, de R$ 2,5 milhões em prejuízo, Ivo destaca que a matéria foi mui-to clara ao afirmar que o valor era aproximado e que é corres-pondente tanto as às ações pagas o ano passado quanto as cerca de 200 ações, ainda em andamento. “O levantamento da Secretaria de Assuntos Jurídicos é claro e confirma que este deverá ser o valor pago quando todas as ações estiverem conclusas. Não houve má fé na informação. É, na ver-dade, outra uma triste realidade que herdamos”.

Fapem – Ivo decidiu falar sobre um dos temas polêmicos atribuído a ele: o Fapem (Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais). Apesar das críticas, o atual prefeito destacou que há uma falta de conhecimento de gestão pública quando tratam deste assunto. “O problema não foi a criação do fundo, na minha gestão, mas sim o não recolhimento de tributos e a sua extinção na gestão seguin-te”. E Ivo completou, “existem alguns cadáveres que sempre atribuem à minha pessoa, mas não me pertencem. O Fapem é um deles”, destaca.

Ivo destaca que “se com o fundo da Prefeitura de Adaman-tina não tivesse sido extinto hoje teríamos elevado poder de investimento e de aplicações financeiras”. O prefeito cita o caso de outras prefeituras, que atualmente estão em situação econômica favorável com fundos semelhantes, criados no mesmo período.

Servidores – “Já no primeiro ano tivemos aumento real nos vencimentos dos servidores e agora estamos estudando o índice de reajuste a ser repassado. Isso não acontecia em Adamantina há muito tempo e acredito que ocorre em poucas prefeituras do país”.

Além disso, o prefeito destaca a incorporação do valor de R$ 60 aos vencimentos dos servidores inativos como forma de compen-sação. “Estamos buscando alter-nativas para aumentar o poder de compra dos inativos, que sofrem muito com medidas adotadas no passado”, revela Ivo.

Curso de Medicina – “Temos dado total apoio ao projeto da FAI, tanto que o projeto do cur-so só pode ser apresentado ao CEE com a minha assinatura. E também teve meu apoio como presidente da Amnap”.

Ivo destacou que a atual ad-ministração tem atuado constan-temente, mesmo que apenas nos bastidores, sem aparecer, para transformar o curso uma reali-dade. “As pessoas não podem es-quecer que a FAI é uma autarquia municipal, que o município tem de dar suporte e que sem o apoio e consentimento da prefeitura não haveria a menor hipótese do cur-so de Medicina em Adamantina”, afirma Ivo Santos, que completa: “Esperava que o Márcio [Cardim] fosse divulgar isso, o meu apoio. Mas tudo bem. O essencial é que Adamantina seja beneficiada com este importante curso. Será uma conquista fundamental para Adamantina e região”.

Festa do Peão – Outro ponto muito delicado, a Festa do Peão foi alvo de apontamentos do

Tribunal de Contas no ano de 2012, o que resultou na adoção de uma nova postura da adminis-tração municipal para corrigir falhas cometidas ao longo das últimas gestões. “Quando disse-mos que foram adotados em 2013 os mesmos procedimentos antes realizados, a atual administração não faz 'mea culpa' como tentam transparecer, mas sim confirma um fato e reconhece as mesmas falhas apontadas pelo Tribunal de Contas no ano anterior. Não estamos mudando o discurso, mas as pessoas tem o direito de entender as situações como lhes convém e sabemos que muitas têm dificuldades de compreen-são”.

“Agora, com a licitação, tere-mos uma definição mais justa e seguindo as determinações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, afirma Ivo. “Espero que as empresas que gostam de Adamantina façam parte desta licitação e promovam o evento com o brilho que a nossa cidade merece”.

Equipe – “Estou satisfeito como trabalho desempenhado neste primeiro ano de mandato e com a equipe. Ajustes podem ser

“Se for analisar as secre-tarias de outras cidades, do Estado e até mesmo os ministérios teremos profis-sionais que agradam uns e profissionais que agradam outros. Falar que um é bom e outro não é muito subjetivo, principalmente para quem não faz parte da administração e teve seu grupo derrotado nas urnas”

“As pessoas não podem esquecer que a FAI é uma autarquia municipal, que o município tem de dar suporte e que sem o apoio e consentimen-to da prefeitura não haveria a menor hipótese do curso de Medicina em Adamantina”, afir-ma Ivo Santos, que completa: “Esperava que o Márcio [Cardim] fosse divulgar isso, o meu apoio. Mas tudo bem. O essencial é que Ada-mantina seja beneficiada com este importante curso. Será uma conquista fundamental para Adamantina e região”

feitos ao longo do tempo, é natu-ral. Mas no momento não penso nisso”, revela Ivo. “Somos uma equipe. Estamos unidos e somos um único governo”.

O prefeito destaca que as ava-liações sobre o desempenho da equipe são feitas exclusivamente por ele e eventuais alterações só ocorrerão por sua decisão. “Se

for analisar as secretarias de outras cidades, do Estado e até mesmo os ministérios teremos profissionais que agradam uns e profissionais que agradam ou-tros. Falar que um é bom e outro não é muito subjetivo, principal-mente para quem não faz parte da administração e teve seu grupo derrotado nas urnas”.

Apesar das dificuldades, Ivo Santos avalia seu primeiro ano de administração com

positivo

Page 12: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

12 IMPACTOinforme sexta-feira, 21 de março de 2014

Page 13: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

caderno 2IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 21 de março de 2014 • www.ginoticias.com.br

“ Os economistas revelam que 90% das empresas não têm controle, não sabem

mensurar quanto de estoque tem, quanto precisa vender para pagar suas contas”

Jovens empreendedores buscam espaço no mercado de trabalho

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O Brasil é um país que não para de crescer, ainda mais em ano de Copa do Mundo. A cada dia novas pessoas querem abrir seu próprio negócio, se tornar independentes e, como di-zem, ser ‘patrões’. Entretan-to, por falta de planejamento, conhecimento e consultoria, muitas fecham.

Com o objetivo de ajudar micro e pequenas empresas e colocar em prática o que aprenderam na faculdade, quatro jovens empreende-dores resolveram criar uma empresa de consultoria e discutir o mercado regional. Para os jovens, é preciso planejar, colocar tudo na ponta do lápis, estudar o

mercado em que vai atuar, o segmento e o público que pretende lidar.

De acordo com Everton Piardi, o mais novo do gru-po com 25 anos, as reuniões começaram no fundo de sua residência até que a empresa de consultoria Consulta-re surgisse. “Discutíamos sobre os pontos favoráveis da cidade, o que poderia ser feito para as empresas se destacarem no mercado de trabalho e os principais erros cometidos por aque-las que não se firmaram no mercado”.

A disposição do jovem brasileiro para criar um negócio próprio foi um dos aspectos registrados na pes-quisa Global Entrepreneur-ship Monitor, a GEM 2010, realizada pelo IBQP (Institu-

to Brasileiro da Qualidade e Produtividade) em parceria com o Sebrae. O estudo mostrou que em 2010, os empreendedores que mais iniciaram novos negócios – após a faixa etária de 25 a 34 anos - foram aqueles com idade entre 18 a 24 anos.

A empresa de consul-toria é formada por qua-tro empreendedores, todos formados em economia e finalizando pós-graduação. Anderson Pereira está prestes a terminar pós em Consultoria, Assessoria e Elaboração de Projetos; Cássio Benvindo faz pós em Finanças Corporativas; Everton Piardi conclui pós ainda esse mês em Gestão Estratégica e Marketing; e Vagner também fez em Consultoria, Assessoria e

Elaboração de Projetos. E não é por serem jovens

que não têm suas responsa-bilidades, visões e objetivos. Os novatos são especialistas na área financeira. “Presta-mos consultoria em diver-sos setores de uma empresa, como fluxo de caixa, contas a pagar, estoque, relaciona-mento com cliente e tam-bém na área de marketing, orientando como a empresa deve se portar perante aos concorrentes, quais meios de comunicação ela usa para se tornar pública, pu-blicidade ou propaganda. Elaboramos também pro-jetos financeiros, focado por exemplo, em empreen-dedores que querem abrir uma empresa, e para isso fazemos toda projeção e cálculos”, explica.

Os economistas revelam que 90% das empresas não têm esse controle, não sa-bem mensurar quanto de estoque tem, quanto precisa vender para pagar suas con-tas, a qual ponto a empresa começa a ter lucros e pre-juízo, ou então misturam as contas da empresa com contas particulares. “Há ‘x’ questões para serem ana-lisadas e acreditamos que muitos empresários não sabem qual a real situação de sua empresa”, revela.

Usando ideologias de grandes mestres, os jovens acreditam que podem aju-dar os empresários a se tor-narem o que eles quiseram. “E nada como colocar isso em prática logo quando se terminar uma graduação ou uma pós-graduação, pois você pode colocar tudo o que aprendeu dentro da sala de aula na prática. É incrível o número de ferramentas que você pode utilizar den-tro de sua empresa e vê-la evoluindo”.

Everton, Vagner e Anderson falam dos cuidados necessários para ter sucesso no mercado de trabalho

Page 14: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

14 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 21 de março de 2014

A Arezzo de Adamantina apre-sentou a nova coleção ‘Inverno 2014’ em coquetel na última se-mana. Placas metálicas, bico fino, cinza e alta frequência no couro são as apostas da marca para a estação

Para o inverno, a Arezzo mer-gulhou nas principais tendências e dividiu entre linhas-chave suas

WALDYRA RODRIGUES Especial para o IMPACTO

Comemorar o aniversário com vantagens para os clientes é uma prática comum da Alvorada Cons-trução e Acabamento, instalada em Adamantina desde 1977. Porém, desta vez a campanha é especial – um Show de Aniversário!

“Tudo foi bem pensado e pre-parado para oferecer atendimento, produtos, preços e prazos diferen-ciados”, relata a psicóloga Janaina Bettio Cabrera, que desde 2010 vem participando da administração da loja, junto com o pai Nilton Geraldo Bettio. “A nossa história é típica de cidade de pequeno porte - de pai pra filho! Começou com meu avô, nos úl-timos anos meu pai e minha tia vêm administrando, e agora estamos eu e meu irmão Lucas entrando no ne-gócio. Queremos fazer muitos anos de loja aqui na nossa cidade. Somos felizes com o que fazemos e com o nosso público”, comenta Janaina.

Antes de iniciar a campanha de aniversário (março), toda a equipe participou de um treinamento es-pecífico sobre o evento e também

Arezzo apresenta coleção Inverno 2014 em coquetel

apostas. Entre os destaques estão construções masculinas como lace up oxfords, mocassins de salto e solado tratorado, placas metálicas, além da alta freqüência no couro, uma tecnologia que cria texturas únicas no material. O bico fino é onipresente e as plataformas con-tinuam em alta dentro da coleção.

A London Fever traz o veludo e

de motivação, com o consultor Marcos Biondi, gestor do Grupo ConstruSete, uma associação for-mada atualmente por 16 lojistas do ramo de material de construção. Inclusive, Nilton Bettio, que é dire-tor Tesoureiro do Grupo, é um dos fundadores do ConstruSete, cujas lojas associadas estão instaladas em 17 municípios do Estado de São Paulo e dois do Mato Grosso do Sul.

A Alvorada é uma loja em cons-tante evolução e sempre focada no que o mercado tem de mais moder-no. Os investimentos na reforma do prédio, na melhoria das instalações, na forma de apresentar os produtos e no aprimoramento da equipe já são uma rotina. “Além de come-

o xadrez Pied Poule em sapatilhas de bico fino, correntes e salto taça em shapes que remetem aos ele-gantes mocassins, no melhor estilo retrô. Já a Safari Urbano, explora os prints de leopardo e zebra no couro, verniz e principalmente nos saltos.

O cinza é o código da vez. A cor surge sozinha ou aliada ao azul e vermelho burgundy. Também há espaço para o couro rústico com sombreado em diversos modelos.

Entre as peças mais esperadas estão as botas, um dos best-sellers da marca, com opções variadas. As peças desejo são as cut boots e as moto bykers – com sola tratorada e fivelas. Os modelos com franjas e os coturnos continuam em versões variadas.

Já nas bolsas, os modelos da vez são as pequenas e estrutura-das, as Hobo Bags. Nas bijux os maxi colares e brincos em cristais azuis e com transparência surgem poderosos para fechar os looks sofisticados da estação.

A Arezzo de Adamantina está localizada na avenida Rio Branco, 546. Mais informações pelo telefo-ne (18) 3522-5600.

morar o aniversário de 37 anos, estamos aproveitando a data para dar maior visibilidade à loja, por meio de campanhas publicitárias, porque queremos que novos clien-tes conheçam a nossa loja, que hoje é uma das mais completas e com um mix de produtos para todos os gostos”, observa Janaina, acrescen-tando que a Alvorada trabalha com grandes marcas, todas consagradas no mercado.

Vale a pena visitar a loja! Faça disso um passeio e, mesmo que não esteja reformando ou construindo, conheça as ofertas e as inúmeras possibilidades existentes hoje no mercado, e todas disponíveis na Alvorada.

Drop The Bomb Bar do Tala - Adamantina

22 de Março

Grito Rock Bar do Tala - Adamantina

29 de Março

Israel e Rodolfo Bar do Diogo29 de Março

Mega Country Festival LoubetClube das Bandeiras - Osvaldo Cruz

19 de Abril

Cultura participa do ‘Encontro de Dirigentes de SP’

Loja comemora 37 anos de sucesso inovando

Capacitação

Alvorada

Vilma Sgobbi e equipe em dia de lançamento da nova coleção

A secretária de Cultura e Turis-mo de Adamantina Natália Bachi Borro e o diretor de Cultura Luis Graboski participaram na capital paulista, na segunda-feira (10), do XVII Encontro dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de SP, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

O evento, que aconteceu na Sala São Paulo, contou com a par-ticipação de centenas de gestores públicos culturais dos municípios paulistas, e apresentou as oportu-nidades de parcerias com o Estado para o desenvolvimento de progra-mas e projetos conjuntos nos muni-cípios, além de promover a troca de experiências entre as cidades.

Durante o encontro o secretá-rio de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, anunciou para 2014 investimentos na modernização de bibliotecas públicas municipais e a implantação da Agenda Cidadã – projetos estes que pretendem tornar as bibliotecas locais de refe-rência para a comunidade. Os cha-mamentos serão feitos por meio de edital e liberados para bibliotecas que façam parte do Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas).

O governador Geraldo Alckmin também participou do encontro e destacou a importância da Cultura

na formação do cidadão e no desen-volvimento da sociedade.

Atualmente Adamantina conta com diversas parcerias entre mu-nicípio e Secretaria de Cultura. Dentre elas estão o Projeto Guri (com mais de 200 vagas para ensino gratuito de música), Circuito Cul-tural Paulista (que oferece progra-mação de apresentações gratuitas mensais de teatro, música ou dan-ça, onde o município entra apenas com a infraestrutura necessária e o cachê é custeado pelo governo), e o Mapa Cultural Paulista.

Assessoria de Imprensa

Natália Bachi e Luis Graboski

Page 15: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

15IMPACTO

Na quarta-feira (12), re-presentantes do Sesc (Ser-viço Social do Comércio) es-tiveram em Adamantina se reunindo com o presidente do Sincomercio (Sindica-to do Comércio Varejista de Adamantina e Região) Sérgio Vanderlei da Silva e a secretária municipal de Cultura Natália Bachi, para acertarem detalhes da passagem do Circuito Sesc de Artes por Adamantina.

Pelo 5º ano consecutivo o Sincomercio em parceria com o Sesc Thermas realiza o evento na cidade, motivo de Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores.

O circuito estará em Adamantina em 27 de abril, domingo, a partir das 16h, na praça Élio Micheloni e diferente do que havia sido divulgado não terá a apresentação da cantora Mart’nália, por motivos de agenda e sim show com a banda Sandália de Prata, que mistura samba-rock em ritmos diversos que vai

Representantes do Sincomercio, Sesc e Cultura, durante reunião

Gráfica Atual esta sob o comando de Roberto Carlos Massarelli e Valdir de Azevedo

Sincomercio e Secretaria de Cultura definem detalhes para Circuito Sesc de Artes 2014

da gafieira ao jazz, pegadas de soul musics e até blues.

Outras atrações também passarão pela praça, como a intervenção de literatura com Poema de Uma Linha Só, com autorias de Manoel de Barros. A Trupe Lona Preta participa do circui-to com a apresentação do Concerto da Lona Preta. Direto de São Paulo, a Cia Rodamoinho apresenta Um Fusca em Conse(c)erto, e para os admiradores do ci-nema, este ano terá a ação intitulada CineOlho.

As atividades são para todas as idades e com aces-so gratuito. O circuito es-tará também pelas cidades de Lucélia, Osvaldo Cruz e Tupã.

Em 2013 a passagem do Circuito Sesc de Artes por Adamantina teve recorde de público no Estado, o que motivou o Sincomercio/Sesc realizar novamente este ano. “Trazer um evento de alto nível como este para Adamantina é gratificante,

sexta-feira, 21 de março de 2014 caderno2

Atual: qualidade em impressos gráficos para Adamantina e região

Profissionalismo

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Em Adamantina, a Grá-fica Atual se destaca pela qualidade dos serviços ofe-recidos. Trabalhando com diversos tipos de impres-são, como cartazes, folders, panfletos, talões, notas, jornais, revistas, convites, catálogos e outros produ-tos, a Gráfica Atual tem 16 anos de mercado.

Sob o comando de Val-

dir de Azevedo e Roberto Carlos Massarelli, a empre-sa conta com 10 funcioná-rios para melhor atender os clientes na criação de logomarca e artes para qualquer tipo de impres-sos.

E os equipamentos da gráfica são os mais mo-dernos na área. De acor-do com Valdir, entre os destaques estão o equipa-mento para gravação das matrizes (CTP), o mais

pois sabemos que como nos anos anteriores será bem visto e aproveitado pela po-pulação adamantinense”, ressalta Sérgio Vanderlei, presidente do Sincomercio.

Circuito Sesc de Ar-tes – Em junho de 2013, O Circuito Sesc de Artes percorreu 102 cidades do interior, litoral e gran-de São Paulo, contando com a participação de 347 artistas. Reunidas em 12 roteiros diferentes com uma intensa programação artística composta por atividades de circo, dança, música, teatro, cinema e vídeo.

Artistas de diversas partes do país e da América Latina estiveram em espa-ços públicos, apropriando--se de suas ruas, praças, parques e teatros, com o intuito de promover uma suspensão no cotidiano das cidades, criar um diálogo com o cidadão e provocar os seus sentidos.

Assessoria Sincomercio

novo sistema de gravação no mercado gráfico. “Com isso ganhamos tempo, pois não dependemos de tercei-ros, melhorando assim a qualidade na impressão e rapidez na entrega”.

Gráfica Atual está loca-lizada na avenida Capitão José Antônio de Oliveira, 535. Para mais informa-ções (18) 3521-1657, 99682-8972, email: [email protected] ou ainda no site www.graficaatual.com.

Page 16: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

16 IMPACTO

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Cada vez mais pessoas procuram estar perto do verde. Seja por meio de plantas, flores, jardins horizontais ou em locais mais abertos, onde é

Espaço Verde Paisagismo oferece diversas opções de plantas e flores

Calçada do Lorena: ótima opção de passeio para Páscoa

Etec de Adamantina lança programa Escola Segura

Turismo

Educação

JARBAS FAVORETTO Especial para o IMPACTO

Calçada do Lorena - Localizada na subida da Serra do Mar, entre Cubatão e São Bernardo do Campo, está a Calçada do Lorena, um dos chamados Caminhos do Mar de São Paulo.

Ela foi aberta em 1790 em fun-ção das precárias condições do então Caminho do Padre José de Anchieta, o qual inviabilizavam o transporte do açúcar e demais gêne-ros desde o planalto de Piratininga, pela Serra do Mar, até ao porto de Santos, no litoral.

Desse modo, naquela época iniciou-se uma nova via, toda calça-da de pedras, por determinação do governador da então Capitania de São Paulo, Bernardo José Maria de Lorena. As obras ficaram a cargo da Real Academia Militar de Lisboa.

Desafio vencido - Terminada em 1792, A Calçada do Lorena estendia--se por 50 km e ainda reduzia 20% o percurso anterior. É considerada uma das maiores obras da engenha-ria na colônia, à época.

Tiveram de transpor os mais de 700 metros de desnível repre-sentados pela serra do Mar, numa região de mata densa e altos índices pluviométricos, foi um desafio que, para ser vencido, exigiu dos seus construtores a adoção de técnicas ainda inéditas na Capitania de São Paulo.

Tudo com pedras - Tudo na Cal-çada do Lorena foi feito com pedras. Na pavimentação, nos muros de arrimo, nas proteções junto aos des-penhadeiros e nos canais pluviais da Calçada. Nas curvas do trecho de serra, caixas de dissipação des-viavam para fora da via as águas conduzidas pelos canais pluviais.

Menos íngreme, foi a primeira via a possibilitar o trânsito de tro-pas de muares, consumindo apenas dois dias na subida.

Uma das mais importantes via-gens realizadas por essa via ocorreu em 1822, eis que por ela o Príncipe--Regente D. Pedro subiu a serra em direção a São Paulo, vindo a pro-clamar a Independência do Brasil.

Você pode visitar - Os remanes-centes da calçada encontram-se

caderno2 sexta-feira, 21 de março de 2014

A Etec Prof. Eudécio Luiz Vicen-te lançou oficialmente o programa Escola Segura nesta quarta-feira (12). A ação articulada entre a escola, o Comseg (Conselho Comu-nitário de Segurança) e o Corpo de Bombeiros, onde foram realizados procedimentos para simulação de evacuação do prédio, participando alunos, funcionários, professores, gestores e autoridades presentes.

O objetivo do programa visa a implantação da cultura preventiva de segurança e a difusão de conhe-cimentos técnicos a serem execu-tados em momentos de sinistro. A ideia é irradiar o programa a outras escolas da cidade, procurando levar conhecimentos básicos por meio da articulação entre gestores escolares, professores, alunos e instituições públicas relacionadas à segurança pública.

O projeto inicia-se com o Projeto de Lei do aluno Daniel Augusto da Silva Fabri, classificado no Parlamento Jovem Estadual de 2013, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Pau-lo. Inspirado na tragédia da Boate Kiss, de Santa Maria/RS, Daniel, sob orientação dos professores Es-meraldo Pereira e Izabel Castanha Gil, propõe a participação de jovens nos Comsegs, visando seu envolvi-mento nas ações de segurança em locais de entretenimento e lazer.

Seu projeto está sendo posto em prática em Adamantina, com apoio do Comseg local. Agindo em grupo, o deputado jovem e seus amigos criaram uma forma interativa de participação com outros jovens e demais interessados.

Segundo Marcelo Alvarenga, policial do Corpo de Bombeiros, que coordenou as ações práticas do evento, a Etec Eudécio começa a implantar um projeto pioneiro em escolas públicas do Estado de São Paulo. O lançamento do Programa

José Eduardo Miguel Malheiros fala das muitas opções de plantas para jardins

Bombeiros orientam alunos sobre cuidados na escola

Calçada do Lorena, localizada na subida da Serra do Mar, entre

Cubatão e São Bernardo do Campo

Escola Segura consiste no primeiro passo de um projeto maior e envol-vente. Internamente, estão mobili-zadas a Cipae (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Escolares), coordenada pelo professor Hilton Roberto Dalago Borges, e o Projeto Inova Paula Souza, coordenado pela professora Izabel Castanha Gil. Um dos focos do Inova é a implan-tação da cultura inovativa entre os membros da comunidade escolar. A Cipae foi implantada em 2010, pela diretora Regina Bértolo Zupirolli, quando atuava como coordenadora pedagógica da Etec.

A importância da iniciativa ficou evidente com a receptividade de autoridades presentes ao evento como João Carlos Talarico, promo-tor da Infância e Juventude; sargen-to Evandro Baldo, responsável pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Adamantina; Antonio Tiveron, secretário municipal de Obras e representante do prefeito muni-cipal; prof. Hélio José dos Santos, supervisor de ensino e presidente da Câmara Municipal, Camila Rodrigues da Silva, representante da dirigente regional de ensino; Soldado Rodrigo Batista, da Polí-cia Militar de Adamantina; Cleber Augusto, delegado seccional de polícia; Moacir Baraldi, presidente do Comseg local; Cláudia Santos, secretária regional da Amnap (As-sociação dos Municípios da Nova Alta Paulista); professora Daniela Andreotti, representando a Etec Eng. Herval Bellusci, e professora Marineide Nonato, diretora da EE Fleurides Menechino.

O trabalho terá continuidade com a formação de uma equipe multidisciplinar e interinstitucio-nal, cuja função será estruturar as ações futuras. Iniciou-se um longo percurso, de um universo fascinan-te e desafiador.

Gi Notícias

possível encontrar e desfrutar dos benefícios das árvores frutíferas.

No Brasil, existem campanhas permanentes pelo plantio de árvores nas cidades. Qualquer cidadão pode plantar uma árvore em espaços ur-banos, mas para isso é preciso tomar

alguns cuidados, como escolher a es-pécie e o local adequados e observar as leis municipais de meio ambiente.

De acordo com José Eduardo Miguel Malheiros, do Espaço Verde Paisagismo, a empresa oferece di-versas opções de mudas de plantas, árvores frutíferas e ornamentais, que se ‘encaixam’ perfeitamente em qualquer ambiente.

“Na área urbana temos espécies específicas, que não estragam e racham as calçadas, por isso é im-portante procurar um profissional antes de optar por qualquer tipo de árvore”.

Entre as mudas frutíferas, Edu-ardo destaca que as mais procuradas são de jabuticaba, acerola, pitanga, lichia e manga.

Entre as espécies ornamentais, as mais utilizadas são Pata de Elefante, Buxinho e Dracena Arbórea. As pal-meiras Carpentária, Rabo de Raposa e Triangular são as queridinhas de todos.

O Espaço Verde Paisagismo ofe-rece opções para todos os ambientes e também manutenção de jardins. Mais informações no (18) 99761-0291 ou na Rua Santos Dumont, s/nº.

preservados e abertos à visitação turística no trecho que se estende do seu início, no planalto, até ao seu terceiro encontro com a Rodovia Caminho do Mar.

Porém, não adianta você ir até lá sem antes agendar a visita. O atendimento é feito pela Fundação do Patrimônio Histórico da Ener-gia e Saneamento (13) 3372-3307 no horário comercial.

A vantagem é que lá é a região de São Bernardo do Campo e você pode aproveitar para usufruiu o Roteiro Gastronômico, frango com polenta e outras delícias que tais.

Page 17: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

17 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 07 Clube da Mafalda - Tirinha 696 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.brPalavra Cruzada #04

1. Filtram o sangue, em inglês. (7)2. Mover remos para que o barco se movimente. (5)3. Saudação. (plural) (3)4. Preferir, escolher. (6)5. Tornar a entrar. (8)

1. Lugar onde as pessoas cantam músicas. (7)5. Estrada, caminho, em inglês. (5)8. Jogo de tabuleiro. (5)9. Passageiro, fugaz. (fem.) (7)10. Ouvido, em inglês. (3)11. Galheta do azeite. (9)12. Medo repentino. (6)14. Turma, pessoal. (6)17. Software que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de permitir a execução de outros softwares sobre ele. (8)18. Pronome possessivo. (3)19. Península ___, constituída por Portugal e Espanha. (7)20. Intelecto, pensamento. (5)21. Paredes laterais de uma casa, situadas na divisa do terreno. (5)22. Usado para criar peixes. (7)

Verticais

Horizontais

6. Vontade de comer. (7)7. Campo de cereais. (5)11. Relativo à alopatia. (9)13. Estudante, em inglês. (7)15. Ladrilhos usados para revestir paredes. (7)

16. "Esta é uma famosa ___ de Beethoven." (6)17. País que fica no norte da África. (5)18. Curar. (5)20. Antônimo de "bom". (3)

Page 18: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

Angela Fagundes, da Intuição, e Zico

18 social sexta-feira, 21 de março de 2014 comércio

A proprietária

da academia Companhia

do Corpo Sandra Rozin

com a nova coleção de

sungas e maiôs da

Metodologia Gustavo

Borges

Juliana Marques e Ana Lúcia Pazin, em

dia de lançamento

da nova coleção da

Arezzo

Equipe da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) - Nany Carrara, Cássia Morini, Camila Balista, Ester Cubas de Paula, Cleusinha

Batista, Érica Grespi, Neusa Salvadeo e Nilce Marin

Ketilly, novamente no comando da Blue Jeans, com a funcionária Silene

Léia Gomes e Maria Emília Furquim, conferindo a nova coleção da Arezzo

Page 19: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

saúdeIMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 21 de março de 2014 • www.ginoticias.com.br

Pilates Aéreo Conheça essa nova modalidade

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Uma união vinda das técnicas do Pilates clássico e do yoga. É assim que pode ser definido o Pilates Aéreo, praticado em um treinamen-to suspenso com acrobacias, usando o próprio peso como resistência nos exercícios e o constante equilíbrio cor-poral.

A fisioterapeuta e instru-tora de Pilates da academia Espaço Vip, Maria Clara Mi-nutti, explica os benefícios oferecidos pelo Pilates Aéreo “A prática desta modalidade aumenta a resistência corpo-ral, melhora o equilíbrio, a capacidade de concentração, alívio e prevenção de dores, descompressão da coluna vertebral e outras articula-ções, além de combater o estresse, melhora a circula-ção sanguínea, e garantindo ganho de força e flexibilida-

ConcentraçãoOs exercícios são executados com a concentração focada em sustentar o trabalho pelo Power House.Centralizamos a mente com o corpo em ação

FluidezO trabalho corporal copleto é uma sucessão fluida de exercícios executados com uma dinâmica vigorosa e com o mínimo de energia

ControleQuando o trabalho é feito desde o centro e com toda a con-centraçã, é possível ter o controle de todos os movimentos executados. Joseph Pilates denominava seu método como 'a arte da contrologia'

RespiraçãoDeve ser fluente, natural e ritmica. Pilates defendia que traba-lhar a expiração completa é o ponto chave para uma correta inspiração

Fonte: Sublime Studio Pilates

PrecisãoTodos os exercícios têm em comum uma estrutura clara, uma forma precisa e uma dinâmica ideal.Trabalham com qualidade ao invés de quantidade

CentralizaçãoTodo trabalho começado é sustentado pelo centro, Joseph Pilates chamou esse centro de Power House, o que pode ser traduzido por "Centro de Força"

de”, explica a fisioterapeuta. Segundo Maria Clara, a

prática do Pilates Aéreo pode ser feita desde criança até ido-sos, “mas sempre respeitando os limites do corpo”, afirma.

Não existe contra indica-ção em relação a idade, entre-tanto a fisioterapeuta alerta que “as posturas invertidas devem ser evitadas em pesso-as com problemas cardíacos, pressão arterial alta , pressão arterial a baixa, gravidas com descolamento de retina, problemas graves de audição e próteses de quadril”.

Apesar de parecer irre-sistível se pendurar no teci-do logo na primeira aula, a adaptação acontece progres-sivamente, seja no Pilates Aéreo ou no original, todas as aulas são iniciadas ainda com movimento de soltura e alongamento. Maria Clara orienta sobre a avaliação feita antes de iniciar as aulas. “Antes de começar a praticar

o Pilates ou qualquer outra atividade é necessário, fazer uma avaliação inicial para identificar problemas no ombro, joelhos e coluna, assim ele será indicado para uma modalidade adequada”, finaliza.

O método Pilates Aéreo é um novo componente usado no Studio Pilates da acade-mia Espaco Vip, em Ada-mantina, juntamente com a plataforma vibratoria, trx e bosu.

Page 20: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

20 IMPACTOsaúde sexta-feira, 21 de março de 2014

Azia e náuseas após a alimentação podem ser sintomas de refluxo gastroesofágico

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Azia e náuseas após a ali-mentação, sensação de que o alimento não foi digerido corretamente, dor ou difi-culdade ao engolir. Muitas pessoas se identificam com os sintomas, mas não sabem que podem sofrer de uma doença chamada refluxo gastroesofágico ou DRGE.

Porém, se estes sintomas forem em pequenas quanti-dades, considera-se normal, mas segundo a especialista

em doenças do estômago e intestino Lidiana Mauro Dosso, o refluxo pode torna--se uma doença que provoca síndromes ou lesão da mu-cosa esofágica.

Lidiana explica que o principal sintoma do reflu-xo é a azia que provoca a sensação ardor no estômago e com isso, o aumento da salivação. “Este é um dos sinais que todos podem ter diariamente, mas não se importam”.

A principal causa da doença do refluxo gastroe-

sofágico é a incompetência do esfíncter inferior do esô-fago, sendo assim incapaz de conter a alimentação no estômago, provocando a regurgitação. “O famoso descanso após o almoço pode ser o grande vilão do refluxo. O alimento não é digerido corretamente, causando fortes dores no estomago e ânsia”, explica Lidiana. Outras causas são a hérnia de hiato que é o enfraquecimento do diafragma, a alimentação gordurosa e o tabagismo.

Segundo a especialista, o diagnostico da doença do refluxo é clinico. “Com uma boa análise clínica, atentando-se para os sinto-mas típicos e atípicos, e os exames complementares que podem ser realizados como a endoscopia digesti-va alta, mamonetria esofá-gica e phmetria de 24h (gold standart)”.

O tratamento deve ser realizado com antiácidos,

inibidores de receptores H2, procinéticos e inibido-res de bomba de protons, porém, mudanças no estilo de vida podem evitar o uso da medicação no caso de refluxos leves como parar de fumar; se houver sobre-peso ou obesidade, ema-grecer; reduzir o consumo de álcool (especialmente vinho tinto à noite); evitar

Especialista em doenças do estômago e intestino Lidiana Mauro Dosso fala dos cuidados para se evitar refluxo

refeições copiosas, e só ir para a cama 2h ou 3h depois da alimentação; não deitar depois das refeições; nos casos em que os refluxos acontecem à noite, elevar a cabeceira da cama; não usar roupas nem cintos apertados e a reeducação alimentar como evitar fru-tas cítricas, tomates, cebo-las, bebidas gasosas ou com

cafeína, comidas apimenta-das, gordurosas ou fritas, chocolate, café e chá.

“Muitos podem não se importar em sentir os in-cômodos no estômago, mas se não forem tratado podem se tornar um caso grave, com o tratamento apenas cirúrgico, por isso é preciso atenção para cada caso”, finaliza a especialista.

Page 21: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

21IMPACTO sexta-feira, 21 de março de 2014 saúde

CrossFit: saiba como a sequência de exercícios podem beneficiar os músculos do corpo

Dentre os benefícios do CrossFit, destacam-se:Fonte: BSBCrosFitt

- Aumento da força- Redução de medidas e percentual de gordura- Melhora na flexibilidade- Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória- Aumento de explosão e velocidade- Aumento de resistência

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Foi-se o tempo em que ir à academia era sinônimo de praticar apenas uma modalidade de exercícios para cada músculo, ou seja, dias específicos para treinar força e outros para praticar resistência.

Muitos preparadores acreditavam que treinan-do separadamente (força e resistência) os resultados seriam melhores, mas estu-dos sobre preparação física mostram que os treinos mais eficazes hoje em dia

misturam várias situações que beneficiam todos os músculos do corpo.

Desta forma surgiu uma modalidade de exercício denominada CrossFit, que treina a força e condiciona-mento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e de diversas variedades.

Em Adamantina este treinamento é desenvolvido na academia Companhia do Corpo, pela educadora física Sandra Rozin, que explica como a modalidade é desenvolvida. “O principal equipamento para a prática

do exercício é o nosso corpo, tudo depende dos movimen-tos feitos juntamente com as técnicas e equipamentos como barras, kettlebells, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, entre ou-tros”, explica.

Por meio de treinamen-tos baseados em movimen-tos naturais do corpo, o CrossFit garante um treino completo, trabalhando todos os músculos.

Por meio da consequên-cia de atividades pesadas e exaustivas como saltos e flexões de braço, com in-tervalos curtos que elevam

a fadiga e fazem com que o corpo entenda que houve um grande gasto de ener-gia, usando a gordura como fonte de energia, poupando o estoque de glicose.

Sandra explica que o trei-no é de aproximadamente 20 minutos. “Este tempo, deve ser respeitado para que haja o aumento e a liberação da testosterona que são hormô-nios que geram o aumento da massa muscular e quei-ma de gordura”.

muscular- Melhora no equilíbrio- Redução de stress- Definição de tônus muscular- Treinamento altamente eficiente aonde em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis- Treinamento que fortalece

o corpo por inteiro- Excelente treino preparatório para atletas- Espírito de equipe- Aumento da autoconfiança- Melhora no desempenho em corridas de longa e curta distancia- Prevenção de lesões,

quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados- Aumento de energiaPode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados

“ O principal equipamento para a prática do exercício é o nosso corpo”

Page 22: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 21 de março de 2014

83% dos homens com câncer de cabeça e pescoço são ou foram fumantesLevantamento é do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Levantamento reali-zado pelo Instituto do Cân-cer do Estado de São Paulo, ligado à Secretaria de Esta-do da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, na zona oeste da capital paulista, mostra que 75% (7 em cada 10) dos casos de câncer de cabeça e pescoço atingem o público masculino. Desses pacientes, 83% são ou foram fumantes.

Dentre as diversas ne-oplasias que podem ser desenvolvidas devido ao consumo de cigarros e pro-dutos fumígenos estão as que se manifestam na re-gião da cabeça e pescoço. Dos pacientes tratados nes-se setor, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e 40%, na faringe ou laringe. O estudo aponta ainda que as ocorrências são mais fre-quentes em homens acima de 50 anos.

Além do tabagismo, o etilismo (consumo excessi-vo de álcool) também está associado ao desenvolvi-

mento desse tipo de câncer. O álcool, assim como o tabaco, tem uma relação expressiva com a doença. Quase 60% dos nossos pa-cientes são etilistas¿, alerta o médico Marco Aurélio Kulcsar, chefe da Clínica da Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp.

Ainda segundo o espe-cialista, o Instituto do Cân-cer realizou no ano de 2013 cerca de 3.500 consultas no setor. O número mostra que, embora os tumores sejam passíveis de detecção precoce, por estarem em regiões visíveis, muitas vezes os sintomas passam despercebidos.

Sintomas x PrevençãoO câncer de cabeça e

pescoço compreende um grupo de neoplasias classi-ficadas por localização, em áreas diretamente envolvi-das com as funções de fala, deglutição, respiração, pa-ladar, olfato e outros.

Entre os sintomas ma-nifestados estão: manchas

brancas na boca, dor, lesão ulcerada ou com sangra-mento e cicatrização demo-rada, nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente e dificuldade para engolir.

Apesar do grande nú-mero de casos, o potencial de prevenção da doença é alto, devido a sua relação inerente com o tabagismo e etilismo. Medidas simples como não fumar e nem con-sumir bebidas alcoólicas em excesso, além de dar preferência a alimentos pobres em gordura e ricos em fibras, ajudam a evitar o desenvolvimento dos tu-mores.

Especialistas orientam também que as pessoas se habituem a examinar sua boca regularmente, já que, se detectadas na fase inicial, as neoplasias apre-sentam até 80% de chances de cura.

Secretária da Saúde do Estado de São Paulo

Page 23: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 21 de março de 2014 • www.ginoticias.com.br

cidadesIMPACTO

Fun

daç

ão S

ead

eA

rte:

Wel

ing

ton

Vai

ner

- In

fog

rafi

a O

Diá

rio

Frota de veículos dobra e problemas aumentam no trânsito da região

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Assim como no restante do país, as facilidades de cré-dito, e mais recentemente a redução de tributos, fizeram com que a frota de veículos dobrasse na última década no Oeste Paulista. Somente nos 13 municípios da micror-região de Adamantina, são 98,12% a mais de veículos circulando pelas ruas, que na maioria das vezes, possuem a mesma estrutura.

Os dados fazem parte de pesquisa divulgada pela Fun-dação Seade, com números do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e in-clui veículos leves (automó-veis, motocicletas e micro--ônibus), ônibus, caminhões, tratores e outros veículos motorizados.

O crescimento desenfre-ado de veículos traz trans-tornos e em consequência aumenta o número de aci-dentes. Somente em feverei-ro, o Corpo de Bombeiros de Adamantina – que atende seis municípios, registrou 28 acidentes de trânsito, vi-timando 35 pessoas.

A cidade com a maior

frota na região – com 1,47 veículos por habitante, Ada-mantina já enfrenta proble-mas devido ao crescimento sem planejamento de tráfego. Entre as principais reivin-dicações de motoristas e comerciantes estão à falta de vagas para veículos e motos, morosidade do trânsito e fal-ta de aproveitamento de can-teiros e espaços disponíveis.

Com 10.421 veículos, a Prefeitura de Lucélia im-plantará três semáforos nos principais cruzamentos do município, com intuito de melhorar o trânsito, que possui os mesmos proble-mas enfrentados pela cidade vizinha. Os novos equipa-mentos serão instalados no cruzamento das avenidas Internacional e Brasil – local que possui rotatória que será removida. O cruzamento da avenida Internacional com a rua Maria Cardamone Lenti-ni – acesso a diversos bairros e à Pracinha, também recebe-rá semáforo, além da esquina da avenida Brasil com ala-meda Demetrio Cavlak, que possui grande movimento diariamente por ser ligação com Adamantina.

Parapuã também estuda

a implantação de semáforos para reduzir o número de aci-dentes e melhorar o trânsito na área central. Segundo a prefeitura, os equipamentos deverão ser instalados na avenida principal da cidade – a São Paulo, confluência com a rua João Pessoa e com a avenida Pernambuco. Se-gundo o Detran, o município possui 4.936 veículos, sendo 2.818 automóveis.

Com objetivo de equalizar direitos a vagas de estacio-namento, onde a demanda é grande, é que existe a Zona Azul nas principais cidades da região. “Muitas pessoas reclamam da Zona Azul. É comum que pensem que se trata simplesmente de mais um imposto ou meio de ar-recadação da prefeitura e do órgão de trânsito do muni-cípio, mas ao analisarmos com mais cautela veremos que a Zona Azul proporciona vários benefícios a todos os proprietários de veículos e a sociedade como um todo”, comenta o tenente Ramão Agripino Camposan, da As-sociação Mirim - entidade responsável pelo sistema em Lucélia.

Com o aumento de veí-

culos, também cresce arre-cadação dos municípios, já que 50 % do valor arrecadado com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) são creditados pelos bancos arrecadadores em conta do Estado e 50% são creditados em conta do município de licenciamento do veículo.

FROTA DE VEÍCULOS NA MICRORREGIÃO

42.348

2003 2008 2014

58.44383.902

Page 24: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

24 IMPACTOinforme sexta-feira, 21 de março de 2014

Page 25: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

25IMPACTO

Prefeito busca mais de R$ 1 milhão para obras na avenida São Paulo

Os problemas na galeria da avenida São Paulo é uma reali-dade e o prefeito Samir Alberto Pernomian busca constante-mente recursos para resolver essa questão. Em recente visita a São Paulo, o chefe do Execu-tivo reiterou pedido de R$ 1,1 milhão para que sejam feitas as melhorias no local.

A solicitação foi feita junta-mente com deputado estadual Mauro Bragato, que agendou audiência do prefeito com Ru-bens Cury, subchefe da Casa Civil do Estado. “Essas reu-niões são importantes para viabilizarmos recursos junto ao governo estadual. E agrade-cemos ao deputado Bragato, que sempre se prontifica a atender Parapuã”, disse Samir.

Entre os pedidos feitos na Casa Civil, o prefeito destaca R$ 350 mil para término das obras no Clube da Piscina. Além disso,

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

O prefeito José Luis da Rocha Perez anunciou a entrega de 13 veículos para trabalhos em Sal-mourão, entre eles motoniveladora, caminhão pipa, caminhão para reciclagem, micro ônibus, veículo para conselho tutelar, veículos para saúde, pá carregadeira e tratores . Estes veículos são conquistas junto com aos governos estadual e federal, devendo ser entregues para Salmourão até junho deste ano. Se-gundo o prefeito, o valor estimado dos veículos é de R$ 2.150.000,00.

Parapuã

Deputado Bragato, subchefe da Casa Civil Rubens Cury e prefeito Samir

Gestor da Santa Casa de Osvaldo Cruz é demitido pelo prefeito Edmar Mazucato (PSDB)

sexta-feira, 21 de março de 2014 cidades

Leandro Augostinho Anselmo

Município é beneficiada com mais de R$ 2 milhões em veículos

Região

a prefeitura pretende fazer uma cancha de bocha sintética para realização de treinos e montar

Microônibus - Três microônibus foram conquistados pelo prefeito José Luis juntamente com o de-putado Mauro Bragato (PSDB), e serão entregues em Salmourão pelo governador Geraldo Alckmin em sua passagem pré-agendada pela região. Segundo o prefeito, os veí-culos serão usados para transporte escolar beneficiando os estudantes da zona rural. “A conquista destes veículos significa um avanço para a educação de Salmourão e garantirá um transporte adequado, de quali-dade, com segurança e conforto aos alunos”, ressalta o prefeito.

PAC-2 – Salmourão também foi

uma escolinha da modalidade no município.

Assessoria de Imprensa

beneficiada com motoniveladora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

As máquinas serão entregues na terça-feira (26), em Araçatuba, em evento com a provável pre-sença da Presidenta da República Dilma Rousseff. Para o prefeito as máquinas beneficiarão o trabalho da Prefeitura em Salmourão. “Es-sas máquinas são de fundamental importância para a infraestrutura e para auxiliar na manutenção do nosso município”, afirma José Luis.

GUILIANO PANVECHIOEspecial para o IMPACTO

A pressão foi muito grande e o administrador Rafael Lanzoni foi demitido nesta quinta-feira (20) pelo prefeito Edmar Mazucato (PSDB) do cargo de gestor da Santa Casa de Osvaldo Cruz. Uma semana conturbada e envolva a acusações por parte de alguns vereadores e a apresentação de um relatório de uma comissão de auditoria podem ter sido os pivôs para a derrocada de Lanzoni.

A notícia foi confirmada nesta tarde por telefone pelo próprio Ra-fael e também pelo prefeito Edmar Mazucato (PSDB). Mazucato con-firmou que deve assumir a direção administrativa da Santa Casa o ex--bancário, Émerson Renato Bussola, amigo pessoal do prefeito. Além de Bussola, a diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Ivete Alves Conca e os membros da comissão de auditoria.

Polêmica da semana - A última polêmica foi deflagrada nesta se-mana ocorreu após o empresário e membro da comissão de auditoria, Roberto Pazotto, ter ido à Câmara Municipal e usado a palavra para explicar o saldo de uma denominada auditoria que teria sido feita na ges-tão do hospital. O empresário usou o termo "irregularidades" várias vezes em sua fala, mas não apontou nomes, valores ou onde estariam as tais irregularidades.

Coincidentemente ou não na mesma sessão camarária o vereador Álvaro Bellini (PROS) conseguiu aprovação junto aos colegas de um requerimento em que pede expli-cações à administração da Santa Casa sobre cheques que teriam sido endossados pelo diretor adminis-trativo do hospital, Rafael Lanzoni

e o advogado, André Paulino dos Santos à empresa proprietária da Clínica Santa Rita (Empresa Furlan & Furlan Diagnósticos e Radiotera-pia Ltda.) (que funciona anexo ao hospital).

Um cheque é da Prefeitura de Sa-gres de R$10.000,00 ante uma dívida com a empresa Furlan no valor de R$ 3.000,00. Diz a Santa Casa que o troco de R$ 7.000,00 foi devolvido pela Furlan & Furlan e o dinheiro deu entrada no caixa do hospital.O outro cheque foi no valor de R$ 4.885,00 utilizado para pagamento de uma dívida de R$ 2.735,50, o que deter-minou um novo troco de R$2.149,50.

Antevendo os fatos, a adminis-tração da Santa Casa comunicou com os documentos da transação ao Ministério Público local a respeito.

Também vale aqui recordar que recentemente Lanzoni e Santos protocolaram pedido de cassação do mandato de Álvaro Cabeleireiro na Câmara e o caso foi arquivado.

Fontes ligadas à Câmara apon-tam ainda que o próximo passo na quebra de braços entre parte dos vereadores e a administração da Santa Casa será pedir a cabeça do diretor administrativo, Rafael Lanzoni. Por enquanto o assunto ficou apenas como uma especula-ção, mas teria sido confirmado pelo vice-presidente da Casa, o vereador Nelson Silva, a uma repórter de um jornal de Presidente Prudente.

Em sua nota à imprensa, a dire-ção da Santa Casa diz "estranhar" que tais fatos tenham sido trazidos à tona agora por representantes da Furlan & Furlan justamente na mes-ma época em que houve a instau-ração de uma investigação policial (inquérito) que averigua possíveis irregularidades na prestação de serviços da Clínica Santa Rita em face do hospital.

Mazucato demite Rafael Lanzoni da direção da Santa Casa

Osvaldo Cruz

Page 26: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

cidades sexta-feira, 21 de março de 2014

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Empossada nova diretoria do SEESPNa segunda - fe i ra (17) os

membros da nova diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) foram empossados em solenidade r e a l i z a d a n a A s s e m b l e i a Legislat iva do Estado de São Paulo. Foi reconduzido ao cargo de Presidente, já reeleito em abr il de 2013, o Eng. Mur ilo Celso de Campos Pinheiro, e, na mesma noite, foram iniciadas as comemorações dos 80 anos do Sindicato.

P i n h e i r o r e a f i r m a o s compromissos da gestão “Trabalho-Integração- Compromisso” em defesa intransigente dos direitos e interesses legítimos da categoria. “A grande motivação é continuar trabalhando em defesa da nossa categor ia , que tem ex trema importância para o bem-estar da população e o desenvolvimento nacional, como o respeito ao seu piso profissional previsto na Lei 4.950-A/66, seja no setor público ou nas empresas pr ivadas”, observa o Presidente do SEESP.

Sempre integrado ao conjunto

do movimento sindical, o SEESP também atua no sent ido de colaborar com as lutas coletivas e a unidade das entidades. Portanto, como ressalta o presidente, será mantida a posição, por exemplo, contra o projeto que pretende ampliar a terceirização no País e que, na prática, tira direitos históricos dos trabalhadores; pelo fim do fator previdenciário e pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, entre outras bandeiras fundamentais. Reafirma, ainda, que a parceria constante e pr iv ilegiada será co m a F e d e r a ç ã o N a c i o n a l dos Engenheiros (FNE) e com a C o n f e d e r a ç ã o N a c i o n a l d o s Tr ab a l ha d o res L ib e r a i s Universitários Regulamentados (C N T U) , e n t i d a d e s t a m b é m presididas por Pinheiro.

80 anos de ações em prol do engenheiro - 2014 é um ano ainda mais importante para a categoria, como realça Pinheiro, porque no dia 21 de setembro o SEESP comemora 80 anos de fundação. “Temos orgulho de falar

que é uma existência focada em ações que tiveram sempre como objetivo melhorar as condições de trabalho e vida dos engenheiros.” Em sua trajetória, o Sindicato tem promovido seminár ios e debates nas áreas de transporte e mobilidade urbana, habitação, energia, saneamento básico e meio ambiente, sempre engajados ao projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, lançado, em 2006, pela FNE. A continuidade do trabalho prossegue, ainda, com investimentos na estrutura de atendimento ao associado e seus familiares.

Entre as conquistas, o Sindicato se fortaleceu como representante da categoria nas negociações coletivas, que abrangem mais de 100 mil profissionais em todo o Estado. A ampliação da Bolsa de Empregos, o Plano de Saúde do Engenheiro e o SEESPPrev - o plano de previdência complementar da categoria. O Sindicato também tem em sua estrutura o Conselho Tecnológico que, entre outras atribuições, escolhe os agraciados

Diretor regional da CDHU vistoria área para construção de 100 casas populares

Salmourão

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Na segunda-feira (17), o diretor regional da CDHU (Companhia Desenvolvimento Habitacional Ur-bano), Mauro Villanova, esteve em Salmourão vistoriando área para construção de 100 casas populares conquistadas pela prefeitura junto ao Governo do Estado.

O novo conjunto habitacional será construído próximo ao Re-manso das Águas, facilitando a implantação de infraestrutura, como água e esgoto. Pela previsão do diretor, até o final do ano deverá ser feita licitação da obra, que será iniciada em 2015.

“Pela CDHU o terreno está apropriado para a construção das habitações, mas falta o aval de alguns órgãos que analisam a topografia do espaço para darmos início a licitação”, diz Villanova.

Segundo o prefeito José Luis Rocha Perez, a construção benefi-ciará a população de baixa renda. “Salmourão coloca como priori-dade saúde, educação e habitação,

que são direitos, necessidades, carências da população. Estamos trabalhando para garantir a essa população a conquista da casa própria”.

Todas as unidades contarão com as melhorias do padrão de construção da CDHU, como sis-tema de aquecimento solar, laje, azulejos na cozinha e no banheiro,

Técnicos da CDHU, prefeito José Luiz e vice Édis Gabau, durante vistoria de terreno em que serão construídas as 100 casas populares

revestimento de piso em todos os cômodos e pé direito ampliado para 2,6 m. Na parte externa, as moradias terão cobertura na área de serviço, abrigo para botijão de gás, muro divisório entre os lotes e tratamento paisagístico, entre outros itens. O prazo para quitar o financiamento do imóvel será de até 25 anos.

para o Prêmio Personalidade da Tecnologia, concedido todos os anos, por ocasião do Dia do Engenheiro, comemorado no dia 11 de dezembro.

Um dos pontos for tes de atuação do Sindicato é com a atualização na formação do engenheiro, “uma necessidade imperativa, que será estimulada e apoiada”, enfatiza o sindicalista. Um instrumento essencial para tal é o Inst ituto Super ior de Inovação e Tecnologia (ISITEC),

cuja entidade mantenedora é o próprio SEESP, já credenciado pelo Ministér io da Educação. “A nossa faculdade será uma excelente opção para cursos de extensão e pós-graduação.”

Outra conquista da gestão d iz respei to à es trutura de atendimento aos engenheiros. A sede em São Paulo foi modernizada e foram adquiridos imóveis em Bauru, Campinas, Lins, Presidente Prudente e São José dos Campos, que hoje têm espaços próprios.

26 IMPACTO

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE PRESIDENTE PRUDENTE

EDITAL CONTRIBUIÇÃO SINDICAL – EXERCÍCIO DE 2014

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Presidente Prudente, situado a rua Siqueira Campos, 1687, em Presidente Prudente, Estado de São Paulo, entidade de 1o. grau coordenadora e representativa das categorias profissionais Professores e Auxiliares de Administração Escolar, do primeiro grupo Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – do Plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura, com sua representatividade fixada em Carta Sindical. Pelo presente edital com base no artigo 605 da C.L.T. (Consolidação das Leis do Trabalho), e demais dispositivos legais em vigor, faz saber a todas as empresas (Escolas), Estabelecimentos de Ensino – do 1o. grupo do plano da Confederação Nacional de Educação e Cultura sediadas nos municípios de Presidente Prudente, Adamantina, Álvares Machado, Lucélia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Rinópolis, Santo Anastácio, Alfredo Marcondes, Anhumas, Assis, Caiabu, Caiuá, Cândido Mota, Cruzália, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Flora Rica, Flórida Paulista, Florínea, Iepê, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, João Ramalho, Marabá Paulista, Maracaí, Mariápolis, Nantes, Narandiba, Palmital, Pedrinhas Paulista, Piquerobi, Pirapozinho, Platina, Pracinha, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sagres, Salmorão, Sandovalina, Santo Expedito, Taciba, Tarabai, Tarumã e Teodoro Sampaio, deverão descontar a Contribuição Sindical de seus Professores e Auxiliares de Administração Escolar no mês de março (artigo 582/C.L.T.) e efetuar o respectivo recolhimento durante o mês de abril/2014 (artigo 583/C.L.T.) para o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Presidente Prudente. O recolhimento referido deve ser efetuado em guias/boletos próprios. Os empregadores remeterão, a este Sindicato, em atendimento aos Precedentes Normativos nos. 41 e 111, do C. Tribunal Superior do Trabalho e ao constante nas normas coletivas em vigor, no prazo máximo de até 30 (trinta) dias após o respectivo pagamento, a relação nominal dos seus empregados contribuintes, acompanhadas dos valores do salário-aula e do salário mensal bruto, no caso dos Professores e do salário mensal bruto, no caso dos Auxiliares de Administração Escolar. A contribuição sindical corresponde a 1/30 (um trinta avos) da remuneração mensal, qualquer que seja a forma de pagamento. As guias pertinentes para os devidos recolhimentos, estão a disposição no site: (htpp://www.sinteepp.com.br), qualquer outro esclarecimento entrar em contato com o Sindicato. As empresas (Escolas) inadimplentes ficarão sujeitas a multa de 10%(dez por cento) nos primeiros dias, com adicional de 2% (dois por cento) ao mês subsequente, juros de 1% (hum por cento) e correção estabelecidos no artigo 600 da C.L.T., acrescidos do décuplo fixado na Lei 6986, de 14/04/1982, com as alterações introduzidas pela Lei 7855, de 24/12/1989, além de outras penalidades impostas pela Fiscalização do Trabalho. Presidente Prudente, 11 de março de 2014. Ademir Rodrigues - Presidente

Observação: Publicar nos dias 14, 21, 28 de março de 2014. Endereço p/ envio da fatura: R. Siqueira Campos, 1687 CEP 19013-030

Tel. 3222-6422 - CNPJ. 53.301.305/0001/08

Page 27: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

27IMPACTO sexta-feira, 21 de março de 2014 cidades

SAP cria 1,7 mil novas vagas no Oeste Paulista

Sindasp pode receber multa de R$ 9,4 milhões por greve de agentes

MELLINA DOMINATOEspecial para o IMPACTO

O Sindasp (Sindicato de Agen-tes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) poderá receber uma multa no valor de R$ 9,4 milhões, por descumprimento da liminar concedida pela Justiça à SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária). A Assessoria de Imprensa da pasta re-vela que o montante seria referente a ações promovidas em 94 unidades prisionais do Estado, durante a gre-ve da categoria.

Na semana passada, o juiz da 1ª

O número de vagas em 20 uni-dades prisionais da região de Presi-dente Prudente saltou de 15.445, em março do ano passado, para 17.194, neste mês. Isso quer dizer que, em um ano, 1.749 novas vagas foram criadas, porém, apenas uma obra foi realizada para tal. Segundo a SAP (Secretaria de Estado da Adminis-tração Penitenciária), isso se deve ao fato que, antes, somente as celas dos pavilhões habitacionais eram ocu-padas pelos presos. No entanto, atu-almente, em função da superlotação, todas as celas dos presídios, como as disciplinares, de medida preventiva de segurança pessoal, de saúde e inclusão, estão sendo utilizadas para cumprimento de pena. Mesmo com a utilização dos novos espaços, nos complexos do oeste paulista, a popu-lação carcerária está 54% acima da capacidade. Dados da SAP apontam que no dia 10 as unidades regionais abrigavam 26.563 detentos.

De acordo com levantamento realizado pela reportagem, todos os 20 complexos prisionais analisados tiveram aumento no número de va-gas. A maior mudança foi registrada na Penitenciária de Lucélia, cuja capacidade partiu de 900 para 1.440 detentos. A unidade, porém, não con-ta com nenhum preso atualmente. Conforme a Assessoria de Imprensa da SAP, isso ocorre porque a peniten-ciária é a única que está em reforma para adequação e ampliação.

“Camuflagem” - O diretor jurídi-co do Sindasp (Sindicato de Agentes de Segurança Penitenciária do Esta-do de São Paulo), Rozalvo José da Sil-va, afirma que o aumento no número

Vara da Fazenda Pública, Sérgio Serrano Nunes Filho, expediu uma liminar proibindo os agentes peni-tenciários em greve de adotarem medidas para impedir o transporte de detentos para audiências e julga-mentos e a transferência de presos entre unidades. A decisão ainda impede qualquer ato que dificulte o pleno exercício dos direitos da população carcerária, como o direi-to de visita e comparecimento em audiências, e estabeleceu multa de R$ 100 mil para cada dia de descum-primento.

A assessoria do TJ-SP explica que, com a determinação de multa

de vagas nas penitenciárias, sem qualquer tipo de obra na infraestru-tura, expõe que as unidades tendem a ficar, cada vez mais, superlotadas. Tal ação ainda seria para “camuflar” o número de detentos, que não para de crescer. “Ninguém consegue ex-plicar como surgiram estas vagas. Como os presídios podem abrigar mais presos sem nenhuma nova construção ou reforma?”, contesta.

Silva diz que um possível exem-plo de que a SAP estaria “esconden-do” presos é a situação da Peniten-ciária Wellington Rodrigo Segura, situada no distrito de Montalvão, em Presidente Prudente. Conta que a unidade, originalmente construída para abrigar 350 detentos, em 1990, passou por reforma em 2005. Com isso, a quantidade de vagas subiu para 630. Conta que, para elevar a quantidade de vagas, em certas peni-tenciárias, beliches não transforma-das em treliches, por exemplo. Hoje, a unidade abriga 949 sentenciados. O sindicalista ainda declara que ape-nas uma cela foi criada em Lucélia.

Expansão - Em nota, a SAP de-clara que para ampliar o número de vagas para cumprimento de pena, o governo do Estado criou o Plano de Expansão das Unidades Prisionais do Estado. “Dentro do projeto já fo-ram inauguradas 14 novas prisões. Outras 11 estão em obras. Encon-tram-se em trâmites preparatórios, que antecedem a licitação, unidades em 13 cidades. Outras áreas estão em estudo sendo construídas no total 49 novas unidades, gerando cerca de 42 mil novas vagas”, ressalta.

O Imparcial

Agentes da Penitenciária de Lucélia aderem à grave

no despacho do magistrado, em caso de eventual descumprimento, tal informação deve ser inserida no processo, para ser apurada. O juiz então analisa o caso e determina o pagamento, ação que pode ou não ser imediata.

Sem conhecimento - Por meio da assessoria, o Sindasp afirmou, na tarde de ontem, que não tinha conhecimento sobre o assunto. Declarou que a única informação recebida do TJ-SP foi na terça-feira, quando o presidente da entidade, Daniel Grandolfo, foi notificado sobre a liminar.

Na quarta-feira (19), a SAP anun-ciou que, além do Sindasp e do Sifus-pesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado), membros do Sindicop (Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Pe-nitenciário Paulista) também foram abrangidos pela decisão judicial.

Ainda na quarta, representantes das três entidades e do Sindespe (Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária), que for-mam uma comissão geral de greve, foram até a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para pedir apoio dos deputados no diálogo com o governo.

“O governo mantém sua dispo-sição de negociar com as entidades representantes dos agentes peniten-ciários e espera responsabilidade dos líderes do movimento na ma-nutenção dos serviços essenciais determinados por lei”, declarou a SAP, em nota.

PenitenciáriaEstado

Governo restituirá IPVA para veículos roubados

Osvaldo Cruz ganha mais 50 vagas do Ação Jovem

Via Rápida oferece quatro cursos para Osvaldo Cruz

Circuito Cultural divulga pro-gramação para Lucélia

Prefeitura de Parapuã firma convênio para recapeamento

Durante encontro na Secretaria de Estado da Habitação, o prefeito Samir Pernomian assinou mais um convênio que beneficiará Pa-rapuã, principalmente a população do Jardim Sol Nascente. Desta vez, foram viabilizados recursos para recapeamento e pavimentação da rua de acesso ao bairro.

“Com essa verba, que conquis-tamos junto a Silvio Torres, vá-rias ruas serão beneficiadas com recape, além da pavimentação da via de acesso ao bairro. É assim que trabalhamos, conquistar re-cursos para obras que realmente beneficiem os parapuenses”, disse o prefeito.

O Governo do Estado de São Pau-lo e Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Diretoria de Cultura de Lucélia apresentaram a progra-mação do Circuito Cultural Paulista para março e abril no município.

Para o dia 29 de março está pro-gramado o musical “Será bem-vindo qualquer sorriso”, com a cantora Bruna Caram e para o dia 06 de abril, o espetáculo teatral “Cais ou da Indiferença das Embarcações”, com Velha Companhia. Ambos às 20h, no anfiteatro da Unialpa.

O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difu-são cultural descentralizada.

O Posto de Atendimento ao Tra-balhador informa que Osvaldo Cruz foi contemplado com quatros cursos do programa Via Rápida. Os interes-sados terão à disposição os cursos de Auxiliar Administrativo, Cozinheiro Geral, Eletricista e Garçom. Para se inscrever, basta se dirigir até o PAT e fazer o cadastro no site do Via Rápida.

Após o cadastro, o candidato ao curso deve esperar um telegrama que confirme sua participação no curso desejado. Para se inscrever em alguns dos cursos do Via Rápida, o candidato deverá ter, no mínimo, 16 anos. Além da qualificação profis-sional, o candidato ainda recebe, du-rante o curso, bolsa-auxílio de R$ 460.

O secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Rogério Hamam, cumpriu nesta quarta-feira (19), agenda pela região da Alta Paulista e visitou diversos municípios. Em Osvaldo Cruz, a visita serviu para anunciar o aumento no número de vagas do programa Ação Jovem: ago-ra, são 50 novas vagas disponíveis.

O Programa Ação Jovem esti-mula a conclusão da escolaridade básica, possibilitando aos jovens be-neficiários continuar o aprendizado para seu desenvolvimento pessoal, para sua inserção no mercado do trabalho e para fomentar sua pre-paração para o efetivo exercício da cidadania.

A Secretaria da Fazendo do Es-tado de São Paulo informou que irá devolver R$ 20.181.238,79 referente à restituição proporcional do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veí-culos Automotores) aos proprietários que tiveram seus veículos roubados ou furtados em 2013. No total, serão creditadas diferenças relativas a 60.452 veículos, distribuídas em qua-tro lotes até abril.

O reembolso é automático, já que os sistemas da Secretaria de Segu-rança Pública e do Detran estão in-tegrados ao da Fazenda. O primeiro lote foi liberado no dia 6 de março e se refere às ocorrências registradas no primeiro trimestre do ano passado.

Page 28: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

28 IMPACTOesporte sexta-feira, 21 de março de 2014

As equipes mirim e infantil feminino de voleibol da Selar/Adamantina, orientado pelo tecnico Sidnei Dourado, em sua primeira exibição em quadra neste ano, jogam neste sábado (22), a partir das 14h, no Ginásio de Espoprtes de Inúbia Paulista,

O primeiro acontece às 8h, na categoria Sub 11, entre os times do Jardim Brasil /R2 e Parque Iguaçu (2), o segundo jogo será às 09h, na categoria livre B, entre os times do Jardim Brasil/Alen-car Encanador e Alamandas/ Portuguesa/Adriano Encanador. Encerrando as disputas, às 10h, com o terceiro jogo na categoria livre A, a equipe do Jardim das Acácias enfrenta o JardimBrasil/Amigos do Thiago.

Apoio:Carlinhos “Bibi” Despachante

Lagoa Seca F.C . – Neste sábado (22), às 16h, a equipe de veteranos da Lagoa Seca F.C . joga em seu campo contra o time do Betão F.C. No sábado (15), em Bastos, o time venceu de goleada por 4 a 0 diante da equipe do Tucura.

Betão F.C. – No sábado (15), a equipe do Betão F.C. jogou no campo do Jardim Adamantina contra o E.C .Veteranos de Pacaembu, vencendo por 4 a 0. Neste sábado (22), às 16h, joga no Bairro Lagoa Seca contra o time local do técnico Mandi.

E.C. Vetaranos de Pacaembu – A equipe do E.C. Veteranos de Pacaembu joga neste sábado (22) , às 16h, em seus domínios no estádio municipal contra o time de Santa Mercedes do Laércio. No sábado (15), a equipe perdeu de goleada por 4 a 0 em Adamantina, para o time do Betão F.C.

ABC F.C. - No sábado (15), o time de veteranos do ABC F.C . de Lucélia jogou em seu campo contra o time do Monte Alto de Lucélia, goleando por 4 a 0. Neste sabado (22) , às 16h, os veteranos jogam no estádio municipal de Flórida Paulista contra o time do Gersinho.

Grêmio E.C. - Os veteranos do Grêmio da vila Rennó de Lucélia, jogam neste sábado (22), às 16h, no estádio municipal de Pracinha contra o time do Damião. No sábado (15), a equipe jogou em Martinópolis no campo da vila Martins contra o time do Veloso, empatando em 2 a 2.

Sevip Inúbia Paulista – Os veteranos da Sevip de Inúbia Paulista, neste sábado (22), às 16h, jogam em Bastos contra o C .V.I. do Rogério. No sábado (15), a equipe venceu por 4 a 3 o time da vila Santa Helena de Parapuã.

A equipe luceliense terá dois confrontos difícieis

Do Fundo do BaúApoio: Cido Cabeça/Auto Mecânica Fabris

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTASApoio: WM INFORMÁTICA do empresário e esportista Marcelo Carioca

Apoio: Marlene Calçados e Confecções, Bicicletaria Ideal e José Odair Rombaldi

Lequinha, Osmar Cabeleireiro, Zico

Kido e Cicero Cunhado - os

churrasqueiros da confraternização

dos jogadores e amigos do Campeonato

Interno de Veteranos do ATC

Recordamos no Fundo do Baú, com apoio da Marmoraria Unipedras do empresário e esportista Dirceu Xavier, a extinta equipe do Metaleiros E.C. – bicampeã em 1987 e 88 da tradicional Copa ATC Aberto de Futebol Médio. Em pé – Robertinho (In memorian), Chico, Bolinha, Forato, João Paulo Nestlé, Toninho Yamanha, Alcir, Tiquinho e Vampa

(In memorian). Abaixados – Cido Cabeça, Marcos Botan, Carlinhos Botan, Renê, Márcio Vicente e Norberto.

Voleibol da Selar realiza amistoso em Inúbia

Jardim Brasil e Acácias receberão rodada do Inter Fardão

Em partida válida pela se-gunda rodada do primeiro turno do Campeonato de Ma-lha da Liga de Assis, a equipe da Malha do Dell de Lucélia do técnico Galego Seca Trapo, em mais um confronto difícil, joga neste domingo (23), às 9h, nas depedendências do Está-dio Municipal “Carlos Affini” em Paragauçu Paulista, onde enfrenta a equipe Paragucuen-se em duas partidas. Em sua estreia na competição no dia 4, em Presidente Venceslau, a equipe luceliense venceu a pri-meira por 80 a 74 e na segunda perdeu por 100 a 86. A equipe luceliense recebe total apoio do diretor de esportes Fernando de Moraes, do Dell (Departamento de Esporte e Lazer de Lucélia).

Apoio - Construtora Paulinho Bobó – construindo com qualidade e honestidade - (18) 99675-2615

23/03 -16h00

23/03 - 16h00

23/03 - 16h00

23/03 - 16h00

23/03 - 16h00

x

x

x

x

x

Ponte Preta

XV de Piracicaba

Corinthians

São Bernardo

Santos

Mogi Mirim

Comercial

Atlético Sorocaba

Oeste

Palmeiras

23/03 - 16h00

23/03 - 16h00

23/03 - 16h00

23/03 - 16h00

23/03 - 16h00

x

x

x

x

x

Ituano

Paulista

Osasco Audax

Botafogo

Portuguesa

Penapolense

Bragantino

Linense

São Paulo

Rio Claro

CAMPEONATO PAULISTA CHEVROLET

Série A1 “Paulistão”

11ª rodada

Matériasesportivas no

Facebook

curta,comente e

compartilhe

TOCANDODE KBÇA

Liga Oeste Paulista realiza etapa em Dracena

Dell de Lucélia joga em Paraguaçu pela Liga de Assis

Equipe São Luis é campeã de campeonato no ATC

Liga realizou campeonato em Dracena

Lance de uma partida do Inter Fardão na Amjaip

A Nova Alta Paulista recebeu no domingo (16), a segunda etapa da Liga Regional de Atletismo. O evento organizado pela Liga Oeste Paulista de Atletismo, foi dispu-tado no Estádio Centro Olímpico “Paulo Tahara” da Vila Barros em Dracena, e contou com a participa-ção de seis cidades que estiveram disputaram várias provas pelas categorias masculino e feminino. Ao final das disputas, a liga premiou as seguintes cidades: em primeiro lugar Dracena com - 506 pontos, segundo Osvaldo Cruz -391, terceiro Adamantina/Selar-363, quarto ficou com Junqueirópolis -109 e quinto lu-gar, Pereira Barreto com 32 pontos.

Com os gols marcados por Luis Henrique e outro de Adriano Bombeiro, anotado de cabeça nos minutos finais da partida ápos perfeita cobrança de escanteio de Reinaldo Turra, a equipe da Mercearia e Quitanda São Luis conquistou o título de campeão, ao vencer por 2 a 1 a equipe da Laís Pré Moldados que marcou o gol com Glauco.

A partida foi válida pela dis-puta final do Campeonato Interno Veteranos do ATC de Futebol Médio, no domingo (16), na sede do clube.

Na preliminar houve a disputa de 3º e 4º lugar, quando a equipe da Refrigeração Teixeira, com gols marcados de Rildo, Hélio do Fórum, Vladimir e Teixeira, con-quistou a 3ª colocação ao vencer de goleada por 4 a 1 o time da W.M. Informática, que teve gol marcado por Adriano Milão.

A competição teve as equipes formadas mediante sorteio e por posição de cada atleta, sob obser-vação de Odairzinho Barbosa,

Com gol de Adriano, São Luis vence Lais e é campeão no ATC

Sérgio Maia, Wladimir Bortolet-to, Martinho Schnnor e Ronaldo Tuiuiú.

Artilheiros: Edinho Ruete, da equipe do São Luiz, e Glauco, da Laís Pré Moldados – 4 gols cada

Defesa menos vazada: Equipe da Mercearia e Quitanda Sao Luiz (goleiro Edmar Canguru)

Arbitragem: Martinho Schon-nor

Mesário: Adalberto BarbosaCartão vermelho: Ronaldo

"Tuiuiu" Dutra (a única da com-petição)

O primeiro jogo será às 15h30, na categoria Sub 11, disputada entre o Parque Iguaçu (1) e Jardim Adamantina. O segundo jogo, às 16h20, na categoria Livre A, será entre o Parque Iguaçu (1) e Vila Freitas, e encerrando a rodada, às 17h, a categoria veteranos Jardim Brasil/ San Remo E.C. e Alaman-das E.C. /Mecanica Auto Flex.

A rodada terá continuidade no domingo (23) no campo do Jardim das Acácias, com mais três jogos.

As praças esportivas dos bairros Jardim Brasil e Acácias receberão neste final de semana (22 e 23) os jogos da quarta rodada do 1º Campeonato Inter Bairros Dirceu de Souza Pereira ‘Fardão’ de Futebol Médio. A competição esportiva, que é disputada em três categorias, sendo elas Sub-11, Li-vre e Veteranos, vai movimentar os seguintes duelos:

No sábado (22), a rodada acon-tece no campo do Jardim Brasil.

em partida amistosa contra as equipes da CME local.

As partidas visam a parti-cipação das equipes adaman-tinenses nas competições dos Joguinhos da Juventude, Livea de Presidente Epitácio e Copa do Estado de São Paulo.

Page 29: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

29IMPACTO

Classificados

sexta-feira, 21 de março de 2014 classificados

VEÍCULOS

Vende-se gol 2010, prata, flex, quatro portas, completo. Tratar pelo (18) 99728-8217/98134-0731 com Henrique.

Vende-se Peugeot 307 Hatch Presence Pack 16V, 1.6, flex, 4 portas, gasolina, completo, preto, teto solar, automático, bancos de couro.Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Biz 100 KS, 13/14, vermelha, zero km. Tratar pelo (18) 3522-8535.

Vende-se Fiat Uno 94/95, 4 portas,vermelho, gasolina. Tratar pelo (18) 99606-2604.

Vende-se Cruze LT, 2012, prata, automático, completo, kit multimídia, câmera de ré, sensor estacionamento, DVD, GPS, couro. Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Gol G5 1.6 Power, 10/11, com 34 Km, único dono, prata, completo. Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Space Fox Route 2009, prata, completo. Tratar com Leonardo (18) 3521-2567/99707-8591.

Vende-se

Corsa Sedan 1.0, 98/99, gasolina, 4 portas, prata, trava, alarme e pneus novos. R$ 13 mil. Tratar pelo (18) 99612-6944.

Vende-se Corolla XVI, 2004, banco de couro, airbag, segundo dono. Tratar com Marcelo, (18) 98144-1823 .

Vende-se Siena 1.4 ELX, preto, flex, completo, 08/09. Tratar pelo (18) 99794-2309.

Vende-se Honda Fit LX, 06/20, dourado metálico, completo. Tratar com Roberto (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Gol G3, completo, 2001, cinzz. R$13.000. Tratar pelo 997161-1085.

Vende-se Belina 1, 1.4, azul, ano 75. Tratar com Nadir, rua Eisuke Gushiken, 1017 ou (18) 99724-5502.

Vende-se Belina 1, 1.4, vermelha, ano 73. Tratar com Nadir, rua Eisuke Gushiken, 1017 ou (18) 99724-5502.

Vende-se

Belina Del Rei, 87/88, 1.6 CHT, álcool. Tratar pelo, (18) 3522-2189 ou (18) 9686-1886.

Vende-se moto Titan Sport 150, 2006, preta. Tratar pelo (18) 99629-2905.

IMÓVEIS

Vende-se casas de 51m² com 2 dormitórios, sala, cozinha americana, WC social, área de serviço. Renda acima de R$ 15 mil subsídio de 11.621 para funcionário público use seu FGTS. Tratar com José Aparecido no 99796-8859.

Aluga-se salas comerciais na av. Demétrio Cavilack 2.519. Tratar com Vera Pires Corveloni (18) 3551-1018.

Vende-se casa na Vila Rennó na rua Amélio Cavalaro, 19. 2 quartos, sala, área, cozinha, banheiro, dispensa e garagem para 2 carros. 10x40 m², com o IPTU pago Valor R$ 80 mil. Tratar com José Aparecido no (18) 99796-8859.

Vende-se casa de madeira na Vila Cicma na rua José Vicente 293. 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros e área no fundo. 12x32 m², escriturada, com o IPTU pago. R$ 62 mil. Tratar com José Aparecido no (18) 99796-8859.

Troca-se ou vende-se casa em Cuiabá por uma em Adamantina.Tratar com Dorival, (18) 3521-1050.

Vende-se casa na vila Lucelinha com 2 quartos, 2 cozinhas, sala, banheiro, 2 áreas, vaga para 3 carros, 10x20 m², escriturada. R$ 180 mil, na alameda Demétrio Cavilak 3.186, próximo ao posto de saúde, padaria e mercado. Tratar com José Aparecido 99796-8859.

Vende-se ponto comercial bem centralizado na al. Armando Salles de Oliveira, 578. Tratar pelo (18) 99150-0950.

Aluga-se casa com 3 dormitórios (1 suite), cozinha, copa, sala, banheiro social, garagem para 2 carros, na rua Euclides da Cunha 791. Tratar com Antônio, (18) 99757-2229.

Serviços

Construtora Maranhão oferece serviços de construção civil, casas novas e reforma, e também, demolição em geral. Tratar com João Maranhão (18) 9 9730-0072 ou 3521-1974.

Vende-se casa com sala, cozinha, 2 quartos e quarto no fundo. Na Vila Renó. R$ 42 mil. Tratar com José Aparecido, (18) 99796-8859.

EMPREGO

Contrata-se funcionários no

ramo de ajudante de cozinha.Tratar na J.C.V Congelados em Lucélia, (18) 3551-1018.

Contrata-se

Contrata-se auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem, enviar curriculum para: [email protected] ou na Mario Olivero, 223.

Cuida-se de criança de colo (menos de 1 ano). Tratar com Maria Madalena, (18) 99749-6477.

Contrata-se

Divulgadora comercial, com moto ou carro. Tratar na Oral Master, na rua Fioravante Spósito, 301 ou (18) 3522-2800/3521-2770

Procura-se emprego em limpeza geral, auxiliar de cozinha, cobradora de ônibus ou doméstica. Tratar com Suelo, (18) 99602-3598.

A Editora Galatas abre vagas de emprego, com salário fixo mais comissões que podem chegar até R$ 1.500, para exercer a função de vendedores. Entregar currículo na rua Joaquim Nabuco, 173, sala 1. Para maiores informações (18) 3522-2796, 99136-5569 ou 99623-9834.

ELETRÔNICO

Vende-se aparelho de gisnástica com monitor. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

Vende-se frigobar 122L Eletroluz. R$ 480, semi-novo. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

Vende-se geladeira duplex Brastemp em perfeito estado.Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

DIVERSOS

Vende-se filhotes de LHASA APSO macho e POODLE MICRO TOY macho. Tratar pelo (18) 99725-5153 com Katia Fukuyama

Vende-se Santo Antonio de inox para S10, cabine dupla. Tratar com Ramon (18) 3521-2585.

Adote um filhote, lindos cães para doação. Tratar com Adriana, (18) 99799-6210.

Vende-se peixes alevinos de várias espécies. Tratar com João, (18) 99751-1514.

COMUNICADO DE PERDA

Valdivina Pereira dos Santos comunica que perdeu sua Carteira de Trabalho. Quem encontrar o documento, favor entrar em contato pelo celular: (18) 9 9700-4391.

Page 30: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

30 IMPACTO

Ed Thomas confirma liberação de R$ 2,8 milhões para entidades da região

AIRTON MESSINETTEEspecial para o IMPACTO

O deputado estadual Ed Thomas (PSB) recebeu com grande satisfação, na segun-da-feira (17), a informação do deputado federal Deva-nir Ribeiro (PT), de que 13 cidades do Oeste Paulista estarão sendo beneficiadas, com um total de R$ 2.850.000 de recursos federais, através dos Ministérios da Saúde, das Cidades e da Cultura.

Sempre presente e ao lado da família policial mi-litar, o deputado estadual Ed Thomas (PSB) ressaltou a importância do trabalho realizado pela Polícia Mili-tar do Estado de São Paulo, durante as comemorações dos 48 anos do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sexta-feira (14), em Presidente Prudente.

Sobre a corporação, que

Oeste Paulista

Prefeito Tupã, deputado Devanir e deputado Ed Thomas

Crédito: Alex Schneider

Segundo a assessoria do deputado Devanir Ribeiro, a prefeitura de Presidente Pru-dente terá R$ 1 milhão para recapeamento, através do Ministério das Cidades, além de mais R$ 100 mil do Minis-tério da Saúde, que destinará também para a Santa Casa de Adamantina R$ 200 mil; para as prefeituras de Mirante do Paranapanema e Presidente Epitácio, R$ 150 mil cada uma; Pirapozinho, Presidente Bernardes e Irapuru, R$ 100

promove a defesa do cidadão em 21 municípios do Oeste paulista, Ed Thomas citou os vários tipos de ações da PM, como o novo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), seu planejamento de inteligência, a integração com as Polícias Civil e Fe-deral, e Ministério Público, além dos vários meios de atuação junto às comunida-des, através da Força Tática,

mil cada. Além de Prudente, através do Ministério das Ci-dades, as cidades beneficiadas são Álvares Machado, Tupí Paulista e Dracena, cada uma, com R$ 250 mil para obras de infraestrutura. Já através do Ministério da Cultura, o representante petista na Câ-mara dos Deputados, enviará R$ 100 mil para a Prefeitura de Lucélia e outros R$ 100 mil para Rancharia.

O anúncio da destinação destes recursos federais é

Rádio patrulhamento, heli-cóptero Águia, cães farejado-res, cavalaria até o Programa de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que só em 2013 atendeu mais de 6 mil alunos da 4ª a 6ª séries, de 139 escolas municipais, estaduais e particulares, além das cam-panhas sociais, como as do Agasalho, Natal Sem Fome e Natal mais Feliz.

A.M.

informe sexta-feira, 21 de março de 2014

mais um resultado do com-promisso firmado entre o de-putado estadual Ed Thomas e o federal Devanir Ribeiro, junto as lideranças locais e regionais. No caso dos R$ 100 mil para a área da saúde de Prudente, foi em atendimen-to a pedido empenhado pelo vereador Demerson da Saúde (PSB).

Deputado Ed Thomas prestigia aniversário do 18º Batalhão da PM

Região

Page 31: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 21 de março de 2014 • [email protected]

IMPACTOlucélia

Eu escolho

Instituição Pública Municipal - Ensino, pesquisa e extensão

Adamantina/SP

Professores voltam a protestar na Câmara Municipal

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Professores da educação infantil I de Lucélia volta-ram a protestar na Câmara Municipal contra projeto do Executivo que concede aumento salarial para os profissionais do magistério que recebem abaixo do piso nacional de R$ 1.697 para jornada de 40h semanais.

Pela segunda vez, o pro-jeto de Lei foi retirado da pauta da sessão ordinária de segunda-feira (17), para análise das comissões do Legislativo e possível mu-dança pela administração municipal, que segundo o secretário de Educação Os-valdo José, hipótese essa que Professoras participam de sessão e protestam contra projeto do Executivo

Regina Romão

é descartada neste momento pela prefeitura.

Durante a sessão, a profes-sora Cristina Amaral Melo – representante dos docentes, disse que o projeto enviado à Câmara ignora os direitos estabelecidos pelo Plano de Carreira do magistério, sancionado em 2008, consta a chamada evolução funcional, que prevê gratificação que varia de 5% a 10% aos profes-sores que buscam qualifica-ção profissional, por meio de graduação ou pós-graduação e por tempo de serviço.

“Enquanto todos falam sobre a importância de in-vestir cada vez mais em educação, vivemos em nossa cidade uma realidade dife-rente. Nos sentimos desva-

lorizadas, desestimuladas e por que não dizer indigna-das por ver nossos direitos serem desrespeitados dessa maneira. Em nosso corpo docente, 98% são professoras pedagogas e pós-graduadas, que deixaram suas casas, maridos e filhos para buscar um aper-feiçoamento pro-fissional, visan-do um avanço no ensino e também uma melhoria sa-larial previs-ta em nosso Plano de Car-reira”, disse Cristina.

Co n t i n u a na pág. 32.

PROTES TOOOOO!!!

"Enquanto todos falam sobre a importân-cia de investir cada vez mais em educação,

vivemos em nossa cidade uma realidade diferente"

Page 32: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

32 IMPACTOlucélia sexta-feira, 21 de março de 2014

Projeto beneficia apenas professores que recebem abaixo do piso nacional

Após mais um acidente na vici-nal João Vaz Pinto no acesso a rua Pasqual Micali e a avenida Interna-cional, os motoristas que trafegam pelo local voltaram a cobrar uma rotatória. Na quinta-feira (13), um carro que transitava sentido Lucé-lia a Adamantina colidiu com uma moto que seguia sentido contrário.

De acordo com informações obtidas no local do acidente, o motorista do carro não viu a moto-cicleta quando vinha pela bifurca-ção e adentrou a vicinal, havendo o choque. Com ferimentos graves, o motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para o Pronto Socorro de Adamantina.

Segundo condutores que uti-lizam a vicinal diariamente, os acidentes no entroncamento das vias são contantes, por isso a neces-sidade de providências urgentes por parte da prefeitura. “Como não há sinalização adequada neste ‘trevo’, os condutores devem ficar atentos principalmente à noite para que não haja acidentes. E, como não há iluminação, o perigo é constante. Uma solução tem que ser tomada

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

O Executivo enviou no início do mês projeto de Lei que concede au-mento salarial para os profissionais do magistério que recebem abaixo do piso nacional - R$ 1.697.

Pelo projeto de Lei enviado à Câmara, somente os professores das faixas 1 a 3 e dos níveis A e B terão o salário reajustado, já que recebem abaixo do piso nacional. Para o docente que trabalha 40h semanais da faixa 3 e nível A, o aumento será de R$ 146,56, por exemplo. “Pela lei municipal, os servidores cujos vencimentos constantes da tabela estiverem acima do valor nacional, não terão seus vencimentos corri-

Uma família de Lucélia recor-reu à Justiça para tentar solu-cionar um problema com o qual convive há cerca de cinco anos: um buraco ao lado de sua residência. A erosão já levou parte da casa. Segundo os moradores, tudo co-meçou após uma limpeza realizada pela prefeitura.

urgente pelo poder público”, afirma José Roberto da Silva, que utiliza a via para trabalhar em Adamantina.

O acesso está próximo ao con-junto habitacional Jardim Nova Lucélia e Clube Aspumulu. “Muitos motoristas não respeitam a veloci-dade máxima permitida, tornando o acesso mais perigo”.

No ano passado, o secretário de Desenvolvimento Municipal, Acá-cio Rocha Perez Guerrero, informou que elaborava projeto de engenha-ria para a construção de rotatória e outros dispositivos que permitirão disciplinar o trânsito e oferecer mais segurança aos motoristas. No pacote de melhorias para essa região também conta investimentos com iluminação pública.

Segundo a prefeitura, o projeto não foi implantado por falta de re-cursos. “Buscamos emendas estadu-al e federal para resolver este antigo problema da cidade, e a decisão de promover melhorias é imprescin-dível, sobretudo em razão de novas possibilidades de expansão urbana e da atividade comercial, industrial e de serviços naquela região”. J.V.

gidos automaticamente pelo índice aplicado ao piso nacional. Por isso queremos a mudança no projeto. Por que favorecer alguns e não todos?”, questina a representante dos profes-sores, Cristina Amaral Melo.

Os educadores informaram ain-da que em 2013, a administração não repassou a reposição salarial que foi de 7, 97% e neste ano, o Governo Federal concedeu reajuste de 8,32%, mas a prefeitura repassou apenas 6,78%, ficando uma defasagem de 9,51% nos últimos dois anos. “A ges-tão anterior repassava a reposição salarial e cumpria também a evolu-ção funcional prevista no Plano de Carreira, aplicando um porcentual de 5% de acordo com cada evolução adquirida”.

A aposentada Maria Lucia Lima Dias conta que foi com muita dificuldade que conseguiram ad-quirir o imóvel. “Nós compramos essa casa para ela ficar destruída desse jeito? Eu não tenho mais gosto, só fico doente. É a maior tris-teza do meu coração”, desabafou.

O marido da aposentada, Silvi-no Manoel Dias, diz que o vizinho retirou terra da propriedade para deixar nivelar a casa com o auxílio de um caminhão da prefeitura e, com isso, a erosão que se formou alcançou cerca de seis metros de altura.

Na casa existem várias racha-duras. A família chegou a fazer reparos em algumas delas para tentar reduzí-las. Do lado de fora, com a ajuda de uma escora, a va-randa permanece em pé, porém, a estrutura pode desabar a qualquer momento. O medo do casal é de que o buraco aumente e atinja o quarto de seu filho.

“Não durmo em dias de chuva de jeito nenhum. Estou sofrendo muito. As consultas com o psicoló-

A Câmara Municipal contesta o salário dos professores desde o ano passado, quando os vereadores Valdemir Antônio Uemura (DEM) e Moacyr Pacheco Duarte (PT) pro-tocolaram denúncia no Ministério Público.

Para reverter à decisão do Execu-tivo, todos os parlamentares assina-ram indicação que solicita mudan-ças no projeto de Lei. “Ao invés de se conceder uma complementação, seja atualizada toda a tabela do plano de carreira do magistério, benefician-do assim, todos os profissionais do magistério público da educação básica”, consta na indicação.

Segundo a Câmara, a adequa-ção do vencimento do magistério municipal ao piso nacional, através

gico não estão mais me ajudando”, relatou a mulher.

Em dezembro de 2012, o casal buscou na Justiça uma solução. O juiz determinou em primeira instância que o dono do terreno e a prefeitura realizassem obras de infraestrutura para recompor a terra extraída, além de apresentar um laudo emitido por um enge-nheiro civil que ateste a segurança do imóvel, mas até agora nada foi feito.

O proprietário do terreno, Ra-mão Agripino Camposan, disse que recorreu a sentença. “Já que eles entraram na Justiça, eu re-corri. Vou recorrer quantas vezes forem preciso”, disse.

O representante da Defesa Ci-vil do município, Acácio Rocha, disse que só é possível tomar uma solução definitiva após a decisão judicial. “É uma área privada, particular e o Poder Público não pode entrar e fazer benefícios exclusivos a uma pessoa ou a uma família”, explicou.

G1

Com constantes acidentes, motoristas pedem rotátoria em vicinal

Trânsito

O secretário da Educação Osval-do José afirmou que a prefeitura não possui condições financeiras de beneficiar todas as faixas da tabela do magistério. “Sabemos que todos os professores merecem reajustes, mas temos que levar em consideração a situação financeira

“A prefeitura não tem condições de favorecer todos os professores”, afirma secretário

Família busca na Justiça solução para buraco ao lado de casa

Social

Erosão

Professores que atendem as creches de Lucélia protestam contra projeto do Executivo na Câmara

Secretário Osvaldo José disse que prefeitura não possui condições financeiras para atender toda a tabela do magistério

População cobra melhorias após novo acidente no acesso da vicinal João Vaz Pinto à rua Pasqual Micali

Ação social. Os associados do Rotaract Club de Lucélia realizaram no sábado (15), mais uma edição do bazar da pechinha, que disponibilizou

roupas, calçados e bolsas a baixos preços. A equipe agradece a colaboração de pessoas e entidades que ajudaram nas doações e também aos que

contribuíram na compra das peças. O bazar contou com a colaboração do voluntário Patrick Magno, das senhoras da Casa da Amizade Adorama

Queiróz e Iraci Caldeira e do presidente do Rotary, Manoel Caldeira.

Buraco ao lado da residência traz riscos de desabamento

TV Fronteira

da concessão de “complementação”, com o decorrer do tempo, desca-racterizará o Plano de Carreira do magistério, já que a concessão de sucessivas complementações deixa-rá a tabela de progressão defasada, chegando a situação em que não

haverá mais distinção entre os ní-veis e faixas. “Tal situação, além de gerar grande desconforto entre os profissionais do magistério muni-cipal, desmotiva os mesmos, que se veem desvalorizados e insatisfeitos”, afirmam.

do município, por isso o projeto é somente para adequação ao piso nacional, conforme exige a promo-toria”, explica.

Segundo ele, a maioria dos pro-fessores que serão beneficiados com este aumento já deram entrada na documentação para evolução sala-

rial por qualificação. Atualmente, 98% dos recursos

destinados pelo Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação ) são destinados ao pagamento do salário dos professores. O secretário explica que o governo exige que no mínimo 60% dos recursos sejam destinados aos salários e os outros 40%, para aplicação na manutenção das unida-des de ensino, que em Lucélia é feito com recursos próprios da prefeitura. “Sabemos que em pouco tempo os recursos do Fundeb não serão mais suficientes para o pagamento dos salários dos professores”.

Além disso, a prefeitura investe 28% dos recursos na educação, enquanto o exigido é 25%. “Nesta condição, não tem como aumentar o salário do magistério”.

Questionado sobre uma possível reunião entre Executivo, Legislativo e professores, o secretário afirma que nenhum momento os verea-dores solicitaram informações. “Não foi feito nenhum estudo para a alteração do projeto, mas cabe ao prefeito decidir o que será feito”. J.V.

Foto da semana

Page 33: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

33IMPACTO

Lucélia é a primeira no Estado a finalizar levantamento do idoso

sexta-feira, 21 de março de 2014 lucélia

Na sessão ordinária de segun-da-feira (17), a vereadora Ângela Maria Kiyo Iura Prado (PV) fez requerimento ao prefeito Osvaldo Alves Saldanha (PSDB) solicitan-do informações do pregão presen-cial do FerverFest 2014 – que foi realizado no início do mês.

Segundo a vereadora, o pedido tem como objetivo dar transparên-cia nas despesas do Carnaval. “O

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Para tornar mais eficientes as ações do poder público voltadas aos idosos, o Estado lançou o programa ‘São Paulo Amigo do Idoso’, com o objetivo de estimular os municí-pios, entidades públicas e sociedade civil a implantarem ações na área.

Na quarta-feira (19), o secretário estadual Rogério Hamam (Desen-volvimento Social), anunciou que Lucélia foi a primeira cidade do Estado a finalizar o dignóstico, segundo passo para conquista do Selo Inicial do programa. “Este levantamento é um retrato social de como vive essa população no município, tanto da zona rural quanto urbana. Equipes do setor so-cial foram em busca destes idosos, para depois integrá-los nas ações da assistência, saúde, educação, tras-porte, entre outras áreas sociais. A dianteira de Lucélia mostra como o município está preocupado com os idosos, visando melhorar as ações públicas em parceria com Estado”, disse Hamam.

O diagnóstico apresentado ao secretário mostra que aproximada-mente 15% da população luceliense possui 60 anos ou mais. “Identifica-mos e qualificamos o município que está se preparando para a inversão

requerimento visa acompanhar a regularidade das despesas com o evento. A cópia integral do refe-rido processo para análise se faz necessário e imprescindível, bus-cando-se assim dar maior transpa-rência as despesas públicas”.

Indicação – A vereadora tam-bém indicou que seja reclassifica-do o cargo de Agente de Saneamen-to. Segundo a parlamentar, eram cinco funcionárias no cargo, mas como o salário é abaixo do mínimo nacional, duas já solicitaram des-ligamento da função.

Pela proposta da vereadora, as Agentes de Saneamento, clas-sificadas na tabela com o nível A-4 e referência 24, deveriam ser classificadas como A-11 – nível dos cargos de fiscais da prefeitura. “Considerando a proximidade das tarefas e das responsabilidades, entendemos que esteja sendo cometida uma injustiça, pois esta defasagem na classificação significa uma grande diferença salarial. Portanto, pedimos que seja feito um estudo e ficará claro que o que reivindicamos é justo, a alteração na Tabela de classifi-cação”. J.V.

da pirâmide que necessariamente o Brasil sofrerá nos próximos 30 anos, onde a população idosa terá participação significativa. Atual-mente, 13% da população do Estado é idosa e entendemos, a partir de estudos, que este percentual subirá para 30% nos próximos 30 ou 40 anos. O Brasil deixará de ser um país jovem, para ser um país mais experiente. Um país que saiba lidar melhor com população da melhor idade”, disse o secretário ao se re-ferir que Lucélia seguirá a mesma tendência.

Segundo a secretária municipal Andréia Regina Ribeiro (Assistên-cia Social), o município aguarda a finalização por parte do Estado dos sistemas ‘Ideia Amigo do Idoso’ e ‘Ideia Gestor Municipal’, para ca-dastrar o diagnóstico e conquistar o segundo selo, no total de quatro - de Adesão, Inicial, Intermediário e Pleno. “Ao conquistarmos estes selos, o Estado investe na área da saúde, educação, assistência, nas políticas públicas para o idoso, melhorando sua condição de vida no município”.

Atualmente, a Secretaria de Assistência Social desenvolve diversos programas que atendem a população acima de 60 anos de Lucélia, entre eles o BPC Deficiente e BPC Idoso com 403 pessoas parti-

Programa incentiva agricultura familiar e distribui alimentos para entidades

Vereadora solicita informações do ‘FeverFest’ 2014

Rotaract Clubs de Lucélia e Adamantina desenvolvem ação em Carnaval de rua

PAA Legislativo

Saúde

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO Uma parceria entre o Rotaract

Club de Lucélia e o Rotaract Club de Adamantina promoveu conscienti-zação para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Du-rante o carnaval gratuito de rua da cidade de Lucélia, de 28 de fevereiro a 4 de março, os jovens rotaractianos

Abobrinha, acerola, alface, ba-nana, cebolinha, coco e mandioca. Esses são alguns dos legumes, fru-tas e verduras que são distribuídos para seis entidades de Lucélia que são beneficiadas pelo PAA (Progra-ma de Aquisição de Alimentos), que agora é administrada pela Secretaria de Assistência Social.

O programa consiste na compra direta dos produtos da agricultura familiar e na doação simultânea para as entidades e instituições ca-dastradas. Somente na terça-feira

realizaram a distribuição de preser-vativos e panfletos de orientação, retirados junto ao centro de saúde.

A campanha registrou grande adesão, diante da entrega de inú-meras caixas. O vice-presidente do Rotaract de Lucélia (gestão 2013-14), Flávio Freitas, em nome da presi-dente Luana, agradeceu a partici-pação dos associados de ambos os clubes na ação.

(18), foram entregues três toneladas de alimentos, que beneficiaram os atendidos pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar dos Velhos, CCI (Centro de Convivência do Idoso), Gril (Grupo Recreativo do Idoso de Lucélia) e as Associações Antialcoolicas do município, além dos programas BPC Deficiente e BPC Idoso.

Segundo a secretária municipal Andréia Regina Ribeiro (Assistên-cia Social), são aproximadamente 40 produtores da Assorural que

“O companheirismo foi legal. Bastante associado esteve envolvido na ação e o público foi receptivo a nossa proposta”, afirmou.

O presidente do Rotaract de Adamantina, Dione Aniceto, quem propôs a parceria, ficou satisfeito com a atuação dos clubes em prol da comunidade, não apenas de Lu-célia, mas de toda a região que foi prestigiar o evento.

entregam os alimentos na ‘Vaca Mecânica’, onde é realizado a distribuição. “O PAA alavanca a economia como um todo. O dinhei-ro fica no município e o ajuda a se desenvolver econômica e social-mente”, afirma Andréia.

Para o agricultor José Rosseto, que entrega repolho, abacate, abó-bora e limão, o programa incentiva a agricultura familiar. "O programa propicia a aquisição de alimentos com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Vendo meus produtos também para outros clientes diretos, mas o programa é um canal mais garantido, que na verdade só veio ajudar".

O prefeito Osvaldo Alves Sal-danha (PSDB), os vereadores Julio José Moreno (PSDB) e Valdecir Pereira da Silva (PSDB) e o diretor de Obras Antônio Netto, acompa-nharam a entrega dos alimentos. “Buscamos aumentar o número de beneficiados pelo programa, tanto a quantidade de produtores quanto de entidades. São alimentos frecos que garantem alimentação nutritiva aos beneficiados”, avalia o prefeito. J.V.

Secretário de Desenvolvimento Social Rogério Hamam explana sobre a importância de Lucélia finalizar diagnóstico do idoso

Rogério Hamam com prefeito Osvaldo Saldanha e primeira-dama Maria Lúcia Saldanha durante assinatura de termo do Feas

Vereadora pede prestação de contas do ‘FeverFest’ e mudança que

beneficia Agentes de Saneamento

Rotaractianos distribuíram panfletos de conscientização para a prevenção de DSTs

Paulo César Franco

Prefeito Saldanha, equipe de distribuição, produtores, diretores e secretária de Assitência Social, Andréia Ribeiro, durante distribuição de alimentos

cipantes, programa de aquisição de alimentos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) bene-ficiando 200 idosos, programa Leite de Soja com 200 idosos, além dos serviços do Cras (Centro de Refe-rência a Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social ), com oficinas manuais, de convivência e fortaleci-mento de vínculos. “Administrar é conseguir se antecipar às demandas e aos problemas. Nossa missão é implantar várias ações para que possamos verdadeiramente pro-mover o envelhecimento ativo em Lucélia”, afirma a secretária.

Outros programas – O prefeito Osvaldo Alves Saldanha (PSDB) destacou que há 30 dias foi solicita-do novas vagas para os programas Renda Cidadã e Ação Jovem e que neste encontro em Lucélia, o secre-tário estadual garantiu que estuda-rá a demanda do município para beneficiar o restante da população.

Já em Adamantina, o chefe do Executivo luceliense assinou termo de repasse de R$ 158.815,20 do Feas (Fundo Estadual de Assistência Social). O recurso é repassado dire-tamente a prefeitura, dividido em parcelas mensais ao longo do ano. É o Conselho Municipal que define e acompanha a aplicação do dinheiro repassado para Lucélia

Page 34: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

34 IMPACTO

Prefeito anuncia três novos trechos do ‘Melhor Caminho’

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

O prefeito Osvaldo Alves Salda-nha anunciou a conquista de mais três trechos do programa ‘Melhor Caminho’ para Lucélia. O pedido foi feito para secretária Mônika Bergamaschi, que autorizou para 2014 as melhorias na estrada do Bairro do Macaco - do aeroporto até a divisa com Inúbia Paulista, passando pela Ponte Branca, tota-lizando investimento de mais de R$ 1 milhão nos 8 km.

No ano passado, Lucélia foi

beneficiada com melhorias em dois trechos, sendo as estradas dos bairros Salvação e Santa Cecília, que já foram concluídos pela Co-dasp (Companhia de Desenvolvi-mento Agrícola de São Paulo). “A secretária garantiu que até 2016 será liberado os recursos para estas obras, sendo uma por ano. As melhorias mostram como é importante a conquista deste pro-grama que facilita o escoamento da produção agrícola, aquecendo a economia local”, disse o prefeito.

Além disso, o prefeito anun-ciou a implantação de um novo

programa de Microbacia Hidro-gráfica para melhoria em estradas rurais, com investimento de R$ 350 mil; verba para adequação e reforma da Casa da Agricultura (R$ 150 mil) e aquisição de um veículo 0 km.

Ainda com a secretária Mô-nika, o prefeito discutiu sobre o convênio entre a Secretaria e o município visando a cessão de uso de um espaço junto à Casa da Agricultura para desenvolvimen-tos dos trabalhos da Diretoria Mu-nicipal de Agricultura, fato que deve ser concretizado em breve.

Prefeito Saldanha, diretor de Obras Antônio Netto e vereador Valdecir da Sabesp, visitam melhorias do ‘Melhor Caminho’

Diversas ruas do bairro já receberam melhorias

AgriculturaEstela Mendes/JR

lucélia sexta-feira, 21 de março de 2014

O IMPACTO noticiou no ano passado a situação do Jardim Monte Alto. Os moradores re-clamavam de lixo, mato e falta de espaço para lazer, além das crateras que tomavam conta de diversas ruas do bairro.

Após meses de espera, a Pre-feitura de Lucélia iniciou em janeiro o recapeamento dos pon-tos mais críticos. Nesta semana, em visita ao bairro, o prefeito Osvaldo Alves Saldanha (PSDB) anunciou que em 30 dias, de-verá ter início a pavimentação das ruas que faltam receber as melhorias, totalizando 100% do Monte Alto. O recurso de R$ 100

mil foi destinado pelo deputado Ed Thomas (PSB).

“A preocupação da adminis-tração com as ruas do município vem garantir a qualidade de vida para os moradores. Além disso, o tráfego nessa região já melhorou com o início do recapeamento. Outros pontos da cidade serão beneficiados. Queremos e traba-lhamos para isso, buscando par-ceiros como o Governo do Estado e deputados que conosco se aliam na busca de uma cidade melhor. São valores investidos por meio de impostos que retornam em benefícios à população”, afirmou Saldanha. J.V.

Recapeamento deve beneficiar 100% do Monte Alto

Melhorias

Page 35: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

35IMPACTO

Uma moradora de Lu-célia caiu no golpe que foi aplicado na região, por um homem que se passa por um padre e adentra as residên-cias para furtar.

Com o pretexto de que irá benzer o imóvel, o falso padre subtrai objetos de va-lores. O golpe já fez vítimas em Tupi Paulista, Dracena e Osvaldo Cruz e na semana passada em Lucélia. Todas as vítimas são idosas.

O Jardim das Flores e Morada do Sol serão contem-plados com Centro Comuni-tário que será construído na área verde entre os bairros. O investimento foi anunciado pelo prefeito Osvaldo Alves Saldanha (PSDB), na terça--feira (18).

O recurso foi conquistado junto a Secretaria de Estado

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

A luceliense de coração, Gabriela Sementino Ramos, participará neste domingo (23), do concurso ‘Miss Brasil’, em São Paulo. Com apenas 10 anos, a garota representará o Estado no concurso mais importante da sua faixa etária, desfilando com traje criado pela estilista Nelcy Carrilho, de Adamanti-na, que se inspirou no futuris-mo da capital paulista.

Natural de Campinas, des-de os seis meses Gabriela se despertou para a vida artística, quando participou de comer-cial para Johnson & Johnson, sendo exibido na Inglaterra.

O estelionatário conven-ce as idosas a deixarem-no entrar na casa e em seguida pede que elas entreguem re-médios e objetos para serem bentos.

A vítima de Lucélia le-vou duas alianças de ouro, e um cordão de ouro, com pingente de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida ele pediu água e enquanto a ví-tima foi à cozinha o homem fugiu da casa e tomou rumo

da Habitação pelo Programa Especial de Melhorias, com apoio do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). A ação atende a uma antiga demanda da comunidade e receberá investimentos de R$ 100 mil, ainda em 2014.

Além disso, os bairros se-rão beneficiados com campo de futebol, nova praça e Aca-

Depois disso, os trabalhos em comerciais, outdoors e revistas tomaram conta da rotina da bela criança.

Entre os concursos que Gabriela já participou do Miss Brasil Estados Unidos, con-quistando o primeiro lugar, também foi a Miss São Paulo Mirim e segundo lugar Prin-cesa do Brasil 2013.

Atualmente, além de carre-gar a faixa de Miss São Paulo, Gabriela também desfila para as marcas infantis Hering Kids e PUC. Entre as outras atividades da pequena miss, está aulas de teatro com os preparadores de elenco Beto Silveira e Roberto Menezes, na qual Gabriela participou das

Luceliense é vítima de falso padre Jardim das Flores e Morada do Sol são contemplados com Centro Comunitário

Segurança Investimento

Gabriela Sementino, Miss São Paulo, disputará título

nacional neste domingo (23)

sexta-feira, 21 de março de 2014 lucélia

Luceliense participa do ‘Miss Brasil’ neste domingo em São Paulo

novelas Carrossel e Chiquiti-tas, do SBT.

No meio do ano, a miss também deverá participar do Little Miss Brasil, no Brasil.

Os pais Dudu Ramos e Eveline Sementino Ramos afirmam que, mesmo com os trabalhos profissionais, Ga-briela mantem uma rotina de criança comum. “Ela brinca, vai a escola, faz aulas de balé e sapatiado, atividades comuns para meninas de sua faixa etária. E desde o início, nunca forçamos a Gabriela a partici-par de nenhuma campanha ou desfile. Ela que sempre escolhe se quer ou não a participar, sempre respeitamos o interes-se dela”, afirma a mãe.

desconhecido.A vítima registrou bole-

tim de ocorrência.Ainda não há pistas de

quem seja o homem, mas segundo a vítima relatou à Polícia Civil, ele trajava camisa xadrez curta e calça cumprida e estava com uma bíblia. É moreno, estatura mediana e tem dentes de ouro.

A Polícia Civil investiga o caso. Portal Regional

demia do Idoso, conquiatado junto a Secretaria de Esporte. “Assim faremos conforme a nossa capacidade de investi-mentos utilizando os recur-sos do conquistados junto ao governo com investimentos da prefeitura. As melhorias chegaram a todos os bairros de Lucélia até o final do man-dato”, afirma o prefeito. J.V.

Page 36: Jornal IMPACTO - sexta-feira -  21 03 2014

IMPACTOsexta-feira, 21 de março de 2014

Os competentes Sandra, João e Laís, no comando da Ultragaz de Adamanantina

Zilda Maria Soriano recebe homenagem da Câmara Municipal de Lucélia

Nadir e Rodrigo, do Bar do Deno, oferecem a cerveja mais gelada de Lucélia

Luis e Naelcio, da LM Multimarcas, e Lagarto, comemoram título de vice-campeão do Grêmio

Elvira curte netos e filhos do Mato Grosso, durante recente visita à Lucélia

Solange e equipe da Ótica Visão apresentam as novidades para cliente

Waldir Baessa comemora aniversário ao lado da esposa e filhos. Felicidades!