Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

40
QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014 C M Y K CMYK SEXTA-FEIRA 25 DE JULHO DE 2014 ginoticias.com.br EDIÇÃO 1059 • ANO 17 - ADAMANTINA Mãe denúncia ao Ministério Público falta de funcionários na creche do Jardim Brasil Dia dos Pais Sem monitores, crianças atendidas pela creche do Jardim Brasil são cuidadas por faxineiras. Foi o que denunciou Ivanete Fernandes Pereira, que tem filho de três anos aten- dido pela Emei Cantinho da Criança, ao Ministério Público na terça-feira (22). Já a diretora da unidade Valéria Cristina Cardoso, informa que a falta de funcionários acontece em momentos esporádicos devido alguns servidores entrarem de licença, mas que em nenhum momento o atendimento foi prejudicado. A ExpoVerde lançou nesta semana a gincana de recolhimento de material reciclável - Recicletando. A campanha ambiental promove a doação de bici- cleta ecológica à unidade escolar que recolher 15 mil garrafas pets acima de 2 litros. A bicicleta feita com o material plástico será, posteriormente, sorteada entre seus alunos pela direção. Todas as escolas de Adamantina podem participar da gincana. O Dia dos Pais já começa a movimentar o comér- cio adamantinense. Empresários do setor varejista, como Vinícius Penha, se preparam para aquecimen- to nas vendas, já que é considerada a quarta data mais importante para os comerciantes. Em cinco anos, Adamantina formaliza 680 pequenos empresários MEI Pág. 10 Pág. 35 Empregador que não registrar doméstica será multado a partir de 8 de agosto Fique atento Pág. 13 Pág. 4 Pág. 7 Pág. 5 Pág. 9 MP investiga irregularidades na contratação de banda para a FeverFest 2014 Ônibus é novamente danificado por alunos da Helen Keller Lucélia Vandalismo

description

 

Transcript of Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

Page 1: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

QUINTA-FEIRA • 12 DE JUNHO DE 2014

C M

Y K

CMYK

SEXTA-FEIRA 25 DE JULHO DE 2014

ginoticias.com.br

EDIÇÃO 1059 • ANO 17 - ADAMANTINA

Mãe denúncia ao Ministério Público falta de funcionários na creche do Jardim Brasil

Dia dos Pais

Sem monitores, crianças atendidas pela creche do Jardim Brasil são cuidadas por faxineiras. Foi o que denunciou Ivanete Fernandes Pereira, que tem filho de três anos aten-dido pela Emei Cantinho da Criança, ao Ministério Público na terça-feira (22). Já a diretora da unidade Valéria Cristina Cardoso, informa que a falta de funcionários acontece em momentos esporádicos devido alguns servidores entrarem de licença, mas que em nenhum momento o atendimento foi prejudicado.

A ExpoVerde lançou nesta semana a gincana de recolhimento de material reciclável - Recicletando. A campanha ambiental promove a doação de bici-cleta ecológica à unidade escolar que recolher 15 mil garrafas pets acima de 2 litros. A bicicleta feita com o material plástico será, posteriormente, sorteada entre seus alunos pela direção. Todas as escolas de Adamantina podem participar da gincana.

O Dia dos Pais já começa a movimentar o comér-cio adamantinense. Empresários do setor varejista, como Vinícius Penha, se preparam para aquecimen-to nas vendas, já que é considerada a quarta data mais importante para os comerciantes.

Em cinco anos, Adamantina formaliza 680 pequenos empresários

MEI

Pág. 10 Pág. 35

Empregador que não registrar doméstica será multado a partir de 8 de agosto

Fique atento

Pág. 13 Pág. 4

Pág. 7

Pág. 5

Pág. 9

MP investiga irregularidades na contratação de banda para a FeverFest 2014

Ônibus é novamente danificado por alunos da Helen Keller

Lucélia Vandalismo

Page 2: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

2 IMPACTO

-

opinião sexta-feira, 25 de julho de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoMarco Aurelio Atilio - [email protected]

RedaçãoJoão Vinícius - [email protected]

Tamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected] M. Silva - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora

Rica - Irapuru - Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial

Foto da semana

As razões do vandalismoCenas de vandalismo

sempre causam estranhe-za e repulsa na grande maioria da população. Por mais que ali esteja um brasileiro cansado de tanta corrupção e rou-balheira por parte de nossos políticos, quebrar ou atear fogo em bens pú-blicos com toda certeza não é a solução.

Mobilizar, gritar, pa-rar ou ir às ruas pacifi-camente são maneiras para sermos ouvidos por aqueles que nos repre-sentam. Mas, a melhor

arma contra todas as ma-zelas brasileiras ainda é o voto consciente.

O que temos visto em Adamantina é lamentá-vel. A quebradeira de ônibus por alunos da rede pública não tem nada a ver com protestos por um Brasil melhor. Tem sim a ver com a falta de educa-ção e consciência.

Claro que toda culpa não pode ser “jogada nas costas” desses alunos, adolescentes rebeldes que pouco sabem da realidade que os rodeiam. Culpa dos

pais? Culpa dos professo-res e educadores? Talvez sim, mas a culpa também é de toda a sociedade, que pouco faz para que esses jovens tenham educação, trabalho e a garantia de um futuro melhor.

Em relação aos aconte-cimentos de Adamantina algo precisa ser feito. Fato. Mas que todos nós tenhamos esta consciên-cia, afinal, apontar cul-pados sem olhar o próprio umbigo é a maneira mais corrente de se tentar re-solver uma questão.

Em Mateus 11.2-3 le-mos: “Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?”

João Batista cuja vida apontava para avinda do Salvador, e, como mensa-geiro do Messias, tinha a incumbência de preparar o povo de Israel para rece-ber o Ungido, estava preso num cárcere. Nessa aflição, enviou dois discípulos a Jesus com a pergunta: “És tu aquele que estava para vir ou haveremos de esperar ouro?” De repente, o coração de João começou a ser assal-tado por dúvidas: esse Jesus era de fato o Messias ou eles deveriam esperar outro? Por que ele começou a duvidar?

Quando ainda batizava no Jordão e Jesus veio ter co ele, João testemunhou com toda clareza e com certeza

inabalável: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1.29b). “... eu, de fato, vi e tenho testifi-cado que ele (Jesus) é Filho de Deus”. Dois versículos adiante estão escrito: “e, ven-do Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!” João não apenas cria em Jesus, mas es-tava plenamente convicto de que esse Jesus era o Messias, o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus – sem duvidar e sem vacilar!

Esperanças não cumpri-das... ...vêm acompanhadas de dúvidas. O que João Ba-tista esperava de Jesus? Ele, os discípulos e todo o povo de Israel esperavam o Messias chegando com poder e glória, libertando Israel do jugo dos romanos e estabelecendo o prometido reino messiâ-nico. Mas essa expectativa não estava se concretizando naqueles dias. Ao invés de experimentar triunfo, ale-gria e regozijo, João Batista foi preso, jogado no cárcere, subjugado e humilhado. Por isso, em sua aflição e em suas duvidas cruéis, João enviou dois de seus discípulos a Je-sus para perguntar se Ele era o Messias prometido.

Seja como for, João diri-giu suas perguntas à pessoa certa. Ele sabia que somente Jesus poderia fornecer uma resposta confiável às dúvidas que assaltavam seu coração, dando nova perspectiva à sua situação nada satisfatória.

Uma resposta maravi-

lhosa e miraculosa. Quando os dois discípulos, por ordem de João Batista, pergunta-ram se Jesus era o Messias prometido ou se deveriam esperar outro, Ele lhes res-pondeu: “Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são res-suscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço” (Mateus 11.4-6).

Certeza e confiança através do documento da profecia bíblica. A resposta de Jesus não foi uma declara-ção apenas de lábios, não foi um simples sim ou não. Sua resposta estava embasada em fatos incontestáveis de Sua reivindicação de ser o Mes-sias. Essa resposta represen-tava mais do que milhares de respostas afirmativas: “Sim! Eu sou o Messias!

Quais são as nossas expectativas? Qual a nossa esperança? O que aguar-damos? Talvez você este-ja decepcionado porque o Arrebatamento ainda não aconteceu? Você está irado com Jesus porque continua desempregado? O que pesa o seu coração? Quais os seus questionamentos? Quais as suas dúvidas?

Jesus diz que “bem-aven-turado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço”

Certeza que consola

De quem é a responsabilidade pelo vandalismo em ônibus escolares?

- Dos pais, pois não educam corretamente seus filhos- Da empresa responsável por não ter um monitor no ônibus

- Da prefeitura que fornece os passes escolares- Não há culpados

Enquete da semana

Dê a sua opinião no portal

Alunos da Emef Teruyo Kikuta participam do lançamento da gincana da ExpoVerde Recicletando, que tem como objetivo recolher materiais recicláveis. A campanha ambiental promove a doação de uma bicicleta ecológica à unidade escolar a cada 15 mil garrafas pets

acima de 2 litros recolhidas. É desde pequeno que se incentiva práticas sustentáveis!

Pastor Samuel Pereira - pastorsamuelpereira@yahoo.

com.br

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

RESULTADO ANTERIOR

Você tem hábito de buscar seus direitos como consumidor?

Sim. Sempre que encontro alguma irregularidade exijo meus direitos (15%)As vezes. Depende do estabelecimento comercial (6%)

Não tenho hábito de buscar os meus direitos (9%)Não tenho problemas (70%)

Há mais de uma década veem se falando muito sobre esse tal de Brics.

Particularmente fui to-mar conhecimento dele a uns 4 anos atrás porinter-médio de um grande mestre na faculdade, que por sinal tambémescreve para este mesmo jornal. Criado por um “simples” economistada Goldman Sachs (“pequeno” grupo financeiro criado nos EstadosUnidos em 1869), Jim O'Neil reuniu as iniciais de 5

países que há tempos se houve falar que estão em desenvolvi-mento ou que serão os países do futuro, os emergentes Bra-sil, Rússia, Índia e China (a África do Sul foi incorporada ao grupo apenas em 2011 e há quem digaque Argentina entraria nessa roda). O´Neil cravou que esses países te-riam crescimento industrial alto e que em 50 anos iriam possuir potencial econômico para superar as potência mundiais.

Porém apenas em 2006 o grupo passou ser um meca-nismo internacional, dando um caráter diplomático; em outras palavras, começaram a colocar o Brics para fun-cionar. Somando o PIB des-ses países, teríamos U$$ 25 trilhões de dólares; mais de 2,9 bilhões de pessoas; média de desemprego beirando a casa dos 5,2% (África do Sul, desemprego é de 25%).

Números que deixam qualquer país ou associações

de mercados regionais (Naf-ta, Asean ou a poderosa União Europeia) preocupados.

Será que o Brics realmen-te virá se unir ao ponto de trazer benfeitorias regionais, ou então criar uma moeda forte para competir com euro ou com o dólar? Acho muito difícil, mas só tempo dirá.

Certo mesmo é que há algumas semanas foi criado um banco; O banco Brics! O banco começa com 50 bilhões de capital para financiar pro-jetos de infraestrutura dos próprios países e de outros que se interessarem; uma espécie de BNDS interna-cional. Pode ser que isso dê certo. Pois precisamos cada vez mais de alianças para nos fortalecer e chegar a um ob-jetivo único ou coletivo. Que essa união sirva de exemplo para toda esfera nacional, estadual e principalmente municipal.

Caso isso não se progrida, vamos acabar brincando.

Brinca com os Brics

Éverton Piardi - Economista

Page 3: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

3IMPACTO sexta-feira, 25 de julho de 2014 informeC

M Y

K

CMYK

Page 4: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ônibus é danificado por alunos da Helen Keller

Eduardo Carlos Castro mostra a situação em que alunos da Helen Keller deixaram o ônibus da Guerino Seiscentos

Trânsito na ponte do Caldeiras é liberado até próxima etapa de melhorias

A Prefeitura de Adamanti-na liberou o tráfego na ponte do Caldeiras, no prolonga-mento da alameda Padre Nóbrega. O trânsito estava interditado até a última se-mana, quando a Secretaria de Obras instalou guias e sargetas no local.

Devido motoristas que utilizam o acesso entre os bairros Jardim das Acácias, Mário Covas e Residencial Eldorado I, Eldorado II, Mon-te Alegre e Parque Juliano, não respeitarem a interdição, foi liberado o trânsito até a próxima etapa que será a ins-

A Apae (Associção de Pais e Amigos dos Excep-cionais) foi contemplada com academia adaptada para deficientes, que se-gundo o presidente da entidade Diniz Parussolo Martins, deverá ser insta-lada até o final de julho.

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Um ato que se imagi-na acontecer somente em grandes centros e com milhões de prejuízos anu-almente ao Brasil, acon-teceu mais uma vez em Adamantina. Um ônibus

talação de galerias pluviais e, posteriormente, aplicação

Serão 10 equipamentos para uso de deficientes físicos e mentais para tratamento instalados na unidade rural da Apae, que atende aproximada-mente 215 alunos. A en-tidade em parceria com a Prefeitura de Adaman-

da empresa Guerino Seis-centos, responsável pelo transporte coletivo, foi danificado por estudantes da escola estadual Helen Keller na terça-feira (22). O vandalismo ocorreupor volta das 18h, quando o ve-ículo transportava alunos de volta para suas resi-

Prefeitura libera tráfego na ponte do Caldeiras

Apae recebe academia adaptada até o final do mês

Obras

Melhorias

do asfalto, que ocorrerá nos próximos dias. J.V.

tina realizou a terrapla-nagem do local, com 5 cm de concreto em uma área de 200m².

São investidos R$ 47 mil na academia da Secre-taria do Desenvolvimento da Criança com Deficiên-cia. J.V.

dências nos bairros Jardim Brasil, Itamaraty e Parque do Sol.

De acordo com informa-ções da empresa, os estu-dantes rasgaram o estofado dos bancos, além de retirar os encostos de diversos assentos, deixando jogado pelo ônibus. Representante da Guerino entrou em con-tato com a direção da escola pedindo providências sobre o ato de vandalismo. “Além de prejuízo para empresa, este vandalismo traz conse-quências para a população, já que o coletivo terá que ficar parado para a manu-tenção por pelo menos 15 dias”, afirma o encarregado Eduardo Carlos Castro.

Desta vez, a empresa também informou que não acionará a polícia, já que, como nas outras oportuni-dades, não foi identificado os 'vândalos'. "São alunos que possuem, em média, 15 anos que fizeram essa destruição. Ao ver a bagun-ça, o motorista da empresa chegou a parar o veículo pedindo que se comportas-sem, mas foi repreendido pelos jovens dizendo que sua única função era dirigir o ônibus", conta.

C M

Y K

CMYK

Page 5: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

5IMPACTO sexta-feira, 25 de julho de 2014 geral

Mãe denúncia ao Ministério Público falta de funcionários na creche do Jardim Brasil

Ivanete Fernandes Pereira denuncia falta de monitores na Emei Cantinho da Criança

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Sem monitores, crianças atendidas pela creche do Jardim Brasil são cuidadas por faxineiras. Foi o que denunciou Ivanete Fernan-des Pereira, que tem filho de três anos atendido pela unidade, ao Ministério Pú-blico na terça-feira (22). "Os garotos estão ficando com as faxineiras, que deixam de limpar banheiro e cuidar da manutenção para ficar com as crianças. Essa situação acontece há praticamente três meses".

A mãe afirma que procu-rou a direção da Emei (Esco-la Municipal de Ensino In-fantil) Cantinho de Criança cobrando um parecer sobre a situação. "A diretora me informou que não tem o que fazer, já que a prefeitura não contrata funcionários. Ela confirmou que foi solicitado outros profissionais para co-locar no lugar das monitores que estão de licença, mas até o momento nada foi feito".

Ivanete disse que apro-ximadamente cinco moni-toras estão afastadas por problemas particulares, criando um mal estar com outros funcionários que es-tão sobrecarregados. "Outra funcionária, com problema de saúde, até maltratou a diretora na frente de al-gumas mães, dizendo que estava ainda trabalhando

para garantir a segurança das crianças, que são libe-radas sem tomar banho, já que não tem tempo e quem dê o banho nos pequenos". A mãe informa que a unidade funciona das 7h às 18h.

Devido a situação, a di-reção da Emei pediu ajuda aos pais para cuidarem das crianças. "Uma mãe quis ba-ter na diretora que solicitou aos responsáveis que ficam em casa, que cuidem das crianças devido a falta de monitores. Aconteceu ainda da direção solicitar para uma mãe olhar a cabeça do seu filho e revoltada com a situação, começou a xingar diretora, supervisora, falar que esta tarefa é obrigação da creche. Também ocorre uma falta de colaboração por parte de alguns responsá-veis, que "jogam" os peque-nos na Emei e não querem nem saber da situação em que a escola se encontra e muito menos colaborar".

Outro problema apon-tado por Ivanete é a super lotação da unidade escolar. "A mãe vai à Justiça, que obriga a creche oferecer vaga para a criança, mas o promotor não solicita a prefeitura a contratação de mais funcionários. No setor em que meu filho é atendido, são 19 para uma monitora. Como dará conta? Está com-plicado, falta fiscalização por parte da promotoria para saber a real situação

da Emei".Em 10 dias se não re-

solver a situação, já foi agendado reunião com as mães dos alunos que farão protesto na Câmara Muni-cipal.

Outro lado - Procurado pelo IMPACTO, a diretora da Emei, Valéria Cristina Cardoso, informa que a fal-ta de funcionários acontece em momentos esporádicos devido alguns servidores entrarem em licença, mas que em nenhum momento o atendimento das crian-ças foi prejudicado. “Em alguns períodos, como em todos os lugares, temos monitores que ficam doen-tes. Com isso, solicitamos que outros funcionários auxiliem no serviço para garantir a qualidade no atendimento. Também está na função do serviço geral este auxílio, assim, não há

nada irregular”.Atualmente, a creche

atende 65 crianças de seis meses a quatro anos. Sobre a questão da super lotação, a diretora informou que, no caso da turma do filho de Ivanete, é permitido até 22 crianças para cada monitor. “Também está de acordo com determinada a legislação”.

Nesta semana, Valéria informou que dois funcio-nários estão em licença, mas que a Secretaria de Educação mandou outro servidor para auxiliar nos serviços. “O atendimento não é comprometido. Ga-rantimos a alimentação e a higienização que é res-ponsabilidade da Emei. As crianças só são liberadas sem tomar banho, em tem-po de chuva ou frio para garantir a saúde das mes-mas”, informa.

C M

Y K

CMYK

Page 6: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

6 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

geral sexta-feira, 25 de julho de 2014

Page 7: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

7IMPACTO

A equipe do Departamento de Pa-vimentação Asfáltica da Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura de Adamantina concluiu na terça-feira (22) os trabalhos de restauração do pavimento da rua Constante Orto-lan, na Estância Dorigo.

A referida via, construída sem o devido sistema de captação de gale-ria pluvial, foi danificada pela ação das chuvas e recebeu, além da limpe-za, retirada e colocação de nova base.

No local foram construídos drenos para escoamento da água das chuvas.

Todas as etapas foram executadas com recursos próprios e executadas por servidores da Secretaria de Obras e Serviços que também tem beneficiado diversos outros trechos de ruas, selecionados em levanta-mento que identificou os trechos prioritários.

Recentemente, segundo o diretor Welington Zerbini, trecho da rua

Mais um acidente foi registrado na SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), entre Ada-mantina e Flórida Paulista. Desta vez, na noite de sábado (19), três veículos se chocaram, deixando vitímas com ferimentos diversos.

Os carros envolvidos são de Su-maré e outros dois de Adamantina, sendo que um jovem de 21 anos, que estava em uma Saveiro, ficou preso as ferragens, sendo socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Outra vitíma, de 45 anos, estava em um veículo Prisma, também foi socorrido com ferimentos ao Pronto Socorro de Adamantina.

A Polícia Científica foi acionada para investigar o acidente.

Gi Notícias

Walter Massaferro e a rua Angelo Stafuzza também foram recuperados.

Com a finalização dos trabalhos na rua Constante Ortolan a equipe do Departamento de Pavimentação Asfáltica da Secretaria de Obras e Serviços fará instalação de tubulação e posterior aplicação de pavimenta-ção no prolongamento da alameda Padre Nóbrega, que já recebeu guias e sarjetas.

Assessoria de Imprensa

ExpoVerde lança Gincana Ambiental nas escolas de Adamantina

Representantes da empresa MuzziCycle, fabricante de um novo modelo de bicicletas, ecologica-mente correto, das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama) e de Educação e da Comissão Organizadora da ExpoVerde apresentaram na terça--feira (22) em unidades de ensino os detalhes da gincana de recolhimen-to de material reciclável, chamada de Recicletando.

A campanha ambiental, que integra as ações da ExpoVerde 2014, promove a doação de uma bi-cicleta ecológica à unidade escolar

a cada 15 mil garrafas pets acima de 2 litros recolhidas. A bicicleta feita com o material plástico será, posteriormente, sorteada entre seus alunos pela direção. Todas as escolas de Adamantina podem participar da gincana Recicletando. Os alunos terão direito a cupons a cada 50 pets arrecadados.

O projeto, focado na conscienti-zação ambiental, tem como objetivo promover o debate da sustentabili-dade e reciclagem entre os peque-nos alunos, transformando-os em multiplicadores.

A aluna do 5º ano da Emef

Teruyo Kikuta, Camile Vitória dos Santos Rodrigues, de 10 anos, aprovou a campanha e aproveitou para testar a bicicleta. “Vou parti-cipar da campanha e vou levar essa bicicleta para casa. É muito linda”, destacou.

As MuzziCycles são feitas de garrafa PET reciclada e, além de serem mais resistentes e flexíveis que os quadros normais, custam valor inferior ao do mercado.A bicicleta não enferruja, é mais leve, tem amortecimento natural e ainda pode ser reciclada completamente.

O projeto nasceu da mente do artista plástico uruguaio Juan Muzzi, que estuda a fabricação de uma bicicleta de plástico há 12 anos. O modelo, que leva o nome do artis-ta, ficou pronto no início dos anos 2000 e, desde então, é fabricado sob encomenda.

Para transformar as garrafas pet nos quadros, ele mói o plástico e coloca o pó em uma máquina, que faz uma mistura e injeta o produto no molde.

A MuzziCycles tem garantia, proteção UV, não enferrujam, não são soldadas e a sua coloração é feita por meio de pigmentos que são injetados já no processo de molde, ou seja, não precisam ser pintadas.

“Não vendemos bicicleta, ven-demos um conceito que tem a ver com a realidade do nosso planeta. O projeto tem cunho social e ecológico e busca transformar o problema do lixo em um produto contemporâ-neo, poupando recursos minerais e evitando a emissão de carbono”, resume o inventor, que também criou a Molamania, aquelas molas coloridas que fizeram sucesso entre as crianças nas décadas de 1980 e 1990.

Assessoria de Imprensa

Aluna Camile Vitória dos Santos Rodrigues experimenta e aprova a MuzziCycle

Diretor geral da FAI, Márcio Cardim, e vice Wendel Soares, analisam positivamente aprovação de dois projetos do ProExt/MEC

Corpo de Bombeiros socorre vitíma que ficou presa as ferragens

Foto: Folha Regional

DANIEL TORRESEspecial para o IMPACTO

O Ministério da Educação (MEC) confirmou para 2015 o envio de re-cursos da ordem de R$ 325 mil para a execução de dois projetos das Facul-dades Adamantinenses Integradas (FAI) apresentados ao Programa de Extensão Universitária (ProExt) e aprovados pelo órgão federal.

Segundo o vice-diretor da FAI, Prof. Dr. Wendel Cléber Soares, foram aprovados os projetos “A Lin-guagem Musical para Complemen-to das Necessidades Interiores”, ligado à área de Educação e coorde-nado pelo Prof. Dr. Orlando Antunes Batista, e também “Monitoramento Sanitário e Eficiência Produtiva de Pescado na Alta Paulista”, ligado à área da Medicina Veterinária e coordenado pelas professoras Drª. Jaqueline Haddad Machado e Ms. Silvana Gomes Gonzalez.

“O prazo para o início da execu-ção desses projetos é o ano de 2015. Além de recursos financeiros para a compra de material de consumo e equipamentos, esses projetos cap-taram também cerca de 30 bolsas de estudos que envolverão alunos dos cursos de Medicina Veterinária e da área educacional”, comentou Soares.

De acordo com o próprio MEC, o ProExt tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de Ensino Superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementa-ção de políticas públicas com ênfase na inclusão social.

Para o diretor geral da FAI, Prof. Dr. Márcio Cardim, a captação de recursos junto a programas gover-namentais e órgãos de fomento é

Um adolescente, de 16 anos, foi preso na quarta-feira (23), no Jar-dim Brasil, após a Polícia Militar receber denúncia anônima de que um indivíduo estaria praticando tráfico de entorpecente na rua Mato Grosso no cruzamento com a rua Ceará.

Os policiais militares, então, foram até o local, onde se depara-ram com o adolescente infrator que, ao perceber a presença da viatura, dispensou três pedras de crack envoltos em papel alu-

importante para possibilitar a práti-ca das atividades acadêmicas como forma de complemento da aprendi-zagem dos alunos e a extensão do atendimento à comunidade a fim de promover, assim, inclusão social.

“Na realidade, a FAI já realiza vá-rias atividades de extensão por meio de suas clínicas, realizando aproxi-madamente 20 mil atendimentos à população de Adamantina e região ao longo do ano. Mas precisamos buscar recursos externos para que essas e outras atividades sejam re-alizadas. E dentro desses projetos nós conseguimos alocar bolsas de estudos para o benefício de nossos alunos”, complementou Cardim.

Por meio de edital público, o MEC seleciona projetos, que te-nham necessariamente a partici-pação de estudantes universitários, a serem financiados em âmbito na-cional pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt).

Para participar do ProExt, pro-fessores ligados aos cursos da insti-tuição precisam elaborar projetos que integrem estudantes universi-tários em atividades que atendam a comunidade e inscrevê-los no programa quando da abertura dos editais de seleção.

“Nós estamos concorrendo com as maiores instituições públicas de Ensino Superior do Brasil e a FAI tem se destacado, mostrando que podemos avançar ainda mais por meio do nosso corpo docente, com titulação de mestres e doutores, que tem se prontificado a buscar esses recursos. A tendência, nos próxi-mos anos, é aumentarmos ainda mais essa captação de recursos para garantirmos o tripé universitário composto por Ensino, Pesquisa e Extensão”, finalizou o diretor geral.

mínio, bem como uma porção de maconha envolta em plástico branco. Após abordagem, o menor foi questionado sobre a origem da droga vindo a confessar que era sua e para a venda.

Diante dos fatos foi dada voz de apreensão ao indivíduo e con-duzido a DIG (Delegacia de Inves-tigação Geral), onde a autoridade ratificou a voz de apreensão e elaborou o flagrante de tráfico de entorpecente permanecendo à disposição da Justiça. Gi Notícias

FAI conquista mais R$ 325 mil em recursos do ProExt para projetos de extensão em 2015

Menor de 16 anos é preso por tráfico de drogas

Educação

PolíciaPolícia Rodoviária registra mais um acidente na SP-294

Prefeitura recupera pavimentação na Estância Dorigo

Acidente

Obras

sexta-feira, 25 de julho de 2014 geral

Page 8: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

8 social sexta-feira, 25 de julho de 2014 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

A empresária Luciana Gomes com o maridão Bruno Tino e o filho Lucas Gabriel

A advogada Carol Galdino com irmã Maria José e a filha Sarah conferem as belas praias de Porto de Galinhas

A formanda em odontologia Denise Gutierrez ao lado de suas amigas Jéssica Cabrini, Ana Paula Cassaro e Lais Maião

Bel Guiçardi, Conceição Nazari e Mariangela Castro em um bom bate-papo no Verdurão

O casal Guino e Fernanda Bonassa, saboreando um bom vinho em Campos do Jordão

Natalie Cavalaro com o cantor Jorge da dupla Jorge & Matheus

Page 9: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

O envelhecimento da po-Comemorado daqui duas se-manas, o Dia dos Pais movi-menta o comércio adamanti-nense. A data é considerada a quarta mais importante para os comerciantes, per-dendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Na-morados. Quem anda pelas ruas da cidade já notam em vitrines os artigos voltados para o público masculino.

O empresário do setor de calçados e membro do Conselho Fiscal do Sinco-mercio (Sindicato do Comér-cio Varejista de Adaman-tina e Região) Luis Carlos Stechi,acredita que a data

IMPACTO

Dia dos Pais vendas devem aumentar nos próximos dias

“O Dia dos Pais será uma oportunidade para o lojista re-cuperar as vendas que foram perdidas com o fechamento de lojas durante a Copa do Mun-do”, afirma Sérgio Vanderlei

deve proporcionar uma lu-cro adicional às vendas do próximo mês e que sele-cionou uma mercadoria especial para agradar os consumidores. “Sempre temos as melhores expectati-vas e esperamos vendas com saldo positivo. Quem vier à loja, encontrará os melhores produtos e com preços aces-síveis. Trabalhamos com linha exclusiva de calçados, além de lançamentos espe-cial para data e promoções ”, destaca.

Já no setor de vestuário para quem optar por um belo traje e acessórios mas-culinos terá ótimas opções, como afirma o empresário Vinicius Penha. “Todo pai merece andar com estilo e

peças da moda atual. O inte-ressante é que muitos filhos escolhem peças para deixar os pais com um look moder-no. Para a comemoração, já estamos com promoção de até 50% de desconto em cal-ças, camisetas estampadas ou básicas, bonés e carteira. Opções é o que não faltam”.

Para o presidente do Sin-comercio Sérgio Vanderlei da Silva, a data traz boas ex-pectativas ao comércio local. “Temos uma diversidade de opções para presentes, e todos os setores já estão preparados para receber a data”.

Silva ainda destaca que a preparação das vitrines é o auge para que os lojistas alcancem as vendas espe-radas, enfatizando a data e chamando a atenção do con-sumidor para os produtos oferecidos. “O Dia dos Pais será uma oportunidade para o lojista recuperar as vendas que foram perdidas com o fe-chamento de lojas durante a Copa do Mundo, além de ser uma data importante para renovar o relacionamento

cotidianoAdamantina-SP - sexta-feira, 25 de julho de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

com os clientes e seus fami-liares”.

Horário especial – Como em todas as datas comemo-rativas, o comércio adaman-tinense atenderá em horário especial. Na sexta-feira (8), as lojas funcionarão das 9h

às 22h e no sábado (9), das 9h às 16h.

Pesquisa- Segundo a CNDL(Confederação Nacio-nal de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil(Serviço de Proteção ao Crédito), a data deve somar um crescimento

de 1% este ano. Em 2013, a alta de vendas foi de 3,78%, de 4,75% em 2012, 6,86% em 2011 e 10% em 2010. A soma também considera as com-pras parceladas realizadas na semana que antecede a data, entre 3 e 10 de agosto.

O empresário Vinícius Penha está com boas expectativas para o Dia dos Pais

Page 10: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

10 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 25 de julho de 2014

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

A figura jurídica do MEI (Mi-croempreendedor Individual) completa cinco anos neste mês, com a formalização de 680 empre-sários adamantinenses. Somente no PAE (Posto Sebrae de Atendi-mento ao Empreendedor), 60% das consultas realizadas são re-ferentes a esta modalidade, o que representa que proprietários de pequenos negócios estão buscan-do a legalidade, além de garantir seus direitos.

Vendedores de roupas, cabe-leireiros e pedreiros são as três atividades que mais atraem os mi-croempreendedores - profissionais que trabalham sozinhos ou com, no máximo, um funcionário e cuja receita anual é de até R$ 60 mil. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), es-sas três atividades juntas somam quase 900 mil formalizações, ou 22% do total em todo o país.

A agente de desenvolvimento Daiane Benetão, do PAE local, informa que para ser um mi-croempreendedor individual é necessário não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Entre as vantagens oferecidas pela lei está o registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), o que facilita a aber-tura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Na-

cional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 37,20 (comércio ou indústria), R$ 41,20 (prestação de serviços) ou R$ 42,20 (comércio e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias) ou ao ISS (Im-posto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). Essas quantias são atu-alizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.

Com essas contribuições, o Mi-croempreendedor Individual tem

acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, apo-sentadoria, entre outros.

“Quem deseja se formalizar pelo MEI, pode fazer todo o pro-cedimento sozinho pelo Portal do Empreendedor [www.portaldoem-preendedor.gov.br]. No Posto, rea-lizamos orientações e ensinamos sobre quais os procedimentos, mas todo o processo é feito pela internet”, informa.

Mais informações podem ser obtidas no PAE, que fica em anexo a ACE (Associação Comercial e Empresarial) na alameda Fernão Dias, 396. Telefone: 3521-1831.

Em cinco anos, Adamantina formaliza 680 pequenos empresários pelo MEI

Desde segunda-feira (21), remédios feitos a base de 174 subtâncias tiveram os preços reajustados em até 12% devido a isenção do PIS/COFINS. Mas, até está quinta-feira (24), os preços não haviam sido reajustados na maioria das farmácias de Ada-mantina.

Segundo o gerente da Multi-Drogas Robinson Agostinho, a relação da Anvisa (Agência Na-cional de Vigilância Sanitária) com os remédios que fazem parte da redução dos impostos ainda não foi fornecida. “Esperamos nos próximos dias receber a lista para repassar os descontos aos nossos clientes. Mas, a partir des-ta semana, todo o medicamento que for aquirido com valor me-nor, será vendido também com a redução no preço”, afirma.

O gerente explica que medica-mentos usados para o tratamento de câncer, doenças do coração, antiinflamatórios, antibióticos, como o amoxicilina, e vacina contra a gripe fazem parte da relação que será fornecida pelo Governo Federal. “São remédios de uso continuo então, com a re-dução, certamente a população é beneficiada”.

A isenção do PIS/COFINS para essas substâncias foi decidi-da em junho, mas os novos preços valem a partir desta semana. É a chamada lista positiva de medi-camentos, que inclui mais de 1,6 mil itens. A última atualização foi feita há sete anos. O Ministério da Saúde informa que atualmente 75% dos remédios têm esse tipo de desconto.

J.V.

Descontos de até 12% devem chegar as farmácias de Adamantina nos próximos dias, afirma Robinson Agostinho

Daiane Benetão fala dos benefícios do Microempreendedor Individual

Redução no preço dos medicamentos ainda não reflete no bolso dos adamantinenses

Sebrae promove duas palestras de orientação ao empreendedor em agosto

Reajuste

Oportunidade

O PAE (Posto Sebrae de Aten-dimento ao Empreendedor) pro-meve em agosto, duas palestras em Adamantina. A primeira acontece no dia 5, a partir das 19h, na ACE (Associação Comer-cial e Empresarial) com o tema ‘Motive sua Equipe’.

Segundo Daiane Benetão, agente do Sebrae, na oficina o participante conhecerá os benefícios do desenvolvimento constante das equipes e fortaleci-mento do setor pessoal, compre-endendo o papel do empresário na condução deste processo. “Para o sucesso de uma empresa

é fundamental ter uma equipe motivada”, afirma. A palestra é gratuita.

No conteúdo programático contém debates sobre relações humanas; desafios da liderança; autodesenvolvimento; promoção do trabalho em equipe; estímulo à motivação; gerenciando confli-tos; e atributos para fortalecer a relação de trabalho.

Já nos dias 19 e 20, também na ACE, a partir das 19h, acontece a palestra ‘Plano de Marketing’. A agente de desenvolvimento do Sebrae, Juliana Auresco, explica que a oficina apoia o empresário

na compreensão dos principais elementos para a elaboração de um plano de marketing, refletin-do sobre a atuação da empresa na dinâmica do mercado e elaboran-do um plano inicial.

O contéudo da palestra con-tém orientações sobre marketing e análises mercadológicas. O investimento é de R$ 50, com pré-requisito dos participantes terem uma microempresa forma-lizada com CNPJ. Informações e inscrições pelo telefone: 3521-1831, ou pelo email: [email protected].

J.V.

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

A mudança repentina do clima e o lançamento da coleção prima-vera-verão deixam os lojistas de Adamantina no clima de liquida-ção de estoque para impulsionar as vendas. Com preços promocionais, as lojas buscam aliviar o estoque para a chegada de novas mercado-rias. Os descontos oferecidos são de até 70%

O inverno vai até 21 de setem-bro, porém, o frio nunca se estende por este período, o que faz com que os comerciantes iniciem no fim de julho as promoções, oportunidade para os consumidores adquirirem bons produtos com preços acessí-veis.

A gerente de uma rede lojas,

Rose Ceola, revela que o investimen-to não foi grande em mercadorias de inverno, pois o clima não passa muita confiança como antigamente. “Teve anos que sabíamos exata-mente a duração do frio em nossa cidade, por isso já preparávamos nosso estoque, mas hoje não dá mais para confiar, o clima muda repentinamente deixando o lojista e o consumidor confusos na hora da compra”, afirma.

A maioria das lojas conta com setores e placas que identificam a promoção. O consumidor também tem a oportunidade de optar pela forma de pagamento, que vai do cre-diário ao parcelamento no cartão de crédito e cheque. Os produtos são tanto femininos como masculinos, roupa e calçados, além de cama, mesa e banho.

A gerente Rose Ceola com peças de inverno com até 70% de desconto

Liquidações de inverno aquecem vendas no comércio

Descontos

Vereador conquista R$ 200 mil para projeto terapêutico da Apae

Recurso

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) con-quistou mais um recurso para o projeto terapêutico da entidade. São R$ 200 mil viabilizados pelo vereador do Democratas, Agui-naldo Pires Galvão. “Através de um trabalho desenvolvido desde fevereiro que foi possível

a concretização desta emenda parlamentar de Mara Gabrilli, exemplo de deputada e de supe-ração de vida”, afirma.

O recurso, segundo infor-mações da Associação, será utilizado para a finalização da obra do barracão do projeto terapêutico na chácara da enti-

dade. A Apae já providência os documentos junto à DRADS (Di-retoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) para o recebimento da verba. “Minha próxima meta é viabilizar recur-sos para área de mobilidade e acessibilidade urbana”, finaliza.

J.V.

Page 11: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

11IMPACTO sexta-feira, 25 de julho de 2014 cotidiano

Page 12: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

C M

Y K

CMYK

11aIMPACTO sexta-feira, 25 de julho de 2014 informe

Page 13: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

cotidiano sexta-feira, 25 de julho de 2014 11b IMPACTOC

M Y

K

CMYK

Page 14: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

12 IMPACTOinforme sexta-feira, 25 de julho de 2014

Page 15: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

13IMPACTO sexta-feira, 25 de julho de 2014 informe

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Quem não registrar o empre-gado doméstico em carteira com data de admissão e remuneração estará sujeito a multa a partir de 8 de agosto, quando entra em vigor a norma que consta na Lei 12.964, sancionada em abril pela presidente Dilma Rousseff. A nova legislação previa 120 dias para os empregadores regularizarem a situação dos domésticos.

A auxiliar de escritório Ro-siane Aparecida Lott, do Lopes Contabilidade, explica que, para entendimento da Justiça do Tra-balho, o vínculo de emprego do-méstico é caracterizado quando o trabalho é exercido pelo menos três vezes por semana. “Os empre-gadores devem ficar atentos aos prazos. O registro é obrigatório. Porém não se deve confundir em-pregado doméstico com diarista (trabalhador eventual – de no máximo duas vezes por semana), para não caracterizar o vínculo empregatício”.

Segundo ela, desde que a nova legislação entrou em vigor, au-mentou a procura para formaliza-ção. “Após legalização da lei hou-ve um aumentou no número de pessoas que procuram escritórios de contabilidade para regularizar a situação de suas domésticas, ou tirarem informações sobre a nova legislação em vigor”.

De acordo com o texto aprova-do em novembro do ano passado pela Câmara dos Deputados, a multa para ausência de registro na carteira pode passar de R$ 724, mesmo valor do mínimo em vigor. “As pessoas que desejam estar regularizando/registran-do uma empregada doméstica

podem entrar em contato com um escritório de contabilidade para providenciar a documen-tação necessária para registro ou realizar um cadastro no site do e-Social [www.esocial.gov.br] e gerar a sua própria folha de pagamento”, explica.

A norma estabelece como regra geral que as infrações pre-vistas na Lei 5.859/1972, que tra-ta do trabalho doméstico, serão punidas com as mesmas multas previstas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). No caso da falta de registro, a multa pre-vista no art. 52 da CLT, de meio salário mínimo (R$ 362), deve

ser dobrada, mas o valor pode ser reduzido se o empregador efetivar as anotações e recolher as contribuições previdenciárias voluntariamente.

“Outra observação é que o FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço] para empre-gadas domésticas ainda con-tinua sendo facultativo para o empregador, pois ainda aguarda aprovação e regulamentação do governo. Porém, já está em vigor regras como jornada de trabalho de 8h por dia e 44h por semana, o pagamento de horas extras e data de pagamento limite até o 5º dia útil”, finaliza.

Empregador que não registrar doméstica será multado a partir de 8 de agosto

Rosiane Lott alerta sobre a nova legislação para empregas domésticas

FRANCISCO NETTOEspecial para o IMPACTO

Na quarta-feira (23), foi come-morado o Dia do Guarda Rodoviá-rio. Reconhecendo a importância da digna Corporação e o inestimá-vel trabalho que presta em nosso Estado, em especial na Nova Alta Paulista, a Haddad Organização Social lembra a data e presta aos seus valorosos integrantes uma merecida homenagem.

O movimento nas rodovias brasileiras aumenta a cada dia. Paralelamente, também se multi-plicam os perigos a que se expõem os milhares de usuários. Os mo-tivos são vários e específicos em cada região. Em nosso caso, na Nova Alta Paulista, ao expressivo aumento do volume de tráfego. E este se deve a fatores como: cres-cente número de veículos novos em circulação; implantação de várias penitenciárias; instalação de usinas de açúcar e álcool; am-pliação das lavouras de cana; en-trada em atividade da ponte sobre o Rio Paraná; fuga dos pedágios das rodovias Marechal Rondon e Raposo Tavares; obras na pista e outros.

O movimento em si já justifica uma rodovia duplicada, mas ain-

da desta vez só será um recape. Enquanto as obras prosseguem os perigos normais ainda são au-mentados por fatores humanos, como excesso de velocidade, má conservação de veículos, ultrapas-sagem em local proibido e outras formas de direção perigosa, como embriaguez ao volante.

Juntem-se a esses perigos o uso da via como rota para tráfico de drogas, armas, mercadorias contrabandeadas e para fuga de criminosos. E é nesse ambiente complexo que a figura do policial rodoviário se sobressai. Sem sua dedicação e eficiência a situação da rodovia seria caótica e incon-trolável.

Nas 24 horas diárias a polícia rodoviária protege a população por meio de seus agentes, usan-do recursos de logística e ações diretas no local do evento. É comum se expor ao perigo. Mas ele sempre cumpre com o dever, seja orientando, prevenindo ou autuando com justiça e o devido rigor, quando necessário, garan-tindo a ordem e a segurança. Pela bravura e dignidade que lhes são próprias, o policial rodoviário merece todo o respeito e admira-ção no seu dia comemorativo, o 23 de julho.

HOS homenageia Dia do Guarda Rodoviário

Informe

Ricardo Haddad entrega homenagem a Polícial Rodoviária

Page 16: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

14 IMPACTOinforme sexta-feira, 25 de julho de 2014

C M

Y K

CMYK

Há mais de duas décadas a Sagae Formaturas e Eventos conquista a excelência e o reconhecimento do público. Com mais de 400 profissionais qualificados, equipamentos digitais de última geração, capacidade logística e setorizada para cobrir eventos em todo o país.

Atuando em oito estados brasileiros a empresa foi premiada como a melhor em fotográfica do país de-vido ao acúmulo de experiência ao longo do tempo.

Page 17: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 25 de julho de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

C M

Y K

CMYK

A Comissão Organiza-dora da ExpoVerde 2014 anunciou nesta semana a promoção da 2ª Cavalgada, no domingo que antecede o início da festa, dia 31 de agosto. O evento é organiza-do com apoio da associação

Os Tropeiros e Clínica de Repouso Nosso Lar.

Após a cavalgada, haverá churrasco preparada por voluntários e funcionários da Clínica de Repouso Nosso Lar e Os Tropeiros. Cavalei-ros montados e crianças me-

2ª Cavalgada da ExpoVerde terá renda destinada à Clínica de Repouso Nosso Lar

Cavalga da ExpoVerde será realizada uma semana antes do maior evento regional com entrada franca de toda a região

Arquivo | Tropical Imagensnores de 12 anos não pagam o almoço. Todos os presentes terão música ao vivo.

Convites podem ser ad-quiridos antecipadamente na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social pelo valor de R$ 20. Os re-

cursos obtidos com a venda dos convites e de bebidas serão revertidos à entidade assistencial.

Cavaleiros e comitivas percorrerão 8 quilômetros dentro de Adamantina, sain-do às 9 horas da Avenida Marechal Castelo Branco e com chegada no clube da Aspuma.

O trajeto terá início na Avenida Marechal Castelo Branco (via de acesso), em frente ao Campus III da FAI e passará pela Avenida Francisco Bellusci, sentido campus II da FAI, passando posteriormente pelas aveni-das Rio Branco, Adhemar de Barros e da Saudade, e com término no Aspuma.

Mais informações sobre a 2ª Cavalgada da ExpoVerde podem ser obtidas pelo tele-fone (18) 3521-1900.

Assessoria de Imprensa

Page 18: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

16 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 25 de julho de 2014

A Secretaria de Cultura e Turis-mo de Adamantina traz em agosto um grande espetáculo voltado ao público infantil, pelo Circuito Cultural Paulista - um teatro de bonecos chamado “No curso do rio”, com a Cia Bonecos Urbanos. A apresentação será no dia 10 de agosto (domingo), às 17h, no anfi-teatro da Biblioteca Municipal. A entrada é gratuita.

Encenada pelos atores André Maisena e Fabiana Noronha, a peça conta a história de um mora-dor simples do interior do Brasil que mantém conversas diárias com sua grande amiga, uma canoa esperta, que faz previsões quanto às mudanças de clima e sabe a época boa para pescar.

O fato desperta o interesse de um médico que visita a região e se sente motivado a tratá-lo por saber de sua peculiar rotina. A trama se desenvolve a partir daí, com muita interatividade com o público.

O espetáculo -Valendo-se da

Com o compromisso de ensinar inglês para os brasileiros com o objetivo de tornar o Brasil uma nação bilíngue, a Wizard inicia nova campanha institucional que promete ficar na história.

O conceito da campanha traz esse compromisso com uma pro-posta arrojada, em dois anos de curso os alunos garantem certifi-cado internacional, mas caso não consigam, a Wizard oferecerá aulas gratuitas para que melhorem seu

mágica do teatro de Bonecos, a montagem tem como objetivo aproximar o público do teatro de animação, incentivar a prática da leitura e também a preservação da natureza.

A peça foi inspirada no livro “Rosinha Minha Canoa” do escri-tor José Mauro Vasconcelos, autor de clássicos como “Meu Pé de La-ranja Lima”. O texto foi escolhido a partir de uma discussão com o FDE (Fundação para o Desenvol-vimento da Educação) como um estímulo a leitura, destinado a crianças de 3 à 10 anos.

Zé Dito, um morador simples do interior do Brasil, acaba famo-so por conversar com sua grande amiga, uma canoa esperta que pelo contato direto com a natureza con-segue prever o clima e as épocas de pesca. Quando o médico que visita a região ouve sobre o caso, fica curioso e decide estudar as manias desse homem tão peculiar.

Assessoria de Imprensa

desempenho. Para isso, as unida-des, como de Admantina, têm o compromisso de ensino e os alunos o de estudo.

Na Wizard, por meio de uma me-todologia diferenciada, os alunos aprendem inglês com a experiência de conversação desde a primeira aula. Dessa forma, o aprendizado fica mais fácil.

Mais informações sobre a nova campanha e metodologia da Wizard é só ligar no: (18) 3522-1754. J.V.

Cantinho das Flores oferece novos modelos de vasos em polietileno

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Você quer fazer um jardim em sua casa ou em seu apartamen-to e está na fase de escolha dos acessórios e vasos para compor o ambiente. Certamente muitas dú-vidas surgiram e, provavelmente, ao pensar em vasos, os primeiros que lhe vieram à mente foram os de argila ou de concreto.

Os vasos de polietileno surgiram no mercado como uma solução prática, com o bônus de serem mais bonitos que os tradicionais. Com eles, é possível combinar cores e texturas, seja no ambiente interno ou no externo.

No Cantinho das Flores você encontra os novos modelos da marca Verdy, que possui selo ISO 9001 de qualidade, todos com preços acessíveis. “Os vasos de polietileno da Verdy são as melhores opções para quem busca leveza, resis-tência, proteção UV para que eles não desbotem, além de um design exclusivo”, comenta a empresária, Jéssica Pozzetti.

A produção dos vasos Verdy passa por um rigoroso controle de qualidade, que garante, entre ou-tras coisas, sua resistência por um longo tempo. “São cores, tamanhos e modelos dos mais variados estilos,

Jéssica Pozzetti, apresenta os modelos de vasos de polietileno

O grupo Cia Bonecos Urbanos surgiu em 1998 e já se apresentou em grandes teatros e eventos pelo país

Mari Ferrari/Divulgação

Teatro de Bonecos é destaque na programação da Cultura em agosto

Wizard quer transformar o Brasil em uma nação bilíngue

Espetáculo

Ensino

além de serem resistentes a chuva e sol. Os vasos de polietileno também possuem sistema de rodízio, onde a água fica armazenada, evitando

proliferação da dengue e que a água manche o piso, além de ser 100% ecologicamente correto”, explica.

Colaborou: Verdy

OS VASOS DE POLIETILENO ESQUENTAM AS RAÍZES DAS PLANTAS

O volume de terra colocado no interior dos vasos de polietileno age como isolante térmico, não permitindo que o calor prejudique as raízes das plantas.

OS VASOS DE POLIETILENO SÃO FRÁGEIS

Devido à tecnologia avançada do processo de frabricação, os vasos de polietileno são extre-mamente duráveis, resistentes a impacto e intempéries.

OS VASOS DE POLIETILENO RESSECAM AO SOL

Os vasos de polietileno possuem adtivos contra radiação ultravioleta, proporcionando alta resistência aos raios solares.

OS VASOS DE POLIETILENO SÃO LEVES E PRÁTICOS

Devido à tecnologia avançada do processo de fabricação e a matéria prima de alta qualida-de, os vasos de polietileno são extremamente leves e resistentes, facilitando seu transporte e armazenamento.

OS VASOS DE POLIETILENO SÃO RECICLÁVEIS

Devido à matéria prima utilizada, os vasos de polietileno são 100% recicláveis.

Page 19: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

17IMPACTO

JOÃO VINÍCIUS Grupo IMPACTO

O b-boy adamantinense Fernando Henrique Perei-ra (Fernandinho), de 22 anos, e o b-boy prudentino Eduardo Chaves Cordeiro (Duh), 20 anos, representa-rão o Brasil em mais uma competição internacional, desta vez na Itália.

A turnê se inicia nesta sexta-feira (26), quando os dançarinos disputarão o '2 vs 2'. A programação conta com apresentações em Milão e Veneza, além de workshop sobre a mistura brasileira com a técnica do

Adamantinense representa o Brasil em competição internacional a partir desta sexta

hip hop."É um sonho realizado,

primeira vez que participo de competição na Europa, que ajudará bastante no meu currículo, como expe-riência. Além disso, estou feliz por ter o privilégio de representar o Brasil, mun-dialmente, em um torneio deste nível", conta Fernan-dinho, que está entre os melhores dançarinos de break dance da região e é destaque pela habilidade e desenvoltura. Sua técnica, cada vez mais aprimorada, e as coreografias próprias também conferem diferen-ciais que fazem do adaman-

sexta-feira, 25 de julho de 2014 caderno2

tinenses um dos destaques do interior paulista.

Recentemente, o b-boy trouxe mais uma conquis-ta para Adamantina, quan-do foi bicampeão do Fih 2 - Festival Internacional de Hip Hop, em Curitiba (PR). Além da premiação, o adamantinense conquis-tou vaga para 'Batalha na Vila 2014', que acontecerá em agosto, na Capital Pau-lista.

Nas competições, o b--boy Fer nandinho tem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Ada-mantina e da empresa Carelli Informática.

A Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Atletismo de Ju-venis em Eugene, nos Esta-dos Unidos, até o dia 27, tem dois atletas representantes da Cidade Joia, Lucas Mar-celino e Izabela Rodrigues da Silva viajaram com a de-legação brasileira no último dia 16 para participar das competições da modalidade salto em distância.

A Seleção Brasileira é formada por 23 atletas (12 homens e 11 mulheres), que já estão em processo

Especialista no salto em distância, Lucas Marcelino acumula uma vasta galeria de títulos: quatro brasilei-ros, um sul-americano, me-dalha dourada no Bauhaus Júnior, na Alemanha e por fim o maior dos feitos, a vaga no Mundial da cate-goria.

Quem o vê hoje, não ima-gina o difícil começo em Adamantina, na Nova Alta Paulista. “Foi bem compli-

Izabela Rodrigues da Silva, de apenas 18 anos, outra revelação do técnico Domingos Carmo Rocetão, começou sua carreira pro-fissional no IEMA (Instituto Elisângela Maria Adriano), um dos núcleos de Forma-ção do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, em São Caetano do Sul.

Campeã pan-americana

B-boys Fernandinho e Duh iniciam disputa em competição na Itália, a partir desta sexta

Lucas Marcelino é especialista em salto em distância

Izabela Rodrigues se destaca no arremesso de peso e

lançamento de disco

Adamantinenses disputam o Campeonato Mundial de Atletismo de Juvenis

Lucas Marcelino

Izabela Rodrigues

Destaque

de adaptação para a disputa do Campeonato Mundial de Juvenis, competição que reúne cerca de 1.600 atletas, de quase 200 países.

As competições acon-tecem na Universidade do Oregon, em Eugene. A equipe A competição, que reúne cerca de 1.600 atle-tas, de quase 200 países, será no tradicional Estádio Hayward Field, sede das seletivas norte-americanas de atletismo para as Olim-píadas de 2008, em Pequim, e de 2012, em Londres. É a

primeira vez que o Mundial de Juvenis é realizado nos Estados Unidos.

O Mundial de Juvenis já contou com a participa-ção de alguns dos princi-pais atletas da atualidade, como o jamaicano Usain Bolt, a norte-americana Allyson Felix e o queniano David Rushida. Por isso, há a expectativa de que os destaques desta competição de Eugene participem dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa

cado. Apenas a partir de 2012 consegui me destacar em São Paulo, onde moro hoje até. Nunca é fácil ser um esportista, mas se deve ter força de vontade”, afirma. “É um sonho chegar nessa condição e ir até um cam-peonato mundial, com os melhores. Daqui para frente, a ideia é trilhar um longo caminho até uma vaga nas Olimpíadas”, complementa Lucas.

juvenil, campeã sul-america-na e recordista sul-america-na juvenil no lançamento do disco, campeã sul-americana juvenil e recordista sul-ame-ricana menor no arremesso do peso, foi eleita a melhor atleta do Campeonato Bra-sileiro de Juvenis Intersele-ções, disputado nos dias 28 e 29 de junho no Estádio Willie Davids, em Maringá (PR).

Page 20: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

18 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 25 de julho de 2014

AdamantinaJoão Carlos Rodrigues

O Rotary Club de Adamantina foi fundado em 8 de novembro de 1951. A primeira diretoria era composta por Jurandir Camargo de Godoy, como presidente; Oscar Ricardo Barbosa Romeo, vice; José Gambarini, secretário; 2º secretário era Ramon Russafa; tesoureiro: Ivo Francisco dos Santos; 2º tesoureiro: Walter Massaferro; e diretor de protocolo, Jacinto P. Xavier. A sede é instalada na rua Paul Harris, 130, vila Jardim. “Dar de si antes de pensar em si”!

Rotary Club de Adamantina em 1958

Álbum de Nilson Albanez-1959Foto e pesquisa: João Carlos Rodrigues - Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE

Érico Ruiz e Bárbara Biassi, da Drogaria Vitória

Degal Oficina Mecânica oferece guincho de socorro aos clientes

Drogaria Vitória oferece descontos de até 90% da Farmácia Popular

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Oferecer mais saúde à po-pulação. Com este objetivo, a Drogaria Vitória aderiu ao programa Farmácia Popu-lar, do Governo Federal, que oferece descontos de até 90% nos medicamentos. Além disso, remédios para hiper-

tensão, diabetes e asma são gratuitos.

O Programa visa am-pliar o acesso da população aos medicamentos consi-derados essenciais ao tra-tamento de doenças com maior ocorrência no país. Segundo o proprietário Éri-co Ruiz, para ter acesso o usuário deve apresentar a

receita médica, que pode ter sido emitida pela rede parti-cular ou pública, o CPF e um documento com foto. "Toda a população pode ser bene-ficiada. É um programa de co-financiamento que a Dro-garia Vitória aderiu para garantir mais qualidade de vida para quem necessita destes medicamentos".

A proprietária Bárbara Biassi que, além do Farmá-cia Popular, os associados da HOS (Haddad Organi-zação Social) também têm descontos especiais. "Na Drogaria Vitória você en-contra a linha completa de medicamentos, perfumaria e suplementos alimentares, com preço acessível a popu-lação".

O horário de atendimen-to é de segunda a sexta-feira até às 20h e sábados e domin-gos até às 12h. A Drogaria Vi-tória fica na avenida Deputa-do Cunha Bueno, 1515. Mais informações e disk-entrega pelos telefones: 3522-8295 ou 9.9745-8457.

Com o objetivo de promo-ver a informação e educação sobre os direitos e deveres do consumidor, o Procon de Ada-mantina promoverá palestra sobre os Direitos Básicos do Consumidor, ministrada pela diretora do Núcleo Regional de Presidente Prudente da Fundação Procon-SP, Priscila Landin.

A atividade será realizada no dia 12, uma terça-feira, às 19h30, no anfiteatro da Biblioteca Pública Munici-pal Cônego João Baptista de Aquino, e será aberta a toda a população.

A palestra aborda, de ma-neira didática, os principais pontos dos direitos e deveres dos consumidores e forne-cedores de acordo com prin-cípios contidos no Código de Defesa do Consumidor. A iniciativa busca ainda de

A Degal possui um novo serviço a disposição dos clientes – guincho de auto socorro. É uma plataforma que serve para atendimento de carros e caminhões. O serviço é 24h, oferecendo mais segurança e comodida-

reduzir conflitos e promover o necessário equilíbrio nas relações de consumo.

Sindec -O Procon de Ada-mantina é o segundo na re-gião a se interligar ao Sindec (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor). Depois de Presidente Prudente, Ada-mantina é o primeiro muni-cípio da região a contar com este sistema na unidade do Procon.

Este sistema informa-tizado integra processos e procedimentos relativos ao atendimento aos consumi-dores nos Procons de todo o País. São classificados desde os procedimentos mais cé-leres de atendimento, como os realizados por telefone ou por carta encaminhada ao fornecedor, até os processos administrativos instaurados, que são denominados Recla-

de no momento em que você mais precisa, sem limites de distância.

Além disso, a Degal oferece serviços de auto mecânica com diagnóstico computadorizado e parte elétrica, funilaria, pintura

Procon de Adamantina promove palestra sobre Direitos Básicos do Consumidor

Degal conta com novo serviço de auto socorro

Orientação

Destaque

Agenda

mações.O processo de municipa-

lização do Sindec no Estado de São Paulo iniciou-se em 2012 com a inclusão de cinco procons municipais. Hoje, o Sindec já foi implantado em 60 procons municipais conve-niados. Dessa forma, os dados de cada município são inclu-ídos no Ranking Estadual e no Cadastro Estadual de Re-clamações Fundamentadas. A meta, até o final de 2014, é integrar 80 órgãos munici-pais de defesa do consumidor.

Com esta implantação, todas as consultas e reclama-ções registradas na unidade de Adamantina automatica-mente estarão cadastradas no Sindec, o que irá permitirá que qualquer consumidor visualize a situação de em-presas locais.

Assessoria de Imprensa

e borracharia. A Degal Oficina Mecâ-

nica fica na avenida José Silveira Mendonça, 1300, em Lucélia. Mais informações pelos telefones: 3551-3182 ou 3551-3288. O auto socorro é no 9.9755-8075. J.V.

Barão Vermelho Cazuza (Cover)

26 de julhoBar do Tala

Violada1 de agosto

Bar do Diogo

Festa do Peão14 a 16 de agosto

Osvaldo Cruz

Page 21: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

sexta-feira, 25 de julho de 2014

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 23

BMBTENTATIVA

MELODIAIRACIANBABY

BISBESTAAR

DOCENTEIST

O

SÃSRELE

VONSOSSEGADASIAIAROLENDEMASANTEENM

ALIGNA

SERRARITDA

TIRAHOMENS

OCASODMALI

OMMAISIVSEMCENSURA

Ação queprecede o

êxito

Náilon,elastano e

viscose

(?), harmo-nia e ritmo:elementosda música

(?) Affleck,diretor eator de"Argo"

Sucessode ZecaBaleiro(MPB)

Solução de(?), antis-

sépticolaranja

Pedido daplateia aofinal deshowsCada

membro doconselhode classe

Letra aque se

apõe til noespanhol

Cortar coma ferra-

menta do marceneiro

Diz-se da doença quepode levar

à mortePai de

Thor, namitologianórdica

Segmentode HQ

publicadoem jornal

Órgãomundial docomércio

(sigla)Detêm a

autoridadeno patriar-

cado

País afri-cano cujacapital éBamako

O (?) davida: avelhice(poét.)

"(?) valeastúcia

que força"(dito)

Programa apresenta-do por Le-da Nagle

De (?):"black tie"(?) Bello,

atriz

Magro, em inglêsArtigo docontrato

Dígrafo de"passar"

4, emromanos

Divisão dapiscina Grito detorcidas

Forma dolorosa deverificar se uma

pessoa está acordadaHora canônica (Rel.)

Piloto bra-sileiro ho-menagea-do nos 20 anos de suamorte, o-

corrida em1/5/1994

Aves docerradoPeríodos

geológicos

"Internet",em IEO AVC(Med.)

Saliência do desenhoCidade daToscana

EstúpidoPronome demons-trativo

Raiva;fúria

Bebê, eminglês

Agência de espiona-gem dos

EUA (sigla)

Que gozamde saúde

(fem.)

Calmas;tranquilas

Interjeiçãode apoioMoradorado Éden

Colocar as (?) de mo-lho: tomar precauções

Cópia do documento

A culturados meiosde comunicação de

massa (ing.)

"Nada", nalinguagemda internetAdolescen-

te, eminglês

3/noa. 4/baby — odin — slim — teen. 9/telegrama. 10/mainstream.

19 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 23 Clube da Mafalda - Tirinha 679 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.br Palavra Cruzada #21

2. Unidade monetária do Japão (plural). (5)3. País da América do Sul. (7)4. Prefixo indicativo de oito. (4)5. Alojado em acampamento. (8)6. Relativo ao osso

1. Fatia de carne bovina. (4)

4. Arte de falar ao público.

(8)

8. Ansiedade, agonia. (8)

9. Surra. (4)

10. Deteriorada pelo uso. (5)

11. Ato de aplaudir. (7)

13. Conhecidas como

"papagaios coloridos". (6)

15. Compostura, decência.

(6)

18. Separadas, isoladas. (7)

20. Arco que define um

ângulo curvilíneo. (5)

23. Ligeiro, rápido, veloz. (4)

24. Em que houve iteração,

repetição (plural). (8)

25. Pertencentes ao

cristianismo. (8)

26. Relativo à boca. (4)

Verticais

Horizontais

(feminino). (5)7. Aquele que invade. (7)10. Fruto da videira. (3)12. Que sofre de asma (feminino). (8)14. Anular, invalidar. (7)16. Parente por cognação. (7)17. Coreografia feita por

espectadores que cria um efeito de onda. (3)19. Molusco com oito braços (plural). (5)21. Instrumento de corda parecido com o violão. (5)22. Antônimo de mal (plural). (4)

Page 22: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

20 social sexta-feira, 25 de julho de 2014 Comércio

O empresário Beto, da Banca Adamantina As competentes Raquel, Lúcia e Jeny, da 0 a 5Bom gosto e sofisticação podem ser conferidas na Lemon, a nova

loja de decoração de Carol e Maria Emília

A gerente Débora e as vendedoras Bruna e Taís convidam para conferir as novidades da Hering

As clientes Fabiana e Daniele, da Stúdio 54, conferem as novidades da Lemon, com as proprietárias Carol e Maria Emília

C M

Y K

CMYK

Page 23: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

to e tonificação muscular, e sim trabalha com as capaci-dades físicas, das quais um ser humano nasceu e é capaz de desenvolver, como a for-ça, flexibilidade, resistência muscular, cárdio-respiratória, potência, velocidade, agilida-de, precisão, coordenação e equilíbrio. “O que diferencia o Crossfit da tradicional mus-culação é que não é trabalhado músculos isolados e sim, com exercícios para o corpo todo, com um protocolo de treino que não se repete, desta forma pode ser facilmente associado a qualquer outra prática es-portiva”.

Daniela explica que a aula é dividida em partes básicas que vão do pré-aquecimento articular e muscular, a parte técnicas e/ou educativa dos exercícios em que é traba-lhado a especificidade dos

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 25 de julho de 2014• www.ginoticias.com.br

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Técnica desenvolvida nos Estados Unidos e usada no exército americano, o Cross-fit é uma prática de exercícios para aprimorar o condiciona-mento físico. A educadora fí-sica Daniela Oliveira explica os benefícios que a prática da modalidade traz para o corpo. "O treinamento do Crossfit é baseada em três pilares, os movimentos funcionais, exercícios constantemente variados e a alta intensidade, tendo assim como objetivo a diversidade de um programa de condicionamento físico, geral e inclusivo que o deixa-rá preparado pra qualquer eventualidade do dia á dia".

Segundo a profissional, o Crossfit não possui objetivo estético, como emagrecimen-

movimentos fundamentais. “E por fim, a principal parte da aula, que chamamos de WOD (Workout Of The Day; o treino do dia, em português), que geralmente dura de 4 á 20 minutos, quando o Crossfitter terá uma tarefa a ser cum-prida, em menor tempo ou melhor marca, onde tentará ultrapassar o limite de sua resistência física, sabendo que se conseguir alcançá-la é porque não chegou a ela, isso é Crossfit”.

A técninca não possui fai-xa etária exclusiva, os treinos são adaptáveis para qualquer pessoa, onde os exercícios de alta intensidade serão aplica-dos a partir da consideração da realidade física de cada aluno, porém, a profissional ressalta a importância de um profissional capacitado para acompanhar a prática, para

C M

Y K

CMYK

CrossfitTécnica para desenvolver o condicionamento físico

saúde

que haja uma evolução física sem o risco de lesões.

“A aplicação desta aptidão focada em condicionamento físico tem como primórdio a promoção da saúde e da capacidade física resulte na qualidade de vida, bem-estar, desenvolvendo as condições

A prática trabalha a capacidades

físicas, como força, flexibilidade,

resistência muscular, cárdio-

respiratória, potência,

velocidade, agilidade, precisão,

coordenação e equilíbrio

A educadora física Daniela Olivera em aula de Crossfit

aplicadas de maneira igual, tão forte quanto resistente para os praticantes, assim como completa o seu criador GredGlassman, quando diz que: 'Nosso objetivo não é especializá-los em nada, mas torná-los preparados para tudo'”.

Daniela realiza as aulas de Crossfit em Adamanti-na na Academia Rosânia Gonçalves, localizada na Al. Santa Cruz, 360, de segunda e quarta-feira às 7h, e terça e quinta-feira às 17h30. Mais informações pelo telefone (18) 3522-8154.

Page 24: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 25 de julho de 2014

Produtos têm teor de sódio diferente das embalagens

Variação

Pesquisa inédita feita pelo Idec (Instituto de De-fesa do Consumidor) mos-trou que 9,2% dos produtos enviados para análise apre-sentaram uma variação de sódio diferente do que é informado no rótulo. Todos os produtos integram o acordo voluntário firmado entre Ministério da Saúde e indústria alimentícia para redução dos teores do nutriente. Os resultados demonstram tanto varia-ção para mais quanto para menos.

O número é significati-vo e mostra a necessidade de se ampliar a fiscaliza-ção. Se ocorre com sódio, pode ocorrer também com outros componentes do produto. Entre março e abril, foram enviados para análise 291 produtos, de 90 marcas.

Do total, 27 apresenta-ram valores diferentes do informado na embalagem

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que em-balagens de produtos alimentícios tragam a tabela nutricional. Ela permite, no entanto, uma variação de 20% a mais ou para menos nas informações da rotulagem. Essa flexibilidade é adotada para compensar eventuais diferenças nos métodos usados para fazer a análise do conteúdo nutricional, para reduzir o impacto provocado por questões climáticas, armazenamento e tempo de vida do produto.

A agência tem um programa para monitorar a quantidade de sódio de diver-sas categorias de alimentos. Quando diferenças são encontradas, empresas são notificadas para corrigir as embalagens. A Anvisa não recebeu formalmente os resultados do trabalho feito pelo Idec. Mesmo assim, a agência poderá solicitar uma fiscalização para verificar tais incorreções e tomar ações necessárias.

C M

Y K

CMYK

- dez tiveram variação do nutriente superior aos 20% permitidos pela legislação brasileira; e em 17, a con-centração identificada no teste foi menor do que a estampada na tabela.

Em alguns produtos analisados, a diferença é muito significativa. Sete deles apresentaram uma variação da quantidade de sódio superior a 40% da-quela informada no rótulo. A análise da salsicha viena Frigor Hans, por exemplo, identificou uma quanti-dade do nutriente 66,3% maior do que a que havia sido informada no rótulo.

"Diferenças como essas podem comprometer um plano alimentar. Nutri-cionistas baseiam-se nas tabelas para formar as die-tas", afirmou o diretor da Sociedade de Cardiologia de São Paulo, Rui Povoa. O consumo excessivo do sal é considerado como fator

de risco para hipertensão, doença que, por sua vez, pode levar a problemas car-díacos, distúrbios renais e circulatórios.

A Organização Mundial da Saúde recomenda inges-tão de, no máximo, 6 gra-mas diárias do nutriente - o equivalente a 2,4 gramas de sódio. "O brasileiro conso-me o dobro", diz Povoa. "E boa parte dessa ingestão é proveniente de produtos industrializados", com-pleta.

O ideal, assegura, é fa-zer uma dieta com frutas, verduras, carnes magras e poucos alimentos indus-trializados. "Como o sódio é conservante, ele muitas vezes é usado em produtos que nem imaginamos. Não adianta só fugir de comidas consideradas salgadas. Muitas vezes produtos com sabor adocicado têm teor significativo do nutriente", completou.

Uol Saúde

Page 25: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

23IMPACTO

Entre os sintomas desse problema estão dores nos olhos e na cabeça, sensação de cansa-ço, visão turva, olhos secos, vermelhidão e ardor. As imagens na tela de tablet ou celular são formadas por pequenos pixels, que estão em constante movimento. Diferentemente daquelas em papel, nossos olhos acabam fazendo um esforço extra para focar no digital e isso prejudica a visão.

SoluçãoNão ficar encarando a tela do celular ou tablet por muitas horas, nem segurar o aparelho

muito perto dos olhos é a regra número um para evitar possíveis problemas. Além disso, é importante ajustar o brilho da tela do celular e do tablet para que ela não fique muito escura e nem muito clara. Tentar sempre ler no ambiente iluminado e descansar a visão a cada 20/30 minutos são outras dicas valiosas. Ao sentir olhos secos e ardor, use gotas de lágrimas artificiais de 4 a 5 vezes ao dia.

A desatenção e a dependência da internet são os pontos que mais preocupam especialistas.O nosso cérebro é acostumado a focar em uma tarefa por vez, mas com as novas tecnologias, acaba se concentrando em várias ao mesmo tempo, o que afeta a memória e, em alguns casos, pode levar até o desenvolvimento da doença de Alzheimer. O vício por estar online também tem seus efeitos colaterais graves. Quem passa horas conectado tem mais tendência a sofrer de taquicardia, depressão e ansiedade crônica. Muito tempo em frente a um dispositivo eletrônico causa frequentes dores de cabeça e insônia. Temos uma forte exposição à luminosidade da tela e um excesso de informação. Isso tudo dificulta o relaxamento necessário do nosso cérebro

SoluçãoÉ bom cortar o uso de dispositivos antes de dormir. Faça do seu sono um ritual calmo, que

não pode ser atrapalhado por nada. Acha que não consegue resolver seu problema sozinha? Hoje em dia existem vários programas e especialistas que combatem esse tipo de vício. No Hospital das Clínicas de São Paulo, por exemplo, há um grupo formado por psicólogos e psiquiatras que estão abertos a ajudar ou orientar qualquer um que tenha desenvolvido a dependência tecnológica.

Vício em internet: problemas de saúde de quem não fica offline nunca

sexta-feira, 25 de julho de 2014 saúdeC

M Y

K

CMYK

Ficar conectada por horas durante o dia e a noite pode prejudicar sua saúde. Conheça os problemas de ficar sempre online e saiba como evitá-los.

Exagerar uma ou duas horinhas no tablet ou celular pode não parecer algo tão perigoso a curto prazo, mas se isso vira parte da rotina, pode causar escoliose e tenossinovite (inflama-ção dos tendões). Quem sofre mais é o polegar, que acaba fazendo o trabalho de segurar o aparelho, navegar e digitar.

SoluçãoDiminuir a frequência de acesso ao tablet e smartphone é a primeira coisa a ser feita. Dê

preferência a um dispositivo fixo na hora de mandar um e-mail, ler ou digitar algo. Para des-cansar o corpo, faça uma pausa a cada hora, acompanhada por alongamentos de pescoço, braços, pernas e mãos. Agora, se está sentindo algum tipo de dor ou formigamento, coloque gelo nas mãos e coloque uma bolsa de água quente nos músculos. Se a situação não melhorar, marque consulta com um ortopedista.

Uma pesquisa de Universidade de Essex, na Inglaterra, mostra que casais que checam as atualizações das redes sociais enquanto estão juntos são menos felizes no relacionamento e na vida sexual do que aqueles que namoram com o celular desligado. Isso acontece porque nossas cabeças ficam poluídas com informações aleatórias. Temos que nos conectar com outra pessoa fisicamente e não virtualmente. Não vai haver química alguma se a pessoa do seu lado, ao invés de olhar pra você, fica hipnotizada com a tela do smartphone.

SoluçãoUse a tecnologia a seu favor. Ao invés de deixar a internet distanciá-la do seu parceiro,

aproxime-se mandando um e-mail romântico, uma mensagem picante no WhatsApp ou pro-curem juntos por produtos eróticos, que sirvam para os dois.

1- Dores pelo corpo

Problema extra: prejuízos ao relacionamento

2- Visão sobrecarregada

3- Taquicardia e até depressão

Mdemulher

Page 26: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

24 IMPACTOsaúde sexta-feira, 25 de julho de 2014

C M

Y K

CMYK

Page 27: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

cidadesIMPACTO

Para quem deseja in-gressar no funcionalismo público, as prefeituras de Pacaembu e Mariápolis abriram concurso nesta semana. As oportunida-des oferecidas são para vários níveis de escolari-dade nas áreas de saúde e educação, com remune-rações que podem chegar a R$ 8 mil aos aprovados.

Conforme edital di-vulgado, no primeiro c e r t a m e é o f e re c i d o cadastro reserva para professor de educação básica e professor de artes. Por jornadas de até 30 horas semanais de trabalho, os convoca-dos receberão entre R$

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Os seis municípios da região com mais de 10 mil habitantes tiveram saldo positivo na geração de em-pregos no primeiro semes-tre de 2014, aponta o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Em junho,o des-taque foi para Lucélia que alcançou a 32ª posição no Estado de São Paulo, com 162 novas oportunidades de empregos.

O Caged (Cadastro Ge-ral de Empregados e De-sempregado) apontou que a ‘Capital da Amizade’ registrou saldo de 935 va-gas, sendo a primeiraem geração de emprego na re-

1.321,40 e R$ 1.585,68.A inscrição pode ser

feita pela internet (www.idapdias.com.br) até do-mingo (27). Para confir-mar a participação, é necessário o pagamento de R$ 40 de taxa.

Já em Mariápolis, as oportunidades são para for mação de cadastro reserva para monitor de transporte escolar, agente comunitário de saúde e médico para ESF (Estratégia Saúde da Fa-mília). Para os dois pri-meiros cargos, é exigido ao candidato possuir ensino médio. Já para o último, é necessário possuir nível superior

gião, seguido de Adaman-tina (859 vagas) e Osvaldo Cruz (247). Já Parapuã teve saldo negativo com 86 desligamentos no período.

Flórida Paulista, que no ano passado alcançou 1573 novas contratações, fechou o semestre com 1130 demissões. A crise no setor sucroalcooleira é a principal responsável pela queda no número de trabalhadores com cartei-ra assinada no município. Somente em junho, foram 183 desligamentos.

O setor de serviços foi o único em que os seis mu-nicípios registraram saldo positivo de janeiro a junho, criando 535 vagas. A in-dústria de transformação

e registro no Cremesp (Conselho Regional de Medicina no Estado de São Paulo) para disputá--los.

Entre jornadas de 20 a 40 horas semanais, os aprovados podem rece-ber entre R$ 724 e R$ 8 mil. Para este concurso, as inscrições vão até 31 de julho e também podem ser feitas pela in-ternet (www.cematcon-curso.com.br). As taxas são de R$ 45 a R$ 50.

Fique atento aos pra-zos de incrições

Pacaembu - até dia 27Mariápolis- até dia 31

também se destacou, com 463 novas oportunidades de emprego. Já o agropecu-ário, devido aos problemas em Flórida Paulista, foi o que registrou o maior número de demissões – 524.

No mês passado, outros dois municípios também registraram saldo negativo – Pacaembu (-9) e Parapuã (-19).

Geração de emprego em junho

32° - Lucélia – 16276° - Adamantina – 59123º - Osvaldo Cruz – 23210º - Pacaembu - -9230º - Parapuã - -19339º - Flórida Paulista - -183

C M

Y K

CMYK

Adamantina-SP - sexta-feira, 25 de julho de 2014• www.ginoticias.com.br

Indústria de transformação impulsiona saldo positivo de empregos, aponta Caged

Prefeituras abrem inscrições para concurso

público

Page 28: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

26 IMPACTOcidades sexta-feira, 25 de julho de 2014

Radares vão começar a funcionar dentro de um mês nas rodovias da Nova Alta Paulista

Com o objetivo de diminuir os acidentes nas rodovias estaduais, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está realizando a implantação de redutores de velocidade em pontos de atenção, onde há ocorrências de excesso de velocidade, na região de Presidente Prudente. A estimativa é de que os

ESTELA MENDES Especial para o IMPACTO

A Polícia Civil de Flórida Paulis-ta prossegue com as investigações do homicídio culposo, registrado no último dia 6, em um canavial, de Flórida Paulista, em que um homem morreu queimado.

A Delegacia de Polícia Civil de Flórida Paulista solicitou informa-

Radares começam a funcionar dentro de um mês

Quem descumprir as normas legais será notificado para regularizar sua situação

radares estejam em operação de fiscalização até o final de agosto deste ano.

Segundo a Assessoria de Impren-sa do DER, cada trecho de rodovia possui um limite de velocidade específico. “É importante frisar que placas com o limite de velocidade e indicando a presença de fiscalização

ções à Cetesb (Companhia de Tec-nologia de Saneamento Ambiental) de Dracena, sobre a autorização para queima de cana-de-açúcar pela Usina Branco Peres de Adamantina naquela localidade.

Conforme o Boletim de Ocorrên-cias, o corpo de João Lima Teixeira, 48 anos, foi encontrado por um trabalhador da usina. No momento era realizada a queima da cana que

eletrônica ainda estão em fase de implantação”, salientou o órgão.

Segundo a relação divulgada pelo DER, 29 unidades de fiscali-zação de velocidade estão sendo instaladas nas principais rodovias da região.

SP-294 - Na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), serão instalados quatro unidades de fiscalização. De acordo com mapa divulgado pelo DER (depar-tamento de Estradas de Rodagem), os dispositivos serão instalados nos seguintes locais:

Km 563+000m, Km 592+200m, Km 630+400m e Km 645+500m. Todos os dispositivos serão insta-

lados no sentido Leste/Oeste.Ainda conforme a assessoria

do órgão estadual, os redutores de velocidade estão em fase de im-plantação. Para começar a operar, os equipamentos precisarão ser homologados pelo Instituto Na-cional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para, então, passar a funcionar.

Do iFronteira Com Informações do DER

estava dividida em várias quadras, no sítio Alto Iris, distrito de Atlânti-da. Ao fiscalizar se ainda havia foco de incêndio em uma das quadras, o trabalhador se deparou com o corpo de João, ainda em chamas.

Além da Cetesb, a Polícia Civil deve ouvir, ainda, o médico da Santa Casa de Flórida, local onde foi constatado o óbito e acionar o IC (Instituto de Criminalística).

Polícia investiga autorização de usina para queimar cana no dia da morte de homem em canavial

Fiscalização do uso das calçadas por comerciantes começa em 1º de agosto

Flórida Paulista

Osvaldo Cruz

DANIEL TORRESEspecial para o IMPACTO

A nova Lei aprovada pela Câma-ra Municipal no dia 2 de junho, após determinação do Ministério Público sobre o uso das calçadas em Osvaldo Cruz, afeta tanto os comerciantes de estabelecimentos comerciais fixos como também os ambulantes que trabalham em diversos pontos da cidade.

“Antes mesmo de a lei entrar em vigor, já comecei a deixar um espaço maior nas calçadas. A gente coloca as mesas porque o cliente precisa sen-tar, mas minha parte estou fazendo. No que depender de mim, a lei vai funcionar”, adiantou Rute Alves da Costa, vendedora ambulante que mantém um ponto de venda de lanches no cruzamento da rua Hans Klotz com a avenida Brasil.

A Lei nº 41/2014, de autoria do Poder Executivo, regulamenta e delimita o uso das calçadas para a disposição de mesas e cadeiras de estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes, restaurantes e hotéis. Em seu artigo 6º, a Lei prevê que “a colocação de mesas e cadeiras por bares, restaurantes e hotéis so-mente será permitida em calçadas, preservada, em qualquer hipótese, uma faixa livre de obstáculos para circulação de pedestres com largura

igual ou superior a um metro e cin-quenta centímetros”.

E a fiscalização por parte da Pre-feitura começa a se intensificar já nas próximas semanas. De acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização do município, Paulo Tripoloni, o prazo para adequação à nova regra se estende até o dia 1º de agosto, quando têm início, de fato, as autuações.

“Por enquanto estamos cons-cientizando, orientando, tirando dúvidas, mas, após o prazo, caso haja ainda alguma rejeição [à nova regra], deveremos tomar outras providên-cias até mesmo desagradáveis”, alertou Tripoloni.

Quem descumprir as normas le-gais será notificado para regularizar sua situação e, em caso do não cum-primento, estará sujeito à cassação da permissão, às sanções de multa, interdição de atividade e cassação de alvará, conforme a gravidade da infração. As sanções previstas na Lei corresponderão ao valor de 10% a 50% do salário mínimo, segundo o Artigo 9º.

“Isso vale para todos os contri-buintes que utilizam os passeios públicos como as calçadas e praças. A ideia é que todos respeitem e usem os espaços públicos, tocando seu comércio sem problema nenhum”, completou.

Page 29: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

27IMPACTO

Após receber denúncia que uma pessoa estaria comerciali-zando drogas em seu estabele-cimento comercial, a equipe da Policia Militar se deslocou até o local, no domingo (20), onde realizaram buscas pessoais lo-calizando no bolso da bermuda de um dos indivíduos um pedaço de uma substância aparentando sermaconha e outro invólucro junto ao chão, do mesmo tipo, ainda no bolso foi localizado R$ 60.

Questionado sobre a comer-cialização de drogas o suspeito afirmou ser usuário e negou tal ato. Diante das circunstâncias foi dado voz de prisão por tráfico de drogas.

Em ato continuo os Policiais Militares deslocaram até a resi-

Veículo ficou prensado entre dois caminhões

Trecho ficou interditado das 7h às 11h

Drogas encontradas na casa do traficante

Foto: Polícia Militar

dência do autor sendo localizado mais uma porção de maconha, um objeto utilizado aparente-mente para separação, vela, e um invólucro contendo ainda

O motorista de um veículo Gol, com placas de Promissão/SP, levou um susto após ficar prensado entre dois caminhões em trecho da SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), na segunda-feira (21), em Inúbia Paulista.

O colisão aconteceu enquanto os três veículos evolvidos aguarda-vam na fila de liberação da via, o trafego foi interrompido pelo local estar recebendo recapeamento do DER (Departamento de Estradas de Rodagem)

Segundo informações, o condu-tor de um caminhão Mercedes Bens-perdeu o freio do veículo e arrastou o Gol em marcha ré até o caminhão que estava na fila.

O condutor e o passageiro do automóvel não sofreram ferimentos.

resíduos da droga. Partes e ob-jetos apresentados à autoridade policial,que decretou a prisão em flagrante, permanecendo o autor à disposição da justiça.

Veículo fica prensado após caminhão perder freio na SP-294

Estela Mendes

Polícia prende homem por tráfico de drogas

Rapaz acaba preso após furtar objetos de residência

Rodovia fica interditada após caminhão de milho tombar na SP-294

Entregador de lanches morre em colisão no semáforo

Homem é preso após agredir mulher

Caminhão carregado com cana tomba em vicinal

Inúbia Paulista

Salmourão

Osvaldo Cruz

Parapuã

Osvaldo Cruz

Osvaldo Cruz

Junqueirópolis

sexta-feira, 25 de julho de 2014 cidades

A Polícia Rodoviária precisou in-terditar duas pistas por cinco horas, após um acidente envolvendo dois caminhões e um carro ocorrer no Km 370, na rodovia Assis Chateau-briand, em Parapuã, no sábado (19).

Segundo a Polícia Rodoviária um caminhão carregado de milho tombou após o motorista que seguia sentido Parapuã-Rinópolis tentou desviar ao perceber que um veículo Celta seguia pela pista contrária

Um grave acidente foi registrado no centro de Osvaldo Cruz, na ma-drugada de domingo (20), deixando uma vítima fatal.

Segundo Polícia Civil, o motoci-clista de 25 anos morreu após atra-vessar o cruzamento das avenidas Brasil e Presidente Roosevelt e por conta do semáforo estar em alerta

Um homem foi preso no sábado (19), após a Policia Militar ser acio-nada pela vítima que alegou ter sido agredida com socos no rosto e rece-ber vária ameaças de morte. Antes da chegada dos PMs o homem havia

Após furtar uma bicicleta, uma panela elétrica, 500 gramas de carne suína e derivados, 1,1 kg de coxa de frango e 300 gramas de quibe de uma residência locali-zada no centro de Osvaldo Cruz, um rapaz de 25 anos foi preso pela Polícia Miliatr na noite de segunda-feira (21).

A polícia recebeu denúncia de

Um caminhão carregado com cana de açúcar que trafegava na estrada vicinal José Siniciato, que liga Junqueirópolis à usina, tombou

Com o caminhão tombado, foi preciso interditar as duas pistas por cinco horas, até a desocupação do local. A polícia ainda investiga o motivo que teria levado o motorista do Celta a invadir a pista contrária.

O outro veículo envolvido foi um Astra, com placas de Jacareí, que bateu no caminhão tombado. Os três motoristas sofreram feri-mentos leves. A polícia investiga o caso.

acabou colidindo com outro veículo.O acidente ocorreu por volta das

1h30 e com o impacto o entregador de lanche foi lançado batendo a ca-beça do chão, que causou traumatis-mo craniano . O motorista do Uno envolvido no acidente, não se feriu.

A Polícia Civil instaurou inqué-rito para apurar o caso.

fugido do local, mas após buscas na região ele foi localizado e recebeu voz de prisão em flagrante delito pela Lei Maria da Penha, sendo encaminha-do à cadeia de Adamantina e per-manecendo à disposição da Justiça.

que o indivíduo estaria em uma residencia na rua Diamante e ao se deslocarem até o local foram informados que o ladrão havia fu-gido em uma bicicleta. Ao realizar busca nos locais próximos locali-zaram o suspeito na esquina das ruas Esmeralda e Fernão Dias. A vítima foi acionada e reconheceu os objetos que estavam com o

na manhã de quarta-feira (23).Segundo a Polícia Militar, o

cavalo trator do veículo tombou na vicinal mas não teve feridos.

indivíduo.Diante dos fatos, a Polícia Mi-

litar deu voz de prisão ao rapaz e o conduziu à Delegacia da Polícia Civil de Osvaldo Cruz, onde o delegado de plantão ratificou a voz de prisão por furto e o enca-minhou à Cadeia de Adamantina. Os produtos foram devolvidos ao proprietário.

Page 30: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

28 IMPACTO

Concurso avalia melhor café de Parapuã a Panorama

Prefeitura abre concurso público com 85 vagas disponíveisOsvaldo Cruz

Com o objetivo de divulgar a qualidade dos cafés regionais, in-centivando os cafeicultores a produ-zirem um produto diferenciado, por meio de práticas sustentáveis, será realizado em setembro o 3° Concurso de Qualidade de Café de Pacaembu e Região com safra 2014/2015.

O concurso ocorre nas áreas de abrangência entre Parapuã a Pano-rama e é separado pelas categorias Café Arábica, preparado por via seca; e Micro Lotes de Cafés Arábica, provenientes de propriedades com no máximo 15 hectares.

A premiação é feita em dinheiro e dividida entre primeiro, segundo e terceiro lugar. Na categoria Natural e Micro Lote, o primeiro lugar leva a quantia de R$ 1 mil. O segundo fica

Começa nesta segunda-feira (21) e prossegue até o dia 17 de agosto o prazo de inscrições para o concurso público aberto pela Prefeitura de Osvaldo Cruz. No total, são 85 vagas disponíveis. Os salários variam de R$ 752,92 a R$ 1.880,09. Já as jornadas de trabalho ficam entre 10 e 44 horas semanais, dependendo do cargo.

A inscrição será realizada via Internet, no endereço eletrônico da empresa responsável pela organi-zação do exame. Os valores da taxa

com R$ 700 e o terceiro com R$ 500.O concurso está credenciado jun-

to à Câmara Setorial do Café, cujas provas são realizadas e auditadas por profissionais habilitados de órgãos competentes.

A programação final do evento acontecerá nos dias 26 e 27 de setem-bro, a partir das 19h30, respectiva-mente com a palestra “Preparação de cafés para concursos de qualidade e perspectivas de mercado” e jantar de divulgação dos resultados e pre-miação. As duas atividades serão no Salão São José, que fica na rua Amador Rodrigues, s/n, próximo ao trevo de acesso de Pacaembu.

O concurso é uma realização da Aprup (Associação dos Produtores Rurais de Pacaembu), Sebrae-SP

e Camda (Cooperativa Agrícola Mista) e conta com o patrocínio do Banco do Brasil e Sindicato Rural de Junqueirópolis. Com apoio da Associação Comercial e Industrial de Pacaembu, Prefeitura de Pacaembu, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Senar (Serviço nacional de Aprendizagem Rural) e Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo).

SERVIÇO - A participação é gra-tuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem entregar as amostras de café até 29 de agosto na filial da Camda em Junqueirópolis, que fica na rua César Montroni, 295. Mais informações pelo telefone (18) 3841-9050 e (18) 3862-9030. Assessoria de Imprensa

de inscrição correspondem a R$ 25 (para os cargos de ensino fundamen-tal completo ou incompleto), R$ 30 (para o nível médio) e R$ 40 (para as funções que exigem o nível de ensino superior). Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

A prova objetiva será realizada em Osvaldo Cruz e a data de sua aplicação provável será em 7 de setembro de 2014, no período da

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Cadastro Ambiental RuralEstão abertas as inscrições

para o curso a distância de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR).

O curso é resultado das ações de fomento e apoio à implementação da Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal), que criou o CAR. O objetivo é formar facilitadores para o cadastramento de imóveis rurais no CAR, com prioridade para o apoio aos proprietários ou posseiros rurais que tenham área de até quatro módulos fiscais e desenvolvam atividades agrossilvipastoris, conforme previsto na lei.

Chamado de CapCAR, o curso tem duração de 78 horas, com dedicação média de 12 horas semanais, e será ministrado em até sete

infração administrativa ou crime ambiental;

Suspensão de sanções em função de infrações administrativas por supressão irregular de vegetação em áreas de APP, Reserva Legal e de uso restrito, cometidas até 22/07/2008;

Obtenção de crédito agrícola, em todas as suas modalidades, com taxas de juros menores, bem como limites e prazos maiores que o praticado no mercado;

Contratação do seguro agr íco l a em condições melhores que as praticadas no mercado;

Dedução das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial

semanas. A primeira turma começa no dia 12 de agosto.

C a d a t u r m a s e r á acompanhada por um tutor (docente on-line), preparado para tirar dúvidas de conteúdo e de uso das ferramentas. Os participante receberão um cert if icado de curso de extensão emitido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Inscrições no link: http://hotsite.mma.gov.br/capcar/

Veja artigo sobre o assunto neste link.

O que é o CAR?O Cadastro Ambiental

Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais

Rural-ITR, gerando créditos tributários;

Linhas de financiamento a ten d er in i c ia t i v as d e preservação voluntária de vegetação nativa, proteção de espécies da flora nativa ameaçadas de ext inção, manejo florestal e agroflorestal sustentável realizados na propriedade ou posse rural, ou recuperação de áreas degradadas;

Isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, tais como: fio de arame, postes de madeira tratada, bombas d’água, trado de perfuração do solo, dentre outros utilizados para os processos de recuperação e manutenção das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.

referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

BenefíciosAlém de possibilitar o

cidades sexta-feira, 25 de julho de 2014

Em 2013 o vencedor foi um produtor de Adamantina

planejamento ambiental e econômico do uso e ocupação do imóvel rural, a inscrição no CAR, acompanhada de compromisso de regularização ambiental quando for o caso, é pré-requisito para acesso à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental (PRA) e de Apoio e Incentivo à Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, ambos definidos pela Lei 12.651/12.

Dentre os benef íc ios desses programas pode-se citar:

P o s s i b i l i d a d e d e regularização das APP e/ou Reserva Legal vegetação natural suprimida ou alterada até 22/07/2008 no imóvel rural, sem autuação por

manhã (sujeita a alteração). Conforme o edital do concurso

público, serão preenchidos os cargos de Assistente Social, Auxiliar de Computação, Auxiliar de Enferma-gem, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Serviços I, Auxiliar de Serviços II, Bibliotecário, Carpinteiro, Coveiro, Cozinheiro, Dentista, Desenhista, Eletricista, Encanador, Enfermeiro Padrão, Engenheiro Civil, Escriturá-rio, Fiscal da Receita, Fisioterapeuta, Gari, Inspetor de Alunos, Lavador,

Mecânico, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Motorista, Nu-tricionista, Operador de Máquina Leve, Operador de Máquina Pesada, Padeiro, Pedreiro, Pintor, Professor de Artes, Professor de Educação Ambiental, Professor de Informática Educacional, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Fundamental, Professor de Ensino

Fundamental – Educação Especial – Deficiência Auditiva – Libras, Profes-sor de Inglês, Psicólogo, Trabalhador Braçal e Vigia.

O concurso tem validade de dois anos, a partir da data da homolo-gação, e pode ser prorrogado por igual período. No entanto, o período de validade estabelecido para este concurso não gera para a Prefeitura de Osvaldo Cruz a obrigatoriedade de aproveitar todos os candidatos aprovados. Ifronteira

Page 31: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

29IMPACTO

Municípios aguardam notificação para devolverem ambulâncias do Samu

Região

Depois da confirmação da não adesão do Serviço Móvel de Urgên-cia (SAMU) de Tupã e região, os municípios agora aguardam a noti-ficação do Ministério da Saúde para o processo de devolução do serviço. Depois de diversas reuniões, com a abertura de várias possibilidades e propostas, não houve mesmo a adesão dos municípios envolvidos, ou seja, o SAMU não funcionará em Tupã e, consequentemente, não atenderá os 18 municípios inicial-mente envolvidos no projeto.

AAmnap (Associação dos Mu-nicípios da Nova Alta Paulista) e o Comitê Gestor Interregional de Atenção às Urgências, que debatiam a implantação do SAMU, desisti-ram da implantação. Apesar de 11 municípios terem assinado parecer favorável, os prefeitos, porém, decla-raram falta de condições financeiras para tal investimento.

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Saúde já foram comunicados do posiciona-mento.

DevoluçãoA expectativa era de que Tupã

fosse sede de uma das unidades avançadas, ou seja, aquelas que contariam com um médico planto-nista para atendimento nas próprias ambulâncias. Porém, com a não ade-são dos municípios isso não deverá acontecer, pelo menos por enquanto.

Segundo informações fornecidas pela secretária Municipal de Saúde,

Rosângela Urel, no momento os mu-nicípios aguardam notificação do Ministério da Saúde para dar início ao procedimento de devolução. In-clusive, em Tupã, onde funcionaria a sede do SAMU, em um prédio já pronto, situado na Rua Tapajós, ao lado do Corpo de Bombeiros, será preciso devolver até a verba enca-minhada para equipar o mesmo. “Estamos aguardando a notificação do Ministério da Saúde. Já foi en-viada a ata da última reunião, mas agora aguardamos a notificação, os prazos para devolução, entre outros assuntos”, informou.

Ainda segundo as informações, por enquanto também o prefeito Manoel Gaspar não comunicou a desapropriação do prédio do SAMU, instalado na Rua Tapajós.

Outra chancePor outro lado, é possível uma

“luz no fim do túnel”. De acordo com a secretária Rosângela Urel, nem tudo está perdido. É possível uma nova tentativa de adesão do SAMU na cidade e região. Porém, para isso muitas questões precisam ser resolvidas. “São questões políticas e de orçamento. Para este ano, não há mais nenhuma possibilidade de adesão ao SAMU. Isso porque Tupã não tem condições de arcar com os custos. Mas, para o ano que vem, até pode ser possível a adesão ao servi-ço. Tudo vai depender do resultado das eleições de outubro”, explicou.

Diário de Tupã

O espaço conta com alguns equipamentos utilizados pela população

Receita estima receber 40.882 declarações do ITR do Oeste Paulista

VINICIUS PACHECOEspecial para o IMPACTO

A Receita Federal estima receber 40.882 declarações relacionadas ao Imposto Sobre a Propriedade Ter-ritorial Rural (ITR) em 2014 nos 56 municípios que compõem a região de Presidente Prudente. As informa-

Produtores terão até 30 de setembro para realizar cadastro

Seis ambulâncias aguardam ser devolvidas na região

ções sobre cada propriedade devem começar a ser enviadas no dia 18 de agosto por meio dos aplicativos que serão disponibilizados na internet, conforme divulgado pela Secretaria da Receita Federal nesta terça-feira (22), no Diário Oficial da União.

De acordo com a instrução nor-mativa publicada, devem declarar

pessoas físicas ou jurídicas que sejam donos de imóveis rurais ou sejam um dos condôminos, quando a área for de posse de mais de uma pessoa. Entre as informações que devem constar estão possíveis mu-danças em documentos, além dos valores para os calcúlos do governo federal.

O imposto incide em fazendas, assentamentos, quilombos e áreas desapropriadas. Já as terras tradi-cionalmente ocupadas por popula-ção indígena são livres da cobrança.

Quem não declarar no prazo, que termina no dia 30 de abril, pode pagar 1% do imposto a mais por mês. A comprovação do envio é emitida por meio de recibo gravado após a sua transmissão, em disco rígido de computador ou em mídia removível.

O valor do imposto pode ser pago em cota única ou em quatro mensa-lidades consecutivas. Sua contabili-zação não pode ser inferior a R$ 100.

Em caso de erros nas informa-ções enviadas até o dia 30 de setem-bro, o declarante pode encaminhar correções também pelo mesmo sistema.

Cadastramento Ambiental Rural já pode ser efetuado em Secretaria

Salmourão terá Praça do Idoso na CDHU

Flora Rica

Região

Após participar da capacitação de agentes públicos do Programa-Município Verde Azul SICAR-SP, em Adamantina, no último dia 16, o secretário municipal do Meio Am-biente, Inaldo Nascimento, informa o início do CAR (Cadastramento Ambiental Rural) em Flora Rica.

Através de uma videoconferên-cia, o secretário foi orientado quanto ao preenchimento correto do CAR, a fim de facilitar a obtenção de crédito rural e licenças ambientais aos pro-

A fim de proporcionar bem estar a população da terceira idade de Salmourão, a prefeitura realiza a implantação de uma Praça do Idoso no núcleo habitacional do CDHU.

Em fase final, o local já conta com alguns equipamentos destinados para práticas de ginástica, especial-mente elaborados para melhorar a qualidade de vida dos idosos.

O prefeito José Luis Rocha Peres

prietários de posses rurais e princi-palmente, produtores agrícolas do município, reforçando cada vez mais as ações de produção e desenvolvi-mento na área agrícola.

O cadastramento poderá ser realizado até o dia 5 de maio de 2015, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada no Paço Mu-nicipal, a partir das 8h às 11h e das 13h às 17h.

De acordo com o secretário, todas as pequenas propriedades com até

esteve no local visitando mais uma conquista da administração.

“Daqui os nossos idosos sairão fortalecidos em vários sentidos, no físico e no social, já que é um lugar também de convívio, diálogo e troca de experiências. Muitos já estão an-siosos para poder utilizar do espaço”, ressalta.

A Praça de Exercícios do Idoso conta com aparelhos de ginástica

quatro módulos fiscais deverão fazer o cadastramento.

No dia 17, o secretário do Meio Ambiente também participou de uma audiência pública sobre o “Plano de Resíduos Sólidos” de responsabilida-de da CPLA/SMA- Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secre-taria do Estado do Meio Ambiente, promovida pela Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente). A audi-ência foi realizada na Unesp e segue até o dia 5 de agosto.

que foram desenhados para melhorar o equilíbrio e amplitude articular, o fortalecimento e a flexibilidade muscular dos membros inferiores. Os exercícios são fundamentais para evitar a queda, que representa a prin-cipal causa de morte por acidente na população idosa. No Brasil, 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram queda, sendo que a frequência au-menta com o avanço da idade.

sexta-feira, 25 de julho de 2014 cidades

Page 32: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

30 IMPACTOeditais sexta-feira, 25 de julho de 2014

Page 33: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

31IMPACTO sexta-feira, 25 de julho de 2014 informe

Page 34: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

32 IMPACTO

Língua Quente I – Vai começar a disputada e melhor competição da região a tradicional Copa ATC /Fai Aberto de Futebol Médio, só espero que os técnicos e dirigentes das equipes participantes não façam como em outras edições, quando no meio da competição começa a falar mal da arbitragem e dizer que vai tirar o time do campeonato. Pensa bem antes de entrar para não fazer palhaçada. Língua Quente II – E o jogo que foi adiado que seria realizado aqui na ‘Cidade Joia’ entre os amigos do Marcelinho Carioca e seleção de veteranos do Inter Fardão? Segundo comentam, ele seria realizado depois da Copa do Mundo. A Copa já passou e quando vai ser realizado? Será que vai ser depois sala, do quarto, do banheiro? Quando será?

Língua Quente III – Segundo comentários de informantes nos bastidores, diz que os atletas que participaram e representaram uma cidade nos 58º Jogos Regionais em Osvaldo Cruz, serão obrigados a devolver as camisas de passeios que os mesmos usaram na competição para ser usadas no próximo ano. Se isso acontecer é muito ridículo já que tem cidades que dão os uniformes de presentes para os atletas. Ainda bem que isso não acontece em nossa cidade ou será que acontece?

Sevip Inúbia Paulista – Os veteranos da Sevip de Inúbia Paulista, jogam neste sábado (26), no estádio municipal “Cipriano Romão Gomes”, onde enfrentará o forte time do ABC de Lucélia. No último compromisso (19), no mesmo local, o time perdeu a partida por 4 a 3 para o Grêmio da vila Rennó, do Lagarto.

Lagoa Seca F.C. – Neste sábado (26), às 16h, o time da Lagoa Seca F.C. joga em seu campo onde enfrentará a equipe do veteranos do Grêmio da vila Rennó de Lucélia. No último compromisso (19), o time perdeu por 2 a 1 para Santa Merecedes.

Betão F.C. – A equipe do Betão F.C. no sábado (19), foi até Lucélia, onde enfrentou a equipe dos veteranos do ABC F.C. da vila Rancharia, e venceu por 2 a 0, com os gols marcados pelos jogadores Paulo Henrique e Jhony.

Grêmio E.C. - Os veteranos do Grêmio da vila Rennó de Lucélia, do técnico Toninho Lagarto, jogou longe dos seus domínios no sábado (19), no estádio municipal Cipriano Romão Gomes em Inúbia Paulista e venceu por 4 a 3 equipe do Sevip. Neste sábado (26), às 16h, o time joga no Bairro Lagoa Seca.

E.C. Vetaranos de Pacaembu - A equipe do E.C. Veteranos de Pacaembu, joga neste sábado (26), às 16h, no estádio municipal de Pacaembu contra o Guarani F.C., de Andradina. No sábado (19), no estádio municipal de Rinópolis, a equipe perdeu de goleada por 4 a 0 para o time do Cebola.

esporte sexta-feira, 25 de julho de 2014

Apoio:Carlinhos “Bibi” Despachante

Do Fundo do Baú

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTAS

Apoio: WM INFORMÁTICA do empresário e esportista Marce-lo Aguilar ‘Carioca’.

Apoio: Marlene Calçados e Confecções Colaboração - Fernando Sãopaulino

O competente Wilson Hermenegildo, ex-diretor

da Escola Durvalino Grion, que realiza um grande trabalho na secretaria

da Eduacação na ‘Cidade Joia’.

Recordamos nesta edição do Fundo do Baú, com o apoio da Marmoraria Unipedras do empresário/esportista Dirceu Xavier, a extinta equipe de futebol

médio da Auto Elétrica S.S.F.C. de Adamantina nos anos 90 – Em pé, da esquerda para direita: Orlando Saccaom, Thintha, Miçola, Kiko Saccaon, Zézinho Vaconcelos e Toni. Abaixados na mesma ordem: Zé Roberto, Nel Açougueiro, Baixinho, Preto

Auto Elétrica, Rubão Alinhamento e Batista

Jardim das Alamandas terá torneio de futebol beneficente

O departamanto de Esportes do ATC (Adamantina Tênis Clube) , sob a coordenação do Odairzinho Barbosa (ex--jogador do A.E. Ilha Solteira Dracena F.C. Beira Rio de Presi-dente Epitácio e Tupã F.C.) após realizar duas reuniões com di-rigentes, definiu a participação das equipes para disputar a tra-dicional Copa ATC/FAI Aberto de Futebol Médio. As equipes serão as seguintes – Marte F.C. (atual campeã), San Remo E.C./João Pedro F.C., Vila Freitas/Marmoraria Fort Pedras, S.E. Arsenal, Tadeu F.C./Portage/Cliníca Odontológica A-5 Im-plantes, Indaiá F.C., Parque Iguaçu, Bar do Mangaia, Zona da Mata/Acácias F.C. e Praci-nha. Segundo Odair, a abertura da competição será no sábado

Copa ATC/FAI defini equipes e inicío da competição

Voleibol do Grion disputa na final estadual em Sertãozinho

O atleta Lucas Marcelino em competição

O técnico Ney dourado da equipe do Grion

O técnico Ney dourado da equipe do Grion

A equipe da Clínica Dr. Pet campeã do campeonato

Apoio - Marlene Calçados e Confecções e Construtora Paulinho Bobó – construindo com qualidade e honestidade - (18) 99675-2615

finais estadual dos Jogos Escolares Estado de São Paulo que acontece em Sertãozinho. A equipe de vo-leibol do Grion, estará realizando vários treinamentos em busca de conquistar o título mesmo sabendo da dificuldade que vai encontrar contra advesários dificieis.

não imagina o difícil começo em Adamantina. Além de Lucas, participa desta competiação a outra adamantinense Izabela Rodrigues também da escolinha de Domingos Rocetão

com 22 gols. O Demelt (Departa-mento Municipal de Esportes, Lazer e Turismo de Parapuã), através do diretor de Esportes Luis Fabiano (ex-jogador do C.A. Bragantino), premiou ainda a equipe do Central Gás/Cooper-Bar com a terceira colocação e a equipe da Casa de Carnes Santo Antônio com a quarta colocação e defesa menos vazada. A compe-tição teve seu inicío no dia 30 de junho com a participação de nove equipes.

Ex-atleta da Selar participa de competição mundial

Clínica Dr. André/Clínica Dr. Pet é campeã de futsal em Parapuã

A equipe de voleibol mirim femi-nino da Escola Durvalino Grion de Adamantina, orientado pelo técnico Sidney Dourado e o auxiliar Pedro Milanesi, que conta no seu elenco várias jogadoras das escolinhas da Selar, estará participando na pró-xima sexta-feira (1) até o dia 9 das

O adamantinense Lucas Marcelino dos Santos, 19 anos, que despontou nas escolinha de atletismo do técnico Domingos Rocetão é um espelho para os jovens que almejam o sucesso no atletismo. O atleta está represen-tando o Brasil na CBA (Confede-ração Brasileira de Atletismo), juntamente com 10 atletas, em Oregon, nos Estados Unidos, no Campeonato Mundial de Juvenis. As disputas da competição teve inicío na terça-feira (22) com encerramento previsto para o domingo (27).

Especialista no salto em dis-tância, o adamantinense Lucas Marcelino, acumula em seu curriculum de títulos quatro brasileiros, um sul-americano, medalha dourada no Bauhaus Júnior, na Alemanha, e por fim o maior dos feitos, vaga no Mun-dial da categoria. Quem o vê hoje,

A equipe da Clínica Dr. André/Cliníca Dr. Pet, conquistou o titulo de campeã do Campeonato Inver-no Aberto de Futsal de Parapuã. A conquista da equipe foi após vencer de goleada e sem muita dificuldade a equipe do Juventus/Irmãos Coracini pelo placar de 5 a 1 na partida final do Campeonato realizado na última sexta-feira (18), no ginásio de esportes Ger-son Luis Milanesi, além do troféu de campeã a equipe teve ainda o artilheiro da competição, Niguel

Será organizado no próximo dia (17), a partir das 9h, na praça de esportes Associação dos Mora-dores do Jardim das Alamandas, o Torneio Aberto Beneficente de Futebol Médio. O evento esportivo contará com a participação de

O dirigente Tadeu Meira participa da competição com sua equipe

(2), às 16h, com o jogo entre Tadeu F.C./Portage/Cliníca Odontológica A-5 Implantes e Zona da Mata/Acácias F.C.

16 equipes de vários bairros de Adamantina e cidades vizinhas. Segundo o organizador Clóvis Terrinha, além de vários jogos o público presente terá ainda no local completo serviço de bar e som ambiente

Page 35: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

33IMPACTO sexta-feira, 25 de julho de 2014 \ classificados

ClassificadosVEÍCULOS

Vende-se Fusca 1.300 L, ano 78, ótimo estado de conservação. Tratar no (18) 3522-5105.

Vendo um Toyota/Corola XEI, 1.8 flex, ano 09/10, cinza, manual, ótimo estado de conservação.Tratar no (18) 3551-1969/98146-0596 com Maria Inês.

Vende-se Corolla SEG 2009, interessados tratar no (18) 99695-2881.

Vende-se Santana GLS, 2000 I, preto, ano/modelo 1994, gasolina, 4 portas, completo, tratar com José (18) 99776-7279.

Vende-se Parati 06/07, confort line 1.8, 4 portas, prata, flex, completa, tratar no (18) 3522-8219/98111-0459 c/ Daniela

Vende-se Fiesta Sedan, preto, 05/06, completo, flex.Tratar no (18) 99754-8954.

Vende-se Corolla Fielder SW AT. 16V., segundo dono, ano 2005, completa, cor prata, transfiro dívida, única na re gião com acessórios.Tratar no (18) 99776-1685 com José.

IMÓVEIS

Casa nova com 01 sala, 01 cozinha americana, 01 banheiro, 02 quartos e área de serviço toda murada, excelente localização por apenas R$ 120.000,00 negociáveis

Vendo casa de lage, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, dispensa, área de serviço, garagem grande p/ 2 carros. Uma casa no fundo de lage, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, todos grandes e área de serviço, no valor de R$ 145.000,00 (negociável) na avenida Rio Branco - Jardim Adamantina, tratar nos fones: 99721-8662/3522-2106

Vende-se casa nova, com 2 quartos, 1 sala, 1 cozinha americana, 1 banheiro, área de lavanderia, toda murada no valor de R$ 130.000,00 ne gociável, tratar pelo (18) 99700-9015 c/ Rodrigo.

Vende-se uma chácara na rua Florianópolis 445 na Vila Jamil de Lima com 982 metros quadrados no valor de $ 450.000,00, tratar com Maria no 3522-2602/99669-0014.

Aluga-se cômodo com banheiro, tratar 3522-2 1 8 9 / 9 9 7 3 0 - 5 1 0 5 c o m Helena.

EMPREGO

Procura-se trabalho.Oferece para trabalhar como motorista categoria D, operador de empilhadeira, para período integral ou bico, tratar fone:- 99664-3780.

Vendedor Varejista para Adamantina e Re gião - S a l á r i o A t r a t ivo + Benefícios.Benefícios: Assistência Odontológica, Celular fornecido pela empresa, Combustível, Seguro de vida em grupoRegime de contratação: CLT (Efetivo)Experiência no ramo de bebidas e/ou AlimentosInteressados enviar Cv para [email protected] - com o nome Vendedor Adamantina.

L R G - C o n s t r u t o r a Contratade ambos os sexos para trabalhar com atendimento

ao publico em Lucélia; requisitos:- possuir veículo próprio (moto, e tc ) - apt idão para vendas - ser bem relacionado- básico de informática - residir em LucéliaOferece treinamento e inicial R$ 1000,00/ mês.Contato: Antoninho fones- (18) 3551-8317 - (18) 99795-2373

Contrata-se

Contrata-se auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem, enviar curriculum para: [email protected] ou na Mario Olivero, 223.

Precisa-se de emprego: Ofereço para trabalhar e cuidar de idosos, babá e doméstica.Tratar 99782-3371 c/ Raquel Gadeas

ELETRÔNICO

Vende-se aparelho de gisnástica com monitor. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

DIVERSOS

Vende-se aparelho XBOX 360 (DESBLOQUEADO NOVO) com 40 jogos e 1 controle HD de 500 GB. Tratar no 3522-5117/99144-2867.

J.A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS:- reparos de hidráulica, elétrica e serviços de pedreiro em geral, temos os melhores profissionais do mercado, atendemos 24 horas por dia e aos sábados e domingos, orçamento sem compromisso, tratar:- (18) 99765-8859 com José Aparecido.

OPORTUNIDADE: Fábrica de Lingerie cadastra consultora de vendas para a região. Contato:- (18) 98141-7388/99647-5935

Vende-se Astra 2008/08, cor prata, único dono, completo, ar, direção hidráulica, vidro elétrico, rodas, pneus novos, som DVD, carro em estado de okm, 95.000 km.Não aceito troca, preço R$ 24.000.

Vende-se GOLF 2002, preto, completo, 1.6, faróis com lâmpadas xênon.Tratar no (18) 3522-4585/99688-6800.

Page 36: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

34 IMPACTOC

M Y

K

CMYK

cidades sexta-feira, 25 de julho de 2014

Page 37: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

35IMPACTO

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 25 de julho de 2014• www.ginoticias.com.br

C M

Y K

CMYK

Ministério Público investiga possíveis irregularidades na contratação de banda para a FeverFest 2014

“A banda que se apresentou no carnaval de Lucélia foi a ‘Banda Swingueira Brasil by Mundial’ e não a ‘Banda Swingueira Brasil”, informa a prefeitura.

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

A contratação da banda que animou os cinco dias de carnaval do FeverFest 2014, em Lucélia, foi alvo de repre-sentação no Ministério Públi-co, que abriu inquérito civil para investigar as denúncias dos vereadores Ângela Iura (PV), Moacyr Pacheco Du-arte (PT), Valdemir Antônio Uemura (DEM), Ney Roberto Dadamo (PV) e Romildo Ber-nardo (PT).

O motivo da contestação foi a dispensa de licitação por parte da Prefeitura de Lucélia para contratação da banda musical. “Não nos cabe afirmar, até porque não somos especialistas no assunto, mas dispensar licitação para con-tratar empresa promotora de eventos ou mesmo banda musical para animar carna-val, não nos parece que seja o

caso, principalmente quando a contratação não é feita dire-tamente com o artista”, conta no documento entregue ao promotor Bruno César Cruz de Assis.

Outro ponto contestado pelos vereadores é a forma de contratação, não feita direta-mente com a banda. “A exclu-sividade de empresário não se confunde com a simples auto-rização. Enquanto a primeira modalidade se refere a uma representação perene e dura-doura, a simples autorização se restringe a determinadas festividades ou curtos períodos de tempo”.

O vereador Moacyr tam-bém protocolou cópia da de-núncia no Tribunal de Con-tas, já que, ainda segundo o documento, o órgão entende que a exclusividade deve ser demonstrada por meio de con-trato firmado entre artista e empresário. “(...) deve ser apre-

sentada cópia do contrato de exclusividade (...), registrado em cartório.”

Ainda nesta questão, os vereadores acrescentaram à denúncia parecer do TC, em que aponta “irregularidades da contratação direta dos sho-ws, mediante inexigibilidade de licitação”, devido a empre-sa “detinha a exclusividade de venda das referidas bandas apenas nas datas dos referidos shows, o que comprova que esta foi apenas uma inter-mediária na contratação dos grupos. A dita exclusividade seria apenas uma garantia de que naquele dia a empresa (...) levaria o referido grupo para o show de seu interesse (...)”, conta como justificativa.

A dispensa de licitação é prevista quando houver a inviabilidade de competição, como na “contratação de pro-fissional de qualquer setor artístico, diretamente ou atra-

vés de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”, que segun-do Moacyr, não foi o caso da banda que tocou no FeverFest. “A banda não é conhecida pela população, além de nunca ter se apresentado na região”, afirma.

Outra denúncia em anexo ao processo é de que a banda contratada não foi a que rea-lizou os shows no FeverFest. “(...) a suposta banda que foi contratada não prestou os serviços, ou seja, no contrato firmado consta que quem animaria o carnaval de Lucé-lia seria a Banda Swingueira Brasil, mas não foi esta que tocou as cinco noites e duas matinês, visto que nas cinco noites de carnaval de 2014, a Banda Swingeira Brasil tocou em cinco cidades diferentes”.

A informação é da proprie-tária da banda, que procurou os vereadores para fazer a de-núncia em junho. “Após este contato com a representante da banda, requeremos infor-mações ao Executivo que nos informou que houve dispensa

de licitação e que esta banda teria sido contratada por meio de seus representantes “exclu-sivos” (...)”.

A proprietária da banda também declarou que não conhece os “supostos repre-sentantes” e que não rece-beu nenhum pagamento da Prefeitura de Lucélia. “É de observar que os responsáveis pela administração muni-cipal fossem minimamente diligentes teriam exigido o contrato de exclusividade do suposto ou supostos represen-tantes, certidões negativas da própria Banda e outros docu-mentos que comprovariam a exclusividade, fato que parece não ter ocorrido”.

A prefeitura gastou R$ 90 mil para a contratação dos shows para o FeverFest. “Ao que parece a Banda que de fato tocou no carnaval de Lucélia no ano de 2014, não é conhecida nem mesmo na ci-dade, visto que se a verdadeira Banda Swingueira Brasil não se apresentou aqui, qual foi o Banda que apresentou?”, questiona os vereadores na denúncia, que é investigada

pelo Ministério Público.“O município desperdiçou

dinheiro público contratando uma banda musical por meio de dois supostos intermediá-rios e ainda recebendo uma banda que com certeza é inferior a contratada, pois se aceitou se passar por outra é porque não deve ser consagra-da pela crítica especializada”, finaliza.

Prefeitura – Procurada pelo IMPACTO, a Prefeitura de Lucélia informou que apre-sentará todas as informações necessárias ao Ministério Público com o objetivo de esclarecer, um a um, todos os pontos de dúvidas, onde estarão presentes todos os elementos que justificaram a contratação da banda. E informa também que a banda que se apresentou no carnaval de Lucélia foi a “Banda Swin-gueira Brasil by Mundial” e não a “Banda Swingueira Brasil”, conforme material gráfico de divulgação e re-portagens publicadas na im-prensa local e regional, onde faz correta menção à atração contratada.

Ministério Público anula

concurso público e professores

devem deixar os cargos

Justiça dá 360 dias para que

Lucélia regulamente novo aterro

sanitário

Educação Meio Ambiente

Pág. 36 Pág. 36

Page 38: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

36 IMPACTOlucélia sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ministério Público anula concurso público e professores devem deixar os cargos

A aposentada Marina Sanches Rocha, 62 anos, aguardava a realização da cirurgia à cerca de dois anos

Dr. Francisco é o médico responsável pela realização das

cirurgias de catarata das 233 pessoas

beneficiadas com o mutirão

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Após encontrar erros em prova aplicada para professores de Educação Básica e Infantil em 20 e 27 de outubro de 2013 pela Prefeitura de Lucélia, o Ministério Público recomendou o cancelamento do Concurso Público n.º 002/2013 aberto para preenchimento de vagas no se-tor da Educação.

O concurso que aconteceu em dois dias, apresentava 40 ques-tões sendo o primeiro voltado para os candidatos ao cargo de Professor de Educação Básica I e de Educação Infantil I, no dia 20 de outubro de 2013 e, o segundo dia, para professor de Educação

A Secretaria de Saúde de Lucélia está realizando cirur-gias de cataratas desde o mês de junho com o objetivo de reduzir o número de pessoas na lista de espera e ampliar o atendimento aos usuários que necessitam deste procedimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estratégia faz parte de uma ação da Divisão Regional de Saúde (DRS) de Marília que disponibilizou 233 vagas para portadores de catarata dos muni-cípios de Lucélia (150), Adaman-tina (50), Mariápolis (15), Inúbia Paulista (12) e Sagres (06).

Todas essas cirurgias estão sendo realizadas em Lucélia no Hospital de Olhos Alta Paulista, com o médico oftalmologista Francisco Carlos Lopes.

“Um de nossos objetivos é diminuir o número de pessoas que necessitam deste tipo de cirurgia”, disse o secretário de Saúde, Aparecido Pelloso. “Acre-ditamos assim na melhora da qualidade de vida. Ações como estas são excelentes e deveriam acontecer com mais frequência, inclusive em outras especialida-des. A parceria sintonizada entre o município, Estado e o Hospital de Olhos é fundamental para o sucesso do mutirão”.

De acordo com a diretora de Saúde de Lucélia, Tatiana Tazi-nazzo Coelho Costa, os partici-pantes do mutirão para cirurgias de catarata participaram de tria-gem iniciada com atendimento clínico no Centro de Saúde, em

Básica II e de Educação Infantil II, em 27 de outubro.

Um inquérito foi aberto para apurar duas questões iguais que apareceram na primeira prova aplicada para profes-sor de Educação Infantil II e no segundo dia voltado para Educação Infantil I e Educação Básica I.

Os professores aprovados no concurso atuam desde o 1º semestre deste ano e agora deverão deixar as funções obri-gatoriamente, como informa o secretário de Educação Osvaldo José.

A prefeitura realizará outro concurso para processo seletivo para o cargo onde foi encontra-da a mesma pergunta (Educação

seguida por oftalmologista e, identificada a necessidade, serão encaminhados para cirurgia.

“Toda essa ação é realiza sem qualquer ônus ao paciente que deverá fazer toda tramitação pelo SUS até o encaminhamento para a cirurgia”, lembrou Ta-tiana.

O oftalmologista Francisco Lopes falou da importância da parceria com o SUS e da grati-dão em poder colaborar para a melhora na qualidade de vida das pessoas.

Física II), sendo que os profes-sores que já atuam no cargo não precisarão pagar outra taxa de inscrição. Somente os novos in-terassados em participar terão que pagar, como requereu o Mi-nistério Público na quarta-feira (16) em Diário Oficial.

Um novo edital será aberto e todas as regras serão publi-cadas.

O secretário explica que agora todos os professores envolvidos no concurso serão comunicados a se afastar do cargo e a posição da Prefeitura é entrar com ação na Promotoria de Justiça a fim de prorrogar o afastamento dos professores até que o próximo concurso seja realizado.

“Nosso trabalho também pode ser caracterizado como uma ação social, pois notamos a carência da população e com esta parce-ria todos ganham”, enfatizou o oftalmologista.

O médico informou ainda que a cirurgia é rápida e demora em torno de dez minutos “é um pro-cedimento que exige muita aten-ção mas que devolve em minutos a auto-estima e é honroso poder contribuir para a melhora na qualidade de vida das pessoas”.

Assessoria de Imprensa

Ação do M.P. solicita o desligamento de 45 funcionários da Santa Casa

Secretaria de Saúde realiza mutirão de cirurgia de catarata

Justiça dá 360 dias para que Lucélia regulamente novo aterro sanitário

Justiça

PrazoPrevenção

A administração municipal de Lucélia é acusada pelo Ministério Público de improbidade fiscal devido a contratações irregulares de profissionais dos quatro PSFs (Programa Saúda da Família) e Centro de Saúde realizadas pela Santa Casa, em 2008.

A ação proposta pelo promotor de justiça Bruno César Cruz de Assis, pede o desligamento de 45 funcionários dos PSFs em um prazo de 60 dias e 15 dias para a contestação da administração municipal.

As contratações ocorriam com base na Lei Municipal (nº 3.889) que autorizava a celebração de convênio entre o município de Lu-

CAROLINA MESCOLOTIEspecial para o IMPACTO

A Justiça determinou que a Prefeitura de Lucélia tem 360 dias para regulamentar e colo-car em funcionamento um novo aterro sanitário do município. Em caso de descumprimento, o Executivo poderá ser multado em R$ 10 mil por dia, até atingir o valor de R$ 500 mil. Da decisão, cabe recurso.

A decisão foi tomada após ação civil pública do Ministé-rio Público Estadual (MPE), que argumenta que o aterro em uso está operando acima de sua capacidade e que, embora a municipalidade tenha adotado ações para regularização da questão, ela não tem se mostrado eficiente. Ainda de acordo com o órgão, o depósito de resíduos de maneira inadequada, tem gerado degradação ambiental.

Além do pedido de regulari-zação do aterro, o MPE solicita ao Executivo, a recuperação do terreno prejudicado, porém, o pedido foi indeferido pela Jus-tiça. “Não vejo, no momento, necessidade de se impor a deter-minação de recuperação da área degradada, a depender de regu-lar instrução para verificação de sua ocorrência e extensão”, afirma o juiz Paolo Pellegrini Júnior em decisão proferida nesta segunda-feira (21).

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento de Lucélia, Acácio Rocha Perez Guerrero, a prefeitura já adquiriu a área do novo aterro, que fica em uma propriedade rural e possui 2,7 alqueires, que equivalem a 60 mil m².

“A área é próxima ao atual aterro e já foi desapropriada pela Prefeitura de Lucélia e o antigo proprietário indenizado no valor de R$ 102.177,24. O Poder Judici-ário reconheceu como legítima a desapropriação, aprovando todos os atos da administração municipal, concedendo em de-finitivo, há cerca de 60 dias, a posse definitiva da área ao mu-nicípio”, afirma Guerrero.

Ainda de acordo com o se-cretário, antes de consolidar a desapropriação, o Executivo con-

célia e a Irmandade da Santa Casa, uma instituição jurídica de direito privado que, para execução do Convênio, recebe recursos finan-ceiros e materiais do município, visando sobretudo, a contratação de profissionais. Caso não cumpra a determinação, o M.P. estipula multa diária de R$ 10 mil.

Os cargos são ocupados por mé-dicos, enfermeiros, auxiliares, psi-cólogos, dentistas, nutricionistas e coordenadores e para regularizar a situação a Prefeitura pretende abrir concurso público ou processo seletivo para o preenchimento de caráter emergencial, dos profis-sionais que deixarão seus cargos.

F.S.

tratou empresa para execução de sondagens, testes e análises para implantação do novo aterro sani-tário, dentro do que determina a legislação ambiental.

“A sondagem teve por obje-tivo analisar o tipo de solo, a cada metro, através de retirada de amostras, podendo assim conhecer o nível de resistência oferecida e localizar as posições dos níveis de água do lençol fre-ático”, explica.

Com o resultado da análise, ainda conforme o secretário, a prefeitura ingressou com o processo de licenciamento da área junto à Companhia de Tec-nologia e Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Cetesb). “O prazo para início da implantação do novo aterro depende da libe-ração da licença pela Cetesb”, aponta Acácio.

Entretanto, conforme o ge-rente substituto da Cetesb, em Dracena, Érico Cristiano Vidal, a prefeitura procurou o órgão apenas para receber orientações sobre a área. “Não temos ne-nhum processo de licenciamento em andamento sobre o aterro sanitário de Lucélia. A adminis-tração já procurou o órgão ape-nas no sentido de orientações”, afirma.

Atual aterroAlém das análises do novo

aterro, o secretário afirma que foram feitas ações para coleta de amostragem de solo e água, medições de gases e mapa po-tenciométrico na antiga área e que deve ser fechada, conforme normas ambientais exigidas pela Cetesb. “Todas essas ações integram o conjunto de ativida-des imprescindíveis ao processo de desativação definitivo do aterro”.

Em média, em todas as se-gundas-feiras são recolhidos na área urbana de Lucélia cerca de 22 toneladas de lixo. Durante os demais dias da semana, a estima-tiva é de 16 toneladas. Totalizan-do, 38 toneladas semanalmente.

O Ministério do Meio Am-biente determinou agosto de 2014 como prazo final para que os municípios se adequem às leis e tenham aterros sanitários dentro dos padrões definidos.

Page 39: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

37IMPACTO sexta-feira, 25 de julho de 2014 lucélia

“Assuntos particulares não levamos em consideração porque temos um todo para atender”, afirma Osvaldo José

Diretores Osvaldo José (Educação) e Belmiro de Brito (Administração) avaliam um ano e meio de gestão

JOÃO VINÍCIUSFERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Um dos secretários mais con-testado desde o início da atual administração, Osvaldo José (Educação) é o entrevistado des-ta semana da série do IMPACTO. “Tudo que fazemos é pensando na melhoria da qualidade do ensino. Não temos condições de fazer as coisas individualmente, pensamos em todos”, afirma.

Além disso, o secretário de Administração, Belmiro de Bri-to, também fez balanço de um ano à frente da pasta, já que assu-miu em agosto de 2013. Confira:

Qual era a situação ao assumir a secretária?

Belmiro - Entrei em agosto em substituição a um outro secretá-rio. Mas, acompanhava a situa-ção em que o setor se encontrava, já que sou um funcionário antigo da prefeitura. As principais difi-culdades que encontrei, e segue até os dias atuais, são financei-ra e orçamentária.A pasta é a que dá “menos trabalho”para a administração,porque só execu-to o que pedem.

Osvaldo - As principais difi-culdades são as mesmas, ou seja, a situação financeira em que a prefeitura se encontra. Os re-cursos que a educação recebe do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Pro-fissionais da Educação) estão comprometidos com salários de professores e funcionários. Em 2014,trabalhamos somente com recursos federais para a manu-tenção das escolas, portanto, os recursos são escassos. Em Lucélia, os professores têm um salário diferente e o recurso é destinado para este pagamento.

Outra dificuldade é a ma-nutenção das escolas. Tivemos muitos problemas para arrumá--las e ainda não conseguimos solucionar todos os problemas. Mas, neste um ano e meio, a si-tuação é bem melhor.

Fazendo um balanço, defini-mos como prioridade a valori-zação do trabalho de todas as escolas, procurando atender na medida do possível as necessi-dades de cada unidade escolar. Acredito que uma grande re-alização foi o concurso com o ingresso de 77 professores que, em um futuro próximo, refletirá na qualidade do ensino, porque o professor continuará trabalhan-do na melhora do município.

Temos também vagas para todas as crianças em idade para frequentar a creche, vários mu-nicípios têm esse problema e Lucélia, não. Toda criança que procura vaga é atendida.

Realizamos um trabalho de adaptação de todas as escolas para conseguir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), visando oferecer mais segu-rança aos alunos, professores, cumprindo uma exigência da promotoria pública que tem um inquérito civil desde 2012, e esse ano tentaremos finalizar toda etapa. A parte de extintores, luz de emergência e treinamentos de funcionários que já foi todo realizado.

Acredita em uma pers-pectiva melhor em rela-

ção a situação financei-ra?

Belmiro - Estamos a caminho em busca desta melhora.

Osvaldo –Se o Governo Fede-ral não melhorar as condições, continuaremos na mesma situ-ação, o que pode até piorar. O Fundeb caiu muitos nos últimos anos, não é um recurso que me-lhora de acordo com a inflação. Temos em torno de 6.8% para corrigir o salário dos professo-res, existe um piso que o governo estipula para ser cumprido, mas o Fundeb não repassa essa corre-ção. E por isso que os 25% que a Legislação exige para aplicação na educação só é revertido a sa-lario, não sobrando para outras prioridades do setor.

Lucélia, hoje trabalha somen-te com o recurso do Governo Fe-deral que representa pouco para o que precisamos. A cada ano, a situação piora. Em 2013, ainda conseguimos aplicar um pouco desse dinheiro em materiais di-dáticos. Já em 2014, não.

Qual foi a principal ação desenvolvida neste início de gestão?

Belmiro - No setor, não execu-tamos projetos e sim, auxiliamos nos existentes de outras pastas. Contamos com o apoio do prefei-to Osvaldo Alves Saldanha que pensa no desenvolvimento do município e aos poucos, isso se concretiza.

Osvaldo -O principal pedido do prefeito foi para trabalharmos em prol de todas as unidades esco-lares, e estamos executando isso. Tudo que fazemos é pensando na melhoria da qualidade do ensino. Não temos condições de fazer as coisas individualmente, pensa-mos em todos. Se alguma escola estiver com problemas,vamos tentar solucionar. E o professor não pode ser valorizado apenas em salário e sim, condições de trabalho, materiais, e tudo que a escola necessita corremos atrás para resolver.

O salário é consequência do financeiro da prefeitura, que quando estiver em condições melhores poderá haver um au-

mento. Não sei se chegaremos um dia com esta condição, não é do prefeito que dependemos, são de outros setores para manter a situação estável.

A creche já trabalha com pro-fessor e não com funcionário,e por isso o custo é maior,sendo que tem sala com dois professo-res em cada turno.

Há uma creche com obra pa-rada na vila Cayres, pois tivemos problema com a empresa respon-sável em que o contrato teve de ser rescindido. Agora, trabalha-mos para corrigir a planilha de custo e fazer uma nova licitação, o que refletirá em mais gastos, inclusive com profissionais.

Hoje, avalio que o nosso tra-balho é realizado com mais consistência, a criança chega no primeiro ano praticamente alfabetizada.

Qual o relacionamento com Legislativo?

Belmiro - Tenhouma ótima relação com o Legislativo. Tenho mais trabalho com os vereadores da situação do que da oposição.

Osvaldo - Tivemos uma repor-tagem veiculada por este mesmo jornal em que apareceram crí-ticas da Câmara e analisando, percebemos que é uma inverda-de. Um assunto é relacionado a merenda e outro dos recursos aplicados na educação.

A merenda está clara, pois é só frequentar qualquer uma das escolas para ver a quali-dade em que se encontra a ali-mentação dos alunos. Acredito que existem alguns interesses particulares e várias críticas são voltadas a isso. Assuntos particulares nós não levamos em consideração porque temos um todo para atender, não pos-so atender interesse de um ou outro se tenho uma educação inteira para cuidar. Quero o bem das escolas, o aprendizado do aluno.

Outra questão é relativa aos recursos, esses citados saem do Estado ou União para onde serão aplicados, não é ninguém da prefeitura que decide.

Uma atitude que o prefeito faz muito bem é dar liberdade para trabalharmos, e nós da educação temos consciência de que com pouco recurso aplica-

mos na medida do possível no que é preciso, não existe desvio de verba como quiseram dizer.

Ninguém nos procura, vai até nosso setor checar o que é feito e se vai, o que nós con-trariamos já saem criticando e isso é a maior dificuldade. Es-tamos abertos para todos. São aproximadamente 2 mil alunos e 300 funcionários, metade do funcionalismo está na educação sob nossa responsabilidade.

Qual avaliação sobre a escola integral?

Educação - É preciso escla-recer esse assunto. Quando assumimos a secretaria per-cebemos uma resistência dos pais que moram vizinhos a es-cola, não queriam que os filhos estudassem na Carlos Bueno, essa foi a principal polêmica. Procuramos conhecer o projeto e descobríamos que não atendia os objetivos das crianças, que ficavam dentro de uma sala de aula o dia inteiro.

Fizemos uma avaliação para começar uma escola diferente, de meio período, para atender as necessidades da comunidade. Não decidi nada, foi o Conselho Municipal de Educação que op-tou por meio período. A escola integral pode vir a funcionar no futuro, mas ela precisa de uma estrutura financeira e ati-vidades diversas no decorrer das aulas que os alunos gostem.

E se for feita uma visita na escola, dá para enxergar outro ambiente, a comunidade en-tende que foi a melhor escolha, não dava para deixar como era antes. Não somos contra a es-cola integral, somos contra da maneira em que estava proje-tada e por isso que foi mudada, e daqui dois anos vamos ver aquela escola com outros olhos.

Trabalhamos com as matrí-culas de 2015 e ainda existem pais que têm o receio de realizar a matricula na Carlos Bueno. Mas, temos que mostrar para eles que o melhor é a criança estudar perto de onde mora, porque se a família começar a valorizar a escola, a criança também valorizará.

A questão de estudar na mes-ma região em que mora é afim de proporcionar facilidade e segurança. Se quiser ir embora

a pé, vai, e estudando longe terá que ir de ônibus e com isso, au-menta o risco de acidentes. Esta regra já existia, não fomos nós que estipulamos, só adaptamos e isso serve para diminuir os custos da prefeitura para que haja outros investimentos.

Como avalia a resis-tência por ser de fora da cidade?

Osvaldo -Foi uma surpresa ser convidado para ocupar este cargo, mas acredito que fui cha-mado pelo trabalho desenvolvi-do na escola que trabalhei por 30 anos em Adamantina. Nas minhas primeiras reuniões que tive com o prefeito percebi que tinha um objetivo muito hones-to e que queria fazer o melhor para Lucélia, e por isso aceitei o convite. Foi uma decisão téc-nica, as pessoas não entendem que o prefeito quer o melhor da cidade.

Foi um desafio para mim, por ser fora da cidade, mas fui muito bem recebido por todas as escolas, se teve algum pro-blema foi individual, e nós es-tamos aqui para fazer trabalho e não pensando em quem é da cidade ou não, e sim na edu-cação local. Pretendo ficar até o fim do mandato sempre com este pensamento. Talvez houve resistência por parte da classe política e de algumas pessoas da educação,já que não fazemos nada voltado ao particular, pen-samos em todos e isso foi um pedido do prefeito.

Quando me chamou, disse que não queria interferir na educação, mas exigia que tra-tasse todo mundo igual, e as vezes foi por isso que tivemos críticas. Temos consciência do trabalho que vem sendo feito, é difícil porque não temos di-nheiro, algumas coisas são mais primordiais que outras, vou em todas as reuniões e festas esco-lares e nunca recebi uma crítica por parte dos pais.

O que esperar dos pró-ximos dois anos e meio?

Belmiro –Saldanha é o me-lhor prefeito que Lucélia já teve, nossa administração bus-ca resolver os problemas de todos os setores, mesmo com as dificuldades que aparecem. Tenho 42 anos de prefeitura e o prefeito Saldanha é o mais par-ticipativo com quem trabalhei.

Osvaldo - O nosso objetivo é esse, cuidar do aprendizado e da formação do aluno. Estamos vi-vendo um período muito difícil fora da escola, no convívio fami-liar e temos que saber lidar com isso. E em relação ao prefeito, Lucélia precisaria olhar com mais carinho. Já conheci mui-tos prefeitos, mas um que lida com o comprometimento como o Saldanha, nunca vi igual.

É uma pessoa que assume todos os compromissos, não fica apenas no gabinete, sabe de tudo que acontece na cidade, abraça a causa e administra Lucélia de coração e têm muitos que não enxergam, só criticam. Pelo tempo que estou em Lucé-lia, percebo que a comunidade em geral não crítica e sim, aqueles que tiveram algum be-nefício cortado.

Page 40: Jornal IMPACTO - sexta-feira -25/07/2014

IMPACTOsexta-feira, 25 de julho de 2014

Mariana Nazzari com a mãe Nadir em clique especial para a RégisTrando

Sandra Rocha comemora aniversário ao lado das sobrinhas Naiara e Naiane. Parabéns!

Léo Battiston curte férias em Lucélia com amigos e familiares

Débora, Sérgio e Karina convidam para conferir as novidades da Êxodo, que está em novo endereço em Lucélia

Completando mais um ano de vida, Silvana do Posto Cacique. Parabéns!

Neuza Pernomian em dia de festa dos anos de 1960

Os proprietários da JM Serralheria, Jeferson e Marcelo

C M

Y K

CMYK