Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

36
Levar dança, arte- sanato, leituras, artes plásticas e capoeira para crianças, jovens e adultos, fazendo com que a comu- nidade estreite seu rela- cionamento com a arte. O vereador líder da bancada peessedebista na Câmara de Adamantina, Luiz Carlos Galvão, enviou ofício na segunda- -feira (24) ao prefeito Ivo Santos (PSDB) tentando ‘proibir’ o mesmo de recepcionar o pré-candidato ao cargo de gover- nador do Estado pelo PT Alexandre Padilha. Galvão previa “consequências desastrosas” caso Ivo recebesse o petista. Acidente Evento Impasse Saúde Licitação Após ter casa incendiada, família pede ajuda Grito Rock Adamantina acontece neste sábado Demora na liberação de distrito industrial é questionada por vereadores e empresários Sem parecer técnico, decisão para implantação do Samu pode levar mais seis meses Concorrência pública que define quem faz o Rodeio será aberta no início da semana Pág. 11 Pág. 25 Everton Santos Impasse político prejudica comunidade na área da cultura Tucanos tentam ‘proibir’ prefeito de recepcionar Padilha. Tentativa frustrada 28 DE MARÇO DE 2014 ginoticias.com.br EDIÇÃO 1042 • ANO 17 - ADAMANTINA CULTURA Adamantina recebe neste domingo grande show com Bruna Caram Pág. 15 Pág. 9 Pág. 23 Pág. 10 Pág. 4 Pág. 13 Esse era o principal ob- jetivo do ‘Roda Cultura’, projeto que por três anos beneficiou a população adamantinense, mas que, por impasses políticos, deixou de existir.

description

 

Transcript of Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

Page 1: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

L ev a r d a n ç a , a r t e -sanato, leituras, artes plásticas e capoeira para crianças, jovens e adultos, fazendo com que a comu-nidade estreite seu rela-cionamento com a arte.

O vereador líder da bancada peessedebista na Câmara de Adamantina, Luiz Carlos Galvão, enviou ofício na segunda--feira (24) ao prefeito Ivo Santos (PSDB) tentando ‘proibir’ o mesmo de recepcionar o pré-candidato ao cargo de gover-nador do Estado pelo PT Alexandre Padilha. Galvão previa “consequências desastrosas” caso Ivo recebesse o petista.

Acidente

Evento

Impasse Saúde Licitação

Após ter casa incendiada, família pede ajuda

Grito Rock Adamantina acontece neste sábado

Demora na liberação de distrito industrial é questionada por vereadores e empresários

Sem parecer técnico, decisão para implantação do Samu pode levar mais seis meses

Concorrência pública que define quem faz o Rodeio será aberta no início da semana

Pág. 11

Pág. 25

Everton Santos

Impasse político prejudica comunidade na área da cultura

Tucanos tentam ‘proibir’ prefeito de recepcionar Padilha. Tentativa frustrada

28 DE MARÇO DE 2014

ginoticias.com.brEDIÇÃO 1042 • ANO 17 - ADAMANTINA

CULTURAAdamantina recebe neste domingo grande show com Bruna Caram

Pág. 15 Pág. 9 Pág. 23 Pág. 10

Pág. 4

Pág. 13

Esse era o principal ob-jetivo do ‘Roda Cultura’, projeto que por três anos beneficiou a população adamantinense, mas que, por impasses políticos, deixou de existir.

Page 2: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

2 IMPACTOopinião sexta-feira, 28 de março de 2014

Diretor e Jornalista responsávelSérgio Vanderlei - 99739-7000 - MTb - 46.188/SP - [email protected]

Gerente AdministrativoAlessandro dos Santos - 99605-5180 - [email protected]

Departamento Comercial Rogério Grespi - 99736-2449 - [email protected] Romão - 99715-5662 - [email protected]

Departamento Assinaturas/Cobranças

Diego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

Diagramação e CriaçãoAllan Barbosa - [email protected]

Marco Aurelio - [email protected]

RedaçãoJoão Vinícius - [email protected]

Tamyris Araujo - MTb - 61.233/SP - [email protected]

DistribuiçãoDiego Mateus - 99671-9775 - [email protected]

CirculaçãoAdamantina - Mariápolis - Parapuã - Osvaldo Cruz - Salmourão - Sagres - Inúbia Paulista - Lucélia - Flórida Paulista - Flora Rica - Irapuru -

Pacaembu - Junqueirópolis - Rinópolis e Rubiácea

Tiragem - 4 mil exemplares

Rua Dep. Salles Filho, 117 Centro - Adamantina-SP - CEP 17800-000 Telefone/Fax: (18) 3522-1199 - www.ginoticias.com.br

Nossa Missão“Informar, defender os interesses coletivos, promover a discussão de

idéias e estimular a prática da democracia.”

IMPACTOSilva & Monarin Editora Ltda ME.

CNPJ - 02.463.047/0001-17

Editorial Foto da semana

E as picuinhas da políticaA política no interior

tem lá suas peculiaridades e certos acontecimentos cha-mam a atenção. Nesta sema-na, um fato aconteceu em Adamantina e em cidades comandadas por prefeitos tucanos. Um vereador do PSDB, apoiado pelo coorde-nador regional do partido, enviou ofício ao prefeito de Adamantina proibindo o chefe do Executivo de rece-ber o ex-ministro da Saúde e pré-candidato a governador do Estado. O motivo – ser o candidato do PT (Partido dos Trabalhadores).

Claro que temos candi-datos paraquedistas nesta época, mas os problemas da cidade e da região devem ser discutidos de maneira am-pla e com o maior número de políticos possível na busca de soluções.

E este não é o único exem-plo de picuinha política encontrado nas páginas do IMPACTO desta semana. A comunidade de Adamantina deixou de ser contemplada com um projeto de cultura que levava entretenimento, dança, música, arte e leitu-ra aos bairros, também por

problemas políticos. Enquanto alguns ainda

pensam pequeno, outros, na mesma semana, se desta-cam, trazendo autoridades como o vice-cônsul japonês, Satoshi Endo, e o superin-tendente do Dnit no Estado de São Paulo, Ricardo Rossi Madalena, para discussão de problemas locais e re-gionais.

Que ações realmente voltadas para o crescimento de Adamantina e da Nova Alta Paulista ganhem força e aconteçam com mais fre-quência!

Arlindo Alves - escritor ada-mantinense, autor de "Segun-do domingo de maio" (www.

amazon.com.br).

Num último ato desespe-rado para se manter vivo no poder, na noite de 30 de março, Goulart se reuniu com uma grande multidão de sargentos do Exército, na sede do Automóvel Clube do Brasil, buscando apoio nas Forças Armadas. Entre-tanto, já era tarde demais. A revolução preventiva já estava em curso.Quem primeiro conclamou para depor Jango foi o go-vernador de Minas, Ma-galhães Pinto, que obteve pronto apoio das manifes-tações de ruas. No dia se-guinte, 31 de março, uma divisão do Exército sediada

em Minas, comandada pelo General Olympio Mourão Filho, marchou para o Rio de Janeiro.Dando curso à revolução, o General Amaury Kruel, co-mandante do Segundo Exér-cito em São Paulo, também enviou um forte contingente para a capital fluminense. De igual forma, o Quarto Exército em Pernambuco, comandado pelo General Justino Alves Bastos, tam-bém aderiu à revolução.Em pânico, Goulart pegou um avião e se dirigiu a Bra-sília, onde disse aos repórte-res: "Vim para aqui, a fim de governar o país, e confio em que o povo esteja comigo". Em pouco percebeu a falta de apoio do Congresso, en-quanto tropas da guarnição de Brasília preparavam-se para atacar o palácio presi-dencial. Assim, apenas três horas depois de haver chega-do, Jango estava de volta ao seu avião, agora com destino ao Rio Grande do Sul, seu Es-tado natal. Em Porto Alegre soube que o governador Ildo Meneghetti também aderira ao levante. Reconheceu que era o fim!Pelo meio da tarde de quar-ta-feira, dia 1º de abril, a

revolução "preventiva" es-tava consumada, com João Goulart empreendendo fuga para o Uruguai. Sobre o que representou o movimento revolucionário, assim sintetizou o seu líder máximo, Castelo Branco: "Nossa vocação é a liberda-de democrática, governo da maioria com a colaboração e respeito das minorias. Os ci-dadãos, dentre eles também em expressiva atitude as mulheres brasileiras, todos, civis e soldados, ergueram--se num dos mais belos e unânimes impulsos de nossa história, contra a desvirtua-ção do regime". No dia 15 de abril de 1964, Humberto de Alencar Cas-telo Branco tomou posse como Presidente da Repú-blica Federativa do Brasil. Em seu discurso frisou a transitoriedade do seu go-verno, prometendo devolver o poder aos civis, pelas vias democráticas. "Meu procedi-mento será o de um chefe de Estado sem tergiversações no processo para a eleição do brasileiro a quem entre-garei o cargo a 31 de janeiro de 1966". A História, porém, tratou de frustrar-lhe o intento.

1964: NUNCA MAIS (conclusão)

Passados cinquenta anos da queda de João Goulart parte do Brasil ainda não consegue pensar com sere-nidade os episódios de 31 de março. Ou o leitor prefere primeiro de abril?

Ainda é muito difícil pas-sar o Brasil a limpo. Lem-bremos alguns precedentes que caracterizam e marcam nossa história como ferro em brasa. Diferente dos Estados Unidos, constituídos após lutas separatistas das colô-nias inglesas da América do Norte, o Brasil foi inventado na cozinha da família real portuguesa. Movimentos se-paratistas tinham acontecido em várias regiões, sem ne-nhuma identidade nacional.

Ao inventarem o Brasil, inventaram o Direito brasi-leiro. Arremedo do Direito português, por sua vez uma

paródia das constituições liberais que já estavam na moda. Assim, sobre uma lacu-na onde devia haver identida-de nacional forjou-se, ao longo do tempo, um país carente de tradição jurídica. Não se esqueça do trabalho escravo.

Nossas mazelas não são consertadas, nunca. O Século XX trouxe progresso material. Permitiu que a população sal-tasse de dezessete milhões em 1900 para os cento e setenta milhões em 2000, enquanto a esperança de vida dobrava.

No aspecto político sofri-mentos foram muito grandes permitiram mudanças rele-vantes. Mudamos da espe-rança de salvação, sinal de infantilidade política, para a ideia bem mais adulta de que há problemas a resolver.

Goulart não era, e nun-ca foi comunista. Herdou a tradição caudilhesca da América Latina. O início do século tinha sido traumático. O velho pan-eslavismo russo na versão de Lenin e Stalin contra o pan-germanismo requentado por Hitler foram os protagonistas políticos da débâcle do imperialismo em sua versão militar. Para a América Latina, mas também para Itália, Espanha, Portugal o totalitarismo foi trágico, mas também foi caricatura.

Goulart e Brizola tenta-ram requentar o patriotismo

caudilhesco da era de Vargas, Rosas, Perón. Escapamos da tragédia, mas não fugimos da farsa. Não caímos no bo-livarianismo do casal Kirhc-ner e de Chaves/Maduro e companhia, mas vemos com frequência manifestações de velhinhos saudosos de Hitler e Stalin. Conselheiros do governo brasileiro ainda pensam que dando caneladas em Obama ajudam Trotsky e Stalin a massacrar dissiden-tes e separatistas.

Entre os que lutaram con-tra a ditadura militar havia comunistas, é claro. O MDB foi uma reedição da UDN: uma frente anti-ditadura. Situações assim unem os que não gostam de ditaduras com aqueles que apenas gos-tariam de ter a sua ditadura. É da ordem das coisas.

Um país assim não pode-ria produzir forças armadas diferentes. Experimente ler as versões militares sobre o Brasil. Em 1945, o exército salvou o Brasil da ditadura. Sobre a participação de Du-tra, Góis Monteiro e compa-nhia nos golpes de 1930 e 1937, silêncio.

Ainda é cedo para saber, mas é possível que o Século XX tenha sido o século da maturidade política. Você está cansado e revoltado? Proteste. Mas correr para o quartel não vale.

Geraldo Balestriero - [email protected]

Cinquenta anos depois

RES

ULT

AD

O A

NTE

RIO

R

A Prefeitura de Adamantina anunciou esta semana a abertura da licitação para promover o rodeio. Você acredita que vai dar tempo do

evento acontecer?

- Sim, se realmente há interessados, dá tempo de promover a festa- Não, a prefeitura demorou muito para tomar esta decisão- Sim, desde que não seja em junho, como de costume- Indiferente, não frequento este tipo de evento

Enquete da semana

O problema relacionado ao aumento do número de veículos atinge todas as cidades, até mesmo as da nossa região. Qual o maior problema que você enfrenta diariamente?

A falta de estacionamento na cidade (63%)O aumento do fluxo de veículos na estrada (17%)

Aumento do número de acidentes (15%)Não enfrento nenhum problema, pois ando de ônibus, bicicleta ou a pé (6%)

Dê a sua opinião no portal

Em visita a Adamantina, Alexandre Padilha passou pela pastelaria do Namba, para provar o tradicional pastel que até o governador Mário Covas saboreou em 2000, como mostra a foto na parede

Tamyris Araújo

Page 3: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

3IMPACTO sexta-feira, 28 de março de 2014 informe

Page 4: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

4 IMPACTOgeral sexta-feira, 28 de março de 2014

Oiti e Tipuanas recebem Governo Itinerante e Rua de Lazer neste sábado

A Prefeitura de Adamantina confirmou para sábado (29) a ter-ceira etapa do Governo Itinerante. O evento, já considerado um marco da administração Ivo Santos e Dr. Pacheco, será realizado no Centro Comunitário da Associação dos Moradores dos Conjuntos Oiti e Ti-puanas (Amcot), das 15h30 às 18h30.

Os moradores de toda a região terão acesso ao projeto que tem

Após ter casa incendiada, família precisa de ajuda

Um incêndio destruiu uma casa de madeira no Parque do Sol, no sábado (22), por volta das 19h. A família não estava na residência no momento do acidente, apenas um filhote de cachorro, que acabou morrendo queimado.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas o fogo já tinha dominado a casa. Após perder tudo no incêndio, Hélia Damasceno de Souza está morando com a mãe Oli-via Damaceno de Souza, junto com o marido Acildes Pereira Brandão, e o filho de 10 anos.

Olivia lamenta a perda da casa da filha. “Era uma residência simples, mas junto com o marido ela guardou centavo por centavo e construiu a menos de um ano o seu lar, agora

perderam tudo”. Ela ainda comple-ta, “até o dinheiro que eles estavam guardando para pagar o imposto do carro queimou”.

Olívia faz o que pode para acomo-dar a família, porém a casa dela é pe-quena e não comporta todos, por isso alguns acabam dormindo na área. A perícia esteve no local do incêndio e deve concluir o laudo em 30 dias.

A Secretária de Assistência So-cial da Prefeitura de Adamantina se prontificou doando colchões e cobertores para a família.

Ajuda – Todos os móveis e docu-mentos da casa foram queimados e a família pede ajuda e qualquer tipo de doação. Basta entrar em contato através do telefone (18) 3521-2680.

Gi Notícias

Hélia lamenta casa totalmente destruída no Parque do Sol

Governo Itinerante chega aos Conjuntos Oiti e Tipuanas com mutirão de serviços e diversas atividades paralelas

Acidente

serviços citados, as secretarias de Obras e Serviços e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente promovem, a partir desta segunda--feira, mutirões com cortes de árvo-re, limpeza de áreas, operações tapa buraco, revitalização da sinalização de trânsito e manutenção.

Nesta segunda-feira (24) a co-munidade já começa a sentir os reflexos do projeto com a reforma da Emei “Raio de Sol” e o início de adequações no Centro Comunitário da Amcot.

Mas a terceira edição do evento terá ainda mais atrações. O projeto Governo Itinerante agregará aten-dimentos e orientações do Procon, Posto de Atendimento ao Traba-lhador e Comissão Municipal de Emprego.

Paralelamente ao evento se-rão realizados, também no Centro Comunitário, um Encontro de Motociclistas - com participação de moto clubes de toda a região -, apre-sentação de Weeling, distribuição de livretos com histórias infantis, contração de histórias e a Rua do La-zer, com resgate de brincadeiras tra-dicionais. As crianças terão ainda à disposição brinquedos infláveis, pula-pula, distribuição de sorvetes, algodão-doce e pipoca.

Assessoria de Imprensa

como objetivo aproximar as ações do governo das realidades de cada bairro. Durante o evento, o prefeito, secretários e diretores municipais conversarão com moradores e per-correrão o bairro para a execução de mutirões de serviços.

Dentre os serviços previstos no projeto estão exames de saúde, ca-dastramento de programas sociais, orientações e reclamações. Além dos

Page 5: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

5IMPACTO sexta-feira, 28 de março de 2014 geral

Apae busca ajuda para dar continuidade em projeto terapêutico

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excep-cionais) de Adamantina busca ajuda para dar conti-nuidade as obras do projeto terapêutico da entidade. O prédio está localizado na Apae Rural. Até o mo-mento, a construção é feita com doações de entidades privadas, com exceção de R$ 100 mil que o ex-prefeito Kiko Micheloni já havia destinado e R$ 12 mil que o Ivo Santos forneceu.

De acordo com o presi-dente da Apae, Diniz Pa-russolo Martins, até agora foram aproximadamente R$ 300 mil em doações. “Mas precisamos de mais. Já fizemos muita coisa, entretanto falta a parte elé-trica, o encanamento, rebo-co, pintura e acabamento. Estimamos que serão mais R$ 300 mil e para isso neces-sitamos de ajuda”.

Recentemente foi fina-

Presidente da Apae, Diniz Parussolo Martins, fala da importância da obra do projeto terapêutico

Contagem da população de 2015 é adiada para 2016 IBGE

Diante da redução no Orçamento Geral da União deste ano e do corte de 50% nos gastos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foram anunciados alguns ajustes nas contas

de maior peso, como a Contagem da População.

De acordo com o chefe da agência local do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), João Carlos Rogrigues,

lizada a parte de cobertura da obra, que tem 700 m2, doada pela Pró-Vida no valor de R$ 130 mil.

No projeto terapêutico são atendidos 30 alunos com necessidades mais acentuadas e precisam de cuidados especiais. “Hoje essas crianças são recep-cionadas em uma casa, em

foi determinada que seja adiada a coleta da conta-gem para 2016, mantendo inalterada a realização do Censo Agropecuário no mesmo ano e a estratégia de realização das opera-

ções em separado. Sendo assim, o Censo

Agropecuário terá início de coleta em fevereiro e a contagem populacional em agosto de 2016.

Gi Notícias

frente a Apae. Porém, lá não temos o espaço neces-sário. Precisamos oferecer mais conforto e comodida-de para esses alunos, com um espaço amplo e adequa-do”, explica.

A expectativa da dire-ção da entidade é que até o fim do ano a obra seja concluída. “Mas para isso

dependemos de recursos financeiros e pedimos a aju-da de empresários e políti-cos, pois apenas com ações e eventos promovidos pela entidade não conseguimos o montante necessário”, finaliza.

Para mais informações ou doações, o telefone da Apae é (18) 3521-3340.

Page 6: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

6 IMPACTOinforme sexta-feira, 28 de março de 2014

Page 7: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

7IMPACTO sexta-feira, 28 de março de 2014 geral

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O imigrante japonês Yoshifusa Ito foi homenageado pela Câmara Municipal de Adamantina na terça-feira (25), com o Título de Ci-dadão Adamantinense. O projeto que concedeu a honraria a Ito por seus relevantes serviços prestados no município é de autoria da vere-adora Noriko Onishi Saito (PT).

O japonês chegou ao Brasil com oito anos, em 1936, e à Adamantina em 1951, quando junto aos amigos Orlando Martineli, Valentim Gatti e Isuguio Kobayashi começaram a trabalhar como funileiro na Exportadora Brasilex. Com mais experiência, ele abriu a própria firma, a Funilaria e Vidraçaria Y Ito, instalada na avenida Rio Bran-co. Ito transformou vários dos seus funcionários em empresários de Adamantina e região.

O vice-cônsul Satoshi Endo, que cumpria agenda na cidade, prestigiou a homenagem. O vice--prefeito José Eduardo Pacheco (PSDB) esteve representando o Executivo e membros da Colônia Japonesa e da Acrea (Associação

Responsável pelo Departa-mento da Economia do Japão no Brasil, o vice-cônsul Satoshi Endo, esteve em Adamantina por três dias visitando entidades e analisando projetos pela missão diplomática japonesa.

Segundo a vereadora Noriko Onishi Saito (PV), que solicitou a visita do cônsul à cidade, Endo foi recepcionado no gabinete pelo vice-prefeito José Eduardo Pacheco (PSDB), que representou

Yoshifusa Ito recebe Título de Cidadão Adamantinense

Cultural Recreativa Esportiva de Adamantina) acompanharam também a sessão solene.

“Fico honrado com tal home-nagem. Sempre me considerei adamantinense e agora sou mais filho ainda dessa terra”, disse Ito emocionado durante sessão.

o prefeito Ivo Santos (PSDB), que estava em São Paulo assinando convênios. Pacheco entregou a Endo o decreto de Hóspede Oficial do Município de Adamantina.

O vice-cônsul, acompanhado de seu assessor consular Rui Ta-guchi, visitou o Lar dos Velhos, Casa do Garoto e Apae (Associa-ção dos Pais e Amigos dos Ex-cepcionais), entidades para qual a vereadora solicitou verbas em visita ao Consulado em agosto

A homenagem foi encerrada com jantar na Acrea, oportu-nidade em que o presidente da associação, Shoiti Shimoda, e a vereadora Noriko, parabeniza-ram Ito pelo Título e recepcio-naram o vice-cônsul na Colônia Japonesa.

de 2013. “Os projetos referem-se a ajuda financeira para reforma da ala masculina do Lar dos Ve-lhos, um ônibus adaptado para 23 passageiros, além de auxiliar e motoristas para a Apae e um veículo para a Casa do Garoto. O projeto de ajuda financeira do consulado japonês ajudará apenas duas cidades em 2014 e estamos na expectativa para que Adamantina seja uma das bene-ficiadas”, completa Noriko. T.A.

AIRTON MESSINETTEEspecial para o IMPACTO

O Deputado Estadual Ed Tho-mas (PSB), acompanhou o pre-feito de Adamantina, Ivo Santos (PSDB) nesta segunda-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na assinatura de dois convênios com o Governo do Estado que preveem a destinação de recursos para a construção de duas academias da 3ª Idade no município.

A verba de R$ 60 mil é destina-da ao município graças ao deputa-do Ed Thomas, que destinou duas emendas parlamentares para a prefeitura, a pedido do vereador Rogério César Sacoman, o “Ma-carrão” (PSB), que tem desenvol-vido trabalho junto à população local, auxiliando a atual admi-nistração municipal através de diversas conquistas empenhadas por este parlamentar em benefício da comunidade local.

“Buscamos a liberação de mais recursos estaduais para que as

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

A Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) autorizou as empresas Expresso de Prata e Viação Princesa a substituí-rem as linhas na região do Expresso Adamantina, paralisadas desde quinta-feira (20), quando funcioná-rios entraram em greve por tempo indeterminado.

A Viação Princesa atende desde segunda-feira (24), as linhas subur-banas que saem do Terminal Rodo-viário de Adamantina. Os horários e os destinos permanecem os mesmos operados pela empresa em greve.

Já o Expresso de Prata atende as linhas com destino a Marília, Bauru, Piracicaba, Americana e Campinas.

De acordo a diretora do Terminal Rodoviário de Adamantina, Dulci-néia dos Santos Boni, a administra-ção não foi informada oficialmente sobre a paralisação. Nos primeiros dias de greve, o fluxo de passageiros diminuiu aproximadamente 50%.

Além do Expresso de Prata e Viação Princesa, que operam suas linhas normalmente, as empre-sas Viação Andorinha e Guerino Seiscentos também substituem o Expresso Adamantina em outras regiões.

Greve – De acordo com o Sindi-cato dos Condutores de Dracena,

Deputado Ed Thomas destina recursos para Adamantina construir duas academias da 3ª Idade

Greve do Expresso Adamantina continua na região

Conquista

Indeterminado

Vice-Cônsul do Japão avalia projeto de entidades adamantinenses

Política

prefeituras possam continuar realizando obras em benefício da população, assim como para as en-tidades assistenciais, santas casas e hospitais filantrópicos, Apaes entre outras, para quem temos trabalhado nestes anos todos”, en-fatizou Ed Thomas, agradecendo o governador Geraldo Alckmin, por atender as reivindicações encaminhadas por ele, através das diversas lideranças regionais.

Além de Adamantina, também estão sendo beneficiadas, nesta etapa de convênios liberados pelo governo do Estado, com emendas parlamentares do deputado Ed Thomas, as cidades de Indiana, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Teodoro Sampaio, Ribeirão dos Índios, Irapuru, Santo Anastácio e Pirapozinho. O total anunciado pelo governo estadual ultrapassa os R$ 519 milhões, através de 1.622 convê-nios, no estado todo. Só para a região Oeste, são mais de R$ 60 milhões, contemplando 44 dos 56 municípios.

não houve nenhum acordo até o momento e, por esse motivo, os trabalhadores entraram com ação judicial contra a empresa, pedindo até bloqueio de bens. Uma audiência foi marcada para o próximo dia 3 de abril e até lá, caso não demonstre interesse em negociação, a greve continua.

Aproximadamente 125 mo-toristas e cobradores estão com braços cruzados há duas semanas. Os funcionários reivindicam que as remunerações de março sejam pagas, além de reajuste salarial. Além disso, a categoria exige reajuste de 10% para os moto-ristas; reajuste de 23% para os cobradores; ticket alimentação e a regularização de outras funções do motorista.

Terminal Rodoviário de Ada-mantina - Mais informações sobre linhas e horários podem ser obti-das pelo telefone: (18) 3522-4412.

Noriko e vereadores entregam Título de Cidadão Adamantinense a Yoshifusa Ito

Colônia japonesa recepciona homenageado Yoshifusa Ito e vice-cônsul Satoshi Endo

Vice-cônsul japonês e vereadora Noriko em visita ao Lar dos Velhos de Adamantina

Viação Princesa substitui algumas linhas do Expresso Adamantina na

região

Deputado Ed Thomas e o prefeito Ivo Santos

Jhow Fernandes

Page 8: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

8 geral sexta-feira, 28 de março de 2014 IMPACTO

1 – Irineu Dirami e esposa Rose em noite black tie

2 – O cardiologista dr. Marcelo Vieira Costa, esposa Lisa e filhos

3 – Depois de cobrir os melhores momentos do carnaval de São Paulo, o jornalista Eduardo Graboski comemora idade nova ao lado de amigos em Adamantina

4 – A delegada de Polícia Civil em São Paulo, Aurea Albanez e o esposo Everton

5 – O Trio Violada, que tem os trabalhos do empresário Robertinho, participará do novo programa de talentos da Rede Globo

6 – A matriarca Maria Maion com os filhos Juninho e Silvia

1 2

3 4

65

Page 9: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 28 de março de 2014 • www.ginoticias.com.br

Empresários da Sacarias Guaporé destacam que com novo distrito industrial poderão gerar novos empregos em

Adamantina

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Os vereadores Aguinaldo Pires Galvão (DEM), Luiz Carlos Galvão (PSDB), Maria de Lourdes Santos Gil ‘Dinha’ (DEM) e Fábio Amádio (PT) questionaram na última ses-são da Câmara, realizada na segunda-feira (24), a situação do processo de liberação dos lotes do novo Distrito Comer-cial e Industrial “Valentim Gatti”.

De acordo com Aguinaldo, o requerimento tem como ob-jetivo pedir agilidade da atual administração para que as empresas possam se instalar e, consequentemente, gerar novos empregos.

Os vereadores solicitam informações em qual está-gio se encontra os processos das empresas requerentes de áreas para construção, se já foram aprovados pelo Conse-lho de Desenvolvimento In-dustrial e a razão dos projetos de concessão não terem sido encaminhados ao Legislativo para a devida autorização.

“Muitos empresários me ligam cobrando a resolução deste problema para que em-presas possam se instalar em

nossa cidade e as que estão no aluguel possam expandir o ne-gócio, gerando novos empre-gos, mas estamos esperando que a prefeitura resolva a si-tuação e encaminhe o projeto para a Câmara. Já se passou um ano da administração Ivo Santos e até o momento não te-mos esse distrito industrial”, lamenta Aguinaldo.

Empresários - Ronaldo Ma-riusso, proprietário da em-presa Sacarias Guaporé, que produz sacos de lixo, sacolas e saquinhos para conservas na avenida Marechal Castelo Branco, é um dos empresários que construirá no distrito industrial.

“Não sabemos muito ao certo como está o processo, mas não podemos construir nem aterrar a área. Com isso, precisamos contratar no mí-nimo mais três funcionários e não temos condições devido ao alto custo do aluguel. Esta-mos com a planta aprovada, aguardando apenas a apro-vação para poder construir”, informa.

Outro empresário que aguarda para construir e gerar empregos na cidade é Nelson de Souza, da Auto Torno Adamantina, esposo

da Aurora Sedano Fernandes Urbanjos, do Bazar Sedano. “Estamos com toda planta e documentação pronta, mas aguardamos a liberação da área. Não sabemos o porquê desta demora”.

Prefeitura – De acordo com a secretaria de Plane-jamento, as empresas que foram contempladas serão comunicadas das medidas e localização dos lotes e, assim sendo, terão um prazo para apresentarem os projetos arquitetônicos para que ini-ciem as construções.

Até o final dessa semana as empresas serão notificas para complementação dos documentos (Projetos e apro-vações). Assim que apresen-tados, os processos serão en-viados à Câmara Municipal.

Exemplo que vem de fora – Cidades vizinhas se destacam com a criação de distritos industriais, como Junqueirópolis, onde o pre-feito Hélio Furini fez neste ano a concessão de uso de áreas, uma de 10,5 alqueires e outra de 2 alqueires, para empresas se instalarem na cidade. “Fazemos a conces-são por dois anos e, depois de tudo funcionando de maneira

IMPACTOcotidianoDemora na liberação de distrito industrial é questionada por vereadores e empresários

adequada, doamos o terreno. No primeiro lote já temos 22 empresas selecionadas e para o segundo temos firmas que mostraram interesse em investir em Junqueirópolis”.

Furini destaca que em cada distrito serão mais de 500 empregos. Em contra-partida, a empresa é livre de pagar por 10 anos os tributos municipais.

Page 10: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

10 IMPACTOcotidiano sexta-feira, 28 de março de 2014

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A situação das praças espor-tivas de Adamantina tem sido motivo de diversas críticas entre os amantes do esporte. De acordo responsáveis pela Secretaria de Esportes, o Ministério Público decidiu por fechar os locais e, caso seja realizado algum evento, será aplicado multa. São grandes estruturas fechadas e, os espaços abertos a população, nem sempre oferecem as condições necessárias para a prática esportiva.

Na última semana o IMPACTO foi procurado por três adamanti-nenses que se sentem prejudicados com o fechamento do estádio An-tônio Goulart Marmo, ginásio de esportes Paulo Camargo e quadra da escola Navarro de Andrade.

De acordo com Edmar José de Souza, que afirma ter ‘crescido’ jogando futebol no estádio, é uma injustiça o campo estar fechado. “Com toda essa estrutura, conten-do banheiros, vestiários, ilumina-ção, bebedouros, arquibancadas e

FERNANDA SILVA Grupo IMPACTO

Policias militares participa-ram de uma reunião de análise da 2ª Cia da Polícia Militar, re-alizada na escola Etec Eudécio Luiz Vicente na terça-feira (25). Estiveram presentes os policiais militares que não estavam em serviço nas cidades de Ada-mantina, Pacaembu, Lucélia, Pracinha, Mariápolis, Flora Rica, Irapuru e Flórida Paulista, que compõem o 25º Batalhão da Polícia Militar.

A reunião foi coordenada pelo comandante capitão Julio

PRISCILA CALDEIRAEspecial para o IMPACTO O coordenador institucional

do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) das Faculdades Adaman-tinenses Integradas (FAI), pro-fessor Orlando Antunes Batista, irá representar a instituição em evento nacional do Ministério da Educação em parceria com a Co-ordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CA-PES). O “Seminário Nacional: caminhos da formação docente no Mercosul” será realizado nos dias 3 e 4 de abril.

O evento é uma ação do Pro-grama de Apoio ao Setor Educa-tivo do Mercosul (PASEM) im-plantado com o apoio da União Europeia, no âmbito do setor educacional do Mercosul (SEM), do qual o Brasil é signatário. Seu objetivo é promover o debate e a proposição de políticas de for-mação docente para a integração regional no Mercosul, por meio do diálogo com os gestores e pesquisadores em educação, que poderão refletir sobre o tema a

O prefeito Ivo Santos deter-minou a abertura de processo licitatório, modalidade concor-rência pública, para a escolha da empresa promotora do rodeio de Adamantina. O edital será divulgado no início da próxima semana no site da Prefeitura de Adamantina e garantirá igualdade de condições entre as empresas interessadas em promover o evento.

Os critérios até então uti-lizados para a promoção da tradicional festa foram alvos de apontamentos do Tribunal de Contas que, na análise das contas do exercício de 2012 in-dicou a necessidade de processo licitatório para a concessão de uso do Recinto Poliesportivo “Sebastião Pires da Silva” para a realização do rodeio.

Em razão da proximidade com a data em que a festa é usu-almente realizada e do calendá-rio da Copa do Mundo, o edital possibilitará maior liberdade para a empresa promotora, que

Considerada um transtorno, o Autismo afeta cerca de 1% da população mundial e é caracte-rizado por dificuldades na fala, relações sociais e comportamen-tos estereotipados.

Pensando nesta síndrome que afeta a qualidade de vida de mui-tas pessoas, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Exepcio-nais), através de sua equipe inter-

Comunidade reivindica reabertura de praças esportivas

pista de caminhada, é um absurdo esse local estar interditado. Moro perto do campo e vejo os idosos ten-do que ir até o Parque dos Pioneiros para fazer as caminhadas diárias. Eles não aguentam chegar até lá. Cada bairro tem que ter seu polo e toda essa estrutura precisa ser utilizada para esses fins”, afirma.

O adamentinense explica que as adequações necessárias são mais para grandes eventos e ainda ques-tiona: “qual o problema de idosos caminharem na pista de atletismo e usarem o banheiro? E qual o problema de crianças treinarem, usarem o vestiário e o bebedouro?”.

Ele relata que a grama do cam-po estava sem roçar a muito tempo e, na última semana, devido a constantes reclamações, fizeram a manutenção. “Mas o que adianta roçar, mas deixar o lugar fechado? Queremos crianças e idosos aqui dentro. Se não vai deixar os adul-tos jogarem e trazerem torcidas, tudo bem, mas as nossas crianças e idosos merecem mais atenção”.

Marcos Antônio dos Santos, pai de atleta que treina nas pra-

Romagnoli, que tratou sobre as-suntos relativos a intensificação do trabalho para cumprimento da missão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, no intuito de proteger a comunidade, fazer cumprir as leis, combater o cri-me e preservar a ordem pública.

Na oportunidade, o coman-dante fez análise quanto a fatos ilícitos ocorridos, e que são públicos através do site da Secre-taria de Segurança Pública, que revelam a boa atuação dos poli-ciais ,ilitares nas mais diversas modalidades de policiamento.

“Isso mostra que o nosso trabalho é bem feito, nossa mis-

partir de suas experiências e dos estudos realizados pelo PASEM.

“A FAI foi convidada e o pro-fessor Orlando irá representar a nossa instituição. Tenho certeza que será muito bem represen-tada pelo próprio currículo do docente e experiência em edu-cação, tanto do ensino básico, quanto do ensino superior”, afirma o diretor geral, professor Márcio Cardim.

Por meio da participação no evento, a FAI demonstrará seu engajamento no PIBID visando uma melhor e mais abrangente formação do aluno. “Os licen-ciados sairão da FAI, além do conhecimento teórico, também a experiência na prática possibili-tada pelo PIBID dentro da nossa instituição”, ressalta Cardim.

O coordenador institucional, Orlando Antunes Batista, frisa que as atividades do encontro envolvem uma busca e objetivos comuns para a União Europeia e para o Mercosul, possibilitando a sistematização de uma ação política na alfabetização na educação básica envolvendo a formação de professores.

poderá selecionar outro mês para a promoção do evento, ex-ceto setembro, já reservado para a ExpoVerde 2014.

A concorrência pública, tipo melhor oferta, será realizada no mês de abril e prevê a concessão de uso do espaço público pelo prazo de 30 dias, com a reserva de cinco dias para a promoção do evento, sendo que no primei-ro dia não haverá cobrança de ingresso.

O edital de licitação estabele-ce lance mínimo para as empre-sas interessadas em participar do certame, além de valor fixo que será revertido para a aqui-sição de materiais de construção para investimentos no próprio Recinto Poliesportivo.

“Com essa decisão vamos respeitar a determinação do Tribunal de Contas e preservar os interesses do município. Acredito que é uma forma mais adequada para a seleção da em-presa promotora”, ressaltou Ivo Santos. Assessoria de Imprensa

disciplinar, realiza na próxima quarta-feira (2) uma conscien-tização sobre Autismo nas ruas de Adamantina. De acordo com César Antônio Franco Marinho, coordenador Técnico do Ambu-latório de Reabilitação Global da Apae de Adamantina, haverá di-versas atividades o dia no centro e visitas a instituições públicas e privadas. F.S.

ças esportivas, reclama de outro problema. “Com o fechamento do estádio meu filho joga no Jardim Adamantina, entretanto, com o fim do horário de verão reduziu o tempo para praticar esporte, já que o campo do bairro não tem luz. Não tem iluminação, banheiro, vestiário e nem bebedouro. Acho muito errado ficar tudo fechado, sem ninguém utilizar, e as crianças enfrentarem dificuldades a cada jogo”, relata.

Klever Moraes reivindica a abertura da quadra da Navarro, onde treina crianças. “Treino times toda semana e também es-tamos com dificuldade sem essa quadra e sem o estádio. Precisamos de campo de futebol de salão e de campo para que nossa garotada não esteja nas ruas”.

Pombos – Outro problema re-latado por Edmar é o excesso de pombos que existe no estádio por conta de que um morador, vizinho do local, alimenta as aves todas as manhãs. “Além de incomodar, os pombos causam prejuízos ao pa-trimônio público e põe em risco a saúde do funcionário que trabalha no estádio. A prefeitura deveria pu-nir quem alimenta esses animais”.

Prefeitura – O IMPACTO entrou em contato com a Prefeitura de Adamantina, que informou que o estádio municipal está interditado desde o início de setembro e conta com projeto de recuperação, mas aguarda liberação dos recursos (já disponíveis) por parte dos órgãos competentes.

Sobre o ginásio de esportes, que está interditado preventivamente desde 19 de dezembro, as adequa-ções e obras necessárias estão em execução com recursos próprios.

Em relação as demais praças, fomos informados que há necessi-dade de pequenas adequações em algumas, mas nada que impossibi-lite a utilização.

são é que a sociedade se sinta segurança no transcorrer do dia a dia”, ressalta o Romagnoli. Foi citada também na reunião a preocupação em estreitar laços profissionais com outros órgãos públicos e líderes de bairros através do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), verificando problemas pontuais apresentados e presença de Poli-cial Militar para solução.

Ao todo, 150 policias for-mam a 2ª Cia da Polícia Militar. Acompanhou também a reunião o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, major César.

FAI será representada em Seminário Nacional do PIBID

Concorrência pública que define quem faz o Rodeio será aberta no início da próxima semana

Apae realiza dia de conscientização sobre o Autismo

Militares analisam serviços prestados na região durante encontro

Educação

Licitação

Iniciativa

Policias

Policiais militares durante reunião que analisou serviços prestados a comunidade

Marcos Antônio dos Santos, Edmar José de Souza e Klever Moraes reivindicam abertura de praças esportivas

Page 11: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

11IMPACTO sexta-feira, 28 de março de 2014 cotidiano

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Levar dança, artesanato, leitu-ras, artes plásticas e capoeira para crianças, jovens e adultos, fazendo com que a comunidade estreite seu relacionamento com a arte. Esse era o principal objetivo do ‘Roda Cultura’, projeto que por três anos beneficiou a população adaman-tinense, mas que, por impasses políticos, deixou de existir.

O ‘Roda Cultura’ integrava o projeto ‘Ponto de Cultura’ do Governo do Estado e foi realizado em Adamantina por meio da AEC (Associação Educacional, Cultural e Comunicação Social de Adaman-tina) através de edital público. A Secretaria Municipal de Cultura atuou como parceira, concedendo um ônibus para desenvolvimento do projeto.

Há mais de um ano o ônibus não circula pelos bairros de Adamanti-na. O IMPACTO entrou em contato com a secretária de Cultura Natália Bachi, que afirmou sempre ter de-monstrado interesse na continui-dade dos trabalhos. “Reunimo-nos duas vezes, ainda no primeiro se-mestre de 2013, com o ex-presidente da AEC Francisco Toffoli, a fim de manter a parceria, mas o mesmo disse nas duas oportunidades não haver interesse em manter qual-quer parceria conosco”.

Toffoli explicou ao IMPACTO que o projeto foi assinado em de-zembro de 2009 e que o contrato espirou em dezembro de 2012. “Ao longo desse período temos relató-rios que mostram saldo positivo das atividades. Exclusivamente em razão da vigência do contrato ter expirado, o projeto foi interrom-pido, sobretudo porque precisa de recursos financeiros para seu cus-teio e funcionamento. Em determi-nados períodos, 12 pessoas estavam contratadas e remuneradas atuan-

O Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamanti-na e Região) prepara para os dias 10, 11 e 12 de abril o 1º Bota-Fora do comércio adamantinense.

A iniciativa do Sincomercio busca fortalecer a economia do comércio local motivando os comerciantes a divulgarem suas empresas.

“Temos a expectativa de que

FERNANDA SILVA Grupo IMPACTO

Os alunos da entidade Iama (Instituto de Assistência ao Me-nor de Adamantina) receberam na segunda-feira (25), a equipe do projeto Turma do Bem, for-mada por alguns profissionais e estudantes de odontologia de Adamantina.

A ação é promovida através da Oral B e tem como objetivo se-lecionar jovens a passarem por cirurgiões-dentistas voluntários do projeto até completarem 18 anos. Segundo a coordenadora e embaixadora da Turma do Bem, a dentista Cinthia Quinto Martins, o processo é simples, rápido e não invasivo. “Os jovens participam de uma avaliação e preenchem uma ficha com dados da saúde bucal e as condições socioeconômicas da família”, explica.

Após processo de triagem, os voluntários elaboram um pequeno dossiê de cada criança e adolescente, contendo uma ficha de avaliação e uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou res-ponsáveis para que o tratamento

Um show agendado para 8 de março em Adamantina com o cantor sertanejo Cristiano Arau-jo causou transtornos. O motivo: o evento não aconteceu e muitos tiveram prejuízos com a compra antecipada dos ingressos.

A festa seria no ATC. O pre-sidente do clube Sérgio Pegorari Carvalho também se diz vítima da situação, uma vez que fez a reserva do salão e não recebeu o pagamento do aluguel 10 dias antes da data agendada, como combinado em contrato.

A gerente da empresa de calçados Dirami, Vânia Peres Muniz, que vendia ingressos antecipados, continua com pro-blemas. “Muitos compraram os ingressos e estão querendo o di-nheiro de volta, mas o promotor

Impasse político prejudica comunidade na área da cultura

do no projeto. Agora, aguardamos a possibilidade de renovação do contrato ou participação da AEC e novo edital”.

Sobre a parceria com a Secre-taria de Cultura de Adamantina, Tofolli revela que “a AEC sempre se pôs ao diálogo e está aberta a isso, sobretudo às parcerias, pois há um interesse grande entre seus integrantes em vê-la atuando na promoção de ações e formação culturais. Porém, dependemos de recursos financeiros, para custear suas ações, equipes, equipamentos e materiais”.

Ônibus parado - O ônibus, até o fim de 2012 equipado com verba do Governo para realizar as ati-vidades do ‘Roda Cultura’, com aparelhos como TV, som, bancos e ar condicionado, não está mais em condições de uso. De acordo com Natália, no fim de 2012, quando as atividades foram encerradas, o veículo foi devolvido à prefeitura sem nenhum equipamento.

Tofolli afirma, por sua vez, que todos os equipamentos instalados no ônibus, adquiridos pela AEC, agora são do patrimônio da própria associação, que responde pelo seu uso e conservação. “Os objetos estão à disposição de qualquer or-ganização pública ou da sociedade civil para utilização, mediante empréstimo. A expectativa é que com a finalização dos relatórios de atividades que são enviados ao Governo, os materiais sejam doa-dos em definitivo para a AEC, que poderá fazer a utilização que julgar oportuna”, afirma.

A expectativa dos dirigentes da AEC é que os materiais sejam doados para alguma instituição para a realização de atividades culturais gratuitas à comunidade ou, havendo possibilidade, a pró-pria associação renovar contrato e retomar as atividades. “Preten-demos formatar novos projetos

mais de mil lojas participem. O empresário terá total apoio do Sincomércio em divulgação, porém devem fazer a sua parte e preparar o melhor de suas merca-dorias para a grande liquidação”, ressalta o presidente do sindica-to, Sérgio Vanderlei da Silva.

Para que os consumido-res comprem mais e paguem menos, os descontos serão de

seja realizado. O projeto beneficia as crian-

ças e jovens em vulnerabilidade social, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada sele-cionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu procedimento. “O tra-tamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se neces-sário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes”, ressalta Cinthia.

Esta é considerada pela se-gunda vez a maior triagem odon-tológica do mundo, e acontece simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.

Em Adamantina, a equipe é formada pela coordenadora e embaixadora da TdB Cinthia Quinto Martins, pelos ‘Estu-dantes do Bem’ Luan Rosseto e Amanda Barros e conta com apoio da coordenadora do Iama Márcia Negri.

Mais informações sobre a Turma do Bem em www.tdb.org.br.

do evento, de Tupã, buscou uma remessa de dinheiro e com isso não temos como devolver o valor pago pelos fãs”, lamenta.

Ela informa que o organi-zador não atende aos telefone-mas e foi registrada ocorrência policial para a situação ser resolvida. “Vendemos aproxima-damente R$ 3 mil em ingressos. Sem contar os que conseguimos devolver com o dinheiro que ainda não havia sido recolhido”, informa.

A promoter de Adamantina Amanda também teve prejuí-zos de R$ 1 mil com a venda de ingressos. O ATC conseguiu devolver todo o dinheiro, já que o organizador não passou nem para pagar o clube, nem para fazer o acerto dos convites. T.A.

e pleitear novos contratos com diversos programas culturais, inclusive com o próprio progra-ma Ponto de Cultura. A própria Secretaria de Estado mantém programas como o Proac, em que a AEC poderá se inscrever”.

Toffoli ressalta ainda que “quando fomos procuradas pela Secretaria de Cultura, por exem-plo, para emprestar seu linóleo (tapete especial para dança), nos colocamos a disposição e cedemos essa estrutura, bem como, em 2013, apoiamos as atividades de produção da peça teatral O Peque-no Príncipe, da Cia Báquicos de Teatro, que recebeu apoio para a produção de cenários e figurinos da AEC”, destaca.

Outras parcerias - A Secretaria Municipal de Cultura esclarece ainda que tem buscado novos parceiros, ou seja, associações que possam viabilizar o município a ser contemplado com um novo Ponto de Cultura, e que em 2013 a Secretaria de Estado da Cultura não abriu novo edital. “A previsão é que seja aberto novo edital para Ponto de Cultura ainda no primei-ro semestre deste ano”.

Natália afirma ainda que esteve neste mês junto com o prefeito na Secretaria de Estado da Cultura, onde solicitou recursos para equi-par novamente o ônibus e assim retomar as atividades. “Entretan-to, fomos informados que a AEC está inadimplente com o Estado, já que não prestou contas do término do projeto. Segundo fomos infor-mados pelo profissional ligado ao Governo, todos os bens comprados para a execução do projeto ainda pertencem ao Estado e não à AEC, e se a mesma não estiver mais rea-lizando projetos voltados ao cole-tivo, os equipamentos poderão ser doados ao município. Aguardamos posicionamento do Governo sobre qual atitude tomar".

30% até 80%, as lojas serão decoradas, bancas colocadas nas calçadas, e muitas outras surpresas que depende da cria-tividade de cada comerciante. Mais informações sobre o 1º Bota Fora, podem ser obtidas no Sincomercio, que fica na alameda Ar mando Salles de Oliveira, 747, Centro, Adaman-tina/SP, Tel: (18) 3521-5515.

Alunos do Iama participam de triagem bucal da Turma do Bem

Loja que vendeu ingressos para show de Cristiano Araujo faz ocorrência contra organizador

Sincomercio realiza em abril 1º Bota-Fora

Destaque

Prejuízo

Comércio

Coordenadora e embaixadora da TdB Cinthia Quinto Martins e equipe realizam triagem em alunos do Iama

‘Roda Cultura’ era o projeto que levava dança, música, leitura, artesanato e muitas outras atividades a diversos bairros de Adamantina

Fotos arquivo

Page 12: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

12 IMPACTOinforme sexta-feira, 28 de março de 2014

Page 13: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

IMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 28 de março de 2014 • www.ginoticias.com.br

O festival que acontece desde 20 de fevereiro e termi-na em 30 de março, está conec-tando em 2014 com mais de 400 cidades em 40 países pelo mundo. Em Adamantina, o Grito Rock acontece neste sábado (29), no Bar do Tala.

Mundialmente em sua 12ª edição, o evento conta com mais de 1500 shows realizados anualmente, além de outras formas de arte, como teatro, cinema, dança e artes plásti-cas. O Grito Rock Mundo é um festival colaborativo realizado pelo 'Fora do Eixo', iniciativa financiada pelo 'Fora do Eixo Card' e produzido com o apoio do 'Toque no Brasil'.

A primeira edição local do evento foi realizada no Parque dos Pioneiros com parceria da agência Marte com a Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina. Em 2014 o evento tomou outras proporções. Sem o apoio da

Prefeitura local, a agência Marte como produtora não hesitou em inscrever a cidade no evento.

A página do Facebook Grito Rock Adamantina es-tava estacionada com média de 300 curtidas. Atualmente a Fanpage ultrapassa 1.000 curtidores que além do Brasil estão em países como Argen-tina, México, Estados Unidos e Grécia. São mais de 25.000 pessoas alcançadas semanal-mente e mais de 13.000 cliques em publicações.

Na pré-seleção musical, foram mais de 250 bandas de todo o Brasil que enviaram seu interesse em se apresen-tar na Cidade Joia. Os núme-ros superaram as 62 bandas interessadas em 2013.

Deste montante, foram escolhidas três bandas de diferentes estilos: Associação Livre Invisível, de São Paulo, projeto musical criado de

composições autorais sob influência de diferentes gê-neros, como o rock e o soul; Motocircus, de Catanduva, banda de rock clássico com forte influência de Blues; e Barbarosa, de Marília, que apresenta algo totalmente novo em uma mistura de in-fluências do metal americano e de grandes nomes do metal clássico.

“Mais do que um festival, o Grito Rock é um evento que a cada ano potencializa o intercâmbio cultural onde, quando inscrevemos Ada-mantina, os artistas locais têm a oportunidade de se ins-crever para se apresentarem em outras cidades, e assim, trazemos novidades de fora para população local” comen-ta Alessandro Dias, diretor da agência Marte.

E como nem só de música se faz o Grito Rock, em 2014 o evento apresentará outras

formas de integração cultu-ral. “Como é o primeiro ano em que trazemos para Ada-mantina as Campanhas de Circulação Cultural, optamos por agregar artistas locais”, completa Arieni Tarcila Ci-ceri, organizadora do evento.

A Cia Baquicos de Teatro trará performances de consa-grados artistas de rock, como Grito Encena e circulação de artes cênicas. Live Painting, pintura ao vivo. O artista plástico Gustavo Zang, irá grafitar uma das paredes do Bar do Tala.

Além disso, Compacto Cine irá projetar filmes do gênero Cult.

Nesta edição acontece também o ‘Grito Verde’, ações sócio ambientais em parceria com a empresa EcoSoluções e a Associação dos Agentes Ambientais de Adamanti-na, que através de cartazes divertidos propõe chamar

a atenção dos jovens para o meio ambiente e a coleta sele-tiva que fará o destino correto de todo material descartado durante o evento.

Informações: Dia: 29 de março | Local: Bar do Tala | Entrada: R$ 5

Produção: Marte Conteúdo e Entretenimento

Cia Baquicos fará apresentação do Grito Encena durante evento

Acontece neste sábado em Adamantina

Motocircus é uma das bandas que subirão ao palco no Bar do Tala neste

sábado

Page 14: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

14 IMPACTOcaderno2 sexta-feira, 28 de março de 2014

O bboy adamantinense Fernan-dinho venceu neste fim de sema-na, dias 22 e 23, em Carapicuiba, na Grande São Paulo, o evento internacional de dança urbana

Neste sábado (29), a partir das 14 h, na sede do Lions Clube de Adamantina, acontece mais uma edição do tradicional “Chá Bene-ficente”, realizado anualmente pelos companheiros do Lions Clube local.

Segundo o presidente, Paulo Nakae, a renda do evento será des-tinada aos projetos desenvolvidos pelo clube junto à comunidade local.

“O Chá Beneficente visa propor-cionar uma tarde de lazer e descon-tração a população de Adamantina e ao mesmo tempo, arrecadar recursos para manter os inúmeros

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

Uniformes personalizados, toalhas com diversos tipos de dese-nhos e nomes, outros tipos de bor-dados feitos a máquina podem ser encontrados na MM Estamparia, empresa que vem se destacando em Adamantina no seguimento.

Desde janeiro, a loja conta com a máquina digital de bordados

Campeão: adamantinense vence seletiva e participará de competição na Itália

Breaking Combate 2014, que reu-niu os melhores competidores que buscam vagas para os mundiais na Europa. O bboy adamantinense participou da modalidade 2 VS 2

projetos realizados ao longo do Ano Leonístico”, explicou Paulo Nakae.

Os convites para participar do “Chá Beneficente” já podem ser adquiridos com os companheiros do clube.

“Em nome do Lions Clube de Adamantina convido a população a participar de mais este evento beneficente que será de grande importância para a manutenção dos projetos realizados clube que visam, principalmente, o bem-estar e a redução dos problemas sociais do nosso município”, finalizou Paulo Nakae.

Assessoria Lions

‘Brother’. De acordo com Evandro Márcio Marchet, os bordados são precisos e podem ser feitos em uniformes, camisas, camisetas, toalhas e outros.

A MM Estamparia é a única da cidade que conta com a máquina digital, que faz qualquer tipo de bordado com agilidade e acaba-mento perfeito.

Mais informações pelo telefone 3522-2412.

ao lado do prudentino Eduardo Chaves Cordeiro – o bboy Duh.

Com a vitória, a dupla da re-gião garantiu a participação no mundial que acontece na Itália no mês de junho. A vitória garante não apenas a vaga na competição, como também as passagens áreas e hospedagem na Europa, onde estarão durante uma semana em turnê por diversos países.

Antes de embarcar para a Europa, Fernandinho participa ainda da competição World bboy Classic São Paulo, na Fábrica de Cultura, no Capão Redondo em São Paulo, nos dias 4 e 5 de abril, na modalidade 2 vs 2 valendo vaga para competição na Holanda.

Fernandinho conta com o apoio da Carelli Informática e da Se-cretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina.

Assessoria de Imprensa

Lions Clube de Adamantina realiza “Chá Beneficente” neste sábado

MM Estamparia se destaca em bordados personalizados

Evento

Novidade

Sensualidade e muita diversão

“Elis, a Musical” estreia em SP

Quem estiver em São Paulo neste fim de semana não pode perder a Erótika Fai, uma das principais feiras e produtos eróticos do mundo. O even-to acontece no Centro de Exposições Imigrantes até domingo.

Neste ano, a organização prepara uma série de novidades. Uma delas é o Car Wash, onde mulheres vão sensualizar ao lavar carros com tra-jes mínimos. Será uma experiência única e cheia de emoção, além do carro limpinho, claro. A Erótika Fair também vai entreter seus visitantes apresentando shows de sensualidade e muita diversão com famosas atrizes

Depois de temporada de quatro meses de absoluto sucesso no Rio de Janeiro, com seis sessões lotadas todas as semanas, “Elis, a Musical” chega aos palcos paulistas. O espetáculo está em cartaz no Teatro Alfa, para uma tempo-rada que vai até 13 de julho. Os ingressos custam entre R$ 60 e R$ 180.

Com texto de Nelson Motta e Patricia Andrade, direção de Dennis Carvalho, apresentando Laila Garin como Elis Regina e a participação de Tuca An-drada, Claudio Lins e grande elenco, “Elis, a Musical” mostra personagens emblemáticos da cultura do país, como Jair Rodrigues, Vinícius de Morais, Tom Jobim entre outros.

O espetáculo reúne canções que se tornaram grandes sucessos na voz de Elis Regina, entre elas clássicos como

e modelos, inclusive internacionais.Haverá ainda concurso de pole

dance, brincadeiras sensoriais e ex-posição de milhares de produtos eró-ticos, que podem ser adquiridos por preços promocionais. As mercadorias chegam a custar até 200% menos se comparadas aos valores cobrados em sex shops.

O ingresso para a feira custa a partir de R$ 50 (pessoa). Mais infor-mações em www.erotikafair.com.br.

“Arrastão”, “Casa no campo”, “Águas de março”, “Dois pra lá, dois pra cá”, “Como Nossos Pais”, “Aos Nossos Filhos”, “Fasci-nação”, “O Bêbado e o Equilibrista”, “Ma-dalena”, “O Trem Azul” e “Redescobrir”. São ao todo 51 canções que integram o repertório do espetáculo, entre músicas, medleys e vinhetas.

“Elis, A musical” é uma produção en-cantandora. Além do seleto repertório, o musical traz projeções de cores e formas, figurinos luxuosos e um cenário perfeito, digno da Broadway. Um programa obri-gatório para quem estiver em São Paulo nas próximas semanas.

ServiçoElis, a Musical – Teatro AlfaR. Bento Branco de Andrade Filho,

722 – Santo Amarowww.ingressorapido.com.br

Bboy adamantinense Fernandinho venceu mais uma importante competição

Última edição do “Chá Beneficente” reúne grande público

Evandro Márcio Marchet fala das vantagens do bordado feita com a

máquina digital

Page 15: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

15IMPACTO

Um dos maiores nomes da atualidade da MPB estará neste domingo em grande show em Adamantina. A atração será oferecida pela Secretaria Municipal de Cul-tura e Turismo, por meio do Circuito Cultural Paulista, na Etec Eudécio Luis Vicente (Escola Industrial), a partir das 20h.

A jovem, que se tornou um dos grandes destaques da música brasileira, traz para Adamantina o show “Será Bem Vindo Qualquer Sorri-so”. A entrada é gratuita e os convites podem ser retirados até sexta-feira, na Biblioteca

Bruna Caram se apresenta a partir das 8h, neste domingo (30) na Etec

Pedro Pozzetti apresenta algumas das palmeiras disponíveis na unidade de produção do Cantinho das Flores

Rogério Rocha

MPB: Adamantina recebe neste domingo grande show com Bruna Caram

Municipal. No dia do evento os convites serão disponi-bilizados com uma hora de antecedência, no local.

O evento abre a progra-mação 2014 do Circuito Cul-tural Paulista na Cidade Joia.

Nascida em Avaré (SP), Bruna começou a cantar aos 9 anos, no grupo Trovadores Mirins, criado por sua tia, Maída Novaes. A artista conta que sentiu interesse ao ver as serestas pelas ruas e na televisão. “A gente assistia aos adultos cantarem e achá-vamos um máximo. Foi então que insistimos para que ela criasse um grupo infantil”,

sexta-feira, 28 de março de 2014 caderno2

Cantinho das Flores conta com novidades na unidade de produção

Grito Rock Bar do Tala - Adamantina

29 de Março

Israel e Rodolfo Bar do Diogo29 de Março

Mega Country Festival LoubetClube das Bandeiras - Osvaldo Cruz

19 de Abril

Plantas

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O Cantinho das Flores conta com novidades na unidade de produção da empresa, localizada na Chá-cara São Francisco, a 1 km da cidade.

De acordo com o em-presário Pedro Pozzetti, a unidade é destinada a plantas de grande porte, como as palmeiras dos tipos carpentarias, fênix, garrafa, rabo de raposa, e plantas or-namentais, como pandanos, ravenala, Dracena.

conta.A artista, que já levou seu

show para diversos lugares e estados, se espelhou para sua formação musical em cantores como: Chico Buar-que, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gil-berto Gil. Além da sua maior referência, Elis Regina.

Assessoria de Imprensa ServiçoO que: Bruna CaramData: Domingo (30)Horário: A partir das 20hLocal: Etec “Professor

Eudécio Luiz Vicente”Valor: GratuitoClassificação: Livre.

“Contamos com opções para todos os ambientes e estilos, que prometem agradar aos mais variados clientes”, ressalta.

Pozzetti convida ainda a todos para conhecer o local e as plantas disponíveis, além do depósito da grama Esmerada Itograss, que forma um perfeito tapete verde em jardins residen-ciais, áreas industriais, playground ou campo de esportes.

A unidade de produção do Cantinho das Flores conta com mais de 15 mil plantas, desde pequenas mudas recém plantadas até palmeiras com 3m de altura. “Os interessados em conhe-cer a unidade podem entrar em contato por meio do 3521-4845. Com esse espaço conseguimos oferecer me-lhores preços aos clientes”, finaliza Pozzetti.

Agenda

Page 16: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

16 IMPACTO

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

A Instituição Solidária Carlos Pegoraro - Casa do Garoto realiza neste domingo (30), o 23º Leilão de Gado Beneficente. O evento aconte-ce no recinto Poliesportivo “Sebas-tião Pires da Silva”, a partir das 10h.

De acordo com a diretora geral da instituição, Maria Neide Manto-vani, o leilão contará com completo

Casa do Garoto realiza leilão de gado neste domingo

Profissional do IEO se torna membro da SBOE

Alunos visitam biblioteca e participam de contação de histórias

Secretaria de Cultura conquista mais 300 títulos para a biblioteca

Destaque

Iniciativa

Incentivo a leitura

A procura por uma vida saudá-vel e pelo bem estar tem ganhando destaque nos últimos tempos. De modo geral, a estética bucal se tornou um investimento acessível a todos, que além de transformar

seu sorriso de 'capa de revista', melhora a autoestima e a saúde. Para garantir o resultado desejado é necessário a busca por profissio-nais qualificados e renomados.

A dentista especialista em

caderno2 sexta-feira, 28 de março de 2014

Cerca de 50 alunos do 5º ano da Escola Teruyo Kikuta participaram de uma visita especial na Biblioteca na manhã desta quarta-feira (19). Além de conhecer o novo Espaço Infantil e o sistema de empréstimo de livros da Biblioteca, eles ainda participaram de uma contação de história com João Passarinho.

Os pequenos adamantinenses estudam o folclore brasileiro na unidade escolar e conheceram di-versas lendas, através da história

A Secretaria Municipal de Cul-tura e Turismo de Adamantina, por meio de parceria com o Siseb (Sistema Estadual de Bibliotecas) foi novamente contemplada com a doação de mais de 300 títulos para compor o acervo da Biblioteca Públi-ca Municipal “Cônego João Batista de Aquino”.

No ano passado a mesma biblio-teca recebeu outras duas doações do Siseb, totalizando quase 700 títulos.

De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Natália Bachi Borro, os livros serão disponibilizados para empréstimos na biblioteca e contemplam os mais diferentes estilos literários.

Equipe da Casa do Garoto

Mayra Cruvinel Azevedo

João Passarinho conta história para crianças na praça

contatada em cordel e em diversos livros do gênero.

A visita destacou a importância de um dos mais queridos profis-sionais da Secretaria de Cultura e Turismo, João Passarinho. “A visita é uma mostra da importância deste grande profissional, que hoje merece, mais ainda, nosso reconhe-cimento, elogio e aplauso pelo Dia do Contador de Histórias”, destacou a secretária Natália Bachi.

Assessoria de Imprensa

Lançamentos e Mais Vendidos - Também no mês de março a Secre-taria de Cultura e Turismo adquiriu com recursos próprios outros 27 títu-los que estão entre os Lançamentos e/ou os Mais Vendidos. Estão entre eles "Kafka Para Sobrecarregados" e "Oscar Wilde Para Inquietos", de Alan Percy; Coleção Monteiro Lobato; Fahrenheit 451, de Ray Bra-dbury, um dos maiores clássicos da ficção científica; e a Trilogia "Jogos Vorazes", cujo primeiro livro foi re-centemente adaptado para o cinema.

O objetivo é modernizar o acervo e estimular novos leitores com os títulos que são destaque na mídia.

Assessoria de Imprensa

serviço de bar, além de churrasco, vinagrete, arroz, mandioca e pão. “É um evento para toda a família”, completa.

A renda do 23º Leilão de Gado Beneficente será revertida a manu-tenção da Instituição Solidária Car-los Pegoraro, que atende 10 crianças em tempo integral no abrigo Casa do Garoto; 70 crianças de 0 a 15 anos no projeto Semeando para o Futuro que busca o fortalecimento de vín-

culos; 105 crianças de 0 a 4 anos na creche Creia (Centro de Recreação e Educação de Adamantina); e 75 pequenos de 4 a 6 anos no projeto Semear. “Precisamos de verba para a manutenção da entidade, pois os recursos que recebemos não cobrem custos como água, luz, reformas e pinturas, por exemplo”, destaca.

Maria Neide convida a todos para participar da ação beneficente.

prótese e estética dental Mayra Cruvinel, do IEO (Instituto de Implante e Estética Orofacial da Alta Paulista) de Adamantina, é membro desde janeiro da SBOE (Sociedade Brasileira de Odon-tologia Estética), associação que reúne os melhores dentistas do Brasil.

De acordo com Mayra, fazer parte desta associação, composta por seletos profissionais, é de ex-trema importância, principalmen-te para se manter atualizada com as técnicas avançadas em odon-tologia estética. “Participar da Sociedade não é apenas uma ques-tão de ‘status’. É oferecer serviços especializados de acordo com as técnicas mais avançadas do setor. Qualidade e aprimoramento em odontologia estética fazem parte dos requisitos para ser membro da SBOE, que promove anualmente o melhor e o maior congresso do setor no Brasil”, comenta.

Page 17: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

Acabamento em EspiralCapa Dura

de 75 jogos+

formatoNOVOJogos que você já conhece em um

BANCO 23

DHCPROPO

RCIONAL

ORUMAAJARI

CONCORDATAN

MAIRAHPENSIONISTA

SAMOSPOSSUTCACAU

BARRAGEMCERNORTEDROGASMAS

DIAALUBRSVIZIRALDO

LINGUAAVER

DAR

MADRII

CARISMATICA

São des-respeita-dos pelo

retardatário

(?) um:toda

pessoa

Voto (?),tipo desistemaeleitoral

Constru-ção quedividiaBerlim

Como viveo vadio

Medidapreventivacontra afalência

(?) Ozetti,cantora e

composito-ra paulista

9a letragrega

Letra aque se

apõe til noespanhol

Serviço deProteção

ao Crédito(sigla)

Unidade Taximétri-ca (sigla)

Fruto que fez a rique-za de Ilhéus(anos 30)

"It Will (?)",sucessode Bruno

Mars"O (?)

Depois deAmanhã",

filme

"Tá Ruim,(?) Tá

Bom", de Z.Pagodinho

Criador doMenino

Maluqui-nho (Lit.)

É estu-dada na

faculdadede Letras

Profissio-nal que

recolhe olixo da rua

Museude Arte

Moderna(sigla)

(?)-o-Peso,mercadode Belém

A pessoaque atrai asimpatiapopular

É indispen-sável à

propaga-ção do som

Cidade on-de nasceuPenélope

Cruz

"(?)Ching",

livrooracular

Impresso de remédio

57, emromanos

Depois de"Eu te (?)",frase de a-paixonados

Instru-mento dochaveiro

Ponto marcado pelaagulha dabússola

RepresaCocaína,crack e

LSD

Rio doPA e APTricam-

peão (red.)

Critério observado naocupaçãodo trono

monárquico

Períodofértil deanimais

A serpentedo "encan-

tador" indiano

Dito popular rela-cionado à pessoa que

honra sua palavraCorrer,

em inglês

O romance de Bentinho e Capitu(Lit. bras.)

E = m(?)2: a equaçãode Einstein (Fís.)

Período que começaao meio-dia

Beneficiáriodo INSS

por morte do cônjuge,hansenía-se ou sín-drome da talidomida

QuantiasJulgada

desfavora-velmente

3/run — ver. 4/jari — rain. 5/gazua. 11/carismática. 12/proporcional.

17 EntretenimentoIMPACTOLULUZINHA TEEN - Tirinha 08 Clube da Mafalda - Tirinha 695 www.clubedamafalda.blogspot.com.br

sudoku.mundopt.comSudoku

O objet ivo do jogo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9 sem repetir em cada linha e coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado 3x3.

Sudoku - Solução

rachacuca.com.brPalavra Cruzada #04

1. Pessoa com o mesmo nome que outra. (4)2. Imagens claras, límpiadas. (7)3. ___ de Colombo. (3)4. Que produz som. (6)5. Perder de memória

1. Religião nacional do Japão. (9)6. Braço, em inglês. (3)8. Movimento que se repete em intervalos regulares. (5)9. Tornar igual. (7)10. Ensinar. (6)12. Contração da preposição "de" com o pronome demonstrativo "isto". (5)13. Gás (6)14. Detestável (feminino). (6)17. Bebida. (5)19. País invadido pela França durante as Guerras Napoleônicas. (6)21. Relativo ao dorso (feminino). (7)22. Cólera. (5)23. Tem saúde. (3)24. Quem aloca (feminino). (9)

Verticais

Horizontais

(feminino). (9)6. Filho de Poseidon na mitologia Grega. (5)7. Roedor. (7)11. Operação para realização de parto. (9)13. Extremamente frio

(feminino, plural). (7)15. Relativo a serpente. (7)16. Desgaste lento do solo. (6)18. ___-de-nossa-senhora, planta ornamental. (5)20. Ato de dar, doação. (4)22. Via pública. (3)

Page 18: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

18 social sexta-feira, 28 de março de 2014 comércio

O chefe de cozinha

Ruan e sua equipe

Luciana, Patrícia e Daiana fazem lançamento da colônia do O Boticário Linda Brasil

Érica, da Água de Cheiro, e esposo Cléber, comemoram aniversário de oito anos da filha Maria Eduarda

Lúcia Prado apresenta as novidades da Virtude Móveis e Decoração

Thaisa, Marisa e Tauane, da Pinta Preta, apresentam nova coleção outono-inverno

Page 19: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

saúdeIMPACTOAdamantina-SP - sexta-feira, 28 de março de 2014 • www.ginoticias.com.br

Moda entre jovens pode provocar perda dos dentes e até levar a morte

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Usar aparelhos ortodôn-ticos passou de motivo de piada para ser moda entre os jovens. Além de roupas, sapatos e brincos, o apare-lho é o mais novo assessório adotado por eles.

A "febre do sorriso co-lorido" se espalha pelas redes sociais, fazendo com que os jovens procurem as mais indevidas formas para implantar o aparelho ortodôntico.

O assunto causa preocu-pação entre especialistas. Segundo o cirurgião den-tista da Clínica Central, Mateus Fernando, o “aces-sório” dentário pode ser facilmente encontrado em camelôs e existem jovens que se autopromovem em

redes sociais para implan-tarem o aparelho cobrando de R$ 50 a R$ 120.

“Os produtos são ven-didos fora da embalagem original e não se sabe como foi o armazenamento e quais componentes utilizados em sua fabricação”.

Mateus alerta sobre os riscos causados pelo apare-lho clandestino. “O uso inde-vido pode provocar intrusão, quando o dente é empurrado para o interior do tecido ósseo; extrusão, quando ele é puxado para baixo e para fora do suporte ósseo; além de giroversão, quando o dente gira no próprio eixo, perda óssea, reabsorção da raiz dental, contaminação por bactérias ou metais pe-sados que possam estar pre-sentes nos falsos aparelhos; e problemas na mastigação

podendo gerar problemas na digestão dos alimentos”.

A invenção causou duas mortes na Tailândia, fa-zendo com que o governo local proibisse o uso dos assessórios que continham chumbo, o que causa enve-nenamento.

Segundo o ortodontis-ta, o aparelho só pode ser colocado sob cuidados de um cirurgião dentista que tenha capacitação para ortodontia por meio de atu-alização ou especialização. “Em uma primeira consul-ta serão solicitadas foto-grafias, modelos de estudo e radiografias (poderão ser necessários outros exames clínicos adicionais), que serão rigorosamente anali-sados de forma a proporcio-narem uma boa base para a elaboração de um plano de tratamento ortodôntico e colocação do aparelho dentário para cada caso”, orienta Mateus.

O ortodontista explica que para cada arcada den-tária há um tipo de apare-lho. Entre os mais comuns

estão os fixos, removível, autoli-gados, Invisalign e Wild Smile. "A escolha do tipo de aparelho dentá-rio está condicionado com o tipo de problema existente em sua arcada dentária, levando o cirurgião den-tista a utilizar a metodologia que achar mais eficaz para solucionar seu problema", explica Mateus.

Mateus Fernando da Clínica Central

Page 20: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

20 IMPACTO

Prazo de validade de alguns produtosCerveja: Não aberta: 4 meses.

Óleo de Oliva: 2 anos a partir da data de fabricação, após esse período as cores e sabor são alterados.

Café instantaneo: Não aberto: Até 2 anos – Aberto: Até um mês.

Refrigerante Diet (e outros em garrafa plástica): Não aberto: 3 meses. Aberto: Não estraga, mas o gosto se altera.

Mel: Longa vida

Suco em garrafa: Não aberto: 8 meses a partir da data de fabricação – Aberto: 7 a 10 dias.

Ketchup: Não aberto: 1 ano, após esse período as cores e sabor são alterados.

Maionese: Não aberto: Indefinido. Aberto: 2 a 3 meses a partir da data da compra.

Chocolate: (em barra): Um ano a partir da data de fabricação.

Arroz branco: 2 anos, a partir da data da compra.

Refrigerante não-diet: Não aberto: Em lata ou garrafa de vidro, 9 meses, a partir da data de fabricação. Aberto: Não estraga, mas o gosto e cor são alterados.

Chá em saquinhos: Utilize em até 2 anos da data de compra do pacote.

Vinagre : 42 meses

Vinho (tinto ou branco): Não aberto: 3 anos a partir da data da safra; 20 a 100 anos para vinhos finos. Aberto: 1 semana, se fechado com rolha e na geladeira.

saúde sexta-feira, 28 de março de 2014

Atenção ao prazo de validade!

Fique Atento !A busca pela alimenta-

ção adequada não passa apenas pela escolha do alimento mais saudável. Prestar atenção no prazo de validade dos produtos é essencial. Além disso, é importante observar a aparência dos mesmos, ain-da que estejam valendo, e procurar preocupar-se com o seu armazenamento, pois eles podem estar dentro do prazo e mesmo assim estra-gar, pois foram guardados de maneira incorreta.

Antigamente, quando ainda não existia geladei-ra, uma das técnicas de conservação era salgar os alimentos para que não estragassem. Isso era feito com as carnes e os vege-tais, por exemplo. Hoje,

Alguns cuidados:- Estar sempre atento à data de validade dos produtos;- Prestar atenção à forma de acondicionamento da mercadoria;- Após a compra, seguir as normas de armazenamento;- Consumir o produto dentro do prazo- Para carnes e outros frios fatiados, pedir que eles sejam corta-

dos na hora, caso não esteja devidamente embalado e resfriado, além de conter a data de vencimento.

- No caso da carne congelada, essa não pode ser levada nova-mente ao freezer depois de um descongelamento.

a indústria de alimentos possui técnicas muito so-fisticadas, que incluem até substâncias chamadas conservantes para que os alimentos durem mais.

De acordo com a legis-lação brasileira vigente, o prazo de validade dos ali-mentos deve estar obriga-toriamente impresso nas embalagens dos produtos. O Ministério da Saúde re-gulariza e a Secretaria de Vigilância Sanitária fisca-liza o cumprimento dessas regras. A validade de um produto é deter minada através de testes feitos pelo próprio produtor. Le-gumes, frutas e hortaliças frescos e sem qualquer tipo de processamento não precisam apresentar

tal informação, apenas o dia em que foram embala-dos deve constar em suas embalagens. Entretanto, segundo a portaria da AN-VISA, o fabricante também deve colocar no rótulo o tempo de duração dos ali-mentos depois de abertos e explicar como devem ser conservados. O grande problema é que nem todos respeitam essa regra.

O prazo de validade nas embalagens é também uma questão de garantia. Isso porque, caso o alimento se estrague dentro do perí-odo em que deveria estar seguro, o consumidor tem o direito de reclamar junto ao serviço de atendimento do fabricante.

Saude.com

Dicas desaúde

Saude.com

Page 21: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

21IMPACTO

Pré requisitos físicos

Corpo Ideal : Todos, já que existem várias categoriasPrincipais benefícios : Coordenação motora, forçaQuanto tempo leva para aprender?O judô é de longo prazo. Para se chegar a faixa preta, não menos que dez anosPode fazer só por lazer?Sim, na maioria das vezes é desenvolvido dessa forma, na busca de lazer e melhoria da saúde

sexta-feira, 28 de março de 2014 saúde

Saiba os benefícios da prática de artes marciais para crianças

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Muitos pais têm dúvi-das sobre qual exercício é recomendado para seus filhos praticarem quando criança e qual a idade certa para começar.

S e g u n d o e s t u d o d a Unesco (Organização das Nações Unidas) e da COI (Comitê Olímpico Interna-cional), o judô é o melhor esporte como formação inicial para crianças e jo-vens de quatro a 21 anos, já que promove uma educação física integral. O esporte permite, através do conhe-cimento e prática regular, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomo-toras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

De acordo com o Sensei Lauro Yassuo, “o Judô é um esporte completo, tem

efeito positivo sobre o cres-cimento e desenvolvimento das crianças e do adoles-centes”.

Sobre a idade certa para iniciar as aulas, Lauro orienta que pode ser na faixa de idade escolar, ou seja, com 4 anos, desde que primeiramente sejam ob-servadas as condições físi-cas do praticante para não haver nenhuma restrição.

Alguns pais têm receio em deixar os filhos pratica-rem o esporte sem o acom-panhamento dos mesmos. Lauro explica que primei-ramente eles devem saber se a academia é registrada na FJP (Federação Paulista de Judô) e se todos os pro-fessores são capacitados e preparados para o ensino do Judô.

O Sensei destaca que as aulas do Judô não são relacionadas a brigas e sim, ensinamentos de au-todefesa. Nas aulas os alu-nos “ganham o respeito do próximo respeitando o próximo”.

A partir dos 5 anos co-

“O Judô é um esporte comple-

to, tem efeito positivo sobre

o crescimento e desenvolvimento do adolescente e

das crianças”

Passo a passo das aulas de Judô

1º Cumprimento: Que significa respeito e também é uma forma de agradecimento.2º Aquecimento e exercícios físicos: Para formação e fortalecimento do corpo e atividades que trabalham e desenvolvem a coordenação moto-ra, mental e emocional3º Aprender a cair: Aprender como cair ou saber cair ao ser projetado 4º Noções de posicionamento, postura e equilíbrio: Ensinamento dos golpes em pé, projeção, e de solo ( imobilização, chave e estrangula-mento). 5º Alongamento final: Para relaxar os músculos

Judô

meçam os festivais de Judô, que preparam as crianças para os torneios oficiais que iniciam depois dos 7 anos.

Segundo Lauro, a com-petição é uma maneira que vários fundamentos edu-cativos podem ser apren-didos, como respeito às re-gras, ao adversário, apren-der a conviver com ideias e atitudes diferentes, e que o mais importante não é vencer e sim, aprender a aceitar que seu oponente é um contribuinte para o seu progresso e aprender que entre ele e o mundo existem os outros. “Para convivên-cia social precisamos obe-decer determinadas regras, ter determinados compor-tamentos, conviver com vitorias e derrotas, vencer através do esforço pessoal, ter maior independência e confiança em si mesmo”, conclui Sensei.

Lauro participa da As-sociação de Judô de Ada-mantina, e os interessados podem entrar em contato pelo telefone 99721-1721.

Alunos em aula na Associação de Judô de Adamantina

Page 22: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

22 IMPACTOsaúde sexta-feira, 28 de março de 2014

Especialistas alertam sobre o transtorno

Diagnóstico

TDAHDESATENTOS E HIPERATIVOS

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

Toda criança merece total atenção no início da vida escolar, pois é nesta fase que os pais e professores podem identificar alguns sinais de transtornos, como por exem-

O diagnóstico do TDAH é clínico, devendo ser feito por médicos especialis-tas no assunto, com ou sem auxílio de uma equipe interdisciplinar que pode ser composta por: neurologista, neuropsicólogo, psicólogo, psicopedagogo, e/ou fonoaudiólogo. Mas todo diagnóstico deve seguir os seguintes passos:

• Entrevistas com os pais (levantamento das queixas e sintomas e relato sobre o comportamento da criança em casa e em atividades sociais);

• Entrevistas com professores (relato sobre o comportamento da criança na escola, levantamento das queixas, sintomas, desempenho escolar, rela-cionamento com adultos e crianças);

• Questionários e escalas de sintomas para serem preenchidos por pais e professores;

• Avaliação/observação da criança no consultório;

• Avaliação neuropsicológica;

• Avaliação psicopedagógica;

• Avaliação fonoaudiológica;

Além de avaliação clínica com um médico, a criança ou adolescente deverá passar por uma avaliação psicopedagógica, que começa com uma entrevista inicial com os pais, onde eles trazem o motivo da consulta e a "queixa" principal, bem como falam um pouco sobre o histórico familiar do sujeito.

plo desatenção, inquietude e impulsividade, que carac-terizam 3 a 5% das crianças e adolescentes em várias regiões diferentes do mundo, causador do TDAH (Trans-torno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) .

As psicopedagogas Maria

Cristina Cardili Rombaldi e Ângela Christina Gomes So-ares, da Clínica Ser e Apren-der, relatam que TDAH fica evidente quando a criança vai para a escola. "Normal-mente", a criança consegue permanecer sentada na car-teira da sala de aula, prestar atenção no que a professora fala, fazer exercícios e apren-der as lições. A hiperativa, no entanto, com déficit de atenção não para quieta e comete erros por distração. Muitas vezes, fica evidente que ela sabe a matéria, mas não acerta as repostas por-que está distraída. A mãe, que geralmente acompanha a criança nos deveres de casa, percebe a agitação e a demora para fazer as tarefas. Por isso, pais e professores são bons informantes para ajudar esse profissional que atende a criança no consultó-rio”, alerta as profissionais.

O trabalho do profis-sional da Psicopedagogia é retirar as pessoas de sua

condição inadequada de aprendizagem, dotando-as de sentimentos de auto-estima, fazendo perceber as suas po-tencialidades, recuperando desta forma, seus processos internos de apreensão de uma realidade em todos os aspectos. "O psicopedagogo carrega consigo a enorme responsabilidade de assegu-rar a aprendizagem de seus clientes/pacientes que por diferentes razões não conse-gue aprender".

Segundo as psicopeda-gogas, a participação dos profissionais da educação é muito importante para o tratamento do transtorno. “Para um bom resultado, as instituições educativas e de saúde, devem estar caminhando juntas bus-cando soluções para que o aluno com TDAH tenha um desempenho adequado e um desenvolvimento satisfató-rio na sua aprendizagem.”, ressaltam. Colaborou: Psico-logiaOnline

As psicopedagogas Maria Cristina Cardili Rombaldi e Ângela Christina Gomes Soares, da Clínica Ser e Aprender

Page 23: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

Adamantina-SP - sexta-feira, 28 de março de 2014 • www.ginoticias.com.br

cidadesIMPACTO

Sem parecer técnico do Ministério da Saúde, decisão para implantação do Samu pode levar mais seis meses

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

O impasse envolvendo o Samu (Serviço Móvel de Urgência) não deve terminar nesta segunda-feira (31), pra-zo estabelecido pelo inquérito civil aberto pelo MPF (Minis-tério Público Federal) contra os prefeitos de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pa-caembu, Parapuã e Tupã - municípios que receberam as ambulâncias em 2010, mas que ainda não colocaram o serviço em funcionamento.

Sem uma decisão definiti-va, as cidades devem solicitar

prorrogação no prazo, que segundo o presidente do Co-mitê Gestor Inter-Regional de Atenção às Urgências e secretário municipal de Ada-mantina, Jorge Yochinobu Shihara (Saúde), deverá ser de seis meses, tempo neces-sário para reestruturação e implantação do sistema.

Shihara explica que em reunião realizada em Pa-rapuã entre secretários de Saúde e os Jurídicos das prefeituras foi definido que os municípios não implanta-riam o Samu com os custos atuais. Com isso, foi proposto uma reformulação do serviço

que é a redução das unida-des avançadas, ou seja, as ambulâncias que possuem um médico plantonista, e aumentar as unidades de suporte básico.

Outra proposta é a utilizar a central telefônica instalada em outras regiões. Com as duas mudanças, o secretário prevê economia de R$ 300 mil. No projeto inicial, o custo do Samu para cada habitante é de R$ 1,07 por mês, que pas-saria para R$ 0,50.

Segundo Shihara, a inde-finição do Samu segue devido a dificuldade em agendar reu-nião com técnico do Minis-

tério da Saúde, quando será discutido as adequações para redução dos custos. “Apesar da insistência para agendar a visita com o técnico, não tive-mos sucesso até o momento, e assim ficou prejudicado a sequência dos trabalhos

dentro do prazo estabelecido pelo MPF”.

Apenas um relatório com a reformulação do projeto e pedido de novo prazo serão encaminhados à promotoria. “Estamos em contato com os municípios envolvidos

para pactuarmos o próximo passo, que seria o pedido de prorrogação de prazo junto ao Ministério Público Federal para que possamos ter um tempo maior para a revisão do Plano Regional do Samu”, afirma o secretário.

Page 24: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

24 IMPACTOcidades sexta-feira, 28 de março de 2014

A Câmara Municipal de Flóri-da Paulista aprovou na sessão de segunda-feira (24), projeto de Lei que disciplina a contratação de cargos comissionados pela pre-feitura. De autoria do vereador Sidnei Gazola, o projeto trami-tou pela Casa de Leis por mais de seis meses, sendo aprovado por unanimidade em 2ª discussão e redação final.

Segundo o parlamentar, a propositura valoriza os funcio-nários públicos e reduz o núme-ro de pessoas contratadas por

ESTELA MENDESEspecial para o IMPACTO

A Polícia Civil concluiu na terça-feira (25), as investigações do desaparecimento de uma adolescente de 14 anos, na noite de domingo, 23, em Flórida Pau-lista. O B.O. foi registrado pelos pais da jovem, que a encontra-ram na manhã do dia seguinte.

Ela alegava ter sido seques-trada por um homem, cuja iden-tidade não sabia revelar. A Polí-

Legislativo aprova projeto que disciplina contratação de cargos comissionados pela prefeitura

Jovem de 14 anos confessa falso sequestro

Flórida Paulista

Flórida Paulista

“promessas de campanha”. Para isso, o projeto, que é de emenda à Lei Orgânica do município, indica que dentre os cargos de escolha do Executivo, pelo me-nos 50% deles sejam destinados a funcionários já concursados.

O projeto foi subscrito pelos vereadores Marco Antônio Ba-tista e Socrates Adalberto da Costa, já que a emenda à Lei Orgânica do município somente pode ser alterada com a proposta apresentada por um terço dos vereadores.

cia iniciou as investigações a fim de localizar o suposto homem, mas as informações concedidas pela menina estavam desen-contradas e logo levantaram suspeitas.

Após uma intensa investiga-ção policial, a jovem confessou ter forjado toda situação. Se-gundo ela, o motivo foi a falta de atenção dos pais.

Ao contrário do que ela havia relatado anteriormente, de que um homem estaria envolvido no

A Prefeitura de Flórida Pau-lista informou que, dos 51 cargos comissionados, apenas 29 estão ocupados, sendo nove são por ser-vidores públicos municipais. Se não for sancionado pelo prefeito Maxsicley Grison, o projeto de emenda voltará à Câmara para ser sancionado pelo presidente da Casa de Leis, José Ricardo de Oliveira. Após este processo, que deverá ocorrer dentro de 30 dias, a emenda começa a vigorar na data de publicação.

Gi Notícias

caso, a jovem confessou ter agido sozinha. Sem que os pais perce-bessem, ela se trancou no quarto dos fundos da casa e passou a noite no local.

Na segunda-feira (24), ela che-gou ser submetida a exames no IML (Instituto Médico Legal) de Osvaldo Cruz, que apontou não ter ocorrido abuso sexual. Ela depôs na Delegacia de Polícia de Flórida Paulista na terça-feira. O caso será encaminhado para a Vara da Infância e Juventude.

Vereador questiona terceirização na contratação de monitores

"Pessoal precisamos de mais consciência e muita cautela no trânsito, todo cuidado é pouco, se cada um fizer a sua parte vamos melhorar nosso trânsito."

"Esta rodovia está sendo chamada de rodovia da morte, de tantas vidas que já foram tiradas nestes trechos."

" Um dia ainda volto para minha querida Adamantina. Lugar de gente feliz para quem mora no bairro Butantã, em São Paulo, que a cada três minutos se rouba um carro. A minha querida Adamantina é um paraíso. Saí dessa cidade em 1947, mas ainda este ano voltarei para nunca mais sair."

Deixe você também seu comentário em nossa página,quem sabe ele não aparece por aqui. Sua opinião é importante para nós!

FB.COM/GINOTICIAS

"Tem que multar, ai aprendem a não abandonar mais o terreno."

Willian Ferreira

Ana Martins

Antonio Cordeiro De Souza

Carlos Eduardo Paiollo

Notícia: Motorista não respeita sinal de ‘pare’ e provoca acidente em Adamantina

Notícia: Ex-vereador de Flórida Paulista morre ao chocar-se contra pilar em construção na SP-294

Notícia: Furtos e roubos caem em janeiro na região

Notícia: Mato e entulho causam transtornos a moradores no Eldorado e Monte Alegra

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

O vereador Sidnei Gazola (PSB) solicitou informações a

Prefeitura de Flórida Paulista sobre a contratação de empre-sa que será responsável pelos monitores da rede municipal de educação. O pedido foi feito

Prefeito Saldanha, diretor de Obras Antônio Netto e vereador Valdecir da Sabesp, visitam melhorias do ‘Melhor Caminho’

Flórida Paulista Comentários da semana

na sessão ordinária de segunda--feira (24).

No requerimento enviado ao Executivo, o parlamentar solici-ta cópia de processo licitatório para a contratação da empresa vencedora, quais foram os parti-cipantes e os valores do contrato, quantos monitores foram contra-tados e quantos atuaram no ano passado, os valores do repasse estadual e previsão de gastos.

“O pedido foi feito devido informação que o valor gasto pela Secretaria de Educação com este profissional seria superior em comparação com 2013. É o cuidado que todos os vereadores têm com os gastos públicos e com a educação, já que os monitores atuam nas escolas municipais”, explica Gazola.

Page 25: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

25IMPACTO

Ex-ministro Alexandre Padilha visita Alta Paulista como pré-candidato do PT ao Governo do Estado

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Samu (Serviço de Atendimen-to Móvel de Urgência), peniten-ciárias e duplicação da SP-294 (rodovia Comandante João Ri-beiro de Barros) foram alguns dos assuntos abordados pelo ex--ministro da Saúde, Alexandre Padilha – pré-candidato do PT ao Governo do Estado, durante visita da caranava Horizonte Paulista à região.

“Conversamos com empre-sários, comerciantes, traba-lhadores, estudantes, jovens e prefeitos de todos os partidos, in-clusive, aos que são de oposição ao governo da presidente Dilma, porque estamos convencidos que

TAMYRIS ARAUJOGrupo IMPACTO

O vereador líder da bancada peessedebista na Câmara de Adamantina, Luiz Carlos Galvão, enviou ofício na segunda-feira (24) ao prefeito Ivo Santos (PSDB) tentando ‘proibir’ o mesmo de recepcionar o pré-candidato ao cargo de governador do Estado pelo PT Alexandre Padilha. Galvão previa “consequências desastrosas” caso Ivo recebesse o petista.

Em seu ofício, o vereador sugeriu a não presença do pre-feito de Adamantina em nenhum evento petista, bem como que o Ivo se negasse a receber o pré--candidato em seu gabinete, bem como não participar de nenhu-ma ação que possa significar ou inferir solidariedade e ou apoio à campanha do pré-candidato Padilha.

Região

sexta-feira, 28 de março de 2014 cidades

Tucanos tentam ‘proibir’ prefeitos de recepcionar Padilha. Tentativa frustradaAlta Paulista

São Paulo precisa dar um salto no século XXI, o interior precisa crescer, precisamos destravar seu potencial de crescimento”, afirma Padilha.

SP-294 - Durante encontro com prefeitos e lideranças locais na quarta-feira (26) e quinta--feira (27), o petista destacou a importância da duplicação da SP-294. “O Governo do Estado não acreditou que o Brasil iria se desenvolver e, com isso, o fluxo de mercadorias e de pessoas pela região aumentaria. O Governo Federal fez uma nova ponte na divisa com o Mato Grosso do Sul, mas o Estado não investiu na du-plicação da SP-294, que é funda-mental para o desenvolvimento da região da Alta Paulista”.

No documento, Galvão diz ainda que “prevê consequências desastrosas para nós, do PSDB, inclusive convite para desligar-se do partido, caso prestigiemos as candidaturas petistas”.

Para finalizar, o ofício o tucano afirma que este posicionamento te pleno aval do coordenador regional do PSDB, o prefeito de Lucélia, Osvaldo Alves Saldanha.

A visita de Padilha ao prefeito Ivo Santos aconteceu no gabinete, na quarta-feira (26), às 9h. Apenas os prefeitos Osvaldo Saldanha (Lucélia) e Virgínia Fernandes (Bastos) não receberam o ex-mi-nistro da Saúde. Até o fechamento desta edição, os prefeitos tucanos Edmar Mazucato (Osvaldo Cruz), Hélio Furini (Junqueirópolis) e Valentim Trevisan (Rinópolis) também recepcionaram o petista.

Prefeito de Adamantina - O prefeito Ivo Santos respondeu o ofício à Câmara, dizendo que

Penitenciárias - Segundo ele, é inadmissível que as principais obras do Governo do Estado para a região sejam apenas presídios. “O Governo envia presídios, mas não manda um Hospital Regional e mais recursos para área da saúde. Quando fui ministro criei portaria em que municípios que ‘ganham’ penitenciárias rece-bem mais recursos do Ministério da Saúde para montar novas equipes de atendimento devido ao volume de pessoas que vêm por causa dos presídios, como familiares dos detentos. Vamos construir políticas de compensa-ção para as cidades que recebem tantas unidades nesta região”.

Saúde - Ainda em relação a saúde, o ex-ministro destacou

“ser de estranha a afirmação de que tal solicitação tenha o aval da Coordenação Regional do PSDB, uma vez que os sólidos e basilares princípios do Partido emanam do espírito democrático de seus fun-dadores demonstrado na conduta proba e transparente dos líderes atuais. Ainda, por respeito à pes-soa do pré-candidato e trato digno aos cidadãos adamantinenses e edis que devem estar cientes desta decisão, desconsideramos a sugestão do vereador, e, caso, o ex-ministro se faça presente em nosso gabinete, será recebido como determinam as normas de polidez e bons tratos”.

Prefeito de Lucélia – Em con-tato com o prefeito de Lucélia, Osvaldo Alves Saldanha, o mes-mo afirmou estar consciente do ofício. “Mesmo se estivesse em Lucélia não receberia Padilha, pois Lucélia é 100% atendida e apoiada pelo governador Geral-

Padilha com lideranças adamantinenses do Partido dos Trabalhadores

Padilha é recepcionado na Câmara Municipal de Lucélia

Caravana Horizonte PaulistaPadilha visita cooperativa em Inúbia Paulista

Petista durante encontro com prefeito tucano Edmar Mazucato e vereadores na Câmara de Osvaldo Cruz

Vereadores solicitam atenção a Santa Casa de Adamantina de Padilha

Emiliano Capozoli

Ex-ministro e prefeito do PSDB, Valetin Trevisan, durante visita a Prefeitura de Rinópolis

que é inadmissível o governo estadual não ajudar nos cus-tos operacionais do serviço de urgência e emergência, dificul-tando sua implantação na Alta Paulista.

“O Estado de São Paulo é o único da região sudeste que não coloca R$ 1 para apoiar o Samu, que é custeado e financiado exclusivamente por recursos federal e municipais. A ideia, que diria que muito interessan-te, de persarmos na integração do Samu regional com a central de regulação de Marília, pode reduzir os custos para os muni-cípios, que infelizmente não tem nenhum tipo de apoio do Estado para implantar o serviço que é tão importante, ainda mais em

uma região que possui tantas es-tradas entre as cidades”, afirma o petista.

Emprego – Em entrevista a rádio Difusora de Lucélia, Pa-dilha diz que as oportunidades no turismo regional devem ser potencializadas pelo Estado. “Temos que criar cada vez mais oportunidades. Cada região tem que identificar os setores que tenham maior potencial de geração de empregos. Aqui, por exemplo, pode-se expandir as oportunidades de turismo com apoio do Governo do Estado. No caso da cana, uma máquina pode substituir vários trabalhadores. Mas numa pousada, num hotel, você não vai ser atendido por uma máquina”.

do Alckmin, por isso não tem ca-bimento apoiar outro candidato. Acredito que o Ivo e os demais prefeitos tenham ‘autonomia’ para decidir se recebem ou não o pré-candidato petistas, mas para o bem da minha cidade eu não receberia. A decisão de expulsão ou não os prefeitos que receberam o pré-candidato cabe ao Diretório Estadual, não ao local ou regional”, afirmou o luceliense.

Pré-candidato Padilha - “Está é uma postura política de um tempo que já passou em nosso país e Estado. Fui responsável, quando ministro do ex-presiden-te Lula, a estabelecermos uma relação republicana no Palácio do Planalto e nos programas do Gover no. Sempre recebi prefeitos de todos os partidos, inclusive os da oposição. O Lula me dizia que poderia perguntar tudo, qual o nome do município,

tamanho da população, seu pro-blema emergencial, mas estava proibido perguntar qual o parti-do do prefeito. Esse é meu jeito de fazer política. Os partidos são muito importantes na eleição, mas passado este período o que interessa é a preocupação com povo, habitação e obras para população. E é ouvindo os pre-feitos de todos os partidos que identificaremos os projetos mais importantes para a região”.

Membro do diretório esta-dual do PT – Para João “Gran-dão” César Prado, membro do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, esta foi apenas uma pressão localizada do vereador. “Foi uma atitude descabível e os prefeitos estão recebendo o Padilha, mostrando as necessidades e problemas da região e das cidades, e esse é o objetivo da ‘Caravana Horizonte Paulista’”, afirma.

Page 26: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

cidades sexta-feira, 28 de março de 2014

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista

Crea-SP inaugura mais uma Unidade de Atendimento aos ProfissionaisO CREA-SP realizou na noite da

terça-feira (25/03) a solenidade de inauguração de mais uma Unidade Posto de Serviço (UPS). A nova unidade funcionará dentro de uma das mais tradicionais Entidades de Classe do Estado, o Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo – SINTESP, na Rua Visconde de Pirajá, 338-A, no bairro do Ipiranga, na Capital.

Além do Presidente do CREA-SP, Eng. Francisco Kurimori, e do Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo – SINTESP, Tecnólogo em Construção Civil Modalidade Movimento de Terra e Pavimentação José Paulo Garcia, participaram da frente diretora do evento o Vice-Presidente da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo – FAEASP, Eng. Agrônomo Pedro Katayama (representando o Presidente da entidade, Arq. Urb. Valdir Bergamini); o Diretor Financeiro do CREA-SP e representante do SINTESP no plenário do Conselho, Tecnólogo em Eletrônica Ricardo Massashi Abe; e o

Presidente da União das Associações da Capital Paulista – UNACAP, Eng. Civil e Tecnólogo em Construção Civil Modalidade Movimento de Terra e Pavimentação Alfredo Vieira da Cunha.

Em breve pronunciamento o Presidente do Conselho contou aos presentes que sua primeira manifestação em Plenário como Conselheiro da casa foi a favor de um Tecnólogo. "Desde aquela época - disse Kurimori - me mantenho ao

lado dos Tecnólogos por entender sua importância para a categoria dos profissionais da área tecnológica. Entendemos que, da mesma forma que os Técnicos do Sistema Confea/Crea, não podemos abrir mão desses profissionais nos Plenários dos Regionais e devemos lutar para que políticas federais não disvirtuem o senso de unidade tão necessário ao aprimoramento das nossas profissões".

AS UNIDADES DO CREA-SP HOJE

Prefeito assina R$ 235 mil em convênios Ismael Calori assina termo de adesão ao Feas com secretário Rogério Hamam

Mariápolis

MACIEL DANTASEspecial para o IMPACTO

Na segunda-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o prefeito de Mariápolis, Ismael Calo-ri, assinou R$ 235 mil em convênios oriundos do Estado. O vereador Carlos do Carlito também esteve pre-sente na assinatura dos importantes convênios.

No total, o governador Geraldo Alckmin liberou R$ 519,3 milhões em 1.622 convênios. O repasse dos recur-sos ocorreu por 17 secretarias. "Há muitas maneiras de fazer ações em benefício da população. E a melhor delas é a descentralizada, repassan-do dinheiro para as prefeituras, para os governos locais e para as entida-des da sociedade civil", declarou o governador Geraldo Alckmin.

O prefeito Ismael Calori ressaltou a importância do evento e destacou feliz pelas conquistas. “São mais três convênios assinados em prol de mais qualidade de vida da população mariapolense. Agradeço ao governa-dor Geraldo Alckmin, aos deputados Alex Manente e Cauê Macris, ao se-cretário da Habitação Silvio Torres e aos demais que nos contemplam com essas ações”, encerrou o prefeito Ismael Calori.

O prefeito de Mariápolis, Isma-el Calori, esteve com o secretário do Desenvolvimento Social do Es-tado de São Paulo, Rogério Hamam e assinou o termo de adesão ao sistema de repasse do Feas (Fundo Estadual de Assistência Social).

Outros municípios da Nova Alta Paulista também participa-ram da solenidade realizada no dia 19, em Adamantina.

O Feas é empregado no atendi-mento direto à população de baixa renda, nos serviços preventivos da Proteção Social Básica e protetivos da Proteção Social Especial.

Conforme as informações, são beneficiadas as famílias inscritas no cadastro único do Governo Fe-deral que ganham até meio salário mínimo per capita. A renovação do FEAS garante investimentos estaduais de R$ 2.577.268,20 para as cidades da Alta Paulista. Em Mariápolis serão R$ 39.999,60.

O prefeito Ismael Calori des-tacou a importância da adesão e agradeceu o secretário pelo importante trabalho junto ao go-verno do Estado. Ismael também

Habitação – Ismael Calori assi-nou R$ 100 mil através da Secretária da Habitação que serão destinados para a construção de uma praça e academia ao ar livre no conjunto ha-bitacional Monte Alegre da CDHU. O prefeito havia feito o pedido junto ao secretário da Habitação Silvio Torres no ano passado.

Planejamento – Através da Se-cretaria de Planejamento e Desen-volvimento Regional foi assinado R$ 50 mil que serão utilizados para pavimentação asfáltica na rua sem denominação que compreende os trechos da rua José Garcia Cavalhei-

reforçou o pedido da liberação de recursos financeiros para a construção de um Centro de Con-vivência do Idoso.

Após a solenidade em Ada-mantina, o secretário Hamam cumpriu agenda nas cidades de Lucélia e Osvaldo Cruz. M.D.

Prefeito Ismael Calori, de Mariápolis, assinou R$ 235 mil em convênios do Estado

Ismael Calori após assinatura da adesão com o secretário Rogério

Hamam

ro, passando pela rua Rui Barbosa até a rua Conceição, aos fundos da escola Nelson Magnani. O recurso foi através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Manente. O projeto de execução da obra já foi aprovado totalizando R$ 62.345,60, porém, haverá a contrapartida da prefeitura no valor de R$ R$ 12.345,60.

Agricultura – Através da Secreta-ria de Agricultura e Abastecimento, serão destinados R$ 85 mil para a aquisição de um trator agrícola. O recurso foi firmado através de uma emenda do deputado estadual Cauê Macris.

Com a inauguração dessa unidade do Crea-SP no SINTESP o Conselho conta com 168 Unidades de Atendimento aos Profissionais em todo o Estado. São 38 Unidades de Gestão de Inspetorias – UGIs (sendo que 12 delas são sedes das Regionais Administrativas do Conselho, em Araçatuba, Campinas, Barretos, Santos, Capital – Zona Leste, São José dos Campos, Piracicaba, Bauru, Mogi Guaçu, Araraquara, Botucatu e Jundiaí),

111 Unidades Operacionais de Inspetorias – UOPs e 19 Unidades Posto de Serviço – UPS.

A S e d e N e s to r Pe s t a n a , localizada na região central da Capital, é a mais antiga do Crea-SP e lá funcionam a UGI Centro, um auditório para eventos diversos e ainda a sede da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SP.

Na Sede Far ia Lima, onde ficam a Presidência, a Diretoria, a Secretaria Geral e seis das sete Superintendências, o Crea-SP tem instalada a UGI Oeste, no andar Térreo.

Na Sede Rebouças, onde se realizam regularmente as reuniões das Câmaras Especializadas, das Comissões Permanentes e Especiais e ainda dos Grupos de Trabalho, funciona a Superintendência de Colegiados e, no andar Térreo, uma UPS.

E na Sede Angélica o Crea-SP tem o auditório onde se realizam mensalmente as Reuniões Plenárias e outros eventos, além de outras áreas de apoio.

26 IMPACTO

Mariápolis

Page 27: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

27IMPACTO sexta-feira, 28 de março de 2014 cidades

Amnap discute prolongamento da rodovia Castelo Branco em reunião com Dnit

Municípios são contemplados com máquinas do PAC2 pelo governo federal

Mais de 800 pessoas participa-ram da cerimônia de doação de equipamentos do PAC2 realizada pelo Governo Federal, por meio do MDA (Ministério do Desenvol-vimento Agrário) em Araçatuba, na terça-feira (25).

Entre os presentes ao ato, es-tavam 230 prefeitos do interior, entre os quais o presidente da Amanp (Associação dos Municí-pios da Nova Alta Paulista), Ivo Santos, e prefeitos de outras 29 cidades da região, que comemora-ram muito a chegada de mais 343 máquinas oriundas do programa federal. A entrega simbólica das chaves foi feita pelo ministro do MDA, Miguel Rossetto.

“Na verdade, temos todos os motivos para festejar porque, com este evento, atingimos a marca de 1006 equipamentos entregues pelo MDA a municípios paulistas. Até o fim do programa, as 521 pre-feituras selecionadas pelo PAC2 terão recebido mais de 1,5 mil equipamentos, que ajudarão no trabalho de quase um milhão de agricultores familiares”, salien-tou o ministro ao enfatizar que o fato das máquinas serem produzi-das no Brasil garantem o emprego de milhares de trabalhadores na indústria, sobretudo do estado de São Paulo. “São essas máquinas que ajudam a melhorar a renda dos nossos agricultores e que con-tribuem para o desenvolvimento do País”, acrescentou.

Pouco antes do início da ceri-

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

Mais uma vez o prolongamen-to da BR-374 (rodovia Marechal Castelo Branco) é discutida pela Amnap (Associação dos Municí-pios da Nova Alta Paulista). Em reunião ordinária nesta sexta--feira (28), o superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestutura de Transporte), Ri-cardo Rossi Madalena, debaterá o andamento dos estudos de viabili-dade da implantação da BR-374/SP.

Segundo a Amnap, o empre-endimento beneficiará todas as cidades localizadas próximas ao eixo da SP-294 (rodovia Coman-dante João Ribeiro de Barros), que totaliza aproximadamente 900 mil habitantes, absorvendo, ainda, o tráfego proveniente do

mônia, a presidenta Dilma Rous-seff, que não pôde comparecer ao evento, enviou uma mensagem aos presentes por meio de um vídeo, no qual também desta-cou a importância da indústria nacional na fabricação dos equi-pamentos. “Já produzimos cerca de 11,5 mil máquinas e a nossa meta, agora, é chegar aos 18 mil, beneficiando 5.060 municípios com menos de 50 mil habitantes, incluindo os 1.440 que fazem par-te da região do Semiárido e da área da Sudene. Nossa indústria

Mato Grosso do Sul proveniente da rodovia BR-158/SP, a partir da ponte sobre o rio Paraná, em Paulicéia.

No dia 11, o presidente da Am-nap Ivo Santos participou de ou-tra reunião com superintendente, que informou que o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnico--Econômica e Ambiental para Construção, Adequação de Capa-cidade, Melhorias na Segurança e Correção de Pontos Críticos) na BR-374/SP, que encontra-se em fase final de execução, sendo que este deverá ser finalizado e aprovado no próximo mês.

Segundo o engenheiro, o re-ferido estudo já conclui que a implantação dos aproximados 55 km da BR-374/SP é viável, tanto do ponto de vista técnico quanto do econômico e ambiental.

Presidente da Amnap e prefeito de Adamantina, Ivo Santos, assina documentação de recebimento de uma motoniveladora e um caminhão-

caçamba

Prefeito de Dracena José Antônio Pedretti, superintendente Ricardo Madalena e prefeito de Adamantina Ivo Santos

Arquivo

Assessoria de Imprensa

nacional está operando em toda a sua capacidade”, salientou a presidenta.

“Hoje os municípios estão radiantes de alegria. Com estas máquinas adquiridas a custo zero, conforme ressaltou a presidenta Dilma, poderemos ajudar pro-duzir a riqueza dos municípios, dando uma basta na miséria do Brasil”, disse a prefeita do mu-nicípio de Tanabi, Maria Isabel Lopes Repizo, que discursou em nome dos prefeitos contemplados.

Assessoria de Imprensa

Região

Região

Homem embriagado capota veículo e passageiro morre

Irmãos são presos por tráfico de drogas em Osvaldo Cruz

Estado convoca estudantes para ‘Escola da Família’

Recadastramento de servido-res termina dia 31

Acesso da SP-294 é beneficia-do com melhorias em Irapuru

Com as obras de benfeitorias da SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), um problema que sempre preocupava os moto-ristas que adentravam ao acesso de Irapuru, vindo de Junqueirópolis, foi solucionado. Agora, quem vem de Junqueirópolis pode entrar a direita com destino a Irapuru, sem necessitar de retornar a pista.

Com a mudança do trajeto, a possibilidade de periogo não existe mais. As obras de reformas da SP-294 continuam em muitos trechos e as paradas representam as maiores reclamações por parte dos moto-ristas, já que a duração da viagem não pode mais ser determinada, diante dos atrasos verificados com frequência.

Termina nesta segunda-feira (31), o prazo para servidores públi-cos estaduais nascidos em março fazerem o recadastramento. A atua-lização é obrigatória e deve ser feita sempre no mês de aniversário do servidor público no site da Secreta-ria de Gestão Pública.

Os funcionários estaduais que não se cadastrarem terão o salário suspenso e só voltarão a receber depois que a situação for regulari-zada pelo departamento de Recursos Humanos.

Além do site da Secretaria de Gestão Pública, o procedimento pode ser feito por meio de formu-lários disponíveis nas unidades de recursos humanos dos órgãos públicos.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo convoca os 2,8 mil universitários classificados no último processo seletivo para atua-rem nas 2,3 mil unidades de ensino que fazem parte do Programa Escola da Família. Destes, 46 estudantes são da região de Presidente Prudente. A participação dos novos bolsistas terá início no dia 5 de abril e o edital de convocação está disponível no site: www.educacao.sp.gov.br.

A seleção foi feita com base no desempenho dos candidatos e na classificação final dos participantes. Agora, os universitários têm até esta sexta-feira (28), data e horário deter-minados no edital, para escolherem as escolas onde vão atuar. É preciso levar documento de identificação.

Dois irmãos, sendo um rapaz de 18 anos e uma mulher de 25 anos, foram presos por tráfico de drogas, na Vila Santa Helena, em Osvaldo Cruz. Com eles foram encontrados 4,6 kg de crack, 2,3 kg de maconha e R$ 109, na quarta-feira (26).

De acordo com a Polícia Civil, eles foram flagrados vendendo drogas para três pessoas, que, no momento da abordagem dos policiais, conse-guiram fugir. Os dois acusados, que são irmãos por parte de mãe, estavam na residência quando foram detidos em flagrante.

O jovem foi encaminhado para o CDP de Caiuá e a mulher foi levada à Cadeia Feminina de Pirapozinho, para posterior remoção a um presí-dio da região.

Um acidente envolvendo duas vítimas, ocorreu no sábado (22), na estrada vicinal Kouitiro Sato, Km 5, que liga os municípios de Pacaembu e Mirandópolis. O passageiro João Henrique Sranchi, de 55 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Adamantina, o veículo Saveiro conduzido por um homem de 47 anos, visivelmente embriagado, perdeu o controle e capotou. Diante do ocorri-do, a Polícia Militar deu voz de prisão em flagrante ao indiciado e foi feito boletim de ocorrência por homicídio culposo na direção de veículos, já que o passageiro foi socorrido em estado gravisso vindo a falecer. O indiciado pagou fiança no valor de R$2.500,00 e foi liberado.

Page 28: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

28 IMPACTOinforme sexta-feira, 28 de março de 2014

Page 29: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

29IMPACTO

Durante audiência com de-putado Mauro Bragato (PSDB), o prefeito Samir Alberto Perno-mian voltou a solicitar recursos para obras na galeria São Paulo. A Prefeitura de Parapuã informa que já foi conquistado R$ 1,125 mi-lhão junto a Defesa Civil e Daee. A reunião aconteceu no dia 13, em São Paulo.

CAROLINA MESCOLOTIEspecial para o IMPACTO

A greve dos agentes de segu-rança penitenciária chega ao fim na quarta-feira (26), após 15 dias de paralisação. Todas os presídios do Oeste Paulista retomaram as atividades, remoções e transfe-rências, nesta quinta-feira (27), conforme informou a assessoria de imprensa do Sindasp (Sindica-to dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo), com sede regional em Presidente Prudente.

O governo informou que as reinvidicações de 2014 serão ana-lisadas, dentro de um prazo de 30 dias. Os grevistas decidiram voltar ao trabalho e aceitaram a proposta do governo, em decisão apertada, por 11 votos à 8, em uma assembleia que durou mais de 5h, nesta quarta, realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

No encontro, foi proposto pelo governo a extinção de um nível de carreira, para que todos os agentes penitenciários subam imediatamente a um nível, com exceção a aqueles que estiverem no último nível. Além disso, o in-tervalo passa a ser linear de três anos. As classes passam a ter uma diferença percentual de salário também linear de 6,5%. As pro-moções que antes era de 20% de cada classe passará a ser de 30%.

Diante da mediação do Minis-tério Público do Trabalho (MPT) ficou acordado entre Estado e agentes, que não haverá descontos nos dias em greve e punições aos agentes que exerceram o direito de greve dentro da lei, sendo que os eventuais excessos serão apu-rados dentro da legislação.

Já em relação ao reajuste salarial, conforme a proposta do

FERNANDA SILVAGrupo IMPACTO

O prefeito José Luis da Rocha Peres anunciou a entrega de 13 veículos para serem investidos em trabalhos em Salmourão, entre eles motoniveladora, caminhão pipa, caminhão para reciclagem, micro-ônibus, veículo para o Conselho Tutelar e área da saú-de, pá-carregadeira e tratores . Estes veículos foram conquistos junto com aos governos estadual e federal, devendo ser entregues para Salmourão até junho deste ano. Segundo o prefeito, o valor estimado dos veículos é de R$

Os problemas na galeria da avenida São Paulo é uma reali-dade e o prefeito busca constan-temente recursos para resolver essa questão. O chefe do Executivo parapuense reiterou pedidos e solicitou verbas complementa-res para esta importante obra do município. “Uma das nossas prioridades desde o ano passado

MPT, ficou acertado sobre o salá-rio atual para a 1ª classe: 7,7%, 2ª classe: 8%, 3ª classe: 9,2%, 4ª classe: 11,9%, 5ª classe: 10,8%, 6ª classe: 9,8%, 7ª classe: 9,7%, 8ª classe: 2,6%.

Governo - A Secretaria da Administração Penitenciária in-formou através de sua assessoria, em nota, que o governo acatou plenamente a proposta de concilia-ção do procurador Roberto Rangel Marcondes, do Ministério Público do Trabalho, em reunião realizada nesta quarta, com representan-tes da categoria dos Agentes de Segurança Penitenciária. E pela proposta, se comprometeu a ex-tinguir um nível da categoria, com promoção imediata de todos os agentes penitenciários do Estado.

Comprometeu-se a proporcio-nar aos agentes, ganhos salariais imediatos variam de 7,7% a 11, 9%, conforme a classe, acelerar o avanço na carreira, diminuindo o interstício entre os níveis. Deste modo, o tempo para atingir o topo da carreira passará de 32 para 26 anos.

Além da ampliação em 50% as promoções entre as classes. Pela legislação atual, apenas 20% dos servidores podem ser promovidos. Pela proposta, esse número subirá para 30%.

Diárias especiais também se-rão pagas para 632 homens por dia, com limite de 10 diárias para cada servidor, que venha a ser convocados para prestação de ser-viços durante o dia de folga. Com um ganho extra de R$ 1.611,20 por mês para cada agente.

Haverá a bonificação para os agentes, já que a Secretaria da Casa Civil instituirá grupo de trabalho para elaboração de indi-cadores e metas.

2.150.000,00.Micro-ônibus - Três micro-ôni-

bus foram conquistados pelo pre-feito José Luis juntamente com o deputado Mauro Bragato (PSDB), e serão entregues em Salmourão pelo governador Geraldo Alckmin em sua passagem pré-agendada pela região. Segundo o prefeito, os veículos serão usados para transporte escolar beneficiando os estudantes da zona rural. “A conquista destes veículos signifi-ca um avanço para a educação de Salmourão e garantirá um trans-porte adequado, de qualidade, com segurança e conforto aos alunos”, ressalta o prefeito.

Em reunião com Bragato, prefeito volta solicitar recursos para avenida São Paulo

Agentes penitenciários retomam atividades no Oeste Paulista

Parapuã

Região

Prefeito agradece autoridades que colaboraram com a conquista das máquinas

Após 15 dias de greve, agentes penitenciários retornam ao trabalho

sexta-feira, 28 de março de 2014 cidades

Salmourão é beneficiado com mais de R$ 2 milhões em veículos

PAC-2 – Salmourão também foi beneficiada com motoniveladora do PAC-2 (Programa de Acelera-ção do Crescimento) do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

As máquinas serão entregues na terça-feira (26), em Araçatu-ba, em evento com a provável presença da presidente da Repú-blica Dilma Rousseff. Para José Luis o as máquinas beneficiarão o trabalho da Prefeitura em Sal-mourão. “Essas máquinas são de fundamental importância para a infraestrutura e para auxiliar na manutenção do nosso município”, afirma.

é a solução deste problema. Não mediremos esforços para que os recursos sejam liberados o mais breve possível e obra seja feita com qualidade para que os pro-blemas não voltem a aparecer”, disse o prefeito.

Além disso, Samir agradeceu o trabalho do deputado junto à Parapuã. Assessoria de Imprensa

Page 30: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

30 IMPACTOesporte sexta-feira, 28 de março de 2014

As equipes mirim e infantil feminino de voleibol da Selar/Adamantina, do técnico Sid-nei Dourado, em sua primeira exibição em quadra neste ano, estiveram jogando amistoso no sábado (22), no Ginásio de Es-

A Selar (Secretaria de Es-p o r t e s L a z e r e Re c re a ç a o ) realiza neste final de semana, nas praças esportes dos bair-ros Jardim Adamantina e Amjaip, os jogos da 5ª rodada do 1º Campeonato Inter Bair-ros Dirceu de Souza Pereira ‘Fardão’ de Futebol Médio.

No sábado(29) , a rodada acontece no campo do Jardim Adamantina. O primeiro jogo será às 15h30, na cate goria sub 11 disputado entre Jardim

Pela 3ª do primeiro turno do Campeonato de Malha da Liga de Assis, a equipe da Malha do Dell de Lucélia, do técnico Willian “Galego Seca Trapo”, recebe neste domingo (30), a

Após excelente avaliação, o adamantinense meio campista Juninho Maia, filho do empre-sário e esportista Ivanildo Maia (Lais Pré-Moldados), foi apro-vado e é o mais novo integrante da equipe Sub-17 do Grêmio

Apoio:Carlinhos “Bibi” Despachante

Lagoa Seca F.C . – Neste sábado (29), às 16h, a equipe de veteranos da Lagoa Seca F.C. joga em Lucélia contra o Grêmio da Vila Rennó. No sábado (22), o time empatou em 3 a 3 com a equipe do Betão F.C.

Betão F.C . – No sábado (22), a equipe do Betão F.C. jogou no bairro Lagoa Seca, empatando em 3 a 3 contra o time local do técnico Mandi. Neste sábado (29), às 16h, a equipe joga em Lucélia contra o time do ABC F.C. da vila Rancharia.

E.C. Vetaranos de Pacaembu – A equipe do E.C. Veteranos de Pacaembu joga neste sábado (29), às 16h, no e s t á d i o m u n i c i p a l d e Dracena, quando enfrenta a equipe do Mauro. No sábado (22), em Pacaembu, venceu o time de Santa Mercedes do Laércio por 1 a 0.

ABC F.C . - A equipe de veteranos do ABC F.C . de Lucél ia , no sábado (22) , jogou em Flórida Paulista contra o time do Gersinho, perdendo de 4 a 2. Neste sabado (29), às 16h, recebe em seu campo na v i la Rancharia, o time do Betão F.C. de Adamantina.

Grêmio E.C. - Os veteranos do Grêmio da vila Rennó de Lucélia, jogam neste sábado (29), às 16h, contra o time do bairro Lagoa Seca F.C. No sábado (22), a equipe jogou em Pracinha contra o time do Independente F.C . do Damião, jogo que terminou empatado em 1 a 1.

Sevip Inúbia Paulista – Os veteranos da Sevip de Inúbia Paulista, no sábado (22), jogaram em Bastos contra o C.V.I. do Rogério. Mesmo com bom futebol, perderam por 2 a 1. O gol foi marcado por Flávio.

Lance do jogo do ‘Racha dos Pagodeiros’

Do Fundo do BaúApoio: Milton Chula

GRANDE ÁREA/NOSSOS ESPORTISTASApoio: WM INFORMÁTICA do empresário e esportista Marcelo Carioca

Apoio: Marcelo Grego Construtor (18) 99635-8432, Chicão Frutas – disk frutas (18) 99727-6922 e Julio Moreno, o ‘vereador dos esportistas’

Apoio: Brexo do Cida – Móveis novos e usados (18) 99755-5603

Os competentes profissionais Beto

Sassa e Rubens Binha, da Mecânica

Auto Flex (Vila Joaquina) – que

trabalha com todas as marcas, em

recente evento na Acácias.

Recordamos no Fundo do Baú, com apoio da Marmoraria Unipedras do empresário e esportista Dirceu Xavier, a extinta equipe do Independente F.C./Fantasia Vídeo, que

conquistou a terceira colocação na tradicional Copa ATC Aberto de Futebol Médio em 1998. Em pé: Márcio Bolão (técnico), Rogério Macarrão, Chula, Zap, Gasparini e Rogérinho

Perereca. Abaixados: Jair Kbça, Cleber Vasquez, Luciano Neto, Maurinho e Papoto

Voleibol da Selar vence amistoso em Inúbia

Selar realiza rodada no Jardim Adamantina e Amjaip

Mallha de Lucélia recebe Flórida pela liga de Assis

Adamantinense e o novo integrante do Grêmio Prudente

A equipe do Estilo Atrevido de Adamantina participou no dia 13, no campo da Casul de Parapuã, do 2º Quadrangular “Racha dos Pagodeiros” de Fute-bol Médio. A equipe comandada por Tiago Marcelo decepcionou em campo e acabou ficando na última colocação; atrás do grupo Estação, de Presidente Prudente, que ficou em terceiro; o grupo Noeskema, de Osvaldo Cruz , em segundo; e o grupo U1000dade, de Lucélia, em pri-meiro.

O artilheiro foi Luan (grupo Estação) e goleiro menos vaza-do, Leandro (grupo U1000dade).

Segundo o osvaldocruzense

Apoio - Construtora Paulinho Bobó – construindo com qualidade e honestidade - (18) 99675-2615

OBS- Até o fechamento desta edição, o jogo Palmeiras e Bragantino não havia finalizado

Semifinais SANTOS F.C X C.A .PENAPOLENSE

ITUANO X PALMEIRAS OU BRAGANTINO

26/03 - 19h30

26/03 - 19h30

26/03 - 22h00

27/03 - 21h00

0 x 0

4 x 0

0 x 0

x

Botafogo

Santos

São Paulo

Palmeiras

Ituano

Ponte Preta

Penapolense

Bragantino

CAMPEONATO PAULISTA CHEVROLET

Série A1 “Paulistão”

Quartas de Final

Matériasesportivas no

Facebook

curta,comente e

compartilhe

TOCANDODE KBÇA

A.G. Sport estreia no ‘Regional de Dracena’ em Adamantina

‘Estilo’ decepciona no racha dos pagodeiros

O goleiro Tiago, da Calhas Dois Irmãos

Klever, diretor de Esportes da A.G.

Pela 16ª edição do Campeona-to Regional ‘Cidade de Dracena’ de Futebol de categorias meno-res, neste sábado (29), a partir das 9h, no campo do Jardim Adamantina, as equipes dente de leite e dentão do A.G. Sport/Mirage estreiam na competição contra os times da CME de Val-paraíso. Os jogos acontecem em Adamantina.

Tem início neste domingo (30), a partir das 9h, na Aspumulu, a 2ª Copa Regional Auto Escola Modelo de Futebol Médio Aberto de Lucélia.

No primeiro jogo, às 9h, a equi-pe do Piapara F.C. enfrenta o time do Rancho W.L. e no segundo jogo, às 10h, o Grêmio da Vila Rennó en-frenta a equipe do Toldos PoliArt/Calha Dois Irmãos/Chicão Frutas (atual campeão). Oito equipes participarão do campeonato, que conta com organização de Julio Moreno, da Auto Escola.

Copa Modelo inicia neste domingo

portes de Inúbia Paulista, con-tra as equipes da CME local.

As equipes adamantinenses obtiveram bons resultados vencendo os dois compromis-sos pelo mesmo placar - 3 sets a 0.

Adamantina e Jardim Brasil/R2, o segundo jogo, às 16h20, na categoria veterano, Vila Jamil e Jardim Brasil/San Remo e encerrando a rodada, às 17h, categoria livre B, Jardim Ada-mantina e Jardim Brasil/ Bar do Tahia.

A rodada terá a continuida-de no domingo (30), no campo da Amjaip com mais três jogos. O primeiro jogo acontece às 8h, na categoria livre B, entre os times do Iguaçu (2) e Vila Jamil, o segundo jogo será às 9h, na categoria livre A, entre os times do Jardim Brasil/Amigos do Thiago e Vila Jar-dim /Conap e encerrando as disputas, às 10h, com o terceiro jogo na categoria veteranos, a equipe do Amjaip F.C. enfren-ta o Jardim das Alamandas/Mecânica Auto Fex.

A competição esportiva é disputada em três categorias, sendo elas Sub-11, Livre e Ve-teranos.

partir das 9h, a equipe de Fló-rida Paulista, em dois jogos. No domingo (23), em Paraguaçu Paulista, o time luceliense ven-ceu a primeira por 116 a 94 e na segunda perdeu por 102 a 66.

Prudente. O jogador que foi indicado por Alex Fratelo’s (A.G. Sport), já está integrado ao elenco, onde defenderá o Grêmio Prudente no Campeo-nato Paulista. A estreia será contra o Osvaldo Cruz.

e organizador Richardson, a terceira edição do racha será realizado no dia 9, a partir das 20h, no mesmo local.

Page 31: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

31IMPACTO

Classificados

sexta-feira, 28 de março de 2014 classificados

VEÍCULOS

Corsa Wind 1.0, 2001/2002, prata no valor de $ 14.500,00. Tratar com Antonio pelo (18) 99757-2229.

Vende-se gol 2010, prata, flex, quatro portas, completo. Tratar pelo (18) 99728-8217/98134-0731 com Henrique.

Vende-se Peugeot 307 Hatch Presence Pack 16V, 1.6, flex, 4 portas, gasolina, completo, preto, teto solar, automático, bancos de couro.Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Biz 100 KS, 13/14, vermelha, zero km. Tratar pelo (18) 3522-8535.

Vende-se Fiat Uno 94/95, 4 portas,vermelho, gasolina. Tratar pelo (18) 99606-2604.

Vende-se Cruze LT, 2012, prata, automático, completo, kit multimídia, câmera de ré, sensor estacionamento, DVD, GPS, couro. Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Gol G5 1.6 Power, 10/11, com 34 Km, único dono, prata, completo. Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Space Fox Route 2009, prata, completo. Tratar com Leonardo (18) 3521-2567/99707-8591.

Vende-se

Corsa Sedan 1.0, 98/99, gasolina, 4 portas, prata, trava, alarme e pneus novos. R$ 13 mil. Tratar pelo (18) 99612-6944.

Vende-se Corolla XVI, 2004, banco de couro, airbag, segundo dono. Tratar com Marcelo, (18) 98144-1823 .

Vende-se Siena 1.4 ELX, preto, flex, completo, 08/09. Tratar pelo (18) 99794-2309.

Vende-se Honda Fit LX, 06/20, dourado metálico, completo. Tratar com Roberto (18) 3521-2278/99707-5806.

Vende-se Gol G3, completo, 2001, cinzz. R$13.000. Tratar pelo 997161-1085.

Vende-se Belina 1, 1.4, vermelha, ano 73. Tratar com Nadir, rua Eisuke Gushiken, 1017 ou (18) 99724-5502.

Vende-se moto Titan Sport 150, 2006, preta. Tratar pelo (18) 99629-2905.IMÓVEIS

Vende-se casas de 51m² com 2 dormitórios, sala, cozinha americana, WC social, área de serviço. Renda acima de R$ 1.500 subsídio de 11.621 para funcionário público use seu FGTS. Tratar com José Aparecido no (18) 9 9796-8859.

Aluga-se salas comerciais na av. Demétrio Cavilack 2.519. Tratar com Vera Pires Corveloni (18) 3551-1018.

Vende-se casa na Vila Rennó na rua Amélio Cavalaro, 19. 2 quartos, sala, área, cozinha, banheiro, dispensa e garagem para 2 carros. 10x40 m², com o IPTU pago Valor R$ 80 mil. Tratar com José Aparecido no (18) 99796-8859.

Vende-se casa de madeira na Vila Cicma na rua José Vicente 293. 2 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros e área no fundo. 12x32 m², escriturada, com o IPTU pago. R$ 62 mil. Tratar com José Aparecido no (18) 99796-8859.

Troca-se ou vende-se casa em Cuiabá por uma em Adamantina.Tratar com Dorival, (18) 3521-1050.

Vende-se casa na vila Lucelinha com 2 quartos, 2 cozinhas, sala, banheiro, 2 áreas, vaga para 3 carros, 10x20 m², escriturada. R$ 180 mil, na alameda Demétrio Cavilak 3.186, próximo ao posto de saúde, padaria e mercado. Tratar com José Aparecido 99796-8859.

Vende-se ponto comercial bem centralizado na al. Armando Salles de Oliveira, 578. Tratar pelo (18) 99150-0950.

Aluga-se casa com 3 dormitórios (1 suite), cozinha, copa, sala, banheiro social, garagem para 2 carros, na rua Euclides da Cunha 791. Tratar com Antônio, (18) 99757-2229.

Serviços

Construtora Maranhão oferece serviços de construção civil, casas novas e reforma, e também, demolição em geral. Tratar com João Maranhão (18) 9 9730-0072 ou 3521-1974.

Vende-se casa com sala, cozinha, 2 quartos e quarto no fundo. Na Vila Renó. R$ 42 mil. Tratar com José Aparecido, (18) 99796-8859.

EMPREGO

Contrata-se - A Acqualaine Academia está contratando profissionais de Ed. Física, dança, dança de salão, lutas em geral, recepcionista e faxineira. Interessados enviar curriculo para [email protected], ou entregar na AV. Internacional, 2501 em Lucélia

até o dia 10/04/2014.

Contrata-se funcionários no ramo de ajudante de cozinha.Tratar na J.C.V Congelados em Lucélia, (18) 3551-1018.

Contrata-se

Contrata-se auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem, enviar curriculum para: [email protected] ou na Mario Olivero, 223.

Cuida-se de criança de colo (menos de 1 ano). Tratar com Maria Madalena, (18) 99749-6477.

Contrata-se

Divulgadora comercial, com moto ou carro. Tratar na Oral Master, na rua Fioravante Spósito, 301 ou (18) 3522-2800/3521-2770

Procura-se emprego em limpeza geral, auxiliar de cozinha, cobradora de ônibus ou doméstica. Tratar com Suelo, (18) 99602-3598.

A Editora Galatas abre vagas de emprego, com salário fixo mais comissões que podem chegar até R$ 1.500, para exercer a função de vendedores. Entregar currículo na rua Joaquim Nabuco, 173, sala 1. Para maiores informações (18) 3522-2796, 99136-5569 ou 99623-9834.

ELETRÔNICO

Vende-se aparelho de gisnástica com monitor. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

Vende-se frigobar 122L Eletroluz. R$ 480, semi-novo. Tratar com Elza (18) 99707-2449.

Vende-se geladeira duplex Brastemp em perfeito estado.Tratar pelo (18) 3521-2278/99707-5806.

DIVERSOS

Wagner Gil comunica que perdeu autorização para aquisição de veículo por ser portador de deficiência física. Quem encontrar entrar em contato pelo telefone (18) 3521-4410.

Vende-se filhotes de LHASA APSO macho e POODLE MICRO TOY macho. Tratar pelo (18) 99725-5153 com Katia Fukuyama

Vende-se Santo Antonio de inox para S10, cabine dupla. Tratar com Ramon (18) 3521-2585.

COMUNICADO DE PERDA

Valdivina Pereira dos Santos comunica que perdeu sua Carteira de Trabalho. Quem encontrar o documento, favor entrar em contato pelo celular: (18) 9 9700-4391.

Page 32: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

32 IMPACTO

AIRTON MESSINETTEEspecial para o IMPACTO

A exemplo de Indiana, Pirapozinho, Presidente Ven-ceslau, Teodoro Sampaio, Ribeirão dos Índios, Irapuru, Adamantina e Santo Anas-

O deputado estadual Ed Thomas (PSB) confirmou com o secretário estadual da Habitação, Sílvio Torres, que o Governo de São Paulo já autorizou recursos para que o prefeito Jorge Duran, de Presidente Venceslau, realize as obras de infraestrutura no

tácio, cidades que estão sen-do beneficiadas através de Emendas parlamentares do deputado estadual Ed Thomas (PSB), também Presidente Epitácio foi contemplada com convênio, no valor de R$ 250 mil, assinado segunda-feira

Conjunto Habitacional Presi-dente Venceslau F.

Segundo a informação da Secretaria de Estado da Ha-bitação, através da CDHU (Companhia de Desenvolvi-mento Habitacional e Urba-no), os recursos chegam a R$ 211.336,60. “É mais uma etapa

(24), pelo prefeito Sidnei Caio Junqueira “Picucha”, em São Paulo, que prevê a destinação destes recursos para obras de infraestrutura na Estância Turística.

Com um volume de recur-sos superior a R$ 1,4 milhão, somente nesta etapa de libera-ção de Emendas por parte do governador Geraldo Alckmin, o deputado Ed Thomas atende a uma parcela dos vários mu-nicípios da região de Prudente, compromisso empenhado com as comunidades do Oeste Paulista.

Nesta etapa, também uma entidade assistencial de Pru-dente, a APPA (Associação Prudentina de Prevenção a Aids), foi contemplada com uma emenda deste parlamen-tar, no valor de R$ 100 mil para compra de equipamentos.

da liberação de verbas para os municípios da região de Pru-dente, que nos empenhamos junto ao governo paulista tam-bém para a área da habitação popular”, disse o parlamentar, agradecendo o secretário Síl-vio Torres e ao governador Alckmin. A.M.

informe sexta-feira, 28 de março de 2014

Venceslau terá recursos para obras de infraestrutura em conjunto habitacional

Prefeito de Epitácio assina convênio que prevê recursos destinados pelo Ed Thomas

Deputado estadual Ed Thomas e prefeito Picucha

Page 33: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

IMPACTOlucélia

Eu escolho

Instituição Pública Municipal - Ensino, pesquisa e extensão

Adamantina/SP

"Prefeitura dá mau exemplo na Semana de Combate à Dengue"

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

O verão terminou, mas o perigo, não. As autoridades sempre dizem que para evitar a doença cada um tem que fazer a sua parte, mas o papel delas nem sempre tem sido feito. Mesmo na Semana de Combate à Dengue, o morador Joaquim Bispo afirma que a Prefeitura de Lucélia dá mau exemplo.

“A situação que encon-tramos a piscina pública é uma vergonha. Anos que se passam, administrações são trocadas, mas a população vizinha ao local sempre sofre com o mau cheiro e os mos-quitos”, afirma indignado o morador com a situação, que segundo ele, se repede há mais

de 10 anos.A piscina pública de Lu-

célia, próxima ao ginásio municipal de esportes, foi inaugurada em dezembro de 2004, mas nunca entrou em funcionamento. “Sabemos que a atual administração viabiliza projeto para adequa-ção do local. Enquanto não sai do papel, precisamos que o setor responsável realize a manutenção adequada da piscina. São galhos, tijolos, todos os tipos de materiais são encontrados no local, além de sapos e mosquitos que se mul-tiplicam com a água parada”.

Além disso, o morador ex-plica que o espaço está aberto, trazendo perigo a comunida-de que mora próximo ao “es-paço de lazer”. Bispo afirma ainda que já realizou diversas

reclamações na prefeitura, que diz vai resolver o proble-ma. “Enquanto esperamos a morosidade do poder público, sofremos as consequências. A fiscalização é sempre feita em nossos terrenos, mas quando o espaço é público, não aconte-ce da mesma maneira”.

Procurado pelo IMPAC-TO, a Prefeitura de Lucélia informou que é aplicado se-manalmente bioinseticida. O Controle de Vetores informa ainda que na piscina existem girinos, mas que o produtor natural que é aplicado não contém a sua procriação.

A prefeitura informa tam-bém que serão investidos R$ 250 mil para adequação da piscina pública, recurso des-tinado pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB).

SEMANA DE COMBATE À

DENGUE

A Prefeitura de Lucélia participa da Semana de Mobilização Contra a Dengue. Apesar de não registrar nenhum caso neste ano, a campanha ressalta que é importante manter a prevenção. Por isso, a cidade promove algumas atividades informativas para evitar a proliferação da doença.Segundo a diretora do Controle de Vetores Rosimar Gasparotto, panfletagens são realizadas nas escolas, faixas sobre a campanha foram colocadas em pontos estratégicos da cidade e carro de som passa pelos bairros orientando a população. No próximo mês, oficinas práticas serão realizadas em parceria com a Secretaria de Educação, quando alunos serão conscientizados e visitarão locais com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Adamantina-SP - sexta-feira, 28 de março de 2014 • [email protected]

Bispo reclama da situação

da piscina pública

Água acumulada traz transtornos a população

Mato também toma conta

do espaço

Page 34: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

34 IMPACTOlucélia sexta-feira, 28 de março de 2014

Centro Comunitário e academia ao ar livre serão instalados em conjuntos habitacionais

A Diretoria de Cultura de Lucé-lia apresenta por meio do Circuito Cultural Paulista o show da cantora Bruna Caram, com o álbum “Será bem-vindo qualquer sorriso”, neste sábado (29), com início às 20h, no anfiteatro da Faculdade Unialpa. A entrada é gratuita e classificação livre.

Bruna Caram se destaca na Mú-sica Popular Brasileira (MPB) e seu novo álbum (Será bem-vindo qual-quer sorriso) traz canções inspiradas na renovação na música, além das releituras de grande compositores nacionais.

Nascida em Avaré (SP), Bruna começou a cantar aos 9 anos, no grupo Trovadores Mirins, criado por sua tia, Maída Novaes. A artista conta que sentiu interesse ao ver as serestas pelas ruas e na televisão.

“A gente assistia aos adultos cantarem e achávamos um máximo.

JOÃO VINÍCIUSGrupo IMPACTO

O Jardim das Flores e Morada do Sol serão contemplados com Centro Comunitário que será construído na área verde entre os bairros.

O recurso foi conquistado junto a Secretaria de Estado da Habi-tação pelo Programa Especial de Melhorias, com apoio do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). A ação atende a uma antiga demanda da comunidade e receberá investi-

Foi então que insistimos para que ela criasse um grupo infantil”, conta.

A artista, que já levou seu show para diversos lugares e estados, se espelhou para sua formação musical em cantores como: Chico Buarque, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Cae-tano Veloso e Gilberto Gil. Além da sua maior referência, Elis Regina. G1

mentos de R$ 220 mil, ainda em 2014.Além disso, os bairros serão

beneficiados com campo de futebol, nova praça e academia ao ar livre no valor de R$ 100 mil, conquista-do junto a Secretaria de Esporte. “Assim faremos conforme a nossa capacidade de investimentos utili-zando os recursos do conquistados junto ao governo com investimen-tos da prefeitura. As melhorias chegaram a todos os bairros de Lucélia até o final do mandato”, afirma o prefeito.

da concessão de “complementa-ção”, com o decorrer do tempo, des-caracterizará o Plano de Carreira do magistério, já que a concessão de sucessivas complementações deixará a tabela de progressão de-fasada, chegando a situação em que não haverá mais distinção entre os níveis e faixas. “Tal situação, além de gerar grande desconforto entre os profissionais do magistério municipal, desmotiva os mesmos, que se veem desvalorizados e insa-tisfeitos”, afirmam.

Bruna Caram se apresenta neste sábado pelo Circuito Cultural Paulista

Cultura

A luceliense de coração, Gabriela Sementino Ramos, conquistou o título de ‘Miss Brasil Infanto Juvenil Teen’ no domingo (23), em São Paulo. Orgulhosos, amigos recepcionaram a ‘pequena miss’ durante confra-

Luceliense conquista título nacional de beleza Concurso

Prefeito Osvaldo Alves Saldanha com vereador Valdecir da Sabesp e diretor de Obras, Antônio Netto

Gabriela Sementino conquista Miss Brasil Infanto Juvenil Teen

ternização na quarta-feira (26), em Adamantina.

Gabriela desde os seis meses se despertou para a vida artística, participando de comerciais. Depois disso, os trabalhos tomaram conta

da rotina da bela criança.Entre os concursos que Gabriela

já participou, estão o Miss Brasil Estados Unidos, conquistando o primeiro lugar, também foi a Miss São Paulo Mirim e segundo lugar Princesa do Brasil 2013.

Os pais Dudu Ramos e Eveline Sementino Ramos afirmam que, mesmo com os trabalhos profissio-nais, Gabriela mantem uma rotina de criança comum. “Ela brinca, vai a escola, faz aulas de balé e sapatiado, atividades comuns para meninas de sua faixa etária. E desde o início, nun-ca forçamos a Gabriela a participar de nenhuma campanha ou desfile. Ela que sempre escola se quer ou não a participar, sempre respeitamos o interesse dela”, afirma a mãe.

Gabriela representou o Estado de São Paulo no concurso, desfilando traje criado pela estilista Nelcy Carri-lho, de Adamantina, que se inspirou no futurismo da capital paulista.

J.V.

Page 35: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

35IMPACTO

Lucélia conquista projeto ‘Escola da Beleza’

sexta-feira, 28 de março de 2014 lucélia

FERNANDA CREPALDIEspecial para o IMPACTO

O prefeito de Lucélia, Osvaldo Saldanha e a primeira- dama e presidente do Fundo Social de Soli-dariedade, Maria Lúcia Saldanha, assinaram na manhã de segunda--feira (24), com a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, mais um importante convênio de qualificação e capacitação profissional. Os vere-adores Valdecir (da Sabesp) Pereira da Silva, Antônio Carlos Rios e Ney Dadamo também participaram.

A solenidade de assinatura foi realizada no Palácio dos Bandei-rantes, em São Paulo, garantindo para Lucélia o projeto “Escola da Beleza” que tem o valor estimado em R$ 44 mil, com o curso de pedicure, manicure, assistente de cabeleireiro, maquiador e design de sobrancelhas oferecidos pelo Governo do Estado,

No sábado (22), as equipes de handebol da Dell (Diretoria de Es-porte e Lazer de Lucélia) tiveram suas primeiras partidas oficiais no ano. Trata-se da estréia das equipes na Liga Regional de Handebol de Dracena – Temporada 2014.

Lucélia jogou na cidade de Dra-cena, contra as equipes da casa. Na categoria infantil masculino, Lucé-lia venceu Dracena por 23 x 04, na categoria sub 21 masculino Lucélia 27 x 07 Dracena, e pra fechar o dia, a equipe luceliense na categoria adul-to venceu os atuais campeões da Liga Adulta que é Dracena pelo apertado placar de 21 x 20.

Segundo o responsável pelas equipes, Lico Vieira, a estreia foi muito boa, porém por se tratar do início da competição, houve sim pequenos erros que devem ser cor-rigidos ao longo dos treinos. Lico relata ainda que a Liga Regional de Handebol de Dracena, é uma competição longa e que dá pra ter uma considerável melhora durante

A Secretaria de Assistência So-cial de Lucélia está realizando cadas-tros para inclusão e troca de cartão do projeto Vivaleite, de segunda á quinta-feira na sede da Secretaria, localizada na rua Vicente di Stéfano, 13, das 08 às 12 horas.

O “Vivaleite” é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde do município, através da pesagem e medição, sendo realizados nos Programas de Saúde da Família (PSFs) e Centro de Saúde, nos seguin-tes dias e horários: PSF Flora Pardo de Alcântara Pinheiro (Vila Rancha-ria), às segundas-feiras, das 13 às 16 horas e às quintas-feiras, das 07 às 12 horas; PSF João Garcia Maldonado (PSF Vila Rennó), às terças-feiras das 07 às 12 horas e às quintas-feiras,

através do FUSSESP.De acordo com Maria Lúcia, o

projeto soma a outro assinado no ano passado.

“Serão dois importantes cursos em nossa cidade. Em 2013 assinamos o convênio da Escola da Moda, além da Horta Educativa, ambos já im-plantados e o primeiro deverá ter a primeira turma formada em breve”, disse Maria Lúcia.

Segundo a primeira-dama, o “Escola da Beleza”, será oferecido no antigo Centro de Ensino. Uma profissional da área participou de capacitação e o curso deverá ter início assim que liberados os equi-pamentos junto ao FUSSESP.

“Fizemos pequenas reformas no local para acomodar os alunos. Em breve devemos iniciar as inscrições dando oportunidade a todos”, disse. “Fico feliz por todas as conquis-tas, que não são minhas e nem do prefeito Osvaldo, mas sim de toda

a realização dos jogos. “Na realidade, não escondemos de ninguém que as Ligas ao nosso modo de ver, servem para ritmar as equipes que tem como objetivos as competições maiores da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, como por exemplo, a Copa São Paulo de Handebol, Jogos Aber-tos da Juventude e Jogos regionais. E sabemos da importância que tem para nossa equipe”, relata Lico.

A próxima rodada da Liga Re-gional de Handebol de Dracena ainda não tem data, porém a equipe mirim e infantil (Chf / Cocipa / Dell Lucélia) já tem compromisso mar-cado neste sábado (29), onde acon-tecerá a estreia na Liga Regional de Handebol de São Manuel, que será realizada na cidade de Pederneiras/SP. Na ocasião a equipe mirim – Chf / Cocipa / Dell Lucélia enfrenta a equipe de Lençóis Paulista, e a equipe infantil – Chf / Cocipa / Dell Lucélia enfrenta os donos da casa Pederneiras.

Assessoria de Imprensa

das 13 às 16 horas; PSF Gumercindo de Britto (Vila Cayres), de segunda à sexta-feira, das 08 às 16 horas e no Centro de Saúde, também de segun-da à sexta-feira das 07 às 12 horas.

O Projeto Vivaleite tem o obje-tivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar de forma indireta, novos empregos no campo.

O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. Em janeiro de 2011, a sua gestão foi transferida da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Estado de Desenvolvi-mento Social.

São cadastradas somente crian-

Secretaria realiza cadastro para inclusão e troca de cartão

Equipes da Dell estreiam com vitória em competição regional

Vivaleite

Handebol

Prefeito Osvaldo Saldanha, primeira-dama Maria Lúcia Saldanha e vereadores com Lú Alckmin durante assinatura de convênio em São Paulo

O Vivaleite é distribuído na Vaca Mecânica

Time da Diretoria de Esportes

população, que terá a oportunidade de buscar a sua qualificação e capa-citação profissional”.

Lembrou ainda que todos os cursos serão disponibilizados gratui-tamente para a população.

“Esses projetos serão oferecidos para o cidadão que estiver interes-sado em se qualificar profissional-mente e com a ajuda do governador Alckmin estamos caminhando para isso”, afirmou.

O foco dos projetos é oferecer qua-lificação profissional para pessoas desempregadas, maiores de 18 anos e sem exigência de escolaridade.

Os convênios firmados com o FUSSESP prevêem a doação de todos os equipamentos necessários para a realização dos cursos, o repasse de uma verba para a com-pra de insumos, o fornecimento do uniforme para todos os alunos, conteúdo didático e pagamento dos professores.

ças com idade entre 06 meses a 06 anos e 11 meses, cuja família possua renda mensal no valor de até dois salários mínimos.

Os familiares devem manter a carteira de vacinação do beneficiário atualizada, retirar o leite e pesar a criança mensalmente. Atendendo os requisitos, serão entregues 15 litros de leite por mês a cada criança, sendo até duas por família.

Documentos para cadastro e permanência no projeto - Os docu-mentos necessários são: certidão de nascimento da criança; documento de identificação (RG) da mãe ou detentora da tutela; carteira de va-cinação da criança; comprovante de residência (ex: conta de água, luz, telefone) e comprovante de rendi-mentos (holerite).

Para continuar recebendo o leite do Projeto, a mãe ou responsável deve assumir alguns compromis-sos: buscar o leite na data e horário combinados; comparecer a palestras informativas sempre que forem agendadas; levar a criança para medir e pesar sempre que solicitado; manter a vacinação da criança em dia; não falte à entrega do leite; se a mãe ou responsável não retirar o leite, nas datas e horários marcados, por mais de três vezes consecutivas e sem justificativas, estará sujeito a exclusão do programa.

Serviços – O leite do “Vivaleite” é entregue de segundas, quartas e sextas-feiras, na Vaca Mecânica (das 05 às 12 horas) e no Centro Comuni-tário do Parque das Palmeiras (das 08 às 11 horas).

Page 36: Jornal IMPACTO - sexta-feira - 28/03/2014

IMPACTOsexta-feira, 28 de março de 2014

Vereador Rogério Macarrão e assessor do deputado Ed Thomas, Claudemir Cobo, com o

vice-cônsul do Japão, Satoshi Endo

Neandro com o casal Júnior e Edimarcia - equipe da Quati Lanches de Lucélia

Fia com os amigos Maria Alice, Toninho, Zé Ferino e Jorge, em click para a Régistrando

O aniversáriante João Vinícius com os amigos de trabalho do Grupo IMPACTO.

Felicidades!

As funcionárias do 'O Boticário', Thaisa, Cristina e Juliane, durante café da manhã em Lucélia

O pintor Moacir Ferraz recebe os parabéns da amiga Elsa Stasiak pela gravação de programa na TV Fronteira, que será exibido no próximo

dia 4

A linda Gabriela Sementino Ramos traz título de Miss Brasil para Lucélia. Parabéns!

Felipe Gabriel recebe o carinho dos avós Troncon e Mércia