Jornal Imprensa do ABC - Edição 224

6
Ano VI - nº 224 - ABC - 27 de Setembro de 2014 A corrida eleitoral em São Paulo permanece estável. Pesquisa Ibope divugada nesta semana mostra o governador e candidato à reeleição Ge- raldo Alckmin com 49% das intenções de voto, se- guido de Paulo Skaf , 17%, e Alexandre Padilha, 8%. Segundo turno O Ibope simulou uma disputa de segundo turno entre Alckmin e Skaf. Neste cenário, o governa- dor venceria com 54% das Dia 6, PA Central fecha para reforma por 6 meses Pesquisa Ibope: Alckmin tem 49%, Skaf, 17% e Padilha, 8% Na simulação de segundo turno, governador Alckmin bateria o candidato do PMDB por 54% a 24% intenções de voto, contra 24% de Skaf. Padilha continua sendo o candidato mais rejeitado, com 23%. Depois apare- cem, Alckmin, 16%, Skaf, 13%, Maringoni, 9%, Na- talini, 9%, Sena, 8%, Ben- ko, 8%, Ciglioni, 7%, e Farias, 7%. A pesquisa realizada no dia 23 de setembro, foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo. Página 3 Alckmin fez caminhada pela cidades do ABC paulista no final de semana A partir de 6 de outubro, o Pronto Atendimento Central 24 horas, antiga Fundação de Assistência à Infância de Santo André, localizada ao lado do Paço, fechará as portas para re- forma e ampliação. A obra tem duração contratual prevista de seis meses. Página 4 Obra deverá ser entregue no aniversário da cidade Vereador Marcel Munhoz propõe medidas para Preservação do Meio Ambiente em São Caetano Página 2 Retração no Comércio provoca elevação da taxa de desemprego O mês de agosto foi marcado por acréscimo de 0,7% na taxa de desempre- go total na região do ABC, passando de 10,6% em ju- lho para os atuais 11,3%. Em contrapartida, aumen- tou o emprego assalariado no setor privado com car- teira de trabalho assinada (1,7%), e foi registrada re- dução de 7,1% no número de autônomos. Os dados foram divulgados na úl- tima quarta-feira (24), du- rante apresentação da Pes- quisa de Emprego e De- semprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O contingente de de- sempregados foi estimado em 157 mil pessoas, 11 mil a mais em relação ao mês anterior. Página 4 Hospital Anchieta amplia em 50% atendimento quimioterápico Página 2 Com a entrada da pri- mavera a expectativa é de que o Mercado de Flores da Craisa aumente as vendas com a chegada da nova estação. Entre as espécies mais procuradas estão as orquídeas e as bromélias. Página 2 Venda de flores deve aumentar na primavera Luis Carlos Martins, o “Rei do acesso” de volta ao Azulão ESPORTES A diretoria do São Cae- tano anunciou o primeiro reforço para a temporada 2015. O técnico Luís Car- los Martins assinou com clube do ABC. Página 5

description

224 - Pesquisa Ibope: Alckmin tem 49%, Skaf, 17% e Padilha, 8%

Transcript of Jornal Imprensa do ABC - Edição 224

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 224

Ano VI - nº 224 - ABC - 27 de Setembro de 2014

A corrida eleitoral emSão Paulo permaneceestável. Pesquisa Ibopedivugada nesta semanamostra o governador ecandidato à reeleição Ge-raldo Alckmin com 49%das intenções de voto, se-guido de Paulo Skaf , 17%,e Alexandre Padilha, 8%.

Segundo turnoO Ibope simulou uma

disputa de segundo turnoentre Alckmin e Skaf.Neste cenário, o governa-dor venceria com 54% das

Dia 6, PACentralfecha parareformapor 6 meses

Pesquisa Ibope: Alckmin tem49%, Skaf, 17% e Padilha, 8%Na simulação de segundo turno, governador Alckmin bateria o candidato do PMDB por 54% a 24%

intenções de voto, contra24% de Skaf.

Padilha continua sendoo candidato mais rejeitado,com 23%. Depois apare-cem, Alckmin, 16%, Skaf,13%, Maringoni, 9%, Na-talini, 9%, Sena, 8%, Ben-ko, 8%, Ciglioni, 7%, eFarias, 7%.

A pesquisa realizada nodia 23 de setembro, foiencomendada pela TVGlobo e pelo jornal OEstado de S.Paulo.

Página 3

Alckmin fez caminhada pela cidades do ABC paulista no final de semana

A partir de 6 de outubro,o Pronto AtendimentoCentral 24 horas, antigaFundação de Assistência àInfância de Santo André,localizada ao lado do Paço,fechará as portas para re-forma e ampliação. A obratem duração contratualprevista de seis meses.

Página 4

Obra deverá serentregue no

aniversário da cidade

Vereador MarcelMunhoz propõemedidas paraPreservaçãodo MeioAmbiente emSão Caetano

Página 2

Retração no Comércioprovoca elevação dataxa de desemprego

O mês de agosto foimarcado por acréscimo de0,7% na taxa de desempre-go total na região do ABC,passando de 10,6% em ju-lho para os atuais 11,3%.Em contrapartida, aumen-tou o emprego assalariadono setor privado com car-

teira de trabalho assinada(1,7%), e foi registrada re-dução de 7,1% no númerode autônomos. Os dadosforam divulgados na úl-tima quarta-feira (24), du-rante apresentação da Pes-quisa de Emprego e De-semprego, realizada pela

Fundação Seade e peloDieese, em parceria com oConsórcio IntermunicipalGrande ABC.

O contingente de de-sempregados foi estimadoem 157 mil pessoas, 11mil a mais em relação aomês anterior. Página 4

Hospital Anchietaamplia em 50%atendimentoquimioterápico

Página 2

Com a entrada da pri-mavera a expectativa é deque o Mercado de Floresda Craisa aumente asvendas com a chegada danova estação. Entre asespécies mais procuradasestão as orquídeas e asbromélias. Página 2

Venda deflores deveaumentarna primavera

Luis CarlosMartins, o “Reido acesso” devolta ao Azulão

ESPORTES

A diretoria do São Cae-tano anunciou o primeiroreforço para a temporada2015. O técnico Luís Car-los Martins assinou comclube do ABC. Página 5

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 224

- 27 de Setembro de 2014

Todo ser humano deverá ser movido por um motivo,mesmo que seja, o de apenas viver. Mas como viver nãoé pouca coisa é necessário criar ou defender causas, nestecaso a causa da vida, amor à vida. As vezes é necessáriomovermos céus e terra para mobilizarmos simpatizantesou simplesmente sermos reconhecidos em nossaspercepções ou ofícios. Há aqueles que montam exércitose parte para intensas batalhas alegando que “brigam” porum grande objetivo. Tenha um exército de ideias, masdefenda apenas uma única causa – MANTER-SE FELIZ!

Busque inspiração numa formiga, mas não se esqueça quepara você buscar tal oportunidade, você precisará se curvardiante dela, seja humilde! Quando mais erguer o teu nariz,não conseguirá tal façanha!

Nesta maré me incluo, eu creio em Deus acima dequalquer causa, daí, separo-me e ponho-me em julgamentoperante o meu coração e mente, sendo aprovado por estesdois relevantes conselheiros, monto o que chamo depsicosfera (muitos não entendem, não interessa) e avançopacientemente para a realização – tal qual, a tábua das marés,quando se eleva, conquistando cada metro da praia.

Busque inspiração no camaleão que se camufla deacordo com as circunstâncias, sejamos pois, flexíveis e abertosa mudanças!

Quando ouço alguém dizer que ainda está tentando seencontrar nesta ou naquela área profissional, reflito e digoem silêncio: Este ainda tem a necessidade da dúvida, nomeu caso, o tempo é curto e a minha história é intensa.Por isso, compreendo que sou o resultado dos meus esforços.Em prol de causas incompreendidas, imperceptíveis, mas acimade tudo, celestes!

Busque inspirações naqueles que não tem “nada navida” (financeiramente) e vejam como eles vivem cadadia, suas superações e avanços. Mas para isso, não esqueçaque além de você ter que parar por alguns minutos, deverátambém silenciar para observar os passos deste teu irmão!

É necessário termos um motivo, viver por viver nãodeve ser o motivo, mas tenho que respeitar a escolha destevivente, pois é o motivo dele. É a vida, as pessoas têm as suasescolhas, bem como, as suas regiões de escuridão e nãodevemos forçar a entrada.

Busque inspirações que te dão forças intensamenteinvisíveis, forças que estão dentro de você exclusivamente.Pois você deposita fé em tantas pessoas e não acredita emvocê mesmo. Crê que o outro pode conquistar o mundoe outros podem conquistar você, mas você se senteconquistada por você Creia sempre em Deus, creia sempreem si, creia em seus sonhos, creia no ser humano, pois aindahá pessoas que merecem créditos. Creia que você éprotagonista da tua própria história, mesmo com todos osdesafios que nos encontramos e que às vezes a sociedadenos impõe, a vida é maravilhosa.

“(...) Quem espera que a vida seja feita de ilusão, por atéestá maluco ou morrer na escuridão, é preciso ter cuidado pra,mas tarde não sofrer é preciso saber viver. (...)”. Este é umtrecho da música “É preciso saber viver” que a banda Titãsoportuniza grandes e profundas reflexões!

Meus amigos, é chegada a hora de pôr a nossa consciênciade “molho”, se dê um motivo para alcançar dias melhores,mas fique esperando que Deus fará tudo o que você quer,pois Ele nos dá o que a gente precisa!

Resultado: Inspire-se em algo que te fortaleça!

*Uemerson Florêncio - Empreendedor. Brasileiro,nascido em Salvador-Bahia. Realiza treinamentos na áreade negócios. É Palestrante, pesquisador do Núcleo dePesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Khalifa Business,agência de negócios. Área de concentração acadêmicaRelações Públicas com marketing pela Universidade Ca-tólica do Salvador - UCSAL e Comunicação e marketingpela UNIFACS. www.facebook.com/uemerson.florencio

Inspire-se em algoque te fortaleça

O Vereador Marcel Mu-nhoz protocolou indicações aoExecutivo Municipal solicitan-do a Realização de Campanhade Conscientização da popula-ção sobre a importância de não

Marcel Munhoz propõemedidas para Preservaçãodo Meio Ambiente

jogar lixo no chão e tambémsolicitando a instalação de li-xeiras para resíduos orgânicose recicláveis em todas as ruasdo Município.

“As medidas são de sumaimportância para a manuten-ção da limpeza das ruas dacidade, além disso contribuirãosobremaneira para a preserva-ção do Meio Ambiente, já quea reciclagem ajuda a reduzirconsideravelmente a quantida-de de resíduos que vai para osaterros sanitários”, argumentao vereador.

Marcel Munhoz é, tambémo autor do requerimento aoGoverno do Estado que solicitaa limpeza e manutenção doRibeirão dos Meninos e Taman-duateí, na divisa da cidade.

Hospital Anchieta amplia em50% a capacidade deatendimento quimioterápico

Unidade agora pode fazer até 750 aplicações mensais de quimioterapiaO Hospital Anchieta, que

integra a rede de Saúde públicade São Bernardo do, aumentouem 50% sua capacidade de a-tendimento em quimioterapiacom a entrada em funciona-mento do Hospital de ClínicasMunicipal. Isso porque o HCpassou a absorver pacientesclínicos que antes eram aten-didos no Anchieta, que assimganhou condições de investir naassistência oncológica.

Anteriormente, o HospitalAnchieta oferecia dez poltro-nas para pacientes que precisa-vam fazer sessões de quimiote-rapia em sua Unidade de Assis-tência de Alta Complexidadeem Oncologia. Agora, o servi-ço disponibiliza 15 poltronas euma sala a mais para pacientescom câncer que necessitam demedicação, aumentando acapacidade de 500 aplicaçõesde quimioterápicos por mêspara até 750 sessões mensais.

A unidade já sentiu os efei-tos da mudança, implementadaem julho. Em média, no pri-

meiro semestre, foram realiza-das 470 sessões de quimio-terapia por mês. Em agosto,após a ampliação, foram 590atendimentos.

A estrutura disponível paratratamento é suficiente paraatender à demanda dos casosde câncer sólidos da cidade,exceto os hematológicos e in-fantis. Para suprir a demanda,a equipe foi reforçada com acontratação de mais um médi-co, e agora o hospital conta comdez oncologistas.

“Com esta ampliação, con-seguimos regularizar as consul-tas oncológicas. Havia uma filade espera por consultas depoisde diagnosticado o câncer, masagora, após a avaliação do ca-so, o início do tratamento é ime-diato”, destaca o superinten-dente do Hospital Anchieta,Rafael Moraes.

É o caso do paciente Regi-naldo Tramontina, que desdemarço passa por sessões dequimioterapia para tratar de umlinfoma. O chefe de cozinha

relatou que, assim que teve odiagnóstico da doença, o trata-mento quimioterápico foi ini-ciado. “Foi muito rápido. Assimque me deram a notícia da do-ença, já houve o encaminha-mento e início do tratamento”,disse.

As sessões de quimiotera-pia de Tramontina ocorrem acada 15 dias e são intercaladaspor uma consulta com o espe-cialista. “O médico faz o a-companhamento para saber sea doença está regredindo. Essarapidez com que ocorreu aprimeira sessão e o atendimen-to que é prestado aqui faz todaa diferença”, destacou.

Primeiro atendimento -Com a ampliação da capacida-de de atendimento dos paci-entes com câncer, São Ber-nardo cumpre a portaria 1.220do Ministério da Saúde, emvigor desde junho de 2014, quedetermina regras e prazos paraa assistência oncológica. Pelanorma, o serviço de Saúde tematé 60 dias para iniciar o

tratamento - cirúrgico ou me-dicamentoso -, a partir da datade emissão do laudo que atestaa doença (biópsia).

“A medida é positiva paraquem sofre da doença, já quedetermina mais agilidade noatendimento. A portaria ante-rior contava o prazo de 60 diasa partir do registro do resultadoda biópsia no prontuário, masmuitas vezes demorava paraque o paciente passasse como seu especialista, mesmo ten-do o laudo”, comenta o supe-rintendente.

Para garantir o cumpri-mento da portaria, a Secretariade Saúde passou a controlartodos os casos de câncer domunicípio, encaminhando rapi-damente os laudos para osmédicos da Atenção Especia-lizada que solicitaram a biópsia.Estes ficam responsáveis porindicar cirurgia ou encaminharo paciente para as sessões derádio ou quimioterapia noAnchieta, agilizando o início dotratamento indicado.

Com a entrada da prima-vera na última segunda-feira(22), a expectativa é de que oMercado de Flores da Craisade Santo André comercializeentre 10% e 15% a mais coma chegada da nova estação.Entre as espécies que maisprocuradas estarão as orquí-deas, com preços a partir dosR$ 20, e, as bromélias, comcusto mínimo de R$ 12.

“As condições climáticasmais favoráveis contribuírampara que houvesse uma maiorprodução de flores e de melhorqualidade no sul de Minas Ge-rais e Atibaia, Holambra, Ibiúnae Guararema, em São Paulo,que são as principais regiõesprodutoras”, destacou Fran-cisco Marques, técnico agrí-cola da Craisa e responsávelpelo Mercado.

Ainda de acordo com o es-pecialista, como esta é a esta-ção das flores, o público con-sumidor deverá frequentar a-inda mais a central de abas-tecimento em busca de produ-tos de melhor qualidade epreços menores.

Mercado de Flores deve aumentarvendas com a chegada da primavera

Entre as espécies que mais procuradas pelos consumidores estão as orquídeas e as broméliasMercado de Flores

Instalado em uma área comcerca de 900 m², o Mercadode Flores é o maior do seg-mento na região do GrandeABC. Inaugurado em 2008, oespaço dispõe de 42 módulosocupados por 27 comerciantes,sendo que em 19 deles sãoprodutores - oriundos de diver-sas regiões do Estado, dentreeles Bragança Paulista, Jacareíe Atibaia, enquanto que os de-mais estandes atuam nacomercialização de acessóriospara flores.

Entre as vantagens ofereci-das aos visitantes estão ascerca de 850 vagas disponíveis,além da facilidade para cotaçãode preço do que é oferecido nolocal por meio do site www.ceasagrandeabc.com.br. Oespaço funciona as quartas-feiras, das 5h às 10h, e, assextas-feiras, das 19h às23h59, e está localizado naAvenida dos Estados, 2.195,no bairro Santa Terezinha,em Santo André. O telefonepara mais informações é4996-9500, no ramal 2076.

Câmara aprova maisduas leis de Pio Mielo

Mais duas leis de autoria dovereador professor Pio Mielo(PT) foram aprovadas porunanimidade, na terça-feira(23), em votação final, naSessão Ordinária da CâmaraMunicipal de São Caetano. Oprimeiro projeto destaca agratuidade da colação de grauao final dos períodos escolaresnas escolas municipais (nº4141/13); o outro trata dacampanha de conscientizaçãodos profissionais da saúde so-bre os riscos causados pelodescarte e manuseio de resí-duos sólidos infectantes (nº4560/13). Com a aprovação, asleis seguem para sanção doprefeito Paulo Pinheiro.

“Estou muito feliz porqueconsegui sensibilizar os meuscolegas em relação a essesassuntos. Com a aprovação dalei que trata da gratuidade dacolação de grau instituciona-lizamos o direito do estudantefazer a colação de grau gratui-tamente, sem ser obrigado ase comprometer com o paga-mento de bailes de formatura.Em relação ao descarte e ma-nuseio de resíduos sólidosinfectantes, é imprescindívelconscientizar nossos profissio-nais da saúde sobre os perigosde manipulá-los incorreta-mente a fim de que evitemuma possível contaminação”,explica o parlamentar.

Qualidade devida à população

Em apenas um ano e meiode mandato, Pio Mielo celebraa provação de sete leis de suaautoria. Eleito o melhor vere-ador da cidade em 2013 peloMovimento Voto Consciente,o parlamentar promete aindamais empenho em proporações que tragam qualidade devida à população de SãoCaetano do Sul.

Quatro leis de autoria dePio, já sancionadas pelo Exe-cutivo, têm relação com a área

de educação: o estímulo àpediatria (nº 1536/13), à psi-cologia infantil (nº 1538/13) eà assistência social nas es-colas (nº 1537/13), além doprojeto que prevê a educaçãofinanceira e cidadania nasescolas (nº 1998/14). “Nãopodemos pensar educação,segurança ou esporte de ma-neira unilateral. Se queremosuma sociedade melhor no fu-turo, mais segura e justa, épreciso investir em educaçãono presente. Essas leis quali-ficarão ainda mais o processode aprendizado de nossascrianças e jovens”, justificaMielo.

Para o parlamentar, aconscientização é, sem dúvi-da, o caminho para mudança.Tanto que outra lei sancionadapelo Executivo Sulsancae-tanense trata da campanhasobre os malefícios das drogasvoltada às dependentes dosexo feminino (nº 2637/13).“O consumo de drogas deixoude ser um problema desegurança para se tornar umaquestão de saúde pública. Adependência das drogas, as-sim como do cigarro e doálcool, é temática de saúde edeve ser tratada grandiosa-mente com conscientização”,afirma o vereador.

Pio Mielo - vereador

Ministro da Saúdedá aval para cursode Medicina em SBC

Durante a cerimônia no dia23 em que o prefeito entregoua nova UBS Caminho do Mar,antiga unidade Mussolini quefoi reformada e ampliada, oministro da Saúde, Arthur Chi-oro, assinou termo de compro-misso para a implementação decurso de Medicina em SãoBernardo do Campo.

A graduação, que faz partedo “Programa Mais Médicos”,do governo federal, foi apro-vado com base em portaria doMinistério da Educação, querelacionou os 39 municípiosaptos a receberem o curso emparceria com instituição deeducação superior privada. Alista das cidades foi publicadapela Secretaria de Regulação

e Supervisão de Educação Su-perior no Diário Oficial no dia5 de setembro. A próximaetapa é a publicação pelo MECdo edital de chamamento dasinstituições de ensino.

Segundo o ministro, aabertura dos novos cursos temcomo objetivo reduzir o déficitde médicos hoje existente noPaís. “O MEC está abrindo 11.500 vagas para os cursos, dosquais 4.393 já estão autoriza-das. Se todo esse processo deescolha das faculdades interes-sadas for finalizado até o fimdo ano, o vestibular poderá serfeito em janeiro, com início dasaulas em março ou no máximono segundo semestre, mas de2015 não passa”, disse Chioro.

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 224

- 27 de Setembro de 2014

Bastidores Samuel OliveiraNão aprendem mesmoAs leis eleitorais não são res-peitadas, e o Tribunal Regio-nal Eleitoral (TER) que deve-ria fiscalizar os candidatosnestas eleições não tomamnenhuma medida para coibirexcessos. São inúmeros can-didatos que deveriam sermultados diariamente até to-marem vergonha e se descul-parem à população por suasarrogâncias e por burlarema lei, sem nenhum sentimentode vergonha. Esses são ospolíticos que querem mandarem nosso Estado e nosso pa-ís. É uma pena que a políticapraticada por muitos é umarremedo, se eles próprios(candidatos) não obedecemas leis criadas por outrosdeputados...

E a fiscalização?!?!Parece que as festas realiza-das nas cidades no último fimde semana só não teve comí-cio por parte dos candidatos,mas, não foi surpresa nenhu-ma da população que as fre-quentou, receberem dos can-didatos e seus cabos eleito-rais santinhos com fotos doscandidatos a deputado, prin-cipalmente quando o candi-dato cantor se apresentou emSão Caetano. Se a justiça e-leitoral quiser cassar a can-didatura de candidato can-tor até pode (ver fotos na re-de social), mas não o faráporque o plantão da justiçaestá inoperante na região, a-inda mais durante a noite.

E as placas hein?Continuam sendo derruba-das durante a noite, após as22 horas em São Caetano.Os candidatos de fora dacidade deveriam ao menos

retirá-las e contratar pessoalpara executar este serviço, enão derrubá-las nas praçaspara burlarem a lei. Pareceque só na cidade aconteceisso, nas outras cidades daregião parece que cumprema lei. Não é só um candidatode fora da cidade não. Sãotodos os candidatos que es-tão praticando o mesmo ex-pediente e a Justiça Eleitoralainda não tomou providências.

E o Maluf, hein?!?!Mais uma vez o deputadoPaulo Maluf foi derrotadopela justiça e teve barradaa sua candidatura, agorapelo Tribunal Superior Elei-toral, decisão da última ter-ça-feira (23). Ainda cabe re-cursos, infelizmente. Não ésó ele que deveria ser banidoda política não, tem muitoscandidatos que deveriam ser

barrados e conseguiram selivrar em última hora. A es-tes, boa sorte, mas deveriamser cassados pelo simplesfato de estarem em desacor-do com a justiça eleitoral eterem praticado algumairregularidade na eleiçãopassada. (opinião nossa,não da justiça eleitoral queé muito maleável com candi-datos e esquecem de fiscali-zar muita coisa errada).

Mudanças no Legislativo!?!Trabalhando firme para sereleito deputado estadualpelo partido Solidariedade,o vereador Cidão do Sindi-cato quer galgar um degrauna política e ser eleito porSão Caetano nas próximaseleições. Muita força de von-tade e trabalho duro marcama campanha do Cidão e suaequipe. Quem está vibrando

com a campanha, é seu pri-meiro suplente no Legisla-tivo, Bill da Construtora queestá apostando todas as suasfichas para eleger o amigo eocupar sua vaga na Câmarapelo próximos dois anos.Caso seja eleito, Cidão vaiocupar o destaque que teveo ex-deputado Marquinhoúltimo candidato realmentepelo município...

Muito trabalhoe boas chances...Não existem pesquisas indi-cando quem é o candidato adeputado federal melhorcolocado na região pararepresentar São Caetano naCâmara Federal, mas sehouvessem, poucos estariamcom grande margem devantagem um dos outros. Umpartido que anda muitoaplaudido não por ser novo,

mas, por sua dinâmica detrabalho, é o PEN - PartidoEcológico Nacional que temem São Caetano, GilbertoCosta como candidatíssimo auma vaga na Câmara federale Giba Marson em São Ber-nardo para estadual. - Gil-berto Costa ao que tudo in-dica, pode ser a revelação napolítica na Câmara nestaseleições, cacife, ele vem mos-trando que tem, e muito, - se-us inúmeros amigos estãotrabalhando em pról de suacandidatura que já é vence-dora e ganhou corpo na re-gião do ABC e interior. “Eleé do bem” - lema que oacompanha em todas aseleições.

Perdeu de novo!?!...O vereador, causídico e co-lecionador, Eder Xavier - sempartido, pois foi expulso do

PCdoB, continua colecio-nando derrotas na justiça.Parece que não aprende ougosta de ser colecionadormesmo. Além de ser criticadoconstantemente na mídia eem redes sociais por suaarrogância e não se posici-onar em nenhum lado no le-gislativo sancaetanense,quanto as denúncias nãoconcretizadas nas áreas dasaúde, esportes e na admi-nistração as quais ele dizprovas contundentes, mas,nunca apresenta a justiça, -vai se saber porque ele nãoas apresenta de uma vez. Is-so é um mistério que só elepode desvendar ou divul-gar... em todos os processosem que ele é autor a ten-dência sempre vai ser amesma. Derrota.

Perdeu de novo IIEm acórdão divulgado naúltima quinta-feira (25) o TJ- Tribunal de Justiça de SP,em segunda estância deuganho de causa a este escre-vinhador e ao Jornal Impren-sa ABC, impetrando maisuma derrota ao causídicosem partido e vereador EderXavier. Parabéns a justiça eaos desembargadores peladecisão de não renovar seusvotos a favor de Eder Xavier,colocando o fim do processoque o causídico pedia inde-nização por danos morais asduas partes, a empresa jor-nalística e ao escrevinhador,decidindo que, nada prejudi-cou o causídico e vereador,ao taxá-lo de imoral e cor-rupto, pela prática de nepo-tismo junto a prefeitura deSão Caetano no ano de2013. Animus injuriandi veldiffamandi.

Com o lema- “Ele é do bem”, GilbertoCosta vai conquistando seu espaço noGrande ABC e é um dos favoritos nacorrida à Câmara federal Pelo PEN -Partido Ecológico Nacional.

O apoio dos filiados do Sindicato dosMetalúrgicos é o trunfo que tem Ci-dão do Sindicado para conquistar umavaga na Assembléia Legislativa peloPartido Solidariedade.

O arrogante causídico e vereador sempartido, Eder Xavier agora tambémestá ganhando o título de colecionarderrotas em seus processos, aindamais quando se trata contra a mídia.

Por Carlos SampaioDeputado Federal

As novas denúncias no escândalo de corrupção e lavagemde dinheiro da Petrobras não deixam dúvidas quanto ao fato deque o esquema implantado nos governos Lula e Dilma e quedilapidou o patrimônio da maior empresa pública do país podeser considerado uma continuação ampliada do Mensalão, comoficou conhecido o pagamento de parlamentares da base aliadaem troca de votos no Congresso e que levou à prisão a maioriados denunciados.

Desbaratada pelas investigações à época, e delatada por umde seus membros, o então deputado federal Roberto Jefferson,a quadrilha formada para manter a unidade em torno das decisõesdo Executivo, à base de propina, acabou migrando, com outrosnomes e novos métodos, para as entranhas da estatal do petróleo,já há muito tempo aparelhada pelo PT e partidos aliados.

Com o meticuloso trabalho de apuração da Polícia Federal ea delação acordada com a Justiça do ex-diretor Paulo Robertoda Costa, que passou a colaborar com as investigações – aexemplo do que fez Jefferson -, novas informações vieram àtona, como os nomes de deputados, senadores, ministros e umex-governador, apontados pelo delator como beneficiários doesquema de corrupção, cuja abrangência, ainda incerta, podechegar a uma centena de pessoas.

O tamanho do “Petrolão” impressiona e faz o episódio doMensalão assumir contornos diminutivos, quando se comparamos valores desviados. Enquanto no segundo caso as somas dacorrupção ficam na casa dos R$ 100 milhões, no primeiro asapurações até o momento já indicam algo em torno de R$ 4bilhões. O próprio procurador-geral da República, Rodrigo Janot,ficou surpreso ao saber dos detalhes financeiros do esquema edeclarou nunca ter visto “tanto dinheiro”.

Por tudo isso, somado à luta da oposição para se fazer umainvestigação séria e aprofundada sobre mais este escândalo semprecedentes do governo petista, a antes desacreditada CPMIda Petrobras ganhou força e pode se transformar na maisimportante instância para que os eleitores conheçam, depreferência antes das eleições, quais são os políticos queroubaram a empresa e, assim, tenham tempo de puní-los nasurnas.

Foi assim em 2006, na CPI dos Sanguessugas, que investigoudesvios de dinheiro público na compra de ambulâncias e envolveu72 parlamentares. Como sub-relator da comissão, apontei asprovas contra todos e entreguei o relatório final uma semanaantes das eleições daquele ano! O resultado foi que 67 acusadosnão conseguiram se reeleger. Eis aqui uma demonstração clarade que a população, quando bem informada, vota certo!

A CPI do Mensalão, da qual também fui sub-relator,igualmente encontrou resistência e ceticismo perante a opiniãopública, mas cumpriu seu papel, ajudando a formalizar as provascontra os 40 denunciados - parte deles hoje está no Presídio daPapuda, em Brasília, cumprindo pena.

Por essas considerações, estou convencido de que não serádiferente agora, na CPMI da Petrobras! Como membro titularda comissão, não vou medir esforços para agilizar asinvestigações a ponto de possibilitar que o Brasil conheça todosos envolvidos no escândalo, antes de 5 de outubro. É o mínimoque a população brasileira espera e merece!

OPINIÃO

O Mensalão continua

Pesquisa Ibope aponta vitória emprimeiro turno de Geraldo Alckmin

Pesquisa Ibope divulgado na terça mostra governador com 49% das intenções de voto

A última edição da pesquisaIbope sobre a sucessão aogoverno de São Paulo, divul-gada na última terça-feira (23),mostrou pouca alteração nocenário eleitoral e manutençãoda liderança do governadorGeraldo Alckmin (PSDB).

Em comparação ao levan-tamento anterior, divulgado há

Veja quanto pontuoucada candidato:

Geraldo Alckmin (PSDB) – 49%Paulo Skaf (PMDB) – 17%Alexandre Padilha (PT) – 8%Laércio Benko (PHS) – 1%Gilberto Natalini (PV) – 0%Raimundo Sena (PCO) – 0%Wagner Farias (PCB) – 0%Gilberto Maringoni (PSOL) – 0%Walter Ciglioni (PRTB) – 0%Brancos e nulos: 12%Não sabe: 11%

duas semanas, o tucano passoude 48% para 49% das in-tenções de voto. No mesmoperíodo, o candidato Paulo Skaf(PMDB) foi de 18% para 17%. Em terceiro lugar na disputaestadual, o candidato Alexan-dre Padilha manteve o patamarda pesquisa passada, de 8%.

No período, os votos bran-

cos e nulos passaram de 11%para 12%. A margem de erroestimada do levantamento é de2 pontos porcentuais para maisou para menos.

O resultado da pesquisaainda garante uma vitória dogovernador em primeiro turnocaso as eleições fossem reali-zadas hoje. A sua intenção de

voto, de 49%, supera a somade todos os seus rivais, de 26%.

Rejeição O candidato com maior

índice de rejeição na disputaestadual é Padilha (23%),seguido por Alckmin (16%) eSkaf (13%). A pesquisa enco-mendada pela TV Globo e pe-lo jornal “O Estado de S.Paulo” também mediu a apro-vação do atual governo. Para45%, a administração do tuca-na é avaliada como “ótima” e“boa”, enquanto para 14% elaé “ruim” ou “péssima”.

A pesquisa foi realizadaentre os dias 20 e 22 desetembro. Ao todo, foram ou-vidos 2.002 eleitores. A son-dagem foi registrada no TSE(Tribunal Superior Eleitoral) sobo protocolo nº BR -00754/2014.

Em março deste ano, o ve-reador Beto Vidoski encami-nhou ao executivo indicaçãosugerindo um Plano de Demis-são Voluntária - PDV, aos fun-cionários da USCS - Universi-dade de São Caetano do Sul,autarquia da Prefeitura. Aproposta do parlamentar foifundamentada em sugestõesde funcionários que o procura-ram e, gostariam de aderir a de-missão, desde que houvesse in-centivo.

A partir das sugestões dovereador, o executivo encami-nhou essa semana à CâmaraMunicipal, um projeto de lei

Funcionários da USCS terão incentivoem Plano de Demissão Voluntária

com as propostas para a im-plementação do PDV. A leipermitirá estimular docentes efuncionários que desejam reo-rientar suas vidas profissionais,tendo direito a verba indeni-zatória, título de incentivo pelopedido de desligamento volun-tário, fixado em 100% da últimaremuneração total por ano detrabalho, verbas rescisórias le-gais de caráter trabalhista, le-vando em conta o tempo deserviço público, além de man-ter a cesta básica e o plano deassistência médica por mais 12meses, a partir do desligamento.

De acordo com o vereador

a instituição é composta por 500funcionários, sendo 300 profes-sores e 200 no setor adminis-trativo. “Essa iniciativa iráreduzir os gastos da Universi-dade e, consequentemente,permitirá maiores investimen-tos em outras áreas visandosempre um ensino de quali-dade. Creio que a propostatambém renderia efeitos posi-tivos em outras áreas munici-pais, como na secretaria dasaúde e educação”, argumentaBeto.

O projeto seguirá para a se-gunda discussão e votação napróxima sessão de Câmara,

que ocorrerá dia 30 de se-tembro.

Beto Vidoski - vereador

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 224

- 27 de Setembro de 2014

Atendemos nas especialidades: Equoterapia, Fisiatria, Fisioterapia, Fonoaudiologia,Hidroterapia, Neurologia, Neuropediatria, Odontologia, Psicologia, Psicopedagogia,

Psiquiatria e Terapia Ocupacional. CONVÊNIOS E PARTICULAR.

Retração no Comércio provocaelevação da taxa de desemprego

O mês de agosto foi marca-do por acréscimo de 0,7% nataxa de desemprego total naregião do ABC, passando de10,6% em julho para os atuais11,3%. Em contrapartida, au-mentou o emprego assalariadono setor privado com carteirade trabalho assinada (1,7%), efoi registrada redução de 7,1%no número de autônomos. Osdados foram divulgados na úl-tima quarta-feira (24), duranteapresentação da Pesquisa deEmprego e Desemprego, reali-zada pela Fundação Seade epelo Dieese, em parceria como Consórcio IntermunicipalGrande ABC.

O contingente de desem-pregados foi estimado em 157mil pessoas, 11 mil a mais emrelação ao mês anterior. Esteresultado deveu-se à ligeiraredução do nível de ocupação(eliminação de 5 mil postos detrabalho, ou -0,4%) e ao pe-queno acréscimo da força detrabalho da região (mais 6 milpessoas, ou 0,4%). ‘’Há umatendência de maior quantidadede pessoas entrando no merca-do a partir do segundo semes-tre, isso desequilibra e alimentaa proporção de desempregosna região”, explicou o técnicoda Fundação Seade e coorde-nador da PED, AlexandreLoloian, durante a apresen-tação.

Entre julho e agosto, a taxa

Pesquisa aponta sinais positivos para o ABC, como ampliação dos rendimentos médios dos assalariados e redução do contingente de autônomosde desemprego total perma-neceu relativamente estável naRegião Metropolitana de SãoPaulo (de 11,4% para 11,3%),no município de São Paulo (de10,8% para 10,7%) e nos de-mais municípios da RMSP,exceto a capital (de 12,2% para12,0%).

Na Região do ABC, o nívelde ocupação reduziu-se ligei-ramente (-0,4%) e o contin-gente de ocupados foi estimadoem 1.229 mil pessoas. Segundoos principais setores de ativi-dade econômica analisados, onível de ocupação diminuiu noComércio e Reparação de Veí-culos Automotores e Motoci-cletas (-4,4%, ou eliminação de9 mil postos de trabalho), epermaneceu em relativa estabi-lidade nos Serviços (0,2%, ou1 mil).

Alexandre Loloian a-pontou para recuperação dosetor de Indústria de Transfor-mação, que gerou 4 mil postosde trabalho (1,3%), destaquepara a metalmecânica que cri-ou 2 mil novos postos (1,3%).‘’A ocupação na Indústria deTransformação se estabilizouapós queda crescente nos últi-mos meses, esse pode ser umindício de arrancada do setorpara o segundo semestre”,disse.

Segundo posição na ocu-pação, o número de assalaria-dos cresceu 1,4%. No setor

privado, elevou-se o empregocom carteira de trabalho assi-nada (1,7%) e reduziu-se li-geiramente o sem carteira (-1,1%). No mês em análise, ocontingente de autônomoscontraiu-se em 7,1%.

Em agosto, aumentou amédia de horas semanais tra-balhadas pelos ocupados e as-salariados (de 40 para 41 ho-ras). A proporção dos que tra-balharam mais de 44 horassemanais também se elevouentre os ocupados (de 23,3%para 25,5%) e assalariados (de20,7% para 23,7%).

Entre junho e julho, ampli-aram-se os rendimentos médi-os reais de ocupados (4,0%) eassalariados (7,5%), os quaispassaram a equivaler a R$2.043 e R$ 2.086, respecti-vamente. Também cresceramas massas de rendimentos deocupados (1,5%) e assalaria-dos (4,8%), em ambos os casos,devido às elevações dos ren-dimentos médios, que mais quecompensaram as reduções dosníveis de ocupação. Para Ale-xandre, o aumento do rendi-mento médio somado às horastrabalhadas pode ser um indi-cador de um possível aumentono número de contratações.“Os que estão ocupados traba-lharam mais, o que pode sersinal de que a ocupação deveaumentar nos próximos me-ses”, destacou.

PA Central fecha parareforma por seis meses

As primeiras obras já começaram: unidade fechará as portas a partir de 6 de outubro

Equipamento será transformado em Unidade de Pronto Atendimento 24h; de-manda será distribuída para outros espaços da rede de urgência e emergência

OUTROS LOCAIS PARAATENDIMENTO DO PÚBLICO

UPA CENTROFuncionamento - de segunda-feira a domingo, 24 horas.Endereço - Rua Agenor de Camargo, 129. Centro.UPA SACADURA CABRALFuncionamento - de segunda-feira a domingo, 24 horas.Endereço - Rua Lauro Muller, 354. Bairro Sacadura Cabral.

A partir de 6 de outubro, oPA (Pronto Atendimento) Cen-tral 24 horas, antiga Faisa(Fundação de Assistência àInfância de Santo André), loca-lizada ao lado do Paço, fecharáas portas para reforma e am-pliação. A obra, que tem dura-ção contratual prevista de seismeses, deverá ser entregue noaniversário da cidade – abril de2015. Durante esse período, oatendimento dessa unidade darede de urgência e emergênciamunicipal será transferido paraoutras duas UPAs (Unidadesde Pronto Atendimento) - Cen-tro e Sacadura Cabral.

Com a reforma e a ampli-ação, o equipamento públicoserá readequado nos padrõesde uma UPA - porte II (comabrangência de 100 mil a 200mil habitantes). Na prática,além da otimização do espaçoe melhoria do atendimento àpopulação, a unidade passaráa receber recursos do Minis-tério da Saúde para sua manu-

tenção mensal - hoje, o custeioé 100% da Prefeitura de SantoAndré.

Com média mensal de 12mil atendimentos e alta deman-da, o secretário de Saúde deSanto André, Homero Nepo-muceno Duarte, sinalizou queos usuários se acostumarãocom a mudança provisória dosserviços no local. “Claro quesempre um incômodo vai gerar,mas será por uma boa causa ea população entenderá”, previuo gestor, que também é médico.

Para o usuário que, por ven-tura, não estiver informado dasuspensão do atendimento no

PA Central, a Secretaria deSaúde providenciará, duranteos primeiros 30 dias, uma vanpara o transporte do usuáriopara as outras duas unidadesde referência. Também umaviatura do SAMU (Serviço deAtendimento Móvel de Urgên-cia) ficará disponível para qual-quer atendimento emergencial.

Os funcionários do PA Cen-tral, entre médicos, enfermei-ros, auxiliares de enfermageme farmacêuticos, além dopessoal do administrativo, se-rão também transferidos parareforço do atendimento nessesequipamentos.

Oncologia infantil da FMABCrecebe doação de R$ 35 mil doFundo de Assistência à Criança

Renovação dos equipamentos e Brinquedoteca do Ambulatóriofazem parte das melhorias para os próximos meses

Com parceria informaldesde 2012, o Departamentode Oncopediatria da Facul-dade de Medicina do ABC eo FAC - Fundo de Assistênciaà Criança assinaram contratode colaboração em agosto.Há dois anos, a FAC tem aju-dado o setor de OncologiaInfantil com doações deremédios não cobertos peloSUS - Sistema Único de Saú-de ou procedimentos de altovalor. Agora, além desse au-xílio, a ONG colocará à dis-posição R$ 35 mil por anopara melhorias no ambula-tório. “Nós decidimos que odinheiro será investido em e-quipamentos para quimiote-rapia e modernização dosaparelhos já existentes”, ex-plica o Dr. Jairo Cartum, co-ordenador da Oncopediatriada FMABC.

O FAC existe há 15 anose apoia 22 entidades espa-lhadas pelo país, entre hos-pitais e casas de apoio a cri-anças com câncer, doençashepáticas e cardíacas. “É mui-to gratificante poder ajudar asuprir essa lacuna na rede deserviços. Infelizmente há de-fasagem entre a busca e a ne-cessidade”, declara Sandra

Maria de Carvalho Miranda,Assistente Social do ServiçoSocial da FAC, que acrescenta:“Nós entramos com o auxíliosempre que necessário. Quan-do uma criança precisa de umremédio, ou exame muito caro,ou um tratamento que tem umafila de espera grande no SUS,nós atendemos à essa demandaatravés das doações querecebemos aqui”.

A colaboração com essetipo de serviço também acon-tece na Oncopediatria da FMABC através da AVCC - As-sociação Voluntária de Comba-

te ao Câncer, que atua na ins-tituição desde 1998.

Nova BrinquedotecaA partir de iniciativa do

Curso de Terapia Ocupacionalda FMABC, as crianças daOncopediatria irão recebertambém renovação de toda abrinquedoteca da recepção doambulatório, patrocinada pelafabricante de brinquedos“Fisher Price”. “Nós semprebuscamos fazer o melhor paranossas crianças e com essasparcerias isso se torna maisfácil de concretizar”, ressaltaDr. Jairo Cartum.

Equipe multidisciplinar do ambulatório de Oncopediatria

Cursos do Pronatec estãocom inscrições abertas

em Santo AndréQuem quiser se qualificar

melhor para o mercado de tra-balho deve se dirigir a uma dascinco unidades do Cras (Cen-tro de Referência de Assis-tência Social) de Santo Andrée fazer a sua inscrição no Pro-natec (Programa Nacional deAcesso ao Ensino Técnico eEmprego). Os cursos de espa-nhol básico, auxiliar adminis-trativo e operador de computa-dor estão abertos para aumen-tar as chances de pessoas debaixa renda conseguirem ingres-sar em cursos técnicos e tam-bém em vagas profissionaisque garantam um futuro maispromissor uma vaga em umaempresa. As aulas serão inicia-das na próxima segunda-feira(29), no Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnolo-gia (Avenida Rangel Pestana,s/nº, Jd. Cristiane). Os cursoterão dois meses de duração.

O Pronatec é um programacriado pelo governo federal eoferece cursos técnicos e pro-fissionalizantes gratuitos em to-do o país. Para participar, oaluno deverá estar cursando outer concluído o ensino médio eminstituições da rede pública deensino. Também podem seinscrever pessoas de famíliasinscritas no Cadúnico e BolsaFamília.

Em Santo André, as ins-crições para o Pronatecsão realizadas nas sedesdos Cras, das 8h às 17h,de segunda a sexta-feira.Confira a relação:Cras Centro - Rua Xavier deToledo, 350 - Centro - 4433-4550Cras Cidade São Jorge - Av.São Paulo, 1.116/1.120 –Cidade São Jorge - 4474-2712Cras Vila Luzita - Estrada doPedroso, 236 - Vila Luzita -4455-8527Cras Recreio/Parque Miami- Rua Arara Azul, 1.705 -Recreio Borda do Campo -4457-9880Cras Alzira Franco - RuaAmapola, s/nº - Alzira Franco- 4474-1928

Para anunciar ligue

4221-1667 - 4221-189295201-7241

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 224

- 27 de Setembro de 2014

A magnífica performanceda F.M.F. FC nas 166

partidas no futebol amador

Fundada em 05 de Setem-bro de 1993 a simpática equipeF.M.F. FC festejou seus 21anos. Para gaudio de seu de-dicado presidente José Davil-son da Cruz "Baianinho" umaconcorrida roda de samba rea-lizou-se para o aniversário.

O Cantinho do Zezé, sem-pre informando os adeptos alvinegros, levantou os dados daspartidas realizadas. 166 jogosfazem parte do curriculum daagremiação, assim descritos:82 vitórias, 47 empates, 37derrotas, um total de 356 golspró, 229 sofridos, 127 gols desaldo. O articulista local estáno aguardo dos dados referen-tes aos três jogos disputadospela série B do CampeonatoMunicipal de São Caetano doSul promovido pela L.S.F.

Canhotinho marca depenalidade máxima na

Avant Premiere no União/Inter

Jogaram no último sábadono Estádio Distrital do BairroFundação; os ex-ases dopassado, oriundos das equipesdo Bairro São José, que for-mam a equipe do União InterAmigos, a principal novidadefoi a presença do habilidosomeia Canhotinho, feliz da vidapor marcar no placar de 3x2para a equipe bordô.

Eis a marcha da contagem:Nena 1x0, Ratinho 2x0 para aequipe azul/branca porém nu-ma espetacular reação Pulgafez 1x2, Fernando 2x2 e ele oestreante deu números finais,Canhotinho que passou pelasfileiras do União Vila São José"Força Jovem" foi o autor dogol da virada sensacional. Eisos astros do futebol show:Fábio, Marcão, Pedrão, Jair,Fernando, Pulga, Luis Carlos(Canhotinho), Dinho, Zé Eduar-do, Zelão, Tom (vencedores).Magrão, Joaquim, Tito, Ricar-do, Augusto, Marino (Fred),Naldo, Adriano, Nena, JoãoGomes (vencidos). Arbitragemdo Sr. Maya. Destaque para atarde de hoje: atleta Dinho po-derá chegar ao seu jogo de nú-mero setecentos pelo UniãoInter Amigos.

Nostalgia do FlamengoFutebol Clube do BairroSão José fundado em 01/

05/1954

Numa era dourada do fute-bol amador em São Caetano doSul, relembramo-nos do Fla-mengo Futebol Clube, um dosmais respeitáveis conjuntos es-portivos.

Em partida realizada no in-terland paulista vocês curtemna foto seus astros da esquer-da para a direita: Antonio Bre-ve, Valtinho, Nelsinho, AltinoSegantin, Pelé, Mococa, aga-chados: Canhoteiro, Amiltinho,Cabelo, Abobrinha, Olivio. Elescom muita propriedade mostra-ram a grandiosidade do cluberubro negro, onde grandes per-formances foram aplaudidaspelas plateias que compa-reciam em grande número.Nossa homenagem é exten-siva ao considerado Wilson,que foi técnico do Mengão.Aguardamos novidades foto-

CANTINHO DO ZEZÉgráficas do Flamengo para e-naltecer essa fase dourada dofutebol amador.

Cantinho do Zezé, 60 anosao lado do esporte em Sanca.

A vida esportiva do UniãoVila São José "Força

Jovem" bairro São Josétraduzida em números nafantástica campanha no

amadorismosancaetanense

Cantando em verso e prosapor todos os atletas que passa-ram pelo clube até os dias dehoje nos lembramos com muitocarinho do União Vila São Jo-sé, que tiveram em José Deus-dedite da Silva com 440 apre-sentações na direção da equipeprincipal, José Pires Maia "Ze-zé" com 436 partidas na dire-ção do expressinho, seus traba-lhos como técnicos traduziramtoda a grandeza que vocês cur-tem no Jornal Imprensa ABCconforme abaixo.

Equipe principal: 364 vitó-rias, 117 empates, 55 derrotas,1.666 gols marcados, 592 so-fridos, 1.074 gols de saldo po-sitivo, o Expressinho, 394 vitó-rias, 104 empates, 52 derrotas,1.865 gols marcados, 610 so-fridos, 1.255 gols de saldo po-sitivo, duas brilhantes campa-nhas invictas no estádio Distri-tal "Carlos Joel Nelly" hoje ad-ministrado pelo Sete de Setem-bro FC. 71 partidas invictas noprincipal e 68 partidas invictasno expressinho, Zelão e Jairzi-nho com 500 jogos cada umformam com mais 51 atletas"os recordistas da Força Jo-vem" lembrando aos nobres es-portistas que aquele estádio dis-trital foi inaugurado em 09 deJunho de 1968. Quase 2.000gols foram inseridos nos arqui-vos força jovem. Jairzinho é ogrande goleador do clube poisa "deusa branca" balançou 466vezes.

Fundado em 13 de Maio de1976 teve até 27 de Julho de1991 essa notável trajetória es-portiva, Silva e Zezé, iniciaramcomo atletas do União.

Chuva adia a quintarodada do municipal pelas

séries A e B em 2014

No último fim de semana aschuvas atrapalharam as equi-pes que formam o Campeo-nato Municipal promovido pelaLiga Sancaetanense de futebol.

Acompanhem pelo JornalImprensa ABC semanalmenteas novidades do esporte "Can-tinho do Zezé" agradece as de-monstrações de carinho tribu-tadas nas 1.069 locuções es-portivas já realizadas, lem-brando que amanhã Azulãoreceberá a equipe do Guara-tinguetá às 16h no lendárioEstádio Municipal "AnacletoCampanella" partida de núme-ro 585 em jogos oficiais.

Memórias: em 25 de Marçode 1990 a AD São Caetanovenceu o Paulistano de SãoRoque por 2x1 com gols deLondrina e Taloni, eis a for-mação: Uilton, Felix (Marcão),Luis Pereira, Alemão, Cacá,Rogerio, Taloni e J. Carlos(Barbella), Loro, Londrina(Giba), Tião. Técnico José Ga-zetto "Zelão". O 1º jogo oficialno Anacleto Campanella.

José Pires Maia "Zezé"

Mais ciclistas entramna “Pedalada Noturna”

Agenda semanal doesporte de São Caetano

(27/09 a 02 de outubro)BasqueteMasculino Sub 14/Sub 15 -A.A. São Caetano x Meto-dista São Bernardo - Hoje.C.P. Delenice A. F. de Oli-veira (Joana Motta). A par-tir das 9h.HandebolSemi Final e Final do Pau-lista de Handebol MasculinoAdulto - Hoje e amanhã.C.P. Marlene José Bento(Eda). A partir das 14h.

VôleiFeminino Adulto - MolicoOsasco x São CristóvãoSaúde São Caetano - Hoje.Osasco. 17h. Feminino Sub 21 - Bradescox São Cristóvão Saúde SãoCaetano - Dia 30 (terça).Bradesco. 19h.Feminino Sub 19 - Barueri xSão Cristóvão Saúde SãoCaetano - Dia 2/9 (quinta).Barueri. 19h.

O evento da última segunda-feira atraiu 532 pedaleiros para um passeio descontraídoChegar do trabalho toda se-

gunda-feira, pegar os itens desegurança e a sua bicicleta, es-ta é, cada vez mais, a rotinados participantes do PedaladaNoturna, que a cada semanaatrai novos fiéis amantes dopedal. A ação, que acontecesempre às segundas-feiras,com concentração no espelhod´água do Paço Municipal, per-corre as ruas da cidade comtotal apoio do Departamentode Engenharia de Tráfego(DET). Na última segunda-feira, 532 ciclistas participaramde um passeio descontraído.

O Departamento de Enge-nharia de Tráfego (DET), co-mo em todas as edições ante-

riores, dá apoio com seis motose três viaturas, escoltando to-dos os ciclistas até o retornoao Paço. O suporte oferecidopela Prefeitura é uma antigasolicitação dos amantes do pe-dal que costumam passar pelasprincipais vias da região doGrande ABC. O Pedalada No-turna tem concentração noespelho d´água do Paço Mu-nicipal, a partir das 19h. Às 20h30, o passeio começa pelasruas com previsão de encer-ramento às 22h. A participaçãoé gratuita. A orientação doDET é para que todos os equi-pamentos de segurança indi-vidual sejam utilizados pelos ci-clistas.

Para o secretário de Mobili-dade Urbana, Obras e ServiçosPúblicos, Paulinho Serra, a a-ção, que acontece desde 2013,é um grande incentivo à práticada pedalada e interação dospraticantes na cidade. “Vamosincentivar cada vez mais estemodal; os ciclistas terão cadavez mais ciclovias à disposição.Depois do corredor verde daAvenida das Nações, as aveni-das Prestes Maia, Firestone eAdriático serão contempladas.Esperamos concretizar até oinício de 2015, 40 quilômetrosde ciclovias em nossa cidade”,pontuou Paulinho.

Confira abaixo o trajeto doPedalada Noturna pelas ruas

da cidade: Espelho D’Água -Praça IV Centenário, Av. Por-tugal, sentido Centro/Bairro, al-ça de descida da Av. 15 de No-vembro, Viaduto Antonio AdibChammas, Rua dos Alpes, RuaArauás, Rua Caraguatatuba,Avenida Itamarati, Rua Eduar-do Prado e Avenida das Na-ções.SERVIÇOPedalada NoturnaData: Toda segunda-feira, apartir das 19hLocal: Concentração noespelho d´água do PaçoMunicipalSaída às 20h30 (estimada)com retorno previsto às 22hParticipação gratuita

Luis Carlos Martins, o “Rei doacesso” está de volta ao AzulãoApós 15 anos, o técnico retorna ao São Caetano e assume a

equipe depois do término da Série CNa terça-feira, a diretoria

do São Caetano anunciou o pri-meiro reforço para a tempora-da 2015. O técnico Luís CarlosMartins assinou com o clubedo ABC até novembro do anoque vem. O treinador assumea equipe depois do término daSérie C, nas duas rodadas fi-nais da competição, o interinoMárcio Griggio permanece nocargo.

Após 15 anos, o treinadorretorna com a missão inicial deconduzir o Azulão novamenteà elite do futebol paulista, fatoque não é novidade para o co-

mandante. Conhecido como“O Rei do Acesso”, o profis-sional ganhou a fama depois deconquistar 14 promoções de sé-rie, sendo 13 apenas no futebolpaulista.

“É uma honra voltar a diri-gir o São Caetano. Recebi pro-postas de diversas agremia-ções, agradeço o convite, masjá aceitei o desafio. Vamos ini-ciar um planejamento, montaruma equipe competitiva e fazero que for necessário para tra-zer de volta o sorriso e o or-gulho ao torcedor”, declarou.

Em 1999, Luís Carlos Mar-

tins dirigiu o Azulão e ajudou amontar um dos maiores elencosda história do clube, o grupo vi-ce-campeão da Taça João Ha-velange de 2000.

Mil atletasdisputametapa do

Circuito deCorrida de

Rua eCaminhada

2014

A manhã deste domingoserá de muito esporte e lazerem São Bernardo do Campo.A partir das 8h, será dada alargada para a terceira etapado Circuito de Corrida deRua e Caminhada 2014, naAvenida 31 de Março, noBairro Paulicéia. A via ficaráinterditada das 6h30 às 9h30,e a prova contará com apoiode agentes de trânsito e deguardas civis municipais. Asinscrições foram realizadasno dia 15 de setembro, e asmil vagas se esgotaram empoucas horas.

A entrega dos kits aosinscritos será realizada atéhoje, das 10h às 18h, direta-mente na Loja A Esportivado Shopping Metrópole (Pç.Samuel Sabatini, 200 - Cen-tro). Quem preferir pode re-tirar no dia da prova, das 7hàs 8h. É necessário apre-sentar documento com foto.

O Circuito de Corrida deRua e Caminhada de SãoBernardo foi lançado em2010 e possui cinco quilô-metros de extensão, tantopara caminhada quanto paracorrida. São realizadas qua-tro etapas por ano, e os cor-redores recebem pontuaçãoacumulativa de acordo comseus desempenhos nas pro-vas. As duas primeiras de2014 foram realizadas naPaulicéia, em abril, e no Ria-cho Grande, em maio. Aquarta e última está marcadapara o dia 9 de novembro, naAvenida Kennedy.

Prova será amanhã,a partir das 8h, na

Paulicéia

Para anunciar ligue:

4221-16674221-1892

ou envie ume-mail para:imprensa@

imprensaabc.com.br

Corujão BMX é reagendadopara este fim de semana

A Coordenadoria de Açõespara a Juventude (Cajuv) deSão Bernardo do Campo rea-liza neste fim de semana o 1ºCorujão BMX, no Parque daJuventude Città di Maróstica.A atividade estava prevista pa-ra o fim de semana passado,mas foi reagendada em virtudeda chuva. A competição come-ça às 22h deste sábado (27) esegue até 5h do domingo (28),uma madrugada inteira reser-vada aos adeptos de manobrasradicais em cima de bicicletas.

A entrada dos pilotos serápermitida até 22h do sábado,

horário em que os portões se-rão fechados. Para participaré obrigatório o uso de capa-cete, e recomendável o usodos demais equipamentos deproteção, como cotoveleiras ejoelheiras. Menores de idadesó poderão participar se acom-panhados por pais ou respon-sáveis. Vale ressaltar que qual-quer piloto que sair do parquedurante a atividade, chamadade corujão pelos organiza-dores, não poderá voltar.

Para participar os interessa-dos deverão apresentar docu-mento de identidade com foto,

e recomendável a utilização dacarteirinha do parque, que po-de ser feita na administração,de terça a sexta-feira, das 9hàs 16h, e sábados, domingos eferiados, das 9h às 12h. Paraisso, é só levar uma foto 3x4 edocumento com foto. Já osmenores precisam de autori-zação assinada pelos pais ouresponsável.

O Parque da JuventudeCittà di Maróstica fica na Ave-nida Armando Ítalo Setti, 65,Centro. Mais informaçõescom a administração do par-que, pelo telefone 4121-2622.

Academias da Saúde de Mauáganham novos equipamentosCom apenas seis meses de

funcionamento as duas Acade-mias da Saúde da cidade já ga-nham reforço de equipamen-tos. A Academia do JardimOratório recebeu um aparelhomultigiros e um esquiador du-plo. Já na academia do JardimKennedy foi instalado um mul-tigiros. A melhoria é conse-quência de reivindicação dosusuários, feita no dia da inau-guração. Instalados na metadedo mês, os novos equipamen-tos já fazem sucesso entre osfrequentadores do espaço.

O educador físico MarioAntonio Dawid Pedro explicaos benefícios propiciados pelosnovos equipamentos. “O esqui-ador é mais aeróbico, trabalhatanto braços quanto pernas epode ser utilizado livremente to-do dia.” Por ter impacto menor

do que caminhada o aparelho éindicado para pessoas com res-trições nos membros inferio-res. Já o multigiros trabalha bra-ços e costas e devido a suas al-tura e posição pode ser utilizadoaté mesmo por cadeirantes.

Os equipamentos são pro-duzidos em tubo de aço carbo-no, com manoplas emborra-chadas e pintura eletrostáticaque garante proteção e durabi-lidade.

Sandra da Silva Santos, 43,moradora do Jardim Oratório,participa do Programa Mauáde Bem Com a Vida desde oseu lançamento e garante: “es-te programa e a academia sãoas melhores coisas que te-mos.” Ela afirma que mesmonos dias em que não ocorre ati-vidade do programa utiliza osequipamentos da academia.

“Faço caminhada todo dia eparo aqui para me exercitar. Oprofessor falou que o esquiadorpode ser feito todo dia. Já noteia diferença, além de mais dis-posição, o corpo está ficandotorneado,” revela.

Ela lembra que muitos ido-sos também frequentam o lo-cal. “Muitos idosos até para-ram de tomar alguma medica-ção e tanto eles quanto os maisnovos estão com mais pique edisposição para tudo,” completa.

As duas academias são li-gadas às Unidades Básicas deSaúde dos bairros e utilizadaslivremente pela comunidade,mas também contam com a-genda do Programa Mauá deBem com a Vida, que ofereceatividades físicas nas 23 UBSse nos Centros de Atenção Psi-cossocial (CAPS).

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 224

EsotéricoTina SimãoFacilitadora

e Consultoraem Feng Shui

www.luzinterior. com.br

“Rei” significa universal,“ki” é energia vital. REIKI, aforça que existe em tudo e to-dos e quando canalizada pro-move saúde e bem estar. Éuma técnica de captação etransmissão de energia reali-zada pelas mãos.

Tem a finalidade de restabe-lecer o equilíbrio que precisa-mos promovendo a livre circu-lação de energia pelo corpo pa-ra garantir o bem estar daspessoas que o recebem.

A técnica foi redescobertapelo prof. Mikao Usui que sededicou a estudar sobre a ener-gia curativa das mãos. Basea-do em conhecimentos antigose nos milagres de Jesus, estu-dou sânscrito e antigos docu-mentos budistas encontrandoneles os símbolos utilizados natécnica Reiki entendendo quequando estes símbolos são aci-onados ativam e captam aenergia vital cósmica.

Antes de morrer o prof. Mi-kao Usui passou este conheci-mento a outros mestres e a

Explicando o Reikitécnica chegou ao Ocidentepor meio da Hawayo Takata,nos anos 40 e ao Brasil na dé-cada de 80.

Os cinco princípios básicosdo Reiki, indicados pelo MestreMikao, e que devem ser segui-dos para se ter uma verdadeiraharmonização com a energiauniversal são:

“Somente por hoje não tereiraiva.”

“Somente por hoje não ireime preocupar.”

“Somente por hoje agrade-cerei por todas as minhas bên-çãos.”

“Somente por hoje fareimeu trabalho honestamente.”

“Somente por hoje sereigentil com todos os que mecercam.”

Você sabia que.....- Reiki não está vinculado

a qualquer religião e sua apli-cação independente da fé reli-giosa do praticante;

- Não há contra indicaçõese pode ser aplicado em crian-ças, idosos, animais, plantas, á-

gua, medicamentos, doentes ealiado a outras terapias;

- A técnica Reiki é simplese o aprendizado depende damuito mais da dedicação do alu-no do que da quantidade de in-formações recebidas em aulas,cursos ou literaturas sobre oassunto;

- Antes da aplicação doReiki no cliente geralmente oterapeuta conversa com o mes-mo para saber de seu histórico;

- O Reiki trabalha sobre oschacras e os órgãos ativandoos canais energéticos atravésde toques sutis;

- A sessão de Reiki tem emmédia uma hora de duração epode ser realizada em qualquerlugar.

Mais informações: 11 4238-8619 ou [email protected].

Existe ou não mulher difícil?Quais são as estratégias paraconquistar este ser tão comple-xo? Estas e outras questões sãocolocadas de forma bem-hu-morada no espetáculo teatralNão Existe Mulher Difícil.

A peça é um monólogo di-nâmico e moderno que retratade forma divertida o que umhomem faz após uma separa-ção. Após ser deixado pela mu-lher, o personagem volta aouniverso dos solteiros e se vêem uma nova realidade: as mu-lheres estão mais independen-tes e a cada dia mais exigentes.Como lidar com essas e outrasquestões em seus novos rela-cionamentos? Como as mulhe-res pensam e o que elas que-rem?

Imperdível para homens emulheres, casados ou solteiros.

Inspirada no livro homôni-mo de André Aguiar Marques,com o texto adaptado por LúcioMauro Filho (“Tuco” de AGrande Família) a peça já pas-sou por mais de 20 cidades noBrasil e foi assistida por maisde 100 mil espectadores.

André conta que o livro éuma grande brincadeira com opúblico feminino e masculino:Existe mulher difícil, só que elasestão em extinção. As mulheresestão muito exigentes, e os ho-

A Clínica Imec, em parceriacom as instituições Casa Hope,LBV E TUCCA está lançandoa Campanha Social “QuilosPra Quem Precisa”.

Nesta campanha, os paci-entes que fizeram a CirurgiaBariátrica escolhem uma des-sas instituições e doam um valorequivalente aos kgs eliminadoscom a cirurgia, considerando ovalor do kg de alimento sendoR$ 3,00. Desta forma, se o pa-ciente eliminou 10kg, doará R$30,00.

As doações poderão serfeitas pelo site http://www.quilospraquemprecisa.com.br atédia 11 de Outubro, Dia MundialDa Obesidade, quando seráfeito o encerramento da cam-panha.

Após o encerramento, osparticipantes concorrerão a umprêmio no valor de R$15.000,00além de participarem da ceri-mônia para a entrega simbólicado cheque para cada insti-tuição.

Para mais informações so-bre a campanha, acesse o site:http://quilospraquemprecisa.com.br/

CampanhaSocial “Quilos

pra quemprecisa”

“Não existe mulher difícil” comAndré Bankoff no Paulo Machado

mens não entendem o que estáacontecendo. O nome do livrobrinca com um dito popular an-tigo, que tem muitas variações:‘não existe mulher difícil, existehomem que bebeu pouco’, en-tre outras. O legal é que a his-tória serve para homens e mu-lheres, é útil para elas não caí-rem nos golpinhos dos homens,e para eles se atualizarem ecantarem melhor as mulheres”,explica o autor.

Lucio Mauro Filho fala comhumor sobre o projeto. “Nãoexiste mulher difícil. Existe di-retor difícil, ator difícil, produ-ção difícil e um adaptador qua-se impossível! Risos... AndréAguiar Marques nos introduziuno mundo masculino da cafa-jestagem, e decidimos passarpara a frente este legado. Len-do o livro e vendo a peça, o pú-blico percebe que, na verdade,o cafajeste é um homem debem”, ressalta o ator/adapta-dor.

Serviço:Local: Teatro Paulo Macha-

do de Carvalho.Endereço: Alameda Conde

de Porto Alegre, 840 - SantaMaria - São Caetano/SP.

Dia: 28/09, domingo, as 19h.Indicação: 14 anos.Valor: R$ 60,00 (inteira) e

R$ 30,00 (meia).

SBC marca presença, pelaprimeira vez com estande pró-prio, na ABAV Expo Interna-cional de Turismo, feira reco-nhecida como uma das maio-res do setor no Brasil. A Prefei-tura, por meio da Secretaria deDesenvolvimento Econômico,Trabalho e Turismo, participaráda 42ª edição, de 27 e 28/09,no Pavilhão de Exposições doAnhembi, em São Paulo.

No espaço, a Prefeitura dis-tribuirá materiais de divulgaçãoda cidade, como livreto bilíngue,kit com 11 modelos de cartõespostais de alguns dos principaisatrativos turísticos, entre osquais a Cidade da Criança, Pq.da Juventude Città di Maros-tica, Pq. Natural Municipal Es-toril, Represa Billings, Serra doMar, Festa Muitos Povos, Es-tádio Primeiro de Maio, guia

SBC mostra seus atrativos em feirainternacional de turismo no Anhembi

turístico, mapa turístico e o re-cém-lançado Guia 5 Dicas deSão Bernardo.

"Além de marcar presençainstitucional, queremos que SãoBernardo se torne roteiro turís-tico de lazer e de negócios", ex-plica Fernando Bonisio, diretorde Turismo da Prefeitura. Aexpectativa é que passem pelafeira cerca de 100 mil visitan-tes. "Após o evento, as pessoascomparecem aos atrativos tu-rísticos de SBC, especialmenteCidade da Criança e visita mo-nitorada à Serra do Mar",comentou.

A Administração tambémaproveitará a feira para distri-buir brindes dos parceiros doArranjo Produtivo Local (APL) Turismo, com destaque parapassaportes da Cidade daCriança, Cidade do Terror, ca-

netas e bloquinhos de divulga-ção do site: www.turismosaobernardo.com.br.

A participação na feira fazparte da estratégia da Adminis-tração em inserir a cidade efe-tivamente no mapa do turismonacional, inclusive convidandoo público a descobrir o turismoindustrial em SBC. Ação re-cente para potencializar o setorfoi a criação do Centro de Infor-mações Turísticas (CIT) naRodoviária João Setti, no Cen-tro de SBC. É o primeiro daRegião Metropolitana instaladodentro de um terminal rodoviá-rio e o segundo na cidade.

Serviço:42ª ABAV Expo Internacio-

nal do Turismo. Pq. de Exposi-ções Anhembi, São Paulo.

Dias 27 e 28, das 14h às20h, aberta ao público em geral.

Com abertura e discoteca-gem de Dj Zambol, a bandaPeixelétrico fará show emSanto André apresentandograndes clássicos de sua car-reira e algumas faixas inéditasde seu próximo álbum com pre-visão para lançamento em 2015.

No próximo dia 27 de se-tembro, a partir das 22h, o Tu-pinikim Bar recebe as atraçõesDj Zambol e a banda Peixelé-trico para uma noite eletrizantecom muita música, dança e di-versão para o público aprecia-dor dos gêneros forró e reggae.

Grande admirador de diver-sos estilos musicais e em espe-cial o reggae, Dj Zambol seráo responsável pela abertura doevento no qual apresentaráuma discotecagem de qualida-de agregando músicas de ban-das nacionais e internacionais.

Com vinte e dois anos decarreira, é um artista veteranoque possui grande prestígioentre o público e é um dospoucos de sua geração quemantém a chama de seutrabalho como Dj ainda emevidência. Para essa apresen-tação, convidou seu parceiroDom Lampa, do projeto MPReggae, para uma participaçãoespecial.

Já a apresentação da bandaPeixelétrico que está na estra-

da há quinze anos, contará comum repertório cheio de grandeshits que não podem faltar emseus shows como “Felicidade”,“Semelhantes”, “Moderninha”e “Prainha Branca”, aos quaisfazem parte dos três CD’s jálançados pelo grupo, além dealgumas faixas inéditas que es-tarão no próximo álbum da ban-da que tem previsão para serlançado em 2015.

O grupo traz uma sono-ridade moderna que une o forrópé-de-serra com pitadas dereggae, mpb e blues, entre ou-tros estilos.

Localizado no Centro deSanto André - SP, o TupinikimBar é um local aconchegante,arejado, com área aberta e fe-chada, e traz entre os desta-ques da casa boa música, car-dápio variado e uma decoraçãomoderna e bem inusitada.

Serviço:

Local: Tupinikim BarEndereço: Rua das Mon-

ções, 585, Bairro Jardim -Santo André - SP.

Data: 27 de setembroHorário: a partir das 22hEntrada: R$ 12,00 mulher /

R$ 15,00 homem.Informações: (11) 4436-

9231.

Dj Zambol e banda Peixelétricose apresentam no Tupinikim Bar

O sábado (27), a Escola deSamba Mocidade Fantástica deVila Alice fará a apresentaçãodo samba enredo para o Car-naval 2015. A partir das 21h,terá shows com os artistasRoyce do Cavaco, Nego Bran-co e outros convidados. End.:Rua Dom Jorge Marcos deOliveira, 155, Vila Guiomar -SA. Entrada franca. No domin-go (28) é a vez da Cia. De DançaQuartier Latin apresentar oespetáculo ‘Beatles Lado D’.A nova montagem do espetácu-lo de dança com canções ines-quecíveis do quarteto de Liver-pool será apresentada no Tea-tro Municipal às 20h. O valoré R$ 60. End. do teatro: Pr. IVCentenário, s/n, Centro - SA.

Dança esamba no fimde semana

- 27 de Setembro de 2014