Jornal Imprensa do ABC - Edição 73

6
ano III - nº 73 - ABC, 24-09-2011 - www.imprensaabc.com.br Página 5 Página 3 Página 3 Página 4 Aluno atira em professora e se mata em São Caetano Página 4 Alcina Dantas Feijão foi palco da tragédia envolvendo aluno de 10 anos que tentou matar professora e suicidou-se. Maiores de 60 anos devem trocar seus cartões Sits no Atende Fácil Centro Público de Emprego oferece 2.195 vagas a partir do dia 26 SP: Lei contra consumo de álcool na infância é aprovada Deputados ampliam para até 90 dias aviso prévio de trabalhador Marinho entrega Praças Brasil e Vicenzo Zincaglia totalmente revitalizadas DIA 25 DE SETEMBRO SAÍDA - AV. PRES. KENNEDY, DEFRONTE AO TEATRO PAULO MACHADO DE CARVALHO Câmara Federal rejeita criação de novo tributo para financiar saúde Página 3 Mercado de Flores deve aumentar clientela em até 35% na primavera Com a chegada da primavera, no dia 23 de setembro, o número de visitantes ao Mercado de Flores, o maior do segmento no ABC, deve aumentar em até 35%. A estimativa é de que a estação atraia em média 2,5 mil pessoas por semana. Página 5 ESPETÁCULO PERIQUITOS EM REVISTA CHEGA A SÃO CAETANO Página 6 A Escola Alcina Dantas Feijão, de São Caetano do Sul, considerada a melhor insti- tuição de ensino da cidade, segundo o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, foi palco na última quinta-feira do trágico incidente entre o aluno David Mota No- gueira, de 10 anos, que atirou contra a professora Rosicleide Queiros de Oliveira e depois se matou com um tiro na cabeça, falecendo no Hospital de Emer- gência Albert Sabin por volta das 17 horas. A arma utilizada pelo aluno, é de propriedade de seu pai, o Guarda Municipal Milton No- gueira, que ficou sabendo do incidente pouco tempo depois. Página 2

description

73 - Aluno atira em professora e se mata em São Caetano

Transcript of Jornal Imprensa do ABC - Edição 73

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 73

ano III - nº 73 - ABC, 24-09-2011 - www.imprensaabc.com.br

Página 5 Página 3 Página 3 Página 4

Aluno atira em professorae se mata em São Caetano

Página 4

Alcina Dantas Feijão foi palco da tragédia envolvendo aluno de 10 anos que tentou matar professora e suicidou-se.

Maiores de 60anos devemtrocar seus

cartões Sits noAtende Fácil

Centro Públicode Emprego

oferece 2.195vagas a partir

do dia 26

SP: Lei contraconsumo de

álcool nainfância éaprovada

Deputadosampliam paraaté 90 diasaviso prévio

de trabalhador

Marinho entregaPraças Brasil e

Vicenzo Zincagliatotalmente

revitalizadas

DIA 25 DE SETEMBROSAÍDA - AV. PRES. KENNEDY, DEFRONTE AOTEATRO PAULO MACHADO DE CARVALHO

CâmaraFederal rejeitacriação denovo tributopara financiarsaúde Página 3

Mercado de Flores deve aumentarclientela em até 35% na primavera

Com a chegada da primavera, no dia 23 de setembro, o número de visitantes aoMercado de Flores, o maior do segmento no ABC, deve aumentar em até 35%. Aestimativa é de que a estação atraia em média 2,5 mil pessoas por semana. Página 5

ESPETÁCULO PERIQUITOS EMREVISTA CHEGA A SÃO CAETANO

Página 6

A Escola Alcina DantasFeijão, de São Caetano do Sul,considerada a melhor insti-tuição de ensino da cidade,segundo o IDEB - Índice deDesenvolvimento da EducaçãoBásica, foi palco na últimaquinta-feira do trágico incidenteentre o aluno David Mota No-gueira, de 10 anos, que atiroucontra a professora RosicleideQueiros de Oliveira e depois sematou com um tiro na cabeça,falecendo no Hospital de Emer-gência Albert Sabin por volta das17 horas.

A arma utilizada pelo aluno, éde propriedade de seu pai, oGuarda Municipal Milton No-gueira, que ficou sabendo doincidente pouco tempo depois.

Página 2

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 73

24-09-2011 - Página 2

OPINIÃO

Deve-se rever as prioridades, principalmente nascoisas em que são essenciais para a população. Todosos cidadãos como reza nossa constituição tem direito aprotestar e a fazer greve quando uma situação não écorrespondida.

Porém, o que temos visto nos últimos anos são grevesque colocam em risco os serviços essenciais,principalmente para aqueles que dependem única eexclusivamente desses serviços, além de atrasar a vidadas crianças por falta de aula nas escolas públicas, eas vezes deixam a população sem alternativa com greves nas área detransportes.

No início do mês acompanhamos, pela segunda vez, a dor das famíliasque perderam ente querido e não conseguiam enterrá-lo, pois a paralisaçãodos trabalhadores dos serviços funerários de São Paulo resolveram cruzaros braços, impediam que fossem realizados sepultamentos. Para contornaro problema, a guarda municipal transportou corpos nas viaturas e jardineirosda prefeitura deram sua colaboração fazendo as vezes dos coveiros. Emresumo, a greve foi considerada abusiva, mas quem foi punido nesse caso?A população, que sofreu grande transtorno sem ter a quem recolher, apesarde pagarem os maiores impostos do planeta.

Um exemplo do desrespeito para com a população, é a greve doscorreios que a mais de uma semana paralisou a entrega de correspondênciadeixando milhares de pessoas e empresas de todo o país apreensivospelo fato de ter que pagar suas contas com atraso e juros, quem vairessarcir do prejuízo que os usuários vão ter após a greve? Tudo isso temde ser posto na balança pelos representantes dos trabalhadores de serviçosdessas áreas tão essenciais ao povão já sofrido desse nosso país. Osprofessores em Minas Gerais não vem fugindo a regra, estão de braçoscruzados a quase 110 dias. Todos tem e devem correr atrás de seus direitos,mas em alguns setores tem de ser repensado suas reivindicações.

É legitimo, é inquestionável lutar por melhores salários, mas e os alunos?É diferente fazer greve numa metalúrgica, ou em montadora de veículo,lá o prejuízo é do patrão, já nos serviços públicos quem acaba sofrendo asconseqüências é a população que já sofre pelas precariedade dos serviçosoferecidos. Os estudantes mineiros, alguns a poucos dias de prestar examenacional do ensino médio (ENEM), porta de entrada para a universidade,assistem de mãos atadas o ano letivo se acabando, mais um ano perdidosem que autoridades tomem providência para resguardar seus direitos.

Quem pagara esse imensurável prejuízo? Não é por acaso que aeducação no Brasil anda pela hora da morte... Agora, aproximadamente120 mil médicos em todo país que pleiteiam reajuste de 50% no valorpago pelas consultas, suspenderam por 24 horas o atendimento aos usuáriosdos caríssimos planos de saúde.

A paralisação atingiu tanto o serviço em consultório que já vemdemorando até um mês para se conseguir uma consulta, como tambémem ambulatórios e hospitais. Agora como fica, o doente e a doença nãopodem esperar o retorno ao trabalho dos médicos, por isso é que paga-seconvênios com preços altíssimos. A solução encontrada pela categoria foiavisar para os pacientes remarcarem consultas e cirurgias. Agora pergunto:É justo isso???

TURÍBIO LIBERATTO

“O doente nãopode esperar”

TRAGÉDIA NA ESCOLA ALCINA DANTAS FEIJÃO

Aluno atira em professorae se mata com um tiro

Aluno de 10 anos da Escola Alcina Dantas Feijão de São Caetano deu um tiro na professora e depois se mata com tiro na cabeça.

Tragédia contece por volta das 16 horas de quinta-feira

O aluno David Mota Nogueira, de10 anos atirou contra a professoraRosicleide Queiros de Oliveira edepois se matou na tarde de quinta-feira na escola Professora AlcinaDantas Feijão, no bairro Nova Gertiem São Caetano do Sul, segundo aprefeitura da cidade.

Aluno que se matou em escola emSP era filho do guarda municipalMilton Nogueira e a arma utilizadaera se propriedade particular e nãoda corporação.

De acordo com a GCM, o garoto- aluno do 4º ano - disparou contra aprofessora Rosileide Queiros de Oli-veira, 38, dentro da sala de aula, às15h50. No momento do disparo, 25alunos estavam na sala.

Em seguida, o aluno se retirou dasala de aula e disparou nele próprio,na cabeça.

Ambos foram socorridos com vi-da. O aluno foi atendido no Hospitalde Emergência Albert Sabin, em SãoCaetano. Ele teve duas paradas car-díacas e morreu às 16h50. A profes-sora foi socorrida pelo helicópteroÁguia da PM, e encaminhada para oHospital Mário Covas e depois parao Hospital das Clínicas em São Paulo,e até o fechamento desta edição, elapassa bem, e não corre risco de vida.

Uma das hipóteses levantadas atéo momento pela Polícia Militar, con-versando com amigos de David, eraque ele sofria bulling de alguns estu-dantes da escola, podendo ser esta aprincipal linha a ser adotada para asinvestigações.

Segundo a diretora da escola doAlcina, Márcia Gallo, a secretaria deEducação e a secretaria de Saúde dacidade, colocaram-se a disposiçãopara atender todos os alunos e pro-fessores por psicólogos.

O bulling pode desencadear rea-ções adversas em qualquer criança,que não orientadas corretamente ereceber tratamentos adequados porpsicólogos, provocam tragédias comoesta que ocorreu na última quinta-feira na escola Alcina.

Hoje, não se pode julgar o pai quemantinha uma arma em casa, e muitomenos a escola por negligência noscuidados com os alunos (revistaralunos na entrada), o que deve e teráde ser feito é conscientizar os paissobre o tratamento que seus filhosrecebem dos seus amigos nas salasde aula e fora dela, e caso notemalguma anomalia, relatar a direção da

mesma. A escola muitas vezes, nãoconsegue identificar muitos proble-mas que ocorrem na sala de aula.

Muito se tem dito que a segurançapoderia ter evitado esta tragédia, bemcomo muitas outras que ocorreramnos últimos anos; mas qual alunogostaria de ser revistado na entradada escola? - nenhum. E qual paigostaria de ver seu filho passar portal constrangimento de ser revistadodiariamente? - nenhum. Polêmicas aparte, ningém quer ser monitorado erevistado, mas cobram atitudesenérgicas dos poderes policiais emunicipais por segurança.

De acordo com o relato do GCMMilton Nogueira, ele sentiu a falta daarma na manhã do mesmo dia eprocurou seu filho mais velho, que nãoestava com ela. A família soube queo garoto de 10 anos havia pego orevólver do pai somente após o o-corrido dentro da escola.

O corpo do aluno David MotaNogueira, foi velado por amigos dafamilia ontem no Cemitério daLágrimas, onde foi enterrado as 16horas.

As investigações continuam pelaspolicias Militar e Civil, e devem con-vocar nos próximos dias para de-poimentos todos os alunos que estu-davam na mesma sala de aula de Da-vid Mota, para prestar esclarecimen-tos e saber o real motivo da tragédia.

Professora socorrida, foi levada ao HC de São Paulo e passa bem

Como professor do cursotécnico noturno da escola Alcina,não tenho muito contato com asturmas e professores do ensimofundamental.

Compartilhamos o mesmo local,as vezes os mesmos alunos, já quealguns alunos que cursam o ensinomédio de dia, fazem a noite otécnico.

Não vou falar aqui desse alunoque se matou, nem da professora.Não tenho conhecimento deles.

Mas quero falar do queaconteceu na semana anterior.

Fui convidado para ser juradoda Gincana Cultural dos alunos do3 ano do ensino médio.

Não conhecia o evento,justamente por não dar aulas paraeles.

O Alcina, a melhor escola doEstado, agora cena de guerra

Pensei que seria uma grandebagunça, com jogos e disputas entreadolescentes, a maioria entre 16 e17 anos.

Ouvi alguns professoresavisando que era bom levar algopara tampar os ouvidos...

Imaginei que teria um dia de dorde cabeça e saco cheio...

Sabe que encontrei?Uma grande festa, com mais de

500 alunos, todos divididos emequipes, uniformizados,caracterizados, unidos numa disputasadia e perfeitamente comportados.

Sabe aquela notícia que temosdo Carnaval de Parintins, que umatorcida não se manifesta, não temum grito fora de hora, quando aoutra está se apresentando?

Multuplique isso por 6!

Ví centenas de jovens extre-manente disciplinados, comporta-dos, até o momento de se mani-festarem, explodindo de emoção.

Ví jovens competindo, alegres,durante 3 horas...

Ví depois a equipe piorcolocada ser aplaudida!

Vi as duas melhores seabraçando...

Ví uma dança coletiva nadivulgação do resultado final, comcentenas de quilos de alimentosarrecadados...

Não consigo ver a mortenaqueles corredores, muito menosbullying, perseguição, xacota...

Ainda só vejo as cores daalegria, os gritos de felicidade, osabraços de amizade...

Professor Ailton

Repercussão

Já se encontra disponível no siteoficial da Prefeitura de São Caetanodo Sul www.saocaetanodosul.sp.gov.br) o Edital do Concurso Públicoda cidade para preenchimento devagas existentes e formação deCadastro Reserva nas secretariasmunicipais de Educação, Saúde eAssistência e Inclusão Social. Os

SÃO CAETANO REALIZACONCURSO PÚBLICO

interessados em obter todas asinformações referentes ao certamepodem acessar o link http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/admin/Upload/arquivos_sites/1EDITAL%20PMSCSUL.pdf, que está situadono canto esquerdo da tela inicial doportal do Governo Municipal sanca-etanense.

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 73

24-09-2011 - Página 3

A expressiva votação contrária àcriação da Contribuição Social daSaúde (CSS) para financiar o setor(355 votos a 76 e 4 abstenções),foimotivada pela ampla manifestaçãodos partidos contrários à proposta.Durante a votação, todas as legendas,com exceção do PT, se manifestaramfavoravelmente à aprovação dodestaque do DEM.

Diante do quadro, mesmo o líderdo governo, deputado Cândido Vac-carezza (PT-SP), liberou a base alia-da para votar contra a criação do tri-buto. Ele defendeu, no entanto, a ne-cessidade de uma discussão posteriorpara que o setor tenha uma nova fon-te de financiamento, o que, segundoele, foi cobrado por 22 governadoresem carta enviada na quarta-feira.

Câmara Federal rejeita criação denovo tributo para financiar saúde

Deputados federais aprovaram na última quarta-feira a retirada da base de cálculo da Contribuição Social para a Saúde e,com isso, concluíram a votação da proposta de regulamentação da Emenda 29.

Após três anos de tramitação, oPlenário da Câmara finalizou,a vo-tação do Projeto de Lei Comple-mentar 306/08, que regulamenta quaisdespesas podem ser consideradas desaúde para estados, municípios eUnião atingirem o percentual definidopela Emenda 29. Como a matériasofreu mudanças, ela voltará para oSenado.

O texto aprovado é o de uma e-menda do relator, deputado PepeVargas (PT-RS), pela Comissão deFinanças e Tributação. Faltava ape-nas a votação de um destaque doDEM, que retira do projeto a definiçãoda base de cálculo da ContribuiçãoSocial para Saúde (CSS). Como odestaque foi aprovado, por 355 votosa 76, os demais detalhes desse novotributo continuam no texto, mas nãoserá possível cobrá-lo por falta dessabase de cálculo.

A tentativa de criar um novo tri-buto nos moldes da CPMF parafinanciar a saúde ocorreu em junhode 2008, pouco antes de estourar acrise financeira nos Estados Unidos,que se espalhou pelo mundo e atéhoje provoca recessão e fraco cres-cimento nos países desenvolvidos.

Para diversos deputados ligados àárea de saúde, um dos maiores avan-ços da proposta é a definição das des-pesas que podem ser consideradaspara o cumprimento do mínimo a serinvestido segundo os cálculos daEmenda 29.

O texto aprovado lista 12 despe-sas que devem ser consideradascomo relativas a ações e serviçospúblicos de saúde; e outras dez quenão podem ser custeadas com osrecursos vinculados pela Emenda 29.

Entre as ações permitidas estão avigilância em saúde (inclusive epi-demiológica e sanitária); a capacita-ção do pessoal do Sistema Único deSaúde (SUS); a produção, compra edistribuição de medicamentos, sanguee derivados; a gestão do sistema pú-blico de saúde; as obras na rede físicado SUS e a remuneração de pessoalem exercício na área.

Por outro lado, União, Estados eMunicípios não poderão considerarcomo de saúde as despesas com opagamento de inativos e pensionistas;a merenda escolar; a limpeza urbanae a remoção de resíduos; as açõesde assistência social; e as obras deinfraestrutura.

Com exceção do PT, todos ospartidos votaram contra acontribuição para a saúde

Após o resultado, o presidente daCâmara, Marco Maia, declarou quea conclusão da regulamentação da E-menda 29 foi uma prova de inde-pendência do Parlamento brasileiro.“Isto demonstra um sentimento declareza política de todos os parlamen-tares com o tema da saúde, sabendoque a saúde precisa ter um atendi-mento diferenciado por parte dos go-vernantes. A votação também repre-senta a clareza que este é um Parla-mento independente, autônomo, quetem um papel a cumprir na sociedadebrasileira, representando os interessesmaiores do povo brasileiro”, disse.

Ao longo dos debates, os líderespartidários repetiram a argumentaçãoutilizada na terça-feira, durante co-missão geral sobre o assunto. Parla-

mentares da oposição disseram queos problemas de recursos da área desaúde são motivados pelas “escolhaserradas” do governo na aplicação desua arrecadação, segundo definiu olíder do PSDB, Duarte Nogueira(SP).

Em seu discurso, Vaccarezza fezuma série de comparações entre osgastos em saúde efetuados pelosgovernos Fernando Henrique Car-doso, Lula e Dilma e concluiu que osdois últimos aplicaram mais recursosdo Tesouro Nacional, enquanto FHCteria substituído paulatinamente osrecursos do Tesouro pelos ar-recadados pela CPMF. “É por issoque a oposição não tem moral parafalar em prioridade para a saúde”,declarou.

Plenário da Câmara Federal

O Plenário da Câmara Federalaprovou na última quarta-feira, oProjeto de Lei 3941/89, do Senado,que aumenta dos atuais 30 dias paraaté 90 dias o aviso prévio que o em-pregador deve conceder ao traba-lhador no caso de demissão. A ma-téria será enviada à sanção presi-dencial.

Apesar de o projeto ter sido ana-lisado pelas comissões permanentese contar com substitutivos dascomissões de Trabalho, de Admi-nistração e Serviço Público; e deConstituição e Justiça e de Cida-dania (CCJ), um acordo entre aslideranças permitiu a aprovação dotexto original vindo do Senado. OSupremo Tribunal Federal (STF)adiou, em junho deste ano, a deli-beração sobre o tema.

De acordo com o texto, para ostrabalhadores que tiverem até umano de trabalho na mesma empresa,o aviso prévio será de 30 dias, ga-

Deputados ampliam paraaté 90 dias aviso prévio

de trabalhadorrantido pela Constituição. A esseperíodo, deverão ser acrescentadostrês dias para cada ano de serviçoprestado na mesma empresa, limi-tados a 60 (equivalente a 20 anosde trabalho).

Assim, a soma desses períodosperfaz um total de 90 dias de avisoprévio.

DiferençasA principal diferença em relação

aos substitutivos das comissões é apossibilidade de converter os diasem dinheiro. O substitutivo da CCJprevia um acréscimo proporcionalao tempo de serviço de sete diaspor ano trabalhado até o 12º ano,inclusive. Dessa forma, o avisopoderia ser de até 84 dias.

No texto da Comissão de Tra-balho, seriam acrescentados trêsdias por mês de serviço a partir do13º mês de trabalho, podendo operíodo ser convertido em dinheiro.

Lei contra consumo de álcoolna infância e adolescência é

aprovada em SPO projeto de lei 698/2011 que

proíbe venda, oferta e permissão deconsumo de bebida alcoólica amenores de 18 anos em estabeleci-mentos do Estado de São Paulo foiaprovado pela Assembleia Legislativaterça-feira, 20. O projeto, propostopelo governador Geraldo Alckmin,cria mecanismos de fiscalização econtrole para cumprimento do que re-ge o Estatuto da Criança e do Adoles-cente e agora segue para a sançãodo governador.

O projeto prevê aplicação de mul-tas de até R$ 87,2 mil, além deinterdição por 30 dias, ou até mesmo

Projeto segue para a sanção do governador e prevê multa e fechamento deestabelecimentos

a perda da inscrição no cadastro decontribuintes do ICMS, de estabele-cimentos que vendam, ofereçam,entreguem ou permitam o consumo,em suas dependências, de bebidacom qualquer teor alcoólico entremenores de 18 anos de idade em todoo Estado.

“Nós vamos fazer 30 dias de umtrabalho educativo, de informação ede divulgação e a partir de então co-meçam as blitze para exigir o cum-primento da lei. Hoje o jovem começaa beber com 13 anos e isso leva àviolência, desastres com carro e mo-tocicleta, risco de outras drogas e

dependência química. Então esse éum passo muito importante em SãoPaulo pela saúde dos nossos jovens”,afirmou o governador Alckmin.

Além disso serão desenvolvidasações para tratamento, educação efiscalização do consumo indevidopor álcool por adolescentes nos es-tabelecimentos comerciais do Esta-do. Haverá também a abertura declíni-cas de tratamento, com maisleitos para dependentes e açõesespecíficas nas escolas, além deintensificação das blitze da políciapara flagrar e punir motoristasalcoolizados.

Dr. Gersio Sartori

Por meio de indicação, overeador Gersio Sartori (PTB)solicitou ao prefeito José AuricchioJúnior (PTB), que se digne de-terminar à Secretaria competente aelaboração de estudos visando àinstalação de lombada eletrônica naAvenida Tijucussu, próximo à RuaMogi Guaçu, ou ao menos umsemáforo.

A indicação visa equilibrar o

Indicação de Gersio Sartori sugereinstalação de lombada eletrônica

trânsito no local citado, vez que osmotoristas estão desrespeitando olimite de velocidade e causandoacidentes e atropelamentos, princi-palmente na saída da Emei JoséCorona”, explicou Gersio Sartori.Contamos com a tomada destamedida que se faz necessária parasegurança e proteção dos pe-destres e motoristas que trafegamna localidade.

Santo André

Receita total atingeR$ 932 milhões e

assinala crescimentoreal de 4,7% emrelação a 2010

A receita total da Prefeitura deSanto André atingiu R$ 932 milhõesno acumulado de janeiro a agostodeste ano. O valor é 4,7% superiorao registrado no mesmo período doano passado, em valores corrigidospelo IPCA (Índice de Preços aoConsumidor Amplo) do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística). O levantamento é doDepartamento de IndicadoresSociais e Econômicos (DISE) daSecretaria de DesenvolvimentoEconômico e Trabalho com base emdados da Secretaria de Finanças.Nos oito primeiros meses deste ano,a receita de ICMS somou R$ 204milhões, a de ISSQN assinalou R$151 milhões e a de IPTU chegou aR$ 146 milhões. Juntos, estes trêstributos representaram 54% daarrecadação no período. Agosto Obom resultado no acumulado do anoteve a contribuição do mês deagosto, no qual o crescimento emrelação a julho deste ano foi de6,1%. Tributos produtivos como o

Performance de tributos produtivos com o ICMS eISSQN alavancou o resultado

ICMS e o ISSQN foram osprincipais responsáveis: o impostoestadual incidente sobre a indústriae o comércio aumentou 17,8% aopasso que o tributo municipal sobreas atividades do terciário subiu16,3%. A receita total da Prefeiturade Santo André chegou a R$ 96milhões em agosto, dos quais R$ 29milhões relativos ao ICMS e R$ 19milhões relacionados ao ISSQN. Asoma destes dois tributos repre-sentou, portanto, 50% da receitatotal do mês. No acumulado do ano,verifica-se incremento de 6,6% dareceita total em relação ao mesmoperíodo de 2008, antes da crisefinanceira global.

Isto significa crescimento real emrelação a uma base de comparaçãonão deprimida, uma vez que o gatilhoda crise internacional com a quebrado banco norte-americano LehmanBrothers ocorreu em setembrodaquele ano, provocando estilhaçosno quarto trimestre e por todo o anode 2009.

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 73

24-09-2011 - Página 4

Marinho entrega Praças Brasil e VicenzoZincaglia totalmente revitalizadas

O prefeito de São Bernardo doCampo entregou terça-feira (20) asobras de revitalização das PraçasBrasil e Vincenzo Zincaglia, loca-lizadas na Avenida Brigadeiro FariaLima com a Rua Frei Gaspar, noCentro. Instaladas em uma área de 5mil m², as intervenções tiveram inícioem novembro de 2010 e contaramcom um investimento de R$ 1,1milhão.

Ambas as praças foram contem-pladas com uma nova linguagempaisagística e um conjunto composto

por novas formas, cores, texturas,mobiliário urbano, além do enrique-cimento de suas vegetações, tendocomo prioridade a flora nativa.

As áreas de convívio também re-ceberam uma atenção especial. Oespaço disponibiliza aos visitantesbancos e mesas confeccionados emmateriais diferenciados, pergolado deestrutura metálica com iluminaçãoembutida, bem como novo piso mar-cado com cores e desenhos.

Outra melhoria promovida pelasintervenções realizadas pela Admi-

Praças ganharam novo visual no centro da cidade

nistração foi a preservação do patri-mônio histórico da cidade ao recu-perar o Monumento de Comemora-ção ao Centenário da ImigraçãoItaliana, com a substituição do reves-timento e da pintura.

Durante a solenidade, o prefeitopediu à população que ajude a pre-servar o novo patrimônio da cidade efez um apelo especial aos skatistas.“Não estraguem os bancos, pois te-mos Parque da Juventude e outraspistas espalhadas pela cidade, especí-ficaspara a prática do esporte”, ressaltou.

A Secretaria de Mobilidade Ur-bana em parceria com a conces-sionária Viação Padre Eustáquio(VIPE), está promovendo a trocados cartões do Sistema Integrado deTransporte da cidade, o Cartão Sits,das pessoas com mais de 60 anos.O cidadão não pode deixar parafazer isso na última hora, pois quemnão for até a data estipulada abaixoperderá o benefício. Após 15 defevereiro de 2012, os cartões antigosperdem a validade.Essa troca deveser feita no Atende Fácil (Rua Ma-jor Carlo Del Prete, 651, Centro), eo munícipe deve comparecerpessoalmente ao local, levando seucartão Sits antigo e um comprovantede residência atual (conta de águaou luz).As trocas seguem o seguintecronograma:- nascidos em janeiro:

Maiores de 60 anos devemtrocar seus cartões Sits no

Atende Fácil / SCSde 15 a 31 de agosto de 2011;-nascidos em fevereiro: de 1 a 15 desetembro de 2011;- nascidos emmarço: de 16 a 30 de setembro de2011;- nascidos em abril: de 1 a 15de outubro de 2011;- nascidos emmaio: de 16 a 31 de outubro de2011;- nascidos em junho: de 1 a 15de novembro de 2011;- nascidos emjulho: de 16 a 30 de novembro de2011;- nascidos em agosto: de 1 a15 de dezembro de 2011;- nascidosem setembro: de 16 a 31 de de-zembro de 2011;- nascidos em ou-tubro: de 1 a 15 de janeiro de 2012;-nascidos em novembro: de 16 a 31de janeiro de 2012;- nascidos emdezembro: de 1 a 15 de fevereirode 2012.Após 15 de fevereiro de2012, os cartões antigos perdem avalidade.

Agora a Prosperidade temvereador: CABO DIAS

Cabo Dias assume a vaga dovereador Maurilio Pompilio - PV

Tido pela sua população comoabandonado pelas gestões anteriores,a Prosperidade que nunca teve umrepresentante na câmara queresidisse no bairro, passa a contarcom o vereador pelo Partido Verde,Edmar Dias Brito, mais conhecidocomo Cabo Dias, que tomou possena última terça-feira (20/9) noplenário da Câmara Municipal de SãoCaetano do Sul.

Cabo Dias é formado em jorna-

lismo, pós-graduado em Adminis-tração e estudante de Aviação Civil.Morador do Bairro Prosperidade há10 anos foi pioneiro na implantaçãodo curso do PROERD – ProgramaEducacional de Resistência às Dro-gas e a Violência, da Polícia Militar,onde atuou por mais de 10 anos e foio responsável pela formação de maisde 12.400 crianças. Nos últimos doisanos atuou na Secretaria de Segu-rança Pública de São Caetano do Sul,coordenando o Projeto Educandopara o Futuro - Grupo de Fantochesda Guarda Civil Municipal, onde levoulições de cidadania e segurança paracerca de 11.300 crianças.

Embora, mesmo não tendo sidoeleito vereador, Cabo Dias apre-sentou inúmeras sugestões ao prefeitoAuricchio, reivindicando melhoriaspara o bairro Prosperidade, comoações de combate as enchentes, o as-faltamento da Avenida Prosperidade,a criação de uma subprefeitura queculminou com a criação da Agênciade Desenvolvimento, entre outrasimplantadas pela administração mu-nicipal. “Sempre tive preocupaçãocom a segurança pública e com

melhorias para o Bairro Prosperidade.O prefeito Auricchio atendeu a muitasdelas, mas agora como vereadorpoderei contribuir ainda mais para odesenvolvimento do bairro. A Prospe-ridade precisava de um vereador equero cumprir esse papel”, diz Dias.

Nessa primeira semana de man-dato o novo vereador já protocolouproposições visando benfeitorias paraa cidade. Segundo o vereador a “co-bertura dos pontos de ônibus do BairroProsperidade e da Rua Piratininga,construção de um consultório odonto-lógico para atendimento específico doefetivo da GCM e a criação de umBolsão de Segurança no Bairro Pros-peridade são algumas das propostasjá apresentadas”.

Outra proposição apresentada peloedil foi a implantação de tablets nasviaturas da Guarda Civil Municipal.Segundo Dias “O tablet é um equi-pamento de alta tecnologia. Elefacilita o trabalho dos guardas, umavez que permite dinamismo na buscade dados e dará maior au-tonomiapara o guarda atuar, como através douso do GPS, que reduz o tempo parachegar ao local de um delito”.

O Centro Público de Emprego,Trabalho e Renda da Prefeitura deSanto André dispõe de 2.195 vagas apartir da próxima segunda-feira (26).A maior parte das vagas é oferecidapor empresas situadas no GrandeABC, mas também há oportunidadesdisponíveis em municípios vizinhos àregião. As funções com maior quan-tidade de vagas disponíveis são aten-dente de lanchonete, instalador detelefone, operador de telemarketing,auxilia de cozinha e auxiliar de es-toque. Cadastramento presencial evia internet. Para se cadastrar via in-ternet, basta entrar no site maisemprego.mte.gov.br, acessar a seçãodedicada ao trabalhador e preencherficha de inscrição. Minutos depois, ointernauta recebe uma senha com aqual passa a ter acesso às vagas dis-poníveis de acordo com seu perfil.Caso se interesse por uma das op-ções, pode imprimir carta de pré-en-caminhamento a ser validada presen-cialmente no CPETR antes do enca-minhamento para entrevista em em-pregador potencial. A validação incluia confirmação das informações pres-tadas via internet. Além disso, é pos-

Centro Público de Emprego oferece2.195 vagas a partir do dia 26

sível se cadastrar presencialmente.Basta levar carteira de trabalho eoutro documento de identidade comfoto a uma das duas unidades doCentro Público de Santo André:Avenida Artur de Queirós, 720, BairroCasa Branca, e Rua Sigma, 300, VilaMazzei. Informações pelos telefones(11) 4979-3699 e 4979-3615.

Estagiários de DireitoSão 25 vagas para atuar na Se-

cretaria de Assuntos Jurídicos, dasquais três destinadas a pessoas comdeficiência A partir da próximasegunda-feira (26), a Prefeitura deSanto André abre inscrições gratuitaspara seleção pública de estagiários deDireito. São 25 vagas, das quais trêsdestinadas a pessoas com deficiência.Os interessados devem se dirigir àsala 9 no 14º andar do Prédio Exe-cutivo, localizado na Praça IV Cen-tenário, s/nº, centro, de segunda a sex-ta, das 9h ás 11h30 e das 14h às 17h.Os estágios são voltados para estu-dantes do penúltimo (4º) e do últimoano (5º ano), ou para estudantes do7º, 8º ou 9º semestre, no caso de cur-sos semestrais. O prazo de inscriçãose encerra em 17 de outubro. “A

comprovação da escolaridade seráexigida somente na data da posse, istoé, quando o estagiário entrar em e-xercício. Isto significa que quem es-tiver hoje concluindo o terceiro anopode se candidatar, bem como quemestiver concluindo o 6º semestre nocaso de curso semestral”, explica aprocuradora municipal Maria CarolinaMartins e Ortiz Pelosini. Maria Caro-lina afirma que a maior parte das va-gas é para convocação ainda este anoe admissão no início do ano que vem.Remuneração. Os estagiários rece-berão uma bolsa-auxílio no valor deR$ 5,00 a hora, até o máximo de 120horas mensais, e terão direito a al-moço do Prédio do Executivo no Pa-ço Municipal. Haverá contratação emfavor dos estagiários de seguro con-tra acidentes pessoais e concessão deauxílio-transporte, além de período derecesso. A prova está marcada para22 de outubro, com início às 10h. Seráuma prova objetiva, de caráter classi-ficatório, composta de 40 questões demúltipla escolha. Todas as informa-ções referentes à seleção pública po-dem ser conferidas no edital disponívelpelo site da Prefeitura de Santo André.

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 73

24-09-2011 - Página 5

Clube BM&FBOVESPA/São Caetano conquista

quatro medalhas de ourono Brasileiro Juvenil

A equipe de Atletismo BM&FBOVESPA/São Caetano encerrou oCampeonato Brasileiro Juvenil comquatro medalhas de ouro, emMaringá, no Paraná. Thiago Brazvenceu a disputa do salto com vara,com 5,10 m, novo recorde da com-petição. Nos lançamentos, Esthefâniada Costa (47,84 m no disco) e Ma-riana Marcelino (56,27 m no martelo)também subiram ao topo do pódio. EVictor de Souza Santos foi o primeirono decatlo, com 7.112 pontos.

Campeão pan-americano juvenilem Miramar, nos Estados Unidos, emjulho, Thiago Braz buscava melhorarsua marca na competição deste fimde semana - o saltador já bateu orecorde brasileiro juvenil duas vezeseste ano, com 5,30 m no GP de Belém,

Victor de Souzaem maio, e 5,31 m no X Festival deSalto com Vara da FPA, em julho. NoBrasileiro Juvenil, saltou 5,10 m e foidireto para os 5,32 m, mas falhou nastrês tentativas.

Agora, o saltador deve descansarpor um mês e, em novembro, jácomeça um novo ciclo de treinos como técnico Elson Miranda, da campeãmundial Fabiana Murer, companheirade equipe de Thiago. “Em novembrocomeça tudo de novo, com o períodode base. Devo ir aumentando a cargade treinos aos poucos, para podercompetir entre janeiro e fevereiro, jápensando no Mundial de AtletismoJuvenil de Barcelona (10 a 15 dejulho), que é meu principal objetivona próxima temporada”, explicaThiago.

Mercado de Flores deve aumentarclientela em até 35% na primavera

Com a chegada da primavera, nodia 23 de setembro, o número de vi-sitantes ao Mercado de Flores, o ma-ior do segmento no ABC, deve au-mentar em até 35%. A estimativa éde que a estação atraia em média 2,5mil pessoas por semana. Desde quefoi ativado para comercialização emabril de 2009, o espaço, de 900 metrosquadrados, já recebeu quase 140 milclientes. A abundância das flores deprimavera, como petúnias, alaman-das, hibiscos, ciclamens, hortênsias,violetas, bocas de leão, gérberas,orquídeas e rosas, deve propiciaraumento da procura por parte daspessoas. Para Nicácio Leão da Costa,técnico agrícola e responsável pelaorganização do espaço comercial, a

Desde que foi ativado para comercialização, em abril de 2009, o espaço já recebeu quase 140 mil clientes

estação é propícia para atrair os quegostam da beleza e do colorido dasflores. “A tendência é de que os pre-ços permaneçam estáveis durante aprimavera, já que a produção deespécies nesta época do ano é bemmaior”, avalia. O público frequen-tador do estabelecimento é consti-tuído, em sua maioria, por lojistasfloricultores. Entretanto, tem crescidobastante o público alternativo, com-posto por famílias e apaixonados pelosegmento. O Mercado de Flores atu-almente conta com mais de 42 mó-dulos utilizados por 26 comerciantes.Os produtos vêm de diversas regiõesdo Estado, como Bragança Paulista,Jacareí e Atibaia. O estabelecimentoobedece a um dos princípios da

Ceasa do Grande ABC, que é o deabastecer a região, dando ao públicoconsumidor acesso a flores de qua-lidade. O ambiente dispõe de varie-dade de flores, folhagens e acessóriospara flores, forração e paisagismo,como arranjos artificiais, árvores depedra e enfeites para jardim. O localfunciona dentro da Companhia Re-gional de Abastecimento Integrado deSanto André (Craisa), às quartas-feiras e aos sábados, das 5 às 10horas. O site www.ceasagrandeabc.com.br disponibiliza para o públicoconsumidor a cotação semanal, queserve como embasamento para a realização de compras. Mais informa-ções podem ser obtidas pelo telefone(11) 4996-9500, ramais 2031 ou 2072.

Mercado acontece dentro da CRAISA em Santo André

O Centro Digital de São Caetanodo Sul, localizado na Avenida Goiás,950, Bairro Santo Antônio, abriuinscrições para o novo cursoExplorando o Scratch, voltado aestudantes do 3º ao 5º ano do EnsinoFundamental de escolas san-caetanenses. As atividades gratuitasvão ocorrer a partir do dia 30, no

Centro Digital de São Caetanoabre inscrições para novo curso

período da manhã. O telefone parareservar a matrícula e também paraoutras informações é 4226-2245 - asvagas são limitadas.

O Scratch é uma linguagem deprogramação simples e intuitiva quecontribui com o aprendizado deconceitos matemáticos e compu-tacionais utilizados na programação

de computadores. Os participantesdo curso poderão explorar a suacriatividade criando cenas ani-madas, histórias interativas e atéjogos. Como o ambiente de desen-volvimento pode ser baixado gratui-tamente, as crianças poderão instalá-lo em seu computador e dar conti-nuidade ao aprendizado.

Arquivo nostalgia do Cantinhodo Zezé focaliza o CRE Tamoyo /

Pedro FurlanEsportistas amigos, dizer das gló-

rias do Centro Recreativo EsportivoTamoo requer muita atenção, numpassado que já vai distante, hoje home-nageamos os atletas que fizeram a his-tória esportiva desse simpático clube.

Da esquerda para a direita figuramna foto: Rubão, Fominha, Ticolé, Pau-lão, Tomaz, Barbosa, Elcio, Eurides,Yone e Tim; agachados se postam naobjetiva: Nardo, Walter, Gersio,Italiano (não conseguimos lembrar ?),Zé Malandro, Tuna. Tributo de muitoamor as cores azul, grená, branco paragaudio do considerado Adilson AiresAgapito.

Estádio Distrital "Luiz Baraldi /Gisela" e a saga do glorioso

F.M.F. FCA simpática agremiação da SCRC

América do Sul não resiste ao poderiodos veteranos da FMF FC em partidarealizada domingo último caindo peloescore de três tentas a zero com golsde Pelé, Capa e Marquinhos Pitt Bull.

Como nosso correspondente localnão teve tempo hábil para nos for-necer a formação alvi negra estamosmostrando alguns astros reluzentes:

Tampinha, Preto, Rone, Val, Cere-zo, Tuiu, Beto, Anderson Lima, Pelé,Capa, Celo, Esquilate, Adailton, Zaca-rias. Hoje informamos a partida deamanhã EC Padre Cicero x FMF 10horas no reduto esportivo do Luiz Ba-raldi compareçam com vosso incen-tivo. FMF FC 18 anos de vida espor-tiva.

Na toca do leão (DistritalRoberto Righetto) o colorado

bate o CREUAPelo Campeonato de Veteranís-

simos o Saci da Vila tascou 2x0 prácima do conjunto do CREUA da Pros-peridade, Arnaldo e Joel os autoresdos gols.

Segue firme o Internacional SportClub para gaudio do Vaguininho quejá foi artilheiro quando atuava peloInter, com passagem também pelaforça jovem do União Vila São José,o moço de potirendada conhecia ocaminho do gol.

União Inter Amigos chega ao golde nº 5.364 e lidera o ranking do

amadorSábado último, aleluia o Professor

Luis Carlos Zanirato Maia conseguiufindar o jejum de gols, na vitória azulamarela por 4x2 com gols de Adriano2, João Gomes e do Prof. Luis Carlos,a Jamaica não resistiu ao insinuantefutebol show, Jorginho e Carlão (oatual goleador de 2011) descontaram.

Eis as formações: João Gomes,Claudio, Adilson José (438 partidas),Freitas, Adriano, Marino (PauloRicci), Luis Carlos agora dominandoa 10ª colocação dos goleadores com151 gols, Marquinhos, Della, Barbosa(Dinho), Helio (Marcelo), Elcio,Joaquim (Nicolau), Ocimar, Nardinho,Tchotcha, Marcão, Jorginho, João-zinho, Zelão (Carlão), Pulguinha eRatinho a equipe perdedora. ÁrbitroSr. Maya.

As curtinhas notas esportivas doCantinho do Zezé na informação

São Caetano enfrente o SESI SãoSão Paulo pelo Campeonato Estadualde Vôlei no ginásio Prof. Milton Feijão/ Complexo Esportivo Lauro Gomesas 15 horas (versão feminina), o Prof.

Hairton Cabral de Oliveira esperauma boa atuação de suas atletas.Entrada gratuita (venham prestigiar).Av. Walter Thomé, 64 - BairroOlímpico.

Tentando quebrar a escrita o"Azulão" AD São Caetano recebepela série B do Campeonato Brasi-leiro no Estádio Municipal A. Cam-panella (agora já são 503 partidas ofi-ciais naquela praça de esportes).Último resultado Azulão 1x1 Ameri-cana na primeira partida do técnicoMarcio Araujo. As 16h20 a "deusabranca" comanda o espetáculo frenteao Icasa de Juazeiro do Norte em 1ºde maio de 1963.

1º Passeio Ciclístico da PrimaveraSEEST - São Caetano do Sul.

Apoio Extra / Prefeitura Munici-pal de São Caetano do Sul aconteceamanhã dia 25 com início as 09h00em frente ao Teatro Paulo Machadode Carvalho (Avenida PresidenteKennedy).

Coloque o bem estar para pedalar,é bom para a sua saúde, é bom parao seu lazes (deverão participar maisou menos 2.000 figurantes).

Campeonatos da Liga Sulcaeta-nense de Futebol Continuam a todovapor para gaudio dos Fraldinhas /Dentinhos / Veteranos / Veteraníssi-mos e os Inter Centros são realizadosaos sábados e domingos nos distritaisde nossa São Caetano do Sul. Vale apena conferir com amor.

No futebol show, José Luiz Barbo-sa (o folclórico torcedor do São PauloFutebol Clube) tentando seguir os pas-sos do arqueiro Rogério Ceni, buscachegar aos mil jogos pelo União InterAmigos isso é que é perseverançaamigos. Quem sabe faz ao vivo. JoséPires Maia "Zezé"

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 73

Destaques EsportivosDestaques EsportivosDestaques EsportivosDestaques EsportivosDestaques Esportivos 24-09-2011 - Página 6

A Prefeitura de São Caetanopor meio da Secretaria de Esportee Turismo receberá o EspetáculoPeriquitos em Revista nos dias 08e 09 de outubro (Sábado às 20h eDomingo às 19h), no ComplexoPoliesportivo Lauro Gomes deAlmeida.

O espetáculo “Periquitos emRevista” foi criado em 8 de Junho de1954, pelo comdor. Hiada Torlay edurante os cinqüenta e sete anos deexistência, o espetáculo já foi assistido

ESPETÁCULO PERIQUITOS EMREVISTA CHEGA A SÃO CAETANO

por milhões de espectadores e ajudoua milhares de entidades assistenciaispelo Brasil e exterior. Possui o lema“Brincando Ajudamos”, o qual estárelacionado ao objetivo de suasapresentações, já que se caracterizapor ser um espetáculo de caráterfilantrópico.

Uma compilação de grandessucessos de Hollywood, o espetáculocom aproximadamente duas horas deduração, encanta ao público de todasas idades, que fica admirado com o

Patinação Artística acontecerá no Lauro Gomes

nível dos atletas e artistas, com osmagníficos figurinos e com os be-líssimos números que compõe o es-petáculo.

O Espetáculo que será realizadoem São Caetano do Sul tem o título“WELCOME TO HOLLYWOOD”,um espetáculo imperdível para todaa família, com 120 min. de duraçãocom 15 de intervalo. Entrada me-diante a doação de um kilo de alimento(recomenda-se não levar açúcar esal).

O fundista Marílson Gomes dosSantos da equipe de AtletismoBM&FBOVESPA/São Caetano,confirmou o favoritismo e venceucom folga o Sul-Americano de Meia

Maratona de Buenos Aires(ARG). Representante brasileiro nocampeonato, Marílson completou os

Marilson Gomes dosSantos vence Sul-Americano de Meia

Maratona na Argentina

21 km em 1h01min12, bem à frentedo segundo colocado, Jean Carlosda Silva, também atleta do Clube,com 1h04min45. Jean, que nãoestava na disputa do Sul-Americano, correu a prova comopreparação para o Pan-Americanode Guadalajara, em outubro.

Marilson

Wizard Apoia o IPasseio Ciclístico

O secretário de Esportes GilbertoCosta recebeu a coordenadoracomercial da Wizard, Sr. ValdaNunes que entregou as duasbicicletas que serão sorteadas no IPasseio Ciclístico da cidade.

O evento que tem como princi-pal objetivo desenvolver a integração

Américo, Marcos Siarvi, Valda, Cristiane e Gilberto Costa

da população por meio do desportoe lazer, estimular o uso da bicicletae incentivar a prática de atividadesfísicas promotoras de bem estar,será realizado neste domingo (25)às 9h com largada em frente aoCER Miguel Marcucci (ABREVB– Av. Presidente Kennedy, 2.300).

São Caetano mais uma vezrepresentando o Brasil

Após a fase de treinamentos noRio de Janeiro visando a Copa doMundo no Japão os atletas daGinástica Artística de São Caetano doSul Arthur Zanetti e Francisco Barretoe o técnico Marcos Goto viajaram noultimo domingo (18) para Tókio-Japão, onde irão finalizar seustreinamentos e também para seacostumar com o clima e fuso horáriodo país asiático.

Artur Zanetti Argolas e Francisco Barreto

Para a Copa do Mundo que serárealizada nos dias 07 a 16 de outubroem Tóquio-Japão a Seleção Brasi-leira convocou oito atletas para a dis-puta e entre eles mais uma vez os a-tle]tas e o técnico de São Caetanodo Sul foram convocados graças aoexcelente trabalho que vêem pro-duzindo. As oito seleções melhorescolocadas no Mundial do Japão clas-sificam-se direto para os Jogos Olím-

picos de Londres (2012). Os paísesque terminarem da 9ª à 16ª colocaçãodisputarão um torneio em janeiro, paradecidir quem fica com as outrasquatro vagas das Olimpíadas.

Após a competição no país asiá-tico, segue direto para o México, ondedisputará os Jogos Pan-Americanosde Guadalajara no mesmo mês, comcompetições de Ginástica Artísticaentre os dias 19 e 31.

A etapa de São Caetano daMaratona Popular de Tênis de Mesafoi realizada ontem, (23), no Centrode Treinamento de Tênis de Mesade São Caetano do Sul, localizadona sede da Secretaria (Rua OsvaldoCruz nº 2010) e foi exclusivo paraalunos da SEMEF (Segunda EscolaMunicipal de Ensino Fundamental)graças ao desempenho dos alunosdurante as competições dos 28ºJogos Escolares da cidade realizadoem Junho.

O evento foi promoção daConfederação Brasileira de Tênisde Mesa CBTM, em conjunto coma TV Esporte Interativo (UHF ca-

Maratona Popular de Tênis de Mesanal 36 ou pela web www.esporteinterativo. com.br), visando àpopularização do Tênis de Mesa noPaís.

A Maratona Popular de Tênis deMesa aconteceu da seguinte forma:os alunos da Escola SEMEFparticiparam em três categorias de 10anos, 12 anos e 15 anos, sendo apenas1 set cada confronto. Os campeõesdas três categorias realizaram um tri-angular entre eles na qual o campeãoparticipará do Campeonato Brasileirode Tênis de Mesa Escolar emFortaleza.

Popularizaçãodo Tênis